Manual do formando CET-FAESA
|
|
|
- Vitorino Natal Peralta
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Manual do formando CET-FAESA
2 2 FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA (CET-FAESA) 1. APRESENTAÇÃO 2. A FORMATURA 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES 5. FICHA TÉCNICA DAS COLAÇÕES DE GRAU OFERTADAS PELO CET-FAESA 6. BECAS 7. O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU 8. COMPETÊNCIA DA COMISSÃO DE FORMATURA 9. IMPORTÂNCIA DO ENSAIO 10. MÚSICAS 11. HOMENAGENS 12. ENSAIOS DE COLAÇÕES DE GRAU 13. REQUERIMENTO DE GRAU 14. JURAMENTOS DOS CURSOS 15. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
3 3 PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DA CERIMONIA DE COLAÇÃO DE GRAU DA FACULDADE DE TECNOLOGIA FAESA 1. APRESENTAÇÃO Este manual pretende servir de instrumento informativo e orientador das cerimônias de Colação de Grau da Faculdade de Tecnologia FAESA. Por meio deste guia, a Comissão de Formatura / Formando terá a possibilidade de conhecer e planejar as atividades que compõem a Colação de Grau, bem como suas responsabilidades e competências. A cerimônia de Colação de Grau é de responsabilidade da Faculdade de Tecnologia FAESA, por meio do Núcleo de Comunicação CET-FAESA. Este é o organizador do evento e fonte primária de informação e ligação com as Comissões de Formatura / Formandos e a Diretoria. 2. A FORMATURA A Formatura é um evento caracterizado pela cerimônia de Colação de Grau. Consiste na comemoração e apresentação à sociedade dos novos Tecnólogos que ingressam no mercado. Este evento tem cerimonial específico, com rígido protocolo e constitui ato público de grande importância, pois confere publicamente o Grau de determinada especialidade ao formando. O traje obrigatório para os formandos é a beca completa. A responsabilidade financeira da cerimônia de Colação de Grau é totalmente da Faculdade. Os outros eventos são de responsabilidade dos formandos. 3. CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU Composição da mesa de honra (Diretor Geral, Diretor Acadêmico, Coordenador de Curso, Coordenador de Turno, Paraninfo, Patrono).
4 4 Entrada dos formandos, em dupla, em fila organizada por ordem alfabética (neste momento não é pronunciado o nome dos formandos). Acomodação dos formandos em lugar reservado. Abertura da Solenidade (Diretor). Hino Nacional. Pronunciamentos (orador, requerente de grau, juramentista e paraninfo). Entrega dos canudos em ordem alfabética (neste momento é pronunciado o nome dos formandos). Encerramento da Solenidade (Diretor). 4. INTEGRANTES DA CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU E SUAS RESPECTIVAS FUNÇÕES Aluno (a) Orador (a): escolhido pelos formandos é o representante da turma que fará uso da palavra para expressar os anos vividos durante a realização dos estudos para obtenção do grau de tecnólogo. A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos. Cada TURMA deve escolher UM aluno orador. Professor (a) Paraninfo (a): é quem faz o discurso na cerimônia de Colação de Grau. Atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade. A duração do discurso deverá ser de, no máximo, 5 (cinco) minutos. Cada CURSO poderá escolher UM professor paraninfo, que os representará na tribuna, mesmo que haja mais de uma turma. Patrono / Patronesse: profissional, professor ou não, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. Ele não terá fala, somente comporá mesa. Cada TURMA deverá escolher UM patrono. Aluno (a) Juramentista: é o aluno que representará os demais formandos e proferirá o juramento específico de cada curso. O Juramento utilizado é o Juramento Oficial de cada curso. Cada CURSO deverá escolher UM aluno juramentista, mesmo que haja mais de uma turma. Aluno (a) Requerente de Grau: é o aluno que representará os demais formandos perante a autoridade acadêmica (Diretor Geral ou representante) e receberá o Grau
5 5 em nome dos formandos. Cada CURSO deverá escolher UM aluno requerente de grau, mesmo que haja mais de uma turma. 5. FICHA TÉCNICA DAS COLAÇÕES DE GRAU OFERTADAS PELO CET-FAESA Data e hora: a data fica disponível no Núcleo de Comunicação do CET-FAESA e na Secretaria de Assuntos Acadêmicos. Já o horário é oficial, sempre às 20h. Local: conforme indicação da Faculdade. 6. BECAS O CET-FAESA NÃO fornece a beca ao formando. O formando deve alugar a beca, que será utilizada no dia da Colação de Grau, com empresas de fotografia ou de formatura. 7. O QUE TORNA O ALUNO APTO A COLAR GRAU Estar em dia com as obrigações acadêmicas. Para obter informações sobre documentações e saber se o aluno formando está apto (ou não) a colar grau, o mesmo deve procurar a Secretaria de Assuntos Acadêmicos. Comparecer ao local, na data e horário estabelecidos no calendário da Colação de Grau para receber o grau em determinada especialidade, devidamente trajado com a beca indicada pela comissão de formatura e com duas horas de antecedência. Não é permitida, em hipótese alguma, a participação de alunos com pendência acadêmica na cerimônia oficial de Colação de Grau. NÃO EXISTE COLAÇÃO DE GRAU SIMBÓLICA. 8. COMPETÊNCIA DA COMISSÃO DE FORMATURA Representar os alunos juntamente ao órgão superior. Participar de todas as reuniões realizadas pelo Núcleo de Comunicação do CET- FAESA.
6 6 Providenciar e entregar os canudos de todos os formandos na Secretaria de Assuntos Acadêmicos no mínimo 30 (trinta) dias antes da data da Colação de Grau. Eleger 1 (um) representante de cada comissão de formatura para atuar conjuntamente com o Núcleo de Comunicação do CET-FAESA. Entregar a FICHA DE INTEGRANTES DA COLAÇÃO DE GRAU (ver pág. 10), devidamente preenchida, conforma data estabelecida pelo Núcleo de Comunicação do CET-FAESA. Avisar e confirmar presença dos demais alunos formandos no ensaio geral da Colação de Grau em data a ser definida. Contribuir para o bom andamento da Colação de Grau em todas as suas fases: pré, durante e pós-evento. 9. IMPORTÂNCIA DO ENSAIO DE FORMATURA No Ensaio de Colação de Grau são passadas informações sobre todo protocolo do evento, sendo importante que todos os formandos participem do ensaio e é obrigatória a presença do JURAMENTISTA, REQUERENTE DE GRAU e ORADOR de cada curso, porque é o momento de treinarem cada fala. No caso de ausência será eleito um novo representante no momento do ensaio. 10. MÚSICAS Os momentos musicais na Colação de grau são: entrada dos formandos, entrega dos diplomas e encerramento. Cada turma tem direito de escolher duas músicas - uma para a entrada dos formandos e outra para a entrega dos canudos. É proibida a utilização de música individual na Colação de Grau.
7 7 11. HOMENAGENS Na cerimônia de Colação de Grau não serão permitidos: realizar homenagens, entregar presentes ou placas, ou qualquer outro tipo de ato que interfira no protocolo do evento. As homenagens podem ser efetuadas na Aula da Saudade ou no Culto Ecumênico. 12. ENSAIOS DE COLAÇÕES DE GRAU Os ensaios são realizados, com agendamento prévio, no Auditório da Faculdade de Tecnologia FAESA. O Núcleo de Comunicação da Faculdade de Tecnologia FAESA entrará em contato com as comissões para o agendamento do ensaio de Colação de Grau. A comissão de formatura é responsável pela comunicação com os outros formandos sobre data e horário do ensaio de Colação de Grau. 13. REQUERIMENTO DE GRAU O texto do requerente de grau é o mesmo para todos os cursos, substitui-se apenas o nome de cada um. DIRETOR ADMINISTRATIVO DO CET-FAESA JAMES ALEXANDRE ZUMERLE THEODORO, EM CONFORMIDADE COM O REGIMENTO INTERNO DESSA FACULDADE, REQUEIRO A VOSSA SENHORIA, CONCEDER-ME O TÍTULO DE TECNÓLOGO EM nome do curso, BEM COMO AOS MEUS COLEGAS FORMANDOS.
8 8 14. JURAMENTO DE CADA CURSO SUPERIOR - COMÉRCIO EXTERIOR JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO//, CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS//, OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA//, OBJETIVANDO// O APERFEIÇOAMENTO DO MESMO//, O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES,// A GRANDEZA DO HOMEM// E DA PÁTRIA// EU JURO. - GESTÃO AMBIENTAL JURO// NO EXERCÍCIO DE MINHA PROFISSÃO// E CONSCIENTE DA RESPONSABILIDADE// SOCIAL E AMBIENTAL QUE ME É CONFIADA// ATUAR COM DIGNIDADE// AGINDO EM PROL DA PRESERVAÇÃO// E DO USO RACIONAL DO MEIO AMBIENTE // EU JURO. - GESTÃO COMERCIAL JURO// NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO// DE TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL,// DIGNIFICAR COM MINHAS AÇÕES,// MINHA PROFISSÃO,// E CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES// ÉTICAS E LEGAIS,// CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO// DE UMA NAÇÃO MAIS JUSTA// DE UM PAÍS MAIS RICO// E DE UMA SOCIEDADE MAIS DESENVOLVIDA E IGUALITÁRIA. // EU JURO. - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO//, CONSCIENTE// DE MINHAS RESPONSABILIDADES// ÉTICAS E LEGAIS// PARA COM O SER HUMANO//, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO// DA GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS//, POR MEIO DA CONSTRUÇÃO// E DO DESENVOLVIMENTO DE RELAÇÕES// DE RESPEITO À DIVERSIDADE// E ENGRANDECIMENTO DO HOMEM // EU JURO. - GESTÃO FINANCEIRA JURO//, NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DE MEU GRAU//, SER FIEL NA OBSERVÂNCIA// DOS PRINCÍPIOS DA HONESTIDADE// E DA ÉTICA PROFISSIONAL//, SERVINDO A TODO O SER HUMANO//, SEM DISTINÇÃO DE CLASSE SOCIAL// OU PODER AQUISITIVO//, JAMAIS ATENTANDO// CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA//, BUSCANDO O JUSTO E A PAZ// COMO RESULTADO FINAL//. E, ACIMA DE TUDO,// PROMETO DEFENDER A LIBERDADE//, POIS SEM ELA// NÃO HÁ PROFISSÃO QUE SOBREVIVA//, JUSTIÇA QUE SE FORTALEÇA// E NEM PAZ QUE SE CONCRETIZE// EU JURO.
9 9 - LOGÍSTICA JURO// DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, // CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, // OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, // OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO// DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, // O DESENVOLVIMENTO DAS INSTITUIÇÕES // E A GRANDEZA DO HOMEM E DA PÁTRIA// EU JURO. - MARKETING "JURO// DIANTE DE DEUS E DA SOCIEDADE// QUE FAREI USO DO MEU TRABALHO,// QUE CONDUZIREI// MEUS ESFORÇOS PROFISSIONAIS// COM A MÁXIMA RESPONSABILIDADE,// UTILIZANDO MEUS CONHECIMENTOS// PARA O DESENVOLVIMENTO,// LEMBRANDO E RESPEITANDO// OS POSTULADOS DA ÉTICA PROFISSIONAL// EU JURO. - PETRÓLEO E GÁS JURO// APLICAR E DESENVOLVER// OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS// NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA// EM PETRÓLEO E GÁS// E ASSIM// HONRAR O TÍTULO DE TECNÓLOGO,// COLOCANDO-ME// COMO AUXILIAR E INCENTIVADOR// DO DESENVOLVIMENTO DE NOSSO PAÍS.// COMPROMETO-ME, PERANTE A COMUNIDADE,// A ACEITAR OS DESAFIOS LANÇADOS// PELA CARREIRA QUE HOJE ABRAÇO,// SEM JAMAIS FALTAR COM OS DITAMES// DA HONRA,// DA JUSTIÇA,// DA ÉTICA PROFISSIONAL// E DO MEIO AMBIENTE// EU JURO. 15. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES Não é permitida bebida alcoólica, confete, apito ou outro instrumento sonoro que atrapalhe a organização das filas e o andamento da solenidade. O Núcleo de Comunicação do CET-FAESA não se responsabiliza por objetos de terceiros esquecidos no local do evento. É necessário informar ao Núcleo de Comunicação o nome da empresa contratada para o serviço fotográfico, juntamente com o nome da pessoa responsável e contatos, para serem passadas as informações sobre o espaço destinado à montagem de estúdio, entre outras informações.
10 10 FICHA DE INTEGRANTES DA COLAÇÃO DE GRAU CURSO: TURMA: REPRESENTANTES DA COMISSÃO DE FORMATURA (nome, telefones e ): ALUNO(A) ORADOR(A): CONTATO: Quantidade: 1 (um) por TURMA Tempo de discurso: Máximo 5 (cinco) MINUTOS ALUNO(A) REQUERENTE DE GRAU: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO (Texto da cerimônia está no manual do formando). ALUNO(A) JURAMENTISTA: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO (Texto da cerimônia está no manual do formando). PROFESSOR(A) PARANINFO(A): CONTATO: Quantidade: 1 (um) por CURSO Tempo de discurso: até 5(cinco) MINUTOS
11 11 PROFESSOR(A) PATRONO / PATRONESSE: CONTATO: Quantidade: 1 (um) por TURMA EMPRESA DE FOTOGRAFIA: CONTATO: MÚSICAS ENTRADA: ENTREGA CANUDOS: Entregar essas informações à representante do Núcleo de Comunicação no dia da reunião com a Comissão de Formatura. O não cumprimento do prazo influenciará diretamente na qualidade da Colação de Grau de cada curso. Contatos do Núcleo de Comunicação do CET-FAESA: Responsáveis: Ranielle Plácido e Wanessa Eustachio Contato: (27) ou [email protected] Atenciosamente, A Direção.
NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA.
NORMAS PARA REALIZAÇÃO DA COLAÇÃO DE GRAU DAS TURMAS DOS CURSOS SUPERIORES DA. Conceitos: Colação de Grau Constitui ato oficial da Faculdade da Região Serrana, realizado em sessão conjunta, solene e pública,
MANUAL DOS FORMANDOS
MANUAL DOS FORMANDOS Em nome de todos que compõe o IESFAVI manifestamos a nossa satisfação, desejando neste momento tão importante, muito sucesso e grandes realizações no âmbito pessoal e profissional
Cerimônia de Colação de Grau - UNINORTE / EVENTOS MANUAL DE FORMATURA. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.
1 MANUAL DE FORMATURA Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois
GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO. Cerimônia de. Colação de Grau. w w w. u n i n o r t e. c o m.
1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só
ORIENTAÇÕES FORMATURA
ORIENTAÇÕES FORMATURA Este documento foi elaborado com o objetivo de fornecer orientações aos possíveis formandos, quanto aos procedimentos para o planejamento, a organização e a execução da cerimônia
Manual de Orientações e Normas para Solenidade
Manual de Orientações e Normas para Solenidade de Outorga de Grau FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Junho 2016 Pág. 1 Art. 1º A Outorga de Grau dos alunos concluintes dos cursos de graduação é ato oficial
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU SERRA 2017 MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA Este manual de Colação de Grau tem por finalidade orientar e
PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU
PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU Prezado(a) aluno(a), Após uma jornada de muito estudo e dedicação, o Ibmec quer parabenizá-lo por todo esforço que o fez chegar ao fim de um ciclo tão importante como
COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS
COLAÇÃO DE GRAU PÚBLICA DA UNIPAC MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Março de 2012 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. DOS ENVOLVIDOS E ATRIBUIÇÕES... 4 2.1 REITORIA E DIRETORIA... 4 2.2 COMISSÃO ORGANIZADORA
NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERALDE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU DA UFG I - DO ATO 1. As cerimônias de colação de grau serão presididas pelo Reitor ou pelo
MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU
Faculdade de Tecnologia de Garça - "Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura" MANUAL DE SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA 2017 SUMÁRIO 1.OBJETIVOS... 3 1.1 Geral... 3 1.2
Orientações relativas a Missa e a Colação de Grau
Orientações relativas a Missa e a Colação de Grau 2017.2 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de graduação. Em nenhuma hipótese,
COLAÇÃO DE GRAU. CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril)
, COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2016 Cerimônias 25 e 26 de março de 2017 Auditório Buritis (R. José Claudio Rezende, 420, Estoril) PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os
Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da. Faculdade São Luís de França
Normas para Sessão Solene de Colação de Grau da Faculdade São Luís de França Data da Colação de Grau: (fevereiro ou agosto, dia de sábado) UNIFICADA, ou seja, todos os cursos da instituição juntos. I.
COLAÇÃO DE GRAU. Orientações
COLAÇÃO DE GRAU Orientações Prezado (a) aluno (a), A formatura é um evento muito especial. Ela representa o início de uma nova fase na sua vida profissional. Por isso, a Universidade Veiga de Almeida oferece
REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA
REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 31/2016 Altera o Regulamento de Formatura e Outorga de Graus na UESC O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,
PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU
PROCEDIMENTOS PARA A COLAÇÃO DE GRAU Prezado(a) aluno(a), Após uma jornada de muito estudo e dedicação, o Ibmec quer parabenizá-lo por todo esforço que o fez chegar ao fim de um ciclo tão importante como
Reunião Geral de Formandos
Reunião Geral de Formandos 2014/01 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação
MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA
MANUAL DO FORMANDO E DAS COMISSÕES DE FORMATURA PROLOG/GESTÃO DE EVENTOS CERIMONIAL DE FORMATURAS Maio de 2008 1 ÍNDICE Página 1. Regulamento das solenidades de Colação de Grau... 2 2. Cerimonial de Formaturas...
COLAÇÃO DE GRAU Cerimônias 02 e 03 de setembro de 2017 Auditório Buritis COLAÇÃO DE GRAU
, COLAÇÃO DE GRAU COLAÇÃO DE GRAU CONCLUINTES DO 2º SEMESTRE DE 2017 Cerimônias 24 e 25 de março de 2018 AUDITÓRIO BURITIS Rua José Claudio Rezende, 420, Estoril PARTICIPAÇÃO É necessário que todos os
Cerimônia de colação de grau
Cerimônia de colação de grau Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Instruções aos formandos STAEPE/FAAC [email protected] (14) 3103-6142 Fotos: ACI/FAAC Muito antes da colação: ALUGAR BECA (cor
1 INTRODUÇÃO. 3 2 COLAÇÃO DE GRAU. 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU. 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA. 4 5 DE FORMATURA. 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS.
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 COLAÇÃO DE GRAU... 3 3 CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU... 3 4 ORIENTAÇÕES PRÉVIAS À FORMATURA... 4 5 DE FORMATURA... 5 6 INFORMAÇÕES GERAIS... 5 7 CALENDÁRIO... 6 8 CERIMONAL DE
MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
MANUAL DE COLAÇÕES DE GRAU DO SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURITIBA 2018 1. APRESENTAÇÃO Para os estudantes de ensino superior, a outorga de grau representa
MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA
MANUAL DE ORIENTAÇÕES SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU E FORMATURA LINHARES 2017 1 SUMÁRIO 1 DO ATO... 3 2 DA COMPETÊNCIA... 3 3 DA DISPENSA... 3 4 DA COMISSÃO DE FORMATURA... 3 5 DA ESCOLHA DO LOCAL E DECORAÇÃO
REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA
REGULAMENTO PARA A SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FERA Art.1º O presente regulamento tem por objetivo estabelecer as normas e procedimentos para as sessões solenes públicas
Reunião Geral de Formandos 2016/01
Reunião Geral de Formandos 2016/01 COLAÇÃO DE GRAU GABINETE x SOLENE Formatura em Gabinete Formatura em Gabinete Ocorre no final do calendário de formaturas e a data, horário e local é definido pelo Departamento
Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau
Manual com orientações relativas a Missa e e solenidade de Colação de Grau 2016.1 Solenidade de Colação de Grau É o ato oficial, de caráter obrigatório, público e solene para os concluintes de cursos de
Reunião geral de Formandos /A
Reunião geral de Formandos - 2017/A Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).
Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC
RESOLUÇÃO N o 086/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC Assunto: Regulamento da Colação de Grau da Faculdade do Litoral Catarinense - FLC O Diretor da
ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU
Faculdade Católica de Anápolis ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA AS COLAÇÕES DE GRAU Anápolis, janeiro de 2012 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I - Do Ato...2 CAPÍTULO II - Das Providências que Antecedem a Cerimônia de Colação
PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA
PORTARIA CONJUNTA 005/2015 FCTE/REITORIA MARCELO JUNQUEIRA PEREIRA, Presidente da Fundação Comunitária Tricordiana de Educação FCTE e GLEICIONE APARECIDA DIAS BAGNE DE SOUZA, Reitora da Universidade Vale
NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU
NORMAS PARA SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU 1. ATO A Colação de Grau é um ato oficial da Faculdade de Cafelândia, organizado de acordo com as orientações estabelecidas neste manual de normas. 2. COMPETÊNCIA
MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO
MANUAL DE COLAÇÃO DE GRAU E CERIMÔNIA DE CONCLUSÃO DE CURSO Este manual visa a orientar alunos formandos do Câmpus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo sobre Colação de Grau, para os cursos superiores,
- A relevância da consolidação das normas e dos procedimentos de colação de grau;
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Capitão Ene Garcez nº 2413, Bairro Aeroporto, CEP: 69.304-000 Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101
SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA
SOLENIDADE DE COLAÇÃO DE GRAU DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO ICED/UFPA A Solenidade de Colação de Grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários,
Reunião Geral de Formandos
Reunião Geral de Formandos 2011/02 Responsáveis: Núcleo de Relações Públicas Departamento de Marketing Solicitação para colação de grau O acadêmico concluinte do curso superior deve requerer a colação
FORMATURA MANUAL DE INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
MANUAL DE FORMATURA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo publicar normas e procedimentos para o planejamento, a organização e a execução das cerimônias de formatura
MANUAL DE FORMATURA DA FACULDADE ATLÂNTICO
CULDADE Coordenação Acadêmica Atendimento Personalizado ao Aluno MANUAL DE FORMATURA DA CULDADE Aracaju 2010 DIRETORA Jaciara Cordeiro de Oliveira Lisboa VICE-DIRETOR Carlos Alexander de Andrade COORDENADORA
CARTILHA DO FORMANDO. Centro Universitário do Vale do Ipojuca DeVry UNIFAVIP
CARTILHA DO FORMANDO Centro Universitário do Vale do Ipojuca DeVry UNIFAVIP 1. Local da cerimônia: Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra; Datas: 19.02.2018 1. 19h Engenharia Civil e Enfermagem.
EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP
EDITAL Nº 001/2018 DIRGERAL/IFAP NORMAS PARA SOLENIDADE DE FORMATURA DOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO NA FORMA INTEGRADA (TURMAS COM INGRESSO EM 2014), SUBSEQUENTE (TURMAS COM INGRESSO EM 2016.1) E INTEGRADA
Fatec Ipiranga Pastor Eneas Tognini
1 DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DA COMISSÃO DE FORMATURA ORIENTAÇÕES NORMATIVAS PARA A COLAÇÃO DE GRAU DA FATEC IPIRANGA A conclusão de um curso superior é uma das etapas mais importantes na vida de um
EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP
EDITAL Nº 001/2019 DIRGERAL/IFAP A Direção-Geral do Campus Porto Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá IFAP, no uso das atribuições legais que lhe confere a Portaria nº 135/2019/GR/IFAP,
TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE
TIPOS DE COLAÇÃO DE GRAU SOLENE GABINETE FORMATURA EM GABINETE Ocorre no Salão de Atos. Em dia de semana, à noite. Por instituto. Não há toga. Não há discurso. Agendada ao final do calendário. FORMATURA
Reunião geral de Formandos /B
Reunião geral de Formandos - 2016/B Atenção especial A documentação do formando deve estar em dia na Secretaria Geral (cópia atual e legível da identidade OU cópia de certidão de nascimento e casamento).
O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,
RESOLUÇÃO Nº 06/2012 Estabelece normas para solenidade de colação de grau nos cursos de graduação da Universidade Federal Vale do São Francisco. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF,
REGULAMENTO DAS SOLENIDADES DE FORMATURA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UGB. Capítulo I. Das Disposições Gerais
CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE Credenciado pela Portaria Nº 1.920 de 03/06/2005, publicado no D.O.U. 06/06/2005, com limite territorial de atuação circunscrito aos municípios de Volta Redonda, Nova
Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau
Manual de Formaturas e Regulamento da Solenidade de Colação de Grau GUARAPARI, ES 2016 2 Sumário Preâmbulo:... 4 1. Introdução... 4 1.1. Do requerimento da Colação de Grau... 4 2. Produção de Eventos da
Manual de Formatura. Versão 13 de novembro de Manual de Formatura NOVA Faculdade
Manual de Formatura Versão 13 de novembro de 2017 Este manual tem a finalidade de orientar os procedimentos para todas as formaturas da NOVA Faculdade, devendo, portanto, ser observado criteriosamente
RESOLUÇÃO. Santo Ângelo, RS, 10 de junho de 2016.
RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 007/2016 DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO DE FORMATURAS DA CNEC/IESA SANTO ÂNGELO. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 7º do Regimento Interno do IESA,
COMISSÕES DE FORMATURA
COMISSÕES DE FORMATURA ATRIBUIÇÕES DA COMISSÃO Contato direto com a Feevale e com a produtora. Organizar reuniões e votações para a definição coletiva de paraninfo, professor e funcionário homenageados
UNINORTE / EVENTOS GUIA DO FORMANDO
1 GUIA DO FORMANDO Cerimônia de Colação de Grau 2 Antes da Colação de Grau: Ao final do curso - Verifique todas as pendências acadêmicas no SICANET (notas, estágios, atividades complementares), pois só
Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL FORMATURA
Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL DE FORMATURA Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan
MANUAL DE FORMATURA I - DO ATO DA FORMATURA
MANUAL DE FORMATURA O presente manual tem por objetivo orientar os alunos e as empresas do segmento de formatura, quanto às normas e procedimentos relativos à formatura dos Cursos Técnicos do Instituto
DECISÃO Nº 405/2011 D E C I D E
CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 405/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 19/08/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.012231/11-49, de acordo com o Parecer nº 238/2011 da
Colação de Grau Manual
Colação de Grau Manual Com o objetivo de garantir que este momento seja para sempre perpetuado como uma grande celebração este manual apresenta os procedimentos gerais para a solenidade de colação de grau
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA INSTITUTO DE ESTUDOS COSTEIROS RESOLUÇÃO N. 001, DE 10 DE MARÇO DE 2016. Estabelece normas para Solenidade de Colação de Grau, no âmbito do
MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS
MANUAL DE FORMATURAS MANUAL DE FORMATURAS ÍNDICE APRESENTAÇÃO 1 FORMATURA 1.1 Colação de grau 1.2 Colação de grau de gabinete 2 ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS PARA OS FORMANDOS 2.1 ENADE Exame Nacional de Desempenho
REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU
Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU UNAÍ/2017 Av. Governador Valadares, nº 1441 Centro REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS Art. 1º - O presente
RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 RESOLVE. Art. 1º Normatizar as cerimônias de formatura na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVALI.
RESOLUÇÃO Nº. 001 / 2013 Normatiza as cerimonias de formaturas na Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu VIZIVAL. A DIRETORA DA FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU - VIZIVALI, no uso de suas atribuições legais
Sumário. Anexos. 1-Conselhos Profissionais 2-Termo de Compromisso 2-Juramentos dos Cursos
Manual de Formatura Sumário M294m Manual de formatura. / Helena Rosa Vieira Lima e Maria de Lourdes Hawatt. Manaus: IESA, 2013. 10 f.: il. (algumas color.). 1. Manual Formatura. 2. Instrumento Informativo.
- Considerando Ata n. 031/2011 da reunião do Conselho de Administração Superior - CAS, baixa a seguinte: RESOLUÇÃO
RESOLUÇÃO CAS Nº 12/2011, 14 DE ABRIL DE 2011 DISPÔE SOBRE O REGULAMENTO PARA FORMATURAS DAS FACULDADES INTEGRADAS MACHADO DE ASSIS FEMA. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo
Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau RESOLVE, Art. 1º. Aprovar o Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau, conforme anexo.
RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 031/2017 Regulamento das Cerimônias de Colação de Grau O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi, no uso
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
b UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO INFORMATIVO PROGRAD/DIVEX 01/2011 Senhores Coordenadores de Curso O presente informativo tem como objetivo repassar aos senhores algumas
REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU
REGULAMENTO DE COLAÇÃO DE GRAU Manual de Estabelece as normas e procedimentos para as sessões de colação de grau dos Cursos da Faculdade Nossa Senhora Aparecida - FANAP. CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINS
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07. O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior,
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07 O Diretor Geral no uso de suas atribuições regimentais, ouvido o Conselho Superior, RESOLVE: Regulamentar as Cerimônias de Colação de Grau dos Cursos de Graduação das Faculdades
MANUAL DO FORMANDO. Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan
MANUAL DO FORMANDO Elaborado por Daniela de Cássia Moraes Torresan Av. Dr. José Loureiro da Silva, nº 1991 - Centro Gravataí/RS. Fone (Fax): 3488-1991 ou 3043-9300 http://www.facensa.edu.br Sumário 1.
