REDAÇÃO A participação do jovem em questões sociais no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REDAÇÃO A participação do jovem em questões sociais no Brasil"

Transcrição

1 REDAÇÃO A participação do jovem em questões sociais no Brasil

2 INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A participação do jovem em projetos sociais no Brasil, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. TEXTO I Redes sociais redefinem ativismo entre os jovens por Gabriel Fernandes, em Jornal de Campus Mobilizar a população sempre foi um dos pontos mais complicados na organização de uma manifestação social ou política. Hoje, apesar de geralmente ter menos atuação que no passado, os jovens ativistas que saem às ruas defendendo ideais e direitos possuem na internet uma aliada para chamar atenção do público e participação. Algumas estratégias de divulgação online viraram regra entre as manifestações com a participação majoritária de jovens ativistas. Mensagens enviadas em massa por explicam com detalhes os objetivos, as causas defendidas, o discurso dos idealizadores. Eventos criados no Facebook permitem que a notícia se espalhe em uma espécie de boca-aboca online. Campanhas no Twitter, que dá ainda a oportunidade de os participantes relatarem os eventos ao vivo, contribuem para agilizar a proliferação das informações. As diversas opções oferecidas pela internet criam a possibilidade de potencializar o alcance das ações propostas, indo além do número de participantes potencialmente maior, mas também chamando mais atenção da mídia, das autoridades e da sociedade. Exemplos não faltam de movimentos que começaram no mundo virtual e ganharam força nas ruas. No início do ano, milhões de pessoas foram às ruas no mundo árabe pedir por mais mudanças em seus países, em resposta a chamados em redes sociais. Na Espanha, um movimento descentralizado iniciado em fóruns de discussões pela internet tomou conta das ruas de mais de 60 cidades há alguma semanas. E tanta repercussão acaba por atrair também a fúria das autoridades. O governo da China, por exemplo, bloqueou o acesso a redes sociais como Facebook, Twitter, Flickr, de compartilhamento de fotos, e Linkedln, voltado a contatos profissionais. No Egito, a capital chegou a ficar sem internet para enfraquecer as manifestações. Soraya Misleh, filha de um refugiado palestino, conta que o Facebook sofreu pressão por parte de sionistas e derrubou a página da terceira intifada palestina. Segundo ela, 350 mil pessoas haviam confirmado a participação. Apesar disso, ela diz acreditar na importância das mídias sociais na mobilização jovem. As mídias sociais cumprem um papel

3 importantíssimo em todas as lutas. Na onda de revoluções sociais em andamento, tem propiciado não apenas a divulgação desse movimento como também a própria comunicação em diferentes partes do mundo, afirma. Em São Paulo, somente na última semana do mês passado, seis manifestações populares foram divulgadas na internet, possuindo causas que iam do tombamento do Cine Belas Artes a um ato contra a violência policial, de um protesto contra o aumento das tarifas de ônibus na capital a um novo churrasco da gente diferenciada, em referência a moradores de Higienópolis contra a construção de uma estação de metrô na região. Não à toa uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha, em parceria com a agência de publicidade Box, apontou que 71% dos jovens entre 18 e 24 anos ouvidos acreditam que a internet é um instrumento alternativo de mobilização social. Segundo eles, a forma repetitiva e padronizada dos meios convencionais de comunicação ao transmitir as notícias contribui com a migração do debate para o mundo virtual. TEXTO II Insatisfação e ocupação de ruas unem jovens ativistas pelo mundo Primavera Árabe, Occupy, Indignados e os manifestantes nas capitais brasileiras: em todo o mundo, os motivos que levam jovens às ruas são os mais variados. Em comum, a insatisfação e o protesto. por Marcio Pessôa São motivos diversos, mas a estratégia de ação é a mesma em todo o mundo: ativistas, jovens em sua maioria, ocupam espaços públicos para manifestações e para expressar sua insatisfação. Em geral, trata-se da ocupação de espaços simbólicos das cidades, como Wall Street, em Nova York; a praça Tahrir, no Cairo; ou a praça Puerta del Sol, em Madri; o Congresso Nacional ou a Avenida Paulista, no Brasil.

4 Iguais no ato de protestar, os movimentos se distinguem nos seus objetivos. No mundo árabe, a insatisfação se voltava contra governantes autoritários, há décadas instalados no poder. Na Espanha, o desemprego e os planos de austeridade motivaram os Indignados a sair às ruas. Em Nova York, o Occupy Wall Street mira a desigualdade econômica e social, apresentando-se como os 99% de desfavorecidos na distribuição da riqueza. No Brasil, as manifestações começaram em protesto contra o aumento das passagens de ônibus em São Paulo, mas logo ganharam uma dimensão maior, e a agenda também se ampliou. Algo semelhante acontece na Turquia, onde a repressão policial a um movimento pacífico contrário à construção de um centro comercial em um parque de Istambul gerou revolta de outros setores da sociedade. Assim como no Brasil, grupos diversos, com reivindicações variadas, juntaram-se ao movimento, engrossando a contestação na praça Taksim e no parque Gezi. Levantes ocasionados por insatisfação política também ocorrem na África subsaariana, mas também em contextos bem únicos. O regime do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, enfrenta manifestações de contestação desde o ano passado. São ações lideradas por jovens estudantes e ativistas culturais, severamente reprimidas pelas forças de segurança. Os brasileiros no contexto mundial A insatisfação parece ser o único ponto em comum entre os jovens que saem às ruas em todo o mundo. Mesmo no caso de um único país, como o Brasil, é difícil encontrar um tema unindo todos os manifestantes, como argumenta o cientista político Tim Wegenast, da Universidade de Constança. Para ele, existe uma "insatisfação com a política brasileira como um todo". Wegenast também não arrisca comparar a onda de protestos brasileira com as contestações à política vigente em Angola há mais de 30 anos. "Angola tem problemas sociais muito contundentes", afirma Wegenast.

5 Já o coordenador da organização Mais Democracia, João Roberto Pinto, consegue encontrar semelhanças entre alguns movimentos globais. Ele aproxima as manifestações brasileiras dos Indignados da Espanha e do Occupy Wall Street. Segundo o cientista político, essas mobilizações têm o mesmo alvo. "O poder econômico vem capturando a representação política. Isso não é novo, mas chegou a um ponto que saturou o povo." Já o diretor-executivo da Transparência Brasil, Cláudio Abramo, evita comparar as manifestações brasileiras com as de outros países porque seriam "contextos diferentes". Abramo concorda com Pinto quando se fala em crise na representação política no Brasil. Ele diz não acreditar que o motivo dos levantes seja somente o aumento da passagem de ônibus. "Parece ser uma desilusão generalizada perante a representatividade do sistema político. Os partidos não representam ninguém, a não ser a si próprios", destaca. Surpresa e contradição Wegenast diz que não esperava uma mobilização deste porte neste momento no Brasil. "É meio contraditório ver um movimento de insatisfação tendo em vista todo este crescimento econômico e estes programas sociais das últimas décadas", afirma. Abramo discorda que haja uma contradição. "A transferência de recursos para camadas mais pobres, como ocorreu nos programas sociais brasileiros, não causa impacto na classe média urbana, que é a camada da população mais sensível às ações do Estado." Pinto descarta que os movimentos brasileiros estejam isentos de sofrer influência político-partidária. O coordenador do Mais Democracia celebra o interesse da população de protestar por maior participação nas decisões sobre questões do seu cotidiano. "No Rio, o pessoal quer discutir as concessões para o sistema de transporte. Querem que as empresas abram suas planilhas de custo para ver a justificativa de distribuição das linhas e de correções nas tarifas", argumenta. Em outros países emergentes Na Turquia, o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan qualificou os protestos de "um ataque à democracia turca", uma reação bem diferente da expressada pelas autoridades brasileiras. Para Wegenast, o cenário político é outro. "A Turquia é uma quase-democracia, com direitos civis limitados, sem transparência e sem mídia independente", salienta. Para o analista, no caso do Brasil não se trata de um governante em perigo, que manda a polícia reprimir violentamente a oposição, como nos países da Primavera Árabe.

6 Manifestações em outros países do Brics também não encontram semelhanças com a onda de protestos brasileira. O governo sul-africano não enfrenta levantes em série, mas vem sendo criticado há meses pela repressão à manifestação dos mineiros de Marikana, que deixou 34 mortos em agosto passado. Os trabalhadores reivindicaram melhores salários e foram alvejados pela polícia, numa repressão que lembrou os piores anos do Apartheid. Na Rússia, além de optar pela repressão, o governo enfrenta os protestos mobilizando organizações aliadas para "contra-manifestações". Na China, a repressão do regime evita ações mais audaciosas por parte da população. Os levantes brasileiros também não se comparam aos conflitos religiosos na Índia, razão de intervenção enérgica do Estado. "A repressão na China e na Rússia é para a sobrevivência do regime. Os governos sufocam qualquer movimento para permanecer no poder", salienta Wegenast. "O Brasil ainda é visto como a democracia mais sólida do Brics." GRÁFICO O que os jovens pensam sobre a política

7 Alan Rodrigues. Fonte:

REDAÇÃO A participação do jovem em projetos sociais no Brasil

REDAÇÃO A participação do jovem em projetos sociais no Brasil REDAÇÃO A participação do jovem em projetos sociais no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

TEXTO 1. Proposta de Redação Nº. 3 abr. 2018

TEXTO 1. Proposta de Redação Nº. 3 abr. 2018 Proposta de Redação Nº. 3 abr. 2018 A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão

Leia mais

O capital está indo bem, mas as pessoas estão indo mal

O capital está indo bem, mas as pessoas estão indo mal O capital está indo bem, mas as pessoas estão indo mal O Boitempo Editorial publicou uma entrevista muito interessante que vale conferir. Tomamos a liberdade de aqui reproduzir, a fim de, divulgar ainda

Leia mais

Para 46%, os protestos foram contra a corrupção, os políticos e os governantes. Contra o aumento das tarifas de transporte público 22,1

Para 46%, os protestos foram contra a corrupção, os políticos e os governantes. Contra o aumento das tarifas de transporte público 22,1 Para a maior parte dos entrevistados, as revoltas de junho tiveram como alvo os políticos em geral. Os dados também mostram que 45% estão mais otimistas com o futuro do Brasil após os protestos, mas em

Leia mais

A armadilha da renda média TEXTO LUCIANA RODRIGUES, ENVIADA ESPECIAL

A armadilha da renda média TEXTO LUCIANA RODRIGUES, ENVIADA ESPECIAL DIVULGAÇÃO Entrevista Carlos Primo Braga O BRASIL TEM CONDIÇÕES DE CRESCER NA FAIXA DE 2,5% A 3,5% NOS PRÓXIMOS ANOS A armadilha da renda média TEXTO LUCIANA RODRIGUES, ENVIADA ESPECIAL PROFESSOR BRASILEIRO

Leia mais

A CIDADE INQUIETA CRISE, CONFLITO E INOVAÇÃO SÓCIO- TERRITORIAL

A CIDADE INQUIETA CRISE, CONFLITO E INOVAÇÃO SÓCIO- TERRITORIAL A CIDADE INQUIETA CRISE, CONFLITO E INOVAÇÃO SÓCIO- TERRITORIAL Cartaz de Gui Castro Felga ISABEL ANDRÉ, CEG, IGOT-UL isabelandre@campus.ul.pt ANA ESTEVENS, CEG, IGOT-UL anaestevens@campus.ul.pt Santiago

Leia mais

As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole

As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole a popularização da Internet Como compreender, por exemplo, as práticas de ativismo político que têm como base importante de mobilização as interações

Leia mais

População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia

População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia População sai às ruas e freia golpe de Estado na Turquia O Governo turco reconhece o levante de uma parte do Exército e assegura que os rebeldes pagarão um alto preço. Uma tentativa de golpe de Estado

Leia mais

REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil

REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil REDAÇÃO Caminhos Para Diminuição Da Pobreza No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva

Primavera Árabe. Prof. Luiz Fernando L Silva Primavera Árabe Prof. Luiz Fernando L Silva Inicia-se no norte da África E propaga-se pelo Oriente Médio Primavera Árabe Período de transformações históricas no rumo da política mundial Onda de protestos

Leia mais

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 5 ano - 4 bimestre Avaliação História 5 ano - 4 bimestre Unidade 4 1. Escreva um pequeno texto sobre o governo Getúlio Vargas. Não esqueça de incluir dois argumentos favoráveis e dois desfavoráveis. Dê um título para o texto. 2. Leia

Leia mais

COMISSÃO DE CONCURSO E SELEÇÃO VESTIBULAR PRESENCIAL 2018/1 REDAÇÃO. 3/12/ das 15h às 18h. Nº da identidade Órgão expedidor Nº da inscrição

COMISSÃO DE CONCURSO E SELEÇÃO VESTIBULAR PRESENCIAL 2018/1 REDAÇÃO. 3/12/ das 15h às 18h. Nº da identidade Órgão expedidor Nº da inscrição COMISSÃO DE CONCURSO E SELEÇÃO VESTIBULAR PRESENCIAL 2018/1 REDAÇÃO 3/12/2017 - das 15h às 18h Nº da identidade Órgão expedidor Nº da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER

Leia mais

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência

Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência Proposta de produção de texto no modelo ENEM Tema: Racismo no Ensino Superior: acesso e permanência PRODUÇÃO DE TEXTO Em Brasília, estudante protesta contra o sistema de cotas Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/cota_racial#/media/file:protesto_contra_o_sistema_de_cotas.jpg

Leia mais

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC)

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC) Imigração Haitianos e Senegaleses (mais de 300) partiram de Rio Branco no Acre e vão desembarcar de ônibus em SP em busca de trabalho a mando do governo acreano (Abril/2014) Fechamento do abrigo de Brasiléia

Leia mais

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa

Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Lula: Impeachment é conduzido por quadrilha legislativa Em fala em seminário, o ex-presidente agradeceu à imprensa internacional pela cobertura que está fazendo da crise política Postado por Agência PT,

Leia mais

A indústria cultural

A indústria cultural SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 8 / 0 / 06 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 6 / 9 / UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Como garantir o acesso ao Ensino Superior a todos os grupos sociais brasileiros no século XXI?

Como garantir o acesso ao Ensino Superior a todos os grupos sociais brasileiros no século XXI? A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa

Leia mais

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 13 O CONCEITO DE DEMOCRACIA

FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 13 O CONCEITO DE DEMOCRACIA FILOSOFIA - 3 o ANO MÓDULO 13 O CONCEITO DE DEMOCRACIA Como pode cair no enem Um cidadão é um indivíduo que pode participar no Judiciário e na autoridade, isto é, nos cargos públicos e na administração

Leia mais

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS AS LUTAS DE LIBERTAÇÃO NACIONAL ÁSIA E ÁFRICA SÉCULO XX COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS A partilha do Continente Africano após a Conferência de Berlim (1885) O NEOCOLONIALISMO ENTRE OS SÉCULOS XIX

Leia mais

Inovação Social. No governo e na política.

Inovação Social. No governo e na política. Inovação Social No governo e na política. BEATRIZPEDREIRA Cientista Social Ativista Coletivista Inovação Social Inovação Pública Inovação Pública GOVERNO POLÍTICA Inovação Pública Administração Direta

Leia mais

AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS

AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS AS MANIFESTAÇÕES E AS REDES SOCIAIS A força do protesto Em 2011 ocorreu um fenômeno que há muito não se via: uma eclosão simultânea e contagiosa de movimentos sociais de protesto com reivindicações peculiares

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

REDAÇÃO A que aspira o jovem contemporâneo?

REDAÇÃO A que aspira o jovem contemporâneo? REDAÇÃO A que aspira o jovem contemporâneo? INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO BRASILEIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O DILEMA DO EIRO: ENTRE A DESCRENÇA NO PRESENTE E A ESPERANÇA NO FUTURO AGOSTO DE 2017 JOB0296 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO Este estudo tem por objetivo

Leia mais

REDAÇÃO A cultura de aplicativos em questão no Brasil

REDAÇÃO A cultura de aplicativos em questão no Brasil REDAÇÃO A cultura de aplicativos em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Atualidade em foco. Manifestação contra as reformas trabalhista e da previdência e por Diretas já, 24 de maio 198 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #60

Atualidade em foco. Manifestação contra as reformas trabalhista e da previdência e por Diretas já, 24 de maio 198 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #60 Atualidade em foco Foto: Anderson Barbosa / Fractures Collective Manifestação contra as reformas trabalhista e da previdência e por Diretas já, 24 de maio 198 UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #60 Ousar lutar,

Leia mais

(*) noticia incluída no presente documento

(*) noticia incluída no presente documento Noticias 12-07-2012 Diário de Noticias - CONVOCADO PELO FACEBOOK : Dois mil vão pedir demissão de Relvas em protesto - CONSELHO NACIONAL DO PSD : Passos desdramatiza execução orçamental - MADRID : Noite

Leia mais

Movimentos levam as demandas da saúde para as ruas no 24º Grito dos/as Excluídos/as

Movimentos levam as demandas da saúde para as ruas no 24º Grito dos/as Excluídos/as Movimentos levam as demandas da saúde para as ruas no 24º Grito dos/as Excluídos/as Por Rogéria Araújo De norte a sul do Brasil a comemoração da independência contou com o Grito de milhares de brasileiros

Leia mais

REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil

REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por

Red. Bernardo Soares. Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Aula 2 Bernardo Soares Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por Foca na Redação 23 mar A sociedade no século XXI: definições e problemas

Leia mais

Tema de Redação ENEM Ensino Médio

Tema de Redação ENEM Ensino Médio Tema 1 O movimento estudantil em transição: a mobilização dos jovens nos dias atuais Proposta de redação Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de

Leia mais

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim

Profª Mª Fernanda Trombini Cassim Profª Mª Fernanda Trombini Cassim TESE INICIAL ARGUMENTOS PARA DEFESA DA TESE INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - CONCLUSÃO TEXTO I TEXTOS MOTIVADORES Em consonância com a Constituição da República Federativa

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Diferentes Lutas e um inimigo comum Por Rita Freire Movimentos sociais e sindicatos europeus: não

Leia mais

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa.

CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13. O papel da legislação para o Controle Social e a Gestão Participativa. MODALIDADES DE GESTÃO NO SUS MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Carlos Neder XXVII CONGRESSO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE CURSO: Controle Social e Gestão Participativa 06/3/13 O papel da legislação para o Controle

Leia mais

Aconteceu neste domingo (16) a 3a manifestação contra a presidenta Dilma Roussef. Em São Paulo, a manifestação aconteceu na avenida Paulista.

Aconteceu neste domingo (16) a 3a manifestação contra a presidenta Dilma Roussef. Em São Paulo, a manifestação aconteceu na avenida Paulista. Aconteceu neste domingo (16) a 3a manifestação contra a presidenta Dilma Roussef. Em São Paulo, a manifestação aconteceu na avenida Paulista. Os protestos deste domingo (16) tiveram uma finalidade: pedir

Leia mais

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS

A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS A REPRESSÃO DAS LEIS PENAIS SOMENTE PARA OS ESCOLHIDOS Simone de Sá Portella Procuradora do Município de Campos dos Goytacazes/RJ; Mestre em Políticas Públicas e Processo pela UNIFLU/FDC; Colunista da

Leia mais

REDAÇÃO O Jovem No Mercado De Trabalho: Perspectivas E Desafios

REDAÇÃO O Jovem No Mercado De Trabalho: Perspectivas E Desafios REDAÇÃO O Jovem No Mercado De Trabalho: Perspectivas E Desafios INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER?

VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? GUIA PARA UM VAMOS BOTAR AS MÃOS NA MASSA E FAZER ACONTECER? O QUE É O DESAFIO NACIONAL? É uma campanha de mobilização pensada para engajar a galera que tem mandato, os filiados e conectados que estão

Leia mais

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio

O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O cenário das revoltas no Norte da África e no Oriente Médio O mundo árabe é formado por um conjunto de países localizados no norte da África e no Oriente Médio. A maneira mais usual de identificar as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV A Comissão Examinadora da Prova de Língua Portuguesa, Nível Médio, efetuou a análise do recurso administrativo e emitiu seu Língua Portuguesa Questão 12 A questão trata de leitura, precisamente, de coesão

Leia mais

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge

A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO. Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge A REPERCUSSÃO DA MÍDIA ALTERNATIVA NO CIBERESPAÇO: ESTUDO COMPARATIVO DAS PÁGINAS OUTRAS PALAVRAS E O CORVO Lina Moscoso Teixeira Ana Jorge MEDIA ALTERNATIVOS Conceitos: Desafiam formas capitalistas dominantes

Leia mais

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E

P R O F E S S O R E D M Á R I O V I C E N T E 1 Liberalismo pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Neste sentido, os liberais são contrários

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PB4/4B COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. 2002 Deliberação CEE/MS Nº 10.278, de 19 de dezembro de 2013. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1872 de 04 de fevereiro

Leia mais

Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade

Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade Desfile da Luta Antimanicomial colore avenidas de BH para reivindicar direito à cidade Cores. Muitas cores marcaram o Desfile da Luta Antimanicomial, realizado na segunda-feira, 19 de maio, em Belo Horizonte.

Leia mais

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição

4/12/ das 8h às 12h. Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição CONCURSO PÚBLICO N 001/2016 COMISSÃO DE CONCURSOS E SELEÇÕES NÍVEL MÉDIO REDAÇÃO 4/12/2016 - das 8h às 12h Número de identidade Órgão expedidor Número da inscrição LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

Horizontes Antropológicos

Horizontes Antropológicos Horizontes Antropológicos 44 2015 Cultura e Aprendizagem CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar,

Leia mais

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve...

;a sociedade civil organizada (escolas, ONG s e Sindicatos) deve... Exercício ENEM Elabore Proposta de Intervenção que apresente 4 dispositivos (Agente, Ação, Modo e Finalidade), em três esferas sociais (Estado, Sociedade e Cidadão) sobre os temas: 1) TEMA DE REDAÇÃO:

Leia mais

Uma Comuna na América Latina

Uma Comuna na América Latina RESENHA Uma Comuna na América Latina Camila Djurovic Estudante de História na USP Apesar de ser um dos movimentos revolucionários mais originais da história latino-americana, a Comuna de La Paz é ainda

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

Ato contra a terceirização no Recife une sindicatos e movimentos sociais

Ato contra a terceirização no Recife une sindicatos e movimentos sociais Ato contra a terceirização no Recife une sindicatos e movimentos sociais Manifestantes fizeram passeata pelas ruas do Centro da capital. Protesto foi organizado pela CUT-PE e conta com apoio de estudantes.

Leia mais

Mobilização popular de 2013 em Belo Horizonte

Mobilização popular de 2013 em Belo Horizonte Ponto Urbe Revista do núcleo de antropologia urbana da USP 19 2016 Ponto Urbe 19 Mobilização popular de 2013 em Belo Horizonte Um olhar em preto e branco Mouvement protestataire de 2013 à Belo Horizonte:

Leia mais

OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL. A Geografia Levada a Sério

OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL.  A Geografia Levada a Sério OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS E OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO- FORMAL 1 Lutar pela igualdade sempre que as diferenças nos discriminem. Lutar pela diferença sempre que a igualdade nos descaracterize. Boaventura

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Manifestações Populares no Brasil Primeiro Alguns Questionamentos No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações

Leia mais

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo

Importante acontecimento do século XX. Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo 03. REVOLUÇÃO RUSSA Importante acontecimento do século XX Surgimento do modelo socialista em oposição dominante Profundas transformações no país e no mundo ao capitalismo Rússia no início do século XX

Leia mais

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas.

Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo Proposta de redação: Somos todos iguais : expressão falaciosa da democracia moderna. O racismo ainda bate às portas. Racismo: Manifestações racistas, como a recentemente sofrida pela jornalista

Leia mais

Maratona de cartas. Um contributo

Maratona de cartas. Um contributo Maratona de cartas Um contributo O que é a maratona de cartas? É o maior evento de Direitos Humanos organizado anualmente pela Amnistia Internacional de meados de novembro a 15 de dezembro. Durante estes

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores

Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores Universidade Estadual do Ceará UECE Curso Pré-Vestibular UECEvest Propostas de Redação III - MAIO 2017 Professoras Elaboradoras: Ana Gabriela e Yara Rocha PROPOSTA 1 A partir da leitura dos textos motivadores

Leia mais

ESPM 2014 GABARITO OFICIAL

ESPM 2014 GABARITO OFICIAL MODELO DE PROVA: PROVA E 01 e 02 c 03 b 04 d 05 c 06 d 07 a 08 d 09 b 10 e 11 e 12 c 13 c 14 e 15 d 16 a 17 e 18 d 19 b 20 b 21 e 22 d 23 a 24 a 25 d 26 b 27 c 28 c 29 a 30 e 31 b 32 c 33 d 34 b 35 e 36

Leia mais

Espionagem americana

Espionagem americana Espionagem americana Proposta de redação: Espionagem americana - Os norte-americanos invadem a soberania de 193 países para coibir o terrorismo nos EUA. ( ) Verdadeiro ( ) Falso WWW.REDIGIRAMAIS.COM.BR

Leia mais

Ocupação das escolas no Brasil

Ocupação das escolas no Brasil Projeto UERJ MAPITOBA Expansão da fronteira agrícola Centro-Oeste Produtos em MAPITOBA Conflitos/ Encarecimento de terras Municípios de destaque Migração de retorno Ocupação das escolas no Brasil Mobilização

Leia mais

SEGURANÇA E PRIVACIDADE NO SEU SMARTPHONE: WHATSAPP

SEGURANÇA E PRIVACIDADE NO SEU SMARTPHONE: WHATSAPP SEGURANÇA E PRIVACIDADE NO SEU SMARTPHONE: WHATSAPP O Whatsapp é um aplicativo popular para Smartphones que utiliza conexão da internet para troca de mensagens de forma instantânea além de vídeos, fotos

Leia mais

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil

REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil REDAÇÃO Diminuição da maioridade penal em questão no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto

Leia mais

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno

O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno O Jornal Montes Claros O poder do Pequeno Rua Silas canela 52 / 101 BairroCidade Nova O E UM DOIS INDICADOS AO PRÊMIO MELHOR SITE DE NOTÍCIAS DO NORTE DE MINAS PROPOSTA COMERCIAL DE PUBLICIDADE O Jornal

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Noticiário internacional sobre o Brasil cai 15% e cobertura negativa sobe 22% nos primeiros três trimestres do ano. Caro(a),

Noticiário internacional sobre o Brasil cai 15% e cobertura negativa sobe 22% nos primeiros três trimestres do ano. Caro(a), Caro(a), Você está recebendo a 19ª edição do Boletim Brasil, levantamento trimestral produzido periodicamente pela agência de comunicação Imagem Corporativa desde 2009 com base no monitoramento de 15 importantes

Leia mais

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC)

Imigração. Fechamento do abrigo de Brasiléia (AC) Imigração Haitianos e Senegaleses (mais de 300) partiram de Rio Branco no Acre e vão desembarcar de ônibus em SP em busca de trabalho a mando do governo acreano (Abril/2014) Fechamento do abrigo de Brasiléia

Leia mais

Revoluções, Exceções e Vantagens Brasileiras

Revoluções, Exceções e Vantagens Brasileiras Revoluções, Exceções e Vantagens Brasileiras Primavera Árabe Para iniciar nossa discussão devemos compreender superficialmente as causas, a evolução e as consequencias das revoltas populares, em maior

Leia mais

Souzana Mizan Universidade de São Paulo

Souzana Mizan Universidade de São Paulo A IDENTIDADE INDIGENA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO: : A CONSTRUÇÃO VISUAL E VERBAL DE SENTIDOS Souzana Mizan Universidade de São Paulo souzana@usp.br A Mídia tem poder na vida das pessoas pode fortalecer

Leia mais

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral

Antecedentes da Revolução. Fases. Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil. Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral REVOLUÇÃO RUSSA Antecedentes da Revolução Domingo Sangrento Revolta do Potemkin A greve geral Fases Revolução Branca Revolução Vermelha Guerra Civil Contexto Político Econômico Social Ideológico Czar Nicolau

Leia mais

Por Ivo Lesbaupin, da direção executiva da Abong

Por Ivo Lesbaupin, da direção executiva da Abong Por Ivo Lesbaupin, da direção executiva da Abong As manifestações das últimas semanas no Brasil, iniciadas pelo Movimento do Passe Livre e pouco a pouco ampliadas para diferentes setores da população,

Leia mais

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015

Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Taxa de homicídios no Brasil aumenta mais de 10% de 2005 a 2015 Ipea mostra desigualdade entre os estados, com o Rio Grande do Norte apresentando alta de mais de 200% no mesmo período e São Paulo, queda

Leia mais

(*) noticia incluída no presente documento

(*) noticia incluída no presente documento Noticias 26-09-2012 Diário de Noticias - REUNIÃO COM INÍCIO MARCADO PARA AS 08.30 : Conselho de Ministros prepara Orçamento para 2013 - Entidade reguladora dos serviços: Famílias gastaram em média 20 euros

Leia mais

Universidade Zumbi dos Palmares. VII FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES SÃO PAULO, 07 A 10 DE JULHO DE Centro Esportivo Tiete

Universidade Zumbi dos Palmares. VII FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES SÃO PAULO, 07 A 10 DE JULHO DE Centro Esportivo Tiete Universidade Zumbi dos Palmares VII FÓRUM SOCIAL MUNDIAL DAS MIGRAÇÕES SÃO PAULO, 07 A 10 DE JULHO DE 2016. Centro Esportivo Tiete O QUE E O FÓRUM SOCIAL DAS MIGRAÇÕES? O Fórum Social Mundial das Migracões

Leia mais

paralisam e protestam contra a terceirização e os ajustes fiscais

paralisam e protestam contra a terceirização e os ajustes fiscais No RS, trabalhadores paralisam e protestam contra a terceirização e os ajustes fiscais Em Porto Alegre e região metropolitana, pararam o metrô (TRENSURB), as empresas de ônibus, professores, metalúrgicos,

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

ENSINO RELIGIOSO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO RELIGIOSO ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURMA: ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FLÁVIA GINO RODRIGUES ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil

REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil REDAÇÃO Desafios Para Reabilitação De Usuários De Drogas No Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

Exercícios Fenômenos Sociais

Exercícios Fenômenos Sociais Exercícios Fenômenos Sociais 1. Ao fazer uso da sociologia de Max Weber, podemos afirmar que fenômenos sociais como, por exemplo, a moda, a formação do Estado ou o desenvolvimento da economia capitalista,

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Manhã)

Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) Resolução de Questões do ENEM (Manhã) 1. A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural);

Uma visão de mundo renovada (Renascimento Cultural); do 3 e 4 períodos 6º ano História 3 período O mundo grego As origens da sociedade grega Esparta e Atenas A cultura grega O período helenístico Roma: Formação e expansão A formação de Roma A República romana

Leia mais

Líder de protestos de estudantes no Chile vem a Brasília e defende educação pública

Líder de protestos de estudantes no Chile vem a Brasília e defende educação pública Líder de protestos de estudantes no Chile vem a Brasília e defende educação pública 31/08/2011 Amanda Cieglinski Repórter da Agência Brasil Brasília - Aluna do curso de geografia na Universidade do Chile,

Leia mais

Resolução de Questões do ENEM (Noite)

Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) Resolução de Questões do ENEM (Noite) 1- A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS NO BRASIL. Resumo:

MOVIMENTOS SOCIAIS E PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS NO BRASIL. Resumo: MOVIMENTOS SOCIAIS E PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS NO BRASIL Resumo: GT 5 - Movimentos Sociais e Democracia Bernardo Fernando Sicoche * David Adriano Nota * Este artigo discute a relação entre os movimentos

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES

Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES Desenvolvimento do texto dissertativo PROF. ELISÂNGELA LOPES O desenvolvimento é o corpo da redação, em que se discute o assunto, debatem-se os problemas, são apresentados os raciocínios, a argumentação,

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

PROVA de GEOGRAFIA 2ª ETAPA do VESTIBULAR Questão 01

PROVA de GEOGRAFIA 2ª ETAPA do VESTIBULAR Questão 01 Questão 01 PROVA de GEOGRAFIA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 Numerosos estudos indicaram que o aquecimento global associado à ação humana poderia provocar mudanças catastróficas no clima. No mapa abaixo,

Leia mais

Saídas da crise para o PMDB

Saídas da crise para o PMDB PUBLICIDADE HOME ARTIGOS CRÔNICAS ENTREVISTAS GERAL MEUS TEXTOS SOBRE Buscar no blog Blog do Noblat Murillo de Aragão é cientista político POLÍTICA Saídas da crise para o PMDB 05/11/2015-01h15 Em meio

Leia mais

Lutas sociais pelo transporte

Lutas sociais pelo transporte Lutas sociais pelo transporte As lutas em torno da questão do transporte coletivo, ocorrem em diversas cidades do Brasil e também em muitas outras partes do mundo. Tais lutas refletem especialmente dois

Leia mais

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM?

1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 2 - Você conhece a missão do UBM? SOBEU ASSOCIACAO BARRAMANSENSE DE ENSINO 28.674.489/0001-04 CAMPUS BARRA MANSA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 20162 1 - Você conhece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do UBM? 942 2 - Você conhece

Leia mais

REDAÇÃO A expansão do ensino superior no Brasil

REDAÇÃO A expansão do ensino superior no Brasil REDAÇÃO A expansão do ensino superior no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais

MOBILIZAÇÃO CÍVICA NO FORTALECIMENTO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA

MOBILIZAÇÃO CÍVICA NO FORTALECIMENTO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA MOBILIZAÇÃO CÍVICA NO FORTALECIMENTO À CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA ICARO CÉLIO SANTOS DE CARVALHO 1 DAYANE DE ABREU SANTOS 2 ERICA SANTOS DE CARVALHO 3 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)

Leia mais

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário.

Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. Esta cartilha explica os princípios que orientam a FOB, a maneira como nos organizamos e como se filiar ao Sindicalismo Revolucionário. www.lutafob.wordpress.com lutafob@protonmail.com Brasil, 2019 NOSSOS

Leia mais

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa

PROPOSTA DE REDAÇÃO. Onda de Refugiados na Europa MARATONA DE ESTUDOS PROPOSTA DE REDAÇÃO Onda de Refugiados na Europa Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido a sua raça, religião, nacionalidade, associação a

Leia mais

Enem 2016 será adiado para 240 mil alunos de 364 escolas; veja lista

Enem 2016 será adiado para 240 mil alunos de 364 escolas; veja lista Enem 2016 será adiado para 240 mil alunos de 364 escolas; veja lista Alunos farão exame nos dias 3 e 4 de dezembro. Adiamento ocorre em função da ocupação por protestos estudantis em locais de prova. Por

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA CRISTIANE SILVA DOS SANTOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Domingo, 17 de abril de 2011 Palestra do presidente

Leia mais