Medidores de Vazão e Temperatura. Prof. Jomar Teodoro Gontijo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Medidores de Vazão e Temperatura. Prof. Jomar Teodoro Gontijo"

Transcrição

1 Medidores de Vazão e Temperatura Prof. Jomar Teodoro Gontijo

2 Medidores de Vazão Utilizado na medição e no controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados.

3 Medidores de vazão Cada medidor é aplicado a uma realidade;

4 Vazão Definição de vazão; Vazão volumétrica: Unidades de medição: m³/s, m³/h, l/h, l/min, GPM (galão por minuto).

5 Vazão Vazão mássica: Unidades de medição: kg/s, kg/h, T/h e Lb/h.

6

7 Conceitos físicos e básicos para medição de vazão Calor Específico; Viscosidade; Velocidade; Tipo de escoamento.

8 Tipos de Medidores

9 MÉTODOS DE DESLOCAMENTO VOLUMÉTRICO São aqueles que o fluído passando em quantidades sucessivas pelo mecanismo de medição, faz com que o mesmo acione o mecanismo de indicação. Estes medidores são utilizados para serem os elementos primários das bombas de gasolina e dos hidrômetros.

10 MEDIDORES DE DESLOCAMENTO VOLUMÉTRICO Estes medidores são apropriados para medidas de fluídos limpos, pois, partículas suspensas podem provocar desgaste e decorrentes imprecisões de medida. Exemplos Tipo Pás Giratórias Tipo de Engrenagem

11 Medidores de vazão de quantidade volumétrica EXEMPLOS 11

12 Medidores de vazão de quantidade volumétrica A maioria dos medidores industriais medem a velocidade e infere a vazão volumétrica do fluído. A partir da velocidade e da área da seção transversal da tubulação tem-se a vazão volumétrica. Medem a quantidade de material instantânea. Exprimem a vazão por unidade de tempo. 12

13 MEDIDORES DE DESLOCAMENTO VOLUMÉTRICO MEDIDOR DE PISTÃO ALTERNANTE PARA LÍQUIDOS Nestes medidores, um disco é instalado num envoltório fechado, como mostra a figura. O disco se inclina quando o líquido entra no aparelho de modo que para cada ciclo de mutação, um volume discreto de líquido flui através da saída. Cada ciclo é registrado por um eixo conectado ao sistema de leitura.

14 MEDIDORES DE DESLOCAMENTO VOLUMÉTRICO MEDIDOR DE DISCO OSCILANTE PARA LÍQUIDOS Nestes medidores, um disco é instalado num envoltório fechado, como mostra a figura. O disco se inclina quando o líquido entra no aparelho de modo que para cada ciclo de mutação, um volume discreto de líquido flui através da saída. Cada ciclo é registrado por um eixo conectado ao sistema de leitura.

15 MEDIDORES DE DESLOCAMENTO VOLUMÉTRICO MEDIDOR VOLUMÉTRICO DE ENGRENAGENS OVAIS Estes instrumentos são utilizados na medição de líquidos na indústria petrolífera, petroquímica, química, na transferência de custódia e carregamento de Caminhões Tanque, etc. Se destaca em aplicações de líquidos em condições adversas tais como: Óleos combustível pesados, Resíduos de Asfalto (Rasf), Asfalto, Petróleo Bruto, Derivados de petróleo em geral.

16 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial A pressão diferencial é produzida por um elemento primário colocado na tubulação de forma que o fluído passe através dele; haverá um aumento da velocidade do fluido, e uma queda de pressão, produzindo assim a pressão diferencial, que varia com a quantidade que escoa pelo tubo. 16

17 MEDIÇÃO DE VAZÃO POR PRESSÃO DIFERENCIAL Os medidores de vazão por P podem ser aplicados numa grande variedade de medições, envolvendo a maioria dos gases e líquidos, inclusive fluídos com sólidos em suspensão, bem como fluídos viscosos, em uma faixa de temperatura e pressão bastante ampla.

18 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial O elemento primário que produz a depressão e gera a diferença de pressão, pode ser um dos seguintes instrumentos: Placa de Orifício Tubo de Venturi Bocal de Vazão Tubo de Pitot Rotâmetro 18

19 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial Placa de Orifício Consiste em uma placa precisamente perfurada; a qual é instalada perpendicularmente ao eixo da tubulação; Dispositivo mais simples e mais comum. 19

20 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial Vantagens: instalação fácil, econômica, construção simples, manutenção e troca simples, alta perda de carga, baixa rangeabilidade. Desvantagens: Provoca considerável perda de carga no fluxo, a faixa de medição é restrita, desgaste da placa, etc 20

21 PLACA DE ORIFÍCIO É o mais usado pelo seu baixo custo associado ao grande conhecimento acumulado de décadas de aplicação;

22 TIPOS: PLACA DE ORIFÍCIO Concêntrica; Entrada Cônica; Segmental; Excêntrica; Quadrante.

23 FUNCIONAMENTO: PLACA DE ORIFÍCIO À medida que o fluido se aproxima da placa há um ligeiro aumento na pressão, e depois há uma súbita queda após a passagem pelo orifício.

24 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial Orifício Concêntrico Utilizado para líquidos, gases que não contenham sólidos em suspensão. 24

25 TIPOS DE ORIFÍCIOS ORIFÍCIO EXCÊNTRICO Utilizada quando tivermos fluído com sólidos em suspensão, os quais possam ser retidos e acumulados na base da placa, sendo o orifício posicionado na parte de baixo do tubo.

26 TIPOS DE ORIFÍCIOS ORIFÍCIO SEGMENTAL Esta placa tem a abertura para passagem de fluido, disposta em forma de segmento de círculo. É destinada para uso em fluídos laminados e com alta porcentagem de sólidos em suspensão.

27 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial PLACA DE ORIFÍCIO 27

28 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial Tubo de Venturi Possui uma curta garganta estreitada entre duas seções cônicas e está usualmente instalado entre dois flanges em um tubulação; Acelera o fluído e temporariamente baixa sua pressão estática; A recuperação de pressão é bastante eficiente; Uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento de pressão; Enquanto o fluído medido carrega sólidos em suspensão; Venturi produz um diferencial menor que a placa de orifício para uma mesma vazão e diâmetro igual à sua garganta. 28

29 TUBO VENTURI A recuperação de pressão em um tubo Venturi é bastante eficiente, sendo seu uso recomendado quando se deseja um maior restabelecimento de pressão e quando o fluido medido carrega sólidos em suspensão. O Venturi produz um diferencial menor que uma placa de orifício para uma mesma vazão e diâmetro igual à sua garganta.

30 Medidores de Vazão Volumétricos Por Pressão Diferencial Tubo de Venturi 30

31 Medidores de Vazão Volumétricos Por Pressão Diferencial BOCAL DE VAZÃO O Bocal de vazão (Flow nozzle) é, em muitos aspectos um meio termo entre a placa de orifício e o tubo Venturi. O perfil dos bocais de vazão permite sua aplicação em serviços onde o fluído é abrasivo e corrosivo. Tem características semelhantes à placa de orifício e tubo de Venturi.

32 Medidores de Vazão Volumétricos Por Pressão Diferencial BOCAL DE VAZÃO O perfil de entrada é projetado de forma à guiar a veia fluída até atingir a seção mais estrangulada do elemento de medição, seguindo uma curva elíptica (projeto ASME) ou pseudoelíptica (projeto ISA). Seu principal uso é em medição de vapor com alta velocidade, recomendado p/ tubulações > 50mm.

33 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial BOCAL DE VAZÃO 33

34 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial TUBO PITOT É um dispositivo para medição de vazão através da velocidade detectada em um ponto da tubulação. O tubo de Pitot é um tubo com uma abertura em sua extremidade, sendo esta colocada na direção da corrente fluida de um duto. A diferença da pressão total e a pressão estática da linha nos dará a pressão dinâmica, a qual é proporcional ao quadrado da velocidade.

35 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial a diferença da pressão total e a estática da linha resulta na pressão dinâmica. a pressão dinâmica é proporcional ao quadrado da velocidade: TUBO PITOT 35

36 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial TUBO PITOT 36

37 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial 37

38 Medidores de vazão volumétricos por pressão diferencial MEDIDOR TIPO ANNUBAR O Annubar é um dispositivo de produção de pressão diferencial que ocupa todo o diâmetro do tubo. O annubar é projetado para medir a vazão total, de forma diferente dos dispositivos tradicionais de pressão diferencial.

39 MEDIDAS DE VAZÃO MÉTODOS DE ÁREA VARIÁVEL

40 MÉTODOS DE ÁREA VARIÁVEL ROTÂMETROS Medidores que aplicam estes métodos dão uma indicação direta da taxa de fluxo no instante da observação, sendo assim apropriados para aplicação de controle de processos, embora, quando a densidade do fluído é diferente daquela para o qual o instrumento foi calibrado, a leitura do medidor deve ser corrigida.

41 ROTÂMETROS Rotâmetros são medidores de vazão por área variável, nos quais um flutuador varia sua posição dentro de um tubo cônico, proporcionalmente à vazão do fluido.

42 ROTÂMETROS Basicamente, um rotâmetro consiste de duas partes: 1) Um tubo de vidro de formato cônico, o qual é colocado verticalmente na tubulação em que passará o fluido que queremos medir. A extremidade maior do tubo cônico ficará voltada para cima. 2) No interior do tubo cônico teremos um flutuador que se moverá verticalmente, em função da vazão medida.

43 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O fluido passa através do tubo da base para o topo. Quando não há vazão, o flutuador permanece na base do tubo e seu diâmetro maior é usualmente selecionado de tal maneira que bloqueie a pequena extremidade do tubo, quase que completamente.

44 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Quando a vazão começa e o fluido atinge o flutuador, o empuxo torna o flutuador mais leve; porém, como o flutuador tem uma densidade maior que a do fluido, o empuxo não é suficiente para levantar o flutuador.

45 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO A área de passagem oferece resistência à vazão e a queda de pressão do fluido começa a aumentar. Quando a pressão diferencial, somada ao efeito de empuxo do líquido, excede a pressão devido ao peso do flutuador, então o flutuador sobe e flutua na corrente fluida.

46 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Com o movimento ascendente do flutuador em direção à parte mais larga do tubo, a área anular, entre a parede do tubo de vidro e a periferia do flutuador, aumenta. Como a área aumente, o diferencial de pressão devido ao flutuador decresce.

47 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O flutuador ficará em equilíbrio dinâmico quando a pressão diferencial através do flutuador somada ao efeito do empuxo contrabalançar o peso do flutuador.

48 ROTÂMETROS-PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO Qualquer aumento na vazão movimenta o flutuador para a parte superior do tubo de vidro e a diminuição causa uma queda a um nível mais baixo. Cada posição do flutuador corresponde a um valor determinado de vazão e somente um. É somente necessário colocar uma escala calibrada na parte externa do tubo e a vazão poderá ser determinada pela observação direta da posição do flutuador.

49 49 ROTÂMETROS

50 Os dois principais tipos são: O vertedor e MEDIDORES DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS A calha de Parshall.

51 VERTEDOR MEDIDORES DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS O vertedor mede a altura estática do fluxo em reservatório que verte o fluído de uma abertura de forma variável.

52 CALHA DE PARSHALL MEDIDORES DE VAZÃO EM CANAIS ABERTOS O medidor tipo calha de Parshall é um tipo de Venturi aberto que mede a altura estática do fluxo. É um medir mais vantajoso que o vertedor, porque apresenta menor perda de carga e serve para medir fluídos com sólidos em suspensão.

53 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO Os principais medidores especiais de vazão são: MEDIDORES MAGNÉTICOS TIPO TURBINA TIPO CORIOLIS VORTEX ULTRA-SÔNICO

54 Eletromagnético O funcionamento baseia se no fenômeno da indução eletromagnética; O condutor em movimento é o próprio líquido que circula num tubo de medida não magnético; 54

55 Medidores especiais - Eletromagnético há dois eletrodos implantados no tubo de medida que fazem contato com o líquido; perpendicularmente à linha dos eletrodos, é aplicado um campo magnético produzido por duas bobinas exteriores; A f.e.m. induzida é proporcional à vazão do líquido; Como não existe nenhum contato com fluído, este tipo de medidor oferece perda de carga equivalente a de um trecho reto de tubulação. 55

56 Medidores especiais - Eletromagnético Algumas vantagens: sem componentes móveis; passagem completamente desobstruída; quimicamente compatível com virtualmente todos os líquidos; não é afetado pela viscosidade, pressão, temperatura, ou densidade. 56

57 Medidores especiais - Eletromagnético Algumas desvantagens: líquido deve ser eletricamente condutor; não adequado para gás; exige energia auxiliar; difícil adaptação para áreas perigosas. 57

58 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDORES MAGNÉTICOS DE VAZÃO COM ELETRODOS O medidor magnético de vazão é seguramente um dos medidores mais flexíveis e universais dentre os métodos de medição de vazão. Sua perda de carga é equivalente a de um trecho reto de tubulação, já que não possui qualquer obstrução.

59 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDORES MAGNÉTICOS DE VAZÃO COM ELETRODOS Medidores magnéticos são ideais para medição de produtos químicos altamente corrosivos, fluidos com sólidos em suspensão, lama, água, polpa de papel. Sua aplicação estende-se desde saneamento até indústrias químicas, papel e celulose, mineração e indústrias alimentícias.

60 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDORES MAGNÉTICOS DE VAZÃO COM ELETRODOS

61 Medidores de vazão tipo turbina 61

62 Medidor por Turbina Introdução; Princípio de funcionamento; Aplicações típicas;

63 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO TIPO TURBINA Os Medidores de turbina são utilizados na medição de líquidos industriais e derivados de petróleo de baixa viscosidade, na medição de Gases como: GLP, Gás natural. Este tipo de medidor se destaca pela alta precisão e repetibilidade sendo muito utilizado em medição de transferência de custódia e carregamento de caminhões tanque e processos de dosagem. Existe uma ampla gama de modelos disponíveis atendendo a maioria dos processos na Indústria Petroquímica, química, alimentícia.

64 TIPO TURBINA MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO O medidor tipo turbina é constituído basicamente por um rotor montado axialmente na tubulação.

65 TIPO TURBINA O rotor é provido de aletas que o fazem girar quando passa um fluido na tubulação do processo. Uma bobina captadora com um imã permanente é montada externamente fora da trajetória do fluido. Quando este se movimenta através do tubo, o rotor gira a uma velocidade determinada pela velocidade do fluido e pelo ângulo das lâminas do rotor. MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO

66 TIPO TURBINA MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO Á medida que cada lâmina passa diante da bobina e do imã, ocorre uma variação da relutância do circuito magnético e no fluxo magnético total a que está submetida a bobina. Verificase então a indução de um ciclo de tensão alternada.

67 TIPO TURBINA A frequência dos pulsos gerados desta maneira é proporcional á velocidade do fluido e a Vazão pode ser determinada pela medição / totalização de pulsos. MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO

68 Turbina RESUMO - FUNCIONAMENTO Constituído por um rotor montado paralelamente na tubulação; o rotor é provido de palhetas que o fazem girar quando tubulação passa um fluído na tubulação; a velocidade angular do rotor é proporcional à velocidade do fluído; que por sua vez, é proporcional à vazão do volume. 68

69 Turbina - Algumas vantagens: alta precisão; versátil e adequado para funcionamento sob condições severas; saída digital linear; resposta rápida; dimensão e pesos reduzidos.. 69

70 Turbina - Algumas desvantagens: inadequada a viscosidade elevada; pode ser danificado por velocidade excessiva; relativamente dispendioso; componente móvel sujeito a desgaste; exige indicador separado. 70

71 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDOR POR EFEITO CORIOLIS É um instrumento que tem grande aplicabilidade desde indústria alimentícia, farmacêutica, química, papel, petróleo etc. e sua medição, independe das variáveis de processo - densidade, viscosidade, condutibilidade, pressão, temperatura, perfil do fluído.

72 MEDIDOR DE VAZÃO POR CORIÓLIS Efeito da força Coriólis - inércia e aceleração centrípeta; Princípio de Coriólis - gera um sinal proporcional à vazão mássica.

73 MEDIDOR DE VAZÃO POR CORIÓLIS Dois tubos paralelos em U ; Eletroímas; Oscilação nos tubos; Vazão mássica; Sensores mágnéticos.

74 MEDIDOR DE VAZÃO POR CORIÓLIS Medição de líquidos com sólidos, de alta e baixa viscosidade, suspensões e emulsões; Indústrias Petroquímicas, Químicas, Petrolíferas, Farmacêuticas, Alimentícias.

75 Medidores especiais de vazão Efeito Coriolis Um tubo em U é excitado externamente de modo a vibrar; A passagem do fluído pelo tubo vibrante produz esforços alternados, provocando torção; A amplitude da torção é proporcional à vazão e é registrada eletronicamente. 75

76 76 Medidores de vazão por efeito Coriolis

77 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDOR VORTEX Estes Medidores são utilizados na medição de vazão de líquidos de baixa viscosidade, gases e vapor (saturado e superaquecido). Os MEDIDORES VORTEX se caracterizam pela ausência de partes móveis em contato com o fluido, baixa perda de carga e boa precisão.

78 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDOR VORTEX Quando um anteparo de geometria definida é colocado de forma a obstruir parcialmente uma tubulação em que escoa um fluido, ocorre a formação de vórtices; que se desprendem alternadamente de cada lado do anteparo. Este é um fenômeno muito conhecido e demonstrado em todos os livros de mecânica dos fluidos.

79 Medidor Vortex Vantagens: exatidão, alta precisão, medição de vazão linear de líquidos com baixa viscosidade, gases e vapor. Aplicações com temperaturas entre C e C; preço competitivo de aquisição/instalação, operação e manutenção;

80 Medidor Vortex Utilização: medição de vazão de água, álcool, entre outros líquidos; ar comprimido, nitrogênio, oxigênio, gás natural, vapor, e outros insumos Soluções Vórtex industriais para fins de balanço material e/ou energético.

81 Medidor Vortex Funcionamento: Geração de vórtices num obstáculo de formato trapezoidal Vista interna do medidor

82 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO ULTRA-SÔNICOS Os medidores de vazão que usam a velocidade do som como meio auxiliar de medição podem ser divididos em dois tipos principais: - MEDIDORES A EFEITO DOPPLER - MEDIDORES DE TEMPO DE TRÂNSITO Nota: Existem medidores ultrassônicos nos quais os transdutores são presos à superfície externa da tubulação, e outros com os transdutores em contato direto com o fluído. Os transdutoresemissores de ultrassons consistem em cristais piezelétricos que são usados como fonte de ultrassom, para enviar sinais acústicos que passam no fluído, antes de atingir os sensores correspondentes.

83 83 Medidor de vazão ultrassônico

84 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDORES DE EFEITO DOPPLER O efeito Doppler é aparente variação de freqüência produzida pelo movimento relativo de um emissor e de um receptor de freqüência.

85 MEDIDORES ESPECIAIS DE VAZÃO MEDIDORES DE EFEITO DOPPLER Estes instrumentos são consequentemente adequados para medir vazão de fluídos que contêm partículas capazes de refletir ondas acústicas. No caso, esta variação de frequência ocorre quando as ondas são refletidas pelas partículas móveis do fluído. Nos medidores baseados neste princípio, os transdutores-emissores projetam um feixe contínuo de ultrassom na faixa das centenas de khz. Os ultrassons refletidos por partículas veiculadas pelo fluído têm sua frequência alterada proporcionalmente ao componente da velocidade das partículas na direção do feixe.

86 Medidores Ultrassônicos - Medidores de tempo de trânsito: Adequados para medir vazão de fluídos que não contém partículas; Princípio de funcionamento.

87 MEDIDORES DE TEMPO DE TRÂNSITO Nestes medidores, um transdutor emissor - receptor de ultrassons é fixado à parede externa do tubo, ao longo de duas geratrizes diametralmente opostas. O eixo que reúne os emissores receptores forma com o eixo da tubulação, um ângulo.

88 MEDIDORES DE TEMPO DE TRÂNSITO Os transdutores transmitem e recebem alternadamente um trem de ondas ultra-sônicas de duração pequena. O tempo de transmissão é levemente inferior (t 1 ) orientada para a jusante, e levemente superior (t 2 ) quando orientada para a montante. Sendo L a distância entre os sensores, V1 a velocidade média do fluído e V2 a velocidade do som no líquido considerado.

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Vazão por Pressão diferencial Tubo de Pitot É um dispositivo utilizado para medição de vazão através da velocidade detectada

Leia mais

Instrumentação. Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior. Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P.

Instrumentação. Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior. Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P. Instrumentação Aula Medição Vazão Prof. Sergio Luis Brockveld Junior Material desenvolvido com base na aula do professor Guilherme P. Colnago Assuntos Aplicações Conceitos Medição de Vazão Experiências

Leia mais

Relação Conceitual dos Medidores de Temperatura

Relação Conceitual dos Medidores de Temperatura ensão (Termopar) / Resistência (RTD ou Termistor) Lista 3 Sistemas de Instrumentação e Controle 1) Em relação a função de transferência resistência X temperatura em um RTD, resistência X temperatura em

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL

Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos PSI 2461 ELETRÔNICA DE CONTROLE INDUSTRIAL MEDIDORES DE VAZÃO MEDIDORES DE FLUXO Definição de vazão Vazão

Leia mais

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana Instrumentos de Vazão Adrielle C. Santana Instrumentação Instrumentação Instrumentação Introdução Vazão é a quantidade volumétrica ou gravimétrica de determinado fluido que passa por uma determinada seção

Leia mais

6 VAZÃO. Observação: A vazão também pode ser obtida pelo resultado da multiplicação da área seccional pela média da velocidade do fluido.

6 VAZÃO. Observação: A vazão também pode ser obtida pelo resultado da multiplicação da área seccional pela média da velocidade do fluido. 6 VAZÃO 6.1 INTRODUÇÃO Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos, gases e até sólidos granulados,

Leia mais

1. Conceitos básicos de automação 13. Benefícios da automação 13 Automação de processos Instrumentação 19

1. Conceitos básicos de automação 13. Benefícios da automação 13 Automação de processos Instrumentação 19 Sumário 1. Conceitos básicos de automação 13 Benefícios da automação 13 Automação de processos 14 2. Instrumentação 19 Classes e sistemas de instrumentação 19 Terminologia 23 3. Medição de pressão 40 Conceitos

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

Prof. Leandro Morais VAZÃO

Prof. Leandro Morais VAZÃO Prof. Leandro Morais VAZÃO Vazão Definição de Vazão - É a quantidade de líquido, gás ou sólido que passa por um determinado local por unidade de tempo. - Quantidade medida em volume (m³) ou massa (kg)

Leia mais

I. B. de Paula MEDIDAS DE VAZÃO

I. B. de Paula MEDIDAS DE VAZÃO MEDIDAS DE VAZÃO 1 Importância da medição de vazão Utilizada em inúmeras aplicações. Alguns exemplos: 2 Importância da medição de vazão - Vazão é uma das grandezas mais utilizadas na indústria. - As aplicações

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Vazão Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade

Leia mais

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana

Instrumentos de Vazão. Adrielle C. Santana Instrumentos de Vazão Adrielle C. Santana Medidor de Vazão Magnético Perda de carga mínima pelo fluido; Se baseiam na criação de potencial elétrico pelo movimento de um fluido condutor através de um campo

Leia mais

1. Introdução. 2. Sensores de vazão baseados na pressão

1. Introdução. 2. Sensores de vazão baseados na pressão Sensores de Vazão 1. Introdução 2. Sensores de vazão baseados na pressão 2.1 Placa de orifício 2.2 Bocal de fluxo 2.3 Tubo de venturi 2.4 Tubo de pitot Sendo: Pt: pressão total ou de estagnação; Ps: pressão

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte V V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

Medição de Vazão CARLOS FREDERICO MESCHINI ALMEIDA. Introdução

Medição de Vazão CARLOS FREDERICO MESCHINI ALMEIDA. Introdução Medição de Vazão CARLOS FREDERICO MESCHINI ALMEIDA Introdução Na maioria das operações realizadas nos processos industriais é muito importante efetuar a medição e o controle da quantidade de fluxo de líquidos,

Leia mais

Vazão. Conceito de Vazão

Vazão. Conceito de Vazão Vazão Conceito de Vazão Quando se toma um ponto de referência, a vazão é a quantidade do produto ou da utilidade, expressa em massa ou em volume, que passa por ele, na unidade de tempo. A unidade de vazão

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO - VAZÃO INSTRUMENTAÇÃO - VAZÃO

INSTRUMENTAÇÃO - VAZÃO INSTRUMENTAÇÃO - VAZÃO MEDIDORES DE VAZÃO 1. Medição por pressão diferencial (elementos primários) Placa de Orifício Tubo Venturi Bocal de Vazão Orifício Integral Tubo Pitot Tubo Annubar 2. Medição por área variável Rotâmetro

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL APLICADA À INDÚSTRIA DE PETRÓLEO Professor Valner Brusamarello - UFRGS Encontro V Temas abordados no curso Encontro I Introdução e definições gerais Incertezas em medições Encontro

Leia mais

Aula 7 Medidores de fluxo. Prof. Geronimo

Aula 7 Medidores de fluxo. Prof. Geronimo Aula 7 Medidores de fluxo Prof. Geronimo BOCAL DE VAZÃO O princípio de operação é idêntico ao das placas de orifício, constituindo-se em elemento primário gerador de pressão diferencial; a relação entre

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES Definições VAZÃO é a quantidade de fluído (líquido, gasoso ou sólido particulado) que atravessa a seção transversal de um duto

Leia mais

Malhas de Controle vazão. Malhas de Controle (CP2) DEQ/UFSCar 1 / 40

Malhas de Controle vazão. Malhas de Controle (CP2)  DEQ/UFSCar 1 / 40 Malhas de Controle vazão Malhas de Controle (CP2) www.professores.deq.ufscar.br/ronaldo/cp2 DEQ/UFSCar 1 / 40 Roteiro I 1 As Cinco Malhas de Controle Mais Comuns 2 Controle de Vazão 3 Exemplos 4 Sensores

Leia mais

Variável vazão. É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico.

Variável vazão. É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico. 07/04/06 É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico. Indica a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Vazão Parte IV V2017A PROF. R. P. MARQUES Sensores MECÂNICOS PRESSÃO Pistões Engrenagens Rotâmetros Turbinas Disco de nutação Vórtice Placas de orifício Bocais de vazão

Leia mais

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Vazão Parte 1

Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos. Mensuração da Vazão Parte 1 Disciplina: Instrumentação e Controle de Sistemas Mecânicos Mensuração da Vazão Parte 1 Medidores de Vazão 1. Tipo turbina 2. Medidores magnéticos 3. Medidores ultra-sônicos 4. Placa de orifício / sensor

Leia mais

Variável vazão. É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico.

Variável vazão. É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico. É através da medição de vazão que se determina o controle e balanço de materiais em um processo químico. Indica a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS MEDIDAS DE VELOCIDADE E VAZÃO

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS MEDIDAS DE VELOCIDADE E VAZÃO Nome: unesp DEPARTAMENTO DE ENERGIA Turma: 1 - OBJETIVO LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS MEDIDAS DE VELOCIDADE E VAZÃO Familiarização com as técnicas para a medidas de velocidades e vazões de fluidos.

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 12 2 É o tipo de medição que se faz para determinar o nível em função de uma segunda

Leia mais

MEDIÇÃO DE VAZÃO COM O TRANSMISSOR DE PRESSÃO VPT10-P

MEDIÇÃO DE VAZÃO COM O TRANSMISSOR DE PRESSÃO VPT10-P MEDIÇÃO DE VAZÃO COM O TRANSMISSOR DE PRESSÃO VPT10-P Introdução A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição

Leia mais

Aula 6 Medição de fluxo. Prof. Gerônimo

Aula 6 Medição de fluxo. Prof. Gerônimo Aula 6 Medição de fluxo Prof. Gerônimo FLUXO: O movimento de um fluído em uma tubulação, conduto ou canal, é denominado fluxo. Definição de fluxo: É a quantidade de matéria, volume ou massa que escoa por

Leia mais

Medição de Vazão. Disciplina de Instrumentação

Medição de Vazão. Disciplina de Instrumentação Medição de Vazão Disciplina de Instrumentação Equação de Bernoulli Descreve relação entre velocidade, pressão e altura Restrição em tubulação Tubo de Pitot O Tubo de Pitot é um instrumento utilizado para

Leia mais

Variável nível. É a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida.

Variável nível. É a medição que se faz tendo como referência a posição do plano superior da substância medida. CARACTERÍSTICAS: É a altura do conteúdo de um reservatório, que poderá ser tanto de um líquido quanto de um sólido. Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples visores para leituras

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob

Leia mais

6 Medidores de vazão para petróleo e gás natural

6 Medidores de vazão para petróleo e gás natural 6 Medidores de vazão para petróleo e gás natural Conforme abordado no capítulo 5, para se assegurar a confiabilidade da medição de vazão de petróleo e gás faz-se necessário efetuar a compensação da pressão

Leia mais

Inspeção de Sistemas de. Módulo 4 Medição de Vazão

Inspeção de Sistemas de. Módulo 4 Medição de Vazão C u r s o Inspeção de Sistemas de Medição de Gás NATURAL Módulo 4 Medição de Vazão C u r s o Inspeção de Sistemas de Medição de Gás NATURAL Módulo 4 Medição de Vazão desafio 3 Princípios de Operação dos

Leia mais

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO

4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Universidade Federal de Uberlândia Instituto de Engenharia Mecânica 4º Laboratório de EME 502 MEDIDAS DE VAZÃO Profa. Ana Lúcia Fernandes de Lima e Silva http://www.iem.unifei.edu.br/labtc/ana.html Objetivos

Leia mais

Medição de Nível. Sistema típico

Medição de Nível. Sistema típico Medição de Nível Nível pode ser definido como a altura de preenchimento de um líquido ou de algum tipo de material em um reservatório ou recipiente. A medição normalmente é realizada do fundo do recipiente

Leia mais

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela

Instrumentação Eletroeletrônica. Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Instrumentação Eletroeletrônica Prof. Afrânio Ornelas Ruas Vilela Medição de Nível Na indústria se requer medições tanto de nível de líquidos como de sólidos. Para facilitar a compreensão costuma-se definir

Leia mais

Vazão. 2

Vazão.  2 www.iesa.com.br 1 Entre as variáveis mais medidas, a vazão é a que requer os recursos tecnológicos mais diversos para a idealização e fabricação dos medidores e transmissores. É definida como sendo a quantidade

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA A B R A S O M E N T E Q U A N D O A U T O R I Z A D O Concurso Público Edital PROAD 74/2016 TÉCNICO DE LABORATÓRIO/HIDRÁULICA Leia atentamente as instruções abaixo: 1. Aguarde permissão para iniciar a

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE

INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS MEDIÇÃO DE DENSIDADE Introdução A medição da densidade de líquidos fornece uma informação valiosa para a determinação da concentração ou da composição de uma solução.

Leia mais

EXPERIMENTO 03. Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi. Prof. Lucrécio Fábio

EXPERIMENTO 03. Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi. Prof. Lucrécio Fábio EXPERIMENTO 03 Medidas de vazão de líquidos, utilizando Rotâmetro, Placa de orifício e Venturi Prof. Lucrécio Fábio Atenção: As notas destinam-se exclusivamente a servir como roteiro de estudo. Figuras

Leia mais

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Mensuração da Vazão

Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos. Mensuração da Vazão Disciplina: Sistemas Fluidomecânicos Mensuração da Vazão Medidores de Vazão 1. Tipo turbina 2. Medidores magnéticos 3. Medidores ultra-sônicos 4. Placa de orifício / sensor de pressão diferencial Medidores

Leia mais

MEDIÇÃO DE VAZÃO: CONCEITOS E MÉTODOS DE MEDIDAS

MEDIÇÃO DE VAZÃO: CONCEITOS E MÉTODOS DE MEDIDAS 1 Artigo apresentado na disciplina Engenharia de Automação de Processos Produtivos II do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado de Minas - Campus Divinópolis MEDIÇÃO DE VAZÃO: CONCEITOS

Leia mais

ELT030 INSTRUMENTAÇÃO - Medição de Vazão

ELT030 INSTRUMENTAÇÃO - Medição de Vazão 1. INTRODUÇÃO A medição de vazão é uma das tarefas mais importantes em vários processos industriais como de papel e celulose, no setor alimentício, água e esgoto, energia e principalmente nos setores químico

Leia mais

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana

Medição de Nível Parte 2. Adrielle C. Santana Medição de Nível Parte 2 Adrielle C. Santana Da aula passada... Supressão de Zero Supressão de Zero Medição por pressão hidrostática em tanques fechados e pressurizados Medição por pressão hidrostática

Leia mais

= (1) 2 Fundamentos Teóricos. 2.1 Medição de vazão

= (1) 2 Fundamentos Teóricos. 2.1 Medição de vazão 2 Fundamentos Teóricos 2.1 Medição de vazão A medição de vazão é um dos mais importantes parâmetros para o controle de diversos processos, tais como nos ramos de energia (petrolífera e elétrica), medicina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ENERGIA E FENÔMENOS DE TRANSPORTE CONSTRUÇÃO DE UM MEDIDOR DE VAZÃO UTILIZANDO UMA RESISTÊNCIA ELÉTRICA

Leia mais

Nível. Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Medição Direta de nível. Medição direta de nível. Medição direta de nível 7/5/2011

Nível. Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE. Medição Direta de nível. Medição direta de nível. Medição direta de nível 7/5/2011 Conceitos iniciais INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE Nível 1 Nível: É a altura do conteúdo de um reservatório. 2 Oconteúdopodeserliquidoousólido. 3 finalidade: Avaliar o estoque de tanques de armazenamento; Proporcionar

Leia mais

MEDIÇÃO DE VAZÃO. Instrumentação Industrial ENG3501 Prof. Letícia Chaves

MEDIÇÃO DE VAZÃO. Instrumentação Industrial ENG3501 Prof. Letícia Chaves MEDIÇÃO DE VAZÃO Instrumentação Industrial ENG3501 Prof. Letícia Chaves Medição de Vazão 2 1 MEDIDORES DE QUANTIDADE 1.1 Medidores de Quantidade por Pesagem 1.2 Medidores de Quantidade Volumétrica 2 MEDIDORES

Leia mais

Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6395 - Instrumentação Industrial Plano de Aula - 16 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Conceitos Básicos de Instrumentação Industrial 1.1. Processo...... 23 1.2. Classificações dos Processos Industriais......

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 13 2 Medição de Nível por Empuxo ou Medidor de Nível Tipo Deslocador (DISPLACER)

Leia mais

ENGEMASS. MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO

ENGEMASS. MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO E DENSIDADE Principio de funcionamento por efeito CORIÓLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TUBO RETO / TRIÂNGULO CATÁLOGO DO PRODUTO WWW.ENGEMATIC.COM.BR GERAL MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS

Leia mais

AULA 5 - SENSORES DE PRESSÃO, NÍVEL E FLUXO

AULA 5 - SENSORES DE PRESSÃO, NÍVEL E FLUXO AULA 5 - SENSORES DE PRESSÃO, NÍVEL E FLUXO SENSORES DE PRESSÃO Prof. Fabricia Sensores de Pressão Conceitos de pressão; Métodos de medição de Pressão. Conceitos de Pressão Pressão pode ser conceituada

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 11 2 MEDIDORES DE NÍVEL 3 INTRODUÇÃO Nível é a altura do conteúdo de um reservatório

Leia mais

Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude Colunas de mercúrio / Pesos de referência

Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude Colunas de mercúrio / Pesos de referência 1 ou Volumétrico Não é uma grandeza primária É derivada da velocidade e área ou variação da massa por. densidade comprimento, tempo comprimento massa, tempo Aspectos a serem medidos Velocidade Magnitude

Leia mais

Segunda Lista de Instrumentação

Segunda Lista de Instrumentação Segunda Lista de Instrumentação Profª Ninoska Bojorge - TEQ/UFF Monitor : Julia Pinto Tema: Medição de Pressão, Medição de Vazão e Medição de Nível Questão 1: Alguns medidores de Pressão se baseiam na

Leia mais

MEDIÇÃO DE VAZÃO CONCEITOS, MÉTODOS DE MEDIDAS E TRANSMISSORES DE VAZÃO.

MEDIÇÃO DE VAZÃO CONCEITOS, MÉTODOS DE MEDIDAS E TRANSMISSORES DE VAZÃO. MEDIÇÃO DE VAZÃO CONCEITOS, MÉTODOS DE MEDIDAS E TRANSMISSORES DE VAZÃO. Geovane Resende Pinto, Giovanna Aquino Melo, Giselle Ferreira, Kelterin Cristine dos Santos Correa, Rafaela Fernanda Pereira de

Leia mais

1 Introdução. 1.1 Histórico

1 Introdução. 1.1 Histórico 1 Introdução 1.1 Histórico O parque Gerador da LIGHT é composto de cinco Usinas Hidrelétricas, duas Usinas Elevatórias e cinco reservatórios e está instalado, quase que em sua totalidade, ao longo do rio

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS RIO GRANDE INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Aula 14 2 MEDIÇÃO DE NÍVEL INDIRETA Medição de Nível por Ultrassom O ultrassom é uma

Leia mais

As bobinas eletromagnéticas são energizadas por tensão alternada senoidal ou por um trem de pulsos, de tensão contínua pulsante.

As bobinas eletromagnéticas são energizadas por tensão alternada senoidal ou por um trem de pulsos, de tensão contínua pulsante. MEDIDOR DE VAZÃO MAGNÉTICO Princípio de Funcionamento A medição de vazão eletromagnética tem seu princípio de funcionamento baseado na lei da indução de Faraday, ou seja, quando um condutor elétrico se

Leia mais

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2. Respostas

TEQ Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2. Respostas TEQ00141- Sistemas de Instrumentação e Controle de Processos Lista de Exercícios nº 2 Respostas 1) a) (0,3) Sensores do tipo Tubo de Bourdon, Diafragma e Fole. Tubo de Bourdon: consiste em um tubo com

Leia mais

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G

MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G MEDIDOR DE VAZÃO TIPO TURBINA SÉRIE SVT L/G MANUAL DE INSTRUÇÕES E INSTALAÇÃO 1 ÍNDICE 1. Principio de Funcionamento 03 2. Características Técnicas 03 3. Sistema de Codificação 05 4. Instalação 06 5. Operação

Leia mais

Sistemas de Medidas e Instrumentação

Sistemas de Medidas e Instrumentação Sistemas de Medidas e Instrumentação Parte 3 Prof.: Márcio Valério de Araújo 1 Medição de Nível Capítulo VII Nível é a altura do conteúdo de um reservatório Através de sua medição é possível: Avaliar o

Leia mais

e-book Medição de Vazão NO TRATAMENTO DE EFLUENTES

e-book Medição de Vazão NO TRATAMENTO DE EFLUENTES e-book Medição de Vazão NO TRATAMENTO DE EFLUENTES 2 Índice Introdução 2 Etapas do Tratamento de Efluentes 3 Proteção de Seres Humanos e Ecossistemas 4 Monitoramento Eficaz Requer Medição Exata 5 Tipos

Leia mais

Aula Medição de Nível

Aula Medição de Nível Aula Medição de Nível INS23403 Instrumentação Professor: Sergio Luis Brockveld Junior Curso Técnico em Mecatrônica Módulo 3 2017/1 Nível é a altura do conteúdo, que pode ser líquido ou sólido. Trata-se

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 2

LISTA DE EXERCÍCIOS 2 LISTA DE EXERCÍCIOS 2 Questão 1. O escoamento no tubo na figura abaixo enche um tanque de armazenagem cilíndrico conforme mostrado. No tempo t = 0, a profundidade da água é 30 cm. Calcule o tempo necessário

Leia mais

Serviço de calibração acreditada de medidores de vazão em laboratório

Serviço de calibração acreditada de medidores de vazão em laboratório Serviços CALIBRAÇÃO ACREDITADA EMBU DAS ARTES - SP CALIBRAÇÃO ACREDITADA DE MEDIDORES DE VAZÃO EM LABORATÓRIO O laboratório acreditado de calibração de medidores de vazão em Embu das Artes SP, possui 6

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Nível Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Nível Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Nível Parte II V2017A PROF. R. P. MARQUES Ultrassom SOM se refere a ondas de pressão, usualmente produzidas pela vibração de algum corpo, viajando em um meio qualquer

Leia mais

1. INTRODUÇÃO. Figura 1.1 Classificação das máquinas de fluido [adaptado de BRASIL, 2010, p.21] mca metros de coluna d água. 1 1

1. INTRODUÇÃO. Figura 1.1 Classificação das máquinas de fluido [adaptado de BRASIL, 2010, p.21] mca metros de coluna d água. 1 1 1. INTRODUÇÃO Máquina de Fluido (fluid machinery) é o equipamento que promove a troca de energia entre um sistema mecânico e um fluido, transformando energia mecânica (trabalho) em energia de fluido ou

Leia mais

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2

Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 Lista de exercícios Caps. 7 e 8 TMEC-030 Transferência de Calor e Massa Período especial 2017/2 1. (Incropera et al., 6 ed., 7.2) Óleo de motor a 100ºC e a uma velocidade de 0,1 m/s escoa sobre as duas

Leia mais

Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa

Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa Medição de vazão Tubo Pitot Modelo FLC-APT-E, versão extraível Modelo FLC-APT-F, versão fixa WIKA folha de dados FL 10.05 FloTec Aplicações Produção de óleo e refino Tratamento e distribuição de água Processamento

Leia mais

3 Desenvolvimento Experimental

3 Desenvolvimento Experimental 3 Desenvolvimento Experimental O presente capítulo descreve o trabalho experimental desenvolvido com os seguintes propósitos: a) Avaliar o desempenho (erro relativo e repetitividade) do medidor ultrasônico

Leia mais

PTC3421 Instrumentação Industrial. Nível Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES

PTC3421 Instrumentação Industrial. Nível Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 Instrumentação Industrial Nível Parte I V2017A PROF. R. P. MARQUES PTC3421 NÍVEL - I 2 Introdução NÍVEL se refere à posição da interface entre dois meios fluídos. Os meios podem ser gasosos, líquidos,

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII

SUMÁRIO. Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII Prefácio a 3 a edição... V Prefácio... VII Capítulo 1 INTRODUÇÃO... 1 1.1 CONCEITOS BÁSICOS DE INSTRUMENTAÇÃO PARA CONTROLE DE PROCESSOS... 1 1.1.1 Sistema em Malha Aberta.... 2 1.1.2 Sistema em Malha

Leia mais

Tecnologia Avançada na Medição de Vazão por Pressão Diferencial. Para a realidade da indústria.

Tecnologia Avançada na Medição de Vazão por Pressão Diferencial. Para a realidade da indústria. Tecnologia Avançada na Medição de Vazão por Pressão Diferencial Para a realidade da indústria. O Medidor de Vazão V-Cone - Uma Técnologia Superior por DP Projetado para O Cone localizado no centro do medidor

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 12 HIDROMETRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS AULA 12 HIDROMETRIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS LEB 047 HIDRÁULICA Prof. Fernando Campos Mendonça ROTEIRO Tópicos da aula: AULA HIDROMETRIA

Leia mais

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica.

Vácuo. Figura 2.1: Esquema explicativo para os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica. 1-1 2. INSTRUMENTOS DE PRESSÃO 2.1. UNIDADES DE PRESSÃO atmosfera psi Kgf/cm² bar Torr * mh2o in. Hg Pascal atm lbf/in² Kgf/cm² bar mmhg mh2o in. Hg Pa atm 1 14,6959 1,033 1,01325 760 10,33 29,92 101325

Leia mais

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Mecânica dos Fluidos. Aula 18 Exercícios Complementares. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Aula 18 Exercícios Complementares Tópicos Abordados Nesta Aula. Exercícios Complementares. 1) A massa específica de uma determinada substância é igual a 900kg/m³, determine o volume ocupado por uma massa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSOS DE ENGENHARIA DE ENERGIA E MECÂNICA MEDIÇÕES TÉRMICAS Prof. Paulo Smith Schneider

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSOS DE ENGENHARIA DE ENERGIA E MECÂNICA MEDIÇÕES TÉRMICAS Prof. Paulo Smith Schneider UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSOS DE ENGENHARIA DE ENERGIA E MECÂNICA MEDIÇÕES TÉRMICAS Prof. Paulo Smith Schneider Exercícios sobre medição de vazão Considere um grande reservatório (figura

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Disciplina: Fenômenos de Transportes 1 Código:ME35R Turma:M51/E61/A41 Curso: Engenharias Mecânica, Elétrica e Automação e Controle Prof. Rubens Gallo SEGUNDA LISTA DE EXERCÍCOS E SEGUNDA APS 1.) Quando

Leia mais

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM Apresentação Décadas de experiência na fabricação de equipamentos hidráulicos destinados ao transporte de líquidos em geral e um amplo conhecimento de sistemas e processos qualificam

Leia mais

Medidor de vazão FlowPak Para aplicações sem trecho reto a montante e a jusante. Modelo FLC-HHR-FP

Medidor de vazão FlowPak Para aplicações sem trecho reto a montante e a jusante. Modelo FLC-HHR-FP Vazão Medidor de vazão FlowPak Para aplicações sem trecho reto a montante e a. Modelo FLC-HHR-FP Folha de dados WIKA FL 10.09 Aplicações Geração de energia Refino e extração de óleo Tratamento e distribuição

Leia mais

Este tipo de medidor de caudal foi construído por Henri de Pitot ( ).

Este tipo de medidor de caudal foi construído por Henri de Pitot ( ). O tubo de Pitot é um instrumento que mede o caudal. A medida do caudal é tão importante quanto a do consumo de energia eléctrica, para fins contáveis e para a verificação do rendimento do processo. A medição

Leia mais

GUIA DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE MACROMEDIDORES EM SANEAMENTO

GUIA DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE MACROMEDIDORES EM SANEAMENTO GUIA DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO DE MACROMEDIDORES EM SANEAMENTO Fevereiro / 2019 (v.01) 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 WOLTMANN HORIZONTAL (AXIAL)... 4 WOLTMANN VERTICAL (RADIAL)... 5 MONOJATO... 6 TANGENCIAL...

Leia mais

Fundamentos de Automação. Hidráulica

Fundamentos de Automação. Hidráulica Ministério da educação - MEC Secretaria de Educação Profissional e Técnica SETEC Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Fundamentos de Automação Hidráulica

Leia mais

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA

MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA MÁQUINAS HIDRÁULICAS AULA 14 TURBINAS HIDRÁULICAS PROF.: KAIO DUTRA Centrais Hidroelétricas A energia hidráulica encontra-se no mares, rios e reservatórios, sob a forma potencial e cinética e podem ser

Leia mais

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19

capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA LÍQUIDOS E GASES FORÇAS EXTERNAS 19 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 13 capítulo 1 NOTAS INTRODUTÓRIAS 17 1.1 ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA 17 1.2 LÍQUIDOS E GASES 18 1.3 FORÇAS EXTERNAS 19 capítulo 2 SISTEMAS DE UNIDADES DE MEDIDA 21 2.1 GRANDEZAS,

Leia mais

MEDIDORES DE VAZÃO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

MEDIDORES DE VAZÃO. Prof. Ruy Alexandre Generoso MEDIDORES DE VAZÃO Prof. Ruy Alexandre Generoso Definição Velocidade com que um fluido passa por uma determinada seção de uma tubulação ou canal. Corresponde à taxa de escoamento de algum material transportado

Leia mais

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. MEDIÇÃO DE VAZÃO Profª. Priscila Pini

HIDROLOGIA AULA semestre - Engenharia Civil. MEDIÇÃO DE VAZÃO Profª. Priscila Pini HIDROLOGIA AULA 13 5 semestre - Engenharia Civil MEDIÇÃO DE VAZÃO Profª. Priscila Pini prof.priscila@feitep.edu.br INTRODUÇÃO Vazão: volume de água que passa por uma determinada seção de um rio ao longo

Leia mais

TÍTULO: QUANTIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM ACESSÓRIOS PELO USO DE PIEZÔMETRO

TÍTULO: QUANTIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM ACESSÓRIOS PELO USO DE PIEZÔMETRO 16 TÍTULO: QUANTIFICAÇÃO EXPERIMENTAL DA PERDA DE CARGA LOCALIZADA EM ACESSÓRIOS PELO USO DE PIEZÔMETRO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE

Leia mais

Cap. 9 Medição de Velocidade e Vazão em fluidos

Cap. 9 Medição de Velocidade e Vazão em fluidos Cap. 9 Medição de Velocidade e Vazão em fluidos 9.1 - Introdução Existem diversos tipos de medidores de velocidade e vazão de fluidos, sendo que a especificação de um tipo dependerá das condições necessárias

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS Nome: unesp DEPARTAMENTO DE ENERGIA LABORATÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS Turma: Conservação da Massa e Quantidade de Movimento 1 - OBJETIVO Os principais objetivos desta aula prática é aplicar as equações

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2018 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2018 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO 1 PROCESSO SELETIVO TURMA DE 218 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora: Esta prova tem 2 partes. A primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

Dispositivos com escoamento em regime permanente

Dispositivos com escoamento em regime permanente Dispositivos com escoamento em regime permanente Bocais e difusores Os bocais e difusores normalmente são utilizados em motores a jato, foguetes, ônibus espaciais e até mesmo em mangueiras de jardim. Um

Leia mais

Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1

Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1 PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2013 Prof. Bruno Carmo Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1 Propriedade das substâncias puras: 1- Um tanque rígido com volume de 1m 3 contém

Leia mais

ENGEMASS CATÁLODO DO PRODUTO MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO

ENGEMASS CATÁLODO DO PRODUTO MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO CATÁLODO DO PRODUTO WWW.ENGEMATIC.COM.BR ENGEMASS MEDIDOR DE VAZÃO CORIOLIS SÉRIE: MICRO-BENT / U / TRIANGULO GERAL MEDIDOR DE VAZÃO

Leia mais

VÁLVULAS. Prof. Dr. Julio Almeida. Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PGMEC

VÁLVULAS. Prof. Dr. Julio Almeida. Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PGMEC VÁLVULAS Prof. Dr. Julio Almeida Universidade Federal do Paraná Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica PGMEC 1 VÁLVULAS FUNÇÕES PRINCIPAIS - regulagem da vazão de determinado produto - bloqueio

Leia mais

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue:

3. Um gás ideal passa por dois processos em um arranjo pistão-cilindro, conforme segue: 1. Um arranjo pistão-cilindro com mola contém 1,5 kg de água, inicialmente a 1 Mpa e título de 30%. Esse dispositivo é então resfriado até o estado de líquido saturado a 100 C. Calcule o trabalho total

Leia mais