CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA"

Transcrição

1 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011

2 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA Um Serviço de Instalação aberto pode ser incrementado com detalhes importantes, tais como, seleções musicais, adereços, e apresentação de símbolos adequados para a cerimônia. Isto deve ser feito da forma mais impressionante possível, pois é uma oportunidade para os DeMolays explicarem e exemplificarem os objetivos da Ordem para aqueles que jamais poderão aprender de outra maneira. A critério do Grande Mestre de Estado, os Oficiais poderão ser instalados nesta ordem ou na ordem inversa, somente. Além disso, a instalação de alguns oficiais poderá ser dividida entre os demais membros do time de Oficiais Instaladores. Isto permitirá que os outros Oficiais tenham oportunidades de participar. No entanto, o Oficial Instalador é responsável por sempre conhecer toda a parte que lhe cabe na cerimônia. Ao instalar um oficial, o membro do time de Oficiais Instaladores deverá se movimentar para o ponto O. Os movimentos de solo deverão ser feitos da maneira mais eficiente possível. Com a permissão do Grande Mestre de Estado, o juramento do Mestre Conselheiro poderá ser dado por outro DeMolay ou adulto, mas deve ser feito de memória. Oficiais requeridos: Oficial Instalador: Primeiro Conselheiro Instalador: 1ºC.I. Segundo Conselheiro Instalador: 2ºC.I. Mestre de Cerimônias Instalador: MCer.I. Capelão Instalador: Cap.I. Primeiro Diácono Instalador: 1ºD.I.. Acessórios Requeridos: Malhetes no posto do e 1ºC.I.; Bíblia Sagrada fechada no Altar; livros escolares no posto do ; Bandeira Nacional padrão no local indicado no Diagrama Um; sete candelabros com velas arrumados como indicado no Diagrama Um; Itens Opcionais: Toalha para o Altar; Estandarte do Capítulo colocado conforme indicado no Diagrama Um; Flores no Altar; forro para as mesas; bastão para o MCer.I. Os membros da equipe instaladora ocupam os postos correspondentes aos dos Oficiais do Capítulo até o Oficial ser instalado, quando então os membros da equipe instaladora se sentarão em cadeiras extras que deverão ser reservadas para eles. Os Oficiais Instaladores formam uma fila simples na porta nesta ordem: 1ºC.I. 2ºC.I. MCer.I. Cap.I. 1ºD.I.. O, liderando a fila, se move do ponto A para D G F J formando um triângulo conforme o indicado: 1 C.I. 2ºC.I. 1ºD.I. MCer.I. Cap.I. Eles se ajoelham para um momento de prece silenciosa.

3 Amém Oficiais Instaladores se levantam e o se move J K S S V Z X e se vira para o Oeste. Simultaneamente 1ºC.I. se vira para a esquerda e 2ºC.I. se vira para a direita. Eles se movem para as respectivas faixas de movimentação e depois para os seus postos. Assim que eles alcançarem as faixas de movimentação, simultaneamente: 1ºD.I. se vira para a direita e MCer.I. e Cap.I. se viram para a direita. Eles se movem para as respectivas faixas de movimentação e depois para os seus postos, com o MCer.I. seguindo o Cap.I.. Todos, exceto o se sentam. Amigos, em nome do Capítulo... n.º... da Ordem DeMolay, nós lhes damos as boas vindas, muito cordialmente, a esta cerimônia de instalação dos Oficiais que foram eleitos ou nomeados para o mandato subsequente. Pode não ser fora de propósito, explicar agora, brevemente, as finalidades gerais de nossa ordem, para a qual, somente jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos são elegíveis a ingressar. Embora nós tenhamos sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, nós não temos segredos para o mundo no que se refere a nossa causa e objetivos centrais. Nós estamos ligados por uma melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida limpa, varonil, íntegra e patriótica o que será uma honra para nossos pais e amigos, e que merecerá o apreço de todos os homens de bem. Em nossas reuniões nós ensinamos somente princípios que estão em harmonia com este elevado propósito e em nossas vidas diárias tentamos praticá-los. Sentimos que podemos contar verdadeiramente com nossa Ordem em nossas vidas e em particular com a calorosa ajuda de todos os homens e mulheres de bem. Irmão Primeiro Diácono Instalador, você comparecerá ao Altar. Sugestão de música. 1ºD.I. se move X Z M para o candelabro 1, acende-o e acende os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, o começa o seguinte discurso assim que o 1ºD.I. ascende o candelabro 1. e 1ºD.I. coordenam a fala e a ação de modo que o candelabro 7 seja aceso quando o concluir seu discurso. Nossos antepassados bem sabiam que a liberdade religiosa, representada pela Bíblia Sagrada, que a liberdade civil, representada pela bandeira de nossa pátria, e a liberdade intelectual, representada pelos livros escolares, deviam sempre caminhar lado a lado e em ordem para serem efetivas. Em torno destes baluartes, a Ordem DeMolay coloca sete velas, simbolizando as Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay - amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Como a luz destas velas ilumina esta sala capitular, possa sua luz brilhar diante dos homens, afim de que eles possam ver os seus bons trabalhos e glorificar o seu Pai que está no céu. 1ºD.I. se move do candelabro 7, J K Z X, ele fita o Oeste.

4 1ºD.I. se senta. Irmão Primeiro Conselheiro Instalador, você abrirá a Bíblia Sagrada no Altar. *** (três batida) Todos se levantam. 1ºC.I. se move X Z H G J, fitando o Leste, ajoelha-se sem tocar o Altar, abre a Bíblia lenta e reverenciadamente, se levanta sem tocar o Altar. 1ºC.I. Abrimos a Bíblia Sagrada, o alicerce de nossa fé em dias eternos, sobre o Altar como um símbolo da liberdade religiosa que é um direito inalienável de todas as pessoas. Sobre este Altar não está o emblema de um credo ou o depósito de qualquer sistema de teologia, mas a palavra de um Deus vivo e verdadeiro, cuja Paternidade universal ensina a inevitável lição da fraternidade de todos os Seus filhos. Sem a oportunidade de adorar a Deus de acordo com os ditames da nossa própria consciência, nossa liberdade seria falsa e, por isso, como alicerce de todas as outras liberdades, nós colocamos a palavra de Deus sobre nosso Altar e eu, solenemente recomendo aos membros deste Capítulo que sempre caminhem a luz de seus ensinamentos e nunca se mantenham longe de suas páginas abertas. 1ºC.I. se move J G H Z X e se vira para o Leste. Irmão Segundo Conselheiro Instalador, você providenciará que a bandeira de nosso país seja apresentada no Altar. 2ºC.I. Irmão Primeiro Diácono Instalador, você apresentará a bandeira de nossa pátria no Altar. 1ºD.I. se movimenta diretamente para a Bandeira. 2ºC.I. Irmãos e amigos, vocês permanecerão de pé em atenção e saudação à nossa Bandeira. Permanecer em atenção e saudação significa estar de pé com a cabeça e o corpo eretos, os ombros para trás, as mãos sobre as laterais das pernas, dedos para baixo, estando os indicadores sobre a risca da costura lateral da calça. À proporção em que a Bandeira se move, a cabeça e o corpo se movem juntos de modo que a pessoa sempre esteja sempre olhando para a Bandeira. O 1 D.I. segura o mastro da Bandeira com as duas mãos. Poderá usar luvas brancas. (Veja as figuras). No Brasil, o 1ºD.I a retira com ambas as mãos, e coloca o mastro apoiado em seu ombro direito. Ao chegar em sua posição diante do Altar, coloca o mastro na posição vertical, segurando-o com a mão direita, ficando o pano desfraldado, porém sem tocar o chão. Quando o 1ºD.I. pegar a Bandeira, todas as pessoas permanecem em atenção, até que os Hinos tenham terminado e voltam a essa posição quando o 1ºD.I. se dirige com a Bandeira para o seu posto. O 1ºD.I. não canta os hinos. Sugestão de música. 1ºD.I. se move Z V U T Q Q F G, se vira para o Altar e permanece a uns 6 passos do ponto J. Todos, exceto o 1ºD.I. devem cantar os hinos. 2ºC.I. Cantemos o Hino à Bandeira.

5 Executa-se o Hino à Bandeira. 2ºC.I. Cantemos o Hino Nacional. Executa-se o Hino Nacional. 2ºC.I. se move X Z L N O e se vira para o Oeste. 2ºC.I. Apresentamos a bandeira no Altar, como um símbolo da liberdade civil, sem a qual não poderia haver liberdade religiosa. É oportuno que esta bandeira seja entregue a guarda desses jovens rapazes que logo se tornarão cidadãos e que por sua honra deverão defender esta bandeira, ou nos campos de batalha ou na perpétua luta dos bons cidadãos contra o mau. Em todas as crises da história desta nação nós temos chamado nossos jovens e agradecemos a Deus, que nunca nos deixou de responder. O verde, o amarelo, o azul e o branco em nossa bandeira representam as riquezas e a grandiosidade de nossa pátria que devemos aos nossos antepassados que lutaram para que pudéssemos desfrutar de liberdade. Nós, por isso, a apresentamos em nosso Altar como uma sentinela a nos guardar enquanto a veneramos e eu, solenemente, recomendo aos membros deste Capítulo que nunca deixem de protegê-la, e que, fora das paredes deste Capítulo, sempre vivam de maneira digna desta sagrada bandeira. 2ºC.I. se move O N L Z X e se vira para o Norte. Depois que o 2ºC.I. estiver em seu posto o 1ºD.I. se move G H S V e coloca a Bandeira em seu pedestal, e depois se move X e fita o Oeste. Todos, exceto o se sentam. O carregando os livros escolares, se move X T U R O, se vira para o Oeste e coloca os livros escolares no canto Nordeste do Altar. Do meu posto no Leste, emblema da manhã da vida, colocamos os livros escolares no Altar como um símbolo da liberdade intelectual, sem a qual não poderíamos ter liberdade civil nem religiosa. Eles são especialmente o símbolo do grande sistema de escolas públicas de nosso país, a fundação daquele esclarecimento universal que é a glória coroada de nossas instituições. O apoio devotado as nossas escolas públicas é um ensinamento cardial da Ordem DeMolay. Opomo-nos veementemente que um mesmo prédio comporte uma escola, uma igreja e uma sede do governo civil. Liberdade civil, religiosa e intelectual são três fontes da grandeza de nosso país, mas elas devem permanecer a sós, sob diferentes fundações e debaixo de tetos separados. Estes livros, representando aqueles que são levados para as escolas públicas por milhões de meninas e meninos todos os dias, são os símbolos vitais de nossas liberdades, como a Bíblia Sagrada, que é a regra e guia de nossa fé, ou a bandeira que protege a igreja, a escola e o poder civil. Nós, por isso, colocamos estes livros sobre o Altar e eu, solenemente, recomendo aos membros deste Capítulo sempre lutarem pela proteção, permanência e existência livre das escolas públicas, a cidadela de nossa segurança e a fonte única e verdadeira da liberdade em um governo do povo, pelo povo e para o povo. O se move O R U V Z X, se vira para o Oeste. Como nenhum grande empreendimento deve começar sem pedir a benção do Onipotente Deus, dirijam sua atenção ao Capelão Instalador que nos guiará em oração.

6 *** (três batidas) Todos se levantam. Irmão Capelão Instalador, você nos guiará em oração. As luzes são diminuídas. Cap.I., conduzido pelo MCer.I., se move X Z I J. MCer.I. e Cap.I. param no ponto J. MCer.I. dá um passo à frente, em direção ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap.I. dá um passo à frente em direção ao Altar e MCer.I. dá um passo para trás. Quando o Cap.I. e o MCer.I. deixarem seus postos, todos os DeMolays Ativos no Leste e o 1ºC.I. e 2ºC.I. descerão ao nível do chão. Os DeMolays ativos se ajoelharão sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecerão de pé. Todos os DeMolays Ativos, exceto o MCer.I., se ajoelham em uníssono com o Cap.I. Cap.I. Onipotente Deus, nosso Pai celestial, nós o agradecemos pelas muitas oportunidades que tivemos para mostrar os múltiplos dons de vossa graça. Nós vos agradecemos pelo privilégio de trabalhar e pelo conhecimento de vosso eterno amor. Pedimos vossa benção especial sobre esses Oficiais que assumem a responsabilidade de liderança neste Capítulo. Dê-lhes vossa orientação contínua e cuidado protetor. Dê-lhes a vontade de compreender, a coragem para fazer aquilo que é justo e a força para colocar em prática os vossos ensinamentos. Amém. TODOS Amém. Os DeMolays Ativos se levantam quando o Cap.I. levantar. Cap.I. dá um passo para trás, simultaneamente MCer.I. dá um passo à frente em direção ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap.I. dá um passo à frente, ficando do lado do MCer.I. Cap.I. conduzido pelo MCer.I. se move J K V Z Cap.I. cruza à frente do MCer.I. e move X, permanecendo virado de frente para o seu Posto. MCer.I. move X Z. MCer.I. e Cap.I. se viram para o Oeste simultaneamente. Assim que o Cap.I. é levado do Altar, todos os DeMolays Ativos que se sentam no Leste e o 1ºC.I. e 2ºC.I. retornam aos seus Postos. As luzes são totalmente acesas. Eu agora declaro este Capítulo aberto com a finalidade de instalação. Todos, exceto o, se sentam. Sugestão de música. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você lerá o nome dos Oficiais que foram eleitos ou nomeados para servir este Capítulo no mandato subsequente. Se o Capítulo desejar os Oficiais que serão instalados já poderão estar sentados dentro da Sala Capitular, ou nos postos que estão prestes a assumir, ou em

7 alguma outra área reservada para este fim. Se qualquer um destes métodos for utilizado, os Oficiais formarão o triângulo como ilustrado na Figura 2 quando seus nomes forem lidos. Ou, se o espaço permitir, os Oficiais poderão se sentar no triângulo ilustrado na Figura 2, a partir do início da cerimônia. Esta parte poderá ser omitida por opção do Grande Mestre de Estado. Irmãos do Capítulo, vocês estão diante daqueles que foram eleitos ou nomeados para servir no mandato subsequente. Vocês prometem fiel cooperação com todos os seus esforços para o crescimento dos interesses de nossa Ordem? TODOS Nós prometemos. Vocês prometem deixar de lado todos os pequenos ciúmes e ambições e trabalhar leal e assiduamente com eles no cumprimento do dever ou da parte do seu trabalho que lhe for designada? TODOS Nós prometemos. Irmãos Conselheiros, vocês puderam ouvir de seus irmãos a garantia das promessas de leal apoio dentro e fora do Capítulo. Vocês, por sua vez, prometem trabalhar zelosamente com eles para levá-los em direção aos propósitos que a todos anima? Cons. Nós prometemos. Irmãos Conselheiros e irmãos deste Capítulo, em nome de nossa Ordem, eu aceito suas promessas de cooperação como um feliz presságio de sucesso que esse zelo e harmonia mútuos asseguram. O trabalho comum não pode ser feito só por Oficiais ou por membros somente. Os mais eficientes Oficiais que pudessem ser escolhidos seriam ineficazes sem a leal ajuda dos membros e os membros mais entusiastas seriam impotentes sem a liderança inteligente e consagrada. Sem essa fiel e eficiente cooperação vocês não poderão ter esperança de alcançarem um merecido sucesso. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você apresentará os Preceptores para a instalação. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar os Irmãos..., que foram escolhidos como Preceptores para o mandato subsequente. Meus Irmãos, é desnecessário para mim enfatizar a importância dos deveres que vocês exercerão ao exemplificar nosso ritual. Sem entrar em detalhes de suas partes nesse trabalho, eu posso veementemente recomendar a maior eficiência possível no desempenho deste trabalho. Sua seleção é uma grande honra, pois foi dada a vocês a parte mais impressionante de nossa cerimônia de iniciação. A impressão que vocês passarem aos candidatos que lhes forem apresentados será permanente, e quanto maior for a eficiência de vocês, maior será essa impressão. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá os Preceptores aos seus postos e depois apresentará o Tesoureiro, o Hospitaleiro e o Orador para a instalação.

8 MCer.I. conduz os Preceptores J K S S V T Q Q F C C D E E H S S V Z X. 1ºP. se move Z X quando eles passarem pela primeira vez em seu posto. Os outros se movem Z X, em seqüência, quando passarem. Quando todos os Preceptores tiverem chegado a seus postos eles se sentam simultaneamente. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi eleito Tesoureiro, o Irmão..., que foi escolhido como Hospitaleiro e o Irmão... que foi escolhido Orador para o mandato subsequente. Irmão..., você foi escolhido para administrar as finanças deste Capítulo e eu recomendo a mais rígida fidelidade no exercício desta importante função. Com propriedade, eu lhe peço que tenha bastante cuidado para que este Capítulo possa, a qualquer tempo, conhecer sua situação financeira. Irmão..., é seu dever, lembrar-nos, no desempenho de seus deveres como Hospitaleiro, que a caridade, não aquela distribuição de esmolas ostentosa e sem sentido, mas a caridade, que foi traduzida como amor fraternal, é uma virtude que todos devemos praticar. O choro da necessidade soa cada vez mais em nossos ouvidos e para ele os nossos ouvidos nunca deverão se fechar. Irmão..., você foi escolhido como o Orador deste Capítulo. E este é um cargo de uma importância que não pode ser subestimada. A interpretação da lição a ser ensinada no Grau DeMolay depende, em grande parte, da maneira como o Orador faz sua explicação sobre o significado fundamental dos ensinamentos de nossa Ordem. Não é com pouca habilidade que você cumprirá com sua parte no ritual e sua seleção para este cargo é uma prova automática da confiança que o Mestre Conselheiro tem em você e em sua habilidade. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Tesoureiro, o Hospitaleiro e o Orador para os seus respectivos postos e depois apresentará o Escrivão e o Porta Bandeira para a instalação. Tes., Hosp., e Or. se sentam em uníssono quando chegarem aos seus postos. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi escolhido como Escrivão e o Irmão..., que foi escolhido como Porta Bandeira para o mandato subsequente. Irmão..., você foi escolhido para registrar os assuntos do Capítulo e eu imponho-lhe o cuidado, a organização e a eficiência que fazem o trabalho de um secretário valioso para qualquer fim. Os deveres de seu cargo são muitos e variados e não se resumem às reuniões do Capítulo. Nós confiamos em sua fidelidade em todos os momentos, para que nenhuma confusão possa acontecer com a rotina administrativa do Capítulo. Irmão..., como o título do seu cargo sugere você é o guardião oficial do amado símbolo da grandeza de nossa pátria. Patriotismo é uma das virtudes cardeais de nossa Ordem, e como o guardião formal da bandeira você deve nos recordar os nossos deveres comuns como companheiros naquelas bênçãos conquistadas por todos os sacrifícios daqueles que viveram virtuosamente e morreram gloriosamente para o bem de nossa pátria. A responsabilidade de honrar esta bandeira, em breve será entregue em nossas mãos e não há uma função mais iluminada para você, que foi escolhido como seu detentor.

9 Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Escrivão e o Porta Bandeira para os seus respectivos postos e depois apresentará o Capelão para a instalação. Esc. e P.B. se sentam em uníssono quando chegarem aos seus postos. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi escolhido como Capelão para o mandato subsequente. Irmão..., você foi escolhido para um cargo muito sagrado e honroso. Conforme sugerido por seu título você deve liderar o Capítulo em suas devoções e nem preciso lhe lembrar que seu comportamento, em todos os momentos, deve ser escrupulosamente compatível com a dignidade, a solenidade e a santidade de seus deveres. É necessário um rigoroso decoro em todos os postos oficiais, mas o seu, em particular, demanda muitas qualidades que justificarão a sua sábia escolha. Nossas devoções não são fórmulas sem significado, mas são práticas de deveres constantemente inculcados em nossos ensinamentos. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Capelão para o seu posto e depois apresentará o Mestre de Cerimônias e o Sentinela para a instalação. Cap. se senta quando chegar ao seu posto. MCer.I Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi escolhido como Mestre de Cerimônias e o Irmão..., que foi escolhido como Sentinela para o mandato subsequente. Irmão..., será o seu dever conduzir as procissões prescritas em nosso ritual e ainda cumprir outros deveres que podem lhe caber. Você desempenhará com dignidade e eficiência os seus deveres que não são, de modo algum, desimportantes. Irmão..., você foi escolhido pelo Mestre Conselheiro para ser o Sentinela. Seu posto é do lado externo da porta. A você recai o dever de zelar, para que ninguém seja admitido às reuniões do Capítulo, a não ser que esteja plenamente qualificado. E é bom lhe lembrar que você é o guarda do templo. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Mestre de Cerimônias e o Sentinela para os seus respectivos postos e depois apresentará os Mordomos para a instalação. MCer. e Sent. se sentam em uníssono quando chegarem aos seus postos. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi escolhido como Primeiro Mordomo e o Irmão..., que foi escolhido como Segundo Mordomo para o mandato subsequente. Irmãos, seus deveres são sugeridos por seus títulos e como parte integral de nosso trabalho vocês têm um lugar definido. Deverão ajudar os Diáconos a conduzirem os candidatos durante a cerimônia de iniciação. Terão muitas oportunidades de mostrar seus

10 eficientes trabalhos e os seus postos nos ensinam que todo o trabalho é honrado e digno de fiel desempenho. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá os Mordomos para os seus respectivos postos e depois apresentará os Diáconos para a instalação. 1ºM. e 2ºM. se sentam em uníssono quando chegarem aos seus postos. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi escolhido como Primeiro Diácono e o Irmão..., que foi escolhido como Segundo Diácono para o mandato subsequente. Irmão..., o cargo de Primeiro Diácono é um posto de muita importância dentro da linha de oficiais. Na interpretação do trabalho da Ordem você foi escolhido para um papel que é simultaneamente árduo e honroso. Sua seleção para este posto é um elogio a sua eficiência, e eu acredito que você trabalhará com zelo para justificar a sabedoria de sua seleção. Irmão..., como Segundo Diácono você será o guarda interno do Capítulo e deverá auxiliar o Primeiro Diácono na cerimônia de iniciação. Eu o recomendo a mesma devoção ao trabalho da Ordem que é dever de todo oficial, não importa em que posto esteja. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá os Diáconos para os seus respectivos postos e depois apresentará o Segundo Conselheiro para a instalação. 1ºD. e 2ºD. se sentam em uníssono quando chegarem aos seus postos. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi eleito Segundo Conselheiro para o mandato subsequente. Irmão..., o cargo de Segundo Conselheiro é um posto de dignidade e honra. Os membros deste Capítulo expressaram sua confiança em você quando o elegeram para este cargo. Você deverá cooperar zelosamente com os outros dois Conselheiros conforme prescrito por nosso ritual. Sua habilidade e eficiência demonstrarão o melhor de seu zelo e interesse neste Capítulo. Seu posto é no Sul, simbólico do Sol meridiano e do meio dia da vida. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Segundo Conselheiro para o seu posto no Sul, e depois apresentará os Primeiro Conselheiro para a instalação. 2ºC se senta quando chegar ao seu posto. MCer.I Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi eleito Primeiro Conselheiro para o mandato subsequente. Irmão..., você foi eleito por seus irmãos para o segundo mais alto cargo e será o seu dever presidir na ausência do Mestre Conselheiro. Se necessário, entretanto, você deverá

11 estar qualificado não somente para o seu posto em particular, mas também para o seu superior imediato. Seu posto no Oeste é simbólico do Sol poente e o emblema da noite que anuncia um dia eterno. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Primeiro Conselheiro para o seu posto no Oeste, e depois apresentará o Mestre Conselheiro eleito para a instalação. 1ºC. se senta quando chegar ao seu posto. se move para o ponto J. MCer.I. se move Z X I J, ele se posiciona do lado esquerdo do, ambos fitam o Leste. MCer.I. Oficial Instalador, eu tenho o prazer de apresentar o Irmão..., que foi eleito Mestre Conselheiro deste Capítulo para o mandato subsequente. Irmão...,você foi eleito para o honroso cargo de Mestre Conselheiro deste Capítulo. Não preciso lembrá-lo, como o seu título já sugere, que você será o líder do grupo. Não deverá ser arrogante ou arbitrário. Em vez disto, deverá conduzir aqueles que te seguem com alegria, pois você provou sua boa vontade em ouvir conselhos assim como em dá-los. É seu dever presidir todas as reuniões e realizar todos os deveres que naturalmente pertencem ao seu cargo, ou que possam lhe caber de tempos em tempos. Antes de assumir este cargo, porém, devemos ouvir de você uma declaração pública. Está pronto a fazer esta declaração? Eu estou. *** (três batidas) Todos se levantam. Por opção do O.I ele poderá passar o juramento do Altar. Se essa opção for usada, se move X Z U O, e fita o Oeste. Você se ajoelhará sobre ambos os joelhos... se ajoelha... e colocará ambas as mãos sobre a Bíblia Sagrada....coloca as mãos como instruído. Você promete seguir os passos de Jacques DeMolay se o trabalho e o dever assim exigirem? Você promete, por sua honra como um DeMolay, que você procurará que cada membro viva uma vida pura, com elevado respeito por seus pais e consideração para com o sexo feminino?

12 Você promete que será justo quando estiver decidindo entre dois irmãos? Você promete que obedecerá as leis de sua cidade, estado e país e que sempre merecerá a reputação de um bom cidadão? Você promete que se esforçará para ajudar os membros deste Capítulo na melhor realização dos seus deveres para com o nosso amado país? Você promete ajudar os aflitos e fatigados e nunca permitir que um irmão passe necessidade? Você promete que obedecerá, em todas as ocasiões, as Regras e Regulamentos do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil? Você promete que nunca permitirá que uma reunião termine sem uma palavra de prece para sua mãe, seu pai e o bem estar de seu país? Você promete que cuidará para que ambos os Graus desta Ordem sejam conferidos pelo menos uma vez durante o seu mandato? Você promete que fará o melhor possível, para observar o cumprimento de todos os dias obrigatórios que ocorram durante seu mandato? Você agora declara que defenderá o sistema de escolas públicas e que se assegurará que ele seja um baluarte de nossa cidadania? Então você se levantará se levanta... Selará sua promessa beijando a Bíblia Sagrada. Se o estiver no Altar ele se move O U X e se vira para o Oeste.

13 Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você conduzirá o Mestre Conselheiro ao seu posto. MCer.I. conduz o se movendo J K V U, e o vira para o Leste. O sobe os degraus e se vira para o Oeste; então o MCer.I. se move U Z X, e se vira para o Oeste. Irmão Mestre Conselheiro, diante de você, e a sua volta, estão seus irmãos. Irmãos e amigos, diante de vocês está o Mestre Conselheiro. lidera os aplausos. Todos, exceto o e o MCer.I. se sentam. Irmão Mestre de Cerimônias Instalador, você proclamará agora os Oficiais do Capítulo... da Ordem DeMolay devida e regularmente instalados. MCer.I. se move para o ponto J, se vira para o Leste, sem se ajoelhar, coloca a mão direita sobre a Bíblia e levanta a mão esquerda (e o bastão, se um estiver sendo usado). MCer.I. Em nome e sob a autoridade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, e sob a direção do Oficial Instalador, eu declaro que os Oficiais do Capítulo... da Ordem DeMolay devida e regularmente instalados. MCer.I. se move para o ponto J K V Z X, se vira para o oeste e se senta. Irmão Mestre Conselheiro, eu agora apresento-lhe o malhete da autoridade e imponho-lhe o dever de empunhá-lo com dignidade, imparcialidade e cortesia, nunca esquecendo que, apesar de estar temporariamente no comando de seus irmãos, você veio das fileiras e às fileiras em breve retornará. entrega o malhete para o novo depois que o completar seus agradecimentos, apresentações e anúncios e etc. ele devolve o malhete para o Irmãos e amigos, antes de concluirmos nossa cerimônia, unamo-nos em oração. *** (três batidas) Todos se levantam. Irmão Capelão Instalador, você nos guiará em oração. As luzes são diminuídas. Cap.I. pode usar a oração seguinte ou a oração da cerimônia das nove horas, incluindo a resposta de todos os irmãos.

14 Cap.I., conduzido pelo MCer.I., se move X Z I J. MCer.I. e Cap.I. param no ponto J. MCer.I. dá um passo à frente, em direção ao Norte. Ambos se viram para o Leste. Simultaneamente, Cap.I. dá um passo à frente em direção ao Altar e MCer.I. dá um passo para trás. Quando o Cap.I. e o MCer.I. deixarem seus postos, todos os DeMolays Ativos no Leste e o 1ºC. e 2ºC. descerão ao nível do chão. Os DeMolays ativos se ajoelharão sobre o joelho esquerdo. Todos os demais permanecerão de pé. Todos os DeMolays Ativos, exceto o MCer.I., se ajoelham em uníssono com o Cap.I. Cap.I. Nosso Pai do Céu, nós que estamos prestes a deixar este recinto pedimos Vossa Santa bênção. Inspirai-nos em todos os elevados propósitos que aqui ouvimos. Abençoai todos os que se dedicam à causa da virtude, da vida pura e varonil, de vidas que honram Vosso Sagrado Nome. Abençoai a vida dos jovens que têm trabalhado por nossa Ordem, para que ela tenha o poder de fazer o bem nesta comunidade e em todo nosso país. Amém. TODOS Amém. (ou a resposta da oração da cerimônia das nove horas) Os DeMolays Ativos se levantam quando o Cap.I. levantar. Cap.I. dá um passo para trás, simultaneamente MCer.I. dá um passo à frente em direção ao Altar. Ambos se viram para o Norte. Cap.I. dá um passo à frente, ficando do lado do MCer.I.. Cap.I. conduzido pelo MCer.I. se move J K V Z, Cap.I. cruza à frente do MCer.I. e move X, permanecendo virado de frente para o seu Posto. MCer.I. move X Z. MCer.I. e Cap.I. se viram para o Oeste simultaneamente. Assim que o Cap.I. é levado do Altar, todos os DeMolays Ativos que se sentam no Leste e o 1ºC. e 2ºC. retornam aos seus Postos. As luzes são totalmente acesas. Irmão Primeiro Diácono Instalador, você comparecerá ao Altar. Sugestão de música. 1ºD.I. se move X Z T I J, se vira para o Leste, se ajoelha sem tocar o Altar e lenta e reverenciadamente fecha Bíblia, se levanta sem tocar o Altar, e se dirige para o candelabro 1, apaga-o e apaga os outros, em ordem, cruzando entre o Altar e o Leste, depois se dirige ao Altar, retira os livros escolares sem se ajoelhar, se movimenta J K V U, coloca os livros no posto do, e depois se move U Z X e se vira para o Oeste. Eu agora declaro este Capítulo fechado. O restante da cerimônia é opcional, cabe ao time de oficiais instaladores decidir. Os Oficiais Instaladores irão agora se retirar. ** (duas batidas) Os oficiais instaladores se levantam. se move X Z T I J, e se vira para o Leste. Quando o se virar para o Triângulo, vindo das faixas de movimentação, simultaneamente o 1ºC.I. e o 2ºC.I. deixam seus postos e vão para as suas posições no Triângulo; Quando eles se virarem para o Triângulo, vindo das faixas

15 de movimentação, simultaneamente o MCer.I., o 1ºD.I. e o Cap.I. deixam seus postos e se movem para as suas posições no Triângulo, com o Cap.I. seguindo o MCer.I. Quando os oficiais chegarem em suas posições eles se ajoelham para um momento de prece silenciosa. Amém Oficiais se levantam. se vira para a direita, e se move J I A. Quando ele chegar à faixa de movimentação, simultaneamente 1ºC.I. e 2ºC.I. se vira para a direita e se movem pelas faixas de movimentação em direção ao ponto A. Quando eles chegarem na faixa de movimentação, simultaneamente Cap.I., MCer.I. e 1ºD.I. se viram para a direita e se movem pelas faixas de movimentação em direção ao ponto A. N.T. eles se retiram em uma fila simples, como na entrada.

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS

Leia mais

Cerimônia de Instalação dos Oficiais

Cerimônia de Instalação dos Oficiais Cerimônia de Instalação PEDRO MUSSIO COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O apresentador Pedro Mussio Alencar de Barros Branco, ID 2558 Past MC-PSM do Capítulo Ismar Nascimento da Silva N

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2013 ABERTURA E

Leia mais

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay Partes exigidas Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay - Mestre Conselheiro (MC) - 1º Conselheiro (1ºC) - 2º Conselheiro (2ºC) - Mestre de Cerimônias (MCer) - Capelão (Cap) - 1º Diácono (1ºD)

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Uma Cerimônia Pública deve ser apresentada

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento

Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Abertura, Manual da Ordem do Dia e Encerramento Partes de uma Reunião DeMolay Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento Vestimenta Seniores e Maçons (SI 01); Oficiais: Capas (Apenas um nó); Joias

Leia mais

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO

RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO RITUAL ABERTURA E ENCERRAMENTO UMA REUNIÃO DEMOLAY E SUAS DIVISÕES Abertura Procedimento Parlamentar Encerramento vestimentas OFICIAIS: Capas (único nó) Joias (medidas oficiais) Decoro Diagrama Entrando

Leia mais

Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay

Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay É uma cerimônia pública que poderá ser ampliada com complementos apropriados, tais como; seleções musicais, discursos e apresentação de

Leia mais

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O candidato deve ser orientado de antemão sobre como deverá agir. O Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto a serem investidos, não deverão portar nenhum tipo

Leia mais

Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay

Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay Partes exigidas - Oficial Instalador (OI) - Mestre Conselheiro Investidor (MCI) - 1º Conselheiro Investidor

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Partes exigidas - Presidente do Corpo Patrocinador (PRES) - Oficial Instalador (OI) - Capelão Instalador (CapI) - Mestre de Cerimônias Instalador

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é recomendada como

Leia mais

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE CERIMÔNIA DA MAIORIDADE uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DA MAIORIDADE Esta cerimônia é destinada

Leia mais

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções PEDRO GABRIEL C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções PEDRO GABRIEL COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY O cerimonial

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

Manual de Cerimônias Extras

Manual de Cerimônias Extras Manual de Cerimônias Extras Cap. Cavaleiros das Sete Virtudes Mogi Mirim-SP 1 ÍNDICE Cerimônia Branca 03 Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay 08 Cerimônia das Luzes 16 Cerimônia das Flores

Leia mais

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Este cerimonial se divide em duas partes, a parte informal (abertura oficial do evento) e a parte formal (posse das Lideranças eleitas e encerramento do evento). Visa oficializar o cerimonial

Leia mais

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB

Supremas Instruções MAYKEL DASSI C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODRFB Supremas Instruções MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta cerimônia é feita apenas para

Leia mais

Investidura em Honrarias

Investidura em Honrarias Investidura em Honrarias MAYKEL DASSI COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB Legião de Honra Quem pode ser investido? - Legião de Honra Ativa Ser um Sênior DeMolay; Possuir 30 (trinta) anos

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2013 ABERTURA E

Leia mais

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay Partes exigidas Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay - Mestre Conselheiro (MC) - 1º Conselheiro (1ºC) - 2º Conselheiro (2ºC) - Mestre de Cerimônias (MCer) - Capelão (Cap) - 1º Diácono (1ºD)

Leia mais

COMPROMISSO PRESIDENCIAL ALUMNI

COMPROMISSO PRESIDENCIAL ALUMNI INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A posse do idente de Colégio (ou

Leia mais

REPRESENTANTE DEMOLAY

REPRESENTANTE DEMOLAY INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Recomenda-se que esta cerimônia

Leia mais

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é pública, destinada

Leia mais

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB

Supremas Instruções EULER GAMA C OMI S SÃO N A C I ON A L D E R I T UA L E L I T URGI A - S CODR FB Supremas Instruções EULER GAMA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

Supremas Instruções EDUARDO CACERE

Supremas Instruções EDUARDO CACERE Supremas Instruções EDUARDO CACERE COMISSÃO NACIONAL DE RITUAL E LITURGIA - S CODRFB SUPREMAS INSTRUÇÕES O que são? Art. 20 do RG; Quem as produz? Quem as ratifica? SUPREMAS INSTRUÇÕES https://sis.demolaybrasil.org.br/

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS

INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PREPARAÇÃO DA SALA DO BETHEL JURISDICIONAL PARA INSTALAÇÃO ABERTA 1. Ajuste a planta baixa de acordo com o tamanho

Leia mais

INTERLÚDIO DAS NOVE HORAS

INTERLÚDIO DAS NOVE HORAS INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Toda reunião capitular, pública

Leia mais

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129

C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento Belas. Grupo Explorador nº 129 C.N.E.- Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 1128 - Belas Grupo Explorador nº 129 A honra do Escuta inspira confiança Dar a palavra de escuta, consiste em não mentir, ser fiel à promessa, agir quando

Leia mais

INVESTIDURA LEGIÃO DE HONRA

INVESTIDURA LEGIÃO DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. As patentes do Grau serão enviadas

Leia mais

INSTALAÇÃO DE OFICIAIS DA CORTE

INSTALAÇÃO DE OFICIAIS DA CORTE INSTRUÇÕES GERAIS Esta cerimônia deve ser feita em uma reunião pública de Capítulo ou Organização Filiada à DeMolay. Assim como em uma Investidura Chevalier, os membros da Corte devem entrar, tomar seus

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

Abertura dos Trabalhos

Abertura dos Trabalhos Abertura dos Trabalhos Quando todos estiverem de pé nos seus lugares, o Prior toma a vela 1 atrás de si, que se encontra previamente acesa, e diz: Prior Irmãos e Irmãs, que esta chama seja para nós a manifestação

Leia mais

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS

CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS CERIMÔNIAS PÚBLICAS O NOVO MONITOR E AS NOVAS CERIMÔNIAS KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio

Leia mais

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo

GABINETE ESTADUAL DA ORDEM DEMOLAY PARA O ESTADO DE MINAS GERAIS GESTÃO 2017/2018 Liderar pelo exemplo EDITAL N 004/2017-2018 Dispõe sobre as normas da Jornada Estadual de Conhecimentos e Time Estadual de Oficiais BRIAN PHILIPE BELMIRO DE SOUSA e THIAGO COTTA DE FREITAS, no uso de suas atribuições que lhes

Leia mais

ORAÇÃO DA MANHÃ. TEXTO BÍBLICO Matheus 5, Atos dos Apóstolos 1, 12 14

ORAÇÃO DA MANHÃ. TEXTO BÍBLICO Matheus 5, Atos dos Apóstolos 1, 12 14 ORAÇÃO DA MANHÃ TEXTO BÍBLICO Matheus 5, 13 16 Atos dos Apóstolos 1, 12 14 MÚSICA Cenáculo (Felipe de Freitas Araujo CD: O Mundo Todo é Nosso Campo de Batalha, Cancioneiro GM 2014: Espírito Santo, 163).

Leia mais

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução

REZAR COM O PAPA. Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução REZAR COM O PAPA Os Idosos Dário Pedroso, s.j. Introdução Continuamos empenhados, nesta rede mundial de oração com o Papa e pelas suas intenções, a rezar, a fazer subir ao Coração do Pai das Misericórdias

Leia mais

EDITAL N.º 01/

EDITAL N.º 01/ QUIZ DeMOLAY 2016 EDITAL N.º 01/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas na qualidade de dirigentes do Gabinete Estadual do Grande

Leia mais

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital nº 03/2017 Maceió AL JÓSE ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO JUNIOR e GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA ALMEIDA no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

COLAÇÃO DE GRAU. Formandos do Curso de...

COLAÇÃO DE GRAU. Formandos do Curso de... COLAÇÃO DE GRAU Formandos do Curso de... 1 ABERTURA Senhoras e senhores sejam bem-vindos e tenham uma boa noite. Sou,... mestre de cerimônia convidado nesta noite. Iniciamos neste instante a solenidade

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL Ritual do Grau de Editado pelo SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Esta tradução, elaborada pelo Irmão Hugo Roberto Lima Ramírez, sob os auspícios do Supremo

Leia mais

Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho

Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho NACIONAL VATICANO ESTADUAL CAVALEIROS TESOUREIRO ESTADUAL SECRETÁRIO FINANCEIRO GRANDE CAVALEIRO CAPELÃO SECRETÁRIO DE ATAS DIRETORES DE PROGRAMAS E DE RECRUTAMENTO

Leia mais

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A cerimônia será apresentada toda

Leia mais

Supremas Instruções 11 a 19

Supremas Instruções 11 a 19 Supremas Instruções 11 a 19 KELVIN MOREIRA COMISSÃO NACIONAL DE R ITUAL E LITURGIA - SCODRFB O APRESENTADOR Kelvin Moreira, ID 41381; Past MC-PSM do Capítulo Fé e Equilíbrio Nº 68/777 GCE-SP/SCODRFB; Mestre

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES - 1 - EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04 Manual de Práticas Capitulares GUIA DO MESTRE CONSELHEIRO Comissão de Ritual, Liturgia e Joias ORDEM DEMOLAY 1ª EDIÇÃO 2014 Versão 1.0 - Virtual Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos COMPLEMENTO 2º ROTEIRO - FEVEREIRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida

Leia mais

EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites

EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites É Importante Lembrar... A. Que a segunda vinda de Cristo está bem próxima, e a igreja de Deus necessita estar reavivada pelo

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Apresentção:Eduardo Cacere Comissão Nacional de Ritual e Liturgia SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Nosso Ritual Seu Simbolismo e Significado Porque fazemos o que fazemos,

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA 11 de dezembro de 2014 Abertura: Irmã Regina. Animador: Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo

Leia mais

CERIMÔNIA IN MEMORIAN

CERIMÔNIA IN MEMORIAN INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta cerimônia é destinada a ser

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa

Leia mais

SEMPRE ORANDO. Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus.

SEMPRE ORANDO. Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus. SEMPRE ORANDO Cálida e fervorosa oração penetra os céus e chega a Deus. AOS ORANTES Que a oração seja sempre em nossas vidas a companheira de todas as horas as asas que nos elevam a melhor ferramenta de

Leia mais

SEMPRE ORANDO. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. Depois nos unifica com Ele.

SEMPRE ORANDO. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. Depois nos unifica com Ele. A oração abre caminho para o encontro com o Mestre Interior. SEMPRE ORANDO Depois nos unifica com Ele. Em seguida, ensina-nos que a vida é comunhão, é trabalho silencioso de almas unidas numa só luz para

Leia mais

Mutual

Mutual Mutual 2013 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/ Em Lugares Santos Se no escuro andais não vais enxergar quem sois e o que podeis vos tornar. Se de joelhos estais e na luz viveis, onde o Espírito está

Leia mais

Cerimônia In Memoriam

Cerimônia In Memoriam Cerimônia In Memoriam Esta cerimônia é destinada a ser realizada em Sessão Aberta ou Secreta, conforme o Capítulo decidir. Poderá ser usada como cerimônia anual para lembrar a morte de todos os membros

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

GRAU DE CAVALEIRO DO MANTO PRATEADO

GRAU DE CAVALEIRO DO MANTO PRATEADO ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL Ritual do Grau de Editado pelo SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Esta tradução, elaborada pelo Irmão Hugo Roberto Lima Ramírez, sob os auspícios do Supremo

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós!

D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! ATO PENITENCIAL Domingos da Quaresma OPÇÃO 1 D - Senhor, que nos mandastes perdoar mutuamente A antes de nos aproximarmos do vosso altar. D A/C# D Gmaj7 A D Senhor, tende piedade de nós! (bis) Bm E A -

Leia mais

GRANDE MESA DE SAUDAÇÃO

GRANDE MESA DE SAUDAÇÃO LIVRO DE PROTOCOLO Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho BANDEIRA NACIONAL BANDEIRA VATICANO BANDEIRA ESTADUAL BANDEIRA CAVALEIROS TESOUREIRO ESTADUAL SECRETÁRIO FINANCEIRO GRANDE CAVALEIRO CAPELÃO

Leia mais

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil

Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil 1 C E L E B R A Ç Ã O P O R O C A S I Ã O DO SÍNODO DOS JOVENS Procissão com símbolos que lembrem o Sínodo dos Jovens e a realidade juvenil CANTO: Eu venho do Sul e do Norte... Em nome do Pai... LEITOR

Leia mais

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco

Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco Cerimonial da Celebração Eucarística com posse de Pároco ARQUIDIOCESE DE SOROCABA 2 PRIMEIRA PARTE: RITOS INICIAIS MONIÇÃO INICIAL No horário previsto e após a autorização do Mestre de Cerimônias, o animador

Leia mais

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO.

LIDERANÇA: Cristo, a cabeça. Líderes servos. ORGANIZAÇÃO: A doutrina. A disciplina. MISSÃO. Lição 12 para 22 de dezembro de 2018 Os crentes reconhecem que Cristo é a cabeça da igreja. No entanto, é fundamental que haja certo grau de organização humana para a missão e para a unidade da igreja.

Leia mais

O RITUAL. De seguida, os Irmãos e Irmãs entram informal, mas ordeiramente e em silêncio no Templo.

O RITUAL. De seguida, os Irmãos e Irmãs entram informal, mas ordeiramente e em silêncio no Templo. O RITUAL Instruções Prévias Antes da entrada dos membros, estando todos reunidos nos passos perdidos, o Prior pedirá que se faça silêncio e de seguida solicitará o auxílio dos dois Ajudantes, para que

Leia mais

Desenvolvimento - 0 a 6 meses

Desenvolvimento - 0 a 6 meses Desenvolvimento - 0 a 6 meses 17/08/2017 - Dra. Marcela Noronha Os pais sempre tem curiosidade em saber quando o seu filho vai sentar, andar, falar, brincar e pular, isso porque ficamos felizes e tranquilos

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

Grupo de Reflexão - Cantos para maio

Grupo de Reflexão - Cantos para maio rupo de Reflexão - Cantos para maio Indice Obrigado, Senhor Trabalho de um operãrio Eucreio num mundo novo Ilumina, ilumina É no campo da vida Ensina teu povo a rezar Santa Mãe Maria nesta traessia Eu

Leia mais

HINOS DE CONCENTRAÇÃO

HINOS DE CONCENTRAÇÃO HINOS DE CONCENTRAÇÃO 73 1. FIRMEZA (Padrinho Sebastião - 03) Firmeza firmeza no amor Firmeza firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou firme nesta luz Aonde estou Firmeza firmeza no amor

Leia mais

1- Código de Etica. 2- Espirito de Missão 3- Fundamento Filosófico 4- Protocolo

1- Código de Etica. 2- Espirito de Missão 3- Fundamento Filosófico 4- Protocolo , 1- Código de Etica 2- Espirito de Missão 3- Fundamento Filosófico 4- Protocolo M FEDERAÇÃO PORTUGUESA DOS DADORES BENÉVOLES DE SANGUE CódiGo de Ética 1. Código de Ética 2. Espírito de Missão 3. Fundamento

Leia mais

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO

IGREJA CRISTÃ MARANATA PES DEPARTAMENTO DE ENSINO 1- MARANATA VEM SENHOR JESUS Mãos na boca (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo) Vem buscar Tua igreja. Mão na boca falando (sinal de falar) Sinal de vem ( mãos para o alto descendo)

Leia mais

MONTAGEM E PROCEDIMENTO NA SALA CAPITULAR

MONTAGEM E PROCEDIMENTO NA SALA CAPITULAR 1 MONTAGEM E PROCEDIMENTO NA SALA CAPITULAR 2 Queridas Irmãs, Queridos Irmãos: Ao procedermos visitas aos Capítulos Associados do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Ordem da Estrela do Oriente, ao

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA

MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA Use a folha 1 como cartaz da aula. Imprima a folha 2 recorte e cole sobre um papel cartão e Deixe sobre a mesa. Use os cartões da folha 3 para a leitura da citação

Leia mais

01 de Junho de 2014 Semana da Paz e do Meio Ambiente Domingo da Seicho-No-Ie "O modo feliz de viver em harmonia com a natureza"

01 de Junho de 2014 Semana da Paz e do Meio Ambiente Domingo da Seicho-No-Ie O modo feliz de viver em harmonia com a natureza 1 01 de Junho de 2014 Semana da Paz e do Meio Ambiente 09:00 Hino Sagrado Como as Estrelas 5 09:05 Reverências e oração de abertura: Orientador(a) 5 09:15 Exibição da Mensagem do Presidente Doutrinário

Leia mais

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos 13.1-7 A sociedade organizada pressupõe uma liderança que possa conduzi-los. Nos tempos mais remotos da civilização, os povos já possuíam

Leia mais

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO?

O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ESTUDO O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? ACESSE ESTE ESTUDO E OUTROS ATRAVÉS DO SITE www.47ieq.com/tal O APEGO AO PODER, COMO VENCER ISSO? Texto áureo: Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados,

Leia mais

1 QUEM IRÁ? Isaías 6 e 7

1 QUEM IRÁ? Isaías 6 e 7 TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

Mais uma Prece (Marcelo Daimom)

Mais uma Prece (Marcelo Daimom) INTRODUÇÃO Bm7 4x Bm7 Mais uma Prece Nesse momento, e sempre eu quero lembrar Bm7 O que a vida me fez acreditar Bm7 Que existe uma chama que nos conduz Bm7 Nos ensina a viver meu Jesus Em Bm7 Que em toda

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

Bate o Sino: Convido a todos os presentes para entoarem o Hino à Bandeira. ( primeira estrofe e estribilho )

Bate o Sino: Convido a todos os presentes para entoarem o Hino à Bandeira. ( primeira estrofe e estribilho ) Cerimônia de Posse dos Novos Sócios AL 2011 / 2012 ( Checar: Telefone no Vibracall, Invocação a Deus, Objetivos do Lions Clube Internacional, Código de Ética do Leão ( ambos no nosso livreto ) e garçom

Leia mais

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!.

Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. Quadro I - Protocolo de Reabilitação Vestibular VertiGO!. 1ª Etapa (Movimentos de olhos e cabeça, primeiro lentos, depois rápidos). Participante em pé sobre um colchonete, olhar para cima e para baixo.

Leia mais

Caderno das Classes de Amigo e Amigo da Natureza

Caderno das Classes de Amigo e Amigo da Natureza Ministério dos Desbravadores Missão Nordeste 4ª Região 2011 Caderno das Classes de Amigo e Amigo da Natureza www.quartaregiaorn.webnode.com.br Nome do Desbravador: Clube: Quartaregiaomn@gmail.com Líder

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

Quaresma de São Miguel Arcanjo

Quaresma de São Miguel Arcanjo Quaresma de São Miguel Arcanjo A quaresma deve ser rezada diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa dos arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael. Preparação da Quaresma

Leia mais

Tarefas para estes tempos

Tarefas para estes tempos Tarefas para estes tempos Fernando Leite 24.05.2015 Introdução: 7 O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem- se à oração. (RA) 1Pe 4 11 que lhes disseram: Galileus,

Leia mais