NEWSLETTER DE JANEIRO DE 2013
|
|
|
- Mateus Valverde Lacerda
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 NEWSLETTER DE JANEIRO DE 2013 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeira e contabilístico - fiscal cabo-verdiana durante o mês de Janeiro de 2013: Aprovação do Orçamento Privativo da Assembleia Nacional para o ano Económico de 2013 A Resolução nº 67/VIII/2013 de 04 de Janeiro, publicado na I Série do Boletim Oficial nº 1 de 04 de Janeiro, aprova o Orçamento Privativo da Assembleia Nacional para o ano económico de 2013, num montante de receitas previstas de $00 (setecentos e três milhões, setecentos e quarenta e cinco mil, trezentos e noventa e três escudos), sendo também o limite de despesas previstas fixada igual a quantia de receitas previstas para o mesmo ano. Regime Jurídico da Pensão Unificada de Invalidez, Velhice e Sobrevivência do Regime Geral de Providência Social O Decreto-Lei nº 1/2013 de 4 de Janeiro, publicado na I Série do Boletim Oficial nº 1 de 4 de Janeiro, estabelece o regime jurídico da pensão unificada de invalidez, velhice e sobrevivência do regime geral de providência social e as pensões de aposentação e reforma ou sobrevivência do regime de função pública, o referido regime de pensão unificada, abrange os beneficiários do regime geral de previdência social e os do regime da proteção social da administração pública. Definição das Normas e Procedimentos Necessários à Execução do Orçamento do Estado para 2013 O Decreto-Lei nº 2/2013 de 8 de Janeiro, publicado na I Série do Boletim Oficial nº 2 de 8 de Janeiro, define as normas e os procedimentos necessários à execução do Orçamento do Estado para 2013, que se aplica a todos os Organismos do Estado que realizam despesas públicas através do Orçamento do Estado. Autorização de Aval do Tesouro à Electra para obtenção de Crédito junto da CECV A Resolução nº 1/2013 de 10 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 3 de 11 de Janeiro, autoriza a Direção Geral do Tesouro a prestar, à Electra SARL., um aval no montante de ECV ,00 (cento e cinquenta milhões de escudos cabo-verdianos), com o propósito de garantir uma operação de crédito junto à Caixa Económica de Cabo Verde (CECV). O financiamento visa melhorar a qualidade e uma maior eficiência de fornecimento dos serviços a nível da eletricidade e água, buscando cada vez mais o desenvolvimento do sector energético cabo-verdiano.
2 Alteração da Fórmula de Retenção na Fonte do IUR Previstas no Orçamento Geral de Estado para 2013 A Portaria nº 5/2013 de 10 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 3 de 11 de Janeiro, publica a nova fórmula para o apuramento do Imposto Único sobre os Rendimentos (IUR) a reter sobre remunerações fixas e variáveis do trabalho dependente pagas ou colocadas à disposição dos respectivos titulares. A fórmula de retenção referida anteriormente pode ser substituída pela Tabela Prática de retenção publicada em anexo a mesma Portaria. Autorização para Exercer a Atividade de Empreiteiro à Empresa Thyssenkrupp, S.A. A Deliberação nº 0122/2012 de 14 de Dezembro, publicada na II Série do Boletim Oficial nº 3 de 17 de Janeiro, concede à empresa Thyssenkrupp Elevadores, S.A., Sucursal de Cabo Verde, a autorização para exercer a atividade de empreiteiro ficando inscrita na especialidade e podendo executar obras até o valor da classe 2 ( contos). Instituição da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP) A Lei nº 24/VIII/2013 de 21 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 4 de 21 de Janeiro, institui a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública, integrada no sistema tributário municipal. A CIP, destina-se a custear o serviço de iluminação pública, com carácter universal, de forma a viabilizar a tranquilidade, o bem-estar e a segurança nas povoações e vias públicas sujeitas a jurisdição municipal, tendo como facto gerador da respectiva obrigação tributária a utilização efetiva dos serviços públicos de iluminação nas vias e logradouros públicos, prestados aos contribuintes ou postos à sua disposição pelos municípios. Aprovação do Regime Jurídico das Operações Urbanísticas A Lei nº 25/VIII/2013 de 21 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 4 de 21 de Janeiro, concede ao Governo autorização legislativa para aprovar o regime jurídico das operações urbanísticas, designadamente o loteamento, a urbanização, a edificação e a utilização e conservação de edifícios. A autorização mencionada tem a duração de 90 dias. Código que Consagra os Princípios e Regras Gerais Aplicáveis aos Benefícios Fiscais A Lei nº 26/VIII/2013 de 21 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 4 de 21 de Janeiro, faz público o Código que consagra os princípios e regras gerais aplicáveis aos benefícios fiscais e estabelece o seu conteúdo e fixa as respectivas regras de concessão e controlo.
3 Medidas de Natureza Preventiva e Repressiva Contra o Terrorismo e o seu Financiamento A Lei nº 27/VIII/2013 de 21 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 4 de 21 de Janeiro, estabelece as medidas de natureza preventiva e repressiva contra o terrorismo e seu financiamento e procede à primeira alteração ao Código Penal, aprovado pelo Decreto Legislativo nº 4/2003, de 18 de Novembro. Minuta do Contrato de Concessão entre o Estado de Cabo Verde e a Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos, S.A. A Resolução nº 2/2013 de 21 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 4 de 21 de Janeiro, aprova a minuta de contrato de concessão que tem por objeto a prorrogação da exclusividade estabelecida a favor da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos, S.A., para a produção e importação de tabaco e seus derivados em todo o território nacional, por um período de 8 (oito) anos. Metodologia de Cálculo do Custo de Capital da CVTelecom, S.A. Aplicável ao Triénio A Deliberação nº 10/CA/2012 de 30 de Novembro, publicada na II Série do Boletim Oficial nº 72 de 20 de Dezembro, é rectificada pela Retificação nº 5/2013, publicada na II Série do Boletim Oficial nº 2 de 15 de Janeiro, que aprova o relatório de consulta pública sobre a metodologia de cálculo do custo de capital da CVTelecom, S.A., aplicável ao triénio , e aprova ainda a taxa de custo de capital em 11,67%, para remunerar os investimentos em 2012 e Aprovação do Regulamento de Estágio e Inspeção dos Procuradores Assistentes O Extrato de Deliberação nº 16/2013 de 11 de Janeiro, publicada na II Série do Boletim Oficial nº 4 de 22 de Janeiro, aprova o regulamento que define o regime de estágio e da inspeção dos procuradores assistentes, para efeitos de nomeação definitiva. O estágio tem como objetivo fundamental proporcionar aos Procuradores Assistentes o desenvolvimento de qualidades e aquisição de competências técnicas para o exercício de funções inerentes à magistratura do ministério público. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) - Supervisão Prudencial O Regulamento de AGMVM nº 1/2012, publicado na II Série do Boletim Oficial nº 4 de 22 de Janeiro, compete a AGMVM, a supervisão prudencial das seguintes entidades: Bolsas, sistemas de negociação multilateral, sistemas de liquidação, câmara de compensação e de contraparte central, sistemas centralizados de valores mobiliários; instituições de investimentos coletivo e entidades gestoras de fundos de garantia e de sistemas de indemnização dos investidores. A supervisão prudencial é sobretudo preventiva, não substituindo a gestão competente e o controlo interno eficaz das entidades a ela sujeitas, bem como o importante papel desempenhado pelos auditores independentes.
4 Acesso Público aos Registos Efetuados pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários O Regulamento de AGMVM nº 2/2012, publicado na II Série do Boletim Oficial nº 4 de 22 de Janeiro, estabelece os termos de acesso público aos registos efetuados pela AGMVM e aos documentos que lhe serviram de base. É aplicável subsidiariamente ao disposto no referido regulamento, o regime previsto no regime jurídico do procedimento administrativo quanto aos direitos dos interessados à informação. O acesso aos registos e respectivos documentos é público, salvo quando da lei resulte o contrário. Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM) Normalização Financeira O Regulamento de AGMVM nº 3/2012, publicado na II Série do Boletim Oficial nº 4 de 22 de Janeiro, define as regras sobre o conteúdo, a organização e a apresentação da informação económica, financeira e estatística utilizada em documentos de prestações de contas, bem como as respectivas regras de auditorias. R e g u l a m e n t o d o C o n c u r s o p a r a R e a l i z a ç ã o d o F e s t i v a l d e S a n t a M a r i a A Deliberação nº 4/2013, publicado na II Série do Boletim Oficial nº 4 de 22 de Janeiro, apresenta o concurso público para realização do festival de Santa Maria 2013, que se destina a sociedades comerciais nacionais devidamente legalizadas, podendo ainda concorrer sociedades estrangeiras, em regime de consórcio com sociedades comerciais nacionais e cuja sede funcione em Cabo Verde. O concurso visa a contratação desta sociedade para a realização do festival de Santa Maria 2013, em conformidade com os Termos de Referência e o referido regulamento. Minuta de Convenção de Estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a Llana Beach Hotel, S.A. A Resolução nº 4/2013 de 28 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 5 de 28 de Janeiro, aprova a minuta da Convenção de Estabelecimento celebrado entre o Estado de Cabo Verde e a Llana Beach Hotel, S.A., que estabelece um conjunto de direitos, obrigações e incentivos que as partes assumem a fim de facilitar a implementação do projeto Llana Beach Hotel, a construir na urbanização turística de Ponta Preta, na ilha do Sal, conforme a planta de localização anexa a referida convenção. Minuta de Convenção de Estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a Island Resort, Lda. A Resolução nº 5/2013 de 28 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 5 de 28 de Janeiro, aprova a minuta da Convenção de Estabelecimento celebrado entre o Estado de Cabo Verde e a Island Resort, Lda., que estabelece um conjunto de direitos, obrigações e incentivos que as partes assumem a fim
5 de permitir a implementação da Fase I do projeto Santa Monica Beach Resort & SPA, a construir na ZDTI de Santa Mónica, na Ilha da Boa Vista, conforme a planta de localização anexa a referida convenção. Minuta de Convenção de Estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a White Sands Beach Hotel & SPA A Resolução nº 6/2013 de 28 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 5 de 28 de Janeiro, aprova a minuta da Convenção de Estabelecimento celebrado entre o Estado de Cabo Verde e a White Sands Beach Hotel & SPA, S.A., que estabelece um conjunto de direitos, obrigações e incentivos que as partes assumem a fim de facilitar a implementação do projeto White Sands Beach Hotel & SPA, S.A., numa área de hectares a construir no POD.CSM.06 do POT da ZDTI de Santa Mónica, na Ilha da Boa Vista, conforme a planta de localização anexa a referida convenção. Minuta de Convenção de Estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a Batuque Hotelaria e Turismo S.A. A Resolução nº 7/2013 de 28 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 5 de 28 de Janeiro, aprova a minuta da Convenção de Estabelecimento celebrado entre o Estado de Cabo Verde e Batuque Hotelaria e Turismo, S.A., que estabelece um conjunto de direitos, obrigações e incentivos que as partes assumem a fim de facilitar a implementação do projeto Hilton Hotel Cape Verde, a construir na ZDTI de Santa Maria, na Ilha do Sal, conforme a planta de localização anexa a referida convenção. Minuta de Convenção de Estabelecimento entre o Estado de Cabo Verde e a Cabo Verde Management, Lda. A Resolução nº 8/2013 de 28 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 5 de 28 de Janeiro, aprova a minuta da Convenção de Estabelecimento celebrado entre o Estado de Cabo Verde e Cabo Verde Management, Lda., que estabelece um conjunto de direitos, obrigações e incentivos que as partes assumem a fim de permitir a implementação das I e II Fases do projeto Barceló Lacacão Golf and Beach Resort, a construir na ZDTI de Santa Mónica, na Ilha da Boa Vista, conforme a planta de localização anexa a referida convenção. Alteração do artigo 91º do Decreto-Lei nº 54/99, de 30 de Agosto, que Aprova as Bases do Sistema Elétrico O Decreto-Lei nº 4/2013 de 29 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 6 de 29 de Janeiro, altera o artigo 91º do Decreto-Lei nº 54/99, de 30 de Agosto, pelo Decreto-Lei nº 14/2006, de 20 de Fevereiro, que aprova as Bases do Sistema Elétrico, que estabelece as entidades reguladoras o poder a
6 suspensão do fornecimento de serviço aos clientes que tenham facturas por pagar com mais de 30 dias em atraso e que lhe seja comunicado com 15 dias de antecedência relativa à data do corte. Alteração do art. 79º do DL nº 75/99, que define R. J. Licenças Concessão Utilização Recursos Naturais O Decreto-Lei nº 5/2013 de 29 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 6 de 29 de Janeiro, altera o artigo 79º do Decreto-Lei nº 75/99, de 30 de Dezembro que define o regime jurídico de licenças ou concessões de utilização dos recursos naturais, que estabelece as entidades reguladoras o poder de suspender o fornecimento de serviço a cliente que tenha facturas por pagar com mais de 30 dias de atraso e que lhe seja comunicado com 15 dias de antecedência relativa a data de corte. Definição da Data-valor nos Créditos em Conta dos Funcionários Públicos e Outros Agentes do Estado A Portaria nº 6/2013 de 29 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 6 de 29 de Janeiro, definiu as datas-valor dos pagamentos das remunerações dos funcionários e agentes, aposentados, reformados, beneficiários da pensão de sobrevivência e da do regime não contributivo, e outros servidores públicos da Administração Pública integrados na base de dados de RH/Salários do Ministério das Finanças. Aprovação das Taxas e Demais Encargos Devidos pela Atribuição ou Renovação de Licenças e Autorizações A Portaria nº 7/2013 de 29 de Janeiro, publicada na I Série do Boletim Oficial nº 6 de 29 de Janeiro, aprova as taxas e demais encargos devidos pela atribuição ou renovação de licenças e autorizações, bem como operações relativas à atividade privada de segurança marítima off share a partir de Cabo Verde. Os valores das taxas previstas à citada Portaria são atualizáveis mediante a proposta da Cape Verde Maritime Security Services, Lda. 2. Queira V. Exa. também anotar o fundamental das obrigações empresariais para o próximo mês de Fevereiro de 2013, constantes do quadro seguinte: ENTIDADE DATA DESCRIÇÃO Repartição de Finanças do Concelho 01 a 15 Pagamento do IUR-PS retido na fonte referente ao mês anterior INPS-Instituto Nacional de Previdência Social 01 a 15 Pagamento das Contribuições para o INPS referente mês anterior Repartição de Finanças do Concelho 01 a 28 Companhia de Seguros Garantia, SA ou IMPAR,SA 01 a 28 Entrega da declaração mensal modelo 106 e pagamento do IVA-Regime normal Pagamento do prémio do seguro SOAT e de outros prémios de seguro vencidos no mês
7 3. Alertamos V. Exa. para outras obrigações, de prazo variável, que eventualmente poderá estar sujeito, conforme consta do quadro seguinte: ENTIDADE Câmara Municipal Taxa de renovação alvará licença retalhista Taxa de letreiros e de publicidade Taxa de recolha de lixo Electra, SA Taxa de esgoto Câmara de Comércio Taxa de renovação alvará licença importação Seguros nas entidades seguradoras Seguro de incêndio das instalações Seguro de equipamentos/multirisco profissional Seguro de viaturas Seguro de acidentes de trabalho facultativo Seguro de viagem Seguro de mercadorias em armazém Seguro de transporte de mercadoria Seguro escolar Seguro de responsabilidade civil profissional Associações empresariais e profissionais Quota de associado Senhorios e intermediários de imobiliária Renda das instalações ocupadas CV Telecom, CV Multimédia e Electra Telefone, internet, água e electricidade DESCRIÇÃO Paga anualmente dependendo da data da licença inicial Paga anualmente, devendo informar-se junto da Câmara Municipal Paga anualmente, devendo informar-se junto da Câmara Municipal Paga anualmente, devendo informar-se junto da Electra, SA Paga anualmente dependendo da data da licença inicial Pago antes da viagem. Pode ser apólice aberta - factura mensal. Pode ser flutuante Pago no momento da emissão da 1ª apólice Pago mensal, trimestral, semestral ou anualmente. Paga adiantado, impreterivelmente até o dia 8 do mês corrente Pagos um mês após leitura do consumo-15 a 30 mês seguinte 4. Eventualmente, as informações transmitidas podem não ser exaustivas, pelo que aconselhamos V. Exa. a recorrer aos Boletins Oficiais e às entidades competentes, para uma informação mais completa. Apresentamos a V. Exa. os nossos melhores cumprimentos. Praia, 31 de Janeiro de 2013 CONTEC Sociedade de Contabilistas Certificados, Lda.
NEWSLETTER DA SOCIEDADE DE AUDITORES
NEWSLETTER DE MARÇO DE 2015 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeiro e contabilístico-fiscal cabo-verdiana durante o mês de Março de 2015: Regime
NEWSLETTER DA SOCIEDADE DE AUDITORES
NEWSLETTER DE NOVEMBRO DE 2015 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeiro e contabilístico-fiscal cabo-verdiana durante o mês de Novembro de 2015:
NEWSLETTER DE SETEMBRO DE 2014
NEWSLETTER DE SETEMBRO DE 2014 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeiro e contabilístico-fiscal cabo-verdiana durante o mês de Setembro de 2014:
NEWSLETTER DE JUNHO DE 2012
NEWSLETTER DE JUNHO DE 2012 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeiro e contabilístico - fiscal cabo-verdiana durante o mês de Junho de 2012:
NEWSLETTER DE AGOSTO DE 2013
NEWSLETTER DE AGOSTO DE 2013 Estimado Cliente, 1. Informamos a V. Exa. as principais alterações na legislação económico-financeiro e contabilístico - fiscal cabo-verdiana durante o mês de Agosto de 2013:
Calendário de Obrigações
Janeiro Repartição de Finanças do Concelho 01 a 15 Pagamento do IUR-PS retido na fonte referente ao mês anterior Repartição de Finanças do Concelho 01 a 31 Pagamento do IUR-PC-Liquidação provisória Câmara
LEGISLAÇÕES/2013 ÁREA BANCÁRIA
LEGISLAÇÕES/2013 ÁREA BANCÁRIA Lei nº 27/VIII/2013, de 21/01/2013- Estabelece Medidas de Natureza Preventiva e Repressiva Contra o Terrorismo e o seu Financiamento e Proceder à primeira Alteração ao Código
Regime geral dos trabalhadores por conta de outrem
Gastos e operações com o pessoal Os recursos humanos implicam gastos: Remunerações fixas e/ou variáveis recebidas pelos trabalhadores vinculados à empresa por contrato individual de trabalho; Remunerações
Lei n.º 11/2014, de 6 de março. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:
Lei n.º 11/2014, de 6 de março A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1. A presente lei estabelece mecanismos de convergência
ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO
1 ORGANISMOS DE INVESTIMENTO COLETIVO Regulamento n.º [ ] / 2014 Preâmbulo Inserido no contexto da reforma legislativa em curso no Direito dos valores mobiliários cabo-verdiano, o presente regulamento
Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões
Glossário sobre Planos e Fundos de Pensões Associados Benchmark Beneficiários Beneficiários por Morte CMVM Comissão de Depósito Comissão de Gestão Comissão de Transferência Comissão Reembolso (ou resgate)
Portaria nº 913-I/2003, de 30 de Agosto
Portaria n.º 913-I/2003 de 30 de Agosto * Na sequência do Decreto-Lei n.º 183/2003, de 19 de Agosto, que alterou o Estatuto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), aprovado pelo Decreto-Lei
FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada
FIN ESTÁGIO EMPREGO MEDIDA ESTÁGIO EMPREGO Ficha de informação normalizada Designação Estágios Emprego Considera-se estágio o desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho com o objetivo
DECRETO N.º 418/XII. Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde
DECRETO N.º 418/XII Cria o Inventário Nacional dos Profissionais de Saúde A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1 - A
MUNICÍPIO DE MACHICO REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO ZERO 1
MUNICÍPIO DE MACHICO REGULAMENTO DO LICENCIAMENTO ZERO 1 Nota Justificativa A simplificação do exercício de atividades decorrente da publicação e entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 48/2011, de 1 de abril
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS Art. 90. O prazo previsto no caput do art. 84 deste Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
TATIANA SERRÃO ASSOCIADA FBL ADVOGADOS ANGOLA
TATIANA SERRÃO ASSOCIADA FBL ADVOGADOS ANGOLA 3 a 5 de Julho de 2012 Hotel EPIC Sana Luanda Angola MÓDULO I - ENQUADRAMENTO LEGAL, ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS E TENDÊNCIAS FUTURAS: REFORMA FISCAL Índice 1.
Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado.
1 Só um ou, quando muito, dois membros do órgão de gestão ou administração da empresa local pode ser remunerado. Artigo 25.º, n.ºs 3 e 4 da Lei n.º 50/2012, de 31 de agosto O valor da remuneração do(s)
LEGISLAÇÃO/2014 ÁREA BANCÁRIA
LEGISLAÇÃO/2014 ÁREA BANCÁRIA Extracto publicação de sociedade nº 8/2014: Certifica o registo de averbamento do aumento do capital social do Banco Angolano de Investimentos de Cabo Verde (BAICV) - B.O.
Acordo Especial de Cooperação no Domínio do Sector Eléctrico entre a República Popular de Moçambique e a República Portuguesa.
Decreto n.º 87/79 de 20 de Agosto Acordo Especial de Cooperação no Domínio do Sector Eléctrico entre a República Portuguesa e a República Popular de Moçambique O Governo decreta, nos termos da alínea c)
JORNAL OFICIAL I SÉRIE NÚMERO 60 QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014
I SÉRIE NÚMERO 60 QUARTA-FEIRA, 21 DE MAIO DE 2014 ÍNDICE: PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução n.º 89/2014: Cria um prémio destinado à integração de ativos no setor primário, designado por AGRICULTURA +.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa LEI COMPLEMENTAR Nº 13.757, DE 15 DE JULHO DE 2011. (publicada no DOE nº 137, de 18 de julho de 2011) Dispõe sobre
CCV Correios de Cabo Verde, SA. Decreto Lei nº 9-A/95:
CCV Correios de Cabo Verde, SA Decreto Lei nº 9-A/95: Transforma a empresa Pública dos Correios e Telecomunicações CTT, em duas sociedades anónimas de capitais públicos. ESTATUTOS CAPÍTULO I Denominação,
Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional
Secção II 1* Fundos e sociedades de investimento imobiliário para arrendamento habitacional Artigo 102.º Objecto É aprovado o regime especial aplicável aos fundos de investimento imobiliário para arrendamento
FUNDO DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FCT) MECANISMO EQUIVALENTE (ME) FUNDO DE GARANTIA DA COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FGCT)
Informação n.º 3/2013 08/novembro/2013 FUNDO DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FCT) MECANISMO EQUIVALENTE (ME) FUNDO DE GARANTIA DA COMPENSAÇÃO DO TRABALHO (FGCT) Legislação O Orçamento de estado para 2013,
Regulamenta os incentivos e benefícios fiscais instituídos pela Lei nº 5.780, de 22 de julho de 2014.
DECRETO Nº 39680 DE 23 DE DEZEMBRO DE 2014 Regulamenta os incentivos e benefícios fiscais instituídos pela Lei nº 5.780, de 22 de julho de 2014. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições
RESOLUÇÃO Nº 752, DE 26 DE AGOSTO DE 2015
RESOLUÇÃO Nº 752, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 Regulamenta as linhas de crédito dos Programas de Geração de Emprego e Renda na área Urbana - PROGER Urbano Investimento. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo
Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro
Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro A necessidade de contenção da despesa pública no longo prazo com caráter de definitividade obriga à redução da despesa no setor da segurança social, o que
newsletter Nº 78 JULHO / 2013
newsletter Nº 78 JULHO / 2013 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Julho de 2013 2 O conceito de Indispensabilidade do Gasto para a Realização do Rendimento 3 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL
REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS
REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado
Receita Orçamentária: Conceitos, codificação e classificação 1
Para mais informações, acesse o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Parte I Procedimentos Contábeis Orçamentários, 5ª edição. https://www.tesouro.fazenda.gov.br/images/arquivos/artigos/parte_i_-_pco.pdf
I - Técnico de Apoio Fazendário e Financeiro, integrando a categoria funcional de Profissional de Apoio Operacional;
(*) Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais. ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL DECRETO Nº 10.609,
PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS
PARECER SOBRE A LEI DA SOLIDARIEDADE-RS 1) FUNDAMENTO LEGAL: Objetivando expressar nosso Parecer Técnico sobre a legislação que fundamenta o programa de incentivo fiscal (Programa de Apoio à Inclusão e
Novo Regime de IVA de Caixa
QA#005 / Junho.2014 Mónica Veloso * Área Jurídica da Unidade Empreendedorismo ANJE Novo Regime de IVA de Caixa Na Quinta edição da QuickAid Notas Informativas Jurídicas da Unidade de Empreendedorismo ANJE,
Sumário. Princípio da autonomia financeira. Regime de financiamento das autarquias locais e Desenvolvimento económico local
Sumário Regime de financiamento das autarquias locais e Desenvolvimento económico local Regime financeiro das A.L. Autonomia financeira Principio Conceito Receitas municipais principais fontes Taxas municipais
RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições
RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,
Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo Associação Empresarial das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge
Programa de Apoio à Revitalização das Lojas nos Centros Urbanos LOJA + Objetivo Promover a requalificação e revitalização do comércio dos centros urbanos, tendo em vista a ocupação de espaços devolutos,
CIRCULAR Nº 3249. Art. 3º Divulgar as folhas anexas, necessárias à atualização da CNC. - Carta-Circular 2.201, de 20 de agosto de 1991;
CIRCULAR Nº 3249 Divulga o Regulamento sobre Frete Internacional, e dá outras providências. A Diretoria Colegiada do Banco Central do Brasil, com base nos artigos 9º e 11 da Lei 4.595, de 31 de dezembro
Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA. de 2012. de 2012
Perspectiva Fiscal SAMUEL FERNANDES DE ALMEIDA de de 2012 ÍNDICE SUJEIÇÃO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO REMUNERAÇÃO ACESSÓRIA EXEMPLOS DE REMUNERAÇÕES SUJEITAS BREVE ANÁLISE DO CONCEITO DE REMUNERAÇÃO DO CÓDIGO
A APLICAÇÃO DE CAPITAIS, IMPOSTO DO SELO E IMPOSTO DE CONSUMOC
REFORMA FISCAL: IMPOSTO SOBRE A APLICAÇÃO DE CAPITAIS, IMPOSTO DO SELO E IMPOSTO DE CONSUMOC MARÇO 2012 Integrado na reforma fiscal que está em curso, a Imprensa Nacional disponibilizou recentemente o
Município de Gouveia. Programa de apoio à criação de emprego no Concelho de Gouveia
Programa de apoio à criação de emprego no Concelho de Gouveia (Regulamento) Preâmbulo A promoção do desenvolvimento económico no Concelho de Gouveia está intimamente ligada à implementação de medidas de
RELATÓRIO & CONTAS Liquidação
Fundo Especial de Investimento Aberto CAIXA FUNDO RENDIMENTO FIXO IV (em liquidação) RELATÓRIO & CONTAS Liquidação RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS RELATÓRIO DO AUDITOR EXTERNO CAIXAGEST Técnicas
Outubro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS UNIPESSOAIS LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 4
LEGAL FLASH I ANGOLA Outubro 2013 LEGAL FLASH I ANGOLA REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DE SOCIEDADES COMERCIAIS UNIPESSOAIS 2 LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE 4 I. REGIME PROVISÓRIO DE CONSTITUIÇÃO
DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 D E C R E T A:
DECRETO EXECUTIVO nº. 014/2012 INSTITUI A NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA NFS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE UBAPORANGA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE
MAPA DE OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE OUTUBRO 2015 Dia 12: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de agosto 2015 e anexos. IVA: Pagamento do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a
FUNCHAL. CAE Rev_3 68312 ACTIVIDADES DE ANGARIAÇÃO IMOBILIÁRIA ÂMBITO:
O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3 68312 ACTIVIDADES DE ANGARIAÇÃO IMOBILIÁRIA
a) constituição e retorno de capitais brasileiros no exterior e de capitais estrangeiros no País;
SEÇÃO : 1 - Disposições Gerais 1. As pessoas físicas e as pessoas jurídicas podem comprar e vender moeda estrangeira ou realizar transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limitação
As alterações do OE 2015 e da Lei 82-E/2014 com impacto nas relações laborais
COELHO RIBEIRO E ASSOCIADOS SOCIEDADE CIVIL DE ADVOGADOS As alterações do OE 2015 e da Lei 82-E/2014 com impacto nas relações laborais CRA Coelho Ribeiro e Associados, SCARL Portugal Janeiro 2015 No passado
DELPHOS INFORMA CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS RESOLUÇÃO Nº 133, DE 26 DE ABRIL DE 2002
DELPHOS INFORMA ANO 8 - Nº 35 ABRIL / 2002 CONSELHO CURADOR DO FUNDO DE COMPENSAÇÃO DE VARIAÇÕES SALARIAIS RESOLUÇÃO Nº 133, DE 26 DE ABRIL DE 2002 Ementa: Aprovar o Regulamento do Parcelamento de Débitos
Definição do conceito fiscal de prédio devoluto
Definição do conceito fiscal de prédio devoluto A dinamização do mercado do arrendamento urbano e a reabilitação e renovação urbanas almejadas no Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU), aprovado pela
Dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).
Instrução Normativa RFB nº 907, de 9 de janeiro de 2009 DOU de 13.1.2009 Dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). A SECRETÁRIA
Decreto-Lei n.º 219/2001, de 4 de Agosto *
Decreto-Lei n.º 219/2001, de 4 de Agosto * CAPÍTULO I Âmbito de aplicação Artigo 1.º Âmbito O presente decreto-lei estabelece o regime fiscal das operações de titularização de créditos efectuadas no âmbito
Ordem Executiva n 1/2007 (B.O. n 3/07
Actividade Bancária Ordem Executiva n 1/2007 (B.O. n 3/07 - I Série, de 15 de Janeiro) Define as taxas de fiscalização de várias instituições autorizadas a operar na Região Administrativa Especial de Macau
Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015
SEGURANÇA SOCIAL Trabalhadores Independentes Atualizado em: 30-04-2015 Esta informação destina-se a que cidadãos Trabalhadores independentes Cálculo das contribuições O montante das contribuições é calculado,
CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA
CAPÍTULO V FUNDO DE GARANTIA Seção I Finalidades Art. 40. As bolsas de valores devem manter Fundo de Garantia, com finalidade exclusiva de assegurar aos clientes de sociedade membro, até o limite do Fundo,
TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA
TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados da Empresa Municipal de Informática S.A - IplanRio, visando
Prefeitura Municipal De Belém Gabinete do Prefeito
LEI N.º 7.934, DE 29 DE DEZEMBRO DE 1998 Dispõe sobre alterações na legislação tributária municipal e dá outras providências. seguinte lei: A Câmara Municipal de Belém estatui e eu sanciono a Art. 1 o
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO
LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que
Aspetos legislativos, no domínio sócio-laboral
Aspetos legislativos, no domínio sócio-laboral Lei n.º 53/2011, de 14 de outubro, que procede à segunda alteração ao Código do Trabalho, aprovado em anexo à Lei n.º 7/2009, de 12 de fevereiro, estabelecendo
Classificação DOS EMPREENDIMENTOS DE TURISMO NO ESPAÇO RURAL:
O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL CAE Rev_3: 55202 TURISMO NO ESPAÇO RURAL NOÇÃO:
CONVÊNIO ICMS 113/96 CONVÊNIO
Publicado no DOU de 18 e 20.12.96. CONVÊNIO ICMS 113/96 Ratificação Nacional DOU de 08.01.97 pelo Ato COTEPE-ICMS../1997/CV001_97.htm01/97. Alterado pelos Convs. ICMS 54/97, 34/98,107/01, 32/03, 61/03.
PASSAPORTE PARA ANGOLA
PASSAPORTE PARA ANGOLA Samuel Fernandes de Almeida 17 e 18 de Fevereiro REGRAS GERAIS DE IMPOSTO INDUSTRIAL Incidência subjectiva Empresas com sede ou direcção efectiva em Angola e empresas com sede e
O FOMENTO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
O FOMENTO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS MAIO 2012 1. REGULAMENTO DAS MICRO,, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS A Lei n.º 30/11, publicada em Setembro, definiu o novo regime das Micro, Pequenas e Médias
Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei nº 9.841/99)
Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Lei nº 9.841/99) A aprovação da Lei nº 9.841/99, de 05 de outubro de 1999, mais conhecida por "Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte",
BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A REABILITAÇÃO URBANA ENQUADRAMENTO LEGAL
BENEFÍCIOS FISCAIS PARA A REABILITAÇÃO URBANA ENQUADRAMENTO LEGAL Refere o Decreto-Lei nº 307/2009 de 23 de Outubro No artigo 2º Definições i) «Reabilitação de edifícios» a forma de intervenção destinada
FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES PROGRESSO. no montante total de até
UBS PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DTVM comunica o início da distribuição, de até 240 (duzentas e quarenta) cotas, escriturais, com valor inicial de R$1.000.000,00 (um milhão de reais), de emissão do
DECRETO Nº 36726 DE 18 DE JANEIRO DE 2013
DECRETO Nº 36726 DE 18 DE JANEIRO DE 2013 Aprova o Estatuto da Fundação Cidade das Artes. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o que dispõe o Decreto
Decreto-Lei n.º 140-B/2010. de 30 de Dezembro
Decreto-Lei n.º 140-B/2010 de 30 de Dezembro O presente decreto-lei é mais um passo no objectivo do Governo de reafirmar os princípios de convergência e universalização dos regimes de protecção social
Índice Vol. I. Lei nº 85/III/90, de 6-10-Define e regula as bases do estatuto dos titulares de cargos políticos 5
Índice Vol. I CARGOS POLÍTICOS Lei nº 85/III/90, de 6-10-Define e regula as bases do estatuto dos titulares de cargos políticos 5 Lei nº 28/V/97, de 23-6 Regula estatuto remuneratório dos titulares de
REGULAMENTO DE COMPENSAÇÕES POR NÃO CEDÊNCIA DE TERRENOS PARA EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS DECORRENTE DA APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS
REGULAMENTO DE COMPENSAÇÕES POR NÃO CEDÊNCIA DE TERRENOS PARA EQUIPAMENTOS E ESPAÇOS VERDES PÚBLICOS DECORRENTE DA APROVAÇÃO DE OPERAÇÕES URBANÍSTICAS 1. O Regulamento referente à compensação pela não
RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002. (D.O.U. de 19/12/02)
RESOLUÇÃO RDC ANVISA Nº 345, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2002 (D.O.U. de 19/12/02) Dispõe sobre a aprovação do Regulamento Técnico para a Autorização de Funcionamento de empresas interessadas em prestar serviços
LEI Nº 1556, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2000.
LEI Nº 1556, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2000. Institui o Plano de Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Municipais e dá outras providências. A CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS decreto e eu sanciono
ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IRS DL 238/2006 E LEI 53-A/2006
FISCAL E FINANÇAS LOCAIS NEWSLETTER RVR 2 Maio de 2007 ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IRS DL 238/2006 E LEI 53-A/2006 Sandra Cristina Pinto [email protected] O Decreto Lei nº 238/2006 e a Lei nº 53-A/2006, publicados
CONDIÇÕES GERAIS. Mês de Vigência Taxa de Juros 1º 0,65% a.m. 2º ao 12º 0,45% a.m.
PLIN FIDELIDADE MODALIDADE TRADICIONAL PROCESSO SUSEP Nº: 15414.003764/2008-28 CONDIÇÕES GERAIS GLOSSÁRIO Subscritor é a pessoa que subscreve a proposta de aquisição do Título, assumindo o compromisso
VULCABRAS AZALEIA S.A. Companhia Aberta CNPJ 50.926.955/0001-42 NIRE 35.300.014.910
VULCABRAS AZALEIA S.A. Companhia Aberta CNPJ 50.926.955/0001-42 NIRE 35.300.014.910 MANUAL DA ADMINISTRAÇÃO PARA A ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DA VULCABRAS AZALEIA S. A. DE 31 DE JANEIRO DE 2011. O
REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013
REGULAMENTO DO FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITOS FGC ANEXO II Á RESOLUÇÃO nº 4.222 DE 23.05.2013 CAPÍTULO I Da Garantia Ordinária Art. 1.º São beneficiários da garantia ordinária prestada pelo Fundo Garantidor
MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA SOLIDARIEDADE, EMPREGO E SEGURANÇA SOCIAL. 6546-(418) Diário da República, 1.ª série N.º 252 31 de dezembro de 2014
6546-(418) Diário da República, 1.ª série N.º 252 31 de dezembro de 2014 n.º 4 do artigo 98.º ou de o respetivo montante ser levado em conta na liquidação final do imposto, os prazos de reclamação e de
A observância da acessibilidade na fiscalização de obras e licenciamentos de projetos pelos municípios
A observância da acessibilidade na fiscalização de obras e licenciamentos de projetos pelos municípios Luciano de Faria Brasil Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística de Porto
Decreto-Lei n.º 255/99 de 7 de Julho- Versão27-08-2013. Texto consolidado com as alterações introduzidas pela Lei 5/2013 (texto sublinhado a amarelo)
Decreto-Lei n.º 255/99 de 7 de Julho- Versão27-08-2013 Texto consolidado com as alterações introduzidas pela Lei 5/2013 (texto sublinhado a amarelo) Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito 1. O
ÂMBITO Aplica-se à instalação e ao funcionamento dos recintos com diversões aquáticas.
O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL RECINTOS COM DIVERSÕES AQUÁTICAS CAE REV_3: 93210
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO "Programa de Apoio à Economia Local (PAEL)"
CONTRATO DE EMPRÉSTIMO "Programa de Apoio à Economia Local (PAEL)" ENTRE O ESTADO PORTUGUÊS, representado pela Senhora Díretora-Geral do Tesouro e Finanças, Elsa Roncon Santos, de acordo com o disposto
Assembleia Popular Nacional
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE Assembleia Popular Nacional Lei n.º 2/88 Manda executar o Orçamento para o ano de 1988 A Assembleia Popular Nacional, usando da faculdade conferida pela alínea
AVISO Nº 01/2009 de 24 de Março
AVISO Nº 01/2009 de 24 de Março Considerando a necessidade de se regulamentarem as "câmaras de compensação" e os "subsistemas de compensação e liquidação" do- Sistema de Pagamentos de Angola (SPA) visando
RESOLUÇÃO Nº 1.120. II - (Revogado pela Resolução 2927, de 17/01/2002). III - (Revogado pela Resolução 2099, de 17/08/1994).
1 RESOLUÇÃO Nº 1.120 O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada nesta data, tendo em vista as disposições
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 138/2015 de 15 de Setembro de 2015
PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 138/2015 de 15 de Setembro de 2015 Considerando que o desenvolvimento de ações e medidas tendentes à formação e à educação do consumidor é concretizado,
Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)
LUCRO IMOBILIÁRIO PESSOA FÍSICA ISENÇÃO E TRIBUTAÇÃO PELO IMPOSTO DE VENDA NOVA GARANTIA DA LOCAÇÃO: FUNDO DE INVESTIMENTO INCORPORAÇÃO POSSE EM ÁREAS PÚBLICAS Lei nº 11.196, de 21.11.2005 (DOU-1 22.11.2005)
Regulamento para atribuição do Financiamento Incentivo. 2014 Estímulo à Contratação e Retenção de Recursos Humanos
Regulamento para atribuição do Financiamento Incentivo 2014 Estímulo à Contratação e Retenção de Recursos Humanos O crescimento do Sistema Científico e Tecnológico Nacional nas últimas duas décadas foi
2. O Artigo 7.º do DL 78/20006, Exercício da função de perito qualificado, estabelece:
Assunto: SCE Certificação de Competências 1. O Decreto Lei n.º 78/2006, de 4 de Abril, transpõe parcialmente para a ordem jurídica nacional a directiva n.º 2002/91/CE, do parlamento Europeu e do Conselho,
NORMAS PARA CONCESSÃO DO DIREITO DE OCUPAÇÃO DAS SETE LOJAS DO MERCADO MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ SEGUNDA FASE DA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO
NORMAS PARA CONCESSÃO DO DIREITO DE OCUPAÇÃO DAS SETE LOJAS DO MERCADO MUNICIPAL DE REGUENGOS DE MONSARAZ SEGUNDA FASE DA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO 1 OBJETO: O presente documento tem por objeto definir as
DESTAQUES LEGISLATIVOS OUTUBRO 2014
ANGOLA DESTAQUES LEGISLATIVOS BANCÁRIO E FINANCEIRO DESPACHO PRESIDENCIAL N.º 189/14 PRESIDENTE DA REPÚBLICA Sumário: Autoriza a celebração dos Acordos de Financiamento entre a TAAG Linhas Aéreas de Angola,
Incentivos à contratação 2013
Incentivos à contratação 2013 Conheça os principais apoios à contratação em vigor em 2013 Os incentivos de que as empresas podem usufruir quando contratam novos trabalhadores podem consistir em apoios
CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA 7860-207 Moura. Taxas e Licenças
Taxas e Licenças Perguntas Frequentes Como posso pedir a carta de caçador? Como posso renovar a carta de caçador? Como posso pedir a 2ª via da carta de caçador? Como devo proceder ao registo de exploração
