Unidade Tabela Periódica
|
|
|
- Ângela Leão Taveira
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 10.º ano - Física e Química A História da Tabela Periódica De onde veio a Tabela Periódica? A tentativa de organizar os elementos químicos já vem desde o pai da Química, Lavoisier. No entanto, durante muitos anos as teorias tinham muitas limitações. VIDEO O russo Dmitri Mendeleev é considerado o pai da Tabela Periódica. Organizou os elementos químicos com base na periocidade das suas propriedades. Fez previsões que mais tarde se confirmaram. Unidade Tabela Periódica Professor: Benjamim Medeiros Site: Posteriormente, o cientista Henry Moseley organizou os elementos químicos na Tabela Periódica por ordem crescente de número atómico. Meta 3.1: Identificar marcos históricos relevantes no estabelecimento da Tabela Periódica atual. Como está organizada a Tabela Periódica? Atualmente são conhecidos 118 elementos químicos, mas apenas cerca de 20 destes elementos estão na base dos materiais e substâncias comuns. A Tabela Periódica consiste na disposição sistemática dos elementos químicos de acordo com as suas propriedades. Como estão distribuídos os elementos na Tabela Periódica? Na Tabela Periódica os elementos estão por ordem crescente do n.º atómico (da esquerda para a direita). Dos elementos conhecidos, 90 são naturais. Os restantes são sintetizados em laboratório e, portanto, não existem na Natureza.
2 A Tabela Periódica tem os elementos químicos organizados em: - Grupos: as colunas na vertical. - Períodos: as linhas na horizontal. Grupo GRUPOS Na Tabela Periódica existem 18 grupos. Os elementos do mesmo grupo têm o mesmo número de eletrões de valência, com exceção do hélio. Período Dentro de cada grupo, as propriedades físicas e químicas dos elementos são semelhantes. Alguns grupos, ou famílias, são conhecidos por designações específicas: PERÍODOS Na Tabela Periódica existem 7 períodos. Os elementos do mesmo período têm o mesmo número de níveis de energia (no estado fundamental) ocupados. Os elementos das duas filas destacadas em baixo, os lantanídeos e os actinídeos, pertencem ao 6.º e 7.º períodos, respetivamente.
3 Além de grupos e períodos, que mais distinguimos na Tabela Periódica? Na Tabela Periódica também podemos distinguir: - Elementos Representativos e de Transição. - Blocos. Os elementos representativos são os dos grupos 1, 2 e 13 a 18. Os elementos de transição são os dos grupos 3 a 12. Os elementos podem ainda ser agrupados em blocos de acordo com o tipo de orbital que se encontra em preenchimento: - bloco s - bloco p - bloco d - bloco f Tabela Periódica e Config. Eletrónica De que forma a Tabela Periódica se associada à conf. eletrónica? Relativamente aos períodos, o nível de energia mais elevado da configuração eletrónica do elemento indica o seu período. Os elementos de um mesmo bloco possuem a última orbital, preenchida ou em preenchimento, do mesmo tipo (s, p, d ou f ). Tabela Periódica e Config. Eletrónica E como se relacionam os grupos com a configuração eletrónica? Conforme aprenderam no 9.º ano, os grupos da tabela periódica estão associados ao n.º de eletrões de valência, mas vai um pouco além disso. Os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo número de eletrões de valência. - Bloco s: grupo = e de valência. - Bloco p: grupo = e de valência Bloco d: grupo = e de valência + e na última orbital d Exceção: o Hélio (2 e de valência, grupo 18)
4 Tabela Periódica e Config. Eletrónica Tabela Periódica e Config. Eletrónica E como sabemos, pela distribuição eletrónica, o grupo de um elemento do bloco d? Nota: os elementos do mesmo grupo, por terem o mesmo n.º de eletrões de valência, partilham propriedades físicas e químicas. Exemplo: o elemento enxofre ( 16 S): Nos elementos representativos, o grupo relaciona-se com o número de eletrões de valência da seguinte forma: Configuração eletrónica de valência 3s 2 3p 4 : 6 e de valência Grupo 16 Nível de energia mais elevado n = 3 3. Período Última orbital de valência tipo p(3p 4 ) Bloco p Meta 3.2: Interpretar a organização da Tabela Periódica com base em períodos, grupos e blocos e relacionar a configuração eletrónica dos átomos dos elementos com a sua posição relativa na Tabela Periódica. Que propriedades dos elementos variam periodicamente? Duas das propriedades periódicas dos elementos são o raio atómico e a energia de ionização. O que é o raio atómico? Como é impossível medir diretamente o tamanho de um átomo, até porque a nuvem eletrónica não apresenta limites definidos, podemos definir um átomo em termos do raio atómico. Raio Atómico: metade da distância média entre dois núcleos atómicos idênticos, dá uma ideia sobre o tamanho do átomo. A unidade mais usada é o picómetro (pm). De salientar que o valor do raio atómico corresponde a um valor médio, devido às vibrações moleculares, e porque a dimensão da própria nuvem eletrónica não é fixa. E o que é a energia de ionização? Energia de ionização: é a energia mínima para remover um eletrão de um átomo no estado fundamental (meio gasoso). A unidade mais usada é o kj.mol -1. Nota: a 1.ª energia de ionização é a energia necessária para remover ao átomo um dos seus eletrões de maior energia. Energia de ionização é igual à energia de remoção da orbital de maior energia. Meta 3.3: Identificar a energia de ionização e o raio atómico como propriedades periódicas dos elementos.
5 Como varia o raio atómico ao longo da Tabela Periódica? Na Tabela Periódica, o raio atómico aumenta ao longo do grupo e diminui ao longo do período. Variação do raio atómico com o número atómico (Z) ao longo de vários períodos prof. Benjamim Medeiros ( ) raio atómico diminui E como varia a energia de ionização ao longo da Tabela Periódica? A energia de ionização, na Tabela Periódica, diminui ao longo do grupo e, em geral, aumenta ao longo do período. raio atómico aumenta Variação da energia de ionização com o número atómico (Z) ao longo dos períodos
6 Como se explicam estas variações do raio atómico e energia de ionização? Ao longo do grupo aumenta o número de níveis de energia ocupados e de valência + afastados do núcleo menor atração ao núcleo menor energia de ionização maior raio atómico E ao longo de um período da Tabela Periódica? Ao longo do período todos têm o mesmo número de níveis de energia ocupados maior número de protões no núcleo (+ carga nuclear) maior atração ao núcleo maior energia de ionização menor raio atómico VIDEO 1 VIDEO 2 Nota: as exceções na energia de ionização devem-se às repulsões entre eletrões no preenchimento sequencial das orbitais p (regra de Hund): - por apenas haver um eletrão desemparelhado na orbital p. - por haver apenas um par emparelhado na orbital p. Meta 3.5: Comparar raios atómicos e energias de ionização de diferentes elementos químicos com base nas suas posições relativas na Tabela Periódica. Meta 3.6: Interpretar a tendência geral para o aumento da energia de ionização e para a diminuição do raio atómico observados ao longo de um período da Tabela Periódica. Meta 3.7: Interpretar a tendência geral para a diminuição da energia de ionização e para o aumento do raio atómico observados ao longo de um grupo da Tabela Periódica.
7 Raio Iónico O que acontece ao tamanho do átomo se este perder/ganhar eletrões? A Tabela Periódica é dos elementos químicos, não contém iões. Se um átomo ganha eletrões Anião (ião negativo) Mais repulsão entre eletrões Raio aumenta Se um átomo perde eletrões Catião (ião positivo) Maior atração núcleo/eletrões Raio diminui Raio Iónico Iões com o mesmo n.º de eletrões, mas cargas diferentes, têm o mesmo raio? Em iões isoeletrónicos (mesmo n.º de eletrões) quanto maior a carga nuclear (n.º de protões) maior a atração ao núcleo menor o raio iónico Metais e Não-Metais Que elementos químicos tendem a perder ou a ganhar eletrões? Metais e Não-Metais Que características têm algumas famílias de metais? Metais Alcalinos: os elementos do grupo 1, exceto o hidrogénio. Todos terminam o seu preenchimento em ns 1 (1 eletrão de valência). Assim, tendem a perder este eletrão e formar iões monopositivos. VIDEO 1 VIDEO 2 Nota: a reatividade dos metais alcalinos aumenta ao longo do grupo, porque a energia de ionização diminui (a reação ocorre + facilmente). Metais: têm poucos e de valência, tendem a formar iões positivos. Não-Metais: têm vários e de valência, tendem a formar iões negativos. Semi-Metais: características intermédias entre metais e não-metais. Metais Alcalino-Terrosos: elementos do grupo 2, terminam o seu preenchimento em ns 2 (2 eletrões de valência). Tendem a formar iões bipositivos (2+).
8 Metais e Não-Metais E em relação à família dos não-metais? Halogéneos: elementos do grupo 17, a conf. eletrónica termina em ns 2 np 5 (7 e de valência). Tendem a formar iões mononegativos (-1). Metais e Não-Metais A carga adquirida pelos iões pode ser relacionável com a configuração eletrónica dos gases nobres. Por exemplo: Nota: a reatividade dos halogéneos diminui ao longo do grupo, porque o raio atómico aumenta (menor capacidade de ganhar eletrões). Li: 1s 2 2s 1 Perde 1 eletrão Li + :1s 2 Igual ao He Gases Nobres: elementos do grupo 18, a conf. eletrónica termina em ns 2 np 6 (8 e de valência), exceto o He (1s 2 ). São muito pouco reativos (quimicamente inertes), pois têm a camada de valência completa. F: 1s 2 2s 2 2p 5 Ganha 1 eletrão F :1s 2 2s 2 2p 6 Igual ao Ne VIDEO Meta 3.8: Explicar a formação dos iões mais estáveis de metais e de não-metais. Meta 3.9: Justificar a baixa reatividade dos gases nobres. Propriedades dos elementos e das substâncias elementares E o que podemos afirmar em relação às substâncias elementares? Propriedades de um elemento (átomos): número atómico, raio atómico, energia de ionização, etc. Propriedades dos elementos e das substâncias elementares Exemplo: propriedades do elemento zinco (Zn) e da substância elementar zinco metálico (Zn(s)). Propriedades de substâncias elementares (materiais): ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade (massa volúmica), etc. As propriedades de elementos e propriedades de substâncias elementares são distintas, mas relacionáveis. As propriedades das substâncias são também encaradas como critérios de pureza. Tabela Periódica (extensa) Meta 3.4: Distinguir entre propriedades de um elemento e propriedades da(s) substância(s) elementar(es) correspondentes.
1.3.1 Evolução histórica da tabela periódica
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DA CALHETA Física e Química A 10.º Ano Resumo Q1.3. Unidade 1 / 1.3: Tabela periódica 1.3.1 Evolução da tabela periódica 1.3.2 Organização e estrutura da Tabela Periódica 1.3.3
Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência
Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta
Propriedades periódicas dos elementos representativos
1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de forma regular ao longo de
Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Como se distinguem substâncias elementares e compostas
1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Adaptado pelo Prof. Luís Perna 1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Como se distinguem substâncias e compostas Substâncias ou simples são
Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas
Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Paula Melo Silva Introdução Sebenta de Estudo Unidade Um Das estrelas ao átomo 1.4. Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos 2014/2015
Miguel Neta, novembro de Tabela Periódica
Miguel Neta, novembro de 2018 Tabela Periódica Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Fogo Os gregos imaginaram que todos os materiais
Propriedades dos elementos e das substâncias elementares. Substâncias elementares e compostas
1.3.4 Propriedades dos elementos e das substâncias Adaptado pelo Prof. Luís Perna Substâncias e compostas Substâncias ou simples são formadas por um único elemento. Exemplo: diamante (C). Diamante Substâncias
Tabela Periódica. 10º ano
Alguns elementos químicos são conhecidos desde há milénios porque são extraídos da natureza em estado isolado. Os gregos imaginaram que todos os materiais eram constituídos por combinação de outros mais
Propriedades periódicas dos elementos representativos. Propriedades periódicas
1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Propriedades periódicas Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de
3.1 Estrutura da Tabela Periódica - pág 70 a 76
- pág 70 a 76 À medida que o número de elementos conhecidos foi aumentando, os cientistas sentiram a necessidade de os organizar. Desde o século XVIII até aos dias de hoje, foram surgindo várias propostas
Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos.
CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA DOS ELEMENTOS (II) META Apresentar, através da configuração eletrônica, propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: descrever
3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1
3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)
Evolução da Tabela Periódica
Evolução da Tabela Periódica À medida que se foram descobrindo e estudando novos elementos, foi possível verificar a existência de grupos de elementos com propriedades físicas e químicas parecidas, notando-se
Classificação periódica dos elementos. Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I
Classificação periódica dos elementos Mestranda: Daniele Potulski Disciplina: Química da Madeira I Tabela periódica A atual classificação periódica dos elementos fundamenta-se na LEI DA PERIODICIDADE DOS
Propriedades periódicas dos elementos
Propriedades periódicas dos elementos Ao criar a Tabela Periódica, Mendeleev ordenou e posicionou os elementos nessa "matriz" de acordo com as suas propriedades. Assim, ao analisarmos a Tabela Periódica
QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A
QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e
Classificação Periódica dos Elementos. Estrutura da Tabela Periódica. Ordem crescente de Número Atômico (Z): Z = n de prótons = n e -
Classificação Periódica dos Elementos Estrutura da Tabela Periódica Ordem crescente de Número Atômico (Z): 13 Al 26,9 Z = n de prótons = n e - A = média ponderada das massas atômicas dos isótopos. Estrutura
TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
TABELA PERIÓDICA MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS TABELA PERIÓDICA EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1817 Lei das Tríades / Dobereiner (alemão) 1862 Parafuso Telúrico / Chancourtois (francês) 1864 Lei das Oitavas / Newlands
Tabela Periódica dos Elementos:
Tabela Periódica dos Elementos: - Na tabela periódica os elementos estão dispostos por ordem crescente de número atómico. - O Hidrogénio é o primeiro elemento da tabela periódica. *Cada linha da tabela
Tabela Periódica e Propriedades Periódicas
Tabela Periódica e Propriedades Periódicas O desenvolvimento da tabela periódica Carbono (C), ouro (Au), prata (Ag), cobre(cu) são conhecidos desde a Antiguidade 1735 e 1843 A maior parte dos elementos
Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos. periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.
Tabela Periódica e Propriedades Periódicas dos Elementos Agrupar os elementos num quadro Agrupar os elementos num quadro periódico permite fazer previsões gerais sobre seu comportamento químico e físico.
Propriedades da tabela periódica
Propriedades da tabela periódica Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 30/09/2016 calcogênioos halogênios Metais alcalinos Metais alcalinos terrosos Gases nobres Metais de transição Dimitris Mendeliev
17/3/2014. Carga nuclear efetiva. Z eff = Z - S
O desenvolvimento da tabela periódica Em 2002, haviam 115 elementos conhecidos. A maior parte dos elementos foi descoberta entre 1735 e 1843. Como organizar 115 elementos diferentes de forma que possamos
TP Organização dos elementos químicos
Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos? Conclusão da lição anterior (APSA). Breve história da Tabela Periódica. Posição dos elementos na Tabela
CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano
CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos
Classificação Periódica. Prof: Marcelo Vizeu
Classificação Periódica Prof: Marcelo Vizeu Ordem Crescente de Número Atômico - Moseley Classificação dos Elementos Metais Ametais Gases Nobres Características Gerais dos Elementos METAIS AMETAIS Brilhantes
TP Organização dos elementos químicos
Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos? Breve história da Tabela Periódica. Posição dos elementos na Tabela Periódica: O grupo e o período.
ÍNDICE ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO FORMULÁRIO 5 MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS 8 ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS 42 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 9
ÍNDICE FORMULÁRIO 5 ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS 8 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 9 Constituição do átomo 9 Ordens de grandeza e escalas de comprimento. Dimensões à escala atómica
A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição.
Metais e não metais A organização da Tabela Periódica Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais Os elementos químicos
Configurações eletrônicas e a tabela periódica. Os grupos 1 e 2 têm elétrons nos orbitais s. Os grupos 13 ao 18 têm elétrons nos orbitais p
TABELA PERIÓDICA 32 18 Configurações eletrônicas e a tabela periódica A tabela periódica pode ser utilizada como um guia para as configurações eletrônicas. O número do período é o valor de n. Os grupos
ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA
Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Física e Química A 1. Considere os seguintes elementos e o seu respetivo Z: Boro ( 5B), Neon ( 10Ne), Alumínio ( 13Al), Cloro ( 17Cl)
Classificação Periódica dos Elementos
Classificação Periódica dos Elementos Evolução Histórica Estrutura da Tabela Periódica Classificação Geral dos Elementos Propriedades dos Elementos: Aperiódicas Periódicas Evolução Histórica 1817 Lei das
Propriedades Periódicas e Aperiódicas. Docente: Fábio Silva
Propriedades Periódicas e Aperiódicas Docente: Fábio Silva Aperiódicas São aquelas que sempre crescem ou sempre decrescem, à medida que aumenta o número atômico. Periódicas São as que de repetem em intervalos
Equação de Onda de Schrödinger
Equação de Onda de Schrödinger Em 1926, Schrödinger escreveu uma equação que descrevia simulteamente a natureza ondulatória e corpuscular do electrão. A função de onda Ψ (psi) descreve: 1. Energia de e
A classificação dos elementos químicos
A classificação dos elementos químicos Classificação dos Elementos Químicos (O Primeiro Elemento) "Ao lado, o fósforo (P). Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção da Tabela
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. DISCIPLINA: Química Geral. ASSUNTO: Tabela Periódica
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA: Química Geral ASSUNTO: Tabela Periódica Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1. Introdução Quando os elementos são listados, sequencialmente, em ordem crescente de número
A eletrosfea do átomo
A eletrosfea do átomo É dividida em nível e subnível. Nível: cada nível comporta uma quantidade máxima de elétrons: x=n. NÍVEL 1 3 4 5 6 7 8 QUANTIDADE MÁXIMA DE e. 1 =. = 8. 3 = 18. 4 = 3. 5 = 50. 6 =
Apostila de Química 13 Tabela Periódica
Apostila de Química 13 Tabela Periódica 1.0 Dimitri Svanovich Mendeleev (1834-1907) Organizou os elementos e, função de sua massa atômica e de propriedades periódicas. 2.0 Moseley (1887-1915) As propriedades
1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006
1ª Série do ensino médio _ TD 10 _ 10 de maio de 2006 16. Verifique os elementos do segundo período da Classificação Periódica. À medida que cresce o número atômico desses elementos: (a) sua eletronegatividade
3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina de Físico - Química 9 º ano Ficha de trabalho nº 3 Química Preparação para o 5º teste
Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS 3º Ciclo do Ensino Básico Disciplina de Físico - Química 9 º ano Ficha de trabalho nº 3 Química Preparação
PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS
PROPRIEDADES ATÔMICAS E TENDÊNCIAS PERIÓDICAS TAMANHO ATÔMICO Pode ser definido como a distância entre os átomos em uma amostra do elemento. Cl Cl (Cl 2 ): 198 pm Raio covalente: 198/2 = 99 pm C-C no diamante
TABELA
TABELA PERIÓDICA @prof_pavanelli TABELA PERIÓDICA O primeiro a ter uma idéia genial para colocar uma ordem de elementos em uma tabela, foi o russo IVANOVICH MENDELEEV, no ano de 1871. Ele criou uma tabela
Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3. Pergunta 4. Escola: Disciplina: Turma: Data: Seleciona a opção correta.
Escola: Disciplina: Turma: Data: 2011-12-02 Pergunta 1 O cloreto de sódio é uma substância iónica composta. O cloreto de magnésio é uma substância molecular composta. O ozono é uma substância atómica elementar.
Histórico Tríades de Dobereiner
Tabela Periódica Histórico Tríades de Dobereiner Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central
Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma
Introdução Os cientistas procuram buscar ordem nos fatos sob observação. Com o conjunto de elementos químicos naturais foi assim. Em 1869, surgiu uma tabela periódica dos elementos químicos, proposta pelo
Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda. Af função de onda fornece o
Aula 3 Estrutura Atômica cont Tabela Periódica Mecânica quântica e orbitais atômicos Schrödinger propôs uma equação que contém os termos onda e partícula. A resolução da equação leva às funções de onda.
QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 2. Prof ª. Giselle Blois
QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 2 Prof ª. Giselle Blois Meyer (1864): criou uma tabela muito próxima a de Mendeleiev, mas duvidou de suas próprias
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS
ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º Teste sumativo de FQA 25. nov. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas
Aula 01 Estrutura eletrônica
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Química e Biologia Aula 01 Estrutura eletrônica Dr. Tiago P. Camargo Átomos - Estrutura Núcleo (prótons e nêutrons) Eletrosfera (elétrons)
1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1
Ciências Físico-químicas - 9º ano de 1 ESTRUTURA ATÓMICA A origem dos átomos Estrutura Número atómico, número de massa e isótopos Massa das partículas Formação de iões OBJETIVOS Identificar as partículas
Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D.
01 Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02 A energia de ionização cresce para direita da tabela periódica, portanto
1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões
1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões A nuvem eletrónica de um átomo isolado De acordo com o modelo atómico atual - o modelo da nuvem eletrónica -, os protões e neutrões encontram-se no núcleo
A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos...
Aula 02 - Tabela Periódica TABELA PERIÓDICA e Lothar Meyer A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Pode-se escrever a distribuição eletrônica de um elemento
Evolução da Tabela Periódica
A Tabela Periódica Evolução da Tabela Periódica Embora alguns elementos químicos sejam conhecidos desde a Antiguidade, até ao início do século XIX apenas se tinham descoberto cerca de 30 elementos. Hoje,
A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro
A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO 160933 Direção Regional de Educação do Centro Ficha de Trabalho Módulo Q1 Física e Química CURSO PROFISSIONAL
Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos
Resumo sobre propriedades periódicas dos elementos Representação de orbitais ORBITAIS s Representação de orbitais ORBITAIS p Representação de orbitais ORBITAIS d O orbital d z 2 é uma combinação dos orbitais
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Classificação dos Elementos : Hidrogênio 1 elemento : Metais 93 elementos : Ametais 11 elementos : Semimetais 7 elementos : Gases nobres 6 elementos Estrutura da Tabela Periódica
Classificação Periódica dos Elementos
Classificação Periódica dos Elementos Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375c Classificação periódica dos elementos / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 34 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat
ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE
Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e
CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA
A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações eletrônicas de níveis mais externos (valência)
Propriedades dos Elementos
Ficha de Trabalho Propriedades dos Elementos 1. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, seleccione a afirmação correcta.
QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula /
QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) LIGAÇÃO QUÍMICA É A FORÇA QUE MANTÉM ÁTOMOS E/OU ÍONS UNIDOS NAS
2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica
Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Energia dos eletrões Por se moverem incessantemente em torno do núcleo atómico, os eletrões possuem energia cinética. Os eletrões também possuem energia
Histórico Tríades de Dobereiner
Tabela Periódica Histórico Tríades de Dobereiner Ele procurou estabelecer vários grupos de três elementos com propriedades químicas semelhantes. Observou, então, que a massa atômica do elemento central
À Descoberta do Planeta Azul 9.º Ano
À Descoberta do Planeta Azul 9.º Ano Banco de Questões CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS Como é constituída a matéria? R. A matéria é constituída por corpúsculos submicroscópicos. Quais são as partículas constituintes
Propriedades químicas de substâncias elementares de não metais
Propriedades químicas de substâncias elementares de não metais Halogéneos Os elementos, flúor, F, cloro, Cl, bromo, Br, e iodo, I, são os quatro primeiros elementos do grupo 17, grupo dos halogéneos, da
Propriedades Periódicas. Profª Luiza P. R. Martins EEB Dr Jorge Lacerda
Propriedades Periódicas Profª Luiza P. R. Martins EEB Dr Jorge Lacerda LINHA DO TEMPO DA TABELA PERIÓDICA 1817 Lei das Tríades de Döbereiner: elementos que reagiam de forma semelhante eram agrupados em
05 - (UEL PR/1994) Localize na tabela periódica o elemento químico de número atômico 20 e escolha a(s)
01 - (UEM PR/2012) Assinale o que for correto. (01) Dentro de uma família na tabela periódica, todos os elementos químicos têm temperatura de fusão aumentada com o aumento do número atômico. (02) Qualquer
TABELA PERIÓDICA. 9.º ano. Físico-Química. Química. Domínios. Classificação dos materiais
TABELA PERIÓDICA Programação 90 min 9.º ano Físico-Química Química A tabela periódica é uma grelha que representa todos os 118 elementos químicos do Universo conhecidos. Em 1789, Lavoisier organizou 30
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química. Disciplina de Química I. Prof. Dr. Adriano Bof de Oliveira. São Cristóvão, 2011
Universidade Federal de Sergipe Departamento de Química Disciplina de Química I Prof. Dr. Adriano Bof de Oliveira São Cristóvão, 2011 Avaliações Datas: 21 e 29 de julho Locais: Didática 4 Turma M1 Sala
LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE
LISTA D QUÍMICA- TONI - ATITUDE www.sosprofessor.xpg.com.br 1 (FESP) Considere os elementos A, B, C e D. As distribuições eletrônicas dos elementos são respectivamente: 1s² 3s¹, 1s². 3p 4, 1s². 30p 5 e
Classificação Periódica
Histórico O homem sempre esteve preocupado em organizar tabelas, diagramas e gráficos, pois assim, poderia, rapidamente, obter informações. Na química, esta tendência está presente com a utilização da
QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula /
QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 6ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) MODELO ATÔMICO J. Dalton a matéria é formada por átomos / as inúmeras
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 07 TURMA ANUAL 01. Item D Os elementos que têm 5 elétrons de valência, ou seja, pertencem à família VA, são P e As, portanto está correto o item D. 02. Item B A energia
CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA
CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações
AULA: Tabela Periódica
AULA: Tabela Periódica Um Breve Histórico Antoine-Lavoisier (1789) Em sua obra O Tratado Elementar da Química: Listou algumas substâncias as quais não podiam ser quebradas como o hidrogênio,o Oxigênio,
4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)
4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 10 dezembro Ano Letivo: 2018/2019 90 + 15 min Este teste é constituído por 25 questões
ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO. Distribuição Eletrônica de Linus Pauling
ATIVIDADE DE QUÍMICA REVISÃO 9º ANO Distribuição Eletrônica de Linus Pauling Em anos anteriores ao rearranjo que Linus Pauling fez para distribuir eletronicamente os elementos, os Cientistas Bohr e Sommerfield
Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas
Tabela Periódica Prof. Francisco Sallas www.tapetedepedra.weebly.com Histórico 1817 - Tríades Dohereiner 1862 - Parafuso Telúrico de De Chancourtois 1864 - Lei das Oitavas de Newlands 1869 - D. F. Mendeleiev:
FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação das Aprendizagens Essenciais Elaborada no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO 2018
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora
Agrupamento de Escolas da Senhora da Hora Curso Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Informação Prova da Disciplina de Física e Química - Módulo: 1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica.
QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6. Prof ª. Giselle Blois
QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 6 Prof ª. Giselle Blois Exercício: Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas 1. (FUVEST-SP) O
Prof. Willame TABELA PERIÓDICA
TABELA PERIÓDICA 1. A organização dos elementos Com a descoberta de uma grande variedade de átomos, tornou-se necessária à criação de uma sistemática de classificação. Para organizar os elementos, utilizaram-se
Tabela Periódica e Periodicidade Química. Prof. Fernando R. Xavier UDESC 2013
Tabela eriódica e eriodicidade Química rof. Fernando R. Xavier UDESC 2013 Histórico É fato que... Alguns elementos químicos já eram conhecidos desde a antiguidade... Mas... Ex: Au, Ag, Sn, Cu, b e Hg...
MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA
MATRIZ DE EXAME DE QUÍMICA Módulo Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química Formação: Científica Duração: 90 minutos Tipo de prova: escrita Ano Letivo 2015 16 1. ESTRUTURA DA PROVA Alguns
2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno
Página1 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 7 dezembro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. A atmosfera terrestre é uma mistura
TABELA PERIÓDICA FAMÍLIAS DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
TABELA PERIÓDICA A gran diversida elementos químicos levou à sua organização acordo com as suas propriedas físicas e químicas. A Tabela Periódica que hoje conhecemos foi sofrendo alterações ao longo dos
A Troposfera. A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos.
1 A Troposfera A Troposfera é a camada da atmosfera que está em contacto com a superfície terrestre que contém o ar que respiramos. A atmosfera é constituída, maioritariamente, por moléculas. Espécies
QUÍMICA. Transformações Químicas. Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3. Prof ª. Giselle Blois
QUÍMICA Transformações Químicas Elementos Químicos, Tabela Periódica e Reações Químicas Parte 3 Prof ª. Giselle Blois Resumindo: Os elementos químicos são representados por símbolos gráficos oriundos de
Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha)
Qui. Semana 3 Allan Rodrigues Xandão (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS
PROPRIEDADES PERIÓDICAS DOS ELEMENTOS Os exercícios seguintes estão directamente relacionados com a matéria exposta no capítulo 1 do manual da disciplina de Química Geral. São apresentados vários tipos
ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE
Ano Letivo 2016/2017 ESOLA SEUNDÁRIA PINAL DO REI FIA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e o núcleo.
Ano Letivo 2017/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 2 de fevereiro de minutos
Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano 2 de fevereiro de 2018 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência as metas curriculares definidas para o 10.º ano do ensino secundário
Resoluções TESTANDO SEUS CONHECIMENTOS. Capítulo 9 QUÍMICA. Ligações químicas. Agora é com você Pág. 58. Agora é com você Pág. 61
Resoluções Capítulo 9 Ligações químicas Agora é com você Pág. 58 01 X: 6s X + 5 Y = 4s 4p Y 1 + 1 1 [ X ][ Y ][ Y ] XY Agora é com você Pág. 61 01 a) Por meio da distribuição eletrônica dos átomos que
Tabela Periódica. Prof.: SALIM KADI. Prof.: NILSON NOVAES.
Tabela Periódica Prof.: SALIM KADI [email protected] Prof.: NILSON NOVAES [email protected] Histórico da Tabela Periódica Johann Wolfgang Döbereiner. Alexandre Béguyer de Chancourtois. John
