TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA DA CONTABILIDADE. Michael Dias Corrêa"

Transcrição

1 TEORIA DA CONTABILIDADE Michael Dias Corrêa

2 Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade Aprovado em 2008 pelo CPC, apresenta os aspectos básicos para a preparação e apresentação das demonstrações para usuários externos. Em 2011, foi revisado, gerando o CPC 00 R1. Ao contrário da estrutura conceitual do CFC, a do CPC não fala em princípios contábeis. Trata do objetivo e das características qualitativas da divulgação de relatórios financeiros.

3 Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade O objetivo do relatório contábil-financeiro, pelo qual trata a estrutura conceitual do CPC, é fornecer informações contábil-financeiras sobre a entidade que reporta essa informação e que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores de empréstimos e a outros credores.

4 Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade A estrutura conceitual do CPC se divide em dois grupos de usuários: os primários - investidores e credores e os secundários - demais usuários. Para que os Relatórios Contábeis atendam ao máximo às necessidades dos usuários, eles devem possuir algumas características.

5 Características Qualitativas Fundamentais Relevância: informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.

6 Características Qualitativas Fundamentais Um atributo da relevância é a materialidade. A materialidade é um aspecto de relevância específico da entidade baseado na natureza ou na magnitude dos itens. Sendo assim, a informação é material se a sua omissão ou sua divulgação distorcida puder influenciar decisões que os usuários venham a tomar.

7 Características Qualitativas Fundamentais Representação Fidedigna (Confiabilidade): a representação fidedigna indica que a informação está livre de erros e vieses, representando, de forma adequada, aquilo que se propõe informar. Para que a informação represente com fidedignidade aquilo que se propõe, a realidade retratada precisa de três atributos: completa; neutra; e livre de erro.

8 Características Qualitativas de Melhoria Comparabilidade: é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.

9 Características Qualitativas de Melhoria Verificabilidade: ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar.

10 Características Qualitativas de Melhoria Esta verificação pode ser direta ou indireta. A direta significa verificar um montante ou outra representação por meio de observação direta, como, por exemplo, por meio da contagem de caixa. Já a indireta significa checar os dados de entrada do modelo, fórmula ou outra técnica e recalcular os resultados obtidos por meio da aplicação da mesma metodologia.

11 Características Qualitativas de Melhoria Tempestividade: significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciálos em suas decisões. Para essa característica, a demora na divulgação das informações pode significar a perda de relevância. Sendo assim, em geral, a informação mais antiga é a que tem menos utilidade.

12 Características Qualitativas de Melhoria Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível. Nessa característica de melhoria, as demonstrações contábeis devem ser prontamente entendidas pelos usuários que possuam um conhecimento razoável dos negócios, das atividades econômicas e, principalmente, da contabilidade.

13 Características Qualitativas de Melhoria A principal restrição quanto à elaboração e divulgação das informações contábeis é o custo de produzir e divulgar versus os benefícios a serem obtidos com essas informações.

14 Elementos das Demonstrações Contábeis Nesta parte, falaremos sobre os Ativos, Passivos, Patrimônio Líquido, Receitas e Despesas, evidenciando as formas de avaliação, definição e reconhecimento de todos estes itens.

15 Ativos A definição de ativo apresenta três elementos: (a) é um recurso controlado pela entidade; (b) como resultado de eventos passados; (c) e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade.

16 Ativos O processo de reconhecimento na Contabilidade diz respeito à incorporação nas demonstrações contábeis de um item desde que o mesmo se enquadre na definição. Para reconhecer um elemento contábil como ativo, o mesmo deve satisfazer às seguintes questões: a) Irá gerar um futuro benefício econômico para a entidade? b) O recurso econômico é controlado pela entidade? c) É derivado de eventos passados?

17 Ativos Além desses itens, três aspectos também devem ser levados em consideração: a) A materialidade; b) A probabilidade de ocorrência; e c) a confiabilidade da avaliação.

18 Ativos Materialidade: quando o valor é pouco expressivo, é possível que seja tratado logo como despesa diretamente na demonstração de resultados. Probabilidade de Ocorrência: diz respeito à incerteza com que o benefício econômico futuro irá ocorrer. A determinação da chance com que o registro será concedido é fundamental para o reconhecimento do ativo.

19 Ativos Confiabilidade: quando não se pode fazer uma mensuração confiável, o recurso econômico não pode ser considerado um ativo, mesmo que satisfaça aos outros requisitos.

20 Ativos O processo de mensuração contábil de um ativo consiste em atribuir um valor monetário a esse recurso econômico. As bases de avaliação do ativo podem assumir duas formas: valores de entrada e valores de saída. O valor de entrada se refere àquele obtido pela entidade no mercado de compra. Já o valor de saída refere-se ao montante obtido no mercado de venda.

21 Ativos Os valores de entrada são: a) Custo histórico; b) Custo histórico corrigido; c) Custo corrente e de reposição; d) Custo corrente corrigido.

22 Ativos Os valores de saída são: a) Valores descontados de entradas de caixa futura; b) Preços correntes de venda; c) Equivalentes correntes de caixa; d) Valores de liquidação.

23 Ativos Vale salientar que outros critérios podem ser utilizados quando exigidos por normas ou legislações, tal como o Valor Justo. O Valor Justo pode ser entendido como a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras e dispostas a isso numa transação em que não existe relacionamento entre elas.

24 Ativos O Valor Justo distingue-se do valor realizável líquido na medida em que enquanto o justo valor reflete a quantia pela qual o mesmo ativo pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso, o valor realizável líquido se refere à quantia líquida que uma entidade espera realizar com a venda do ativo no decurso ordinário da sua atividade operacional.

25 Passivos O passivo corresponde a: a) obrigação presente da entidade; b) derivada de eventos passados; c) cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos.

26 Passivos O reconhecimento de um passivo diz respeito ao fato de incorporar ao balanço patrimonial de uma entidade um determinado item que se enquadre na definição de passivo. O primeiro passo é satisfazer à definição de passivo. A segunda condição é que o item deve ser mensurado em bases confiáveis.

27 Passivos A mensuração do passivo geralmente é feita pelo valor de face da obrigação. Entretanto, alguns passivos são difíceis de serem mensurados por causa das incertezas sobre a existência da obrigação, qual o valor necessário para encerrá-lo e quando será o impacto sobre as demonstrações contábeis.

28 Passivos No que diz respeito à incerteza do passivo, uma obrigação pode ser classificada em quatro categorias: a) o passivo é conhecido, assim como seu montante - nessa situação não existe razão para que o mesmo não apareça nas demonstrações contábeis;

29 Passivos b) o passivo é conhecido, mas seu montante não - a entidade sabe da existência do passivo, muito embora seu valor seja apresentado através de estimativa. Esse caso também deve ser considerado pela contabilidade da entidade; c) a existência do passivo não é certa, mas o pagamento pode ser estimado pode ser o caso das milhas aéreas, por exemplo.

30 Passivos d) existem dúvidas sobre a existência do passivo e do seu montante: é a contingência. Exemplos são os processos judiciais. Esses eventos são classificados de acordo com sua probabilidade de ocorrência, da seguinte forma: - Provável: a chance de ocorrência é provável, logo, reconhece-se o passivo no balanço;

31 Passivos - Razoável: a chance de ocorrência é razoavelmente provável, nesse caso, destaca-se o evento em notas explicativas, porém, nada vai constar no balanço; e - Remota: a chance de ocorrência é remota, logo, não se faz nenhum registro.

32 Patrimônio Líquido Em razão das limitações do processo de reconhecimento e mensuração, o patrimônio líquido contábil não corresponde ao valor de mercado das ações.

33 Patrimônio Líquido O fato de a definição do patrimônio líquido depender da definição de ativo e passivo gera um problema prático: se um determinado item não se enquadrar na definição de passivo, logo, por exclusão, deve ser considerado como parte do patrimônio líquido.

34 Patrimônio Líquido e manutenção de capital Existem dois conceitos de capital que podem ser adotados por uma entidade: i) capital físico; e ii) capital financeiro. O primeiro se refere ao recurso monetário que foi investido na entidade. Já o segundo está vinculado à capacidade produtiva da entidade.

35 Patrimônio Líquido e manutenção de capital Quando o usuário estiver interessado na manutenção do capital nominal investido ou no seu poder de compra, a escolha será o capital financeiro. Caso a preocupação seja a capacidade operacional da entidade, o conceito de capital físico será a alternativa escolhida.

36 Patrimônio Líquido e manutenção de capital A busca pela manutenção do capital financeiro significa que a entidade só terá lucro se o montante financeiro de ativos líquidos no final do período for maior que o do início, depois de excluídos os aportes de capital e as distribuições aos proprietários.

37 Patrimônio Líquido e manutenção de capital Já a manutenção do capital físico significa que haverá lucro somente se a capacidade física produtiva da entidade no final do período for maior que a capacidade do início, também depois de excluídos as distribuições e aportes de capital.

38 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria do Proprietário: segundo esta teoria, a entidade existe para satisfazer aos objetivos e necessidades do dono, razão pela qual a principal finalidade da contabilidade é a determinação da riqueza líquida do proprietário. A equação contábil, sob a ótica do proprietário, é dada por: PL = Ativo Passivo.

39 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria da Entidade: Nesta teoria, o patrimônio líquido deixa, então, de ser considerado o centro da contabilidade para ser mais uma fonte de recursos para o ativo. Em linhas gerais, essa teoria prega que o centro de interesse da contabilidade deve ser a entidade. Logo, a entidade deve ser representada pela igualdade entre o ativo e as obrigações: Ativo = Obrigações (Passivo + PL).

40 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria do Fundo: A base da contabilidade deixa de ser o proprietário ou a entidade para considerar um grupo de ativos e suas obrigações relacionadas. Um fundo é, pois, considerado um grupo homogêneo dentro da organização, que possui obrigações que lhes são específicas.

41 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria do Comandante: Defende que a contabilidade, mesmo a financeira, deve estar voltada para o gestor.

42 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria do Empreendimento: Considera que a contabilidade deve estar voltada para os usuários, como empregados, governo, entidades reguladoras e público em geral.

43 Teorias do Patrimônio Líquido Teoria Residual: Tem como foco a figura dos acionistas ordinários. Os acionistas ordinários seriam os donos do negócio e a informação contábil deve ser focada na decisão destes acionistas e a previsão dos seus dividendos futuros.

44 Receitas e Despesas Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos, aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resulta em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários.

45 Receitas e Despesas Um aspecto relevante na definição de receita é que não existe diferença entre receita e ganho. No entanto, a contabilidade societária considera em separado das atividades normais. ` Ou seja, os ganhos se diferenciam no sentido de não fazerem parte da atividade operacional da entidade, como, por exemplo, o ganho na venda de um imobilizado.

Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar

Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar Exame de Suficiência CFC 2017.1 Revisão 01: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro CPC 00 Característica Qualitativa da Informação Contábil Reconhecimento e

Leia mais

AULA 5 RELATO CONTÁBIL-FINANCEIRO CPC 00(R1) DE Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO

AULA 5 RELATO CONTÁBIL-FINANCEIRO CPC 00(R1) DE Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO Professor: ALAN Coordenador: Prof. LAÉRCIO 1 Quem não pode o que quer, queira o que pode. Leonardo da Vinci. 2 1. Citar o objetivo da contabilidade; 2. Citar os usuários internos e externos da contabilidade;

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame

Curso Preparatório para o Exame Curso Preparatório para o Exame de Suficiência AULA 1 de 10 Estrutura de contas Prof. Osvaldo Marques 1 Demonstrações contábeis Balanço Patrimonial Prof. Osvaldo Marques Introdução As demonstrações contábeis

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA. Docente: Helem Mara C. Ferreira

CONTABILIDADE PÚBLICA. Docente: Helem Mara C. Ferreira CONTABILIDADE PÚBLICA Docente: Helem Mara C. Ferreira RELEMBRANDO O CONCEITO DE CONTABILIDADE A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão,

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque (egbert.buarque@yahoo.com.br) 1. Introdução As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro CPC 00

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro CPC 00 Semana: 01 Disciplina: Contabilidade Item: 1. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro aprovado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Autor do resumo:

Leia mais

Questões da Prova CFC

Questões da Prova CFC Questões da Prova CFC 2013.1 27. De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual, é condição necessária à caracterização de uma informação como relevante: a) apresentar dados inéditos, não antecipados por

Leia mais

OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS EM VIGOR NO BRASIL

OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS EM VIGOR NO BRASIL OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS EM VIGOR NO BRASIL Pronunciamento Técnico CPC OO Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil Financeiro Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 13. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 13. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 13 Valter Ferreira Reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis 4.37. Reconhecimento é o processo que consiste na incorporação ao balanço

Leia mais

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira

Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Maria da Conceição B.de Rezende Ladeira Junho 2017 LEI FEDERAL 4.320/64 LEI RESPONSABI LIDADE FISCAL LC 101/2000 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

Leia mais

Curso intensivo CFC

Curso intensivo CFC Curso intensivo CFC 2018.1 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Os acionistas da Companhia Y de capital fechado, representado só por ações ordinárias,

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro Egbert Buarque (egbert.buarque@yahoo.com.br) 1. Introdução As demonstrações contábeis são elaboradas e apresentadas para

Leia mais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais FEA / USP Departamento de Contabilidade e Atuária EAC-106 Contabilidade Introdutória Estrutura Conceitual da Contabilidade: Aspectos Iniciais Prof. Fernando Dal-Ri Murcia Programa de Aula Estrutura Conceitual

Leia mais

Teoria da Contabilidade. Passivo e PL. Prof. Dr. AMAURY JOSE REZENDE

Teoria da Contabilidade. Passivo e PL. Prof. Dr. AMAURY JOSE REZENDE Teoria da Contabilidade Passivo e PL Prof. Dr. AMAURY JOSE REZENDE Passivo Definições Teoria da Propriedade: Exigibilidades são subtraendos dos ativos, ativos negativos (Hatfield, 1927). Teoria dos Fundos:

Leia mais

Como se relaciona a visão geral de uma empresa, as decisões de longo prazo tomadas e a gestão do dia-a-dia, com as suas informações

Como se relaciona a visão geral de uma empresa, as decisões de longo prazo tomadas e a gestão do dia-a-dia, com as suas informações USP-FEA Curso de Economia Disciplina: EAC0111 - Noções de Contabilidade para Administradores TEMA I. INTRODUÇÃO Profa. Dra. Joanília Cia (joanilia@usp.br) Quais são os objetivos do Tema 1-Introdução...

Leia mais

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Características qualitativas da informação contábil. Prof. Amaury José Rezende

Estrutura Conceitual da Contabilidade: Características qualitativas da informação contábil. Prof. Amaury José Rezende Estrutura Conceitual da Contabilidade: Características qualitativas da informação contábil Prof. Amaury José Rezende Agenda 3. Aspectos conceituais e aprofundados de teoria da contabilidade 3.4. Características

Leia mais

Seja bem vindo 9 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques

Seja bem vindo 9 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques Seja bem vindo 9 edição Curso Ninjas do CFC Prof. Osvaldo Marques 1 AULA 2 2 TEMAS MAIS COBRADOS TEORIA DA CONTABILIDADE Classificação de contas Lançamentos contábeis Características Qualitativas NORMAS

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 8. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 8. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Estrutura conceitual básica parte 8 Valter Ferreira QC28. Pode não ser possível verificar algumas explicações e alguma informação contábil-financeira sobre

Leia mais

1 Características Qualitativas de Melhoria da Informação Contábil-Financeira Útil

1 Características Qualitativas de Melhoria da Informação Contábil-Financeira Útil 1 Características Qualitativas de Melhoria da Informação Contábil-Financeira Útil... 1 1.1 Característica da Comparabilidade... 1 1.2 Característica da Verificabilidade... 3 1.3 Característica da Tempestividade...

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 14. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 14. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 14 Valter Ferreira Reconhecimento de despesas 4.49. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6

TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTIONÁRIO 6 QUESTIONÁRIO 6 (Questões Exame de Suficiência 1 2013) 2. Relacione os grupos do Ativo descritos, na primeira coluna, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna, e, em seguida, assinale a opção

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis Observação: Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo apresentado

Leia mais

CURSO COMPLETO DE TEORIA DA CONTABILIDADE. Prof. Me. Luiz Felipe F. de Andrade

CURSO COMPLETO DE TEORIA DA CONTABILIDADE. Prof. Me. Luiz Felipe F. de Andrade CURSO COMPLETO DE TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Me. Luiz Felipe F. de Andrade TEORIA DA CONTABILIDADE Prof. Me. Luiz Felipe Figueiredo de Andrade Exame de Suficiência Conselho Federal de Contabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 6. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 6. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 6 Valter Ferreira CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL- FINANCEIRA ÚTIL Introdução QC1. As características qualitativas da informação

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro. A finalidade da Estrutura Conceitual é.

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro. A finalidade da Estrutura Conceitual é. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro Conceitos A Resolução CFC nº 1.374/2011 dá nova redação à NBC TG Estrutura Conceitual Estrutura Conceitual para Elaboração

Leia mais

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro

Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro Sumário do Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil- Financeiro Observação: Este sumário, que não faz parte do Pronunciamento, está sendo

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame

Curso Preparatório para o Exame Curso Preparatório para o Exame de Suficiência AULA 2 de 10 Estrutura de contas Prof. Osvaldo Marques 1 Demonstrações contábeis Balanço Patrimonial Prof. Osvaldo Marques CPC00r1 Características qualitativas

Leia mais

1 Definição, reconhecimento e mensuração de elementos das demonstrações contábeis

1 Definição, reconhecimento e mensuração de elementos das demonstrações contábeis 1 Definição, reconhecimento e mensuração de elementos das demonstrações contábeis... 1 1.1 Itens componentes das demonstrações... 1 1.2 Reconhecimento dos itens das demonstrações... 4 1.3 Mensuração dos

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Contabilidade Pública Noções Introdutórias Prof. Cláudio Alves Necessidade de informação dos usuários dos serviços e dos provedores de recursos Para fins de prestação de contas e

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Revisão 01

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Revisão 01 Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar Revisão 01 Teoria da Contabilidade, CPC 00 e Princípios de Contabilidade Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar

Leia mais

Contabilidade Geral ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA- CPC 00. Questão 5: CESPE - Cont (DPU)/DPU/2016

Contabilidade Geral ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA- CPC 00. Questão 5: CESPE - Cont (DPU)/DPU/2016 Contabilidade Geral ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA- CPC 00 TODAS AS QUESTŌES COBRADAS NO ANO DE 2016 PELAS DIVERSAS BANCAS DE CONCURSOS Questão 1: CESPE - Cont (DPU)/DPU/2016 De acordo com o pronunciamento

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1. Prof.

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1. Prof. CONTABILIDADE GERAL Demonstração do Resultado do Exercício Receitas, Despesas e Apuração do Resultado do Exercício Parte 1 Prof. Cláudio Alves A receita é definida no Pronunciamento Conceitual Básico Estrutura

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Contabilidade Pública Noções Introdutórias Conceitos, objeto, abrangência e campo de aplicação Parte 3 Prof. Cláudio Alves RESTRIÇÕES ACERCA DA INFORMAÇÃO INCLUÍDA NOS RCPGs Materialidade

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 11. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 11. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 11 Valter Ferreira 4.17. A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios

Leia mais

TEORIA DA CONTABILIDADE

TEORIA DA CONTABILIDADE TEORIA DA CONTABILIDADE ATIVIDADES PRÁTICAS_CPC00 Capítulo 1: Objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábil financeiro útil. 1) Quais órgãos foram responsáveis pela R-1 do CPC_00: 2) De acordo

Leia mais

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO

CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO CPC 23 Manual de Contabilidade Societária - Capítulo 26 POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇA DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERRO Qual a importância? O Pronunciamento tem como objetivo melhorar a relevância e

Leia mais

QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE

QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTÕES EXAME SUFICIÊNCIA TEORIA DA CONTABILIDADE 1) (CFC/2016) De acordo com a NBC TG Estrutura Conceitual Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no que se

Leia mais

QUESTÕES EXAME CFC: TEORIA DA CONTABILIDADE

QUESTÕES EXAME CFC: TEORIA DA CONTABILIDADE QUESTÕES EXAME CFC: TEORIA DA CONTABILIDADE 2017/1 01) De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, as Características

Leia mais

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 1 Estrutura conceitual básica e apresentação das demonstrações contábeis, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Finalidade da estrutura conceitual, 5 1.3 Objetivo do relatório

Leia mais

Estrutura Conceitual. para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro

Estrutura Conceitual. para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil Financeiro NOTAS SOBRE O AUTOR DAVID JOSÉ SOARES Técnico em Contabilidade, bacharel em Ciências Contábeis, com atuação na área

Leia mais

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PARA AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Antônio Carlos Palácios Vice Presidente Técnico CRCRS O tema no contexto da CONVERGÊNCIA das Normas Contábeis A CRONOLOGIA DA CONVERGÊNCIA

Leia mais

Exercendo Julgamentos sobre o Processo Contábil: da Contabilização às Notas Explicativas Seminário IFRS

Exercendo Julgamentos sobre o Processo Contábil: da Contabilização às Notas Explicativas Seminário IFRS Exercendo Julgamentos sobre o Processo Contábil: da Contabilização às Notas Explicativas Seminário IFRS Prof. Dr. José Elias Feres de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo Algumas regras para

Leia mais

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ

ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ ADOÇÃO DAS NORMAS INTERNACIONAIS PELA PRIMEIRA VEZ 2 ANDRÉ CARVALHO 7149162 MARCELO DIAS JUNIOR 8599692 3 OBJETIVO Compreender como adotar e implementar pela primeira vez as normas internacionais de contabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 15. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 15. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 15 Valter Ferreira 16. (Exame de suficiência do CFC Consulplan 2018) Com base na referida NBC TG Estrutura Conceitual, reconhecimento envolve a descrição

Leia mais

PRONUNCIAMENTOS CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS)

PRONUNCIAMENTOS CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS) PRONUNCIAMENTOS CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS) CAPÍTULO 1 PRONUNCIAMENTOS CPC (COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS) SUMÁRIO: 1.1 - Pronunciamento Conceitual Básico (R1) - Estrutura Conceitual

Leia mais

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1

Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Relatórios Financeiros e IFRS (CPC) Aula 1 Objetivos dos Relatórios Financeiros Desem -penho Fluxos de Caixa Posição Financeira e Patrimonial Usuário Externo Propriedade X Gestão Projeção do Futuro Fluxos

Leia mais

Seminário. expert PDF. Trial. PMES Contabilidade - Aspectos Práticos. Maio Elaborado por:

Seminário. expert PDF. Trial. PMES Contabilidade - Aspectos Práticos. Maio Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

CAPÍTULO I. Noções de Contabilidade

CAPÍTULO I. Noções de Contabilidade Noções de Contabilidade CAPÍTULO I Noções de Contabilidade SUMÁRIO: 1. Noções de contabilidade; 1.1. Conceitos, objetivos, campo de aplicação, usuários e finalidades da contabilidade; 1.2. Princípios de

Leia mais

CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1 CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 2 OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar: a comparabilidade

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC Momento de Estudar. Aula 02 Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar Aula 02 Teoria da Contabilidade - Estrutura Conceitual e Característica Qualitativa da Informação Contábil Exame de Suficiência

Leia mais

Curso Ninjas do CFC2018.2

Curso Ninjas do CFC2018.2 2018.2 Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Teoria da Contabilidade Prof. Osvaldo Marques 1 Método de estudo \o/ TEMAS MAIS COBRADOS TEORIA DA CONTABILIDADE Classificação de contas Teoria Classificação

Leia mais

Caderno 01 Questões Comentadas

Caderno 01 Questões Comentadas Curso Preparatório para o Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar Caderno 01 Questões Comentadas Exame de Suficiência CFC 2017.1 Momento de Estudar para o CFC www.momentodeestudar.com.br Imagem

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 5 Contabilidade Pública Registro, controle e análise dos fenômenos contábeis (financeiros orçamentários e patrimoniais) neste caso, o seu objeto é a Administração

Leia mais

CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS CPC 26 - APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento Técnico é definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis, para assegurar: a comparabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 12. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 12. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 12 Valter Ferreira 4.26. As definições de receitas e despesas identificam suas características essenciais, mas não são uma tentativa de especificar

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Principais Aspectos para o fechamento das Demonstrações Contábeis. Janeiro Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Principais Aspectos para o fechamento das Demonstrações Contábeis. Janeiro Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos

Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos Teoria da Contabilidade (aula 7) Prof. Dr. Felipe Ramos Aula 7 Elementos das Demonstrações Contábeis Receita e Despesa Conceitos e reconhecimento Mensuração dos elementos das Demonstrações Contábeis O

Leia mais

Normas Brasileiras de Contabilidade. Prof. Mauricio Pocopetz

Normas Brasileiras de Contabilidade. Prof. Mauricio Pocopetz Normas Brasileiras de Contabilidade Prof. Mauricio Pocopetz Normas Brasileiras de Contabilidade Res. CFC n 1.328/11 Art.1 As Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade

Leia mais

Prof Flávio S. Ferreira

Prof Flávio S. Ferreira Prof Flávio S. Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com 1 Características dos PFC Por ser uma Ciência Social e não exata, a Contabilidade prescinde de princípios que

Leia mais

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria.

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. Índice Item Introdução Alcance 1 Materialidade no contexto de auditoria 2 6 Data de vigência 7 Objetivo 8 Definição 9 Requisitos Determinação

Leia mais

Como Melhorar a Qualidade das Informações Contábeis das Empresas: Julgamento Profissional do Preparador das Demonstrações Contábeis

Como Melhorar a Qualidade das Informações Contábeis das Empresas: Julgamento Profissional do Preparador das Demonstrações Contábeis Clemir Uhlein Contador 16 de setembro de 2013 Objetivo das Demonstrações Contábeis O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações

Leia mais

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs

FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs FUCAPE Business School Exercícios de múltipla escolha CPCs Instruções: - responda apenas 10 perguntas desta lista. A folha com as respostas entrega deverá ser realizada ao início do próximo encontro (21

Leia mais

Fundamentos Decifrados de Contabilidade. 1 Ativo Definição Reconhecimento Mensuração... 4

Fundamentos Decifrados de Contabilidade. 1 Ativo Definição Reconhecimento Mensuração... 4 1 Ativo... 1 1.1 Definição... 1 1.2 Reconhecimento... 3 1.3 Mensuração... 4 1 Ativo 1.1 Definição Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que

Leia mais

VERSÃO PARA IMPRESSÃO

VERSÃO PARA IMPRESSÃO VERSÃO PARA IMPRESSÃO TEORIAS DA CONTABILIDADE UIA 4 ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS: PASSIVO, PL, DESPESAS E RECEITAS 2 Este material é destinado exclusivamente aos alunos e professores do Centro

Leia mais

Contabilidade Avançada. Apostila I. Prof. Marcelo Evandro Alves

Contabilidade Avançada. Apostila I. Prof. Marcelo Evandro Alves ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIENCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE TANGARA DA SERRA. DEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTABEIS Missão da UNEMAT: Garantir a produção

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica Parte 3. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica Parte 3. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais Estrutura conceitual básica Parte 3 Valter Ferreira Alcance Esta Estrutura Conceitual aborda: (a) o objetivo da elaboração e divulgação de relatório contábilfinanceiro;

Leia mais

CPC 46 MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 46 MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 46 MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: (a) definir valor justo; (b) estabelecer em um único Pronunciamento a estrutura para a mensuração do

Leia mais

WEBINAR: IFRS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Marçal Serafim Cândido 11/05/2017

WEBINAR: IFRS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Marçal Serafim Cândido 11/05/2017 WEBINAR: IFRS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Marçal Serafim Cândido 11/05/2017 Programação I Conceito de PME segundo IFRS II Conceitos Gerais III Notas Explicativas IV Estoques V Imobilizado VI Redução

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Procedimentos Contábeis Patrimoniais Prof. Cláudio Alves Diante das novas regras ditadas pela NBC TSP Estrutura Conceitual Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação

Leia mais

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO

A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO A ELABORAÇÃO DAS NOTAS EXPLICATIVAS PARA AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Lei nº 6.404/76 art. 176 4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos

Leia mais

CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS

CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS CPC 23 - POLÍTICAS CONTÁBEIS, MUDANÇAS DE ESTIMATIVAS E RETIFICAÇÃO DE ERROS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: definir critérios para a seleção e a mudança de políticas contábeis; tratamento

Leia mais

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis

IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis IAS 1 Apresentação das Demonstrações Contábeis CPC 26 / NBC TG 26 Apresentação das Demonstrações Contábeis FAS 205 Histórico Emitida em 1997, já foi revisada em 2003,2004,2005 e 2007 Substituiu: IAS 1

Leia mais

www.pocopetz.com.br profmauricio@pocopetz.com.br IFRS PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Prof. Mauricio Pocopetz COMUNICAÇÃO CONTABILIDADE NORMAS INTERNACIONAIS Normas internacionais de contabilidade são

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS. Prof. Eliseu Martins

NOTAS EXPLICATIVAS. Prof. Eliseu Martins NOTAS EXPLICATIVAS Prof. Eliseu Martins Tema em debate no mundo todo EFRAG European Financial Reporting Advisory Group - 2012 : Towards a Disclosure Framework for the Notes ASAF Accounting Standards Advisory

Leia mais

Aula 01 Detonando os CPCs - Pronunciamentos Contábeis Esquematizados, Resumidos e Anotados

Aula 01 Detonando os CPCs - Pronunciamentos Contábeis Esquematizados, Resumidos e Anotados Detonando os CPCs - Pronunciamentos Contábeis Esquematizados, Resumidos e Anotados Professor: Gilmar Possati AULA 01: CPC 00 Estrutura Conceitual Sumário 1. 2. 3. 4. 5. Estrutura Conceitual Questões comentadas

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTABILIDADE PÚBLICA PROF. ANDRÉ CHELFO Aula 01 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral Conceito; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Alcance da estrutura conceitual

Leia mais

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos.

Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. CPC 30 - RECEITAS OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é: Estabelecer o tratamento contábil de receitas provenientes de certos tipos de transações e eventos. A questão primordial na contabilização

Leia mais

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS

Contabilidade ESTRUTURA PATRIMONIAL SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) FLUXO DE RECURSOS. Fluxo dos recursos SÍNTESE DO FUNCIONAMENTO DAS CONTAS ESTRUTURA PATRIMONIAL Patrimônio = Bens + Direitos ( ) Obrigações SITUAÇÃO LÍQUIDA (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) Ativo ( ) Passivo = Situação Líquida (Patrimônio Líquido) FLUXO DE RECURSOS ATIVO Aplicação dos Recursos

Leia mais

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas:

Contabilidade. Objeto, objetivo e finalidade. Bens. Conceito de Contabilidade. Conceitos iniciais - Ativo. Contabilidades específicas: Objeto, objetivo e finalidade Contabilidade Conceitos iniciais - Ativo Objeto: o patrimônio Objetivo: estudo, controle e apuração do resultado Finalidade: Fornecer informações econômicas e financeira sobre

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Prof. Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Prof. Renê Coppe Pimentel Pg. 1 Atuação do Contador Administração

Leia mais

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência

Curso Preparatório para o Exame de Suficiência Curso Preparatório para o Exame de Suficiência Prof.: Osvaldo Marques DISCIPLINAS : Simulado Prof. Osvaldo Marques 1 Q. 1 Uma entidade apresenta, em 31.12.2010, os seguintes saldos de contas: No Balanço

Leia mais

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público NBC TSP EC

Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público NBC TSP EC Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público NBC TSP EC Agenda Panorama Internacional da Contabilidade Aplicada ao Setor

Leia mais

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Sumário Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Parte I Ambiente Contábil, 1 1 Contabilidade: Conceito, Definição, Objetivos e Responsabilidades,

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Parte 1 Prof. Cláudio Alves Receita de Transação sem Contraprestação Receita compreende ingressos brutos de benefícios econômicos ou de potencial de

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilização e Avaliação de Instrumentos Financeiros. Agosto Elaborado por:

Palestra. expert PDF. Trial. Contabilização e Avaliação de Instrumentos Financeiros. Agosto Elaborado por: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade

EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade EAC 0111 Fundamentos de Contabilidade Prof. Jerônimo Antunes Aspectos Introdutórios Objetivo das demonstrações contábeis é auxiliar os usuários na avaliação da posição financeira e patrimonial da entidade;

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS N.º 10/2016

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS N.º 10/2016 COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS REVISÃO DE PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS N.º 10/2016 Este documento de revisão apresenta alterações nos Pronunciamentos Técnicos: CPC 03 (R2) e CPC 32. Este documento estabelece

Leia mais

Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes

Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes Aula 2 Fonte: CPC 25, disponível em: http://static.cpc.mediagroup.com.br/documentos/304_cpc_25_rev%2006.pdf, grifos nossos. De que estamos falando?

Leia mais

Contabilidade Geral EXAME CFC AULA 02 DA JORNADA DE REVISÃO PARA O EXAME CFC

Contabilidade Geral EXAME CFC AULA 02 DA JORNADA DE REVISÃO PARA O EXAME CFC Contabilidade Geral EXAME CFC 2017.1 AULA 02 DA JORNADA DE REVISÃO PARA O EXAME CFC 2017.1 QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS Para que os informes contábeis possam ser considerados úteis, as empresas,

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS CPC. CPC 27 Ativo Imobilizado e Depreciação. Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 Principais Considerações no Pronunciamento Técnico CPC 27 O Ponto chave a ser considerado com o Pronunciamento Técnico CPC 27 referente a contabilização dos ativos imobilizado, são exatamente o reconhecimento

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS (EAC0549) Professor: Renê Coppe Pimentel Material e conteúdo padronizados elaborados por professores da FEA/USP Bruno M. Salotti ; Fernando Murcia ; Mara J.C. Malacrida

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 9. Valter Ferreira

CONTABILIDADE GERAL. Contabilidade - Noções Gerais. Estrutura conceitual básica parte 9. Valter Ferreira CONTABILIDADE GERAL Contabilidade - Noções Gerais parte 9 Valter Ferreira ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Premissa subjacente Continuidade 4.1. As demonstrações

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) Demonstrações Separadas Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 27 (IASB - BV 2012) Índice Item OBJETIVO 1 ALCANCE

Leia mais

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 26 (R1)/ IAS 1 (IASB BV 2011) Apresentação das Demonstrações Contábeis - Notas explicativas OCPC 07 - Evidenciação na Divulgação dos Relatórios

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.111, de (DOU de ) Aprova o Apêndice II da Resolução CFC nº. 750/93 sobre os Princípios de Contabilidade.

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.111, de (DOU de ) Aprova o Apêndice II da Resolução CFC nº. 750/93 sobre os Princípios de Contabilidade. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.111, de 29.11.2007 (DOU de 05.07.2007) Alterada pela Resolução CFC nº 1.367, de 29.11.2011 Aprova o Apêndice II da Resolução CFC nº. 750/93 sobre os Princípios de Contabilidade. O CONSELHO

Leia mais

CPC 15 COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS. Prof. Mauricio Pocopetz

CPC 15 COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS. Prof. Mauricio Pocopetz CPC 15 COMBINAÇÃO DE NEGÓCIOS Prof. Mauricio Pocopetz OBJETIVOS O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer os critérios contábeis que devem ser adotados em certas operações envolvendo: Compras de controle

Leia mais