GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A"

Transcrição

1 GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016)

2 INTRODUÇÃO / OBJETIVO

3 O Manual para Contratação de projetos para o desempenho de edificações habitacionais tem como principal objetivo orientar aos contratantes do setor da construção civil como deve ser realizada a contratação de projetos em cada fase do empreendimento visando garantir os requisitos de desempenho. Este manual integra as diversas disciplinas envolvidas no processo de contratação, indicando um norte para a contratação, coordenação e recebimento do produto final, o PROJETO.

4 ETAPAS / FASES

5 O manual foi dividido em seis fases: Fase A: Concepção do Produto; Fase B: Definição do Produto; Fase C: Identificação e Solução das Interfaces; Fase D: Detalhamento das Especialidades; Fase E: Pós Entrega do Projeto; Fase F: Pós Entrega da Obra.

6 FASE A Concepção do Produto ESTRUTURA

7 Atividades Parecer qualitativo sobre o tipo de estrutura (podendo, caso seja necessário, ser fornecido um croqui de lançamento de pilares); Consultoria estrutural ao empreendedor e arquiteto. Produto Gerado Relatório de análise do solo; Relatório indicando tipos de estruturas compatíveis com o empreendimento.

8 Com a visita ao local: Pode-se sugerir os mais adequados tipos de estruturas a serem utilizados (concreto protendido, estrutura metálica, estrutura pré-fabricadas, etc.), analisar o acesso de equipamentos (gruas, caminhões, etc.) e possíveis interferências, verificar existência ou não de empresas e mão de obra especializadas; É possível verificar junto a corretores de imóveis e a população da região se existe algum método executivo estrutural que poderá gerar alguma dificuldade nas vendas, por motivos regionais e/ou culturais; Pode-se verificar a disponibilidade de insumos e materiais na região.

9 Com a sondagem: É possível identificar as característica do solo, nível do lençol freático, existência de aterros, matacões e até mesmo cavernas ou vazios; Pode-se sugerir os tipos de fundações e contenções mais adequados para aquele terreno, levando em consideração não somente as características do solo mas também as interferências com a vizinhança e acessibilidade de equipamentos; Verificar visualmente possíveis instabilidades geológicas.

10 Construção próxima a rio Aterro sem controle Área de risco Construções desordenadas

11 FASE B Definição do Produto ESTRUTURA

12 Atividades Concepção básica de sistemas estruturais, com estudos de alternativas estruturais a serem adotadas (recomenda-se duas alternativas); Tipos de tecnologias construtivas a serem utilizadas (Estrutura in loco ou industrializada); Fase de construção (Estrutura provisória ou definitiva). Atendimento a NBR Indicar vida útil de projeto; Indicar as principais normas a serem utilizadas.

13 Produto Gerado Análise de alternativas de modelos estruturais adequados para o empreendimento; Croqui ou pré-forma com as principais dimensões de elementos estruturais; Quantitativos aproximados de materiais (concreto, forma e armação); Assistência conceitual aos projetistas das demais disciplinas e ao empreendedor.

14 Nesta fase o produto gerado irá : Auxiliar o construtor/empreendedor e arquiteto na escolha da opção estrutural mais adequada podendo estimar um valor básico de custo da estrutura; Auxiliar o construtor na definição dos tipos de tecnologias construtivas a serem utilizados; Auxiliar o arquiteto na compatibilização inicial da estrutura com a arquitetura (definição de pé-direito, adequações de caixa de escada, elevadores e ambientes, etc.); Auxiliar os projetistas de instalações no estudo inicial de prumadas e shaft`s.

15 FASE C Identificação e Solução das Interfaces ESTRUTURA

16 Atividades Desenvolvimento da pré-forma e posteriormente (após compatibilizações) das formas (nesta fase ainda há possibilidade de se negociar e efetuar pequenas alterações). Nesta etapa recomenda-se a contratação da ATP (Análise técnica de projeto) a ser realizado por profissional habilitado; Atendimento a NBR Os elementos devem atender ao TRRF (Tempo Requerido de resistência ao Fogo).

17

18 Produto Gerado Pré-forma de todos os pavimentos com cortes e indicação das principais cotas e dimensões; Forma de todos os pavimentos com cortes, devidamente cotadas e detalhadas (inclusive furação de vigas e lajes no caso de estrutura protendida). Planta de primeira fiada (no caso de projetos em alvenaria estrutural); Mapa de carga e locação de pilares preliminares; Relatório de ATP

19 Nesta fase o produto gerado irá : Auxiliar o engenheiro geotécnico na escolha e definição das fundações e contenções; Permitir que o construtor e arquiteto possam analisar as interferências com as demais disciplinas com maior precisão; Permitir que os demais projetistas (instalações, ar condicionado, térmica, etc.), possam compatibilizar e definir com maior precisão seus trabalhos com base na forma estrutural; O avaliador estrutural opinar e indicar suas observações sobre o material fornecido nesta etapa.

20

21 FASE D Detalhamento das Especialidades ESTRUTURA

22 Projeto estrutural detalhado (Formas, armações, cortes, detalhes executivos, detalhes de ligações, detalhes de chumbadores, elevações e modulações de alvenarias estruturais, pontos de grautes, armaduras de Protensão, etc. ); Indicação nos projetos da necessidade de realização de ensaios; Projeto final de locação de pilares, fundações, contenções e mapas de carga; Relatório da ATP;

23 Projeto de Cimbramento; Projeto de forma para fabricação; Projeto de radiers, lajes de subpressão, pisos estruturais, parede de diafragma, cortina atirantada, câmaras transformadoras, contenções provisórias, etc. Quantitativos de materiais; Memorial descritivo.

24 FASE E Pós Entrega do Projeto ESTRUTURA

25 Visitas técnicas e assistência à obra, com o intuito de apresentar o projeto e orientar a equipe de execução visando uma boa execução da estrutura; Análise da estrutura devido a não conformidades durante a execução (excentricidades nos estaqueamentos, concreto não conforme, desaprumos, etc.); Projetos de reforços estruturais ocasionados devido a não conformidades;

26 Acompanhamento da execução da estrutura visando a transferência de responsabilidade da execução para o projetista; Relatório final da ATP; Projeto de as built; Visitas ao fabricante da estrutura de aço; Auxilio na elaboração do manual de utilização e manutenção das estruturas.

27

28 FASE F Pós Entrega da Obra ESTRUTURA

29 Visitas técnicas à obra para avaliação de anomalias (caso existam), com geração de relatórios e projeto de reforço estrutural (caso seja necessário); Elaboração de relatórios técnicos e/ou projetos de reforço estrutural devido a modificações de carregamentos ou modificações na estrutura existente devido a reformas; Acompanhamento e analise de ensaios de prova de carga com o intuito de avaliação de capacidade da estrutura existente.

30

31 TÓPICOS SOBRE A NORMA DE DESEMPENHO NBR 15575:2013 ESTRUTURA

32 Sempre que forem adotados valores de VUP maiores que o mínimo, estes devem constar no projeto e/ou memoria (Mínimo para estrutura de 50 anos); Os projetos devem prever interações entre construções próximas (rebaixamento de lençol freático, desconfinamento de solo); Garantir a segurança contra incêndio e dificultar a propagação do incêndio.

33 Garantir a segurança no uso e operação: Não podem ocorrer rupturas, instabilidades, tombamentos e deformações acima dos limites de normas; Tabelas de deslocamentos e flechas máximas; No caso de coberturas que permitam acesso de veículos, o guarda corpo deve resistir a carga horizontal concentrada de 25 KN aplicada a 50cm a partir do piso.

34 Obrigado! Leonardo Braga Passos (31)

Escopo Abece rf01-versão corrigida ESCOPO DE SERVIÇOS PARA PROJETOS ESTRUTURAIS

Escopo Abece rf01-versão corrigida ESCOPO DE SERVIÇOS PARA PROJETOS ESTRUTURAIS Escopo Abece rf01-versão corrigida 1. APRESENTAÇÃO No Fluxo de Projeto observado no mercado, a divisão do desenvolvimento do trabalho de engenharia estrutural se dá em fases. Desta forma, a contratação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

INTRODUÇÃO CREA INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV. Profª. MSc. Heloisa Fuganti Campos 1

INTRODUÇÃO CREA INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV. Profª. MSc. Heloisa Fuganti Campos 1 SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC 042 - PROJETO ESTRUTURAL Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 2 INTRODUÇÃO ESTUDO PRELIMINAR Estudo da viabilidade;

Leia mais

Alvenaria estrutural

Alvenaria estrutural Estudo exploratório rio sobre a elaboração de projetos arquitetônicos Alvenaria desenvolvidos estrutural para o sistema de alvenaria estrutural Projeto de alvenaria O que é ALVENARIA ESTRUTURAL? Conceito:

Leia mais

Leitura e Interpretação de Projetos

Leitura e Interpretação de Projetos Leitura e Interpretação de Projetos Maio de 2016 Leitura e Interpretação de Projetos Formatos / Carimbos / Escalas www.cursos-ecivil.com.br 2 contato@cursos-ecivil.com.br Formatos Carimbos www.cursos-ecivil.com.br

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) Projeto Arquitetônico Projeto Estrutural TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL L.PRADO GESTÃO DE PROJETOS www.lprado.arq.br lucianaprado@terra.com.br rachel.bergantin@hotmail.com ARQUITETA LUCIANA PRADO ESTÁGIÁRIA RACHEL BERGANTIN Conjunto Habitacional de interesse

Leia mais

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS

BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS 58CBC2016 BOAS PRÁTICAS DE PROJETOS DE LAJES PLANAS Eng. Leonardo Braga Passos, MSc Sócio/Diretor da PI-Engenharia e Consultoria Ltda Diretor Regional BH - ABECE 2015/2016 HISTÓRIA 58CBC2016 Laje plana

Leia mais

6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO

6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO 6 CICLO DE PALESTRAS 14 e 15 de outubro de 2015 MEMBRANAS MOLDADAS IN LOCO A Importância dos Projetos Os projetos envolvidos em uma construção são de imensa importância para que a execução da obra ocorra

Leia mais

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL

ESTRUTURA LAGE VIGA PAREDE COLUNA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS NÃO ESTRUTURAL ARCO ESTRUTURA TIRANTE LAGE VIGA DEVEM ESTAR DEVIDAMENTE CONECTADOS TRANSMITIR CARGAS COLUNA NÃO ESTRUTURAL PAREDE ESTRUTURA REQUISITOS NECESSÁRIOS EQUILÍBRIO E ESTABILIDADE RESISTÊNCIA E RIGIDEZ TIPOS

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ARQUITETURA Apresentação FERNANDA BASQUES - Arquiteta 18 Anos de experiência Sócia Diretora da Viabile Planejamento e Projetos 03 Grupos de Estudos da Norma 01 Diretora do

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA 1. OBJETIVO 1.1. Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração dos Projetos Estruturais

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil

Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Respostas Simples para Problemas Complexos na Construção Civil Recomendações para a obtenção de estruturas de concreto com qualidade Antonio Carlos Zorzi Qual a vida útil de uma estrutura? Pode ser muito

Leia mais

Eng. Darwin G. Torelli 21M2017

Eng. Darwin G. Torelli 21M2017 Eng. Darwin G. Torelli 21M2017 Agenda: 1. Introdução 2. Alguns conceitos sobre Vistorias 3. Condicionantes impostas pelas construções vizinhas 4. Caso prático de Edifício Comercial em SP 5. Conclusões

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI

PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI PRÊMIO ABEG SIGMUNDO GOLOMBEK 2017 PROJETOS DAS CONTENÇÕES E FUNDAÇÕES DO EDIFÍCIO COMERCIAL GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI Edifício Comercial GRANDE UFFICIALE EVARISTO COMOLATTI 4 Subsolos, Térreo,

Leia mais

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Criada com objetivo de oferecer serviços de Perícia, Assistência técnica, Vistoria, Inspeção Predial, Auditoria e Consultoria nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

Leia mais

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Em linhas gerais, três tipos de desenhos devem compor o projeto estrutural de um edifício em concreto armado,

Leia mais

RECOMENDAÇÃO ABECE 004:2016 FLuxo De DeSenVoLVIMento De Projeto De edifícios e atendimento à obra

RECOMENDAÇÃO ABECE 004:2016 FLuxo De DeSenVoLVIMento De Projeto De edifícios e atendimento à obra RECOMENDAÇÃO ABECE 004:2016 FLuxo De DeSenVoLVIMento De Projeto De edifícios e atendimento à obra 1 O objetivo é apresentar formas de interação entre o projetista e os demais membros da cadeia produtiva

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA Departamento de Estruturas e Construção Civil Disciplina: ECC 1008 Estruturas de Concreto TRABALHO: 1 SEMESTRE DE 2015 Suponha que você esteja envolvido(a)

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS:

CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: ESCOLA POLITÉCNICA DA USP PEF-2405 FUNDAÇÕES Escavações Escoradas CONTENÇÕES EM ZONAS URBANAS: - CONDICIONANTES / CRITÉRIOS DE ESCOLHA -DISCUSSÃO DE CÁLCULOS PARA PROJETO - TIPOS Jaime Domingos Marzionna

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

Prof. Dr. Claudius Barbosa

Prof. Dr. Claudius Barbosa UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO I CÓDIGO: PEF 3303 Prof. Dr. Claudius Barbosa São Paulo, agosto de 2016 1 2 3 LAJE NERVURADA

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM MÓDULO 0 DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM METODOLOGIA BIM VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...3 1.1. NORMAS...3 2. PLANO DE EXECUÇÃO BIM...3 3. PROJETO...4 3.1. MODELAGEM...5 4. COMPATIBILIZAÇÃO...6

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado

PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 004/2015 Análise de Projeto de Estruturas em Concreto Armado Primeira edição válida

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Coordenação Modular. Jean Marie Désir

Coordenação Modular. Jean Marie Désir Coordenação Modular Jean Marie Désir http://chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Função Coordenação modular Modulação Horizontal Malha modular Cantos e amarrações Ajustes Modulação Vertical

Leia mais

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 PRINCIPAIS TIPOLOGIAS ALVENARIA ESTRUTURAL não se utilizam pilares e vigas, pois as paredes chamadas de portantes compõem a estrutura da edificação

Leia mais

CIV Sistemas Estruturais na Arquitetura III. Desenvolvimento de um projeto simples em Concreto Armado

CIV Sistemas Estruturais na Arquitetura III. Desenvolvimento de um projeto simples em Concreto Armado CIV 1113 - Sistemas Estruturais na Arquitetura III Desenvolvimento de um projeto simples em Concreto Armado A idéia deste curso é que se possa desenvolver, em seus passos básicos, um projeto estrutural

Leia mais

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Considerações sobre o Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal

Leia mais

Verificação do Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Verificação do Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Verificação do Projeto de Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo e-mail longohenrique@gmail.com R F 1 F 2 F 3 P1 P2 P3 Departamento de Estruturas Escola Politécnica da

Leia mais

Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS)

Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS) Obra: Ampliação do Jaraguá Park Shopping (JSPS) Seminário Soluções industrializadas em estruturas de concreto para edificações de múltiplos pavimentos Eng. Luis André Tomazoni Cassol Pré-Fabricados INFORMAÇÕES

Leia mais

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil 1.1 Indústria da Construção Civil Disciplina: Planejamento e Controle de Obras Aula 01 Introdução ao Planejamento de Obras Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. É UMA INDÚSTRIA? Indústria: toda atividade

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

Gerenciamento da Construção Civil

Gerenciamento da Construção Civil Gerenciamento da Construção Civil FSP - Faculdade Sudoeste Paulista Departamento. Engenharia Civil ENGª. M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Cap. 5 - ORÇAMENTAÇÃO ORÇAMENTO DE OBRAS O que é? É um instrumento

Leia mais

DEFINIÇÃO HISTÓRIA HISTÓRIA 25/07/16. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Projetos de Arquitetura

DEFINIÇÃO HISTÓRIA HISTÓRIA 25/07/16. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Projetos de Arquitetura SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC060 INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E AO PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 2 A arquitetura significa

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. 1 O SISTEMA CONSTRUTIVO Ausência de vergas Lajes que se apoiam sobre os tijolos Juntas de assentamento

Leia mais

BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS BIM. Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS. Abram Belk -

BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS BIM. Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural TQS. Abram Belk - BIM Estágio Atual e Perspectivas: Projeto Estrutural Abram Belk - abram@tqs.com.br TQS BIM O BIM do ponto de vista do projeto estrutural O BIM do ponto de vista de um fornecedor de software de projeto

Leia mais

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol

Augusto Guimarães Pedreira de Freitas. Pedreira Engenharia. Residencial Luzes do Farol Projetista: Empresa: Obra: Gustavo Braceiro Barlati Augusto Guimarães Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Residencial Luzes do Farol Residencial Luzes do Farol Projeto Estrutural de edifício residencial

Leia mais

DEFINIÇÃO HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Projetos de Arquitetura

DEFINIÇÃO HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA HISTÓRIA. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Projetos de Arquitetura SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TC060 INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E AO PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 2 A arquitetura significa

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA. Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE FUNDAÇÕES E GEOTÉCNICA Prof. Dr. Claudius Barbosa PEF2501 1 Ritmo Hierarquia Contraste Simplicidade Ambigüidade Simetria Leveza Criação da forma

Leia mais

Responsabilidades (incumbências dos intervenientes)

Responsabilidades (incumbências dos intervenientes) Responsabilidades (incumbências dos intervenientes) 1 Incorporador 2 A - Salvo convenção escrita, é da incumbência do incorporador, de seus prepostos e/ou dos projetistas envolvidos, dentro de suas respectivas

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

Prof. Dr. Claudius Barbosa

Prof. Dr. Claudius Barbosa Prof. Dr. Claudius Barbosa 1 2 3 LAJE NERVURADA COGUMELO VIGA CURVA (VIGA BALCÃO) LAJE EM BALANÇO LAJE MACIÇA 4 COBERTURA PAVIMENTO TIPO 5 COBERTURA PAVIMENTO TIPO 6 7 ESCADAS RESERVATÓRIO 8 FUNDAÇÕES

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS

ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS ESPECIFICAÇÕES DE DESEMPENHO EM EMPREENDIMENTOS DE HIS 2.1 Diretrizes gerais de projeto para atender aos requisitos de desempenho 2.1.1 Segurança no uso e operação 2.1.2 Segurança contra

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 002 DEZEMBRO/14 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato 61 3462

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck

Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Contribuição técnica nº 10 Projeto de Produção para Construção Metálica aplicado em Lajes Mistas Steel Deck Autor: Técnº Raphael Silva raphaello.silva@gmail.com Introdução A utilização do aço como material

Leia mais

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes.

Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Relatório Técnico. Analise de sistemas de lajes. Interessado ARCTEC Arquitetura, Construções e Tecnologia. Rua Boulevard 28 de Setembro, 389, sala 312 Vila Isabel. Rio de Janeiro Junho, 2005. 1 ESCOPO.

Leia mais

Estruturada em 6 partes

Estruturada em 6 partes Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte 3 Requisitos para sistemas de pisos Parte 4 Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas

Leia mais

20 DE SETEMBRO DE 2017

20 DE SETEMBRO DE 2017 19º SEMINÁRIO TECNOLOGIA DE ESTRUTURAS 20 DE SETEMBRO DE 2017 : estágio atual de utilização e exemplos de boas práticas. Pasqua & Graziano Associados - Consultoria, Concepção Estrutural e Projeto Escola

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri Professor Yuri Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I 7. Alvenaria Definição: Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos de concreto, que

Leia mais

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL A INFLUENCIA DA ARQUITETURA NO CUSTO DOS EDIFICIOS DE ALVENARIA ESTRUTURAL O PROJETO O projeto de alvenaria pressupõe a integração perfeita entre todos os projetos que passam a formar um só projeto sob

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS

QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS PROPRIETÁRIO DA OBRA CONSTRUTOR (se diferente do Prorietário) PRINCIPAIS SUB-EMPREITEIROS PARTICIPANTES DA OBRA Serviços a serem executados:

Leia mais

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é desenvolvido em fases,

Leia mais

30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE

30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE 30 de setembro de 2015, no Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 17º AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO DE ESTRUTURAS POR TERCEIRA PARTE ENG. EDUARDO BARROS MILLEN SÓCIO DIRETOR DA ZAMARION E MILLEN CONSULTORES

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15

RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15 RELATÓRIO GERENCIAL TRIMESTRAL 003 MARÇO/15 Relatório Gerencial Trimestral elaborado por: Leandro Toré de Castro Diretor de Contrato 61 3878 4718 ltcastro@odebrecht.com Thiago Galvão Diretor de Contrato

Leia mais

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES SLIDES 02.

Sistemas de Fundação. Sobre o Projeto de Fundações. Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt FUNDAÇÕES SLIDES 02. Sistemas de Fundação Sobre o Projeto de Fundações FUNDAÇÕES SLIDES 02 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Sistemas de Fundação ESTRUTURA GEOTECNIA Definição de fundações:

Leia mais

ESCAVAÇÕES EM PERÍMETRO URBANO. Eng a Geotécnica, D.Sc. Bianca Lobo Milititsky Consultoria Geotécnica

ESCAVAÇÕES EM PERÍMETRO URBANO. Eng a Geotécnica, D.Sc. Bianca Lobo Milititsky Consultoria Geotécnica ESCAVAÇÕES EM PERÍMETRO URBANO Eng a Geotécnica, D.Sc. Bianca Lobo Milititsky Consultoria Geotécnica ESCAVAÇÕES EM PERÍMETRO URBANO Demanda crescente de construção de subsolos cada vez mais profundos em

Leia mais

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO

MANUAL DE OBRAS DE SANEAMENTO MOS 3ª EDIÇÃO 3ª EDIÇÃO ÍNDICE GERAL P/ 1/5 0 DISPOSIÇÕES GERAIS DEFINIÇÃO, ORÇAMENTO... 2/39 CONTRATO, SUBCONTRATAÇÃO... 6/39 PRAZO DE EXECUÇÃO, GARANTIA DE SERVIÇO... 7/39 INST. DA OBRA, PESSOAL DA CONTRATADA... 8/39

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS

QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS INCORPORADOR IMOBILIÁRIO CONSTRUTOR (se diferente do Incorporador) PRINCIPAIS SUB-EMPREITEIROS PARTICIPANTES DA OBRA Serviços a serem

Leia mais

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL 1/18. Estruturas de Concreto II Aula A Concepção Estrutural

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL 1/18. Estruturas de Concreto II Aula A Concepção Estrutural 1 CONCEPÇÃO ESTRUTURAL Copyright 05 Direitos reservados 1/18 1.1 ELEMENTOS ESTRUTURAIS laje viga pilar vigaparede pilarparede Copyright 05 Direitos reservados 2/18 1.1 ELEMENTOS ESTRUTURAIS (cont...) baldrame

Leia mais

P3 1ª N2 Lançamento e análise estrutural 2018/2. 07/12/2018 Avaliação. 03/12/2018 Entrega dos trabalhos e avaliação. 06/12/2018 Avaliação.

P3 1ª N2 Lançamento e análise estrutural 2018/2. 07/12/2018 Avaliação. 03/12/2018 Entrega dos trabalhos e avaliação. 06/12/2018 Avaliação. P3 1ª N2 Lançamento e análise estrutural 2018/2 Turmas A01 e A02 04/12/2018 Entrega dos trabalhos e avaliação. 07/12/2018 Avaliação. Turmas A03 03/12/2018 Entrega dos trabalhos e avaliação. 06/12/2018

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16

SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16 SEMINÁRIO DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO SINDUSCON MG / SENAI / FIEMG 29/04/16 TEMA: ESCOPO E ANÁLISE CRÍTICA DE PROJETOS DE INCÊNDIO Definir o escopo de contratação de projetos de

Leia mais

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento

Estruturas de concreto Armado I. Aula II Pré-Dimensionamento Estruturas de concreto Armado I Aula II Pré-Dimensionamento Fonte / Material de Apoio: Apostila Fundamentos do Concreto e Projeto de Edifícios Prof. Libânio M. Pinheiro UFSCAR Apostila Projeto de Estruturas

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

São Paulo Corporate Towers

São Paulo Corporate Towers São Paulo Corporate Towers São Paulo Corporate Towers Área de 278.000 m² 6 escadas 20 elevadores Arquitetura Sistema estrutural Solução Estrutural A Estabilidade da Estrutura para carregamentos horizontais

Leia mais

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem 3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem www.projepar.com.br/imagens/prefabricados_foto1.gif Prof a. Ph.D. Jamilla Lutif Teixeira Jamilla.teixeira@ufes.br 3.2.4 Produção e

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP CADERNO TÉCNICO AsBEA-RS NORMA DE DESEMPENHO ESTUDO DE CASO SOBRE OS PROJETOS DE ARQUITETURA Geraldo Collares de Faria APRESENTAÇÃO GT Normas Iniciou

Leia mais

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas ENG. PRISCILA FREITAS Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI

Leia mais

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS

DESEMPENHO EM EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORMA NBR : SISTEMAS DE COBERTURAS DESEPENHO E EDIFICAÇÕES: ESTUDO DA NORA NBR 15575-5: SISTEAS DE COBERTURAS Vanessa Carolina Lombardi Ambrósio 1, Julio Ricardo de Faria Fiess 2 1 Acadêmica do Curso de Engenharia Civil, UNICESUAR, aringá-pr.

Leia mais

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL. Estruturas de Concreto II Aula 1 Concepção Estrutural

CONCEPÇÃO ESTRUTURAL. Estruturas de Concreto II Aula 1 Concepção Estrutural 1 CONCEPÇÃO ESTRUTURAL Copyright 06 Direitos reservados 1/24 1 1.1 ELEMENTOS ESTRUTURAIS laje viga pilar vigaparede pilarparede Copyright 06 Direitos reservados 2/24 2 1.1 ELEMENTOS ESTRUTURAIS (cont...)

Leia mais

ENG2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I

ENG2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I ENG2332 CONSTRUÇÃO CIVIL I Prof. Eng Civil Bruno Rocha Cardoso Aula 05 06: Movimentação de Terra, Contenções e Canteiro 24/02/2015 FATORES QUE INFLUENCIAM O PROJETO DO MOVIMENTO DE TERRA Sondagem do terreno:

Leia mais

DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO

DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO DIRETIZES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO PARA OBRAS EM ALVENARIAS DE BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO O princípio básico para o Arquiteto projetar em Alvenaria Estrutural é entender que

Leia mais

Estruturas de Aço. Viabilidade Econômica da concepção ao pós-uso

Estruturas de Aço. Viabilidade Econômica da concepção ao pós-uso Estruturas de Aço Viabilidade Econômica da concepção ao pós-uso Avaliando o Empreendimento ITENS IMPORTANTANTES A CONSIDERAR QUANDO SE ESTUDA UM EMPREENDIMENTO EM AÇO: QUANDO CONSTRUIR EM AÇO? CONFIGURANDO

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do

Leia mais

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH

1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH 1 INFRA-ESTRUTURA Fundações PROFESSORA MSC DAYANA RUTH Fundações São elementos estruturais destinados a suportar toda a carga de pressão proveniente dos carregamentos de esforços oriundos do peso próprio

Leia mais

VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.

VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. VALORIZAÇÃO DOS PROJETOS, GERENCIAMENTO DOS PROJETOS E INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL São Paulo, 28 de setembro de 2017 Luiz Henrique Ceotto lhceotto@terra.com.br UM POUCO DE HISTÓRIA EVOLUÇÃO DAS

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

7 Análise Método dos Elementos Finitos

7 Análise Método dos Elementos Finitos 168 7 Análise Método dos Elementos Finitos No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5 realizada a partir do método dos elementos finitos.

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Engenharia Civil Departamento de Estruturas e Edificações Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Jéssica Gomes de Souza Alcântara

Leia mais

Referência: RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS. Obra: Edifício Isla Bonita / San Juan Empreendimentos Imobiliários / Vitória /ES

Referência: RELATÓRIO DE ANÁLISE DE DESEMPENHO DE ALVENARIAS. Obra: Edifício Isla Bonita / San Juan Empreendimentos Imobiliários / Vitória /ES ONSULTORIA TÉNIA onsultores: Engro. Márcio Santos Faria REA 23784D/MG Arquiteta laudia Prates Faria REA 46443D/SP Data: 29/05/2006 Folha: - -9 O presente relatório foi resultado de três reuniões de avaliação

Leia mais

PISOS E PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURADOS COM FIBRAS NOVA TECNOLOGIA DE EXECUÇÃO E MATERIAIS. Engº Flávio Henrique Braga

PISOS E PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURADOS COM FIBRAS NOVA TECNOLOGIA DE EXECUÇÃO E MATERIAIS. Engº Flávio Henrique Braga PISOS E PAVIMENTOS DE CONCRETO ESTRUTURADOS COM FIBRAS NOVA TECNOLOGIA DE EXECUÇÃO E MATERIAIS Engº Flávio Henrique Braga -PROJECT: atuante desde 1995; -Exclusivamente em pisos e pavimentos; -Projetos,

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL

MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL MEMORIA DE CÁLCULO MURO DO COND. BOSQUE IMPERIAL SALVADOR 2016 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. CONDIÇÕES GERAIS...3 3. MODELO ESTRUTURAL...4 4. SEGURANÇA EM SERVIÇO...5 5. SEGURANÇA À RUPTURA...5 5.1- Estabilidade

Leia mais

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575

DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575 DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES HABITACIONAIS NBR 15575 Andreza de Andrade Marciano Machado Engª. Civil VISÃO GERAL DESEMPENHO Comportamento em uso de uma edificação e de seus sistemas. NORMA DE DESEMPENHO ABNT

Leia mais

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem

3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem 3. Estruturas pré fabricadas de concreto armado: fabricação e montagem www.projepar.com.br/imagens/prefabricados_foto1.gif Prof a. Ph.D. Jamilla Lutif Teixeira Jamilla.teixeira@ufes.br SUMÁRIO 3.1 INTRODUÇÃO

Leia mais