A beleza do Servo de Deus
|
|
|
- Amadeu Castelhano de Almeida
- 7 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 CAPÍTULO 1 A beleza do Servo de Deus David Murray passagens, não estamos longe da mais elevada cristologia do Novo Testamento, como a que encontramos no quarto Nestas evangelho. 1 Henri Blocher está se referindo ao que se chama de canções do Servo embora não haja evidência de que tenham sido algum dia entoadas em Isaías ; ; e * Alguns também defendem uma quinta canção do Servo em Isaías Este seria um clímax adequado para a série, pois o narrador tem muitos paralelos com o Servo e, com essa profecia, Cristo confirma o seu cumprimento em si próprio (Lc ). No entanto, essa passagem é normalmente compreendida como uma fala autobiográfica de Isaías, ainda que ele o faça de uma maneira que prenuncie profeticamente a pessoa e a obra de Cristo. Vamos examinar essas quatro passagens e fazer duas perguntas sobre o Servo dessas canções: em primeiro lugar, quem é ele? E, em segundo lugar, como ele é? Vamos responder essas duas perguntas em duas vertentes: sobre a identidade do Servo e a beleza do Servo. A IDENTIDADE DO SERVO A primeira pergunta que devemos fazer é: quem é o Servo? Há quatro respostas principais: O Servo é Israel; O Servo é Isaías; O Servo é um segundo Moisés; O Servo é uma profecia de Jesus Cristo. Vamos ver as forças e fraquezas de cada opção. 1 BLOCHER, Henri. Songs of the Servant. Downers Grove, Ill.: IVP, 1975, 55. * Para uma análise mais completa e exegética consulte BOCK, Darrel L. e GLASER, Mitch. O Servo sofredor, desta mesma editora (N. do R.).
2 16 A BELEZA E A GLÓRIA DE CRISTO O Servo é Israel Há quem diga que o Servo é a nação de Israel, que sofreu no lugar das nações gentias. Mais especificamente, os remanescentes fiéis de Israel. Argumentos em favor dessa identificação são: 1. Isaías se dirige e descreve Israel como servo do Senhor por todo o texto (cf ; 42.19; 43.10; , 21; 45.4; 48.20). 2. A segunda canção do servo chama o servo de Israel (49.3). 3. Israel e o servo são descritos de modo semelhante: A quem eu sustenho (41.10; 42.1). O meu escolhido (42.1; 43.20; 45.4)... te formou desde o ventre (44.2, 24; 49.1) Chamei pelo nome (43.1; 49.1) Luz para os povos (49.6; 51.4). 4. Assim como Ezequiel retrata a história de Israel como de sofrimento, morte e ressurreição (Ez 37), também Isaías retrata de maneira semelhante o Servo em Isaías 53.10ss. O salmista descreve Israel como um cordeiro levado ao abate (Sl 44.22) e, do mesmo modo, Isaías descreve o servo (Is 53.7). 5. A morte de Israel abençoou as nações (Is 49.6) pelo testemunho de fiéis israelitas no exílio (por exemplo, Daniel, Ester, Mordecai). As objeções à visão de que Israel é o servo são as seguintes: 1. O Servo sofre e morre apesar de sua condição sem pecado (50.5; 53.9), enquanto Isaías destaca que o povo de Israel é composto por pecadores que sofrem por seus pecados (40.2; ; ). Isaías também descreve os fiéis remanescentes como pecadores (43.22; 46.3; 48.1). 2. Embora a figura do Servo seja corporificada em Israel em outros capítulos de Isaías, os capítulos que contêm as canções do servo parecem, todos, referir-se a um único indivíduo. Foi assim que o eunuco etíope entendeu a passagem (At 8.34). 3. Isaías diferencia Israel do Servo (veja também 43.3; 53.8). 4. Sempre que Isaías fala em nome do povo de Israel, ele utiliza nós, nosso e, normalmente, faz isso de maneira muito abrupta (1.9; 16.6; 42.24). Em Isaías 53.1ss, quando Isaías utiliza nós, nosso, sem identificar quem fala, ele fala em nome de Israel. Portanto, quando Isaías começa a falar do Servo como ele, não pode ser Israel. 5. As Escrituras retratam Israel como ovelhas perdidas (Sl[ ]; ; Jr 50.6), que é condizente com Isaías 53.6.
3 A BELEZA DO SERVO DE DEUS Isaías caracteriza Israel como o servo cego e surdo (Is 42.19), mas o Servo das canções do Servo é o ouvinte perfeito (Is 50.4). O Servo é Isaías Se o Servo não é Israel, então talvez seja o próprio Isaías. O eunuco etíope também mencionou isso como possibilidade. Argumentos a favor: 1. Isaías 20.3 identifica Isaías explicitamente como meu servo. 2. O Servo da canção do Servo fala na primeira pessoa como meu, eu (49.1). 3. O Servo sofre aflições físicas e rejeição (42.4; ; ), da mesma maneira que Isaías. 4. O Servo tem características proféticas: ele intercede (53.12), ensina a lei de Deus (42.4; 49.2) e é dotado do Espírito Santo (42.1). Temos as seguintes objeções à visão segundo a qual o servo seja Isaías: 1. Há traços proféticos no Servo, mas algumas coisas não se encaixam em uma identidade profética. Por exemplo, o Servo recebe a incumbência de promover a justiça na Terra uma função típica de reis (42.1, 3). Além disso, um profeta dificilmente se encaixa nas descrições vitoriosas contidas em Isaías 52.13,15 e em Há referência na primeira pessoa (eu, meu) nos cânticos segundo e terceiro. Entretanto, nos cânticos primeiro e quarto, Isaías fala do Servo na terceira pessoa (ele, seu). 3. Isaías se mantém no pano de fundo por todo o livro de Isaías, deixando a sua mensagem em destaque. Ele é o menos biográfico dos profetas. Até aqui, vimos que o Servo não é Israel (no todo ou em parte) nem Isaías. Outros estudiosos identificaram o Servo como alguma figura real ou sacerdotal, como Esdras ou Ezequias. No entanto, embora o Servo tenha algumas características sacerdotais ou reais, ele tem outras funções e características que não se encaixam nesses papéis. As características e funções do Servo são muito mais amplas do que qualquer um desses dois cargos. Isso leva alguns a verem o servo como um segundo Moisés (em cumprimento a Dt 18.14ss), porque ainda que ele seja, basicamente, um profeta, ele também incorpora características e funções reais e sacerdotais. Vamos a seguir considerar as evidências para essa visão. O Servo é um segundo Moisés Os argumentos a favor dessa visão incluem:
4 18 A BELEZA E A GLÓRIA DE CRISTO 1. Isaías desenvolve a ideia de um segundo êxodo por todo o livro, especialmente nos capítulos 40 55, com seus temas repetidos de redenção, recreação, teofania, peregrinação, etc. 2. Algumas das canções do Servo têm conteúdo do êxodo muito explícito. 3. Como Moisés, o Servo representa o povo, intermedeia a aliança, liberta da escravidão, intercede pelo povo, é humilde e gentil, e leva uma vida exemplar. 4. Além de Davi, Moisés é aquele mais frequentemente identificado como o servo. As Escrituras chamam-no de servo 40 vezes, servo de Javé 18 vezes e servo de Deus quatro vezes a ninguém mais é concedido esse título. 5. Mais tarde, em Isaías, há um clamor explícito pelo surgimento de um segundo Moisés (Is ). Essa é uma analogia muito útil e, na medida em que Moisés era uma espécie de Cristo, seria de se esperar que se construíssem novas profecias sobre isso, e Isaías faz isso claramente. Entretanto, a verdade é que ninguém em posição de profeta, sacerdote ou rei pode preencher esse modelo de Servo. Nem Davi, nem Esdras, nem Moisés, nem Isaías, nem qualquer outra das grandes personalidades de Israel podem calçar os sapatos do Servo. O Servo é o Senhor Jesus Cristo O Servo é bem maior do que qualquer dos postos em Israel ou do que qualquer das personalidades individuais de Israel. O Servo é a realização integral de Israel. Ele corporifica e realiza tudo aquilo para que Israel foi imaginado. Ele é o Israel ideal, ou o Israel realizado. Isaías resume assim: e me disse: Tu és o meu Servo, és Israel, por quem hei de ser glorificado (Is 49.3). Ao dar-lhe a mesma designação de Israel (servo) e, mesmo, ao mencioná-lo na mesma frase em que Israel, Isaías diz que o Servo é tudo que Israel deveria ter sido por convocação. Isso levou Franz Delitzsch a retratar a teologia do Servo de Isaías como uma pirâmide. A beleza do servo de Deus Israel perfeito Remanescentes de Israel Nação de Israel
5 A BELEZA DO SERVO DE DEUS 19 Algumas vezes, o servo de Isaías era Israel como um todo, representado pela base da pirâmide. Em outras ocasiões, Isaías utiliza a palavra servo para se referir ao remanescente purificado de Israel, a seção do meio, mas nas canções do Servo, o Servo de Isaías é o Salvador que virá o ápice que é a corporificação de Israel. 2 De maneira significativa, Isaías não utiliza o termo plural de servo até depois de Isaías 53. Do capítulo 54 em diante, o plural servos aparece onze vezes, referindo-se ao povo de Deus, inclusive aos estrangeiros. O trabalho do Servo produz servos, não apenas dentro da nação de Israel, mas também de todo o mundo. 3 Isaías previu que Deus traria Ciro, um rei pagão, para libertar o seu povo da Babilônia. Mas Ciro não era o único libertador que viria, Isaías previu um êxodo, uma redenção e um libertador muito maior do que Ciro. O papel de servo de Ciro era introdutório; ele não passava de um prelúdio para o Servo e seu êxodo maior. Isaías está apontando para Jesus Cristo, que veio não para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos (Mc ). Jesus foi o primeiro a ver que ele era o Servo, e viu isso bem cedo (Lc 2.49; 3.22). Esses cantos do Servo deram a Jesus o desenho de sua missão. Logo após o Pentecostes Jesus é chamado de servo quatro vezes (At 3.13, 26; 4.27, 30). De fato, Blocher observa que o tema do Servo era tão destacado na igreja do Novo Testamento que a cristologia era basicamente uma pedologia (servantologia). 4 A BELEZA DO SERVO Agora que identificamos o Servo como o Messias, Jesus Cristo, vamos olhar para a beleza do Servo. O que podemos aprender da beleza de Cristo a partir desses cânticos proféticos? Não vou levá-lo por uma exegese verso a verso dessas quatro canções. Ao contrário, vou destacar os pontos altos das descrições de Isaías e, então, mostrar como o Senhor Jesus Cristo correspondeu a essas descrições. À medida que prosseguirmos, será possível observar que os cantos seguem a cronologia da vida de Cristo. 2 DELITZSCH, Franz. Commentary on Isaiah. Grand Rapids: Eerdmans, 1982, 2:174 segs. 3 O Novo Testamento identifica repetidamente esse Servo/Salvador como sendo Jesus Cristo (Mt 8.17; 16.21; 27.26, 29, 31, 38, 57-60; Jo 10.11, 29; 3.17; 12.38; 19.1, 7, 18, 38-41; At 2.23; 3.13; ; 10.43; Rm 4.25; 8.34; ; 15.21; Ef 3.4-5; Fp 2.9; Hb 5.8; 9.28; Ap 14.5). 4 De pais, palavra em grego para servo. BLOCHER. Songs of the Servant, 11.
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto
Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07
Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu
ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO
Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo Nos livros poéticos vemos ação responsiva, por parte de Israel, aos atos salvíficos de Deus. Respostas: Pessoais;
Você conhece a sua Bíblia?
Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum
Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA
Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que
Slide 2
( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade
PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ
PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 1,29-34)
2º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A 15 de Janeiro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 1,29-34) 1 / 6 Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que vinha ao seu encontro, e exclamou:
salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.
OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa
Classe Adultos. Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura
Classe Adultos Obedecendo ao Ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Saber que Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa.
Os números têm um significado?
Os números têm um significado? Em 600 a.c, aproximadamente, viveu Pitágoras de Samos, conhecido como pensador grego, Pai dos números, filósofo, místico, profeta, estudou e investigou astronomia, geometria,
APRENDENDO SOBRE A BIBLIA
APRENDENDO SOBRE A BIBLIA Qual o significado da palavra Bíblia: Bíblia significa coletânea de livros, do grego biblos, que significa livro. A Bíblia como tema central. A revelação de Jesus Cristo em busca
Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes
BÍBLIA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO BÍBLIA: ENTENDENDO A PALAVRA DE DEUS O que devo conhecer sobre a bíblia? Diversidade dos Autores Condições de alguns autores quando foram inspirados
Evangelhos e atos. Observações
NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos
Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;
Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros
OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO
VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS
PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um
PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo
Igreja Povo de Deus. I. Chamados
Igreja Povo de Deus I. Chamados Podemos falar da igreja de duas maneiras: A igreja é o povo de Deus. Ele precisa da igreja para proclamar sua mensagem ao mundo A igreja é a nossa família maior. Nós precisamos
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Tema missiológico comum: Reino de Deus Mais de 70 vezes é referido por Jesus nos Evangelhos O tema destaca-se do começo ao
ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.
ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.
PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018
PANORAMA BÍBLICO SEEC PARANÁ 2018 A palavra BÍBLIA vem do grego biblos (livros), plural de biblion (livro). A Bíblia realmente é uma coleção de livros, estando divididos em duas seções, que são o Antigo
Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações
O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra
CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO
CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA
LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR. Prof. Lucas Neto
LIÇÃO 3 A SALVAÇÃO E O ADVENTO DO SALVADOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O NASCIMENTO DO SALVADOR Deus antes da fundação do mundo já providenciara o plano de salvação da humanidade e esta
ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010
ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5
Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).
O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de
Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes
Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação
Os 1260 Dias no Livro de Apocalipse
Os 1260 Dias no Livro de Apocalipse Jon Paulien Andrews University Alguns Adventistas estão reconsiderando o sistema de interpretação profética da Igreja, promovendo uma mistura de historicismo e futurismo.
Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus
Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.
O MESSIANISMO E OS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS
O MESSIANISMO E OS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS MUITOS TÍTULOS CRISTOLÓGICOS no Novo Testamento Senhor Profeta Filho do Homem Filho de David Messias Bom Pastor Servo Filho de Deus Sumo Sacerdote Estes títulos
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.
INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. - A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério
Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3
VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por
Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico
Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes
Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.
Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,
Você conhece a sua bíblia?
Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)
A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos
Panorama Bíblico O Pentateuco
Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.
LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi,
LIÇÃO 02: SÓ A GRAÇA O PREÇO DE DEUS TEXTO BÁSICO: Marcos 10:48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! INTRODUÇÃO Graça quer
Temas vistos até aqui
O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 5 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 O ESPÍRITO SANTO E O SENHOR JESUS CRISTO PARTE 2 A sinergia e interação entre eles A simbologia
Slide 2
( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as
Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento
Reivindicações Especificas da Inspiração no Antigo Testamento A discussão a este ponto tem-se centrado em alguns textos principais que reivindicam inspiração para a Bíblia. Agora se deve dar atenção às
A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3:
Mensagem Dois A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto Leitura bíblica: Lv 9:24; 6:12-13; 10:1-11; Hb 12:29; Lc 12:49-50; Ap 4:5; Êx 3:2-6 I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt
evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura.
O Trimestre temático O desafio da evangelização obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as boas novas a toda criatura. O A Igreja foi criada para dar seguimento ao ministério terreno do Nosso Senhor
vós (Jo 14:15-17, grifo nosso).
A palavra grega ( Para traduzido por ao lado e kletos por chamado ) sign ifica que o Espírito de Deus foi chamado para estar ao lado dos cristãos e orientá-los em toda a trajetória de vida. Jesus disse:
Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)
Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço
Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...
Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com
aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola.
ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola. OO sacerdócio de Jesus é superior. www.portalebd.org.br Slide 2 O O autor aos hebreus retoma o argumento a respeito
Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15
Introdução Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 16 Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. 17 As angústias
Advento é uma palavra latina, ad-venio,
Advento -Tempo de preparação para o Natal - Advento é uma palavra latina, ad-venio, que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento preparamo-nos para o Natal.
PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:
Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA
CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os
Igreja Batista Memorial de Pompeia. Miqueias Parte 08
Igreja Batista Memorial de Pompeia Miqueias Parte 08 Miqueias Esperanças Futuras - Parte 08 MIQUEIAS Capt. 5 A BELA E RICA CIDADE DE SAMARIA já tinha caído. O reino de Israel já sucumbira diante da supremacia
O Reino de Deus. Estudo Bíblico e Sistemático
O Reino de Deus Estudo Bíblico e Sistemático Antigo Testamento Sl 103.19 Deus é visto como o rei da criação, tendo domínio sobre todos os aspectos da criação (inanimados, animados e humanos). Ao criar
Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre
Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação
plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).
( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos
A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:
Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam
Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem
Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus
Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013
Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes
Qual é o Evangelho Completo?
Qual é o Evangelho Completo? "Evangelho" significa boa notícia! Cristo é a Boa Nova de Deus para o homem. Assim, Cristo é o Evangelho. O anúncio de Cristo plenamente com todas as Suas bênçãos é mensagem
A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira
A importância das profecias lá e aqui Aula 08/05/2016 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Jeremias 52:28-34 28 Assim, Judá foi levado cativo para fora de sua terra. Este é o povo que Nabucodonosor levou
O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus.
I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. O SENHOR DEUS A) Argumentos Naturalistas para a Existência de Deus: 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, mundo. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única
Quer estudar teologia com qualidade?
www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE
ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
1 ESTUDOS SOBRE O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Lição 4: Jesus, o Salvador rejeitado Pr Paulo Marcos PIB de Pouso Alegre 2 1. Introdução O Evangelho Segundo João Lição 4: Jesus o Salvador (João 1.10-12) Todos
A ELEIÇÃO DE DEUS RM
PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado
O Homem é capaz de Deus. Chave da semana
O Homem é capaz de Deus Chave da semana Catequese com adultos 11-12 Chave de bronze 15-10-2011 DEUS VEM AO ENCONTRO DO HOMEM 22-10-2011 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Quem somos? Revelamo-nos
Monoteísmo Noaico. por Sha ul Bensiyon
Monoteísmo Noaico por Sha ul Bensiyon Aula 19 As Escrituras As Escrituras A visão judaica/noaica acerca das Escrituras é muito diferente da visão cristã: Cristianismo: Livros cuja autoria é praticamente
O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS LIÇÃO IV TRIMESTRE Preparado por: Pr. Wellington Almeida
O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS 0 IV TRIMESTRE 205 Preparado por: Pr. Wellington Almeida O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS Autor do livro: Jeremias Natural de Anatote Filho de Hilquias, o sacerdote Contemporâneos:
A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA
VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO
Mariologia Prof. Thiago Onofre
Mariologia Prof. Thiago Onofre Quando Deus formou o mundo Olhou a Virgem Maria Que, por mistério profundo, Antes de criá-la a via... Nela pôs a formosura Da mais bela criatura Que por desígnio plasmou,
Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Introdução. Vidanova I G R E J A B A T I S T A
Doutrina a c e r c a d a : ola criptura : Definição: Revelação é, em termos teológicos, o processo pelo qual Deus desvenda ao o Seu caráter e Sua vontade. : a. Revelação Geral b. Revelação Especial : a.
Sumário. Prefácio... 13
Sumário Prefácio... 13 PARTE UM O LEGADO ISRAELITA 1. Cristianismo e judaísmo... 29 A separação dos caminhos... 29 O cristianismo e o cânone hebraico da Escritura... 40 O cristianismo e a interpretação
A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA
A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu
AULA 02. Pr. Wellington Almeida
Pr. Wellington Almeida RELATÓRIOS DE LEITURAS LIVRO AUTOR pg / cap ENTREGA 1º Atos dos Apóstolos Ellen White cap. 1, 2, 3 12/04 2º Teologia e metodologia da missão Elias Brasil de Souza pag. 3-27 31/07
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam
Exemplo do trabalho Final II
Christian Preaching College Um novo conceito de educação Exegese Básica Exemplo do trabalho Final II Aluno: Professor: Weslley W. de Oliveira Somerville, 23 de Outubro de 2013 Texto bíblico Mateus 9.9-13
OS LIVROS PROFÉTICOS A MISSÃO DOS PROFETAS: SUA VOCAÇÃO E CONFIRMAÇÃO
OS LIVROS PROFÉTICOS A MISSÃO DOS PROFETAS: SUA VOCAÇÃO E CONFIRMAÇÃO Falsos Profetas Esta dependência de Iahweh, da parte dos profetas, é vista ainda mais claramente quando confrontada com os falsos profetas
#4 A era dos profetas.
1 #4 A era dos profetas. Introdução: Visão geral do ministério dos profetas na Bíblia 1. As principais figuras de autoridade na sociedade judaica no Antigo Testamento eram: REIS SACERDOTES PROFETAS 2.
Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo
Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo
Panorama Bíblico O Pentateuco
Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 2 - ÊXODO 01 - INTRODUÇÃO Êxodo é o registro de nascimento do povo de Israel. O Egito foi O ventre onde esta nação foi gerada, ali Jacó chegou com 70 pessoas e se tornaram
As visões dos profetas não se constituem em manifestações físicas de Deus, mas aparições espirituais em sonhos ou estado de êxtase.
vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Conforme a Escritura, Deus é espírito puro, imaterial e invisível, é simples e não se constitui de partes. Está escrito que homem algum viu a Deus; está escrito
A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO
A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um
O significado do Evangelho
de O significado do Evangelho Boas Novas Anunciar o nascimento de uma criança Maldito seja o homem que levou a notícia a meu pai, e o deixou muito alegre, quando disse: "Você é pai de um menino! Jr 20.15
SUMÁRIO. Prefácio da Série 9Marcas...15
SUMÁRIO Prefácio da Série 9Marcas...15 1 A necessidade de teologia bíblica... 17 2 O que é teologia bíblica?... 27 3 Qual é a grande história da Bíblia? (primeira parte)... 35 4 Qual é a grande história
Importância da Ressurreição de Cristo
Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Importância da Ressurreição de Cristo O que as escrituras afirmam sobre a ressurreição de Cristo? 1. Doutrina fundamental do Cristianismo:
Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP
Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em
O 13. Na segunda vinda de Cristo, em
( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,
CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem
ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. I. A SEGUNDA
Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória. Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014
Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória Reunião com Professores da Escola Dominical 10 de outubro de 2014 Compromissos IPBVIT 1- Compromisso com as Escrituras e os Símbolos de Fé; 2- Compromisso com a
APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood
LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO PARTITURAS DOS CANTOS DO FOLHETO POVO DE DEUS - ANO B Partituras extraídas do Hinário Litúrgico da CNBB, Cantos e Orações e Cantando Salmos e Aclamações. São Paulo 14 de Janeiro
Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?
Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia
Lição 5 A identidade do Espírito Santo
CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera
Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:
Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:
INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.
INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja
ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus.
ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter do cristão, estudaremos Maria, a mãe de Jesus. OMaria, mãe de Jesus homem, é humilde serva do Senhor. www.portalebd.org.br
