INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS"

Transcrição

1 INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS A INCINERAÇÃO É UM PROCESSO DE TRATAMENTO QUE EMPREGA A DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA VIA OXIDAÇÃO À ALTA TEMPERATURA (USUALMENTE > 900ºC), TENDO COMO OBJETIVO DESTRUIR A FRAÇÃO ORGÂNICA DO RESÍDUO, REDUZIR O SEU VOLUME E TORNÁ-LO MENOS TÓXICO OU ATÓXICO.

2 TIPOS DE RESÍDUOS PASSÍVEIS DE SEREM INCINERADOS RESÍDUOS ORGÂNICOS CONSTITUÍDOS DE C, H E/OU O; RESÍDUOS ORGÂNICOS CONSTITUÍDOS DE C,H E/OU O E Cl< 30%; RESÍDUOS ORGÂNICOS COM PCI> 4700 kcal/kg; RESÍDUOS ORGÂNICOS PERIGOSOS, PERSISTENTES E ALTAMENTE INFLAMÁVEIS ( SOLVENTES, ÓLEOS NÃO PASSÍVEIS DE RECUPERAÇÃO, DEFENCIVOS AGRÍCOLAS HALOGENADOS E PRODUTOS FARMACÊUTICOS); RESÍDUOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS OU COM BAIXO PONTO DE FULGOR; RESÍDUOS ORGÂNICOS APRESENTANDO LIGAÇÕES COM HALOGÊNIO, CHUMBO, MERCÚRIO, CÁDMIO, BÁRIO,NITROGÊNIO, FÓSFORO OU ENXOFRE; RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE.

3 CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO PARA INCINERAÇÃO CARACTERÍSTICAS DAS MATÉRIAS-PRIMAS EMPREGADAS E EFICÊNCIA DO PROCESSO PRODUTIVO; QUANTIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS POR PONTO DE GERAÇÃO; ESTADO FÍSICO; PODER CALORÍFICO; VISCOSIDADE (PARA OS LÍQUIDOS); DENSIDADE, VISCOSIDADE E PORCENTAGEM DE SÓLIDOS (PARA AS LAMAS); DENSIDADE (PARA OS GASES); CORROSIVIDADE; COMPOSIÇÃO QUÍMICA (LISTAGEM 4 DA NBR ); COMPOSIÇÃO ELEMENTAR (C, H, O, P, Cl, F, I, Br, N, S, METAIS E CINZAS).

4 INCINERAÇÃO O PROCESSO DEVE SER VISTO COMO UM CONJUNTO DE CINCO SISTEMAS: PREPARAÇÃO E ALIMENTAÇÃO DO RESÍDUO; COMBUSTÃO DO RESÍDUO; CONTROLE DOS POLUENTES ATMOSFÉRICOS; CONTROLE DOS EFLUENTES LÍQUIDOS; MANUSEIO, ACONDICIONAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DE CINZAS E RESÍDUOS.

5 PREPARAÇÃO E ALIMENTAÇÃO O ESTADO FÍSICO DO RESÍDUO DETERMINA O MÉTODO ADEQUADO DE ALIMENTAÇÃO. LÍQUIDOS SÃO MISTURADOS E BOMBEADOS PARA AS CÂMARAS DE COMBUSTÃO ATRAVÉS DE BICOS SPRAYS OU QUEIMADORES ATOMIZADORES. RESÍDUOS CONTENDO SÓLIDOS EM SUSPENSÃO PODEM PRECISAR SER FILTRADOS PARA EVITAR O ENTUPIMENTO DOS BICOS SPRAYS OU ABERTURAS NO ATOMIZADOR. RESÍDUOS LÍQUIDOS, SEMPRE QUE POSSÍVEL, SÃO PREPARADOS PARA OBTER UM PODER CALORÍFICO > Btu/lb, CASO CONTRÁRIO, PODEM REQUERER COMBUSTÍVEL SUPLEMENTAR. A MISTURA DE RESÍDUOS PODE SER PREPARADA ANTES DA ALIMENTAÇÃO OU OS RESÍDUOS DIFERENTES PODEM SER INTRODUZIDOS NA CÂMARA DE COMBUSTÃO ATRAVÉS DE SPRAYS SEPARADOS.

6 PREPARAÇÃO E ALIMENTAÇÃO A MISTURA DE RESÍDUOS É TAMBÉM UTILIZADA PARA CONTROLAR O TEOR DE CLORO NBA ALIMENTAÇÃO, PROMOVENDO UM MELHOR CONTROLE DA COMBUSTÃO E LIMITANDO O POTENCIAL DE FORMAÇÃO DE CLORO LIVRE NOS GASES DE COMBUSTÃO. LODOS SÃO, USUALMENTE, ALIMENTADOS ATRAVÉS DE BOMBAS DE CAVIDADE PROGRESSIVA E LANÇAS RESFRIADAS COM ÁGUA. RESÍDUOS SÓLIDOS PODEM SER ALIMENTADOS POR GRAVIDADE, ALIMENTADORES PNEUMÁTICOS, VIBRADORES, ROSCA SEM FIM OU DE CORREIA TRANSPORTADORA. RESÍDUOS SÓLIDOS PODEM NECESSITAR TER O SEU TAMANHO DIMINUIDO PARA CONTROLE DE TAMANHO DE PARTÍCULA.

7 CÂMARAS DE COMBUSTÃO O ESTADO FÍSICO DO RESÍDUO E O SEU TEOR DE CINZAS DETERMINAM O TIPO DE CÂMARA DE COMBUSTÃO A SER EMPREGADA. TIPOS DE INCINERADORES: INCINERADORES DE FORNOS ROTATIVOS; INCINERADORES DE FORNOS DE INJEÇÃO LÍQUIDA; INCINERADORES DE GRADES MÓVEIS OU FIXAS; INCINERADORES DE LEITO FLUIDIZADO; INCINERADORES DE MÚLTIPLOS ESTÁGIOS; INCINERADORES DE CÂMARAS MULTIPLAS; INCINERADORES DE PLASMA.

8 CO-PROCESSAMENTO OU INCINERAÇÃO EM FORNOS INDUSTRIAIS O RESÍDUO NÃO CONTÉM NENHUM MATERIAL DA LISTAGEM 4 SUBSTÂNCIAS QUE CONFEREM PERICULOSIDADE AO RESÍDUO DA NBR , OU SE CONTÉM, A CONCENTRAÇÃO DESSA SUBSTÂNCIA NÃO PODE SER SIGNIFICATIVA; SE O RESÍDUO É CONSIDERADO PERIGOSO APENAS POR SUA INFLAMABILIDADE E/OU CORROSIVIDADE; O RESÍDUO É CLASSIFICADO COMO PERIGOSO DEVIDO SUA REATIVIDADE, MAS NÃO LIBERA GASES, VAPORES E FUMOS TÓXICOS, OU SE ISSO OCORRER, A QUANTIDADE LIBERADA É INSUFICIENTE PARA CAUSAR DANOS À SAÚDE HUMANA OU AO MEIO AMBIENTE.

9 INCINERAÇÃO EM FORNOS INDUSTRIAIS AVALIAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS PARA A QUEIMA DE RESÍDUOS DEVE INCLUIR: ANÁLISE DE RISCO QUE CONSIDERE OS VALORES DE DISPERSÃO, RECEPTORES LOCAIS E EFEITOS TOXICOLÓGICOS; AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS PARA NÃO ALTERAR A QUALIDADE DO AR LOCAL; REALIZAÇÃO DE ESTUDOS PARA DETECÇÃO DE CONTAMINANTES NOS GASES DA CHAMINÉ.

10 FORNOS INDUSTRIAIS SÃO DISPOSITIVOS FECHADOS QUE SE UTILIZAM DE CHAMA DE COMBUSTÃO CONTROLADA PARA RECUPERAR OU PRODUZIR MATERIAIS OU ENERGIA, COMO UM COMPONENTE INTEGRANTE DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO. EXEMPLOS: FORNOS DE CIMENTO; FORNOS DE CAL; FORNOS DE COQUERIA; ALTO-FORNOS; FORNOS DE FUSÃO E REFINAÇÃO DE MINÉRIOS; FORNOS PARA AGREGADOS; FORNOS DE RECUPERAÇÃO.

11 FORNO DE CIMENTO OU DE CAL SÃO EQUIPAMENTOS EFICIENTES PARA A DESTRUIÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS, POIS TRABALHAM A ALTAS TEMPERATURAS (1 400ºC OU MAIS), O TEMPO DE RESIDÊNCIA DOS GASES É LONGO E O MATERIAL PRODUZIDO É ALCALINO. APLICA-SE A RESÍDUOS QUE POSSAM SER QUEIMADOS COMO COMBUSTÍVEL AUXILIAR OU QUE CONTENHAM MATERIAIS CONSTITUINTES DO PRODUTO. OS RESÍDUOS INCINERÁVEIS MAIS USUAIS SÃO: OS LÍQUIDOS COM ALTO PODER CALORÍFICO E BAIXO TEOR DE ÁGUA (LIMITADO A 1% DO VOLUME TOTAL), DE SÓLIDOS (LIMITADO A 20%) E DE METAIS. O PRODUTO FINAL DEVE TER SUA QUALIDADE GARANTIDA, BEM COMO DE SUAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS.

12 CONTROLE DE EMISSÃO OS POLUENTES NA INCINERAÇÃO SÃO PROVENIENTES DE: COMBUSTÃO INCONPLETA - MONÓXIDO DE CARBONO, HIDROCARBONETOS, ALDEÍDOS, AMINAS, ÁCIDOS ORGÂNICOS, MATERIAIS ORGÂNICOS POLICÍCLICOS E PRODUTOS PARCIALMENTE DEGRADADOS; PRODUTOS DE COMBUSTÃO DOS CONSTITUINTES DO RESÍDUO - CLORETO DE HIDROGÊNIO, CLORO, FLUORETO DE HIDROGÊNIO, DIÓXIDO DE ENXOFRE, TRIÓXIDO DE ENXOFRE, ÓXIDO NÍTRICO E MATERIAL PARTICULADO.

13 TESTE DE QUEIMA QUEIMA EXPERIMENTAL, REALIZADA COM O ACOMPANHAMENTO DOS TÉCNICOS DO ORGÃO DE CONTROLE, ANTES DO INCINERADOR ENTRAR EM OPERAÇÃO NORMAL, OU ANTES DE INCINERAR UM RESÍDUO NÃO ESPECIFICADO NA LICENÇA. TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O DESEMPENHO DO INCINERADOR, VERIFICAR A EFICIÊNCIA DE DESTRUIÇÃO DO RESÍDUO, BEM COMO O ATENDIMENTO AOS PADRÕES EXIGIDOS PARA CADA PARÂMETRO.

14 TESTE DE QUEIMA O PLANO DE TESTE DE QUEIMA DEVE CONTER: CARACTERÍSTICA DO RESÍDUO A SER INCINERADO; TAXA DE ALIMENTAÇÃO DO RESÍDUO; PONTOS DE TOMADAS DAS AMOSTRAS; FREQUÊNCIA DE COLETA DAS AMOSTRAS; PARÂMETROS A SEREM ANALISADOS NOS EFLUENTES GASOSOS, EFLUENTES LÍQUIDOS, CINZAS E PÓS; TEMPO DE AMOSTRAGEM PARA CADA PARÂMETRO; METODOLOGIA EMPREGADA PARA A COLETA DE AMOSTRAS GASOSAS, BEM COMO DPARA ANÁLISES LABORATORIAIS. OS PADRÕES DO TESTE DE QUEIMA ESTÃO PROPOSTOS NA NORMA NB INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PERIGOSOS - PADRÕES DE DESEMPENHO.

SUMÁRIO. Parte I. Agradecimentos Resumo Abstract. Página. Capítulo 1 Introdução e objetivos Introdução 1.2. Objetivos

SUMÁRIO. Parte I. Agradecimentos Resumo Abstract. Página. Capítulo 1 Introdução e objetivos Introdução 1.2. Objetivos SUMÁRIO Parte I Agradecimentos Resumo Abstract Página Capítulo 1 Introdução e objetivos 1.1. Introdução 1.2. Objetivos 1 4 Capítulo 2 Revisão bibliográfica 2.1. Introdução 2.2. Aspectos históricos 2.2.1.

Leia mais

Métodos de Monitoramento e Controle de Sistemas de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Métodos de Monitoramento e Controle de Sistemas de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO Métodos de Monitoramento e Controle de Sistemas de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde Eng. M.Sc Cristiano Kenji Iwai Colômbia - 2009 TESTES DE

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração

Módulo IV. Tratamento Térmico: Incineração O que é? A incineração é o processo mais antigo e o mais empregado no tratamento térmico de resíduos sólidos urbanos (RSU), sendo realizado a temperaturas acima de 800 o C. Os gases de combustão devem

Leia mais

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado

Leia mais

Tratamento Térmico de Resíduos. Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico

Tratamento Térmico de Resíduos. Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico Uma Opção para a Destinação do Resíduo: Tratamento Térmico Florianópolis, 21 de outubro de 2013 Assuntos: Plano de Consultoria do Teste de Queima; Diagnóstico Inicial; Plano do Teste de Queima; Plano de

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

Energia para Metalurgia

Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 CO 2 + energia Carbono é combustível, usado para gerar energia reagindo com oxigênio

Leia mais

NBR Incineração de resíduos sólidos perigosos - Padrões de desempenho

NBR Incineração de resíduos sólidos perigosos - Padrões de desempenho ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13-28º andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436

Leia mais

Energia para metalurgia

Energia para metalurgia Energia para metalurgia Consumo energético brasileiro Consumo Energético Brasileiro 2006: 190.000.000 tep/ano Outros 19% Transporte 28% Industrial 41% Residencial 12% Metalurgia 35% da industria e 14,7

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E REDUTORES

COMBUSTÍVEIS E REDUTORES COMBUSTÍVEIS E REDUTORES Combustíveis e redutores usados em metalugia são as matérias primas responsáveis pelo fornecimento de energia, e pela redução dos minérios oxidados a metal A origem destas matéria

Leia mais

ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS

ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS DISPOSIÇÃO TRATAMENTO POSTURA PASSIVA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO SOLO E DO LENÇOL FREÁTICO POSTURA CORRETIVA REDUZIR OU ELIMINAR PERICULOSIDADE IMOBILIZAR SEUS COMPONENTES PERIGOSO REDUZIR VOLUME DISPOSIÇÃO

Leia mais

PREVISÃO DE EMISSÕES NA INCINERAÇÃO DE HIDROCARBONETOS CLORADOS UM MODELO TERMODINÂMICO

PREVISÃO DE EMISSÕES NA INCINERAÇÃO DE HIDROCARBONETOS CLORADOS UM MODELO TERMODINÂMICO PREVISÃO DE EMISSÕES NA INCINERAÇÃO DE HIDROCARBONETOS CLORADOS UM MODELO TERMODINÂMICO Autores: MSc Adalgiso Nogueira de Castro F Dr Ing. Nestor Cezar Heck ABSTRACT: In the present work we used a computer

Leia mais

VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO. Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa

VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO. Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa 1 VISITA TÉCNICA #01 18 DE JULHO Central de Incineração do SUCH, localizada no Parque de Saúde de Lisboa Introdução A Central de Incineração do Parque de Saúde de Lisboa, é uma instalação licenciada para

Leia mais

ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS

ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS ALTERNATIVAS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS TRATAMENTO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DISPOSIÇÃO TRATAMENTO POSTURA PASSIVA EVITAR A CONTAMINAÇÃO DO SOLO E DO LENÇOL FREÁTICO POSTURA CORRETIVA REDUZIR OU ELIMINAR PERICULOSIDADE IMOBILIZAR SEUS COMPONENTES PERIGOSO REDUZIR VOLUME DISPOSIÇÃO

Leia mais

Energia para Siderurgia

Energia para Siderurgia Energia para Siderurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado para reagir com o oxigênio do minério de ferro Carbono

Leia mais

Outra vantagem apresentada, é por exemplo o facto dos gases ácidos e as partículas que ficam nos filtros e assim não contaminam a atmosfera.

Outra vantagem apresentada, é por exemplo o facto dos gases ácidos e as partículas que ficam nos filtros e assim não contaminam a atmosfera. CO-INCINERAÇÃO Pág 2 Co-Incineração A co-incineração baseia-se no aproveitamento dos fornos das cimenteiras que devido às suas altas temperaturas (entre 1450 e 2000 graus) são utilizados na queima dos

Leia mais

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos

Caldeiras Flamotubulares. Não apropriadas para combustíveis sólidos Reações Químicas Caldeiras Flamotubulares Não apropriadas para combustíveis sólidos Caldeiras Aquatubulares Ciclo Termodinâmico de Geração de Eletricidade Combustíveis Todo material que pode ser queimado

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS TRATAMENTOS E DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS

GESTÃO DE RESÍDUOS TRATAMENTOS E DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS GESTÃO DE RESÍDUOS TRATAMENTOS E DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS Eng. Químico ROBÉRIO FERNANDES ALVES DE OLIVEIRA TRATAMENTOS DE RESÍDUOS - SISTEMA - Conjunto de técnicas e tecnologias que buscam propiciar

Leia mais

Sumário. Apresentação... IX Prefácio... XI Minicurrículo do Autor... XIII

Sumário. Apresentação... IX Prefácio... XI Minicurrículo do Autor... XIII Sumário Apresentação... IX Prefácio... XI Minicurrículo do Autor... XIII Capítulo 1 CÁLCULOS, CONCEITOS E DEFINIÇÕES... 1 1.1 Cálculos de Combustão.... 1 1.1.1 Introdução... 1 1.1.2 Ar de combustão...

Leia mais

Relatório 1º Trimestre de 2018

Relatório 1º Trimestre de 2018 MONITORIZAÇÃO EM CONTÍNUO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 1º Trimestre de 2018 Inovação, Projetos, Análise e Reporting S. João da Talha Direção de Valorização

Leia mais

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores

Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico. Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores Votorantim Metais do niquel para o ácido sulfurico Fernando Braghini - Vmetais FM Thomas Bartoneck - Combustion Solutions Mario Beer MB Consultores 1 Grupo Votorantim 96 anos de história Empresas do grupo:

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO... 01 2. DERRAMAMENTOS ACIDENTAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS... 01 3. DESCARTE DE RESÍDUOS

Leia mais

O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE. Claudio Rancoleta

O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE. Claudio Rancoleta O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE Claudio Rancoleta Transformador ou Reator são fontes geradoras de poluentes - Tanques Materiais básicos na construção de um transformador Materiais básicos na construção

Leia mais

Avaliação da Qualidade do Ar

Avaliação da Qualidade do Ar Composição da atmosfera O % Outros % N 78% Principais poluentes atmosféricos Partículas Dióxido de Enxofre (SO ) Monóxido de Carbono (CO) Óxidos de Azoto (NO x ) Ozono (O ) Classificação dos poluentes

Leia mais

A maximização do uso de combustíveis alternativos

A maximização do uso de combustíveis alternativos - São Paulo/SP A maximização do uso de combustíveis alternativos Estratégia de sobrevivência em fortes crises Tiago Couto Densit do Brasil Ltda Luiz Felipe de Pinho Dynamis Engenharia e Comércio Ltda Realização

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE O CO-PROCESSAMENTO E A INCINERAÇÃO COMO TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Por: Príscilla Regina Pitangui Amim Orientador

Leia mais

Comparação do Desempenho Ambiental. Ambiental

Comparação do Desempenho Ambiental. Ambiental Comparação do Desempenho Ambiental da Produção de Negro de Fumo com a Implementação de Ações de Controle Ambiental Charles Prado Monteiro Axia Value Chain charles.monteiro@axiavaluechain.com O que é negro

Leia mais

ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS

ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS ASPECTOS CONCEITUAIS - DIFERENÇAS I. COPROCESSAMENTO: Processo de valorização de resíduos SEM VALOR COMERCIAL, que consiste na recuperação e reciclagem de resíduos para fins de uso como substitutos parciais

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A queima direta, ou combustão,

Leia mais

Equipamentos de controle ambiental - ar

Equipamentos de controle ambiental - ar Equipamentos de controle ambiental - ar - Características - Vantagens/desvantagens Fabricio Gomes Gonçalves Sistema de Controle de poluição do ar: Conjunto de equipamentos e dispositivos destinados à retenção

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Errata da Tese de Doutorado

Errata da Tese de Doutorado UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE QUÍMICA Uso do Reagente de Fenton como Oxidante Secundário em Sistemas de Destruíção de Resíduos Através de Oxidação Térmica. Carlos Augusto Blasques Tooge Errata

Leia mais

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes:

Química. Questão 17 A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos diversos que apresenta, dentre outros, os seguintes componentes: Questão 16 Uma molécula de água, isolada, não apresenta certas propriedades físicas - como ponto de fusão e de ebulição - que dependem de interações entre moléculas. Em 1998, um grupo de pesquisadores

Leia mais

Maquinas Termicas - Fornalha

Maquinas Termicas - Fornalha Máquinas Térmicas: Fornalhas Combustão 1 Fornalha Converte energia química do combustível em energia térmica. De acordo com o tipo e a qualidade do combustível disponível, a queima pode ser em suspensão,

Leia mais

INCINERADOR DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS ROTEIRO DO ESTUDO

INCINERADOR DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS ROTEIRO DO ESTUDO INCINERADOR DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS ROTEIRO DO ESTUDO Esse roteiro foi elaborado com base no disposto na Resolução CONAMA 316/2002 e na Norma Técnica CETESB E15.011. Apresentar

Leia mais

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO

POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO SUBSTÂNCIA CERTA + LUGAR ERRADO POLUIÇÃO Formas do homem degradar o ambiente: Queimadas Desmatamento Indústria (chuva ácida, CFC, queimadas de produtos fósseis, DDT) Aterros clandestinos Derramamento

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Savinyl Amarelo 2RLS 0020 Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Savinyl Amarelo 2RLS 0020 Página 1 Savinyl Amarelo 2RLS 0020 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Savinyl Amarelo 2RLS 0020 nº Material: 103324 nº Material:103324 Código Interno de Produto : KS6552 Identificação

Leia mais

Tratamento de Esgoto

Tratamento de Esgoto Geração de Energia a partir de Biogás s em Estações de Tratamento de Esgoto Suani Teixeira Coelho Recife, 19 de maio de 2010 Resíduos Urbanos e Agrícolas Briquetes Óleos Vegetais Cana-de-açúcar Carvão

Leia mais

Decreto-Lei n.º 78/2004, de 3 de Abril

Decreto-Lei n.º 78/2004, de 3 de Abril Decreto-Lei n.º 78/2004, de 3 de Abril Cristina Seabra, CCDRC Resumo Organização do diploma Abrangência diploma Definições Valores Limite Emissão Monitorização das emissões Cumprimento VLE Portarias que

Leia mais

Introdução. Definição

Introdução. Definição Introdução Definição O carvão vegetal é um subproduto florestal resultante da pirólise da madeira, também conhecida como carbonização ou destilação seca da madeira. É um método destrutivo. No processo

Leia mais

Perigosos. Definições Classificação Normas Ambientais. Autor: Alonso Goes Guimarães Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Perigosos. Definições Classificação Normas Ambientais. Autor: Alonso Goes Guimarães Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Resíduos Sólidos S e Perigosos Definições Classificação Normas Ambientais Autor: Alonso Goes Guimarães Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional Definições: Resíduos sólidoss Sólidos, líquidos

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Savinyl Azul RS 0020 Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Savinyl Azul RS 0020 Página 1 Savinyl Azul RS 0020 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Savinyl Azul RS 0020 nº Material: 104390 nº Material:104390 Código Interno de Produto : KS16230 Identificação da sociedade/empresa

Leia mais

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I

PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I PQI-2321 Tópicos de Química para Engenharia Ambiental I Combustão Aula 01 Prof. Moisés Teles moises.teles@usp.br Departamento de Engenharia Química Escola Politécnica da USP Motivação: combustão e Engenharia

Leia mais

Processos Pré-Extrativos

Processos Pré-Extrativos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 24/05/2018 08:16 TECNOLOGIA METALÚRGICA

Leia mais

RESOLUÇÃO SEMA Nº 042, DE 22 DE JULHO DE 2008 (D.O.E.PR. Nº 00/07/08)

RESOLUÇÃO SEMA Nº 042, DE 22 DE JULHO DE 2008 (D.O.E.PR. Nº 00/07/08) RESOLUÇÃO SEMA Nº 042, DE 22 DE JULHO DE 2008 (D.O.E.PR. Nº 00/07/08) Estabelece critérios para a queima de resíduos em caldeiras e dá outras providências. O SECRETÁRIO DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS

Leia mais

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos.

Combustão é uma reação química de óxido-redução entre um combustível e um comburente, sendo obtido calor (energia) e sub-produtos. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira MÁQUINAS TÉRMICAS AT-056 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Uma das formas mais empregadas para produção

Leia mais

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR ASSESSORIA TÉCNICA Processo Avaliativo Recuperação - 3º Bimestre/2015 Disciplina: QUÍMICA 3ª série EM A/B Nome do aluno Nº Turma A Recuperação deve ser entregue no dia 08/09/2015.

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão:

FICHA TÉCNICA DE SEGURANÇA DO PRODUTO QUÍMICO - FISPQ Data da Revisão: 01. Identificação do Produto e da Empresa. Nome do Produto: Óxido de Zinco Nome da Empresa: Domingos Araújo Neto Endereço: Av. Francisco Sá, 3405 Monte Castelo Fortaleza Ce CEP: 60130-000 Telefone: (0xx85)

Leia mais

Tratamento térmico de solos contaminados Unidade de Dessorção Térmica TDU

Tratamento térmico de solos contaminados Unidade de Dessorção Térmica TDU Tratamento térmico de solos contaminados Unidade de Dessorção Térmica TDU Desenvolvimento e Inovação Tecnológica Fabiano do Vale de Souza Setembro/2010 Objetivo Dessorção térmica é um processo físico de

Leia mais

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7)

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7) 1ª Fase (Questões 1 a 7) Provas de Vestibular 1. O ácido gama-hidroxibutírico é utilizado no tratamento do alcoolismo. Esse ácido pode ser obtido a partir da gamabutirolactona, conforme a representação

Leia mais

GASES INDUSTRIAIS. QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab

GASES INDUSTRIAIS. QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab GASES INDUSTRIAIS QUÍMICA APLICADA QAP 0001 Prof.: Sivaldo Leite Correia, Dr. Doutorando: Samoel Schwaab Introdução Gases Industriais; Grupo de gases comercialmente fabricados e vendidos; Contribuições

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1 Cartacoat AP1 liq 0050 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Cartacoat AP1 liq 0050 nº Material: 236023 nº Material:236023 Código Interno de Produto : 000000362404 Identificação

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR-14725 Página 1 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Identificação da sociedade/empresa Clariquimica Comercio de Produtos Quimicos Ltda. Rua Manoel Vitorino,353 Cumbica 07232-110 Guarulhos

Leia mais

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj Questão 1 (PUC SP) Num calorímetro de gelo, fizeram-se reagir 5,400 g de alumínio (Al) e 16,000 g de óxido férrico, Fe 2 O 3. O calorímetro continha, inicialmente, 8,000 Kg de gelo e 8,000 Kg de água.

Leia mais

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS

PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Curso de Auto-aprendizagem PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA À EMERGÊNCIAS E DESASTRES QUÍMICOS Equipamentos portáteis de detecção Químico Agnaldo R. de Vasconcellos CETESB Sustância não identificada Mantenha

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

Processos Pré-Extrativos

Processos Pré-Extrativos Universidade Federal do Pará Instituto de Tecnologia Tecnologia Metalúrgica Prof. Dr. Jorge Teófilo de Barros Lopes Campus de Belém Curso de Engenharia Mecânica 12:03 TECNOLOGIA METALÚRGICA Processos Pré-Extrativos

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA Resolução Conama n o 264, de 26 de agosto de 1999.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA Resolução Conama n o 264, de 26 de agosto de 1999. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA Resolução Conama n o 264, de 26 de agosto de 1999. Define procedimentos, critérios e aspectos técnicos específicos de licenciamento ambiental para o co-processamento

Leia mais

DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM ATERRO

DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM ATERRO DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM ATERRO 1. Resíduos classificação e tipologia 2. Legislação Pertinente 3. Alternativas Viáveis para o destino final de resíduos químicos - Tratamentos Disponíveis no Mercado

Leia mais

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO

MOTORES TÉRMICOS AULA MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO MOTORES TÉRMICOS AULA 13-17 MISTURAS REAGENTES E COMBUSTÃO PROF.: KAIO DUTRA Nas reações de combustão, a rápida oxidação dos elementos combustíveis do combustível resulta em uma liberação de energia à

Leia mais

USINA TERMOELÉTRICA...

USINA TERMOELÉTRICA... USINA TERMOELÉTRICA... Usina Termoelétrica: A usina termoelétrica é uma alternativa para a produção de energia elétrica para uso em geral, é principalmente utilizada no setor industrial. O QUE É UMA TERMOELÉTRICA?

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Sanolin Vermelho NBG 0025 Página 1 / 6

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Sanolin Vermelho NBG 0025 Página 1 / 6 Sanolin Vermelho NBG 0025 Página 1 / 6 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Sanolin Vermelho NBG 0025 nº Material: 159522 nº Material:159522 Código Interno de Produto : KS8359 Identificação

Leia mais

Curso Engenharia de Energia

Curso Engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso Engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS A analise energética é fundamental

Leia mais

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração

A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração SOLUÇÃO INCINERAÇÃO A Gloryroad projeta, constrói e fabrica incineradores de última geração A Gloryroad é uma empresa especializada no fornecimento de projetos turn-key de incineração de todos os tipos

Leia mais

Guias para a atuação das Entidades Acreditadas

Guias para a atuação das Entidades Acreditadas Domínio do Ambiente Guias para a atuação das Entidades Acreditadas Guia INC EA.G.07.01.00 - janeiro 2013 Ficha técnica Título Guias para a atuação das Entidades Acreditadas (EA) no Domínio do Ambiente

Leia mais

Relatório 3º Trimestre de 2017

Relatório 3º Trimestre de 2017 MONITORIZAÇÃO EM CONTÍNUO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DA CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS 3º Trimestre de 2017 Inovação, Projetos, Análise e Reporting S. João da Talha Direção de Valorização

Leia mais

Climatização. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014

Climatização. Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Climatização Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva Engenharia de Energia Universidade Federal da Grande Dourados Dourados MS 2014 Contaminantes Energia Solar Térmica - 2014 Prof. Ramón Eduardo Pereira Silva

Leia mais

2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 15/09/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 15/09/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº 2º Trimestre Trabalho de Recuperação Data: 15/09/17 Ensino Médio 2º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Termoquímica e Cinética química *Entregar todos os exercícios resolvidos e com as alternativas

Leia mais

O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE. Claudio Rancoleta

O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE. Claudio Rancoleta O TRANSFORMADOR E O MEIO AMBIENTE Claudio Rancoleta Transformador ou Reator são fontes geradoras de poluentes Materiais básicos na construção de um transformador - Tanques Materiais básicos na construção

Leia mais

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE

AMBIENTAL DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE RIBA DE AVE SUMÁRIO Hoje em dia, as organizações enfrentam o enorme desafio para controlar, organizar e manipular um dos seus mais importantes assets: O Conhecimento. Diáriamente é gerada uma enorme quantidade de

Leia mais

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Lanasyn Verde Brilhante F-6GLN sgr 0015 Página 1 / 5

FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos em acordo com a NBR Lanasyn Verde Brilhante F-6GLN sgr 0015 Página 1 / 5 Lanasyn Verde Brilhante F-6GLN sgr 0015 Página 1 / 5 1. Identificação do produto e da empresa Nome comercial: Lanasyn Verde Brilhante F-6GLN sgr 0015 nº Material: 102114 nº Material:102114 Código Interno

Leia mais

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia.

Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Fluido térmico orgânico NSF HT1, para transferência de calor é uma opção vantajosa para indústria alimentícia. Por Everton Kolosque Engenheiro Consultor de Mercado da Klüber Lubrication A evolução tecnológica

Leia mais

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos

QUÍMICA GERAL. Substâncias e Funções Inorgânicas. Óxidos QUÍMICA GERAL Substâncias e Funções Inorgânicas Óxidos Índice Introdução Os óxidos são substâncias presentes no nosso dia-adia. Um bom exemplo de óxido é o gás carbônico, expelido na respiração, principal

Leia mais

Susana Sequeira Simão

Susana Sequeira Simão Susana Sequeira Simão Dissertação apresentada à Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, para a obtenção do grau de Mestre em Energia e Bioenergia Orientador: Doutor Pedro Abelha

Leia mais

Fornalha. Aparelho de combustão Câmara de combustão. Atmosfera: Local onde se queima o combustível

Fornalha. Aparelho de combustão Câmara de combustão. Atmosfera: Local onde se queima o combustível FORNALHAS Fornalha Local onde se queima o combustível Aparelho de combustão Câmara de combustão Atmosfera: Uma boa combustão se processa sempre com excesso de ar. A atmosfera de uma fornalha é oxidante.

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (B) Somente os fenômenos químicos constituem uma Reação Química, portanto: I fenômeno físico. II fenômeno químico III fenômeno físico

Leia mais

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 3 Classes de Resíduos. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Fevereiro de 2017.

Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos. 3 Classes de Resíduos. Professor: Sandro Donnini Mancini. Sorocaba, Fevereiro de 2017. Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Disciplina: Tratamento de Resíduos Sólidos e Efluentes Gasosos Graduação em Engenharia Ambiental 3 Classes de Resíduos Professor: Sandro Donnini Mancini Sorocaba,

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ Nº: 001 Data da última revisão: 02/05/2013 Nome do Produto: Betufita Branca 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Betufita Branca Código do Produto: 031048022, 034048024, 034048026,

Leia mais

Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo Instituto de Física Disciplina: Física da Poluição do Ar Qualidade do Ar, índices e padrões Grupo 2 Integrantes: Caio Leandro Valdir James Rubens Zhouren Zhu Professor: Henrique

Leia mais

Previsão e avaliação de impactes no Ar

Previsão e avaliação de impactes no Ar Previsão e avaliação de impactes no Ar Poluição atmosférica É a presença um ou mais poluentes no ar ambiente atmosfera em quantidades e duração que possam ser nocivos para humanos, plantas ou vida animal,

Leia mais

PHA 2219 Introdução à Engenharia Ambiental

PHA 2219 Introdução à Engenharia Ambiental PHA 2219 Introdução à Engenharia Ambiental Aula 4 Resíduos Sólidos - Tratamento e Disposição Final José Carlos Mierzwa Resíduos Sólidos LIXO: Restos das atividades humanas, considerados inúteis, indesejáveis

Leia mais

Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café

Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café Emissão de gases poluentes com a queima de casca de café J. E. F. CIESLINSKI 1, M. A. M. COSTA 2, J. J. P. MELO 3, F. A. FILHO 4 1 Professora Doutora - UNESP Campus de Itapeva - Engenharia Industrial Madeireira

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ. Compositions Plásticos e Derivados Ltda Produto: Concentrado de carbonato de cálcio extra fino veiculado em polietileno aditivado com dióxido de titânio Revisão 01 Página 1/5 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: 2430548.80D

Leia mais

Indicadores de Qualidade do Ar

Indicadores de Qualidade do Ar Indicadores de Qualidade do Ar Níveis de qualidade do ar determinados a partir dos valores de concentração de poluentes que são associados a atividades antropogênicas: CO, SO 2, NO x, O 3, orgânicos voláteis,

Leia mais

Caracterização das Chamas:

Caracterização das Chamas: Caracterização das Chamas: A combustão da mistura ar/combustível dentro do cilindro é um dos processos que controlam a potência, eficiência e emissões dos motores. Os processos de combustão são diferentes

Leia mais

COMBUSTÍVEIS. Diesel

COMBUSTÍVEIS. Diesel COMBUSTÍVEIS COMBUSTÍVEIS Diesel O Diesel é o combustível mais utilizado no Brasil. A maior parte da frota comercial brasileira é movida a óleo diesel. Assim como a gasolina, ele é um sub-produto do petróleo,

Leia mais

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M 1 1. Introdução O aumento da produção mundial de aço aliada à crescente preocupação com questões ambientais, tem exigido do setor siderúrgico a melhoria dos processos já existentes e o desenvolvimento

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO/FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO/FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO/FISPQ FABRICANTE: REZYMOM INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE CREMES LTDA. NOME COMERCIAL: CREME REZYMOM COM MICROESFERAS 1. IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/COMPANHIA

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Composição O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Na natureza, ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhad

Leia mais

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão

Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão Uso de gás combustível na redução das emissões de NO x em processos industriais de combustão IPT Renato Vergnhanini Filho Instituto de Pesquisas Tecnólogicas do Estado de São Paulo Laboratório de Combustão

Leia mais