DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA 1. Programa: MEMORIAL ANTONIETA DE BARROS Coordenador: Paulino de Jesus Francisco Cardoso Contato: Resumo da Proposta: O Programa Memorial Antonieta de Barros é uma ação de extensão de abrangência nacional, internacional, interinstitucional e intercentros, tem por objetivo o combate ao racismo e a promoção da igualdade e da diversidade étnico-racial através de ações que auxiliem na implementação da Lei Federal /03 e /2008 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Lei Federal, Lei Federal 12;288/2010, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, a Política Nacional de Promoção de Igualdade Racial. É desenvolvido em parceria com agências governamentais, instituições federais, estaduais e municipais da rede oficial de ensino. Tem como público alvo educadores(as), alunos(as), gestores(as) públicos, acadêmicos(as) de licenciaturas e pesquisadores da área de História, de Pedagogia, Geografia e de Biblioteconomia. Este programa, será constituído das seguintes ações: 1ª Ação Biblioteca de Referência NEAB/UDESC: disseminando a História e a Cultura das Populações de Origem Africana ; 2ª Ação - Projeto de 'Observatório de Políticas de Ações Afirmativas ; 3ª Ação - Projeto Observatório de Educação e Relações Étnico-raciais em Santa Catarina'. 4ª Ação - Projeto 'Observatório da Cultura Afro-brasileira em Santa Catarina' Para a execução das ações, o programa com seu respectivo projetos precisará de três bolsistas. Vale lembrar que o Programa está articulado as seguintes iniciativas internacionais do NEAB-UDESC: GT Interculturalidade Universitária e Conhecimento CLACSO (em avaliação), RED INTEGRA - Rede de Investigação Interdisciplinar em Identidades, Racismo e Xenofobia; REDE ESIAL Ações Afirmativas para Afrodescendentes e Indígenas nas Instituições de Ensino Superior de América Latina e Caribe.

2 2. Programa: PATRIMÔNIO CULTURAL E TEMPO PRESENTE Coordenadora: Janice Gonçalves Contato: janice_gnclvs@gmail.com Resumo da Proposta: As ações do Programa Patrimônio Cultural e Tempo Presente buscam abarcar e problematizar diferentes dimensões do patrimônio cultural, estimulando a reflexão acerca dos elementos simbólicos projetados nos bens a partir dos referenciais de memória e sua articulação com questões do tempo presente. Em 2017, as ações serão: 1 - Projeto Rede SPECULA (Sistema de Pesquisa e Referência sobre Patrimônio Cultural), que visa integrar instituições de preservação, de modo que colaborem na atualização dos dados do Sistema e na divulgação da Rede junto às escolas públicas de Santa Catarina. O SPECULA, resultado de ação de extensão anterior, reúne e disponibiliza online dados sobre o patrimônio cultural de SC. O projeto envolverá: a) disponibilização regular de informações sobre o patrimônio cultural catarinense; b) levantamento bibliográfico sobre o patrimônio catarinense; c) ampliação dos dados das bases do SPECULA com dados referentes aos bens patrimonializados em âmbito municipal (para a ação foram solicitadas 2 bolsas); 2 - Patrimônio passo a passo (elaboração de roteiros e realização de caminhadas pelas ruas de Florianópolis (para a ação foi solicitada 1 bolsa); 3 - Patrimônio cultural em Santa Catarina (curso voltado prioritariamente para docentes da rede pública de ensino fundamental, a ser ministrado em 6 municípios catarinenses); 4 - Evento: VI Jornada Catarinense de Estudos sobre Patrimônio Cultural (promovida pelo Laboratório de Patrimônio Cultural/UDESC, envolverá mesas redondas e conferência).

3 3. Programa: HISTÓRIAS AFRICANAS E INDÍGENAS: OLHARES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO Coordenadora: Claudia Mortari Contato: claudiammortari@gmail.com Resumo da Proposta: O Programa tem por objetivo auxiliar na implementação das Leis Federais /03 e /2008 e das Diretrizes Nacionais de Educação para as Relações Étnico-Raciais e História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e das Diretrizes Operacionais para Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica em decorrência da Lei n, 11645/2008. É desenvolvido em parceria com instituições federais e municipais da rede oficial de ensino, Laboratórios e Núcleo de Estudos da FAED/UDESC, Coletivos Africanos e movimentos sociais. 1ª Ação - Projeto Memórias e Histórias da(s) África(s), coordenado pela Prof.ª Claudia Mortari e solicita 01 bolsa de extensão. Objetiva a produção de material didático centrado nas temáticas do campo dos estudos africanos para serem utilizados no ensino fundamental construído como resultado da parceria com professores(as) da rede municipal de ensino de Florianópolis e pesquisadores(as) africanos(as). 2ª Ação - Projeto Diversidade Étnica e formação para a democracia, coordenado pela Profª Bárbara Giese e solicita 01 bolsa de Extensão. Tem como objetivo elaboração de material didático (04 livros) para ser disponibilizado aos professores(as) da rede de ensino do Estado. O conceito chave será a diversidade étnica e as temáticas referem-se à História das Áfricas História Indígena. 3ª Ação - Projeto Biblioteca Virtual Estudos Africanos e Indígenas, coordenado pela Prof.ª Luisa Tombini Wittmann e solicita 01 bolsa de Extensão. Tem com objetivo a construção e implementação da Biblioteca Virtual Estudos Africanos e Indígenas, com o objetivo de pesquisar, arrolar e disponibilizar materiais (imagéticos, sonoros, áudio-visuais e escritos) sobre as temáticas.

4 4. Programa: OLHARES, VOZES E MEMÓRIAS: SABERES AFRICANOS E INDÍGENAS Coordenadora: Luisa Tombini Wittmann Contato: luwittmann@gmail.com Resumo da Proposta: O Programa objetiva auxiliar na implementação das Leis Federais /03 e /2008 (e Diretrizes correspondentes). Público alvo educadores(as), alunos(as), gestores(as) públicos, acadêmicos(as) de licenciaturas e bacharelado, pesquisadores da área de História, de Educação, de Geografia, de Biblioteconomia, membros de movimentos sociais, migrantes africanos e moradores de aldeias indígenas. 1ª Ação - Projeto Produção de audiovisual indígena, coordenação Prof.ª Luisa Tombini Wittmann. Solicita 01 bolsa de extensão. Objetiva realizar um vídeo com uma comunidade indígena Guarani no litoral catarinense colaborando com a comunidade ao possibilitar a realização de um audiovisual conforme suas demandas, e que revele elementos de sua cultura e história. 2ª Ação - Projeto 1a MAPAI: Mostra audiovisual de produções africanas e indígenas, coordenação Profª Luisa Tombini Wittmann e participação de Profª Carmen Susana Tornquist. Solicita 01 bolsa de Extensão. Consiste em apresentar um seleto conjunto de produções cinematográficas realizadas por ou em conjunto com africanos e indígenas, levando ao público geral outras vozes e olhares acerca destas populações, produzidos por elas mesmas. 3ª Ação - Projeto Roda de saberes africanos e indígenas, coordenação Prof.ª Cláudia Mortari. Solicita 01 bolsa de Extensão. Se propõe a realizar 08 encontros cuja temática refere-se ao campo dos estudos africanos e indígenas. Pretende-se que as atividades envolvam a participação de pesquisadores(as) da área e migrantes africanos e moradores de aldeias indígenas.

5 5. Programa: ARQUIVOS MARGINAIS Coordenadora: Viviane Trindade Borges Contato: Resumo da Proposta: O Programa proposto pretende é dar continuidade as atividades do Programa 'Memória, Patrimônio e Loucura' criado em 2012, o qual passou a se chamar Arquivos Marginais em Serão realizadas ações que intencionam dar seguimento a estas atividades, visando preservar e organizar a documentação histórica, bem como valorizar e difundir a memória destas instituições marginais, estimulando a integração entre a universidade, a comunidade em geral e tais espaços. Para isso o Programa envolve três ações: - Projeto: 'Acervo CEDOPE (com solicitação de 01 bolsista de extensão), prevendo atividades de salvaguarda do acervo documental e de objetos tridimencionais do HCS - dando seqüência ao trabalho desenvolvido pelo projeto ao longo dos anos: higienização de documentos textuais, tabulação de dados e identificação de acervos e objetos; - Projeto 'Acervo documental Penita e HCTP' (solicitação de 1 bolsista), prevendo a salvaguarda do acervo da Penitenciária de Florianópolis (o qual foi cedido ao IDCH para realização deste trabalho) e do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. Bem como, prevendo uma oficina junto aos detentos através de parceria com a Pastoral Carcerária. - Projeto Memorial Hospital Santa Teresa (solicitação de 01 bolsista) - apoio na organização do Memorial dentro da instituição - inventário dos objetos e identificação. Prevendo uma oficina junto aos pacientes/moradores da instituição.

CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA

CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA CENTRO DE MEMÓRIA E HISTÓRIA DAS POPULAÇÕES DE ORIGEM AFRICANA EM SANTA CATARINA Área Temática: Educação Paulino de Jesus Francisco Cardoso 1 (Coordenador da Ação de Extensão) Mariah Amanda de Souza 2

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História Curso de DOS EXAMES FINAIS 2018/2-1ª FASE VESPERTINO LICENCIATURA SALA 106 13:30-14:20 Antiga Antropologia Iniciação à Pesquisa Histórica 14:20-15:10 Antiga Antropologia Iniciação à Pesquisa Histórica

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História Curso de HORÁRIO DAS AULAS 2018/2-1ª FASE VESPERTINO LICENCIATURA SALA 106 13:30-14:20 Antiga Iniciação à Pesquisa Histórica Antropologia Iniciação à Pesquisa Histórica Antiga 14:20-15:10 Antiga Iniciação

Leia mais

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014

INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal da Paraíba Campus João Pessoa. COORDENADORA: Profª. Drª Emília Maria da Trindade PERÍODO: 2010 A 2014 PROJETO DE PESQUISA SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE REFERENCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS Universidade Federal

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Curso de História

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Curso de História Curso de HORÁRO DAS AULAS 2015/1 1ª FASE LCENCATURA/BACHARELADO NOTURNO SALA 30/108 HORÁRO 2º FERA 3º FERA 4º FERA 5º FERA 6º FERA Ensino de e suas linguagens (Licenciatura) Ensino de e suas linguagens

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História HORÁRIO DOS EXAMES FINAIS 2018/1

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História HORÁRIO DOS EXAMES FINAIS 2018/1 DOS EXAMES FNAS 2018/1 1ª FASE NOTURNO SALA 202 (2ª e 4ª feira 206) LCENCATURA/BACHARELADO 3º FERA 10 de 4º FERA 11 de 5º FERA 12 de 6º FERA 13 de 18:10-19:00 PC: Ensino de e suas linguagens Escritas da

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS - NEAB

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS - NEAB O NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) é uma entidade, formalmente criada, desde 2003, com a finalidade de

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História Curso de HORÁRO DAS AULAS 2018/1-1ª FASE NOTURNO SALA 202 (2ª e 4ª feira 206 LCENCATURA/BACHARELADO HORÁRO 2º FERA 3º FERA 4º FERA 5º FERA 6º FERA 18:10-19:00 PC: Ensino de e suas linguagens o niciação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 45/2015 Institui o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares lei /03 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte

Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares lei /03 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares lei 10.639/03 na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Nilma Alves Adriano nilmaad480@gmail.com Universidade Federal de Minas Gerais Introdução

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Janice Gonçalves História 2009/1

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Janice Gonçalves História 2009/1 Janice Gonçalves História 2009/1 Efetiva Doutora 40 02/04/2001 Prática curricular Patrimônio Cultural I* História/Lic-Bach 4ª. 04 História Contemporânea II História/Lic-Bach 6ª. 04 15 1 História 4ª. 3

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E EXTENSÃO AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS NEABI / IFNMG Junho/2016 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º O

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DA FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DA FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG) 1-6 CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE GOIANO FACULDADE DO NORTE GOIANO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS DA FACULDADE DO NORTE GOIANO (FNG) Porangatu/GO 2015 2-6 SUMÁRIO

Leia mais

Apresentação. Núcleo de Estudos sobre África e Brasil

Apresentação. Núcleo de Estudos sobre África e Brasil Sumário Apresentação...06 Programação das mesas-redondas...10 Programação das comunicações...14 Programação das exibições de documentários...27 Resumos das mesas-redondas...28 Resumos das comunicações...38

Leia mais

Relações Raciais e o Combate às Desigualdades

Relações Raciais e o Combate às Desigualdades Estudos das Relações Étnico-raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Indígena Aula 5 Prof. Me. Sergio Luis do Nascimento Relações Raciais e o Combate às Desigualdades As

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Bárbara Giese DH 2007/2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Bárbara Giese DH 2007/2 Bárbara Giese DH 2007/2 Efetivo Mestre 20 20/04/1994 Prática Curricular: Imagem e Som II* História/Lic.-Bach. 3ª 08 ESTÁGIO 13 História 3ª 12 1 DISSERTAÇÃO Colegiado de História 2 20/04/1994 1994 Permanente

Leia mais

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU)

ST 2- História, memória e política na produção audiovisual Profa. Dra. Angela Aparecida Teles (História ICH-PO/UFU) SIMPÓSIOS TEMÁTICOS ST 1- História e historiografia: América hispânica, EUA e Brasil Prof. Dr. Giliard Prado (História ICH-PO/UFU) E-mail: Este simpósio temático pretende reunir trabalhos

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS NEABI - IFRJ

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS NEABI - IFRJ Anexo à Resolução nº 24 de 02 de outubro de 2018. REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS NEABI - IFRJ Setembro de 2018 Rio de Janeiro 1 SUMÁRIO TITULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional

Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Um olhar para o passado. Um olhar para o futuro: democratizando o acesso à história dos afro brasileiros preservada pela Biblioteca Nacional Andreia Sousa Da Silva (UFSC)

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação da memória extensionista da Universidade Federal Fluminense Ellen Cortez Contreiras Eloisa Ramos Sousa Rafael Haddad Cury Pinto Lucia Helena Marchon Leão Ramalho Eixo temático: Preservação

Leia mais

CIRCULAR Vitória, 14 de maio de Edital de Inscrições de Grupos de Trabalhos

CIRCULAR Vitória, 14 de maio de Edital de Inscrições de Grupos de Trabalhos CIRCULAR 004 - Vitória, 14 de maio de 2018. Edital de Inscrições de Grupos de Trabalhos A Coordenação Geral e a Comissão Científica da 5ª CONFERÊNCIA MUNDIAL: COMBATE ÀS DESIGUALDADES ECONÔMICAS, RACIAIS

Leia mais

FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL PAEX 07/2015 PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL PAEX 07/2015 PARTE I - IDENTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E COMUNIDADE FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL PAEX 07/2015 Uso exclusivo da Pró-Reitoria (Decanato) de Extensão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 09/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 09/2009 RESOLUÇÃO Nº 09/2009 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 3.267/2009-16 NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS

Leia mais

BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NEAB: PRESERVANDO A HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS AFRO-DESCENDENTES EM SANTA CATARINA E NO BRASIL. Miriam de C.do C. M.

BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NEAB: PRESERVANDO A HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS AFRO-DESCENDENTES EM SANTA CATARINA E NO BRASIL. Miriam de C.do C. M. BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NEAB: PRESERVANDO A HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS AFRO-DESCENDENTES EM SANTA CATARINA E NO BRASIL. Miriam de C.do C. M. Mattos Resumo: Entre os diversos projetos de pesquisa e extensão

Leia mais

CATÁLOGO de AÇÕES de EXTENSÃO FAED EDITAL PAEX (Vigência )

CATÁLOGO de AÇÕES de EXTENSÃO FAED EDITAL PAEX (Vigência ) CATÁLOGO de AÇÕES de EXTENSÃO FAED EDITAL PAEX (Vigência - 2014) EXTENSÃO: CONCEPÇÃO O trabalho acadêmico é formado por um processo orgânico e contínuo, que se estende desde a produção até a sistematização

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação FABICO MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação FABICO MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação CURSO DE BACHARELADO EM / CURSO DE FABICO/ UFRGS Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1230154-pais-tem-boom-de-cursos-de-museologia.shtml.

Leia mais

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs

1 CONTEXTUALIZAÇÃO. 2.1 OBJETIVOS DOS NEABIs O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE, no uso de suas atribuições legais, e em consonância com as Deliberações Nº.11/2014, Nº. 15/2014 e Nº. 17/2015 do Conselho de

Leia mais

Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED)

Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED) Projeto de Extensão Histórias e Memórias sobre Educação Coordenação Nadia G. Gonçalves (DTPEN/ED) Cleusa V. Gabardo (DTFE/ED) Participantes e Parcerias Bolsistas Extensão: Carina Abreu Soares (Ciências

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação HISTÓRIA LICENCIATURA/BACHARELADO 1ª FASE NOTURNO SALA 106 SALA 104* (3ª e 6ª feira - 18:10-19:50) 18:10-19:00 América I Prat. Curr.: Ensino de e suas linguagens I I* Antropologia Iniciação à Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Bárbara Giese DH 2008/2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL. PROFESSOR DEPTO SEMESTRE Bárbara Giese DH 2008/2 Bárbara Giese DH 2008/2 Efetivo Mestre 20 20/04/1994 Prática Curricular: Imagem e Som II* História/Lic.-Bach. 3ª 08 ESTÁGIO 12 História 3ª 12 DISSERTAÇÃO Crer sendo no sertão 1 9276/2007 01/02/2008 31/12/2008

Leia mais

Planejamento Anual

Planejamento Anual Planejamento Anual - 2016 GRUPO: HISTORIA ELABORADO PELO(S) TUTOR(ES) LUCIANA ROSAR FORNAZARI KLANOVICZ (28/02/2013) - Tutor(a) Atual Informações do Planejamento Planejamento quanto à participação/contribuição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS - CEAO MINUTA DO REGIMENTO INTERNO TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO Art. 1º O Centro de Estudos Afro-Orientais

Leia mais

PROJETO LEI Nº: SÚMULA :"Cria a Coordenadoria Estadual de Promoção e Igualdade Racial - COEPIR, e dá outras providências."

PROJETO LEI Nº: SÚMULA :Cria a Coordenadoria Estadual de Promoção e Igualdade Racial - COEPIR, e dá outras providências. PROJETO LEI Nº: SÚMULA :"Cria a Coordenadoria Estadual de Promoção e Igualdade Racial - COEPIR, e dá outras providências." Art. 1º. Fica criado a Coepir - Coordenadoria Estadual de Promoção e Igualdade

Leia mais

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas 1. Perfil do

Leia mais

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro.

Calendário Atividades Complementares Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro. Calendário Atividades Complementares 2019.1 Cursos de Pedagogia - Geografia - Filosofia - Artes Visuais - Letras - Teatro Atividade Descrição Responsável Local Público Alvo Mês Dia Atribuição Cursos de

Leia mais

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde

Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Fiocruz Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação na área da Saúde Ana Maranhão Coordenadora do Arca Repositório Institucional Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde

Leia mais

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FaE/CBH) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS

Leia mais

MINUTA EM CONSTRUÇÃO

MINUTA EM CONSTRUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO MINUTA EM CONSTRUÇÃO RESOLUÇÃO POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E PROMOÇÃO DA IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Institui a Política de Ações Afirmativas

Leia mais

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação

GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação GESTÃO DA MEMÓRIA E POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação POLÍTICAS DE INFORMAÇÃO Série de princípios e estratégias que orientam o curso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI

REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI REGIMENTO INTERNO DO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E IDENTIDADE LAPAMI TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O presente Regimento regulamenta a organização e o funcionamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº /

RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 PROCESSO Nº / SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃO Nº 43/2012, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a regulamentação do Núcleo de Estudos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA

ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ORGANIZAÇÃO DE CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO UTILIZANDO AS TECNICAS DA BIBLIOTECONOMIA Flavia Geane dos Santos (IFMT) - flavia.santos@vgd.ifmt.edu.br Resumo: O presente relato

Leia mais

DECANATO DE EXTENSÃO

DECANATO DE EXTENSÃO DECANATO DE EXTENSÃO Profa. Dra. Olgamir Amancia Ferreira Decana de Extensão Prof. Alexandre Pilati Diretor Técnico de Extensão NATUREZA DAS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: Será sempre

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA CPPIR 2018

PLANO DE TRABALHO DA CPPIR 2018 PLANO DE TRABALHO DA CPPIR 2018 O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-racial (CPPIR), apresenta o Plano de Trabalho, como parte

Leia mais

RELATÓRIO PARCIAL DE BOLSISTA DE EXTENSÃO

RELATÓRIO PARCIAL DE BOLSISTA DE EXTENSÃO RELATÓRIO PARCIAL DE BOLSISTA DE EXTENSÃO UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina Título da Ação: Observatório de Educação e Relações Étnico-Raciais em Santa Catarina NEAB/UDESC Equipe envolvida

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG

REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 1 REGULAMENTO INTERNO DO NÚCLEO DE RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS E DE GÊNERO- NUREG 2018 (Instituído pela Portaria nº 05/2018) 2 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Da definição e finalidades... 3 CAPÍTULO II - Dos objetivos

Leia mais

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança.

Universidade Federal do Pará Campus Universitário de Bragança. LEI 10.639/2003: UM ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DE AÇÕES EXTENSIONISTAS EM BRAGANÇA-PA 1 Morgana da Silva Pereira

Leia mais

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE BLUMENAU NÚCLEO PEDAGÓGICO NuPe Site: http://nupe.blumenau.ufsc.br/ E-mail: nupe.bnu@contato.ufsc.br PLANO DE TRABALHO 2016 2018 O NuPe é um espaço institucional

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (campus Bagé e campus Caçapava do Sul)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (campus Bagé e campus Caçapava do Sul) CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO _ EDITAL CAPES Nº 049/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (campus Bagé e campus Caçapava do Sul) Ensino de Ciências

Leia mais

Biblioteca de referência NEAB-UDESC: disseminando a história e memória dos afrodescendentes em Santa Catarina

Biblioteca de referência NEAB-UDESC: disseminando a história e memória dos afrodescendentes em Santa Catarina DOI: 10.5007/1807-0221.2012v9n13p8 Biblioteca de referência NEAB-UDESC: disseminando a história e memória dos Graziela dos Santos Lima Universidade do Estado de Santa Catarina graziela.dsl@gmail.com Paulino

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional ADEQUAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (PPCs) E DE SUBMISSÃO ÀS VISITAS DE AVALIAÇÃO IN LOCO DO INEP Este documento foi elaborado com base no

Leia mais

Edital de reconhecimento e homenagem às ações institucionais de efetivação das Leis /03 e /08.

Edital de reconhecimento e homenagem às ações institucionais de efetivação das Leis /03 e /08. Imagem extraída do site: http://negrobelchior.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/negrobelchior/sites/2/2013/09/crian%c3%a7a-negra-na-escola-revista-ra%c3%a7a-brasil Edital de reconhecimento e homenagem

Leia mais

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais)

Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) BOLSA BIG PARA O PROJETO DOC UNIFESP Responsável: Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa (Depto. de Ciências Sociais) Setor ou departamento de lotação do proponente: * Departamento de Ciências Sociais Cursos

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História HORÁRIO DAS AULAS 2019/2-1ª FASE VESPERTINO

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Curso de História HORÁRIO DAS AULAS 2019/2-1ª FASE VESPERTINO HORÁRIO DAS AULAS 2019/2-1ª FASE VESPERTINO LICENCIATURA SALA 105 13:30-14:20 Antropologia América I Iniciação à Pesquisa Histórica Ensino de e suas linguagens I América I 14:20-15:10 Antropologia América

Leia mais

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA GABINETE DA REITORIA COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA REITORIA PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO Nota

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

RELATÓRIO DE ATIVIDADES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA RELATORIO INDIVIDUAL DE TRABALHO 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA RELATORIO INDIVIDUAL DE TRABALHO 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE MUSEOLOGIA RELATORIO INDIVIDUAL DE TRABALHO 2018 PROFESSORA RITA DE CASSIA MAIA DA SILVA Assitente I Regime de Trabalho:

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Sociedade Brasileira de Matemática Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E JOGOS DE ORIGEM AFRICANA UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Curso de História

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Humanas e da Educação Curso de História Curso de 1ª FASE VESPERTNO SALA 29 13:30-14:20 14:20-15:10 niciação a niciação a niciação a niciação a Antiga Antiga 15:10-15:20 N T E R V A L O 15:20-16:10 16:10-17:00 da América da América Antropologia

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: AVALIAÇÃO DOS EMPRÉSTIMOS ENTRE

BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: AVALIAÇÃO DOS EMPRÉSTIMOS ENTRE BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: AVALIAÇÃO DOS EMPRÉSTIMOS ENTRE 2008-2013 Paulino de Jesus Francisco Cardoso Franciéle Carneiro

Leia mais

IDCH. Realizações Organização Geral: Iraci Borszcz (Bibliotecária CRB 14/372) Coordenação do IDCH Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha

IDCH. Realizações Organização Geral: Iraci Borszcz (Bibliotecária CRB 14/372) Coordenação do IDCH Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha IDCH Realizações 2013-2016 Organização Geral: Iraci Borszcz (Bibliotecária CRB 14/372) Coordenação do IDCH Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha 1 Florianópolis, junho - 2016 Sumário IDCH Colegiado - 2013-2016...3...4

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA UNILAB RESOLUÇÃO N 09/2016/CONSUNI, DE 13 DE MAIO DE 2016. Dispõe sobre a instituição do Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (CEIAFRICA) da Universidade da Integração Internacional

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA 1) Programa: BORBOLETAS DA LEITURA: INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES Coordenadora: Maria Emília Ganzarolli Martins Contato: eganzarolli@gmail.com Resumo da Proposta: Este

Leia mais

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela 16 de agosto Lages Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela SESC Lages 18:30h ParticiPSI - Lages 27 e 28 de agosto Florianópolis I Jornada de Psicologia Escolar e Educacional

Leia mais

REGULAMENTO NEABIs IFRS

REGULAMENTO NEABIs IFRS REGULAMENTO NEABIs IFRS CAPÍTULO I: DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 o O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas NEABI - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO Nome do Campus/Unidade: Setor(es) responsável(eis): PROEX E PROEN Título da(s) ação(ões): I Seminário de Consciência Indígena e Afro-brasileira

Leia mais

EQUIPE EXECUTORA PERÍODO DE REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO

EQUIPE EXECUTORA PERÍODO DE REALIZAÇÃO FINANCIAMENTO ENCONTRO COM AUTORES Esse projeto é uma atividade de extensão do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo iniciada em 2009. Os encontros acontecem sempre na penúltima sexta-feira de cada mês, às 5 horas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE GEAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA INSTITUTO DE CIENCIAS DA EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE- GEAM PROJETO I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UFPA: OS DEZ ANOS DO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Africanidades. História. Acervos digitais.

PALAVRAS-CHAVE: Africanidades. História. Acervos digitais. PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, CONSOLIDAÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS/UFPB: ORGANIZAÇÃO, ACESSIBILIDADE E USO DE BANCO DE DADOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o ATIVIDADES COMPLEMENTARES Escopo Entende-se por Atividade Complementar como uma modalidade específica de atuação acadêmica extracurricular, em que o corpo discente da Instituição de Ensino Superior deve

Leia mais

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDUCAÇÃO BÁSICA ENSINO SUPERIOR EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EDUCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO SISTEMA DE JUSTIÇA E SEGURANÇA EDUCAÇÃO E MÍDIA Comitê Nacional de Educação

Leia mais

RELATÓRIO Dirlic / Life. Bolsista: Fernanda da Silva Coradine

RELATÓRIO Dirlic / Life. Bolsista: Fernanda da Silva Coradine 0 RELATÓRIO Dirlic / Life Projeto da Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico: Práticas Colaborativas no Ambiente do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores Bolsista: Fernanda

Leia mais

EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA

EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Universidade Federal de Santa Catarina, torna público o presente

Leia mais

Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais Nº TÍTULO CPF

Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais Nº TÍTULO CPF Nº TÍTULO CPF 1 Resultado Final do Eixo 04 - Currículo e e políticas educacionais ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PAULISTA NA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO EXTERNA DE SISTEMA 41691261815

Leia mais

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES

3º INTEGRAR - Congresso Internacional de Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus PRESERVAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES Preservação e organização de documentos teatrais: o laboratório de informações e memória da ECA/USP Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos Andréia Alves Ferreira

Leia mais

EDITAL 01/2019 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCAIS E HUMANAS NÚCLEO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS/ GTNEGROS/POVO DE CLIO

EDITAL 01/2019 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCAIS E HUMANAS NÚCLEO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS/ GTNEGROS/POVO DE CLIO EDITAL 01/2019 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCAIS E HUMANAS NÚCLEO DE ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS/ GTNEGROS/POVO DE CLIO Projeto JUNTOS SOMOS MAIS SELEÇÃO DE BOLSISTAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através

Leia mais

CIPD: O PROCESSO DE REVISÃO E A AGENDA ALÉM DE 2014 SUZANA CAVENAGHI

CIPD: O PROCESSO DE REVISÃO E A AGENDA ALÉM DE 2014 SUZANA CAVENAGHI CIPD: O PROCESSO DE REVISÃO E A AGENDA ALÉM DE 2014 SUZANA CAVENAGHI 17/07/2013 Conferência de População e Desenvolvimento CIPD 2014 - revisão A Resolução da Assembléia Geral 65/234 sobre o seguimento

Leia mais

Relatório de Atividades DEX-FAED/UDESC (Gestão )

Relatório de Atividades DEX-FAED/UDESC (Gestão ) Relatório de Atividades DEX-FAED/UDESC (Gestão 2013-16) MARÇO 2016 Universidade do Estado de Santa Catarina Antônio Heronaldo de Souza Reitor Marcus Tomasi Vice-Reitor Matheus Azevedo Ferreira Fidelis

Leia mais

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema

Palavras-chave: Projeto Comunitário; Igualdade Racial; Escola; Cinema UM OLHAR CONSCIENTE A PARTIR DO CINEMA NEGRO Adriano Rodrigues 1 Daniele Adriane Batista Gouveia 2 Cristina Gomes Tonial 3 Resumo Este artigo é o resultado de um projeto comunitário de extensão, intitulado

Leia mais

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde.

Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde. Biblioteca Virtual Integralidade em Saúde http://www.bvsintegralidade.icict.fiocruz.br/php/index.php Sandra Infurna Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS / UERJ) Rio

Leia mais

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela

DATA CIDADE TEMA LOCAL HORÁRIO. Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela 16 de agosto Lages Cine Debate: Nise, o coração da loucura: Psicologia e Saúde Mental em Tela SESC Lages 18:30h ParticiPSI - Lages 27 e 28 de agosto Florianópolis I Jornada de Psicologia Escolar e Educacional

Leia mais

A experiência da Fundação Oswaldo Cruz como instituição com mais instâncias da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe

A experiência da Fundação Oswaldo Cruz como instituição com mais instâncias da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe A experiência da Fundação Oswaldo Cruz como instituição com mais instâncias da Biblioteca Virtual em Saúde para América Latina e Caribe Adilson Júnior BVS Fiocruz ICICT/Fiocruz A história da BVS Fiocruz

Leia mais

TÍTULO MODALIDADE UNIDADE NOTA FINAL RECURSO BOLSAS PROGRAMA NUPEART DE FORMAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO - PARCERIA CEAD/CEART Programa CEAD/PROEX 97,20 R$

TÍTULO MODALIDADE UNIDADE NOTA FINAL RECURSO BOLSAS PROGRAMA NUPEART DE FORMAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO - PARCERIA CEAD/CEART Programa CEAD/PROEX 97,20 R$ TÍTULO MODALIDADE UNIDADE NOTA FINAL RECURSO BOLSAS PROGRAMA NUPEART DE FORMAÇÃO, ARTE E INCLUSÃO - PARCERIA CEAD/CEART Programa CEAD/PROEX 97,20 R$ 8.000,00 3 Programa de Extensão Formação de Educadores

Leia mais

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO

ÁREAS TEMÁTICAS COMUNICAÇÃO CULTURA DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA EDUCAÇÃO MEIO AMBIENTE SAÚDE TECNOLOGIA E PRODUÇÃO TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048)

Leia mais

FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL A QUALQUER TEMPO 01/2013 PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL A QUALQUER TEMPO 01/2013 PARTE I - IDENTIFICAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E COMUNIDADE FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj EDITAL EDITAL A QUALQUER TEMPO 01/2013 Uso exclusivo da Pró-Reitoria (Decanato)

Leia mais

1- Declaração de anuência da Unidade Acadêmica à qual esteja vinculado (a) na UEMG, informando a disponibilização da carga horária para o Mestrado;

1- Declaração de anuência da Unidade Acadêmica à qual esteja vinculado (a) na UEMG, informando a disponibilização da carga horária para o Mestrado; CHAMADA INTERNA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FaE/CBH) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS

Leia mais

Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto

Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto Regulamento Interno dos Serviços Administrativos e Académicos da Escola Superior Artística do Porto Artigo 1º Nos termos da lei e dos estatutos, designadamente do artigo 12º, a ESAP possui serviços administrativos

Leia mais

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1 As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA COORDENAÇÃO DE CURSO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O DOCUMENTÁRIO COMO REGISTRO HISTÓRICO Autoria: Profa. Esp. Diessyka Fernanda Monteiro GOIÂNIA, GO 2016 FACULDADE ASSEMBLEIANA

Leia mais

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE

EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES BOLSISTAS PIBID DIVERSIDADE 1 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA UNIR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERCULTURAL - DEINTER EDITAL PIBID DIVERSIDADE Nº 001/2014

Leia mais

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília Política de Seleção e Atualização do Acervo A Biblioteca da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília adota os procedimentos descritos a seguir

Leia mais

Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte O Projeto Primeira ação de extensão do curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. Iniciado em 2011,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais Ofício s/nº Salvador, 25 de novembro de 2017 Ilmo. Sr. Prof. MARCELO R.S. RIBEIRO LabAV FACOM-UFBA Prezado Professor, A partir do que conversamos em reunião realizada em 06 de novembro de 2017, nas dependências

Leia mais