na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018"

Transcrição

1 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

2 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação)

3 O campo

4 Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo Divisão I1 Jogadores em cadeira de rodas que jogam com calha/rampa. Carla Oliveira Divisão I2 Jogadores em cadeira de rodas que jogam com o pé ou com a mão. (pode ser auxiliado por um assistente técnico desportivo, caso necessite) Diogo Teixeira Divisão I3 Jogadores que jogam em pé. Jogadores com ou sem NEE.

5 Divisões/Categorias Divisão Equipa E1 - A equipa pode ser constituída por cinco jogadores. Em campo, a equipa tem de ser constituída, obrigatoriamente, por dois jogadores em CR (com ou sem calha), mais um jogador (CR com ou sem calha, em pé com ou sem NEE). Diogo Teixeira E2 A equipa pode ser constituída por cinco (5) jogadores. Em campo, a equipa tem de ser constituída, obrigatoriamente, por dois jogadores que jogam em pé, mais um jogador (CR com ou sem calha, em pé, com ou sem NEE)..

6 Tempo por parcial Divisão I1 Divisão I2 Divisão I3 Divisão E1 Divisão E2

7 Colocação nas casas 3x3 o jogador que joga a também que lança a bola de cor

8 Colocação nas casas 2x2

9 Colocação nas casas 1x1

10 Troca de campos

11 Limites do campo Limites da

12 Limites do campo Limites das

13 Bolas fora dos limites Qualquer bola é considerada fora se toca ou cruza as linhas limites exteriores. Se a bola estiver a tocar a linha e a suportar outra bola, a bola na linha deverá ser retirada diretamente para fora perpendicularmente à linha limite num único movimento, mantendo o contacto da bola com o chão. Se a bola que estava a ser suportada cai e toca a linha, a bola também é considerada fora. pg17( )

14 Técnicas de medição entre a bola e a linha lateral O árbitro é o único a decidir se a bola está fora das linhas pg17( ) com a folha de papel entre as bolas

15 Bolas fora dos limites Uma bola de cor a pisar os limites é retirada do campo e é considerada uma

16 Quem joga?! Vermelhas ou Azuis?! O objetivo do jogo é ficar o mais perto da bola branca para poder pontuar. neste caso, as azuis estavam a ganhar um ponto portanto, jogam as vermelhas.

17 Bola branca Quando a bola branca não fica na área de jogo

18 Bola branca iniciar o parcial Se for um jogador que está a e perde o direito à bola branca o colega da box seguinte fica com o direito à bola branca neste caso o jogador da e é o jogador da casa 4 que joga.

19 Bola branca no decorrer do parcial Se, no a bola branca sair pelas linhas laterais ou final, a bola branca é colocada do campo. Em frente da cruz pg18( ) Depois joga a equipa que não está a pontuar, neste caso, era a vermelha. Se não há bolas de cor na área de jogo depois de a bola-alvo ter sido recolocada,, jogará. pg18( )

20 Bola caída Se um jogador deixa cair uma bola acidentalmente, pedir ao árbitro autorização para jogar essa bola. O tempo não será parado. pg18(10.14)

21 Erros do árbitro pg19(10.15) Se, devido a um, um lado errado lança, a bola será dada de novo ao jogador que a lançou. Neste caso, apropriadamente emendado. e Se alguma bola tiver sido movida, o parcial deverá ser tratado como um.

22 Preparação do parcial seguinte um minuto um minuto o minuto começa quando o árbitro apanha a bola-alvo do chão e anuncia um minuto 10 segundos, passados 50 segundos, o árbitro anunciará 10 segundos tempo ao minuto, o árbitro anunciará tempo, bola-alvo Todas as ações do lado oposto devem terminar quando.

23 Parcial interrompido Parcial interrompido Um parcial é interrompido quando pelo contacto de um jogador ou do árbitro, ou por uma bola lançada quando ocorre uma violação e que o árbitro não conseguiu parar. O árbitro (tenta sempre respeitar o resultado prévio, Se o árbitro, então o parcial deve ser recomeçado.

24 Pontuação final fim do parcial Pontuação final 0-2 Pontuação final 3-0

25 Pontuação final

26 Pontuação final pg19(11) Os pontos das, se os há, serão somados ao resultado antes deste ser registado. Se duas ou mais bolas de diferentes cores estão e nenhuma outra está mais perto, então Se no fim dos parciais regulares terem sido jogados, incluindo os lançamentos de penalização, o resultado é igual,. conseguidos no desempate para o posicionamento na série, só determinam o vencedor. Se um lado falha um jogo, então o lado oposto

27 Aparelhos de medida. pg8(4). compasso apalpa folgas fita métrica

28 As medições com compasso

29 As medições com compasso

30 As medições com fita métrica

31 Medição final Quando se mede devem estar presentes os dois capitães de equipa

32 Empate durante o parcial A equipa que provocou o empate joga novamente. ( )

33 Empate no Final dos Parciais Desempate parcial extra Se no fim dos parciais regulares terem sido jogados, incluindo os lançamentos de penalização,, é jogado um parcial de desempate. só determinam o vencedor., Os jogadores mantêm-se nas suas casas de lançamento originais. Lançamento da moeda ao ar. O vencedor decide qual o lado que lançará a primeira bola de cor. A bola-alvo é colocada na cruz.

34 Empate no Final dos Parciais Nota:. Quem era vermelho continua a jogar com a cor vermelha e quem era azul continua a jogar com a cor azul.

35 Substituição pg19(10.16).. É permitido a cada lado fazer de jogadores durante um jogo. Uma substituição só pode ter lugar.. Uma vez que o jogador tenha sido retirado do jogo,.

36 Responsabilidade do Capitão de Equipa está presente na em situações de parciais interrompidos ou a decisão do árbitro relativa ao tempo técnico, médico ou substituição (o professor também pode pedir)

37 Responsabilidade do Capitão de Equipa, incluindo nas bolas de penalização apresentar um (o professor responsável também pode apresentar um) de jogo

38 Movimentação em campo Após o árbitro ter os jogadores desse podem Pg21-22(14) entrar na ou em qualquer. a partir da sua própria casa de lançamento ou de qualquer.

39 Assistentes Técnicos Desportivos Divisão I1: os assistentes técnicos desportivos colocam-se dentro da casa de lançamento e. Divisão I2: é permitido, durante o jogo, a permanência e o apoio dos assistentes técnicos desportivos apenas quando o jogador necessitar efetivamente desse apoio. Neste caso, o assistente técnico desportivo deve colocar-se atrás da casa de lançamento. Podem entrar na casa de lançamento.

40 Assistentes Técnicos Desportivos Executam tarefas tais como: pg7-8(3.4) Quando pedido pelo jogador Ajustar ou estabilizar a cadeira de rodas Ajustar a posição do jogador Arredondar e/ou passar a bola ao jogador Posicionar a calha

41 Assistentes Técnicos Desportivos Executam tarefas tais como: Executar ações de rotina antes ou depois do lançamento Recolher as bolas depois de cada parcial Quando autorizado pelo árbitro

42 Penalizações Colocado estrategicamente Verificar todo o processo Interceptar a bola jogada O árbitro deverá tentar parar a bola antes que mova as outras bolas

43 Violações No caso de uma violação pode existir uma ou várias consequências Penalização uma penalização consiste na atribuição de uma ao lado oposto e será lançada no final do parcial Retração só pode ser dada a uma violação Aviso Penalização e retração Desqualificação Penalização mais um aviso

44 Penalização e no final do parcial tem direito a uma bola extra Um jogador de lançamento Pg24(15.4.1) entre jogador, assistente desportivo, professor ou jogadores substitutos durante um parcial. Pg27(16.1) Pg27(16.2)

45 Penalização e no final do parcial tem direito a uma bola extra Um assistente técnico do jogador que joga com calha/rampa para ver o jogo durante um parcial. Se, na opinião do árbitro, entre os jogador(es), os seus assistentes desportivos e/ou professores. Pg24(15.4.2) Pg24(15.4.3) O jogador e/ou o seu assistente desportivo, orientando a cadeira e/ou a calha ou arredondando a bola no tempo dos adversários. Pg24(15.4.4)

46 Penalização e no final do parcial tem direito a uma bola extra O assistente desportivo move a cadeira, ou a calha ou o ponteiro ou dá a bola ao Pg25(15.4.5)

47 Penalização e Retração e no final do parcial tem direito a uma bola extra Comum a todos os jogadores: sem cadeira e com cadeira. Qualquer objeto que esteja a tocar na casa de lançamento do jogador. Pg25(15.5.1) pg11(5.6)

48 Penalização e Retração e no final do parcial tem direito a uma bola extra O jogador largar a bola sem ter em contacto com o assento da cadeira. pg25(15.5.4) com cadeira (calha/rampa) Jogar num só apoio.

49 Penalização e Retração e no final do parcial tem direito a uma bola extra Largar a bola quando está a do jogador. Pg25(15.5.5) Num jogo de equipas, um jogador lança a bola enquanto o seu companheiro de equipa ainda para a sua casa de lançamento. Pg25(15.5.8) Preparar e depois Pg25(15.5.9)

50 Penalização e Retração e no final do parcial tem direito a uma bola extra esta situação mantém-se enquanto a bola está a rolar na calha/rampa. pg25(15.5.1) Não é permitido lançar a bola com pg25(15.5.3) pg10(5.3)

51 Nota bem: ESTA SITUAÇÃO É VÁLIDA: A calha está a sobrepor a linha da casa do adversário mas não está em contacto direto com a casa do adversário. ( ) Nota bem: ESTA SITUAÇÃO É VÁLIDA: Os patins da cadeira de rodas sobrepõem a linha de lançamento. As rodas da cadeira não podem estar em cima das linhas.

52 Penalização e Retração e no final do parcial tem direito a uma bola extra depois da bolaalvo lhe ter sido apresentada e antes de lançar. pg25(15.5.2) direto com o jogador, ponteiro de cabeça, boca ou braço durante o ato de lançamento, incluindo ajudar o jogador a lançar e empurrar a cadeira. pg8(3.4) Largar a bola quando pg25(15.5.6)

53 Retração Ocorre em ato de lançamento; O árbitro deverá sempre tentar antes que a mesma altere a posição da outras bolas; se não conseguir parar é considerado

54 (SÓ) Retração durante o ato de lançamento Comum a todos os jogadores: sem cadeira e com cadeira de qual a cor a lançar. Se for a bola-alvo considera-se falhada. Pg26(15.7.1) que seja por erro do árbitro). (a não ser Se a Pg26(15.7.7) Se a primeira bola de cor a ser jogada Pg26(15.7.9)

55 (SÓ) Retração durante o ato de lançamento Comum a todos os jogadores: sem cadeira e com cadeira Se um dos lados lança Pg26( ) Se um lado não lançou a bola quando Pg26(15.7.8)

56 (SÓ) Retração durante o ato de lançamento largada. na calha/rampa depois de ter sido Pg26(15.7.2) Se um jogador que utiliza a calha/rampa a ter contacto com a bola. Pg26(15.7.4) Se um assistente técnico desportivo e o jogador que utiliza a calha/rampa Pg26(15.7.6) Se um assistente técnico desportivo do jogador que utiliza a calha/rampa Pg26(15.7.3)

57 (SÓ) Retração durante o ato de lançamento Se um jogador não reorienta a calha, fazendo um movimento de 20cm para cada lado, Pg26( ) movimentar a calha entre os restantes lançamentos. pg11(5.5)

58 Aviso Cartão Amarelo Um jogador e/ou ou qualquer elemento da organização/competição. Pg26(15.8.2) O assistente desportivo ou professor sem autorização do árbitro. Pg26(15.8.8) Os atletas e os professores responsáveis nos seus devidos lugares no momento em que o árbitro diz tempo. Pg6-7(3.2)

59 Aviso Cartão Vermelho um comportamento antidesportivo Pg27(15.9.1)

60 Bola de Penalização No final do Parcial pg23(15.1.1) a pontuação todas as bolas da área de jogo O jogador tem para lançar a bola Ponto extra no boletim

61 Bola de Penalização Se mais do que uma violação ocorrer durante um parcial pg23(15.1.2) Cada bola de penalização é lançada A bola lançada é O lado que tem direito à bola extra uma bola Ponto extra no boletim

62 Bola de Penalização Violações cometidas pelos dois lados pg23(15.1.3) será dado a quem foi atribuída a A partir daí, o lançamento das bolas de penalização seguintes corre de Ponto extra no boletim

63 Avaliação ou + informação:

64 GUIA DE MEDIDAS Fita larga para as linhas exteriores, linha de lançamento e linha V. Fita fina para as divisões das zonas de lançamento e para a cruz de 25cm x 25cm. Linhas de 6m: desde o interior das linhas laterais. Linhas laterais de 12,5 metros: desde o interior da linha da frente e o interior da linha de trás. 10 metros: desde o interior da linha da frente até a parte de trás da linha de lançamento. 5 metros: desde o interior da linha da frente até ao centro da cruz. 3 metros: desde o interior da linha lateral até ao centro da cruz. 3 metros: desde a parte de trás da linha de lançamento até à frente da linha V. 1,5 metros: desde a parte de trás da linha de lançamento até ao vértice frontal da linha V. 2,5 metros: desde o interior da linha de trás até ao interior (que também é a parte traseira) da linha de lançamento. Linhas de Zona de 1 metro: espalhadas equitativamente em qualquer lado das marcas.

65 Obrigado Este documento encontra-se: Professor de apoio de Boccia na CLDE de Coimbra Luís Miguel Pancas Este documento foi realizado tendo por base as Regras Oficiais do Desporto Escolar 2017/2018. Autor: Coordenador Nacional do Desporto Escolar de Boccia, Professor Jorge Parreira.

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

Formação de árbitros de Boccia. Este documento pode ser utilizado e melhorado por todos os professores dos Agrupamentos de Escolas CLDE Coimbra

Formação de árbitros de Boccia. Este documento pode ser utilizado e melhorado por todos os professores dos Agrupamentos de Escolas CLDE Coimbra 1 Este documento pode ser utilizado e melhorado por todos os professores dos Agrupamentos de Escolas CLDE Coimbra Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro Coordenação

Leia mais

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO

BOCCIA COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS CARACTERIZAÇÃO ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS /// BOCCIA BOCCIA CARACTERIZAÇÃO O boccia é uma modalidade paralímpica que pode ser desenvolvida em quatro áreas de intervenção: terapêutica, recreativa, educativa e competitiva.

Leia mais

REGRAS DE BOCCIA

REGRAS DE BOCCIA REGRAS DE BOCCIA 2017-2018 ÍNDICE PÁG. Introdução... 3 Espírito de jogo... 3 1. DEFINIÇÕES... 4 2. ELEGIBILIDADE... 5 3. DIVISÃO DE JOGO. 5 3.1. Geral 5 3.2. Entre Parciais para as Divisões de Equipa 6

Leia mais

(Adaptação das regras de Boccia da CPISRA, de 05/12/2013)

(Adaptação das regras de Boccia da CPISRA, de 05/12/2013) REGRAS NACIONAIS DE BOCCIA 2013-2017 (Adaptação das regras de Boccia da CPISRA, de 05/12/2013) ÍNDICE PÁG. Introdução... 3 Espírito de jogo... 3 1. DEFINIÇÕES... 3 2. EQUIPAMENTOS... 5 2.1. Bolas de Boccia...

Leia mais

REGRAS NACIONAIS BOCCIA - DESPORTO ESCOLAR (Reformulado set 2012)

REGRAS NACIONAIS BOCCIA - DESPORTO ESCOLAR (Reformulado set 2012) REGRAS NACIONAIS DE BOCCIA - DESPORTO ESCOLAR - 2009-2013 (Reformulado set 2012) (Adaptação da 10ª Edição das regras de Boccia da CPISRA, de 04/03/2010) ÍNDICE PÁG. Introdução... 3 Espírito de jogo...

Leia mais

DESPORTO ADAPTADO NATAÇÃO ADAPTADA VOLEIBOL SENTADO SEMINÁRIO

DESPORTO ADAPTADO NATAÇÃO ADAPTADA VOLEIBOL SENTADO SEMINÁRIO DESPORTO ADAPTADO BOCCIA GOALBALL NATAÇÃO ADAPTADA VOLEIBOL SENTADO SEMINÁRIO DESPORTO ADAPTADO BOCCIA: 4/07-14h30/18h30 (Jorge Parreira/Maria João Crespo) 5/07 9H00/13H00 (Jorge Parreira/Maria João Crespo)

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BOCCIA. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BOCCIA. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BOCCIA Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 3ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Participação 5 Artigo 2.º Escalões Etários 5 Artigo 3.º Constituição das

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

BISFed International Boccia Rules v.2pt. Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira)

BISFed International Boccia Rules v.2pt. Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira) BISFed International Boccia Rules 2017 v.2pt Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira) INTRODUÇÃO BOCCIA As regras agora apresentadas regulam a modalidade de Boccia. As Regras de

Leia mais

Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018

Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Contactos: 258 520 525 Email: desporto@cmav.pt Atletismo 1. Elementos por equipa Cada equipa é constituída

Leia mais

BISFed International Boccia Rules v.1pt. Translated by: Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira

BISFed International Boccia Rules v.1pt. Translated by: Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira BISFed International Boccia Rules 2017 v.1pt Translated by: Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira INTRODUÇÃO BOCCIA As regras agora apresentadas regulam a modalidade de Boccia. As Regras de Competição

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

Regulamento Olimpíadas Intergeracionais Viana do Castelo VIANA DO CASTELO 2017

Regulamento Olimpíadas Intergeracionais Viana do Castelo VIANA DO CASTELO 2017 VIANA DO CASTELO 2017 Preâmbulo A participação nos Jogos está organizada por comitivas concelhias. Cada comitiva é constituída por um delegado responsável pela comitiva, um responsável técnico e um mínimo

Leia mais

Regras de Boccia Sénior V

Regras de Boccia Sénior V Regras de Boccia Sénior V2 2016-2017 Entidade Promotora Paralisia Cerebral, Associação Nacional de Desporto (PCAND) Apoio Associação do Porto da Paralisia Cerebral (APPC) Federação Portuguesa Março de

Leia mais

REGRAS INTERNACIONAIS DE BOCCIA

REGRAS INTERNACIONAIS DE BOCCIA CP-ISRA REGRAS INTERNACIONAIS DE BOCCIA Introdução: As regras aqui apresentadas descrevem como é o jogo de Boccia As regras do jogo dizem respeito a todas as competições internacionais sob os auspícios

Leia mais

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 01. Quadra

Leia mais

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE LEÇA DA PALMEIRA/STA. CRUZ DO BISPO Ano Letivo de 20012/2013 O que é o andebol? REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO O Andebol é um desporto coletivo inventado por um alemão, Karl

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

REGRAS NACIONAIS DE BOCCIA SÉNIOR - 2ª Edição (Adaptação da 10ª Edição das regras do Boccia da CPISRA) Introdução:

REGRAS NACIONAIS DE BOCCIA SÉNIOR - 2ª Edição (Adaptação da 10ª Edição das regras do Boccia da CPISRA) Introdução: REGRAS NACIONAIS DE BOCCIA SÉNIOR - 2ª Edição (Adaptação da 10ª Edição das regras do Boccia da CPISRA) BOCCAS Introdução: O Boccia é um jogo de lançamento de bolas, inspirado num jogo praticado na antiga

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

BISFed International Boccia Rules v.3pt. Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira)

BISFed International Boccia Rules v.3pt. Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira) BISFed International Boccia Rules 2018 v.3pt Translated by: (Helena Bastos/Sandra Monteiro/Teresa Sardoeira) Alterações na V.3 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Sports Rules Boccia 10 th Edition 2009 Portuguese Translation

Sports Rules Boccia 10 th Edition 2009 Portuguese Translation Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association Sports Rules Boccia 10 th Edition 2009 Portuguese Translation Regras Internacionais de Boccia 10ª Edição Contact Details E-Mail : contact@cpisra.org

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA 2013-2017 Atualizado em outubro de 2014 Índice 1. Introdução 2 2. Condições Gerais 2 2.1. Participação 2 2.2. Divisões/Categorias 3 3. Regulamento Técnico-Pedagógico 4 3.1.

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Voleibol! Caraterização Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, separadas por uma

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA 2017-2018 Índice 1. Introdução 2 2. Condições Gerais 2 2.1. Participação 2 2.2. Divisões/Categorias 3 3. Regulamento Técnico-Pedagógico 3 3.1. Fases Organizativas dos Campeonatos

Leia mais

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas

REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas REGULAMENTO 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3 Masculino HERVAL D OESTE SC Data 08/04/2018 Início: 08 horas, Término: 17 horas Art. 1º - DATA, LOCAL E HORÁRIO DA REALIZAÇÃO DO EVENTO O 1º TORNEIO DE BASQUETE 3X3

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

Voleibol. Origem e Regras Origem

Voleibol. Origem e Regras Origem Origem e Regras Origem Originariamente designado por minonette, o jogo foi inventado em 1895, no estado de Massachusetts, EUA, por William G. Morgan, como resposta ao recém-criado basquetebol. Objetivo

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A b) TESTE ESCRITO 1.Indique, segundo a Lei 7, quais são os motivos que devem levar o árbitro a prolongar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A a) TESTE ESCRITO 1.Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? A Deve

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA 2018-2019 Índice 1. Introdução 2 2. Condições Gerais 2 2.1. Participação 2 2.2. Divisões/Categorias 3 3. Regulamento Técnico-Pedagógico 4 3.1. Fases Organizativas dos Campeonatos

Leia mais

REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3

REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3 REGULAMENTO DESAFIO ACADEMIA DA RUA 3 X 3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 1 Quadra

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA 2013-2017 Índice 1. Introdução 2 2. Condições Gerais 2 2.1. Participação 2 2.2. Divisões/Categorias 3 3. Regulamento Técnico Pedagógico 4 3.1. Fases Organizativas dos Campeonatos

Leia mais

REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017. Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos.

REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017. Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos. REGULAMENTO COPA LILY PARR - Maio/2017 Todos os jogos terão 10 minutos, exceto a final, que terá dois tempos de 10 minutos. São dois grupos de 5 times, totalizando 10 times. O campeonato terá fase de grupos

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

Regras de Competição

Regras de Competição Documento criado por: Por favor note que essas regras foram traduzidas. Em competições, o Árbitro Chefe usará as regras em inglês. Caso você tenha alguma clarificação ou tenha alguma questão em relação

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR6 - ANDEBOL 6 (SIX) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR6 - ANDEBOL 6 (SIX) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR6 - ANDEBOL 6 (SIX) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por seis jogadores de campo mais seis suplentes, totalizando doze jogadores por equipa.

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO

PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO BASQUETE TRIO: CHAVE U 1º SORTEIO KLABIN OC 2º SORTEIO KLABIN CP 3º SORTEIO KLABIN LGS O congresso técnico e sorteio dos confrontos será realizado no dia do evento. Data: 06/07/2016

Leia mais

RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL -

RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL - RUGBY DE PRAIA - CAMPEONATO NACIONAL - REGULAMENTO GERAL CADERNO DE ENCARGOS LEIS DE JOGO F e d e r a ç ã o P o r t u g u e s a d e R u g b y Página 1 1 REGULAMENTO GERAL -1- A competição será controlada

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES Pivôs: são os jogadores mais altos da equipe, pois têm como objetivo pegar rebotes, tanto na área defensiva como na ofensiva. Os pivôs, geralmente,

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data Livro de Regras Federação de Andebol de Portugal

Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data Livro de Regras Federação de Andebol de Portugal livro de regras para o Mini Andebol... vamos jogar ANDEBOL! Não sabes as regras? Nada mais fácil... Eu explico! Ficha Técnica Título Edição Contactos Concepção e Paginação Contactos Impressão Tiragem Data

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY

REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY REGULAMENTO ESPECÍFICO TAG-RUGBY 2013-2017 ÍNDICE 1. Organização dos Torneios 3 1.1 Fases dos Torneios 3 1.2 Constituição das Equipas 3 1.3 Quadros Competitivos 3 1.4 Tempo de Jogo 5 1.5 Pontuação 6 2.

Leia mais

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico!

Associação de Andebol de Viseu. Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! Associação de Andebol de Viseu Não sabes as regras??? Nada mais fácil Eu explico! REGRA 1 Terreno de Jogo Balizas Marcações Zonas de segurança Zona de aquecimento REGRA 2 Tempo de Jogo, Sinal Final e time-out

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA JOGOS INTERCAMPI DOS SERVIDORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS COORDENAÇÃO DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR REGULAMENTO ESPECÍFICO

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR4 - ANDEBOL 4 (FOUR) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR4 - ANDEBOL 4 (FOUR) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR4 - ANDEBOL 4 (FOUR) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por quatro jogadores de campo mais quatro suplentes, totalizando oito jogadores por equipa.

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

!" # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES

! # $ $ ( (* $ ( (+. %, $ ( (+ 1º ÁRBITRO 2º ÁRBITRO ZONA DE DEFESA DEFESA ATAQUE ATAQUE ZONA DE SUBSTITUIÇÃO BANCO SUPLENTES º ÁRBITRO 9 metros ZONA DE DEFESA 3 metros 3 metros ZONA DE ATAQUE ZONA DE ATAQUE metros ZONA DE DEFESA ZONA DE SERVIÇO ZONA DE SERVIÇO metros ZONA DE SUBSTITUIÇÃO 2º ÁRBITRO BANCO SUPLENTES ZONA DE AQUECIMENTO

Leia mais

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM

Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Associação de Futebol de Viseu CONSELHO DE ARBITRAGEM Classificação: Nome Código V1 Categoria 2018/2019 27.03.2019 Futsal Árbitros C3 A.F. Viseu 3ª ARA Instruções de preenchimento: Para cada questão escolha

Leia mais

Regulamento da Taça Escola

Regulamento da Taça Escola Secção de Educação Física e de Desporto Regulamento da Taça Escola 2016-17 1.- A Taça Escola é uma competição desportiva que é disputada entre as turmas de cada escalão e que decorre ao longo de todo o

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas Resumo das alterações às regras do BCR introduzidas pela IWBF e adotadas em Portugal pelo CNBCR/FPB. Regras oficiais de basquetebol em cadeira de rodas 2017 válidas a partir de 1 de dezembro de 2017: Definição

Leia mais

Mini-Voleibol 2016/2017. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova

Mini-Voleibol 2016/2017. Campeonato de Ilha. Regulamento de Prova Mini-Voleibol 2016/2017 Campeonato de Ilha Regulamento de Prova CAPÍTULO I O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 Objetivo do jogo O Minivoleibol é simplesmente um jogo coletivo - EDUCATIVO - que procura estimular

Leia mais

Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão

Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão Nome: Inês Rodrigues Número: 10 Turma: 9ºC Disciplina: Ed. Física Professor: Mónica Capitão - BASQUETEBALL O basquete é um desporto coletivo inventado em 1891 pelo professor de educação física canadense

Leia mais

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL).

Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Torneio de inauguração das quadras externas do Departamento de Esportes e Lazer (DEL). Modalidade: Futsal masculino e feminino (para alunos de todos os cursos de graduação, pós graduação e servidores).

Leia mais

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:...

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:... Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016 Oficial de Arbitragem:... AVALIAÇÃO TEORICA GABARITO 1. B1 comete uma falta pessoal em A1, quando A1 está em ato de arremesso (tentativa de dois pontos). Atenção:

Leia mais

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO REGULAMENTO CAPÍTULO I 1. Generalidades 1.1. Todos os jogos serão realizados no Salão da Associação Cultural e Recreativa de Maceirinha; 1.2. Não são permitidas alterações de horários ou adiamento de jogos;

Leia mais

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas?

1. Quais das seguintes características se aplicam às balizas? A s s o c i a ç ã o d e F u t e b o l d e C o i m b r a Conselho de Arbitragem Teste Escrito Árbitros C3 e Observadores ÉPOCA 2014/2015 DATA 06-02-2015 Futebol 11 Local Escola Secundária José Falcão TESTE

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA 2013-2017 Atualizado em setembro de 2016 Índice 1. Introdução 2 2. Condições Gerais 2 2.1. Participação 2 2.2. Divisões/Categorias 3 3. Regulamento Técnico-Pedagógico 4 3.1.

Leia mais

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 41 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016 CAPÍTULO 8 ÁRBITROS 22. EQUIPA DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS

Leia mais

OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2017 BOLETIM OFICIAL

OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2017 BOLETIM OFICIAL OLIMPÍADAS ASCES-UNITA 2017 BOLETIM OFICIAL 04 OLIMPÍADAS ASCES-UNITA BOLETIM OFICIAL N 04 CARUARU, 19 de ABRIL 2017. 01 - Da coordenação técnica O NEA, vem respeitosamente agradecer a Secretaria de Educação

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO TÉCNICO

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO TÉCNICO REGULAMENTO TÉCNICO Regra nº 1 - Da quadra, suas dimensões e equipamentos 1.1 - A quadra tem a dimensão de 13.40 metros por 6.10 metros para o jogo de duplas. 1.2 - O piso da quadra, quando for de cimento,

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 Art. 15 Jogador em ato de arremesso 15-1 Determinação Quando um jogador está em

Leia mais

Ténis de Mesa. adaptado

Ténis de Mesa. adaptado Ténis de Mesa adaptado ITTF Para Table Tennis Leis & Regulamentos para Ténis de Mesa Adaptado 2 1 Atletas portadores de deficiência Independentemente das suas deficiências, os jogos de atletas em pé e

Leia mais

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12 Art. 2 Campo e dimensões das linhas 2.4.3 Apagar: Os semicírculos simétricos têm de ser marcados com uma linha a tracejado dentro das áreas restritivas.

Leia mais

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo

Badminton. badminton. badminton. badminton. badminton 3/27/2014. Caraterização. Caraterização. O Campo. Duração do Jogo Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O Campo O é um jogo desportivo de raquetes cujo objectivo é marcar pontos e evitar que o adversário

Leia mais

TESTE ESCRITO - FUTEBOL

TESTE ESCRITO - FUTEBOL ÉPOCA 2018/2019 CENTRO DE TREINOS DO LUSO 07.02.2019 TESTE Nº 13 P1 Sobre os ocupantes da área técnica, haverá que considerar: A) - Devem manter um comportamento responsável. B) - São identificados durante

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO BOCCIA REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BOCCIA 2009 2013 (Reformulado 2011 Dez) ÍNDICE INTRODUÇÃO 2 CAPÍTULO I - Qualificação dos praticantes desportivos escolares 3 CAPÍTULO II - Identificação dos praticantes do jogo

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN

REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA DO CAMPUS PAU DOS FERROS DO IFRN MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS PAU DOS FERROS EDUCAÇÃO FÍSICA REGULAMENTO ESPECÍFICO - QUEIMADA I FESTIVAL DE QUEIMADA

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

JELP Jogos Escolares de Lagoa da Prata

JELP Jogos Escolares de Lagoa da Prata REGULAMENTO ESPECÍFICO QUEIMADA Art. 1º A competição de Queimada dos Jogos Escolares de JELP obedecerá às Regras e as adaptações deste Regulamento. Parágrafo Único Os competidores são considerados conhecedores

Leia mais

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol (aproveitando as suas marcações) ou em um quarto de campo de futebol de 11 (quando possível

Leia mais

BISFed Regras Internacionais de Bocha 2017 (v.1) As regras apresentadas nesse texto estão relacionadas ao jogo de Bocha.

BISFed Regras Internacionais de Bocha 2017 (v.1) As regras apresentadas nesse texto estão relacionadas ao jogo de Bocha. Introdução Bocha As regras apresentadas nesse texto estão relacionadas ao jogo de Bocha. As Regras do Jogo referem-se a todas as competições internacionais realizadas sob os auspícios da BISFed (Boccia

Leia mais

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA Objecto 1. O presente regulamento foi realizado pela organização do Summer Games Festival, em consonância com todo o Staff e seus coordenadores. Organizador e Promotor 1. O Torneio

Leia mais

1º Torneio 3x3 DE BASQUETE DA CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO REGULAMENTO 2018.

1º Torneio 3x3 DE BASQUETE DA CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO REGULAMENTO 2018. 1º Torneio 3x3 DE BASQUETE DA CAPITAL E GRANDE SÃO PAULO REGULAMENTO 2018. 1 - DA FINALIDADE: Promover o congraçamento entre os Associados da AES e seus dependentes. 2 - DAS INSCRIÇÕES: As inscrições das

Leia mais

Conhecer factores importantes do jogo. Conhecer os elementos diferenciadores de Futebol de 11 e de Futsal. disciplinares

Conhecer factores importantes do jogo. Conhecer os elementos diferenciadores de Futebol de 11 e de Futsal. disciplinares Objectivos Conhecer factores importantes do jogo Conhecer os elementos diferenciadores de Futebol de 11 e de Futsal Conhecer elementos de sanções técnicas e Conhecer elementos de sanções técnicas e disciplinares

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DA ILHA TERCEIRA

ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DA ILHA TERCEIRA REGULAMENTO DE MINIVOLEIBOL ÍNDICE CAPITULO I - O JOGO DE MINIVOLEIBOL - REGRA 1 - Concepção do Jogo - REGRA 2 - A quem se dirige - REGRA 3 - Finalidade do Jogo CAPITULO II - INSTALAÇÕES E MATERIAL - REGRA

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Futsal! Caraterização O Futsal é uma modalidade praticada por duas equipas, compostas cada uma por cinco elementos

Leia mais

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Introdução A 130ª Assembleia Geral Anual do International FA Board (o IFAB) realizada em Cardiff a 5 de março de 2016 aprovou

Leia mais

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE

CENTRO DESPORTIVO E RECREATIVO DO CONCELHO DO NORDESTE CAPÍTULO I - INSTALAÇÕES E MATERIAIS 1. TERRENO DE JOGO 1.1 O terreno de jogo estará devidamente sinalizado pelas marcações no campo existentes no Pavilhão da Escola Básica e Secundária do Nordeste. 1.2

Leia mais

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD ASSINALE A CARREGADO AS RESPOSTAS CORRECTAS 1. Durante o último minuto de um período suplementar, B4 converte um cesto. Após a reposição

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016

CONSELHO DE ARBITRAGEM. Época ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A. Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL CONSELHO DE ARBITRAGEM Época 2015-2016 FUTSAL ÁRBITROS C3 GRUPO A C4 GRUPO A Setúbal 16 de abril de 2016 TESTE ESCRITO 96/2016 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 - Um jogador é expulso

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Resumo das principais alterações Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Neste documento apresenta-se um resumo das principais alterações da FIBA às

Leia mais