DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS"

Transcrição

1 DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS ATIVAS Obrigatórias GFL00027 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I Questões básicas de filosofia antiga. Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais como: a passagem do mûthos ao lógos; o espanto e a definição de filosofia; a phýsis dos Pré-Socráticos; a teoria das ideias de Platão; a ciência primeira em Aristóteles. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL I Questões básicas de filosofia medieval. Discussões de autores e temas de filosofia medieval, tais como: lógica terminista, querela dos universais, abstração e iluminação, liberdade e determinismo, razão e fé. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA I Questões básicas de filosofia moderna. Discussões de autores e temas de filosofia moderna, tais como: empirismo e racionalismo; o ceticismo moderno; o cogito cartesiano; o problema do conhecimento em Hume; o projeto crítico de Kant. GFL HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I Questões básicas de filosofia contemporânea. Discussões de temas e autores de filosofia contemporânea, tais como: a crítica de Nietzsche aos valores; a desconstrução por Heidegger da metafísica; o materialismo histórico de Marx; jogos de linguagem em Wittgenstein. GFL00031 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS I Questões básicas de metafísica. Discussões de autores e temas de metafísica, tais como: ser e devir; verdade e aparência; a teoria platônica das formas; a teoria aristotélica da causalidade; os diversos modos de dizer o ser em Aristóteles. GFL00033 ÉTICA I Questões básicas de ética. Discussões de temas e autores pertinentes, tais como: ética e filosofia; ética, moral e história; a noção e a origem dos valores; felicidade e virtude em Aristóteles; autonomia e imperativo categórico em Kant; a genealogia dos valores em Nietzsche.

2 GFL00034 ESTÉTICA I Questões básicas da estética. Discussões de temas de estética e filosofia da arte e autores pertinentes, tais como: as concepções pré-modernas sobre a arte e o belo; a fundação da estética como disciplina filosófica autônoma; o problema do sublime; gênio e criação artística; a poética aristotélica; Kant e os juízos sobre o belo; Benjamin e a aura. GFL00035 FILOSOFIA POLÍTICA I Questões básicas de filosofia política. Discussões de autores e temas de filosofia política, tais como: origem da sociedade; lei e natureza; formas de governo; a filosofia política de Aristóteles; Locke e o problema da justificação do Estado; a condição humana em Arendt. GFL00036 FILOSOFIA DA LINGUAGEM I Questões básicas de filosofia da linguagem. Discussões de autores e temas de filosofia da linguagem, tais como: o conceito de proposição; distinção entre sentido e referência; a tripartição semântica, sintaxe e pragmática; o projeto analítico de constituição de linguagens artificiais em Frege e Russell; significado como uso dos signos em Wittgenstein; teoria dos atos de fala. GFL00037 LÓGICA CLÁSSICA Questões básicas de lógica clássica. Discussões de autores e temas da lógica clássica, tais como: significado, verdade e consistência, quadrado das oposições, figuras silogísticas, reduções. GFL00038 TEORIA DO CONHECIMENTO I Questões básicas de teoria do conhecimento. Discussões de temas de teoria do conhecimento e autores pertinentes, tais como: conhecimento sensível e conhecimento racional; ceticismo antigo e ceticismo moderno; o conhecimento e as formas em Platão; Descartes e a questão do método; o conhecimento na filosofia transcendental kantiana. GFL00039 EPISTEMOLOGIA I Questões básicas de epistemologia. Discussão de autores e temas de epistemologia, tais como: a produção do conhecimento científico e a relação sujeito/objeto; objeto científico como objeto construído, conceito, teoria, lei; caráter histórico do conhecimento científico; filosofia e ciência; racionalidade, veracidade e objetividade; categorias epistemológicas; o racionalismo aplicado de Bachelard; Popper e a falseabilidade da teoria científica; paradigma e quebra de paradigma em Kuhn. GFL00040 PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA I A natureza do texto e a natureza do texto filosófico. O processo de leitura sistemática: fichamento, resumo, explicação, comentário. A função dos elementos paratextuais. Os meios de divulgação e sistemas de avaliação da produção científica. A pesquisa bibliográfica. Técnicas de leitura sistemática.

3 GFL00041 PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA II A questão do estilo na filosofia. As fontes primárias e secundárias: obra publicada, espólio, correspondência, comentários, estabelecimento de texto, tradução. As diferentes formas do texto filosófico: diálogo, confissão, carta, poética, tratado, apresentação geométrica, aforismo, ensaio, fragmento. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. GFL00042 PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA III O projeto: determinação da questão central. As diferentes seções de um projeto: introdução; objetivos; justificativa; cronograma; metodologia; bibliografia. A identificação da bibliografia. Métodos de pesquisa bibliográfica. Editais e agências de fomento. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos. Procedimentos inerentes ao desenvolvimento e à defesa do trabalho de conclusão de curso. GFL00043 PRÁTICA DE PESQUISA EM FILOSOFIA IV Orientação individualizada de trabalho monográfico: atendimento individualizado pelo orientador de trabalho de conclusão de curso. GFL00044 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orientação individualizada de trabalho monográfico: atendimento individualizado pelo orientador de trabalho de conclusão de curso. Optativas GFL00045 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA II GFL00046 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA III GFL00047 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA IV GFL00132 HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA V Discussões de autores e temas de filosofia antiga, tais como: a passagem do mûthos ao logos; o espanto e a definição de filosofia; a phýsis dos Pré-Socráticos; o conceito de ser na filosofia de Parmênides, o conceito de devir na filosofia de Heráclito; Sócrates e a descoberta da alma; a teoria das ideias de Platão; a ciência primeira em Aristóteles; Epicuro e o prazer; as meditações de Marco Aurélio. GFL00048 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL II GFL00049 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL III GFL00050 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL IV GFL00134 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL V Discussões de temas e autores pertinentes à filosofia medieval, tais como: lógica terminista, querela dos universais, essência e existência, individuação, abstração e iluminação, liberdade e determinismo, voluntarismo e intelectualismo, razão e fé, problema do mal, existência de Deus.

4 GFL00051 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA II GFL00052 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA III GFL00053 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA IV GFL00135 HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA V Discussões de autores e temas de filosofia moderna, tais como: empirismo e racionalismo; o ceticismo moderno; o cogito cartesiano; Locke e as ideias inatas; o imaterialismo de Berkeley; o problema do conhecimento em Hume; Leibniz e a monadologia; a Ética de Spinoza; o projeto crítico de Kant; a fenomenologia do espírito de Hegel; vontade e representação em Schopenhauer. GFL00054 HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA II GFL00055 HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA III GFL00056 HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA IV GFL00133 HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA V Discussão de autores e temas de filosofia contemporânea, tais como: a crítica de Nietzsche aos valores; a desconstrução por Heidegger da metafísica; o materialismo histórico de Marx; sociedade e cultura na escola de Frankfurt; arqueologia e genealogia em Michel Foucault; jogos de linguagem em Wittgenstein; a fenomenologia de Husserl e Merleau-Ponty; a filosofia da diferença de Deleuze; atos de fala em Austin; a hermenêutica contemporânea; o existencialismo de Sartre. GFL00057 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS II GFL00058 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS III GFL00059 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS IV GFL00130 FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS V Questões básicas de metafísica. Discussões de autores e temas de metafísica, tais como: ser e devir; verdade e aparência; a teoria platônica das formas; a teoria aristotélica da causalidade; os diversos modos de dizer o ser em Aristóteles; as duas cidades de Agostinho; ente, essência e existência em Tomás de Aquino; os limites da metafísica em Kant; metafísica e niilismo em Nietzsche; metafísica e esquecimento do ser em Heidegger. GFL00060 ÉTICA II GFL00061 ÉTICA III GFL00062 ÉTICA IV GFL00103 ÉTICA V Discussões de temas de ética e autores pertinentes, tais como: ética e filosofia; ética, moral e história; a noção e a origem dos valores; felicidade e virtude em Platão e Aristóteles; livre-arbítrio em Agostinho; a ética em Spinoza; autonomia e imperativo categórico em Kant; a genealogia dos valores em Nietzsche; consenso em Habermas; MacIntyre e as teorias contemporâneas da virtude; sentenças éticas em Moore.

5 GFL00063 ESTÉTICA II GFL00064 ESTÉTICA III GFL00065 ESTÉTICA IV GFL00102 ESTÉTICA V Discussões de temas de estética e filosofia da arte e autores pertinentes, tais como: as concepções pré-modernas sobre a arte e o belo; a fundação da estética como disciplina filosófica autônoma; o problema do sublime; gênio e criação artística; a poética aristotélica; Hume e o padrão do gosto; Kant e os juízos sobre o belo; Schiller e o trágico; Hegel e o fim da arte; Nietzsche, apolíneo e dionisíaco; Benjamin e a aura; Heidegger e a origem da obra de arte; Danto e a arte na pós-história. GFL00066 FILOSOFIA POLÍTICA II GFL00067 FILOSOFIA POLÍTICA III GFL00068 FILOSOFIA POLÍTICA IV GFL00131 FILOSOFIA POLÍTICA V Discussões de autores e temas de filosofia política, tais como: origem da sociedade; lei e natureza; formas de governo; a filosofia política de Aristóteles; o realismo político de Maquiavel; o poder absoluto em Hobbes; Locke e o problema da justificação do Estado; o contratualismo de Rousseau; o liberalismo de John Stuart Mill; a crítica marxista à filosofia política clássica; a condição humana em Arendt; Estado de exceção e vida nua em Agamben. GFL00069 FILOSOFIA DA LINGUAGEM II GFL00070 FILOSOFIA DA LINGUAGEM III GFL00071 FILOSOFIA DA LINGUAGEM IV GFL00109 FILOSOFIA DA LINGUAGEM V Discussões de autores e temas de filosofia da linguagem, tais como: o conceito de proposição; distinção entre sentido e referência; a tripartição semântica, sintaxe e pragmática; o projeto analítico de constituição de linguagens artificiais em Frege e Russell; significado como uso dos signos em Wittgenstein; teoria dos atos de fala; o problema da nomeação dos inexistentes; sentenças descritivas segundo o positivismo lógico; intencionalidade e condições de verdade em Searle; a indeterminação da tradução e a natureza do conhecimento científico segundo Quine. GFL00072 LÓGICA I GFL00073 LÓGICA II GFL00074 LÓGICA III GFL00138 LÓGICA IV GFL00139 LÓGICA V Discussões de temas e autores pertinentes à lógica, tais como: verdade, existência, significado, referência, consistência, quadrado das oposições, figuras silogísticas, reduções, quantificação, forma lógica, conectivos, consequência, identidade, possibilidade e necessidade, proposição, função.

6 GFL00075 TEORIA DO CONHECIMENTO II GFL00076 TEORIA DO CONHECIMENTO III GFL00077 TEORIA DO CONHECIMENTO IV GFL00100 TEORIA DO CONHECIMENTO V Discussões de temas de teoria do conhecimento e autores pertinentes, tais como: conhecimento sensível e conhecimento racional; ceticismo antigo e ceticismo moderno; o conhecimento e as formas em Platão; a metafísica de Aristóteles; verdade e correspondência em Tomás de Aquino; Descartes e a questão do método; os limites do conhecimento em Hume; os graus de conhecimento em Spinoza; o conhecimento na filosofia transcendental kantiana; verdade como desvelamento em Heidegger; a arqueologia do saber de Foucault; a crítica do conhecimento racional em Nietzsche. GFL00078 EPISTEMOLOGIA II GFL00079 EPISTEMOLOGIA III GFL00080 EPISTEMOLOGIA IV GFL00101 EPISTEMOLOGIA V Discussão de autores e temas de epistemologia, tais como: a produção do conhecimento científico e a relação sujeito/objeto; objeto científico como objeto construído, conceito, teoria, lei; caráter histórico do conhecimento científico; filosofia e ciência; racionalidade, veracidade e objetividade; categorias epistemológicas; o racionalismo aplicado de Bachelard; Popper e a falseabilidade da teoria científica; paradigma e quebra de paradigma em Kuhn; ciência e saber em Foucault; a crítica de Feyerabend ao método científico; o estatuto das ciências humanas em Gadamer; ciência e valor em Poincaré. GFL00089 TÓPICOS DE FILOSOFIA I GFL00090 TÓPICOS DE FILOSOFIA II GFL00091 TÓPICOS DE FILOSOFIA III GFL00092 TÓPICOS DE FILOSOFIA IV GFL00093 TÓPICOS DE FILOSOFIA V GFL00140 TÓPICOS DE FILOSOFIA VI GFL00141 TÓPICOS DE FILOSOFIA VII GFL00142 TÓPICOS DE FILOSOFIA VIII GFL00143 TÓPICOS DE FILOSOFIA IX GFL00146 TÓPICOS DE FILOSOFIA X Discussões de autores e temas de filosofia.

7 GFL00095 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA I GFL00096 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA II GFL00097 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA III GFL00098 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA IV GFL00099 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA V Discussões de autores e temas de antropologia filosófica, tais como: o homem e suas definições: racional, social, político; cultura, mundo e homem; Cassirer e o símbolo; o homem e sua situação em Ortega y Gasset; o homem e o cosmos em Teillard de Chardin; antropologia filosófica em Lima Vaz; o homem e a existência em Sarte; homem universal na antropologia de Kant. GFL00104 FILOSOFIA DA HISTÓRIA I GFL00105 FILOSOFIA DA HISTÓRIA II GFL00106 FILOSOFIA DA HISTÓRIA III GFL00107 FILOSOFIA DA HISTÓRIA IV GFL00108 FILOSOFIA DA HISTÓRIA V Discussões de autores e temas de filosofia da história, tais como: a compreensão do tempo como tempo histórico; as formas narrativas e a historiografia; a relação entre filosofia da história e filosofia política. GFL00110 FILOSOFIA DA NATUREZA I GFL00111 FILOSOFIA DA NATUREZA II GFL00112 FILOSOFIA DA NATUREZA III GFL00113 FILOSOFIA DA NATUREZA IV GFL00114 FILOSOFIA DA NATUREZA V Discussões de autores e temas de filosofia da natureza, tais como: definição de Natureza; natureza, criação e eternidade; a physis nos pré-socráticos; demiurgo e cosmos em Platão; quatro causas e movimento natural em Aristóteles; natureza exnihilo em Agostinho; o cosmos em Giordano Bruno; física e filosofia em Newton; visões do cosmos e a quebra de paradigmas modernos; a física contemporânea e a filosofia. GFL00115 FILOSOFIA DA RELIGIÃO I GFL00116 FILOSOFIA DA RELIGIÃO II GFL00117 FILOSOFIA DA RELIGIÃO III GFL00118 FILOSOFIA DA RELIGIÃO IV GFL00119 FILOSOFIA DA RELIGIÃO V Discussões de temas de filosofia da religião, tais como: definição de religião; fé e razão; a conversão em Agostinho de Hipona; as provas de existência de Deus em Santo Anselmo; fé e angústia em Kierkegaard; o fenômeno do sagrado em Pascal; religião e autonomia humana em Freud; morte de Deus e niilismo em Nietzsche.

8 GFL00120 FILOSOFIA E CULTURA I GFL00121 FILOSOFIA E CULTURA II GFL00122 FILOSOFIA E CULTURA III GFL00123 FILOSOFIA E CULTURA IV GFL00124 FILOSOFIA E CULTURA V Discussões de autores e temas de filosofia da cultura, como as noções de formação, civilização, arte e tecnologia. GFL00125 FILOSOFIA E PSICANÁLISE I GFL00126 FILOSOFIA E PSICANÁLISE II GFL00127 FILOSOFIA E PSICANÁLISE III GFL00128 FILOSOFIA E PSICANÁLISE IV GFL00129 FILOSOFIA E PSICANÁLISE V Discussões de autores e temas relacionados à interface entre filosofia e psicanálise, tais como: o conceito de sujeito; o conceito de inconsciente; instinto e pulsão; felicidade e cultura a partir da psicanálise; a associação livre segundo Freud; concepções lacanianas de linguagem; significante e significado; as críticas de Marcuse e Deleuze à psicanálise. GFL00136 LATIM INSTRUMENTAL I Noções preliminares (alfabeto e pronúncia). Características morfossintáticas (desinência, flexão, caso e declinação). Declinação dos substantivos, adjetivos, pronomes e numerais. GFL00145 LATIM INSTRUMENTAL II Conjugações regulares. O verbo sum e seus compostos. Verbos depoentes, irregulares e defectivos. GFL00137 LÍNGUA GREGA INSTRUMENTAL I Introdução à língua grega. Alfabeto, declinações, verbos e partículas, etc. GFL00144 LÍNGUA GREGA INSTRUMENTAL II Introdução à língua grega e aprofundamento de alguns aspectos de gramática. Declinações, verbos e partículas, tradução.

9 Obrigatórias externas GFL00024 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Delimitação do objeto próprio da Filosofia. Divisão da Filosofia. Caracterização dos diferentes tipos de saber. Problemas filosóficos. Iniciação ao estudo da Lógica Formal e da Filosofia da Ciência. GFL00026 HISTÓRIA DA FILOSOFIA III Renascimento, suas heranças e suas aberturas. O problema do método na ciência e na filosofia moderna. Desenvolvimento do racionalismo e do empirismo. De Descartes a Hume. Importância e crise dos conceitos de substância e causalidade. Kant e a Filosofia Transcendental. O idealismo de Fichte e Hegel. Anti-hegelianos. Movimentos materialistas e positivistas. Desenvolvimento da Filosofia da Ciência. Relativismo e verdade. Neopositivismo e fenomenologia. Rumos atuais.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015

Aula Véspera UFU Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 Aula Véspera UFU 2015 Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Professor Uilson Fernandes Uberaba 16 Abril de 2015 NORTE DA AVALIAÇÃO O papel da Filosofia é estimular o espírito crítico, portanto, ela não pode

Leia mais

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA

FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA FILOSOFIA BREVE PANORAMA GERAL FILOSOFIA ANTIGA SOBRE FILOSOFIA DEFINIÇÃO TRADICIONAL (segundo a perspectiva ocidental) TEOLOGIA CIÊNCIA certezas dúvidas Bertrand Russell (1872-1970) utiliza seus temas

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM

EMENTÁRIO DO CURSO DE FILOSOFIA FAM 1 FACULDADE ARQUIDIOCESANA DE MARIANA Rodovia dos Inconfidentes, km 108-35420-000 Mariana MG - Fone: 31 3558 1439 / 3557 1220 Credenciada pelo MEC pela Portaria nº 2.486, de 12 de setembro de 2003 EMENTÁRIO

Leia mais

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4

1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 SUMÁRIO 1 Sobre a Filosofia... 1 A filosofia como tradição... 1 A filosofia como práxis... 4 2 Sobre a Filosofia do Direito... 9 A especificidade da filosofia do direito... 9 Filosofia do direito e filosofia...

Leia mais

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES

FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES FORMULÁRIO PARA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS / COMPONENTES 1 FIL001 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 8 h FIL063 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 68 h O que é Filosofia; problemas gerais: conhecimento, ciência, política, moral, estética, antropologia filosófica, lógica, correntes

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO CCH DEPARTAMENTO FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 CÓDIGO 6FIL072 DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME FILOSOFIA CURSO SÉRIE EDUCAÇÃO FÍSICA 1ª CARGA HORÁRIA SEMESTRE/OFERTA HABILITAÇÃO(ÕES)

Leia mais

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO

ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO ESTÉTICA E FILOSOFIA DA ARTE - DOUTORADO Inscrição Título do Projeto RESULTADO A EXPRESSÃO DO INEXPRIMÍVEL NA ARTE: SOBRE O TEOR COGNITIVO DO CONCEITO DE CONTEÚDO DE VERDADE DAS D001 OBRAS DE ARTE E SUA

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação.

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2401N - Relações Públicas. Ênfase. Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação. Curso 2401N - Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina RP00007A - Filosofia e Comunicação Docente(s) Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências

Leia mais

Sumário. 1 Sobre a Filosofia, 1 A filosofia como tradição, 1 A filosofia como práxis, 5

Sumário. 1 Sobre a Filosofia, 1 A filosofia como tradição, 1 A filosofia como práxis, 5 Sumário Nota, xi 1 Sobre a Filosofia, 1 A filosofia como tradição, 1 A filosofia como práxis, 5 2 Sobre a Filosofia do Direito, 10 A especificidade da filosofia do direito, 11 Filosofia do direito e filosofia,

Leia mais

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper.

Introdução: O legado da modernidade 1. Polêmica em torno do conhecimento no século XX 1.1 Debate em torno do positivismo: Adorno e Popper. PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof: Priscila Rossinetti Rufinoni Período: diurno Ementa: Apresentar as questões e problemas epistemológicos impostos pela modernidade.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

Plano de Ensino. Seriação ideal 1

Plano de Ensino. Seriação ideal 1 Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003208 - Filosofia Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento Departamento de Ciências Humanas

Leia mais

Ementa das Disciplinas do Doutorado

Ementa das Disciplinas do Doutorado Ementa das Disciplinas do Doutorado A Disciplinas obrigatórias: 1. Filosofia Prática Estudo monográfico de textos, autores ou problemas postos pelas teorias éticas mais representativas aristotélica, kantiana,

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética CARGA HORÁRIA 36 h/a MATUTINO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PROGRAMA DE DISCIPLINA I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE

Leia mais

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:

Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação: Limites atual do discurso filosófico no Brasil na abordagem da temática educacional Fonte: SEVERINO, Antonio Joaquim (USP) A preocupação do texto Os discursos

Leia mais

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o

Sócrates: após destruir o saber meramente opinativo, em diálogo com seu interlocutor, dava início ã procura da definição do conceito, de modo que, o A busca da verdade Os filósofos pré-socráticos investigavam a natureza, sua origem de maneira racional. Para eles, o princípio é teórico, fundamento de todas as coisas. Destaca-se Heráclito e Parmênides.

Leia mais

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea

As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea As concepções do Ser humano na filosofia contemporânea A concepção do ser humano no Idealismo alemão Pré Romantismo - séc. XVIII Resistência à Ilustração: mecanicismo de newtoniamo e empirismo de Locke

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN º PERÍODO SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I CÓD. ENUN 60004 1º PERÍODO TOTAL DE ENCONTROS: 20 SEMANAS SEMANA CONTEÚDOS/MATÉRIA TIPO DE AULA TEXTOS, FILMES E OUTROS MATERIAIS 1 UNIDADE I UMA ANÁLISE DA

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia Moral e Ética- CARGA HORÁRIA 36 h/a NOTURNO CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 2 o /2018

Leia mais

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS

PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA: DEFINIÇÕES E CONCEITOS Prof. Dr. Alexandre Mantovani mantovani@eerp.usp.br EPISTEMOLOGIA Epistemologia: ramo da filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento. Mais

Leia mais

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP

PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA. Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP PESQUISA E DIREITO MÉTODOS DE PESQUISA CIENTÍFICA Artur Stamford da Silva Prof. Associado UFPE/CCJ/FDR/DTGDDP C I Ê N C I A Y X falar por dados MÉTODOS caminhos abstrato teórico e TÉCNICAS real /caso vivência

Leia mais

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA

PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA EXPOSITIVA PLANO DE AULA DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA I (CÓD. ENUN60004) PERÍODO: 1 º PERÍODO TOTAL DE SEMANAS: 20 SEMANAS TOTAL DE ENCONTROS: 20 AULAS Aulas Conteúdos/ Matéria Tipo de aula Textos, filmes e outros

Leia mais

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

1 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL EVERARDO BACKHEUSER DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: CARLOS WEINMAN TURMA: 1ª, 2ª E 3ª SÉRIE ANO LETIVO: 2014 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I

Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I Disciplina: Filosofia Série: 10 Unidade: Primeira Content Area: Philosophy Grade 10 Quarter I 1.1 1.2 1.3 Conhecimento filosófico, religioso, científico e senso comum. Filosofia e lógica. Milagre Grego.

Leia mais

DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS

DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS DOUTRINAS ÉTICAS FUNDAMENTAIS PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR Ética e História Como a Ética estuda a moral, ou seja, o comportamento humano, ela varia de acordo com seu objeto ao longo do

Leia mais

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates

III. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO. Aula 1 I) Introdução a. Homero b. Hesíodo c. O Mito e o Lógos. II) Sócrates Introdução à Filosofia I.EMENTA Noções introdutórias ao Filosofar: origem e invenção. Agostinho de Hipona e a razão. Aristóteles e a superação do paradigma da Academia. Avicena e a filosofia árabemuçulmana.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular CICLO PROFISSIONAL OU TRONCO COMUM FL237 - ETICA OBRIGATÓRIO 3 60 0 60 4.0 PRESSUPOSTOS ANTROPOLÓGICOS DA ÉTICA. A ESTRUTURA DO AGIR MORAL: ESTRUTURA OBJETIVA E SUBJETIVA; A CONSISTÊNCIA MORAL; A LIBERDADE;

Leia mais

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO DE MATEMÁTICA 1. Etnomatemática e Educação Matemática; 2. A utilização da História da Matemática no Processo de Ensino - Aprendizagem de Matemática; 3. Modelagem Matemática e Educação Matemática;

Leia mais

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões

Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Prova Global Simulado 6º. Filosofia 2014/2 Devolutiva das questões Questão nº 1 - Resposta B Justificativa: O amante do mito é de certo modo também um filósofo, uma vez que o mito se compõe de maravilhas

Leia mais

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino

Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS. Plano de Ensino Unesp PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS Plano de Ensino Designação da Disciplina: Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência Domínio Específico ( X )

Leia mais

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos.

Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Uma Leitura Sobre as Escolhas dos Conteúdos. Os conteúdos disciplinares devem ser tratados, na escola, de modo contextualizado, estabelecendo-se, entre eles, relações interdisciplinares e colocando sob

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo

PLANO DE ENSINO ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA. DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos. Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO CURSO: Teatro MODALIDADE: Graduação DISCIPLINA: Estética ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: Departamento de Filosofia e Métodos DOCENTE RESPONSÁVEL: Semestre Letivo:

Leia mais

Sumário. Prefácio, xix

Sumário. Prefácio, xix Sumário Prefácio, xix INTRODUÇÃO, 1 1 Filosofia e o simbolismo da sabedoria, 1 2 Filosofia: entre reflexão e ação, 4 3 A urgência do pensar: a inserção contextual da filosofia na sociedade contemporânea,

Leia mais

DISCIPLINAS FAVOR, NÃO USAR ABREVIATURAS EMENTAS 12/01/ ProfªDrª Elizabeth de Assis Dias SERVIDOR(A) DA UFPA. 1 Filosofia da ciência I

DISCIPLINAS FAVOR, NÃO USAR ABREVIATURAS EMENTAS 12/01/ ProfªDrª Elizabeth de Assis Dias SERVIDOR(A) DA UFPA. 1 Filosofia da ciência I ORDEM PRESENCIAL A DISTÂNCIA TOTAL Nome do Curso LICENCIATURA EM FILOSOFIA Identificação da turma Filosofia Cidade de Funcionamento BELÉM Ano/Período de Ingresso 2010/1 Ano/Período em curso 2012/2 DISCIPLINAS

Leia mais

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele

Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por. Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele Historismo é revolução cultural e epistemológica produzida por Guillermo Dilthey dentro da Escola Histórica Alemã por ele fundada com o lançamento em 1883 e na Alemanha de sua obra Einleitung in die Geisteswissenschaften

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 Pré-requisito: Filosofia Geral Período Letivo: 2013.1 Professor:

Leia mais

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20

PLANO DE CURSO. CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: FILOSOFIA Código: ENF 304 Pré-requisito: Nenhum Período Letivo: 2016.2 Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Relatório Perfil Curricular PERÍODO: 1º FL211- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA 1 OBRIG 60 0 60 4.0 Fórmula: FL233 FL233- HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA FL252- INICIACAO A PESQUISA FILOSOFICA OBRIG 60 0 60 4.0 A PESQUISA: SUA CARACTERIZAÇÃO;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Turmas de Núcleos Livres para 2017/1 - Regional Goiás

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Turmas de Núcleos Livres para 2017/1 - Regional Goiás CHU0161 ALEMÃO INSTRUMENTAL II 64 A 30 UAE de C. CSA0267 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 32 A 50 UAE de C. CHU0160 CONFLITOS POLÍTICOS E LIBERDADE REPUBLICANA: CONVERGÊNCIA OU DIVERGÊNCIA SEGUNDO MAQUIAVEL?

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Turmas de Núcleos Livres para 2017/1 - Regional Goiás

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Turmas de Núcleos Livres para 2017/1 - Regional Goiás CHU0161 ALEMÃO INSTRUMENTAL II 64 A 30 UAE de C. CSA0267 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL 32 A 50 UAE de C. CHU0160 CONFLITOS POLÍTICOS E LIBERDADE REPUBLICANA: CONVERGÊNCIA OU DIVERGÊNCIA SEGUNDO MAQUIAVEL?

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª Drª Claudia Pellegrini Drucker

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª Drª Claudia Pellegrini Drucker Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 46266, de 26/06/1959, publicado no Diário Oficial da União de 10/07/1959 Parecer Criacao n. 721 de 14.09.78 do Conselho

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2010/2011

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2010/2011 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2010/2011 I- O QUE É FILOSOFIA? 1. Quais são as questões da Filosofia? 2. A dimensão discursiva do trabalho filosófico II-QUESTÕES FUNDAMENTAIS

Leia mais

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2008/2009

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2008/2009 ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA NOVOS PÚBLICOS MAIORES DE 23 ANOS 2008/2009 I - O QUE É FILOSOFIA? 1. Quais são as questões da Filosofia? 2. A dimensão discursiva do trabalho filosófico II - QUESTÕES FUNDAMENTAIS

Leia mais

O. 8. BITTÇ~R EDU~RDO. Curso de Etica Jurídica. É ti c a geral e profissional. 12ª edição, revista, atualizada e modificada ..

O. 8. BITTÇ~R EDU~RDO. Curso de Etica Jurídica. É ti c a geral e profissional. 12ª edição, revista, atualizada e modificada .. EDU~RDO O. 8. BITTÇ~R "" Curso de Etica Jurídica É ti c a geral e profissional 12ª edição, revista, atualizada e modificada.. ~ o asaraiva SUMÁRIO Prefácio... 15 Apresentação... 19 PARTE I-Ética Geral

Leia mais

A teoria do conhecimento

A teoria do conhecimento conhecimento 1 A filosofia se divide em três grandes campos de investigação. A teoria da ciência, a teoria dos valores e a concepção de universo. Esta última é na verdade a metafísica; a teoria dos valores

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO TEORIA DO CONHECIMENTO E FILOSOFIA DA CIÊNCIA III 1º Semestre de 2009 Disciplina Optativa Destinada: alunos de Filosofia e de outros departamentos Código: FLF0445 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof.

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decr. Federal 46266 de 26/06/1959, publicado no DOU de

Leia mais

4ª ETAPA. Componente Curricular: Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia.

4ª ETAPA. Componente Curricular: Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Curso: Licenciatura em Filosofia. ETAPA Componente Exclusivo de curso ( ) Eixo Comum ( X ) Eixo Universal ( ) Avaliação da Aprendizagem Estuda a avaliação escolar, com identificação dos alicerces teóricos da avaliação classificatória e

Leia mais

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade

Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade Informação PROVA de exame a nível de escola Filosofia 2019 Prova 225 Prova escrita 11º ano de escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

índice geral PARTE I - A SABEDORIA DO ORIENTE, 15

índice geral PARTE I - A SABEDORIA DO ORIENTE, 15 Sumário, 7 Introdução, 9 PARTE I - A SABEDORIA DO ORIENTE, 15 1. A filosofia da índia Antiga, 17 I. O período védico, 18 1. Cultura e religião no tempo dos hinos, 20 2. O tempo da mística sacrificial o

Leia mais

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga

FILOSOFIA. DISCIPLINA: História da Filosofia Antiga EMENTA FILOSOFIA DISCIPLINA: Iniciação filosófica EMENTA: Este curso pretende iniciar o aluno nos principais temas da filosofia, a partir da reflexão de seu núcleo histórico-sistemático, considerando seus

Leia mais

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA

EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA EMENTAS Departamento de Letras Estrangeiras UNIDADE CURRICULAR DE LÍNGUA E LITERATURA ITALIANA Italiano I: Língua e Cultura - Introdução às situações prático-discursivas da língua italiana mediante o uso

Leia mais

Quais são as quatro perguntas?

Quais são as quatro perguntas? Quais são as quatro perguntas? O que é? Ao que se refere? Como é? Como se refere? Por que é? Por que deste e não de outro modo? Para que é? Em que ajuda e em que implica? Das respostas às perguntas O quê

Leia mais

Entrevista por Paulo Faitanin.

Entrevista por Paulo Faitanin. O AQUINATE E OS PROBLEMAS FILOSÓFICOS CONTEMPORÂNEOS! Entrevista por Paulo Faitanin. Ivanaldo Santos é filósofo, doutor em estudos da linguagem pela UFRN e professor do Departamento de Letras e do Programa

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decr.

Leia mais

Resultado da 1ª Etapa - Avaliação do Projeto de Pesquisa

Resultado da 1ª Etapa - Avaliação do Projeto de Pesquisa LÓGICA, CIÊNCIA, MENTE E LINGUAGEM - DOUTORADO 069 Política e iconologia cristã: Análise iconológica das pinturas das igrejas de Nossa Senhora Não aprovado do Carmo e Igreja do Senhor Bom Jesus do Matozinhos

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª. Marina dos Santos Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decreto

Leia mais

Filosofia Moderna e Contemporânea

Filosofia Moderna e Contemporânea Universidade Federal Fronteira Sul Edital n o 006/UFFS/2010 Caderno de Prova 23 de maio das 14 às 17 h 3 h* E6P24 Filosofia Moderna e Contemporânea Confira o número que você obteve no ato da inscrição

Leia mais

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL

Edital N 0011 / Cacoal, 19 de fevereiro de EDITAL DE TURMA ESPECIAL Edital N 0011 / 2018. Cacoal, 19 de fevereiro de 2018. EDITAL DE TURMA ESPECIAL A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, no uso de suas atribuições legais, e tendo presente o disposto no Art.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia - noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2019 PROFESSOR

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia matutino CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Curso: Direito. Unidade Curricular: 2º Semestre Disciplina: Filosofia do Direito Turma: 2014/1

Curso: Direito. Unidade Curricular: 2º Semestre Disciplina: Filosofia do Direito Turma: 2014/1 UMC VILLA-LOBOS Curso: Direito PLANO DE AULA - PREVISTO Unidade Curricular: 2º Semestre Disciplina: Filosofia do Direito Turma: 2014/1 Tema: Verdade, Vontade e Consciência : conhecimento e moral no direito

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Prof. Dr. Jaimir Conte Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Filosofia Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU 27/12/12.Curso reconhecido pelo Decreto

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

Fase Fase 02 2 CURRÍCULO DO CURSO. Currículo: Habilitação: Núcleo Fundamental - Bacharelado e Licenciatura em Filosofia 0

Fase Fase 02 2 CURRÍCULO DO CURSO. Currículo: Habilitação: Núcleo Fundamental - Bacharelado e Licenciatura em Filosofia 0 Habilitação: Núcleo Fundamental Bacharelado e Licenciatura em Filosofia 0 Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 6266, de 26/06/1959, publicado no Diário

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Capítulo I Introdução Capítulo II Dogmática Jurídica Notas Preliminares Capítulo III Fontes do Direito Capítulo IV Lei Capítulo V Costume Capítulo

Leia mais

INTRODUÇÃO 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS 12.º ANO ENSINO SECUNDÁRIO FILOSOFIA A INTRODUÇÃO A disciplina de Filosofia A, que se constitui como uma opção da formação específica dos cursos

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno

PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno PROGRAMA DE CURSO Disciplina: Epistemologia/Teoria do conhecimento Prof:Priscila Rossinetti Rufinoni Período: Noturno Barnett Newman, Obelisco partido, 1963/69. Ementa: Apresentar as questões e os problemas

Leia mais

FILOSOFIA PARA CONCURSOS

FILOSOFIA PARA CONCURSOS FILOSOFIA PARA CONCURSOS PÚBLICOS FILOSOFIA PARA CONCURSOS PUBLICOS Josemar Soares EDITORA 2016 by INTELECTO EDITORA Produção editorial: Demes Brito Diretor editorial: Demes Brito Diagramação e revisão:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (CCH) DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO: Filosofia. DEPARTAMENTO:

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM FILOSOFIA 2017/2

EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM FILOSOFIA 2017/2 EDITAL DO PROGRAMA DE EXTRAORDINÁRIO APROVEITAMENTO EM FILOSOFIA 2017/2 A Diretora da Faculdade Católica de Anápolis vem, por meio deste Edital, tornar públicas as condições de realização do Programa de

Leia mais

Sistema de Administração Escolar

Sistema de Administração Escolar Sistema de Administração Escolar SAE Matriz Curricular de Curso de Graduação 21/06/2018 102020-0 Filosofia (Lic.) Matriz: 20181 Detalhamento da Distribuição de Carga Horária Obrigatórias (+) Optativas

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO F Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Filosofia noturno CARGA HORÁRIA 36 horas CURSO Sociologia e Política SEMESTRE 1º / 2018 PROFESSOR

Leia mais

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista)

Filosofia Moderna. Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) Filosofia Moderna Antecedentes e pensamento cartesiano (epistemologia racionalista) O projeto moderno se define, em linhas gerais, pela busca da fundamentação da possibilidade de conhecimento e das teorias

Leia mais

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos Filosóficos da Psicologia Professor: Ms. Arivaldo Ferreira de Jesus Código: PSI01 Carga Horária: 60 H

Leia mais

O que os filósofos disseram sobre o fim do mundo

O que os filósofos disseram sobre o fim do mundo O que os filósofos disseram sobre o fim do mundo Pois é, dizem que o mundo vai acabar! Culpa de Prometeu, que roubou fogo divino e entregou nas mãos dos homens (e ainda querem culpar Pandora). Apolo e

Leia mais

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana Elaborada por Manuel Sérgio na década de 80. Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Livros: O desporto como pratica filosófica

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - UFF

MATRIZ CURRICULAR - UFF Curso: FILOSOFIA Titulação: BACHAREL Habilitação: - Enfâse: - Linha de Formação: - Currículo: 58.01.001 Versão: 3 Turno: Matutino (OB) Carga horária obrigatória: 1180 (O) Carga horária optativa: 900 (E)

Leia mais

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes

Unidade 2: História da Filosofia. Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Unidade 2: História da Filosofia Filosofia Serviço Social Igor Assaf Mendes Períodos Históricos da Filosofia Filosofia Grega ou Antiga (Séc. VI a.c. ao VI d.c.) Filosofia Patrística (Séc. I ao VII) Filosofia

Leia mais

PLANO DE CURSO ÉTICA E CIDADANIA II

PLANO DE CURSO ÉTICA E CIDADANIA II PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ÉTICA E CIDADANIA II (CÓD.: ENUN 60010) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese. Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Motricidade Humana, Filogênese e Ontogênese Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Questão para aula de hoje: PORQUE É IMPORTANTE COMPREENDER A MOTRICIDADE HUMANA E CONTEXTUALIZA-LA EM RELAÇÃO A FILOGÊNESE

Leia mais

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA Professor Ricardo da Cruz Assis Filosofia - Ensino Médio FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 1 Características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea: Idealismo alemão Historicismo Estruturalismo Filosofia

Leia mais

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni

Ementa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Departamento de Filosofia Disciplina: História da Filosofia Moderna Professora: Priscila Rufinoni Ementa: Este curso trata da passagem do pensamento do medievo para a investigação

Leia mais

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA

FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA PROFESSOR: REINALDO SOUZA Nada de grande se realizou no mundo sem paixão. G. W. F. HEGEL (1770-1831) Século XIX Revolução Industrial (meados do século XVIII) Capitalismo; Inovações

Leia mais

COMUNICAÇÕES DIA 09/05 PERÍODO MATUTINO

COMUNICAÇÕES DIA 09/05 PERÍODO MATUTINO COMUNICAÇÕES DIA 09/05 PERÍODO MATUTINO Sexta-Feira - 08:00h SALA 01 MESA FILOSOFIA E ARTE Luana Borges Giacomini Fabiane Libardi (Coordenadora de Gabriel Allan Drehmer Gonçalves UMA NOVA LINGUAGEM PARA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA 1º PERÍODO FIL02457 - FILOSOFIA POLÍTICA I (60 h, OBR) O homem e sua ação política. A noção de polis no pensamento grego antigo e seus desdobramentos

Leia mais

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo

O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo IF UFRJ Mariano G. David Mônica F. Corrêa 1 O conhecimento e a incerteza do ponto de vista do ceticismo Aula 1: O conhecimento é possível? O

Leia mais

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. MESA: FILOSOFIA ANTIGA Mediadora: Auditório Ciências Sociais. MESA: MARX Mediadora: MESA: KANT 1.

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA. MESA: FILOSOFIA ANTIGA Mediadora: Auditório Ciências Sociais. MESA: MARX Mediadora: MESA: KANT 1. SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA MATUTINO 10:00-12:00 BERGSON Sala de Projeções Depto de Letras DESCARTES Gustavo Oliveira FILOSOFIA ANTIGA Auditório Ciências Sociais FILOSOFIA DA PSICOLOGIA Deborah Antunes

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 1º Semestre de 2006 Disciplina Obrigatória Destinada: Alunos de Filosofia Código: FLF0113 Sem pré-requisito Prof. Luis César Oliva Prof. Marco Aurélio Werle Profa. Marilena de Souza

Leia mais

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES

Teorias éticas. Capítulo 20. GRÉCIA, SÉC. V a.c. PLATÃO ARISTÓTELES GRÉCIA, SÉC. V a.c. Reflexões éticas, com um viés político (da pólis) _ > como deve agir o cidadão? Nem todas as pessoas eram consideradas como cidadãos Reflexão metafísica: o que é a virtude? O que é

Leia mais

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente:

O presente documento divulga informação relativa à prova de exame a nível de escola da disciplina de Filosofia, a realizar em 2017, nomeadamente: Informação - Prova de Exame a Nível de Escola Filosofia (de acordo com Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 10/2008, de 7 de março, alterado pela Lei n.º

Leia mais