Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de 2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de 2015"

Transcrição

1 Inquérito a Congressistas estrangeiros Fevereiro de Com o apoio de:

2 Índice 2 1 Análise Síntese Resultados 7 1. Caracterização da amostra 8 2. Caracterização da Estadia Satisfação Regressar e recomendar 18 Metodologia 21

3 Contextualização do Projecto 3 O grupo Controlinveste pretendeu realizar um inquérito de opinião junto de congressistas que se deslocaram a Portugal, tendo contratado a Intercampus para o efeito.

4 4 2 Análise Síntese

5 Os congressistas que nos visitam Congressistas estrangeiros 5 A quase totalidade (95%) congressistas são indivíduos com formação escolar universitária e pertencem ao Status Social A ou B. A maior parte (39%) tem uma idade média entre 36 e 50 anos. A grande maioria são indivíduos de países europeus, destacando-se Espanha, Dinamarca e Alemanha. Cerca de metade (47%) dos congressistas deslocou-se sozinho ao congresso e outra metade (53%) deslocou-se acompanhada. 30% antecipou ou adiou a sua viajem por forma a passar mais alguns dias em Portugal. Em média, o gasto previsto por dia com a estadia (excluindo viagem, avião e inscrição no congresso) é de 69,3 euros. O custo do congresso foi em média de 693,80. Para metade, esta é a primeira vez que visita Portugal. Outra metade (49%) já esteve em média 2,6 vezes em Portugal, maioritariamente por motivos profissionais (75%). A grande maioria (70%) reconhece que esteve nos últimos 3 anos a assistir a outros congressos noutros países, nomeadamente na Grécia, Espanha, Alemanha e Reino Unido. Comparando Portugal com esses países, constata-se que a opinião é que tanto o acolhimento e organização em Portugal é igual ou melhor do que em qualquer um destes países, nomeadamente melhor do que na Grécia, Alemanha ou Reino Unido.

6 Satisfação com a Visita e Congresso Congressistas No global, os congressistas demonstram um muito elevado grau de satisfação com a estadia em Portugal. A simpatia da População local, a Qualidade do alojamento e o Clima destacam-se como os aspectos nos quais manifestam maior satisfação e, de igual modo, consideram que nestes aspectos a realidade ficou acima das suas próprias expectativas. 6 Oferta de lazer no destino e Informação turística no destino, são os dois aspectos onde a satisfação, sendo positiva, é menos expressiva. No global, a satisfação com a estadia em Portugal é elevadíssima: 91% (TB3) e um valor de média de 8,6. Assim, não surpreende que mais de um terço (35%) reconhece que a experiência ficou acima das suas expectativas e 78% admitem como muito provável regressarem a Portugal. Os motivos são vários: Clima/Sol, possibilidade de conhecer melhor o país, a História e também os próprios portugueses. 78% reconhecem que recomendariam Portugal como um destino a visitar.

7 7 2 Resultados

8 8 2.1 Caracterização da amostra

9 Caracterização 9 GÉNERO IDADE INSTRUÇÃO ACOMPANHAMENTO STATUS BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302)

10 Caracterização PAÍS DE RESIDÊNCIA (%) 10 BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302)

11 Caracterização 11 GASTO MÉDIO DIÁRIO ESTIMADO (excluindo viagem, avião e inscrição no congresso) CUSTO DO CONGRESSO (EXC. AVIÃO) VALORES MÉDIOS VALORES MÉDIOS 69,3 euros 693,8 euros Congressistas Lisboa Porto 80,50 56,8 Congressistas Lisboa Porto 711,1 671,3 BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) D.4B Importa-se de me dizer aproximadamente quanto pensa gastar, por dia, em Portugal com a sua estadia, excluindo viagem e inscrição no congresso? D.4C Importa-se de me dizer aproximadamente o custo do congresso, excluindo viagem de avião?

12 Caracterização da Estadia

13 Frequência de visita a Portugal 13 NÚMERO DE VEZES QUE SE DESLOCOU A PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 3 ANOS (%) É A PRIMEIRA VEZ QUE VEM A PORTUGAL? MÉDIA 2,6 vezes Lisboa 3..1 Porto 2.3 MOTIVO DA DESLOCAÇÃO A PORTUGAL NOS ÚLTIMOS 3 ANOS Lisboa 57% Porto 46% BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) P.2 É a primeira vez que vem a Portugal? P.3 Contando com esta, quantas vezes já veio a Portugal nos últimos 3 anos? P.4 Nessas vezes que visitou Portugal anteriormente, visitou Portugal em lazer ou negócios?

14 Portugal vs outros países de congressos 14 NOS ÚLTIMOS 3 ANOS, E SEM CONTAR COM PORTUGAL, ASSISTIU A CONGRESSOS EM PAÍSES ESTRANGEIROS? Lisboa 68% Porto 75% BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) Em comparação com esse (s) País(es),e de uma forma global, considera que o acolhimento e organização do Congresso em QUAIS PAÍSES? Portugal é melhor, pior ou igual? % Grécia 28,2 (61) Espanha e Ilhas Canárias 25,9 (56) Alemanha 19,4 (42) Reino Unido 19,0 (41) EUA 16,7 (36) Itália 15,7 (34) França 10,2 (22)* Holanda 10,2 (22)* Bélgica 9,3 (20)* Turquia 8,8 (19)* Malta 7,9 (17)* Finlândia 5,6 (12)* Áustria 5,6 (12)* P5. Nos últimos 3 anos, e sem contar com Portugal, assistiu a Congressos em países estrangeiros? P6. Em que países? P7. Em comparação com esse (s) País(es),e de uma forma global, considera que o acolhimento e organização do Congresso em Portugal é melhor, pior ou igual? [VALORES INVERNO DE 2013]

15 Satisfação

16 Grau de satisfação e correspondência com as expectativas 16 Simpatia da população local Qualidade do alojamento Clima Segurança Serviços Aeroportuários Relação qualidade-preço Competência e simpatia dos profissionais dos diversos serviços durante a estadia Condições da infraestrutura onde se realizou o congresso Serviços de transportes locais (entre o aeroporto e o hotel...) Fluência em idiomas estrangeiros Oferta de lazer do destino Informação turística do destino GRAU DE SATISFAÇÃO T3B (% ) % CORRESPONDEU ÀS EXPECTATIVAS BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) P.8 Vou ler-lhe um conjunto de aspectos e gostaria que me dissesse até que ponto ficou satisfeito(a) com cada um deles nesta estadia em Portugal. Utilize, por favor, uma escala de 0 a 10, em que 0 significa que não ficou Nada Satisfeito e 10 significa Muito Satisfeito. Pode utilizar valores intermédios para melhor quantificar a sua opinião. (SE NS/NR REGISTAR 99) P.9 E depois de ter participado neste congresso em Portugal, para cada um destes mesmos aspectos, se ficou acima das suas expectativas, se correspondeu às suas expectativas ou se ficou abaixo das suas expectativas? (UMA SÓ RESPOSTA)

17 Satisfação Global 17 SATISFAÇÃO GLOBAL MÉDIA 8,6 T3B 91% Lisboa 8.5 Porto 8.7 Lisboa 88% Porto 95% A ESTADIA EM PORTUGAL FACE ÀS EXPECTATIVAS BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) P.10 Gostaria que me dissesse até que ponto ficou satisfeito de uma forma GLOBAL com a sua estadia em Portugal. Utilize de novo uma escala de 0 a 10, em que 0 significa que não ficou Nada Satisfeito e 10 significa Muito Satisfeito. Pode utilizar valores intermédios para melhor quantificar a sua opinião. P.11 Diria que a estadia em Portugal está?

18 Regressar e Recomendar

19 Visita a Portugal 19 NÚMERO DE DIAS (%) ANTECIPOU OU PROLONGOU A ESTADIA? MÉDIA 3 Dias PROBABILIDADE DE VOLTAR A PORTUGAL Lisboa 38% Porto 22% BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) P.12A Antecipou a sua vinda ou vai prolongar a sua estadia em Portugal? P.12B Em quantos dias? (indicar nº) P.13 Qual é a probabilidade de voltar a Portugal numa viagem de lazer?

20 O que motiva a voltar e Recomendação 20 O QUE O MOTIVA A VOLTAR Clima/ Sol/ Bom tempo Conhecer melhor/ Visitar o país (férias de verão) História/ Cultura/ Monumentos PROBABILIDADE DE RECOMENDAR PORTUGAL Os portugueses/ As pessoas/ A população Simpatia/ Hospitalidade/ Acolhedor Gastronomia/ Comida Cidade do Porto/ Cidade em si/ Cidade bonita Praia/ Boas Praias/ Mar Boa qualidade de vida/ Custo de vida Bom país/ Boa impressão/ Gosta de Portugal Beleza/ País bonito Lisboa (Muito Prov.+Extrem. Prov.) 94% Porto (Muito Prov.+Extrem. Prov.) 86% Paisagens/ Natureza Arquitectura/ Edifícios Bons locais de diversão/ Lazer ( ) BASE: TOTAL DE CONGRESSISTAS (302) P.14A O que mais o motiva para querer voltar a Portugal? P.15 Diria que recomendaria o destino Portugal?

21 21 3 Metodologia

22 Metodologia 22 Universo: Constituído pelos congressistas residentes no estrangeiros que visitaram Portugal para assistir a um congresso internacional. Amostra: Constituída por 302 entrevistas a congressistas estrangeiros. No total foram considerados seis congressos internacionais em Portugal, realizados de Setembro a Novembro de 2014, dois realizados em Lisboa e quatro realizados no Porto. Os congressos considerados foram selecionados a partir de uma lista de congressos internacionais realizados em Portugal no período em referência. No presente inquérito só foram considerados indivíduos residentes no estrangeiro.

23 Metodologia 23 Recolha da Informação: Através de entrevista directa e pessoal nos locais de realização dos congressos, no máximo de privacidade, com base em questionário realizado pela Intercampus, a partir das indicações do Cliente, tendo este aprovado a sua versão final. O questionário foi traduzido para Inglês. Os trabalhos de campo decorreram entre os dias 9 de Setembro 15 de novembro de 2014, tendo contado com a participação de 16 entrevistadores recrutados e treinados pela Intercampus, que receberam uma formação adequada às especificidades deste estudo.

24 Nota metodológica explicativa à leitura dos dados 24 Diferenças estatisticamente significativas: Todos os valores assinalados a verde ou vermelho referem-se a diferenças com significado estatístico. Para tal apenas foram consideradas bases iguais ou superiores a 30 indivíduos. Estes destaques estão assinalados do seguinte modo: A verde: valores que são significativamente superiores ao total, para um nível de confiança de 95%; A vermelho: valores que são significativamente inferiores ao total, para um nível de confiança de 95%. Bases reduzidas: Sempre que as bases das variáveis em análise sejam reduzidas (ou seja, inferiores a 30) estão assinaladas com um asterisco (*). Assim, nestes casos a leitura deve ser feita com precaução e a título meramente indicativo. Percentagens T3B : Corresponde à soma dos inquiridos que atribuíram a determinado atributo/ indicador: T3B (Top 3 Box) = os três valores mais elevados da escala (10+9+8)

INTERCAMPUS Inquérito a Turistas Maio de 2015 EVENTOS DE SURF. Com o apoio de:

INTERCAMPUS Inquérito a Turistas Maio de 2015 EVENTOS DE SURF. Com o apoio de: EVENTOS DE SURF 1 Com o apoio de: Índice 2 1 Análise Síntese 4 2 Resultados 7 1. Caracterização da amostra 8 2. Satisfação 15 4. Regressar e recomendar 20 3 Metodologia 23 Contextualização do Projecto

Leia mais

Fichas técnicas das fontes de informação

Fichas técnicas das fontes de informação Fichas técnicas das fontes de informação Inquérito a Turistas Abril de 2015 Inquérito referente ao Período de Inverno, elaborado pelo Turismo de Portugal. Universo Constituído pelos turistas residentes

Leia mais

Estágios Desportivos - Participantes

Estágios Desportivos - Participantes Estágios Desportivos - Participantes 1 Com o apoio de: Índice 2 1 Análise Síntese 4 2 Resultados 6 3 Metodologia 19 Contextualização do Projecto 3 O grupo Controlinveste pretendeu realizar um inquérito

Leia mais

INQUÉRITO AO CONGRESSISTA

INQUÉRITO AO CONGRESSISTA INQUÉRITO AO CONGRESSISTA 2015 INQUÉRITO AO CONGRESSISTA INTRODUÇÃO Tendo em conta a elevada relevância do Turismo de Negócios no posicionamento de Lisboa como destino, o Observatório do Turismo de Lisboa

Leia mais

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional Copa das Confederações FIFA Brasil 213 Características do público Geral e da demanda turística internacional AMOSTRA Pesquisa realizada nas seis cidades sedes da Copa das Confederações Público geral (estádios):

Leia mais

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO

INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO PORTO DE LISBOA 2016 1 INQUÉRITO A PASSAGEIROS DE CRUZEIRO INTRODUÇÃO Na continuidade do estudo que vem sendo realizado pelo, em conjunto com a sobre o perfil do passageiro

Leia mais

INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015

INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015 INQUÉRITO A TURISTAS EM LISBOA SOBRE SEGURANÇA NO DESTINO AGOSTO/SETEMBRO DE 2015 INTRODUÇÃO Na sequência da criação das equipas de turismo pela Polícia de Segurança Pública nos concelhos de Lisboa e Cascais,

Leia mais

Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança

Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança Principais resultados do estudo de avaliação do nível de satisfação dos turistas no Município de Bragança (Retirado do estudo promovido pela CCDR-N) Introdução A Comissão de Coordenação da Região Norte,

Leia mais

Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil

Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil Estudo da Demanda Turística Internacional Brasil - 2016 Estrutura de Pesquisa e Resultados do Turismo Receptivo Brasília, Julho de 2017 Objetivos Caracterizar e dimensionar os consumidores do Turismo Internacional

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO 2016 RELATÓRIO ANUAL 1 ÍNDICE 1. METODOLOGIA... 5 1.1. AMOSTRA... 5 1.2. REALIZAÇÃO DO INQUÉRITO... 6 1.2.1. Questionário... 6 2. RESULTADOS DOS

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes 1º Tr. 2016 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av.

Leia mais

ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA

ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA 1 ESTUDO SOBRE SEGURANÇA NOS LOCAIS DE COMPRA 2007 Recolher para Conhecer, Conhecer para Decidir Índice 1 Metodologia 4 2 Síntese 9 3 Análise de Resultados 13 1 Metodologia Objectivos 4 O presente estudo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO

AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO AVALIAÇÃO DE SATISFAÇÃO DE UTENTES DOS POSTOS DE TURISMO 2017 RELATÓRIO ANUAL 1 ÍNDICE 1. METODOLOGIA... 5 1.1. AMOSTRA... 5 1.2. REALIZAÇÃO DO INQUÉRITO... 6 1.2.1. Questionário... 6 2. RESULTADOS DOS

Leia mais

Atividade Turística manteve resultados positivos em 2015

Atividade Turística manteve resultados positivos em 2015 Estatísticas do Turismo 2015 28 de julho de 2016 Atividade Turística manteve resultados positivos em 2015 Segundo os dados mais recentes publicados pela Organização Mundial de Turismo, as chegadas de turistas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017

FICHA TÉCNICA. Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017 FICHA TÉCNICA Instituto Nacional de Estatística Estatísticas do Turismo Movimentação de Hóspedes, 1º Trimestre 2017 Presidente Osvaldo Rui Monteiro dos Reis Borges Vice-Presidente Celso Hermínio Soares

Leia mais

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015

Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde Estatísticas do Turismo Movimentação de Hospedes, 3º Trimestre 2015 1 FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Método e Gestão de Informação Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços

Leia mais

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa.

Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. Novidade: TEMA TRANSPORTES NA PORDATA EUROPA Os transportes são o tema mais recente da Pordata Europa. A Pordata Europa passa, assim, a contar com 12 temas e mais de 650 quadros estatísticos, sempre baseados

Leia mais

RELATÓRIO DE PESQUISA DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DO TURISTA DE EVENTOS NO RECIFE E NA REGIÃO METROPOLITANA

RELATÓRIO DE PESQUISA DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DO TURISTA DE EVENTOS NO RECIFE E NA REGIÃO METROPOLITANA RELATÓRIO DE PESQUISA DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO DO TURISTA DE EVENTOS NO RECIFE E NA REGIÃO METROPOLITANA 2008 OBJETIVO GERAL Identificar o perfil do turista de eventos na Região Metropolitana do Recife.

Leia mais

Estudo de Satisfação de Turistas. Your Business Innovation Partner

Estudo de Satisfação de Turistas. Your Business Innovation Partner Estudo de Satisfação de Turistas Your Business Innovation Partner Índice Enquadramento 3 1.1 Objectivos 4 1.2 Metodologia 6 Síntese 9 Análise 16 3.1 Caracterização da Amostra 18 3.2 Caracterização das

Leia mais

OEm Observatório da Emigração

OEm Observatório da Emigração OEm Observatório da Emigração Ficha 2014.01 Emigração Portuguesa na União Europeia Os Dados dos Censos de 2011 Mais de um milhão de portugueses estavam emigrados nos países da União Europeia e da EFTA

Leia mais

Estudo Satisfação de Turistas Análise de Resultados Preparada para: Turismo de Portugal Setembro de 2013

Estudo Satisfação de Turistas Análise de Resultados Preparada para: Turismo de Portugal Setembro de 2013 1 Estudo Satisfação de Turistas Análise de Resultados Preparada para: Turismo de Portugal Setembro de 213 Índice 2 11 Metodologia 3 2 Análise Síntese 6 3 Análise Descritiva Global 12 1. Caracterização

Leia mais

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Inverno IATA

Inquérito à Satisfação do Turista que Visita os Açores. Inverno IATA 1 Inverno IATA 2015-2016 Condições de Utilização 2 Este documento é da exclusiva propriedade do Observatório do Turismo dos Açores Região Autónoma dos Açores. Nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida,

Leia mais

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos

Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Maria João Valente Rosa* Análise Social, vol. XXXIV (156), 2000, 791-796 Notas sobre a população a quebra do número de casamentos Viver a dois (com um parceiro conjugal) é uma situação maioritária nas

Leia mais

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR (*) E ÍNDICE HARMONIZADO DE PREÇOS NO CONSUMIDOR Janeiro de 2003

ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR (*) E ÍNDICE HARMONIZADO DE PREÇOS NO CONSUMIDOR Janeiro de 2003 Informação à Comunicação Social 21 de Fevereiro de 2003 ÍNDICE DE PREÇOS NO CONSUMIDOR (*) E ÍNDICE HARMONIZADO DE PREÇOS NO CONSUMIDOR Janeiro de 2003 Tema: Economia e Finanças Preços no consumidor aumentam

Leia mais

Relatório de Pesquisa Perfil Sócio econômico do Turista de Eventos Apoiados / Captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau

Relatório de Pesquisa Perfil Sócio econômico do Turista de Eventos Apoiados / Captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau Relatório de Pesquisa 2011 Perfil Sócio econômico do Turista de Eventos Apoiados / Captados pelo Recife Convention & Visitors Bureau DADOS GERAIS SOBRE A PESQUISA I- Apresentação: este relatório apresenta

Leia mais

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008.

Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas ESTUDO QUANTITATIVO. Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas. APEME MAIO de 2008. ESTUDO QUANTITATIVO Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas Análise da Mobilidade das Famílias Portuguesas APEME MAIO de 2008 OBJECTIVOS OBJECTIVOS Com o presente estudo pretendeu-se identificar

Leia mais

Saldos migratórios OEm Fact Sheets 04 setembro de 2016

Saldos migratórios OEm Fact Sheets 04 setembro de 2016 oem Observatório da Emigração Saldos migratórios 2000-2013 Rui Pena Pires e Inês Espírito-Santo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL),

Leia mais

PLANO AQUARELA

PLANO AQUARELA PLANO AQUARELA 2007-2010 Evolução do Turismo no Mundo TABELA 1 TENDÊNCIAS DO TURISMO MUNDIAL - ENTRADA DE TURISTAS (MILHÕES) 2003 2004 2005 2006 Previsão 2010 Previsão 2020 MUNDO 694,0 764,0 806,0 842,0

Leia mais

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 Resultados Finais São Paulo, Julho de 2014 METODOLOGIA Objetivos: Investigar a imagem do Brasil junto aos profissionais de imprensa durante

Leia mais

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Consolidado 2 Eventos - Recife

PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008. Consolidado 2 Eventos - Recife PESQUISA DO IMPACTO ECONÔMICO DOS EVENTOS INTERNACIONAIS REALIZADOS NO BRASIL - 2007/2008 JUlHO 2008 Informações do Evento Consolidado 2 Eventos - Recife EVENTO CIDADE PERÍODO 9th Workshop on Signal Processing

Leia mais

movimentos aéreos movimentos marítimos dormidas hóspedes estada média taxas ocupação proveitos médios balança turística

movimentos aéreos movimentos marítimos dormidas hóspedes estada média taxas ocupação proveitos médios balança turística Variações entre os valores anuais de 2005 e 2006: +4,2% no movimento de passageiros desembarcados de voos internacionais clássicos; +38,6% movimento de passageiros desembarcados de voos low-cost; -0,8%

Leia mais

Alojamento turístico acelera crescimento em 2016

Alojamento turístico acelera crescimento em 2016 Estatísticas do Turismo 2016 04 de agosto de 2017 Alojamento turístico acelera crescimento em 2016 De acordo com a Organização Mundial de Turismo, em 2016 registaram-se 1,2 mil milhões de chegadas de turistas

Leia mais

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte

FICHA TÉCNICA. Presidente António dos Reis Duarte FICHA TÉCNICA Presidente António dos Reis Duarte Editor Instituto Nacional de Estatística Direcção de Contas Nacionais, Estatísticas Económicas e dos Serviços Divisão de Estatísticas do Turismo Av. Cidade

Leia mais

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Empresas de seguros de direito português

Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal Vida Não Vida Mistas Total. Empresas de seguros de direito português Quadro 1 Número de empresas de seguros a operar em Portugal 2016 Vida Não Vida Mistas Total Em regime de estabelecimento 18 43 12 73 Empresas de seguros de direito português 14 24 5 43 Empresas de seguros

Leia mais

Direito Internacional da Segurança Social

Direito Internacional da Segurança Social Direito Internacional da Segurança Social 16 de Abril de 2008 Pierre Guibentif ISCTE / Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais ISCTE 16-4-2008 Introdução histórica Parte 1: até a II Guerra

Leia mais

Taxa de variação homóloga do IPC situou-se em 1,4%

Taxa de variação homóloga do IPC situou-se em 1,4% 12 de abril de 2017 Índice de Preços no Consumidor Março de 2017 Taxa de variação homóloga do IPC situou-se em 1,4% A variação homóloga do IPC passou de 1,6% em fevereiro para 1,4% em março de 2017, refletindo

Leia mais

Lisboa, 19 de Setembro de A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta hoje o projecto digital Portugal Desigual.

Lisboa, 19 de Setembro de A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta hoje o projecto digital Portugal Desigual. Portugal Desigual O impacto do programa de ajustamento na distribuição do rendimento e nas condições de vida dos portugueses www.portugaldesigual.ffms.pt Lisboa, 19 de Setembro de 2016 - A Fundação Francisco

Leia mais

Imobiliário e Construção Uma nova era dourada?

Imobiliário e Construção Uma nova era dourada? Imobiliário e Construção Uma nova era dourada? António Manzoni Sequeira Direção dos Serviços de Economia e de Mercados (DSEM) da AECOPS [email protected] TEKTÓNICA 2017 4 de maio Seminário da APCMC Imobiliário

Leia mais