Orientação de estudos
|
|
|
- Miguel Mendonça Alcântara
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Roteiro de estudos 1º trimestre Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que devem ser sanadas com seu professor, nos plantões de dúvidas, com a plataforma Anglo e Apprendi Dúvidas. A realização apenas dos exercícios propostos neste roteiro não será suficiente para o seu estudo. Você deve realizar todas as leituras de capítulos propostos nas três etapas deste estudo dirigido e procurar ajuda, caso necessário, para solucionar suas dúvidas. Orientação de estudos - Utilize sempre que possível três tipos de memória: visual ( leitura silenciosa),auditiva ( leitura em voz alta ), mecânica ( escrita, registro do que leu ou estudou ); -Tenha sempre o caderno em ordem e organizado para facilitar seu estudo; -Reveja os conceitos dados em todo seu material; -Refaça os exercícios do caderno e das apostilas. Estes devem estar corrigidos com precisão; - Leia atentamente o enunciado para não fugir do é pedido. - Saiba com clareza o significado das atividades que a questão solicita ( analisar, argumentar, citar, criar, comentar,criticar,descrever,explicar,identificar,justificar,relacionar) Consulte sempre o dicionário, pois se você traduzir mal o que está sendo pedido, pode errar a questão mesmo sabendo a matéria; -Procure usar dicionário para conhecer o significado das palavras; -Procure pensar algumas palavras ou frases no idioma que está estudando; -Leia alto, e, se possível, ouça sua pronúncia; -Esteja atento (a) para: leitura-escrita ortográfica-pronúncia-conversação. Sugestões específicas para literatura. -Situe o fato no tempo e no espaço; -Analise o contexto histórico; -Conheça as causas para entender os motivos que levaram ao fato; -Faça a leitura dos paradidáticos. Agora mãos a obra! Realize as questões com atenção e capricho. BOM TRABALHO Coordenação e Professores
2 ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre 2º EM DISCIPLINA: Português A matéria da recuperação paralela será: Texto / Gramática: Textos figurativos/temáticos, textos verbais/não verbais/sincréticos, classificação do sujeito, complementos verbais (OD / OD preposicionado / OI), adjuntos adverbiais, agente da passiva, vozes verbais e compreensão textual. Literatura: Realismo e Memórias Póstumas de Brás Cubas Oração sem nome O autor desse poema, quem o sabe? Foi encontrado em pleno campo de batalha, no bolso de um soldado americano desconhecido; do rapaz estraçalhado por uma granada, restava apenas intacta esta folha de papel. Escuta, Deus: jamais falei contigo. Hoje quero saudar-te. Bom dia! Como vais? Sabes? Disseram-me que tu não existes, e eu, tolo, acreditei que era verdade. Nunca havia reparado a tua obra. Ontem à noite, da trincheira rasgada por granadas, vi teu céu estrelado e compreendi então que me enganaram. Não sei se apertarás a minha mão. Vou te explicar e hás de compreender. É engraçado: neste inferno hediondo achei a luz para enxergar o teu rosto. Dito isto, já não tenho muita coisa a te contar: só que que tenho muito prazer em conhecer-te. Faremos um ataque à meia-noite. Não sinto medo. Deus, sei que tu velas Ah! É o clarim! Bom Deus, devo ir embora. Gostei de ti vou ter saudade Quero dizer: será cruenta a luta, bem o sabes, e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta! Muito amigos não fomos, é verdade. Mas sim, estou chorando! Vês, Deus, penso que já não sou tão mau. Bem, Deus, tenho de ir. Sorte é coisa bem rara. Juro, porém: já não receio a morte. (Rose Marie Muraro e Frei Raimundo Cintra, As mais belas orações de todos os tempos)
3 1. Antes da guerra, para o jovem, Deus simplesmente: a) não existia. a) estava afastado. b) não era considerado um amigo. d) não atendia às suas orações. 2. A frase que está de acordo com a questão anterior é: a) Escuta, Deus b) Disseram-me que tu não existes e eu, tolo, acreditei c) Muito amigos não fomos d) vi teu céu estrelado 3. O pressentimento da morte aparece numa das expressões do soldado. Que expressão mostra essa possibilidade? a) Muito amigos não fomos, é verdade b) Bem, Deus, tenho de ir c) e esta noite pode ser que eu vá bater-te à porta d) será cruenta a luta 4. A expressão que melhor traduz o ambiente de guerra é: a) Achei a luz b) será cruenta a luta c) inferno hediondo d) Deus, sei que tu velas 5. O encontro com Deus despertou no jovem soldado uma visão de seu mundo interior. Dessa visão, ele concluiu que: a) Sorte é coisa bem rara b) tenho muito prazer em conhecer-te c) Muito amigos não fomos, é verdade d) já não sou tão mau 6. Classifique o sujeito das orações: a) Fazia muito frio durante a batalha. b) Decidi conversar com Deus. c) Os soldados estavam nas trincheiras. d) Vive-se em guerra nesse mundo. e) O coronel e o sargento deram as últimas instruções. 7. Indique a função sintática das palavras destacadas: a) O soldado sacou da arma e atirou. b) Necessitamos muito de paz. c) Convocaram o rapaz para guerra. d) Ultimamente, muitas guerras estão surgindo. e) A bandeira foi levada pelo soldado. 8. Leia o período abaixo. As guerras foram criticadas pelo filósofo. a) Passe-o para voz ativa. b) Classifique sintaticamente o substantivo filósofo nas duas ocorrências, isto é, na voz passiva e na voz ativa.
4 9. (Unicamp) Leia os seguintes trechos de Viagens na minha terra e de Memórias Póstumas de Brás Cubas: Benévolo e paciente leitor, o que eu tenho decerto ainda é consciência, um resto de consciência: acabemos com estas digressões e perenais divagações minhas. (Almeida Garrett, Viagens na minha terra. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1969, p.187.) Neste despropositado e inclassificável livro das minhas Viagens, não é que se quebre, mas enreda-se o fio das histórias e das observações por tal modo, que, bem o vejo e o sinto, só com muita paciência se pode deslindar e seguir em tão embaraçada meada. (Idem, p. 292.) Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás íntimo, por que o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, em Romances, vol I. Rio de Janeiro: Garnier, 1993, p. 140.) No que diz respeito à forma de narrar, que semelhanças entre os dois livros são evidenciadas pelos trechos acima? Justifique sua resposta. 10. A apostila Aula 04 apresenta características relacionadas ao escritor Machado de Assis, entre elas, a NEGAÇÃO DO MANIQUEÍSMO e a RELATIVIZAÇÃO DOS VALORES MORAIS. Assim, elabore um parágrafo dissertativo explicando essas duas características. 11. (UFRS - adaptada) Leia as afirmações abaixo. O realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta aos nossos olhos para condenar o que há de mau na sociedade. (Eça de Queiroz)... porque a nova poética (...) só chegará à perfeição no dia em que nos disser o número exato dos fios que compõem um lenço de cambraia ou um esfregão de cozinha. (Machado de Assis) A partir de estudos realizados acerca da escola realista, explique com suas palavras, em apenas um parágrafo, o que os escritores Eça de Queiroz e Machado de Assis quiseram dizer nos trechos acima.
5 Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa idéia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado". ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo, Abril Cultural, P. 15. Glossário - campa: sepulcro; galante: garboso, gracioso. 12. Explique porque se pode dizer que esse trecho é metalinguístico. 13. Explicite um trecho em que se encontre a famosa ironia machadiana. 14. Ao dizer Onze amigos!, o narrador mostra que é pequeno o número de pessoas com que se pode realmente contar. Isso revela uma certa atitude do narrador diante da amizade e das relações interpessoais. Que atitude é essa? 15. Qual a diferença que se pode estabelecer entre autor defunto e defunto autor? (Fuvest adaptada) CAPÍTULO LXVIII / O VERGALHO Tais eram as reflexões que eu vinha fazendo, por aquele Valongo ( Local para venda de escravos, na época.escravagista) fora, logo depois de ver e ajustar a casa. Interrompeumas um ajuntamento; era um preto que vergalhava outro na praça. O outro não se atrevia a fugir; gemia somente estas únicas palavras: - "Não, perdão, meu senhor; meu senhor, perdão!" Mas o primeiro não fazia caso, e, a cada súplica, respondia com uma vergalhada nova. - Toma, diabo! dizia ele; toma mais perdão, bêbado! - Meu senhor! gemia o outro.
6 - Cala a boca, besta! replicava o vergalho. Parei, olhei... Justos céus! Quem havia de ser o do vergalho? Nada menos que o meu moleque Prudêncio, - o que meu pai libertara alguns anos antes. Cheguei-me; ele deteve-se logo e pediu-me a bênção; perguntei-lhe se aquele preto era escravo dele. - É, sim, nhonhô. - Fez-te alguma cousa? - É um vadio e um bêbado muito grande. Ainda hoje deixei ele na quitanda, enquanto eu ia lá embaixo na cidade, e ele deixou a quitanda para ir na venda beber. - Está bom, perdoa-lhe, disse eu. - Pois não, nhonhô. Nhonhô manda, não pede. Entra para casa, bêbado! Machado de Assis, "Memórias póstumas de Brás Cubas 16. Este trecho remete a episódio anterior, da mesma obra, no qual interagem Brás Cubas e Prudêncio, então crianças. Compare sucintamente os papéis que as personagens desempenham nesses episódios. (Fuvest 2013) No excerto abaixo, narra-se parte do encontro de Brás Cubas com Quincas Borba, quando este, reduzido à miséria, mendigava nas ruas do Rio de Janeiro: Tirei a carteira, escolhi uma nota de cinco mil-réis, a menos limpa, e dei-lha [a Quincas Borba]. Ele recebeu-ma com os olhos cintilantes de cobiça. Levantou a nota ao ar, e agitou-a entusiasmado. In hoc signo vinces!* bradou. E depois beijou-a, com muitos ademanes de ternura, e tão ruidosa expansão, que me produziu um sentimento misto de nojo e lástima. Ele, que era arguto, entendeu-me; ficou sério, grotescamente sério, e pediu-me desculpa da alegria, dizendo que era alegria de pobre que não via, desde muitos anos, uma nota de cinco milréis. Pois está em suas mãos ver outras muitas, disse eu. Sim? acudiu ele, dando um bote para mim. Trabalhando, concluí eu. * In hoc signo vinces! : citação em latim que significa Com este sinal vencerás (frase que teria aparecido no céu, junto de uma cruz, ao imperador Constantino, antes de uma batalha). Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas. 17. Tendo em vista a autobiografia de Brás Cubas e as considerações que, ao longo de suas Memórias póstumas, ele tece a respeito do tema do trabalho, comente o conselho que, no excerto, ele dá a Quincas Borba: Trabalhando, concluí eu. 18. Tendo, agora, como referência, a história de D. Plácida, contada no livro, discuta sucintamente o mencionado conselho de Brás Cubas.
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 1º trimestre. Redação. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Redação O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. INGLÊS O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Instruções para a Prova de LÍNGUA PORTUGUESA:
Instruções para a Prova de : Confira se seu nome e RG estão corretos. Não se esqueça de assinar a capa deste caderno, no local indicado, com caneta azul ou preta. Você terá 4 horas para realizar as três
Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Português O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LITERATURA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LITERATURA - 2017 Nome: Nº 3ª Série Professor : Fernando Nota: (Valor: 2,0) I Introdução Caro aluno, Neste ano, você obteve média inferior a 6,0 e, portanto, não assimilou
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA
ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE LITERATURA - 2016 Nome: Nº 3ª Série Professores : Fernando / Nicolas Nota: I Introdução Caro aluno, Neste ano, você obteve média inferior a 6,0 e, portanto, não assimilou
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) Professor Kássio
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) Professor Kássio MACHADO DE ASSIS Filho de uma lavadeira de origem portuguesa e de um mulato, nasceu em 1839 no Morro do Livramento. De origem pobre, viu na intelectualidade
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA MARIA CRISTINA GONCALVES PEREIRA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O Texto Gerador I é um fragmento do capítulo
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA
FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA GISELLA DA COSTA SANTANNA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Algum tempo hesitei
Roteiro de estudos 2º trimestre. GRAMÁTICA. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. GRAMÁTICA O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
GRADE DE CORREÇÃO NOME: LOCAL: DATA: 13/11/2016. Assinatura do Candidato:
GRADE DE CORREÇÃO NOME: IDENTIDADE: LOCAL: DATA: 13/11/2016 SALA: INSCRIÇÃO: ORDEM: Assinatura do Candidato: QUESTÃO 1 Examine esta propaganda da década de 1930: Assim como a imagem, também o texto da
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Geografia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Resumão ENEM - Linguagens
Resumão ENEM - Linguagens 1. Ele era o inimigo do rei, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, um romancista que colecionava desafetos azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil. Assim
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Ciências. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Ciências O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Machado de Assis: um gênio brasileiro
Machado de Assis: um gênio brasileiro Fonte: www.wikipedia.com Machado de Assis: um gênio brasileiro (1839-1908) Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) marco inicial do Realismo brasileiro (1881) Capa
Machado de Assis foi um dos principais responsáveis pela fundação da Academia Brasileira de Letras, sendo o seu primeiro presidente.
Aula 16 MACHADO DE ASSIS I CONTEXTO HISTÓRICO O Realismo brasileiro tem início em 1881, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, romance realista de Machado de Assis. Machado de Assis está
Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em
Roteiro de estudos 2º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA
ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: / /2012 Bimestre: 2º Professora: Samanta Disciplina: P1 Orientações para estudo: refaça os exercícios propostos (incluindo as folhas extras) e as
Roteiro de estudos 2º trimestre. Álgebra. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Álgebra O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Ilisso às ribas africanas (...), ocorre uma metáfora. d). Segundo Brás Cubas, a causa real de sua morte foi uma pneumonia.
MONITOR DE CRECHE Leia atentamente o trecho a seguir, extraído do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para responder às questões de 1 a 5. Algum tempo hesitei se devia abrir estas
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Realismo e Naturalismo
Realismo e Naturalismo Realismo - séc. XIX Destacam se as obras Madame Bovary (França) e O primo Basílio ( Portugal) Inicia no Brasil em 1881, com o romance em 1ª pessoa, de Machado de Assis, MEMÓRIAS
Roteiro de estudos 2º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia-Ciências-Biologia. Orientação de estudos
1 Roteiro de estudos 2º trimestre. História-Geografia-Sociologia-Filosofia-Ciências-Biologia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS EM LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÕES DISCURSIVAS N ọ DE ORDEM: N ọ DE INSCRIÇÃO: NOME: INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA 1. Verifique se este caderno contém 6 questões discursivas
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática e Suas Tecnologias. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre Matemática e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
FUNÇÕES DA LINGUAGEM
FUNÇÕES DA LINGUAGEM O primeiro lingüista a estabelecer funcionamentos (funções) distintas para a linguagem foi o alemão Karl Bühler, determinando que haveria três funções básicas na comunicação: EXPRESSIVA,
Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos
Exercícios Variados Revisão de Pronomes Relativos, Conjunções e Verbos Exercícios Variados Conjunções e Verbos Revisão de Pronomes Relativos, 1. Leia o fragmento de texto abaixo, de As Três Marias, de
1. (Unicamp 2013) Leia os seguintes trechos de Viagens na minha terra e de Memórias Póstumas de Brás Cubas:
3º EM Literatura Fransérgio Av. Trimestral 18/06/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta
ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA
ATIVIDADES RECUPERAÇÃO PARALELA Nome: Nº Ano: 7º Data: / /2012 Bimestre: 2º Professora: Maria Aparecida Disciplina: P2 Orientações para estudo: refaça os exercícios propostos da apostila e as avaliações
Leia o texto que segue para responder a questão 1. Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é
Leia o texto que segue para responder a questão 1. Óbito do autor Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a
Roteiro de estudos 2º trimestre. GEOMETRIA. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. GEOMETRIA O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer
Português/Jhonatta CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Arthur Schopenhauer Que a poesia me carregue para dentro
PROFESSOR III- ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO FISICA
PROFESSOR III- ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO FISICA Leia atentamente o trecho a seguir, extraído do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para responder às questões de 1 a 5. Algum
Roteiro de estudos 3º trimestre. Álgebra. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. Álgebra O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Machado de Assis
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Machado de Assis AO VERME QUE PRIMEIRO ROEU AS FRIAS CARNES DO MEU CADÁVER DEDICO COMO SAUDOSA LEMBRANÇA ESTAS MEMÓRIAS PÓSTUMAS Ao leitor Que Stendhal confessasse haver
Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os eercícios você deve fiar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
LINGUAGENS, SEUS CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA DAILY MARQUES ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO FINAL 3ª 35,0 22,8 12 18 7º Querido(a) aluno(a). Com base no livro didático, nas folha de exercícios
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato
NOME: TURMA: Nº PROFESSOR(A): Carla Manfrinato TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL PROFA. CARLA MANFRINATO 7 ANO A / B. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VALOR DO TRABALHO: 0,0 2,0 VALOR DE CADA QUESTÃO: 0,1 ATENÇÃO:
Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 3º trimestre. Álgebra. Orientação de estudos
Roteiro de estudos º trimestre. Álgebra O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
TEXTO I ÓBITO DO AUTOR
1 5 10 15 20 25 30 35 40 TEXTO I ÓBITO DO AUTOR Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
Dedicatória ao verme que primero lhe roeu as carnes. Morte, enterro e definição sobre o autor-defunto ou o defunto-autor. Causa da morte: pneumonia
Enredo Dedicatória ao verme que primero lhe roeu as carnes. Morte, enterro e definição sobre o autor-defunto ou o defunto-autor. Causa da morte: pneumonia ou ideia-fixa (Emplasto BRÁS CUBAS)? Nascimento
Roteiro de estudos 3º trimestre. Física. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre Física O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 2º trimestre. Física. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 2º trimestre Física O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades que
LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA
LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois
ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A
1. Conteúdo: ROTEIRO PARA RECUPERAÇÃO PARALELA DO 1º TRIMESTRE/2019 1º EM A Professor: Fernando Augusto Disciplina Física A Aula 1 e 2 Referenciais. Movimento e repouso. Espaço (ou abcsissa). Deslocamento.
Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química-Biologia O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre Ciências da Natureza e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos
PROFESSOR III- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS MATEMÁTICA
PROFESSOR III- ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS MATEMÁTICA Leia atentamente o trecho a seguir, extraído do livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para responder às questões de 1 a 5.
Roteiro de estudos 3º trimestre. GEOMETRIA. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. GEOMETRIA O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
Realismo. por Carlos Daniel S. Vieira
Realismo por Carlos Daniel S. Vieira Contexto Histórico Global Final do século XIX Revolução Industrial Formação dos grandes centros urbanos Brasil Primeira crise depois da Independência (crise do açúcar)
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática. Orientação de estudos
Roteiro de estudos 1º trimestre. Gramática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades
Atividades de Recuperação Paralela de Física A
Atividades de Recuperação Paralela de Física A 1 º ano Ensino Médio 1. Conteúdo: Aula 1 e 2 Referenciais. Movimento e repouso. Espaço (ou abcsissa). Deslocamento. Aula 3 e 4 Equações dos espaços. Gráfico
Roteiro de recuperação - Gramática
Conteúdo Roteiro de recuperação - Gramática Professor da Disciplina: Cássio Data: / / 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: Ano 3º Ensino Médio Período: Matutino Valor da avaliação: 10,0 3º: ano: Adjunto adverbial,
01. Desapareceu a dor de que tanto reclamava. 04. Estudamos os autores que formam um dos grupos românticos.
Dê a Função Sintática do Pronome Relativo [ que ] (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto adverbial): 01. Desapareceu a dor de
