Ácidos Nucleicos e Nucleotídeos
|
|
|
- Gabriella Costa Almada
- 8 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Ácidos Nucleicos e Nucleotídeos Andrés M Gonçalves de Jesus; Danilo Badaró; Diego Oliveira; Erica Saemi Miyasato; Fernando Pereira; Rodolfo M. de Aquino
2 Ácidos nucleicos são constituídos por nucleotídeos Os ácidos nucleicos, que incluem DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico), são feitos de monômeros conhecidos como nucleótideos. Cada nucleotídeo tem três componentes combinados: um açúcar de 5 carbonos, um grupo fosfato e uma base nitrogenada.
3 Ácidos nucleicos são constituídos por nucleotídeos
4 Nucleotídeos ou nucleosídeos Nucleosídeo é constituído por uma base nitrogenada (citosina, adenina, guanina, timina ou uracila) e por uma pentose (ribose ou desoxirribose) sem a presença do grupo fosfato.
5 Nucleotídeos ou nucleosídeos
6 Bases nitrogenadas Bases nitrogenadas Pirimidinas - Heterociclo aromá-co de seis membros com átomos de nitrogênio nas Posições 1 e 3. A Citosina (C), Timina (T) e o Uracila (U) são exemplos de pirimidinas.
7 Bases nitrogenadas Bases nitrogenadas Purinas - Heterociclo aromático bicíclico que inclui tanto um anel de 5 membros como um anel de 6 membros. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas.
8 Bases nitrogenadas
9 Ribose Pentose - A pentose é o elo entre a base nitrogenada (purina ou pirimidina) e o grupo fosfato. Ela se liga a base nitrogenada através de uma ligação fosfoéster com a hidroxila ligada ao carbono-5 da pentose para o carbono-3 da próxima pentose. A ligação entre a base nitrogenada e a pentose é feita covalentemente através de uma ligação N- glicosídica com a hidroxila ligada ao carbono-1 da pentose.
10 Ribose Pentose - as pentoses do DNA e RNA se diferenciam pela presença de um grupo hidroxila no carbono-2 deste.
11 Ribose
12 Ribose
13 Ribose A pentose pode apresentar diferentes conformações, que implica em diferentes formatos de nucleotídeos. Uma conformação possível envolve ter o carbono-2 acima do plano, e outra, o carbono-3 acima do plano. A conformação C3 deixa as hidroxilas 5 e 3 mais próximas entre si do que é visto na conformação C2, de forma que a distância entre os nucleotídeos adjacentes seja reduzida.
14 Ribose
15 DNA RNA Pentose Desoxirrbose Ribose Bases púricas Adenina e Guanina Adenina e Guanina Bases pirimidicas Citosina e Timina Citosina e Uracila Estruturas Duas cadeias helicoidais Uma única cadeia Enzima hidrolítica DNAase RNAase Origem Replicação Transcrição Enzima sintética DNA-polimerase RNA-polimerase Função Informação genética síntese de proteínas
16 Estrutura do DNA Cons-tuído por duas fileiras de polinucleogdeos. Em cada fita de DNA, o corrimão é formado por ligações (fosfodiéster) entre moléculas de açúcar e radicais fosfato. O radical fosfato se liga ao carbono 3 de um açúcar e ao carbono 5 do seguinte.
17
18
19 Estrutura do DNA O DNA pode formar uma dupla hélice, constituída por duas fileiras de polinucleotídeos, unidas entre si por ligações de hidrogênio. A ligação de hidrogênio promove a forma e a estabilidade do DNA para proteger o código genético, mas também prevê a fácil ruptura das ligações ( Unzip ) através da ação de enzimas para a replicação do DNA.
20 Estrutura do DNA
21 Pareamento de bases Cada -po de base nitrogenada pode interagir com uma outra base complementar, formando ligações de hidrogênio.
22 Pareamento de bases Guanina pareia com Citosina
23 Pareamento de bases Adenina pareia com Timina
24 Tipos de hélices de DNA Dependendo da conformação das riboses de cada fileira de polinucleotíeos, assim como de característcas do meio, o DNA pode formar diferentes tipos de dupla hélice.
25 Tipos de hélices de DNA A mais comum dupla hélice de DNA em condições fisiológicas é chamada B-DNA, e ela é formada quando o C2 está acima do eixo da molécula, como vimos anteriormente.
26 Tipos de hélices de DNA Na forma B, as bases nitrogenadas estão bem alinhadas próximas ao eixo da dupla hélice.
27 Tipos de hélices de DNA Uma outra forma menos comum de DNA é a A-DNA, que ocorre quando a pentose apresenta o C3 acima do plano, aproximando os grupos fosfato entre si e reduzindo a distância entre nucleotídeos por aproximadamente 1 Angstrom em relação à forma B.
28 Tipos de hélices de DNA Outra diferença entre a forma B e A é que nesta, as bases nitrogenadas estão orientadas para longe do eixo central, resultando na formação de uma dupla hélice mais aberta.
29 Tipos de hélices de DNA
30 Tipos de hélice de DNA O DNA pode formar um outro tipo de dupla hélice, chamado de Z-DNA, quando possui em sua estrutura pares alternados CGCGCG, nos quais o nucleotídeo contendo a guanina apresenta conformação C3 (semelhante ao A-DNA) e a base nitrogenada está na conformação syn (tanto no A quando no B-DNA as bases estão na conformação anti).
31 Tipos de hélice de DNA
32 Tipos de hélice de DNA
33 Geometry attribute: A-form B-form Z-form Helix sense right-handed right-handed left-handed Rotation/bp /2 Rise/bp along axis 2.6 Å (0.26 nm) 3.4 Å (0.34 nm) 3.7 Å (0.37 nm) Rise/turn of helix 28.6 Å (2.86 nm) 35.7 Å (3.57 nm) 45.6 Å (4.56 nm) Glycosyl angle anti anti pyrimidine: anti, purine: syn Nucleotide phosphate to phosphate distance 5.9 Å 7.0 Å C: 5.7 Å, G: 6.1 Å Sugar pucker C3'-endo C2'-endo C: C2'-endo, G: C3'-endo
34 Estrutura do DNA A molécula de DNA pode sofrer enrolamento no sen-do da sua progressão e também dobrar sobre si própria. Essas conformações designam-se por supercolling que se poderá traduzir por sobre-enrolamento ou superenrolamento. A estrutura terciária do DNA encontra-se nos eucariotas, nos seus nucleossomas, situação em que o enrolamento se faz em torno das histonas.
35 Estrutura do DNA O DNA pode formar superenrolamento para a direita (nega-vo) ou para a esquerda (posi-vo). O superenrolamento nega-vo comunica um stress torcional ao DNA que favorece a separação das cadeias. Nas células existem enzimas denominadas Topoisomerases que são capazes de conferir superenrolamento ao DNA (DNA-girase) e também de o desenrolar (Topoisomerase I).
36 Estrutura do DNA
37 Estrutura do RNA Diferentemente do DNA, o RNA é constituído de uma única fileira de polinucleotídeos. Além disso, sua ribose possui uma hidroxila no carbono-2, e não possui a base nitrogenada Timina, sendo essa substituída pela Uracila. Existem diversos tipos de RNA - transportador, ribossômico, mensageiro, entre outros - mas as estruturas de todos compartilham o mesmo esqueleto.
38 Estrutura do RNA Embora não seja constituído por dois polinucleotídeos, o RNA ainda assim pode dobrar a si mesmo e formar estruturas secundárias e terciárias, como duplas hélices e loops internos. Pelo fato de o RNA possuir uma hidroxila no C2, o RNA não forma dupla hélice B, por motivos estéricos. Forma, portanto, hélice do tipo A.
39
40
41
42 Estrutura do RNA Pelo fato de o RNA não adotar apenas uma longa cadeia de dupla hélice, ele pode adotar uma variedade de estruturas terciárias. Isso ocorre porque o RNA possui bastante liberdade rotacional nas suas regiões não pareadas.
43 Estrutura do RNA O RNA possui auto complementaridade maior do que a do DNA, uma vez que apresenta uma interação entre bases nitrogenadas extra, o U-G, além de A-U e C-G.
44 Métodos de análise A existência de uma dupla hélice de DNA ou uma estrutura secundária de RNA é dependente das condições do meio, dentre as quais se encontram temperatura e ph. Uma temperatura alta implica em maior energia sendo aplicada no sistema, possibilitando a abertura dessas estruturas secundárias.
45 Métodos de análise
46 Métodos de análise Essa abertura pode ser acompanhada por métodos espectrométricos, como a absorção de luz UV a 260 nm. As bases nitrogenadas empilhadas em uma dupla hélice blindam umas as outras da luz. Como resultado, teremos uma menor absorção para o DNA em dupla hélice em comparação com uma fileira única de polinucleotídeos.
47 Métodos de análise A ressonância magnética nuclear, em conjunto com espectrometria e difração de raio X, pode ser utilizada para elucidar a forma tridimensional de um ácido nucleico.
48
49
50 Métodos de análise Ao expor um cristal de polinucleotídeos a feixes de raio-x, obtemos um padrão de difração que pode ser interpretado para elucidação estrutural.
51
Grupo 14 - Ácidos Nucléicos: Nucleotídeos, DNA e RNA.
Grupo 14 - Ácidos Nucléicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Andrés M Gonçalves de Jesus; Danilo Badaró; Diego Oliveira; Erica Saemi Miyasato; Fernando Pereira; Rodolfo M. de Aquino Ácidos nucleicos são biopolímeros,
Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo
2 - ÁCIDOS NUCLÉICOS Na natureza há dois tipos de ácidos nucléicos: DNA ou ácido desoxirribonucléico e RNA ou ácido ribonucléico. Analogamente a um sistema de comunicação, essas informações são mantidas
Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011
Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas
1 Elab.: Prof. : Gilmar
1 Elab.: Prof. : Gilmar 2 Elab.: Prof. : Gilmar Introdução Os ácidos nucléicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades e pela manutenção da estrutura das células, além de estarem relacionados
Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes
Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap
Estrutura do DNA 16/05/2018 ÁCIDOS NUCLÉICOS HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS. Adenina. Guanina. Citosina. Uracila. Timina GREGOR MENDEL
ÁCIDOS NUCLÉICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande número de NUCLEOTÍDEOS, que são unidades formadas por três tipos de substâncias químicas: - Uma base nitrogenada:
DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena
EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS. Telmo Giani Fonte: Internet
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Telmo Giani Fonte: Internet OS ÁCIDOS NUCLEICOS DNA Ácido fosfórico Desoxirribose Bases Púricas: A e G Bases Pirimídicas: C e T Dupla fita RNA Ácido fosfórico Ribose
Profº André Montillo
Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É um polímero, ou seja, uma longa cadeia de nucleotídeos. Estrutura Molecular dos Nucleotídeos: Os nucleotídeos são constituídos por 3 unidades: Bases
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS Nucleotídeos É a unidade formadora dos ácidos nucléicos: DNA e RNA. É composto por um radical fosfato, uma pentose (ribose RNA e desoxirribose DNA) e uma base nitrogenada
ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES
DNA ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES Prof. Edimar Campos Antes de 1950 sabia-se apenas que qualquer que fosse a natureza do material genético, ele deveria possuir 3 características importantes: O MATERIAL
MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR
MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR Aula 1 - Estrutura e Propriedades dos Ácidos Nucleicos Evidências de que o DNA constitui o material genético Experimento de Frederick Griffith (1928) Pneumococcus pneumoniae
Biologia Celular e Molecular:
Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Estrutura e Fisiologia da Célula Os Ácidos Nucleicos Os ácidos nucleicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsáveis pelo controle dos processos
ÁCIDOS NUCLÉICOS 15/6/2010. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica. - Desoxirribose, presente no DNA; - Ribose, presente no RNA.
Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica ÁCIDOS NUCLÉICOS Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Cuiabá Maio de 2010 São as biomoléculas com a função de armazenamento e expressão da informação
Estrutura do DNA. Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura dos ácidos nucleicos. Estrutura dos ácidos nucleicos 09/03/2017
Macromoléculas Ácidos Nucleicos (DNA e RNA) Estrutura do DNA James Watson e Francis Crick (1953) Esclareceram a estrutura do DNA: dupla hélice composta de 2 filamentos de nucleotídeosque se enrolam em
GENÉTICA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Departamento de Genética - Instituto de Biologia UFRJ
Formação Continuada nas Áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias Plano de Trabalho Individual UFRJ GENÉTICA NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM Departamento de Genética
3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos
1 3 Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos - São compostos ricos em energia - Funcionam como sinais químicos - São reservatórios moleculares da informação genética a) Nucleotídeos - São encontrados polimerizados
BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Transcrição e Tradução. Prof. Daniele Duó
BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Prof. Daniele Duó O código genético É a relação entre a sequência de bases no DNA e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína; Guarda toda informação
Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Bianca Lobão - nº USP: Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP:
Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA Bianca Lobão - nº USP: 9370841 Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP: 9370726 Nucleotídeos Compõem a estrutura das moléculas de DNA e RNA; São compostos
A Estrutura dos Ácidos Nucléicos
Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular A Estrutura dos Ácidos Nucléicos Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP Biotecnologia/UFPel
Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos
Aula de Bioquímica II Tema: Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP
ÁCIDOS NUCLEICOS.
ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS, DNA e RNA, são moléculas que contêm as instruções de como fazer o organismo. Elas são formadas de nucleotídeos, que são uma base nitrogenada, um fosfato
Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.
Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,
Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão das características individuais:
Atividade extra Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais os processos que resultam na expressão
Introdução à Bioquímica
Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Tópicos! Estrutura e função
CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS
2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CÉLULAS Células são estruturas complexas e diversas; São capazes de autoreplicação; Realizam uma ampla variedade de papeis especializados em organismos multicelulares:
BIOQUÍMICA GERAL. Prof. Dr. Franciscleudo B. Costa UATA/CCTA/UFCG. Aula 7 Ácidos Nucleicos. Definição NUCLEOTÍDEO (RNA)
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos BIOQUÍMICA GERAL Definição Importância e aplicações Estrutura Geral Função
14/02/2017. Genética. Professora Catarina
14/02/2017 Genética Professora Catarina 1 A espécie humana Ácidos nucleicos Tipos DNA ácido desoxirribonucleico RNA ácido ribonucleico São formados pela união de nucleotídeos. 2 Composição dos nucleotídeos
Unidade 5 Crescimento e Renovação Celular
Unidade 5 Crescimento e Renovação Celular 5.1 Crescimento e Renovação Celular Aula nº2-17/set/08 Prof. Ana Reis ( ) uma dupla totalmente ignorante da química dos nucleótidos, desejosa de encaixar o DNA
Nucleotídeos e Ácidos Nucleicos. Maiara Paparele dos Santos
Nucleotídeos e Ácidos Nucleicos Maiara Paparele dos Santos Conceito Ácidos nucleicos sequência de nucleotídeos o moedas energéticas; o Componentes de cofatores enzimáticos o DNA (ácido desoxirribonucleico)
Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição
Introdução a Biologia Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas
ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS
Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: [email protected] NÚCLEO Abriga do material genético
Sociedade, Tecnologia e Ciência. DR1 - O Elemento, Graça Mendonça. Núcleo Gerador 7 DNA
DNA Trabalho realizado por: Rafael Lourenço Fábio Rodrigues Miguel Almeida Rodrigo Sambento 1 á g i n a Índice INTRODUÇÃO... 3 DNA... 4 Organização do DNA na célula... 4 Elementos básicos dos ácidos nucleicos...
IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)
Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes
Qual o nome das bases pirimídicas?. R: Timina e Citosina. Quais os constituintes dos nucleótidos?
O que significam as siglas? R: Ácido desoxirribonucleico. A molécula de tem mensagens codificadas em sequências de que contêm bases púricas e pirimídicas. R: nucleótidos Qual o nome das bases pirimídicas?.
Genética de microrganismos. Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis
Genética de microrganismos Disciplina: Princípios de Microbiologia Professor: José Belasque Junior Monitora: Gislâine Vicente dos Reis Piracicaba, outubro 2014 Histórico 1868- Primeiro a estudar o núcleo
DNA e RNA Replicação do DNA
DNA e RNA Replicação do DNA 1953 1952 1952 1944 1928 1869 À descoberta do Material Genético Watson e Crick Modelo do DNA dupla hélice Hershey-Chase experiências com bacteriófagos confirmam o DNA como suporte
Aula ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS. META Apresentar a estrutura molecular do DNA e RNA.
ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS META Apresentar a estrutura molecular do DNA e RNA. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: conhecer as estrutura de um nucleotídeo; compreender as propriedades dos
Ácidos Nucléicos. Prof Dr Eduardo Brum Schwengber
Ácidos Nucléicos Prof Dr Eduardo Brum Schwengber Tópicos Abordados em Aula Nucleosídeos Nucleotídeos Polinucleotídeos Ácido desoxirribonucléico (ADN ou DNA) Ácido Ribonucléico (ARN ou RNA) Roteiro para
DNA. Dados relevantes para a compreensão da sua estrutura.
DN Dados relevantes para a compreensão da sua estrutura. DN: dados relevantes para a compreensão da sua estrutura. Em 1950, Erwin hargaff, ao estudar amostras de DN de diversas espécies, constatou que
AULA TEMÁTICA. DNA: uma análise bioquímica
AULA TEMÁTICA DNA: uma análise bioquímica QUÍMICA Prof. Hedilberto Alves Questão 01 Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas. A interação
A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice.
A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças e a produção de medicamentos específicos.
Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos
Aula de Bioquímica Avançada Tema: Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo
Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS
Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS DNA O DNA é formado por 3 elementos básicos. Fosfato, Pentose (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Essa unidade é chamada de nucleotídeo. As bases
REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição
REVISÃO: Terceira Unidade Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JUL/2011 HISTÓRICO 1957 CRICK e GAMOV Dogma Central da Biologia Molecular A Célula DIFERENCIAÇÃO Núcleo: DNA CRESCIMENTO
Resoluções das atividades
Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os
ÁCIDOS NUCLEICOS. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: - Ácido desoxirribonucleico (DNA) - Ácido ribonucleico (RNA)
ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS Em 1868, F. Miesher, num importante trabalho de citoquímica, isolou e analisou o núcleo das células. As substâncias constituintes do núcleo foram designadas nucleínas.
Núcleo celular. Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares. Carioteca
Núcleo celular Responsável pela transmissão da hereditariedade e centro de comando das atividades celulares Carioteca Dupla camada de lipídios, contendo poros (passagem de grandes moléculas) Cariolinfa
Aula 14 ÁCIDOS NUCLEICOS. André Luís Bacelar Silva Barreiros Marizeth Libório Barreiros. META Introduzir o aluno ao estudo dos ácidos nuleicos.
Aula 14 ÁCIDOS NUCLEICOS META Introduzir o aluno ao estudo dos ácidos nuleicos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Saber definir e classificar os ácidos nulceicos. Conhecer as funções biológicas
Estrutura do DNA HISTÓRICO HISTÓRICO ÁCIDOS NUCLÉICOS JAMES WATSON e FRANCIS CRICK. 1953: Watson and Crick GREGOR MENDEL
ISTÓI Estrutura do DA 1953: Watson and rick 1865 - GEG MEDEL Estudou cruzamento entre diferentes tipos de ervilhas demonstrando que certas características físicas dessas plantas eram transmitidas de geração
Biologia Molecular. O que é Biologia Molecular? Aplicabilidades da Biologia Molecular 3/12/2017. IFSC Campus Lages. Prof.
IFSC Campus Lages Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri O que é Biologia Molecular? Aplicabilidades da Biologia Molecular Genética do Câncer Doenças com herança complexa Preservação de espécies ameaçadas
Ácidos nucleicos. Disponível em: <http://carmelourso.files.wordpress.com/2011/08/3d-dna-cover.jpg>. Acesso em: 21 fev
Ácidos nucleicos Ácidos nucleicos Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2012. Núcleo celular Define as características morfofisiológicas da
Estrutura e funções do DNA e RNA. Prof. Dr. Gabriel Feresin
Estrutura e funções do DA e RA Prof. Dr. Gabriel Feresin [email protected] ISTÓRIC Fatores hereditários (Mendel) eram conhecidos como estando associados a características específicas, mas sua
Aula 8 SERES HUMANOS. Estrutura 3D do DNA. Histórico: a nucleína. Histórico. Introdução a Bioquímica: Biomoléculas.
Introdução a Bioquímica: Biomoléculas SERES HUMANOS Ignez Caracelli BioMat DF UNESP/Bauru Aula 8 Estrutura 3D do DNA Julio Zukerman Schpector LaCrEMM DQ UFSCar ORGANISMO CÉLULA NÚCLEO CROMOSSOMOS (DNA+PROTEÍNAS)
LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS
LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS 1) (OSEC-SP) - Quanto à sua estrutura química, o DNA e o RNA são A) polipeptídeos. B) nucleoproteínas. C) polissacarídeos. D) fosfatídeos. E) polinucleotídeos. 2)
BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS BIOQUÍMICA
BIOVESTIBA.NET VIRTUAL UFRGS BIOQUÍMICA 1. (Ufrgs 2015) Observe a tira abaixo. Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado
Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto
Organização estrutural e funcional do núcleo Professor Otaviano Ottoni Netto Núcleo Celular Estrutura do Núcleo Alberts et al., 1994 - págs 335 e 345 _Tráfego de proteínas entre núcleo e citoplasma_
Estrutura e Função de Ácidos Nucléicos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC BIOQUÍMICA BIO0001 Estrutura e Função de Ácidos Nucléicos Prof Karine P. Naidek Novembro/2016 Os Ácidos
Biologia e Geologia 10º ano. Natércia Charruadas 2011
Biologia e Geologia 10º ano Natércia Charruadas 2011 Todos os seres vivos, logo todas as células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões macromoléculas. Estas são formadas por um
Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com
Criado e Desenvolvido por: RONNIELLE CABRAL ROLIM Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLÉICOS: são substâncias formadoras de genes, constituídas por um grande
Com base nos conhecimentos sobre ácidos nucleicos e genética, pode-se afirmar:
LISTA DE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO 01 - (Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública) O DNA é o material genético dos seres vivos. A molécula é uma dupla hélice formada pela união de nucleotídeos e sua
Núcleo. Vera Andrade Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular
Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Núcleo Robert Brown (1833) descreveu o núcleo celular Nux (grego) = semente, por ser considerado tão importante para a célula quanto a semente é para
Estrutura e função dos ácidos nucléicos. Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva
Estrutura e função dos ácidos nucléicos Profa. Melissa de Freitas Cordeiro-Silva > Polímeros de nucleotídeos Funções: DNA (ácido desoxirribonucléico) : > Armazenar as informações necessárias para a construção
ESTRUTURAS E FUNÇÕES BIOLÓGICAS DOS NUCLEOTÍDEOS: OS ÁCIDOS NUCLÉICOS
ESTRUTURAS E FUNÇÕES BIOLÓGICAS DOS NUCLEOTÍDEOS: OS ÁCIDOS NUCLÉICOS META Introduzir o estudo das funções biológicas, propriedades químicas e estruturas dos nucleotídeos. OBJETIVOS Ao final desta aula,
DNA: estrutura. Johann Friedrich Miescher 1868 nucleína. Griffith F princípio transformante. Avery e col 1944 DNA - princípio transformante.
DNA: Estrutura DNA: estrutura Johann Friedrich Miescher 1868 nucleína Griffith F 1928 - princípio transformante. Avery e col 1944 DNA - princípio transformante. Hershey and Chase 1952 Bacteriófago. Griffith
Introdução a Biologia Molecular: DNA Genética Humana
Introdução a Biologia Molecular: DNA Genética Humana Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JAN/2012 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas
BIOLOGIA MOLECULAR. João Carlos Bespalhok Filho Professor Associado DFF/UFPR
BIOLOGIA MOLECULAR João Carlos Bespalhok Filho Professor Associado DFF/UFPR Definição Biologia Molecular é o campo da biologia que estuda a composição, estrutura e interações de moléculas celulares -tais
Resposta: C Comentário: Resposta: D Comentário: Item A: falso Item B: falso Item C: falso Item D: verdadeiro Item E: falso Resposta: C Comentário:
1. Comentário: A molécula de DNA é formada por uma dupla hélice de polinucleotídeos unidos por pontes de hidrogênio. Ao se replicar, as pontes de hidrogênio são quebradas e as hélices se separam, havendo
Núcleo. Introdução. O núcleo
Introdução Núcleo Suponha que você tenha uma informação muito valiosa. Vamos imaginar que essa informação seja um projeto de engenharia. Na verdade, não é simplesmente o projeto de uma casa, carro ou algum
BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos
BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;
Ácidos Nucleicos e suas propriedades
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 060- Biotecnologia Vegetal Ácidos Nucleicos e suas propriedades Professores: Bruno Portela Brasileiro
Carregadores de energia. ATP, GTP, etc. Cofatores e coenzimas. Coenzima A, FAD, NAD. Mensageiros químicos. AMP cíclico, GMP cíclico
Nucleotídeos: funções essenciais Unidades monoméricas dos ácidos nucléicos Carregadores de energia ATP, GTP, etc Cofatores e coenzimas Coenzima A, FAD, NAD Mensageiros químicos AMP cíclico, GMP cíclico
Conceitos Básico sobre Biologia molecular
Conceitos Básico sobre Biologia molecular UFMS Mestre: Paula Cristhina Niz Xavier INTRODUÇÃO A biologia molecular tem aplicação expressiva na pesquisa de marcadores genéticos úteis no diagnóstico laboratorial.
Equipe de Biologia. Biologia
Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 5B Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia Ácidos nucléicos Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores
Clique para editar o estilo do título mestre
sub 23/07/2014 1 23/07/2014 1 AU09 Estrutura título e Função mestre do Material Genético Nalini subtítulo Drieli Josviak mestre Doutorado [email protected] 23/07/2014 2 23/07/2014 2 Material Genético:
Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo
Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo [email protected] Genética Estuda
Princípios moleculares dos processos fisiológicos
2012-04-30 UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO FACULDADE DE CIÊNCIAS DEI-BIOLOGIA ---------------------------------------------- Aula 5: Princípios moleculares dos processos fisiológicos (Fisiologia Vegetal, Ano
Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes
Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Revisão Geral Sumário História da Genética Molecular DNA e RNA Dogma Central Replicação Transcrição
03/02/2010. Estrutura de Ácidos. Nucléicos e. Organização do. Genoma Humano. DNA por Watson & Crick, (Nature 171: ).
DNA por Watson & Crick, 1953 Estrutura de Ácidos Nucléicos e Organização do Genoma Humano (Nature 171: 737-738). Modelo de estrutura tridimensional do DNA, baseado principalmente nos estudos de difração
NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA EM TURMA 212 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE
1925 *** COLÉGIO MALLET SOARES *** 2017 92 ANOS DE TRADIÇÃO, RENOVAÇÃO E QUALIDADE DEPARTAMENTO DE ENSINO DATA: / / NOTA: NOME: N CADERNO DE RECUPERAÇÃO DE BIOLOGIA EM TURMA 212 PROFª FERNANDA 2º BIMESTRE
Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica BÁSICA EM IMAGENS
Universidade Federal de Pelotas Instituto de Química e Geociências Departamento de Bioquímica 05 BÁSICA EM IMAGENS - um guia para a sala de aula Nucleotídeos Hierarquia estrutural na organização molecular
Ácidos Nucleicos e suas propriedades
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 060- Biotecnologia Vegetal Ácidos Nucleicos e suas propriedades Prof a. Renata FaierCalegario
DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.
Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA
LABORATÓRIO DE TOXINOLOGIA E PLANTAS MEDICIMAIS
BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLÉICOS Prof a. Dr a. Doroty M. Dourado LABORATÓRIO DE TOXINOLOGIA E PLANTAS MEDICIMAIS Diagnóstico molecular Diagnóstico molecular é uma forma de prever o desenvolvimento
1. (Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade.
1. (Acafe 2016) Cientistas identificam nova mutação genética relacionada à obesidade. Um estudo realizado por pesquisadores do departamento de medicina da Imperial College London, na Inglaterra, revelou
Aula teórica sobre: Biopolímeros. Biopolímeros
Disciplina: Química Prof.: Arthur Kael Turma: T / R 11/07/2017 Aula teórica sobre: Biopolímeros Biopolímeros Polímeros Definição: Polímeros são macromoléculas formadas por repetições de unidades moleculares
Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Engenharia de Lorena EEL Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Angela da Silva Machado Súmula da aula... Estrutura e função dos
Capítulo 10. versão 0.5. Estrutura de ácidos nucleicos
Capítulo 10 versão 0.5 Estrutura de ácidos nucleicos Todos os livros de biologia molecular, em qualquer nível, mostram em detalhes a estrutura "Watson e Crick cis" do DNA, onde duas fitas polinucleotídicas
genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.
GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento
A Química da Vida. Gabriela Eckel
A Química da Vida Gabriela Eckel Água A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por
DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma
DNA, cromossomos e organização dos genes do genoma Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Genoma
Núcleo Celular. Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause
Núcleo Celular Biomedicina primeiro semestre de 2012 Profa. Luciana Fontanari Krause Núcleo Celular Eucarioto: núcleo delimitado por membrana nuclear (carioteca) Portador dos fatores hereditários e controlador
Revisão sobre ácidos nucleicos, seu e síntese de proteínas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques
Revisão sobre ácidos nucleicos, seu e síntese de proteínas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Fluxo da informação genética Estrutura dos ácidos nucléicos Estrutura geral dos nucleotídeos Estrutura geral
Disciplina: Bioquímica, Prof. Dr. Vagne Oliveira
Disciplina: Bioquímica, Prof. Dr. Vagne Oliveira E-mail: [email protected] Aspectos gerais Tipos Ácido Ribonucléico RNA 100 a milhares de nucleotídeos Ácido Desoxirribonucléico DNA até 100
