Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay"

Transcrição

1 Cerimônia de Investidura e Posse de Oficiais do Capítulo DeMolay É uma cerimônia pública que poderá ser ampliada com complementos apropriados, tais como; seleções musicais, discursos e apresentação de insígnias adequadas à cerimônia, devendo ser realizada por um Capítulo DeMolay visitante, pelo Conselho Consultivo do Capítulo visitante, pelo Grande Conselho Estadual ou pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, sendo as perguntas e os anúncios adaptados às necessidades do Corpo Investidor. Deve ser feita da maneira mais expressiva possível, pois é uma oportunidade para os DeMolays explicarem e exemplificarem as finalidades da Ordem aqueles que talvez nunca possam aprender de outro modo. Com a orientação do Mestre Conselheiro Instalador, os Oficiais poderão ser investidos na ordem indicada ou na Ordem inversa somente. Partes exigidas - Mestre Conselheiro Investidor (MCI) - 1º Conselheiro Investidor (1ºCI) - 2º Conselheiro Investidor (2ºCI) - Mestre de Cerimônia Investidor (MCerI) - Capelão Investidor (CapI) - 1º Diácono Investidor (1ºDI) Enfeites exigidos Malhete sobre o Altar do Mestre Conselheiro Investidor Malhete no Altar do 1º Conselheiro Investidor Livro Sagrado sobre o Altar do Juramentos Livros Escolares sobre o Altar do Mestre Conselheiro Instalador Pavilhão Nacional num suporte (conforme indicado no Diagrama n 1) Sete castiçais situados (conforme indicado no Diagrama n 1) Toalhas brancas nos Altares Estandarte do Capítulo Enfeites opcionais Flores no Altar dos Juramentos Na Investidura dos Oficiais do Capítulo, o Oficial Investido ocupa o posto do Oficial Investidor assim que solicitado para tal, devendo então o Oficial Investidor, posicionar-se em uma cadeira extra, reservada para ele, próximo ao Oficial Investido. (Os Oficiais Investidores formam uma linha, numa única fila, na porta, na seguinte ordem: MCI, 1ºCI, 2ºCI, CapI, MCerI, 1ºDI. O MCI, liderando, move-se conforme a Cerimônia habitual de abertura, sem executar a marcha ritualística, formando um triângulo conforme indicado a seguir)

2 (Eles se ajoelham por um momento para uma breve oração em silêncio) MCI - Amém. (Os Oficiais Investidores se levantam e o MCerI conduz o MCI ao seu posto, dirigindo-se em seguida ao seu lugar) MCI - Os Oficiais ocuparão seus postos e o Capítulo iniciará seus trabalhos MCI - * (uma batida de malhete. Todos se sentam, exceto MCI) MCI - Meus Irmãos, Tios, Tias, Amigos e Convidados, em nome do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay, nós damos as boas vindas, muito cordialmente, a esta cerimônia especial de apresentação da Ordem DeMolay nesta comunidade de Maçons dedicados que amam a Juventude de sua Pátria. Talvez não seja fora de propósito, explicar agora as finalidades gerais de nossa Ordem, para a qual somente jovens de 12 à 21 anos podem ingressar. Apesar de termos sinais secretos, palavras e modos de reconhecimento, não temos segredos para o mundo no que se refere às nossas finalidades e princípios ideológicos. Nós estamos ligados por uma melhoria mútua, para ajudar uns aos outros a viver uma vida de pureza, como homens corretos e patriotas. Sendo isto um incentivo para os nossos pais e amigos que merecerá o apreço de todos os homens de bem. Em nossas reuniões cultivamos somente princípios que estejam em harmonia com esse elevado propósito e em nossa vida diária, procuramos executá-los. Sentimos que podemos verdadeiramente, contar com nossa Ordem, e nós em particular, com a ajuda sincera de todos os homens e mulheres de boa vontade, que têm os olhos voltados a um horizonte melhor e mais digno para a humildade. MCI - Irmão 1º Diácono Investidor você oficiará no Altar dos juramentos, dando aos presentes a visão das luzes eternas de um DeMolay. (O 1ºDI se direciona para a vela 1, acende-a; então acende em ordem 2, 3, 4, 5, 6, 7 cruzando entre o Altar conforme anda; ele coordena seus movimentos com o discurso de MCI de modo que a última vela seja acesa conforme o discurso é terminado) MCI - Nossos antepassados bem sabiam que a liberdade religiosa representada pelo Livro Sagrado, a liberdade civil, representada pela Bandeira de Nossa Pátria, e a liberdade intelectual representada pelos livros escolares, devem caminhar juntas e em plena harmonia, para que sejam efetivas. Em volta desses baluartes a Ordem DeMolay coloca sete velas, simbolizando as sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Educação, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Como a luz dessas velas se espalha por esse Capítulo, assim também deve brilhar, de geração em geração, perante os jovens e todos os homens de bem a fim de que todos possam ver nossas boas obras e glorificar os retos preceitos de nosso Pai Celestial, na sabedoria dos tempos.

3 (O 1ºDI acende uma vela de cada vez enquanto o MCI enumera as virtudes cardeais. Volta para seu lugar e senta) MCI - * (uma batida de malhete. 1 DI senta-se) MCI - Irmão 1º Conselheiro Investidor, você abrirá o Livro Sagrado sobre o Altar. MCI - *** (três batidas de malhete. Todos de pé) (O 1ºCI fica defronte ao Altar e se ajoelha, abre o Livro Sagrado com reverência e lentamente se levanta sem encostar-se no Altar) 1ºCI - Nós abrimos o Livro Sagrado, fonte de nossa fé em dias eternos, sobre o Altar, como símbolo da liberdade religiosa, que é o direito de primogenitura de todos os povos. Sobre este Altar, não está o emblema de qualquer credo, ou o depósito de qualquer sistema de teologia, mas sim a palavra do único e verdadeiro Deus, cuja paternidade universal, ensina a lição inevitável da fraternidade de todos os seus filhos. Sem a oportunidade de vencer a Deus de acordo com as Instituições de nossa própria consciência, nossa liberdade seria sem sentido, portanto, como fundamento, colocamos a Livro Sagrado sobre nosso Altar, e eu solenemente solicito aos membros deste Capítulo, trilharem sempre à luz de seus ensinamentos, e nunca se afastarem de suas páginas abertas. (Ao término da frase retorna a seu posto permanecendo de pé) MCI - Irmão 2º Conselheiro Investidor, você deve providenciar para que o Pavilhão Nacional seja apresentado diante do Altar dos Juramentos. 2ºCI - Irmão 1º Diácono Investidor, apresente a bandeira de nossa Pátria diante do Altar dos Juramentos. 2ºCI - Irmãos, tios, tias e convidados, permaneçam firmes em posição de saudação a Bandeira Brasileira. Unamo-nos para saudar e jurar fidelidade à nossa Bandeira. Cantemos o Hino Nacional Brasileiro. (Execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Irmão Organista) 2ºCI - Nós apresentamos a bandeira no Altar com símbolo da liberdade civil, sem a qual não poderia haver nenhuma liberdade religiosa. É realmente apropriado que esta Bandeira seja entregue à guarda destes jovens, que em breve serão cidadãos, por cujo patriotismo sua honra deverá ser defendida, ou nos campos de batalha pela paz, onde a damos graças a Deus de que ela nunca tenha deixado de corresponder. Os jovens têm lutado em todos as guerras em que nosso País tem participado, e naquela gloriosa bandeira, sempre esteve presente o sangue que eles derramaram. Nós, portanto, a apresentamos em nosso Altar como uma sentinela a guardar-nos enquanto a adoramos, e eu solenemente solicito aos membros deste Capítulo que sempre vivam de maneira digna desta sagrada Bandeira.

4 MCI - * (uma batida de malhete e todos sentam com exceção do MCI) (MCI levando os Livros Escolares para o Altar diz) MCI - Do Oriente, simbolizando os primeiros anos de vida, nós colocamos os livros Escolares sobre o Altar, como símbolo da Liberdade civil. Eles são os principais símbolos do grande sistema de escolas públicas de nosso País, a base daquele esclarecimento universal que é glória consumada de nossas Instituições. O apoio dedicado às nossas escolas públicas é importante ensinamento da Ordem DeMolay. Nós nos opomos sem reservas a um mesmo edifício comportar uma escola, uma igreja e uma sede do governo civil. Liberdade civil, religiosa e intelectual, são três fontes de grandeza de nosso País, porém elas devem ficar sós, sobre diferentes fundações e debaixo de tetos separados. Estes livros, representando aqueles que são levados para as escolas públicas por milhares de meninos e meninas cada dia, são símbolos vitais de nossa liberdade quanto o Livro Sagrado que é a regra e o guia de nossas liberdades que protege a Pátria, pois a escola é a sede do poder civil. Nós, portanto, colocamos estes livros sobre o Altar e ordeno solenemente, aos membros deste Capítulo lutarem com firmeza inabalável, pela proteção e permanência das escolas públicas, a cidadela de nossa segurança e a forte única e verdadeira da democracia em um governo do povo, pelo povo e para o povo. Como nenhum empreendimento nunca deve começar sem pedir a bênção de Deus Todo Poderoso, prestemos atenção ao Capelão Apresentador enquanto nos dirige em oração. (O MCI retorna ao seu lugar e permanece de pé) MCI - *** (três batidas de malhete. Todos de pé) MCI - Irmão Capelão Investidor, você nos guiará em oração. Os DeMolays ativos ajoelhar-se-ão sobre o joelho esquerdo. Os demais permanecerão de pé. (Todos os DeMolays ativos ajoelham-se juntos quando o capelão se ajoelhar) CapI - Deus Todo Poderoso, nosso Pai Celestial, nós vos agradecemos pelas muitas oportunidades que temos tido para demonstrar vossas múltiplas dádivas e graças. Nós agradecimentos pelo privilégio de vos servir e pelo conhecimento de vosso eterno amor. Imploramos vossa benção especial para estes Oficiais que assumem a responsabilidade de liderança deste Capítulo. Assegurai-lhes vossa contínua orientação e cuidado protetor. Dai-lhes a determinação para compreender, a coragem para fazer aquilo que é correto, e a força para desempenhar vossos ensinamentos. TODOS - (uníssono) Amém. MCI - Em nome e por autoridade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, sob os auspícios do Grande Conselho Estadual nº01 da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul, e pelos poderes de que me encontro investido, como Mestre Conselheiro Investidor, declaro este

5 Capítulo aberto com a finalidade de Instalação e Posse dos Oficiais do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay. MCI - * (uma batida de malhete) MCI - Irmão Mestre de Cerimônia Investidor leia os nomes dos Oficiais que foram eleitos e/ou nomeados para servir a este Capítulo no mandato administrativo que se segue. (Os Oficiais entram e formam o triângulo sem ajoelhar, após a leitura de seus nomes pelo MCerI) MCI - Irmãos do Capítulo, diante daqueles que foram eleitos e ou nomeados para servirem no próximo período administrativo, prometem fielmente, cooperar com eles esforços para promover e incentivar os interesses da Ordem? TODOS - (uníssono) Sim, prometemos. MCI - Prometem deixar todos os ciúmes e ambições de lado, trabalhando leal e assiduamente, juntos no desempenho seja qual for a parte de seu trabalho em comum, que lhes for destinada? TODOS - (uníssono) Sim, prometemos. MCI - Irmãos Conselheiros ouviram a convicção de seus Irmãos e suas promessas de leal apoio dentro e fora do Capítulo. Vocês por sua vez prometem trabalhar assiduamente com eles para o desempenho dos propósitos que a todos animam? CONSELHEIROS - (uníssono) Sim, prometemos. MCI - Prometem deixar de lado todas as pequenas distinções de posições oficiais e trabalhar com mais assiduidade ainda para demonstrar seu apreço pela honra que lhes foi concedida? CONSELHEIROS - (uníssono) Sim, prometemos. MCI - Irmãos Conselheiros e Irmãos deste Capítulo, em nome de nossa Ordem, aceito as promessas de cooperação com um feliz presságio do sucesso que tal harmonia e zelo mútuo asseguram. O fardo comum não pode ser suportado nem por Oficiais nem por membros somente. Os mais eficiente oficiais que pudessem ser escolhidos seriam ineficazes sem a ajuda leal dos membros, e os membros mais entusiásticos seriam fracos sem a liderança inteligente e consagrada. Sem essa cooperação fiel e eficiente vocês não podem esperar por um sucesso nem o mereceriam. Irmão Mestre de Cerimônia Investidor apresente o Mestre Conselheiro eleito para Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de lhe apresentar, e através de você a todos os presentes, o Irmão (nome do irmão) que foi eleito

6 Mestre Conselheiro e Presidente deste Capítulo para o período administrativo que se segue. MCI - Irmão (nome do irmão) você foi eleito para o honroso cargo de Mestre Conselheiro deste Capítulo. Nem preciso lembrar-lhe que, conforme seu título sugere você é o líder do grupo. Não deve ser arrogante nem arbitrário, mas deve guiar aqueles que o seguem, com satisfação, por que você demonstrou boa vontade em ouvir conselhos assim como em dar conselhos. É seu dever freqüentar todas as reuniões e desempenhar os deveres que naturalmente pertencem ao cargo ou que podem caber-lhe de tempos em tempos; antes de assumir este cargo, entretanto, devemos ouvir de sua parte uma declaração pública. Está pronto a fazer esta declaração? MC - Estou MCI - Então se ajoelhe com os dois joelhos, coloque ambas as mãos sobre o Livro Sagrado. Promete seguir os caminhos de Jacques DeMolay se o serviço e o dever a seus pais, e consideração a todas as mulheres. MCI - Promete ser justo quando estiver decidindo entre dos Irmãos? MCI - Promete obedecer às leis de sua cidade, estado e País, merecer sempre e fama e caráter de um bom cidadão? MCI - Promete procurar ajudar aos Membros deste Capítulo na melhor realização dos deveres para com seu querido País? MCI - Promete ajudar os aflitos e fatigados e nunca permitir que um Irmão passe necessidade? MCI - Promete sempre obedecer aos Estatutos e ordens do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil e do Grande Conselho Estadual nº01 da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul? MCI - Promete nunca permitir que uma reunião termine sem uma palavra de oração para sua mãe, seu pai, e o bem estar de seu País?

7 MCI - Promete que ambos os Graus desta Ordem sejam conferidos pelo menos uma vez durante seu período de administração? MCI - Promete providenciar da melhor maneira possível para que sejam observados os Dias Obrigatórios que ocorrerem durante sua administração? MCI - Promete agora, apoiar o sistema de escolas públicas, considerar que ele seja um baluarte de nossa cidadania? MCI - Então você confirmará a sua promessa beijando o Livro Sagrado. Levante. Irmão Mestre de Cerimônia Investidor conduza nosso Mestre Conselheiro ao seu posto. MCI - *** (três batidas de malhete e todos levantam) MCI - Irmão Mestre Conselheiro, perante você e à sua volta estão os seus Irmãos. Irmãos e amigos, perante vocês está o Mestre Conselheiro do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay. (O MCI lidera os aplausos) MCI - * (uma batida de malhete e todos sentam com exceção do MCI e do MCerI) MCI - Mestre de Cerimônia Investidor apresente o 1º Conselheiro eleito para Instalação. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho aprazer de apresentar o Irmão (nome do irmão) que foi eleito para o 1º Conselheiro para o período administrativo que se segue. MCI - Irmão (nome do irmão) você foi eleito por seus Irmãos ao segundo cargo mais alto do Capítulo, e será o seu dever presidir na eventual ausência do Mestre Conselheiro. É necessário, portanto, que esteja plenamente qualificado a preencher não somente o seu posto particular, mas também o seu superior imediato. Seu posto no Oriente é o símbolo do por do Sol é também a noite que precede e anuncia o dia eterno. O Irmão Mestre de Cerimônia Investidor conduzi-lo-á a seu posto, apresentado em seguida o 2º Conselheiro para a Investidura. (O 1º Conselheiro senta-se ao chegar a seu posto)

8 MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de apresentar o Irmão (nome do irmão) que foi eleito 2º Conselheiro para o período administrativo seguinte. MCI - Irmão (nome do irmão) o cargo de 2º Conselheiro é um cargo de dignidade e honra. Os Membros deste Capítulo expressaram a confiança que em você depositam quando você foi por eles eleito para este cargo. Com todo entusiasmo, você deve cooperar com os outros dois Conselheiros conforme prevê nosso ritual, sua capacidade e eficiência darão a melhor prova de seu zelo e interesse neste Capítulo. Seu posto Será no Sul, símbolo do Sol meridiano ou o meio dia da vida. Irmão Mestre de Cerimônia Investidor conduzi o 2º Conselheiro a seu posto no Sul, e depois apresente os outros Irmãos eleitos ou nomeados. (O 2º Conselheiro é conduzido a seu posto e senta) MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como 1 Diácono e o irmão (nome do irmão), que foi escolhido como 2 Diácono, para o período administrativo que se segue. MCI - Irmão (nome do irmão), o cargo de 1 Diácono é um cargo da maior importância do trabalho da Ordem, foi-lhe confiada uma missão tão árdua quanto honrosa. A sua escolha para este cargo é um elogio à sua eficiência, e confiamos que trabalhar com zelo, para justificar a sabedoria de sua escolha. Irmão (nome do irmão), como o 2 Diácono, você será o guardião interno do Capítulo, e ajudar o 1 Diácono nas Cerimônias de Iniciação. Empregue a mesma dedicação ao trabalho da Ordem, que é dever de todo Oficial, seja qual for seu cargo ou posição. Vocês serão conduzidos pelo irmão Mestre de Cerimônias Investidor a seus postos, o qual em seguida apresentar os Mordomos para a Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como 1 Mordomo e o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como 2 Mordomo, para o período administrativo que se segue. MCI - Irmãos, seus deveres são sugeridos por seus títulos, e como parte integrante de seu trabalho, eles ocupam um lugar definido. Devem auxiliar os Diáconos a conduzir os candidatos durante a cerimônia de iniciação. Terão muitas oportunidades de desempenhar serviços eficientes e seu próprio cargo lhe ensina que todo trabalho é honrado e digno de fiel desempenho. Serão agora conduzidos a seus respectivos postos pelo Irmão Mestre de Cerimônias Investidor, que em seguida apresentará o Mestre de Cerimônia e sentinela para a Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Mestre de Cerimônias e o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Sentinela para o período administrativo que se segue.

9 MCI - Irmãos (nome do irmão) será o seu dever conduzir as procissões que os Rituais determinam e desempenhar com harmonia e dedicação aqueles outros deveres que possam ser inerentes ao seu cargo. Dignidade e dedicação resultarão em eficiência no seu desempenho. Irmão (nome do irmão), você foi escolhido como Sentinela, seu posto é na porta externa. Cabe-lhe o dever de nos guardar em nossas sessões impedindo o ingresso em nossa Sala Capitular aqueles não qualificados a participar de nossas deliberações. É de bom alvitre recordar sempre que você é o guarda do templo. Agora vocês serão conduzidos aos seus respectivos postos, quando então o Mestre de Cerimônias Investidor apresentará o Capelão para a Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, sinto-me feliz ao apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Capelão para o período administrativo que se segue. MCI - Irmão (nome do irmão), você acabou de ser selecionado para um cargo muito sagrado e honroso. Conforme seu cargo sugere, você deve guiar os Irmãos deste Capítulo em orações, e nem preciso lembrar-lhe de que seu comportamento dever ser sempre escrupuloso, correspondente à dignidade, à solenidade e à santidade desses deveres. As mais severas decências necessárias em todos os postos oficiais, mas o seu posto é um que especialmente, requer tais qualidades, que justificarão sua sábia escolha. Nossas devoções não são fórmulas sem significado, mas sim a prática de deveres contentemente apontados em nossos ensinamentos. O Irmão Mestre de Cerimônias Investidor conduzir-lhe-á ao seu posto, quando então apresentará o Escrivão e o Porta-Estandarte para a Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, é um prazer apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Escrivão e o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Porta-Estandarte para o período administrativo seguinte. MCI - Irmão (nome do irmão), você foi escolhido para registrar os acontecimentos do Capítulo, e eu lhe lembro o cuidado, a polidez e a eficiência que torna o trabalho de um Secretário estimável para qualquer ordem. Os deveres de seu cargo são muitos e variados, não se restringindo às reuniões do Capítulo apenas. Confiamos em sua fidelidade, e que nenhuma desatenção aos debates possa surgir, com relação aos trabalhos de rotina do Capítulo. Irmão (nome do irmão), conforme o título de seu cargo indica, você deve ser o guardião de nosso País. Patriotismo é uma das virtudes cardeais de nossa Ordem, e como guardião formal deste Pavilhão Nacional, emblema da grandeza de nosso povo e de nosso País. Patriotismo é uma das virtudes cardeais de nossa Ordem, e como guardião formal deste pavilhão você deve lembrar os nossos deveres como participantes comuns, das bênçãos recebidas pelos sacrifícios daqueles que tenham bem vivido e mesmo morrido pela glória da nossa Pátria. A honra de uma Pátria jovem, de um passado honrado e de um futuro promissor de um povo, em breve será entregue em nossas mãos, e é uma grande distinção a que lhe foi confiada como guardião deste glorioso pavilhão. Irmão Mestre de Cerimônias Investidor conduza o Escrivão e o Porta-

10 Estandarte a seus respectivos postos, quando então apresentará o Tesoureiro, o Hospitaleiro e o Orador para a Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, sinto-me feliz em apresentar o Irmão (nome do irmão), que foi eleito Tesoureiro, o Irmão (nome do irmão), que foi eleito Hospitaleiro e o Irmão (nome do irmão), que foi escolhido como Orador para o período administrativo que se segue. MCI - Irmão (nome do irmão), você foi escolhido para administração das finanças deste Capítulo e, lembro-lhe a rígida fidelidade no desempenho desta importante função de confiança. Com dignidade peço-lhe encarecidamente que tenha o máximo de cuidado; para que este Capítulo possa sempre conhecer sua situação financeira. Irmão (nome do irmão) deve ser seu cuidado lembrarnos, no desempenho de seus deveres oficiais, como Hospitaleiro, que a caridade, não a ostensiva e sem propósito distribuição de esmolas, mas a caridade que tem sido traduzida como "Amor Fraternal", é uma virtude que todos devem praticar. O choro da carência está sempre soando em nossos ouvidos, e a ele nossos ouvidos nunca se devem fechar. Irmão (nome do irmão), você foi escolhido como Orador deste Capítulo. É uma função cuja importância jamais poderá ser subestimada. A interpretação da lição a ser ensinada no Grau DeMolay depende em grande parte da maneira pela qual o Orador faz sua explicação do significado fundamental dos ensinamentos de nossa Ordem. Não será com pouca habilidade que você fará sua parte no Ritual solene e a sua seleção para este cargo é a prova autêntica de confiança que o Mestre Conselheiro lhe deposita, e que você honrará ao demonstrar habilidade. Serão conduzidos pelo Mestre de Cerimônias Investidor aos seus postos, quando então ele anunciará os Preceptores para Investidura. MCerI - Irmão Mestre Conselheiro Investidor, tenho o prazer de apresentar os Irmãos (nomes dos Irmãos), que foram escolhidos como Preceptores para o período administrativo que se segue. MCI - Meus irmãos é desnecessário salientar a importância dos deveres que devem desempenhar, ao exemplificar nosso Ritual. Sem entrar em detalhes de suas partes neste trabalho, eu posso firmemente lembra-lhes de que tenham a mais alta eficiência que puderem. A sua própria escolha é uma honra, pois em vocês foi depositada a mais solene participação e responsabilidade em nossa Cerimônia de Iniciação. A impressão que derem aos candidatos que lhes forem apresentados ser permanente, e na proporção de sua eficiência, ser aquela impressão, o que é com tanto empenho destinada a ser. Serão conduzidos a seus postos pelo Irmão Mestre de Cerimônias Investidor. (O MCerI conduz os Preceptores a seu postos) MCI - Irmão Mestre de Cerimônia Investidor, agora você proclamará os Oficiais do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay devida e regularmente investidos.

11 MCerI - Em nome e sob autoridade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil, sob os auspícios do Grande Conselho Estadual nº01 da Ordem DeMolay do Rio Grande do Sul, declaro que os Oficiais do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay estão devidamente investidos. MCI - * (uma batida de malhete. O MCerI dirige-se a seu posto e senta) MCI - Irmão Mestre Conselheiro, apresento-lhe agora o malhete da autoridade e imponho-lhe o dever de usá-lo com dignidade, imparcialidade e cortesia, nunca se esquecendo de que apesar de ser temporariamente o chefe e o líder entre seus Irmãos, você veio das fileiras e às fileiras retornará. (O MCI entrega o malhete ao Mestre Conselheiro que depois de ter completado seus agradecimentos, apresentações e avisos, devolverá o malhete ao MCI) MCI - Meus Irmãos, resta algum assunto a ser tratado neste Capítulo? (O MCI faz uma pausa para dar aos Irmãos oportunidade de trazer algum assunto; terminado o mesmo, o MCI manda fazer a Cerimônia das 9 Horas, passando logo após a palavra para os presentes, Maçons) MCI - Meus Tios, amigos e convidados, se desejarem tratar de assunto relativo ao ato que acabamos de celebrar, a palavra será concedida. (Reinando silêncio, ou não havendo manifestação entre os presentes, o MCI manda circular o Tronco da Solidariedade) MCI - Concluindo os trabalhos, solicito ao Irmão Hospitaleiro que faça circular o Tronco de Solidariedade. MCI - Irmãos, tios, tias e convidados antes de concluirmos nossas cerimônias, unamo-nos em oração. MCI - *** (três batidas de malhete e todos ficam de pé) MCI - Irmão Capelão Investidor guie-nos em oração. (Todos os DeMolays ativos ajoelham-se juntos quando o capelão se ajoelhar) MCI - DeMolays ativos ajoelhem-se sobre o joelho esquerdo, todos os demais permaneçam de pé. CapI - Pai nosso que estais no Céu, derramai sobre nós em todos os momentos de nossas vidas, vossas bênçãos. Inspirai-nos em todos os elevados propósitos que aqui nos forem designados. Abençoai todos aqueles que se dedicam à causa da virtude, de vida pura e honrada, honrando seu santo e sagrado Nome. Abençoai a causa por nós jovens abraçada, e que nossa Ordem, seja sempre um poder para o bem de nossa comunidade e de nossa Pátria. Abençoai nossos amados Tios Maçons e ajudai-nos a honrar a

12 sabedoria das gerações que se levantam das brumas do Tempo para investir na juventude, alicerce seguro na arquitetura do futuro. Abençoai todas as mulheres e nossas mães em especial, dando-lhes a alegria de Ter como filhos dignos e valorosos cidadãos de nossa amada Pátria. TODOS (uníssono) Amém. MCI - Irmãos 1º Diácono Investidor, apague as sete chamas simbólicas de nossas virtudes na certeza de que estarão eternamente acesas em nossos corações. Fecha o Livro Sagrado e retire os Livros Escolares do Altar. MCI - Declaro os trabalhos de Investidura e Posse dos Oficiais do Capítulo (nome do Capítulo) da Ordem DeMolay encerrados. MCI - *** (três batidas de malhete) MCI Neste momento os Oficiais Investidores do Capítulo (nome do Capítulo) irão se retirar. (Os Oficiais investidores retiram-se de maneira usual) MC Neste momento os Oficiais Investidos e Empossados do Capítulo (nome do Capítulo) irão se retirar.

Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay

Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay Cerimônia mista especial de Instalação do Conselho Consultivo e Oficiais do Capítulo DeMolay Partes exigidas - Oficial Instalador (OI) - Mestre Conselheiro Investidor (MCI) - 1º Conselheiro Investidor

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA

ABERTURA E ENCERRAMENTO CERIMÔNIA PÚBLICA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Uma Cerimônia Pública deve ser apresentada

Leia mais

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL

INSTALAÇÃO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O candidato deve ser orientado de antemão sobre como deverá agir. O Mestre Conselheiro Estadual e Mestre Conselheiro Estadual Adjunto a serem investidos, não deverão portar nenhum tipo

Leia mais

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay

Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay Partes exigidas Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay - Mestre Conselheiro (MC) - 1º Conselheiro (1ºC) - 2º Conselheiro (2ºC) - Mestre de Cerimônias (MCer) - Capelão (Cap) - 1º Diácono (1ºD)

Leia mais

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo

Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Cerimônia de Instalação de Posse do Conselho Consultivo Partes exigidas - Presidente do Corpo Patrocinador (PRES) - Oficial Instalador (OI) - Capelão Instalador (CapI) - Mestre de Cerimônias Instalador

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS EM ORDEM INVERSA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DOS OFICIAIS

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

INSTRUÇÕES GERAIS CARGOS REQUERIDOS EQUIPAMENTO NECESSÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é recomendada como

Leia mais

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL

CERIMONIAL CONGRESSO ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Este cerimonial se divide em duas partes, a parte informal (abertura oficial do evento) e a parte formal (posse das Lideranças eleitas e encerramento do evento). Visa oficializar o cerimonial

Leia mais

REPRESENTANTE DEMOLAY

REPRESENTANTE DEMOLAY INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Recomenda-se que esta cerimônia

Leia mais

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

RECEPÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta cerimônia é feita apenas para

Leia mais

INSTALAÇÃO DE OFICIAIS DA CORTE

INSTALAÇÃO DE OFICIAIS DA CORTE INSTRUÇÕES GERAIS Esta cerimônia deve ser feita em uma reunião pública de Capítulo ou Organização Filiada à DeMolay. Assim como em uma Investidura Chevalier, os membros da Corte devem entrar, tomar seus

Leia mais

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE

CERIMÕNIA DE CORPO PRESENTE INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Esta Cerimônia é pública, destinada

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CONGRESSOS DeMOLAY O cerimonial

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO REGIONAL uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2012 CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO

Leia mais

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY

ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY ABERTURA E ENCERRAMENTO DE CERIMÔNIAS PÚBLICAS DA ORDEM DeMOLAY uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2013 ABERTURA E

Leia mais

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE

CERIMÔNIA DA MAIORIDADE CERIMÔNIA DA MAIORIDADE uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Terceira Edição 2011 CERIMÔNIA DA MAIORIDADE Esta cerimônia é destinada

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho

Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho Configuração da Sala de Reuniões de um Conselho NACIONAL VATICANO ESTADUAL CAVALEIROS TESOUREIRO ESTADUAL SECRETÁRIO FINANCEIRO GRANDE CAVALEIRO CAPELÃO SECRETÁRIO DE ATAS DIRETORES DE PROGRAMAS E DE RECRUTAMENTO

Leia mais

Manual de Cerimônias Extras

Manual de Cerimônias Extras Manual de Cerimônias Extras Cap. Cavaleiros das Sete Virtudes Mogi Mirim-SP 1 ÍNDICE Cerimônia Branca 03 Cerimônia Especial de Apresentação da Ordem DeMolay 08 Cerimônia das Luzes 16 Cerimônia das Flores

Leia mais

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA

INVESTIDURA CRUZ DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. A cerimônia será apresentada toda

Leia mais

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL

CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL CERIMÔNIA DE HOMENAGEM À BANDEIRA NACIONAL ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição

Leia mais

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO

CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO CERIMÔNIA DE INSTALAÇÃO DO MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL E MESTRE CONSELHEIRO ESTADUAL/DISTRITAL ADJUNTO uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa

Leia mais

EDITAL N.º 01/

EDITAL N.º 01/ QUIZ DeMOLAY 2016 EDITAL N.º 01/2015-2016 GABRIEL FERNANDO MUNARO e GUILHERME RAMOS DE OLIVEIRA, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas na qualidade de dirigentes do Gabinete Estadual do Grande

Leia mais

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística

Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital do IV Torneio Alagoano de Ritualística Edital nº 03/2017 Maceió AL JÓSE ORLANDO COSTA DO NASCIMENTO JUNIOR e GUILHERME RODRIGUES DE OLIVEIRA ALMEIDA no uso das atribuições que lhe são conferidas

Leia mais

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL

INSTALAÇÃO GRANDE MESTRE ESTADUAL INSTRUÇÕES GERAIS Os investidos devem ser orientados de antemão sobre como deverá agir. O Grande Mestre Estadual, Grande Mestre Estadual Adjunto e Segundo Grande Mestre Estadual Adjunto a serem instalados,

Leia mais

ORAÇÃO DA MANHÃ. TEXTO BÍBLICO Matheus 5, Atos dos Apóstolos 1, 12 14

ORAÇÃO DA MANHÃ. TEXTO BÍBLICO Matheus 5, Atos dos Apóstolos 1, 12 14 ORAÇÃO DA MANHÃ TEXTO BÍBLICO Matheus 5, 13 16 Atos dos Apóstolos 1, 12 14 MÚSICA Cenáculo (Felipe de Freitas Araujo CD: O Mundo Todo é Nosso Campo de Batalha, Cancioneiro GM 2014: Espírito Santo, 163).

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil

TRIBUTO AOS MAÇONS. uma cerimônia aberta emitida pelo. Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil TRIBUTO AOS MAÇONS uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Segunda Edição 2008 TRIBUTO AOS MAÇONS Esta cerimônia tem por objetivo apresentar

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

Manual para Fundação de Capítulos

Manual para Fundação de Capítulos Manual para Fundação de Capítulos CONTEÚDO CONTEÚDO... 2 O QUE É A ORDEM DEMOLAY?... 3 NO QUE SE BASEIA A ORDEM DEMOLAY?... 3 COMO FUNDAR UM CAPÍTULO DEMOLAY?... 4 CONSIGA UM CORPO PATROCINADOR... 4 ESCOLHA

Leia mais

INTERLÚDIO DAS NOVE HORAS

INTERLÚDIO DAS NOVE HORAS INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. Toda reunião capitular, pública

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites

EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites EDMC Equipe Distrital de Mordomia Cristã Obje7vos, Perfil, atuações e limites É Importante Lembrar... A. Que a segunda vinda de Cristo está bem próxima, e a igreja de Deus necessita estar reavivada pelo

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES

CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES CERIMÔNIA DO DIA DAS MÃES ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

HINOS DE CONCENTRAÇÃO

HINOS DE CONCENTRAÇÃO HINOS DE CONCENTRAÇÃO 73 1. FIRMEZA (Padrinho Sebastião - 03) Firmeza firmeza no amor Firmeza firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou firme nesta luz Aonde estou Firmeza firmeza no amor

Leia mais

CERIMONIAL CONGRESSO REGIONAL

CERIMONIAL CONGRESSO REGIONAL INSTRUÇÕES GERAIS Este cerimonial se divide em duas partes, a parte informal (abertura oficial do evento) e a parte formal (posse das Lideranças eleitas e encerramento do evento). Se o Evento Regional

Leia mais

Começamos um novo ano letivo. Sou a tua agenda Bem vindas! Bem vindos! Reparaste? 150 anos!

Começamos um novo ano letivo. Sou a tua agenda Bem vindas! Bem vindos! Reparaste? 150 anos! Começamos um novo ano letivo Sou a tua agenda 2013-2014 Bem vindas! Bem vindos! Reparaste? 150 anos! RECORDA Uma canção Um logotipo Um lema Grande é o amor de Deus! Somos uma grande família Tudo acontece

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

Terço da Comunidade Filhos do Céu

Terço da Comunidade Filhos do Céu Terço da Comunidade Filhos do Céu O TERÇO O terço foi criado pelo fundador da comunidade Afonso Silva ( Painho ) para ser utilizado pelos consagrados e filhos na própria Comunidade Filhos do Céu que ao

Leia mais

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA

CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA CELEBRAÇÃO DE NATAL COMUNIDADE EDUCATIVA 11 de dezembro de 2014 Abertura: Irmã Regina. Animador: Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo

Leia mais

Vivendo a Vida Santa

Vivendo a Vida Santa Livrinho 2 Pàgina 35 Lição Cinco Vivendo a Vida Santa Pode você descrever numa só palavra a qualidade de vida que procura levar? Muitas e variadas respostas são dadas a essa pergunta. Mas, da perspectiva

Leia mais

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA

GRAU DE GRÃ CRUZ DA CAVALARIA ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL Ritual do Grau de Editado pelo SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Esta tradução, elaborada pelo Irmão Hugo Roberto Lima Ramírez, sob os auspícios do Supremo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA FILOSOFIA O Clube de líderes J.A é um programa do Ministério Jovem, que se destina aos jovens que estão dispostos a serem líderes na igreja local dentro das muitas áreas do Ministério J.A e de maneira

Leia mais

INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS

INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS INSTALAÇÃO DAS OFICIAIS E DAS REPRESENTANTES DO BETHEL JURISDICIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PREPARAÇÃO DA SALA DO BETHEL JURISDICIONAL PARA INSTALAÇÃO ABERTA 1. Ajuste a planta baixa de acordo com o tamanho

Leia mais

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID

P S A T S ORAL DA AC A OLHID OLHID PASTORAL DA ACOLHIDA Paróquia Sagrada Família Itajubá 06 05 2012 PASTORAL DA ACOLHIDA Todos são de suma importância na comunidade paroquial A acolhida de vocês deve ser como a acolhida de Jesus que acolhe

Leia mais

INVESTIDURA LEGIÃO DE HONRA

INVESTIDURA LEGIÃO DE HONRA INSTRUÇÕES GERAIS O Altar, os assentos e os postos dos Oficiais e as cadeiras para os membros devem ser arrumados de acordo com a Sala Capitular indicada no Diagrama 1. As patentes do Grau serão enviadas

Leia mais

Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo

Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo Há uma Nova Mensagem de Deus no Mundo Os povos e as nações do mundo estão entrando num período de grandes dificuldades e muitas mudanças. Os recursos do mundo estão diminuindo. As populações estão crescendo.

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES

EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES - 1 - EMBLEMAS DOS DESBRAVADORES O Clube de Desbravadores é um programa mundial, organizado e dirigido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Oferece um amplo ciclo de aprendizado experimental para os juvenis

Leia mais

Vogal Mariano Cadernos de Serviços

Vogal Mariano Cadernos de Serviços Vogal Mariano Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: No dia 27 de Novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina de Labouré, suscitando a devoção da Medalha

Leia mais

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Introdução Neste primeiro volume da Apostila da Pastoral do dizimo, desejamos aprofundar o

Leia mais

a) Malas - Minha tia que aperta as minhas bochechas e bagunça o meu cabelo. b) Hipocrisia - Ver pessoas que não gostamos e fingir que realmente

a) Malas - Minha tia que aperta as minhas bochechas e bagunça o meu cabelo. b) Hipocrisia - Ver pessoas que não gostamos e fingir que realmente a) Malas - Minha tia que aperta as minhas bochechas e bagunça o meu cabelo. b) Hipocrisia - Ver pessoas que não gostamos e fingir que realmente gostamos. c) Decepção Amigo secreto, receber presentes inúteis,

Leia mais

Bate o Sino: Convido a todos os presentes para entoarem o Hino à Bandeira. ( primeira estrofe e estribilho )

Bate o Sino: Convido a todos os presentes para entoarem o Hino à Bandeira. ( primeira estrofe e estribilho ) Cerimônia de Posse dos Novos Sócios AL 2011 / 2012 ( Checar: Telefone no Vibracall, Invocação a Deus, Objetivos do Lions Clube Internacional, Código de Ética do Leão ( ambos no nosso livreto ) e garçom

Leia mais

Madrinha Percília Percília Matos da Silva

Madrinha Percília Percília Matos da Silva Madrinha Percília Percília Matos da Silva Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis 1 www.hinarios.org 2 01 NOSSO MESTRE NOS ENSINA Nosso mestre nos ensina Nós devemos aprender A doutrina do

Leia mais

Madrinha Percília. Percília Matos da Silva. Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis

Madrinha Percília. Percília Matos da Silva. Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis Madrinha Percília Percília Matos da Silva Tema 2012: Flora Brasileira Bougainvillea spectabilis 1 www.hinarios.org 2 01 NOSSO MESTRE NOS ENSINA Nosso mestre nos ensina Nós devemos aprender A doutrina do

Leia mais

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí

Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí Juramentos oficiais dos cursos de graduação e sequenciais da Universidade do Vale do Itajaí ADMINISTRAÇÃO (Resolução nº 037/CONSUN-CaEn/2011) Juro dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades

Leia mais

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos

Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos Lição 12 As autoridades e a posição do crente Texto Bíblico: Romanos 13.1-7 A sociedade organizada pressupõe uma liderança que possa conduzi-los. Nos tempos mais remotos da civilização, os povos já possuíam

Leia mais

Cerimônia In Memoriam

Cerimônia In Memoriam Cerimônia In Memoriam Esta cerimônia é destinada a ser realizada em Sessão Aberta ou Secreta, conforme o Capítulo decidir. Poderá ser usada como cerimônia anual para lembrar a morte de todos os membros

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS

CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS CERIMÔNIA DO DIA DOS PAIS ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TÁVOLA REDONDA uma cerimônia aberta emitida pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil Primeira Edição 2011 CERIMÔNIA

Leia mais

Hinos. Concentração. 11/ Pág. 1

Hinos. Concentração.  11/ Pág. 1 Hinos Concentração www.hinosdosantodaime.com.br 11/2013 1.0 Pág. 1 01 FIRMEZA Marcha - Padrinho Sebastião - 03 Firmeza, firmeza no amor Firmeza, firmeza aonde estou Eu estou firme com meu Jesus Eu estou

Leia mais

Mutual

Mutual Mutual 2013 http://astontasvaoaoceu.blogspot.com.br/ Em Lugares Santos Se no escuro andais não vais enxergar quem sois e o que podeis vos tornar. Se de joelhos estais e na luz viveis, onde o Espírito está

Leia mais

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES

O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM LIVRE E DE BONS COSTUMES O HOMEM QUE FALA A VERDADE. É um homem feliz e congruente consigo mesmo Fico fascinado com O Maçom que sabe para onde vai, qual é seu destino, para que foi criado pelo

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE,

ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, ICS ENFERMAGEM SOLENEMENTE, NA PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLEIA, JURO: DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE, RESPEITANDO A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, EXERCENDO A ENFERMAGEM

Leia mais

ACADEMIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE SANTA TECLA-RS

ACADEMIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE SANTA TECLA-RS 24º SEMINÁRIO PARA EDUCADORES 6 e 7 de Julho de 2013 ACADEMIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE SANTA TECLA-RS Educação da Vida: O mundo se move quando eu me movo 06/07/2013: 1 º dia: 05:15 - Despertar

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

Guia Introdutório à Cavalaria

Guia Introdutório à Cavalaria Guia Introdutório à Cavalaria Grau de Nobre Cavaleiro GRANDE CONSELHO DA ORDEM DeMOLAY PARA O ESTADO DE GOIÁS Guia Introdutório à Cavalaria Este livro é de propriedade do Grande Conselho da Ordem DeMolay

Leia mais

ORDEM DeMOLAY. Guia do Novo Membro

ORDEM DeMOLAY. Guia do Novo Membro BRASIL ORDEM DeMOLAY Guia do Novo Membro Este Guia para novos Membros é de propriedade do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil. Não é permitido fazer cópias. Esta edição

Leia mais

LICENCIATURA EM FARMÁCIA

LICENCIATURA EM FARMÁCIA ENFERMAGEM LIVRE E SOLENEMENTE, EM PRESENÇA DE DEUS E DESTA ASSEMBLÉIA,/ PROMETO DEDICAR MINHA VIDA PROFISSIONAL A SERVIÇO DA HUMANIDADE/ RESPEITAR A DIGNIDADE E OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA/ EXERCER A

Leia mais

5º SEMINÁRIO PARA EDUCADORES ACADEMIA DA AMAZÔNIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE

5º SEMINÁRIO PARA EDUCADORES ACADEMIA DA AMAZÔNIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE 5º SEMINÁRIO PARA EDUCADORES 6 e 7 de julho de 2013 ACADEMIA DA AMAZÔNIA DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DA SEICHO-NO-IE Educação da Vida: O mundo se move quando eu me movo 06/07/2013: 1 º dia: 05:15 - Despertar

Leia mais

ARQUITETURA E URBANISMO

ARQUITETURA E URBANISMO ADMINISTRAÇÃO OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO, DA CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO, O ARQUITETURA E URBANISMO PROMETO NO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE INERENTE À PRÁTICA DA ARQUITETURA E URBANISMO, RESPEITAR OS PRINCÍPIOS

Leia mais

HINÁRIO. Padrinho Nonato ACONTECEU.

HINÁRIO. Padrinho Nonato ACONTECEU. HINÁRIO ACONTECEU Tema 2012: Flora Brasileira Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) Padrinho Nonato 1 www.hinarios.org 2 Prece Deus glorioso e supremo iluminai a escuridão do meu coração e dai a minha fé correta,

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP.

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. 1 ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. Pelo presente documento, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida regula e

Leia mais

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina

JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior Arquitetura e Urbanismo Biomedicina JURAMENTOS Administração e Comércio Exterior PROMETO / DIGNIFICAR MINHA PROFISSÃO, / CONSCIENTE DE MINHAS RESPONSABILIDADES LEGAIS, / OBSERVAR O CÓDIGO DE ÉTICA, / OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA CIÊNCIA

Leia mais

Conexão Criança (5 minutos)

Conexão Criança (5 minutos) História Bíblica: Lucas 1:26-56 Na lição de hoje as crianças aprenderão que Jesus foi um bebê que nasceu na cidade de Belém e que sua mãe era uma jovem que se chamava Maria. Aprenderão que Maria ficou

Leia mais

HINÁRIO. Ana de Souza Ana de Souza Brito A ALVORADA. 01 OH! MEU DIVINO PAI 02 VOU SEGUINDO

HINÁRIO. Ana de Souza Ana de Souza Brito A ALVORADA.  01 OH! MEU DIVINO PAI 02 VOU SEGUINDO HINÁRIO A ALVORADA Ana de Souza Ana de Souza Brito www.hinarios.org 1 2 01 OH! MEU DIVINO PAI 3X 02 VOU SEGUINDO 3X Oh! Meu divino pai Vós mandou me chamar Eu vivo aqui sozinha Saí a procurar Eu vou seguindo,

Leia mais

HINÁRIO. Ana de Souza A ALVORADA. Ana de Souza Brito

HINÁRIO. Ana de Souza A ALVORADA. Ana de Souza Brito HINÁRIO A ALVORADA Ana de Souza Ana de Souza Brito 1 www.hinarios.org 2 01 OH! MEU DIVINO PAI 3X Oh! Meu divino pai Vós mandou me chamar Eu vivo aqui sozinha Saí a procurar 1 02 VOU SEGUINDO 3X Eu vou

Leia mais

GRAU DE CAVALEIRO DO MANTO PRATEADO

GRAU DE CAVALEIRO DO MANTO PRATEADO ILUSTRE RITO DA CAVALARIA DO BRASIL Ritual do Grau de Editado pelo SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA O BRASIL Esta tradução, elaborada pelo Irmão Hugo Roberto Lima Ramírez, sob os auspícios do Supremo

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato

O Senhor Desembargador JOSÉ MARIA SOUSA PINTO cessa hoje as suas funções de Vice-Presidente deste Tribunal da Relação de Lisboa ao fim de um mandato Exmo. Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Procuradora-Geral da República Exmo. Senhor Vice-Presidente do Supremo Tribunal de Justiça Exma. Senhora Bastonária da Ordem dos Advogados

Leia mais

Como falar sobre acontecimento tão significativo quanto este?

Como falar sobre acontecimento tão significativo quanto este? Como falar sobre acontecimento tão significativo quanto este? Irmãs reunidas... Casa cheia... Alegria estampada nos rostos AGRADECIDOS que, ao longo de anos de convivência, aprenderam AMAR e ADMIRAR alguém

Leia mais

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora

Novena milagrosa a. São José. Festa: 19 de março. editora Novena milagrosa a São José Festa: 19 de março editora Ave-maria Quem é São José? Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo (Mateus 1,16). Com essas palavras, termina

Leia mais

Fotografia de eventos religiosos

Fotografia de eventos religiosos Curso Fotografia de eventos religiosos Objetivo desta Formação O objetivo desta formação é torná-lo apto a fazer o registro fotográfico de eventos dentro da sua igreja bem como instruí-lo a atuar como

Leia mais

RITUAL LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DE UM TEMPLO

RITUAL LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DE UM TEMPLO RITUAL LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DE UM TEMPLO 222 PRELIMINARES 1. É necessário o seguinte material para a execução deste Ritual: a) Bandeira Nacional. b) Estandarte da Loja. c) Três Malhetes. d)

Leia mais

Formação para Coroinhas 1

Formação para Coroinhas 1 Formação para Coroinhas 1 Formação para Coroinhas 1 - Nova Edição.indd 1 27/06/17 10:49 Coleção L, Como participar da eucaristia? Catequese sobre a missa, José Antônio M. Busch Formação para coroinhas

Leia mais

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)

Eis aqui a serva do Senhor. Faça -se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38) Síntese Informativo Mensal do Movimento Pólen Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc Janeiro de 2012 / Ano MMXII 1 EDITORIAL Queridos Amigos, Jesus nasceu, um ano novo começou!

Leia mais

MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA

MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA MANUAL 1 AULA 29 PG. 125 SEGUNDA VINDA Use a folha 1 como cartaz da aula. Imprima a folha 2 recorte e cole sobre um papel cartão e Deixe sobre a mesa. Use os cartões da folha 3 para a leitura da citação

Leia mais

Roteiro da celebração. As velas serão acesas quando a celebração começar. Acolhida e introdução ao tema da Semana de Oração

Roteiro da celebração. As velas serão acesas quando a celebração começar. Acolhida e introdução ao tema da Semana de Oração Roteiro da celebração D: Dirigente L: Leitor T: Todos I. Prelúdio/ Preparação As velas serão acesas quando a celebração começar. Acolhida e introdução ao tema da Semana de Oração Um apresentador dá as

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04

ÍNDICE INTRODUÇÃO...04 Manual de Práticas Capitulares GUIA DO MESTRE CONSELHEIRO Comissão de Ritual, Liturgia e Joias ORDEM DEMOLAY 1ª EDIÇÃO 2014 Versão 1.0 - Virtual Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil DeMolay

Leia mais

Oração de proteção aos namorados

Oração de proteção aos namorados Oração de proteção aos namorados Uma poderosa oração de proteção para casais. Para quem está passando por alguma provação no relacionamento essa Oração e maneira que eu vou te ensinar a fazê-la devem ajudar

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim Escolhida para o Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR Tania Rubim Agradecimentos Em primeiro lugar quero agradecer ao meu soberano Deus por me dar esta oportunidade de escrever sobre um assunto

Leia mais

Quaresma de São Miguel Arcanjo

Quaresma de São Miguel Arcanjo Quaresma de São Miguel Arcanjo A quaresma deve ser rezada diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa dos arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael. Preparação da Quaresma

Leia mais

HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD

HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD o interessante. Você pode posicionar a caixa tas de Desenho para alterar a formatação HINOS DA HARPA CRISTÃ VIOLINO 1 OSAD NOME louvai-o com instrumentos de cordas... AGRADECIMENTOS Agradecemos ao Deus

Leia mais

Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah

Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah Mude situações com ritual de prosperidade com Achaiah Feito sempre no primeiro dia de cada mês para pedir ajuda para estabilidade financeira e equilíbrio nas suas contas, você pode começar uma mudança

Leia mais