ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART"

Transcrição

1 ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART Conforme Resolução CFN 576 de 19 de novembro de 2016 a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é o ato administrativo realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas, na qualidade de órgão fiscalizador do exercício profissional que concede, a partir do preenchimento de requisitos legais, a Responsabilidade Técnica ao Nutricionista. Serve como instrumento de defesa à sociedade, pois formaliza o compromisso do profissional com o CRN e a Pessoa Jurídica, visando à qualidade dos serviços prestados A Responsabilidade Técnica é a atribuição concedida pelo CRN ao Nutricionista habilitado, que assume o compromisso profissional e legal na execução de suas atividades, compatível com a formação e os princípios éticos da profissão, visando à qualidade dos serviços prestados à sociedade. A Lei nº 6.839, de 30 de outubro de 1980 estabelece no Art. 1º O registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão obrigatórios nas entidades competentes para a fiscalização do exercício das diversas profissões, em razão da atividade básica ou em relação àquela pela qual prestem serviços a terceiros. A Anotação da Responsabilidade Técnica no âmbito das atividades privativas dos nutricionistas só pode ser concedida, nos estados da Bahia e Sergipe, pelo CRN-5 ; criado através da Resolução CFN 1, DE 05 de março de 1980 A Resolução CFN 378 de 28 de dezembro de no Art. 12º, estabelece que a responsabilidade técnica no campo da alimentação e nutrição humanas é exclusiva do nutricionista, não podendo ser assumida por outro profissional ou por preposto da pessoa jurídica. De modo geral, a Responsabilidade Técnica (RT), que é a investidura de uma obrigação funcional, será exercida por meio de contratos com vínculo

2 empregatício regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo válido também o contrato de serviço autônomo com prazo indeterminado (Fonte: site CFN As atribuições, específicas por área de atuação alimentação coletiva, nutrição clínica, indústria de alimentos, dentre outras, estão detalhadas na Resolução CFN nº 380 de 28 de dezembro de 2005 e Resolução CFN 465 de 23 de agosto de 2010 (PAE Programa de Alimentação do Escolar Rede Pública). A Resolução CFN 576 de 19 de novembro de 2016 estabelece no Art. 15. que não é permitida a anotação da responsabilidade técnica para o nutricionista que esteja atuando na modalidade de consultor ou auditor em nutrição. CRITÉRIOS PARA A ANOTAÇÃO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA Para que o CRN conceda e anote a Responsabilidade Técnica serão avaliados os seguintes critérios: I. Grau de complexidade dos serviços relacionados a: a. Dias e horários de funcionamento da empresa/instituição; b. Dimensionamento da unidade, conforme segmento de atuação (número de refeições/dia, de leitos, de alunos/clientes, volume de produção industrial, número e especificação de turnos de produção, entre outros); II. Existência de Quadro Técnico (QT) e quantitativo, quando couber*; III. Distribuição da carga horária técnica semanal e jornada diária compatível com os turnos de produção do serviço e com as atribuições específicas descritas em norma própria do CFN, bem como as legislações vigentes para este fim*; *Os parâmetros de Carga Horária e número de nutricionistas estão estabelecidos nas Resoluções CFN 380 de 28 de dezembro de (para diversas áreas de atuação) e Resolução 465 de 23 de agosto de (para alimentação do escolar gestor público)

3 IV. Compatibilidade do tempo despendido para acesso aos locais de trabalho (deslocamento, deverá considerar o tempo médio); V. Regularidade cadastral e financeira perante o CRN. O CRN poderá realizar diligências, inclusive visita fiscal e/ou técnica; caso esta seja necessária para dirimir dúvidas a cerca da concessão da responsabilidade técnica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 1. Formulário de Termo de Compromisso do Nutricionista Responsável Técnico específico a saber: Deverá ser escolhido o modelo que mais se adeque a empresa: Para Fins Licitatórios Escritório/ Matriz sem produção (exigido para TODAS as empresas) Geral (um para cada unidade/ filial de produção). 2. Formulário de Dimensionamento de acordo com área de atuação: Caso o responsável técnico tenha mais de uma área de atuação dentro da empresa terá que encaminhar um para cada área de atuação; devendo realizar a declaração da carga horária de cada uma das áreas de atuação. Só não será necessário ser apresentado nos casos de processo licitatório em que a empresa ainda não atue e/ou nos casos de escritório/matriz sem produção. Deverá ser apresentado para cada unidade produtora/ executora de atividade.

4 3. Formulário de Quadro Técnico Complementar (caso possua mais de um nutricionista na empresa ou possua técnico em nutrição no seu quadro de funcionários). O responsável técnico não compõe o quadro técnico. Para avaliação do quantitativo de nutricionistas necessários deverá consultar a Resolução CFN 380 de 28 de dezembro de 2005 (páginas 34 à 40) Para avaliação da Alimentação do Escolar utilizar a Resolução CFN 465 de 23 de agosto de 2010 Cada um dos profissionais que compõe o Quadro Técnico deve assinar o formulário onde estão discriminadas suas informações. 4. Formulário de Refeições Transportadas (caso distribua refeições para outras empresas/ unidades/ filiais). Não serão averbados atestados de unidades/ filiais não declaradas. O número de refeições declaradas no formulário de dimensionamento da unidade de produção deverá prever não só as refeições distribuídas na unidade de produção como também todas as refeições que serão distribuídas para outras unidades. 5. Comprovante de Vínculo do nutricionista responsável técnico e do quadro técnico (nutricionista ou técnico em nutrição). Para assumir a responsabilidade técnica, os nutricionistas não podem ter vínculos de consultoria ou auditoria (Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016); São documentos aceitos como prova do vínculo: Contratos de Prestação de Serviços ( contrato de sessão de sala, de percentual a ser pago para utilização de sala, etc) Carteira de Trabalho

5 Ficha do Empregado/ Funcionário assinada pelo contratante e contratado. Termo de Cooperado. Termo de Voluntariado nos moldes da Lei Federal Nº 9.608, de 18 de fevereiro de Certidão de Nada Consta do nutricionista responsável técnico e de todo o quadro técnico nutricionista ou técnico em nutrição Este documento deverá ser retirado pelos nutricionistas ou técnicos em nutrição no Autoatendimento do site do CRN-5 (Link do Autoatendimento) CONCESSÃO A concessão da Responsabilidade Técnica pelo CRN, o Nutricionista será informado oficialmente do deferimento por meio de documento ( ) emitido pelo Regional, assim como a Pessoa Jurídica. No caso de não concessão da Responsabilidade Técnica pelo CRN, o Nutricionista e a Pessoa Jurídica serão informados oficialmente, através de ofício, do indeferimento; sendo concedido o prazo máximo de 30 (trinta) dias para adequação dos critérios fixados acima ou contratação de novo nutricionista para assumir a Responsabilidade Técnica. O indeferimento da Responsabilidade Técnica pelo CRN não exime o Nutricionista da responsabilidade profissional pelas atividades por ele desempenhadas durante sua atuação na Pessoa Jurídica.

6 Após a Concessão da Anotação da Responsabilidade Técnica poderá ser emito Atestado de Responsabilidade Técnica ( link) CANCELAMENTO E AFASTAMENTO DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA A Responsabilidade Técnica concedida pelo CRN poderá ser cancelada a qualquer momento, quando se verificar o não atendimento a algum dos critérios acima descritos, sendo informado oficialmente (através de ofício) por escrito ao Nutricionista e à Pessoa Jurídica. O cancelamento da Responsabilidade Técnica não exime o Nutricionista da responsabilidade profissional pelas atividades por ele desempenhadas durante sua atuação na Pessoa Jurídica. Será cancelada nula de pleno direito a ART que deixar de corresponder à situação atualizada das Responsabilidades Técnicas do Nutricionista no CRN. Em caso de cancelamento da responsabilidade técnica, os recursos deverão ser dirigidos ao Presidente do CRN. O nutricionista que deixar de exercer a atribuição de RT por determinada Pessoa Jurídica ou unidade deverá comunicar por escrito ao CRN- 5, no prazo máximo de 15 (quinze) dias. Para que seja realizado o desligamento tanto do nutricionista responsável técnico quanto o nutricionista ou técnico em nutrição que compõem o quadro técnico terão que preencher o formulário de Aviso de Desligamento disponível no site do CRN-5 ( link).

7 O Nutricionista RT que se afastar temporariamente da Pessoa Jurídica sob sua Responsabilidade Técnica por período superior a 30 (trinta) dias, deverá comunicar por escrito ao CRN-5, informando o motivo e o prazo de afastamento. Exemplos de situações que podem levar ao afastamento ou cancelamento da responsabilidade técnica: Licença Maternidade; Afastamento por doença; Licença prêmio superior ao tempo de afastamento acima informado. Licença sem vencimentos; Inativação temporária ou definitiva da empresa. ESCLARECIMENTOS Documentação incompleta não será recebida e se for encaminhada por correio, o processo ficará parado até a entrega dos documentos pendentes; Caso seja identificado no balcão de atendimento que o responsável técnico assinou formulários sem preencher as demais informações tendo deixado os campos em branco; e o mesmo estiver sendo preenchido por outra pessoa que não o próprio RT no balcão de atendimento; este documento será retido no atendimento e encaminhado para Comissão de Ética para posterior abertura de processo disciplinar. Formulários cujo preenchimento deve ser realizado apenas pelo responsável técnico: cujo preenchimento é de sua inteira responsabilidade a saber:

8 Termo de Compromisso, Dimensionamento, Quadro Técnico e Refeição Transportada PERGUNTAS FREQUENTES O Técnico em Nutrição pode assumir a responsabilidade técnica nas áreas de atuação privativa do nutricionista? Resposta: Não, apenas o nutricionista pode ser o responsável técnico Quando deve ser solicitada a anotação da responsabilidade técnica? Novas concessões: substituição do nutricionista responsável Técnico; e, Quando houver qualquer alteração relativa às atividades, carga horária e jornada de trabalho, desenvolvidas pelo Nutricionista na (s) Pessoa (s) Jurídica (s) sob sua responsabilidade, deverá ser comunicada ao CRN pelo Nutricionista, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, para uma nova análise para concessão da Responsabilidade Técnica.

9 Qual o prazo para Concessão da Anotação da Responsabilidade Técnica? Resposta: A ART tem prazo estimado para ser concedida de 30 (trinta) dias; considerando que toda documentação seja apresentada completa e sem erros no seu preenchimento. Como posso acompanhar o processo de concessão da ART? Resposta: Através do autoatendimento do site pode ser feito o acompanhamento da tramitação do protocolo emitido pelo CRN-5 no ato de recebimento da documentação.. Se o responsável técnico deixar de informar outros vínculos o que poderá acontecer? a) Caso não tenha declarado outros vínculos na segunda página do termo de compromisso: os vínculos existentes no sistema do CRN-5 serão baixados. b) Se for constatado em Visita Fiscal a existência de nutricionista na empresa sem que tenha sido solicitada a responsabilidade técnica; o fiscal poderá notificar a empresa; podendo ser aberto processo disciplinar contra o nutricionista. De quem é a responsabilidade de declaração do quadro técnico? Resposta: A responsabilidade de declaração do Quadro Técnico (QT) é do nutricionista responsável técnico ( Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016, Art º);

10 De quem é a responsabilidade de pedir a baixa do quadro técnico? Resposta: O Nutricionista ou técnico em nutrição que deixar de exercer a atribuição de QT por determinada Pessoa Jurídica deverá comunicar por escrito ao CRN de sua jurisdição no prazo máximo de 15 (quinze) dias; através do preenchimento e envio do aviso de desligamento disponível no site. Em existindo mais de um nutricionista de quem é a escolha do nutricionista responsável técnico? Resposta: A empresa definirá quem será o nutricionista a ser indicado para assumir a responsabilidade técnica. Quantos vínculos de responsabilidade técnica posso assumir? A Resolução 465 de 23 de agosto de 2010 estabelece no máximo duas responsabilidades técnicas na alimentação do escolar. Nas demais áreas serão observadas as condicionalidades estabelecidas na Resolução CFN Nº 576, de 19 de novembro de 2016,

CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ

CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ A CRQ será fornecida, mediante requerimento da pessoa jurídica registrada (Resolução CFN 378 de 28 de dezembro de 2005). O número de certidões a serem emitidas

Leia mais

CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ

CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ Conselho Federal de Nutricionistas Conselho Regional de Nutricionistas 5a Região (BA e SE) CERTIDÃO DE REGULARIDADE E QUITAÇÃO - CRQ A CRQ será fornecida, mediante requerimento da pessoa jurídica registrada

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016 1 RESOLUÇÃO CFN Nº 576, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre procedimentos para solicitação, análise, concessão e anotação de Responsabilidade Técnica do Nutricionista e dá outras providências. O Conselho

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 3 Profª. Tatiane da Silva Campos RESOLUÇÃO COFEN-302/2005 Baixa normas para ANOTAÇÃO da Responsabilidade Técnica de Enfermeiro(a), em virtude de Chefia de

Leia mais

Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015

Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015 Resolução nº 612 de 27 de agosto de 2015 Ementa: Institui a Declaração de Atividade Profissional (DAP). O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso das atribuições que lhe são atribuídas nas alíneas g

Leia mais

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal

Representante Legal (assinatura) Registro no CRA nº Data do Registro Tipo do Registro ( )Principal REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL SECUNDÁRIO PESSOA JURÍDICA Ao Presidente do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, O requerente abaixo assinado, com amparo ao que preceitua o Art. 15

Leia mais

Deliberação nº 797/2012

Deliberação nº 797/2012 Deliberação nº 797/2012 A PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO PARANÁ CRF-PR, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei nº 3.820/60 e pelo artigo 2º, XI do Regimento

Leia mais

Lei nº de 30 de outubro de 1980

Lei nº de 30 de outubro de 1980 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS DA EMPRESA EXIGIDOS PARA O REGISTRO DE EMPRESÁRIO INDIVIDUAL OBRIGATORIEDADE DO REGISTRO PROFISSIONAL (Lei nº 4.886/65, Art. 3º) Lei nº 6.839 de 30 de outubro de 1980 (Dispõe sobre

Leia mais

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 1. APRESENTAÇÃO I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE AVALIADORES CERNE 2017 A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), com sede na cidade de Brasília, no SCN, quadra

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA REQUERIMENTO DE REGISTRO CADASTRAL PRINCIPAL - PESSOA JURÍDICA Como requerer: Via Sistema de Auto Atendimento do CRA-ES Tempo médio de Atendimento em nossa Sede: 20 minutos Prazo de entrega da Certidão

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA Referência: Art. 283 ao Art. 307 do Regulamento de Contratações da Copasa MG Da Abertura do Processo Art.

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

Leia mais

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS CERNE 06 de dezembro de 2018 a 14 de janeiro de 2018

I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS CERNE 06 de dezembro de 2018 a 14 de janeiro de 2018 I EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTITUIÇÕES CERTIFICADORAS CERNE 06 de dezembro de 2018 a 14 de janeiro de 2018 1 APRESENTAÇÃO A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

Leia mais

Recadastramento Profissional 2019

Recadastramento Profissional 2019 Recadastramento Profissional 2019 Para acesso ao módulo, clique em Inscrição. Insira número de Inscrição e senha, e após, clique em Recadastramento Profissional, no menu em azul, ao lado esquerdo da tela.

Leia mais

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas)

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO (rotinas sugeridas) (8) FISCALIZAÇÃO TRABALHISTA Os contratos de terceirização envolvem sério risco para a Administração, que é a possibilidade de responsabilização

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação

ESTADO DO TOCANTINS PREFEITURA DE COLINAS DO TOCANTINS Comissão Permanente de Licitação EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA PARA CADASTRO DE FORNECEDORES O Município de Colinas do Tocantins, Estado do Tocantins, com fundamento nos artigos 34 a 37 da Lei nº 8.666/93 e demais alterações, torna público

Leia mais

Nutricionista, seja bem-vindo ao

Nutricionista, seja bem-vindo ao Nutricionista, seja bem-vindo ao ESTA APRESENTAÇÃO CONTEM IMPORTANTES INFORMAÇÕES PARA O NUTRICIONISTA, RELACIONADAS A HABILITAÇÃO E A PRÁTICA PROFISSIONAL. A DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA DESTAS INFORMAÇÕES CONSTITUI

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as

ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH. Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as ANEXO X MANUAL DE CADASTRAMENTO NO GDH Este manual poderá sofrer alterações devido a implementações de rotinas no sistema, as quais serão notificadas aos interessados. INSCRIÇÃO DO INSTRUTOR NO GDH Analisados

Leia mais

PORTARIA Nº 017 /2017

PORTARIA Nº 017 /2017 PORTARIA Nº 017 /2017 De 30 de novembro de 2017 Dispõe sobre critérios para avaliação e concessão do benefício de isenção de anuidades no âmbito da Jurisdição do CRQ-III e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005 Publicada no D.O.U. n.º 93, de 17/05/2005 Seção 1 Página 66 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 304, DE 6 DE ABRIL DE 2005 Cria o Acervo Técnico-Profissional de Pessoas Físicas e o Acervo Técnico- Cadastral de

Leia mais

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PESSOA JURÍDICA MODALIDADE: REGISTRO I) Razão Social II) Nome Fantasia: III) Endereço Completo: Telefone: ( ) Fax: ( ) Cidade: U.F: CEP: Endereço Eletrônico: A entidade acima

Leia mais

CERTIFICADO AMBIENTAL

CERTIFICADO AMBIENTAL 63.01.01.155 O (Inea), no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 04 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009 e suas modificações posteriores e, em

Leia mais

Quem determina o piso salarial do farmacêutico? Qual a diferença entre a fiscalização realizada pelo CRF/RJ e pela VISA?

Quem determina o piso salarial do farmacêutico? Qual a diferença entre a fiscalização realizada pelo CRF/RJ e pela VISA? 1. Quem determina o piso salarial do farmacêutico? O Piso Salarial é definido pela negociação do Sindicato dos Farmacêuticos com o Sindicato Patronal, sendo posteriormente aceito, ou não, pela categoria

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO: ESTÁGIO OBRIGATÓRIO OU ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO Nos termos da Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, e também nos termos da Resolução nº 29/2009 CEPE-UFRGS para o caso de estágio não-obrigatório, as partes a seguir identificadas firmam este Termo

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22-04-2015 DOU 06-05-2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas registradas nos CRAs, por meio do Registro de Comprovação

Leia mais

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008

ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008 ATO NORMATIVO CRN-3 N.º 18/2008 Serviços de Alimentação Autogestão Concessionárias de Alimentação A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região, no uso de suas atribuições legais que lhe

Leia mais

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6

CREA-GO. SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho GESTÃO DE PESSOAS IT / 6 GESTÃO DE PESSOAS IT. 45 09 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes para solicitações referentes aos subsistemas de no que se refere aos processos de: Agregar pessoas recrutamento e seleção; Integrar

Leia mais

Termo de compromisso do bolsista de iniciação à docência

Termo de compromisso do bolsista de iniciação à docência Anexo IV Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid Termo de compromisso do bolsista de iniciação à docência A nomenclatura a seguir será utilizada no presente instrumento: Bolsista

Leia mais

O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual (veja a seguir sobre planos compatíveis)

O plano de destino deve ter preço compatível com o seu plano atual (veja a seguir sobre planos compatíveis) Esta cartilha, elaborada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fornece informações importantes para orientar o beneficiário de plano de saúde sobre a realização da portabilidade de carências.

Leia mais

2.1 Apoiar o NUTES/UEPB no acompanhamento, monitoramento e execução de convênios ou contratos;

2.1 Apoiar o NUTES/UEPB no acompanhamento, monitoramento e execução de convênios ou contratos; CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde nº: 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ PROCEDIMENTOS JUNTO À PROPPG...

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ PROCEDIMENTOS JUNTO À PROPPG... Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 1.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PAPQ... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2.

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DA SOCIEDADE Por que o Conselho exige a presença de um Responsável Técnico nas empresas químicas? A exigência feita pelo CRQ-IV é embasada no artigo 27 da Lei nº 2.800, combinado com artigo 1º da Lei nº 6.839/80. É

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 1/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n : /2016

CHAMADA PÚBLICA Nº 1/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n : /2016 CHAMADA PÚBLICA Nº 1/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n : 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde

Leia mais

Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional - Escritório de Advocacia

Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional - Escritório de Advocacia Questionário de Avaliação de Riscos Responsabilidade Civil Profissional - Escritório de Advocacia 1. Proponente: 2. Endereço: 3. CNPJ: 4. Início das atividades: 5. Web site: 6. Informar o número total

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS

Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) OBJETIVOS OBJETIVOS Oferecer oportunidades para a atualização de conhecimentos e a incorporação de novos modos ou modelos de gestão da pesquisa por estudantes brasileiros; Ampliar o nível de colaboração e de publicações

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS - PROACE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL-DESS Fones: (16) 3351-8195 (16) 3351-8395 CEP: 13565.905 - São Carlos - SP

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 017/2013 TOMADA DE PREÇO Nº 001/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Apresentamos a seguir a descrição e metodologia a ser aplicada nos serviços que integram o

Leia mais

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA

PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA UFOP PROCEDIMENTOS E DOCUMENTAÇÃO PARA EFETIVAÇÃO DE BOLSA A. BOLSA DA UFOP As bolsas de pós-graduação da UFOP são regulamentadas pela Portaria Reitoria 108, de 21 de fevereiro de 2014, disponível para

Leia mais

APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES

APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES APOSENTADOS E DEMITIDOS CARTILHA COM ORIENTAÇÕES A BIOVIDA SAÚDE com o intuito de informar e orientar seus beneficiários quanto ao PLANO CONTINUIDADE, resolveu criar e divulgar essa cartilha com explicações

Leia mais

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL

1. DO CADASTRAMENTO E DO CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL EDITAL DE CERTIFICADO DE REGISTRO CADASTRAL Nº 005/2019 Edital de Convocação de Pessoas Físicas e Jurídicas para Inscrição ou Renovação no Cadastro de Fornecedores da Prefeitura Municipal de Coqueiros

Leia mais

EDITAL PROPPEX Nº 04/2019 BOLSAS DE EDUCAÇÃO - CONVÊNIO DE APOIO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A - FEBE

EDITAL PROPPEX Nº 04/2019 BOLSAS DE EDUCAÇÃO - CONVÊNIO DE APOIO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A - FEBE EDITAL PROPPEX Nº 04/2019 BOLSAS DE EDUCAÇÃO - CONVÊNIO DE APOIO AO PROGRAMA DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A - FEBE A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, no uso

Leia mais

Conheça o. Atualizado Gestão

Conheça o. Atualizado Gestão Conheça o Atualizado Gestão 2017-2020 1 O que compete ao Conselho Federal de Nutricionistas? Exercer função normativa a partir da publicação de legislações. Orientar e inspecionar os Conselhos Regionais,

Leia mais

DELIBERAÇÃO N. 950/2018

DELIBERAÇÃO N. 950/2018 DELIBERAÇÃO N. 950/2018 Dispõe sobre a Declaração de Atividade Profissional, DAP. O Plenário do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, CRF-PR, no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES

TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA RECARGA DE EXTINTORES Contratação de empresa especializada para prestação de serviços de recarga de extintores (conforme item 7) para o câmpus São Roque do Instituto Federal

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 DE 05 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre aprovação das normas para solicitação de apoio à participação de alunos do IFMG - Campus Ouro Preto em eventos científicos no país e no exterior.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 032/2017

GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 032/2017 EDITAL Nº 032/2017 SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA O CAFÉ INTERNACIONAL A Comissão de Seleção no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, torna público o Edital de Seleção para preenchimento

Leia mais

Conheça o. Atualizado Gestão CRN FOLDER_INSTITUCIONAL_ v02.indd 1 31/03/17 13:06

Conheça o. Atualizado Gestão CRN FOLDER_INSTITUCIONAL_ v02.indd 1 31/03/17 13:06 Conheça o Atualizado Gestão 2017-2020 1 CRN3-0020-FOLDER_INSTITUCIONAL_2017 28 03 2017 v02.indd 1 31/03/17 13:06 O que compete ao Conselho Federal de Nutricionistas? Exercer função normativa a partir da

Leia mais

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP.

I - Ficha cadastral preenchida conforme modelo definido pela UP. Este MANUAL DE ORIENTAÇÕES contém instruções e esclarecimentos sobre o Crédito Estudantil Universitário Positivo (CEUP - Universidade Positivo), para alunos dos cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE RT

ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE RT ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE RT A anotação de responsabilidade técnica (ART) deve ser preenchida pelo profissional contratado. Por diversos motivos a ART protocolada no pode ser devolvida

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PAGINA: 1/7 PRÉ-REQUISITO Criar uma pasta no c:\documentos digitalizados para arquivamento temporário de arquivos digitais para quando for necessário subir arquivos para o GED. a) REGISTRO ON-LINE 1.1

Leia mais

Limite para o recebimento das propostas: às 17:00 h: min do dia 30 / 10 / 2015

Limite para o recebimento das propostas: às 17:00 h: min do dia 30 / 10 / 2015 BRIEFING PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E/OU FORNECIMENTO DE PRODUTO Código: COM.FR.0009 Data da Elaboração: 13/07/2014 Revisão 000 FINALIDADE DA CONTRATAÇÃO (OBJETO - Descrever de forma sucinta o serviço/produto

Leia mais

Considerando os Capítulos II, III e IV e V do Título III da Resolução CFP n o 003/07 - Consolidação das Resoluções do CFP, CAPÍTULO I DO REGISTRO

Considerando os Capítulos II, III e IV e V do Título III da Resolução CFP n o 003/07 - Consolidação das Resoluções do CFP, CAPÍTULO I DO REGISTRO RESOLUÇÃO CRP-12 Nº 001/2008 DE 19 DE JULHO DE 2008 EMENTA: Dispõe sobre Registro, Cadastro, Cancelamento, Responsabilidade Técnica, Infrações e Penalidades referentes às Pessoas Jurídicas com jurisdição

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL INTERMEDIÁRIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 003/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

Prefeitura Municipal de Correntina publica:

Prefeitura Municipal de Correntina publica: Prefeitura Municipal de Correntina 1 Terça-feira Ano Nº 2641 Prefeitura Municipal de Correntina publica: Edital de Chamamento Público nº001/2018 Processo Administrativo 001/2018-Objeto:Convocação de pessoas

Leia mais

1. INTRODUÇÃO APLICAÇÃO MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO CERTIFICAÇÃO CONTRATAÇÃO... 4

1. INTRODUÇÃO APLICAÇÃO MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO CERTIFICAÇÃO CONTRATAÇÃO... 4 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. APLICAÇÃO... 3 3. MACRO FLUXO DO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO... 3 3.1. CERTIFICAÇÃO... 3 3.2. CONTRATAÇÃO... 4 3.3. MOBILIZAÇÃO... 4 3.4. GESTÃO... 5 3.5. DESMOBILIZAÇÃO... 5

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MONITOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 02/2013/S. M. Esporte e Lazer

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MONITOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 02/2013/S. M. Esporte e Lazer PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO MONITOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EDITAL Nº 02/2013/S. M. Esporte e Lazer O MUNICIPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE-MG, pessoa jurídica de direito público interno, CNPJ n º 19.718.360/0001-51,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP)

PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP) PASSO A PASSO PARA O SERVIÇO ONLINE: TRANSFERÊNCIA SIMPLES SEM BLINDAGEM (SÃO PAULO/SP PARA SÃO PAULO/SP) Antes de iniciarmos, pedimos que coloque os e-mails abaixo informados em sua agenda de contatos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS Comissão de Graduação do Curso de Ciências Biológicas COMGRAD/BIO DECISÃO 03/2015 - Altera: Decisão n o 03/2013 ESTÁGIO SUPERVISIONADO A, reunida em 18 de novembro de 2015, no uso de suas atribuições, DECIDE Regulamentar a atividade de Ensino de Estágio Supervisionado,

Leia mais

esocial 2018 Cartilha Simplificada

esocial 2018 Cartilha Simplificada esocial 2018 Cartilha Simplificada (principais pontos) Cartilha atualizada e simplificada do esocial para implantação 2 Índice O que é o esocial? Quais os objetivos do esocial? Admissões Desligamentos

Leia mais

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA/Invitare REGIMENTO

COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA/Invitare REGIMENTO COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS CEUA/Invitare REGIMENTO Capítulo I Da Definição Art. 1º - A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Invitare Pesquisa Clínica Auditoria e Consultoria, doravante

Leia mais

POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS

POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS POLÍTICA DE FISCALIZAÇÃO DE PRESTADORES DE SERVIÇOS Versão 2017.2 Editada em outubro de 2017 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. DA POLÍTICA... 2 2.1. Dos prestadores de serviços... 2 2.2. Atribuições e responsabilidades...

Leia mais

ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE-CAMPUS RIO DO SUL

ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE-CAMPUS RIO DO SUL EDITAL 025/2016 CGP TECNOLOGIA CATARINENSE-CAMPUS RIO DO SUL A Coordenação Geral de Produção do IFC Campus Rio do Sul, no uso de suas atribuições legais e de acordo com REGULAMENTO INTERNO PARA O TECNOLOGIA

Leia mais

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017.

RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. RESOLUÇÃO CFB N. 186/2017. Institui o Registro de Comprovação de Aptidão para Desempenho de Atividades de Biblioteconomia RCA, de Pessoas Físicas e Jurídicas e dá outras providências. O Conselho Federal

Leia mais

POLÍTICA DE CERTIFICAÇÃO CONTINUADA DE COLABORADORES

POLÍTICA DE CERTIFICAÇÃO CONTINUADA DE COLABORADORES POLÍTICA DE CERTIFICAÇÃO CONTINUADA DE COLABORADORES SOMENTE PARA USO INTERNO Este material foi elaborado pela Hashdex Gestora de Recursos Ltda. ( Hashdex ou Gestora ), e não pode ser copiado, reproduzido

Leia mais

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL DE BOLSA Nº 004/ PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL DE BOLSA Nº 004/2016 - PÓS-DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), do Centro de Ciências

Leia mais

EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA

EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA EDITAL 01/2018 DO CHAMAMENTO PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TUTORIA A Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico Nupad,

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016

CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : /2016 CHAMADA PÚBLICA Nº 2/2017 NUTES/UEPB PARA BOLSA DE EXTENSÃO Convênio Ministério da Saúde n 0 : 841179/2016 A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Núcleo de Tecnologias Estratégica em Saúde

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS DE CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO Estabelecida de acordo com as Normas Acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação

Leia mais

COMUNICADO DE ABERTURA

COMUNICADO DE ABERTURA COMUNICADO DE ABERTURA Processo Seletivo - Prazo Determinado nº 003/2015, de 02/08/2015. 1. VAGA OFERECIDA Cargo Cargo I ADI NS Iniciante FOCEM Cargo II ADI NS Sênior Formação Exigida Superior Completo

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS E/OU TEMPORÁRIOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS E/OU TEMPORÁRIOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS E/OU TEMPORÁRIOS CAMPUS MATÃO 2016 1 OBJETIVOS 2 DEFINIÇÃO 3 CONTRATAÇÃO 4 DIREITOS E BENEFÍCIOS 5 RESCISÃO DO CONTRATO 6 LEGISLAÇAO

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014)

ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014) ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SCAP N.º 003/2014 SERVIDORES VINCULADOS AO RGPS INCLUSÃO DO RETORNO AO TRABALHO NO SISAP (RETIFICADA EM 13/03/2014) A SCAP, no uso das atribuições conferidas pelo art. 34 do Decreto

Leia mais

Edital de Bolsa de Estudo 2019

Edital de Bolsa de Estudo 2019 1. Perfil Socioeconômico Edital de Bolsa de Estudo 2019 De acordo com a Lei 12.868/13, o candidato à Bolsa de Estudo integral (100%), deverá apresentar o Perfil Socioeconômico, cuja renda familiar mensal

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS

PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO SCI.06 1ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 4. CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4.1 Definições e Princípios Gerais... 2 4.2 Da Contratação E Distrato

Leia mais

ORIENTAÇÃO DDRH nº 01/2017

ORIENTAÇÃO DDRH nº 01/2017 ORIENTAÇÃO DDRH nº 01/2017 Assunto: Contratação de Estagiários A contratação de estagiários no Instituto Federal de Goiás, por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos SIAPE somente

Leia mais

Chamada Pública nº 04/2017 REDISTRIBUIÇÃO Técnico-Administrativo em Educação

Chamada Pública nº 04/2017 REDISTRIBUIÇÃO Técnico-Administrativo em Educação SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 007/2019- EMSERH DE 18 DE JANEIRO DE 2019 O Presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares EMSERH, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 11/2017 DA PROCESSO SELETIVO PARA A 9ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da

Leia mais

REGULAMENTO. CONSIDERANDO que o Programa de Colaborador Voluntário deve estar adequado à missão e aos objetivos da Instituição;

REGULAMENTO. CONSIDERANDO que o Programa de Colaborador Voluntário deve estar adequado à missão e aos objetivos da Instituição; REGULAMENTO Estabelece normas para o Programa de Colaborador Voluntário no âmbito do O INSTITUTO OSWALDO CRUZ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, CONSIDERANDO a Portaria do nº 045/2016

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? 1 O QUE É O ESOCIAL? Nova forma de enviar ao Governo (Ministério do Trabalho, Receita Federal,, Previdência Social e Caixa Econômica Federal

Leia mais

Treinamento para Contratação e Acompanhamento de Estagiários na UNIFEI

Treinamento para Contratação e Acompanhamento de Estagiários na UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Treinamento para Contratação e Acompanhamento de Estagiários na UNIFEI Norma aprovada pelo CEPEAd em sua 10ª reunião ordinária 64ª resolução, de 29/04/2015. Processo nº

Leia mais

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel

Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Orientações para transferência de cota Contemplada com bem Bem Imóvel Nesse documento você encontra todas as orientações para efetuar a transferência de titularidade de sua cota de maneira ágil e fácil.

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo EDITAL 1102/2016 Plano de Incentivo a Pesquisa (PIPEq) Publicação de Livros-Coletâneas (PubLivro-PUC/SP) A Pró-Reitoria de Pós-graduação da PUC/SP torna público por meio do presente Edital, processo de

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL

ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM SUCESSO DO SUL CHEFE DE GABINETE EDITAL DE TESTE SELETIVO SIMPLIFICADO 001/2018 O Prefeito Municipal de Bom Sucesso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL Nº 28/2016 DE 09/12/2016 PROGRAMA DE BOLSA REMUNERADA EM ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DO IFC-CAMPUS RIO DO SUL

EDITAL Nº 28/2016 DE 09/12/2016 PROGRAMA DE BOLSA REMUNERADA EM ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DO IFC-CAMPUS RIO DO SUL Página 1 de 7 EDITAL Nº 28/2016 DE 09/12/2016 PROGRAMA DE BOLSA REMUNERADA EM ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS DO IFC-CAMPUS RIO DO SUL A Coordenação Geral de Produção do IFC Campus Rio do Sul, no uso de suas

Leia mais

RELAÇÃO DE TRABALHO.

RELAÇÃO DE TRABALHO. RELAÇÃO DE TRABALHO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. RELAÇÕES DE TRABALHO...5 Estágio... 5 Conceito de Estágio... 5 Requisitos Formais da Relação de Estágio...6 Matrícula e frequência...7 Requisitos Materiais

Leia mais

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR

REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR REGULAMETO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO CURRICULAR São Paulo Novembro de 2016 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa

Leia mais

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993;

CONSIDERANDO o disposto no 1º, do art. 30, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; Publicado no D.O.U. nº 84 de 22/04/2015, Seção 1 pag. 78 Publicado no DOU nº 211, 03/11/2016, Seção 1 pag. 75 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 (Alterada pela Resolução Normativa 489,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

1 de :03

1 de :03 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE GOIÁS CREA-GO RELATÓRIO E VOTO FUNDAMENTADO CREA-GO Processo: 215454/2012 Folha: Assinat.: Órgão Plenário Processo n. 215454/2012

Leia mais

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO

ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO ESTÁGIOS MANUAL DO ALUNO 2019 ESTÁGIOS Manual do Aluno Apresentação Este manual visa esclarecer e orientar sobre as normas dos Estágios Curriculares Obrigatórios e Não Obrigatórios. A leitura deste material

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO I. Solicitação de Treinamento Coletivo Os gestores poderão solicitar treinamentos para sua equipe que não foram previstos no Programa de Educação Continuada do CREA-SP ou no Programa de Desenvolvimento

Leia mais