SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária DECISÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária DECISÃO"

Transcrição

1 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 532/2017 REFERÊNCIA Processo n /93 INTERESSADO Engenheira Sanitarista ROGÉRIA CRISTINA FERREIRA BIELLA COLETI PROTOCOLO 2016/ e Assunto Solicita ART a posteriori DAR EMENTA Manifesta-se acerca do Processo n /93 Engenheira Sanitarista ROGÉRIA CRISTINA FERREIRA BIELLA COLETI. PROTOCOLO 2016/ e sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, DECIDIU manifestar-se favorável ao registro a posteriori ART n , considerando que a profissional possui atribuições para as atividades descrita na referida ART. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

2 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 533/2017 REFERÊNCIA Requerimento INTERESSADO Carla Souza Calheiros PROTOCOLO F-2017/ DAR EMENTA Manifesta-se acerca do requerimento protocolizado sob o n. F-2017/ em nome de Carla Souza Calheiros sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual requer baixa e Registro de Atestado referente as ARTs n. s , , , , , , , e , DECIDIU manifestar-se pelo INDEFERIMENTO do pedido de baixa das ARTs acima, bem como o Registro de Atestado, considerando que a profissional não consta como responsável técnica pela empresa na jurisdição do CREA-MS; Considerando o que dispõe os artigos 57 e 63 da Resolução n. 1025/09 do Confea. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

3 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 534/ P- REFERÊNCIA REQUERIMENTO INTERESSADO Engenheiro Civil Ney Vianna Filho PROTOCOLO DAR EMENTA Manifesta-se acerca do Requerimento protocolizado sob o n do Engenheiro Civil Ney Vianna Filho sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual requer revisão de atribuição par Elaboração de Projeto de Incêndio e Pânico, Teste de Estanqueidade e PSCIP de Centrais de Gás, Atestado de Conformidade Elétrica e SPDA e Atestado de Conformidade Elétrica e SPDA (Exceto execução). Considerando a Decisão Plenária PL/MS n. 130 de 23 de Março de 2016 que dispõe sobre execução de Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico, bem como a emissão Atestado de Conformidade de Instalação Elétrica; Considerando ainda, o Artigo 25 da Resolução n 218 do Confea, de 29 de junho de 1973, DECIDIU manifestar-se FAVORÁVEL a concessão de atribuições de Elaboração de Projeto de Incêndio e Pânico, Atestado de Conformidade Elétrica e SPDA e Atestado de Conformidade Elétrica e SPDA (Exceto execução), com exceção a atividade de Teste de Estanqueidade e PSCIP de Centrais de Gás sendo que o profissional não possui atribuições. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

4 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 535/ P- REFERÊNCIA Ofício Circular n. 2089/2017-CONFEA INTERESSADO CONFEA PROTOCOLO Presidência EMENTA Manifesta-se acerca do ofício Circular n. 2089/2017- CONFEA protocolizada sob o n sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual encaminha para manifestação as minutas das tabelas auxiliares de nível de atuação e de atividade profissional para fins de registro de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, DECIDIU manifestar-se na próxima reunião e solicitar o envio de cópias aos Conselheiros para manifestação. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

5 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 536/ P- REFERÊNCIA Mensagem Eletrônica INTERESSADO CONFEA PROTOCOLO Presidência EMENTA Manifesta-se acerca da Mensagem Eletrônica protocolizada sob o n do CONFEA. sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, considerando a Decisão n. 0141/2017 que aprovou a criação do Grupo de Trabalho Agenda 2020, com o seguinte objetivo estudar mecanismos de fiscalização ou atuação junto às organizações públicas e sociedade civil organizada em âmbito municipal, estadual ou federal com o fim de ampliar a participação de profissionais no debate e nos projetos voltados à gestão sustentável dos municípios. Durante a de instalação, no tocante ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho, ficou definido que será solicitado contribuições acerca dos itens a. e b. aos membros do CDEN, CP, Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas e Conselheiros Federais sobre os itens a. e b. até o dia 15 de julho de 2017, sendo a Ação A) No tocante ao planejamento levantar os temas relevantes, as oportunidades e ameaças aos interesses da Engenharia e da Agronomia e sociedade civil em âmbito municipal, estadual e federal. B) Apontar mecanismos que envolvam todas as esferas do governo e a sociedade civil organizada, nos debates e eventos dos temas levantados de modo a deixar claro e evidente a importância do conhecimento dos profissionais da Engenharia e da Agronomia na tomada de decisões e nos projetos voltados ao desenvolvimento sustentáveis dos municípios, DECIDIU manifestar-se em Plenário. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

6 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 537/2017 CI n. 125/2016-DFI Departamento de Fiscalização DFI DFI EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Engenheiro Civil Arthur Chinzarian do Trabalho CEECAST, do Conselho Regional de Engenharia e MPFAgronomia do Estado de Mato Grosso do Sul CREA-MS, em sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual encaminha para análise a documentação protocolizada sob o n da empresa Osvaldir de Laroza-ME referente o Comunicado n Informa que a empresa se limita somente a recolhimentos de Resíduos Domiciliares e Limpeza de Fossas Sépticas Sumidouros, que não executa obras ou elabora projetos, no qual não necessita de registro no CREA-MS. DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Considerando Contrato apresentado sob o n. 194/2015 celebrado entre a empresa e o Município de Naviraí, sendo que na cláusula primeira do Objeto Contratação de empresa especializada em prestação de serviço de drenagens, constante no item 001, conforme termo de referência para atender a gerência de serviços públicos deste Município, considerando ainda o instrumento de Pregão Presencial n. 19/2015 consta a estimativa de quantidade mínima e máxima e a discriminação detalhada do serviço objeto do edital, conforme Termo de Referência, anexo I, cujas especificações são Serviços de Drenagem de Fossas e Serviço de Dragagem de Banheiros Químicos. Considerando o que dispõe o artigo 59 da Lei n /66 Art As firmas, sociedades, associações, companhias, cooperativas e empresas em geral, que se organizem para executar obras ou serviços relacionados na forma estabelecida nesta Lei, só poderão iniciar suas atividades depois de promoverem o competente registro nos Conselhos Regionais, bem como o dos profissionais do seu quadro técnico. Diante do exposto, sou pela procedência do Comunicado n Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

7 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 538/2017 Protocolo Denunciante José Ernane Alencar Denunciado M.M. da S. Assunto Denúncia CEEP EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual trata-se o presente processo de representação em desfavor ao Engenheiro Civil Maysson Mateus da Silva pelo fato que o mesmo exerce a função de fiscal junto à Prefeitura de Coxim e ao mesmo tempo assina projetos como responsável técnico na zona urbana da cidade, em áreas de APP, protocolada neste CREA em 31 de março de 2015, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Considerando que foi enviado ofício ao profissional para manifestar-se sobre a denúncia conforme Ofícios n. 064/2015-GEAC em 23/06/2015, 058/2015-GEAC em 29/04/2015 e 005/2016-DAT em 12/01/2016; Considerando que o profissional manifestou-se conforme Protocolo n alegando que foi nomeado no cargo de assessor executivo II (DGAS-3) na Prefeitura Municipal de Coxim, onde também presta alguns serviços na área da engenharia que nunca foi fiscal de obra, bem como jamais assinou nenhum projeto de sua autoria na prefeitura; Considerando que o profissional apresentou alguns projetos de sua autoria e sendo analisada e aprovado por outro profissional da Prefeitura Municipal de Coxim anexa cópia de vários Alvara de Licença para Construção; Considerando que em 06/04/2016 a Conselheira Relatora Elizabeth Cox solicita diligência para o departamento do CREA-MS verificar a existência de visto do profissional e envio de ofício ao denunciado para apresentar cópia do decreto de sua nomeação e descrição das atividades inerentes ao cargo; Considerando que foi enviado os ofícios n.s 079/2016 DAT e 144/2016-DAT para o profissional, sendo que o mesmo não se manifestou. Considerando que foi anexado a Certidão de Registro do profissional com visto neste Conselho. Diante o exposto, o profissional não atendeu à solicitação do CREA-MS, e deixou evidente as dúvidas do cargo que atua junto a Prefeitura Municipal de Coxim, somos pelo envio à Comissão de Ética para a devida instrução do processo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

8 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 539/2017 Protocolo n. Prot. nº F2017/ ; F2017/ ; F2017/ ; e F2017/ ENGª. CIVIL MAYRA GOLIN RODRIGUES DAR EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual tratam-se os autos de pedido efetuado pela profissional ENGª. CIVIL MAYRA GOLIN RODRIGUES, solicitando baixa da ART s, conforme protocolos Prot. N.S F2017/ ; F2017/ ; F2017/ ; e F2017/ ART N ; ; ; ; , ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro, com o seguinte teor De maneira geral, o escopo dos serviços constantes nas ART s em que se solicita baixa, referem-se à atuação na coordenação e/ou atuação na elaboração de estudos, programas e projetos de monitoramento de impactos ambientais e proposição de medidas mitigatórias de atividades diversas, destaco laudo de impacto de remoção de combustíveis em posto de gasolina desativado. Fato é que a Resolução CONFEA nº 218/1973 em seu artigo 7 estabelece que...art. 7º - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAçãO e CONSTRUçãO I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1º desta Resolução, referentes a edificações, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, de abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; pontes e grandes estruturas; seus serviços afins e correlatos... No artigo 25 da mesma Resolução, explicita-se que... Art Nenhum profissional poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem, pelas características de seu currículo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduação profissional, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de pós-graduação, na mesma modalidade. (GRIFO NOSSO)... Contam dos autos do processo, solicitação da profissional, de inclusão de curso de MBA em Pericia, Auditoria e Gestão Ambiental, oferecido pelo Centro de Pós Graduação Faculdades Osvaldo Cruz, em seu registro profissional (fls ). Tal pedido fora indeferido (fl. 56) pelo motivo de o curso de Pós Graduação em questão não estar, a época, registrado junto ao CREA/SP. Em nova consulta ao CREA-SP, conta registro do curso de pós graduação supracitado (fl. 79). Considerando que, ao término da atividade técnica desenvolvida obriga à baixa da ART de execução de obra, prestação de serviço ou desempenho de cargo ou função, devendo ser baixada em função da rescisão contratual, nos termos dos artigos 14, 15, 16 e 17 da Resolução nº 1.025/2009 do CONFEA../..

9 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 539/2017 Protocolo n. Prot. nº F2017/ ; F2017/ ; F2017/ ; e F2017/ ENGª. CIVIL MAYRA GOLIN RODRIGUES DAR Considerando a declaração apresentada pelo profissional solicitando o encerramento da ART de prestação de serviço técnico, e que foram cumpridas as exigências legais, manifestamos pelo DEFERIMENTO da BAIXA das ART s n.s ; ; ; ; , ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; ; Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

10 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 541/2017 REFERÊNCIA 008P-CI N. 031/2017-DFI. INTERESSADO DIEMES JOSÉ DA CUNHA FERREIRA. DAR EMENTA Aprova o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, a qual a CI nº 031/2017-DFI refere-se ao encaminhamento, pelo setor de fiscalização, da ART nº registrada pelo Engenheiro Civil Diemes José da Cunha Ferreira, devido ao fato do profissional ter recolhido uma única ART para a execução de 20 (vinte) imóveis residenciais em vários endereços no município de Costa Rica/MS. A ART registrada não se encontra em desacordo com a Resolução 1025, de 30 de outubro de 2009, que cita em seu Art 3º Todo contrato escrito ou verbal para execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea fica sujeito ao registro da ART no Crea em cuja circunscrição for exercida a respectiva atividade. Sendo a contratante uma imobiliária (Paraná Imobiliária Consultoria e Construção Civil LTDA), é perfeitamente possível que a ART seja referente a um único contrato, relativo à empreitada de construção de 20 imóveis, distribuídos nos endereços declarados, sendo que a área construída total e valor do contrato são plausíveis, DECIDIU aprovar o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma, com o seguinte teor Por todo acima exposto, manifesto-me pela manutenção da ART registrada pelo engenheiro civil Diemes José da Cunha Ferreira, uma vez que esta está de acordo com as Resoluções do CREA. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

11 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 542/2017 Mensagem Eletrônica protocolizada sob o n da Interessada Engenheira Marisa Mieko Matsumoto DAR EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Sérgio Viero Dalazoana sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, a qual engenheira Civil da Caixa Econômica, Marisa Mieko Matsumoto, envia mensagem eletrônica solicitando análise da ART nº quanto à atribuição do profissional nas atividade relacionadas. O profissional em questão é Nelson Mário Leal Leite com os títulos de Engenheiro Agrimensor e Tecnólogo em Construção Civil. No campo Finalidade, da ART, está EXECUÇÃO DE 204 UNIDADES HABITACIONAIS NO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SONHO GRANDE, CONTENDO IMPLANTAÇÃO DO LOTE URBANO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDROSSANITÁRIAS, ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO, ACESSIBILIDADE, REDE E ABASTECIMENTO DE ÁGUA, PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO, REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA E ILUMINAÇÃO, REDE COLETORA DE ESGOTO, PROJETO E EXECUÇÃO DE DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS E EXECUÇÃO DE ARBORIZAÇÃO E PAIZAGISMO, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Sérgio Viero Dalazoana, com o seguinte teor A Resolução 313/86 do Confea, nos artigos 3º e 4º, rege as atribuições de Tecnólogo e a Resolução 218/73 do Confea, no artigo 4º, rege as atribuições do Agrimensor. Em análise da Resolução 218/73, as atividades relacionadas na ART em questão não condiz com as atribuições do Engenheiro Agrimensor. No parágrafo Único do artigo 3º da Resolução 313 está descrito que Compete, ainda, aos Tecnólogos em suas diversas modalidades sob a supervisão e direção de Engenheiros, Arquitetos ou Engenheiros Agrônomos 1) execução de obra e serviço técnico; 2) fiscalização de obra e serviço técnico; 3) produção técnica especializada. Logo, também este parágrafo não dá atribuição ao Tecnólogo pois o Engenheiro Agrimensor não tendo habilitação, não pode supervisionar e dirigir os trabalhos descritos na ART. Pelo exposto acima, somos pela nulidade da ART n do profissional acima, conforme disposto o inciso II do artigo 25 da Resolução n. 1025/09, bem como enviar ao DFI para autuação do profissional pelo artigo 6º b da Lei n /66. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

12 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 543/2017 Protocolo n Flávio Salomão Cândia DAR EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Domingos Sahib Neto sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, o profissional Engenheiro Civil Flavio Salomão Candia requereu a este Conselho em 11/04/2017 através do protocolo n Analisando a presente solicitação tem como objetivo da verificação de atribuição em razão estar montando laboratório nos serviços de metrologia, isto é, com calibração e acreditação e registro no Inmetro. Considerando que Metrologia é uma das funções básicas necessárias a todo Sistema de Garantia da Qualidade. Efetivar a qualidade depende fundamentalmente da quantificação das características do produto e do processo. Esta quantificação é conseguida por meio de definição das unidades padronizadas (conhecidas como unidades de medida, que permitem a conversão de abstrações como comprimento e massa em grandezas quantificáveis como metro, quilograma, etc.), instrumentos que são calibrados em termos destas unidades de medida padronizadas, uso destes instrumentos para quantificar o medir os parâmetros do produto ou processo de análise. Considerando que o profissional interessado possui como atribuição Artigo 7 da Resolução n 218 de do Confea; Considerando que o profissional é formado pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá, Pós-graduado Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Considerando ainda, o Artigo 25 da Resolução n 218 do Confea, de 29 de junho de 1973, que versa Art Nenhum profissional poderá desempenhar atividades além daquelas que lhe competem, pelas características de seu currículo escolar, consideradas em cada caso, apenas, as disciplinas que contribuem para a graduação profissional, salvo outras que lhe sejam acrescidas em curso de pós-graduação, na mesma modalidade. DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Domingos Sahib Neto, com o seguinte teor Diante do exposto, manifestamos pelo INDEFERIMENTO da solicitação do profissional sendo que o mesmo não possui atribuições para atividade de calibração em equipamentos, o profissional poderá ser responsável pela empresa na área da Engenharia Civil e a atividade de calibração em equipamento deverá contratar profissionais com atribuições (Engenheiro Elétrica, Eletrônica e Mecânica) dependendo do tipo de equipamentos. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

13 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 544/2017 Protocolo n. 2017/ Geógrafo Arilson Vagner Volken DAR EMENTA Aprova o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, trata-se a presente solicitação do profissional Geógrafo Arilson Vagner Volken, que requer, perante este Conselho, a baixa das ARTs, registradas em 18/04/2017 sob os nº ; ; Em todos os casos, o profissional registrou ART individual constando, entre outros serviços, o Estudo de Impacto Ambiental, em diferentes localidades. A Resolução CONAMA Nº 001, de 23 de janeiro de 1986, em seu Art. 7º, cita O estudo de impacto ambiental será realizado por equipe multidisciplinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto e que será responsável tecnicamente pelos resultados apresentados. A Resolução CONFEA nº 1.025, de 30 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, cita, em seu Art 11º inciso IV, a seguinte classe de ART ART de equipe, que indica que diversas atividades complementares, objetos de contrato único, são desenvolvidas em conjunto por mais de um profissional com competências diferenciadas., DECIDIU aprovar o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma, com o seguinte teor Considerando que o profissional registrou três ARTs individuais constando o serviço de Estudo de Impacto Ambiental em diferentes localidades, sendo que este serviço deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, recomendo envio de diligência ao DAR para solicitar ao profissional as ARTs da equipe, bem como a alteração das ARTs nº , e , incluindo o vínculo aos demais profissionais envolvidos na obra. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

14 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 545/2017 Denúncia protocolizada sob o n Lucienne Castello CEEP EMENTA Aprova o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual o documento protocolizado neste Conselho sob o nº , em 19 de janeiro de 2017, é caracterizado por uma denúncia contra o Engenheiro Civil Lucas Tenuta, responsável por uma obra ao lado da propriedade da denunciante. Esta alega se sentir lesada pela construção no terreno vizinho, devido à utilização de máquinas pesadas que abalaram a estrutura do muro de divisão das propriedades, causando rachaduras e infiltrações. Alegou que não foram utilizadas proteções na obra para evitar que caíssem pregos, britas, cimento e poeira em sua propriedade, o que inviabilizou o uso de sua área de lazer. A denunciante também enviou fotos do muro e alegou que a inquilina de sua casa saiu devido ao stress causado, ocasionando prejuízos financeiros. Ela afirma ainda que solicitou ajuda ao proprietário do terreno, Sr Hermann Tenuta, e não obteve resposta. O denunciado Eng civil Lucas Nantes Tenuta recebeu, em 22/03/2017, o Ofício nº 047/2017 para conhecimento e manifestação, e apresentou resposta à denúncia por meio de sua advogada. Em sua alegação de defesa, ela informou que a obra possui projeto elaborado dentro das normas técnicas, com o respectivo alvará de construção (cuja cópia foi enviada anexa). Também citou que as demais casas que margeiam o terreno da construção não apresentaram reclamações e que não foram utilizadas máquinas pesadas, somente uma retroescavadeira para limpeza do terreno, que, segundo ela, não é capaz de provocar os danos citados pela denunciante. A defesa também alega que as infiltrações são pré-existentes ao início da execução da obra, podendo ser decorrentes do período dos serviços de asfaltamento do bairro, ocasião na qual o terreno em questão foi utilizado como canteiro de obras. A defesa também nega a acusação de ausência de telas protetoras quando do levantamento da obra e informa que o proprietário do terreno, Sr Hermann Tenuta, adotando a política de boa vizinhança, não obstante inexistir qualquer responsabilidade em relação às condições do muro da denunciante, atendeu às solicitações e promoveu a pintura do muro. Por fim, a defesa solicita o arquivamento da presente denúncia, DECIDIU aprovar o relato da Conselheira Taís Arriero Shinma, com o seguinte teor Dado o conflito de informações entre denunciante e representante do denunciado, encaminho o processo à Comissão de Ética Profissional, para instrução. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

15 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 546/2017 Ética Oficio nº 014/2016/CEEP e processos /2013; /2013; /2013; /2013 e /2013 M (Denunciante) e Eng. Civis G.R.M; F.R.B; H.H; R.M.P.; C.R.M (Denunciados) CEEP EMENTA Aprova o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual tratam-se os autos de análise de petição encaminhada pela comissão de Ética Profissional para manifestação da CEECAST quanto à apuração da participação dos Engenheiros Civis Marcelo Miranda Soares e Guilherme de Alcântara Carvalho em possíveis condutas antiéticas, já que foram citados nos autos em questão, porém não constam da denúncia do Ministério Publico Federal (MPF) que aponta o envolvimento dos profissionais Eng. Civis Gustavo Rios Milhorim; Francisco Roberto Berno; Hilário Horta; Renato Machado Pedreira; Carlos Roberto Milhorim na prática de crimes capitulados nos artigos 288, 298, 299 e 317 do Código Penal, na gestão e realização de contratos da Superintendência Regional do DNIT em MS. Os autos da denuncia oferecida pelo MPF contra os profissionais Eng. Civis Gustavo Rios Milhorim; Francisco Roberto Berno; Hilário Horta; Renato Machado Pedreira; Carlos Roberto Milhorim, pela prática de fatos delituosos as funções e atividades de engenharia que exerceram junto aos referidos contratos, apontaram indícios de violações aos princípios éticos previstos no Código de Ética Profissional (Art. 8 item III Da honradez da profissão A profissão é o alto título de honra e sua pratica exige conduta honesta, digna e cidadã ), bem como a prática de condutas vedadas (art. 10 item I, subitem b usar de privilegio profissional ou faculdade decorrente de função de forma abusiva, para fins discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais. ). Foram instaurados processos de apuração e verificação da conduta de cada um dos profissionais acima citados. Quanto à verificação de possível participação antiética dos profissionais Engenheiros Civis Marcelo Miranda Soares e Guilherme de Alcântara Carvalho, de forma a preservar o CREA/MS de omissão em relação ao assunto, a CEECAST efetuou consulta à Assessoria Jurídica deste conselho regional, para manifestação a cerca da possibilidade de instauração de processo ético disciplinar a estes profissionais, ainda que não tenham sido citados no oficio remetido pelo MPF (fl. 02). Constam dos autos Parecer nº 037/2016 DJU, que manifesta o parecer da Assessoria Jurídica deste CREA/MS quanto ao questionamento da CEECAST, com manifestação de parecer favorável no sentido de que é possível a instauração de processo ético disciplinar aos profissionais Engenheiros Civis Marcelo Miranda Soares e Guilherme de Alcântara Carvalho, ainda que seus nomes não tenham sido mencionados no Ofício remetido pelo MPF, porquanto a conduta dos mesmos foi detalhada na denúncia que instrui o referido Ofício, atendendo ao que dispõe o art. 7 da Resolução nº 1.004/2003 do CONFEA. DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro, com o seguinte teor./..

16 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 546/2017 Ética Oficio nº 014/2016/CEEP e processos /2013; /2013; /2013; /2013 e /2013 M (Denunciante) e Eng. Civis G.R.M; F.R.B; H.H; R.M.P.; C.R.M (Denunciados) CEEP Considerando o exposto e a análise detalhada dos autos, somos de parecer favorável no sentido de que é possível a instauração de processo ético disciplinar aos profissionais Engenheiros Civis Marcelo Miranda Soares e Guilherme de Alcântara Carvalho, ainda que seus nomes não tenham sido mencionados no Ofício remetido pelo MPF, porquanto a conduta dos mesmos foi detalhada na denúncia que instrui o referido Ofício, atendendo ao que dispõe o art. 7 da Resolução nº 1.004/2003 do CONFEA.. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

17 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 547/2017 Protocolo n Engenheiro Ambiental THIAGO FARIAS DUARTE DAR EMENTA Aprova o relato da Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, Tratam-se os autos de pedido efetuado pelo profissional ENG. AMB. THIAGO FARIAS DUARTE, requerendo cancelamento da ART n , e Baixa das ART s n e Constam dos autos OF nº 0539/2015/DAR, de 04 de setembro de 2015, solicitando do requerente a motivação do cancelamento da ART n e anuência do contratante que a obra/serviço não foi executada. Constam também OF nº 0657/2015/DAR, de 26 de novembro de 2015, solicitando do requerente a apresentação de cópia dos projetos referentes aos objetos das ART s n e , as quais o profissional solicita a baixa. Em resposta o requerente esclarece que o pedido de cancelamento da ART n se dá devido à emissão da mesma de forma incorreta. Alega o profissional que a contratante solicitou que a ART do serviço fosse emitida diretamente a ela pelo responsável técnico da empresa contratada, no caso a Anambi Analise Ambiental, e naquele momento o profissional não era responsável técnico pela contratada. Diante o exposto, a situação da Anambi Analise Ambiental fora regularizada junto ao CREA/MS, e o profissional emitiu uma ART de cargo e função para a mesma, visando ao atendimento às exigências do contratante (Concessionaria de Rodovia Sul Mato-grossense S.A.). Discorre ainda o requerente que efetuou a emissão da ART n diretamente à Concessionaria de Rodovia Sul Matogrossense S.A., atendendo assim a sua solicitação. De tal modo, a ART n busca, de acordo com o profissional, a substituição da ART n , que de acordo com o requerente, fora preenchida de maneira incorreta. Complementarmente o profissional apresenta a solicitação de baixa das ART s n e , por conclusão do serviço técnico, apresentando a 5ª via original das ART s, com as assinaturas do profissional e do Contratante, na frente e no verso da ART, nos termos dos artigos 6º e 16º da Resolução 1.025/2009 do CONFEA). Apresenta também cópia do projeto referente ao serviço técnico constante na ART n DECIDIU aprovar o relato da Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro, com o seguinte teor Considerando a análise detalhada dos autos, bem como o fato de que, ao término da atividade técnica desenvolvida obriga à baixa da ART de execução de obra, prestação de serviço ou desempenho de cargo ou função, devendo ser baixada em função da rescisão contratual, nos termos dos artigos 14, 15, 16 e 17 da Resolução nº 1.025/2009 do CONFEA. Considerando a declaração apresentada pelo profissional solicitando o encerramento da ART de prestação de serviço técnico, e que foram cumpridas as exigências legais, manifestamos pelo DEFERIMENTO da BAIXA da ART n Considerando a declaração apresentada pelo profissional manifestamos de DEFERIMENTO do CANCELAMENTO da ART n

18 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 547/2017 Protocolo n Engenheiro Ambiental THIAGO FARIAS DUARTE DAR Complementarmente solicitamos envio de diligencia a DAT para envio de oficio ao profissional ENG. AMB. THIAGO FARIAS DUARTE, de forma a Informar ao profissional que o procedimento correto para sanar inconsistências/incoerências no preenchimento de ART, recolhida e válida, não se dá através de cancelamento, e sim por SUBSTITUIÇÃO da referida ART, inclusive sem a necessidade de novo recolhimento de emolumentos; Em relação aos serviços constantes na ART n , solicitamos a apresentação das Anotações de responsabilidade técnica da equipe que compõem os serviços técnicos descritos, de forma a melhor substanciar a solicitação de baixa do requerente. Solicitamos também a apresentação de contrato de serviços ou equivalente, celebrado entre a Proprietária (FUNDECT/MS) e a Contratante (Anambi Analise Ambiental) caracterizando o vinculo de contratação para prestação de serviço entre elas, bem como Declaração, por parte da proprietária, de conclusão dos serviços celebrados no referido contrato/convênio celebrado entre as partes. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

19 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 548/2017 Dcte Condomínio Residencial Piazza Boulevard Dcdo V. H. C. G Empreendimentos DAT EMENTA Aprova o relato da Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato da Conselheira Vinicius de Oliveira Ribeiro, com o seguinte teor Somos de parecer ao envio de Diligência ao representante legado do Condomínio Piazza Boulevard para que informe se os problemas que geraram a denúncia ainda persistem ou se já foram sanadas satisfatoriamente. Paralelamente solicitamos envio de Diligência à Vanguard Home Campo Grande Empreendimentos para que represente as ART s de Projeto e Execução das Obras de implantação do Condomínio Piazza Boulevard, em Campo Grande-MS. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

20 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 549/2017 Requerimento do Engenheiro Alexsandro de Pina Pinto DAR EMENTA Aprova o relato da Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise da documentação em epígrafe, na qual trata-se a presente solicitação do profissional Engenheiro Alexsandro de Pina Pinto, alegando que o IMASUL, através de seu corpo técnico o proibiu de apresentar processos de licenciamento ambiental Relatório de Sondagem de Profundidade de Lençol Freático RSL. Alega ainda o profissional que já possui atribuição para licenciamento de poços tubular profundo, emitido por este CREA-MS. Ante o exposto, o profissional solicita que este Conselho analise suas atribuições quanto a atribuição para licenciamento do RSL, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro, com o seguinte teor Considerando que a outorga de direito de uso de recursos hídricos, de acordo com a Agencia Nacional das Aguas ANA, é o ato administrativo mediante o qual o poder público outorgante (União, Estado ou Distrito Federal) faculta ao outorgado (requerente) o direito de uso de recursos hídricos, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato. Considerando a Decisão Normativa nº 059, de 09 de maio de 1997, que em seu item 2.1 elenca que Poderão, ainda, responsabilizar-se tecnicamente pelas atividades descritas no item 1. (planejamento, pesquisa, locação, perfuração, limpeza e manutenção de poços tubulares para captação de água subterrânea) da presente Decisão Normativa, os profissionais com atribuições constantes no Decreto nº /33, que comprovem ter cursado disciplinas de caráter formativo pertinentes às mencionadas atividades, sendo seu currículo escolar submetido à análise da Câmara Especializada de Geologia e Minas... Considerando o artigo 2º da Resolução 447/2000, que elenca que... Art. 2º Compete ao engenheiro ambiental o desempenho das atividades 1 a 14 e 18 do art. 1º da Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos...../..

21 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 549/2017 Requerimento do Engenheiro Alexsandro de Pina Pinto DAR Considerando que o ato de Licenciamento ambiental é uma das atividades inerentes aos profissionais da engenharia ambiental, e pelo princípio da razoabilidade, uma vez que o profissional já está habilitado por este Conselho, para licenciamento ambiental de projeto de poços artesianos, somos de parecer favorável à aceitação por parte do órgão ambiental, para processos de licenciamento ambiental de relatório de sondagem de profundidade de lençol freático RSL, da responsabilidade técnica de instruir os processos, por parte dos profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia Sanitária. Complementarmente, somos de parecer favorável a encaminhamento desta decisão ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul IMASUL, para providenciar as devidas adequações ao processo de licenciamento.. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

22 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 550/2017 Processo Lívia Ferraz Agi Mendes DAT EMENTA Infração ao artigo 16 da Lei 5.194/66 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Gerson da Costa Melo, com o seguinte teor Manifestamos -nos pela procedência do auto de infração n , bem como pela manutenção da multa prevista na alínea "a" do art. 73 da Lei 5.194/66 em grau máximo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

23 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 551/2017 Processo Alexandre Henrique Motta Del Pinto DAT EMENTA Infração ao artigo 1º da Lei 6496/77 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Elaine da Silva Dias, com o seguinte teor Somos pelo cancelamento do auto de infração e arquivamento do processo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

24 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 552/2017 Processo Gomes & Cruz Incorporadora e Construtora Ltda. DAT EMENTA Infração ao artigo 59 da Lei 5.194/66 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Elaine da Silva Dias, com o seguinte teor Somos pela procedência do Auto de Infração e aplicação da multa em grau máximo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

25 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 553/2017 Processo Supermix Concreto S/A DAT EMENTA Infração ao artigo 1º da Lei 6496/77 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Elaine da Silva Dias, com o seguinte teor Somos pela procedência do Auto de Infração e consequente aplicação da multa em grau máximo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

26 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 554/2017 Processo Supermix Concreto S/A DAT EMENTA Infração ao artigo 1º da Lei 6496/77 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Elaine da Silva Dias, com o seguinte teor Somos pela procedência do Auto de Infração e consequente aplicação da multa em grau máximo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

27 Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 555/2017 Processo ENGENHEIRO CIVIL JOÃO GUSTAVO FALCÃO DAT EMENTA Infração ao artigo 6º alínea C da Lei 5.194/66 sua 469ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Somos pela procedência do auto de infração n e a consequente aplicação da multa prevista na alínea d do artigo 5.194/66 em grau máximo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

28 Nº 468ª RO Nº CEECAST/MS n. 532/2017 Processo n J. CHAGAS LOCAÇÃO DE MÁQUINAS ME DAT EMENTA Infração ao artigo 59º da Lei 5.194/66 sua 468ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU por aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Somos pela improcedência do auto de infração e a consequente arquivamento do processo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

29 Nº 468ª RO Nº CEECAST/MS n. 533/2017 Processo n CF GOMES ISOMUNDO -ME DAT EMENTA Infração ao artigo 58º da Lei 5.194/66 sua 468ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU por aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Somos pela improcedência do auto de infração e a consequente arquivamento do processo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

30 Nº 468ª RO Nº CEECAST/MS n. 534/2017-b Processo n CF GOMES ISOMUNDO -ME DAT EMENTA Infração ao artigo 58º da Lei 5.194/66 sua 468ª, realizada em 12 de julho de 2017 do corrente ano, após análise do processo em epígrafe, DECIDIU por aprovar o relato do Conselheiro Arthur Chinzarian, com o seguinte teor Somos pela improcedência do auto de infração e a consequente arquivamento do processo. Coordenou a o Conselheiro Engenheiro Ambiental VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO. Votaram favoravelmente os senhores (as) Conselheiros (as), GERSON DA COSTA MELO, ARTHUR CHINZARIAN, DOMINGOS SAHIB NETO, LINCOLN DE ANDRADE PIZZATO, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, ANDREA SIMIOLI MACIEL MONTEIRO, SÉRGIO VIERO DALAZOANA, ELAINE DA SILVA DIAS, GANEM JEAN TEBCHARANI, RHUAN DYEGO BORTONE GRUBERT, e o Conselheiro Suplente RAFAEL ARAÚJO BIANCHI.

CEECAST/MS n. 2194/2017

CEECAST/MS n. 2194/2017 Nº 471ª RO Nº CEECAST/MS n. 2194/2017 REFERÊNCIA PROCESSO N. 159854/2016 INTERESSADOSENAI - CORUMBÁ-MS PROTOCOLO 1455015 Assunto REGISTRO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO EMENTA Aprova o relato

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : CEECAST/MS n. 4040/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : CEECAST/MS n. 4040/2017 Nº 474ª RO Nº CEECAST/MS n. 4040/2017 Processo n. 150938/15 Engenheiro Civil HENRIQUE CENEDESI PORTILHO DAR Revisão de Atribuições A Câmara de Engenharia Civil, Agrimensura e do Sul CREA-MS, em sua 474ª,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. CEECAST/MS n. 2159/2017 EMENTA DECISÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. CEECAST/MS n. 2159/2017 EMENTA DECISÃO Nº 471ª RO Nº Decisão de Câmara Especializada CEECAST/MS n. 2159/2017 PROCESSO N. 141941/2013 INTERESSADOSENAI - CAMPO GRANDE -MS PROTOCOLO 1461460 e 1454878 Assunto REGISTRO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária. : CEECAST/MS n.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária. : CEECAST/MS n. DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO (CEECAST/MS) Nº 469ª RO Nº CEECAST/MS n. 1257/2017 Processo 2017/029007-1 INOVATER - ENGENHARIA & SERVIÇOS LTDA DAR seguinte

Leia mais

REFERÊNCIA: MENSAGEM ELETRÕNICA PROTOCOLO: INTERESSADO: CONFEA

REFERÊNCIA: MENSAGEM ELETRÕNICA PROTOCOLO: INTERESSADO: CONFEA Nº 471ª RO Nº Decisão de Câmara Especializada CEECAST/MS n. 2250/2017 REFERÊNCIA MENSAGEM ELETRÕNICA PROTOCOLO 1466424 INTERESSADO CONFEA Presidência Manifesta-se acerca da Mensagem Eletrõnica. Protocolo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Extraordinária DECISÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Extraordinária DECISÃO Ordinária Nº 467ª RO de 10/05/2017 Nº CEECAST/MS n. 461/2017 - N. 222/2017-CEECAST -CI N. 072/2017-DAT DAT EMENTA Manifesta-se acerca da N. 222/2017- CEECAST e da CI N. 072/2017-DAT que dispõe sobre ART

Leia mais

REFERÊNCIA: Requerimento INTERESSADO: Engenheiro Civil João Paulo Rosa dos Santos PROTOCOLO: F2017/

REFERÊNCIA: Requerimento INTERESSADO: Engenheiro Civil João Paulo Rosa dos Santos PROTOCOLO: F2017/ Nº 473ª RO Nº CEECAST/MS n. 3232/2017 REFERÊNCIA Requerimento INTERESSADO Engenheiro Civil João Paulo Rosa dos Santos PROTOCOLO F2017/066970-4 DAR EMENTA Manifesta-se acerca do requerimento protocolizado

Leia mais

PAUTA DA 469ª REUNIÃO ORDINÁRIA 12 DE JULHO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 469ª REUNIÃO ORDINÁRIA 12 DE JULHO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO INICIO: 13h40 TERMINO: 16h50 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros. José Carlos Ribas; Elizabeth S. Cox Moura Leite; Eduardo Barros Bittencourt; Valter Almeida

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MS ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Decisão de Câmara CEEST /MS nº 0001/2019 001P PROTOCOLO N. 1473801 Eng. Elétr. E Seg. Trab. Reynaldo Barros - CONFEA Setor EMENTA Decisão PL-1947/2018, que definiu a data final (26/04/2019) para que as

Leia mais

: Extraordinária. : CEECAST/MS n. 4414/2018. Interessado: UNIP Universidade Paulista. Processo: /2017. Protocolo: DECISÃO

: Extraordinária. : CEECAST/MS n. 4414/2018. Interessado: UNIP Universidade Paulista. Processo: /2017. Protocolo: DECISÃO Nº 483ª RO Nº CEECAST/MS n. 4414/2018 Interessado UNIP Universidade Paulista Processo 160.717/2017 Setor Plenário Protocolo 1467660 Cadastramento do Curso de Pós graduação Geoprocessamento e Georreferenciamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 113/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 179163/2012 176799/2012 INTERESSADO: FRANCISCO JOSÉ VELA ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O profissional Engenheiro Civil Francisco José

Leia mais

1 de :03

1 de :03 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO RELATÓRIO E VOTO FUNDAMENTADO CREA-GO Processo: 215454/2012 Folha: Assinat.: Órgão Plenário Processo n. 215454/2012

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 041/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 45787/2013 INTERESSADO: FLÁVIO BOSKOVITZ ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O sr. Flávio Boskovitz, protocolou junto ao CREA-SP consulta

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL. Julgamento de Processos 1 II - PROCESSOS DE ORDEM A II. I - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TECNICO 2 UGI MOGI GUAÇU Nº de Ordem 1 Proposta CAT (fl.17) Processo/Interessado A-868/1995 V3 Relator JOSÉ FLORIANO DE AZEVEDO MARQUES NETO

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Agente Administrativa da área Registro e Cadastro 2012-2016 Líder da área de Registro e ART 2012-2016 Líder de Área de

Leia mais

Processo no: PR 972/08 Interessado: EDNALDO VICENTE GONZAGA Assunto: Revisão de Atribuições. Histórico: Consta no presente processo:

Processo no: PR 972/08 Interessado: EDNALDO VICENTE GONZAGA Assunto: Revisão de Atribuições. Histórico: Consta no presente processo: fl.n.q 2-3 Arq,uro.Di~amizu,AssistenteTéci\icaGEATiSUPTEC Reg, 3998 5061452673 PortariaSUPTECN" I Histórico: Consta no presente processo: A fi. 02, o pedido de revisão de atribuição (protocolo nº 020-68309

Leia mais

CEEC. Câmara Especializada de Engenharia Civil

CEEC. Câmara Especializada de Engenharia Civil CEEC Câmara Especializada de Engenharia Civil Coordenador: Engenheiro Ambiental Euzebio Beli Conselheiro pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal 2015-2017 civil@creasp.org.br Deverão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA Nº 477ª RO Nº CEECAST/MS n. 612/2018 REFERÊNCIA Protocolo INTERESSADO Engenheira Sanitarista e Ambiental LAIS DE LUNA RIBEIRO PROTOCOLO 1468750 DAR Aprova o relato do Conselheiro Vinicius de Oliveira Ribeiro

Leia mais

PAUTA DA 472ª REUNIÃO ORDINÁRIA 4 DE OUTUBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 472ª REUNIÃO ORDINÁRIA 4 DE OUTUBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros INICIO: 13H40 TERMINO: 17H50 CONSELHEIROS: ARTHUR CHINZARIAN, VINICIUS DE OLIVEIRA RIBEIRO, TAIS ARRIERO SHINMA, GETÚLIO

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

PAUTA DA 473ª REUNIÃO ORDINÁRIA 8 DE NOVEMBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 473ª REUNIÃO ORDINÁRIA 8 DE NOVEMBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros INICIO : 13H40 TERMINO: 17H30 CONSELHEIROS: GETÚLIO NEVES DA COSTA DIAS 2 - ATA: RO 471ª 6 de setembro e RO 472ª RO CEECAST

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos REUNIÃO N.º 440 ORDINÁRIA DE 11/02/2019

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos REUNIÃO N.º 440 ORDINÁRIA DE 11/02/2019 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - REGISTRO DE ENTIDADE DE CLASSE 2 SUPCOL 1 C-682/2018 C4 ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS E AGRÔNOMOS DE CAJAMAR - AEAC ALEXANDRE SAYEGE FREIRE Histórico: A Associação dos Engenheiros

Leia mais

PAUTA DA 468ª REUNIÃO ORDINÁRIA 7 DE JUNHO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 468ª REUNIÃO ORDINÁRIA 7 DE JUNHO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros. INCIO 13H25 TERMINO 17H30 DOMINGOS SAHIB NETO; ELAINE DIAS; GERSON DA COSTA MELO; RUBENS DI DIO; RAFAEL ARAUJO BIANCHI

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/18/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Lei Resoluções Modelo de 2 LEI 6496/77 Institui a "Anotação de Responsabilidade Técnica"

Leia mais

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Organização dos Títulos Profissionais Resolução 473/2002 Institui Tabela de Títulos Profissionais

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado

Leia mais

ENG. CIVIL ARTHUR CHINZARIAN Coordenador ad hoc da CEECAST

ENG. CIVIL ARTHUR CHINZARIAN Coordenador ad hoc da CEECAST Nº 474ª RO Nº CEECAST/MS n. 3662/2017 REFERÊNCIA Mercia Aparecida Noccioli Garde e Domingo Garde Filho Protocolo 1463677 Assunto Denúncia contra o Eng. Civil D. A. M. DAT Aprova o relato do Conselheiro

Leia mais

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII

Manual. Loteamentos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XVIII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Loteamentos Anexo XVIII LOTEAMENTOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como loteamento o empreendimento que trata da subdivisão de gleba em lotes destinados

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE VISTAS I. I - PROCESSOS QUE RETORNAM À CÂMARA APÓS VISTAS CONCEDIDAS/REDISTRIBUIÇÃO 2 SUPERINTENDÊNCIA DE COLEGIADOS Nº de Ordem 1 C-671/2018 Proposta PARECER ORIGINAL HISTÓRICO: Processo/Interessado

Leia mais

ENTENDIMENTO Nº. 11/2001 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL - CEEI

ENTENDIMENTO Nº. 11/2001 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL - CEEI ENTENDIMENTO Nº. 11/2001 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL - CEEI Dispõe sobre o registro de Acervo Técnico e emissão da Certidão de Acervo Técnico CAT no CREA-CE A CÂMARA ESPECIALIZADA DE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP Fls. ~. j~ CP) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ProcessoN : PR-560/2015 ÀCEEA Histórico: o profissional registrado neste Conselho com atribuições do Decreto 90.922/1985, circunscritas ao âmbito da Agrimensura,

Leia mais

PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013

PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013 PORTARIA Nº 033, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2013 Estabelece procedimentos administrativos e critérios técnicos a serem observados para o Cadastro de Pessoa Jurídica Construtora de Poços Tubulares no Estado

Leia mais

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017

2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída. Auditório da FIEC. 25 a 26 de outubro de 2017 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída Auditório da FIEC 25 a 26 de outubro de 2017 SISTEMA CONFEA / CREA É o sistema que fiscaliza o exercício das profissões na área tecnológica. Lei Federal 5.194/66

Leia mais

INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº /2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA

INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº /2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA INFORMAÇÃO 111/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 170480/2012 INTERESSADO: SAAE Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O SAAE- Serviço Autônomo

Leia mais

1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros.

1 - ABERTURA: Verificação de quórum e Justificativas de ausências de Conselheiros. 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros. 2 - ELEIÇÃO: COORDENADOR E COORDENADOR ADJUNTO. Indicação para Coordenador Eleito: Indicação para Coordenador Adjunto-

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 109/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº. 157785/2012 INTERESSADO: Antonio de Sousa Neto ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Consulta realizada pelo Senhor Antonio de Sousa Neto -

Leia mais

SÚMULA DA 432ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS

SÚMULA DA 432ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS Data: 02 de abril de 2018. Início: 14h00 horas. Término: 17:00 horas. Local: Edifício "NEW ENGLAND Avenida Angélica, 2364, 4º andar Higienópolis, São Paulo / SP. --------- PRESENTES: Eng. de Minas Alexandre

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - REGISTRO DE ENTIDADE DE CLASSE SUPCOL Nº de Ordem 1 Proposta Processo/Interessado C-682/2018 C4 Relator ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E AGRÔNOMOS DE CAJAMAR - AEAC SEBASTIÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária EMENTA DECISÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. : Extraordinária EMENTA DECISÃO Nº 479ª RO Nº CEECAST/MS n. 1100/2018 Processo n. 160884/2018 UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Procedência Campo Grande-MS Assunto Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária PLENÁRIO EMENTA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR

PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR PROCESSO Nº 79308/2019 OBJETO Denuncia (Chamado nº 337/2019) JURISDICIONADO Prefeitura Municipal de Alto Araguaia-MT CONSELHEIRO RELATOR Conselheiro Interino Luiz Carlos Pereira EQUIPE DE AUDITORIA 1 Nilson

Leia mais

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000

ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 ATO NORMATIVO Nº 1, DE 16 DE JUNHO DE 2000 Dispõe sobre a documentação a ser exigida para o registro e a expedição da Certidão de Acervo Técnico aos profissionais do Sistema CONFEA/CREA-SP. O Conselho

Leia mais

1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências. 2 LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS ATAS ANTERIORES. 26ªR.O. e 27ªR.O.

1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências. 2 LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS ATAS ANTERIORES. 26ªR.O. e 27ªR.O. 1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências. 2 LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DAS ATAS ANTERIORES. 26ªR.O. e 27ªR.O. 3 - PROFISSIONAIS INTERESSADOS. 4. EXPEDIENTE: 4.1 CORRESPONDÊNCIAS

Leia mais

Decisão da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE-RJ )

Decisão da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE-RJ ) Reunião : Ordinária N : 4 : Extraordinária N : Decisão da Câmara Especializada : CEEE/RJ nº 432/2017 Referência : Processo nº 2017500121/Protocolo nº 2017500121 Interessado : LIGHT SERVIÇOS DE ELETRICIDADE

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 649, DE 11/11/2011, 18:00 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 649, DE 11/11/2011, 18:00 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA EXTRAORDINÁRIA Nº 648,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 016/2013 - DAP PROTOCOLO Nº. 1585/2013 INTERESSADO: Alexandre da Rocha Corrêa ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O Sr. Alexandre da Rocha Corrêa questiona se a atividade

Leia mais

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 653, DE 12/03/2012, 18:00 HORAS

PAUTA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 653, DE 12/03/2012, 18:00 HORAS 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR 3.1. ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 652, DE 07/02/2012.

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências. 2 LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR. 3 - PROFISSIONAIS INTERESSADOS. 4. EXPEDIENTE: 4.1 CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS PARA PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. PROCEDIMENTOS Registro Baixa Cancelamento Anulação da ART Registro do Atestado Emissão da

Leia mais

PAUTA DA 467ª REUNIÃO ORDINÁRIA 10 DE MAIO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 467ª REUNIÃO ORDINÁRIA 10 DE MAIO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO INICIO 13H20 TERMINO 17H15 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros. NIHIL 2 - ATA: 466ª RO abril /2017. Leitura, Discussão e Aprovação. APROVADA 3 - PRONUNCIAMENTO

Leia mais

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional?

O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional? O que é o Acervo Técnico de um profissional e quando posso solicitá-lo? Considera-se Acervo Técnico do profissional toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com

Leia mais

Atribuição e Titulação

Atribuição e Titulação Atribuição e Titulação 1.1 Legislação Federal Lei n. 2.800, de 18 de junho de 1956 Cria os Conselhos Federais e Regionais de Química dispõe sobre a profissão do químico e dá outras providências. Lei n.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA/PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CREA/PI : Nº 450 /17-CEEC-CREA/PI PROCESSO: 01005022/2017 INTERESSADO: CONSTRUTORA PIAUIENSE LTDA - ME EMENTA: Deferir o registro da firma CREA-PI, considerando o que estabelece a Resolução nº 336/89-CONFEA, apreciou

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÃO 087/2012 - DAP PROTOCOLO Nº. 137790/2012 INTERESSADO: Sra Flávia de Arruda Ferreira Mazzi ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO A Eng. Ambiental Flávia de Arruda Ferreira Mazzi

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 1. ABERTURA. Verificação do quorum e justificativas de ausências. 2 LEITURA, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA ANTERIOR. 3 - PROFISSIONAIS INTERESSADOS. 4. EXPEDIENTE: 4.1 CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS PARA PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM A I. I - REGULARIZAÇÃO DE OBRA/SERVIÇO SEM ART 2 DEPT. CAD. E ATE. 1 Histórico A-472/1993 V33 Relator EDILSON PISSATO JACINTO COSTANZO JUNIOR O presente processo foi encaminhado

Leia mais

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS

ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA. Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Superintendência de Fiscalização - SUPFIS ART- ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Procedimento obrigatório por lei Registro pela Internet: 100% eletrônico Comodidade

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INDICAÇÃO DE RESPONSÁVEL TÉCNICO (Cópias e originais ou cópias autenticadas) 1- Requerimento; 2- Indicação de responsável (eis) técnico (s) para atividades técnicas da Empresa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COORDENADORIA DE CÂMARAS ESPECIALIZADAS DE ENGENHARIA QUÍMICA - CCEEQ Vitória-ES, 16 a 18 de maio de 2018 PROPOSTA Nº 10/2018 CCEEQ Assunto Atribuições do profissional Engenheiro

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Superintendência Técnica - SUPTEC Superintendente Técnico - Geol. João Batista Novaes Gerente GEAC - Arq. Urb. Gustavo Antonio Schliemann Assistentes Técnicos - Eng. Agr. Thaís Rocha Pombo Pascholati Arq.

Leia mais

ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003

ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003 ATO NORMATIVO INTERNO N.º 01 DE 20 DE FEVEREIRO DE 2003 Dispõe sobre delegação das Câmaras Especializadas às Comissões Multimodais e Gerência de Fiscalização do Crea-MG, para análise e decisão quanto às

Leia mais

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL

CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 001/2015 ESCLARECIMENTO 01 ALTERAÇÕES AO EDITAL OBJETO: contratação dos serviços de elaboração de Inventário Florestal e Laudo Técnico, para fins de obtenção de Autorização Florestal para a supressão de vegetação às margens da BR-476 e da PR-427, entre

Leia mais

SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART)

SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO? Levar ao conhecimento dos síndicos e dos condomínios um resumo

Leia mais

QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO?

QUAL O OBJETIVO DESTA APRESENTAÇÃO? APRESENTAÇÃO SERVIÇOS EM EDIFICAÇÕES CONDOMINIAIS, EXERCÍCIO PROFISSIONAL ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART) E LAUDO TÉCNICO DE VISTORIA PREDIAL Sistema Confea/Crea Constituído por um Conselho

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ CREA/PI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PIAUÍ CREA/PI Decisão da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura (CEEAGRIM/PI) Decisão da C. Especializada : Nº 034/2019 CEEAGRIM CREA/PI Referência : Proc. PRO-01002644/2019 Interessado : Zaelton Carvalho

Leia mais

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Ericson Dias Mello 1 Comunicados

Leia mais

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo;

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo; 1 PROJETO DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre as atividades, atribuição de títulos e competências profissionais para os diplomados nos campos profissionais abrangidos pelas diferentes Modalidades das Categorias

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 4 - PROPOSTAS DE CONSELHEIROS: :

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 4 - PROPOSTAS DE CONSELHEIROS: : Nº CEEEM/MS n. 2683/2018 4 - PROPOSTAS DE CONSELHEIROS Conselheiro Leonardo Limberger Setor CEEEM EMENTA INSTRUÇÃO NORMATIVA 021- CEEEM - Revisão e Atualização da Instrução Normativa 021-CEEEM A Câmara

Leia mais

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em:

Sr. Presidente, A Lei /2010, em seu art. 2º, prevê que as atividades e atribuições dos arquitetos e urbanistas consistem em: Parecer: 14/2012-AJU Interessado: CAU-DF. Assunto: Consulta. Atribuições de Arquitetos e Urbanistas. Elaboração de projetos de arquitetura. Atividade exclusiva de Arquitetos. Ementa: Direito Civil. Atribuições

Leia mais

FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO

FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO Seminário de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea - 2014 FLUXOGRAMA IDEAL DO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO ÉTICO Márcia Azeredo Coutinho Procuradora Jurídica do Crea/SC OAB/SC 5719 Mat. 104 Quem regulamenta

Leia mais

Licenciamento Ambiental Suinocultura

Licenciamento Ambiental Suinocultura A atividade de Suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais com sendo uma atividade potencialmente causadora de degradação ambiental, sendo enquadrada como de grande potencial poluidor. Licenciamento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso CREA-MT

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso CREA-MT 1. VERIFICAÇÃO DE QUORUM 1.1. JUSTIFICATIVA 1.2. TITULARIDADE 2. EXECUÇÃO DO HINO NACIONAL 3. DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO PLENÁRIA ANTERIOR: SESSÃO PLENÁRIA ORDINÁRIA Nº 673, DE 19/11/2013,

Leia mais

EMENTA: Aprovar o Cadastramento de Curso de Técnico de Segurança do Trabalho.

EMENTA: Aprovar o Cadastramento de Curso de Técnico de Segurança do Trabalho. REUNIÃO CEEST Reunião Ordinária no 858 CE 04/208 REFERÊNCIA Protocolo 76.334/208 CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO SÃO MATEUS - CEDTEC EMENTA: Aprovar o Cadastramento de Curso de Técnico de Segurança do Trabalho.

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS. Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM F I. I - REQUER REGISTRO 2 UGI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 F-613/2016 TERSON FABIANO MAGALHÃES - EPP RONALDO MALHEIROS FIGUEIRA I HISTÓRICO Processo com encaminhamento à Câmara Especializada

Leia mais

PAUTA DA 474ª REUNIÃO ORDINÁRIA 6 DE DEZEMBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO

PAUTA DA 474ª REUNIÃO ORDINÁRIA 6 DE DEZEMBRO DE 2017 CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL, AGRIMENSURA E SEGURANÇA DO TRABALHO 1 - ABERTURA: Verificação de "quórum" e Justificativas de ausências de Conselheiros: INICIO: 13H40 TERMINO: 17H00 LEANDRO TOHOMÉ GOMEZ TAIS ARRIERO SHINMA GETÚLIO NEVES DA COSTA DIAS JOSÉ CARLOS RIBAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP PAUTA DA CONP - SESSÃO PLENÁRIA 1.384 ARQUIVAMENTO DELIBERAÇÃO: 097/2011-CONP REFERÊNCIA: PC CF-0672/2011 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea ASSUNTO: Criação de comissão permanente de relações internacionais

Leia mais

REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA. Especialidades

REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA. Especialidades REGISTRO DE PESSOA JURÍDICA Especialidades OBJETIVO: A padronização dos procedimentos de inclusão, alteração e cancelamento de registros, em todas as UGI s, UOP s e UPS s, visando o melhoramento contínuo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Ordinária. CEEEM/MS n.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Ordinária. CEEEM/MS n. CEEEM/MS n. 3519/2017 2537/2017-CEECAST PROTOCOLO CI 042/2017-CEECAST Engenheiro Civil Nelson Nogueira Quelho Departamento de Atendimento e Registro-DAR 262 lml EMENTA Manifesta-se acerca da 2537/2017-

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Comissão Permanente de Ética Profissional do CREA-SP 2011 Gerente GEAT Eng. Prod. Metal. André Luiz de Campos Pinheiro

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA QUÍMICA Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE ORDEM C I. I - EXAME DE ATRIBUIÇÕES UGI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO 1 C-547/2017 UNIVERSIDADE BRASIL CAMPUS FERNANDÓPOLIS VÍVIAN KARINA BIANCHINI O presente processo trata do exame das atribuições

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA A ART relativa à execução de obra ou à prestação de serviço, objeto de contrato único, deve ser registrada antes do início da respectiva atividade

Leia mais

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas

Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas NORMA DE FISCALIZAÇÃO nº 8/2017 - CEGM Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) nos serviços técnicos exigidos pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH/SEMA). A CÂMARA ESPECIALIZADA

Leia mais

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII

Manual. Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo VII Manual A Engenharia nos Empreendimentos Extração e beneficiamento de recursos minerais e/ ou fósseis Anexo VII EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE RECURSOS MINERAIS E/OU FÓSSEIS 1- Empreendimento Descrição: Trata-se

Leia mais

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV

Manual. Indústria de artefatos plásticos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Indústria de artefatos plásticos Anexo XXV INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE PLÁSTICOS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como indústria de artefatos de plásticos a

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO 056/2013 Dispõe sobre registro e fiscalização de atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO Crea-ES, no uso das atribuições

Leia mais

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos

CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA CIVIL Julgamento de Processos 1 I - PROCESSOS DE VISTAS I. I - PROCESSOS QUE RETORNAM À CÂMARA APÓS VISTAS CONCEDIDAS/REDISTRIBUIÇÃO 2 UGI MARILIA 1 C-180/1971 V7 SEGUE ABAIXO PARECER ORIGINAL I : CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LINS - UNILINS

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO Superintendência Técnica - SUPTEC Superintendente Técnico Geol. João Batista Novaes Gerente GEAC Arq. Urb. Gustavo

Leia mais

SÚMULA DA 75ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

SÚMULA DA 75ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO Data: 10 de junho de 2014 Local: Sala de GT s - Edifício "Santo Antônio de Sant'Anna Galvão" Av. Rebouças, 1028 2º andar Jardim Paulista São Paulo / SP Coordenação: Eng. oper. eletrotec. e eng. seg. do

Leia mais

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV

Manual. Empresa de controle integrado de vetores e pragas. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Empresa de controle integrado de vetores e pragas Anexo XV EMPRESAS DE CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como controle

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÃO 050/2012 - DAP PROTOCOLO Nº. 101535/2012 INTERESSADO: Sr Cláudio José Dellasta ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O Eng. Sanitarista Cláudio José Dellasta protocolou consulta

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 2ª ETAPA Planejamento 1. Procure um profissional habilitado, um arquiteto ou engenheiro civil para a elaboração do projeto. 2. Com os projetos feitos, encaminha-los

Leia mais