Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta."

Transcrição

1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome ASSINALE A RESPOSTA CORRETA. PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA- Cargos 02 a 07 INSTRUÇÃO: As questões de 01 a 08 referem-se ao texto a seguir. Leia-o atentamente antes de responder a elas. O SUOR E A LÁGRIMA Carlos Heitor Cony 1. Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, quase 41. No dia seguinte, os jornais diriam que fora o mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. Cheguei ao Santos Dumont, o vôo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. Pelo menos aqui no Rio, são raros esses engraxates, só existem nos aeroportos e em poucos lugares avulsos. 2. Sentei-me naquela espécie de cadeira canônica, de coro de abadia pobre, que também pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante. 3. O engraxate era gordo e estava com calor o que me pareceu óbvio. Elogiou meus sapatos, cromo italiano, fabricante ilustre, os Rosseti. Uso-o pouco, em parte para poupá-lo, em parte porque quando posso estou sempre de tênis. 4. Ofereceu-me o jornal que eu já havia lido e começou seu ofício. Meio careca, o suor encharcou-lhe a testa e a calva. Pegou aquele paninho que dá brilho final nos sapatos e com ele enxugou o próprio suor, que era abundante. 5. Com o mesmo pano, executou com maestria aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira, mas a todo instante o usava para enxugar-se caso contrário, o suor inundaria o meu cromo italiano. 6. E foi assim que a testa e a calva do valente filho do povo ficaram manchadas de graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de espelho à custa do suor alheio. Nunca tive sapatos tão brilhantes, tão dignamente suados.

2 2 7. Na hora de pagar, alegando não ter nota menor, deixei-lhe um troco generoso. Ele me olhou espantado, retribuiu a gorjeta me desejando em dobro tudo o que eu viesse a precisar nos restos dos meus dias. 8. Saí daquela cadeira com um baita sentimento de culpa. Que diabo, meus sapatos não estavam tão sujos assim, por míseros tostões, fizera um filho do povo suar para ganhar seu pão. Olhei meus sapatos e tive vergonha daquele brilho humano, salgado como lágrima. (Folha de S.Paulo, ) QUESTÃO 01 Os substantivos suor e lágrima, presentes no título, podem ser lidos, respectivamente, como referências metafóricas a: a) compaixão e dor b) calor e desolação c) exploração e trabalho d) trabalho e sofrimento QUESTÃO 02 Assinale a alternativa que MELHOR formule os temas centrais dessa crônica. a) Conformismo e trabalho penoso. b) O trabalho braçal e o sentimento de culpa. c) Diferenças sociais e exploração do trabalho alheio. d) A sobrevivência dos trabalhadores sem qualificação e seu lugar na sociedade. QUESTÃO 03 Em todas as alternativas, o trecho sublinhado tem a função de esclarecer ou descrever um substantivo anteriormente mencionado, EXCETO: a) Pelo menos aqui no Rio, são raros esses engraxates, só existem nos aeroportos e em poucos lugares avulsos. (1 ) b) Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, quase 41. (1 ) c) Elogiou meus sapatos, cromo italiano, fabricante ilustre, [...]. (3 ) d) [...] fabricante ilustre, os Rosseti. (3 )

3 3 QUESTÃO 04 O sentimento de culpa a que se refere o autor no último parágrafo de seu texto manifesta-se em todos os trechos abaixo, EXCETO: a) Olhei meus sapatos e tive vergonha daquele brilho humano, salgado como lágrima. (8 ) b) Pegou aquele paninho que dá brilho final nos sapatos e com ele enxugou o próprio suor, que era abundante. (4 ) c) Que diabo, meus sapatos não estavam tão sujos assim, por míseros tostões, fizera um filho do povo suar para ganhar seu pão. (8 ) d) E foi assim que a testa e a calva do valente filho do povo ficaram manchadas de graxa e o meu sapato adquiriu um brilho de espelho à custa do suor alheio. (6 ) QUESTÃO 05 Cheguei ao Santos Dumont, o vôo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. (1 ) Em todas as alternativas, os conectivos introduzidos no trecho acima transcrito são compatíveis com o sentido que o mesmo apresenta no texto, EXCETO: a) Cheguei ao Santos Dumont. Como o vôo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. b) Cheguei ao Santos Dumont, o vôo estava atrasado. Então decidi engraxar os sapatos. c) Cheguei ao Santos Dumont e o vôo estava atrasado. Diante disso decidi engraxar os sapatos. d) Cheguei ao Santos Dumont, mas o vôo estava atrasado. Contudo decidi engraxar os sapatos. QUESTÃO 06 O elemento a que se refere a palavra sublinhada foi INCORRETAMENTE identificado entre colchetes em: a) Ofereceu-me o jornal que eu já havia lido e começou seu ofício. (4 ) [jornal] b) No dia seguinte, os jornais diriam que fora o mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. (1 ) [verão] c) Ele me olhou espantado, retribuiu a gorjeta me desejando em dobro tudo o que eu viesse a precisar nos restos dos meus dias. (3 ) [o] d) Sentei-me naquela espécie de cadeira canônica, de coro de abadia pobre, que também pode parecer o trono de um rei desolado de um reino desolante. (2 ) [abadia pobre]

4 4 QUESTÃO 07 Assinale a alternativa em que a reformulação proposta para o trecho transcrito entre parênteses implique erro ou mudança de sentido. a) No próximo dia, os jornais publicariam que tinha sido o mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. (No dia seguinte, os jornais iriam dizer que fora o mais quente deste verão que inaugura o século e o milênio. 1 ) b) Cheguei ao aeroporto Santos Dumont, meu vôo estava atrasado, resolvi engraxar os sapatos. (Cheguei ao Santos Dumont, o vôo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. 1 ) c) Ele me ofereceu o jornal, que eu já lera, e deu início a seu trabalho. (Ofereceu-me o jornal que eu já havia lido e começou seu ofício. 4 ) d) Ao pagar, sob a alegação de não ter nota menor, dei a ele uma gorjeta grande. (Na hora de pagar, alegando não ter nota menor, deixei-lhe um troco generoso. 7 ) QUESTÃO 08 Assinale a alternativa em que a mudança na pontuação do trecho transcrito entre parênteses implique erro ou mudança de sentido. a) Pegou aquele paninho que dá brilho final nos sapatos e com ele, enxugou o próprio suor, que era abundante. (Pegou aquele paninho que dá brilho final nos sapatos e com ele enxugou o próprio suor, que era abundante. 4 ) b) Cheguei ao Santos Dumont. O vôo estava atrasado. Decidi engraxar os sapatos. (Cheguei ao Santos Dumont, o vôo estava atrasado, decidi engraxar os sapatos. 1 ) c) O engraxate era gordo e estava com calor, o que me pareceu óbvio. (O engraxate era gordo e estava com calor o que me pareceu óbvio. 3 ) d) Com o mesmo pano, executou, com maestria, aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira, mas, a todo instante, o usava para enxugar-se; caso contrário, o suor inundaria o meu cromo italiano. (Com o mesmo pano, executou com maestria aqueles movimentos rápidos em torno da biqueira, mas a todo instante o usava para enxugar-se caso contrário, o suor inundaria o meu cromo italiano. 5 )

5 5 QUESTÃO 09 Assinale a alternativa em que as aspas tenham sido utilizadas para sinalizar que a expressão em destaque pertence a uma variedade lingüística diferente daquela empregada no restante do enunciado. a) Todas as formas ficcionais ou poéticas, mesmo as que aparecem nos causos ou nas canções populares, são criações literárias. b) A explosão dos computadores pessoais, as infovias, as grandes redes a Internet e a World Wide Web atropelaram o mundo. c) Em 1999, uma matéria jornalística, em tom jocoso, quase caricatural, criticava o termo desconcordar utilizado por um artista sertanejo. d) No horizonte da reforma ministerial, recorrendo ao neologismo do ex-ministro Rogério Magri, Lula frisou que só quatro ministros são imexíveis. (IstoÉ, ) QUESTÃO Se não candidatos aptos para preencher as vagas, haverá novo concurso. 2. dobrar o número de turistas que visitam nosso País. 3. A ingestão de chumbo e outros metais pesados diversas doenças. 4. O repórter indagou dos militantes o que os desistir de seu propósito. Tendo em vista a concordância, assinale a alternativa em que as formas verbais preencham CORRETAMENTE as lacunas das sentenças acima. a) houver pretende-se provoca faria b) houverem pretende-se provoca fariam c) houver pretendem-se provocam fariam d) houverem pretendem-se provocam faria QUESTÃO 11 Há erro de regência verbal em: a) Informamos-lhes que as provas seriam adiadas. b) Informamos os candidatos que as provas seriam adiadas. c) Informamos aos candidatos que as provas seriam adiadas. d) Informamos os candidatos de que as provas seriam adiadas.

6 6 QUESTÃO 12 Assinale a alternativa em que a ambigüidade presente na primeira frase NÃO tenha sido eliminada na segunda. a) Ele viu a moça da janela. Ele viu a moça que se encontrava à janela. b) O repórter encontrou a moça doente. O repórter encontrou adoentada a moça. c) Ontem, à noite, passei pela rua triste. Ontem, à noite, passei pela triste rua. d) Encontrou as meninas conversando com o porteiro. Localizou as meninas conversando com o porteiro. QUESTÃO 13 A ponte foi destruída num bombardeio. Os navios passavam sob os arcos da ponte. Assinale a alternativa em que as duas orações acima tenham sido CORRETAMEN- TE reunidas num único período. a) A ponte, que os navios passavam sob cujos arcos, foi destruída num bombardeio. b) A ponte sob cujos arcos os navios passavam foi destruída num bombardeio. c) A ponte, que os navios passavam sob seus arcos, foi destruída num bombardeio. d) A ponte, a qual os navios passavam sob seus arcos, foi destruída num bombardeio. QUESTÃO 14 Em todas as alternativas abaixo o erro de grafia pode ser explicado como decorrência do modo como a palavra é pronunciada por quem a escreve, EXCETO: a) excessão (em vez de exceção) b) campião (em vez de campeão) c) cabelerero (em vez de cabeleireiro) d) sombrancelha (em vez de sobrancelha)

7 7 QUESTÃO 15 Assinale a alternativa em que o valor semântico do prefixo "des-" NÃO seja o mesmo que esse elemento apresenta em palavras como "desmontar, desabrigar ou desabotoar". a) A vida fácil desabituou-o de trabalhar. b) A prova desnudou a falta de preparo de muitos candidatos. c) A velhice foi, pouco a pouco, desabilitando-os para o trabalho. d) Os prisioneiros somente foram desalgemados após terem sido trancados na cela. QUESTÃO 16 A concordância nominal está CORRETA em: a) Ela mesmo entrou em contato com a síndica e tomou as providências necessárias. b) Aparentemente, a empresa está quites com a Receita Federal. c) Envio-lhe, anexas, as certidões solicitadas. d) Custaram-lhe caras aquelas declarações. QUESTÃO 17 A expressão sublinhada foi INCORRETAMENTE substituída por um pronome em: a) Os preços agradaram aos consumidores. Os preços agradaram-lhes. b) A diretora encaminhou o texto para nós pelo correio eletrônico. A diretora encaminhou-nos o texto pelo correio eletrônico. c) Assiste aos cidadãos o direito de discordar e criticar. Assiste-lhes o direito de discordar e criticar. d) Os militares obedeceram às ordens de seus superiores. Os militares obedeceram-nas. QUESTÃO 18 Tendo em conta o emprego de tempos e modos verbais, assinale a alternativa COR- RETA. a) Os Estados Unidos interviram na política interna de muitos países, como se esses fossem incapazes de se gerir. b) Se o governo houvesse intervindo nesse caso, a estas horas estaria ouvindo pesadas críticas por parte da oposição. c) Se virem ao Brasil até o fim deste mês, certamente conseguirão passagens e poderão decidir o que melhor lhes convenha. d) O excesso de chuvas fez com que recompôssemos os reservatórios de nossas hidrelétricas, afastando o risco de novos apagões.

8 8 QUESTÃO 19 Em todas as alternativas, verifica-se a presença de metáfora ou de metonímia, EXCETO: a) Ou ele veste a camisa da empresa ou está na rua. b) A polícia rodoviária vai fazer uma operação pente-fino no feriado de Corpus Christi. c) Estava tão frio que a água do lago congelou. d) A empresa servia para a lavagem do dinheiro das drogas. QUESTÃO 20 A concordância verbal está CORRETA em: a) A OAB deveria agir com mais rigor contra aqueles que flagraram cometendo tais abusos. b) Os elefantes gostam de tomar banho na lama porque ela é fria e os ajudam a se refrescar. c) Integrará a comissão um gerente de área e dois diretores indicados pela presidência. d) Neste Natal, conforme noticiaram os jornais, o plantão dos serviços de urgência funcionam normalmente.

202 AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

202 AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Prefeitura Municipal de Mairinque C O N C U R S O P Ú B L I C O E D I T A L Nº 0 1 / 2 0 0 9 202 AUXILIAR DE ALMOXARIFADO Nome do Candidato Número de Inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO INSTRUÇÕES

Leia mais

Língua Portuguesa CONHECIMENTO BÁSICO Texto para responder às questões de 01 a 10. O suor e a lágrima Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, q

Língua Portuguesa CONHECIMENTO BÁSICO Texto para responder às questões de 01 a 10. O suor e a lágrima Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, q MINISTÉRIO DA SAÚDE / INCA EDITAL Nº 04 CONCURSO PÚBLICO GRUPO 01 Carreira: Planejamento, Gestão e Infraestrutura Cargo: Nível Médio Assistente em C&T T I Área de Atuação: Apoio Técnico-Administrativo

Leia mais

(Desconfio que escrevi um poema.) (Carlos Drummond de Andrade)

(Desconfio que escrevi um poema.) (Carlos Drummond de Andrade) Questões Específicas UERJ 2011/ 2014 TEXTO I O Sobrevivente Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade. Impossível escrever um poema uma linha que seja de verdadeira poesia. O último

Leia mais

esse amanhecer mais noite que a noite. (Carlos Drummond de Andrade)

esse amanhecer mais noite que a noite. (Carlos Drummond de Andrade) Questões Específicas Texto para a questão1. Sentimento do mundo Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranças escorrem e o corpo transige na confluência

Leia mais

BOMBEIRO HIDRÁULICO

BOMBEIRO HIDRÁULICO NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.14 2003 - BOMBEIRO HIDRÁULICO NOME DO CANDIDATO 25 de

Leia mais

Língua Portuguesa CONHECIMENTO BÁSICO Texto para responder às questões de 01 a 10. O suor e a lágrima Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, q

Língua Portuguesa CONHECIMENTO BÁSICO Texto para responder às questões de 01 a 10. O suor e a lágrima Fazia calor no Rio, 40 graus e qualquer coisa, q CÓDIGO D87 MANHÃ MINISTÉRIO DA SAÚDE / INCA EDITAL Nº 04 CONCURSO PÚBLICO GRUPO 02 Carreira: Desenvolvimento Tecnológico Cargo: Nível Médio Técnico O I (Educação, Prevenção e Pesquisa) Área de Atuação:

Leia mais

TÉCNICO ORÇAMENTISTA

TÉCNICO ORÇAMENTISTA NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 2017.13 2004 - TÉCNICO ORÇAMENTISTA NOME DO CANDIDATO 25

Leia mais

ENGENHEIRO(A) MECÂNICO(A)

ENGENHEIRO(A) MECÂNICO(A) 10 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

TÉCNICO DE RAIO-X. Prefeitura Municipal de Mangaratiba CADERNO: 2 CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

TÉCNICO DE RAIO-X. Prefeitura Municipal de Mangaratiba CADERNO: 2 CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA Prefeitura Municipal de Mangaratiba TÉCNICO DE RAIO-X CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração das provas será de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do Cartão de Respostas.

Leia mais

TÉCNICO DE RAIO-X. Prefeitura Municipal de Mangaratiba CADERNO: 1 CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

TÉCNICO DE RAIO-X. Prefeitura Municipal de Mangaratiba CADERNO: 1 CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA Prefeitura Municipal de Mangaratiba TÉCNICO DE RAIO-X CÓDIGO: TRX20 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração das provas será de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do Cartão de Respostas.

Leia mais

PROGRAMADOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROGRAMADOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 2017.13 2006 - PROGRAMADOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME

Leia mais

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

TÉCNICO EM INFORMÁTICA NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH INSTITUTO DE SAÚDE E GESTÃO HOSPITALAR - ISGH 2017.13 2003 - TÉCNICO EM INFORMÁTICA NOME DO CANDIDATO

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

TÉCNICO DE ENFERMAGEM Prefeitura Municipal de Mangaratiba TÉCNICO DE ENFERMAGEM CÓDIGO: TES19 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração das provas será de 4 (quatro) horas, já incluído o tempo de preenchimento do Cartão

Leia mais

PEDAGOGO(A) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

PEDAGOGO(A) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 28 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 15 TEXTO DISSERTATIVO: CONCLUSÃO

PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 15 TEXTO DISSERTATIVO: CONCLUSÃO PORTUGUÊS - 1 o ANO MÓDULO 15 TEXTO DISSERTATIVO: CONCLUSÃO ixação ) Crie um parágrafo de conclusão para os textos seguir: ) Cotas nos vestibulares O polêmico tema das cotas nos vestibulares das universidades

Leia mais

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC 2017.18 2009 - TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA NOME DO CANDIDATO

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA

Leia mais

ARQUITETO(A) E URBANISTA

ARQUITETO(A) E URBANISTA 8 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017. NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.14 NOME DO CANDIDATO 25 de junho de 2017 2004 - ELETRICISTA

Leia mais

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - HRC de junho de 2017

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - HRC de junho de 2017 NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - HRC 2017.16 NOME DO CANDIDATO 25 de junho de 2017 2002 - PORTEIRO ASSINATURA

Leia mais

AUXILIAR DE FARMÁCIA

AUXILIAR DE FARMÁCIA NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - HRC 2017.16 2004 - AUXILIAR DE FARMÁCIA NOME DO CANDIDATO 25 de junho de

Leia mais

PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 47 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS: TERMOS DA ORAÇÃO PARTE 2

PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 47 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS: TERMOS DA ORAÇÃO PARTE 2 PORTUGUÊS - 3 o ANO MÓDULO 47 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS: TERMOS DA ORAÇÃO PARTE 2 Como pode cair no enem Jogar limpo Argumentar não é ganhar uma discussão a qualquer preço. Convencer alguém de algo é,

Leia mais

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.14 2002 - AUXILIAR DE MANUTENÇÃO NOME DO CANDIDATO 25

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

205 OFICIAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL

205 OFICIAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL Prefeitura Municipal de Mairinque C O N C U R S O P Ú B L I C O E D I T A L Nº 0 1 / 2 0 0 9 205 OFICIAL DE COMUNICAÇÃO VISUAL Nome do Candidato Número de Inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO

Leia mais

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS

TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.14 2006 - TÉCNICO EM EQUIPAMENTOS BIOMÉDICOS NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME DO

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

ENFERMEIRO(A) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

ENFERMEIRO(A) LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 9 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE LÍNGUA

Leia mais

FARMACÊUTICO(A) / HABILITAÇÃO

FARMACÊUTICO(A) / HABILITAÇÃO 12 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

Processo Seletivo Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA

Processo Seletivo Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA Processo Seletivo 2015-2 Vestibular de Acesso aos Cursos ENGENHARIA LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES 1 - A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas e da

Leia mais

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

07/06/2017 DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é. A coisa mais fina do mundo é o sentimento. Aquele dia de noite, o pai fazendo serão, ela falou comigo: Coitado,

Leia mais

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA

Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome LÍNGUA PORTUGUESA Texto I Sem barra 1 Enquanto a formiga Carrega comida Para o formigueiro, A cigarra

Leia mais

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC 2017.18 2001 - ASCENSORISTA NOME DO CANDIDATO 25 de junho

Leia mais

Faça Textos. Professor. Como ler, compreender e produzir sentidos. Eliane Hosokawa

Faça Textos. Professor. Como ler, compreender e produzir sentidos. Eliane Hosokawa 1 Faça Textos Como ler, compreender e produzir sentidos Professor Eliane Hosokawa módulo Gêneros e seus 1 domínios sociais de circulação Gêneros são acontecimentos textuais vinculados à nossa vida cultural

Leia mais

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome:

5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: 5 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Ortografia e Produção de Texto Nome: Leia este texto e resolva as questões 1 e 2. PÉS NO CHÃO Dos problemas que afligem o Brasil, a educação é o primeiro

Leia mais

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.

PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH PROCESSO SELETIVO HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017. NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL GERAL WALDEMAR DE ALCÂNTARA - HGWA 2017.14 NOME DO CANDIDATO 25 de junho de 2017 2005 - MARCENEIRO

Leia mais

18 T atendimento@consulplan.com / www.consulplan.net

18 T atendimento@consulplan.com / www.consulplan.net DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS DE PORTO ALEGRE DMAE EDIITAL Nºº.. 8//2011 INSTRUÇÕES 01 - Material a ser utilizado: caneta esferográfica azul ou preta. Os objetos restantes devem ser colocados

Leia mais

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO

PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO PARTE V UNIDADE 01: OS TERMOS DA ORAÇÃO SUJEITO 01 1. comemorações 2. imagem 3. rio 4. soldados 5. major/coronel 6. quem 7. ninguém 8. alto-falantes 9. trocos 10. Tio 02 1. (3) 2. (2) 3. (1) 4. (2) 5.

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO

TÉCNICO DE LABORATÓRIO NÚMERO DE INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI - HRC 2017.16 2005 - TÉCNICO DE LABORATÓRIO NOME DO CANDIDATO 25 de junho

Leia mais

DISCURSO DIRETO E INDIRETO

DISCURSO DIRETO E INDIRETO DISCURSO DIRETO E INDIRETO O discurso direto reproduz a fala diretamente, usando dois-pontos, vírgula ou travessão. A moça disse: Este livro é meu. Este livro é meu, disse a moça. Este livro, disse a moça,

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

Questão 01 Ortografia e semântica

Questão 01 Ortografia e semântica Questão 01 Ortografia e semântica A lacuna da linha 07 deve ser preenchida pela palavra espectadores, com s, porque se trata de agente que vivencia, assiste, presencia, acompanha. Na linha 20, deve aparecer

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

MÉDICO(A) DO TRABALHO

MÉDICO(A) DO TRABALHO 24 Concurso Público Edital N o 01/2016 - UNIRIO, de 04 de fevereiro de 2016 LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

C A D E R N O D E P R O V A S

C A D E R N O D E P R O V A S CONCURSO PÚBLICO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 8 ESPECIALIDADE: ENFERMEIRO PROVA: CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - DISCURSIVA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

Leia mais

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento.

COERÊNCIA. Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. COERÊNCIA Harmonia entre situações, acontecimentos ou ideias dentro de um texto. É fator determinante para seu total entendimento. Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.

Leia mais

PROGRAMA DA PROVA PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (ENSINO MÉDIO)

PROGRAMA DA PROVA PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (ENSINO MÉDIO) PROGRAMA DA PROVA PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (ENSINO MÉDIO) I. Língua Portuguesa: O Candidato deverá comprovar competência para compreensão e 1. ortografia oficial: correção ortográfica, acentuação

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. 1 Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE CONHECIMENTOS

Leia mais

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO

Processo Seletivo FAETEC RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO RESPOSTAS DOS RECURSOS DA REDAÇÃO Inscrição 1633900 O requerente perdeu 3,5 pontos na redação pelos seguintes motivos: Os parágrafos foram longos, a leitura ficou cansativa, poderia ter fracionado mais

Leia mais

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 -

- PORTUGUÊS - Mapeamento dos estudos. Elaborado por Ricardo Beck - Orientador de Estudos - 1 de 5 - 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros (literários, 1 jornalísticos, tiras, charges, entre outros): 1.1 Língua, linguagem, norma (padrão e não padrão), fala e desvio de 2 norma;

Leia mais

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua  DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: www.estrategiasdeaprovacao.com.br Bibliografia DISCIPLINA 1 2 3 4 5 ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Estudado REVISÕES exercitado redação Ponta da língua bizu 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação

Língua portuguesa. Professora Iara Martins. Exercícios. Período composto por coordenação e subordinação Língua portuguesa Professora Iara Martins Exercícios Período composto por coordenação e subordinação 1. O amor não só traz alegria como também alimenta. Neste período, a conjunção é: a. Subordinativa causal

Leia mais

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama.

Considerando o que você estudou sobre as motivações das grandes navegações, explique a resposta de Vasco da Gama. 7º História Carol Av. Trimestral 04/11/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo

CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS. Consultor Técnico Legislativo CONCURSO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS RESPOSTA AOS RECURSOS Consultor Técnico Legislativo QUESTÃO: 1 - INDEFERIDO JUSTIFICATIVA: A questão tem como resposta a opção C, e não a opção E, como argumenta

Leia mais

Edital Verticalizado Concurso INSS

Edital Verticalizado Concurso INSS Edital Verticalizado Concurso INSS Baseado no último concurso O Focus Concursos Online oferece aos que desejam se preparar, um curso teórico com todas as disciplinas. Assista às aulas e fique totalmente

Leia mais

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação

Colégio Magno Gramática 2.o ano. Regência verbal e regência nominal. Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Meditação Colégio Magno Gramática 2.o ano Regência verbal e regência nominal Meditação Leia a seguir a letra de uma canção de Tom Jobim. Quem acreditou No amor, no sorriso, na flor Então sonhou, sonhou E perdeu

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

AGENTE DE PORTARIA (VIGIA)

AGENTE DE PORTARIA (VIGIA) PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IPIXUNA CONCURSO PÚBLICO - PROVA OBJETIVA: 23 de outubro de 2016 NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO AGENTE DE PORTARIA (VIGIA) Nome do Candidato: Nº de Inscrição: Assinatura INSTRUÇÕES

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA SELEÇÃO PÚBLICA DE PESSOAL O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC, Administração Regional no Estado da Paraíba, com sede na Rua Desembargador Souto

Leia mais

Questão 01 Ortografia

Questão 01 Ortografia COMENTÁRIOS E RESPOSTAS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA DE NÍVEL SUPERIOR PARA CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DO CONCURSO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E PESQUISA EM SAÚDE FEPS PROVA REALIZADA NO DIA 7 DE

Leia mais

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a.

COMENTÁRIO: O verbo visar, no sentido de almejar, é transitivo indireto, exigindo a preposição a. EXERCÍCIOS 1. Assinale a alternativa em que a regência verbal este em desacordo com a norma culta: a) A iniciativa da acusação desagradou ao cliente. b) Os familiares da vítima aspiram a um resultado justo.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Veja atentamente a letra de uma canção infantil bem conhecida: DIREÇÃO: Ano: 2 Ef a) Marque a alternativa que

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar...

A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 13 / 07 / 2016 TEXTO I A humanidade investe em pesquisas, aprimora tecnologias, busca outros mundos. Mas também cria realidades que parecem estar... ALÉM DA

Leia mais

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta.

Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Prezado(a) candidato(a): Assine e coloque seu número de inscrição no quadro abaixo. Preencha, com traços firmes, o espaço reservado a cada opção na folha de resposta. Nº de Inscrição Nome PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II

ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II ROTEIRO DE ESTUDOS 2016 Disciplina: LINGUA PORTUGUESA - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes Dicas e roteiro de estudos para a avaliação 1. Faça a leitura da parte teórica e reveja os

Leia mais

LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO)

LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO) assinatura do(a) candidato(a) ADMISSÃO PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 2.ª DCS/2011 LETRAS JAPONÊS LICENCIATURA (NOTURNO) LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO. Prova Dissertativa 1 Ao receber

Leia mais

C A D E R N O D E P R O V A S

C A D E R N O D E P R O V A S C ONCURSO PÚBLICO 03 / JUNHO / 2012 CÂMARA MUNICIPAL DE ITURAMA MINAS GERAIS C A D E R N O D E P R O V A S CADERNO 9 CARGOS: MOTORISTA ZELADOR PROVAS: PORTUGUÊS MATEMÁTICA LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES

Leia mais

POLÍCIA FEDERAL Agente

POLÍCIA FEDERAL Agente Edital Esquematizado POLÍCIA FEDERAL Agente www.vahestudar.com Concurso Edital Base Resumo Previsão Órgão POLÍCIA FEDERAL Ano do Edital Ano do Edital Publicação Edtial 55/2014 Ano 2014 2014 Banca Cespe

Leia mais

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA

CONCURSO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE/2014 FORMULÁRIO DE RESPOSTA AOS RECURSOS - DA LETRA PARA A LETRA QUESTÃO: 01 Na argumentação, a autora recorre a todas as estratégias arroladas na questão, exceto a indicada pelo Gabarito. Assim, por exemplo, a dados estatísticos: aqui, dois terços dos usuários ainda

Leia mais

TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO

TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO TEMAS E INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO Seguem-se três temas os quais você deverá ler e analisar. Selecione um deles e use o número de seu tema como título para a criação de um texto dissertativo. No final proceda

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE

TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE CONCURSO PÚBLICO Edital n. 01/2007 SES-MG TÉCNICO DE GESTÃO DA SAÚDE Código 101 PROVA DE REDAÇÃO CADERNO 1 ORIENTAÇÕES GERAIS 1. Para a elaboração da Prova de Redação, você está recebendo dois cadernos.

Leia mais

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS

ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Português UMA DAS MARIAS ATIVIDADES PARA O 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nome: Português UMA DAS MARIAS Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O que foi? perguntou a mãe de Maria. Mas Maria nem quis conversa. Foi

Leia mais

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1).

Gêneros e Tipologia textuais e seus elementos constituintes (1). Aula Demonstrativa Compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais. Análise de discursos no plano das relações entre Linguagem, Comunicação e Sociedade. Produção e recepção textuais nas práticas

Leia mais

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER

Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV Evento: Concurso Público para Provimento de Cargo Técnico-Administrativo em Educação Edital N 144/2016 PARECER A Comissão Examinadora da Prova

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA O TRANSPORTE

PROCESSO SELETIVO TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA O TRANSPORTE PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC 2017.18 2006 - TÉCNICO DE ENFERMAGEM PARA O TRANSPORTE NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes Não sei em que nível me devo inscrever! Os candidatos que pretendam inscrever-se nos cursos de: Inglês; Francês; Espanhol; Italiano; podem inscrever-se em qualquer nível linguístico.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA. Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia Vitória ES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO REITORIA Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 PROCESSO SELETIVO Edital nº 37/2015 Programa Profuncionário Caderno

Leia mais

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA

RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO E INGRESSO RECURSO GABARITO JUSTIFICATIVA DA BANCA EXAMINADORA CONCURSOS PÚBLICOS Nº 559, 560, 561, 562, 563, 564,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk

LÍNGUA PORTUGUESA. CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk LÍNGUA PORTUGUESA CONCURSO: TRT 3ª região CARGO: Todos os cargos PROFESSOR: Pablo Jamilk Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza

Leia mais

prof.: Pedro Augusto Furasté

prof.: Pedro Augusto Furasté INTERPRETAÇÃO t Coesão Textual prof.: Pedro Augusto Furasté DEFINIÇÃO A COESÃO TEXTUAL é a responsável pelo encadeamento dos elementos componentes do texto, analisa e comenta aspectos relacionados a: a)

Leia mais

Edital Esquematizado ANVISA Técnico

Edital Esquematizado ANVISA Técnico Edital Esquematizado ANVISA Técnico Administrativo www.vahestudar.com Início Este o SEU Edital Esquematizado, com Controle de Teoria/Revisões e Controle de Exercícios. Olá! Aqui temos informações sobre

Leia mais

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC

Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC Assuntos Muito Importantes Para as Provas IBFC O texto apresenta uma estrutura cujo o processo de composição predominante é o narrativo. Todos os elementos abaixo são característicos desse tipo de texto,

Leia mais

TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO

TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO ISGH HOSPITAL REGIONAL DO SERTÃO CENTRAL - HRSC 2017.18 2008 - TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO TRABALHO NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA 1 Domínio da Ortografia Oficial. Emprego das Letras. Emprego da Acentuação Gráfica. 2 Estrutura, Formação e Representação das Palavras. 3 Emprego das Classes de Palavras. 4 Relações de coordenação e de

Leia mais

Nome: N.º: endereço: data: Telefone: PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM Disciplina: PoRTUGUÊs. Meu engraxate

Nome: N.º: endereço: data: Telefone:   PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM Disciplina: PoRTUGUÊs. Meu engraxate Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA O 9 Ọ ANO EM 2014 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: Meu engraxate É por causa do meu engraxate que ando agora em plena desolação.

Leia mais

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final

COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA. Programa de Recuperação Final COLÉGIO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2010 Disciplina: Professor (a): Carlos Kalani Aluno (a): Ano: 3 Turma: 3AD-FG Valor: 10 pontos Nota: Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais

Português. Índice de aulas. Tipologias textuais Índice de aulas Tipologias textuais Texto narrativo Ação Personagens Narrador Espaço Tempo Modalidades do discurso Narrativas de tradição popular O caldo de pedra Mestre Finezas: o passado glorioso Mestre

Leia mais

PROVA DIA 24.08.2014 HORÁRIO: 08h00min às 11h00min

PROVA DIA 24.08.2014 HORÁRIO: 08h00min às 11h00min AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1. Verifique se este caderno contém 20 questões sem rasuras ou falhas. 2. A duração total da prova é de 3 horas. 3. Verifique no cartão-resposta se seu nome, número de inscrição

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen Português Guião de Leitura da Obra O Rapaz de Bronze Sophia de Mello Breyner Andresen Nome: Nº: Turma: Data de início: / / Data de conclusão: / / Apreciação final da obra: Ficha I 1. Atenta na seguinte

Leia mais

Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS. Lêda Corrêa

Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS. Lêda Corrêa Aula6 CONSTRUÇÕES NEGATIVAS META Apresentar construções oracionais negativas da língua portuguesa; discriminar os modos de construções negativas. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Relacionar

Leia mais