11 - Estrutura de um programa em C

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "11 - Estrutura de um programa em C"

Transcrição

1 11 - Estrutura de um programa em C directivas para o compilador { main ( ) declarações instruções }

2 -É possível utilizar comentários, exemplo: /* Comentário */ que não são traduzidos pelo compilador, pois servem apenas para tornar o código-fonte mais claro. - A principal directiva é o #include que serve para incluir no programa funções especiais, - E a que sempre utilizaremos é: #include <stdio.h> Que inclui funções de input e output ( printf e scanf ).

3 - também é útil: #include <math.h> que inclui as funções matemáticas: sqr sqrt pow sin cos tan log

4 - o main é a função principal, ou seja o programa propriamente dito, e é formado pelas declarações e instruções entre as chaves { } - as declarações devem aparecer por primeiro, e indicam todas as variáveis que o programa pode utilizar. - o nome de uma variável deve sempre começar por uma letra ( outros caracteres também são permitidos, mas nunca poderá ser um dígito).

5 - as declarações e as instruções são sempre separadas por ; (ponto e vírgula). - a execução do programa começa na primeira instrução e segue sequencialmente até à última. Este fluxo pode ser quebrado por intruções especiais que estudaremos mais adiante.

6 exemplo: #include <stdio.h> main ( ) { int a, b, soma; printf ( pf introduza o primeiro valor\n ); scanf( %d,&a); printf ( pf introduza o segundo valor\n ); scanf( %d,&b); soma = a + b; printf ( a soma é %d\n,soma); }

7 onde temos que: #include <stdio.h> é uma directiva... int a, b, soma; é uma declaração... printf ( pf introduza o primeiro valor\n ); scanf( %d,&a); printf ( pf introduza o segundo valor\n ); scanf( %d,&b); soma = a + b; printf ( a soma é %d\n,soma);... são instruções

8 E não esqueça! A execução do programa começa na primeira instrução e segue sequencialmente até à última.

9 12 Tipos de dados Inteiros Reais Caracteres

10 12.1 Inteiros Operações: + soma ( = 13) - subtração 12 2 ( = 10) * multiplicação 5 * 10 ( = 50) / divisão inteira 20 / 3 ( = 6) % resto divisão inteira 20 % 3 ( = 2)

11 Declaração de variáveis Para declarar uma variável inteira utilizamos a seguinte sintaxe: int var1 [var2, var3,...];

12 Exemplos int i; int a,b,f; int soma, x, produto;

13 Escrita e leitura de inteiros A escrita e a leitura de inteiros é feita através do formato: %d

14 Exemplos printf ( %d %d %d\n,a,8,f); - são escritos: o valor da variável inteira a, o número 8 e o valor da variável inteira f (nesta ordem e separados por espaço). - é obrigatório que as variáveis a e f estejam previamente declaradas!

15 Exemplos scanf ( %d %d,&valor1, &valor2); - são lidos : um valor inteiro para a variável inteira valor1 e um valor inteiro para a variável inteira valor2 (nesta ordem). - observe que é necessário o & antes de cada variável - é obrigatório que as variáveis valor1 e valor2 estejam previamente declaradas!

16 12.2 Reais Operações: + soma ( = 4.2) - subtração ( = 1.82) * multiplicação 5.2 * 10.0 ( = 52.0) / divisão (real) 10.0 / 4.0 ( = 2.5)

17 Declaração de variáveis Para declarar uma variável real utilizamos a seguinte sintaxe: float var1 [var2, var3,...];

18 Exemplos float x; float w, y, z; float altura, peso, a;

19 Escrita e leitura de reais A escrita e a leitura de reais é feita através do formato: %f

20 Exemplos printf ( %f %f %f\n,x,y,4.2); - são escritos: o valor da variável real x, o valor da variável real y e o número 4.2 (nesta ordem e separados por espaço). - é obrigatório que as variáveis x e y estejam previamente declaradas!

21 Exemplos scanf ( %f %f,&altura, &peso); - são lidos : um valor real para a variável real altura e um valor real para a variável real peso (nesta ordem). - observe que é necessário o & antes de cada variável - é obrigatório que as variáveis altura e peso estejam previamente declaradas!

22 12.3 Caracteres Um caracter ocupa um byte. E é representado entre plicas (aspas simples). Por exemplo: a, A, x, n Observe que existe diferença entre maiúsculo e minúsculo!

23 Alguns caracteres especiais: \a sinal sonoro (bell) \b volta uma posição (backspace) \n nova linha (new line) \t tabulação (tab)

24 Declaração de variáveis Para declarar uma variável caracter utilizamos a seguinte sintaxe: char var1 [var2, var3,...];

25 Exemplos char c; char a, b, d; char resposta, marca, p;

26 Escrita e leitura de caracteres A escrita e a leitura de caracteres é feita através do formato: %c

27 Exemplos printf ( %c %c %c\n,a,b, E ); - são escritos: o valor da variável caracter a, o valor da variável caracter b e o caracter E (nesta ordem e separados por espaço). - é obrigatório que as variáveis a e b estejam previamente declaradas!

28 Exemplos scanf ( %c%c,&resposta, &marca); - são lidos : um caracter para a variável caracter resposta e um caracter para a variável caracter marca (nesta ordem). - observe que é necessário o & antes de cada variável - é obrigatório que as variáveis resposta e marca estejam previamente declaradas!

29 12.4 Expressões aritméticas Um expressão aritmética contém valores numéricos (inteiros e reais) e operadores (+, -,*, /, % ).

30 O computador calcula o valor de uma expressão segundo as seguintes regras: - se contiver apenas inteiros tem valor inteiro, - se contiver um (ou mais) real tem valor real, - ( *, /, % ) tem mais prioridade que ( +,- ), - os cálculos são da esquerda para à direita (na mesma prioridade), - os parenteses indicam que os cálculos devem ser feitos por primeiro.

31 Exemplos: 2/4 ( = 0) 2.0/4 ( = 0.5) 2 + 3*4 (2 + 3)*4 ( = 14 ) ( = 20 ) 8/4/2 ( = 1 ) 8/(4/2) ( =4 )

32 12.5 A instrução de atribuição Sintaxe: variável = expressão Funcionamento: a variável recebe o valor da expressão

33 Exemplo:... int a; float x; char c; a = 6/4; x = *1.5; c = Z ;...

34 Observações - Tanto um inteiro como um real utilizam 4 bytes. (se for necessário podemos utilizar long int e double que utilizam 8 bytes e permitem números com um maior número de dígitos)

35 Observações - Nos exemplos anteriores para a escrita, não foram utilizados mensagens ou textos explicativos, mas nos nossos programas devemos sempre utilizar estas mensagens.

36 Importante - Programa É um ficheiro que estando na memória do computador tem a capacidade de comandar a CPU. Executar programa é dar uma ordem ao sistema operativo para que coloque o programa na memória e lhe passe o comando ($./prog ).

37 Importante - INPUT É a entrada de dados para o programa (memória do computador) e é feita do terminal para as variáveis (que são pedaços de memória com um nome) a instrução que faz entrada de dados é o: scanf

38 Importante - OUTPUT É a saída de dados do programa (memória do computador) e são: as mensagens (textos) e os conteúdos (valores) das variáveis, que vão da memória para o terminal. a instrução que faz a saída de dados é o: printf

39 Importante - Atribuição É maneira de darmos um valor a uma variável (pedaço de memória com um nome) ou: através de uma instrução de atribuição (exemplo: x = 2; ) ou: através de um input (exemplo: scanf( %d,&a); obs - a rigor, o scanf é um pequeno programa que contém uma atribuição (a =...).

40 Não esqueça! OUTPUT equivale a: escrever escreva um valor printf( escreva um valor\n ); e significa que a mensagem escreva um valor será escrita no terminal

41 Não esqueça! - INPUT ler a equivale a: scanf( %d,&a); e significa que a varíavel a receberá o valor escrito no terminal.

42 Não esqueça - OUTPUT equivale a: escrever a soma é soma printf( a soma é %d\n,soma); e significa que a mensagem a soma é e o conteúdo da variável soma serão escritos no terminal.

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza Introdução à Programação Estruturada Parte 3 Material da Prof. Ana Eliza Arquitetura do Computador Digital MEMÓRIA Armazena dados e comandos UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE CONTROLE UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação Introdução a Computação Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Programação Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. Existem diversas linguagens

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C

Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C Algoritmos RESUMO - LINGUAGEM C 1 Sintaxe da linguagem C Componentes reconhecidos pela linguagem C (sintaxe da linguagem): tipos propriedades dos dados; declarações partes do programa, podendo dar significado

Leia mais

Conhecendo a Linguagem de Programação C

Conhecendo a Linguagem de Programação C Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Conhecendo a Linguagem de Programação C DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Como

Leia mais

SSC 0301 IC para Engenharia Ambiental

SSC 0301 IC para Engenharia Ambiental SSC 0301 IC para Engenharia Ambiental Tipos, variáveis e expressões Prof. Márcio Delamaro e Prof. Jorge Luiz e Silva delamaro@icmc.usp.br; jsilva@icmc.usp.br SSC 0301 IC para Engenharia Ambiental ICMC/USP

Leia mais

Olimpíadas de Informática

Olimpíadas de Informática Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Fone: (83)8792-7419 Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo):

Leia mais

Capítulo 1: Introdução à Linguagem C. Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática

Capítulo 1: Introdução à Linguagem C. Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Capítulo 1: Introdução à Linguagem C Pontifícia Universidade Católica Departamento de Informática Programa Programa é um algoritmo escrito em uma linguagem de programação. No nosso caso, a linguagem C.

Leia mais

Introdução à Linguagem C. Adaptado de Deise Saccol

Introdução à Linguagem C. Adaptado de Deise Saccol Introdução à Linguagem C Adaptado de Deise Saccol 1 Tradução CÓDIGO FONTE... LET SOMA = VAR1 + TOTAL... TRADUTOR CÓDIGO OBJETO... 00010110111001011001011010... MONTADOR (assembler) Tradutor para linguagens

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais

Aula 03: Introdução a C

Aula 03: Introdução a C Aula 03: Introdução a C Introdução a Programação Túlio Toffolo & Puca Huachi http://www.toffolo.com.br BCC201 2019/1 Departamento de Computação UFOP Aula Anterior O que é um computador Organização de um

Leia mais

LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO VARIÁVEL LINGUAGEM C Aula 3 TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS LINGUAGEM E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO Marcelo Henrique dos Santos Marcelo Henrique dos Santos Mestrado em Educação (em andamento) MBA em Negócios

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo): GEO.OBI AJUDA NOS ESTUDOS br.spoj.com

Leia mais

Ocorrem em três tipos:

Ocorrem em três tipos: Ocorrem em três tipos: Numéricas: Representadas por todos os números do universo dos números reais Ex.: 2, 3.45, -6.78 Literais: Ocorrem em dois tipos: Strings: Qualquer sequência de até 256 caracteres

Leia mais

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados

Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Introdução à Linguagem de Programação C: Variáveis, Constantes, Expressões, Atribuição, Tipos de dados, Entrada e Saída de Dados Disciplina de Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Introdução à Linguagem C 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador DEC PDP-11 em Unix C++ é uma extensão da linguagem C O sistema Unix é escrito

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Criada em 1972, por Dennis Ritchie; Centro de Pesquisas da Bell Laboratories; Para utilização no S.O. UNIX; C é uma linguagem

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

Introdução à linguagem C

Introdução à linguagem C Introdução à linguagem C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com Introdução ao C O C nasceu na década de 70. O seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 correndo

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Declarações. C diferencia letras maiúsculas de minúsculas! int n, N; n é diferente de N!

Declarações. C diferencia letras maiúsculas de minúsculas! int n, N; n é diferente de N! Declarações Os nomes das variáveis devem conter apenas letras, dígitos e o símbolo _ Os principais tipos são: int, float, double e char Exemplos: int n; int quantidade_valores; float x, y, somavalores;

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Aula 03 - Linguagem C

Aula 03 - Linguagem C Aula 03 - Linguagem C Disciplina: Algoritmos Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: allbert.almeida@fatec.sp.gov.br Site: http://www.allbert.com.br /allbert.almeida Histórico O C nasceu na

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Resumo da Linguagem C. Sérgio Carlos Portari Júnior

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Resumo da Linguagem C. Sérgio Carlos Portari Júnior LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Resumo da Linguagem C Sérgio Carlos Portari Júnior Tipos de dados mais usados em C Inteiro int 2 bytes Real float 4 bytes Caractere char 1 byte String não existe* xxxxxxx Booleano

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

Introdução à Computação MAC0110

Introdução à Computação MAC0110 Introdução à Computação MAC0110 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 2 Variáveis e Atribuições Memória Principal: Introdução Vimos que a CPU usa a memória principal para guardar as informações que estão

Leia mais

Introdução à Programação em C (II)

Introdução à Programação em C (II) Introdução à Programação em C (II) Resumo Streams de Texto Leitura e escrita de caracteres Caracteres como números inteiros Exemplos Cópia de Ficheiros Contagem de Caracteres Contagem de Linhas Contagem

Leia mais

Introdução a Programação na Linguagem C.

Introdução a Programação na Linguagem C. Introdução a Programação na Linguagem C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: facebook.com/gemilson Fone: (83)8880-2046 Blog: informaticageo.wordpress.com

Leia mais

Variáveis e Operadores em C

Variáveis e Operadores em C Variáveis e Operadores em C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com NOMES DE VARIÁVEIS (1) As variáveis no C podem ter qualquer nome se duas condições forem satisfeitas: o nome deve começar com uma letra

Leia mais

Estrutura do programa

Estrutura do programa Linguagem C Estrutura do programa Exemplo: #include #include main() { printf( Ola, mundo! ); system( pause ); }

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C INTRODUÇÃO A LINGUAGEM C Aula 01 Programação em Microinformática Prof. Allbert Velleniche de Aquino Almeida E-mail: professor@allbert.com.br Site: http://www.allbert.com.br Histórico O C nasceu na década

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Histórico Estrutura básica de um programa em C Diretivas para o processador Bibliotecas Ambiente de desenvolvimento

Leia mais

Introdução à Programação em C Input / Output

Introdução à Programação em C Input / Output Introdução à Programação em C Input / Output Resumo Aula Anterior Programa começa com função main() Sintaxe para definição de funções Definição de variáveis e atribuições Estruturas de controlo if-then

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória. Classificadas

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES 3 Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória.

Leia mais

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C.

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: gemilson Fone:

Leia mais

A linguagem C (visão histórica)

A linguagem C (visão histórica) A linguagem C (visão histórica) A linguagem C é uma linguagem de programação desenvolvida no ínício dos anos 70 por Dennis Ritchie, que trabalhava nos laboratórios Bell e que também inciou em paralelo,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos ANSI C - Introdução Copyright 2014 IFRN Agenda Conceitos básicos ANSI C Hello World Funções em C Exercícios 2 /26 A linguagem

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3.2. Estrutura de Programas e Representação

Leia mais

Programação 1. Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados. Técnico em Eletrônica Semestre 5 02

Programação 1. Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados. Técnico em Eletrônica Semestre 5 02 Programação 1 Atribuição, operadores aritméticos, entrada de dados Técnico em Eletrônica Semestre 5 02 Armazenando na memória tipo de variável #include #include main() { int ano; Declaração

Leia mais

Linguagem de Programação C. Expressões em C

Linguagem de Programação C. Expressões em C Linguagem de Programação C Expressões em C Cristiano Lehrer, M.Sc. Anatomia de um Programa em C /* inclui as funções de entrada e saída */ /* o programa começa aqui */ main() /* início do bloco de instruções

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

Nomes de variáveis Todo nome de variável deve iniciar com uma letra ou sublinha _.

Nomes de variáveis Todo nome de variável deve iniciar com uma letra ou sublinha _. Prof. Alceu Britto Material feito por Prof. Dr. Edson J. R. Justino (PUCPR) Aula Prática 03 e 04 UEPG Nomes de variáveis Todo nome de variável deve iniciar com uma letra ou sublinha _. Ex.: nome _nome

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação II. CT IX - Sala 201 Departamento de Informática Centro Tecnológico

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação II. CT IX - Sala 201 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Prof.ª Claudia Boeres (boeres@inf.ufes.br) CT IX - Sala 201 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo Linguagem

Leia mais

Instruções, dados e expressões

Instruções, dados e expressões Instruções, dados e expressões Marina Andretta ICMC-USP 1 de março de 2016 Marina Andretta (ICMC-USP) sme0230-ipc 1 de março de 2016 1 / 50 Dados Um computador manipula informações presentes em sua memória.

Leia mais

Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122

Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula de Revisão: Variáveis e Atribuições Introdução Memória Principal: Vimos no curso anterior que a CPU usa a memória

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação II. CT IX - Sala 206 Departamento de Informática Centro Tecnológico

Universidade Federal do Espírito Santo. Programação II. CT IX - Sala 206 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Prof.ª Claudia Boeres (boeres@inf.ufes.br) CT IX - Sala 206 Departamento de Informática Centro Tecnológico Universidade Federal do Espírito Santo Linguagem

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Introdução ao FORTRAN Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes (laffernandes@ic.uff.br)

Leia mais

ALGORITMOS AULA 01. Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal

ALGORITMOS AULA 01. Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal ALGORITMOS AULA 01 Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal LINGUAGEM C Uma das grandes vantagens do C é que ele possui tanto caracterìsticas de "alto nìvel" quanto de "baixo nìvel". Linguagem de propósito

Leia mais

... Subprogramas Após fazer as tarefas previstas o nosso programa devolve o comando ao sistema operativo. Isto está numa hierarquia onde o nosso progr

... Subprogramas Após fazer as tarefas previstas o nosso programa devolve o comando ao sistema operativo. Isto está numa hierarquia onde o nosso progr 26 - Subprogramas Executar um programa é pedir ao sistema operativo (que é o programa principal de um computador) que passe o comando do computador para o nosso programa. ... Subprogramas Após fazer as

Leia mais

GFM015 Introdução à Computação Algoritmos e Programação / Estrutura de Controle de Fluxo / Ambiente de Programação

GFM015 Introdução à Computação Algoritmos e Programação / Estrutura de Controle de Fluxo / Ambiente de Programação GFM015 Introdução à Computação Algoritmos e Programação / Estrutura de Controle de Fluxo / Ambiente de Programação Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ic UFU/FACOM Programa

Leia mais

Introdução à Linguagem C. Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny

Introdução à Linguagem C. Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny Introdução à Linguagem C Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py, Deise Saccol e Vania Bogorny 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em um computador

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Introdução à Linguagem C Simone Ceolin UNIFRA Adaptado de slides das Profas. Patrícia Jaques, Mônica Py e Deise Saccol 1 Histórico da Linguagem C Criada por Denis Ritchie, na década de 1970, para uso em

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores Aula - Tópico 1 1 Problema 1 Considere o seguinte problema: Determinar o valor de y = seno(1,5). 2 Definições Para

Leia mais

Utilização da Linguagem C

Utilização da Linguagem C Histórico Criada em 1972 por Dennis Ritchie Usada no desenvolvimento do sistema operacional Unix no Bell Labs C foi derivada da linguagem B, desenvolvida por Ken Thompson Linguagem procedural de alto nível

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna Aula 3 C++: variáveis e expressões aritméticas 2017/1 BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66, 32 e 33 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro

Leia mais

Introdução a C. Para saber quais os procedimento ou funções que existem em cada biblioteca, acesse

Introdução a C. Para saber quais os procedimento ou funções que existem em cada biblioteca, acesse Introdução a C Formatação do codigo em C Todos os códigos em C possuem a seguinte formatação: bibliotecas variáveis globais procedimentos ou funções (se necessário) função principal E sempre são salvos

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

13 Operadores relacionais

13 Operadores relacionais 13 Operadores relacionais Os operadores relacionais permitam comparar valores (ou expressões) dos tipos: inteiro, real ou caracter devolvendo como resultado: verdadeiro (true) ou falso (false) E estes

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução ao FORTRAN Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Introdução ao FORTRAN Cinco aspectos

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 3.3. Conceitos Básicos de C: Expressões, Operadores e Bibliotecas

Leia mais

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Aula Prática - 3 de setembro de 2010

Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Aula Prática - 3 de setembro de 2010 Computação para Informática - Prof. Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Segunda Aula Prática - 3 de setembro de 2010 1 Introdução O objetivo desta aula prática é exercitar o uso de variáveis de vários tipos

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Este documento explica como transformar um algoritmo escrito na forma pseudocódigo

Leia mais

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Introdução à Programação. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Introdução à Programação Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Programa em C #include int main main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Computação. Introdução a C e Variáveis Inteiras

Computação. Introdução a C e Variáveis Inteiras Computação Eletrônica Introdução a C e Variáveis Inteiras O Computador RAM Dispositivo de Entrada (teclado) Unidade de Processamento (disco) CPU Dispositivo de Saída (monitor) O Computador A CPU (Central

Leia mais

Linguagem C. André Tavares da Silva.

Linguagem C. André Tavares da Silva. Linguagem C André Tavares da Silva dcc2ats@joinville.udesc.br Variáveis Posição nomeada de memória que é usada para guardar um valor que pode ser modificado pelo programa. Todas as variáveis devem ser

Leia mais

Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano

Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano Lógica de Programação para Engenharia 1 Unidade 5: Introdução à Programação com C/C++ Prof. Daniel Caetano Objetivo: Explicitar os elementos básicos envolvidos na programação com a linguagem C/C++. Bibliografia:

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Primeiro programa em C #include int main() { int num1, num2, result; scanf("%d",&num1); scanf("%d",&num2); result = num1 + num2; printf("%d",

Leia mais

Introdução à Programação C

Introdução à Programação C Introdução à Programação C Fabio Mascarenhas - 2014.2 http://www.dcc.ufrj.br/~fabiom/introc Recapitulando Um programa C é uma sequência de diretivas (#include e #define), declarações de funções auxiliares,

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C Linguagem de Programação C Aula 08 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais 13 de novembro de 2009 Introdução O que é uma linguagem

Leia mais

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões

Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões INF1005: Programação 1 Introdução à Linguagem C Variáveis e Expressões 08/03/10 (c) Paula Rodrigues 1 Tópicos Principais Programando em C Funções Variáveis Define Operadores e Expressões Entrada e Saída

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban

Conceitos básicos. Computação eletrônica: Gurvan Huiban Computação eletrônica: Conceitos básicos Gurvan Huiban ghuiban@cin.ufpe.br Plano de aula 1 Estrutura de um programa em C 2 Variáveis e constantes 3 Comandos de entrada e saída Estrutura de um programa

Leia mais

Revisão. Profa Marina Gomes

Revisão. Profa Marina Gomes Revisão Profa Marina Gomes Algoritmos Na construção de um programa, o problema que o algoritmo representa é composto por três fases. Entrada: dados de entrada do algoritmo. Processamento: ações sobre os

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas. Aula Tópico 2 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Básicas Aula Tópico 2 1 Problema 3 Exibir o maior número inteiro que pode ser representado no computador. 2 Qual o maior número inteiro? Para o compilador

Leia mais

Introdução a Linguagem C

Introdução a Linguagem C Introdução a Linguagem C Rafael Silva Guimarães Instituto Federal do Espírito Santo rafaelg@ifes.edu.br http://rafaelguimaraes.net 22 de Dezembro de 2014 Rafael Silva Guimarães Introdução a Linguagem C

Leia mais

Material Didático Unificado.

Material Didático Unificado. Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Programação Estruturada Introdução à linguagem C Professores Emílio Francesquini e Carla Negri Lintzmayer 2018.Q3 Centro de Matemática, Computação e Cognição Universidade Federal do ABC Programação estruturada

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

Segundo programa: media.c

Segundo programa: media.c Segundo programa: media.c Vamos analisar um programa que calcula a média ponderada entre dois números: media.c Linhas de comentário: Num arquivo com o código de um programa C (código fonte), um comentário

Leia mais

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO PROF. FABIANO TAGUCHI http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 AULA 02 Revisão de conteúdos da aula passada Exercícios de revisão da aula 01 Estruturas condicionais

Leia mais

Algoritmos e Programação I

Algoritmos e Programação I Algoritmos e Programação I Desenvolvimento de Algoritmos (termos técnicos) Prof. Fernando Maia da Mota mota.fernandomaia@gmail.com CPCX/UFMS Fernando Maia da Mota 1 Quando desenvolvemos algoritmos, trabalhamos,

Leia mais

Aula 3: Tipos e variáveis

Aula 3: Tipos e variáveis Aula 3: Tipos e variáveis Prof. Sérgio Montazzolli Silva smsilva@uel.br 2 Sumário Tipos de dados suportados no C Criação de variáveis Imprimir variáveis (printf() parte 2) Operações com variáveis 3 O que

Leia mais

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Aula 2 - Variáveis Tipos de dados Identificadores Aula 3 - Programação

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 www.decom.ufop.br/red AULA TEÓRICA 02 1 Prof. Marcelo Luiz Silva Red CONTEÚDOS DA AULA

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação

Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C. DCC 120 Laboratório de Programação Tipos de Dados, Variáveis e Entrada e Saída em C DCC 120 Laboratório de Programação Variáveis Uma variável representa um espaço na memória do computador para armazenar um determinado tipo de dado. Em C,

Leia mais

Introdução à Programação em C

Introdução à Programação em C Introdução à Programação em C Tipos e Operadores Elementares Estruturas de Controlo Resumo Novidades em C Exemplo: Factorial Tipos de Dados Básicos Saltos Condicionais: if-then-else Valor de retorno de

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais