Escrever scripts de PHP com HTML

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escrever scripts de PHP com HTML"

Transcrição

1

2

3 Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem de programação de scripts para serem interpretados no lado dos servidores. Numa fase inicial (1995), PHP surgiu com o significado de Personal Home Pages (pela autoria de Rasmus Lerdorf), como um conjunto de ferramentas de tipo CGI. Mas diversos factores contribuíram para que PHP conhecesse uma grande difusão entre os programadores de web sites e, actualmente, a sigla PHP surge com o significado de PHP Hypertext Preprocessor (em que PHP significa PHP Hypertext Preprocessor ).

4 Escrever scripts de PHP com HTML Entre os factores que ajudaram ao êxito de PHP está o facto de ser uma tecnologia distribuída gratuitamente e de ter uma excelente capacidade de articulação com: Os servidores web mais divulgados, designadamente o Apache (de distribuição gratuita) e o IIS (Internet Information Server), comercializado pela Microsoft; Sistemas de gestão de bases de dados de distribuição gratuita (a começar pelo MySQL) e também outros de distribuição comercial.

5 Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem interpretada, tal como o é JavaScript. Mas, enquanto que o código JavaScript é interpretado no próprio browser que recebe a página HTML, o código PHP é interpretado no servidor que envia a página. Assim, quando abrimos um documento HTML com um script em JavaScript, podemos pedir para ver o código desse script no nosso browser; mas, quando recebemos uma página web que tem um script PHP na sua origem, apenas podemos ver no nosso browser o código HTML.

6 Escrever scripts de PHP com HTML Vamos então escrever um primeiro exemplo muito simples de um script em PHP, utilizando o bloco de notas:

7 Escrever scripts de PHP com HTML Existem várias formas possíveis de conjugar um script PHP com código HTML. É possível escrever documentos HTML em que o código PHP surge intercalado com o código HTML.

8 Escrever scripts de PHP com HTML As tags (marcas) que indicam os scripts em PHP podem ter quatro formatos diferentes: 1. Estilo XML: <? php?>; 2. Estilo abreviado: <?...?>; 3. Estilo ASP: <%?>; 4. Estilo script: <script language= php </script>

9 Escrever scripts de PHP com HTML O estilo XML (Extensible Markup Language) é, normalmente, o mais utilizado. Um exemplo de script PHP sem código HTML é o que já vimos na página cinco e também o que será apresentado na página 10

10 Escrever scripts de PHP com HTML A instrução echo de PHP permite apresentar (ecoar) vários tipos de informação no ecrã.

11 Escrever scripts de PHP com HTML Em PHP, como noutras linguagens, pode mudar-se de linha e incluir mais ou menos espaços em branco entre instruções, sem que isso altere o código.

12 Escrever scripts de PHP com HTML Exemplo simples de um script PHP intercalado com HTML:

13 Escrever scripts de PHP com HTML Repare-se que, dentro do próprio código PHP, é possível incluir tags de HTML. Na instrução: echo "<p><b> Um script PHP </b></p>"; Inclui-se, entre aspas duplas ( ), tags de HTML <p> e <b> e uma string (Um script PHP).

14 Escrever scripts de PHP com HTML Em PHP pode-se usar aspas duplas ( ) ou aspas simples( ), plicas ou apóstrofes para incluir strings e outros tipos de elementos.

15 Escrever scripts de PHP com HTML Considere-se,agora, o seguinte script PHP:

16 Escrever scripts de PHP com HTML Neste exemplo existe código HTML fora do PHP. Quando um ficheiro de PHP é interpretado, só o que está dentro das tags <?php?> ou outras equivalentes é interpretado como código PHP. Tudo o que está fora das tags de código PHP é considerado HTML e passado tal como é encontrado. Isto permite escrever estruturas de PHP intercaladas com HTML e vice-versa.

17 Escrever scripts de PHP com HTML Um outro aspecto interessante em PHP reside na possibilidade de chamar um ficheiro externo para o código de um script em PHP. Esse ficheiro externo pode ser de PHP, HTML, ou os outros dois combinados, etc. Em PHP pode-se utilizar a função require() ou a função include() para incluir ficheiros externos no script corrente.

18 Escrever scripts de PHP com HTML Exemplo de um script PHP em que, a certa altura do código, é chamado o ficheiro externo test3.php:

19 Escrever scripts de PHP com HTML A instrução sublinhada faz com que o código do ficheiro test3.php entre para o código do script corrente e seja executado de acordo com as circunstâncias do código do script em execução.

20 PHP é uma linguagem C like, ou seja, tem muitas semelhanças com a linguagem C (a nível de operadores, certas palavras-chave, estruturas de controlo, etc.); no entanto, também existem diferenças importantes. Em PHP (tal como em C/C++) há a diferença entre maiúsculas e minúsculas (PHP é case sensitive).

21 No entanto, em PHP, há a considerar as seguintes diferenças: Os nomes das variáveis começam sempre com o caracter $; Os nomes das funções podem ser escritos com maiúsculas ou minúsculas.

22 Em PHP (tal como em C/C++) uma instrução termina com ponto e vírgula (;); no entanto, em PHP há a excepção de uma instrução que termina junto a uma marca de fim de código?> - aí o ponto e vírgula é opcional. Em PHP (tal como em C/C++) um bloco de instruções é incluído dentro de chavetas: { }.

23 Em PHP (tal como em C/C++) os comentários inserem-se entre os sinais /* e */ ou, numa linha, após um sinal //; também pode ser usado o caracter # para sinalizar um comentário desde esse ponto até ao final da linha.

24 Em PHP muitos dos operadores usados são os mesmos de C/C++):

25

26

27

28

29

30 Em PHP as estruturas de controlo (decisão, selecção, repetição ou ciclos) são muito semelhantes às que são usadas em C/C++), no entanto, em PHP, existem sintaxes alternativas para algumas estruturas de controlo. As sintaxes alternativas são semelhantes às que se utilizam em Visual Basic.

31

32 Sintaxe alternativa da estrutura if-else:

33

34 Sintaxe alternativa da estrutura switch-case:

35

36 Sintaxe alternativa do ciclo while:

37 A sintaxe do ciclo do-while é uma só e idêntica à que é usada em C++. Neste caso, o bloco de instruções do ciclo é executado sempre pelo menos uma vez, pois a condição de controlo é colocada no final do ciclo.

38 A sintaxe do ciclo for é, também, uma só e idêntica à que é usada em C++.

39 Em PHP as funções criadas pelo programador têm uma estrutura semelhante à que têm em C ou C++; no entanto, como já foi referido os nomes das funções podem serescritos com maiúsculas ou minúsculas.

40 Em PHP uma das diferenças mais notórias em relação a C/C++ reside na forma de utilização das variáveis. Em PHP, ao contrário do que se passa em C++, não existe declaração prévia de variáveis. Em PHP, uma variável passa a existir quando o seu nome é escrito pela primeira vez. Normalmente, isto acontece numa instrução de atribuição, em que uma variável recebe um determinado valor; por exemplo: $x=10.

41 O tipo de dados de uma variável é determinado pelo último valor que lhe for atribuído. Uma variável pode receber um valor de um tipo e, em seguida, receber um valor de um outro tipo completamente diferente. Por exemplo, a mesma variável $x que atrás se referiu com $x=10, pode, numa outra instrução, receber uma string: $x= Ana Dias.

42 Em PHP, apesar de não existirem palavras próprias para definir os tipos de dados a que as variáveis pertencem, existem, implicitamente, os seguintes principais tipos dedados primitivos: Booleanos ou lógicos; Números inteiros; Números reais ou do tipo floating point; Strings ou cadeias de caracteres.

43 Para além dos referidos tipos primitivos, em PHP existem outros tipos de dados diferentes: array; object; resource (recurso) e o tipo especial NULL (correspondente a um valor nulo).

44 Exemplo de um script PHP em que se utilizam variáveis, e a função gettype() para avaliar o tipo de dados que uma variável assume.

45 O script começa com as seguintes instruções: $b = ($x == 10); echo gettype($b).'<br>'; A variável $b recebe o valor de ($x == 10) que é uma expressão lógica (verdadeira ou falsa); por isso, a função gettype($b) indica que a variável $b é do tipo boolean.

46 Em seguida apresentam-se as instruções: $x = 10; echo gettype($x).'<br>'; A variável $x recebe o valor de 10; por isso a função gettype($x) indica que a variável $x é do tipo integer.

47 Em seguida, essa mesma variável $x recebe outros valores (1.5 e Ana Dias ) e a função gettype($x) vai indicando os diferentes tipos de dados que a variável assume (double e string). Na última instrução, a variável $z não tem qualquer valor, por isso, a função gettype($x) indica que ela é do tipo NULL.

48 Em PHP podem definir-se constantes com a função define (constante, valor). Por exemplo: define (TAXA, 0.21); é definida a constante TAXA com o valor 0.21 define (N1, Ana Dias ); é definida a constante N1 com o valor Ana Dias. As constantes não utilizam o caracter $ nem podem ser redefinidas como acontece com as variáveis. Por convenção (não obrigatória) as constantes costumam ser definidas com maiúsculas.

49 Exemplo de um script PHP em que se utiliza uma estrutura de decisão if-else.

50 Depois da marca de script <?php, surge o início da estrutura de decisão com if ($x == 0) {. Depois da marca de fim de script?>, existe uma linha de HTML: <b> É verdade que x = 0.</b>. Apesar de já estar fora do código PHP, este elemento vai ser considerado como a instrução a executar se a condição ($x == 0) for verdadeira. De seguida, surge, de novo, código PHP com: <?php } else {?>. Esta parte do código abre a tag <?php para fechar a chaveta do anterior bloco de instruções, incluir a cláusula else e abrir uma nova chaveta.

51 Segue-se uma outra linha de HTML, que vai ser considerada como a instrução a executar se a condição ($x == 0) se verificar como falsa. O código termina com <?php }?>. Ou seja, é aberto e fechado só para incluir a chaveta final.

52 Exemplo de um script PHP em que se utiliza um ciclo for. Neste caso, o código do ciclo for em PHP combina-se com tags de HTML para criar uma tabela que apresenta os números de 1 a 5 e os seus cubos.

53 O cabeçalho do ciclo for ($i=1; $i <= 5; $i++) utiliza uma variável $i para controlar o nº de vezes que as instruções do ciclo executam. A instrução $q = $i * $i * $i; cria a variável $q que recebe o cubo da variável $i. A instrução echo "<tr> <td> $i </td>"; faz escrever os números de 1 a 5 nas células da coluna esquerda da tabela. A instrução echo "<td> $q </td> </tr>"; faz escrever os cubos dos números de 1 a 5 nas células da coluna da direita da mesma tabela.

Ficha Informativa n.º 2. Variavéis, tipos de dados e constantes em PHP

Ficha Informativa n.º 2. Variavéis, tipos de dados e constantes em PHP Ficha Informativa n.º 2 Variavéis, tipos de dados e constantes em PHP Em PHP, ao contrário do que se passa na maioria das linguagens de programação, não é necessária a declaração prévia de variáveis. Em

Leia mais

Linguagem de Programação III - PHP

Linguagem de Programação III - PHP Linguagem de Programação III - PHP Aula 1 Scripts PHP, VB.NET da Microsoft, C#, javascript, etc Sintaxe PHP Tudo que estiver delimitado por será processado no servidor. O navegador cliente

Leia mais

PHP Histórico. Linguagens Server-side Professor Fábio Luís da Silva Santos

PHP Histórico. Linguagens Server-side Professor Fábio Luís da Silva Santos Linguagens Server-side Professor Fábio Luís da Silva Santos PHP é o acrônimo recursivo de Hypertext Preprocessor (inicialmente foi chamado de Personal Home Page Tools); PHP é uma linguagem de desenvolvimento

Leia mais

Introdução a Programação Web com PHP

Introdução a Programação Web com PHP AULA: Introdução a Programação Web com PHP Programação para Internet http://docentes.ifrn.edu.br/albalopes alba.lopes@ifrn.edu.br Breve histórico A primeira versão surgiu em meados de 1995, escrita por

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi PHP. Como surgiu o PHP? PHP

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  PHP. Como surgiu o PHP? PHP Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PHP Como surgiu o PHP? PHP 1 PHP 1994 Rasmus Lerdorf resolveu criar um gerenciador de visitas para sites, a ferramenta

Leia mais

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P

C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P C A P I T U L O 2 S I N T A X E B Á S I C A - V A R I Á V E I S E C O N S T A N T E S E M P H P SINTAXE BÁSICA Neste capítulo vamos apresentar a estrutura básica do PHP. Para iniciar a construção de um

Leia mais

Apostila - Desenvolvimento web com PHP

Apostila - Desenvolvimento web com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Reginaldo Sacilotti Apostila - Desenvolvimento web com PHP Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

Leia mais

Prof. Richard Brosler

Prof. Richard Brosler Prof. Richard Brosler richard.brosler@anhanguera.com http://www.brosler.pro.br Instalação e configuração dos recursos PHP Desenvolvimento de algumas aplicações simples para testar o PHP Controle e Gerenciamento

Leia mais

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi Introdução ao PHP Prof. Késsia Marchi PHP Originalmente PHP era um assíncrono para Personal Home Page. De acordo com convenções para atribuições de nomes recursivas do GNU foi alterado para PHP Hypertext

Leia mais

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26 ÍNDICE MÓDULO 1 ANÁLISE DE SISTEMAS 9 1.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 10 Sistema conceito e exemplos 10 Dados e informação 11 Sistema de informação conceito e componentes 12 Sistema de informação e sistemas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I

PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE WEB I PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com PHP HYPERTEXT PREPROCESSSOR 1 HISTÓRICO Surgiu por volta de 1993 por Ramsus Lerdorf primeiramente

Leia mais

Introdução. Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript

Introdução. Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript Surge em 1995 (Brendan Eich, programador da Netscape) com o nome de Livescript É uma linguagem de programação (linguagem de script) Javascript e Java Torna a sua página HTML: Atraente; Interactiva; Inteligente.

Leia mais

1. Sintaxe Básica O interpretador reconhece automaticamente scripts php delimitados da seguinte maneira: <? // código em php?> OU <?

1. Sintaxe Básica O interpretador reconhece automaticamente scripts php delimitados da seguinte maneira: <? // código em php?> OU <? Internet e Programação web Prof. Moacir A L I N G U A G E M P H P 1. Sintaxe Básica O interpretador reconhece automaticamente scripts php delimitados da seguinte maneira: OU

Leia mais

Prof. Esp. Andrew Rodrigues 1

Prof. Esp. Andrew Rodrigues   1 Prof. Esp. Andrew Rodrigues www.andrewrodrigues.com.br www.andrewrodrigues.com.br 1 PHP em Ação PHP é uma linguagem de programação que pode fazer todo o tipo de coisas: avaliar dados de formulários enviados

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

4. Constantes. Constantes pré-definidas

4. Constantes. Constantes pré-definidas 4. Constantes Constantes pré-definidas O PHP possui algumas constantes pré-definidas, indicando a versão do PHP, o Sistema Operacional do servidor, o arquivo em execução, e diversas outras informações.

Leia mais

Desenvolvimento de Sistemas para WEB Site:

Desenvolvimento de Sistemas para WEB Site: Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias CCA UFES Departamento de Computação Desenvolvimento de Sistemas para WEB Site: http://jeiks.net E-mail: jacsonrcsilva@gmail.com Introdução

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA WEB EM PHP

PROGRAMAÇÃO PARA WEB EM PHP Desenvolvimento de Sistemas para Web PROGRAMAÇÃO PARA WEB EM PHP Prof. Esp. Walter Gima PHP PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) Criado em 1994/1995 Criado por Rasmus Lardorf Versões seguintes : Lardorf e

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica)

JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica) Linguagem de Programação para Web JavaScript (Elementos de Programação e Programação Básica) Prof. Mauro Lopes 1 Objetivos Iniciaremos aqui o nosso estudo sobre a Linguagem de Programação JavaScript. Apresentaremos

Leia mais

Internet e Programação Web

Internet e Programação Web COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO Ensino Profissionalizante Internet e Programação Web 3 Técnico Prof. Cesar 2014 1 SUMÁRIO Criar sites dinâmicos em PHP --------------------------------------------------------

Leia mais

Curso 500 Desenvolvimento

Curso 500 Desenvolvimento c Curso 500 Desenvolvimento Web com PHP Versão 2015_3.0 Introdução ao PHP 2 Introdução ao PHP Introdução ao PHP; Aprender a Sintaxe Básica do PHP; Conhecer Variáveis e Constantes; Conhecer Strings; Conhecer

Leia mais

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java HTML Hypertext Markup Language HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas

Leia mais

Legibilidade do código fonte

Legibilidade do código fonte Sumário Legibilidade do código fonte Exemplos Normas Instrução switch Sintaxe e Semântica Exemplo Tipos enumerados Exemplo Programação 2007/2008 DEEC-IST 1 Legibilidade do código fonte Exemplo: Considere

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha Vinícius Roggério da Rocha www.monolitonimbus.com.br O que é HTML? HTML = HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto Linguagem: maneira de se comunicar (entre máquinas, pessoas

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

Construção de SitesAula5

Construção de SitesAula5 Construção de Sites Aula5 Universidade Federal do Paraná Pró-reitoria de Assuntos Estudantis Departamento de Informática 9 de Agosto de 2010 Indice Introdução ao JavaScript 1 Introdução ao JavaScript 2

Leia mais

Exercitando a Programação com PHP

Exercitando a Programação com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Exercitando a Programação com PHP Primeira Edição São Paulo 2016 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO

Leia mais

PHP INTRODUÇÃO DELIMITADORES DE CÓDIGO EXTENSÃO DE ARQUIVOS

PHP INTRODUÇÃO DELIMITADORES DE CÓDIGO EXTENSÃO DE ARQUIVOS INTRODUÇÃO PHP Aula 1 Introdução, Saída e Variáveis Leonardo Pereira facebook.com/leongamerti PHP significa PHP: Hypertext Preprocessor. Código PHP é executado no servidor, e o resultado é retornado para

Leia mais

Variáveis Tipos de Dados

Variáveis Tipos de Dados Variáveis Tipos de Dados APROG () Aula 2 1 Conteúdo Conceito de Variável Declaração de variáveis Tipos de Dados Operação de Atribuição Uso de Constantes 2 2 Variáveis Uma variável é uma localização de

Leia mais

Desenvolvimento Web. Versão 2 Jan/2019. Professor Emiliano S. Monteiro

Desenvolvimento Web. Versão 2 Jan/2019. Professor Emiliano S. Monteiro Desenvolvimento Web Versão 2 Jan/2019 Professor Emiliano S. Monteiro Alinhamento, figuras, tabelas, elementos do formulário, div e iframes Professor Emiliano S. Monteiro Exercício Continua Exercício Exercício

Leia mais

Introdução ao Javascript

Introdução ao Javascript Programação WEB I Introdução ao Javascript Apresentação da Disciplina,Introdução a linguagem Javascript Objetivos da Disciplina Apresentar os principais conceitos da linguagem Javascript referente à programação

Leia mais

Apostila - Desenvolvimento web com PHP

Apostila - Desenvolvimento web com PHP José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Apostila - Desenvolvimento web com PHP Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO PHP... 1 1.1 PREPARAÇÃO

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Criada em 1972, por Dennis Ritchie; Centro de Pesquisas da Bell Laboratories; Para utilização no S.O. UNIX; C é uma linguagem

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

Linguagem de Programação PHP. Hiarly Alves MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO -

Linguagem de Programação PHP. Hiarly Alves MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO - Linguagem de Programação PHP Hiarly Alves MBA Governança em TI - Analista de Sistemas. CIO - www.har-ti.com Conceitos Básicos. O que o PHP pode fazer? Porque Escolher PHP? Como Funciona? Primeiro Script

Leia mais

Construção de Sites 2. Prof. Christiano Lima Santos

Construção de Sites 2. Prof. Christiano Lima Santos Construção de Sites 2 Prof. Christiano Lima Santos Introdução a JavaScript Parte 01 Como usar JavaScript em uma página 1.1 Forma #1 aplicando diretamente à tag HTML teste

Leia mais

JavaScript (ou JScript)

JavaScript (ou JScript) 1. Introdução JavaScript (ou JScript) Uma linguagem como o JavaScript permite criar interfaces interativas na web (permite a interação do usuário). Para desenvolver web sites interativos precisamos de

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Diagramas Sintáticos

Diagramas Sintáticos Diagramas Sintáticos Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt) Classe pública com método main Cada classe X pública é declarada num ficheiro

Leia mais

A linguagem C (visão histórica)

A linguagem C (visão histórica) A linguagem C (visão histórica) A linguagem C é uma linguagem de programação desenvolvida no ínício dos anos 70 por Dennis Ritchie, que trabalhava nos laboratórios Bell e que também inciou em paralelo,

Leia mais

Introdução à linguagem C

Introdução à linguagem C Introdução à linguagem C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com Introdução ao C O C nasceu na década de 70. O seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 correndo

Leia mais

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 6 Estrutura de Programa Java Elementos Básicos do Java Controle de Fluxo

Leia mais

Noçõ linguagem Java. Profs. Marcel Hugo e Jomi Fred Hübner. Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Noçõ linguagem Java. Profs. Marcel Hugo e Jomi Fred Hübner. Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau - FURB Noçõ ções básicas b da linguagem Java Profs. Marcel Hugo e Jomi Fred Hübner Departamento de Sistemas e Computação Universidade Regional de Blumenau - FURB Introduçã ção Origem Funcionamento Vantagens Linguagem

Leia mais

Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão.

Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão. Tipos Primitivos, estruturas de iteração e decisão. André Luis Meneses Silva andreluis.ms@gmail.com http://br.geocities.com/programacao2ufs/ Agenda Tipos Primitivos de Dados Variáveis e Constantes es Comandos

Leia mais

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 2012-2015 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 2 Mecanismos de Controlo de

Leia mais

Variáveis Tipos de Dados. APROG (Civil) Aula 2

Variáveis Tipos de Dados. APROG (Civil) Aula 2 Variáveis Tipos de Dados APROG () Aula 2 Conteúdo Conceito de Variável Declaração de variáveis Tipos de Dados Operação de Atribuição Uso de Constantes 2 Variáveis Uma variável é uma localização de memória

Leia mais

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3 Conteúdo VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String... 2 Float... 3 Integer... 3 Boolean... 3 Variáveis... 4 O que são variáveis?... 4 Tipo de variáveis... 5 Concatenação:... 6 1 VARIAVEIS Antes de falarmos

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Aula 3 Professora Bianca (Sala 302 Bloco E) bianca@ic.uff.br http://www.ic.uff.br/~bianca/prog3/ Aula 3-12/09/2006 1 Aula de Hoje Revisão da aula passada: Conceitos gerais

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 25 a Aula - Construção de Páginas Web Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico Universidade de

Leia mais

Sintaxe da linguagem Java

Sintaxe da linguagem Java Sintaxe da linguagem Java (PG) Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt) Classe pública com método main Uma classe pública com nome A tem

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema

Resolução De Problemas Em Informática. Docente: Ana Paula Afonso Resolução de Problemas. 1. Analisar o problema ALGORITMIA Resolução De Problemas Em Informática Docente: Ana Paula Afonso 2000-2001 Resolução de Problemas 1. Analisar o problema Conhecer o bem o problema Descrever o problema: subdividir, detalhar 2.

Leia mais

Introdução à HTML Dinámico. O linguagem JavaScript.

Introdução à HTML Dinámico. O linguagem JavaScript. Introdução à HTML Dinámico. O linguagem JavaScript. Conferencia 7 MSc. Yoenis Pantoja Zaldívar O que já sabemos XHTML regras, etiquetas CSS selectores, propriedades (modelo de caixa, formateo visual) Situação

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1

Prof. A. G. Silva. 28 de agosto de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 28 de agosto de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 28 de agosto de 2017 1 / 1 Comandos de decisão simples e compostas Objetivos: Utilização de controles

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk Apostila de Linguagem de Programação III lzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcv CSS

Leia mais

3. Construção de páginas web Introdução ao HTML

3. Construção de páginas web Introdução ao HTML 3. Construção de páginas web 3.1. Introdução ao HTML 1 Introdução ao HTML O HTML, HyperText Markup Language, foi desenvolvido para especificar a organização lógica de um documento com extensões de hipertexto,

Leia mais

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo

POO. Programação Orientada a Objeto. Conceitor HTML/PHP. Professor Jarbas Araújo POO Programação Orientada a Objeto Conceitor HTML/PHP Professor Jarbas Araújo http:// O que é preciso para criar uma página html?

Leia mais

Aula de hoje. Tipos de Dados e Variáveis. Constantes literais. Dados. Variáveis. Tipagem dinâmica. SCC Introdução à Programação para Engenharias

Aula de hoje. Tipos de Dados e Variáveis. Constantes literais. Dados. Variáveis. Tipagem dinâmica. SCC Introdução à Programação para Engenharias SCC 12 - Introdução à Programação para Engenharias Tipos de Dados e Variáveis Professor: André C. P. L. F. de Carvalho, ICMC-USP Pos-doutorando: Isvani Frias-Blanco Monitor: Henrique Bonini de Britto Menezes

Leia mais

Linguagem Técnica de Programação III Introdução a PHP

Linguagem Técnica de Programação III Introdução a PHP Linguagem Técnica de Programação III Introdução a PHP Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br 1 O que é PHP? criada em 1994 por Rasmus Lerdorf scripts para a criação de páginas dinâmicas implementado em C

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Módulo 9 VARIÁVEIS, TIPOS DE DADOS, OPERADORES, ESTRUTURAS DE CONTROLO P S I C P T G P S I

Módulo 9 VARIÁVEIS, TIPOS DE DADOS, OPERADORES, ESTRUTURAS DE CONTROLO P S I C P T G P S I Módulo 9 VARIÁVEIS, TIPOS DE DADOS, OPERADORES, ESTRUTURAS DE CONTROLO P S I 1 1 - C P T G P S I SUMÁRIO Variáveis Tipos primitivos de dados Operadores AritméticoS Atribuição Relacionais Lógicos Estruturas

Leia mais

Variáveis. Aula 05. Prof. Esp. Andrew Rodrigues

Variáveis. Aula 05. Prof. Esp. Andrew Rodrigues Variáveis Aula 05 Prof. Esp. Andrew Rodrigues Variáveis Os identificadores de variáveis no PHP devem seguir algumas regras básicas: Devem começar pelo símbolo de $. O segundo caractere deve ser uma letra

Leia mais

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica.

Computação L2. Linguagem C++ Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Computação L2 Linguagem C++ ovsj@cin.ufpe.br Observação: Material Baseado na Disciplina Computação Eletrônica. Alfabeto São os símbolos ( caracteres ) permitidos na linguagem: Letras (maiúsculas e minúsculas);

Leia mais

13 a Aula - Instruções Condicionais. Ciclos. Pré-processador. Variáveis de ambiente. Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

13 a Aula - Instruções Condicionais. Ciclos. Pré-processador. Variáveis de ambiente. Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 13 a Aula - Instruções Condicionais. Ciclos. Pré-processador. Variáveis de ambiente. Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física

Leia mais

Curso básico de JavaScript Aula 2

Curso básico de JavaScript Aula 2 Tópicos 1 JavaScript é case sensitive... 1 2 Comentários... 1 3 Saídas do JavaScript... 1 4 Entrada de dados usando window.prompt( )... 3 5 Variáveis... 3 1.1 Regras para criar uma variável... 3 6 Literais...

Leia mais

A Linguagem C. A forma de um programa em C

A Linguagem C. A forma de um programa em C A Linguagem C Criada em 1972 por D. M. Ritchie e K. Thompson. Tornou-se uma das mais importantes e populares, principalmente pela portabilidade e flexibilidade. Foi projetada para o desenvolvimento de

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PHP Básico Carga horária: 24 horas TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj 71 e 72 São Paulo - SP CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Introdução à linguagem

Leia mais

JAVASCRIPT Laboratórios de Informática João Paulo Barraca, André Zúquete, Diogo Gomes

JAVASCRIPT Laboratórios de Informática João Paulo Barraca, André Zúquete, Diogo Gomes http://cseweb.ucsd.edu/~lerner/js.jpg JAVASCRIPT Laboratórios de Informática 2014-2015 João Paulo Barraca, André Zúquete, Diogo Gomes HTML, CSS, Javascript HTML define estrutura CSS define estilo Javascript

Leia mais

JavaScript Introdução e Sintaxe

JavaScript Introdução e Sintaxe JavaScript Introdução e Sintaxe Ferramentas para Internet Marx Gomes Van der Linden ( Material baseado no original de Marcelo José Siqueira Coutinho de Almeida ) Objetivos Apresentar os principais conceitos

Leia mais

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

#include <stdio.h> Void main() { printf( Cheguei!\n); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C #include Void main() { printf( Cheguei!\n"); } INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C ANTES DO C ERA A LINGUAGEM B B foi essencialmente uma simplificação da linguagem BCPL. B só tinha um tipo de dado, que

Leia mais

Fundamentos da programação Parte - 1

Fundamentos da programação Parte - 1 Fundamentos da programação Parte - 1 1. Objetivos Nesta lição discutiremos as partes básicas de um programa em Java. Começaremos explicando as partes do programa Hello.java mostrado na última lição. Discutiremos

Leia mais

Apostila de Programação WEB - Parte 1 (2 ano Téc. em Informática integrado ao E.M.)

Apostila de Programação WEB - Parte 1 (2 ano Téc. em Informática integrado ao E.M.) INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS AVANÇADO SOMBRIO Apostila de Programação WEB - Parte 1 (2 ano Téc. em Informática integrado ao E.M.) Professor: Marcos Henrique de Morais Golinelli Sombrio SC (2017)

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Engenharia de CONTROLE e AUTOMAÇÃO Introdução à Linguagem C Aula 02 DPEE 1038 Estrutura de Dados para Automação Curso de Engenharia de Controle e Automação Universidade Federal de Santa Maria beltrame@mail.ufsm.br

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Web. Prof. José Eduardo A. de O. Teixeira www.vqv.com.br / j.edu@vqv.com.br

Desenvolvimento de Aplicações Web. Prof. José Eduardo A. de O. Teixeira www.vqv.com.br / j.edu@vqv.com.br Desenvolvimento de Aplicações Web Programação Contextualização de aplicações Web: navegadores e servidores como interpretadores, tecnologias do lado do cliente (XHTML, CSS, Javascript) e do lado do servidor

Leia mais

Desenvolvendo aplicações Java

Desenvolvendo aplicações Java José Roberto Madureira Junior Adaní Cusin Sacilotti Adriana Rodrigues Reginaldo Sacilotti Desenvolvendo aplicações Java Primeira Edição São Paulo 2017 Sumário 1 INTRODUÇÃO AO JAVA... 1 1.1 A PLATAFORMA

Leia mais

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí Curso de PHP FATEC - Jundiaí Uma função é um bloco de código c reutilizável que é executado devido a um evento ou pela chamada de outra função. Deve-se usar a declaração function para criar uma função.

Leia mais

Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP. Prof. Pedro Baesse

Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP. Prof. Pedro Baesse Aula 04 Manipulação e Tipos de Dados em PHP Prof. Pedro Baesse pedro.baesse@ifrn.edu.br Tipo de Dados Constantes Manipulação de dados Variáveis Operadores Variáveis podem guardar diversos tipos de dados

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação 128 13 129 Linguagens de Programação Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador. Esses programas

Leia mais

Programação II. Prof.: André Luigi Campus Inconfidentes

Programação II. Prof.: André Luigi   Campus Inconfidentes Programação II Prof.: André Luigi E-mail: andre.amaral@ifsuldeminas.edu.br Introdução Desenvolvimento WEB? Introdução Desenvolvimento WEB? Podemos considerar como desenvolvimento WEB qualquer sistema que

Leia mais

11 - Estrutura de um programa em C

11 - Estrutura de um programa em C 11 - Estrutura de um programa em C directivas para o compilador { main ( ) declarações instruções } -É possível utilizar comentários, exemplo: /* Comentário */ que não são traduzidos pelo compilador, pois

Leia mais

Tarlis Portela Web Design HTML

Tarlis Portela Web Design HTML Tarlis Portela Web Design HTML HTML Definição HTML (acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) ; É uma linguagem de marcação utilizada

Leia mais

Sumários de REDES de COMUNICAÇÃO

Sumários de REDES de COMUNICAÇÃO Sumários de REDES de COMUNICAÇÃO Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO VII Acesso a Bases de Dados via Web 12G Turno 2 Aulas n. 64 (2012-01-05) Conclusão

Leia mais

Conceitos básicos de programação

Conceitos básicos de programação Para aprender uma linguagem de programação podemos começar por conhecer os vocábulos ou símbolos que formam o seu léxico e depois aprender como esses vocábulos integram as instruções (frases) que compõe

Leia mais

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Linguagem Java Introdução Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Histórico da Linguagem Caracterização da Linguagem Criação de Programa Java inicial Entrada e Saída

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP 3ª Edição Juliano Niederauer Novatec Copyright 2009, 2011, 2017 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida

Leia mais

Nome: Número: Computação e Programação Mestrado Integrado em Engenharia Civil Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas

Nome: Número: Computação e Programação Mestrado Integrado em Engenharia Civil Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas Nome: Número: Computação e Programação 2017-2018 Mestrado Integrado em Engenharia Civil Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas DECivil Exame Época Normal 10 de janeiro de 2018 Exame sem

Leia mais

100 Exercícios Teóricos não resolvidos

100 Exercícios Teóricos não resolvidos 1 GUIA DE ESTUDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ 100 Exercícios Teóricos não resolvidos Prof. Universitário e Consultor Silva Quiala Msc, Bsc, HND Uso exclusivo para estudantes ( Versão Adaptada) 21 de Setembro

Leia mais

No final deste curso, saberás criar programas através da linguagem de programação Java.

No final deste curso, saberás criar programas através da linguagem de programação Java. Programação em Java Programação Formato: Mentored - Online Preço: 415 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares e estudantes. ) Horário: Flexível das 24h/24h Duração: ~45h

Leia mais