ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART
|
|
|
- Rafael Diegues Bayer
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART Conforme Resolução CFN 576 de 19 de novembro de 2016 a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o ato administrativo realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas, na qualidade de órgão fiscalizador do exercício profissional que concede, a partir do preenchimento de requisitos legais, a Responsabilidade Técnica ao Nutricionista. Serve como instrumento de defesa à sociedade, pois formaliza o compromisso do profissional com o CRN e a Pessoa Jurídica, visando à qualidade dos serviços prestados A Responsabilidade Técnica é a atribuição concedida pelo CRN ao Nutricionista habilitado, que assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade. A Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980 estabelece no Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. A Anotação da Responsabilidade Técnica no âmbito das atividades privativas dos nutricionistas só pode ser concedida, nos estados da Bahia e Sergipe, pelo CRN-5 ; criado através da Resolução CFN 1, DE 05 de março de 1980 A Resolução CFN 378 de 28 de dezembro de no Art. 12º, estabelece que a responsabilidade técnica no campo da alimentação e nutrição humanas é exclusiva do nutricionista, não podendo ser assumida por outro profissional ou por preposto da pessoa jurídica. De modo geral, a Responsabilidade Técnica (RT), que é a investidura de uma obrigação funcional, será exercida por meio de contratos com vínculo
2 empregatício regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo válido também o contrato de serviço autônomo com prazo indeterminado (Fonte: site CFN As atribuições, específicas por área de atuação alimentação coletiva, nutrição clínica, indústria de alimentos, dentre outras, estão detalhadas na Resolução CFN nº 380 de 28 de dezembro de 2005 e Resolução CFN 465 de 23 de agosto de 2010 (PAE Programa de Alimentação do Escolar Rede Pública). A Resolução CFN 576 de 19 de novembro de 2016 estabelece no Art. 15. que não é permitida a anotação da responsabilidade técnica para o nutricionista que esteja atuando na modalidade de consultor ou auditor em nutrição. CRITÉRIOS PARA A ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA Para que o CRN conceda e anote a Responsabilidade Técnica serão avaliados os seguintes critérios: I. Grau de complexidade dos serviços relacionados a: a. Dias e horários de funcionamento da empresa/instituição; b. Dimensionamento da unidade, conforme segmento de atuação (número de refeições/dia, de leitos, de alunos/clientes, volume de produção industrial, número e especificação de turnos de produção, entre outros); II. Existência de Quadro Técnico (QT) e quantitativo, quando couber*; III. Distribuição da carga horária técnica semanal e jornada diária compatível com os turnos de produção do serviço e com as atribuições específicas descritas em norma própria do CFN, bem como as legislações vigentes para este fim*; *Os parâmetros de Carga Horária e número de nutricionistas estão estabelecidos nas Resoluções CFN 380 de 28 de dezembro de (para diversas áreas de atuação) e Resolução 465 de 23 de agosto de (para alimentação do escolar gestor público)
3 IV. Compatibilidade do tempo despendido para acesso aos locais de trabalho (deslocamento, deverá considerar o tempo médio); V. Regularidade cadastral e financeira perante o CRN. O CRN poderá realizar diligências, inclusive visita fiscal e/ou técnica; caso esta seja necessária para dirimir dúvidas a cerca da concessão da responsabilidade técnica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 1. Formulário de Termo de Compromisso do Nutricionista Responsável Técnico específico a saber: Deverá ser escolhido o modelo que mais se adeque a empresa: Para Fins Licitatórios Escritório/ Matriz sem produção (exigido para TODAS as empresas) Geral (um para cada unidade/ filial de produção). 2. Formulário de Dimensionamento de acordo com área de atuação: Caso o responsável técnico tenha mais de uma área de atuação dentro da empresa terá que encaminhar um para cada área de atuação; devendo realizar a declaração da carga horária de cada uma das áreas de atuação. Só não será necessário ser apresentado nos casos de processo licitatório em que a empresa ainda não atue e/ou nos casos de escritório/matriz sem produção. Deverá ser apresentado para cada unidade produtora/ executora de atividade.
4 3. Formulário de Quadro Técnico Complementar (caso possua mais de um nutricionista na empresa ou possua técnico em nutrição no seu quadro de funcionários). O responsável técnico não compõe o quadro técnico. Para avaliação do quantitativo de nutricionistas necessários deverá consultar a Resolução CFN 380 de 28 de dezembro de 2005 (páginas 34 à 40) Para avaliação da Alimentação do Escolar utilizar a Resolução CFN 465 de 23 de agosto de 2010 Cada um dos profissionais que compõe o Quadro Técnico deve assinar o formulário onde estão discriminadas suas informações. 4. Formulário de Refeições Transportadas (caso distribua refeições para outras empresas/ unidades/ filiais). Não serão averbados atestados de unidades/ filiais não declaradas. O número de refeições declaradas no formulário de dimensionamento da unidade de produção deverá prever não só as refeições distribuídas na unidade de produção como também todas as refeições que serão distribuídas para outras unidades. 5. Comprovante de Vínculo do nutricionista responsável técnico e do quadro técnico (nutricionista ou técnico em nutrição). Para assumir a responsabilidade técnica, os nutricionistas não podem ter vínculos de consultoria ou auditoria (Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016); São documentos aceitos como prova do vínculo: Contratos de Prestação de Serviços ( contrato de sessão de sala, de percentual a ser pago para utilização de sala, etc) Carteira de Trabalho
5 Ficha do Empregado/ Funcionário assinada pelo contratante e contratado. Termo de Cooperado. Termo de Voluntariado nos moldes da Lei Federal Nº 9.608, de 18 de fevereiro de Certidão de Nada Consta do nutricionista responsável técnico e de todo o quadro técnico nutricionista ou técnico em nutrição Este documento deverá ser retirado pelos nutricionistas ou técnicos em nutrição no Autoatendimento do site do CRN-5 (Link do Autoatendimento) CONCESSÃO A concessão da Responsabilidade Técnica pelo CRN, o Nutricionista será informado oficialmente do deferimento por meio de documento ( ) emitido pelo Regional, assim como a Pessoa Jurídica. No caso de não concessão da Responsabilidade Técnica pelo CRN, o Nutricionista e a Pessoa Jurídica serão informados oficialmente, através de ofício, do indeferimento; sendo concedido o prazo máximo de 30 (trinta) dias para adequação dos critérios fixados acima ou contratação de novo nutricionista para assumir a Responsabilidade Técnica. O indeferimento da Responsabilidade Técnica pelo CRN não exime o Nutricionista da responsabilidade profissional pelas atividades por ele desempenhadas durante sua atuação na Pessoa Jurídica.
6 Após a Concessão da Anotação da Responsabilidade Técnica poderá ser emito Atestado de Responsabilidade Técnica ( link) CANCELAMENTO E AFASTAMENTO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA A Responsabilidade Técnica concedida pelo CRN poderá ser cancelada a qualquer momento, quando se verificar o não atendimento a algum dos critérios acima descritos, sendo informado oficialmente (através de ofício) por escrito ao Nutricionista e à Pessoa Jurídica. O cancelamento da Responsabilidade Técnica não exime o Nutricionista da responsabilidade profissional pelas atividades por ele desempenhadas durante sua atuação na Pessoa Jurídica. Será cancelada nula de pleno direito a ART que deixar de corresponder à situação atualizada das Responsabilidades Técnicas do Nutricionista no CRN. Em caso de cancelamento da responsabilidade técnica, os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente do CRN. O nutricionista que deixar de exercer a atribuição de RT por determinada Pessoa Jurídica ou unidade deverá comunicar por escrito ao CRN- 5, no prazo máximo de 15 (quinze) dias. Para que seja realizado o desligamento tanto do nutricionista responsável técnico quanto o nutricionista ou técnico em nutrição que compõem o quadro técnico terão que preencher o formulário de Aviso de Desligamento disponível no site do CRN-5 ( link).
7 O Nutricionista RT que se afastar temporariamente da Pessoa Jurídica sob sua Responsabilidade Técnica por período superior a 30 (trinta) dias, deverá comunicar por escrito ao CRN-5, informando o motivo e o prazo de afastamento. Exemplos de situações que podem levar ao afastamento ou cancelamento da responsabilidade técnica: Licença Maternidade; Afastamento por doença; Licença prêmio superior ao tempo de afastamento acima informado. Licença sem vencimentos; Inativação temporária ou definitiva da empresa. ESCLARECIMENTOS Documentação incompleta não será recebida e se for encaminhada por correio, o processo ficará parado até a entrega dos documentos pendentes; Caso seja identificado no balcão de atendimento que o responsável técnico assinou formulários sem preencher as demais informações tendo deixado os campos em branco; e o mesmo estiver sendo preenchido por outra pessoa que não o próprio RT no balcão de atendimento; este documento será retido no atendimento e encaminhado para Comissão de Ética para posterior abertura de processo disciplinar. Formulários cujo preenchimento deve ser realizado apenas pelo responsável técnico: cujo preenchimento é de sua inteira responsabilidade a saber:
8 Termo de Compromisso, Dimensionamento, Quadro Técnico e Refeição Transportada PERGUNTAS FREQUENTES O Técnico em Nutrição pode assumir a responsabilidade técnica nas áreas de atuação privativa do nutricionista? Resposta: Não, apenas o nutricionista pode ser o responsável técnico Quando deve ser solicitada a anotação da responsabilidade técnica? Novas concessões: substituição do nutricionista responsável Técnico; e, Quando houver qualquer alteração relativa às atividades, carga horária e jornada de trabalho, desenvolvidas pelo Nutricionista na (s) Pessoa (s) Jurídica (s) sob sua responsabilidade, deverá ser comunicada ao CRN pelo Nutricionista, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, para uma nova análise para concessão da Responsabilidade Técnica.
9 Qual o prazo para Concessão da Anotação da Responsabilidade Técnica? Resposta: A ART tem prazo estimado para ser concedida de 30 (trinta) dias; considerando que toda documentação seja apresentada completa e sem erros no seu preenchimento. Como posso acompanhar o processo de concessão da ART? Resposta: Através do autoatendimento do site pode ser feito o acompanhamento da tramitação do protocolo emitido pelo CRN-5 no ato de recebimento da documentação.. Se o responsável técnico deixar de informar outros vínculos o que poderá acontecer? a) Caso não tenha declarado outros vínculos na segunda página do termo de compromisso: os vínculos existentes no sistema do CRN-5 serão baixados. b) Se for constatado em Visita Fiscal a existência de nutricionista na empresa sem que tenha sido solicitada a responsabilidade técnica; o fiscal poderá notificar a empresa; podendo ser aberto processo disciplinar contra o nutricionista. De quem é a responsabilidade de declaração do quadro técnico? Resposta: A responsabilidade de declaração do Quadro Técnico (QT) é do nutricionista responsável técnico ( Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016, Art º);
10 De quem é a responsabilidade de pedir a baixa do quadro técnico? Resposta: O Nutricionista ou técnico em nutrição que deixar de exercer a atribuição de QT por determinada Pessoa Jurídica deverá comunicar por escrito ao CRN de sua jurisdição no prazo máximo de 15 (quinze) dias; através do preenchimento e envio do aviso de desligamento disponível no site. Em existindo mais de um nutricionista de quem é a escolha do nutricionista responsável técnico? Resposta: A empresa definirá quem será o nutricionista a ser indicado para assumir a responsabilidade técnica. Quantos vínculos de responsabilidade técnica posso assumir? A Resolução 465 de 23 de agosto de 2010 estabelece no máximo duas responsabilidades técnicas na alimentação do escolar. Nas demais áreas serão observadas as condicionalidades estabelecidas na Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016,
CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ
CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ A CRQ será fornecida, mediante requerimento da pessoa jurídica registrada (Resolução CFN 378 de 28 de dezembro de 2005). O número de certidões a serem emitidas
CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ
Conselho Federal de Nutricionistas Conselho Regional de Nutricionistas 5a Região (BA e SE) CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ A CRQ será fornecida, mediante requerimento da pessoa jurídica registrada
RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016
1 RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre procedimentos para solicitação, análise, concessão e anotação de Responsabilidade Técnica do Nutricionista e dá outras providências. O Conselho
ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos
ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN-302/2005 Baixa normas para ANOTAÇÃO da Responsabilidade Técnica de Enfermeiro(a), em virtude de Chefia de
Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015
Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015 Ementa: Institui a Declaração de Atividade Profissional (DAP). O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso das atribuições que lhe são atribuídas nas alíneas g
Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal
REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL SECUNDÁRIO PESSOA JURÍDICA Ao Presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, O requerente abaixo assinado, com amparo ao que preceitua o Art. 15
I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017
1. APRESENTAÇÃO I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), com sede na cidade de Brasília, no SCN, quadra
PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA
PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA Referência: Art. 283 ao Art. 307 do Regulamento de Contratações da Copasa MG Da Abertura do Processo Art.
ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015
ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização
ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação
EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público
ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as
ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados
PORTARIA Nº 017 /2017
PORTARIA Nº 017 /2017 De 30 de novembro de 2017 Dispõe sobre critérios para avaliação e concessão do benefício de isenção de anuidades no âmbito da Jurisdição do CRQ-III e dá outras providências. O PRESIDENTE
RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005
Publicada no D.O.U. n.º 93, de 17/05/2005 Seção 1 Página 66 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005 Cria o Acervo Técnico-Profissional de Pessoas Físicas e o Acervo Técnico- Cadastral de
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA MODALIDADE: REGISTRO I) Razão Social II) Nome Fantasia: III) Endereço Completo: Telefone: ( ) Fax: ( ) Cidade: U.F: CEP: Endereço Eletrônico: A entidade acima
CERTIFICADO AMBIENTAL
63.01.01.155 O (Inea), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 04 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009 e suas modificações posteriores e, em
TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO
Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e também nos termos da Resolução nº 29/2009 CEPE-UFRGS para o caso de estágio não-obrigatório, as partes a seguir identificadas firmam este Termo
RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE
RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22-04-2015 DOU 06-05-2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas registradas nos CRAs, por meio do Registro de Comprovação
ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008
ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008 Serviços de Alimentação Autogestão Concessionárias de Alimentação A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais que lhe
CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6
GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar
Termo de compromisso do bolsista de iniciação à docência
Anexo IV Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid Termo de compromisso do bolsista de iniciação à docência A nomenclatura a seguir será utilizada no presente instrumento: Bolsista
2.1 Apoiar o NUTES/UEPB no acompanhamento, monitoramento e execução de convênios ou contratos;
CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde nº: 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde
PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE
Por que o Conselho exige a presença de um Responsável Técnico nas empresas químicas? A exigência feita pelo CRQ-IV é embasada no artigo 27 da Lei nº 2.800, combinado com artigo 1º da Lei nº 6.839/80. É
Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional - Escritório de Advocacia
Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional - Escritório de Advocacia 1. Proponente: 2. Endereço: 3. CNPJ: 4. Início das atividades: 5. Web site: 6. Informar o número total
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria
REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada
Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS
OBJETIVOS Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por estudantes brasileiros; Ampliar o nível de colaboração e de publicações
APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES
APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES A BIOVIDA SAÚDE com o intuito de informar e orientar seus beneficiários quanto ao PLANO CONTINUIDADE, resolveu criar e divulgar essa cartilha com explicações
DELIBERAÇÃO N. 950/2018
DELIBERAÇÃO N. 950/2018 Dispõe sobre a Declaração de Atividade Profissional, DAP. O Plenário do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, CRF-PR, no uso das atribuições que lhe são conferidas
TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES
1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal
EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017
EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,
I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP.
Este MANUAL DE ORIENTAÇÕES contém instruções e esclarecimentos sobre o Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP - Universidade Positivo), para alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE RT
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE RT A anotação de responsabilidade técnica (ART) deve ser preenchida pelo profissional contratado. Por diversos motivos a ART protocolada no pode ser devolvida
PROCEDIMENTO OPERACIONAL
PAGINA: 1/7 PRÉ-REQUISITO Criar uma pasta no c:\documentos digitalizados para arquivamento temporário de arquivos digitais para quando for necessário subir arquivos para o GED. a) REGISTRO ON-LINE 1.1
SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL INTERMEDIÁRIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 003/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade
Prefeitura Municipal de Correntina publica:
Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas
1. INTRODUÇÃO APLICAÇÃO MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO CERTIFICAÇÃO CONTRATAÇÃO... 4
Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO... 3 3.1. CERTIFICAÇÃO... 3 3.2. CONTRATAÇÃO... 4 3.3. MOBILIZAÇÃO... 4 3.4. GESTÃO... 5 3.5. DESMOBILIZAÇÃO... 5
PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP)
PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP) Antes de iniciarmos, pedimos que coloque os e-mails abaixo informados em sua agenda de contatos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO
DECISÃO 03/2015 - Altera: Decisão n o 03/2013 ESTÁGIO SUPERVISIONADO A, reunida em 18 de novembro de 2015, no uso de suas atribuições, DECIDE Regulamentar a atividade de Ensino de Estágio Supervisionado,
COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA/Invitare REGIMENTO
COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA/Invitare REGIMENTO Capítulo I Da Definição Art. 1º - A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Invitare Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria, doravante
EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA
EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA A Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico Nupad,
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS E/OU TEMPORÁRIOS
MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS E/OU TEMPORÁRIOS CAMPUS MATÃO 2016 1 OBJETIVOS 2 DEFINIÇÃO 3 CONTRATAÇÃO 4 DIREITOS E BENEFÍCIOS 5 RESCISÃO DO CONTRATO 6 LEGISLAÇAO
ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014)
ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014) A SCAP, no uso das atribuições conferidas pelo art. 34 do Decreto
Edital de Bolsa de Estudo 2019
1. Perfil Socioeconômico Edital de Bolsa de Estudo 2019 De acordo com a Lei 12.868/13, o candidato à Bolsa de Estudo integral (100%), deverá apresentar o Perfil Socioeconômico, cuja renda familiar mensal
PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS
AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO SCI.06 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4.1 Definições e Princípios Gerais... 2 4.2 Da Contratação E Distrato
REGULAMENTO. CONSIDERANDO que o Programa de Colaborador Voluntário deve estar adequado à missão e aos objetivos da Instituição;
REGULAMENTO Estabelece normas para o Programa de Colaborador Voluntário no âmbito do O INSTITUTO OSWALDO CRUZ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, CONSIDERANDO a Portaria do nº 045/2016
Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel
Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de titularidade de sua cota de maneira ágil e fácil.
1 de :03
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO RELATÓRIO E VOTO FUNDAMENTADO CREA-GO Processo: 215454/2012 Folha: Assinat.: Órgão Plenário Processo n. 215454/2012
ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO
ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material
