TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA - TEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO: ÁREA - TEMÁTICA"

Transcrição

1 TÍTULO: PERFIL DAS ADOLESCENTES MÃES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTADUAIS DE BELO JARDIM - PE AUTORES: Ana M. S. Silva*, Amélia S. R. Lima*, Ivanildo M. Silva*, Joselito S. Medeiros*, Simão D. Vasconcelos**. *Alunos do curso de Especialização em Zoologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. **Laboratório de Ensino de Zoologia, INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. (rcpo2@zipmail.com.br) ÁREA - TEMÁTICA: Saúde PALAVRAS CHAVE: Gravidez; Adolescência; Prevenção; Educação Sexual De acordo com dados fornecidos pela Secretária de Saúde de Belo Jardim/PE, nos últimos três anos não houve alteração na porcentagem de nascimento, no município de Belo Jardim, de modo a propor atividades de extensão universitária envolvendo as escolas públicas, as secretarias de saúde municipais e a comunidade local. Para tal estudo foram visitadas todas as escolas públicas estaduais (7), onde se aplicou um questionário com 586 jovens na idade de 13 a 17 anos. Verificou-se que 89% das meninas afirmam nunca ter praticado relação sexual, enquanto 11% mantêm relações sexuais periodicamente. Das adolescentes entrevistadas, 24% já engravidaram. Em relação ao conhecimento sobre métodos anticoncepcionais, observou-se que 40% das adolescentes conhecem a camisinha, 30% a pílula, 20% o DIU e 10% conhecem o método da tabelinha. 25% das jovens obtiveram informação sobre sexo com o namorado, 20% em revistas, 15% obtêm informação pela TV, e apenas 10% citam escolas e livros como fonte de informação. O grau de instrução dos pais parece não ter influência na gravidez entre as adolescentes, pois as mesmas afirmam conhecer métodos contraceptivos, embora não os usem com regularidade por acreditar que não correm riscos. Na maioria das vezes elas engravidam na primeira relação sexual, o que revela a carência das escolas quanto a uma boa educação sexual. Destaca-se a fraca participação das universidades em programas de educação sexual junto às comunidades, que abordem de maneira contínua aspectos relacionados ao comportamento sexual de adolescentes. Sugere-se uma maior interação escola-comunidade-universidade para que seja implantado nas escolas um programa de educação sexual tanto para pais como para os jovens como uma das ferramentas não apenas para reduzir a gravidez precoce, mas também para auxiliar as adolescentes a lidar com esta nova realidade.

2 INTRODUÇÃO A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes. No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70 (Bocardi, 1998) Durante a adolescência ocorrem mudanças morfofisiológicas e comportamentais oriundas do efeito dos hormônios que atuam especificamente no homem e na mulher, e conseqüente amadurecimento dos órgãos sexuais (CABRAL, 1999). Em muitos casos, o início da vida sexual ocorre sem haver ainda maturação psicológica e física do adolescente. Nesta fase, as mudanças psicológicas, a busca de identidade e a curiosidade sexual são acentuadas (MACIEL,1983), o que é estimulada pelos meios de comunicação, devido, entre outros fatores, à tendência de banalização da sexualidade presente na mídia. Apesar de toda exposição a programas, revistas, livros, peças, músicas de forte conteúdo sexual, umas das causas mais comuns da gravidez na adolescência é a desinformação quanto aos métodos anticoncepcionais. Existe ainda um alto grau de ignorância em relação às conseqüências do sexo sem proteção, inclusive em termos de doenças sexualmente transmissíveis. Na adolescência é comum acreditar que se correm menos riscos e que se possui o controle sobre tais situações. Esta descrença está relacionada, em muitos casos, com uma inadequada orientação recebida tanto por parte dos pais como das escolas. As escolas compreendem um ambiente ideal para difusão de idéias e informações corretas sobre saúde e educação. Infelizmente, pode ser também um local para transmissão e perpetuação de mitos e inverdades sobre temas considerados tabus, tais como sexualidade. As escolas nem sempre dispõem de especialistas em seus quadros, e tópicos relacionados a sexualidade são tratados (quando o são) de maneira exclusivamente fisiológica e descontextualizada, dentro de aulas tradicionais de Programas de Saúde. Não é raro encontrar abordagens eivadas de preconceitos. Por este motivo, é fundamental perceber de que maneira os estudantes lidam com sexualidade, gravidez e temas associados. Detectando lacunas e áreas prioritárias, as universidades podem promover atividades de extensão, tais como capacitação de professores, que podem contribuir para minimizar as deficiências educacionais.

3 O presente trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil das adolescentes mães do município de Belo Jardim, a fim de sugerir medidas não somente de prevenção, mas também de acompanhamento de casos de gravidez indesejada. METODOLOGIA O município de Belo Jardim está localizado no agreste de Pernambuco a 187 km do Recife. O município dispõe de 8 Escolas Municipais, 8 Escolas Estaduais, uma Escola técnica agrícola e uma Faculdade (FABEJA- Faculdade de Belo Jardim), bem como várias instituições de ensino particulares. escolas públicas estaduais de Belo Jardim, entre março e maio de 2002, localizadas na periferia e na região central da cidade. O método constou da realização de questionários individuais anônimos, a fim de preservar a intimidade das alunas. Foram elaboradas 15 perguntas diretas com intuito de verificar o comportamento sexual e as características sócio-econômicas da entrevistada. As principais perguntas do questionário foram: idade, grau de instrução dos pais, métodos anticoncepcionais, fontes de informação sobre sexo, existência de algum tipo de educação sexual na escola, manutenção de relações sexuais e utilização de métodos anticoncepcionais. Perguntou-se ainda se a entrevistada já havia engravidado, e se tal gravidez havia sido planejada. RESULTADOS E DISCUSSÃO Das 586 adolescentes entrevistadas, 89 % afirmaram não ter praticado sexo e 11% afirmaram já haver mantido relação sexual. Destas, 24 % engravidaram (Figuras 1). Segundo estimativas, a cada ano um milhão de adolescentes brasileiras entre 10 e 20 anos dão à luz. Esse número corresponde a 20% do total de nascidos vivos no ano, esta gravidez precoce, além dos danos sociais, prejudica o físico ainda imaturo e o crescimento da adolescente (Duarte,1998) Observou-se que 60 % dos pais são alfabetizados e 40% são analfabetos, sendo que as mães de modo geral apresentaram grau de instrução mais elevado (Figura 2). Notamos também que houve incidência de adolescentes que já engravidaram cujos pais são analfabeto e de nível superior. Nas classes populares é comum a gravidez precoce, o que pode estar relacionado a carência afetiva, muitas vezes o problema começa em casa, pois a maioria das jovens indicam problemas de relacionamento com seus pais. Uma das chaves para evitar uma gravidez precoce está na família, que tem papel fundamental na formação da identidade do indivíduo (Dadoorian, 2002).

4 Em relação ao conhecimento de anticoncepcionais, 40 % das adolescentes conhecem camisinha, 30 % pílula, 20% DIU (Dispositivo Intra Uterino) e 10 % conhecem o método da tabelinha (Figura 3). Boa parte das jovens busca no namorado informações sobre sexo, já que 25 % dos jovens consideram o parceiro como a principal fonte; 20 % obtêm informações através leitura de revista, e 15% adquirem as informações pela TV, ficando a escola e livros com apenas 10 % (Figura 4). A freqüência de gravidez entre adolescentes parece estar incompatível com os dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Belo Jardim município. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Belo Jardim, nos últimos três anos não houve alteração no perfil de nascimentos no município, mas 70% dos nascimentos foram gerados por mulheres na faixa etária de 20 a 50 anos, ficando 30% provenientes de mulheres de 10 a 20 anos. Há indícios que as adolescentes mães encontram-se ausentes das escolas, provavelmente devido a gravidez precoce. É comum encontrar jovens que após o nascimento do filho interrompem os estudos, principalmente para ocupar-se da criação do bebê. O grau de instrução dos pais parece exercer influência na ocorrência de gravidez indesejada entre as adolescentes. Não que não se tenha observado casos de gravidez entre adolescentes cujos pais têm ensino médio completo, porém a maior proporção de gravidezes ocorreu entre jovens cujos pais eram analfabetos. As adolescentes demonstram ter conhecimento de métodos contraceptivos, porém não podemos afirmar se elas conhecem o funcionamento adequado dos mesmos. Informações sobre sexualidade são obtidas de diversas fontes, mas a família não parece constituir uma das fontes mais consultadas. Embora afirmem conhecer métodos contraceptivos, as jovens parecem não utiliza-la com freqüência, pois a maioria delas acredita que com elas nunca vai acontecer, uma das respostas mais citadas. Segundo as entrevistadas, a gravidez ocorreu em decorrência de simples descuido. Na maioria das vezes elas engravidam nas primeiras relações sexuais, indicando a falta de prática, iniciativa, conhecimento ou até mesmo coragem para sugerir ao parceiro o uso da camisinha. Com este trabalho percebemos uma enorme carência das escolas quanto a forma e profundidade na abordagem do temas relacionados a sexualidade. Só através de programas de conscientização serão capazes de sensibilizar os adolescentes. É sugerido que seja implantado nas escolas um programa de educação sexual tanto para pais como para os jovens, objetivem uma melhor reflexão sobre as causas e conseqüências de uma gravidez indesejada na adolescência.

5 As informações adquiridas nestes estudo serão disponibilizadas nas escolas, secretaria de saúde e educação do município. As instituições de Ensino Superiores, públicas e particulares de Pernambuco podem contribuir neste processo, desenvolvendo programas de extensão que envolvam a capacitação de agentes multiplicadores em escolhas, secretárias de saúde, ONG s, e outras instituições envolvidas com a educação sexual de crianças,jovens e adultos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOCARDI, M. I. B. Gravidez na Adolescência.Ed :Arte & Ciências -UNIMAR, p.128,1998. CABRAL, Maria G. S R. Conseqüências da Gravidez na Adolescência: Riscos para a Saúde da Mãe e do Recém-Nascido. Dissertação de mestrado, Departamento de Nutrição, Universidade Federal de Pernambuco,1999. DUARTE, ALBERTINA. livro Gravidez na Adolescência. Editora Rosa, p.152, 1998 DADOORIAN, D. Pronta para voar:um novo olhar sobre a gravidez na adolescência.ed Rocco: Online, p.180,2002. INTERMET k MACIEL, CARLOS. Gravidez na Adolescência- I Ciclo de Estudos. Coleção Professor Carlos Maciel. Governo de Pernambuco. Secretaria de educação, Cultura e Esportes,1983.

6 100 Porcentagem (%) Mantém relação sexual sim não Já engravidou Figura 1. Porcentagem de adolescentes que já mantiveram relações e engravidaram, durante a pesquisa realizada em maio de 2002,nas escolas estaduais no município de Belo Jardim. 50 Porcentagem (%) Analfabeto Ensino fundamental Pai Mãe Ensino médio Ensino superior Figura 2. Grau de instrução dos pais das adolescentes mães, durante a pesquisa realizada em maio de 2002, nas escolas estaduais no município de Belo Jardim.

7 Porecentagem (%) Preservativo Pílula DIU Tabela Outros Figura 3. Métodos anticoncepcionais mais conhecidos pelas as adolescentes, durante a pesquisa realizada em maio de 2002, nas escolas estaduais no município de Belo Jardim Porcentagem (%) Namorado Revista TV Amigos Livros Escola Pais Figura 4. Fontes de informação sobre sexo dos adolescentes que matem relações sexuais, durante a pesquisa realizada em maio de 2002,nas escolas estaduais no município de Belo Jardim.

8

situado à 187 km da cidade do Recife. O município dispõe de 8 Escolas Municipais,

situado à 187 km da cidade do Recife. O município dispõe de 8 Escolas Municipais, TÍTULO: PERFIL DAS ADOLESCENTES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BELO JARDIM, RECIFE/ PE AUTORES: Amélia Silva Rocha de Lima, Ana Maria Soares da Silva, Ivanildo Mangueira da Silva, Joselito Silva Medeiros ÁREA

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL: UM RETRATO HISTÓRICO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

EDUCAÇÃO SEXUAL: UM RETRATO HISTÓRICO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EDUCAÇÃO SEXUAL: UM RETRATO HISTÓRICO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Mariana da Silveira Cassimiro de Araújo e Lemos 1,Raquel Passos Teixeira Inácio 2, Ricardo Baratella 3, Gabriela Marcomini

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA Gabriela Marcomini de Lima 1, Ricardo Baratella 2 1 PIDIB:CAPES / UNIUBE / Universidade de Uberaba,

Leia mais

Maria Santa Simplicio da Silva

Maria Santa Simplicio da Silva SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: OPINIÕES E CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA DE PANELAS-PE, ANTES E APÓS OFICINAS SOBRE O TEMA. Maria Santa Simplicio da Silva

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais Os 10 da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA Ana Caroline (Acadêmica) carol_santos94@live.com Caroline Ribeiro (Acadêmica) Patrícia Almeida (Acadêmica)

Leia mais

Ignez Helena Oliva Perpétuo

Ignez Helena Oliva Perpétuo Contracepção de emergência na adolescência e a PNDS 2006 Ignez Helena Oliva Perpétuo SEMINÁRIO CONTRACEPÇÃO de EMERGÊNCIA no BRASIL: DINÂMICAS POLÍTICAS e DIREITOS SEXUAIS e REPRODUTIVOS São Paulo, 12

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo Maria Das Mercês Serafim Dos Santos Neta; Universidade Federal Da Paraíba (UFPB); Maria-merces2011@hotmail.com Ana

Leia mais

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental GONCALVES, Rayane Araújo¹ ;CARNEIRO, Danielle Suzainny dos Reis Castro ²; LISBOA,Iara Alves 1 Universidade de

Leia mais

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: INFLUÊNCIA DO CONHECIMENTO EMPÍRICO NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE RISCO SOUZA, L.P.G.; ARROXELAS-SILVA, C. L.; MOURA, G. M ; CASTRO, O.W lillynepatricia@hotmail.com; carmemarroxelas@hotmail.com;

Leia mais

PLANEJAMENTO FAMILIAR

PLANEJAMENTO FAMILIAR 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PLANEJAMENTO

Leia mais

Questionário. O tempo previsto para o preenchimento do questionário é de 10 minutos.

Questionário. O tempo previsto para o preenchimento do questionário é de 10 minutos. Questionário Rita Mafalda Rodrigues de Matos, a frequentar o 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, encontra-se a elaborar o Projecto de

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

UM PAPO SÉRIO SOBRE SEXUALIDADE 1. Professora de Ciências do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe. 3

UM PAPO SÉRIO SOBRE SEXUALIDADE 1. Professora de Ciências do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe. 3 UM PAPO SÉRIO SOBRE SEXUALIDADE 1 Marilse Ribeiro Neves 2, Karoline Martins Dos Santos 3, Lucas Ahmad Rhoden 4. 1 Projeto de pesquisa. 2 Professora de Ciências do Instituto Estadual de Educação Professor

Leia mais

Métodos anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das garotas se torna capaz de gerar filhos. Mas ter filhos é uma decisão muito séria. Cuidar de uma

Leia mais

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO HPV DURANTE O PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA

ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO HPV DURANTE O PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO HPV DURANTE O PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA Juliana Romano de Lima¹ Marcone Almeida Dantas Junior¹ Maria Franncielly Simões de Morais¹ Carina Scanoni Maia¹ ¹ Universidade

Leia mais

Escolaridade. Escolaridade 0,00% 0%

Escolaridade. Escolaridade 0,00% 0% 61 Para Berquó (2000, p. 249-250) a diferença de parcerias eventuais entre sexos é resultante de visões distintas sobre o significado das relações afetivo-sexuais. Nesse sentido a sexualidade feminina

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva 1.Nome do Projeto 2.Nome da ONG INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS 3.Gênero da/o respondente Masculino Feminino Outro 6.Qual o seu

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

da Saúde, 2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências

da Saúde,   2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL: TECNOLOGIA PARA PESSOAS SURDAS Maria Gleiciane Gomes Jorge 1, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira 2 Resumo: Objetivou-se identificar

Leia mais

Gráfico 1

Gráfico 1 O ENSINO DE REPRODUÇÃO HUMANA E SEXUALIDADE DENTRO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 1º ANO DO CURSO DE RECURSOS PESQUEIROS NO IFRN- CAMPUS MACAU Vanessa Yngrid da Silva (1); Janisia

Leia mais

Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva. PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s

Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva. PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s Larissa S. de Almeida Ligia M. F. Linares Jorge H. A. Cremonine Marcelo A. da Silva PROJETO: ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DAS DST s Publico Alvo. E.E. Prof. Durvalino Grion Adamantina Terceiro ano do Ensino

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: TRABALHO PEDAGÓGICO DE PREVENÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: TRABALHO PEDAGÓGICO DE PREVENÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: TRABALHO PEDAGÓGICO DE PREVENÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR Rosemere Dantas Barbosa Nascimento Ana Cláudia Santos de Medeiros Francilene Francisca de Andrade Lúcia de Fátima Farias da

Leia mais

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ)

PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) PROMOVENDO EDUCAÇÃO SEXUAL NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO (BOM JESUS-PIAUÍ) Camila Vieira Santos 1 Wennes Moreira Saraiva 2 Francisco Cleiton da Rocha 3 1 Bolsista PIBID do Curso de Licenciatura

Leia mais

O Programa. Projeto Bom Sucesso. Gabinete de Apoio Psicossocial. Contactos

O Programa. Projeto Bom Sucesso. Gabinete de Apoio Psicossocial. Contactos Público-alvo Este recurso destina-se a turmas ou a grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos de ambos sexos, estejam os mesmos inseridos ou não em contexto escolar. O número mínimo de elementos por grupo

Leia mais

CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM USO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Alisson Carlos Avelino Santos 1, Bruno Kaik Alves 2, Herica Rocha Silva 3, Jocélia de Sousa Silva 4, Daniel

Leia mais

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL

4. NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL . NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL .. Introdução A taxa de natalidade e a taxa de mortalidade infantil são indicadores frequentemente utilizados na caracterização da população. O estudo da taxa de natalidade,

Leia mais

INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA

INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA INCIDÊNCIA E FATORES DE RISCO PARA A SÍFILIS CONGÊNITA NO ESTADO DA PARAÍBA Ana Beatriz Gondim (1), Gustavo Vasconcelos (1), Marcelo Italiano Peixoto (1) e Mariana Segundo Medeiros (1), Ezymar Gomes Cayana

Leia mais

A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA

A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA A ORIENTAÇÃO SEXUAL NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA Tatiani Bellettini dos Santos UNESC 1 Paulo Rômulo de Oliveira Frota UNESC 2 Resumo A sexualidade possui vários

Leia mais

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA Rafael de Jesus Gonzaga Graduando em Enfermagem, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Tálita Santos Barbosa Graduanda em Enfermagem, Faculdades Integradas de Três

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANA PAULA CRISTÓFOLLI JORGE INÁCIO DOTTI THALITA BREINACK REGINALDO RODRIGUES DA COSTA RESUMO Este trabalho tem como

Leia mais

USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR ACADÊMICAS DA ÁREA DE SAÚDE 1. Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso Glacy Cézar Ângelo 2

USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR ACADÊMICAS DA ÁREA DE SAÚDE 1. Introdução. Parte do Trabalho de Conclusão de Curso Glacy Cézar Ângelo 2 589 USO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS POR ACADÊMICAS DA ÁREA DE SAÚDE 1 Glaucy Cézar Ângelo 2, Marcos Antônio dos Santos 3, Breno Drumond 3, Adriane Jane Franco 4 Resumo: Nos meados da década de 50 e início

Leia mais

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA

ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA Saúde da Mulher Profa. Dra. Ana Luiza Vilela Borges Como é o perfil epidemiológico das mulheres brasileiras? Do que adoecem e morrem? Expectativa média de vida das mulheres:

Leia mais

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA:

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: TÍTULO: PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE E SUAS PERSPECTIVAS DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL JUNTO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. AUTORES: Kênio E. C. Lima (keclima@ig.com.br

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL Jacineirde Gabriel Arcanjo. Paulo Ricardo dos Santos

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL Jacineirde Gabriel Arcanjo. Paulo Ricardo dos Santos EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO ÂMBITO EDUCACIONAL Jacineirde Gabriel Arcanjo Universidade Federal Rural de Pernambuco (gabrielarcanjo2006@hotmail.com) Paulo Ricardo dos Santos Secretária

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL

CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL CONSIDERAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNIÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS, BRASIL RIOS, Alex Batista Moreira 1,2 ; SILVA, Andreia Peixoto da 1 ; SANTOS,

Leia mais

O Conhecimento de Adolescentes sobre Métodos Contraceptivos: Uma Análise Preliminar

O Conhecimento de Adolescentes sobre Métodos Contraceptivos: Uma Análise Preliminar O Conhecimento de Adolescentes sobre Métodos Contraceptivos: Uma Análise Preliminar Naiana Dapieve Patias Marília Reginato Gabriel Juliana Rosado Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal De Santa

Leia mais

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN

REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN Ingrid Gisely Alves de Oliveira; Yaffa Maria F. de Freitas & Daniela Ribeiro Barros 1 REBES REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE ISSN - 2358-2391 GVAA - GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS - POMBAL

Leia mais

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias.

GRUPOS. Das ações listadas na questão anterior, selecione aquelas que o grupo considera prioritárias. CÍRCULO DE DIÁLOGO 2008 ODMs PELA EDUCAÇÃO Guaratuba 14/ Abril Local: Colônia de Férias de Guaratuba Endereço: Rua Nazir Mafra Saporski Nº 750 - Jardim Eliana GRUPOS Grupo A 1- Conscientizar as famílias

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º / 2017

PROJETO DE LEI N.º / 2017 PROJETO DE LEI N.º / 2017 Ementa: Institui a SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE JOVENS. Autores: Diversos vereadores Omar Najar, Prefeito do Município de Americana, no uso

Leia mais

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA CIÊNCIAS 2ª ELIANE /FELIPE/NATÁLIA 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H21 Interpretar processos que ocorrem na nutrição: quebra dos alimentos, absorção e transporte de nutrientes

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SUA PREVENÇÃO1

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SUA PREVENÇÃO1 222 Thayane Moreira Almeida e Leonardo Santana Rocha GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RECONHECIMENTO DO PROBLEMA PARA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA SUA PREVENÇÃO 1 Thayane Moreira Almeida ², Leonardo Santana Rocha

Leia mais

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal

Abstinência periódica. Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal EO Karin Abstinência periódica Métodos tabela de Ojino Knauss (tabelinha ou calendário) método de Billings ou do muco cervical método da temperatura basal Mariel Hidalgo - Porto Alegre/2007 Métodos

Leia mais

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência.

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. Viver na idade adulta uma sexualidade satisfatória depende do desenvolvimento psicossexual

Leia mais

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável

CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável CIPD além de 2014: Integração da dinâmica populacional no desenvolvimento sustentável Suzana Cavenaghi ENCE/IBGE Seminário Internacional La CIPD más allá de 2014 y la dinámica demográfica de América Latina

Leia mais

O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral.

O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral. Linhas de abordagem O PNSIA é a ferramenta do Estado para facilitar o acesso à população adolescente à construção e ao desfrute da sua saúde integral. População-alvo: mais de 7 milhões de adolescentes

Leia mais

PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA

PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS DE PONTA GROSSA 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO PROMOÇÃO DE SAÚDE EM ENTIDADES ASSISTENCIAIS

Leia mais

Carmem Lúcia de Arroxelas Silva; Steófanes Alves Candido; Alessandro Cesar Bernardino; Layanne Kelly Gomes Angelo; Olagide Wagner de Castro.

Carmem Lúcia de Arroxelas Silva; Steófanes Alves Candido; Alessandro Cesar Bernardino; Layanne Kelly Gomes Angelo; Olagide Wagner de Castro. IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NO CONHECIMENTO EMPÍRICO SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Carmem Lúcia de Arroxelas Silva; Steófanes

Leia mais

Questionário. Para a concretização dos objectivos referidos, solicita-se a sua colaboração no preenchimento do seguinte questionário.

Questionário. Para a concretização dos objectivos referidos, solicita-se a sua colaboração no preenchimento do seguinte questionário. Questionário Eu, Sónia Manuela da Silva Pinto, aluna do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, encontro-me a realizar uma investigação Conhecimentos e Comportamentos face

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 4º BIMESTRE AUTORIA GREICE DANTAS MELO DE ANDRADE Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I A FAMÍLIA É O MAIOR ESPAÇO DE VIOLÊNCIA Nils

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES.

CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES. CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES. Elaine Regina Batista da Cruz¹; Wennya Bruna do Nascimento Silva²; Lúcia Maria de Almeida 3 Silvia Beatriz

Leia mais

Coordenadores de Área

Coordenadores de Área Coordenadores de Área Língua Portuguesa Ana Maria Matemática- Fernando História Côrtes Geografia Marcos Lucena Ciências Janine Inglês Vera Lofrese Alemão Bruno Pollon Educação Física Marcio Martins Educação

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL

IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NO BRASIL Maria Franncielly Simões de Morais 1, Juliana Romano de Lima 1, Carina Scanoni Maia 1 Universidade

Leia mais

SEXUALIDADE: O CONHECIMENTO DO CORPO COMO EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA

SEXUALIDADE: O CONHECIMENTO DO CORPO COMO EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA SEXUALIDADE: O CONHECIMENTO DO CORPO COMO EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Maria da Conceição Nogueira da Silva 1 Resumo O presente relato apresenta resultados obtidos durante a execução do projeto: sexualidade

Leia mais

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção População: dolescentes de ensino fundamental de escolas públicas de João Pessoa lpha de ronbach: 0.70 Prezado aluno: Gostaríamos de contar com sua participação respondendo as questões a seguir. Lembramos

Leia mais

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL

O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL O PIBID/BIOLOGIA UNIEVANGÉLICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: ABORDANDO O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL Márcia Ap. Nunes A. Granja 1 Andréia Assis Rodrigues de Oliveira 1 Josana de Castro Peixoto 2 Marcos

Leia mais

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM

A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM A PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO CÔNEGO ADERSON GUIMARÃES JÚNIOR SOBRE O USO DA REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM Liolly Arely Lima Rocha Bezerra¹; Guilherme Sousa da Silva²; Elis

Leia mais

Avaliação da Pesquisa Criança É Vida Relatório de Pesquisa. Fevereiro de 2016

Avaliação da Pesquisa Criança É Vida Relatório de Pesquisa. Fevereiro de 2016 Avaliação da Pesquisa Criança É Vida 2015 Relatório de Pesquisa Fevereiro de 2016 Introdução As equipes do Instituto Criança É Vida capacitam educadores e outros funcionários de instituições, além de voluntários

Leia mais

Relato de Pesquisa da Disciplina de Bioestatística do curso de Educação Física Bacharelado da UNIJUI 2

Relato de Pesquisa da Disciplina de Bioestatística do curso de Educação Física Bacharelado da UNIJUI 2 UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA SOBRE A FREQUÊNCIA SEMANAL QUE ACADÊMICOS DE TRÊS CURSOS DA UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO¹ 1 A STATISTICAL ANALYSIS ON THE WEEKLY FREQUENCY THAT ACADEMICS OF

Leia mais

Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes.

Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes. Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes. BRASIL, Daiane¹ PEREIRA,Verônica Aparecida² Palavras chave: educação sexual, crianças e adolescentes. A sexualidade atualmente apresenta-se

Leia mais

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ INDESEJADA E DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs) ENTRE UNIVERSITÁRIOS

AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ INDESEJADA E DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs) ENTRE UNIVERSITÁRIOS AÇÕES EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ INDESEJADA E DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs) ENTRE UNIVERSITÁRIOS Arly Ferreira Silva Nascimento Almeida * Acássio Ferreira da Silva * Dávilla Camila

Leia mais

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO

COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE : um estudo descritivo RESUMO COMPORTAMENTO TEMPORAL DA MORTALIDADE NEONATAL PRECOCE EM SERGIPE DE 2010-2015: um estudo descritivo Lucas Correia Santos (Graduando em Enfermagem, Universidade Tiradentes)* Axcel Silva Alves (Graduando

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS 16 TÍTULO: CONSEQUÊNCIAS DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS AUTOR(ES):

Leia mais

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Semeando Futuro RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Pilar da companhia Responsabilidade Socioambiental BRASIL OBJETIVO: Promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua DIAGNÓSTICO: Identificar

Leia mais

Sustentabilidade & Cidadania Corporativa

Sustentabilidade & Cidadania Corporativa Sustentabilidade & Cidadania Corporativa O Conecta Saúde e o seu papel na empresa e na sociedade O que é o Conecta Saúde? É um programa do Grupo Fleury voltado à capacitação em saúde Qual seu objetivo?

Leia mais

DIFERENÇA DE IDADE ENTRE HOMENS E MULHERES AOS SEREM PAIS E MÃES EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS

DIFERENÇA DE IDADE ENTRE HOMENS E MULHERES AOS SEREM PAIS E MÃES EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS DIFERENÇA DE IDADE ENTRE HOMENS E MULHERES AOS SEREM PAIS E MÃES EM MUNICÍPIOS BRASILEIROS INTRODUÇÃO Alguns estudos demonstram que a idade média com que os homens são pais em algumas partes do Brasil

Leia mais

A SEXUALIDADE ENTRE IDOSOS E A VULNERABILIDADE FRENTE AS DST/HIV/AIDS: REVISÃO SISTEMÁTICA

A SEXUALIDADE ENTRE IDOSOS E A VULNERABILIDADE FRENTE AS DST/HIV/AIDS: REVISÃO SISTEMÁTICA A SEXUALIDADE ENTRE IDOSOS E A VULNERABILIDADE FRENTE AS DST/HIV/AIDS: REVISÃO SISTEMÁTICA Heloane Medeiros do Nascimento (1); Mariélisson Urbano dos Santos (2); Danielle Samara Tavares de Oliveira Figueiredo

Leia mais

Palavras-chave: Gravidez na adolescência, sexualidade, aborto.

Palavras-chave: Gravidez na adolescência, sexualidade, aborto. ANÁLISE CONTEXTUAL DE UMA ESCOLA ESTADUAL COM MAIOR ÍNDICE DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM SANTA ROSA Kátia Cristina Sartório de Oliveira, Dafne Oleiniczak, Diovana Gelati de Batista, Gabrielli Oiczenasz

Leia mais

PROJETO CAMINHO DE VOLTA EIXO PSICOLÓGICO CLAUDIA FIGARO-GARCIA

PROJETO CAMINHO DE VOLTA EIXO PSICOLÓGICO CLAUDIA FIGARO-GARCIA PROJETO CAMINHO DE VOLTA EIXO PSICOLÓGICO CLAUDIA FIGARO-GARCIA O QUE PRETENDEMOS NO EIXO PSICOLÓGICO? POSSÍVEIS RAZÕES RELAÇÕES ENTRE A FAMÍLIA E O DESAPARECIDO EMERGÊNCIAS DE DEMANDAS PSÍQUICAS SUPERVISÕES

Leia mais

Unidade de Saúde da Família. Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde PITS. Monte Alegre de Sergipe/SE

Unidade de Saúde da Família. Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde PITS. Monte Alegre de Sergipe/SE PERFIL DAS ADOLESCENTES USUÁRIAS DE CONTRACEPTIVOS DE UM MUNICÍPIO DO SERT ÃO SERGIPANO Juvandira Acioli Alves Alzira Maria D Ávila Nery Guimarães Ana Angélica Ribeiro de Meneses e Rocha Unidade de Saúde

Leia mais

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da

Passo 5 O questionário foi criado com 27 questões sendo 35 lacunas para serem preenchidas, utilizando-se uma linha temporal desde o diagnóstico da 3 Método Este estudo realizou uma pesquisa do tipo descritivo tendo uma abordagem de pesquisa pré-planejada e estruturada. (MALHOTRA, 2006). A pesquisa buscou o conhecimento adquirido pela gestante analfabeta

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO

TÍTULO: AUTORES:   INSTITUIÇÃO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO TÍTULO: NECESSIDADES EDUCATIVAS DE ESTUDANTES DE 7 A E 8 A SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS AUTORES: Aline Salmito Frota, Luciana Soares Borba, Débora Silva Melo, José

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL Andrea da Silva Santos (1) ; Flaviany Aparecida Piccoli Fontoura (2) ; Discente do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 8 ANO Durante

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: TECENDO CONSIDERAÇÕES SOBRE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Jamile Carmo Novaes 1 Silvia Regina Marques Jardim 2

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: TECENDO CONSIDERAÇÕES SOBRE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Jamile Carmo Novaes 1 Silvia Regina Marques Jardim 2 GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: TECENDO CONSIDERAÇÕES SOBRE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA Jamile Carmo Novaes 1 Silvia Regina Marques Jardim 2 INTRODUÇÃO O presente texto trata de pesquisa em andamento cujo

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR

EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR EDUCAÇÃO SEXUAL INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DE SE ABORDAR O TEMA NO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR ALVES, L. C. dos S.; LIMA, B. C. M.; MASCHETTI, M. P; RODRIGUES, C. F; SILVA, A. P. R. da; SILVA, N. F. da. RESUMO

Leia mais

INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM E DESENCADEIAM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM E DESENCADEIAM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM E DESENCADEIAM A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Barreto L 1, Oliveira M 2, Vieira VA 3, Cardoso EAM 4, Filipini SM 5. ¹, 2,3 Faculdade de Ciências da Saúde FCS UNIVAP,

Leia mais

RELATÓRIO GERAL DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ESTÁGIOS

RELATÓRIO GERAL DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ESTÁGIOS INSTITUTO FORMAÇÃO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM ALUNO(A) RELATÓRIO GERAL DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ESTÁGIOS BARRA DA ESTIVA 2014 Aluno (a) RELATÓRIO GERAL DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS DURANTE OS ESTÁGIOS

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. REIS, Eliane Aparecida Godoy dos 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Conhecer a atuação da enfermagem

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Anny Mykaelly de Sousa (1); Francinete Sousa de Oliveira (2); Lourhana dos Santos Oliveira (3); Daniel Silas Veras. (1,2,3)Estudante

Leia mais

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário

anem Saúde Sexual e Reprodutiva Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Programa Nacional de Consciencialização para os Direitos Sexuais e Reprodutivos Problema Primário Falta de informação da população acerca dos seus direitos sexuais e reprodutivos e da necessidade de os

Leia mais

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola.

Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Educação e Diversidade. Tema 5: Gênero, sexualidade e diversidade na Escola. Para início de conversa Como o gênero e a sexualidade são tratados em sala de aula? A questão do tabu não se discute. Dificuldades

Leia mais

Plano de Recuperação Final EF2

Plano de Recuperação Final EF2 Série/Ano: 8º ANO Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o ano nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os conteúdos que

Leia mais

SEXUALIDADE E GÊNERO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

SEXUALIDADE E GÊNERO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO SEXUALIDADE E GÊNERO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM LIVROS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO José Vágner Rebouças Filho, Camylla Alves do Nascimento Pessoa. Universidade Estadual do Ceará. vagnerreboucas@outlook.com;

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 9.2 Conteúdo Métodos Contraceptivos II e planejamento

Leia mais

AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1

AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1 AIDS/HIV E SÍFILIS: A VULNERABILIDADE DA SOCIEDADE ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ GONZAGA R/S 1 Marilse Ribeiro Neves 2, Thaís De Matos Trindade 3, Ana

Leia mais

O que é a primeira Infância?

O que é a primeira Infância? Primeira Infância O que é a primeira Infância? O nome dado aos primeiros anos de vida, em particular, os cinco primeiros, de um ser humano, que são marcados por intensos processos de desenvolvimento. Desenvolvimento

Leia mais

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos

BIOLOGIA. aula Métodos contraceptivos BIOLOGIA aula Métodos contraceptivos Métodos contraceptivos É essencial o conhecimento do funcionamento, sua eficácia, vantagens e desvantagens. O desconhecimento desses fatores leva ao seu uso inadequado,

Leia mais

ESCOLA, PAIS, AMIGOS E MÍDIA: RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES QUE INFLUENCIAM NA VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE SAUDÁVEL DOS ADOLESCENTES.

ESCOLA, PAIS, AMIGOS E MÍDIA: RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES QUE INFLUENCIAM NA VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE SAUDÁVEL DOS ADOLESCENTES. ESCOLA, PAIS, AMIGOS E MÍDIA: RELAÇÕES MULTIDISCIPLINARES QUE INFLUENCIAM NA VIVÊNCIA DA SEXUALIDADE SAUDÁVEL DOS ADOLESCENTES. Layanne Kelly Gomes Angelo; Carmem Lúcia de Arroxelas Silva; Steófanes Alves

Leia mais

REFLEXÃO SOBRE CAPACITAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.

REFLEXÃO SOBRE CAPACITAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 1 REFLEXÃO SOBRE CAPACITAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. Marli Luiza Sella Siqueira 1 Laís Priscila Fagherazzi 2 Elizabeth Aparecida Souza³ INTRODUÇÃO: Cada vez mais se faz

Leia mais

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS

RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS TÁSSIA ALESSANDRA DE SOUZA FERRAZ ferraz.tassia@gmail.com INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) 1 INTRODUÇÃO A inclusão de alunos com necessidades

Leia mais

ABORDAGEM DO TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTRODUÇÃO

ABORDAGEM DO TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS INTRODUÇÃO ABORDAGEM DO TEMA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Marianny de Souza (1); Cícera Lopes dos Santos (2); Maria Lusia de Morais Belo Bezerra (3) Universidade Federal de

Leia mais

Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO)

Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO) Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO) Cadernos de Resumos e Programação do I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí - Gênero,

Leia mais

ESTILO DE VIDA: PERCEPÇÃO DE SAÚDE E COMPORTAMENTO PREVENTIVO

ESTILO DE VIDA: PERCEPÇÃO DE SAÚDE E COMPORTAMENTO PREVENTIVO ESTILO DE VIDA: PERCEPÇÃO DE SAÚDE E COMPORTAMENTO PREVENTIVO Autores: LARISSA FERREIRA DOS SANTOS, ADELSON FERNANDES DA SILVA, MARIA CLARA ÁLVARO SANTOS, LAÍS CASTILHO XAVIER, FELIPE GALDINO SOUZA, SALETE

Leia mais

OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas

OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas Versão Online ISBN 978-85-8015-079-7 Cadernos PDE II OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Produções Didático-Pedagógicas FICHA PARA IDENTIFICAÇÃO PRODUÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA

Leia mais