PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM"

Transcrição

1 PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM André Luís Duarte Goneli 1, Paulo César Corrêa 1, Osvaldo Resende 2, Fernando Mendes Botelho 1 1 Universidade Federal de Viçosa, andregoneli@vicosa.ufv.br, copace@ufv.br, fernando_eaa@yahoo.com.br; 2 Universidade Federal de Rondônia, osvresende@yahoo.com.br RESUMO - O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da variação do teor de água nas propriedades físicas dos frutos de mamona, variedade Guarani. A massa específica aparente foi determinada diretamente utilizando-se uma balança de peso hectolitro. A massa específica unitária foi determinada pela divisão entre a massa de um fruto pelo seu volume. A porosidade foi determinada indiretamente em função das massas específicas aparente e unitária. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que a redução no teor de água pela secagem influencia as propriedades físicas dos frutos de mamona. Os valores das massas específicas aparente e unitária sofreram redução de seus valores com a redução do teor de água, diferentemente da maioria dos produtos agrícolas. Os valores de porosidade também foram reduzidos com o decréscimo do teor de umidade. INTRODUÇÃO A mamona (Ricinus communis L.) é uma planta oleaginosa de relevante importância econômica e social. É uma cultura encontrada em várias regiões do Brasil, sendo produzida tradicionalmente em pequenas e médias propriedades, gerando emprego e renda, em razão de suas inúmeras possibilidades de aplicação na área industrial, além da perspectiva de potencial energético na produção de biodiesel, tornando-se um agronegócio bastante promissor. Visando-se o estabelecimento de uma agricultura mais competitiva e lucrativa, torna-se necessário o emprego de tecnologias que possibilitem a otimização do processo. Neste sentido, o conhecimento sobre as propriedades físicas de produtos agrícolas é de fundamental importância para uma correta conservação, bem como para o dimensionamento e operação de equipamentos para as principais operações pós-colheita de produtos agrícolas. Alterações de características físicas como tamanho, volume, massas específicas unitária e aparente e porosidade, em função do teor de umidade e outros fatores, durante e depois da secagem, tem sido adequadamente investigado por diversos autores para vários produtos agrícolas. A secagem é o processo mais utilizado para assegurar a qualidade e estabilidade dos produtos agrícolas. Assim, a diminuição da quantidade de água do material reduz a atividade biológica e as mudanças físico-químicas que ocorrem durante o armazenamento. As variações das propriedades físicas em função do teor de umidade e de outros fatores durante a secagem de vários produtos têm sido investigadas por diversos autores (AMIN et al., 2004; BARYEH, 2002; RIBEIRO et al., 2005).

2 A redução do teor de água dos grãos envolve simultaneamente processos de transferência de calor e massa, o que pode alterar de forma substancial a qualidade e as propriedades físicas do produto, dependendo do método e das condições de secagem (HALL, 1980). Ante ao exposto e devido a grande importância do conhecimento e variabilidade existente nas propriedades físicas dos produtos agrícolas, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do processo de secagem nas propriedades físicas dos frutos de mamona. MATERIAL E MÉTODOS O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Propriedades Físicas e Avaliação de Qualidade de Produtos Agrícolas do Centro Nacional de Treinamento em Armazenagem (CENTREINAR), localizado no Campus da Universidade Federal de Viçosa, Viçosa - MG. Foram utilizados frutos de mamona, da variedade Guarani, com teor de água inicial de aproximadamente 71 % b.u. A secagem foi realizada à temperatura controlada de 50ºC, até que o teor de água final de aproximadamente 12 % b.u., fosse atingido. O conteúdo de água dos produtos foi determinado pelo método da estufa, a 105 ± 1 C, durante 24 horas, em três repetições. Ao término de cada tratamento de secagem as amostras foram homogeneizadas e encaminhadas para determinação das propriedades físicas. A massa específica aparente (ρ ap ) foi determinada utilizando-se uma balança de peso hectolitro, com capacidade de um litro, em três repetições, sendo os resultados expressos em kg -3. A massa específica unitária (ρ u ) foi determinada pela divisão da massa de um fruto pelo seu volume, em 25 repetições, sendo os resultados expressos em kg -3. Para o cálculo do volume de cada fruto, foram realizadas medidas dos eixos ortogonais referentes a largura (a), comprimento (b) e altura (c) de cada fruto, com o auxílio de um paquímetro digital com resolução de 0,01 mm, sendo o volume (V) calculado de acordo com a seguinte expressão (MOHSENIN, 1986): π a b c V= 6 A porosidade (ε), expressa em %, foi obtida em função da massa específica aparente e da massa específica unitária de acordo com a equação descrita por Mohsenin (1986): (1)

3 ρ uρ ap ε = (2) Os dados obtidos foram submetidos à análise de regressão e seleção do modelo matemático adequado para expressar a relação entre as variáveis estudadas. RESULTADOS E DISCUSSÃO Nas Figuras 1 e 2, são apresentados, respectivamente, os valores das massas específicas aparente e unitária dos frutos de mamona em função do teor de umidade. De acordo com as Figuras 1 e 2, verifica-se que ocorreu a diminuição da massa específica aparente e da massa específica unitária das sementes de mamona com a redução do teor de umidade, diferentemente do que foi observado, por diversos autores, para a maioria dos produtos agrícolas (AMIN et al., 2004; BARYEH, 2002; RIBEIRO et al., 2005). De acordo com Goneli et al. (2005), essas diferenças devem-se, provavelmente, à reduzida contração do tegumento das sementes de mamona durante o processo de secagem, diferentemente do que ocorre com o conjunto embrião e endosperma, localizado na parte interior da semente. Os frutos de mamona são constituídos em sua maior proporção por sementes, variando de três a quatro a quantidade de sementes por fruto. A relação direta das massas específicas aparente e real, com o teor de água, também foi encontrada por Afonso Júnior (2001) trabalhando com frutos e grãos de café. Os valores encontrados para os frutos de mamona variaram de 358,80 a 309,06 kg.m -3 e de 1138,03 a 654,84 kg.m -3, respectivamente, para as massas específicas aparente e unitária, na faixa de umidade de 71,36 a 11,63 % b.u. Na Figura 3, são apresentados os valores observados e estimados da porosidade dos frutos de mamona em função do teor de água (% b.u.). De acordo com a Figura 3, observa-se que a porosidade dos frutos de mamona descreve comportamento semelhante à maioria dos produtos agrícolas, apresentando redução dos seus valores com a diminuição da umidade. Os valores variaram de 68,47 a 52,80 %, para a faixa de umidade de 71,36 a 11,63 % b.u. Esses valores assemelham-se aos os observados por Afonso Júnior (2001) trabalhando com frutos e grãos de café. Na Tabela 1, encontram-se os modelos ajustados aos dados de massa específica aparente, de massa específica unitária e de porosidade, em função do teor de água (U), para os frutos de mamona, com seus respectivos coeficientes de determinação (R2). Os modelos mostraram-se

4 adequados em estimar as variáveis analisadas, representando satisfatoriamente o fenômeno em estudo. CONCLUSÕES Para a variedade de mamona estudada, pode-se concluir que a redução do teor de água, durante a secagem, promove a redução das massas específicas aparente e unitária e da porosidade dos frutos. Além disso, pode-se concluir que os modelos utilizados descrevem satisfatoriamente os fenômenos estudados. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS AFONSO JÚNIOR, P.C. Aspectos físicos, fisiológicos e de qualidade do café em função da secagem e do armazenamento. Viçosa, UFV, p. (Dissertação - Doutorado em Engenharia Agrícola). AMIN, M.N.; HOSSAIN, M.A; ROY, K.C. Effects of moisture content on some physical properties of lentil seeds. Journal of Food Engineering, v., n.1, p.83-87, COUTO, S.M.; MAGALHÃES, A.C.; QUEIROZ, D.M.; BASTOS, I.T. Massa específica aparente e real e porosidade de grãos de café em função do teor de umidade. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.3, n.1, p.61-68, 1999 BARYEH, E.A. Physical properties of millet. Journal of Food Engineering, v.51, n.1, p.39-46, GONELI, A.L.D.; CORRÊA, P.C., FIGUEIREDO NETO, A. Influência do processo de secagem sobre as propriedades físicas das sementes de mamona. IN: II CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 2005, Varginha, MG. Cd Roon... Universidade Federal de Lavras, UFLA, MOHSENIN, N.N. Physical properties of plant and animal materials. New York: Gordon and Breach Publishers, RIBEIRO, D.M.; CORRÊA, P.C.; RODRIGUES, D.H.; GONELI, A.L.D. Análise da variação das propriedades físicas dos grãos de soja durante o processo de secagem. Revista Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.25, n.3, p , 2005.

5 Massa específica aparente (kg.m -3 ) Valores observados Valores estimados Teor de água (% b.u.) Figura 1. Valores observados e estimados da massa especifica aparente dos frutos de mamona em função do teor de água Massa específica unitária (kg.m -3 ) Valores observados Valores estimados Teor de umidade (% b.u.) Figura 2. Valores observados e estimados da massa especifica unitária dos frutos de mamona em função do teor de água Porosidade (%) Valores observados Valores estimados Teor de água (% b.u.)

6 ** ε Figura 3. Valores observados e estimados da porosidade dos frutos de mamona em função do teor de água. Tabela 1. Modelos de regressão ajustados aos valores observados das massas específicas aparente (ρap1) e unitária (ρu1) com seus respectivos coeficientes de determinação (R2) e níveis de significância. Teste Equações R 2 (%) Massa específica aparente ρ ap = ** ** ** 2 227, ,0549 U - 0,0689 U 89,71 ++ Massa específica unitária ρ = ** ** ** 2 u 498, ,4167 U - 0,0662 U 99,35 ++ Porosidade = 49, ,21 43 U 88,19 ++ **Significativo a 1% de probabilidade, pelo teste t. ++ Significativo a 1% de probabilidade, pelo teste F.

CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM

CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS FRUTOS DE MAMONA DURANTE A SECAGEM Paulo César Corrêa 1, André Luís Duarte Goneli 1,Osvaldo Resende 2, Fernando Mendes Botelho 1 1 Universidade Federal de Viçosa, andregoneli@vicosa.ufv.br,

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO (Oriza sativa L.) Glediston Nepomuceno Costa Júnior 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO (Oriza sativa L.) Glediston Nepomuceno Costa Júnior 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO (Oriza sativa L.) Glediston Nepomuceno Costa Júnior 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 1 Bolsista PIBIC/CNPq, graduando do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA OURO

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA OURO DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTE DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA 201 - OURO Renata Cunha dos Reis 2 ; Poliana Tatiana da Silva Gratão 2 Daiane de Assis Ferreira 2; Ivano

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU Jacqueline de Souza Reis 1 ; Ludmilla Souza Barbosa 1 ; Renata Cunha dos Reis 1 ; Mateus de Leles Lima 1 ; Ivano Alessandro

Leia mais

Determinação das Propriedades Físicas de Grãos de Girassol BRS G57.

Determinação das Propriedades Físicas de Grãos de Girassol BRS G57. Determinação das Propriedades Físicas de Grãos de Girassol BRS G57. 124 Dhenny Costa da Mota¹; Jorge Gonçalves Lopes Júnior¹; Bruna Cecília Gonçalves¹; Daiana Raniele Barbosa Silva¹, Wagner da Cunha Siqueira²,

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA. Marianna Dias da Costa 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA. Marianna Dias da Costa 1 ; Ivano Alessandro Devilla 2 RESUMO PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE QUINOA Marianna Dias da Costa ; Ivano Alessandro Devilla 2 Bolsista PBIC/UEG, graduando do Curso de Engenharia Agrícola, UnUCET - UEG. 2 Orientador, docente do Curso de

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA 201 OURO

PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA 201 OURO 7 PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) VARIEDADE EMGOPA 201 OURO Manoel Cândido de Oliveira Neto 1 ; Renata Cunha dos Reis 2 ; Ivano Alessandro Devilla 3 Resumo: Sementes

Leia mais

Propriedades Físicas de Sementes de Girassol em Função do Teor de Água

Propriedades Físicas de Sementes de Girassol em Função do Teor de Água Propriedades Físicas de Sementes de Girassol em Função do Teor de Água 48 Renata dos Santos Andrade*¹, Thaís Belle Endler¹, Fernando Mendes Botelho¹, Sílvia de Carvalho Campos Botelho ², Johan Steimback

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE FEIJÃO- CAUPI

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE FEIJÃO- CAUPI DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE FEIJÃO- CAUPI Juan Alves Pereira 1, Joan Carlos Alves Pereira 2, Renato Costa da Silva 3, Raniza de Oliveira Carvalho 4, Regilane Marques Feitosa 5 1 Universidade

Leia mais

Propriedades Físicas de Grãos de Aveia Branca Submetidos ao Processo de Secagem

Propriedades Físicas de Grãos de Aveia Branca Submetidos ao Processo de Secagem Propriedades Físicas de Grãos de Aveia Branca Submetidos ao Processo de Secagem 78 Renata Henrique Hoscher 1, André Luís Duarte Goneli 2, Mario Sergio Garutti de Oliveira 1, Edilene Alves Ferreira 1, Michele

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NA VELOCIDADE TERMINAL DE GRÃOS DE SORGO E MILHETO

INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NA VELOCIDADE TERMINAL DE GRÃOS DE SORGO E MILHETO INFLUÊNCIA DO TEOR DE UMIDADE NA VELOCIDADE TERMINAL DE GRÃOS DE SORGO E MILHETO FABRÍCIO SCHWANZ DA SILVA 1, PAULO CESAR CORRÊA 2, PAULO CESAR AFONSO JÚNIOR 3, ANDRÉ L. D. GONELI 4 1 Eng. Agrícola, M.S.,

Leia mais

Propriedades Físicas de Grãos de Feijão Carioca (Phaseolus vulgaris)

Propriedades Físicas de Grãos de Feijão Carioca (Phaseolus vulgaris) Propriedades Físicas de Grãos de Feijão Carioca (Phaseolus vulgaris) 130 Bruna Cecília Gonçalves¹; Camila Marques Oliveira¹; Dhenny Costa da Mota¹; Jorge Gonçalves Lopes Júnior¹; Wagner da Cunha Siqueira²,

Leia mais

Propriedades Físicas de Cultivares de Feijão-Comum em Funcão De Diferentes Teores De Água

Propriedades Físicas de Cultivares de Feijão-Comum em Funcão De Diferentes Teores De Água ANAIS DO VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 A 12 DE NOVEMBRO DE 2010 Propriedades Físicas de Cultivares de Feijão-Comum em

Leia mais

Construção e Avaliação de um Aparelho de Baixo Custo para a Determinação da Porosidade de Grãos

Construção e Avaliação de um Aparelho de Baixo Custo para a Determinação da Porosidade de Grãos Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Construção e Avaliação de um Aparelho de Baixo Custo para

Leia mais

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM

ANÁLISE DA VARIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM ANÁLISE DA VARIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA 1 DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM RESUMO, Deise M. RIBEIRO, Paulo C. CORRÊA, Diana H. RODRIGUES, André L. D. GONELI O presente trabalho foi

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SEMENTES DE MAMONA: TAMANHO, PESO, VOLUME E UMIDADE

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SEMENTES DE MAMONA: TAMANHO, PESO, VOLUME E UMIDADE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SEMENTES DE MAMONA: TAMANHO, PESO, VOLUME E UMIDADE Alberto Kazushi Nagaoka 1 Angela de Emília de Almeida Pinto 2 Pedro Castro Neto 3 Antônio Carlos Fraga 4 Afonso Lopes 5 José

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DO AMENDOIM EM FUNÇÃO DOS TEORES DE ÁGUA DOS GRÃOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DO AMENDOIM EM FUNÇÃO DOS TEORES DE ÁGUA DOS GRÃOS PROPRIEDADES FÍSICAS DO AMENDOIM EM FUNÇÃO DOS TEORES DE ÁGUA DOS GRÃOS Samara Lorâine Soares da Silva 1, Carlos Caneppele 3, Marcel Thomas Job Pereira 1, João Angelo Silva Nunes 1, Antonio Tassio Santana

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO INTRODUÇÃO

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO INTRODUÇÃO Página 2025 DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE SEMENTES DE PINHÃO MANSO Paulo de Tarso Firmino firmino@cnpa.embrapa.br 1 ; José Sales Alves Wanderley Júnior 2 ; Ayice Chaves Silva 1 ; ; Dyego da

Leia mais

POROSIDADE E MASSA ESPECÍFICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1

POROSIDADE E MASSA ESPECÍFICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1 POROSIDADE E MASSA ESPECÍFICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1 RIBEIRO, R.C.M.S. 2 ; BORÉM, F.M. 3 ; CORRÊA, P.C. 4 ; RIBEIRO, D.M. 5 e RESENDE, O. 5 1 Extraído da Tese de Mestrado apresentada

Leia mais

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM PROPRIEDADES Propriedades FÍSICAS físicas do feijão DO durante FEIJÃO a secagem: DURANTE Determinação... A SECAGEM: 225 DETERMINAÇÃO E MODELAGEM Physical properties of edible bean during drying: determination

Leia mais

PROPRIEDADES TÉRMICAS DOS GRÃOS DE CAFÉ

PROPRIEDADES TÉRMICAS DOS GRÃOS DE CAFÉ PROPRIEDADES TÉRMICAS DOS GRÃOS DE CAFÉ Paulo Cesar AFONSO JÚNIOR 1 e Paulo Cesar CORRÊA 2 RESUMO: Este trabalho teve como objetivo determinar as principais propriedades térmicas dos grãos de café descascado

Leia mais

Combinações genéticas e condições ambientais podem influenciar as características genéticas e fenotípicas do novo indivíduo (PARCIAK 2002).

Combinações genéticas e condições ambientais podem influenciar as características genéticas e fenotípicas do novo indivíduo (PARCIAK 2002). Biometria em Grãos de Diferentes de Milho em Função do Teor de Água 69 Reni Saath 1,2, Karina Coradi Tonon 2, Josiane Turato da Silva Pereira 2, Luís Henrique Limoni 2, Golbery Rudolf Oliveira Rodrigueiro

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE PATOS-PB Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

EFEITO DA RADIAÇÃO SOLAR DIRETA NA QUALIDADE DE GRÃOS DO MILHO

EFEITO DA RADIAÇÃO SOLAR DIRETA NA QUALIDADE DE GRÃOS DO MILHO 566 EFEITO DA RADIAÇÃO SOLAR DIRETA NA QUALIDADE DE GRÃOS DO MILHO Briny Jussara Isotton (1), Fernando Mendes Botelho (2), Sílvia de Carvalho Campos Botelho (3) e Layanne Cristina Bueno de Almeida (4)

Leia mais

Modelagem Matemática da Secagem de Café Natural Beneficiado com Alto Teor de Água

Modelagem Matemática da Secagem de Café Natural Beneficiado com Alto Teor de Água Modelagem Matemática da Secagem de Café Natural Beneficiado com Alto Teor de Água 85 Valdiney Cambuy Siqueira 1, Flávio Meira Borém 2, Eder Pedroza Isquierdo 2, Guilherme Euripedes Alves 2, Afonso Celso

Leia mais

Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense

Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense Eficiência no Processo de Secagem de Sementes em Cooperativa Agroindustrial na Região do Planalto Paranaense 134 Rayane Vendrame da Silva¹, Gislaine Silva Pereira¹, Adriano Divino Lima Afonso², Dayani

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS, TÉRMICAS E AERODINÂMICAS DE GRÃOS DE MAMONA

PROPRIEDADES FÍSICAS, TÉRMICAS E AERODINÂMICAS DE GRÃOS DE MAMONA PROPRIEDADES FÍSICAS, TÉRMICAS E AERODINÂMICAS DE GRÃOS DE MAMONA Hiago Felipe Lopes de Farias 1 (PG)*; Fernando Ribeiro Teles de Camargo (PG); Isneider Luiz Silva (PG); Raquel Cintra de Faria (PG); Verônica

Leia mais

Propriedades Físicas de Diferentes Grãos de Milho

Propriedades Físicas de Diferentes Grãos de Milho Propriedades Físicas de Diferentes Grãos de Milho 43 Rafael da Silveira Coelho 1, Gabriel Sakai Fugita¹, Wellington Bonow Rediss¹, Newiton da Silva Timm¹, Cristiano Dietrich Ferreira¹, Eberson Diedrich

Leia mais

EFEITO DA UMIDADE NAS PROPRIEDADES FISICAS DE SEMENTES DE CEVADA BRASILEIRA. Tecnologia de Alimentos RESUMO

EFEITO DA UMIDADE NAS PROPRIEDADES FISICAS DE SEMENTES DE CEVADA BRASILEIRA. Tecnologia de Alimentos RESUMO EFEITO DA UMIDADE NAS PROPRIEDADES FISICAS DE SEMENTES DE CEVADA BRASILEIRA T. C. POLACHINI 1*, G. R. CARVALHO 1, LOPES-FILHO, J. F. 1, J. TELIS-ROMERO 1 1 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento; Banco comunitário; Propriedades físicas; Variedades;

PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento; Banco comunitário; Propriedades físicas; Variedades; CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SEMENTES DE MILHO CRIOULO PHYSICAL CHARACTERISTICS OF CREOLE CORN SEEDS Silva, S. N 1 ; Gurjão, K. C. O 2 ; Almeida, F. A. C 1 ; Silva, R. M 1 ; Silva, P. B 1 1 Universidade

Leia mais

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 017 EFEITO DA TEMPERATURA DE SECAGEM SOBRE AS PROPRIEDADES FISÍCAS DOS

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS AQUÊNIOS DE GIRASSOL COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA Madelon Rodrigues Sá Braz 1, Luiza Helena Nobre de Andrade 2,

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS AQUÊNIOS DE GIRASSOL COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA Madelon Rodrigues Sá Braz 1, Luiza Helena Nobre de Andrade 2, PROPRIEDADES FÍSICAS DOS AQUÊNIOS DE GIRASSOL COM DIFERENTES TEORES DE ÁGUA Madelon Rodrigues Sá Braz 1, Luiza Helena Nobre de Andrade 2, 1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Brasil, e-mail:

Leia mais

FORMA, TAMANHO E CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) DURANTE A SECAGEM

FORMA, TAMANHO E CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) DURANTE A SECAGEM ISSN 1517-8595 15 FORMA, TAMANHO E CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris L.) DURANTE A SECAGEM Osvaldo Resende 1, Paulo César Corrêa 2, André Luís Duarte Goneli 3, Paulo Roberto Cecon 4 RESUMO

Leia mais

Pâmella de Carvalho Melo¹, Arlindo Modesto Antunes¹, Paulo Henrique Ribeiro Dias Alves², Jéssica Antônia Andrade Alves³, Ivano Alessandro Devilla 4

Pâmella de Carvalho Melo¹, Arlindo Modesto Antunes¹, Paulo Henrique Ribeiro Dias Alves², Jéssica Antônia Andrade Alves³, Ivano Alessandro Devilla 4 Modelagem matemática das curvas de secagem de grãos de feijão carioca 65 Pâmella de Carvalho Melo¹, Arlindo Modesto Antunes¹, Paulo Henrique Ribeiro Dias Alves², Jéssica Antônia Andrade Alves³, Ivano Alessandro

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS DE SEMENTES E PLÂNTULAS EM DOIS HÍBRIDOS DE MAMONA

RELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS DE SEMENTES E PLÂNTULAS EM DOIS HÍBRIDOS DE MAMONA RELAÇÕES ENTRE CARACTERÍSTICAS DE SEMENTES E PLÂNTULAS EM DOIS HÍBRIDOS DE MAMONA Betania Brum 1, Sidinei José Lopes 2, Tatiani Reis da Silveira 3, Marcos Toebe 4 1,2,3 e 4 Universidade Federal de Santa

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TEOR DE ÁGUA NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO EM CASCA

INFLUÊNCIA DO TEOR DE ÁGUA NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO EM CASCA 495 ISSN: 1517-8595 INFLUÊNCIA DO TEOR DE ÁGUA NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE ARROZ VERMELHO EM CASCA Ramon Viana de Sousa 1, Mario Eduardo R.M. Cavalcanti Mata 2, Maria Elita Martins Duarte 2,

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS CONTROLADAS Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1,

Leia mais

Variação da Cor de Grãos de Girassol ao Longo da Secagem

Variação da Cor de Grãos de Girassol ao Longo da Secagem Variação da Cor de Grãos de Girassol ao Longo da Secagem 54 Renata dos Santos Andrade¹, Fernando Mendes Botelho¹, Thaís Belle Endler¹, Sílvia de Carvalho Campos Botelho², Layanne Cristina B. Almeida¹,

Leia mais

REVENG 09-18p. Recebido para publicação em 28/09/2012. Aprovado em 13/11/2012.

REVENG 09-18p. Recebido para publicação em 28/09/2012. Aprovado em 13/11/2012. Propriedades físicas de SEMENTES DE feijão Em função de teores de água Flívia Fernandes de Jesus 1, Raniele Tadeu Guimarães de Souza 2, Gisele Carneiro da Silva Teixeira 3, Itamar Rosa Teixeira 4, Ivano

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU 6 AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DA MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR PARAGUAÇU Ludmilla Souza Barbosa 1 (UEG); Renata Cunha dos Reis 2 (UEG); Jacqueline de Souza Reis 3 (UEG); Mateus de Leles

Leia mais

EFEITO DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GENÓTIPOS FEIJÃO E MAMONA SOB CONSÓRCIO

EFEITO DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GENÓTIPOS FEIJÃO E MAMONA SOB CONSÓRCIO EFEITO DO ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GENÓTIPOS FEIJÃO E MAMONA SOB CONSÓRCIO Lucas de Abreu Dias 1 ; Itamar Rosa Teixeira 2 1 Bolsista PBIC/UEG, graduando do curso de Engenharia

Leia mais

CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM

CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM ISSN:1517-8595 61 CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM Paulo César Afonso Júnior 1, Paulo César Corrêa 2 RESUMO Entre os fatores

Leia mais

Arquitetura da Planta de Soja: Influência Sobre as Propriedades Físicas dos Grãos

Arquitetura da Planta de Soja: Influência Sobre as Propriedades Físicas dos Grãos Arquitetura da Planta de Soja: Influência Sobre as Propriedades Físicas dos Grãos 81 Fernando Vieira Turra 1, Solenir Ruffato 1, Renata Henrique Hoscher 2, Mario Sergio Garutti de Oliveira 2. RESUMO Objetivou-se

Leia mais

DIFUSIVIDADE TÉRMICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1

DIFUSIVIDADE TÉRMICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1 DIFUSIVIDADE TÉRMICA DE CINCO VARIEDADES DE CAFÉ CEREJA DESCASCADO 1 BORÉM, F.M. 2 ; RIBEIRO, R.C.M.S. 3 ; CORRÊA, P.C. 4 ; RIBEIRO, D.M. 5 e RESENDE, O. 5 1 Extraído da Tese de Mestrado apresentada pelo

Leia mais

EFEITO DO TEOR DE UMIDADE NO ÂNGULO DE ATRITO INTERNO DE GRÃOS DE CAFÉ

EFEITO DO TEOR DE UMIDADE NO ÂNGULO DE ATRITO INTERNO DE GRÃOS DE CAFÉ EFEITO DO TEOR DE UMIDADE NO ÂNGULO DE ATRITO INTERNO DE GRÃOS DE CAFÉ Fabrício S. da SILVA 1, E-mail: fabricio@unemat.br; Paulo César CORRÊA 2 ; Carlito CALIL JÚNIOR 3 ; Francisco Carlos GOMES 4 1 Universidade

Leia mais

TEOR DE ÓLEO EM GENÓTIPOS DE MAMONA AUTOFECUNDADOS

TEOR DE ÓLEO EM GENÓTIPOS DE MAMONA AUTOFECUNDADOS TEOR DE ÓLEO EM GENÓTIPOS DE MAMONA AUTOFECUNDADOS Milena Silva Porto 1, Francynês da Conceição de Oliveira Macedo 1, Fabianne Vasconcelos Dantas 1, Máira Milani 2 1 UEPB/estagiárias da Embrapa Algodão,

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA ACONDICIONADAS EM DIFERENTES EMBALAGENS E ARMAZENADAS SOB CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE CAMPINA GRANDE-PB Sandra Maria de Figueiredo 1, Fernanda Fernandes de Melo

Leia mais

Propriedades Aerodinâmicas dos Grãos de Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.)

Propriedades Aerodinâmicas dos Grãos de Quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Propriedades Aerodinâmicas dos Grãos de Quinoa (Chenopodium

Leia mais

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM 462 PROPRIEDADES TÉRMICAS RIBEIRO, D. M. DE et al. GRÃOS DE TRIGO: DETERMINAÇÃO E MODELAGEM Thermal properties of wheat grain: Determination and modelling Deise Menezes Ribeiro 1, Paulo Cesar Corrêa 2,Osvaldo

Leia mais

EFEITO DO HERBICIDA TRIFLOXYSULFURON SODIUM NA MAMONEIRA (RICINUS COMMUNIS L.) CULTIVAR BRS NORDESTINA

EFEITO DO HERBICIDA TRIFLOXYSULFURON SODIUM NA MAMONEIRA (RICINUS COMMUNIS L.) CULTIVAR BRS NORDESTINA EFEITO DO HERBICIDA TRIFLOXYSULFURON SODIUM NA MAMONEIRA (RICINUS COMMUNIS L.) CULTIVAR BRS NORDESTINA Uilma Cardoso de Queiroz Ferreira 1, Wilton Nunes de Queiroz 1, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão

Leia mais

Forma e tamanho dos frutos de pinhão-manso durante a secagem em cinco condições de ar

Forma e tamanho dos frutos de pinhão-manso durante a secagem em cinco condições de ar 864 Valdiney C. Siqueira et al. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental v.16, n.8, p.864 870, 2012 Campina Grande, PB, UAEA/UFCG http://www.agriambi.com.br Protocolo 158.11 22/07/2011 Aprovado

Leia mais

AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Cleusa Rosana de Jesus¹, Maurício Dutra Zanotto 1, José Geraldo

Leia mais

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG

AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA ARMAZENADOS EM SILOS BAG Estudo Universidade Viçosa: UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS GRÃOS DE MILHO E DE SOJA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E TEOR DE ÓLEO DE SEMENTES DAS CULTIVARES: BRS NORDESTINA E BRS PARAGUAÇU SEPARADAS EM CLASSES PELA COR DO TEGUMENTO Amanda Micheline Amador de Lucena 1, Liv Soares Severino 2, Maria

Leia mais

ALTERAÇÕES NA QUALIDADE FÍSICA EM GRÃOS DE MILHO DURANTE ARMAZENAMENTO EM AMBIENTE NATURAL E REFRIGERADO. Apresentado no

ALTERAÇÕES NA QUALIDADE FÍSICA EM GRÃOS DE MILHO DURANTE ARMAZENAMENTO EM AMBIENTE NATURAL E REFRIGERADO. Apresentado no XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015 Hotel Fazenda Fonte Colina Verde - São Pedro - SP 13 a 17 de setembro de 2015 ALTERAÇÕES NA QUALIDADE FÍSICA EM GRÃOS DE MILHO DURANTE ARMAZENAMENTO

Leia mais

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem

Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Utilização do sabugo de milho como fonte energética no processo de secagem Joselei Bortoletto 1, Adriano Divino Lima Afonso 2, Gustavo Veloso 3, Helton Aparecido Rosa 3 24 1 Especialista em Qualidade de

Leia mais

Contração volumétrica e forma dos frutos de mamona durante a secagem

Contração volumétrica e forma dos frutos de mamona durante a secagem DOI: 10.4025/actasciagron.v33i1.4629 Contração volumétrica e forma dos frutos de mamona durante a secagem André Luís Duarte Goneli 1*, Paulo Cesar Corrêa 2, Felipe Elia de Almeida Magalhães 2 e Fernanda

Leia mais

Comparação entre Métodos Alternativos para Determinar Tamanho e Forma dos Grãos de Amendoim

Comparação entre Métodos Alternativos para Determinar Tamanho e Forma dos Grãos de Amendoim Comparação entre Métodos Alternativos para Determinar Tamanho e Forma dos Grãos de Amendoim 139 Diana da Mota Guedes 1 ; Jorge Gonçalves Lopes Júnior 1 ; Rodrigo Nogueira Martins 2; Daiana Raniele Barbosa

Leia mais

CINÉTICA DE SECAGEM DA TORTA DE MAMONA

CINÉTICA DE SECAGEM DA TORTA DE MAMONA CINÉTICA DE SECAGEM DA TORTA DE MAMONA Marcondes Barreto de Sousa 1 ; Juarez de Paz Pedroza 1 ; Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 2 ; Liv Soares Severino 2 1UFCG, barretosousam@yahoo.com.br, juarez@deag.ufcg.edu.br;

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS FRUTOS DE MACAÚBA

PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS FRUTOS DE MACAÚBA PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DOS FRUTOS DE MACAÚBA THIAGO PEREIRA DE MIRANDA 1, FRANCISCO DE ASSIS DE CARVALHO PINTO 2, FLORA MARIA DE MELO VILLAR 3, DOMINGOS SÁRVIO MAGALHÃES VALENTE 4, JULIANO DE

Leia mais

Estimativa da infiltração de água no solo através de pedofunções em área de floresta plantada

Estimativa da infiltração de água no solo através de pedofunções em área de floresta plantada Estimativa da infiltração de água no solo através de pedofunções em área de floresta plantada Schreiner, D. T. 1 ; Vogelmann, E. S. 2 ; Prevedello, J. 2 ; Reichert, J. M. 2 ; Reinert, D. J. 2 ; Consensa,

Leia mais

Propriedades físicas, térmicas e aerodinâmicas de grãos das cultivares de arroz BR IRGA 409 e BRS Primavera

Propriedades físicas, térmicas e aerodinâmicas de grãos das cultivares de arroz BR IRGA 409 e BRS Primavera Current Agricultural Science and Technology 19 (2013) 67-72 Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel Fundada em 1883 Current Agricultural Science and Technology journal homepage: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cast/index

Leia mais

Modelos matemáticos na secagem intermitente de arroz

Modelos matemáticos na secagem intermitente de arroz Modelos matemáticos na secagem intermitente de arroz Volnei Luiz Meneghetti 1,*, Ricardo Scherer Pohndorf 1, Daniel Rutz 1, Elvio Aosani 1, Rafael de Almeida Schiavon 1, William da Silva Krolow 1, Moacir

Leia mais

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO.

QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L.) CULTIVAR NORDESTINA, SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO. Andréa dos Santos Oliveira, Renata Silva-Mann, Michelle da Fonseca Santos,

Leia mais

Avaliação da distribuição de ar do sistema de aeração em armazém graneleiro

Avaliação da distribuição de ar do sistema de aeração em armazém graneleiro Avaliação da distribuição de ar do sistema de aeração em armazém graneleiro Marcos Alexandre Marcão 1, Adriano Divino Lima Afonso 2, Helton Aparecido Rosa 3, Gustavo Veloso 3 34 1 Especialista em Qualidade

Leia mais

Determinação da Curva de Umidade do Grão de Milho Por Medida de Capacitância

Determinação da Curva de Umidade do Grão de Milho Por Medida de Capacitância Determinação da Curva de Umidade do Grão de Milho Por Medida de Capacitância 128 Jorge Gonçalves Lopes Júnior¹; Edinei Canuto Paiva²; Daiana Raniele Barbosa Silva¹, Wagner da Cunha Siqueira², Antônio Fabio

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO

AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE MAMONEIRA COM SEMENTES SUBMETIDAS AO ENVELHECIMENTO ACELERADO Fernanda Fernandes de Melo Lopes 1, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão 2, José Pinheiro Lopes

Leia mais

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM*

EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* EFEITO DOS NÍVEIS DE SALINIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO NA PRODUÇÃO DO FEIJOEIRO COMUM* SILVEIRA, A.L. 1 ; SANTANA, M.J. ; BARRETO, A.C. ; VIEIRA, T.A. 3 * Projeto com apoio da FAPEMIG. 1 Estudante Agronomia

Leia mais

Difusividade Efetiva da secagem da pimenta Cumarí do Pará (Capsicum chinense Jacqui)

Difusividade Efetiva da secagem da pimenta Cumarí do Pará (Capsicum chinense Jacqui) Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Difusividade Efetiva da secagem da pimenta Cumarí do Pará

Leia mais

2. Resultados de pesquisa em grãos de canola

2. Resultados de pesquisa em grãos de canola Capitulo VI BENEFÍCIOS DO RESFRIAMENTO EM GRÃOS DE CANOLA Destaque: 1) O resfriamento dos grãos de canola a 17ºC inibe o aparecimento de grãos mofados por até 135 dias de armazenamento, mesmo quando armazenados

Leia mais

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017

XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 XLVI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2017 Hotel Ritz Lagoa da Anta - Maceió - AL 30 de julho a 03 de agosto de 2017 DETERMINAÇÃO DO CALOR ISOSTÉRICO INTEGRAL DO CÁRTAMO (Carthamus

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NA COMPOSIÇÃO DE NPK DA TORTA DE MAMONA ARMAZENADA*

INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NA COMPOSIÇÃO DE NPK DA TORTA DE MAMONA ARMAZENADA* INFLUÊNCIA DAS EMBALAGENS NA COMPOSIÇÃO DE NPK DA TORTA DE MAMONA ARMAZENADA* Robson César Albuquerque 1, Lígia Rodrigues Sampaio 2, Rúbia Rafaela Ferreira Ribeiro 2, Napoleão Esberard de Macedo Beltrão

Leia mais

PERFORMANCE DE GENÓTIPOS DE MAMONA AVALIADOS EM CERRADO DE RORAIMA 2008

PERFORMANCE DE GENÓTIPOS DE MAMONA AVALIADOS EM CERRADO DE RORAIMA 2008 PERFORMANCE DE GENÓTIPOS DE MAMONA AVALIADOS EM CERRADO DE RORAIMA 2008 Oscar José Smiderle, CPAFRR, ojsmider@cpafrr.embrapa.br Gilvan B. Ferreira, CPAFRR, gilvan@cpafrr.embrapa.br Juliana Espindola Lima,

Leia mais

GENÓTIPOS DE PORTE MÉDIO DE MAMONA AVALIADOS EM IRECÊ (BA) PARA TEOR DE ÓLEO E PRODUTIVIDADE*

GENÓTIPOS DE PORTE MÉDIO DE MAMONA AVALIADOS EM IRECÊ (BA) PARA TEOR DE ÓLEO E PRODUTIVIDADE* GENÓTIPOS DE PORTE MÉDIO DE MAMONA AVALIADOS EM IRECÊ (BA) PARA TEOR DE ÓLEO E PRODUTIVIDADE* Máira Milani 1, Francisco Pereira de Andrade 1, Rosa Maria Mendes Freire 1, Gilvando Almeida da Silva 1, Jocelmo

Leia mais

CINÉTICA DAS CURVAS DE RESFRIAMENTO E CONGELAMENTO DO ÓLEO DE MAMONA

CINÉTICA DAS CURVAS DE RESFRIAMENTO E CONGELAMENTO DO ÓLEO DE MAMONA CINÉTICA DAS CURVAS DE RESFRIAMENTO E CONGELAMENTO DO ÓLEO DE MAMONA Ticiana Leite Costa 1 Maria Elita Martins Duarte 2 Napoleão Esberardi de Macedo Beltrão 3 Luciana Façanha Marques 1 Francisco Jardel

Leia mais

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA DA SECAGEM DE ARROZ AROMÁTICO

DETERMINAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA DA SECAGEM DE ARROZ AROMÁTICO DETERMINAÇÃO E MODELAGEM MATEMÁTICA DA SECAGEM DE ARROZ AROMÁTICO SAMUEL A. A. DIAS* (IC)¹, MATEUS M. SANTOS (PG) 2, KARINA R. FONSECA (IC)¹, KEDINNA D. SOUSA (IC)¹, GUILHERME H. T. CRUZ (IC)¹, IVANO A.

Leia mais

CINÉTICA DE SECAGEM DE MASSA ALIMENTÍCIA INTEGRAL. Rebeca de L. Dantas 1, Ana Paula T. Rocha 2, Gilmar Trindade 3, Gabriela dos Santos Silva 4

CINÉTICA DE SECAGEM DE MASSA ALIMENTÍCIA INTEGRAL. Rebeca de L. Dantas 1, Ana Paula T. Rocha 2, Gilmar Trindade 3, Gabriela dos Santos Silva 4 11 ISSN 1517-8595 CINÉTICA DE SECAGEM DE MASSA ALIMENTÍCIA INTEGRAL Rebeca de L. Dantas 1, Ana Paula T. Rocha 2, Gilmar Trindade 3, Gabriela dos Santos Silva 4 RESUMO Este trabalho teve por objetivo estudar

Leia mais

EFEITO DA VELOCIDADE DE COMPRESSÃO E DA PRESENÇA DE PEDÚNCULO NO MÓDULO DE DEFORMIDADE DE FRUTOS DE CAFÉ

EFEITO DA VELOCIDADE DE COMPRESSÃO E DA PRESENÇA DE PEDÚNCULO NO MÓDULO DE DEFORMIDADE DE FRUTOS DE CAFÉ EFEITO DA VELOCIDADE DE COMPRESSÃO E DA PRESENÇA DE PEDÚNCULO NO MÓDULO DE DEFORMIDADE DE FRUTOS DE CAFÉ RUFFATO, S. 1 ; COUTO, S.M. 2 ; DEVILLA, I.A. 3 e PEIXOTO, A.B. 4 1 Eng. a -Agrícola, Doutoranda,

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Máira Milani 2, Luiz Balbino Morgado 1, e José Monteiro

Leia mais

Características físicas de sementes de pinhãomanso em função do teor de água

Características físicas de sementes de pinhãomanso em função do teor de água CERRADO AGROCIÊNCIAS Revista do Centro Universitário de Patos de Minas. ISSN 2178-7662 Patos de Minas, UNIPAM, (5): 13 22, nov. 2014 Características físicas de sementes de pinhãomanso em função do teor

Leia mais

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna

Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna Avaliação energética de um secador de grãos do tipo coluna Adriano Divino de Lima Afonso 1, Jefferson Luiz Gonçalves Silva 2, João Batista Guerra Júnior 2 95 1 Professor Adjunto na Universidade Estadual

Leia mais

61 CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM

61 CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM 61 CINÉTICA DA CONTRAÇÃO VOLUMÉTRICA DOS GRÃOS DE DUAS CULTIVARES DE MILHO-PIPOCA DURANTE O PROCESSO DE SECAGEM Paulo César Afonso Júnior 1, Paulo César Corrêa 2 RESUMO Entre os fatores que afetam a qualidade

Leia mais

Avaliação da queima de serragem em fornalha

Avaliação da queima de serragem em fornalha Avaliação da queima de serragem em fornalha Adriano Divino Lima Afonso 1, Helton Aparecido Rosa 2, Gustavo Veloso 2, Danilo Bonini de Souza 2, Cledemar Busnello 2 37 1 Eng. Agrícola, Prof. Doutor Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4 UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO 3 ENGENHARIA AMBIENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 4 Disciplina: Estatística I 1. Dado que z é uma variável aleatória normal padrão, calcule as

Leia mais

XXV CONIRD Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem 08 a 13 de novembro de 2015, UFS - São Cristóvão/SE

XXV CONIRD Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem 08 a 13 de novembro de 2015, UFS - São Cristóvão/SE AVALIAÇAO DA PRODUTIVIDADE DO MILHO (Zea mays L.) SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE ADUBAÇÃO NITROGENADA NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSE 1 K. F. de Almeida 2 ; W. L. Castro Júnior 3 ; E. B.

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Luiz Balbino Morgado 1, Máira Milani 2 e José Monteiro Soares

Leia mais

COMPORTAMENTO HIGROSCÓPICO DA SEMENTES DE LINHAÇA (Linum usitatissimum L.). G.Z. Campos e J.A.G. Vieira* RESUMO

COMPORTAMENTO HIGROSCÓPICO DA SEMENTES DE LINHAÇA (Linum usitatissimum L.). G.Z. Campos e J.A.G. Vieira* RESUMO COMPORTAMENTO HIGROSCÓPICO DA SEMENTES DE LINHAÇA (Linum usitatissimum L.). G.Z. Campos e J.A.G. Vieira* Universidade Estadual Paulista, Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos *e-mail jantonio@ibilce.unesp.br

Leia mais

COMPETIÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA DE PORTE BAIXO AVALIADOS EM RORAIMA 2008

COMPETIÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA DE PORTE BAIXO AVALIADOS EM RORAIMA 2008 COMPETIÇÃO DE GENÓTIPOS DE MAMONA DE PORTE BAIXO AVALIADOS EM RORAIMA 2008 Oscar José Smiderle, CPAFRR, ojsmider@cpafrr.embrapa.br Gilvan B. Ferreira, CPAFRR, gilvan@cpafrr.embrapa.br Juliana Espindola

Leia mais

6 Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel 239 Influência do tempo de armazenamento de frutos de macaúba Acrocomia

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE HÍBRIDOS DE MILHO

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE HÍBRIDOS DE MILHO AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE GRÃOS DE HÍBRIDOS DE MILHO Cíntia Michele de Campos Baraviera 1, Carlos Caneppele 2, Luana Glaup Araújo Dourado 1, Nayra Fernandes Aguero 1, 1. Mestrandas em Engenharia

Leia mais

Temperatura de Superfícies Naturais

Temperatura de Superfícies Naturais Temperatura de uperfícies Naturais Capítulo VII Objetivos: 1. Justificar a importância da temperatura do solo às plantas; 2. Relacionar a temperatura do solo com o balanço de radiação na superfície; 3.

Leia mais

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E VIGOR DE SEMENTES EM PROGÊNIES DE CAMUCAMUZEIRO ESTABELECIDAS NO BAG DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL Walnice Maria Oliveira do Nascimento¹, Olivia Domingues Ribeiro², Orlando Maciel

Leia mais

Palavras-chave: Calor Específico, Condutividade Térmica, Difusividade Térmica.

Palavras-chave: Calor Específico, Condutividade Térmica, Difusividade Térmica. XIV CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PROPRIEDADES TERMOFÍSICAS REAL DE SEMENTES DE JACA EM FUNÇÃO DO TEOR DE ÁGUA, NA TEMPERATURA AMBIENTE. Douglas Vinicius Pinheiro

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA RESUMO ABSTRACT

INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA RESUMO ABSTRACT INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE SECAGEM SOBRE AS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS GRÃOS DE SOJA Fernando Mendes Botelho 1, Suian José Granella 2, Sílvia de Carvalho Campos Botelho 3, Taise Raquel Bechlin Garcia 4

Leia mais

em função da umidade e rotação de colheita

em função da umidade e rotação de colheita 11 em função da umidade e rotação de colheita SOUZA, L.S.N. de 1 ; BARBOSA, C.A.C. 2 ; HENNING, A.A. 3 ; KRZYZANOWSKI, F.C. 3 ; HENNING, F.A. 3 ; CONTE, O. 3 1 UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Londrina,

Leia mais

Palavras-chave: armazenamento de grãos, dimensionamento, Triticum aestivum.

Palavras-chave: armazenamento de grãos, dimensionamento, Triticum aestivum. 77 ISSN: 2316-4093 Determinação do ângulo de repouso, volume unitário, eixos ortogonais e esfericidade de trigo João Angelo Silva Nunes 1, Antônio Tássio Ormond 1, Carlos Caneppele 2, Samara Lorâine Soares

Leia mais

Propriedades térmicas de cinco variedades de café cereja descascado 1

Propriedades térmicas de cinco variedades de café cereja descascado 1 475 Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.6, n.3, p.475-480, 00 Campina Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agriambi.com.br Propriedades térmicas de cinco variedades de café cereja descascado

Leia mais

EFEITO DA TORTA DE MAMONA SOBRE O CRESCIMENTO DA MAMONEIRA BRS 149 NORDESTINA.

EFEITO DA TORTA DE MAMONA SOBRE O CRESCIMENTO DA MAMONEIRA BRS 149 NORDESTINA. EFEITO DA TORTA DE MAMONA SOBRE O CRESCIMENTO DA MAMONEIRA BRS 149 NORDESTINA Joab Josemar Vitor Ribeiro do Nascimento 1, Maria José Vieira Tavares 2, Liv Soares Severino 3, Valdinei Sofiatti 3 1UFCG,

Leia mais

Physical properties of robusta coffee berries during drying: determination and modelling

Physical properties of robusta coffee berries during drying: determination and modelling 65Propriedades físicas de frutos de café robusta durante Botelho, a secagem: F. M. et al. determinação e modelagem Fernando Mendes Botelho 1, Paulo Cesar Correa 2, Sílvia de Carvalho Campos Botelho 3,

Leia mais