|
|
|
- Carlos Júlio César Canto Mendes
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Preparo para os Exames de Ultrassonografia A ultrassonografia é um método alicerçado no fenômeno de interação de som e tecidos. A partir da transmissão de onda sonora de alta frequência (> Hz), observamos as propriedades mecânicas dos tecidos. É um método de diagnóstico por imagem com excelente relação custo-benefício, tendo como suas principais características: Ser um método não-invasivo ou minimamente invasivo; As imagens seccionais podem ser obtidas em qualquer orientação espacial; Não apresenta efeitos nocivos significativos dentro do uso diagnóstico na medicina; Não utiliza radiação ionizante; Possibilita o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do efeito Doppler; A aquisição das imagens é realizada em tempo real, permitindo o estudo do movimento das estruturas a serem analisadas. ULTRASSONOGRAFIA ABDÔMEN TOTAL Exame que inclui o fígado, vesícula biliar, pâncreas, rins, bexiga, baço, aorta, veia cava. Adultos: 6 horas de jejum e tomar 5 copos com água 1 hora antes do exame; Adultos diabéticos: 4 horas de jejum e tomar 5 copos com agua 1 hora antes do exame; Crianças: de 0 a 6 anos, intervalos das refeições não necessitam de agua; Crianças: de 6 a 12 anos, 4 horas de jejum, quantidade de agua para encher a bexiga; É indicado como exame de rotina ou na pesquisa de algum sintoma como dor, por exemplo. É necessário jejum (vide preparo) e que a bexiga esteja cheia. Durante o exame a paciente deve mudar de posição ou segurar a respiração para melhor avaliação das estruturas abdominais. Podemos avaliar o fígado (se tem esteatose que é a gordura do fígado), podemos ver a vesícula biliar (é uma estrutura que armazena a bile, líquido que ajuda na digestão de gorduras), onde podemos ver cálculos, o pâncreas, que produz enzimas digestivas e pode estar alterados em pacientes alcoólatras, podemos ver os rins se tem cálculos, nódulos as dimensões, podemos avaliar o baço que pode estar aumentado em algumas doenças, podemos avaliar a aorta, a veia cava, a bexiga para ver se tem cálculos ou tumores. O ultrassom não é bom para ver intestino pois o som bate nas fezes e gases e atrapalha sua visualização. Sua duração é rápida se o exame for normal e o exame é indolor; o que mais incomoda no exame é o enchimento da bexiga e o jejum.
2 ULTRASSONOGRAFIA ABDÔMEN SUPERIOR Exame que inclui o fígado, pâncreas e baço. Adultos: 6 horas de jejum; Adultos diabéticos: 4 horas de jejum; Crianças: de 0 a 6 anos intervalos das refeições; Crianças: 6 a 12 anos 4 horas de jejum. É indicado de rotina ou na suspeita de lesões apenas nos órgãos que englobam o abdômen superior que são: fígado, vesícula, pâncreas e baço). Não engloba os rins, a bexiga, a aorta e a veia cava. É necessário jejum (vide preparo) e, durante o exame a paciente deve mudar de posição ou segurar a respiração para melhor avaliação das estruturas abdominais. Não é necessário encher a bexiga, já que ela não vai ser avaliada nesse tipo de exame. Podemos avaliar o fígado (se tem esteatose que é a gordura do fígado), podemos ver a vesícula biliar (é a estrutura que armazena a bile, líquido que ajuda na digestão de gorduras), onde podemos ver cálculos, o pâncreas, que produz enzimas digestivas e pode estar alterado em pacientes alcoólatras, o baço, que pode estar aumentado em algumas doenças. O ultrassom não é bom para ver intestino, pois o som bate nas fezes e gases e atrapalha sua visualização. Sua duração é rápida se o exame for normal e o exame é indolor; o que mais incomoda no exame é o jejum. ULTRASSONOGRAFIA HIPOCONDRIO DIREITO Exame que inclui o fígado, vesícula biliar e pâncreas. Adultos: 6 horas de jejum; Adultos diabéticos: 4 horas de jejum; Crianças: de 0 a 6 anos intervalos das refeições; Crianças: 6 a 12 anos 4 horas de jejum. É indicado como exame de rotina ou na suspeita de lesões apenas nos órgãos que englobam o hipondrio direito que são: fígado, vesícula e pâncreas. Não engloba os rins, a bexiga, baço a aorta e a veia cava. É necessário jejum (vide preparo) e durante o exame a paciente deve mudar de posição ou segurar a respiração, para melhor avaliação das estruturas abdominais.
3 Não é necessário encher a bexiga já que ela não vai ser avaliada nesse tipo de exame. Podemos avaliar o fígado (se tem esteatose que é a gordura do fígado), podemos ver a vesícula biliar (estrutura que armazena a bile, líquido que ajuda na digestão de gorduras), onde podemos ver cálculos, o pâncreas, que produz enzimas digestivas e pode estar alterado em pacientes alcoólatras. O ultrassom não é bom para ver intestino, pois o som bate nas fezes e gases e atrapalha sua visualização. Sua duração é rápida se o exame for normal e o exame é indolor; o que mais incomoda no exame é o jejum. ULTRASSONOGRAFIA APARELHO URINÁRIO Exame que inclui os rins e bexiga. Para realizar este exame: beber 5 copos com água 1 hora antes do exame e não urinar. ULTRASSONOGRAFIA ABDÔMEM INFERIOR FEMININO OU ULTRASSOM PÉLVICO Exame que inclui bexiga, útero, ovário e anexos. Para realizar este exame: beber 5 copos de água 1 hora antes do exame. É um exame indicado para crianças, adolescentes ou pacientes que nunca tiveram relação sexual. É necessário a bexiga cheia para afastarmos as alças intestinais da frente do útero e ovários. O exame dura alguns minutos se for normal e através dele podemos detectar as dimensões do útero e ovários e a presença de nódulos ou cistos. O ESTUDO DOPPLER COLORIDO associado ajuda na avaliação de nódulos tanto no útero quanto nos ovários. ULTRASOM PRÓSTATA (VIA TRANSRETAL OU ABDOMINAL) A melhor ultrassonografia de Próstata é a realizada por via transretal, pois a distância entre o transdutor e a próstata é pequena quando comparada com a via abdominal, o que facilita a visualização e identificação das alterações e/ou lesões que possam ocorrer no órgão.
4 3 horas antes do exame introduzir um supositório de glicerina via anal; Tomar 4 copos de com água 1 hora antes de realizar o exame. A via transretal dispensa a repleção da bexiga, mas em alguns casos, para que se obtenha um diagnóstico mais completo, incluindo a avaliação da bexiga, este procedimento é precedido de uma investigação por via abdominal. Quando a via é transabdominal é necessário que a bexiga esteja repleta, necessitando de ingestão de 5 copos de líquido de 200 ml de água, iniciando-se a ingestão 2 horas antes do exame de forma lenta e não urinar. A ultrassonografia de próstata é utilizada também como guia na realização das biópsias desse órgão, foco de frequentes patologias tanto benígnas quanto malígnas. ULTRASSONOGRAFIA ABDOMEM INFERIOR MASCULINO OU ULTRASSOM DE PRÓSTATA VIA ABDOMINAL Exame que inclui bexiga, próstata e v. seminais. Para realizar este exame: beber 5 copos com água 1 hora antes do exame. ULTRASSONOGRAFIA BOLSA ESCROTAL Utilizada na avaliação das alterações da bolsa escrotal, dos testículos, dos epidídimos e dos plexos pampiniformes. Não tem preparo para esse exame. ULTRASSONOGRAFIA RETROPERITONIO (GRANDES VASOS OU ADRENAIS) Exame que inclui o estudo da artéria aorta e da veia cava e avaliação dessa região. Adultos :6 horas de jejum; Adultos diabéticos: 4 horas de jejum; Crianças: de 0 a 6 anos intervalos das refeições; Crianças: 6 a 12 anos 4 horas de jejum.
5 ULTRASSONOGRAFIA ARTICULAÇÃO UNILATERAL É a avaliação das alterações das estruturas articulares e da musculatura associada à articulação, podendo ser utilizada para o exame de grandes articulações (joelhos, quadris, ombros, tornozelos, cotovelos e punhos), quanto de pequenas articulações (dedos dos pés e mãos). Muito utilizada no diagnóstico de cistos sinoviais e derrames articulares, no estudo da cartilagem articular e também nas lesões degenerativas iniciais. Não há preparo para este exame; É necessário trazer exames anteriores. ULTRASSONOGRAFIA CRANIANA/ TRANSFONTANELA Estudo de partes do cérebro e dos bolsões de liquido cerebral, através da moleira do recém-nascido. Não há preparo para este exame. ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICO Estudo do crescimento do feto. É obrigatório esvaziar a bexiga, trazer carteirinha de gestante e exames anteriores. ULTRASSOM MORFOLÓGICO DE PRIMEIRO TRIMESTRE COM ESTUDO DOPPLER COLORIDO É indicado de rotina para avaliarmos principalmente a medida da translucência nucal que é um líquido que fica na região da nuca e que quando está mais aumentada aumenta o risco de algumas síndromes. Com a boa qualidade dos equipamentos atuais também é possível avaliar grande parte da anatomia do feto e a placenta. O estudo DOPLERFLUXOMETRICO é importante através do estudo das artérias uterinas para avaliarmos o risco de desenvolver pré eclampsia na gestação que é o aumento dos níveis pressóricos na gravidez. Não é necessário que a bexiga esteja cheia e não é necessário nenhum preparo especial. É importantíssimo que a paciente traga os exames anteriores (ultrassons anteriores) e
6 relate antecedentes familiares de doenças ou malformações, infecções, doenças maternas na gestação ou uso de medicamentos, intercorrências como cólicas ou sangramentos devem ser referidas durante o exame. ULTRASSOM MORFOLÓGICO DO SEGUNDO TRIMESTRE COM DOPPLER COLORIDO E ULTRASSOM TRANSVAGINAL PARA AVALIAÇÃO DO COLO UTERINO É indicado de rotina entre 20 e 24 semanas de gestação, pode ser indicado quando a paciente tem algum antecedente familiar de malformação ou fez uso de algum medicamento durante a gestação ou teve infecção durante a gestação. É importantíssimo que a paciente traga os exames anteriores (ultrassons anteriores) para avaliarmos o crescimento e descreva para o ultrassonografista se ocorreu alguma intercorrência como uso de medicamentos, infecções, antecedentes familiares de malformação incluindo cardíaca, se o pai tem alguma doença (por exemplo malformação cardíaca) ou a mãe tem alguma doença (por exemplo diabetes ou hipertensão), Falar se o obstetra deseja alguma informação específica daquele ultrassom. Ou seja, é importante que os pais participem da realização do exame para que se sintam mais seguros em relação a algumas dúvidas. Como a malformação cardíaca é a mais frequente é importantíssimo associar o ultrassom morfológico ao DOPPLER COLORIDO pois através dele podemos ver melhor o sangue das câmaras cardíacas, podemos ver melhor o fluxo de sangue em alguns vasos. Quando conseguimos detectar essas malformações os pais, o obstetra e o pediatra se sente mais preparados para receber o recém-nascido mais adequadamente. É importante também realizarmos a medida do colo do útero via transvaginal pois é um fator de risco se o colo for curto para trabalho de pato prematuro e esse achado já muda a conduta em relação a repouso ou uso de medicamentos pata ajudar no amadurecimento do pulmão do feto. Não conseguimos ver através do ultrassom todas as malformações pois algumas são pequenas e dependem também da posição do feto e da idade gestacional. Quando a paciente tem sobrepeso o exame também é difícil pois atrapalha a passagem do som, até chegar ao feto. O exame pode ser demorado pois dependemos da posição fetal para avaliar as estruturas adequadamente; não raramente a paciente precisa andar um pouco na sala de espera e esperar o feto mudar de posição. ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICA GEMELAR Estudo do crescimento de cada feto e estudo da vitalidade.
7 É obrigatório esvaziar a bexiga, trazer carteirinha de gestante e exames anteriores. ULTRASSONOGRAFIA OBSTÉTRICO PARA AVALIAÇÃO DA TRANSLUCENCIA NUCAL Estudo para avaliação da anatomia do feto no primeiro trimestre e estudo de risco de algumas síndromes cromossômicas. É obrigatório esvaziar a bexiga, trazer carteirinha de gestante e exames anteriores. ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL (ÚTERO, OVÁRIOS, ANEXOS E VAGINA) Estudo do útero e ovários e dessa região. Esvaziar bexiga e trazer exames anteriores; É um exame indicado, muitas vezes, de rotina ou quando a paciente tem alguma queixa, como dor embaixo do ventre por exemplo. Não é necessário que a bexiga esteja cheia a não ser em casos de avaliação de endometriose. O exame quando normal dura poucos minutos, coloca-se uma sonda, que é uma parte do equipamento que é alongado e fino e protegido com um preservativo descartável. É colocado um gel estéril para facilitar a introdução do aparelho na vagina e é importante que durante o exame, a paciente esteja relaxada para não contrair a parede vaginal. É um exame bem tolerado pelas pacientes. Pelo exame podemos visualizar o útero avaliando sua forma e contornos, verificar se há malformações do útero, avaliar suas dimensões, pois podemos ter úteros aumentados pela presença de miomas, e podemos avaliar se sua ecotextura é homogênea, que seria a avaliação da presença ou ausência de nódulos ou cistos. Podemos avaliar os ovários também observando suas dimensões (para cada idade tem um parâmetro de dimensões) e a presença ou ausência de cistos. Muitas vezes, os cistos são fisiológicos como, por exemplo, cistos de ovulação, que podem dar origem a dor. Quando é detectado algum nódulo ou cisto no ovário é importante associar ao método o ESTUDO DOPPLER COLORIDO para avaliar a vascularização dessas lesões.
8 ULTRASSOM TRANSVAGINAL PARA GESTAÇÃO INICIAL Se a gestação está no início (no primeiro trimestre) é melhor a realização do ultrassom via transvaginal, pois o embrião pode ser pequeno e é difícil avaliar os batimentos cardíacos ou a presença de coágulos quando a paciente tem sangramento pela via abdominal. Não é necessário que a bexiga esteja cheia. O exame quando normal dura poucos minutos colocando se uma sonda que é uma parte do equipamento que é alongado e fino e protegido com um preservativo descartável. É colocado um gel estéril para facilitar a introdução do aparelho na vagina e é importante que durante o exame a paciente esteja relaxada para não contrair a parede vaginal. É um exame bem tolerado pelas pacientes. É importantíssimo que a paciente traga os exames anteriores (ultrassons anteriores) 1 ou Bhcg. ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER COLORIDO TRANSVAGINAL Estudo do útero e ovários com estudo dos vasos desses órgãos. Esvaziar bexiga e trazer exames anteriores. ULTRASSOM TRANSVAGINAL COM DOPPLER COLORIDO E ULTRASSOM ABDOMINAL Para avaliar a endometriose é fundamental o preparo intestinal para aumentarmos a chance de ver as lesões, é realizado inicialmente a parte abdominal com a bexiga cheia e avaliamos a parte do intestino em busca de lesões, depois a paciente esvazia a bexiga e é feito o ultrassom transvaginal em busca das lesões típicas da doença. Não há preparo para este exame, porém é necessário agendar os 3 exames previamente com o mesmo médico. Durante o exame é importante o relato dos sintomas com detalhes do início, da relação com o período menstrual, dos medicamentos ou cirurgias já realizadas. Como a endometriose acomete com muita frequência alças intestinais, é importante o ultrassom abdominal para avaliarmos a possibilidade do espessamento dessas alças pela doença. O exame pode ser um pouco demorado pela avaliação dos focos de endometriose; caso não sejam encontradas lesões o exame é mais rápido.
9 ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL PARA CONTROLE DE OVULACAO (3 OU MAIS EXAMES) Avaliação dos óvulos durante vários dias observando se houve ovulação. Não há preparo para este exame, porém é necessário agendar os 3 exames previamente com o mesmo médico. ULTRASSOM DE MAMAS É um exame de rotina, porém quando a paciente tem dor ou tem algum nódulo palpável ou nódulo visualizado por outro método, por exemplo a mamografia, é importante associar o método ao ESTUDO DOPPLER COLORIDO para avaliarmos a indicação de biópsia da lesão (biópsia significa retirar células do nódulo para colocar no microscópio e ver se a lesão é benigna ou não). A duração do exame depende da presença ou ausência de lesões. Coloca-se gel na mama e é feito o deslizamento da sonda que é a parte do aparelho em contato com o paciente por toda a mama em busca de lesões. O exame é indolor. ULTRASSOM DE TIREOIDE Utilizada para avaliação de processos inflamatórios e tumorais císticos e sólidos, no acompanhamento de tratamentos e como guia na punção aspirativa desse órgão, foco de frequentes patologias tanto benígnas quanto malígnas. Não é necessário preparo, apenas é interessante que a blusa não tenha gola alta para vermos o pescoço. ULTRASSOM TIREOIDE COM DOPPLER COLORIDO É indicado como exame de rotina, para avaliação de doenças da tireoide, nódulos ou para acompanhamento de lesões já conhecidas. Não é necessário preparo, apenas é interessante que a blusa não tenha gola alta para vermos o pescoço. Colocamos gel e deslizamos o equipamento no pescoço para avaliarmos tireoide. Podemos ver as dimensões que podem estar aumentadas em casos de doenças crônicas, como as tireoidites, em que ocorre um processo inflamatório. Podemos ver a presença de nódulos se tem forma ou características suspeitas, nesses casos o ESTUDO DOPPLERFLUXOMETRICO é importante para ajudar na indicação de punções.
10 O exame é indolor e rápido se não houver lesões. ULTRASSOM DOPPLER DE ARTERIAS RENAIS É um exame de ultra-sonografia com Doppler colorido, que estuda o fluxo nas artérias renais, desde a sua emergência, na aorta abdominal, até o hilo renal e nos seus ramos intra-renais, procurando detectar áreas de estenose,que nos jovens podem ser causadas por displasia fibrosa das artérias e nos idosos por aterosclerose. Tomar 40 gotas de Luftal de 6/4 horas, iniciando 1 dia antes do exame; No dia do exame jejum de 6 horas e tomar 4 copos com água uma hora antes do exame. ULTRASSOM DE AORTA E ILÍACAS O Doppler de aorta abdominal e artérias ilíacas avalia a perviedade e calibre (diâmetro) da aorta abdominal e seus ramos ilíacos. A principal indicação é a pesquisa de doença arterial obstrutiva (aterosclerose, com formação de placas obstrutivas e entupimentos arteriais), mas também tem sua indicação para a pesquisa de aneurismas (dilatações) da aorta e das artérias ilíacas. Tomar 40 gotas de Luftal de 6/4 horas, iniciando 1 dia antes do exame; No dia do exame 6 horas de jejum. DOPPLER HEPÁTICO Além do exame dos órgãos do abdome superior, como vesícula, fígado, rins, pâncreas, adrenais, aorta e veia cava, será feito um estudo da circulação do fígado, através de um recurso especial do aparelho que é o Doppler, nas suas formas gráfica e colorido. Tomar 40 gotas de Luftal de 6/4 horas, iniciando 1 dia antes do exame; No dia do exame 6 horas de jejum. BIOPSIA DE PRÓSTATA É um exame realizado por meio de ultra-som onde são retirados pedacinhos da próstata que são mandados para exame no microscópio. É indicado para pacientes com alteração no PSA
11 O procedimento é realizado com o apoio do ultrassom transretal, sob anestesia local ou leve sedação. O Paciente deverá apresentar o resultado do exame de coagulo grama ao médico; Tomar um comprimido de CIPROFLOXACINA 500 mg de 12/6 horas por 3 dias, iniciando 1 dia antes do procedimento; Tomar 1 comprimido de LISADOR, 1 hora antes do exame; No dia do exame 6 horas de jejum; Não tomar AAS a partir do 5 dia antes do exame.
PREPAROS E ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES ULTRASSONOGRAFIAS
PREPAROS E ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES ULTRASSONOGRAFIAS EXAMES QUE NECESSITAM BEBER ÁGUA ABDÔMEN TOTAL, PÉLVICA, TRANSVAGINAL COM JUV, PRÓSTATA- VIA ABDOMINAL, E TRANS RETAL, APARELHO URINÁRIO,
Oferecemos uma ampla gama de tratamentos entre os que podemos destacar:
A cirurgia endovascular agrupa uma variedade de técnicas minimamente invasivas mediante as quais CIRURGIA ENDOVASCULAR = CIRURGIA SEM CORTES! Técnicas Minimamente Invasivas As técnicas de cirurgia endovascular
CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO
CANCER DE COLO DE UTERO FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO CANCER DE COLO DE UTERO O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente,
Diabetes Gestacional
Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes
Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem
Porque se cuidar é coisa de homem. Saúde do homem SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de
12 e 13 semanas. Dia de ultrassom é sempre bom!
12 e 13 semanas Dia de ultrassom é sempre bom! Agora com 12 semanas de gestação faremos um exame de ultrassonografia. Ver o bebê na barriga através da imagem me dá uma sensação de proximidade com ele.
Patologia por imagem Abdome. ProfºClaudio Souza
Patologia por imagem Abdome ProfºClaudio Souza Esplenomegalia Esplenomegalia ou megalosplenia é o aumento do volume do baço. O baço possui duas polpas que são constituídas por tecido mole, polpa branca
GUIA PARA PACIENTES. Anotações
Anotações ENTENDENDO DO OS MIOMAS MAS UTERINOS GUIA PARA PACIENTES 1620641 - Produzido em maio/2010 AstraZeneca do Brasil Ltda. Rodovia Raposo Tavares, km 26,9 CEP 06707-000 - Cotia/SP ACCESS net/sac 0800
PREPARO PARA EXAME DE URETROCISTOGRAFIA
PREPARO PARA EXAME DE URETROCISTOGRAFIA Todos pacientes deverão vir acompanhadas por um responsável legal maior de 18 anos. NA VESPERA DO EXAME: Café da manhã normal. Almoço leve. No jantar uma sopa de
Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal
Desenvolvimento fetal e exames ultrassonográficosde relevância no pré-natal Dra. Tatiane Bilhalva Fogaça Médica Obstetra especialista em Medicina Fetal pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
DIAGNÓSTICO MÉDICO DADOS EPIDEMIOLÓGICOS FATORES DE RISCO FATORES DE RISCO 01/05/2015
01/05/2015 CÂNCER UTERINO É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem CÂNCER CERVICAL se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode
Câncer de Próstata. Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho
Câncer de Próstata Fernando Magioni Enfermeiro do Trabalho O que é próstata? A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem
O Câncer de Próstata. O que é a Próstata
O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Relação dos POPs
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Relação dos POPs PREPAROS DOS EXAMES E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM 08.01 Ablação por Cateter com Radiofrequência 08.02 Alergia aos Contrastes Iodados 08.03 Angio Ressonância Abdome
Princípios da Ultrassonografia
Princípios da Ultrassonografia Ana Paula Araujo Costa Es pecialista em Residênica Médico-Veterinária (Diagnóstico por Imagem) Mes tranda em Ciência Animal Conceitos Gerais Exame altamente interativo Interpretação
Obs- Pacientes do sexo feminino em idade fértil e com suspeita de gravidez ou atraso menstrual devem informar ao técnico de exame.
PREPAROS PARA RESSONÂNCIA RESSONÂNCIA CRÂNIO - Trazer exames anteriores (tomografiae ressonância de crânio, rx de crânio, eletroencefalograma). RESSONÂNCIA SELA TÚRCICA - Trazer exames anteriores (tomografia
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL Programa BemVindo - www.bemvindo.org.br A OMS - Organização Mundial da Saúde diz que "Pré-Natal" é conjunto de cuidados médicos, nutricionais, psicológicos e sociais, destinados
Em que situações se deve realizar um eco- doppler arterial dos membros inferiores.
O que é um eco- doppler? O eco- doppler, ultrassonografia vascular ou triplex- scan é um método de imagem que se baseia na emissão e reflecção de de ondas de som (ultra- sons). Através deste exame é possível
MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM
MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Por preconceito, muitos homens ainda resistem em procurar orientação médica ou submeter-se a exames preventivos, principalmente os de revenção do câncer
Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.
Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br [email protected]
Diagnóstico de endometriose
Diagnóstico de endometriose Endometriose se caracteriza pelo achado de glândulas e/ou estroma endometrial em locais anormais. Acomete aproximadamente 15% das mulheres em idade fértil tornando-se uma doença
www.rhvida.com.br Copyright RHVIDA S/C Ltda.
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozóides. Quando nos alimentamos, o que
Apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempo, o que nem sempre é possível, pois o medo do diagnóstico é muito grande,
Cancêr de Mama: É a causa mais frequente de morte por câncer na mulher, embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e auto-exame, mamografia e ultrassonografia).
Portaria 024/2011. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor em 1º de agosto de 2011.
Portaria 024/2011 Estabelece protocolos operacionais para a atividade de Regulação e Auditoria no âmbito do IPSEMG. A Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, no
Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo.
1 INSTRUÇÕES Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, você será excluído do Processo Seletivo. 2 Este Caderno contém 05 casos clínicos e respectivas
CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Manual de Normas, Rotinas e Procedimentos Sumário
CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Sumário NORMAS OPERACIONAIS Atendimento ao Cliente Marcação de Exames Alteração no Programa de Atendimento Gestão de Demanda Admitida Ficha de Convênio Atendimento Prioritário
CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO
CANCER DE MAMA FERNANDO CAMILO MAGIONI ENFERMEIRO DO TRABALHO OS TIPOS DE CANCER DE MAMA O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma
PROTOCOLOS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA
PROTOCOLOS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA 1 Sumário PROTOCOLOS E ORIENTAÇÃO PRÁTICA PARA A REALIZAÇÃO DE ULTRASSONOGRAFIA... 4 Preâmbulo:... 4 Introdução... 4 Qualificações
Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. www.rhvida.com.br. Copyright RHVIDA S/C Ltda.
Oi, pai! Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia. Se você não é pai com certeza é filho, e então vamos parabenizar você e seu pai. Você sabe que existem muitas coisas a fazer pelo seu filho.
Por que a Varicocele causa Infertilidade Masculina?
O Nosso protocolo assistencial tem como base as diretrizes e normas elaboradas pela Society of Interventional Radiology (SIR) O Que é a Varicocele? Entende-se por varicocele à dilatação anormal (varizes)
Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite
Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se
Escola Básica Vasco da Gama de Sines A REPRODUÇÃO HUMANA
Página1 A REPRODUÇÃO HUMANA Reprodução sexuada e dimorfismo sexual A reprodução é uma função dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espécie. Reprodução sexuada Na espécie humana
Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção. Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca)
Entenda o que é o câncer de mama e os métodos de prevenção Fonte: Instituto Nacional de Câncer (Inca) O que é? É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não
Aparelho Gastrointestinal Dor Abdominal Aguda
Aparelho Gastrointestinal Dor Abdominal Aguda Dor abdominal Difusa Localizada Abdome agudo Sem abdome agudo Exames específicos Tratamento específico Estabilizar paciente (vide algoritmo específico) Suspeita
RADIOLOGIA PESSOALMENTE COM O PEDIDO MÉDICO. PEDIDO MÉDICO COM INDICAÇÃO CLINICA.
Nome do setor/especialidade: Horário de funcionamento: Meios de agendamento oferecidos ao usuário para utilização/acesso aos serviços: Requisitos necessários para a obtenção dos serviços: Serviços oferecidos:
VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS
VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero
TIREÓIDE. O que é tireóide?
TIREÓIDE O que é tireóide? A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, situada no pescoço, logo abaixo do ossinho do pescoço, popularmente conhecido como gogó. A tireóide produz um hormônio capaz
Obs- Pacientes do sexo feminino em idade fértil e com suspeita de gravidez ou atraso menstrual devem informar ao técnico de exame.
PREPAROS PARA RESSONÂNCIA RESSONÂNCIA CRÂNIO - Trazer exames anteriores (tomografiae ressonância de crânio, rx de crânio, eletroencefalograma). RESSONÂNCIA SELA TÚRCICA - Trazer exames anteriores (tomografia
REPRODUÇÃO HUMANA. Profª Fernanda Biazin
REPRODUÇÃO HUMANA Profª Fernanda Biazin Puberdade: período de transição do desenvolvimento humano, correspondente à passagem da fase da infância para adolescência. Alterações morfológicas e fisiológicas
Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo
INTRODUÇÃO Bursite do Olécrano ou Bursite do Cotovelo Bursite do olécrano é a inflamação de uma pequena bolsa com líquido na ponta do cotovelo. Essa inflamação pode causar muitos problemas no cotovelo.
Maria da Conceição Muniz Ribeiro
Maria da Conceição Muniz Ribeiro Os miomas são a principal causa de histerectomia em nosso meio, sendo responsável por um terço do total de indicações de histerectomia. Aproximadamente 30 a 50% de todas
Diagnóstico do câncer
UNESC FACULDADES ENFERMAGEM - ONCOLOGIA FLÁVIA NUNES Diagnóstico do câncer Evidenciado: Investigação diagnóstica por suspeita de câncer e as intervenções de enfermagem no cuidado ao cliente _ investigação
azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)
Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais
Tome uma injeção de informação. Diabetes
Tome uma injeção de informação. Diabetes DIABETES O diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, ou o organismo não a utiliza da forma adequada. Tipos
COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA.
COMPROMETIMENTO COM OS ANIMAIS, RESPEITO POR QUEM OS AMA. CITOLOGIA CLÍNICA O exame citológico é uma das grandes ferramentas para auxiliar o médico veterinário no diagnóstico, prognóstico e na tomada de
Cartilha. pela Saúde da Mulher
Cartilha pela Saúde da Mulher Cólica Menstrual Excesso de Gorduras no Sangue A cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor abdominal provocada pelas contrações uterinas que ocorrem durante a menstruação.
Qual o tamanho da próstata?
É o aumento benigno do volume da próstata. A próstata é uma glândula situada na parte inferior da bexiga e anterior ao reto. No seu interior passa a uretra (o canal pelo qual a urina é eliminada do corpo).
UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.
UNILAB no Outubro Rosa Essa luta também é nossa. CUIDAR DA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR www.unilab.edu.br CUIDAR DA SUA SAÚDE É UM GESTO DE AMOR À VIDA. As mamas
Avaliação por Imagem do Pâncreas. Aula Prá8ca Abdome 4
Avaliação por Imagem do Pâncreas Aula Prá8ca Abdome 4 Obje8vos 1. Entender papel dos métodos de imagem (RX, US, TC e RM) na avaliação de lesões focais e difusas do pâncreas. 2. Revisar principais aspectos
Células-tronco podem ser futuro para salvar pacientes que necessitam de reconstrução óssea
Ano V Edição nº 45 Dezembro de 2015 AVANÇOS Células-tronco podem ser futuro para salvar pacientes que necessitam de reconstrução óssea Estudo de brasileira já apresenta bons resultados para tratar lábio
TABELA DE PREÇOS DE EXAMES PARTICULARES
CARDIOLOGIA 20010010 ELETROCARDIOGRAMA - ECG R$ 165,00 20010028 TESTE ERGOMÉTRICO R$ 330,00 20010141 ECODOPPLERCARDIOGRAMA R$ 385,00 20010052 HOLTER 24 HORAS R$ 385,00 20020058 MAPA 24 HORAS R$ 385,00
16/08/2009. Modo A Amplitude. Modo A Amplitude. Modo B - Brilho. Formação de imagens por Varredura. Mais antigo (1930);
Formação de imagens por Varredura Modo A Amplitude Existem vários métodos para se extrair uma imagem a partir dos ecos: A-MODE (amplitude mode); B-MODE (brightness mode); M-MODE (motion mode). Informações
8:00 Horas Sessão de Temas Livres concorrendo a Premiação. 8:30 8:45 INTERVALO VISITA AOS EXPOSITORES E PATROCINADORES.
MAPA AUDITÓRIO ÓPERA DE ARAME (200 LUGARES) DOMINGO 02 DE AGOSTO DE 2015. 8:00 Horas Sessão de Temas Livres concorrendo a Premiação. 8:00 8:15 TEMA LIVRE SELECIONADO. 8:15 8:30 TEMA LIVRE SELECIONADO.
Exercícios e bem estar na gestação
na gestação Sete motivos para você exercitar-se durante a gravidez. Aumente sua energia. Melhore a qualidade do seu sono. Reduza o desconforto. Prepare-se para a chegada do bebe. Reduza a ansiedade. Melhore
PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS
COLÉGIO JOÃO PAULO I LABORATÓRIO DE BIOLOGIA - 2º ANO PROF. ANDRÉ FRANCO FRANCESCHINI PROTOZOÁRIOS PARASITAS INTESTINAIS AMEBÍASE Agente causador: Entamoeba histolytica. Diagnóstico: E. P. F. exame parasitológico
Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes
Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina
- Poderá tomar todos os outros medicamentos que usa, com pouco água ½ copo.
PREPAROS PARA TOMOGRAFIA TOMOGRAFIA CRÂNIO - Jejum - 2 horas. - Trazer exames anteriores (tomografia, ressonância e rx de crânio, eletroencefalograma) - Clientes diabéticos e em uso de CLORIDRATO DE METFORMINA
Aulas teórica s PROFESSOR DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO. Sessão Avaliação ED Supervisão TOTAL
DATA HORA AULA PROGRAMADA MÓDULO PROFESSOR Aulas teórica s Amb. Sessão Avaliação ED Supervisão TOTAL 13:15 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 24/7/2015 Abdome Agudo
Infecções e inflamações do trato urinário, funçao sexual e reprodutiva Urologia Denny
DATA hora AULA PROGRAMADA Módulo PROFESSOR 25/10/2013 14:00-14:55 Abdome Agudo - inflamatório e obstrutivo Clínica Cirúrgica João Marcos 14:55-15:50 Abdome Agudo - perfurativo e vascular/hemorrágico Clínica
REUNIÃO DE CASOS. Aperfeiçoando de RDI da DIGIMAX (A2) RAPHAEL SALGADO PEDROSO. www.digimaxdiagnostico.com.br
REUNIÃO DE CASOS www.digimaxdiagnostico.com.br RAPHAEL SALGADO PEDROSO Aperfeiçoando de RDI da DIGIMAX (A2) Nome: I. G. A. B.; Idade: 28 anos; Sexo: Feminino; CASO Queixa: Atraso menstrual há 45 dias.
Escola de Imagem. www.escolacaliper.com.br
Escola de Imagem www.escolacaliper.com.br PRAZER, SOMOS A CALIPER ESCOLA DE IMAGEM NOSSA ESTRUTURA A CALIPER OFERECE ESTRUTURA COMPLETA PARA OS ALUNOS E PACIENTES: Duas salas de aula teórica com capacidade
TABELA DE CÓDIGOS DE PROCEDIMENTOS
TABELA DE CÓDIGOS DE PROCEDIMENTOS Central de Atendimento: 41 3362.3111 solicite através do site: /solicite- RESSONÂNCIA MAGNÉTICA TUSS DESCRIÇÃO (Funsep) DESCRIÇÃO AMB 41101014 Crânio (encéfalo) 36010014
SISTEMATIZAÇÃO DO EXAME ULTRASSONOGRÁFICO DO ABDOME
Introdução SISTEMATIZAÇÃO DO EXAME ULTRASSONOGRÁFICO DO ABDOME Wagner Iared; José Eduardo Mourão; David C. Shigueoka A ultrassonografia é provavelmente o método de imagem mais frequentemente solicitado
Nefrolitotripsia Percutânea
Nefrolitotripsia Percutânea A cirurgia renal percutânea é a forma menos agressiva de tratamento para cálculos renais grandes e que não podem ser tratados adequadamente pela fragmentação com os aparelhos
Azul. Novembro. cosbem. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata.
cosbem COORDENAÇÃO DE SAÚDE E BEM-ESTAR Novembro Azul Mês de Conscientização, Preveção e Combate ao Câncer De Próstata. Mergulhe nessa onda! A cor da coragem é azul. NOVEMBRO AZUL Mês de Conscientização,
Principais formas de cancro na idade adulta
Rastreio do cancro na idade adulta Principais formas de cancro na idade adulta Cancro do colo do útero Cancro da mama Cancro do cólon Cancro testicular Cancro da próstata SINAIS DE ALERTA O aparecimento
Tabela 22 - Terminologia de procedimentos e eventos em saúde
de 40801012 RX - Crânio - 2 incidências 40801020 RX - Crânio - 3 incidências 40801039 RX - Crânio - 4 incidências 40801047 RX - Orelha, mastóides ou rochedos - bilateral 40801055 RX - Órbitas - bilateral
Urologia Pediátrica Dr. Eulálio Damazio
Orientações anestésicas para cirurgias pediátricas urológicas Meu filho vai ser operado. Como será a cirurgia? E a anestesia? São seguras? Ele vai acordar logo? E o jejum? Estas questões são muito comuns
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DO ABDOME PROTOCOLO DE ABDOME TOTAL POSIÇÃO DORSAL: Paciente em decúbito dorsal, entrando primeiro com a cabeça, apoiada sobre o suporte reto, braços elevados acima da cabeça.
Como escolher um método de imagem? - Dor abdominal. Aula Prá:ca Abdome 1
Como escolher um método de imagem? - Dor abdominal Aula Prá:ca Abdome 1 Obje:vos Entender como decidir se exames de imagem são necessários e qual o método mais apropriado para avaliação de pacientes com
Entendendo a lipodistrofia
dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva Orientação para pacientes com Hérnia Inguinal. O que é uma hérnia abdominal? Hérnia é a protrusão (saliência ou abaulamento) de uma víscera ou órgão através de
CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR
SISTEMA SOLAR 2 Aula de Revisão 1 Planeta terra Somos todos habitantes do planeta Terra. É nosso dever mantê-lo habitável. 3 Planeta Terra habitável 4 Planeta Terra não habitável 5 Dicas para cuidar melhor
03/05/2012. Radiografia simples do abdome
Radiografia simples do abdome 3 1 Contrastados: Urografia Excretora Injeção EV Contraste iodado Opacificação: 1. Parênquima renal 2. Sistema coletor 3. Bexiga e uretra 4 Litíase urinária Caso cr Rx simples:
XV Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalasen. www.digimaxdiagnostico.com.br
XV Reunião Clínico - Radiológica Dr. RosalinoDalasen www.digimaxdiagnostico.com.br Caso 1 Paciente T. F. R. M., 56 anos, sexo feminino. História prévia: - Câncer de mama com metástase pleural. - Mastectomia
EDITAL DE INSCRIÇÃO. 1- PERÍODO DE INSCRIÇÃO: De 8/10/2015 à 04/11/2016.
EDITAL DE INSCRIÇÃO II Processo Seletivo do Curso de Capacitação Médica em Ultrassonografia Geral para o ano de 2016 no ITR- Instituto Tomovale de Radiologia. Este curso se destina a médicos graduados.
GRAVIDEZ, a cada semana uma novidade!
GRAVIDEZ, a cada semana uma novidade! Dr. Domingos Valentim Simon* Com a evolução dos aparelhos de ultra-som e as pesquisas, houve necessidade de constante aperfeiçoamento dos profissionais médicos que
CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER
CPMG- SGT NADER ALVES DOS SANTOS CÂNCER DE PRÓSTATA PROF.WEBER Próstata Sobre o Câncer Sintomas Diagnóstico e exame Tratamento Recomendações O QUE É A PRÓSTATA? A próstata é uma glândula que tem o tamanho
Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Cirurgia do Aparelho Digestivo Departamento de Cirurgia UFPR - HC
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS NÓDULOS HEPÁTICOS BENIGNOS Prof. Dr. Jorge Eduardo F. Matias Cirurgia do Aparelho Digestivo Departamento de Cirurgia UFPR - HC DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DOS NÓDULOS HEPÁTICOS
Proteger nosso. Futuro
Proteger nosso Futuro A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1943, tendo como objetivo unir a classe médica especializada em cardiologia para o planejamento
