Balanço Social das Empresas
|
|
|
- Sebastiana Ventura de Miranda
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Balanço Social das Empresas Aqui inicia-se a construção do Balanço Social de sua empresa, no modelo proposto pelo Ibase. Este importante documento deve ser resultado de um amplo processo participativo que envolva a comunidade interna e externa e deve apresentar os projetos e ações sociais e ambientais efetivamente realizados pela empresa. O projeto Balanço Social das Empresas, lançado pelo Ibase em 1997, conta com o apoio da Fundação Ford, da Novib e da Red Puentes de Responsabilidade Social. Apoio: O Ibase esclarece dúvidas sobre o preenchimento do formulário e, uma vez pronto, divulga os nomes das empresas, seus balanços sociais e páginas na internet neste site. Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo [email protected] ou pelo telefone (21) Este programa foi desenvolvido pela
2 Selo Balanço Social Ibase / Betinho 2007 O Selo Balanço Social Ibase/Betinho foi criado em 1998 e, desde então, tem sido conferido anualmente a todas as empresas que adotam e publicam amplamente o modelo de balanço social sugerido pelo Ibase. O selo tornou-se um indicativo de que a empresa dá transparência às suas ações e investimentos no social, buscando uma postura mais responsável e cidadã. O selo é anual, indicando sempre o exercício a que ele se refere. A empresa tem o direito de utilizá-lo em seus documentos, relatórios, papelaria, produtos, embalagens, site etc. Para o recebimento do Selo Balanço Social Ibase/Betinho, a empresa deverá cumprir critérios com relação ao preenchimento, divulgação e conteúdo do documento. Os critérios para recebimento do Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2008 estão disponíveis em Restrições: o Selo Balanço Social Ibase/Betinho NÃO será fornecido às empresas de cigarro/fumo/tabaco, armas de fogo/munições, bebidas alcoólicas ou que estejam comprovadamente envolvidas com exploração de trabalho infantil e/ou qualquer forma de trabalho forçado. O Ibase não concede, suspende e/ou retira o Selo Balanço Social Ibase/Betinho conforme critérios estabelecidos abaixo e no site Mais informações com Cláudia Mansur - [email protected] - tel: (21)
3 Critérios adicionais para 2007 A partir de 2 de janeiro de 2007 serão também considerados >> A conformidade da empresa com o Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (que regulamenta a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989), Seção IV, Art 36, sobre o preenchimento dos cargos com pessoas portadoras de deficiência em empresas com 100 (cem) ou mais funcionários(as). >> O processo de melhoria contínua das informações contidas em alguns itens do Balanço Social publicado: 3. Nº de mulheres que trabalham na empresa;
4 publicado: 1. Educação Indicadores Sociais Internos; 2. Total das contribuições para a sociedade; 3. Nº de mulheres que trabalham na empresa; 4. % de cargos de chefia ocupados por mulheres; 5. Nº de negros(as) que trabalham na empresa; 6. Indicadores ambientais; 7. % de cargos de chefia ocupados por negros(as); 8. Nº total de acidentes de trabalho. Mais informações com Cláudia Mansur [email protected] - tel: (21)
5 Base de Cálculo Valor (Mil reais) Valor (Mil reais) Receita líquida (RL) Resultado operacional (RO) Folha de pagamento bruta (FPB) Receita líquida: receita bruta excluída dos impostos, contribuições, devoluções, abatimentos e descontos comerciais. Resultado operacional: lucro ou prejuízo apresentado pela empresa no período. Folha de pagamento bruta: somatório de remuneração (salários, gratificações, comissões e abonos), 13º salário, férias e encargos sociais compulsórios (INSS, FGTS e contribuição social).
6 Indicadores Sociais Internos Valor (Mil reais) Valor (Mil reais) Alimentação Encargos sociais compulsórios Previdência privada 0 0 Saúde Segurança e saúde no trabalho Educação Cultura 0 0 Capacitação e desenvolvimento profissional Creches ou auxílio-creche Participação nos lucros ou resultados Outros Total - Indicadores sociais internos Alimentação: gastos com restaurante, vale-refeição, lanches, cestas básicas e outros relacionados à alimentação dos. Previdência privada: planos especiais de aposentadoria, fundações previdenciárias, complementações de benefícios a aposentados(as) e seus dependentes. Saúde: plano de saúde, assistência médica, programas de medicina preventiva, programas de qualidade de vida e outros gastos com saúde, inclusive dos aposentados(as). Educação: gastos com ensino regular em todos os níveis, reembolso de educação, bolsas, assinaturas de revistas, gastos com biblioteca (excluído pessoal) e outros gastos com educação. Cultura: gastos com eventos e manifestações artísticas e culturais (música, teatro, cinema, literatura e outras artes). Capacitação e desenvolvimento profissional: recursos investidos em treinamentos, cursos, estágios (excluído os salários) e gastos voltados especificamente para capacitação relacionada com a atividade desenvolvida por. Creche ou auxílio-creche: creche no local ou auxílio-creche a. Participação nos lucros ou resultados: participações que não caracterizem complemento de salários. Outros benefícios: seguros (parcela paga pela empresa), empréstimos (só o custo), gastos com atividades recreativas, transportes, moradia e outros benefícios oferecidos a podem ser aqui enumerados.
7 Indicadores Sociais Externos Valor (Mil reais) Valor (Mil reais) Educação 7 0 Cultura Saúde e saneamento 0 0 Esporte Combate à fome e segurança alimentar 0 0 Outros Total das contribuições para a sociedade Tributos (excluídos encargos sociais) Total - Indicadores sociais externos Total das contribuições para a sociedade: somatório dos investimentos na comunidade que aparecem discriminados. Os itens na tabela aparecem como indicação de setores importantes onde a empresa deve investir (como habitação, creche, lazer e diversão, por exemplo). Porém podem aparecer aqui somente os investimentos focais que a empresa realiza regularmente. Tributos (excluídos encargos sociais): impostos, contribuições e taxas federais, estaduais e municipais.
8 4 - Indicadores Ambientais Valor (Mil reais) Valor (Mil reais) Investimentos relacionados com a produção/ operação da empresa 0 0 Investimentos em programas e/ou projetos externos 0 0 Total dos investimentos em meio ambiente 0 0 Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa ( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% ( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% Investimentos relacionados com a produção/operação da empresa: investimentos, monitoramento da qualidade dos resíduos/efluentes, despoluição, gastos com a introdução de métodos não-poluentes, auditorias ambientais, programas de educação ambiental para os(as) funcionários(as) e outros gastos com o objetivo de incrementar e buscar o melhoramento contínuo da qualidade ambiental na produção/operação da empresa. Investimentos em programas/projetos externos: despoluição, conservação de recursos ambientais, campanhas ecológicas e educação socioambiental para a comunidade externa e para sociedade em geral. Metas anuais: resultado médio percentual alcançado pela empresa no cumprimento de metas ambientais estabelecidas pela própria corporação, por organizações da sociedade civil e/ou por parâmetros internacionais como o Global Reporting Initiative (GRI).
9 Indicadores do Corpo Funcional Valor (Mil reais) Valor (Mil reais) Nº de ao final do período Nº de admissões durante o período Nº de terceirizados(as) 8 10 Nº de estagiários(as) Nº de acima de 45 anos Nº de mulheres que trabalham na empresa % de cargos de chefia ocupados por mulheres 35,29% 33% Nº de negros(as) que trabalham na empresa % de cargos de chefia ocupados por negros(as) 11,76% 8% Nº de portadores(as) de deficiência ou necessidades especiais 0 0 Nº de negros(as) que trabalham na empresa: Considerar como trabalhadores(as) negros(as) o somatório de indivíduos classificados/autodeclarados como de pele preta e parda (conforme o declarado na RAIS).
10 6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial 2007 Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa 38,04 Número total de acidentes de trabalho Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: ( ) direção 0 (x ) direção e Os pradrões de segurança e salubridade no ambiente de (x ) direção e trabalho foram definidos por: Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva (x ) não se ( ) segue as e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a envolve normas da OIT empresa: A previdência privada contempla: ( ) direção ( ) direção e A participação dos lucros ou resultados contempla: ( ) direção ( ) direção e Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa: ( ) não são considerados + Cipa ( ) incentiva e segue a OIT (x ) todos(as) 38,04 0 ( ) direção (x ) direção e ( ) direção e ( ) não se envolverá (x ) são sugeridos ( ) são exigidos ( ) não serão considerados Metas 2008 ( ) seguirá as normas da OIT ( ) direção ( ) direção e ( ) direção ( ) direção e ( x) serão sugeridos (x ) todos(as) + Cipa (x ) incentivará e seguirá a OIT (x ) todos(as) ( x) todos(as) ( ) serão exigidos Quanto à participação de em programas de trabalho voluntário, a empresa: Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): ( ) não se envolve na empresa ( ) apóia (x ) organiza e incentiva no Procon na Justiça ( ) não se envolverá na empresa ( ) apoiará (x ) organizará e incentivará no Procon na Justiça % de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: na empresa Valor adicionado total a distribuir (em mil R$): Distribuição do Valor Adicionado (DVA): no Procon na Justiça % governo % colaboradores(as) % acionistas % terceiros % retido na empresa Em 2007: Em 2006: no Procon na Justiça % governo % colaboradores(as) % acionistas % terceiros % retido Relação entre a maior e a menor remuneração: o resultado absoluto da divisão da maior remuneração pela menor. Número total de acidentes de trabalho: todos os acidentes de trabalho registrados durante o ano. Normas: conforme as Convenções 87, 98, 135 e 154 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e os itens da norma Social Accountability 8000 (SA 8000). Valor adicionado: para mais informações, acesse
11 7 - Outras Informações Alexandre Siqueira Monteiro - Diretor Executivo Marcelo Maron - Superintendente de Administração e Finanças. Tel.: 0xx [email protected] A empresa não utiliza mão-de-obra infantil ou trabalho escravo. Este espaço está disponível para que a empresa agregue outras informações importantes quanto ao exercício da responsabilidade social, ética e transparência.
12 1 - Base de Cálculo Receita líquida (RL) Resultado operacional (RO) Folha de pagamento bruta (FPB) Indicadores Sociais Internos Valor (mil) % sobre FPB % sobre RL Valor (mil) % sobre FPB % sobre RL Alimentação ,48% 4,42% ,62% 4,53% Encargos sociais compulsórios ,97% 3,97% ,57% 3,57% Previdência privada 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Saúde ,64% 2,64% ,23% 2,73% Segurança e saúde no trabalho 28 0,32% 0,06% 26 0,37% 0,06% Educação 198 2,27% 0,41% 157 2,24% 0,35% Cultura 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Capacitação e desenvolvimento profissional ,76% 1,94% ,37% 2,75% Creches ou auxílio-creche 224 2,57% 0,46% 183 2,61% 0,41% Participação nos lucros ou resultados 270 3,10% 0,56% 191 2,72% 0,43% Outros ,92% 2,15% ,61% 1,68% Total - Indicadores sociais internos ,04% 16,61% ,33% 16,50% 3 - Indicadores Sociais Externos Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Educação 7 0,09% 0,01% 0 0,00% 0,00% Cultura 10 0,13% 0,02% 60 0,94% 0,14% Saúde e saneamento 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Esporte ,55% 1,96% 0 0,00% 0,00% Combate à fome e segurança alimentar 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Outros ,95% 2,02% 486 7,63% 1,09% Total das contribuições para a sociedade ,72% 4,02% 546 8,57% 1,23% Tributos (excluídos encargos sociais) ,09% 13,60% ,70% 11,29% Total - Indicadores sociais externos ,81% 17,62% ,27% 12,52% 4 - Indicadores Ambientais Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Valor (mil) % sobre RO % sobre RL Investimentos relacionados com a produção/ operação da empre 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Investimentos em programas e/ou projetos externos 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Total dos investimentos em meio ambiente 0 0,00% 0,00% 0 0,00% 0,00% Quanto ao estabelecimento de metas anuais para minimizar ( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% ( ) cumpre de 0 a 50% ( ) cumpre de 76 a 100% aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a 5 - Indicadores do Corpo Funcional Nº de ao final do período Nº de admissões durante o período Nº de terceirizados(as) Nº de estagiários(as) Nº de acima de 45 anos Nº de mulheres que trabalham na empresa % de cargos de chefia ocupados por mulheres Nº de negros(as) que trabalham na empresa % de cargos de chefia ocupados por negros(as) Nº de portadores(as) de deficiência ou necessidades especiais 6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa Número total de acidentes de trabalho Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por: Os pradrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por: Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa: A previdência privada contempla: A participação dos lucros ou resultados contempla: Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa: Quanto à participação de em programas de trabalho voluntário, a empresa: Número total de reclamações e críticas de consumidores(as): 38,04 0 ( ) direção (x ) direção e (x ) direção e (x ) não se envolve ( ) segue as normas da OIT ( ) direção ( ) direção e ( ) direção ( ) direção e ( ) não são considerados ( ) não se envolve na empresa % de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas: na empresa Valor adicionado total a distribuir (em mil R$): Em 2007: Valor (Mil reais) 2006 Valor (Mil reais) ,29% ,76% Cipa ( ) incentiva e segue a OIT (x ) todos(as) 38,04 0 ( ) direção (x ) direção e ( ) direção e ( ) não se envolverá (x ) são sugeridos ( ) são exigidos ( ) não serão considerados ( ) apóia (x ) organiza e incentiva no Procon na Justiça no Procon na Justiça ( ) seguirá as normas da OIT ( ) direção ( ) direção e ( ) direção ( ) direção e ( x) serão sugeridos ( ) não se envolverá na empresa na empresa Em 2006: ,00% 202 8,00% 0 Metas 2008 (x ) todos(as) + Cipa (x ) incentivará e seguirá a OIT (x ) todos(as) ( x) todos(as) ( ) serão exigidos ( ) apoiará (x ) organizará e incentivará no Procon na Justiça no Procon na Justiça % governo % colaboradores(as) % governo % colaboradores(as) Distribuição do Valor Adicionado (DVA): 7 - Outras Informações % acionistas % terceiros % retido % acionistas % terceiros % retido Alexandre Siqueira Monteiro - Diretor Executivo Marcelo Maron - Superintendente de Administração e Finanças. Tel.: 0xx [email protected] A empresa não utiliza mão-de-obra infantil ou trabalho escravo
Balanço Social das Empresas
Balanço Social das Empresas Aqui inicia-se a construção do Balanço Social de sua empresa, no modelo proposto pelo Ibase. Este importante documento deve ser resultado de um amplo processo participativo
Balanço Social das Empresas
Balanço Social das Empresas Aqui inicia-se a construção do Balanço Social de sua empresa, no modelo proposto pelo Ibase. Este importante documento deve ser resultado de um amplo processo participativo
BALANÇO SOCIAL IBASE
BALANÇO SOCIAL IBASE 1. Base de Cálculo 2014 () 2015 () Receita Líquida () (1) 26.221.233 18.211.848 Resultado Operacional (RO) 15.941.039 6.347.868 Folha de Pagamento Bruta () (1)(2) 18.089.073 20.770.313
BALANÇO SOCIAL 2014 APAE DE FLORIANÓPOLIS
BALANÇO SOCIAL 2014 APAE DE FLORIANÓPOLIS Identificação CNPJ 83.933.192/0001-16 Instituição ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE FLORIANÓPOLIS Natureza Jurídica Associação Registro no CMAS Utilidade
BALANÇO SOCIAL DA SARAIVA EQUIPAMENTOS
BALANÇO SOCIAL DA SARAIVA EQUIPAMENTOS 2007 PARTE I: APRESENTAÇÃO 1. Mensagem do Presidente A Saraiva numa demonstração de seu compromisso com a qualidade dos seus produtos e serviços, conseguiu em 2006
Responsabilidade Social
Balanço Social 2016 Responsabilidade Social A Responsabilidade Social e Ambiental é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e coresponsável pelo desenvolvimento
Balanço Social Anual das Cooperativas
Balanço Social Anual das Cooperativas Este Balanço Social (BS) deve apresentar ações sociais e ambientais efetivamente realizadas pelas cooperativas. O BS deve ser resultado de amplo processo participativo
Balanço Social Anual das Cooperativas
Balanço Social Anual das Cooperativas 1 Identificação Nome da cooperativa: UNIMED CASCAVEL Saúde CNPJ: 81170003000175 Tempo de existencia: 25 anos Responsável pelo preenchimento: Claudionei Cezario Atuação
APÊNDICE A Roteiro da Entrevista. 01) A cooperativa central faz parte de qual sistema cooperativo?
APÊNDICE APÊNDICE A Roteiro da Entrevista 01) A cooperativa central faz parte de qual sistema cooperativo? 02) Há quanto tempo a cooperativa central foi constituída? 03) O corpo diretivo da central conhece
PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO DE GUARULHOS S.A. PROGUARU Balanços patrimoniais Em 31 de dezembro de 2012 e 2011 (Valores expressos em milhares de reais)
Balanços patrimoniais Ativo Circulante Nota explicativa Passivo e Passivo a descoberto Nota explicativa Circulante Caixas e bancos 181 61 Fornecedores 17.168 12.584 Contas a receber 4 26.941 12.904 Obrigações
I - Balanço Patrimonial
Demonstrações Contábeis em 31 de Dezembro de 2014 e 2013 I - Balanço Patrimonial ATIVO 2014 2013 Circulante 710.267,47 1.103.060,67 Caixa e Equivalentes de Caixa 469.524,27 676.608,73 Consumidores, Concessionárias
BALANÇO SOCIAL Receita Líquida - Receita Líquida - RL Resultado Operacional - RO RO Folha de Pagamento Bruta FPB FPB
BALANÇO SOCIAL Para avaliação do Balanço Social de 2017, foram usados os dados das empresas controladas pela Itapetininga Participações, ou seja: DELPHOS Serviços Técnicos, DELPHOS Tecnologia e Software,
Matriz: Rua Fúlvio Aducci, 710 Estreito. Florianópolis SC CEP CNPJ nº /
Matriz: Rua Fúlvio Aducci, 710 Estreito Florianópolis SC CEP 88.075-001 CNPJ nº 03.415.879/0001-20 www.bancodoempreendedor.org.br MISSÃO: Promover o desenvolvimento econômico e social, através da concessão
A Empresa. Atuação. Filial Mossoró/RN Filial Campina Grande/ PB MATRIZ RECIFE/PE Filial Maceió/AL Filial Carmópolis/SE Filial Camaçari/BA
Saraiva Equipamentos Ltda Saraiva Transportes Técnicos Ltda Balanço Social 2009 A Empresa Atuação Filial Mossoró/RN Filial Campina Grande/ PB MATRIZ RECIFE/PE Filial Maceió/AL Filial Carmópolis/SE Filial
Cooperzem Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica CNPJ.: / Demonstrações Contábeis em 31 de Dezembro de 2014 e de 2013
I - Balanço Patrimonial ATIVO 2014 2013 Circulante 4.426.951,51 2.872.208,33 Caixa e Equivalentes de Caixa 861.325,60 288.821,15 Consumidores 3.656.496,12 2.707.364,68 Devedores Diversos 226.920,22 76.064,38
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.003/04 NBC T15
RESOLUÇÃO CFC Nº 1.003/04 NBC T15 DE 19 DE AGOSTO DE 2004 APROVA A NBC T 15 - INFORMAÇÕES DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e
Resolução CFC nº 1.003/04
Resolução CFC nº 1.003/04 Aprova a NBC T 15 Informações de Natureza Social e Ambiental O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que as Normas
IBASE INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS
C A P Í T U L O 4 O selo C omo meio de assegurar a ampla divulgação das informações e estimular a verificação dos dados por parte da sociedade, desde 1998 o Ibase oferece às médias e grandes empresas que
COMPANHIA ENERGÉTICA DE ALAGOAS - CEAL CNPJ / BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2000 E DE 1999 (Em Milhares de Reais) ATIVO
BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2000 E DE 1999 (Em Milhares de Reais) ATIVO Legislação Societária CIRCULANTE Numerário disponível 8.081 6.646 Consumidores e revendedores 83.995 67.906 Devedores
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Demonstração do Valor Adicionado DVA Prof.: Salomão Soares Aspectos Gerais A alteração do art. 176 pela Lei nº11.638/07, inclui a Demonstração do Valor Adicionado
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Social Econômico Ambiental Responsabilidade de Todos FORTALECIMENTO DA RSE NA CAIXA 2003 A CAIXA aderiu ao Pacto Global da ONU 2004 A CAIXA deu início ao Projeto Corporativo
CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
CPC 09 DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO A DVA tem como objetivo informar a riqueza gerada pela entidade e a forma com tal riqueza foi distribuída para seus participantes. Componente importante do Balanço
EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade
EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes DEFINIÇÃO Demonstração contábil que evidencia, o valor e a composição da riqueza criada (ou gerada) pela entidade, bem como a maneira como foi
A consolidação do modelo
C A P Í T U L O 2 A consolidação do modelo Nos últimos anos, o balanço social modelo Ibase tornou-se a principal ferramenta por meio da qual as empresas são estimuladas a conhecer, sistematizar e apresentar
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CONTABILIDADE AVANÇADA 1/2019
Exercício de Fixação 1 Elaborado por Ribeiro (2017): A empresa Comercial Sabino apresenta a seguinte demonstração do resultado do Exercício no período de 2017. Demonstração do Resultado do Exercício Comercial
PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A)
PLATAFORMA DOS SERVIDORES (AS) MUNICIPAIS AOS CANDIDATOS (AS) A PREFEITO (A) ELEIÇÕES 2016 POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICO APRESENTAÇÃO Este documento é fruto do acúmulo do trabalho realizado pelo
Ramo de atividade: 2 - Indicadores de Corpo Funcional Cooperado(as)Empregado(as) Nº Total Cooperado(as)Empregado(as) Nº Total
Balanço Social 2 Unimed Brasil Balanço Social Parcial - Identificação Nome da cooperativa: UNIMED SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Ramo de atividade: Saúde Atuação da cooperativa: Local CNPJ: 6.24.57/- 5 Tempo de existência:
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO A Petrol Industrial S/A está entre aquelas empresas que estão preocupadas com as questões trabalhistas, procurando adotar os Princípios de Direito
Comunidade. Relacionamento Comunitário
Balanço Social 2003 Balanço Social 2003 Inserção social e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida das comunidades: marcas da Fundação CSN traduzidas em investimentos em educação, desenvolvimento
BALANÇO SOCIAL. Prof. Edson Degraf 1
BALANÇO SOCIAL Prof. Edson Degraf 1 O balanço social é uma demonstração que pode ser publicada anualmente pelas empresas, e que reúne uma série de informações sobre sua atuação social, como por exemplo:
Responsabilidade Social e Sustentabilidade CCN Dra. Elisete Dahmer Pfitscher
Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Contabilidade Centro Sócio-Econômico Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 Cep: 88.040-900 Florianópolis SC Brasil Sétima aula
Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU
Contabilidade Avançada Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU E-mail: [email protected] OBRIGATORIEDADE Lei 11.638/2007 Empresas capital aberto Modelo
Avaliação socioambiental de fornecedores
Avaliação socioambiental de fornecedores IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Razão Social: CNPJ: Material/serviço que fornece: Responsável pelas informações: Cargo: Telefone: E-mail: Questionário Gostaríamos de conhecer
