UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CACHOEIRA DO SUL"

Transcrição

1 Prezado Formando, Manual de Formatura ULBRA Cachoeira do Sul Válido para formaturas realizadas a partir de agosto de 2017 A Colação de Grau é um ato oficial, formal, público e obrigatório da Universidade e, como tal, integra as atividades do curso e do calendário acadêmico. Este manual de Formatura/Colação de Grau disponibilizado a todos os formandos visa orientar e facilitar as ações do acadêmico nas diversas etapas que precedem e envolvem a formatura/colação de Grau. As informações constantes neste manual, conforme o Estatuto e Regimento da Universidade, oferece plenas condições aos acadêmicos de realizarem a solenidade de Colação de Grau de maneira tranqüila e inesquecível, se seguidas todas as orientações do documento. Procedimentos Acadêmicos Para constar como formando e ser incluído no ato solene de Colação de Grau, o acadêmico deverá seguir rigorosamente os prazos estabelecidos pela universidade. Conforme calendário acadêmico, embasado na Resolução CONSUN 3/2011, no início do semestre que antecede ao semestre de formatura, o acadêmico formando deverá protocolar na Central de Atendimento ao Acadêmico a Solicitação de Estudo de Currículo para Colação de Grau. Não poderá participar do ato de Colação de Grau, nem simbolicamente, o aluno que, mesmo tendo seu nome incluído no convite, não realizar a solicitação do estudo de currículo para Colação de Grau no prazo estipulado, não regularizar a vida acadêmica, não vencer com grau e freqüência satisfatórios todo currículo em vigor (disciplinas e carga horária) e não cumprir todos os compromissos administrativos advindos da Secretaria Geral. Escolha da Comissão de Formatura A escolha da Comissão de Formatura deve ser realizada pela turma de formandos mediante votação em reunião pré-agendada e divulgada no curso, devendo esta ser registrada em ata. A Coordenação do Curso integra a Comissão de Formatura, como membro nato.

2 A comissão é a ligação entre formandos, Coordenação de Curso, Assessoria de Comunicação Social e os demais setores da ULBRA Cachoeira. Suas atribuições encontram-se especificadas ao longo deste manual. Atribuições da Comissão de Formatura - A solenidade de Colação de Grau é um ato institucional. Portanto, o acadêmico deverá seguir as normas da Universidade e o protocolo desta, ficando vedada a alteração no cerimonial da formatura ou das determinações gerais da Universidade; - Todas as produtoras que irão realizar solenidades na instituição deverão, obrigatoriamente, estarem credenciadas junto à Assessoria de Comunicação da ULBRA Cachoeira do Sul. A listagem das credenciadas será divulgada no grupo de formandos, juntamente com os cursos que se formarão juntos, datas e horários das solenidades. - Enviar à ACS, no período estabelecido (mês de abril para formatura em janeiro ou no mês de setembro, para formaturas em agosto), o seguinte: - dados de contato dos membros da comissão de formatura ( e fone). - número de formandos que colarão grau naquele curso. - Nenhuma comissão de formatura ou produtora está autorizada a fechar contrato sem que seja liberada pela instituição, a data oficial de formatura, horário da formatura e o grupo de cursos que se formarão na mesma solenidade. Estas informações serão divulgadas na primeira semana do mês de maio ou outubro, levando em conta o semestre de realização. - A data para realização das fotos para convites e outros materiais deve ser agendas com no mínimo duas semanas de antecedência, juntamente com o coordenador de curso e ACS, para ver disponibilidade de data; - As formaturas serão realizadas no campus universitário.

3 - O número mínimo para realização da colação de grau é de 20 formandos. A universidade é quem estipulará quais os cursos irão se formar na mesma solenidade. A divulgação será feita junto com a data e horário da solenidade. - São escolhidos, no máximo cinco professores homenageados, em votação pelos formandos; - As homenagens devem ser feitas durante o mês de (junho para formaturas em agosto ou novembro, para formaturas do início do ano); - As homenagens acima deverão, obrigatoriamente, serem realizadas antes do inicio das aulas ou nos intervalos e, além disso, devem ser previamente comunicadas ao Coordenador de cada curso e Assessoria de Comunicação. Nenhuma produtora está autorizada a realizar filmagens dessa atividade fora do prazo acima estipulado, sob pena de pagamento de multa; - Enviar à ACS os seguintes materiais para aprovação: - modelo do convite para devidas correções até 45 dias antes da colação de grau, observando todos os requisitos obrigatórios, constantes neste documento. Depois de aprovado e confeccionado e ainda com 30 dias antes da data de colação de grau, 03 unidades do convite deverão ser entregues à ACS para que esse proceda o envio para as autoridades. - modelo do quadro de mesa. - modelo do quadro de parede. - modelo do cenário que será usado no dia da formatura. - discurso do orador, pelo menos 10 dias antes da formatura. (máximo cinco minutos de duração, significando aproximadamente 5 páginas, em letra tamanho músicas a serem utilizadas durante a solenidade; - ficha com os dados cerimoniais; - É proibido o uso de bebidas alcoólicas nos coquetéis oferecidos pelas produtoras antes do ato de colação de grau; - Agendar junto a ACS data para ensaio geral; - A chamada dos formandos é feita exclusivamente pela secretária da sessão;

4 - É vedada a execução de hinos de time de futebol, bem como carregar bandeiras na hora da entrega do certificado; - Em solenidades envolvendo mais de um curso, apenas um paraninfo discursará em nome de todos e, apenas um formando discursará como orador, representando à todos. - É proibido o uso de confetes ou outro material semelhante à chuva de prata pelos formandos ou convidados no momento em que o formando cola o grau. - O certificado poderá ser entregue pelo paraninfo ou por algum familiar de 1º grau (pai, mãe ou filho) ou marido/esposa, sendo que, em qualquer caso, a pessoa deverá ter a mesma formação do formando. A formação deve ser comprovada previamente através de solicitação junto ao protocolo, com pelo menos 30 dias de antecedência, incluindo cópia do diploma. CONVITES: itens obrigatórios - Logomarca da Universidade; - Autoridades da mantenedora AELBRA; - Autoridades Acadêmicas da REITORIA; - Data, horário e local do Culto; - Data, horário e local da Colação de Grau; - Mensagem da Capelania; - Nome do paraninfo, professores e funcionários homenageados; - Juramento e juramentista; - Orador; - Nome do Diretor do Campus; - Nome do Coordenador do Curso; Os dados do expediente estão atualizados no site: + os dados da unidade Cachoeira do Sul, conforme segue abaixo:

5 CAMPUS Diretor: Rogério Vilnei Brandt Coordenador(a) do Curso de...: Administração: Orlando Ferreira da Silveira Biologia: Maria Solange dos Santos Gomes Biomedicina: Maria Solange dos Santos Gomes Ciências Contábeis: Milton Edwino Kelling Direito: Daniel Dottes de Freitas Ed. Física: José Luis de Freitas Enfermagem: Dilma Terezinha de Morais Machado Fisioterapia: Daniela Weber Goularte Odontologia: Rubem Beraldo dos Santos Pedagogia: Silvia Maria Barreto dos Santos Psicologia: Gisele Trommer Martines Sistemas de Informação: Taciano Balardin de Oliveira Juramentos Juramento Administração: Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do Homem e da Pátria. Juramento Biologia: Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento cientifico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.

6 Juramento Biomedicina: Juro, por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução cientifica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência e da confiança dos homens. Juramento Ciências Contábeis: Ao receber o grau de Bacharel em Ciências Contábeis, juro, perante Deus e a sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Juro pautar minha conduta profissional observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento sustentável da sociedade e o progresso do País. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da Classe Contábil, o aprimoramento da Ciência Contábil e a evolução da Profissão. Juramento Direito: Prometo, no exercício de minhas funções e do meu oficio, respeitar os princípios éticos e morais sobre os quais se assentam as Leis e a Justiça, valendo-me deles para assegurar aos homens e os seus direitos fundamentais e intocáveis, defendendo a liberdade e nunca faltando à causa da humanidade! Prometo fazer da minha tarefa uma luta pela liberdade, sem o qual o Direito o não sobrevirá. Acima de tudo, fazer da Lei um abrigo dos cidadãos e do Direito o meio de alcançar a Justiça. Juramento Educação Física: Diplomando-me pelo curso de Educação Física, tomo o compromisso de bem cumprir os deveres da minha profissão e, sob os ditames da minha consciência e dos ensinamentos recebidos, destinar meus esforços em prol da saúde, educação e integridade do ser humano. Juro, livre e solenemente, manter e elevar os ideais de ética e da moral com seriedade e dedicação

7 Juramento Enfermagem: "Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestrígio e suas tradições. Juramento Fisioterapia: Prometo dedicar-me à profissão de Fisioterapeuta utilizando todo o conhecimento cientifico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o período de formação, comprometendo-me a aprofundá-los e utiliza-los sem medir esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada. Juramento Odontologia: Prometo que, ao exercer a Odontologia mostrar-me-ei sempre fiel aos deveres da honra, da ciência e da caridade, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados. Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me forem confiados e juro que jamais me prevalecerei da profissão para corromper os costumes ou desmerecer o renome e a grandeza da Odontologia. Juramento Pedagogia: Juro solenemente cumprir meus deveres, inerentes ao grau que me é conferido, somando todas as minhas aspirações, diminuindo as incertezas, multiplicando as realizações e dividindo as vitórias com os que me cercam, sem jamais faltar com os ditames da honra, da justiça e da ética. Juramento Psicologia: Como Psicólogo, eu me proponho a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições.

8 Juramento Sistemas de Informação: Prometo que, no exercício profissional, serei fiel aos preceitos da honra e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da informática em beneficio do cidadão e da sociedade. Mensagem da pastoral para convites de formatura Estimados (as) formandos (s), no momento em que uma importante etapa de vossas vidas conclui-se, uma nova jornada se vos apresenta. A formação acadêmica, juntamente com vossas convicções sobre ética e ser humano, vos abrirá as portas para novas aventuras. Nosso desejo é que, ao cumprirdes com vosso juramento profissional, trabalheis com afinco e assim honreis ao Deus Eterno. Ele na sua imensa bondade e amor irá abençoar-vos e conquistareis o reconhecimento da sociedade. Bênçãos e bênçãos. São os votos carinhosos do Pastor Adalberto Gross Capelania ULBRA Dados Cerimoniais PREENCHER E ENVIAR DE VOLTA PARA A ACS DA ULBRA DADOS CERIMONIAIS FORMATURAS ULBRA CURSO: PATRONO: PARANINFO: ORADOR: JURAMENTISTA: PROFESSORES HOMENAGEADOS: FUNCIONÁRIO HOMENAGEADO: HOMENAGEM AOS PAIS: PRODUTORA: CONTATO: FONE:

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior PROMETO / DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA

Leia mais

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE,

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

Biomedicina. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a biomedicina.

Biomedicina. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a biomedicina. Biomedicina Juro por toda a minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços

Leia mais

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ ERGAM A MÃO DIREITA E REPITAM COMIGO:

JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ ERGAM A MÃO DIREITA E REPITAM COMIGO: JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO SOLICITO AOS MEUS COLEGAS QUE FIQUEM EM PÉ PROMETO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO,// CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS,// OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,// OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO//

Leia mais

LICENCIATURA EM FARMÁCIA

LICENCIATURA EM FARMÁCIA ENFERMAGEM LIVRE E SOLENEMENTE, EM PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA,/ PROMETO DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE/ RESPEITAR A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA/ EXERCER A

Leia mais

Manual de Formatura/ Colação de Grau ULBRA Carazinho

Manual de Formatura/ Colação de Grau ULBRA Carazinho Manual de Formatura/ Colação de Grau ULBRA Carazinho Prezado Formando, A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório da Universidade e, como tal, integra as atividades do curso e do calendário

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016-

RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016- RESOLUÇÃO Nº 036/2004-COU/UNICENTRO O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO Nº 8/2016- O JURAMENTO DOS FORMANDOS DO CURSO DE FARMÁCIA ESTÁ ALTERADO PELA RESOLUÇÃO

Leia mais

Manual de Formatura/ Colação de Grau. ULBRA Carazinho

Manual de Formatura/ Colação de Grau. ULBRA Carazinho Manual de Formatura/ Colação de Grau ULBRA Carazinho Prezado Formando, A Colação de Grau é um ato oficial, público e obrigatório da Universidade e, como tal, integra as atividades do curso e do calendário

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO

ADMINISTRAÇÃO ARQUITETURA E URBANISMO CURSO JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO o aperfeiçoamento da ciência da administração, o ARQUITETURA E URBANISMO Ao receber o grau de Arquiteto e Urbanista, assumo o compromisso, de honrar esta profissão e a sua

Leia mais

Manual do formando CET-FAESA

Manual do formando CET-FAESA Manual do formando CET-FAESA 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS

Leia mais

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí ADMINISTRAÇÃO (Resolução nº 037/CONSUN-CaEn/2011) Juro dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades

Leia mais

Manual de Orientações e Normas para Solenidade

Manual de Orientações e Normas para Solenidade Manual de Orientações e Normas para Solenidade de Outorga de Grau FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Junho 2016 Pág. 1 Art. 1º A Outorga de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação é ato oficial

Leia mais

Manual de Formatura. Versão 13 de novembro de Manual de Formatura NOVA Faculdade

Manual de Formatura. Versão 13 de novembro de Manual de Formatura NOVA Faculdade Manual de Formatura Versão 13 de novembro de 2017 Este manual tem a finalidade de orientar os procedimentos para todas as formaturas da NOVA Faculdade, devendo, portanto, ser observado criteriosamente

Leia mais

FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS

FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS FORMATURAS UNISINOS - JURAMENTOS Administração JURO SOLENEMENTE, NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO PROMOVER O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO E DAS INSTITUIÇÕES, OBSERVANDO O CÓDIGO DE ÉTICA

Leia mais

Reunião geral de Formandos /A

Reunião geral de Formandos /A Reunião geral de Formandos - 2017/A Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DO ESPÍRITO SANTO MULTIVIX CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES 2015 Orientações Gerais para Sessões Solenes de Colação de Grau A colação de grau é obrigatória

Leia mais

É um procedimento que se inicia um ano antes da data de formatura. Orientações:

É um procedimento que se inicia um ano antes da data de formatura. Orientações: MANUAL DE FORMATURA APRESENTAÇÃO O presente manual tem o objetivo principal de normatizar as solenidades de colação de grau dos cursos de graduação presencial da Universidade Luterana do Brasil campus

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016

ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016 ORIENTAÇÕES AOS PROVÁVEIS FORMANDOS COLAÇÃO DE GRAU 1º/2016 Este livreto é destinado aos prováveis formandos do 1º semestre de 2016. O recebimento deste não significa que o aluno participará das Colações

Leia mais

Reunião geral de Formandos /B

Reunião geral de Formandos /B Reunião geral de Formandos - 2016/B Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA

MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA PROLOG/GESTÃO DE EVENTOS CERIMONIAL DE FORMATURAS Maio de 2008 1 ÍNDICE Página 1. Regulamento das solenidades de Colação de Grau... 2 2. Cerimonial de Formaturas...

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA

PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA MARCELO JUNQUEIRA PEREIRA, Presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação FCTE e GLEICIONE APARECIDA DIAS BAGNE DE SOUZA, Reitora da Universidade Vale

Leia mais

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE

TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE FORMATURA EM GABINETE Ocorre no Salão de Atos. Em dia de semana, à noite. Por instituto. Não há toga. Não há discurso. Agendada ao final do calendário. FORMATURA

Leia mais

Reunião Geral de Formandos 2016/01

Reunião Geral de Formandos 2016/01 Reunião Geral de Formandos 2016/01 COLAÇÃO DE GRAU GABINETE x SOLENE Formatura em Gabinete Formatura em Gabinete Ocorre no final do calendário de formaturas e a data, horário e local é definido pelo Departamento

Leia mais

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA

JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA JURAMENTOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIPAMPA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAMPUS ALEGRETE Prometo que, no exercício profissional como Bacharel em Ciência da Computação, serei fiel aos preceitos da honra e da

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.

1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS/PRODUTORAS

ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS/PRODUTORAS ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS/PRODUTORAS ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS Este guia tem o objetivo de orientar e ajudar os formandos sobre os procedimentos adequados para a organização da formatura. 1. EXIGÊNCIAS

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU SERRA 2017 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA Este manual de Colação de Grau tem por finalidade orientar e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07. O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior,

INSTRUÇÃO NORMATIVA 07. O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior, INSTRUÇÃO NORMATIVA 07 O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior, RESOLVE: Regulamentar as Cerimônias de Colação de Grau dos Cursos de Graduação das Faculdades

Leia mais

COMISSÕES DE FORMATURA

COMISSÕES DE FORMATURA COMISSÕES DE FORMATURA ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO Contato direto com a Feevale e com a produtora. Organizar reuniões e votações para a definição coletiva de paraninfo, professor e funcionário homenageados

Leia mais

ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA,

ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, ICSA ADMINISTRAÇÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG 1 INSTRUÇÃO DE SERVIÇO nº 02/2005 PRG DATA: 11 de outubro de 2005. EMENTA: Instrui sobre roteiro a ser seguido no cerimonial de colação de grau da Unioeste. O Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO

CONSELHO UNIVERSITÁRIO CONSELHO UNIVERSITÁRIO R E S O L U Ç Ã O nº. 001/2009 Regulamenta a Colação de Grau e o Cerimonial de Formatura dos Cursos de Graduação da UFCSPA. A Reitoria da Fundação Universidade Federal de Ciências

Leia mais

CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO

CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO ADMINISTRAÇÃO CURSO COR DA FAIXA JURAMENTO ARQUITETURA E URBANISMO BIOMEDICINA Verde Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.

RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI. RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Credenciado pela Portaria Nº 1.920 de 03/06/2005, publicado no D.O.U. 06/06/2005, com limite territorial de atuação circunscrito aos municípios de Volta Redonda, Nova

Leia mais

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC

Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2011/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016. Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR. CAPÍTULO I Disposições Preliminares

RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016. Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR. CAPÍTULO I Disposições Preliminares RESOLUÇÃO CONSUP NRO 34/2016 Aprova o Regulamento da Colação de Grau da Faculdade Murialdo - FAMUR O Presidente do Conselho Superior CONSUP, no uso de suas atribuições que lhe confere no artigo 2º, do

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 3 O QUE FAZER ANTES DA FORMATURA 4 TIPOS DE CERIMÔNIAS 5 FORMATURA SOLENE 6 1. COMISSÃO DE FORMATURA 6 FUNÇÕES DA COMISSÃO DE FORMATURA 7 2. HOMENAGEADOS 7 3. CONVITES,

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILITAÇÕES E TECNÓLOGOS DAS ÁREA DE GESTÃO PROMETO DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA

REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas

Leia mais

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU

MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU 1 2 1. DEFINIÇÕES... 3 1.1 TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 1.1.1 Solene... 3 1.1.2 Não Solene... 3 2. PROCEDIMENTOS... 3 2.1 DOCUMENTAÇÃO... 3 2.2 CERIMÔMIA... 3 2.3 ATRIBUIÇÕES... 4 2.3.1 Direção... 4 2.3.2

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014

RESOLUÇÃO CONSAC 004/2014 Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães, 222 Ponto Central CEP 44.032-620 RESOLUÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS

ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS ORIENTAÇÕES PARA ESCOLHA DOS HOMENAGEADOS A escolha dos homenageados na colação de grau é feita por curso. Todas as turmas/ turnos do mesmo curso devem realizar a escolha dos nomes em conjunto, mesmo que

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA

MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA MANUAL DE FORMATURA O presente manual tem por objetivo orientar os alunos e as empresas do segmento de formatura, quanto às normas e procedimentos relativos à formatura dos Cursos Técnicos do Instituto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA BOM JESUS/IELUSC RESOLUÇÃO CES Nº 11/2012 Revoga a Resolução n 02/09. Dispõe sobre a Regulamentação de Colação de Grau. A Câmara de Ensino Superior do Instituto Superior

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA

FUNDAÇÃO EDUACAIONAL DE ALÉM PARAÍBA MANUAL DE FORMATURA Além Paraíba 2010 Mantenderoa Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. José Alves Fortes Presidente da Fundação Educacional de Além Paraíba Prof. Michel Pichara Baranda Fortes Vice

Leia mais

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG

NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO RESOLUÇÃO nº 01/2012 Normatiza as solenidades de colação de grau no âmbito do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia A Congregação do Instituto de Ciência da Informação, no

Leia mais

FACULDADE-MULTIVIX VITÓRIA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU VITÓRIA/ES

FACULDADE-MULTIVIX VITÓRIA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU VITÓRIA/ES FACULDADE-MULTIVIX VITÓRIA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU VITÓRIA/ES Orientações Gerais para Sessões Solenes de Colação de Grau A colação de grau é obrigatória e faz parte da conclusão de curso. Para Colar

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU Prezado(a) aluno(a), Após uma jornada de muito estudo e dedicação, o Ibmec quer parabenizá-lo por todo esforço que o fez chegar ao fim de um ciclo tão importante como

Leia mais

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO

MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO CULDADE Coordenação Acadêmica Atendimento Personalizado ao Aluno MANUAL DE FORMATURA DA CULDADE Aracaju 2010 DIRETORA Jaciara Cordeiro de Oliveira Lisboa VICE-DIRETOR Carlos Alexander de Andrade COORDENADORA

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA COLAÇÃO DE GRAU AGOSTO DE 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA # O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 002/10 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA,

Leia mais

Reunião Geral de Formandos

Reunião Geral de Formandos Reunião Geral de Formandos 2014/01 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação

Leia mais

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da

Leia mais

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França

Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.

Leia mais

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1

Leia mais

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau

Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau 2016.1 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de

Leia mais

Prezado Formando, Atenção: Setor de Cerimonial e Eventos

Prezado Formando, Atenção: Setor de Cerimonial e Eventos Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as aos seus familiares e convidados. Setor de Cerimonial e Eventos /// (31) 3269-5226 /// (31)

Leia mais

S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO

S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO S A N T I A G O MANUAL DO FORMANDO APRESENTAÇÃO Conforme Art. 62 do Regimento Geral da, a Colação de Grau é um ato oficial realizado em sessão solene e pública, de caráter obrigatório, em dia e horário,

Leia mais

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas

2. OUTORGA DE GRAU 3. CERIMÔNIAS. Normas NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2013/1, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS. 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril)

COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018

REUNIÃO GRAU COLAÇÃO DE MARÇO 2018 REUNIÃO COLAÇÃO DE GRAU MARÇO 2018 O QUE É COLAÇÃO E OUTORGA DE GRAU? É uma sessão acadêmica com dia, hora e local marcados pela Instituição, para conferir o grau aos concluintes de curso. É a concessão

Leia mais

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan

MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan MANUAL DO FORMANDO Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1.

Leia mais

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 06/2012 Estabelece normas para solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF,

Leia mais

manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/ :47:40

manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/ :47:40 manual_2-sem-2016-v3.indd 1 01/12/2016 10:47:40 Prezado Formando, Para o sucesso de sua Colação de Grau, leia com atenção as orientações deste guia e repasse-as aos seus familiares e convidados. Setor

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 001/2011

RESOLUÇÃO N. 001/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 001/2011 Normatiza as cerimônias de formaturas na Universidade Federal de Santa Maria e revoga as Resoluções n. 002/10, n. 024/10

Leia mais

Assistência Técnica Acadêmica

Assistência Técnica Acadêmica NORMAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU FOB/USP Aprovadas na Reunião Ordinária da Congregação de 20.05.2013 Artigo 1º A colação de grau é o ato oficial da Instituição, de caráter obrigatório, que se realiza em sessão

Leia mais

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU

ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

RESOLVE: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS RESOLUÇÃO Nº / 2011 CONSELHO SUPERIOR Fixa as normas referentes às Sessões de Colação de Grau do. O Conselho Superior do, órgão de caráter consultivo e deliberativo da Administração Superior, no uso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Estabelece normas para Solenidade de Colação de Grau, no âmbito do

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA. NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU

COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU , COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2017 Cerimônias 24 e 25 de março de 2018 AUDITÓRIO BURITIS Rua José Claudio Rezende, 420, Estoril PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os

Leia mais

Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau

Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau GUARAPARI, ES 2016 2 Sumário Preâmbulo:... 4 1. Introdução... 4 1.1. Do requerimento da Colação de Grau... 4 2. Produção de Eventos da

Leia mais

Manual de Formatura PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FONE: (51) 3477.9136 APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA FONE: (51) 3465.9594

Manual de Formatura PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FONE: (51) 3477.9136 APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA FONE: (51) 3465.9594 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FONE: (51) 3477.9136 APOIO À COMUNIDADE ACADÊMICA FONE: (51) 3465.9594 Manual de Formatura UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL Universidade Luterana do Brasil Av. Farroupilha, 8001

Leia mais

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012

PORTARIA N. 12, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2012 A PRÓ-REITORIA DE ENSINO, DE PESQUISA E DE EXTENSÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS dispõe sobre normas e critérios para Colação de Grau nos cursos de graduação da UNIFIMES. Art. 1º - A solenidade

Leia mais

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA

CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA Barbacena CURSOS PROEJA, PROEJA FIC, FIC, MULHERES MIL, TÉCNICOS INTEGRADOS, CONCOMITANTE e SUBSEQUENTES (PRESENCIAIS, EAD E PRONATEC) DO CAMPUS BARBACENA CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º. O presente regulamento

Leia mais

PLANEJAMENTO PARA SUA FORMATURA

PLANEJAMENTO PARA SUA FORMATURA MANUAL DO FORMANDO PLANEJAMENTO PARA SUA FORMATURA 1 ÍNDICE PALAVRA DA DIRETORA...03 APRESENTAÇÃO...03 COMISSÃO DE FORMATURA...03 PROVIDÊNCIAS LEGAIS...04 OUTORGA DE GRAU...05 ESCOLHA DO PARANINFO...06

Leia mais

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 10 de junho de 2016.

RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 10 de junho de 2016. RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 007/2016 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE FORMATURAS DA CNEC/IESA SANTO ÂNGELO. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno do IESA,

Leia mais

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só

Leia mais

ORIENTAÇÕES FORMATURA

ORIENTAÇÕES FORMATURA ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia

Leia mais

FORMATURA MANUAL PARA COLAÇÃO DE GRAU

FORMATURA MANUAL PARA COLAÇÃO DE GRAU 1 FORMATURA MANUAL PARA COLAÇÃO DE GRAU ORIENTAÇÕES E NORMAS CATALÃO, 2017 2 ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Diretora Geral Profa. Maria Eleonora de Oliveira Scalia Diretor Acadêmico Prof. Paulo Antônio de Lima

Leia mais

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros

3. CERIMÔNIAS Normas Colação de Grau do Curso, gratuita, organizada pela UNISUAM e operacionalizada por terceiros NORMAS PARA ORGANIZAÇÃO DAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA 2014/2, OBJETIVANDO UNIFORMIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS 1. ENADE De acordo com a Lei

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 195 DE 01/11/2016 - CAS Disciplina a realização da colação grau, para os alunos formandos dos cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei n.º 5.152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão O Núcleo de Relações Públicas e Cerimonial da Universidade Federal do Maranhão vem informar que as cerimônias de colação de grau do segundo semestre letivo de 2008, serão realizadas nos dias 26 (Centro

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/ PROGRAD INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N. 01/2015 - PROGRAD Súmula: Regulamenta o Cerimonial de Colação de Grau dos cursos de graduação da UENP. CONSIDERANDO a solicitação das Direções de Campus em reunião do Conselho de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº 28/2015 Aprova as Normas para Cerimônia de Outorga de Grau nos cursos de graduação da UERJ. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o parágrafo

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS

MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Leia mais

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e

O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO Nº 039-CONSELHO SUPERIOR, de 9 de maio de 2011. APROVA O REGIMENTO INTERNO DE CERIMONIAL DO IFRR. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA,

Leia mais

MANUAL DE FORMATURAS PRESENCIAIS ULBRA CAMPUS CANOAS

MANUAL DE FORMATURAS PRESENCIAIS ULBRA CAMPUS CANOAS 1 MANUAL DE FORMATURAS PRESENCIAIS ULBRA CAMPUS CANOAS 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO...4 2 COLAÇÃO DE GRAU...4 3 PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS...4 3.1 Solicitação do Estudo de Currículo para Colação de Grau...4

Leia mais

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.

Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m. 1 MANUAL DE FORMATURA Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU

PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU Prezado(a) aluno(a), Após uma jornada de muito estudo e dedicação, o Ibmec quer parabenizá-lo por todo esforço que o fez chegar ao fim de um ciclo tão importante como

Leia mais

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD

Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Resolução n.º 001/2007/AECPD/FPD Estabelece normas referentes à organização das solenidades de Colação de Grau dos concluintes dos Cursos de Graduação na FACULDADE PIO DÉCIMO. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE

Leia mais

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA

SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários,

Leia mais