ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados"

Transcrição

1 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12 Art. 2 Campo e dimensões das linhas Apagar: Os semicírculos simétricos têm de ser marcados com uma linha a tracejado dentro das áreas restritivas. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados Diagrama 3: apagar os semicírculos tracejados (Apagar também os semicírculos tracejados nos diagramas 1, 9, 10 e 14). Art. 3 Equipamento Acrescentar como 3.4.9: Indicador de posse da bola Aparelho visível, electrónico ou manual Novo texto da última linha do 8º. ponto: O número de descontos de tempo de 0 a Apagar a última frase no 2º. ponto: Quando soar o sinal do aparelho, o cronómetro de jogo pára. Art. 5 Árbitro: Deveres e Poderes 5.4 Novo texto: Atirar a bola ao ar no círculo central para dar início ao 1º. período, o 3º. período e qualquer período suplementar.

2 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 2 de 12 Art. 14 Jogadores: Acidente 14.4 Apagar: Se o jogador acidentado estava envolvido numa situação de bola ao ar, então o seu substituto tomará o seu lugar. Art. 15 Capitão: Deveres e Poderes 15.4 Novo texto: O capitão designará o executante de lance livre em todos os casos em que o lançador não é determinado pelas regras. Art. 19 Posição da bola 19.2 Apagar o 5º. ponto: Soar o sinal do aparelho de 24 segundos estando a bola viva Apagar a última linha do 6º ponto: Soar o sinal do aparelho de 24 segundos. Art. 21 Bola ao ar 21.1 Definições Uma bola ao ar é uma forma de tornar a bola viva, que ocorre quando o árbitro lança a bola ao ar entre quaisquer dois adversários, no círculo central, no início de cada meio-tempo ou período suplementar Uma bola presa ocorre quando dois ou mais adversários têm uma ou ambas as mãos sobre a bola, de modo que nenhum deles possa ganhar a sua posse sem excessiva dureza.

3 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 3 de Procedimento na execução da bola ao ar Cada saltador tem que ter ambos os pés dentro da metade do círculo mais próximo do cesto que defende, com um pé perto da linha central do círculo O árbitro tem, então, de lançar a bola ao ar (verticalmente) entre os saltadores, a uma altura superior àquela a que cada um deles chegaria saltando A bola tem de ser tocada com a(s) mão(s) por um ou ambos os saltadores, depois de ter atingido o seu ponto mais alto Nenhum saltador pode deixar a sua posição até que a bola tenha sido legalmente tocada Nenhum saltador pode agarrar a bola ou tocá-la mais do que duas vezes, até que a mesma tenha tocado um dos outros jogadores não saltadores, o solo, o cesto ou a tabela Os não saltadores não podem ter qualquer parte do seu corpo sobre ou para além da linha do círculo (cilindro), antes da bola ter sido tocada Se a bola não é tocada por um ou por ambos os saltadores ou se toca o solo sem ter sido batida pelo menos por um dos saltadores, a bola ao ar deverá ser repetida Jogadores da mesma equipa não podem ocupar posições adjacentes em redor do círculo, caso um adversário queira ocupar uma dessas posições Uma infracção aos Art , , , e é considerada uma violação Situações de bola ao ar Uma situação de bola ao ar ocorre quando: Há bola presa; A bola sai do campo e: foi tocada simultaneamente por dois adversários; os árbitros têm dúvida sobre quem foi o último jogador a tocar a bola ou se os árbitros não estão de acordo;

4 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 4 de 12 Tem lugar uma violação dupla de lance livre; Uma bola viva fica presa no suporte do cesto; A bola fica morta quando nenhuma das equipas tinha a posse da bola ou o direito a ela; Em situações especiais, após o cancelamento de penalidades iguais contra ambas as equipas, não subsistem quaisquer outras penalidades por executar e nenhuma das equipas tinha a posse da bola ou o direito a ela antes de ter ocorrido a primeira falta ou violação Processo de posse alternada Regra e procedimento Em situações de bola ao ar, que não as de início de cada meio-tempo e de qualquer período suplementar, as equipas irão repor alternadamente a bola em jogo de fora do campo, no local mais próximo de onde ocorre a situação de bola ao ar A equipa que não obtém a posse da bola na sequência da bola ao ar de início de cada meio-tempo ou período suplementar, começará o processo de posse alternada ao ser-lhe concedida a bola para reposição em jogo de fora do campo, no local mais próximo de onde ocorre a situação seguinte de bola ao ar Procedimento de posse alternada tem o seu início quando um árbitro põe a bola à disposição de um jogador para a respectiva reposição da bola em jogo e termina quando a bola passada, toca ou é legalmente tocada por um jogador dentro de campo ou, ainda, quando a equipa que executa a reposição comete violação A equipa a quem será concedida a bola para reposição de posse alternada, deve ser indicada pela seta correspondente, na direcção do cesto do adversário. A direcção da seta é imediatamente invertida quando a reposição de posse alternada termina A oportunidade de efectuar uma reposição de posse alternada é perdida, se a equipa que executa a reposição viola as disposições de reposição de bola em jogo. Uma falta de qualquer uma das equipas durante uma reposição de posse alternada, não determina a perda do direito à próxima reposição de posse alternada por parte da equipa beneficiária.

5 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 5 de 12 Exemplos Práticos 1 Um árbitro lança a bola ao ar de início do jogo. Imediatamente após a bola ter sido tocada pelos saltadores, ocorre uma bola presa entre A6 e B6. Regra: Na medida em que a posse da bola não chegou a ficar determinada, o árbitro não pode aplicar o processo de posse alternada. Um dos árbitros efectuará outra bola ao ar, desta vez entre A6 e B6. 2 Durante a bola ao ar inicial, o saltador A5 agarra ilegalmente a bola. O árbitro apita e concede a bola a B5, para reposição no local mais próximo de onde ocorreu a violação. Como deve ser colocada a seta de posse alternada? Regra: A primeira posse de bola legal do jogo é para B5, que irá efectuar a reposição da bola pela linha lateral. Quando a reposição da bola termina, a seta de posse alternada é colocada para a equipa A. 3 A equipa A tem direito a uma posse da bola por aplicação do processo de posse alternada. Antes de se completar a reposição da bola em jogo, pela equipa A, é assinalada uma falta à equipa A ou à equipa B. Regra: A ocorrência de quaisquer faltas não é afectada nem afecta o processo de posse alternada. A falta é assinalada e penalizada. A equipa A receberá a posse da bola para reposição em jogo, por ocasião da próxima situação de posse alternada. A equipa A não perde, assim, a sua oportunidade de reposição por posse alternada como consequência da falta. 4 Durante o processo de posse alternada, a equipa A viola as disposições de reposição da bola em jogo, por afastar-se do local de reposição ou por consumir mais do que 5 segundos para a efectuar. Regra: Quando a equipa A viola as disposições de uma reposição da bola em jogo, perde a vez de reposição ao abrigo da posse alternada. A equipa B irá efectuar a reposição da bola em jogo na próxima situação de posse alternada.

6 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 6 de 12 5 Como se iniciam os 2º. e 4º. períodos? Regra: À equipa com direito à posse alternada após o final do 1º. e 3º. períodos, ser-lhe-- á concedida a reposição da bola pelo ponto médio da linha lateral oposta à mesa dos oficiais. O jogador encarregue de efectuar a reposição deverá ter um pé de cada lado do prolongamento da linha central, podendo passar a bola para um jogador colocado em qualquer ponto do campo. 6 Na bola ao ar de início do 1º período, a equipa A ganha a posse da bola viva dentro de campo. Em que direcção deve ser colocada a seta da posse alternada? Regra: Logo que a equipa A ganha a posse da bola, a seta da posse alternada será colocada apontando para cesto que a equipa A defende. Isto significa que a equipa B terá direito à posse da bola na próxima situação de posse alternada. O direito à posse da bola na próxima situação de posse alternada, é sempre indicado pelo apontar da seta na direcção do cesto que a respectiva equipa ataca. Art. 27 Desconto de tempo anotado Apagar o 1º. ponto: Um árbitro com bola entra no círculo para administrar uma bola ao ar Novo texto: Cada equipa tem direito a dois (2) descontos de tempo anotados durante o primeiro meio-tempo (1º. e 2º. períodos), a três (3) descontos de tempo anotados durante o segundo meio-tempo (3º. e 4º. períodos) e a um (1) desconto de tempo anotado em cada período suplementar Novo texto: Os descontos de tempo anotados não utilizados não podem passar para o meio-tempo ou período suplementar seguintes.

7 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 7 de 12 Art. 28 Substituições Apagar o 1º. ponto da 2ª. parte: Um árbitro com bola entra no círculo para administrar uma bola ao ar Novo texto da 1ª linha: Para um executante de lances livres. Excepções:.. Art. 39 Regra dos vinte e quatro segundos 39.1 Regra Sempre que um jogador ganha a posse de uma bola viva dentro de campo, a sua equipa tem de efectuar uma tentativa de lançamento de campo dentro de vinte e quatro (24) segundos A falha da equipa de posse da bola em não lançar ao cesto dentro de 24 segundos, será indicada pelo sinal sonoro do aparelho de 24 segundos Para que haja um cesto de campo têm de verificar-se as seguintes condições: A bola deve deixar a(s) mão(s) do jogador num lançamento para cesto de campo antes de soar o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos, e Depois de a bola ter deixado a(s) mão(s) do jogador num lançamento para cesto de campo, a bola tem de tocar o aro Quando houver um cesto de campo perto do final do período de 24 segundos e soar o sinal sonoro enquanto a bola está no ar, depois ter deixado a(s) mão(s) do lançador: Se a bola entra no cesto, este será válido.

8 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 8 de 12 Se a bola toca o aro mas não entra no cesto, a bola permanece viva. Não ocorre violação e o jogo prossegue sem interrupção. Aplicar-se-ão todas as restrições relacionadas com interferência no lançamento ou intervenção sobre a bola Procedimento Se o aparelho de 24 segundos for desmarcado erradamente, o árbitro pode parar o jogo de imediato após a descoberta do erro, desde que não coloque qualquer uma das equipas em desvantagem. O tempo no aparelho de 24 segundos tem de ser corrigido e a posse da bola retorna para a equipa que anteriormente a tinha Se o aparelho de 24 segundos soar erradamente quando uma equipa se encontra de posse da bola, o sinal sonoro será desprezado e o jogo prosseguirá. Se, no entender do árbitro, uma equipa é posta em desvantagem pelo erro do sinal que inadvertidamente soou, o árbitro tem de parar o jogo imediatamente. Têm de ser concedidos posse da bola e um novo período de 24 segundos à equipa que tinha previamente a posse da bola quando soou o sinal do aparelho de 24 segundos Se o aparelho de 24 segundos soar erradamente e nenhuma das equipas estiver de posse da bola, ocorre uma situação de bola ao ar. Exemplos Práticos 1 Num lançamento ao cesto por A5, soa o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos quando a bola vai no ar. A bola bate no aro e é depois tocada por a) B6 b) A6. Regra: Jogada legal em ambos os casos, a) e b). O cronómetro de jogo não pára e o jogo prossegue com um novo período de 24 segundos. 2 Depois de um lançamento ao cesto por A5 e enquanto a bola vai no ar, soa o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos. Na sequência, a bola entra directamente no cesto ou bate na tabela, ressalta, rola no aro e só então entra no cesto.

9 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 9 de 12 Regra: O cesto de 2 ou 3 pontos é válido. O sinal sonoro do aparelho de 24 segundos não torna a bola morta.

10 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 10 de 12 3 Quando a bola está no ar num lançamento ao cesto por A5, soa o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos. Na sequência, a bola bate na tabela (não no aro) ou não toca no que quer que seja e é agarrada no ressalto por a) B6 b) A6. Regra: Violação de 24 segundos e posse da bola para a equipa B. 4 A equipa A ganha a posse da bola com 26 segundos por jogar no 4º. período. Com o cronómetro de jogo a indicar 2,5 segundos, A5 lança a bola ao cesto e soa o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos com a bola no ar. Na sequência, a bola bate no aro e é tocada por B5, soando de seguida o sinal de fim do tempo de jogo. Regra: Jogada legal. O sinal sonoro do aparelho de 24 segundos não torna a bola morta nem pára o cronómetro do jogo. 5 O jogador B5 tenta um lançamento ao cesto, mas a bola não toca no aro. O jogador A5 ganha a posse da bola e, simultaneamente, soa o sinal sonoro do aparelho de 24 segundos. É violação? Regra: Sim. É uma violação de 24 segundos, na medida em que a bola não tocou o aro. Art. 41 Interferência no lançamento e intervenção sobre a bola Novo texto: Se a violação é cometida simultaneamente por jogadores de ambas as equipas, não são averbados quaisquer pontos e ocorre uma situação de bola ao ar. Art. 45 Falta dupla Novo texto do 3º. ponto: Se nenhuma das equipas tinha a posse da bola ou direito a ela, ocorre uma situação de bola ao ar.

11 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 11 de 12 Art. 51 Falta técnica durante um intervalo de jogo 51.1, 3º. Parágrafo Novo texto: O intervalo de jogo termina: No início do 1º. período, 3º. período e quaisquer períodos suplementares, quando a bola é legalmente tocada na bola ao ar inicial. No início do 2º período e 4º período, quando a bola toca ou é tocada por um jogador dentro de campo, após a reposição de bola em jogo inicial Novo texto: Depois de os lances livres terem sido executados, o período de jogo ou período suplementar iniciar-se-á por bola ao ar no círculo central ou por reposição da bola em jogo, conforme previsto nas regras. Art. 52 Violência Novo texto: No caso de terem sido desqualificados membros de ambas as equipas devido a este artigo e não terem existido outras penalidades de falta (ver Art seguinte), ocorre uma situação de bola ao ar. Art. 57 Lances livres Novo texto do último ponto: Ambas as equipas o jogo reinicia-se por reposição da bola em jogo, conforme previsto nas regras.

12 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 12 de Novo texto do último ponto: Ambas as equipas não são averbados quaisquer pontos e o jogo reinicia-se por reposição da bola em jogo, conforme previsto nas regras Novo texto: Se houver mais do que um lance livre, a concessão das penalidades de bola fora só se aplicam quando a violação ocorre durante o último ou único lance livre. A Sinais dos Árbitros N.º 24 mantém-se para bola ao ar (primeiro temos sempre uma situação de bola ao ar, só depois se aplica o processo de posse alternada) Novo texto do último ponto: Ambas as equipas não são averbados quaisquer pontos e o jogo reinicia-se por reposição da bola em jogo, conforme previsto nas regras. B Boletim de Jogo B.7.1 Novo texto: O registo dos descontos de tempo anotados em cada meio-tempo ou período suplementar, tem de ser feito inscrevendo um X maiúsculo nos espaços apropriados, debaixo do nome da equipa. B.7.2 Novo texto: No final de cada meio-tempo e de cada período suplementar, os espaços não usados têm de ser fechados, traçando duas linhas horizontais paralelas dentro do(s) espaço(s) apropriado(s).

Departamento Técnico

Departamento Técnico Departamento Técnico Modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol Maio de 2003 As seguintes modificações das Regras Oficiais de Basquetebol entraram em vigor a partir de 01 de outubro de 2003. Aproveitamos

Leia mais

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD

CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD CHAVE DO TESTE TEÓRICO ÁRBITROS NACIONAIS E COMISSÁRIOS NOME CAD ASSINALE A CARREGADO AS RESPOSTAS CORRECTAS 1. Durante o último minuto de um período suplementar, B4 converte um cesto. Após a reposição

Leia mais

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003)

REGRA SEIS. Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) REGRA SEIS Violações (Versão melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003) José Nina Maio de 2004 Regra Seis As Violações 2 Agradecemos a Rui Valente a revisão deste documento. Regra Seis

Leia mais

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:...

Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016. Oficial de Arbitragem:... Clínica de Arbitragem do dia 24/09/2016 Oficial de Arbitragem:... AVALIAÇÃO TEORICA GABARITO 1. B1 comete uma falta pessoal em A1, quando A1 está em ato de arremesso (tentativa de dois pontos). Atenção:

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

REGRA CINCO O Regulamento do Jogo

REGRA CINCO O Regulamento do Jogo REGRA CINCO O Regulamento do Jogo (Versão 2 melhorada e actualizada com as alterações às regras de 2003 ) José Nina Abril de 2004 Regra Cinco O Regulamento do Jogo 2 Agradecemos a Rui Valente a revisão

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Desde /

FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASKETBALL Desde / ALTERAÇÕES DE REGRAS Interpretações outubro de 2018 Terminologia de Período para Quarto e de Período Extra para Prorrogação Art. 4 a) Período para Quarto b) Período Extra para Prorrogação Equipamentos

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS 2015 RESUMO DAS ALTERAÇÕES VÁLIDAS A PARTIR DE MARÇO DE 2017 Art. 15 Jogador em ato de arremesso 15-1 Determinação Quando um jogador está em

Leia mais

Conselho de Arbitragem Distrital - ABP 1

Conselho de Arbitragem Distrital - ABP 1 ALTERAÇÕES ÀS REGRAS A PARTIR DE 1 DE OUTUBRO 2018 Notem que o texto abaixo, reflete os princípios das alterações às regras mas não aparecerá palavra por palavra como acontecerá no novo e atualizado Livro

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de Novembro de 2015 ÍNDICE DE ARTIGOS Art. 5 Jogadores: Lesão... 3 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes... 5 Art.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 ÍNDICE DE ARTIGOS Art. 5 Jogadores: Lesão... 4 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes...

Leia mais

Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM

Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 REGRAS DE JOGO E TÉCNICA DE ARBITRAGEM Alterações às Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Página 2 de 16 Índice INTRODUÇÃO...3 REGRAS DE JOGO...4 REGRA

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2012 Interpretações Oficiais Válidas em Portugal a partir de 15 de Setembro de 2012 (Este texto foi escrito segundo as novas regras do Acordo Ortográfico) ÍNDICE Art. 5

Leia mais

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual

BASQUETEBOL. Professor Márcio SISTEMAS DE JOGO DEFENSIVO. Defesa individual POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM QUADRA E SUAS FUNÇÕES Pivôs: são os jogadores mais altos da equipe, pois têm como objetivo pegar rebotes, tanto na área defensiva como na ofensiva. Os pivôs, geralmente,

Leia mais

História do Basquetebol

História do Basquetebol História do Basquetebol Foi inventado por um professor Canadiano, James Naismith no ano de 1891. Em Dezembro do mesmo ano, teve lugar o primeiro jogo, no Springfield College, nos EUA. O seu primeiro nome

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

Corfebol. Sinais dos Árbitros

Corfebol. Sinais dos Árbitros Corfebol Sinais dos Árbitros 2006 Este livro deve ser considerado um apêndice às Regras de Corfebol. Contém os sinais aprovados para serem utilizados pelos Árbitros de Corfebol. Todos os sinais devem ser

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Interpretações Oficiais Página 1 de 18 Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Página 2 de 18 ÍNDICE Art. 5 Jogadores: Acidente... 3 Art. 9 Início e fim do período ou do jogo... 4 Art. 12 Bola ao ar e posse alternada... 5 Art. 17

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais

Regras Oficiais de Basquetebol Interpretações Oficiais Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Interpretações Oficiais Em vigor em Portugal a partir de 01 de Outubro de 2014 ÍNDICE Art. 5 Jogadores: Lesão... 3 Art. 7 Treinadores: Deveres e poderes... 5 Art. 8

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2004

Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2004 Aprovado pelo Central Board da FIBA Paris, 12 de Junho de 2004 Válido a partir de 1 de Setembro

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2006

Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Fédération Internationale de Basketball International Basketball Federation Regras Oficiais de Basquetebol 2006 Aprovado pelo Central Board da FIBA Hong Kong, 31 de Março de 2006 Válido a partir de 1 de

Leia mais

(InterpretaçõesOficiais)

(InterpretaçõesOficiais) Regras Oficiais de Basquetebol2010 (InterpretaçõesOficiais) Aprovadas por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válidas emportugal a partir de 01 de Outubrode 2010 ÍNDICE Art.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações

Regras Oficiais de Basquetebol Resumo das principais alterações Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Resumo das principais alterações Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Neste documento apresenta-se um resumo das principais alterações da FIBA às

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais)

Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais) Regras Oficiais de Basquetebol 2008 (Interpretações Oficiais) Aprovadas por FIBA Central Board Pequim, R.P. da China, 26 de Abril de 2008 Válidas em Portugal a partir de 01 de Setembro de 2008 ÍNDICE Art.

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

Sporting Clube Marinhense

Sporting Clube Marinhense Torneio do Vidreiro Street Basket 3x3 As Regras Oficiais de Basquetebol da FIBA do jogo são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nas Regras do Jogo 3x3 aqui contidas.

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Manual de Arbitragem Arbitragem a 3 Árbitros Aprovado por Central Board da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Válido em Portugal a partir de 01 de Outubro

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2017

Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Regras Oficiais de Basquetebol 2017 Em vigor em Portugal a partir de 22 de Setembro de 2017 Outubro de 2017 Pág. 2 de 84 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017 ÍNDICE ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 Art. 1 Definições...

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 y Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Aprovadas pelo FIBA Central Board San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Em vigor a partir de 1 de Outubro de 2010 Abril de 2010 Pág. 2 de 76 ÍNDICE / ÍNDICE DE

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários

Leia mais

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO

LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO LEI I A SUPERFÍCIE DE JOGO ARTº 1º Os jogos de Futsal serão realizados preferencialmente nos recintos de Andebol (aproveitando as suas marcações) ou em um quarto de campo de futebol de 11 (quando possível

Leia mais

ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 REGRA TRÊS EQUIPAS REGRA QUATRO REGULAMENTO DO JOGO...

ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 REGRA TRÊS EQUIPAS REGRA QUATRO REGULAMENTO DO JOGO... Regras Oficiais de Basquetebol 2018 Outubro de 2018 Pág. 2 de 81 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2018 ÍNDICE REGRA UM O JOGO... 4 Art. 1 Definições... 4 REGRA DOIS CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO... 4 Art.

Leia mais

REGULAMENTO TORNEIO DISTRITAL SUB 12 PROF. MÁRIO COSTA

REGULAMENTO TORNEIO DISTRITAL SUB 12 PROF. MÁRIO COSTA REGULAMENTO 2015 / 2016 1 Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual desde o início devemos proporcionar de uma forma

Leia mais

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊS DE POMBAL EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL DOCUMENTO DE APOIO 6º ANO CARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE O basquetebol é um jogo desportivo colectivo, pr

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol FEV 2016 Nº 04 Índice: PAG. 2 TERMINOLOGIA DA ARBITRAGEM PAG. 3 MITOS NAS

Leia mais

INTERPRETAÇÕES 2004 Pág.1

INTERPRETAÇÕES 2004 Pág.1 INTERPRETAÇÕES 2004 Pág.1 REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL 2004 FIBA INTERPRETAÇÕES OFICIAIS As interpretações apresentadas neste documento são as Interpretações Oficiais das Regras Oficiais de Basketball

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017

INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017 Interpretações oficiais regras 2017 Página 1 ÍNDICE Introdução... Art.5 Jogadores - Lesão... Art.7 Técnico: Deveres e poderes...

Leia mais

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3

ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 ANEXO II REGRAS DO JOGO BASQUETE 3X3 As Regras do Jogo de Basquete Oficiais da FIBA são válidas para todas as situações de jogo não especificamente mencionadas nestas Regras do Jogo 3x3. Art. 01. Quadra

Leia mais

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações Sessão de esclarecimentos sobre as alterações 2010-2011 Informação a Entregar/Indicar ao Árbitro antes do Início do Jogo Documentação Modelo 144 ou 144-A totalmente preenchido de acordo com o Comunicado

Leia mais

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 41 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016 CAPÍTULO 8 ÁRBITROS 22. EQUIPA DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL Alterações feitas pela FIBA com validade de 1 de fevereiro de 2018.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL Alterações feitas pela FIBA com validade de 1 de fevereiro de 2018. CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL INTEPRETAÇÕES OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2017 Alterações feitas pela FIBA com validade de 1 de fevereiro de 2018. Site: cbb.com.br Email: secretaria@brasilbasketball.com.br

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO ÁRBITROS FARO, 08-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas Resumo das alterações às regras do BCR introduzidas pela IWBF e adotadas em Portugal pelo CNBCR/FPB. Regras oficiais de basquetebol em cadeira de rodas 2017 válidas a partir de 1 de dezembro de 2017: Definição

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de AC1 e AAC1 de Futebol Tomar, 4 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017..TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (2) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

Regras do Jogo - Futsal

Regras do Jogo - Futsal Regras do Jogo - Futsal Pré-Jogo: A escolha dos campos é determinada por um sorteio efetuado por meio de uma moeda. A equipa favorecida pela sorte escolhe a baliza em direção à qual atacará durante a primeira

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores

Andebol. Andebol. Andebol. Andebol. Andebol Caraterização. O que é o Andebol? O Campo. Os Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? O andebol é um jogo desportivo colectivo, praticado por duas equipas, cada uma delas com 7 jogadores em

Leia mais

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO

REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE LEÇA DA PALMEIRA/STA. CRUZ DO BISPO Ano Letivo de 20012/2013 O que é o andebol? REGRAS DE ANDEBOL 7º ANO O Andebol é um desporto coletivo inventado por um alemão, Karl

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

Andebol. Origem. Caraterização

Andebol. Origem. Caraterização Origem As origens do andebol, bem como a época em que começou a ser praticado, não são conhecidas com rigor. Pode considerar-se que o andebol, na variante de onze, é de origem alemã. Este jogo foi divulgado

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS Válida a partir de 01 de outubro de 2014 As interpretações presentes neste documento são as Interpretações Oficiais FIBA, das Regras Oficiais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DO ALGARVE CONSELHO DE ARBITRAGEM ACÇÃO FORMAÇÃO/APERFEIÇOAMENTO E AVALIAÇÃO TESTE ESCRITO - ÁRBITROS 29-09-2018 Leia atentamente as instruções seguintes. Para cada questão, escolha

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta

REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O MATERIAL OS JOGADORES O SORTEIO. O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O volante e a raqueta REGRAS OFICIAIS (simplificadas) O CAMPO O campo deve ser traçado como mostra o diagrama. O MATERIAL O volante e a raqueta OS JOGADORES O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares Homens,

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASKETBALL INTERPRETAÇÕES OFICIAIS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2018 Válido a partir de 31 de Janeiro de 2019 2ª Edição (v1.1) * Tradução Oficial do Departamento de Arbitragem

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

DEPACBB-Departamento de arbitragem CBB VERSÃO OFICIAL EM PORTUGUES TRADUZIDA E REVISADA

DEPACBB-Departamento de arbitragem CBB VERSÃO OFICIAL EM PORTUGUES TRADUZIDA E REVISADA REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2010 Interpretações Oficiais Aprovado pelo Comitê Central da FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de abril de 2010 Válido a partir de 1º de Outubro de 2010 DEPACBB-Departamento

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DO FUTSAL 2011/2012

ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DO FUTSAL 2011/2012 ALTERAÇÕES ÀS LEIS DO JOGO DO FUTSAL 2011/2012 Para conhecimento geral, informa-se que a FIFA, através da sua Circular Nº 1265, de 09.06.2011, divulgou as alterações às Leis do Jogo do Futsal 2011/2012,

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 INTERPRETAÇÕES OFICIAIS Válida a partir de 01 de outubro de 2014 As interpretações presentes neste documento são as Interpretações Oficiais FIBA, das Regras Oficiais

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2010

Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Regras Oficiais de Basquetebol 2010 Como aprovado pelo Comitê Central FIBA San Juan, Porto Rico, 17 de Abril de 2010 Departamento de arbitragem CBB VERSÃO OFICIAL EM PORTUGUES TRADUZIDA E REVISADA COORDENADOR

Leia mais

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4

Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM PAG. 2 PAG. 3 PAG. 4 Associação de Basquetebol de Aveiro CAD Aveiro ARBITRAGEM Árbitro ou Oficial de Mesa. Uma forma diferente de jogar Basquetebol MAI 2016 Nº 07 Índice: PAG. 2 CONTROLO DO CRONÓMETRO PAG. 3 CONTROLO DOS APARELHOS

Leia mais

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA

REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA REGULAMENTO RUGBY DE PRAIA Objecto 1. O presente regulamento foi realizado pela organização do Summer Games Festival, em consonância com todo o Staff e seus coordenadores. Organizador e Promotor 1. O Torneio

Leia mais

Basquetebol. Objetivo O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material.

Basquetebol. Objetivo O objetivo do jogo é introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material. Origem e Regras Origem A descoberta do basquetebol, enquanto modalidade, teve lugar em Massachussets, em 1891. O seu inventor foi James Naismith, professor de anatomia da School for Christian Workers (hoje

Leia mais

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB. Por Daniel Pomeroy Diretor Oficiais de Arbitragem da CBFS

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB. Por Daniel Pomeroy Diretor Oficiais de Arbitragem da CBFS REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB Por REGRA 1 A SUPERFÍCIE DE JOGO Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo A publicidade vertical, se existir, deverá estar a: 1 Um metro das linhas laterais, exceto

Leia mais

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e

Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Leis do Jogo 2016/17 Resumo das Alterações às Leis para Jogadores, Treinadores e Introdução A 130ª Assembleia Geral Anual do International FA Board (o IFAB) realizada em Cardiff a 5 de março de 2016 aprovou

Leia mais

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 /

Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo. Época 2016 / Associação de Futebol de Aveiro Conselho de Arbitragem Prova Escrita Árbitros FUTSAL Classificativo Época 2016 / 2017 03-09-2016 Leia atentamente as instruções seguintes: Para cada questão, escolha uma

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Voleibol! Caraterização Voleibol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, separadas por uma

Leia mais

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB

REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB REGRAS DE JOGO E DECISÕES DA IFAB REGRA 1 A SUPERFICIE DE JOGO Placas de publicidade ao redor da quadra de jogo A publicidade vertical, se existir, deverá estar a: 1 Um metro das linhas laterais, exceto

Leia mais

Grupo I Voleibol (25 pontos)

Grupo I Voleibol (25 pontos) Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 1ª FASE PROVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Duração da prova: 45 minutos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol 2014

Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Regras Oficiais de Basquetebol 2014 Tradução do documento original realizado pelo instrutor da disciplina Basquetebol, da Escola de Educação Física do Exército, com a finalidade exclusiva de facilitar

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! Futsal! Caraterização O Futsal é uma modalidade praticada por duas equipas, compostas cada uma por cinco elementos

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A b) TESTE ESCRITO 1.Indique, segundo a Lei 7, quais são os motivos que devem levar o árbitro a prolongar

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM

CONSELHO DE ARBITRAGEM CONSELHO DE ARBITRAGEM Avaliação Época 2015/2016 Amora, 5 de Setembro de 2015 Árbitros C3 Grupo A a) TESTE ESCRITO 1.Como deve proceder o árbitro quando a bola bate na mão de um jogador? Porquê? A Deve

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL 2014 Aprovadas pelo Comitê Central da FIBA Barcelona Espanha, 2 de fevereiro de 2014 Válida a partir de 01 de outubro de 2014 REGRA UM O JOGO... 5 Art.1 Definições... 5 REGRA

Leia mais

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017

REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 REGRAS DO FooBaSKILL Março 2017 1 INTRODUÇÃO O FooBaSKILL é uma nova disciplina que foi desenvolvida por três professores suíços de educação física e desportiva. Ela põe em prática os atributos do futebol

Leia mais

Leis de Jogo. Rugby de 7 - Sevens. Documento elaborado por:

Leis de Jogo. Rugby de 7 - Sevens. Documento elaborado por: Leis de Jogo Rugby de 7 - Sevens Documento elaborado por: Ferdinando Sousa Data: 15.09.2010 Variações para o Rugby de Sete (Sevens) Todas as disposições das Leis do Jogo de Rugby de Quinze (Rugby Union)

Leia mais

Coordenação de Arbitragem da CBB Confederação Brasileira de Basketball

Coordenação de Arbitragem da CBB Confederação Brasileira de Basketball Confederação Brasileira de Basketball Avenida Rio Branco, 245-16º Andar - Centro - Rio de Janeiro (RJ) - Cep 20040-009 BRASIL. Telefones: (55 21) 2544-3193 - 2544-3316 - Fax: (55 21) 2240-4042 - www.cbb.com..br

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO BASQUETEBOL Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Escalões Etários, Dimensões do Campo, Bola, Tempo de Jogo e Variantes

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE

REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL SOÇAITE Art. 1º. O Critério de disputa está previsto no REGULAMENTO GERAL. Art.2º. Será realizado nos dias 21 a 23/04/2005, nas dependências do campus da Unemat. Art. 3º. É

Leia mais

Regulamento da Taça Escola

Regulamento da Taça Escola Secção de Educação Física e de Desporto Regulamento da Taça Escola 2016-17 1.- A Taça Escola é uma competição desportiva que é disputada entre as turmas de cada escalão e que decorre ao longo de todo o

Leia mais

PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO

PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO PROGRAMAÇÃO BASQUETE TRIO BASQUETE TRIO: CHAVE U 1º SORTEIO KLABIN OC 2º SORTEIO KLABIN CP 3º SORTEIO KLABIN LGS O congresso técnico e sorteio dos confrontos será realizado no dia do evento. Data: 06/07/2016

Leia mais

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes

Aula Teórica. Prof. Cláudio Gomes Aula Teórica História do Basquetebol Em 1891, o director da secção de Educação Física do Springfield College (USA), pediu o Professor James Naismith para criar um actividade que satisfizesse o interesse

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE

REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES MINIBASQUETE REGULAMENTO CONCENTRAÇÕES 2015 / 2016 1 Concentrações de Minibasquete da ABB Regulamento Nota: Os intervenientes, não devem esquecer que estamos a promover uma actividade para jovens praticantes, a qual

Leia mais

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL

CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL O jogo de basquetebol: O basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL

REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL Aprovadas pelo Comitê Central da FIBA Barcelona Espanha, 2 de fevereiro de 2014 Válida a partir de 01 de outubro de 2014 REGRA UM O JOGO... 1 Art.1 Definições... 2 REGRA DOIS

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL

REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL REGRAS OFICIAIS DE BASKETBALL Aprovadas pelo Comitê Central da FIBA Barcelona Espanha, 2 de fevereiro de 2014 Válida a partir de 01 de outubro de 2014 REGRA UM O JOGO... 1 Art.1 Definições... 2 REGRA DOIS

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL CONSELHO DE ARBITRAGEM 1ªAção de CN 2 e AAC2 de Futebol Tomar, 6 de agosto de 2016 ÉPOCA 2016/2017 TESTE ESCRITO LEIS DE JOGO (3) Leia atentamente as instruções seguintes.

Leia mais

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO

FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro REGULAMENTO FESTIVAL DE MINI-BASQUETE 2ª Copa Sérgio Ney Palmeiro O mini-basquete é um jogo para crianças de até 12 anos (nascidos a partir de 1993). Foi desenvolvido como uma forma divertida de se descobrir o basquete.

Leia mais

Regras do Jogo. Regras Subbuteo (PT) Posse de Bola. Pontapé de saída. Intercepção

Regras do Jogo. Regras Subbuteo (PT) Posse de Bola. Pontapé de saída. Intercepção Regras Subbuteo (PT) Regras do Jogo Posse de Bola A acontecer esta situação, a equipa defensora pode reclamar BACK e a bola mudará 1.1. A equipa que possui a bola será denominada equipa atacante e a outra

Leia mais