III SEMINÁRIO SOBRE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III SEMINÁRIO SOBRE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB"

Transcrição

1 III SEMINÁRIO SOBRE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB SECOVI - SP, 20 de julho de 2012

2 Emplasa - Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. Empresa mista vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo - SDM, tem por objeto assessorar o governo nos assuntos relacionados ao planejamento e desenvolvimento urbano na Macrometrópole Paulista, com foco nas regiões metropolitanas e áreas no entorno das mesmas.

3 MACROMETRÓPOLE PAULISTA AU PIRACICABA RMC MR BRAGANTINA RMVPLN AU SOROCABA AU JUNDIAÍ RMSP MR SÃO ROQUE RMBS

4 ATRIBUIÇÕES A Emplasa tem se dedicado à elaboração de estudos, planos e projetos para o desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo, sobretudo nas questões relativas: Ao ordenamento e ocupação do solo; À compatibilização, articulação e viabilização entre planos e projetos setoriais e destes com planos municipais e estaduais; Ao desenvolvimento sustentável das referidas regiões; Ao suporte institucional à atuação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

5 ATRIBUIÇÕES Mantém e atualiza uma sólida base de informações: Físico-territoriais e ambientais Socioeconômicas Político-institucionais Legais Que dão suporte às atividades de planejamento e formulação de políticas públicas, e subsidiam inúmeros órgãos e entidades (públicas e privadas) que atuam em gama variada de segmentos profissionais.

6 ATRIBUIÇÕES

7 ATUAÇÃO DA EMPLASA Para as análises dos empreendimentos no Graprohab, a Emplasa atua nas quatro regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba-Litoral Norte. RM São Paulo: 39 municípios em 7.896,30 km 2, com cerca de 20 milhões de habitantes; RM Baixada Santista: 9 municípios em 2.422,78 km 2, com cerca de habitantes; RM Campinas: 19 municípios em 4.237,49 km 2, com cerca de habitantes; RM Vale do Paraíba - Litoral Norte: 39 municípios em ,95 km 2, com habitantes.

8 ATUAÇÃO DA EMPLASA

9 LINHA DO TEMPO Lei Complementar Federal nº 14 em 8 de junho, institui 8 RMs no Brasil, entre elas a de São Paulo Criação da Emplasa; Lei Complementar nº 94 em 29 de maio, para dar apoio técnico à Secretaria da Economia e Planejamento, necessários ao planejamento, programação, coordenação e controle da execução dos serviços comuns de interesse metropolitano Criação da Lei nº 898 em 18 de dezembro - (declara APM - 18 mananciais).

10 LINHA DO TEMPO Lei nº em 17 de dezembro. Delimitou as áreas e regulamentou o uso e ocupação do solo nas APM Decreto nº de 19 de abril: Emplasa, CETESB e Secretaria de Obras e do Meio Ambiente - competências para licenciamentos em APM Lei de Zoneamento Industrial (Lei nº ZUPIs) Lei Federal nº em 19 de dezembro. Nova regulamentação para o parcelamento do solo urbano Lei Federal nº de 19 de dezembro. Nova regulamentação para o parcelamento do solo urbano.

11 LINHA DO TEMPO 1980 a O Parcelamento do Solo é analisado de forma desintegrada pelos órgãos do Estado. = exigências desencontradas, lentidão e prazo médio 2 anos Nova Constituição Federal - papel do Município Mudança estrutural no governo - SMA cria o DUSM, fica com as atribuições da lei de proteção aos mananciais e zoneamento industrial. Anuência Prévia fica com a SH Decreto Estadual nº de 10 de julho cria o Graprohab, integração dos órgãos = Prazo passa para 60 dias Lei Complementar nº 815 de 30 de julho cria a RMBS.

12 LINHA DO TEMPO Alteração da Lei nº 6.766/79 pela Lei nº 9785/ Lei Complementar nº 870 de 19 de junho cria a RMC Lei Federal nº /01 - Estatuto da Cidade Reformulação do Graprohab - Decreto Estadual nº de 13 de agosto Novo Manual de Orientação para Aprovação de Projetos Habitacionais Lei Complementar nº 1166 de 9 de janeiro cria a RMVP-LN Certificação Digital.

13 MONTAGEM DO PROCESSO A Emplasa solicita uma via dos seguintes documentos: Requerimento (anexo 1); Procuração (anexo 3); Certidão de Matrícula (anexo 6); Planta de Localização escala 1: (anexo 7); Certidão de Conformidade da Prefeitura (anexo 8); Memorial Descritivo e Justificativo (anexo 9); Projeto Urbanístico escala 1:1.000 (anexo 10); Compact disc, contendo os arquivos digitais da implantação urbanística do empreendimento, em desenhos georreferenciados.

14 MONTAGEM DO PROCESSO Requerimento (anexo 1) Deve ser redigido em formulário próprio, sem rasuras, indicando todos os proprietários e com suas assinaturas, ou a do procurador nomeado; É importante que contenha também a denominação do empreendimento, com sua localização e número de matrícula.

15 MONTAGEM DO PROCESSO Procuração (anexo 3) Deve ser redigido, em formulário próprio, sem rasuras, com as devidas assinaturas, indicando o(s) procurador(es) nomeado(s) para acompanhar o processo no Graprohab.

16 MONTAGEM DO PROCESSO Certidão de Matrícula ou Transcrição do Imóvel (anexo 6) A Certidão de Propriedade, atualizada de no máximo 90 dias, relativa à matrícula ou a transcrição do imóvel objeto do projeto, deverá ser emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis; Na referida matrícula ou transcrição, deverá constar a descrição do imóvel objeto do empreendimento.

17 MONTAGEM DO PROCESSO Planta de Localização, em escala 1: (anexo 7) A planta de localização dos empreendimentos na RMSP deve ser uma cópia heliográfica do Sistema Cartográfico Metropolitano - SCM, devidamente autenticada e com a Para aqueles localizados nas regiões da Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba - Litoral Norte, deverá ser apresentada cópia heliográfica do Instituto Geográfico e Cartográfico - IGC ou outra planta oficial adotada pela prefeitura, desde que seja uma base coordenadas etc.

18 MONTAGEM DO PROCESSO Memorial Descritivo e Justificativo (Anexo 9) O memorial descritivo e justificativo deve ter todos os itens preenchidos de acordo com a orientação do Manual; Deve estar assinado pelo proprietário e pelo responsável técnico, com o seu número do CREA com ART ou CAU com RRT; Não pode ser rasurado.

19 MONTAGEM DO PROCESSO Projeto Urbanístico escala 1:1.000 (Anexo 10) O projeto urbanístico deverá estar vinculado à certidão de conformidade por meio de alguma codificação e ser, obrigatoriamente, carimbado e assinado pela Prefeitura; Todos os itens do anexo deverão ser preenchidos conforme a orientação do manual; O quadro de áreas integrante do projeto urbanístico deverá ser idêntico ao constante no memorial descritivo e justificativo.

20 MONTAGEM DO PROCESSO Certidão de Conformidade da Prefeitura (Anexo 8) A certidão deverá estar em papel timbrado da Prefeitura, com as devidas assinaturas e sem rasuras. Deverá conter todas as informações pedidas no manual; Deverá estar vinculada, através de alguma codificação com o projeto urbanístico.

21 FOCO DAS ANÁLISES Acompanhamento da expansão urbana das RMs Aspectos da localização; Acessibilidade; Conformidade com as bases cartográficas do SCM/IGC; Caracterização do empreendimento; Conformidade com a Lei nº 6.766/79 e suas alterações pela Lei nº 9.785/99; Entrega de arquivos digitais = importante para a formação de banco de dados.

22 MAIORES FONTES DE EXIGÊNCIAS TÉCNICAS Planta de localização Para a RMSP tem que ser apresentada a base cartográfica SCM. Obrigatoriamente tem que ser original; No caso das regiões de Campinas e Baixada Santista, a entrega de plantas que não são bases cartográficas; Falta da delimitação exata do empreendimento; As plantas apresentadas não serem legíveis; Montagem de plantas com recortes, suprimindo informações geográficas importantes, como as coordenadas.

23 MAIORES FONTES DE EXIGÊNCIAS TÉCNICAS Falta do carimbo da prefeitura na planta do Projeto Urbanístico, comprovando que o mesmo está de acordo com as diretrizes e legislação municipal. Vinculação com a Certidão de Conformidade. Compatibilidade entre os documentos (plantas e memoriais, certidões e plantas, quadros de áreas iguais, números de matrícula iguais, etc.) Divergências entre as bases cartográficas do SCM/IGC e o projeto urbanístico (córregos, nascentes, curvas de nível). Caracterização equivocada do empreendimento. Falta da documentação adequada.

24 FONTES DE INDEFERIMENTO 1 - Condomínios que na verdade são loteamentos. 2 - Projetos que não passaram pela prefeitura. 3 - rodovias estaduais e federais.

25 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 1949

26 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 1962

27 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 1974

28 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 1985

29 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 1997

30 EVOLUÇÃO DA MANCHA URBANA DA RMSP 2002

31 MONITORAÇÃO DO USO DO SOLO

32 MONITORAÇÃO DA EXPANSÃO URBANA

33 MONITORAÇÃO DA EXPANSÃO URBANA

34 PRODUÇÃO DE ÁREAS URBANIZADAS LOTES/UH

35 ANÁLISES - PRODUÇÃO DE ÁREAS URBANIZADAS

36 ANÁLISES - PRODUÇÃO LEGAL DE LOTES/UH

37 DIGITALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

38 DIGITALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

39 DIGITALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

40 DIGITALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

41 DIGITALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS

42 Contratar bons profissionais para elaboração dos projetos Respeitar a legislação Respeitar o meio ambiente Exigir um bom desenho urbano Adequar o desenho ao meio físico Garantir a qualidade de vida dos moradores Ler e atender ao Manual Graprohab! check-list

43 Representantes da Emplasa no Graprohab Titular: Maria Ligia Soares de Oliveira Wertheimer - Arquiteta Suplente: Michelin Ilyan Miguel - Arquiteta Projeto de Digitalização dos Empreendimentos Graprohab Maria Ligia Soares de Oliveira Wertheimer - Arquiteta Michelin Ilyan Miguel - Arquiteta Lindolfo Soares de Araújo - Estagiário de Arquitetura

44 A Emplasa não cobra nenhum emolumento ou taxa para realizar as análises. Para adquirir as bases cartográficas: RMSP Emplasa/Cartografia - Rua Boa Vista, 84 - Mezanino Centro/SP Fone (11) IGC Instituto Geográfico e Cartográfico - Alameda Santos, Cequeira Cezar/SP Fone: (11) e

45 Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA Rua Boa Vista, 170 Centro São Paulo / SP Tel.: (11) Fax: (11) e (11) atendimento@emplasa.sp.gov.br Homepage:

46 OBRIGADA!

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano DIRETORIA DE GESTÃO DE PROJETOS DGP WORKSHOP ZL VÓRTICE

Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano DIRETORIA DE GESTÃO DE PROJETOS DGP WORKSHOP ZL VÓRTICE Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano DIRETORIA DE GESTÃO DE PROJETOS DGP WORKSHOP ZL VÓRTICE SP, 28 de agosto de 2014 WORKSHOP ZL VÓRTICE EMPLASA PLANO METROPOLITANO DE DESENVOLVIMENTO HABITACIONAL

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS HABITACIONAIS SECRETARIA DE ESTADO DA HABITAÇÃO 1 1. APROPRIAÇÃO FÍSICA DE GLEBAS URBANAS: 1.1. PARCELAMENTO DO SOLO (Lei Federal nº 6.766/79, alterada pela

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DEPARTAMENTO DE CONTROLE E IMPACTO AMBIENTAL DCIA SETOR DE ANÁLISE AMBIENTAL (SAA) CHECK-LIST PARA REQUERIMENTO DE CERTIDÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (Preenchido por Analista na

Leia mais

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO DE CONDE Coordenadoria de Controle Urbano DOCUMENTAÇÃO PARA PROTOCOLO DE PROCESSOS ALVARÁ PARA CONSTRUÇÃO especiais e cópia de seu documento de identificação oficial

Leia mais

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB CETESB Lei Estadual nº 13542, 08.05.2009 (vigor em 07.08.09) alterou

Leia mais

São Paulo e os desafios territoriais

São Paulo e os desafios territoriais Seminário CONSEMA sobre Gestão Participativa e Sustentabilidade Ambiental no Estado de São Paulo São Paulo e os desafios territoriais Comissão Temática de Políticas Públicas CONSEMA 06 de junho de 2019

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. Beneficiamento de Produtos de Origem Animal (desossa, embalagem e refrigeração). Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento:

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETOS EM LOTEAMENTOS E EMPREENDIMENTOS VERTICAIS MULTIFAMILIARES 1. VIABILIDADE 2. DIRETRIZES 3. APROVAÇÃO PROVISÓRIA 4. EXECUÇÃO DE OBRAS 5. APROVAÇÃO DEFINITIVA Para

Leia mais

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE:

Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: Documentos Necessários para Solicitações e Aprovações Junto ao SAMAE: 1. Aprovação Projeto Hidrossanitário Predial: 01 cópia (frente e verso) do IU (informações urbanísticas) fornecido pela Prefeitura

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) REGULARIZAÇÃO Regularização de Licença de Instalação (Empreendimento ou Atividade sem qualquer Licenciamento Ambiental) LICENÇA DE INSTALAÇÃO (Regularização) - Exigida nos

Leia mais

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR

APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR APROVAÇÃO E LICENÇA - RESIDENCIAL UNIFAMILIAR 1. Formulário Padrão (fornecido pelo IMPLURB) devidamente preenchido, sendo imprescindível conter o nome do interessado, número do telefone, número do celular

Leia mais

FAU Maranhão. 14 de Junho de 2016

FAU Maranhão. 14 de Junho de 2016 FAU Maranhão 14 de Junho de 2016 1. problemas metropolitanos da RMSP 2. estatuto da metrópole 3. processo de elaboração do PDUI 3.1 processo participativo do PDUI GOVERNANÇA INTERFEDERATIVA DA METRÓPOLE

Leia mais

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) -

Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia (LP) ou Licença Simplificada Prévia (LSP) - Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Instruções Técnicas para Apresentação de Projetos de Estruturas de Lazer e Recreação - Licença Prévia

Leia mais

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado ALTERAÇÃO AO LICENCIAMENTO IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE *Nome *Morada Freguesia *Código postal *N.º Identificação Fiscal Válido até: B.I. / C.C Código da Certidão Comercial Permanente Telefone Telemóvel

Leia mais

OBS.: O Requerimento deverá ser impresso em papel timbrado da Prefeitura

OBS.: O Requerimento deverá ser impresso em papel timbrado da Prefeitura REQUERIMENTO PARA CADASTRAMENTO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO MUNICIPAL PARA FINS DE RECEBIMENTO DE ICMS ECOLÓGICO SUC CRITÉRIO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Ilmo (a) Sr (a) Gerente de Criação e Implantação de Áreas

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

Roteiro Orientativo para Licença Prévia

Roteiro Orientativo para Licença Prévia Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-3 Nome Roteiro: Licença Prévia para Confinamento Bovino Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Confinamento Bovino 1.

Leia mais

SESSÃO 1 ARTICULAÇÃO METROPOLITANA

SESSÃO 1 ARTICULAÇÃO METROPOLITANA SESSÃO 1 ARTICULAÇÃO METROPOLITANA Alberto Epifani Diretor de Planejamento e Expansão dos Transportes Metropolitanos Companhia do Metropolitano de São Paulo 23/08/2018 9h00-10h20 O Edgar nasceu num lugar

Leia mais

WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA

WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA WORKSHOP ZL VÓRTICE FAU-USP / ESCOLA DA CIDADE / PUC-SP EMPLASA DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Diana Motta 28 de agosto de 2014 POLÍTICAS PÚBLICAS I Condições Urbanas II Quadro Institucional, Regulação

Leia mais

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA LICENCIAMENTO DE LOTEAMENTOS LICENÇA PREVIA 1. Requerimento a SUDEMA, solicitando o licenciamento; 2. Cadastro devidamente preenchido; 3. Guia de Recolhimento

Leia mais

R E Q U E R I M E N T O

R E Q U E R I M E N T O R E Q U E R I M E N T O Ao, O requerente, PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL, abaixo identificado: Nome Completo / Razão Social *: CPF/CNPJ n.º*: Descrever atividade requerida, bem como área útil e outras informações

Leia mais

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado

Autoriza o envio de notificações, no decorrer deste processo, para o endereço eletrónico indicado LICENCIAMENTO IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE *Nome *Morada Freguesia *Código postal *N.º Identificação Fiscal Válido até: B.I. / C.C Código da Certidão Comercial Permanente Telefone Telemóvel Fax E-mail Autoriza

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PUBLICADA NO DOE DE 10/03/2017 SEÇÃO I PÁG. 51/52 RESOLUÇÃO SMA Nº 21, DE 08 DE MARÇO DE 2017. Disciplina o licenciamento ambiental dos Programas de Recuperação de Interesse Social - PRIS e das Habitações

Leia mais

Estação Bernardino de Campos VISÃO DE FUTURO ALINHANDO A ROTA CERTA

Estação Bernardino de Campos VISÃO DE FUTURO ALINHANDO A ROTA CERTA Estação Bernardino de Campos VISÃO DE FUTURO ALINHANDO A ROTA CERTA AEAMESP 14 SETEMBRO DE 2016 ESTADO DE SÃO PAULO REGIÕES METROPOLITANAS ATENDIDAS CAMPINAS RIBEIRÃO PRETO SÃO PAULO VALE DO PARAÍBA SOROCABA

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 3-04 Nome Roteiro: Licença Prévia para Loteamento Urbano Objetivo: Requerer a Licença Prévia para Loteamento Urbano Nota: O realiza o licenciamento ambiental de

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Submissão eletrónica do pedido no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios.

Submissão eletrónica do pedido no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. O que preciso? Submissão eletrónica do pedido no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. Elementos Instrutórios para formalização do pedido: 01.Documentos de Identificação

Leia mais

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde.

2.1.2 Resolução CONAMA nº 283, de 12 de julho de Dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos resíduos dos serviços de saúde. IT-1318.R-2 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA REQUERIMENTO DE LICENÇAS PARA UNIDADES DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 4.225, de 21 de novembro de 2002. Publicada no DOERJ de

Leia mais

PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais

PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais PORTARIA NORMATIVA FF/DE Nº 037 Assunto: Estabelece procedimentos para a criação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural RPPNs Estaduais Emissão: 22/02/2007 Vigência: 22/02/2007 O Diretor Executivo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 471 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Instrução Normativa Conjunta Nº 01/2017 - Disciplina normas e procedimentos necessários para expedição de Certidão

Leia mais

MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO

MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO MOBILIDADE METROPOLITANA E PROJETO URBANO SEMINÁRIO RIO METROPOLITANO: DESAFIOS COMPARTILHADOS O FUTURO DA MOBILIDADE NA METRÓPOLE VERTICALIDADES Aspectos metropolitanos HORIZONTALIDADES Interações entre

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul

Estado do Rio Grande do Sul Município de Caxias do Sul Decreto nº 19.334/18, pág. 1 de 5 DECRETO Nº 19.334, DE 30 DE JANEIRO DE 2018. Regulamenta o art. 53 da Lei nº 6.810, de 20 de dezembro de 2007, institui a Comissão Técnica de Análise e Emissão de Diretrizes

Leia mais

Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas. Luiz José Pedretti. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA. São Paulo, Março 2012

Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas. Luiz José Pedretti. Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA. São Paulo, Março 2012 Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA Luiz José Pedretti São Paulo, Março 2012 Problemática / FNEM O Brasil é, há 40 anos, um país de características

Leia mais

SDM e Emplasa lançam Atlas Digital da RM VALE DO. PARAÍBA e LITORAL NORTE PROJETOS MAPAS

SDM e Emplasa lançam Atlas Digital da RM VALE DO. PARAÍBA e LITORAL NORTE PROJETOS MAPAS busca OK home Mosaico Bocaina Projetos Documentos Mapas Acontece Turismo Galerias Links Contato MAPAS Notícias > SDM e Emplasa lançam Atlas Digital da RM VALE DO PARAÍBA e LITORAL NORTE SDM e Emplasa lançam

Leia mais

Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista. Planejamento Urbano e Regional Disciplina º semestre Abril de 2013

Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista. Planejamento Urbano e Regional Disciplina º semestre Abril de 2013 Gestão metropolitana e a Macrometrópole Paulista Planejamento Urbano e Regional Disciplina 084005 8º semestre Abril de 2013 Gestão metropolitana Regiões metropolitanas Constituição de 1967 e Emenda Constitucional

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA 1 EDITAL Nº 025, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 PARA CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA DOCUMENTAÇÃO PARA TODOS OS CANDIDATOS APROVADOS a) Requerimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL

TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES DE INTERESSE SOCIAL Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos TERMO DE REFERÊNCIA RELATÓRIO AMBIENTAL SIMPLIFICADO (RAS) PARA EMPREENDIMENTOS DESTINADOS À CONSTRUÇÃO

Leia mais

Art. 2º. Quando houver alteração nas informações prestadas, é obrigatória a apresentação do Anexo I, com as informações devidamente retificadas.

Art. 2º. Quando houver alteração nas informações prestadas, é obrigatória a apresentação do Anexo I, com as informações devidamente retificadas. RESOLUÇÃO CODEMA Nº. 003/2018 Água Boa, 06 de fevereiro de 2018 O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Médio Araguaia - CODEMA, sob a Presidência do Exmo. Sr. FERNANDO

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PROJETO E EXECUÇÃO DE PARCELAMENTO DE SOLO ANEXO C LISTA DE DOCUMENTOS Agosto / 2016 RUA CALDAS JÚNIOR, 120-18 o ANDAR - EDIFÍCIO BANRISUL - PORTO ALEGRE RS LISTA DE DOCUMENTOS

Leia mais

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS EDITAL Nº 032, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO 2018/1 PARA INGRESSO EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES/ CONCOMITANTES DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA E CRONOGRAMA DE MATRÍCULAS DOCUMENTAÇÃO PARA TODOS

Leia mais

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO

ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO 1) Requerimento para registro: Caso a loteadora seja pessoa jurídica, deverão ser apresentadas cópias autenticadas de todos os contratos sociais ou o último

Leia mais

26º Congresso Técnico. A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI

26º Congresso Técnico. A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI 26º Congresso Técnico A Crise da Água e suas Consequências no Século XXI Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário Saúde, Meio Ambiente, Educação, Indústria, Comércio, Serviços,

Leia mais

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana

Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana Seminário: Regularização Fundiária a nova lei, seus avanços e desafios Atuação Municipal na Regularização Fundiária Urbana FAMURS Porto Alegre, 16 de abril de 2018 Contextualização 11.977 Lei Federal n.

Leia mais

3) Histórico dos títulos de propriedade e respectivos comprovantes dos últimos 20 anos

3) Histórico dos títulos de propriedade e respectivos comprovantes dos últimos 20 anos ROTEIRO DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA LOTEAMENTO 1) Requerimento para registro Se for PJ tem que trazer TODOS os contratos sociais (inclusive declaração/certidão da Junta Comercial a respeito da última

Leia mais

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final

IV - Planta geral, com quadro de áreas, em escala adequada, da implantação do empreendimento, incluindo o sistema de tratamento e disposição final Resolução SMA - 73, de 2-10-2008 Estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental das atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica, no Estado de São Paulo e dá providências correlatas

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. INDÚSTRIA MÉDIO PORTE Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas atividades a licenciar, instituído

Leia mais

Roteiro de Solicitação

Roteiro de Solicitação Roteiro de Solicitação Número Roteiro.LP. 6-01 Nome Roteiro: Licença Prévia para comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipulação de fórmulas Objetivo: Requerer a Licença Prévia para comércio

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 14 (Versão Janeiro/2016) Certidão Ambiental para atividade não constante nas Resoluções do CONSEMA Certidão Ambiental para atividade constante nas Resoluções do CONSEMA, porém realizada

Leia mais

Item 4 Produtos e Serviços. Os produtos e serviços oferecidos pela Sabesp são:

Item 4 Produtos e Serviços. Os produtos e serviços oferecidos pela Sabesp são: Versão Junho/2018 Item 3 - Glossário Item 4 Produtos e Serviços Os produtos e serviços oferecidos pela Sabesp são: Estudo completo, composto por: diretrizes para abastecimento de água e coleta de esgotos;

Leia mais

Normas de instrução de processos em formato digital

Normas de instrução de processos em formato digital Normas de instrução de processos em formato digital 1. Formato e caraterização dos ficheiros a apresentar 2. Projeto de arquitetura 3. Projeto de especialidades 4. Levantamento Topográficos e Plantas de

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Elementos comuns aos procedimentos de controlo prévio (Informação Prévia), nos termos da Portaria n.º 113/2015, de 22/04 1) 2) 3) 4) 5) 6) Certidão da descrição e de todas

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Elementos comuns aos procedimentos de controlo prévio (Informação Prévia), nos termos da Portaria n.º 113/2015, de 22/04

Leia mais

DECRETO Nº , DE 24 DE ABRIL DE 2014.

DECRETO Nº , DE 24 DE ABRIL DE 2014. DECRETO Nº 18.624, DE 24 DE ABRIL DE 2014. Institui, na internet o sítio eletrônico www2.portoalegre.rs.gov.br/dm/, dispõe sobre a Declaração Municipal prevista no art. 94-A, parágrafo único e art. 96,

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO Pasta REQUERIMENTO Ficheiro REQ, em formato PDF/A, assinado e digitalizado após assinatura do requerente Requerimento;

Leia mais

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos,

Cópia de RG e CPF dos Sócios Termo de Ciência (Declaração e Requerimento preenchidos, VISTORIA PREVIA Requerimento Preenchido e Assinado pelo representante legal da empresa Declaração a próprio punho informando o ramo de atividade Guia de IPTU ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO (INÍCIO DE ATIVIDADE)

Leia mais

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB Sumário 1. RESUMO... 3 2. HISTÓRICO... 3 3. OBJETIVO... 3 4. APLICAÇÃO... 3 5. REFERÊNCIA... 3 6. DEFINIÇÕES... 4 7. DESCRIÇÃO E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios.

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. O que é preciso? Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. Elementos Instrutórios para formalização do pedido: 01.Documentos

Leia mais

Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista Panorama dos Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo André Luiz Fernandes Simas /SMA Tel: (11) 3133-4062 asimas@sp.gov.br PANORAMA GERAL Geração

Leia mais

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei /2017 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA E O REGISTRO DE IMÓVEIS de acordo com a Lei 13.465/2017 Paola de Castro Ribeiro Macedo Oficial de Registro de Imóveis de Taubaté-SP. MECANISMOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 465 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Portaria 134/2017 - Reintegra Servidor Público Municipal e dá outras providências. Instrução Normativa Conjunta

Leia mais

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios.

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. Urb1007. Obras de Remodelação de Terrenos O que é preciso? Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. Elementos Instrutórios

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Elementos comuns aos procedimentos de controlo prévio (Licença), nos termos da Portaria n.º 113/2015, de 22/04 1) 2)

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12 IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E Em atenção à solicitação de Implantação de Terminais e Desvios Ferroviários, informamos que para abertura do processo e análise do pedido, serão necessários os documentos abaixo:

Leia mais

Secretaria da Habitação Governo do Estado de São Paulo.

Secretaria da Habitação Governo do Estado de São Paulo. Secretaria da Habitação Governo do Estado de São Paulo. Índice Apresentação... 5. Parcelamento do Solo... 6. Definições Legais... 6.2 Condições gerais... 7.3 Condomínios... 8.4 Conjunto Habitacional...

Leia mais

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS

Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS PREFEITURA DE ILÓPOLIS Informações Básicas para Licenciamento de PARCELAMENTO DE SOLO PARA FINS RESIDENCIAIS DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE REQUERIMENTO PARA ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Município de Alandroal

Município de Alandroal LICENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO Reg. Ent. n.º Processo n.º Registado em O Funcionário Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal REQUERENTE Nome Código Postal Freguesia Concelho NIF/NIPC BI/CC

Leia mais

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios.

Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. O que é preciso? Submissão eletrónica da comunicação no balcão único, preenchendo o respetivo formulário com os elementos instrutórios. Elementos Instrutórios para formalização do pedido: 01.Documentos

Leia mais

REQUERENTE REPRESENTANTE. Qualidade de: Mandatário Sócio Gerente Administrador Procurador Outra: OBJETO DO REQUERIMENTO

REQUERENTE REPRESENTANTE. Qualidade de: Mandatário Sócio Gerente Administrador Procurador Outra: OBJETO DO REQUERIMENTO R e g i s t o d e E n t r a d a L I C E N C I A M E N T O D E O B R A S D E U R B A N I Z A Ç Ã O Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel REQUERENTE Nome: NIF: Morada: Código Postal: Documento

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OBRAS DE URBANIZAÇÃO Pasta REQUERIMENTO Ficheiro REQ, em formato PDF/A, assinado e digitalizado após assinatura do requerente Requerimento;

Leia mais

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA 1 Requerimento com qualificação completa elaborado pelo (s) proprietário (s) com reconhecimento de assinatura (s) por autenticidade, indicando o número da matrícula/transcrição

Leia mais

LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req

LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Montijo LICENÇA OBRAS DE URBANIZAÇÃO Req. 01.02.02 IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE N.º DE CONTRIBUINTE NOME COMPLETO MORADA / SEDE CÓDIGO POSTAL FREGUESIA TELEF./TELEM.

Leia mais

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR

REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR REGULARIZAÇÃO E HABITE-SE DE OBRA UNIFAMILIAR SETEMBRO 2013 3. No caso de Empresa, apresentar cartão do CNPJ, Contrato Social e/ou Alteração Contratual, Requerimento de Empresário. que comprove a isenção

Leia mais

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apresentação dos projetos abaixo para análise técnica. Tubulação de petróleo e seus derivados; Tubulação de gás; Transmissão de dados

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DE PEDIDOS DE LICENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE LOTEAMENTO Pasta REQUERIMENTO Ficheiro REQ, em formato PDF, assinado e digitalizado após assinatura do requerente Requerimento;

Leia mais

Estruturação do Complexo Metropolitano Expandido

Estruturação do Complexo Metropolitano Expandido (volta Metrópoles em Dados) Estruturação do Complexo Metropolitano Expandido No momento, técnicos da Emplasa desenvolvem estudos para melhor definição, estruturação e caracterização do Complexo Metropolitano

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMAS - TO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL R E Q U E R I M E N T O Interessado: Endereço: Fone: Profissional: Email: Fone: Certidão de Uso do Solo Análise e Aprovação

Leia mais

Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A

Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A Resolução SMA Nº 4, de 22 DE JANEIRO DE 1999 Disciplina o procedimento para o licenciamento ambiental integrado das atividades minerárias A Secretária do Meio Ambiente, Considerando que o art. 4º da Resolução

Leia mais

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo

Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Divisão de Obras, Planeamento, Ambiente e Urbanismo Elementos instrutórios do pedido Elementos comuns aos procedimentos de controlo prévio (Comunicação Prévia), nos termos da Portaria n.º 113/2015, de

Leia mais

Seminário: PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL. Tema:

Seminário: PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL. Tema: Seminário: PROJETOS HABITACIONAIS DE INTERESSE SOCIAL Tema: PASSOS PARA O REGISTRO DO EMPREENDIMENTO NO CARTORIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS Página 1 de 16 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL em matéria de Registro Imobiliário

Leia mais

SUMÁRIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO E DE PROCEDIMENTOS. DELIBERAÇÃO CEE N 138/2016 / Nº 148/2016/ Resolução SE 51/2017

SUMÁRIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO E DE PROCEDIMENTOS. DELIBERAÇÃO CEE N 138/2016 / Nº 148/2016/ Resolução SE 51/2017 SUMÁRIO MANUAL DE ORIENTAÇÃO E DE PROCEDIMENTOS DELIBERAÇÃO CEE N 138/2016 / Nº 148/2016/ Resolução SE 51/2017 Autorização de Funcionamento de Escola...01/02 Transferência de Mantenedor...03 Mudança de

Leia mais

Licenciamento de Edificações. Publicação do Decreto nº , de 5/4/2016

Licenciamento de Edificações. Publicação do Decreto nº , de 5/4/2016 Regulação Urbana Licenciamento de Edificações Publicação do Decreto nº 16.278, de 5/4/2016 Parâmetros de Análise de Projeto Conforme Art. 28 do Decreto 13842/10, com nova redação dada pelo Decreto nº 16.278:

Leia mais

CETESB SEMINÁRIO DE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB LOTEAMENTOS E CONDOMÍNIOS

CETESB SEMINÁRIO DE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB LOTEAMENTOS E CONDOMÍNIOS COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO CETESB SEMINÁRIO DE APROVAÇÃO DE PROJETOS NO GRAPROHAB LOTEAMENTOS E CONDOMÍNIOS 2012 ENGº CÉLIA REGINA BUONO PALIS POETA DEPARTAMENTO DE APOIO TÉCNICO - CT CETESB

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) EXTRAÇÃO DE MINERAIS CÓDIGO 10.00 GRUPO/ATIVIDADES EXTRAÇÃO DE MINERAIS PPD 10.01 Jazidas de Empréstimo para Obras Civis B(AA) 10.02 Extração Água Mineral M 10.03 Extração

Leia mais

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO

NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO NORMA TÉCNICA ELEMENTOS PARA A INSTRUÇÃO DO PEDIDO DE LICENCIAMENTO DE ALTERAÇÃO À LICENÇA DE LOTEAMENTO Já conhece as regras de instrução de processos em formato digital? Consulte toda a informação em

Leia mais

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Documentação necessária para a solicitação de construção/readequação de Acesso: 1º PASSO: ESTUDO DE VIABILIDADE DO ACESSO a) Ofício: Tipo

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. OBRAS E CONSTRUÇÕES Sistema de Esgotamento Sanitário Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) /

Rua Brusque, 344 GUABIRUBA SC Fone/Fax (47) / Instrução Normativa nº. 07 (Versão Março/2016) Recuperação de Áreas Degradadas 1. Objetivo Definir a documentação necessária para Licenciamento Ambiental de Recuperação de Áreas Degradadas, atendida a

Leia mais

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN

E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN E N O R E S ESCOLA DE NOTÁRIOS E REGISTRADORES DO ESPÍRITO SANTO-ES 21 DE OUTUBRO 2017 LOTEAMENTOS PRÁTICA DA LEI Nº 6.766/79 FLÁVIO LUIZ BRESSAN 1. Requerimento devidamente assinado com a firma reconhecida,

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39]

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PORTARIA CVS Nº 10, DE 5 DE AGOSTO DE 2017 DOE/SP de 16/08/2017 [Página 39] Define diretrizes, critérios e procedimentos no âmbito do Sistema

Leia mais

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015.

D E C R E T O Nº DE 21 DE JANEIRO DE 2015. D E C R E T O Nº. 5364 DE 21 DE JANEIRO DE 2015. Regulamenta a aplicação da Lei nº 4.133, de 19 de dezembro de 2014 - Lei da mais valia e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICIPIO DE TRÊS RIOS no

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO OBJETIVO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO Definir diretrizes para implantação do Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente SISLEG nos imóveis,

Leia mais

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA EXMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA IDENTIFICAÇÃO DO REQUERENTE (Nome), contribuinte nº, residente em, código postal -, freguesia de, concelho de, telefone número, E-Mail portador do

Leia mais

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO

IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO IT 1819 R.4 - INSTRUÇÃO TÉCNICA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE PARCELAMENTO DO SOLO Notas: Aprovada pela Deliberação CECA nº 872 de 08 de maio de 1986. Publicada no DOERJ de 17 de junho de 1986. 1. OBJETIVO

Leia mais

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU )

DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU ) 1 DECRETO Nº 6.829, DE 27 DE ABRIL DE 2009 (DOU 28.04.2009) Regulamenta a Medida Provisória nº 458, de 10 de fevereiro de 2009, para dispor sobre a regularização fundiária das áreas urbanas situadas em

Leia mais

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79

PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 PARCELAMENTO DO SOLO URBANO - LOTEAMENTO E DESMEMBRAMENTO - LEI 6.766/79 A lei 6.766/79, em seu artigo 2º define: "O parcelamento do solo urbano poderá ser feito mediante loteamento ou desmembramento,

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais

Leia mais