DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PREVIDENCIÁRIO"

Transcrição

1 DIREITO PREVIDENCIÁRIO

2 Meu objetivo é acabar com a IGNORÂNCIA PREVIDENCIÁRIA. Dessa forma posso garantir profissionais mais bem preparados e cidadãos mais satisfeitos com os valores recebidos do INSS. Isso é possível com planejamento previdenciário e conhecimento de legislação previdenciária, algo que deveria ser feito por Contadores, Advogados ou profissionais do DP. E vou fazer isso de uma forma simples, de uma forma Sem Mitos

3 A ASSISTÊNCIA SOCIAL CONCEITO OBJETIVOS PRINCÍPIOS DIRETRIZES ORGANIZAÇÃO E GESTÃO BENEFÍCIOS QUESTÕES

4 O que eu usei neste e- book Mapas Mentais que aprendi com o curso Mapa Mental Express. Para aprender as várias técnicas clique aqui: Quero aprender Mapas Mentais!!!

5 O que eu usei neste e- book Conheça um pouco dos mapas mentais com esse ebook gratuito Clique Aqui : Quero o ebook

6 CONCEITO Hoje estudaremos um dos três pilares da Seguridade Social brasileira: a Assistência Social. Cabe aqui lembrar que a Seguridade Social é formada por três vértices: Previdência Social, Assistência Social e Saúde. Observe que mnemonicamente temos que a Seguridade Social = PAS (com s mesmo para rimar com Seguridade Social, rs). A Assistência Social possui um caráter notadamente assistencialista, quando se põe a proteger aqueles que dela necessitam sem ao menos exigir alguma contribuição à seguridade social. O artigo da CF/88 que fundamenta o dito acima é o 203 e a lei que regulamenta tal artigo é a Lei 8742/93, também conhecida como LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social).

7 CONCEITO Nos termos da própria LOAS, a assistência social é a Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais realizada através de um conjunto integrado de ações da iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento das necessidades básicas.

8 OBJETIVOS

9 VAMOS MITAR 1- Quanto à assistência social, assinale a alternativa correta. a) A assistência social será prestada a quem dela necessitar, desde que contribuinte da seguridade social. b) A assistência social tem por objetivo a promoção trabalho. da integração ao mercado de c) A assistência social tem por objetivo o amparo às infratores. crianças e adolescentes d) É obrigatório aos Estados, Distrito Federal e Municípios vincular a programa de apoio à inclusão e promoção social décimos por cento de sua receita até cinco tributária líquida. e) A assistência social tem por objetivo a proteção à família indígena descendentes quilombolas. e aos

10 VAMOS MITAR 2 - De acordo com a LOAS com suas alterações são objetivos da Assistência Social a) Enfrentar a pobreza, garantir os mínimos sociais e prover de condições de sobrevivências os indivíduos que perderam o vinculo com o trabalho. b) A defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das previsões Socioassistenciais. c) A proteção social, que visa à garantia à vida, a redução de danos e a presença da incidência de riscos, especialmente a proteção a família de mulheres mães provedoras. d) A vigilância socioassistencial, que visa definir territorialmente a capacidade protetiva das famílias diante das ocorrências de vulnerabilidades de seus membros com dependência química.

11 PRINCÍPIOS

12 VAMOS MITAR 3- Considerando a Lei n.º 8.742/1993, denominada Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), julgue o item que se segue. Entre os princípios que regem a política de assistência social, inclui-se o da supremacia do atendimento às necessidades sociais em relação às exigências de rentabilidade econômica, o qual está relacionado à garantia de acesso ao seguro social. Certo Errado

13 DIRETRIZES

14 VAMOS MITAR 4- No que diz respeito à seguridade social, julgue o item a seguir. As diretrizes que fundamentam a organização da assistência social são a descentralização políticoadministrativa para os estados, o Distrito Federal e os municípios, e comando único em cada esfera de governo; a participação da população, mediante organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações; e prevalência da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social. Certo Errado

15 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção: I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; OBS.:A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território

16 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção: II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.

17 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO As proteções sociais, básica e especial, serão ofertadas precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), respectivamente, e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social.

18 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO O Cras é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias. O Creas é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, estadual ou regional, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial. Os Cras e os Creas são unidades públicas estatais instituídas no âmbito do Suas.

19 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO CNAS: Órgão superior de deliberação colegiado com 18 membros, que são nomeados pelo Presidente para mandatos de 2 anos (permitida uma única recondução). CNAS CEAS e CASDF Instâncias Deliberativas do Suas CMAS

20 Benefícios eventuais São provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

21 Paif: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família Integra a proteção social básica e consiste na oferta de ações e serviços por meio do Cras, por meio de trabalho sociais e tem foco na família: prevenindo rompimento de vínculos familiares e situações de violência no âmbito dessas relações.

22 Paef: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos Integra a proteção social especial e consiste no apoio a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

23 Financiamento da Assistência Social Receitas Recursos de Responsabilidade da União Recursos dos benefícios assistenciais poderão ir diretamente para a conta da previdência e serão considerados despesas públicas com a seguridade social.

24 VAMOS MITAR 5- De acordo com a Lei nº 8.742/93, que dispõe sobre a organização da Assistência Social, o conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, considera-se proteção a) socioeducativa. b) social especial. c) socioeconômica. d) social básica. e) social protetiva.

25 BENEFÍCIOS Segundo o artigo 203 da CF/88 um dos objetivos da assistência social é A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.. A lei nós já sabemos que é a LOAS.

26 BENEFÍCIOS MAPA MENTAL DE SETA APONTANDO PARA DINHEIRO PARTINDO DE DEFICIENTE E DO IDOSO

27 BENEFÍCIOS - CONCEITOS DEFICIENTE: aquele que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Impedimento de longo é aquele que produza efeitos por no mínimo 2 anos. A concessão do benefício ficará sujeita à avaliação da deficiência e do grau de impedimento, composta por avaliação médica e avaliação social realizadas por médicos peritos e por assistentes sociais do Instituto Nacional de Seguro Social - INSS.

28 BENEFÍCIOS - CONCEITOS IDOSO: ACIMA DE 65 ANOS (ESTATUTO DO IDOSO). OBSERVAÇÃO: O Estatuto do Idoso exclui do cômputo, para cálculo da renda per capita, o benefício de prestação continuada anteriormente concedido a outro idoso do grupo familiar.

29 BENEFÍCIOS - CONCEITOS FAMÍLIA: Para os efeitos do disposto no caput, a família é composta pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.

30 BENEFÍCIOS - CONCEITOS REQUISITOS ECONÔMICOS: Renda per capita familiar menor que ¼ do salário mínimo. (Salário atual = R$ 954,00; 2018.)(1/4 = R$ 238,50). A renda é declarada pelo requerente ou representante legal. Os rendimentos de estágio supervisionado e de aprendizagem não são incluídos para cálculo da renda per capita. A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.

31 BENEFÍCIOS O ato de concessão do BPC é revisto a cada dois anos, uma vez que deve ser constatado se o beneficiário continua nas mesmas condições que deram origem ao benefício. Se superadas essas condições, cessa o pagamento Não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória. A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada. Também cabe deixar assente que nem mesmo a situação de rua impede o direito do beneficiário.

32 BENEFÍCIOS EVENTUAIS Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas (Serviço Único de Assistência Social) e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

33 SERVIÇOS Entendem-se por serviços socioassistenciais as atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população. A organização desses serviços deve voltar-se com prioridade à infância e à adolescência em situação de risco pessoal e social, e em situação de rua.

34 VAMOS MITAR 6 - Marta possui 55 anos de idade completos; Marilucia completa 60 anos em junho de 2012; Bruna completa 75 anos de idade em agosto de 2012; Fábio completa 70 anos em maio de 2012; Nicolas possui 61 anos de idade completos; Tobias completa 68 anos em dezembro de 2012 e Nelson possui 63 anos completos. Hoje, preenchidos os demais requisitos legais, no tocante à idade, farão jus ao Benefício de Prestação Continuada APENAS: a) Nelson, Tobias, Fábio e Bruna. b) Tobias, Fábio e Bruna. c) Fábio, Bruna e Marta. d) Nicolas, Tobias, Fábio e Bruna. e) Nicolas, Marilucia, Nelson, Tobias, Fábio e Bruna.

35 VAMOS MITAR 7 - Considerando a Lei n.º 8.742/1993, denominada Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), julgue o item que se segue. O benefício de prestação continuada, a que fazem jus às pessoas idosas que atendam aos requisitos previstos em lei para a concessão do benefício, deve ser revisto anualmente para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem. Certo Errado

36 VAMOS MITAR 8 - José Amintas, com 35 anos de idade, desde o nascimento é portador de doença mental. Aufere o equivalente a um salário mínimo por mês do INSS relativo ao benefício de prestação continuada, tendo em vista o reconhecimento de sua condição de pessoa com deficiência, sem recursos que lhe possam garantir a subsistência digna. No entanto, realizou curso profissionalizante no SENAI tendo se formado como padeiro. Em 12/09/2009, logo após a conclusão do referido curso, foi contratado, na qualidade de aprendiz, pela Panificadora Pão do Tio, pelo prazo de dois anos, com salário mensal equivalente a 1,5 vezes um salário mínimo. Ao final do contrato de aprendiz (12/09/2011), celebrou com a mesma panificadora contrato de trabalho por tempo indeterminado, com salário mensal equivalente a duas vezes o salário mínimo.

37 Analise as proposições abaixo (adaptada): I. Quando José Amintas foi contratado como aprendiz, o benefício de prestação continuada deveria ter sido suspenso pelo órgão concedente, já que ele passou a exercer atividade remunerada, só podendo ser retomado pagamento após cessada realização de atividade remunerada. ll. Durante a vigência do contrato de aprendiz, o benefício de prestação continuada deve ser acumulado com o salário recebido do empregador, cancelado o benefício quando da celebração do contrato de trabalho por tempo indeterminado. III. Caso seja extinto o contrato de trabalho entre José Amintas e a Panificadora Pão do Tio, deverá ser restabelecido o pagamento do benefício de prestação continuada, independentemente de nova perícia médica para a reavaliação da deficiência.

38 O que eu usei neste e- book Mapas Mentais que aprendi com o curso Mapa Mental Express. Para aprender as várias técnicas clique aqui: Quero aprender Mapas Mentais!!!

39 O que eu usei neste e- book Conheça um pouco dos mapas mentais com esse ebook gratuito Clique Aqui : Quero o ebook

40 Bibliografia Lei 8742/93 Direito Previdenciário Esquematizado Marisa Ferreira dos Santos (Coordenador Pedro Lenza)

LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS. LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO

LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS. LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO LEI ORGÂNIGA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL LOAS LEI n 8.742/93 e Decreto n 6.214/07 04/2016 FERNANDO APRATO Conceito Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade

Leia mais

CF, art. 203, V. Decreto 6.214/2007

CF, art. 203, V. Decreto 6.214/2007 BPC/LOAS CF, art. 203, V Lei 8.742/93 Decreto 6.214/2007 Beneficiários BPC/LOAS Idoso e pessoa com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por

Leia mais

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993)

DECRETO Nº /2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) DECRETO Nº. 6.308/2007 (Dispõe sobre o art. 3 o da Lei n o 8.742/1993) O art. 1º define em seu parágrafo único que são características essenciais das entidades e organizações de assistência social: I.

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 05 O argumento utilizado no recurso, de que existem duas alternativas corretas, não procede. As normas de uma instituição de saúde não devem se sobrepor à legislação vigente. Mesmo no exemplo

Leia mais

Nossa pauta de conversa hoje é

Nossa pauta de conversa hoje é Nossa pauta de conversa hoje é DEBATER A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL AO ABRIGO DA POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL, ENTENDENDO QUE É NECESSÁRIO ENTENDER QUE POLÍTICA SOCIAL É CIDADANIA. ISAURA ISOLDI CIDADANIA

Leia mais

2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº de 2011

2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social. Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº de 2011 2. BPC Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social Decreto nº6.214/2003 Alterado pelo Decreto nº 7.617 de 2011 O BPC É a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte I Profª. Liz Rodrigues - : política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte II Profª. Liz Rodrigues - Benefício de Prestação Continuada (BPC): A Constituição assegura um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência

Leia mais

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS

Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL- INSS GEXSLZ/MA- Serviço Social Projeto de Atenção ao Benefício de Prestação Continuada-BPC-LOAS S.Luís, 19/09/2012 Miriam Alice Fraga

Leia mais

O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que

O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que Suspensão do BPC/LOAS O BPC será suspenso se identificada qualquer irregularidade na sua concessão ou manutenção, ou se verificada a não continuidade das condições que deram origem ao benefício. Será concedido

Leia mais

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes

Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes Serviço Social para Concursos Prof.ª Aline Menezes 1 Edital Sedestmidh Serviços Socioassistenciais; Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (Resolução nº 109/2009). 2 1 Histórico da Assistência Social

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 6 14/03/2016 15:36 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011. Mensagem de veto Altera a Lei n o 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011. Mensagem de veto Altera a Lei n o 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização

Leia mais

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários;

Recursos das decisões administrativas. Relativo aos benefícios previdenciários; Recursos das decisões administrativas Processo administrativo de natureza contenciosa: Relativo aos benefícios previdenciários; Lei 13.341/2016 Relativo ao custeio previdenciário: Processo Administrativo

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo.

SEGURIDADE SOCIAL. Tem a finalidade de garantir o mínimo necessário à sobrevivência do indivíduo. SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e

Leia mais

Medida Provisória nº 529, de 2011

Medida Provisória nº 529, de 2011 Medida Provisória nº 529, de 2011 Altera os arts. 21 e 24 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre o Plano de Custeio da Previdência Social, para estabelecer alíquota diferenciada de contribuição

Leia mais

A seguridade social compreende. iniciativa dos Poderes Públicos e da. direitos relativos à saúde, à previdência

A seguridade social compreende. iniciativa dos Poderes Públicos e da. direitos relativos à saúde, à previdência CONCEITO A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência

Leia mais

BPC Benefício de Prestação Continuada

BPC Benefício de Prestação Continuada Benefício de Prestação Continuada Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva Benefício de Prestação Continuada 1. Origem 2. Coordenação 3. O que é 4. Direito 5. Condições 6. Conceito

Leia mais

Conceito (art. 1º) Objetivos (art. 2º) Princípios (art. 4º) Diretrizes (art. 5º) Organização e gestão (arts. 6º ao 11) Competência dos entes da

Conceito (art. 1º) Objetivos (art. 2º) Princípios (art. 4º) Diretrizes (art. 5º) Organização e gestão (arts. 6º ao 11) Competência dos entes da LOAS (Lei 8.742/93) Conceito (art. 1º) Objetivos (art. 2º) Princípios (art. 4º) Diretrizes (art. 5º) Organização e gestão (arts. 6º ao 11) Competência dos entes da Federação (arts. 12 ao 15) Instâncias

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

Atenção em rede como condição para o tratamento integral:

Atenção em rede como condição para o tratamento integral: 1 Atenção em rede como condição para o tratamento integral: Rede SUAS Prof. Mirella S. Alvarenga Assistente Social, mestre em Política Social, membro do Grupo de Estudos Fênix/UFES 2 Plano integrado de

Leia mais

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins

Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins Direito Constitucional III Profª Marianne Rios Martins O TRIPÉ DA SEGURIDADE SOCIAL A Constituição Federal garante os direito à: SAÚDE, PREVIDENCIA E ASSISTENCIA SOCIAL ( Art. 194 a 204) A SEGURIDADE SOCIAL

Leia mais

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA

LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) com foco na POPULAÇÃO IDOSA Direitos Sociais 1988: Promulgação da Constituição Federal; A Assistência Social passou a integrar o Sistema de Seguridade Social,

Leia mais

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE

TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE O que muda nos Benefícios Assistenciais com a Reforma da Previdência? TAÍS RODRIGUES DOS SANTOS Advogada, Especialista em Direito Previdenciário e Diretora do IAPE Congresso de Direito Previdenciário do

Leia mais

ANEXO X Resolução nº 176/2013

ANEXO X Resolução nº 176/2013 ANEXO X Resolução nº 176/2013 RELATÓRIO DE VISITA Data da visita: Dados da Entidade: CNPJ: Nome da Entidade: Endereço: Bairro: Telefone: E-mail: CORAS: Inscrição solicitada: Inscrição de entidade de assistência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 09/02/2015 13:50 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.617, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011. Altera o Regulamento do Benefício de Prestação Continuada, aprovado

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N.º 8.742/1993 (LOAS) E BPC.

ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N.º 8.742/1993 (LOAS) E BPC. 1 ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N.º 8.742/1993 (LOAS) E BPC. PROF. ALI MOHAMAD JAHA - Seguridade Social: Previdência Social + Saúde + Assistência Social. - A assistência Social é dedicada somente aos necessitados,

Leia mais

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011

Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais. CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Organização de Serviços Básicos do SUAS em Comunidades Tradicionais CONGEMAS Belém/PA 18 a 20 de abril de 2011 Pilares: Constituição Federal Lei Orgânica de Assistência Social - LOAS Política Nacional

Leia mais

O BPC Trabalho. XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012

O BPC Trabalho. XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012 O BPC Trabalho XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Oficina de Operacionalização do BPC Trabalho e BPC na Escola Fortaleza, março de 2012 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria

Leia mais

BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS

BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS MDS Ministério do Desenvolvimento Social Instituto Nacional do Seguro Social Gerência Executiva/RJ Centro BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS www.previdencia.gov.br vera.sodre@inss.gov.br Tel.: 2272-3496/4 Set/2017

Leia mais

Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social. RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS

Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social. RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS Integração entre serviços e benefícios do Sistema Único da Assistência Social RENATA FERREIRA Diretora de Proteção Social Básica SNAS ASSISTÊNCIA SOCIAL Política pública de Seguridade Social, não-contributiva,

Leia mais

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º /2015) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º /2015) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º 13.146/2015) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos Art. 1.º A assistência social, direito do cidadão e dever

Leia mais

LOAS LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (LEI 8.742/93) ATUALIZADA E DIAGRAMADA PROF. RUBENS MAURÍCIO

LOAS LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (LEI 8.742/93) ATUALIZADA E DIAGRAMADA PROF. RUBENS MAURÍCIO LOAS LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (LEI 8.742/93) ATUALIZADA E DIAGRAMADA PROF. RUBENS MAURÍCIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) (Lei nº 8.742/1993) 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho

Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho Mesa 3 Benefício de Prestação Continuada e Auxílio-Inclusão: Renda para estimular o acesso ao trabalho Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência - CPD Brasília, 14 de dezembro de 2016.

Leia mais

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º /2018) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º /2018) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Lei n.º 13.714/2018) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos Art. 1.º A assistência social, direito do cidadão e dever

Leia mais

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças nos demais benefícios

WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP. Tema: Mudanças nos demais benefícios WEBNÁRIO REFORMA PREVIDENCIÁRIA FACULDADE LEGALE/IBDP Tema: Mudanças nos demais benefícios Professor: José Roberto Sodero E-mail: sodero@soderoadvocacia.adv.br Facebook: Jose Roberto Sodero PENSÃO POR

Leia mais

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Medida Provisória n.º 871/2019)

Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Medida Provisória n.º 871/2019) Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Lei n.º 8.742/1993 (Texto atualizado até a Medida Provisória n.º 871/2019) CAPÍTULO I Das Definições e dos Objetivos Art. 1.º A assistência social, direito do

Leia mais

3º Encontro sobre Programas e Parcerias

3º Encontro sobre Programas e Parcerias 3º Encontro sobre Programas e Parcerias 2018 Cartilha Informativa da Rede e Serviços Sócioassistenciais na Assistência Social na Cidade de São Paulo! Apresentação O Núcleo de Assistência Social do Instituto

Leia mais

SUAS, SUS E TERRITÓRIO: INTERFACES DO CUIDADO

SUAS, SUS E TERRITÓRIO: INTERFACES DO CUIDADO 1º MÓDULO SUAS, SUS E TERRITÓRIO: INTERFACES DO CUIDADO Profª Dione Menz 2016 HISTÓRICO - SUAS Sistema Único da Assistência Social é fruto de quase duas décadas de debates e coloca em prática os preceitos

Leia mais

REDE SOCIOASSISTENCIAL

REDE SOCIOASSISTENCIAL REDE SOCIOASSISTENCIAL O que é Vulnerabilidade Social? Pode ser entendida como a condição de risco em que uma pessoa se encontra. Um conjunto de situações mais, ou menos problemáticas, que situam a pessoa

Leia mais

LEI DE DEZEMBRO DE 1993 LOAS

LEI DE DEZEMBRO DE 1993 LOAS 1 2 3 Olá pessoal do Social Concursos! Forte nos estudos? Hoje nós vamos estudar umas das Leis importantes na preparação para Concursos de Serviço Social, mas vamos estuda-la de forma esquematizada para

Leia mais

Benefício de Prestação Continuada - BPC. Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP

Benefício de Prestação Continuada - BPC. Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP Benefício de Prestação Continuada - BPC Novas regras para operacionalização no INSS com base no Decreto 8.805/16 e ACP 5044874-22.2013.4047100/RS Constituição Federal de 1988- Inciso V do Art. 203 LOAS

Leia mais

GESTÃO DOS BENEFICIOS E TRANSFERENCIAS DE RENDA DO SUAS

GESTÃO DOS BENEFICIOS E TRANSFERENCIAS DE RENDA DO SUAS GESTÃO DOS BENEFICIOS E TRANSFERENCIAS DE RENDA DO SUAS 215ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DE ASSISTENCIA SOCIAL 18 de setembro de 2013 EIXO GESTÃO DOS BENEFICIOS E TRANSFERENCIAS DE RENDA DO

Leia mais

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Direitos Fundamentais Prof. Caio Silva de Sousa - Artigo 39. Os serviços, os programas, os projetos e os benefícios no âmbito da política pública de assistência social

Leia mais

Oficina: Operacionalização do BPC Escola e BPC Trabalho

Oficina: Operacionalização do BPC Escola e BPC Trabalho Oficina: Operacionalização do BPC Escola e BPC Trabalho XIV ENCONTRO NACIONAL DO CONGEMAS Fortaleza, 22 março de 2012 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de

Leia mais

4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO" GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL.

4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL. 4º FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO RIO DE JANEIRO" GARANTIA DE DIREITOS DOS PACIENTES E SEUS FAMILIARES À ASSISTÊNCIA SOCIAL. A assistência social tem por objetivos (Art. 2º da Lei 12.435, 2011): Art.

Leia mais

Resumo de Direito Previdenciário para o INSS

Resumo de Direito Previdenciário para o INSS Resumo de Direito Previdenciário para o INSS 5ª PARTE LEI ORGÂNICA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL A Assistência Social é um dos 3 ramos da Seguridade Social. Diferentemente da Previdência Social, que possui caráter

Leia mais

O Benefício de Prestação Continuada (LOAS) à luz da Constituição Federal de 88

O Benefício de Prestação Continuada (LOAS) à luz da Constituição Federal de 88 O Benefício de Prestação Continuada (LOAS) à luz da Constituição Federal de 88 Benefício da LOAS. A Constituição Federal de 88 (CF/88) prevê a partir do artigo 194 as disposições referentes à Seguridade

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Previdenciário. Técnico do TRF 2. Consulplan CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Técnico do TRF 2 Consulplan Seguridade Social Questão 1: CONSULPLAN - JT TRT1/TRT 1/2005 A natureza jurídica dos regimes básicos previdenciários é: a) contratual; b) institucional;

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995.

LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. LEI COMPLEMENTAR Nº 352, de 8 de agosto de 1995. Dispõe sobre a política de assistência social no Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Faço saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social

Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Circular 02 - Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social Brasília, 5 de junho de 2016. A Frente em Defesa do SUAS e da Seguridade Social, por meio do grupo de trabalho de mobilização constituído em

Leia mais

LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE DO(A) TRABALHADOR(A) E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE DO(A) TRABALHADOR(A) E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, SAÚDE DO(A) TRABALHADOR(A) E DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 1 LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - LEI Nº 8.742/1993 E ALTERAÇÕES. 1.1 DEFINIÇÕES E OBJETIVOS. 1.2 PRINCÍPIOS

Leia mais

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda.

Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Encontro Nacional de Coordenadores de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda. Coordenação Nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda Federação Nacional das Apaes Os benefícios

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho

REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Eixo Temático: Política Social e trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÃO SOBRE O ACESSO AO BPC PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ana Carolina Ribeiro Dos Santos, Carol_santos94@live.com Jaqueline dos Santos Zuin (Orientadora ), jaque.zuin.s@gmail.com Universidade

Leia mais

LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAPÍTULO I. Das Definições e dos Objetivos

LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAPÍTULO I. Das Definições e dos Objetivos Senado Federal Subsecretaria de Informações LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o

Leia mais

ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N *, DE 7 DE DEZEMBRO DE Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N *, DE 7 DE DEZEMBRO DE Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. ASSISTÊNCIA SOCIAL LEI N. 8.742*, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. O Presidente da República: Faço saber que o Congresso Nacional decreta

Leia mais

Decreto nº 8.742/ º São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e

Decreto nº 8.742/ º São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 O Presidente da República, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Lei orgânica da assistência social Capítulo I Das definições

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ

Tabela 1 Quantidade de Entidades Privadas/CNPJ com inscrições deferidas Quantidade de entidades/cnpj. Quantidade inscrições por CNPJ P á g i n a 1 Análise descritiva do banco de dados do Formulário Eletrônico das Entidades Privadas de Assistência Social e serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais Este relatório se

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011.

RESOLUÇÃO Nº 34, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME CONSELHO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Esplanada dos Ministérios, bloco F, anexo, ala A, 1º andar, Brasília/DF CEP: 70059-900 RESOLUÇÃO Nº 34, DE

Leia mais

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura

Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Esquemas de financiamento utilizados na expansão de cobertura Financiamento da Previdência e da Seguridade Social no Brasil Paulo Tafner e Fabio Giambiagi Buenos Aires, maio/2010 Estrutura da Seguridade

Leia mais

DICAS DE NOVEMBRO / 2014

DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICAS DE NOVEMBRO / 2014 DICA 01 O segurado especial é o único segurado da previdência social que poderá ter sua inscrição feita após sua morte. DICA 02 O benefício de prestação continuada da Assistência

Leia mais

A Política de Assistência Social Um novo desenho.

A Política de Assistência Social Um novo desenho. A Política de Assistência Social Um novo desenho. Profª. Eline Alcoforado Maranhão Sá Profª. Maria Aparecida Guimarães Skorupski Profª Regina Coeli Climaco Matos A Assistência Social como política de proteção

Leia mais

BPC - LOAS SEGURIDADE SOCIAL

BPC - LOAS SEGURIDADE SOCIAL SEGURIDADE SOCIAL Art. 196 Saúde Art. 201 Previdência Social Art. 203 A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social... Constituição da

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar fins lucrativos Prof. Marcello Leal Fins prestigiados: Direitos sociais reserva do possível cooperação com a iniciativa privada; CRFB,

Leia mais

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

LEI Nº TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS LEI Nº 3.961 Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, cria o conselho Municipal de Assistência Social e o respectivo fundo, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE PELOTAS,

Leia mais

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência

Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Seminário Estadual de Serviço Social na Previdência Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC Tensões e Avanços na concretização deste direito constitucional Florianópolis, junho de

Leia mais

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08

Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Aulas 1 8 Direito e Legislação Previdenciária - INSS Professor: Melissa Folmann Aulas: 01-08 Prof > wwwaprovaconcursoscombr Página 1 de 11 Aulas 1 8 Apresentação Olá Concurseiro, Será

Leia mais

SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS. I Contexto Histórico

SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS. I Contexto Histórico SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS I Contexto Histórico O texto constitucional de 1988 e a Lei Orgânica da Assistência Social LOAS, lei 8.742/93, introduziram importantes alterações e exigências

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Seguro-desemprego Parte 1 Prof. Bruno Valente Legislação do Seguro-desemprego Lei 7.998/90 (Programa Seguro-desemprego) Lei 8.900/94 (revogada pela Lei 13.134/15)

Leia mais

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando

ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Seguridade Social Gilson Fernando 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA Assistente Técnico Administrativo Direito Previdenciário Custeio da Gilson Fernando Custeio da Lei nº 8.212/1991 e alterações

Leia mais

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. (): Acerca do conceito e dos princípios da seguridade social no Brasil, julgue os itens que se seguem. 80 A seguridade social representa um conjunto integrado de ações direcionadas à proteção exclusiva

Leia mais

Capítulo I Das Definições e dos Objetivos

Capítulo I Das Definições e dos Objetivos LEI Nº 9.863, de 17 de setembro de 2015 DISPÕE SOBRE A ORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, INSTITUI O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O

Leia mais

Reforma da Previdência Social

Reforma da Previdência Social Reforma da Previdência Social Justificativa econômica X validade jurídica? Art. 195 da CF/88 Trata do custeio da seguridade social. A propaganda oficial quando fala do déficit deixa de levar em conta na

Leia mais

Modelo Brasileiro de Proteção Social: destaques da concepção e da gestão. Abigail Torres Agosto de 2014

Modelo Brasileiro de Proteção Social: destaques da concepção e da gestão. Abigail Torres Agosto de 2014 Modelo Brasileiro de Proteção Social: destaques da concepção e da gestão Abigail Torres Agosto de 2014 Constituição 1988 Institucionalização da AS LOAS 1993 PNAS 2004 NOB 2005 NOB-RH 2006 Tipificação de

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO Questões de Concursos Aula 01 INSS DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Guilherme Biazotto Direito Previdenciário SEGURIDADE SOCIAL 1. No que se refere à seguridade social no Brasil, julgue o item seguinte. A

Leia mais

GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL GUIA PARA TÉCNICOS E GESTORES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL 1 APRESENTAÇÃO O presente Guia tem por finalidade fornecer informações sobre o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social BPC, instituído

Leia mais

Conselho Municipal de Assistência Social - Resoluções. Resolução 006 de 14 de dezembro de 2017.

Conselho Municipal de Assistência Social - Resoluções. Resolução 006 de 14 de dezembro de 2017. Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Sucesso - Lei Municipal Nº 3392/2014 Edição Nº 151, Ano IV Bom Sucesso, 18 de Dezembro de 2017 Conselho Municipal de Assistência Social - Resoluções Resolução

Leia mais

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 10

Concurseiros Unidos Maior RATEIO da Internet. Aula 10 Aula 10 Direito Previdenciário (Prof. Ali Jaha) p/ INSS - Técnico de Seguro Social - Com videoaulas - 2016 Professor: Ali Mohamad Jaha Tema: Assistência Social AULA 10 Assuntos Abordados: 14. Lei de Assistência

Leia mais

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS

TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS TESTE RÁPIDO DIREITO PREVIDENCIÁRIO P/ O INSS COMENTADO 1 Direito Previdenciário INSS 2014 - TSS 1) Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil 2012 ESAF Assinale a opção incorreta. Compete ao Poder

Leia mais

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 36/2018

ANO XXIX ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 36/2018 ANO XXIX - 2018 1ª SEMANA DE SETEMBRO DE 2018 BOLETIM INFORMARE Nº 36/2018 ASSUNTOS TRABALHISTAS TRABALHO OU SERVIÇO VOLUNTÁRIO ATUALIZAÇÃO CONSIDERAÇÕES... Pág. 852 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS BENEFÍCIO

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM CARVALHO PONTA GROSSA- PARANÁ PACHECO, Flávia Sacchelli (estágio I), e-mail: flavia_sacchelli@yahoo.com.br PUCHTA, Tiago Messias Torres (estágio

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TRAZIDAS PELO DECRETO Nº 8.805/16 Art. 4o Para os fins do reconhecimento do direito ao benefício, considera-se: 2o Para fins do disposto no inciso VI do caput, não serão computados

Leia mais

Exercícios Comentados

Exercícios Comentados Exercícios Comentados Provas & Concursos Direito Previdenciário Exercícios Comentados Seguridade Social Conceitos 01) (CESPE) Consoante o caput do Art. 194 da CF, A Seguridade Social compreende um conjunto

Leia mais

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS

Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social nos CRAS e CREAS Associação Brasileira de Formação e Desenvolvimento Social - ABRAFORDES www.cursosabrafordes.com.br DICA: Tecle Ctrl+s para salvar este PDF no seu computador. Curso SUAS Sistema Único de Assistência Social

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Page 2 Fique por dentro: Brasil sem miséria BRASIL SEM MISÉRIA: O QUE SERÁ FEITO Aumentar de três para cinco o número máximo de benefícios variáveis pagos pelo Bolsa

Leia mais

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária

Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária Novas Regras da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS) e Reflexos na Imunidade Tributária MARCELO MONELLO LEI Nº 12.101, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2009 Art. 3 Parágrafo único.

Leia mais

LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL c Publicada no DOU de 8-12-1993. LEI N o 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993 Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL c Lei n o 12.101,

Leia mais

Dicas e orientações para os gestores municipais

Dicas e orientações para os gestores municipais ASSISTÊNCIA SOCIAL Dicas e orientações para os gestores municipais A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais,

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MEDIA COMPLEXIDADE

PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL MEDIA COMPLEXIDADE OBJETIVO: Prestar atendimento especializado às famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido ameaçados ou violados e/ou que já tenha ocorrido rompimento familiar ou comunitário. PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Leia mais

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social

DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL 18/02/14 AULA 2. RISCO SOCIAL à Incapacidade ou impossibilidade de trabalhar. Saúde. Assistência Social DIREITO DA SEGURIDADE SOCIAL AULA 2 - RISCO SOCIAL - CONCEITOS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL - PRINCÍPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL I RISCO SOCIAL Trata- se de acontecimentos, pela natureza

Leia mais

Seguridade Social Tudo que você precisa saber

Seguridade Social Tudo que você precisa saber Seguridade Social Tudo que você precisa saber Seguridade Social. O que é Seguridade Social? É um erro muito comum da população em geral confundir os conceitos de seguridade social e previdência social.

Leia mais

CAPÍTULO I Das disposições Gerais

CAPÍTULO I Das disposições Gerais LEI MUNICIPAL Nº 1561/02, de 01 de Agosto de 2002. Dispõe sobre a Política de Assistência Social no Município, Cria o Conselho Municipal de Assistência Social, O Fundo Municipal a ele vinculado e dá outras

Leia mais

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.).

* Data de publicação no Diário Oficial da União (D.O.U.). COMUM PARA TODAS AS ÁREAS Utilidade Pública Federal e Estadual ou do Distrito Federal ou Municipal. Certificado (CEBAS) e Registro de Entidade de Fins Filantrópicos (CNAS), renovado a cada três anos. Promova

Leia mais

E se possuir empregados permanentes não é segurado especial (art. 195, 8º da CF/88)

E se possuir empregados permanentes não é segurado especial (art. 195, 8º da CF/88) Olá! Segue abaixo o nosso gabarito da Prova do INSS aplicada ontem! Assim que sair o gabarito oficial verificaremos as possibilidades de recursos. E ela não foi o primeiro ato normativo, mas o marco da

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016

CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 CURSO PREPARATÓRIO Concurso para JUIZ FEDERAL Prova escrita ALEXANDRE ROSSATO DA S. AVILA 2016 PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS Prof. Alexandre Schumacher Triches DEFINIÇÃO PELA LEI 8.212/91 Art. 194. A seguridade

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato

O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato O atendimento às Pessoas com Deficiência no SUAS Wagner Saltorato Sistema Único da Assistência Social - SUAS Histórico Estruturação A PcD no SUAS A Assistência Social é uma Política Pública, garantida

Leia mais

NOTA DO CNAS EM DEFESA DO BPC

NOTA DO CNAS EM DEFESA DO BPC NOTA DO CNAS EM DEFESA DO BPC O Benefício de Prestação Continuada BPC é um benefício constitucional previsto no art. 203, inciso V da Constituição Federal de 1988. Nas últimas décadas o BPC se constituiu

Leia mais