Adriano Rockland. Pós-graduação em Disfagias Orofaríngeas. institutoepap. ed Porto

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adriano Rockland. Pós-graduação em Disfagias Orofaríngeas. institutoepap. ed Porto"

Transcrição

1 Adriano Rockland Graduação Plena em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Reconhecimento de Grau Académico de Licenciatura pela Universidade do Algarve-Portugal). Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de Aveiro. Pós-graduado em Gerontologia pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Director do Instituto epap Ensino Profissional, Avançado e Pós-graduado, Coordenador da em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial e da em Intervenção Terapêutica nas Disfagias da Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa/Instituto epap. Co-coordenador (coordenador de área de especialidade) do Mestrado em Terapia da Fala: Motricidade Orofacial e Deglutição da Escola Superior de Saúde do Alcoitão da Santa Casa da Misericórdia. Co-coordenador do Máster em Motricidade Orofacial, programa de curso da FUB Fundació Universitària del Bages e Instituto epap Acreditação por UVic - Universitat de la Catalunya Central (España). Professor do Master em Motricidade Orofacial da Unversidad Complutense de Madrid. Áreas de interesse principais: Avaliação Funcional da Deglutição por Radiodiagnóstico (Videofluoroscopia da Deglutição). Avaliação Termográfica e Laserterapia. Reabilitação das Disfunções Temporomandibulares. Design Pedagógico de Cursos para o Ensino Superior. Membro da ALTEC - Associação de Laserterapia e Tecnologias Afins de Portugal.

2 Alexandra Ribeiro Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa. Aluno de Doutoramento da Universidad Granada. Docente de Reabilitação Oral I e II do Mestrado Integrado do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa. Docente de Dor Orofacial e ATM do Mestrado Integrado do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, Lisboa. Prática clínica exclusiva de oclusão e dor orofacial no S.A.M.S. -P.I.C.S -Consulta de Dor e ATM., Lisboa.

3 Ana Catarina Lima Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do. Pós-graduada em Perturbações Neurológicas da Comunicação no Adulto pelo Instituto CRIAP. Pós-graduada pelo instituto EPAP. Pós-graduanda em Motricidade Motora Oral e Facial pelo Instituto EPAP. Exerce funções como Terapeuta da Fala no Centro de Reabilitação do Norte (CRN) com prática na avaliação e intervenção em Disfagias nas doenças cerebrovasculares. Membro do Núcleo de Disfagia e membro da Equipa de Avaliação da Deglutição por Videofluoroscopia do CRN.

4 Ana Mira Diplomado en Logopedia por la Universidad de Oviedo. Logopeda del Consorcio Hospitalario Provincial de Castellón. Vicedecano del Colegio Oficial de Logopedas de la Comunitat Valenciana. Docente colaborador en diferentes máster en la Universitat de València, Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir, Universidad Complutense de Madrid y Universidad Ramón Llull - Blanquerna de Barcelona. Algunos datos de formación: Curso de Postgrado de Especialización Rehabilitación de la Voz. Expedido por Instituto Superior de Estudios Psicológicos (ISEP). Valencia, curso Especialista en patología de la voz.curso organizado en colaboración por la Universidad de Alcalá de Henares y la Fundación Instituto de Ciencias del Hombre. Curso Máster en Reeducación Miofuncional en Ortodoncia. Organizado por L Escola de Patología del Llenguatge de l Hospital de la Santa Creu y Sant Pau de Barcelona Unitat Docentde la Universitat Autònoma de Barcelona. Curso Máster Universitario de Intervención Logopédica Especializada. Universidad Católica de Valencia San Vicente Mártir Certificat en thérapie manuelle appliquée à l orthophonie (ostéovox).año académico Paris.

5 Cláudia Dias Licenciada em Terapia da Fala. Mestre em Motricidade Orofacial e Deglutição e Pós-graduada em Intervenção Terapêutica nas Disfagias. Fez estágio clí nico no Hospital Curry Cabral na valência de Neurologia, onde monitorizou uma ação de formação com o tema Terapia em Grupo, e no Centro de Desenvolvimento Infantil do Hospital Santa Maria, onde participou em reuniões de trabalho em equipa multidisciplinar de fendas lábio-palatinas. Tem experiência profissional em perturbações ao nível da fala com alterações nas funções oro-muscular, respiração, deglutição, comunicação e perturbações sensório-motoras em crianças com Multideficiência e Perturbação do Espetro do Autismo e em alterações ao nível das estruturas e funções estomatognáticas em tratamentos ortodônticos. Realiza formação contínua e avançada, apresenta poster em congressos e participa em diversas conferências e workshops nas áreas de intervenção.

6 Daniela Vieira Licenciada em Terapêutica da Fala pela FCS da UFP; Mestrado em Oncologia Clínica pelo ICBAS-UP, pós-graduada em intervenção terapêutica motora oral e facial. Terapeuta da fala no Hospital-Escola Fernando Pessoa e coordenadora da valência de terapia da fala do Hospital-Escola Fernando Pessoa e coordenadora da valência de terapia da fala do Hospital-Escola Fernando Pessoa; Docente na UFP na licenciatura em Terapêutica da Fala e no Mestrado em Terapêutica da Fala da FCS da UFP.

7 Nelson Pereira Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do (ESTSP). Pós-graduado pelo Instituto EPAP; Pós-Graduando em Motricidade Motora Oral e Facial pelo Instituto EPAP; Formação certificada em Eletroestimulação Neuromuscular e Eletromiografia de superfície aplicada às Disfagias pela Teprel Equipamentos Médicos S.A. Exerce funções como Terapeuta da Fala no Centro de Reabilitação do Norte (CRN), com prática na avaliação e intervenção nas doenças cerebrovasculares. Membro do Núcleo de Disfagia e da Equipa de Avaliação da Deglutição por Videofluoroscopia do CRN.

8 Marta Coutinho Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do (ESTSP). Pós-Graduada em Motricidade Motora Oral e Facial pelo Instituto EPAP; Pós-graduada pelo Instituto epap; Terapeuta da Fala no Centro de Reabilitação do Norte (CRN). Membro do Núcleo de Disfagia e da Equipa de Avaliação da Deglutição por Videofluoroscopia do CRN.

9 Marta Silva Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde de Tecnologias da Saúde do. Pós graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Pós graduada em Disfagias orofaríngeas pelo Instituto Superior de Saúde do Alto Ave. Desempenha funções como Terapeuta da Fala no serviço de medicina fisica e reabilitação do Centro Hospitalar do, com atendimento a adultos com alterações decomunicação, linguagem, fala e deglutição, em contexto de patologia neurológica. Assistente convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do. Docente do Instituto epap, colaborando em formações, pós graduações e mestrados, em Portugal, Espanha e Brasil. Membro do Departamento de Motricidade Orofacial da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

10 Susana Araújo Mestre em Terapia da Fala, área de especialização em Motricidade Orofacial e Deglutição pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, um curso superior realizado em cooperação educacional com o Instituto epap - ensino profissional, avançado e pós-graduado- Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto epap. Terapeuta da Fala no Centro de Reabilitação do Norte, Santa Casa da Misericórdia do, na Unidade Funcional de Traumatismos Crânio-Encefálicos / Pediatria. Formadora do Instituto epap. Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

11 Tânia Dias Licenciada em Terapêutica da Fala pelo ESTSP-IPP (2001); Terapeuta da Fala no Serviço de Pediatria (CDC e UCERN) e Responsável da área de Terapia da Fala da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, EPE (2002) ; Mestre em Educação Especial - IPPCB-ESSE (2010); Doutoranda em Psicologia UBI; Conselheira em Aleitamento Materno; Elemento do Departamento de Disfagia da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala; Docente no Instituto epap e na ESSA; Supervisora de Estágios de Terapia da Fala e formadora nas áreas de Disfagia Infantil, Aleitamento Materno, Motricidade Orofacial e Linguagem na Criança.

12 Susana Mestre Terapeuta da Fala no Hospital de Faro com atuação em Avaliação e Reabilitação nas Disfagias e exames de Videofluoroscopia (VFSS) e Videoendoscopia da Deglutição (FEES). Mestre em Neuropsicologia e Neurociências Cognitivas. Pós Graduada em Intervenção Terapêutica nas Disfagias e em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial, pelo Instituto epap. Coordenadora dos cursos de Pós Graduação em Disfagia Orofaríngea - Instituto epap.

VIEIRA, Ana Catarina Soares

VIEIRA, Ana Catarina Soares VIEIRA, Ana Catarina Soares Telefone: +351 961729805 Correio Eletrónico: ana.catvieira@hotmail.com Localidade: Santa Maria da Feira Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 02.07.1988 TERAPEUTA DA

Leia mais

SERVIÇO DE PSICOLOGIA CLÍNICA. Hospital de Sousa Martins Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

SERVIÇO DE PSICOLOGIA CLÍNICA. Hospital de Sousa Martins Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. Hospital de Sousa Martins Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E. Actividades Avaliação psicológica / psico-pedagógica; Intervenção psicoterapêutica; Aconselhamento psicológico; Intervenção em crise;

Leia mais

SAÚDE MENTAL 9 JAN A 2 JUL 2012

SAÚDE MENTAL 9 JAN A 2 JUL 2012 CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM SAÚDE MENTAL 9 JAN A 2 JUL 2012 Segundas-feiras: 17:30h-20:30h; Sábados (mensalmente): das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. PROGRAMA (PREVISIONAL) Módulo 1 Epidemiologia,

Leia mais

BREVE CURRICULUM VITAE DO DOCENTE

BREVE CURRICULUM VITAE DO DOCENTE BREVE CURRICULUM VITAE DO DOCENTE Nome completo: Rosalina Zamora Jorge Nacionalidade: Moçambicana Endereço profissional: Faculdade de Educação, Universidade Eduardo Mondlane.Av. Julius Nyerere nr. 3453,

Leia mais

Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.)

Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.) Fernando Luís de Sousa Correia (Correia, F.) Atividades pedagógicas anteriores mais relevantes para a apreciação das capacidades nesse domínio, quando aplicável Universidade da Madeira 2016 A minha experiência

Leia mais

9. RESUMOS DOS CURSOS

9. RESUMOS DOS CURSOS CURSO#9 WORKSHOP AVALIAÇÃO E ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DOS DISTÚRBIOS TEMPORO-MANDIBULARES BUTEYKO BREATHING AND BEYOND: RELAÇÃO ENTRE A RESPIRAÇÃO E TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL ORADORA

Leia mais

Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae

Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae 1 - IDENTIFICAÇÃO : 1.1. Nome - Amadeu Gomes de Araújo. 1.2. Data de Nascimento - 29 de Março de 1947. 1.3. Naturalidade Remelhe - Barcelos. 1.4. Residência - Rua

Leia mais

Europass curriculum vitae

Europass curriculum vitae Europass curriculum vitae Informação pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Correio(s) eletrónico(s) Carvalho, Rute Alexandra Tomás Rua António Pinheiro Lacerda, N.º 7, 2630-370 Arruda dos Vinhos Telefone(s)

Leia mais

O ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL

O ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL O ENSINO DE ENFERMAGEM EM PORTUGAL Missão na Universidade de Cabo Verde Praia, 9 de Abril de 2008 Maria da Conceição Bento Até 1988 Curso de Enfermagem Geral Habilitavam: Prática Clínica de Cuidados de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Pós-Graduação Lato Sensu Estrutura Organizacional PROPEP Pró- Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa A PROPEP é um órgão da Administração Superior da UNIGRANRIO, responsável pela coordenação e supervisão

Leia mais

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO

JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO JULIANA FERRAZ COUTINHO CURRICULUM VITÆ PORTO 2011 ÍNDICE I. Identificação...2 II. Formação Académica...3 III. Actividade Docente...4 1. Licenciaturas. 2. Cursos de Pós-Graduação. 3. Outros Cursos. IV.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 420h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013

TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013 TABELA DE HONORÁRIO AMBULATORIAL ANEXO 11.2 EDITAL 0057/2013 Honorário de Psicologia 1010111 8 Sessao de Psicoterapia / Psicologo - (12 ou ate 40 por ano se cumprir diretriz de utilização definida pelo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 05, de 11 de fevereiro

Leia mais

Miguel Ângelo Fernando de Castro

Miguel Ângelo Fernando de Castro Curriculum Vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Miguel Ângelo Fernando de Castro [Todos os campos do CV são opcionais. Remova os campos não preenchidos.] Rua Soeiro Pereira Gomes, nº2, 2740-165 Porto Salvo 919173607

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 23/2015/CONEPE Aprova alterações na Departamentalização e no Ementário

Leia mais

EDITAL PARA CONCURSO DE MONITORIA

EDITAL PARA CONCURSO DE MONITORIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL PARA CONCURSO DE MONITORIA - 25 O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro,

Leia mais

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981.

LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. LEI Nº 6.965, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1981. DISPÕE SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE FONOAUDIÓLOGO, E DETERMINA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º É reconhecido em todo o Território Nacional o exercício da

Leia mais

QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2

QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2 QUADRO DE VAGAS PARA SISTEMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DOCENTE 2011/2 CAMPUS VAGA(S) CURSO(S) DISCIPLINA(S) C/H PERFIL ANÁPOLIS 1 AGRONOMIA Introdução à Ciência dos Solos (4h) Agrometeorologia e climatologia

Leia mais

Carla Alexandra Vieira da Silva Pedrosa

Carla Alexandra Vieira da Silva Pedrosa Carla Alexandra Vieira da Silva Pedrosa Assistente Convidada a 30% Habilitações Académicas Formação Pré-Graduada Licenciatura em Ciências da Nutrição FCNAUP (1998) subordinada ao tema Iodo, Tiróide e Insuficiência

Leia mais

1. Apresentação do docente 2. Programa da unidade curricular 3. Material de apoio 4. Avaliação

1. Apresentação do docente 2. Programa da unidade curricular 3. Material de apoio 4. Avaliação Sumário 2. Programa da unidade curricular 1/9 Sumário 2. Programa da unidade curricular 2/9 Eduardo Nuno Brito Santos Júlio é licenciado em Engenharia Civil (curso de 5 anos), mestre em Estruturas (curso

Leia mais

Cuidados Continuados Integrados Perspetivas de Desenvolvimento

Cuidados Continuados Integrados Perspetivas de Desenvolvimento 6 de junho de 2016 Manhã Cuidados Continuados Integrados Perspetivas de Desenvolvimento 08h30 09h30 10h30 11h15 11h45 Receção dos participantes Sessão de abertura José António Vieira da Silva, Ministro

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição)

CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição) CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição) A necessidade de renovar as práticas e as metodologias de intervenção social com vista a aumentar a eficácia e a eficiência do trabalho com os

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO RETIFICAÇÃO DO ANEXO I DO EDITAL N. 022/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO RETIFICAÇÃO DO ANEXO I DO EDITAL N. 022/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO RETIFICAÇÃO DO ANEXO I DO EDITAL N. 022/2011 O Reitor da Universidade Federal do Amapá UNIFAP, no uso de suas atribuições legais, e em

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisioterapia em Neonatologia Código: Fisio 223 Pré-requisito: Desenvolvimento Humano

Leia mais

Medicina Física e de Reabilitação do CHAlgarve: A diferenciação e a aposta nos mais novos são a imagem de marca

Medicina Física e de Reabilitação do CHAlgarve: A diferenciação e a aposta nos mais novos são a imagem de marca 2016-07-27 17:29:27 http://justnews.pt/noticias/medicina-fisica-e-de-reabilitacao-do-hospital-de-faro-a-diferenciacao-e-a-aposta-nos-mais-novossao- Medicina Física e de Reabilitação do CHAlgarve: A diferenciação

Leia mais

Curso de capacitação. Alfabetização e Neurociências da aprendizagem Estratégias Pedagógicas na Mediação e Inclusão Escolar

Curso de capacitação. Alfabetização e Neurociências da aprendizagem Estratégias Pedagógicas na Mediação e Inclusão Escolar Curso de capacitação Alfabetização e Neurociências da aprendizagem Estratégias Pedagógicas na Mediação e Inclusão Escolar Alfabetização e Neurociências do aprendizado Estratégias Pedagógicas na Inclusão

Leia mais

Lista de cursos referidos no Anexo II da portaria n.º 756/2009 de 14 de julho

Lista de cursos referidos no Anexo II da portaria n.º 756/2009 de 14 de julho ista de cursos referidos no Anexo II da portaria n.º 756/2009 de 14 de julho Pontos Curso 35 outoramento em Ciências (Ramo Científico) 35 outoramento em ocumentação e (ocumentación e Informatión) 35 estrado

Leia mais

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO

TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO TRATAMENTO DE FERIDAS E VIABILIDADE TECIDULAR (MAR 2016) PORTO A gestão e tratamento de feridas é um processo complexo e exige a intervenção de uma equipa multidisciplinar. É essencial que os profissionais

Leia mais

COUTINHO, Márcio André da Rocha RUA ARTUR FÃO LUGAR DO VISO Nº CAMINHA

COUTINHO, Márcio André da Rocha RUA ARTUR FÃO LUGAR DO VISO Nº CAMINHA DADOS PESSOAIS Nome Morada Telefone E-mail Página Pessoal COUTINHO, Márcio André da Rocha RUA ARTUR FÃO LUGAR DO VISO Nº 101 4910-465 CAMINHA 91 38 77 221 coutinho.rocha@gmail.com andrercoutinho@outlook.com

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

26 de Junho (domingo) Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto

26 de Junho (domingo) Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto RECEÇÃO E CREDENCIAÇÃO CERIMÓNIA DE ABERTURA 26 de Junho (domingo) Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto 15.30h CONFERÊNCIA DE ABERTURA O Farmacêutico e a Dermofarmácia e Cosmética Prof. Doutor

Leia mais

Curriculum Vitae. Identificação

Curriculum Vitae. Identificação Curriculum Vitae Identificação Nome: Joana Sofia Machado Carneiro Data de Nascimento: 02.10.1980 Cartão de cidadão n.º 117 261 00 Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua de Costa Cabral, n.º2199, 7º Esq.,

Leia mais

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense

Pós-Graduação em. Informática de Segurança e Computação Forense em colaboração com Pós-Graduação em Informática de Segurança e Computação Forense Corpo Docente Docentes IPVC Pedro Pinto (pedropinto@estg.ipvc.pt) Luís Barreto (lbarreto@esce.ipvc.pt) Pedro Carneiro (pedrocarneiro@estg.ipvc.pt)

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE CAPACIDADES FORMATIVAS Psiquiatria

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE CAPACIDADES FORMATIVAS Psiquiatria CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE CAPACIDADES FORMATIVAS Psiquiatria Assinale com (x) ou preencha a(s) quadrícula(s) quando for caso disso Escreva com letra legível, quando necessário Hospital

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012 UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES INSTITUTO DE PSICOLOGIA E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO 2011/2012 BASTONÁRIO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS CONVIDADO DA UNIVERSIDADE LUSÍADA DO

Leia mais

1º PERÍODO Terapia Ocupacional Científica I. Carga horária total º PERÍODO

1º PERÍODO Terapia Ocupacional Científica I. Carga horária total º PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL MATRIZ CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR: 1º PERÍODO MOR10476 Anatomia

Leia mais

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ago, set, Out, Nov. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2

Áreas Curso Serie Vigência Vagas Seleção Pré-Requisito. Ago, set, Out, Nov. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2. Ago, Set, Out, Nov 2 Edital/ DERCA nº 03 de 30 de Junho de 0 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre torna público que estarão abertas as inscrições para o Programa de Monitoria

Leia mais

Relatório de versão curricular

Relatório de versão curricular UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Configuração Curricular Relatório de versão curricular Curso: 19001 - ODONTOLOGIA Versão curricular: D-20132 Situação: Liberada Carga horária mínima para mudança de

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO Pres Ed. Física ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA

ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO Pres Ed. Física ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA Curso Modalida de Área ADMINISTRAÇÃO E MARKETING ESPORTIVO Pres Ed. Física ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRIGENÔMICA: IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA NUTRIÇÃO CLÍNICA E ESPORTIVA Pres Nutrição ANÁLISES E PROJETOS DE

Leia mais

Mapa de Vagas IM-2009 B

Mapa de Vagas IM-2009 B Mapa de IM-2009 B colocação Centro Hospitalar do Porto, EPE colocação Hospital de São João, EPE - Porto colocação Anatomia Patológica Anestesiologia Cardiologia Hospitais da Universidade de Coimbra, EPE

Leia mais

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino

Grau Curso Ato Normativo Nivel de Ensino Escola Artística do Porto - Guimarães Animação Digital n.º 6535/2008 de 06-03-08 240 600 Escola Artística do Porto - Guimarães Desenho - Áreas de especialização: Prática Artística; Desenho Científico e

Leia mais

Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso

Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso Distrito Subsistema Tipo de ensino Nome do Estabelecimento Nome do Curso Lisboa Privado Politécnico Academia Nacional Superior de Orquestra Direcção de Orquestra Lisboa Privado Politécnico Academia Nacional

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Março 2011 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento - 21 de

Leia mais

Lisboa, Fevereiro de Marlene Alexandra Ferreira Mendes CURRICULUM VITAE

Lisboa, Fevereiro de Marlene Alexandra Ferreira Mendes CURRICULUM VITAE Lisboa, Fevereiro de 2010 Marlene Alexandra Ferreira Mendes CURRICULUM VITAE 1. IDENTIFICAÇÃO Marlene Alexandra Ferreira Mendes Data de Nascimento: 22/04/1976 Portadora do B.I. n.º: 10787365 de 28/07/05,

Leia mais

Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE

Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro CURRICULUM VITAE FEVEREIRO, 2008 Dados biográficos Nome: Huguette Wanda Zuzarte de Mendonça Rodrigues Guerreiro Data de Nascimento: 25 de Julho de

Leia mais

João Paulo Mateus Barata. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade da Beira Interior Covilhã

João Paulo Mateus Barata. Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) Faculdade de Ciências da Saúde - Universidade da Beira Interior Covilhã Curriculum Vitae In pessoal Nome(s) próprio(s) / Apelido(s) Educação e Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) Tese de Mestrado: Análise dos efeitos do tratamento da hipertensão na gravidez.

Leia mais

C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA GUIMARÃES PORTUGAL. Solteira.

C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL EXPERIÊNCIA GUIMARÃES PORTUGAL. Solteira. C URRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome ANDREIA SOFIA MIRANDA SOARES. Morada RUA DOS MÁRTIRES, Nº 742, 2º DIREITO AZURÉM, 4810-054 GUIMARÃES PORTUGAL. Telefone 253513750 / 965619858. Bilhete de Identidade

Leia mais

EDITAL Nº 26 / PRPGPE

EDITAL Nº 26 / PRPGPE EDITAL Nº 26 /2015 - PRPGPE A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesqui sa e Extensão PRPGPE, do Centro Universitário Franciscano, torna público que estarão abertas, a partir de 06 de novembro de 2015, as

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Fisioterapia

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Apoio: Núcleo de Economia da Saúde PB Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento/SE/MS -DESID/MS; Governo do Estado da Paraíba: DECRETO nº 33.766,

Leia mais

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA

MARABÁ SEDE DO 2º CPEE REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA MARABÁ SEDE DO 2º CPEE - 2016 REALIZAÇÃO: NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO ACADÊMICA UNIFESSPA INSCRIÇÕES: Com trabalhos: 01/09/16 a 30/09/16 Sem trabalhos: A partir de 01/10/16 INFORMAÇÕES: Tel: (94)

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2015

Ministério da Educação e Ciência Resultados da 1ª Fase do Concurso Nacional de Acesso de 2015 14511846 ALEXANDRA RODRIGUES PAIS Colocada em 5402 9007 14157296 ANA CAROLINA FERREIRA MENDES Colocada em 1103 9223 14508883 ANA RITA BARBOSA DE SOUSA Colocada em 1110 9813 15375156 ANA RITA MADANÇOS VILAÇA

Leia mais

Valter André Rosa Rodrigues

Valter André Rosa Rodrigues Curriculum Vitae Valter Rodrigues INFORMAÇÃO PESSOAL Valter André Rosa Rodrigues Avenida D. Pedro V, nº 2º direito, 2900-546 Setúbal, Portugal 265551990 9575957 valter.rrodrigues@gmail.com Fisiotvalterrodrigues.weebly.com

Leia mais

DESPACHO. ASSUNTO: Calendários Académicos e Calendários de Exames para cursos de 2º ciclo - Mestrados, biénio 2012/2014 e ano letivo

DESPACHO. ASSUNTO: Calendários Académicos e Calendários de Exames para cursos de 2º ciclo - Mestrados, biénio 2012/2014 e ano letivo DESPACHO N.º 17 /2013 Data: 2013/04/10 Para conhecimento de: Pessoal Docente, Discente e não Docente ASSUNTO: Calendários Académicos e Calendários de Exames para cursos de 2º ciclo - Mestrados, biénio

Leia mais

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO STATUS 5 é o código de Rádio utilizado pelas equipas médicas de emergência pré-hospitalar para informar o CODU da sua chegada à vítima de doença súbita ou traumatismo. STATUS

Leia mais

ORGANIZAÇÃO COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO CIENTÍFICA. Apoios

ORGANIZAÇÃO COMISSÃO ORGANIZADORA COMISSÃO CIENTÍFICA. Apoios ORGANIZAÇÃO ARS Centro ACeS Baixo Vouga Direcção de Internato de MGF do Núcleo de CDC.MGF Comissão Dinamizadora de Conteúdos em Medicina Geral e Familiar Email: academiamedica.geral@gmail.com COMISSÃO

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2016 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE (QUINTA-FEIRA)

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2016 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE (QUINTA-FEIRA) ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2016 VAGAS E ABERTURA DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO NOTA INFORMAÇÃO COM EMBARGO ATÉ ÀS 00H01 DE 21-07-2015 (QUINTA-FEIRA) 1. Inicia-se quinta-feira, 21 de julho, o prazo de candidatura

Leia mais

A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Timothy Mulholland

A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Timothy Mulholland A ATUALIDADE DO PLANO ORIENTADOR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Timothy Mulholland O Plano Orientador de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e o início da Universidade de Brasília 1962 Universidade de Brasília

Leia mais

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 48/2015-UFAM

ANEXO I EDITAL DE ABERTURA Nº 48/2015-UFAM ANEXO I EDITAL ABERTURA Nº 48/2015-UFAM Unidade Acadêmica FAO Depto. QUADRO I VAGAS PARA AS UNIDAS ACADÊMICAS DA CAPITAL Área de Conhecimento Clínica Integrada - Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo- Facial

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

Reunião de Equipa do CADIn

Reunião de Equipa do CADIn 4. Tabela de Atividades Complementares Data Atividades Complementares 06 Outubro 2011 13 Outubro 2011 Nomeação da orientadora local; Descrição da instituição e dos núcleos Apresentação; Escolha do núcleo;

Leia mais

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Instituto de Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

Eventos RPPS. Palestra de Investimentos com foco em Bolsa de Valores realizado no auditório do Hotel Brisamar.

Eventos RPPS. Palestra de Investimentos com foco em Bolsa de Valores realizado no auditório do Hotel Brisamar. 1 º Curso de Formação de Gestores RPPS realizado na FAMEM em janeiro de 2013, pela primeira vez na história do Maranhão os gestores dos RPPS se reúnem. I Seminário de Sustentabilidade da Previdência Social

Leia mais

Electrocardiografia. Liliana Andrade e Raposo. Centro Hospitalar Lisboa Norte Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

Electrocardiografia. Liliana Andrade e Raposo. Centro Hospitalar Lisboa Norte Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa Electrocardiografia Liliana Andrade e Raposo Centro Hospitalar Lisboa Norte Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa Há 20 anos Atualmente Centro Hospitalar do Funchal Centro Hospitalar Lisboa

Leia mais

O CEPOG é um órgão. 2-Possibilidades de Bolsa de estudo no Brasil;

O CEPOG é um órgão. 2-Possibilidades de Bolsa de estudo no Brasil; BOLETIM INFORMATIVO DO CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO O CEPOG é um órgão que visa monitorar os cursos de pósgraduação da Universidade Pedagógica com as funções de supervisionar e propor as alterações ao currículo

Leia mais

Europass Curriculum Vitae

Europass Curriculum Vitae Europass Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Cracel Lopes, João Luis Morada(s) Rua da Igreja nº25 Telefone(s) Telefone: 253216220 Correio(s) electrónico(s) cracellopes@gmail.com

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO COORDENAÇÃO DO CURSO DE QUÍMICA SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO PERMANENTE DE EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA (SAPEQ) EGRESSO COM TÍTULO

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO

COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSOS E AVALIAÇÃO DOCENTE, CESCAD ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DESCRITIVO ANEXO VI DO REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOCENTE PARA A AQUISIÇÃO DA ESTABILIDADE NO CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO EM VIRTUDE DE CONCURSO PÚBLICO PARA A CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO

Leia mais

Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial

Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE DO PORTO FACULDADE DE MEDICINA Proposta de Criação do Curso Pós-Graduado em Disfunção da ATM e Dor Orofacial

Leia mais

DIA DO ENSINO DO CEFAP

DIA DO ENSINO DO CEFAP DIA DO ENSINO DO CEFAP O Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, Major Lacyr Cortes de Araújo, convida você para o Dia do Ensino do CEFAP. O evento ocorrerá no dia 24 de novembro,

Leia mais

5º Painel Formação e a sua evolução: A formar há cinco décadas, para onde vai a formação em Portugal

5º Painel Formação e a sua evolução: A formar há cinco décadas, para onde vai a formação em Portugal Publicação apoiada pelo projeto PEst-OE/EGE/UI4056/2014 UDI/IPG, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo qual agradecemos. 5º Painel Formação e a sua evolução: A formar há cinco décadas,

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Rua da Laginha, nº 1, 3560-049, Lamas, Portugal. Telefone(s) +351 232661032 Telemóvel: +351 934366290 Fax(es) Correio(s)

Leia mais

SECTMA nº 034/2008, de 04/03/2008 PARECER CEE/PE Nº 07/2008-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/02/2008

SECTMA nº 034/2008, de 04/03/2008 PARECER CEE/PE Nº 07/2008-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 12/02/2008 INTERESSADA: ESCOLA METROPOLITANA DE TÉCNICO EM ENFERMAGEM ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA, GERIATRIA E GERONTOLOGIA, UNIDADE DE TERAPIA

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976).

Licenciatura em Matemáticas Aplicadas, com especial enfase na área da Estatística, pela Faculdade de Ciências de Lisboa (1976). 1 IDENTIFICAÇÃO Artur Olímpio Ferreira Gonçalves da Silva, nascido na freguesia de Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, Distrito de Lisboa, em 01 de Abril de 1946. 2 - HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

Leia mais

Pós- Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional 1ª EDIÇÃO

Pós- Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional 1ª EDIÇÃO Pós- Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional 1ª EDIÇÃO 1 CORPO DOCENTE: COORDENAÇÃO Isabel Coutinho (EstesL-IPL) Pedro Rebelo (EstesL-IPL) Jackeline Rangel (+EstesL) Patrícia Melo (+EstesL) Jackeline

Leia mais

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX

INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX RELATÓRIO AVALIAÇÃO DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PERÍODO 2015 TABELA 1 Adesão de docentes e discentes na avaliação 2015

Leia mais

vol. 5, ano 5, nº

vol. 5, ano 5, nº COLABORADORES DESTE NÚMERO Pareceristas ad. hoc. vol. 5, ano 5, nº 1 2016 ALINE LEMOS PIZZIO Possui doutorado (2011) e mestrado (2006) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduação

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação. UALG, 24 de maio de 2013

Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação. UALG, 24 de maio de 2013 Conferência Internacional Estudos dos Idosos: Envelhecimento Ativo e Educação UALG, 24 de maio de 2013 ÍNDICE Introdução 1. Contexto e objetivos da formação pós-graduada em Gerontologia Social (GS) 2.

Leia mais

V jornadas de avaliação

V jornadas de avaliação jornadas avaliação e Acreditação 14 Março Director Curso: Paula Prata Departamento Informática (DI) Departamento Informática (DI): Quem somos Trabalho senvolvido Objectivos para o futuro Licenciatura em

Leia mais

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior ª Fase Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ciências Farmacêuticas (Preparatórios) PM 15 12 114,5 3 Universidade dos Açores - Faculdade de Ciências Agrárias e do Medicina Veterinária

Leia mais

UNIVERSIDADE WUTIVI UniTiva

UNIVERSIDADE WUTIVI UniTiva UNIVERSIDADE WUTIVI UniTiva A NOSSA ESCOLA AO SERVIÇO DO POVO Av. da Namaacha, n 188 - Belo Horizonte - Boane, Tel: +258 21 777 160, Fax: +258 21 777 161, Cell: +258 82 696 2245 / +258 84 255 7356 www.wutivi.ac.mz

Leia mais

Caracterização dos Serviços para atribuição de Idoneidade Formativa para o Internato de Dermatovenereologia

Caracterização dos Serviços para atribuição de Idoneidade Formativa para o Internato de Dermatovenereologia Ministério da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) Conselho Nacional dos Internatos Médicos Colégio de Especialidade de Dermatovenereologia Ordem dos Médicos Caracterização dos Serviços

Leia mais

Matutino. Primeiro Período

Matutino. Primeiro Período GRADE CURRICULAR DE PSICOLOGIA 2016/1 Matutino CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA SEMESTRAL COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO PSI0465 FILOSOFIA DA PSICOLOGIA 30 PSI0277 PSICOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO I 60 PSI0278

Leia mais

*Área/Sub área História/ História Moderna e Contemporânea ( )

*Área/Sub área História/ História Moderna e Contemporânea ( ) Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Apoio as Politicas Acadêmicas Coordenação de Ingresso e Carreira Docente A Coordenadora de Ingresso

Leia mais

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos

Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos Curso de Especialização em Gestão de Recursos Humanos Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos...

Leia mais

PROJETO: CURSO DE REABILITAÇÃO PULMONAR: DA ATUAÇÃO HOSPITALAR A DOMICILIAR

PROJETO: CURSO DE REABILITAÇÃO PULMONAR: DA ATUAÇÃO HOSPITALAR A DOMICILIAR PROJETO: CURSO DE REABILITAÇÃO PULMONAR: DA ATUAÇÃO HOSPITALAR A DOMICILIAR 1. OBJETIVO Promover uma atualização em Reabilitação Pulmonar da atuação a nível hospitalar e domiciliar incluindo pectos de

Leia mais

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República)

Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) Caracterização, Estrutura Curricular e Plano de Estudos: Escola Superior de Saúde de Santa Maria Curso de Licenciatura em Fisioterapia (a aguardar publicação em Diário da República) 1 - Estabelecimento

Leia mais

- Licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Social e das Organizações, no ISPA

- Licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Social e das Organizações, no ISPA CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO Nome: Francisco Guilherme Serranito Nunes Data de nascimento: 16/11/1964 Estado civil: divorciado Morada: Av. Bombeiros Voluntários, nº 46, 3º Esqº 1495-021 ALGÉS e-mail:

Leia mais

Hospital de Proximidade de Amarante

Hospital de Proximidade de Amarante Hospital de Proximidade de Amarante Novo Hospital de Amarante: Saúde de Proximidade A funcionar desde Dezembro do ano passado, e dotado das mais avançadas tecnologias, o novo Hospital de Amarante é a concretização

Leia mais

ANEXO I. 03 AGENTE ADMINISTRATIVO Ensino Fundamental completo R$1.708,02 44 R$ 30,00

ANEXO I. 03 AGENTE ADMINISTRATIVO Ensino Fundamental completo R$1.708,02 44 R$ 30,00 ANEXO I DOS CÓDIGOS, EMPREGOS, VAGAS, VAGAS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA, CADASTRO DE RESERVA, REQUISITOS, REMUNERAÇÃO, GRATIFICAÇÃO SUS, CARGA HORÁRIA E TAXA DE INSCRIÇÃO CÓD. EMPREGOS TOTAL DE VAGAS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 12, de 12 de

Leia mais

Raquel dos Santos Machado

Raquel dos Santos Machado Curriculum vitae Informação pessoal Apelido(s) - Nome(s) Raquel dos Santos Machado Sexo Lugar a que se candidata feminino Psicóloga (clínica) Experiência profissional (Comece por indicar a experiência

Leia mais

Inês Isabel Falé Cipriano. Educação / Formação / Animação Sócio-Cultural

Inês Isabel Falé Cipriano. Educação / Formação / Animação Sócio-Cultural INFORMAÇÃO PESSOAL Inês Isabel Falé Cipriano Rua 25 de Abril Nº17, 2580-401 Atalaia, Alenquer 913448834 ines_cipriano1987@hotmail.com Sexo Feminino Data de nascimento 08 de Outubro 1987 Nacionalidade Portuguesa

Leia mais

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Universidade de Évora Universidade de Aveiro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Edital Abertura do Mestrado Gestão e Poĺıticas Ambientais Ano Letivo 2015/2016 1. O Curso

Leia mais