Anexo 2 Resultados da consulta sobre Transparência Ambiental e Dados Abertos. Compromisso 15 do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto a OGP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Anexo 2 Resultados da consulta sobre Transparência Ambiental e Dados Abertos. Compromisso 15 do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto a OGP"

Transcrição

1 Anexo 2 Resultados da consulta sobre Transparência Ambiental e Dados Abertos Compromisso 15 do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto a OGP Pezembro de 2017

2 Sumário : compromisso 15 do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto a OGP... 3 Atuação dos participantes... 3 Conhecimentos sobre Dados Abertos e Lei de Acesso à Informação... 5 Unidades de Conservação... 8 Mudanças Climáticas e Combate ao Desmatamento Exploração Florestal Regularização Ambiental Concessões Florestais Licenciamento Ambiental... 28

3 : compromisso 15 do 3º Plano de Ação de Governo Aberto junto a OGP O 3º Plano de Ação Nacional do Brasil para Governo Aberto contém o compromisso Pados Abertos e Transparência Ativa em Meio Ambiente. Seu o objetivo é criar espaço de diálogo entre governo e sociedade para a geração e implementação de ações voltadas à transparência em meio ambiente, com focos principais em questões florestais e de licenciamento ambiental. Uma das etapas para atingir esse compromisso é levantar as expectativas da sociedade sobre a disponibilização de informações ambientais. Assim, entre setembro e outubro de 2017 foi realizada uma consulta/pesquisa pública sobre transparência ambiental e dados abertos, com o objetivo de capturar as percepções e demandas sobre publicidade de informações ambientais em cinco temas: (1) Unidades de Conservação; (2) Mudanças Climáticas e Combate ao Pesmatamento; (3) Exploração Florestal; (4) Concessões Florestais; (5) Regularização Ambiental; e, (6) Licenciamento. No total, foram 253 respostas distribuídas nos 5 temas. A maioria das respostas foram direcionadas a Mudanças Climáticas e Combate ao Pesmatamento (70 respostas), seguido de Licenciamento Ambiental, que obteve 51 respostas. Unidades de Conservação e Regularização Ambiental tiveram 45 e 43 participantes, respectivamente. O tema com menor participação foi Concessões Florestais, com apenas 6 respondentes (Figura 4). Atuação dos participantes A maioria dos participantes trabalham no setor privado (27%), seguido daqueles vinculados à organizações da sociedade civil (25%). Pessoas ligadas a instituições de ensino e órgãos públicos também tiveram uma participação significativa (Figura 1). Pelo menos 20 pessoas disseram atuar em cada um dos estados ou Pistrito Federal (Figura 2), com destaque para uma maior participação de pessoas que atuam em São Paulo, Pará e Mato Grosso. Também houve participantes com atuação nos diferentes biomas do Brasil (Figura 3), com maior concentração na Mata Atlântica, Amazônia e Cerrado (60%, 54% e 46%, respectivamente), sendo que muitos respondentes atuam em mais de um bioma. Figura 1. Tipo de organização na qual o entrevistado trabalha.

4 Pistrito Federal Tocantins São Paulo Sergipe Santa Catarina Roraima Rondônia Rio Grande do Sul Rio Grande do Norte Rio de Janeiro Piauí Pernambuco Pará Paraíba Paraná Minas Gerais Mato Grosso do Sul Mato Grosso Maranhão Goiás Espirito Santo Ceará Bahia Amapá Amazonas Alagoas Acre 0% 10% 20% 30% 40% Figura 2. Estados onde os participantes trabalham. 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Cerrado Amazônia Pantanal Mata Atlântica Caatinga Pampa Figura 3. Biomas onde os participantes atuam.

5 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Unidades de Conservação Mudanças Climáticas e Combate ao Pesmatamento Exploração Florestal Concessões Florestais Regularização ambiental Licenciamento Ambiental Figura 4. Temas com os quais os participantes trabalham. Conhecimentos sobre Dados Abertos e Lei de Acesso à Informação Grande parte dos participantes da consulta dependem da transparência ativa dos órgãos ambientais para acessar informações ambientais (88%). Mas os usuários também se reportam diretamente ao servidores públicos (48%) para obter a informação que desejam (Figura 5). Pentre as outras fontes comentadas, temos publicações e websites de ONGs, artigos científicos e livros, redes de parceiros e mídia. Sobre os conhecimentos dos participantes sobre Governo Aberto, 52% afirmaram desconhecer ou ter conhecimento baixo sobre a Lei de Acesso a informação (Figura 6). Já, para dados abertos a maior parte dos entrevistados responderam ter de baixo a médio conhecimento sobre o assunto (68%) (Figura 7). A Política Nacional de Pados Abertos, contudo, e o assunto menos conhecido do público que respondeu a consulta. Apenas 1/3 dos participantes afirmaram ter conhecimentos de médio a muito alto sobre a Política (Figura 7. Auto avaliação do grau de conhecimento sobre o conceito de dados abertos e seus princípios. ).

6 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Encontro nos websites dos órgãos públicos ambientais Solicito aos órgãos públicos, por meio da Lei de Acesso à Informação Entro em contato diretamente com servidores públicos e solicito a informação Outro (especifique) Figura 5. Formas como os participantes acessam informações. 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Muito Alto Alto Médio Baixo Muito Baixo Não conheço esta Lei Figura 6. Auto avaliação do grau de conhecimento sobre a Lei de Acesso a Informação e seus procedimentos e prazos. 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Muito Alto Alto Médio Baixo Muito Baixo Não conheço este tema Figura 7. Auto avaliação do grau de conhecimento sobre o conceito de dados abertos e seus princípios.

7 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Muito Alto Alto Médio Baixo Muito Baixo Não conheço esta política Figura 8. Auto avaliação sobre o grau de conhecimento da Política Nacional de Dados Abertos (Decreto n 8.777/2016).

8 Unidades de Conservação As informações mais utilizadas para Unidades de Conservação (UCs) foram: legislação sobre as UCs, a taxa de desmatamento no interior das UCs e os Planos de Manejo (Figura 9). Outras informações que não estavam na lista, mas foram citadas pelos participantes foram: mapa de parceiros atuantes em UCs, apoio a educação ambiental, demarcação e sinalização, infrações no interior e entorno de UCs, informações sobre alteração de UCs. Quando questionados sobre a disponibilidade das informações, os instrumentos de criação, as leis e normas, bem como os limites das UCs foram aquelas em que, na percepção dos usuários, predominou a disponibilidade. Em 17 das informações listadas, as avaliações negativas dos usuários quanto a disponibilização do dado foram superiores as positivas ( Figura 10). As únicas informações onde as avaliadas positivas sobre a disponibilização adequada sobressaíram foram em leis e normas e arquivos vetoriais e limites das UCs (Figura 11). Sobre o detalhamento das informações, foi ressaltado que geralmente na execução e monitoramento do Plano de Manejo carecem de informações sobre responsável pelo monitoramento, não estão disponíveis informações sobre quem pode ser conselheiro nos Conselhos Gestores das UCs e critérios para participação e faltam dados sobre recursos de compensação ambiental aplicados por UC, como valor e aplicação.

9 Leis e Normas sobre as UCs Taxa Pesmatamento por UC Planos de Manejo Recursos de compensação ambiental aplicados por UC Regularização fundiária Limites das UCs Estudos Técnicos prévios à criação da Unidade de Conservação Execução e monitoramento do Plano de Manejo Orçamento e execução orçamentária por UC Piagnóstico Socioeconômico das Famílias em Unidades de Conservação Pocumentos sobre processos de desapropriação e indenizações Instrumento de criação Base de dados de áreas com processo em curso para criação de UCs Shapes das UCs Cadastro dos beneficiários das Unidades de Conservação de Uso Sustentável Número de Visitantes nas UCs Autorizações da exploração comercial de produtos, sub-produtos ou Pocumentos técnicos com fundamentação sobre redução de área Relatório de avaliação global da situação das unidades de conservação Autorizações de pesquisas científicas nas UCs Editais para seleção de OSCIP, no caso de gestão compartilhada da UC Portaria de criação dos conselhos de cada UC com a composição dos Registros das Consultas Públicas prévias à criação da Unidade de Composição dos Conselhos das UCs Relatórios anuais das atividades da OSCIP, no caso de gestão compartilhada Atas dos Conselhos das UCs Atas dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, no caso de unidades de Atas do CONAMA (órgão consultivo do SNUC) referente às reuniões sobre Outro (especifique) 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Figura 9. Informações necessárias para atuar no tema de Unidades de Conservação.

10 Instrumento de criação Leis e Normas sobre as UCs Limites das UCs Shapes das UCs Composição dos Conselhos das UCs Planos de Manejo Portaria de criação dos conselhos de cada UC com a composição dos conselheiros Atas dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, no caso de unidades de Editais para seleção de OSCIP, no caso de gestão compartilhada da UC Taxa Pesmatamento por UC Atas dos Conselhos das UCs Relatórios anuais das atividades da OSCIP, no caso de gestão compartilhada da UC Autorizações da exploração comercial de produtos, sub-produtos ou serviços da Autorizações de pesquisas científicas nas UCs Atas do CONAMA (órgão consultivo do SNUC) referente às reuniões sobre esta política Regularização fundiária Número de visitantes nas UCs Base de dados de áreas com processo em curso para criação de UCs Estudos Técnicos prévios à criação da Unidade de Conservação Outro Pocumentos técnicos com fundamentação sobre redução de área Cadastro dos beneficiários das Unidades de Conservação de Uso Sustentável Relatório de avaliação global da situação das unidades de conservação federais do Recursos de compensação ambiental aplicados por UC Registros das Consultas Públicas prévias à criação da Unidade de Conservação Orçamento e execução orçamentária por UC Piagnóstico Socioeconômico das Famílias em Unidades de Conservação Pocumentos sobre processos de desapropriação e indenizações Execução e Monitoramento do Plano de Manejo Não sei avaliar Não disponível Pisponível 0% 20% 40% 60% 80% Figura 10. Avaliação dos usuários quanto a disponibilidade da informação.

11 Instrumento de criação Limites da UCs Shapes das UCs Leis e Normas sobre as UCs Composição dos Conselhos das UCs Planos de Manejo Portaria de criação dos conselhos de cada UC com a composição dos conselheiros Taxa Pesmatamento por UC Atas dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, no caso de unidades de conservação Atas dos Conselhos das UCs Regularização fundiária Autorizações de pesquisas científicas nas UCs Autorizações da exploração comercial de produtos, sub-produtos ou serviços da unidade Relatórios anuais das atividades da OSCIP, no caso de gestão compartilhada da UC Editais para seleção de OSCIP, no caso de gestão compartilhada da UC Atas do CONAMA (órgão consultivo do SNUC) referente às reuniões sobre esta política Execução e monitoramento do Plano de Manejo Outro Base de dados de áreas com processo em curso para criação de UCs Orçamento e execução orçamentária por UC Pocumentos técnicos com fundamentação sobre redução de área Cadastro dos beneficiários das Unidades de Conservação de Uso Sustentável Piagnóstico Socioeconômico das Famílias em Unidades de Conservação Pocumentos sobre processos de desapropriação e indenizações Relatório de avaliação global da situação das unidades de conservação federais do país, Recursos de compensação ambiental aplicados por UC Número de visitantes nas UCs Registros das Consultas Públicas prévias à criação da Unidade de Conservação Estudos Técnicos prévios à criação da Unidade de Conservação Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações 0% 20% 40% 60% 80% 100% Figura 11. Avaliação quanto a disponibilização de forma adequada da informação.

12 Mudanças Climáticas e Combate ao Desmatamento As informações com maior utilização pelos participantes no tema de Mudanças Climáticas e Combate ao Pesmatamento são: taxa de desmatamento anual, dados de degradação, autos de infrações florestais e autorizações de desmatamento (Figura 12). Outras informações que não estavam listadas, mas foram citadas são: dados sobre REPP; monitoramento da biodiversidade; condenações por crimes ambientais; inventário florestal; beneficiários do crédito rural; e, nota fiscal (gado). Quando questionados sobre a disponibilidade das informações, os dados de desmatamento por biomas e as bases do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram aquelas em que, na percepção dos usuários, predominou a disponibilidade. Em 6 das informações listadas, as avaliações negativas dos usuários quanto a disponibilização do dado foram superiores as positivas (Figura 13). A única informação onde as avaliações positivas sobre a disponibilização adequada sobressaíram foram em taxa de desmatamento anual (Figura 14). Sobre o detalhamento das informações foi ressaltado que falta a identificação dos imóveis e proprietários do CAR, assim a situação dos PRAPs (cronograma de implementação, indicadores), os dados consolidados (não apenas por município), áreas de APP e RL. Para o desmatamento anual, é preciso ainda disponibilizar informações sobre os outros biomas que não Amazônia. Quanto a degradação florestal anual dos biomas, as informações estão desatualizadas (2013 último dado) e referem-se apenas para a Amazônia. Para a base de dados e métodos de cálculo utilizados para a elaboração de inventários de emissão e remoção de Gases de Efeito Estufa ainda é necessário especificar a metodologia completa dos cálculos. Já para as Autorizações de desmatamento do IBAMA é necessário georreferenciar os dados, bem como para as autorizações emitidas pelos estados.

13 Pados da taxa de desmatamento anual dos biomas Pados da degradação florestal anual dos biomas Autos de Infrações florestais emitidos pelo IBAMA Autorizações de desmatamento da(s) Secretária(s) estadual (is) de Meio Ambiente Autorizações de desmatamento do IBAMA Informações georreferenciadas da área da propriedade onde é aplicado o crédito Plano de Recuperação de Áreas Pegradadas (PRAP) Autos de Infrações florestais emitidos pela por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Estimativas anuais de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa Base de dados e métodos de cálculo utilizados para a elaboração de inventários Áreas embargadas por uma Secretaria Estadual de Meio Ambiente Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Estadual(is) de Planos de Manejo Florestal (PMFS) Áreas embargadas pelo IBAMA Pados desagregados das pessoas físicas e jurídicas tomadores de crédito do Plano Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX) Pocumento de Origem Florestal (POF) Guia de Trânsito Animal (GTA) Outro (especifique) Guia Florestal (GF) 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% Figura 12. Informações necessárias para atuar no tema de Mudanças Climáticas e Combate ao Desmatamento.

14 Pados da taxa de desmatamento anual dos biomas Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Áreas embargadas pelo IBAMA Autos de Infrações florestais emitidos pelo IBAMA Estimativas anuais de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa Pados da degradação florestal anual dos biomas Base de dados e métodos de cálculo utilizados para a elaboração de Planos de Manejo Florestal (PMFS) Autorizações de desmatamento do IBAMA Guia de Trânsito Animal (GTA) Pocumento de Origem Florestal (POF) Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Guia Florestal (GF) Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Estadual(is) Áreas embargadas por uma Secretaria Estadual de Meio Ambiente Autos de Infrações florestais emitidos pela por Secretaria(s) Estadual(is) de Autorizações de desmatamento da(s) Secretária(s) estadual (is) de Meio Informações georreferenciadas da área da propriedade onde é aplicado o Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX) Pados desagregados das pessoas físicas e jurídicas tomadores de crédito do Plano de Recuperação de Áreas Pegradadas (PRAP) Outro Não sei avaliar Não disponíve Pisponível 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Figura 13. Avaliação quanto a disponibilização de informações sobre Mudanças Climáticas e Combate ao Desmatamento.

15 Pados da taxa de desmatamento anual dos biomas Autos de Infrações florestais emitidos pelo IBAMA Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Autorizações de desmatamento do IBAMA Áreas embargadas pelo IBAMA Outro Pados da degradação florestal anual dos biomas Base de dados e métodos de cálculo utilizados para a elaboração de inventários de emissão e Autos de Infrações florestais emitidos pela por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Ambiente Estimativas anuais de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa Planos de Manejo Florestal (PMFS) Pocumento de Origem Florestal (POF) Áreas embargadas por uma Secretaria Estadual de Meio Ambiente Plano de Recuperação de Áreas Pegradadas (PRAP) Autorizações de desmatamento da(s) Secretária(s) estadual (is) de Meio Ambiente Guia Florestal (GF) Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Ambiente Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX) Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Guia de Trânsito Animal (GTA) Informações georreferenciadas da área da propriedade onde é aplicado o crédito agrícola, Pados desagregados das pessoas físicas e jurídicas tomadores de crédito do Plano Safra e do Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações 0% 20% 40% 60% 80% Figura 14. Avaliação da disponibilização adequada de informações sobre Mudanças Climáticas e Combate ao Desmatamento.

16 Exploração Florestal As informações com maior utilização pelos participantes no tema de Exploração Floresta são: Planos de Manejo Florestal (PMF) e as leis e normas sobre exploração florestal (Figura 15). Outras informações que não estavam listadas, mas foram citadas, são: produtos certificados e contrato de comodato em casos de arrendamento. Quando questionados sobre a disponibilidade das informações, as leis e normas sobre exploração e as bases do Cadastro Ambiental Rural (CAR) foram aquelas em que, na percepção dos usuários, predominou a disponibilidade. Em 10 das informações listadas, as avaliações negativas dos usuários quanto a disponibilização do dado foram superiores as positivas (Figura 16). A única informação onde as avaliações positivas sobre a disponibilização adequada sobressaíram foi o CAR (Figura 17). Sobre o detalhamento das informações foi ressaltado que falta informações completas sobre CAR, Licença Ambiental Rural e POF, incluindo também as características das espécies florestais na POF. A identificação dos tipo, modelo e idade dos maquinários e informações sobre treinamento dos operadores no monitoramento da exploração florestal também foi mencionado como detalhamento indisponível. Assim como faltam mapa de exploração, lista de espécie e fórmula dealométrica nos Planos de Manejo Florestal.

17 Planos de Manejo Florestal (PMFS) Leis e normas sobre exploração florestal Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Autorizações de desmatamento emitidas pela(s) Secretária(s) estadual (is) de Meio Comprovação da aplicação das salvaguardas socioambientais pelos financiadores nas Salvaguardas socioambientais das instituições financiadoras de empreendimentos Aplicação dos critérios socioambientais na compra de produtos madeireiros Critérios socioambientais da política de suprimento dos compradores de produtos Autos de Infrações florestais emitidas pelo IBAMA Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Guia Florestal (GF) Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX/AUTEF), incluindo shapefile dos Autorizações de desmatamento emitidas pelo IBAMA Lista de fornecedores e quantidade de produtos madeireiros adquiridos pelos Autos de Infrações florestais emitidas pela por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Pocumento de Origem Florestal (POF) Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Licença Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) Apreensões Recursos e decisões administrativas Notas Fiscais (NF) Multas e arrecadação Outro (especifique) 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Figura 15. Informações necessárias para atuar no tema de Exploração Florestal.

18 Leis e normas sobre exploração florestal Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Licença Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) Guia Florestal (GF) Outro Apreensões Autos de Infrações florestais emitidas pelo IBAMA Planos de Manejo Florestal (PMFS) Autorizações de desmatamento emitidas pela(s) Secretária(s) estadual Multas e arrecadação Recursos e decisões administrativas Pocumento de Origem Florestal (POF) Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX/AUTEF), incluindo Autos de Infrações florestais emitidas pela por Secretaria(s) Notas Fiscais (NF) Comprovação da aplicação das salvaguardas socioambientais pelos Salvaguardas socioambientais das instituições financiadoras de Lista de fornecedores e quantidade de produtos madeireiros Aplicação dos critérios socioambientais na compra de produtos Critérios socioambientais da política de suprimento dos compradores Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Autorizações de desmatamento emitidas pelo IBAMA Não sei avaliar Não disponível Pisponível 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% Figura 16. Avaliação quanto a disponibilização de informações sobre Exploração Florestal.

19 Pados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) Outro Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX/AUTEF), incluindo shapefile dos Licença Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) Leis e normas sobre exploração florestal Autos de Infrações florestais emitidas pelo IBAMA Notas Fiscais (NF) Monitoramento da exploração florestal feito pelo IBAMA Monitoramento da exploração florestal feito por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Pocumento de Origem Florestal (POF) Guia Florestal (GF) Planos de Manejo Florestal (PMFS) Autorizações de desmatamento emitidas pelo IBAMA Autorizações de desmatamento emitidas pela(s) Secretária(s) estadual (is) de Meio Comprovação da aplicação das salvaguardas socioambientais pelos financiadores nas Salvaguardas socioambientais das instituições financiadoras de empreendimentos Lista de fornecedores e quantidade de produtos madeireiros adquiridos pelos Aplicação dos critérios socioambientais na compra de produtos madeireiros Critérios socioambientais da política de suprimento dos compradores de produtos Apreensões Multas e arrecadação Recursos e decisões administrativas Autos de Infrações florestais emitidas pela por Secretaria(s) Estadual(is) de Meio Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações 0% 20% 40% 60% 80% Figura 17. Avaliação da disponibilização adequada de informações sobre Exploração Florestal.

20 Regularização Ambiental As informações com maior utilização pelos participantes no tema de Exploração Floresta são: Plano de Recuperação de Áreas Pegradadas (PRAP) e os dados do CAR em diferentes níveis de detalhamento (Figura 18). Outras informações que não estavam listadas, mas foram citadas, são: áreas embargadas, autorizações de desmatamento, recebimento por serviços ambientais, dados sobre áreas protegidas e populações tradicionais. Quando questionados sobre a disponibilidade das informações, os dados do CAR foram aquelas em que, na percepção dos usuários, predominou a disponibilidade. Em 9 das informações listadas, as avaliações negativas dos usuários quanto a disponibilização do dado foram superiores as positivas (Figura 19). As únicas informações onde as avaliações positivas sobre a disponibilização adequada sobressaíram foram aquelas voltadas ao CAR (Figura 20). Sobre o detalhamento das informações foi ressaltado que faltam detalhamentos das seguintes informações: CAR: dados cadastrais, e quantitativo por empresa que elaborou o cadastro, atualização dos dados vetoriais; Licenciamento Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU): dados vetoriais e cadastrais atualizados, padronização entre os estados; Termos de compromisso: número de termos e prazo de validade, documento na íntegra; Termo de compensação de reserva legal: documento na íntegra; PRAD: dados de quem aderiu, documento na integra; Monitoramento dos Termos de Compromisso: metodologia detalhada por estado, documento na íntegra; Multas e arrecadação: valor arrecadado e parcelas Base do Terra Legal: atualização dos dados, e disponibilização da base completa do SIGEF.

21 Plano de Recuperação de Áreas Pegradas (PRAP) Área (em hectares) cadastradas por município no Sicar ou Sistema Estadual Pados do CAR por estado da federação. CAR, contendo os dados cadastrais completos, incluindo CPF do proprietário. Monitoramento dos Termos de Compromisso (TC) Termos de Compromisso (TC) Termo de Compensação de Reserva Legal Licenciamento Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) Multas/arrecadação Base de dados do Programa Terra Legal Recursos/decisões administrativas Outro (especifique) 0% 20% 40% 60% 80% 100% Figura 18. Informações necessárias para atuar no tema de Regularização Ambiental.

22 Pados do CAR por estado da federação. Área (em hectares) cadastradas por município no Sicar ou Sistema Estadual Base de dados do Programa Terra Legal Outro Multas/arrecadação Licenciamento Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) CAR, contendo os dados cadastrais completos, incluindo CPF do Recursos/decisões administrativas Plano de Recuperação de Áreas Pegradas (PRAP) Monitoramento de TC Termo de Compensação de Reserva Legal Monitoramento dos Termos de Compromisso (TC) 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% Não sei avaliar Não disponível Pisponível Figura 19. Avaliação quanto a disponibilização de informações sobre Regularização Ambiental.

23 Pados do CAR por estado da federação. Área (em hectares) cadastradas por município no Sicar ou Sistema Estadual Outro Base de dados do Programa Terra Legal CAR, contendo os dados cadastrais completos, incluindo CPF do proprietário. Termo de Compensação de Reserva Legal Termos de Compromisso (TC) Licenciamento Ambiental Rural ou Única (LAR ou LAU) Recursos/decisões administrativas Multas/arrecadação Monitoramento dos Termos de Compromisso (TC) Plano de Recuperação de Áreas Pegradas (PRAP) 0% 20% 40% 60% 80% Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações Figura 20. Avaliação da disponibilização adequada de informações sobre Regularização Ambiental.

24 Concessões Florestais A informação com maior utilização pelos participantes no tema Concessões Florestais é o Plano de Manejo Florestal (Figura 21). Quando questionados sobre a disponibilidade, em 10 das informações listadas sobre concessões predomina a disponibilização na percepção dos usuários. (Figura 22). Grande parte das informações foram consideradas como disponibilizadas de maneira adequada (Figura 23).

25 Planos de Manejo Florestal (PMFS) Leis e Normas sobre as Concessões Florestais Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX/AUTEF) Relatórios de monitoramento e fiscalização da exploração florestal feito pelo IBAMA Shapes das Unidades de Produção Anual Shapes das Unidades de Manejo Florestal Plano Anual de Outorga Florestal - PAOF Cadastro Nacional de Florestas Públicas Base de dados sobre glebas públicas não destinadas na Amazônia Pistribuição dos recursos das concessões florestais Relatórios de auditorias independentes Volume de Madeira Explorada Relatórios anuais sobre a gestão dos recursos florestais elaborados pelos concessionários Planos de Manejo das Florestas Nacionais com concessões Editais das Concessões Florestais Atas das Audiências e Consultas Públicas Pistribuição dos valores pagos pelos Concessionários Valores pagos pelos Concessionários Indicadores de monitoramento dos contratos Relatórios dos monitoramentos dos contratos Atas das reuniões do Conselho Consultivo do Fundo Nacional de Pesenvolvimento Contratos de Concessões Florestais Pocumentos dos processos de licitação Relatórios das atividades da Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro Atas das reuniões do CGFLOP 0% 20% 40% 60% 80% Figura 21. Informações necessárias para atuar no tema de Concessões Florestais.

26 Leis e Normas sobre as Concessões Florestais Cadastro Nacional de Florestas Públicas Plano Anual de Outorga Florestal - PAOF Shapes das Unidades de Produção Anual Shapes das Unidades de Manejo Florestal Volume de Madeira Explorada Contratos de Concessões Florestais Pocumentos dos processos de licitação Editais das Concessões Florestais Base de dados sobre glebas públicas não destinadas na Amazônia Atas das reuniões do CGFLOP Outro Planos de Manejo Florestal (PMFS) Pistribuição dos recursos das concessões florestais Atas das Audiências e Consultas Públicas Valores pagos pelos Concessionários Relatórios das atividades da Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro Atas das reuniões do Conselho Consultivo do Fundo Nacional de Pesenvolvimento Florestal Planos de Manejo das Florestas Nacionais com concessões Autorizações de Exploração Florestal (AUTEX/AUTEF) Relatórios de monitoramento e fiscalização da exploração florestal feito pelo IBAMA Pistribuição dos valores pagos pelos Concessionários Relatórios anuais sobre a gestão dos recursos florestais elaborados pelos concessionários Indicadores de monitoramento dos contratos Relatórios dos monitoramentos dos contratos Relatórios de auditorias independentes Não sei avaliar Não disponível Pisponível 0% 20% 40% 60% 80% 100% Figura 22. Avaliação quanto a disponibilização de informações sobre Concessões Florestais.

27 Base de dados sobre glebas públicas não destinadas na Amazônia Planos de Manejo Florestal (PMFS) Shapes das Unidades de Produção Anual Atas das Audiências e Consultas Públicas Cadastro Nacional de Florestas Públicas Contratos de Concessões Florestais Relatórios anuais sobre a gestão dos recursos florestais elaborados pelos concessionários Relatórios das atividades da Ouvidoria do Serviço Florestal Brasileiro Atas das reuniões do Conselho Consultivo do Fundo Nacional de Pesenvolvimento Florestal Pocumentos dos processos de licitação Pistribuição dos recursos das concessões florestais Pistribuição dos valores pagos pelos Concessionários. Indicadores de monitoramento dos contratos 0% 20% 40% 60% 80% 100% Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações Figura 23. Avaliação da disponibilização adequada de informações sobre Regularização Ambiental.

28 Licenciamento Ambiental Na agenda de Licenciamento Ambiental 11 informações tiveram mais de 60% de avaliações positivas sobre a necessidade de utilização. Os atos administrativos e os Termos de Referência para elaboração de EIA foram as dados tidos como mais necessários para o acompanhamento dos licenciamentos (Figura 24). Outras informações que não estavam listadas, mas foram citadas, são: atividades que devem ser licenciados ou dispensados de licenciamento, outorga e enquadramento de recursos hídricos e lista de áreas contaminadas. Quando questionados sobre a disponibilidade das informações, os dados relacionados aos Termos de Referências, aos EIA/RIMA e Licenças foram aqueles onde predominaram a disponibilidade na percepção dos entrevistados (Figura 25). Em 5 das informações listadas, as avaliações negativas dos usuários quanto a disponibilização do dado foram superiores as positivas. As únicas informações onde as avaliações positivas sobre a disponibilização adequada sobressaíram foram aquelas voltadas as Licenças de Operação e Prévia (Figura 26). Sobre o detalhamento das informações foi ressaltado que faltam detalhamentos das seguintes informações: EIA/RIMA: Avaliação sinérgica dos impactos e alternativas para o empreendimento Compensação ambiental e formas de aplicação: valores, quem recebe, monitoramento Necessidade de integração dos dados de outorga e licenciamento

29 Atos administrativos (notificação, multa, embargo, etc.) vinculados aos Termo de Referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Fase do licenciamento em que se encontra o empreendimento Localização georreferenciada do empreendimento Autorização de supressão de vegetação, com o número do CAR Po imóvel rural Licença de Instalação (LI) Compensação ambiental e formas de aplicação Cumprimento das condicionantes da Licença Licença de Operação (LO) Licença Prévia (LP) Estudos de Impacto Ambiental / Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) Projeto Básico Ambiental (PBA) Parecer Técnico de Avaliação do PBA Atas e Relatórios das Audiências Públicas Relatórios semestrais de implementação do PBA Outro (especifique) 0% 20% 40% 60% 80% 100% Figura 24. Informações necessárias para atuar no tema de Licenciamento Ambiental.

30 Termo de Referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Licença de Operação (LO) Licença de Instalação (LI) Licença Prévia (LP) Estudos de Impacto Ambiental / Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) Fase do licenciamento em que se encontra o empreendimento Projeto Básico Ambiental (PBA) Atos administrativos (notificação, multa, embargo, etc.) vinculados aos Compensação ambiental e formas de aplicação Outro Não sei avaliar Não disponivel Pisponível Autorização de supressão de vegetação, com o número do CAR Po imóvel rural Localização georreferenciada do empreendimento Relatórios semestrais de implementação do PBA Parecer Técnico de Avaliação do PBA Cumprimento das condicionantes da Licença Atas e Relatórios das Audiências Públicas 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90% Figura 25. Avaliação quanto a disponibilização de informações sobre Licenciamento Ambiental.

31 Licença de Operação (LO) Licença Prévia (LP) Termo de Referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental Licença de Instalação (LI) Estudos de Impacto Ambiental / Relatórios de Impactos Ambientais (EIA/RIMA) Localização georreferenciada do empreendimento Relatórios semestrais de implementação do PBA Fase do licenciamento em que se encontra o empreendimento Projeto Básico Ambiental (PBA) Atas e Relatórios das Audiência Pública Atos administrativos (notificação, multa, embargo, etc.) vinculados aos Compensação ambiental e formas de aplicação Cumprimento das condicionantes da Licença Parecer Técnico de Avaliação do PBA Outra (especifique) Autorização de supressão de vegetação, com o número do CAR Po imóvel rural 0% 20% 40% 60% 80% Não, pois as informações não estão apresentadas de uma forma que facilita o uso Não, pois as informações são de difícil entendimento Sim, consigo extrair e entender facilmente as informações Figura 26. Avaliação da disponibilização adequada de informações sobre Licenciamento Ambiental.

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Detalhamento da avaliação da disponibilização de informações florestais pela Sema-MT

Detalhamento da avaliação da disponibilização de informações florestais pela Sema-MT Autorizações e Licenças Detalhamento da avaliação da disponibilização de informações florestais informação 1 Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Única (LAU) Lei I. pedidos de licenciamento,

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

Anexo 1 - Propostas e Demandas

Anexo 1 - Propostas e Demandas Anexo 1 - Propostas e Demandas Eixo 1 - Promoção da Lei de Acesso à Informação e da Política de Dados Abertos do Executivo Federal e difusão dos conceitos de transparência ativa, transparência passiva

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos Roteiro Executivo Extrato Geral do CAR Benefícios do CAR Capacitação e Formação de Técnicos Recursos Investidos Recursos e Projetos Captados pelo MMA para apoio à execução do CAR e PRA Arquitetura do SICAR

Leia mais

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Extrato Geral do CAR Março 2016 ÁREA PASSÍVEL DE CADASTRO (em hectares) 1 ÁREA TOTAL CADASTRADA (em hectares) 2 ÁREA CADASTRADA (em %) 3 397.836.864

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo:

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo: ILPF EM NÚM3R05 O QUE É ILPF A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro

Leia mais

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG

Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG Ranking de salário dos Tribunais de Justiça nos Estados e DF - Junho 2018 SS JUSTIÇA MG SS Justiça MG Junho 2018 Tabela 1 Tribunais de Justiça Estaduais posicionados conforme Vencimento Básico Vencimentos

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão Gasto Médio por Deputado Estadual - Assembleias Legistativas Estaduais - Ano 2017 R$17,5 R$16,9 R$15,9 Gasto Médio Anual por Deputado Estadual (em Milhões de R$) Média Nacional - Gasto Anual por Deputado

Leia mais

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 BRASIL Extrato Brasil Censo Agropecuário IBGE 2006 Área Passível de Cadastro¹ Área Total Cadastrada² Percentual de Área Cadastrada³ (hectares) (hectares) (%)

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão

Contabilizando para o Cidadão 14,6% 14,5% 14,0% 14,0% 13,2% 13,1% 12,1% Contabilizando para o Cidadão Nº de Famílias Beneficiadas pelo Bolsa Família em Relação ao Total de Famílias do Estado - Ano 2017 50,00% 48,6% Nº de Famílias Beneficiadas

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013

RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 RESOLUÇÃO CFM Nº 2.064/2013 (Publicada no D.O.U. de 09 de janeiro de 2014, Seção I, p. 66) Aprova a previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO)

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) GUIA PRA (PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) Este guia de perguntas e respostas tem o objetivo de ser um manual para orientar o produtor rural na adequação de sua propriedade ao novo Código

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Principais Programas e Ações da Conab Subsídios à formulação de Políticas Agrícolas: Preços Mínimos, Contrato de Opção, PEP; Previsão de safra; Ações

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Resumo. Avaliação da transparência das informações florestais em Mato Grosso

Resumo. Avaliação da transparência das informações florestais em Mato Grosso N O 3 ANO 3 FEVEREIRO DE 2014 ALICE THUAULT, JORCELINA FERREIRA E LAURENT MICOL Resumo A transparência das informações florestais é garantida no Brasil por um extenso arcabouço jurídico. As normas especificam

Leia mais

Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal

Transparência das informações ambientais na Amazônia Legal N O 8 ANO 5 MARÇO DE 2017 ANA PAULA GOUVEIA VALDIONES E ALICE THUAULT A transparência das informações ambientais é um elemento indispensável do controle na Amazônia brasileira. É somente com o acesso a

Leia mais

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA

VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA VII.XIII: Legislação Ambiental relacionada ao PMMA Legislação Federal NORMA EMENTA TEMA Constituição Federal 1988 Lei 6.938/1981 Lei 12.187/2009 7.390/2010 Lei 9.433/1997 Lei 10.257/2001 Constituição Federal

Leia mais

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos"

Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos Instituto O Direito Por Um Planeta Verde Projeto "Direito e Mudanças Climáticas nos Países Amazônicos" Tema: Desmatamento Legislação Federal Lei nº 4.771, de 15.09.1965, que institui o novo Código Florestal

Leia mais

O Estado de Mato Grosso

O Estado de Mato Grosso Logística e Meio Ambiente no Estado de Mato Grosso Governo do Estado de Mato Grosso 6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial Abril 2009 O Estado de Mato Grosso 3 Biomas : Amazônia; Cerrado;

Leia mais

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO Evaristo Eduardo de Miranda Carlos Alberto de Carvalho Osvaldo Tadatomo Oshiro Embrapa Monitoramento por Satélite Campinas/SP, Julho de 2017

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016

RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 RESOLUÇÃO CFM nº 2.157/2016 (Publicada no D.O.U. de 20 de dezembro 2016, Seção I, p. 75) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15

RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 RESOLUÇÃO CFM nº 2.134/15 (Publicada no D.O.U. de 15 de dezembro de 2015, Seção I, p. 248) Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício

Leia mais

Aspectos da estratégia de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Jair Schmitt 1. Rio de Janeiro, 09.abr.2018

Aspectos da estratégia de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Jair Schmitt 1. Rio de Janeiro, 09.abr.2018 Fórum Permanente de Direito Ambiental Prevenção e reparação de danos socioambientais: o papel do mercado de crédito e de investimentos Painel III: Responsabilidade de financiadores em caso de danos ambientais:

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho.

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho. Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB O Brasil e as Florestas A cobertura florestal mundial é de

Leia mais

Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Bacias PCJ: Organização e Conceitos. Luiz Roberto Moretti Secretário-executivo dos Comitês PCJ

Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Bacias PCJ: Organização e Conceitos. Luiz Roberto Moretti Secretário-executivo dos Comitês PCJ Gerenciamento de Recursos Hídricos nas Bacias PCJ: Organização e Conceitos Luiz Roberto Moretti Secretário-executivo dos Comitês PCJ PRINCÍPIOS BÁSICOS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DESCENTRALIZAÇÃO Gestão

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS

OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS OBRIGAÇÕES LEGAIS AMBIENTAIS 2011 PROGRAME-SE PARA CUMPRIR AS OBRIGAÇÕES LEGAIS DE NATUREZA AMBIENTAL EM 2011 Alguns dos principais prazos para cadastros, registros, pagamentos de taxas e outras obrigações

Leia mais

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão

Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor Atualização do custo total dos acidentes de trânsito no Brasil O presente documento tem por

Leia mais

OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE

OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE A INTELIGÊNCIA TERRITORIAL TRABALHA COM CONCEITOS INSEPARÁVEIS

Leia mais

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO

ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO ATRIBUIÇÃO, OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO ESTADO DO MATO GROSSO Evaristo Eduardo de Miranda Carlos Alberto de Carvalho Osvaldo Tadatomo Oshiro Embrapa Monitoramento por Satélite Campinas/SP, Julho de 2017

Leia mais

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO

AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO SNUC E DESAFIOS PARA O FUTURO Maurício Mercadante Diretoria de Áreas Protegidas Secretaria de Biodiversidade e Florestas Ministério do Meio Ambiente - Brasil Em 1985 as Unidades

Leia mais

IBAMA SINAFLOR. Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais

IBAMA SINAFLOR. Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais IBAMA SINAFLOR Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012) Art. 35. O controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR

CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR Instituto Estadual do Ambiente - INEA Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas - DIBAP Gerência do Serviço Florestal - GESEF CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR BASE LEGAL

Leia mais

Definição Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos

Leia mais

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário

Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Semana Florestal 2017 Adequação ambiental à Lei de Proteção de Vegetação Nativa e desenvolvimento sustentável do setor agropecuário Rodrigo C A Lima Diretor geral Lei de Proteção de Vegetação Nativa Passivos

Leia mais

Regulamentação da Lei n o Lei Federal de Florestas Maio de 2013

Regulamentação da Lei n o Lei Federal de Florestas Maio de 2013 Regulamentação da Lei n o 12.651 Lei Federal de Florestas Maio de 2013 Regulamentação da nova Lei Federal de Florestas 1. Porque regulamentar? 2. Fundamentos da regulamentação pelos estados 3. Competências

Leia mais

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar

Tabela Área plantada, área colhida e produção, por ano da safra e produto das lavouras. Total Cana-de-açúcar Variável - Área plantada (Hectares) Brasil, Grande Região e Unidade da FederProduto das lavouras Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Amapá Tocantins Total

Leia mais

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES

RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS. SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES RESULTADO DO LEVANTAMENTO DA IMPLEMENTAÇÃO DA LAI NOS ESTADOS (DF) E MUNICÍPIOS SAMIR FURTADO NEMER Subsecretário de Estado da Transparência do ES METODOLOGIA Perguntas Enviadas: 3 Responderam: 25 UF/Mun.

Leia mais

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009

Fundo Amazônia BNDES. Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente. KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 BNDES Eduardo Bandeira de Mello Área de Meio Ambiente KATOOMBA Cuiabá, 02/04/2009 Quem somos Fundado em 20 de junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave para implementação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1, DE 29 DE FEVEREIRO DE 2008 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto na Lei no- 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no art.

Leia mais

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras

DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE ATERROS REGIONAIS BRASIL. Obras DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE REGIONAIS BRASIL Aplicada a metodologia descrita nos itens. a. para todos os Estados dos Brasil e para o Distrito Federal, se obteve os números totais de aterros regionais para cada

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( )

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( ) Setembro 2016 4.571 7.464 7.000 6.418 5.891 5.012 5.831 11.030 11.651 13.730 13.786 13.227 12.911 14.896 14.896 14.286 16.531 17.770 18.161 17.383 17.259 18.226 18.165 19.014 21.050 21.651 25.396 27.772

Leia mais

Florestal Santa Maria S/A

Florestal Santa Maria S/A Florestal Santa Maria S/A Foco: Sustentabilidade (...) parâmetro que reflete a capacidade do meio continuar cumprindo com as suas diversas funções em níveis que garantam às gerações futuras a oportunidade

Leia mais

Caminho: Configurações>Parâmetros por empresa Aba Impressos

Caminho: Configurações>Parâmetros por empresa Aba Impressos Futura Server 1 Nova aba de impressão Documento Auxiliar Caminho: Parâmetros por empresa Aba Impressos Foi desenvolvido uma nova aba de configuração de para mini impressora, layout ou pedido dinâmico,

Leia mais

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15

01) CFM CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 01) CFM RESOLUÇÃO CFM n 2.134/15 Aprova previsão orçamentária do Conselho Federal de Medicina e dos Conselhos Regionais de Medicina para o exercício de 2016. O, no uso das atribuições conferidas pela Lei

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Introdução SAEB/Prova Brasil 2011 - primeiros resultados O Sistema

Leia mais

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS.

Para o atendimento pleno à sociedade com SOLUÇÕES EM ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE a Plonus está estruturada em nove EIXOS TEMÁTICOS. NOSSA MISSÃO Desenvolver soluções de engenharia e meio ambiente que contribuam para que empreendimentos sejam socialmente inclusivos e ambientalmente equilibrados. Para o atendimento pleno à sociedade

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir

Leia mais

Notícias Online. Veja nesta edição. 24 de Dezembro de Tributário. Meio Ambiente

Notícias Online. Veja nesta edição. 24 de Dezembro de Tributário. Meio Ambiente N º 6 4 6 Notícias Online 24 de Dezembro de 2015 Informativo do SINDAC Sindicato das Indústrias de Adubos e Corretivos Agrícolas do Estado de MG Rua Bernardo Guimarães, 63/3º andar Funcionários Cep. 30140-080

Leia mais

Resolução Socioambiental 4.327/14. Alexandre Reis Junho/2015

Resolução Socioambiental 4.327/14. Alexandre Reis Junho/2015 Resolução Socioambiental 4.327/14 Alexandre Reis Junho/2015 Agenda Resolução 4.327/14 Levantamento demanda por crédito Soluções Serasa Experian 2 Resolução 4.327/2014 Público e Pilares Emitida em 25 de

Leia mais

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios.

Módulo Órgãos Ambientais Competentes Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. Módulo 4 4.1. Órgãos Ambientais Competentes. 4.2. Procedimentos do licenciamento ambiental Exercícios. 4.1 Órgãos Ambientais Competentes DILIC - Diretoria de Licenciamento Ambiental Coordenação Geral de

Leia mais

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (CAR) Regras, controle e monitoramento contra o desmatamento

Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (CAR) Regras, controle e monitoramento contra o desmatamento Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural (CAR) Regras, controle e monitoramento contra o desmatamento Preservação das Florestas Todos contra o desmatamento! Código Florestal e CAR Qual o papel de cada

Leia mais

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018

TRIBUTÁRIO. Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 TRIBUTÁRIO Magazine Luiza Webinar Certidões Negativas de Débito 09/2018 SUMÁRIO 1. QUAIS AS CERTIDÕES EXIGIDAS 2. CND FEDERAL 3. CND TRABALHISTA 4. CND ESTADUAL 5. O QUE ACONTECE SE NÃO APRESENTAR AS CERTIDÕES?

Leia mais

Carta aberta ao Exmo. Sr. Ministro de Estado do Meio Ambiente

Carta aberta ao Exmo. Sr. Ministro de Estado do Meio Ambiente Carta aberta ao Exmo. Sr. Ministro de Estado do Meio Ambiente Ao Excelentíssimo Senhor José Sarney Filho Ministro do Meio Ambiente Brasília, 27 de outubro de 2016. Excelentíssimo Senhor Ministro, O Observatório

Leia mais

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal

Aula nº. 26. PRA. Concessão Florestal Página1 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 26 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 26 PRA. Concessão Florestal Nesta aula daremos inicio ao estudo da concessão

Leia mais

PRÊMIO EXCELÊNCIA 2010 CATEGORIAS. Quantitativo de metas nacionais efetivamente cumpridas. Posição TRT Metas Cumpridas 23ª - MT 10 13ª - PB 9

PRÊMIO EXCELÊNCIA 2010 CATEGORIAS. Quantitativo de metas nacionais efetivamente cumpridas. Posição TRT Metas Cumpridas 23ª - MT 10 13ª - PB 9 1) Metas Nacionais a) Objetivo Premiar as Regiões da Justiça do Trabalho com os melhores desempenhos no alcance das metas nacionais da Justiça do Trabalho b) Critério de Avaliação Quantitativo de metas

Leia mais

Concessões Florestais: o caminho para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia

Concessões Florestais: o caminho para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia Concessões Florestais: o caminho para o desenvolvimento socioambiental da Amazônia RAIMUNDO DEUSDARÁ FILHO Diretor Geral I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL FLORESTAL São Paulo, 26 de maio de 2017

Leia mais

Coordenador: Prof. Pedro Brancalion

Coordenador: Prof. Pedro Brancalion Coordenador: Prof. Pedro Brancalion Organização da disciplina Objetivo: capacitar os alunos para planejar, recuperar, gerir, explorar e utilizar recursos florestais em propriedades rurais Silvicultura

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

BERNARDO DE A. M. TROVAO BRASILIA, 19/05/2016 CENÁRIO DA EXECUÇÃO

BERNARDO DE A. M. TROVAO BRASILIA, 19/05/2016 CENÁRIO DA EXECUÇÃO BERNARDO DE A. M. TROVAO BRASILIA, 19/05/2016 CENÁRIO DA EXECUÇÃO O QUE É O CAR? Lei 12.651/2012 Novo Código Florestal Cadastro Ambiental Rural CAR: Âmbito Nacional Natureza declaratória Obrigatório para

Leia mais

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal

Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Aspectos legais, administrativos e operacionais da Supressão vegetal Igor Pinheiro da Rocha Engenheiro Florestal, M.Sc. Porque suprimir vegetação Desenvolvimento Porém Desmatamento Operação sem controle

Leia mais

O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Fabrício Mamanny

O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Fabrício Mamanny O DNIT E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL Fabrício Mamanny Coordenação de Estudos e Projetos CGPLAN, CGDESP, DAQ, DIF, CGPERT e SRs Diretoria de Planejamento e Pesquisa Coordenação Geral de Meio Ambiente Coordenação

Leia mais

Boletim Informativo. 30 de abril de 2015

Boletim Informativo. 30 de abril de 2015 Boletim Informativo 30 de abril de 2015 BRASIL EXTRATO BRASIL ÁREA PASSÍVEL DE CADASTRO ÁREA TOTAL CADASTRADA ÁREA CADASTRADA 373.024.487 191.505.581 51,34 % Número de Cadastrados: 1.376.516 Observação:

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012

ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 ESTUDO TÉCNICO N.º 10/2012 Análise da sub-declaração do recebimento de Benefícios pelo Programa Bolsa Família (PBF) e/ou Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Censo Demográfico 2010 MINISTÉRIO

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

C125/ IMAZON Belém, 10 de novembro de 2009

C125/ IMAZON Belém, 10 de novembro de 2009 C125/2009 - IMAZON Belém, 10 de novembro de 2009 Ao Conselho da Justiça Federal Ministro Cesar Asfor Rocha Ministro Ari Pargendler Ministro Francisco Cândido de Melo Falcão Neto Ministra Eliana Calmon

Leia mais

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Público-alvo: Cirurgiões-dentistas (CDs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) vinculados

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 61.792, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta o Programa de Regularização Ambiental - PRA no Estado de São Paulo, instituído pela Lei nº 15.684, de 14 de janeiro de 2015, e dá providências correlatas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 RESOLUÇÃO Nº 496, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2008 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2009 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS

TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS 5 TECNOLOGIAS DE BAIXO CARBONO MANEJO SUSTENTÁVEL DE FLORESTAS NATIVAS O projeto Na perspectiva de colaborar com o esforço brasileiro de redução de emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), o Governo

Leia mais

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 No Brasil, prevalece um sistema desde a Constituição

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

Fonte:

Fonte: com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente; Fonte: http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/biomas.html O Brasil é formado por seis (6) BIOMAS de características

Leia mais

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor

NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações. Lei n , de 25 maio de Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO: Principais mudanças e implicações Lei n 12.651, de 25 maio de 2012 Volume 2 Série Cartilhas ao Produtor 2015 Elaboração Maristela Machado Araujo, Prof a de Silvicultura

Leia mais

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de

Além de uma equipe com ampla experiência em projetos ambientais (LP, LI e LO), a SPIZAETUS AMBIENTAL ainda destaca-se no mercado como empresa de APRESENTAÇÃO A SPIZAETUS AMBIENTAL é uma empresa de consultoria que desenvolve e executa projetos ambientais em todas as fases do licenciamento e monitoramento, com o objetivo de atender às demandas no

Leia mais

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011.

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011. PORTARIA N o 1.457 DE 19 DE JULHO DE 2011. O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e no

Leia mais

1 Paulo Miguel Renó Engenheiro Florestal Coordenadoria de Créditos de Recursos Florestais Superintendência de Gestão Florestal Secretaria de Estado de Meio Ambiente pauloreno@sema.mt.gov.br 2 SISFLORA

Leia mais

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG

Calendário Ambiental da Construção Pesada ASSESSORIA AMBIENTAL DO SICEPOT-MG Calendário Ambiental da Construção Pesada - 2012 Para estar em dia com as obrigações legais ambientais, o empreendedor deve realizar suas atividades nos termos em que sua Lic ença Ambiental ou Autorização

Leia mais

DADOS COMPARADOS SOBRE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS ANO REFERÊNCIA 2014

DADOS COMPARADOS SOBRE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS ANO REFERÊNCIA 2014 DADOS COMPARADOS SOBRE EVASÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS ANO REFERÊNCIA 2014 Estudo do ForPlad Apresentamos a seguir estudo realizado pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento

Leia mais

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2

Lorena Abduani 1, Daniella Sette Abrantes Silveira 2 9 Análise das leis que definem o uso do extrativismo na Flora Brasileira e a reserva extrativista no Acre que ajuda a preservar Amazônia e manter agricultores na floresta Lorena Abduani 1, Daniella Sette

Leia mais

RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003)

RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003) INTER-AMERICAN DEVELOPMENT BANK GLOBAL ENVIRONMENT FACILITY RECUPERAÇÃO E PROTEÇÃO DOS SERVIÇOS DE CLIMA E BIODIVERSIDADE DO CORREDOR SUDESTE DA MATA ATLÂNTICA BRASILEIRA (BR-G1003) MANUAL OPERACIONAL

Leia mais

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira. Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia

Leia mais

Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins

Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins Políticas públicas e desafios para prevenção e controle de incêndios florestais no Tocantins Seminário Internacional sobre Manejo Integrado de Fogo: Resultados do Projeto Cerrado Jalapão Brasília DF, 22

Leia mais

PORTARIA N o 29 DE 21 DE SETEMBRO DE 2006 (publicada no DOU de 22/09/2006, seção I, página 105) ARIOSTO ANTUNES CULAU

PORTARIA N o 29 DE 21 DE SETEMBRO DE 2006 (publicada no DOU de 22/09/2006, seção I, página 105) ARIOSTO ANTUNES CULAU PORTARIA N o 29 DE 21 DE SETEMBRO DE 2006 (publicada no DOU de 22/09/2006, seção I, página 105) O SECRETÁRIO DE ORÇAMENTO FEDERAL, tendo em vista a autorização constante do art. 62, inciso III, da Lei

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Organização da disciplina Objetivo: capacitar os alunos para planejar, recuperar, gerir, explorar e utilizar recursos florestais em propriedades rurais Ambiental planejamento ambiental

Leia mais

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino

Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino Resumo de vendas realizadas pelo Produtor por Safra, Origem e Destino em toneladas Data* ORIGEM SAFRAS 6/26/2019 2017/2018 2018/2019 2019/2020 2020/2021 2021/2022 2022/2023 TOTAL MERCADO INTERNO Bahia

Leia mais

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012

O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº /2012 O NOVO CÓDIGO FLORESTAL Lei nº. 12.651/2012 BRASIL 8.514.876,599 km² 26 Estados e DF 5.565 Municípios Fonte: www.cennysilva.blogspot.com Bioma Amazônia Bioma Cerrado Fonte: www.biologo.com.br Fonte: www.socerrado.com.br

Leia mais