Programa Polis Vila Real

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa Polis Vila Real"

Transcrição

1 Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do território. UC-Cidades e Ordenamento do Território Programa Polis Vila Real Trabalho elaborado por: Bruno Vieira Catarina Pereira Pedro Silveira Docentes: Helena Cristina Fernandes Ferreira Madureira José Alberto Vieira Rio Fernandes Porto, Dezembro de 2014

2 O PROGRAMA POLIS O programa POLIS teve inicio a 15 de Maio de 2000, foi concebido com o objetivo de intervir sobretudo no domínio da requalificação urbana e valorização ambiental das cidades em Portugal. Para além disto, o Polis foi criado com o intuito de resolver os problemas ligados á saúde pública e às disfunções ambientais urbanas.

3 OBJETIVOS Como já foi referido o programa POLIS tem como principal objetivo a requalificação das cidades portuguesas do ponto de vista urbanístico e ambiental, tendo como bases as parcerias entre as camaras Municipais e o Estado. Foi elaborado para demostrar o que era necessário alterar nas cidades e principalmente constituir um motor de desenvolvimento local e regional, consolidando e reforçando o Sistema Urbano Nacional.

4 Assim o POLIS tem como objectivos específicos Desenvolver grandes operações integradas de requalificação urbana com uma forte componente de valorização ambiental; Desenvolver ações que contribuam para a requalificação e revitalização de centros urbanos e que promovam a multifuncionalidade desses centros; Apoiar outras ações de requalificação que permitem melhorar a qualidade do ambiente urbano e valorizar a presença de elementos ambientais estruturantes tais como frentes de rio ou de costa; Apoiar iniciativas que visem aumentar as zonas verdes, promover áreas pedonais e condicionar o trânsito automóvel em centros urbanos.

5 Tipologias de Intervenção - Requalificação de zonas industriais deprimidas; - Criação de novas polaridades em áreas metropolitanas; - Valorização de frentes de mar ou zonas ribeirinhas; - Valorização de património histórico-natural e sua reintegração na cidade natural e sua reintegração na cidade; - Requalificação de cidades de média dimensão com pujança económica mas com défice de qualidade de vida urbana; - Valorização de cidades do interior ou raianas que podem constituir pólos de desenvolvimento regional.

6 Componentes de intervenção Componente 1: Operações integradas de requalificação Urbana e valorização Ambiental; Componente 2: Intervenções em Cidades com Áreas classificadas como Património Mundial; Componente 3: Valorização Urbanística e Ambiental em áreas de Realojamento; Componente 4: Medidas complementares para melhorar as Condições Urbanísticas e Ambientais das cidades.

7 Cidades apoiadas pelo POLIS Numa fase inicial foram seleccionadas 18 cidades e, numa segunda fase, mais 10 foram escolhidas com base num concurso nacional. Outras intervenções de menor dimensão em 11 cidades, das quais, 5 cidades Património da Humanidade (UNESCO) e 6 cidades escolhidas por concurso.

8 Gestão e financiamento do programa Assente no estabelecimento de parcerias entre o Estado e as Autarquias locais. A forma de contribuição do Estado (60%) e da Câmara Municipal (40%) para o POLIS é concretizada através da realização do capital social das Sociedades POLIS.

9 Viver Vila Real Programa Polis A cidade de Vila Real caracteriza-se pela existência de um património arquitectónico e arqueológico de elevado valor e por um enquadramento paisagístico marcado pelos vales do Corgo e do Cabril. De modo a valorizar estes bens públicos, as apostas do programa POLIS em Vila Real são essencialmente três: reforçar a coesão urbana; valorizar a componente ambiental-urbana e criar uma cidade a duas cotas.

10 O programa POLIS em Vila Real teve uma zona de intervenção de 181ha, abrangendo o Centro Histórico, a Vila Velha, o bairro dos Ferreiros, os vales do Rio Corgo e Cabril e o parque da cidade, tendo como inicialmente previsto um investimento de 37,4milhoes+IVA e o prazo de realização entre Setembro de 2000 e Março de 2004 (MAOT, 2000b).

11 A estratégia adoptada pela Polis para a implementação do programa necessitou da criação de Planos Pormenor, uma vez que, à data da criação do programa não existia nenhum, deste modo, a sociedade Polisvilareal levou a cabo a execução de seis planos pormenor, sendo eles: - Plano de Pormenor do Bairro dos Ferreiros; - Plano de Pormenor de Tourinhas; - Plano de Pormenor do Parque do Corgo; - Plano de Pormenor da Vila Velha; - Plano de Pormenor da antiga Zona Industrial; - Plano de Pormenor do Centro Histórico de Vila Real.

12 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Centro Histórico - Requalificação de áreas habitacionais degradas; - Requalificação e renovação do espaço público, com especial atenção à Avenida Carvalho Araújo; - -Requalificação do largo do pioledo; - Construção de um novo parque de estacionamento subterrâneo; - Construção de um Elevador panorâmico, ligando a cidade as margens do rio; - Construção de um teleférico ligando o centro histórico à universidade, passando pela antiga zona industrial.

13

14

15

16 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Vila Velha Valorização da imagem da antiga muralha; Construção de um museu; Construção de uma habitação para estudantes;

17

18 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Bairro dos Ferreiros - Reabilitação do espaço público; - Recuperação urbanística de uma área habitacional degradada; - Resolução de problemas associados a imóveis abandonados, ou desenquadrados, como é o caso do edifício inacabado do Hotel. - Construção de um Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, (C.M.I.A) -Agência de Ecologia urbana do Eixo Atlântico

19

20

21

22

23

24

25

26 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Zona industrial - Construção do parque da cidade; - Construção de novos equipamentos públicos; - Biblioteca - A estruturação de uma nova área habitacional da cidade com entorno arquitectónico de qualidade ; - Qualificação e articulação desta área com a envolvente, quer com a edificada, quer com a do parque do rio Corgo.

27

28

29 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Tourinhas - Construção do parque da cidade; - A estruturação de uma nova área habitacional da cidade com entorno arquitectónico de qualidade; - Qualificação e articulação desta área com a envolvente, quer com a edificada, quer com a do parque do rio Corgo.

30

31 Principais projectos inicialmente previstos pela Polis em Vila Real PP Parque do Corgo - Valorização ambiental e paisagística dos vales do Corgo e do Cabril ; - Reabilitação dos espaços para uso público e a construção de equipamentos, infra-estruturas e de espaços de lazer e recreio; - Criação de um percurso ambiental; - Destruir a barreira fisica que apresenta o rio e torna-lo num elo de ligação e integração; - Construção do Parque Corgo.

32 Parque Corgo O Parque do Corgo foi uma das obras mais caras mas também mais bem sucedidas do Programa Polis em Vila Real. Este parque apresenta : - Uma área total de m2. - Extensão de caminhos pedonais de 1.200m novas arvores plantadas. - Um total de relvados de m lugares de estacionamento. -Um recinto Polidesportivo, com balneários. -Uma casa de chá, com esplanada. -Um parque infantil, para crianças até os 6 anos de idade. -Um parque infantil, para crianças dos 6 até aos 10 anos de idade. -4 pontes pedonais, 3 delas com 3m de largura e pavimento em madeira e uma com 3m de largura e pavimento metálico, permitindo travessia de veículos prioritários. - 2 edifícios destinados a restauração na zona de estadia do pé de cavalo.

33

34 Parque Corgo

35

36

37

38 Outros investimentos públicos e/ou privados Não estando incluídos no programa Polis, mas estando sempre relacionados por se localizarem na zona de intervenção, e por serem objecto de uma coordenação e gestão integrada nos respectivos projectos e obras, encontrava-se previsto no programa especial um conjunto de acções no espaço público e a construção e recuperação de edifícios e equipamentos, sendo eles; Túnel das boxes; Biblioteca ETAR Quinta do Granjo Conservatório Regional da Musica Casa das artes (concepção/construção) Alargamento da ponte metálica Infra-estruturação referente ao PP da Antiga Zona Industrial Infra-estruturação referente ao PP de Tourinhas Recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (instalação de ecopontos) Regularização e limpeza das linhas de água Reabilitação de 167 habitações no Bairro de Ferreiros.

39 FIM

PROGRAMA POLIS OUTUBRO

PROGRAMA POLIS OUTUBRO OUTUBRO 2008 1 PROGRAMA POLIS OUTUBRO 2008 2 O PROGRAMA POLIS Objectivos Desígnios Tipologias PLANO ESTRATÉGICO MODELO ORGANIZACIONAL GESTÃO DE PROJECTO OUTUBRO 2008 3 Objectivos Desenvolver grandes operações

Leia mais

Setembro de

Setembro de Setembro de 2006 1 103 1 2 > D I A G N Ó S T I C O > E S T R A T É G I A D E I N T E R V E N Ç Ã O 3 4 5 > C O N C E I T O S > E S T R A T É G I A > O P E R A C I O N A L I Z A Ç Ã O O P E R A T I V A

Leia mais

Associação Forense do Oeste

Associação Forense do Oeste ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E CIDADES Planos Municipais, sua execução, incluindo expropriações José Manuel Pinto Leite Programa de Requalificação Urbana e Valorização Ambiental de Cidades Caldas da Rainha

Leia mais

PAREDE PROGRAMA ELEITORAL E CANDIDATOS TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. Pedro Lopes Mendonça Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Cascais

PAREDE PROGRAMA ELEITORAL E CANDIDATOS TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA. Pedro Lopes Mendonça Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Cascais PROGRAMA ELEITORAL E CANDIDATOS PAREDE TRABALHO, HONESTIDADE E COMPETÊNCIA Pedro Lopes Mendonça Candidato a Presidente da Câmara Municipal de Cascais Filipe Ferreira Candidato a Presidente da Junta de

Leia mais

1. Área a abranger pelo Plano de Pormenor

1. Área a abranger pelo Plano de Pormenor Presidente da Câmara Municipal do Porto Valongo, 5 de Novembro de 2010 Assunto: Proposta de celebração de contrato PAUPERVAL - INVESTIMENTOS E NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, S.A., na qualidade de proprietária

Leia mais

Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas

Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Programa Operacional Regional do Alentejo/Estratégia Regional de Especialização Inteligente Financiamento de projetos para Cidades Analíticas Rio Maior 13 de Março 2015 Estratégia Regional de Especialização

Leia mais

Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018

Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018 Política de Conservação e Reutilização de Edifícios MAIO 2018 Empresa do Setor empresarial do estado Criada em 2009 / Barreiro / 68 colaboradores 900 hectares a sul de Lisboa + Quimiparque Estarreja Parque

Leia mais

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:46:45

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:46:45 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2013/12/31 Pagina : 1 1. Funções gerais 942.145,18 868.699,18 653.749,14 641.449,14 581.530,86 545.758,08 545.758,08 214.950,04 95.691,06 62.82 62.82 100.00 1.1. Serviços gerais

Leia mais

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento:

O PEDU é, ainda, o elemento agregador de três instrumentos de planeamento, que suportam cada uma daquelas prioridades de investimento: APRESENTAÇÃO ENQUADRAMENTO Do Acordo de Parceria Portugal 2020, adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, e dos Programas Operacionais Regionais resultou que os Municípios que correspondessem a centros

Leia mais

bicicletas e transportes públicos. Promover a apropriação e fruição dos espaços públicos

bicicletas e transportes públicos. Promover a apropriação e fruição dos espaços públicos Objetivos do Programa UMA PRAÇA EM CADA BAIRRO PARTICIPAÇÃO Melhorar a qualidade do espaço publico de proximidade Aumentar o espaço pedonal, organizando o trânsito automóvel. Privilegiar as deslocações

Leia mais

1ª REVISÃO DO. Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO

1ª REVISÃO DO. Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO 1ª REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL DE VILA FLOR CÂMARA MUNICIPAL DE VILA FLOR Programa de Execução PROPOSTA DE PLANO agosto de 2017 I N D I C E PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO Página

Leia mais

Centro Histórico do Porto Património Mundial

Centro Histórico do Porto Património Mundial Centro Histórico do Porto Património Mundial Plano de Gestão Centro Histórico do Porto Património Mundial Plano de Gestão é um documento estratégico para a construção de uma parceria que deve proporcionar

Leia mais

Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara. Programa Estratégico de Reabilitação Urbana

Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara. Programa Estratégico de Reabilitação Urbana Operação de Reabilitação Urbana Sistemática de Santa Clara Programa Estratégico de Reabilitação Urbana 1 APROVAÇÃO ARU Área de Reabilitação Urbana (ARU) Área delimitada que apresente insuficiência ou degradação

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 01 Reforçar a Participação, Democracia e Cidadania 01 001 Comunicação / Informação de 01 001 2007/4 Equipamento de Reprografia, Som e Imagem 0107 07011501 O 100 01/

Leia mais

JORNAL DA CONSTRUÇÃO. Lisboa, 28 de Maio de 2007

JORNAL DA CONSTRUÇÃO. Lisboa, 28 de Maio de 2007 JORNAL DA CONSTRUÇÃO Lisboa, 28 de Maio de 2007 1. LISBOA OCIDENTAL, SRU (ENQUADRAMENTO) O Município de Lisboa criou a Sociedade de Reabilitação Urbana Lisboa Ocidental, SRU, em Julho de 2004. A Empresa,

Leia mais

CONCURSO DE IDEIAS. Um apelo à criatividade, imaginação e participação!

CONCURSO DE IDEIAS. Um apelo à criatividade, imaginação e participação! CONCURSO DE IDEIAS Um apelo à criatividade, imaginação e participação! Muda o Bairro II Edição O Muda o Bairro aposta na co-responsabilização juvenil em torno de causas comuns, apelando à apresentação

Leia mais

Área de intervenção: sesimbra

Área de intervenção: sesimbra Projecto base de documento estratégico Área de intervenção: sesimbra Área de Intervenção - Sesimbra ÍNDICE INTRODUÇÃO ANÁLISE PDM Limite da área estudada e área de intervenção Edifícios classificados Componente

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL 01 001 Edifícios próprios de Ano Anos seguintes Anos Anteriores Ano 01 001 2009/2 Obras de reabilitação em edifícios próprios 02 07010301 E 100 01/2009 12/2018 336.00 150.00 486.00

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016

PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016 PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DE ARCOS DE VALDEZES Junho 2016 PLANOS DE AÇÃO PARA A REGENERAÇÃO URBANA Condições prévias dos PARU Planos de Ação para a Regeneração Urbana: PI 6e (Ambiente urbano)

Leia mais

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro

Cen e t n r t o r o U rbano o do o Futu t ro Centro Urbano do Futuro Parcerias para a Regeneração Urbana Dezembro 2010 Centro Urbano do Futuro - Parcerias para a Regeneração Urbana Índice Geral 1. Plano de trabalho 9 1.1. Fase 1 Análise do levantamento

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DO CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL RUI LOZA IHRU E PORTO VIVO,SRU GESTÃO URBANA DE UMA CIDADE PATRIMÓNIO MUNDIAL

PLANO DE GESTÃO DO CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL RUI LOZA IHRU E PORTO VIVO,SRU GESTÃO URBANA DE UMA CIDADE PATRIMÓNIO MUNDIAL DO CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL RUI LOZA IHRU E PORTO VIVO,SRU PORTO VIVO, SRU SEMINÁRIO ALFÂNDEGA DO PORTO 4 E 5 DE DEZEMBRO DE 2009 CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PORTO ESPAÇO HUMANO DE EXCELÊNCIA

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO CENTRO

PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DO CENTRO PROGRAMAS DE ACÇÃO - RESUMO POLÍTICA DE CIDADES - PARCERIAS PARA A REGENERAÇÃO URBANA - IDENTIFICAÇÃO DA(S) ENTIDADE PARCEIRAS Município 6 4 8 Município de Pessoa a contactar/responsável do Programa: Nome

Leia mais

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Mem Martins/ Rio de Mouro

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Mem Martins/ Rio de Mouro ARU Mem Martins/ Rio de Mouro Direção Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território Assembleia de Freguesia de Rio de Mouro 24.julho.2015 Política Municipal Visão Eixos estratégicos Valorização

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos 1 Funções Gerais 1 111 Administração Geral de Ano Anos seguintes Anos Anteriores Ano 1 111 2003/20 Reabilitação de Edificios Municipais 0102 07010203 E 01/2003 12/2011 92.00 92.00 295.740,32 15.813,01

Leia mais

Resultados dos inquéritos à população das cidades de Bragança, Chaves e Viana do Castelo:

Resultados dos inquéritos à população das cidades de Bragança, Chaves e Viana do Castelo: Resultados dos inquéritos à população das cidades de Bragança, Chaves e Viana do Castelo: Classificação dos inquiridos por sexo e nível de escolaridade - Bragança 12 1 8 6 4 F M 2 Ensino Básico Ensino

Leia mais

PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas

PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas PRU Frentes Ribeirinhas e Marítimas - Aviso N.º6 para a apresentação de candidaturas: Politica de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana Programas Integrados de Valorização de Frentes Ribeirinhas

Leia mais

E N T I D A D E P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA DO ANO 2017 PÁGINA : 1

E N T I D A D E P L A N O P L U R I A N U A L D E I N V E S T I M E N T O S DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE VALE DE CAMBRA DO ANO 2017 PÁGINA : 1 PÁGINA : 1 1. FUNCOES GERAIS 8.195.179,00 695.179,00 7.500.000,00 645.609,00 640.609,00 586.250,00 105.000,00 10.172.647,00 1.1. SERVICOS GERAIS DE 8.007.129,00 507.129,00 7.500.000,00 620.559,00 625.559,00

Leia mais

LISTA PROVISÓRIA DE PROJETOS A VOTAÇÃO

LISTA PROVISÓRIA DE PROJETOS A VOTAÇÃO LISTA PROVISÓRIA DE PROJETOS A VOTAÇÃO ANO 2016 LISTA PROVISÓRIA DE PROJETOS A VOTAÇÃO ANO 2017 AFIXADO DE: / / A: / / LOCAL: CARIMBO: ASSINATURA: 01 Parque Infantil/ Lúdico na Rua Rodrigo Rodrigues 40.000,00

Leia mais

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo:

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo: Os problemas da ocupação do território; A necessidade do seu enquadramento jurí-dico/legislativo; O direito do urbanismo e o direito do ordenamento do território necessitam de um quadro jurídico tendencialmente

Leia mais

Sistema de Incentivos à Inovação

Sistema de Incentivos à Inovação Sistema de Incentivos à Inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado até concursos abertos 26 de abril de 2012 sistema de incentivos à inovação Inovação Produtiva e Empreendedorismo Qualificado

Leia mais

REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE. Proposta da Junta de Freguesia do Monte

REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE. Proposta da Junta de Freguesia do Monte REVISÃO DO PDM DO CONCELHO DO FUNCHAL FREGUESIA DO MONTE 1. Mobilidade Urbana 1.1. Estacionamento na Zona. Proposta da Junta de Freguesia do Monte 1. Criar zonas de estacionamento público de forma a retirar

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos (signação da autarquia local) Municipio Alcácer do Sal do Plano Plurianual Investimentos (unida: ) 11 SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 11 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 11 111 2010/20 LOTE 28 - ZIL -

Leia mais

PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE IDANHA

PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE IDANHA PLANO DE ORDENAMENTO DA ALBUFEIRA DE IDANHA Proposta Plano Plano de Execução Câmara Municipal de Idanha-a-Nova Julho 2005 ÍNDICE 1. METODOLOGIA... 3 2. PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO... 4 3. QUADROS-SÍNTESE

Leia mais

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE ALMADA POENTE PUAP

PLANO DE URBANIZAÇÃO DE ALMADA POENTE PUAP PLANO DE URBANIZAÇÃO DE ALMADA POENTE FÓRUM DE PARTICIPAÇÃO Termos de Referência - Participação Preventiva 22.NOVEMBRO.2011 Cronologia III Plano de Fomento (1968/73) - Plano Integrado de Almada (PIA),

Leia mais

Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar.

Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar. Plano de Pormenor Bairro da Liberdade Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar Proposta Preliminar e Serafina ENQUADRAMENTO LOCAL E REGIONAL IC 19 IC 17 RADIAL DE

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 01 Reforçar a Participação, Democracia e Cidadania 01 001 Comunicação / Informação de 01 001 2007/4 Equipamento de Reprografia, Som e Imagem 0107 07011501 O 100 01/

Leia mais

Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011

Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011 Planeamento Urbano Plano de Urbanização da Damaia/Venda Nova (Oficina de Arquitectura 1997) JOÃO CABRAL FA/UTL 2011 (Oficina de Arquitectura 1997) índice 1. PDM Amadora: Objectivos estratégicos para

Leia mais

Área de Reabilitação Urbana Entrada Norte de Vila. Proposta de Delimitação

Área de Reabilitação Urbana Entrada Norte de Vila. Proposta de Delimitação Área de Reabilitação Urbana Entrada Norte de Vila Proposta de Delimitação Junho de 2017 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Memória Descritiva e Justificativa... 5 Critérios Subjacentes à delimitação da

Leia mais

Urbanismo e Infra-estruturas

Urbanismo e Infra-estruturas Urbanismo e Infra-estruturas Urbanismo 1./ Plano de Urbanização e projecto de Infra-estruturas da Reserva Fundiária do Sumbe, Província do Kwanza Sul Projecto - 1533a - Ano: 2009 Valor: $1.000.000,00 2./

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

2.ENQUADRAMENTO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO. 1. Enquadramento Face ao Plano Director Municipal / Plano de Urbanização da Cidade

2.ENQUADRAMENTO NOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO TERRITÓRIO. 1. Enquadramento Face ao Plano Director Municipal / Plano de Urbanização da Cidade PROPOSTA DE ARRUAMENTO, PARA O LUGAR DA SERRA ALTA DARQUE VIANA DO CASTELO MEMÓRIA DESCRITIVA E JUSTIFICATIVA 1.APRESENTAÇÃO DO ESTUDO A área objecto de estudo, situa-se na freguesia de Darque, no lugar

Leia mais

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012

INICIATIVA JESSICA. Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo. Região Algarve. Faro, 13 de fevereiro de 2012 INICIATIVA JESSICA Fundo de Desenvolvimento Urbano Turismo Região Algarve Faro, 13 de fevereiro de 2012 O Turismo na economia Peso no PIB Peso no Emprego Peso nas Exportações Peso dos Mercados O Algarve

Leia mais

60% 92% Território abrangido. dos edifícios abrangidos A REABILITAÇÃO URBANA Estratégia de Reabilitação Urbana / Delimitação ARU

60% 92% Território abrangido. dos edifícios abrangidos A REABILITAÇÃO URBANA Estratégia de Reabilitação Urbana / Delimitação ARU A REABILITAÇÃO URBANA 2007 2014 2012 - Estratégia de Reabilitação Urbana / Delimitação ARU 60% Território abrangido 92% dos edifícios abrangidos 1 REGENERAÇÃO/REABILITAÇÃO O PDM DOS 3 R Reutilizar Reabilitar

Leia mais

Lisboa, 25 de novembro de 2011

Lisboa, 25 de novembro de 2011 Lisboa, 25 de novembro de 2011 A reabilitação urbana constitui um fator essencial no desenvolvimento do setor do turismo, enquanto elemento integrante da nossa oferta turística A regeneração urbana estabelece

Leia mais

Município de Arouca RESUMO DAS MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS (P.P.I.) DE 2012 ALTERAÇÃO Nº 1 DE 02/01/2012

Município de Arouca RESUMO DAS MODIFICAÇÕES AO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS (P.P.I.) DE 2012 ALTERAÇÃO Nº 1 DE 02/01/2012 ALTERAÇÃO Nº 1 DE 02/01/2012 11 Serviços Gerais de Administração Pública 49.100,00 49.100,00 7.300,00 56.400,00 11 111 Administração Geral 49.100,00 49.100,00 7.300,00 56.400,00 11 111 2012 15 Aquisição/Grande

Leia mais

Obras Públicas. Plano Municipal «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os. cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e

Obras Públicas. Plano Municipal «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os. cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e Obras Públicas Plano Municipal 2017 «O urbanismo estará ao serviço dos interesses de Todos os cidadãos. O desenho do concelho, o seu crescimento e planificação serão baseados num projeto sério, coerente

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos 01 FUNÇOES GERAIS 01 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 01 111 2009/5 DEPARTAMENTO TÉCNICO DE OBRAS E URBANISMO 01 111 2009/5 1 Aquisição de Camião Cisterna 02 070205 L 01/2009 12/ 2.500,00 0,00 2.500,00 115.142,97

Leia mais

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração

Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto. Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Desafios da Reabilitação Urbana Sustentável: o caso do Centro Histórico do Porto Álvaro Santos Presidente Executivo do Conselho de Administração Funchal, 22 de maio de 2015 Cidade do Porto, Diagnóstico

Leia mais

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2012

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2012 Município Vila Real Santo António Plano PluriAnual Investimentos do ano (b)=+ finido não finido previsto +++ 1 Funções Gerais 1 111 Administração Geral 1 111 2005/2 equipamento administrativo s/locação

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 1 Funções gerais 1 111 Serviços gerais - instalações municipais e equipament de 1 111 2006/13 MERCADO MUNICIPAL E 100 01/2006 12/2018 5 00 14 945,00 19 945,00 153,75

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos (signação da autarquia local) do Plano Plurianual Investimentos (unida: ) 01 SERVIÇOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 01 001 Administração Geral 01 001 2008/57 Governação e Mornização Administrativa 0102

Leia mais

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2017

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2017 Municipio Alcácer do Sal Plano PluriAnual Investimentos do ano (b)=+ finido não finido previsto (i) = +(b)+ +++ 11 SERVIÇOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 11 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 11 111 2010/20 LOTE

Leia mais

Requalificação de margens e cursos de água urbanos

Requalificação de margens e cursos de água urbanos Requalificação de margens e cursos de água urbanos C O M O A V A L I A R O S U C E S S O LIGIA FERREIRA VAZ MARIA DA GRAÇA SARAIVA VII CONGRESSO IBÉRICO DE URBANISMO Paisagem, frentes de água e território

Leia mais

Recorte nº 176. Índice 11 de Setembro de 2009

Recorte nº 176. Índice 11 de Setembro de 2009 Recorte nº 176 Índice 11 de Setembro de 2009 Portimão quer tornar se a Porta Marítima do Algarve investindo no mar IPTM assina protocolo com a Câmara Municipal de Vila do Conde Cabo Verde privatiza gestão

Leia mais

PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO

PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO PROJECTO ENCOSTAS DO DOURO Porto 4.150 ha Gondomar 13.500 ha Vila Nova de Gaia 17.000 ha Projecto Encostas do Douro 1.960 ha DA PONTE D. MARIA PIA ATÉ LEVER Missão Definir os mecanismos de planeamento,

Leia mais

19 S. MIGUEL DE MACHEDE

19 S. MIGUEL DE MACHEDE Propostas de acção para a freguesia 19 S. MIGUEL DE MACHEDE ÉVORA 1 As Propostas de Acção para a Freguesia estruturam se segundo 3 PATAMARES ESTRATÉGICOS : 1ºPATAMAR Projectos Básicos e Prioritários para

Leia mais

Património e urbanismo sustentável os desafios da cidade compacta

Património e urbanismo sustentável os desafios da cidade compacta Património e urbanismo sustentável os desafios da cidade compacta Eduardo d Bit Brito Henriques Presidente da CCDR LVT Seminário Território A Memória do Futuro DGT, 28 setembro 2012 Fonte: Urban Task Force

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos (signação da autarquia local) do Plano Plurianual Investimentos (unida: ) 01 SERVIÇOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 01 001 Administração Geral Ano Anos seguintes Anos Anteriores Ano 01 001 2008/57 Governação

Leia mais

Setembro Faça clique para adicionar os logos

Setembro Faça clique para adicionar os logos Setembro 2014 Eixo Mouzinho/ Flores um território na vanguarda da mudança no contexto do território CENTRO HISTÓRICO DO PORTO PATRIMÓNIO MUNDIAL (UNESCO 1996) primeiro a história Dois distintos momentos

Leia mais

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO SECÇÃO REGIONAL DO SUL DA ORDEM DOS ARQUITECTOS

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO SECÇÃO REGIONAL DO SUL DA ORDEM DOS ARQUITECTOS PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE O MUNICÍPIO DE CASTELO BRANCO E A SECÇÃO REGIONAL DO SUL DA ORDEM DOS ARQUITECTOS ENTRE: A SECÇÃO REGIONAL DO SUL DA ORDEM DOS ARQUITECTOS, pessoa colectiva nº 500802025,

Leia mais

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2015

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2015 finido não finido previsto (i) = +(b)+ +++ 01 FUNÇOES GERAIS 01 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL 01 111 2009/5 DEPARTAMENTO TÉCNICO DE OBRAS E URBANISMO 01 111 2009/5 1 Aquisição Camião Cisterna 02 070205 L 1 01/2009

Leia mais

A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM

A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM A GEBALIS- Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, EEM A EMPRESA Empresa municipal criada em 1995 para garantir a gestão dos Bairros Municipais de Lisboa que a Câmara Municipal lhe confiou, assegura uma

Leia mais

1.º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO Apresentação das operações em curso

1.º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO Apresentação das operações em curso Política de Cidades Polis XXI Acções Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano QREN/ POVT/ Eixo IX Desenvolvimento do Sistema Ub Urbano Nacional 1.º SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO Apresentação das operações

Leia mais

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2014

Plano PluriAnual de Investimentos do ano 2014 Município Viseu Plano PluriAnual Investimentos do ano (b)=+ finido não finido previsto +++ 0 ADMINISTRAÇÃO GERAL 0 00 Edifícios próprios 0 00 2009/2 Obras reabilitação em edifícios próprios 02 070030 E

Leia mais

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM

ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM GIPP,Lda ANEXOS DAS COMPONENTES DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL DO PEDU DE OURÉM PMUS_Setembro 2015 GIPP,Lda ANEXO 1: FICHAS DAS AÇÕES (MODELO REFERIDO NO AVISO EIDT 00 2015-03 PARA AS COMPONENTES DO

Leia mais

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 066 Parque Infantil do Marquês

Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA. Refª: 066 Parque Infantil do Marquês Programa 2012 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 066 Parque Infantil do Marquês Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Agualva. Assembleia Municipal de Sintra 26.novembro.2015

Programa Estratégico de Reabilitação Urbana ARU Agualva. Assembleia Municipal de Sintra 26.novembro.2015 ARU Agualva Assembleia Municipal de Sintra 26.novembro.2015 Levantamento DM-APG Política Municipal Visão Eixos estratégicos Estrutura Verde e Espaço Público Áreas de intervenção prioritária: Avenida D.

Leia mais

Linha de Crédito Construção Habitação de Interesse Social

Linha de Crédito Construção Habitação de Interesse Social Linha de Crédito 200.000.000 Caixa Geral Depósitos - Republica de Cabo Verde Construção Habitação de Interesse Social Praia, 25 Fevereiro 2010 Enquadramento O Governo de Cabo Verde elegeu o ano de 2009

Leia mais

ORDEM DOS ECONOMISTAS 29 NOVEMBRO 2006

ORDEM DOS ECONOMISTAS 29 NOVEMBRO 2006 ORDEM DOS ECONOMISTAS 29 NOVEMBRO 2006 1 A CIDADE NASCE E ESTRUTURA-SE ATRACÇÃO NO CENTRO DE NOVAS FICA O POPULAÇÕES RESIDUAL OS MAIS RESTRUTURAÇÃO POBRES, AS EM TORNO DO CENTRO DESLOCAÇÃO ACTIVIDADES

Leia mais

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ALMEIRIM DO ANO 2007

E N T I D A D E DOTAÇÕES INICIAIS MUNICÍPIO DE ALMEIRIM DO ANO 2007 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 323.879,93 42.250,15 672.300,00 672.300,00 47.000,00 22.500,00 4.000,00 1.111.930,08 1.1. Serviços gerais de 323.879,93 42.250,15 672.300,00 672.300,00 47.000,00 22.500,00

Leia mais

Municípios Sustentáveis

Municípios Sustentáveis Municípios Sustentáveis ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO AMBIENTE URBANO Lisboa 11 de fevereiro de 2014 ÍNDICE Descrição do Indicador Ordenamento do Território e Ambiente Urbano Metodologia: Sub indicadores A.

Leia mais

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios]

II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] II Conferência do Turismo e Hotelaria O Turismo em Portugal após 2009 [Oportunidades e Desafios] Painel: Como é que os destinos turísticos se estão a preparar? O caso do Destino Douro Porto, 18 de Junho

Leia mais

Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação

Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO. Disposições gerais. Artigo 1.º Âmbito e aplicação Regulamento do Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António CAPÍTULO Disposições gerais Artigo 1.º Âmbito e aplicação O Plano de Pormenor do Quarteirão de Santo António, de ora avante designado apenas

Leia mais

Execução Anual das Grandes Opções do Plano

Execução Anual das Grandes Opções do Plano 1 Funções gerais 1 111 Serviços gerais - instalações municipais e equipament 1 111 2006/13 MERCADO MUNICIPAL E 100 01/2006 12/2018 5 00 14 945,00 19 945,00 153,75 153,75 3,08 0,77 1 111 2006/14 PISCINA

Leia mais

Mais investimento, mais qualidade de vida. Opções operacionais / Pressupostos orçamentais. Lisboa Atrativa e Competitiva componente tributária

Mais investimento, mais qualidade de vida. Opções operacionais / Pressupostos orçamentais. Lisboa Atrativa e Competitiva componente tributária LINHAS ESTRATÉGICAS DO ORÇAMENTO Apoio às Famílias 1 Apoio às Empresas 2 Mais investimento, mais segurança 3 Mais investimento, mais qualidade de vida 4 Opções operacionais / Pressupostos orçamentais 5

Leia mais

Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana

Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS Política de Cidades - Parcerias para a Regeneração Urbana Candidaturas de Programas de Acção Nos termos do Regulamento Específico Política de Cidades - Parcerias

Leia mais

ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS

ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS ACTIVIDADES DESPORTIVAS E CULTURAIS As obras no âmbito da Candidatura Cidade Para Todos vão ter início no mês de Outubro. De modo a assinalar o arranque das intervenções e informar a população sobre o

Leia mais

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA

MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA DESPESA ENTIDADE MODIFICAÇÕES AO ORÇAMENTO DA Pagina: 1 01 ADMINISTRAÇAO MUNICIPAL 0101 OPERAÇOES FINANCEIRAS 010101 OPERAÇOES FINANCEIRAS 010101 03 JUROS E OUTROS ENCARGOS 010101 0301 JUROS DA DÍVIDA PÚBLICA

Leia mais

REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL PÓVOA DE LANHOSO

REVISÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL PÓVOA DE LANHOSO RVISÃO DO PLANO DIRTOR MUNIIPAL PÓVOA D LANHOSO VRSÃO FINAL D PLANO IV Programa de xecução âmara Municipal da Póvoa de Lanhoso Março de 2014 ÂMARA MUNIIPAL DA PÓVOA D LANHOSO MARÇO 2015 I N D I Página

Leia mais

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal.

Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Estratégia para a Aplicação de Planos de Intervenção em Espaço Rural em Espaço Periurbano. O caso de Setúbal. Discussão para obtenção do grau de Mestre em Urbanismo e Ordenamento do Território Patrícia

Leia mais

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural

Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação. Tipologia de Investimento. IV.2.1. Reabilitação Urbana e Rural Eixo IV _ Coesão Territorial e Governação IV.. Reabilitação Urbana e Rural Tipologia de Investimento Objectivo Apoiar a reabilitação urbana e rural. Descrição No âmbito da Reabilitação Urbana e Rural

Leia mais

PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO

PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO PLANO DE PORMENOR DA ÁREA DE EQUIPAMENTOS DA FRENTE MARÍTIMA DA COSTA NOVA - ÍLHAVO PROGRAMA DE EXECUÇÃO E PLANO DE FINANCIAMENTO janeiro de 2012 ÍNDICE 1 PROGRAMA DE EXECUÇÃO... 3 1.1 IMPLEMENTAÇÃO DO

Leia mais

Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território. Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL

Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território. Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL Quadro político e legislativo relativo ao ordenamento do território Planeamento Urbano 2011/12 JOÃO CABRAL FA/UTL LEI CONSTITUCIONAL nº 1/2005 Artigo 9.º Tarefas fundamentais do Estado São tarefas fundamentais

Leia mais

LISBOA OCIDENTAL, SRU SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA, EEM PONTO DE SITUAÇÃO

LISBOA OCIDENTAL, SRU SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA, EEM PONTO DE SITUAÇÃO LISBOA OCIDENTAL, SRU SOCIEDADE DE REABILITAÇÃO URBANA, EEM PONTO DE SITUAÇÃO Lisboa, 30 de Janeiro de 2012 A Lisboa Ocidental é uma Sociedade de Reabilitação Urbana, criada pelo Município de Lisboa com

Leia mais

Listagem das empreitadas adjudicadas de

Listagem das empreitadas adjudicadas de CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO BRANCO Listagem das empreitadas adjudicadas de 01-01-2016 a 31-12-2016 16 AJ E 173/2015 Construção e conservação de caminhos rurais, agrícolas e florestai: reparação do caminhos

Leia mais

Apresentação. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU. António Marques. Auditório do Museu Municipal de Coruche

Apresentação. Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU. António Marques. Auditório do Museu Municipal de Coruche Apresentação Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche PEDU António Marques Auditório do Museu Municipal de Coruche 21.11.2015 Estrutura do PEDU PARTE I: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Leia mais

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO

FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO FINANCIAMENTO DA MITIGAÇÃO E DA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS ATRAVÉS DO PO SEUR HELENA PINHEIRO DEAZEVEDO 25-OUT-2016 PORTUGAL 2020 (APLICAÇÃO FEEI EM PORTUGAL 2014 2020) DOMÍNIO: SUSTENTABILIDADE

Leia mais

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:47:45

E N T I D A D E DATA : 2014/03/31 EXECUÇÃO DO PLANO DE ACTIVIDADES MUNICIPAL ANO CONTABILÍSTICO 2013 MUNICIPIO DE BEJA HORA : 09:47:45 PERÍODO JANEIRO A DEZEMBRO - 2013/12/31 Pagina : 1 1. Funções gerais 692.793,77 700.893,77 502.238,97 494.714,37 442.264,06 425.619,24 425.619,24 198.654,80 69.095,13 60.73 60.73 100.00 1.1. Serviços gerais

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020

PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 FORUM REGIONAL ALENTEJO 2020 DESAFIOS E OPORTUNIDADES PLANO DE ACÇÃO REGIONAL ALENTEJO 2020 COMISSÃO DE COORDENAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ALENTEJO Joaquim Fialho joaquim.fialho@ccdr-a.gov.pt Vendas

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 1 Funções Gerais 1 111 Administração Geral de 1 111 2003/20 Reabilitação de Edificios Municipais 0102 07010203 E 01/2003 12/2009 49.60 49.60 241.450,46 10.079,47 251.529,93

Leia mais

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos

Execução Anual do Plano Plurianual de Investimentos do Plano Plurianual de Investimentos 01 FUNÇOES GERAIS 01 111 ADMINISTRAÇÃO GERAL de 01 111 2009/5 DEPARTAMENTO TÉCNICO DE OBRAS E URBANISMO 01 111 2009/5 1 Aquisição de Camião Cisterna 02 070205 L 01/2009

Leia mais

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS

BALANCETE DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS Object. Descrição Dotação Pagamento Tx. Ex. 1 EDUCAÇÃO 1.450.930,00 205.541,04 14,17% 1.1 Educação Pré-Escolar 1.1.1 Reparação de Edifícios Escolares 2.900,00 304,92 10,51% 1.1.2 Aquisição Maquinaria e

Leia mais

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2017

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2017 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 922.500,00 922.500,00 1.307.180,00 521.000,00 366.000,00 3.116.680,00 1.1. Serviços Gerais de 921.500,00 921.500,00 1.306.180,00 520.000,00 365.000,00 3.112.680,00 Administração

Leia mais

BOLETIM MENSAL Nº 49 AGOSTO DE SANTO TIRSO Regeneração Urbana: Margens do Ave

BOLETIM MENSAL Nº 49 AGOSTO DE SANTO TIRSO Regeneração Urbana: Margens do Ave BOLETIM MENSAL Nº 49 AGOSTO DE 2017 SANTO TIRSO Regeneração Urbana: Margens do Ave BOAS PRÁTICAS EM MUNICÍPIOS ECOXXI Um município ECOXXI evidencia um conjunto de políticas, práticas e ações conducentes

Leia mais

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e Estratégia Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e estratégia A. O processo B. A síntese do diagnóstico C. A visão e

Leia mais

Enquadramento. População: habitantes; Área: 21.1 Km2; DensidadePopulacional:1.509,5hab. /Km2. Área Metropolitana do Porto.

Enquadramento. População: habitantes; Área: 21.1 Km2; DensidadePopulacional:1.509,5hab. /Km2. Área Metropolitana do Porto. INT HERIT CME Enquadramento Localizado a norte de Portugal, na Costa Litoral, a 20 Km a sul do Porto; Integra a Àrea Metropolitana (AMP) do Porto, o mais pequeno dos 17 Municipios; Espinho População: 31.786

Leia mais

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2016

DOTAÇÕES INICIAIS MUNICIPIO DE MIRANDELA DO ANO 2016 PÁGINA : 1 1. FUNÇÕES GERAIS 565.000,00 565.000,00 335.000,00 345.000,00 300.000,00 1.545.000,00 1.1. Serviços Gerais de 320.000,00 320.000,00 330.000,00 340.000,00 295.000,00 1.285.000,00 Administração

Leia mais

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010

Desafios, Estratégias e. Instrumentos de Sustentabilidade. para o Ambiente Urbano. Carla Silva. Serpa, 20/11/2010 Desafios, Estratégias e Instrumentos de Sustentabilidade para o Ambiente Urbano Carla Silva Serpa, 20/11/2010 SUMÁRIO: APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL O DESAFIO DA SUSTENTABILIDADE URBANA O PAPEL DO AMBIENTE

Leia mais

Apresentação na Sessão de debate: Navegabilidade do Rio Tejo. De Novembro de 2010 Jorge Honório Parque Expo Setembro

Apresentação na Sessão de debate: Navegabilidade do Rio Tejo. De Novembro de 2010 Jorge Honório Parque Expo Setembro Apresentação na Sessão de debate: Navegabilidade do Rio Tejo 25 De Novembro de 2010 Jorge Honório Parque Expo Setembro.2010 1 39 1 Enquadramento 2 Âmbito da intervenção 3 Proposta de Estratégia Setembro.2010

Leia mais

E N T I D A D E EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO Até ao mês de Apuramento MUNICIPIO DE REDONDO.

E N T I D A D E EXECUÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE INVESTIMENTOS ANO CONTABILÍSTICO Até ao mês de Apuramento MUNICIPIO DE REDONDO. Pagina : 1 1. Funções gerais 1.291.392,39 600.000,00 1.891.392,39 199.093,92 199.093,92 15.42 10.53 1.1. Serviços gerais de administração pública 1.241.392,39 600.000,00 1.841.392,39 199.093,92 199.093,92

Leia mais