1.2 Origem histórica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.2 Origem histórica."

Transcrição

1 1 Introdução. Sucessão a)inter Vivos Pode ocorrer o título singular ou a título universal b) Causa Mortis Também pode ocorrer a título singular ou a título universal. b1) Legado (ocorre com a sucessão testamentária). b2) Herança (ocorre com a sucessão ab intestada ou hereditária). No direito das sucessões, sucessão é o ato jurídico pelo qual transfere-se a terceiros os bens, direitos e obrigações do de cujus em conseqüência de sua morte.

2 1.2 Origem histórica. ->O Direito das sucessões no Direito Romano traduzia-se por ser de caráter sacro, porque o direito de propriedade estabelecia-se para a efetivação de um culto hereditário. O herdeiro substituía o morto em todas as relações jurídicas. A continuação da pessoa do morto no culto doméstico era uma conseqüência necessária da condição de herdeiro.

3 1.2 Origem histórica. A aquisição da propriedade fora do culto era exceção. Daí a importância do testamento e da adoção. A sucessão só se operava na linha masculina. Sucessão testamentária como regra; porém a título universal. Não havia divisões entre patrimônio do herdeiro e do falecido.

4 1.3 Teses a favor em contrárias. Socialistas X Capitalistas Jusnaturalistas

5 2 Sucessão em geral.

6 2.1 Abertura da Sucessão se dá com a morte real da pessoa; ou excepcionalmente com a morte presumida. - Art , C/C. -> A sucessão abre-se pela morte real da pessoa (regra) ou pela morte presumida (exceção). - Art. 6º, C/C: morte real. -> Morte presumida: ausente e pessoas cujo atestado de óbito não é possível ser emitido. - Art , C/C -> justificação judicial para que seja declarada a ausência. - Art. 7º, I e II, parágrafo único, C/C -> ação declaratória.

7 2.1 Abertura da Sucessão se dá com a morte real da pessoa; ou excepcionalmente com a morte presumida. ->A lei autoriza os herdeiros do ausente, num primeiro momento, a ingressarem com pedido de abertura de sucessão provisória. - Arts , C/C sucessão provisória. - Arts. 37 a 39, C/C sucessão definitiva. ->Não existe herança de pessoa viva. - Art. 426, C/C.

8 2.1 Abertura da Sucessão se dá com a morte real da pessoa; ou excepcionalmente com a morte presumida. -> A abertura da sucessão é também denominada de delação da herança, devolução necessária, também do patrimônio de direito de saisine. Principio de Saisine aduz que vez aberta a sucessão, a herança transmite-se desde logo aos herdeiros; ou seja, o de cujus transmite ao sucessor a propriedade e a posse da herança. - Art. 1787, C/C. -> STF, > Pressupostos da abertura da secessão: a) o falecimento do de cujus; b) que tenha herdeiros.

9 2.2 Comoriência. - Art. 8º, C/C. ->Não já transferência de bens e direitos entre comorientes.

10 2.3 Pactos Sucessórios ou Pacta Corvina. ->A sucessão contratual não é admitida no Brasil, por estar expressamente proibidos os Pactos Sucessórios; não podendo ser objeto de contrato herança de pessoa viva. - Art. 426, C/C. ->Exceção: art. 2018, C/C.

11 2.4 Sucessão Legítima e - Art. 1786, C/C. testamentária. ->Sucessão legitima acontece para os herdeiros legítimos como regra. Mas, excepcionalmente, acontece para os legatários; em dois casos: a)se o testamento caducar ou for julgado nulo. b)se ela for simultaneamente legitima e testamentária. - Art. 1788, C/C.

12 2.4 Sucessão Legítima e ->Liberdade de testar é: testamentária. - Limitada a 50% dos bens; caso haja herdeiros necessários (art. 1789, C/C); - Plena, não havendo herdeiros necessários. - Limitada a 25%, se o testador for casado no regime de comunhão universal de bens ao;

13 2.5 Sucessão a título universal e singular: herdeiros legatários e herdeiros necessários. ->Sucessão a título universal ocorre quando o herdeiro é chamado a suceder na totalidade da herança, fração ou porcentagem dela. - Art. 1791, Caput, C/C Herança. - A título universal pode ocorrer tanto na sucessão legítima quanto na sucessão testamentária.

14 2.5 Sucessão a título universal e singular: herdeiros legatários e herdeiros necessários. ->Sucessão a título singular ocorre quando o testador deixa ao legatário um bem certo e determinado, o legado. - Art. 1857, Caput, C/C.

15 3 Transmissão da Herança.

16 3.1 Indivisibilidade da Herança. -> Antes da partilha, nenhum herdeiro tem a propriedade ou a posse exclusiva sobre um bem certo e determinado do acervo hereditário. - Art. 2023, C/C. -> A herança é classificada entre as universalidades de direito; assim como é também a universalidade de patrimônio. - Art. 91, C/C. - Art. 1791, caput, C/C Princípio da Universalidade da Herança.

17 3.1 Indivisibilidade da Herança. ->Antes da partilha, o herdeiro pode alinhar ou ceder apenas sua quota ideal, ou seja o direito à sucessão aberta. - Art. 1793, Caput, C/C. - Art. 80, II, C/C Na sucessão aberta todos os bens são considerados imóveis.

18 3.1 Indivisibilidade da Herança. - Art. 1791, parágrafo único, C/C Regime de condomínio da herança. - Art. 504, C/C Direito de Preferência, parágrafo único. - Art. 1793, 2º, C/C Antes da partilha não há de se falar alienação ou cessão de qualquer bem da herança.

19 3.2 Objeto do inventário. ->O objeto sobre o qual recai o inventário é a herança. - Art C/C As responsabilidades dos herdeiros nunca ultrapassam as forças da herança. - Art. 1997, C/C As dívidas são da herança que responde por elas.

20 3.3 Abertura do Inventário. ->Prazo deabertura: 60 dias. Prazo de término: 12 meses. - Art. 1796, C/C e art.983, CPC. ->A inobservância do prazo para o inicio do inventário acarreta sanção de natureza fiscal.

21 3.3 Abertura do Inventário. ->Foro competente: lugar do ultimo domicilio do de cujus. - Art. 1795, C/C e art.96, CPC. - Leitura e explicação dos art. 982 a 990, parágrafo único, CPC.

22 4 Aceitação e Renúncia da Herança. Aceitação ou adição da herança é o ato pelo qual o herdeiro anui à transmissão dos bens do de cujus, ocorrida por lei como a abertura da sucessão, confirmando-a. - Art > perante o ordenamento jurídico pátrio, só é herdeiro ou legatário quem deseja sê-lo. ->Direito de Deliberação.

23 4 Aceitação e Renúncia da Herança. - Art. 1804, C/C a aceitação tem efeito tunc. Os direitos hereditários não nascem com ela, mas retroagem automaticamente com ela. -> A aceitação da herança é negocio jurídico unilateral e não receptivo. -> Quanto à forma, a aceitação pode ser expressa, tácita e presumida. - Arts. 1805, caput e 1807, C/C. - Art. 1805, 1º e 2º - não são formas de aceitação.

24 4 Aceitação e Renúncia da Herança. -> Quando ao agente, a aceitação pode ser direta ou indireta. A aceitação indireta pode acontecer em quatro hipóteses: a) Aceitação pelos sucessores. - Art. 1809, caput, C/C. b) Aceitação por mandatário e por gestor de negócios. c) Aceitação por tutor ou curador. - Art. 1748, II e 1781, C/C. d) Aceitação pelos credores.

25 4 Aceitação e Renúncia da Herança. - Art. 813, C/C 1º. -> Tanto a aceitação quanto a renúncia da herança ou legado são negócios puros. - Art. 1808, 1º e 2º, C/C. -> Como declaração unilateral de vontade, a aceitação gera efeitos imediatos e definitivos; configurando-a como irretratável. - Art. 1804, C/C 1812 do Código Civil. -> A aceitação pode, entretanto, ser anulada se, depois de manifestada, apurar-se que o aceitante não é herdeiro.

26 4.1 Renúncia ou Repúdio. É negócio jurídico unilateral, pelo qual o herdeiro ou legatário declara, expressamente, que os não quer aceitar, referindo conservarse completamente estranha à sucessão. ->A renuncia não pode ser tácita, também não se presume. - Art , C/C Renúncia expressa dá-se por instrumento público ou termo judicial.

27 4.1 Renúncia ou Repúdio. ->A renúncia pode ser duas espécies: Abdicativa ou Propriamente Dita e Translativa ou Cessão ou Desistência. a)renúncia Abdicativa ou Propriamente Dita: É a que se dá quando o herdeiro ou legatário a manifesta sem ter praticado qualquer ato que exprima aceitação, e, em beneficio do monte, sem indicação de qualquer favorecido. - O único imposto devido é a causa mortis.

28 4.1 Renúncia ou Repúdio. b)renúncia Translativa, Cessão ou Desistência: É a que se dá quando o herdeiro ou legatário a manifesta mesmo depois da prática de atos que importem aceitação, e, em beneficio de determinada pessoa citada nominalmente. - Há impostos sobre duas transmissões: uma causa mortis, do defunto ao seu filho; outra deste aos donatários; o Inter vivos.

29 4. 2 Restrições legais ao direito de renunciar. a)capacidade jurídica plena do renunciante. - Art. 1691, caput, C/C. b)a anuência do cônjuge. - Art. 1647, I, C/C. 1648, C/C. c) Que não prejudique os credores. - Art º e 2º, C/C.

30 4.3 Efeitos da Renúncia. a) Exclusão, da sucessão do herdeiro renunciante. - Art. 1804, parágrafo único, C/C. b)acréscimo da parte do herdeiros da mesma classe. renunciante à dos - Arts e 1811, C/C. -> Na sucessão testamentária, a renúncia do herdeiro acarreta a caducidade do testamento, salvo se o testador tiver indicado substituto ou houver direito de acrescer entre os herdeiros. - Art e 1943, C/C.

31 4.4 Ineficácia e Invalidade da ->Ineficácia Renúncia. Lesão a direito de credor - Art. 1813, C/C. ->Invalidade Absoluta Se não houver sido a renúncia feita por escritura pública ou termo judicial. Se feito por pessoa absolutamente incapaz.

32 4.4 Ineficácia e Invalidade da ->Invalidade Relativa. Renúncia. Quando proveniente de erro, dolo ou coação. Quando realizado sem a anuência do cônjuge, se o renunciante for casado em regime que não seja o da separação absoluta de bens.

33 5 Herança Jacente e Herança Vacante.

34 5.1 Herança jacente. Ocorre quando se abre a sucessão sem que o de cujus tenha deixado testamento, e não há conhecimento da existência de algum herdeiro. ->O Estado, no intuito de impedir o perecimento da riqueza representada por aquele espólio, ordena sua arrecadação, para o fim de entregá-la aos herdeiros que aparecerem e demonstrarem tal condição.

35 5.1 Herança jacente. - Art. 1819, C/C 1820, C/Civil C/C 1823, C. Civil. ->Os credores do falecido são protegidos pelo ordenamento jurídico. - Art. 1821, C/C.

36 5.2 Herança Vacante. Ocorre quando a herança não foi disputada, com êxito, por qualquer herdeiro ou legatário e que, judicialmente, foi proclamada de ninguém. - Art. 1822, parágrafo único, C/C.

37 6 Exclusão da Sucessão.

38 6. 1 Conceito de Indignidade. É uma sanção civil aplicada a herdeiros e legatários em virtude de práticas atentatórias contra a vida, a honra ou contra a liberdade de testar do de cujus ou de seus parente, que acarreta a perda do direito sucessório. 1º Corrente: é a própria vontade do de cujus. 2º Corrente: propósito de prevenir ou reprimir o ato ilícito.

39 6.2 Casos de indignidade. ->A exclusão por indignidade pressupõe: a) Seja o herdeiro ou legatário incurso nos casos legais de indignidade; b)não tenha sido o indigno reabilitado pelo de cujus. * O perdão é o ato solene, irretratável e privativo. Perdão -> Expresso testamento ou outro ato autêntico. -> Tácito testamento. - Art. 1818, parágrafo único, C/C.

40 6.2 Casos de indignidade. -> Somente se testamento for público, é que uma vez anulado, permanece válida a cláusula que reabilita o indigno. c) Haja uma sentença declaratória da indignidade. -> Ainda que tenha praticado o ato mais grave dos mencionados no artigo 1814, C/C e que enseja maior repulsa, qual seja, o homicídio doloso, o herdeiro ou legatário não serão excluídos da sucessão, automaticamente, senão mediante ação declaratória intentada com o objetivo de excluí-los por sentença judicial. - Art. 1815, C/C; caput.

41 6.2 Casos de indignidade. -> Predomina na doutrina o entendimento de que, embora a condenação na órbita penal do indigno tenha valor probatório inegável, é indispensável a provocação da exclusão em processo próprio no juízo civil. -> Interessado na sucessão é quem quer que, no caso de ser favorável a sentença em ação de exclusão por indignidade, ou de serem favoráveis as sentenças em duas ou mais ações, tenha direito de herdeiro ou de legatário.

42 6.2 Casos de indignidade. - Não têm interesse em propor a ação de exclusão por indignidade, o sucessor do de cujus que não se beneficiar diretamente da exclusão do indigno, os credores daqueles que se beneficiariam se fosse o herdeiro declarado indigno e excluído, e nem o Ministério Público. - Art. 1844, C/C. -> A ação para exclusão do indigno não pode ser proposta em vida. -> Parte legítima passiva é só o indigno. -> O direito de demandar a exclusão do herdeiro ou legatário extingue-se no prazo de 04 anos, contado da abertura da sucessão. - Art. 1815, parágrafo único, C/C.

43 6.3 Causas de Exclusão por Indignidade. - Art. 1814, C/C. - Inciso I consideram-se indignos os que houverem sido autores, co-autores ou partícipes de homicídio doloso ou tentativa deste, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, cônjuge, companheiro, ascendente ou descendentes. -> Provérbio alemão: Mão ensangüentada não apanha herança. -> Para feito de indignidade, a instigação ao suicídio deve equiparar-se ao homicídio;

44 6.3 Causas de Exclusão por Indignidade. -> Princípio da Independência da Responsabilidade Civil. - Art. 935, C/C. -> A absolvição do réu na esfera penal em razão do expresso reconhecimento da inexistência do fato ou da autoria afasta a pena de indignidade no cível, se houver reconhecimento da legitima defesa, estado de necessidade do exercício regular de um direito. Afasta também a indignidade, quando inexistente a voluntariedade do agente, nos casos de demência, embriagues, e de erro sobre a pessoa. - Art. 65, CPP e art. 20, 3º e 26, CP.

45 6.3 Causas de Exclusão por Indignidade. Inciso II Exclui da sucessão os que houverem acusado caluniosamente em juízo o autor da herança ou incorrerem em crime contra a sua honra ou de seu cônjuge ou companheiro. -> Denunciação caluniosa: art. 339, CP. -> É necessário que a denunciação caluniosa tenha sido praticada contra o de cujus em juízo criminal, todavia não há necessidade de condenação criminal. E, a denunciação caluniosa também deve ser falsa; devendo o indigno saber disso previamente.

46 6.3 Causas de Exclusão por Indignidade. -> Os crimes contra a honra do de cujus ou de seu cônjuge ou companheiro, praticados pelo indigno são os de calúnia, difamação e injúria. - Art. 138, 139 e 140, C/C. -> Ao contrario do que ocorre no inciso I, do artigo 1814, C/C; a maioria da doutrina entende que o emprego do verbo incorrvom em crime, no tocante a honra, conduz à conclusão de que o reconhecimento da indignidade, nesses casos, depende de prévia condenação no juízo criminal. E é admissível a perpetração de crime contra a honra mesmo quando já falecida a vítima.

47 Inciso III 6.3 Causas de Exclusão por Indignidade. Afasta da sucessão os que por violência ou meios fraudulentos, inibirem ou obstarem o autor da herança de dispor livremente de seus bens por ato de ultima vontade.

48 7 Sucessão Legitima. ->A sucessão legitima ou ab intestado opera por força de lei e ocorre em caso de inexistência, invalidade ou caducidade de testamento e, também, em relação aos bens não compreendidos no testamento. - Art. 1786, C/C. ->A existência de testamento não exclui a sucessão legitima. - Art. 1788, C/C.

49 7 Sucessão Legitima. Herdeiros -> Testamentários. Herdeiros -> Legítimos (Necessários / legitimários / reservatários). Facultativos. ->Herdeiro legítimo é o parente e o cônjuge com direito a uma parte da herança da qual não pode ser privado. -> A parte que é reservada aos herdeiros legítimos pela lei e que constitui a metade dos bens do falecido chama-se legítima ou reserva. - Art. 1789, C/C.

50 7 Sucessão Legitima. ->Os herdeiros facultativos são os colaterais e o poder público. Eles herdam na falta de herdeiros necessários e de testamento que disponha sobre o destino do espólio. Para serem excluídos da sucessão, basta que o testador disponha por inteiro de seu patrimônio, sem contemplá-los. - Art. 1787, C/C.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art.

SUCESSÃO EM GERAL: 1 - Abertura da sucessão: 1 - Abertura da sucessão: 20/10/2014. Existência da pessoa natural termina com a morte (art. SUCESSÃO EM GERAL: Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Abertura da sucessão: Existência da pessoa natural termina com a morte (art. 6º CC/02); Não se admite propriedade acéfala; Com a morte art.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 07/03/2018. (Aula 04 de sucessão). Sucessão. Transmissão da herança. Representante no inventário. A massa

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança Instituições de Direito Público e Privado Parte X Herança 1. Sucessão Conceito Sucessão A palavra suceder tem o sentido genérico de virem os fatos e fenômenos jurídicos uns depois dos outros (sub + cedere).

Leia mais

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão

da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão da CAPACIDADE PARA SUCEDER, aceitação, renúncia e os excluídos da sucessão DA CAPACIDADE PARA SUCEDER Capacidade para suceder na sucessão legítima (art. 1798). O problema dos embriões crioconservados.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 21/03/2018. Observe o Enunciado dos juízes das Varas de Família do Estado de São Paulo!!! 1 Passa a ser

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Prática em Direito de Família e Sucessões: a) Ordem Vocacional: O cônjuge sobrevivente concorre

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014

1 - Introdução: 1 - Introdução: SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS 20/10/2014 SUCESSÃO LEGÍTIMA: ASPECTOS ESPECÍFICOS Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 - Introdução: 2 formas de sucessão: lei ou vontade (art. 1.786 CC/02); Sucessão legítima ou ab intestato deferida por lei

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Nome. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 05/03/2018. (Aula 03 de sucessão). Nome. Alteração do nome. Existem algumas hipóteses de alteração do nome,

Leia mais

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira.

Direito Civil. Sucessão em Geral. Professora Alessandra Vieira. Direito Civil Sucessão em Geral Professora Alessandra Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX DO DIREITO SUCESSÓRIO Considerações Gerais: A abertura da sucessão se dá no exato instante

Leia mais

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência

Direito das sucessões. Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Direito das sucessões Morte real Morte presumida Morte com declaração de ausência Sucessão Inter vivos Causa mortis Pactícia: art. 426 Legítima ou ab intestato Testamentária anômala Abertura da sucessão

Leia mais

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira

Direito Civil. Direito das Sucessões. Prof. Marcio Pereira Direito Civil Direito das Sucessões Prof. Marcio Pereira Sucessões (art. 1.784 do CC) É a transmissão de bens, direitos e obrigações de uma pessoa para outra que se dá em razão de sua morte. Aberta a successão,

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação).

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 18/03/2019. Herança jacente (continuação). O juiz mandará publicar edital na internet por três meses ou não sendo

Leia mais

AULA 02. Etimologicamente a palavra sucessão vem da expressão sub cedere, que descreve a situação onde alguém toma o lugar de outrem (substitui).

AULA 02. Etimologicamente a palavra sucessão vem da expressão sub cedere, que descreve a situação onde alguém toma o lugar de outrem (substitui). 01 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8DIN-1 (03/08/11) e 8º DIN-2 (04/08/11) AULA 02 I - NOÇÕES INICIAIS CONCEITO: conjunto de normas que disciplinam a transferência

Leia mais

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3

SUMARIO. Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 ~ SUMARIO Parte I SUCESSÃO EM GERAL I. INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO... 3 1.1 Considerações iniciais 3 1.2 A tenninologia adotada 5 [.3 O direito sucessório sob a perspectiva constitucional.. 7 1.4

Leia mais

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa

Direito Civil Prof. Conrado Paulino Rosa DIREITO DE REPRESENTAÇÃO 1. Direito de representação: Por direito próprio: o Herdeiros descendentes recebem de forma direta, sucedendo por cabeça ou por direito próprio, sem nenhuma representação entre

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 4ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 20/06/2018. Ordem vocacional hereditária. Sucessão pura do cônjuge sobrevivente.

Leia mais

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos

DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos DIREITO DE FAMÍLIA ROTEIRO DE AULA Profa. Dra. Maitê Damé Teixeira Lemos Direito Matrimonial o Conceito: o Natureza jurídica do casamento: o Finalidades do casamento: o Princípios do casamento: o Esponsais

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação

DIREITO CIVIL VI AULA 5: Petição de Herança e Ordem de Vocação DIREITO CIVIL VI 1. AÇÃO DE PETIÇÃO DE HERANÇA É novidade no Código Civil/02 - arts. 1.824 a 1.828, CC Pode ser proposta pelo herdeiro preterido ou desconhecido É proposta após a finalização do inventário

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão legítima. ROTEIRO! Introdução! Ordem de vocação hereditária! Herdeiros necessários! Sucessão por cabeça e por estirpe! Direito de transmissão

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS

DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS SUMÁRIO 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. CONCEITOS FUNDAMENTAIS E REGRAS GERAIS... 1 1.1 Introdução. O direito das sucessões e seus fundamentos. A função social das heranças... 1 1.2 Das modalidades gerais de

Leia mais

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação.

Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 1 Capacidade sucessória. Incapacidade sucessória. Dos excluídos da sucessão. Da indignidade. Da deserdação. 2 CAPACIDADE SUCESSÓRIA: verart.1.787e1.798,cc Capacidade: aptidão da pessoa em adquirir direitos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Família e Sucessões. (Aula 08/03/2018) Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Ordem de Vocação Hereditária: do de cujus: Quando o cônjuge sobrevivente concorre com os ascendentes

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões OBJETIVO Conhecer o instituto da herança e da vocação hereditária. ROTEIRO! Da herança! Ordem de vocação hereditária! Quem pode suceder! Quem não pode suceder! Da aceitação e renúncia

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões Conteúdo Programático Fundamentos; Conceitos fundamentais; Espécies de Sucessão; Sucessão legítima; Direito de representação; Sucessão e união estável; Sucessão testamentária; Ausência;

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21

SUMÁRIO. Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 SUMÁRIO Parte I TEORIA 1. INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES... 21 1.1. Conceituação e o objeto da sucessão hereditária... 21 1.2. Da abertura da sucessão... 23 1.3. A morte no ordenamento jurídico brasileiro...

Leia mais

1 Conceito de Sucessão:

1 Conceito de Sucessão: DIREITO DAS SUCESSÕES: INTRODUÇÃO Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Conceito de Sucessão: Origem latim succedere = vir ao lugar de alguém Senso comum continuar, substituir Sucessão inter vivos

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO CIVIL: FAMÍLIA E SUCESSÕES PROF.ª CARLA CARVALHO XXII EXAME DE ORDEM DIREITO DE FAMÍLIA Temas recorrentes FAMÍLIA casamento; regime de bens partilha Alteração SUCESSÕES vocação

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança

DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança DIREITO CIVIL VI AULA 2: Sucessão e Herança Teoria do Direito das Sucessões O momento da abertura da herança e transferência abstrata do acervo, Imediata e automática transmissão das relações jurídicas

Leia mais

1. Noções preliminares sobre o a Sucessão e o Direito das Sucessões 2. Das sucessões em geral

1. Noções preliminares sobre o a Sucessão e o Direito das Sucessões 2. Das sucessões em geral CURSO: DIREITO (Licenciatura) 1 CICLO DE ESTUDOS. Coordenadora. Profa. Dra. Helena Pereira de Melo COD. LM107 - DIREITO DAS SUCESSÕES 2015/2016-2 Coordenador: Prof. Dr. José João Abrantes Regente: Profa.

Leia mais

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA

SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Sucessão testamentária = ato de última vontade; Sucessão legítima = supletiva (vontade presumida do de cujus pela lei); Fonte

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 25/02/2019. Ordem vocacional hereditária. Com o falecimento do autor da herança sem testamento ab intestado segue

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO...

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3. EDIÇÃO... STJ00074113 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO À 3." EDIÇÃO... 9 L INTRODUÇÃO AO DIREITO DAS SUCESSÕES - FRANCISCO CAHALI... 19 1.1 Introdução.............. 19 L2 Fundamento do direito sucessório...... 20 1.3 Conteúdo

Leia mais

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral

OAB XXI EXAME DE ORDEM 1ª FASE Direito Civil Aula 05 Luciano Figueiredo Sucessões Teoria Geral Sucessões Teoria Geral Material para o Curso de Primeira Fase da OAB. Elaboração: Luciano L. Figueiredo 1. 1. Conceitos de Sucessão e Conceitos Importantes - Sucessor x Herdeiro x Legatário 2. Sistema

Leia mais

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA

COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA COMPRA E VENDA PROF. PAULO H M SOUSA Compra e venda Objeto Requisitos Preço Compra e venda Não fixou preço? Tabelamento oficial Preço habitual do vendedor Sem acordo: termo médio Despesas de tradição Escritura/registro

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES (3) O DIREITO SUCESSÓRIO. Profa. Dra. Zamira de Assis

DIREITO DAS SUCESSÕES (3) O DIREITO SUCESSÓRIO. Profa. Dra. Zamira de Assis DIREITO DAS SUCESSÕES (3) O DIREITO SUCESSÓRIO Profa. Dra. Zamira de Assis ALGUNS DADOS IMPORTANTES QUANDO DA ABERTURA DA SUCESSÃO 1. Data do óbito. 2. Domicilio do de cujus. 3. Existência de cônjuge e

Leia mais

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil Direito Civil Extinção Da Personalidade Civil Modos De Extinção Morte - real, simultânea (comoriência), civil, presumida. Real: a morte em si, com prova pelo atestado de óbito. O sujeito deixa de ter direitos

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES PROF. FLÁVIO MONTEIRO DE BARROS MÓDULO I Direito das Sucessões; Conceito; Formas de Sucessão; Abertura da Sucessão; Sucessão Universal e Singular; Da Capacidade para

Leia mais

" ",,~~~',j. arlo. \\1 Sum'.

 ,,~~~',j. arlo. \\1 Sum'. \\1 Sum'. " ",,~~~',j. arlo "\.\\\1 Apresentação, xvii Nota à 6«edição, xix Nota à 5«edição, xxi Nota à 4il edição, xxiii Nota à 3 ll edição, xxv Nota à 2«edição, xxvii 1 Da Sucessão em Geral, 1 1 Introdução,

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

Sumário. Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27 Sumário Palavras Prévias 2ª edição (à guisa de apresentação)... 19 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I Introdução ao direito das sucessões... 29 1. A sucessão enquanto fenômeno jurídico... 30

Leia mais

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA

Bacharelado em Direito. Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Curso: Disciplina: Bacharelado em Direito Direito Civil VI (Sucessões) Semestre: 7.º Carga Horária: 72 h 1. EMENTA Conceito e princípios do Direito das Sucessões. Sucessão em geral. Sucessão legítima.

Leia mais

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões

SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões SUMÁRIO Introdução Direito das sucessões... 1 1 Conceito de direito das sucessões... 1 2 Evolução histórica... 3 2.1 Introdução... 3 2.2 Sucessão ab intestato... 5 2.3 Sucessão testamentária... 9 2.4 Direito

Leia mais

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva

Direito Civil VI - Sucessões. Prof. Marcos Alves da Silva Direito Civil VI - Sucessões Prof. Marcos Alves da Silva Direito das Sucessões Sucessão: alteração de titulares em uma dada relação jurídica Sucessão (sentido estrito): causa mortis A sucessão engloba

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-39 PERÍODO: 8º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL VI CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Direito das

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Exame de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão 21 de julho de 2015 Duração da prova: 90 minutos

DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Exame de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão 21 de julho de 2015 Duração da prova: 90 minutos DIREITO DAS SUCESSÕES 2.º Ano Turma A (Dia) Exame de Recurso Professor Doutor Luís Menezes Leitão 21 de julho de 2015 Duração da prova: 90 minutos GRELHA DE CORREÇÃO A morte de A desencadeia a abertura

Leia mais

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV)

Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) 1/13 Profª Helisia Góes Disciplina: DIREITO CIVIL VI SUCESSÕES Turmas: 8ºDIV e 8º DIN DATA: 08/02/09 (8º DIN) e 12/02/09 (8º DIV) PLANO DE AULA AULA 03 SUCESSÃO EM GERAL (Cont...) 6. Transmissão da Herança

Leia mais

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica

Procedimento A partir do artigo 693, NCPC Petição inicial Audiência de Conciliação e Mediação Contestação Réplica Aula 1 Concubinato Artigo 1.727, CC Esforço Comum E.C. 45/04 União Estável CF/88 art. 226, 3º - jurisprudência - 5 anos sob o mesmo teto Lei n. 8.971/94 2 anos sob o mesmo teto Lei n. 9.278/96 duradouro

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13

SUMÁRIO. Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 SUMÁRIO Introdução Breve Histórico... 1 TÍTULO I DA SUCESSÃO EM GERAL... 13 Capítulo I Disposições Gerais... 15 1 Conceito de sucessão: sucessão inter vivos e sucessão causa mortis... 15 2 Fundamento do

Leia mais

ABERTURA DA SUCESSÃO. LUGAR. OBJETO. ADMINISTRAÇÃO. TRANSMISSÃO DA HERANÇA. CONSIDERAÇÕES GERAIS. ARTS A E E 1.

ABERTURA DA SUCESSÃO. LUGAR. OBJETO. ADMINISTRAÇÃO. TRANSMISSÃO DA HERANÇA. CONSIDERAÇÕES GERAIS. ARTS A E E 1. ABERTURA DA SUCESSÃO. LUGAR. OBJETO. ADMINISTRAÇÃO. TRANSMISSÃO DA HERANÇA. CONSIDERAÇÕES GERAIS. ARTS. 1.784 A 1.787 E 1.791 E 1.792 Princípio de saisine Delação (ou devolução): oferecimento da herança

Leia mais

Sumário. Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27

Sumário. Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação) Apresentação Prefácio... 27 Sumário Palavras Prévias 4ª edição (à guisa de apresentação)... 19 Apresentação... 25 Prefácio... 27 Capítulo I Introdução ao Direito das Sucessões... 29 1. A sucessão enquanto fenômeno jurídico... 30

Leia mais

Continuando o estudo de sucessão legítima

Continuando o estudo de sucessão legítima Curso/Disciplina: Direito Civil (Família e Sucessões) Aula: 37 Professor(a): Aurélio Bouret Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 37 Continuando o estudo de sucessão legítima Continuando o estudo de sucessão

Leia mais

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss

Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Analista Área Processual Direito Civil Aula 14 Profª Patrícia Strauss Direito Civil DIREITO DAS SUCESSÕES CONSIDERAÇÕES GERAIS: Art. 1.784. Aberta a sucessão, a herança transmite-se, desde logo, aos herdeiros

Leia mais

Processos de Regularização de Imóveis

Processos de Regularização de Imóveis Processos de Regularização de Imóveis Prof. Weliton Martins Rodrigues ensinar@me.com www.vivadireito.net 5 5.1. Copyright 2013. Todos os direitos reservados. 1 2 A aquisição da propriedade é forma pela

Leia mais

FORMAS DE EXCLUSÃO DA SUCESSÃO: INDIGNIDADE E DESERDAÇÃO

FORMAS DE EXCLUSÃO DA SUCESSÃO: INDIGNIDADE E DESERDAÇÃO FORMAS DE EXCLUSÃO DA SUCESSÃO: INDIGNIDADE E DESERDAÇÃO Michelle Salatiel de Oliveira Silverio 1 Natália Vieites Silva 2 RESUMO O presente artigo visa abordar um dos temas nevrálgicos dentro do Direito

Leia mais

A DESERDAÇÃO DE FILHO DEVE SER PRECEDIDA DE CUIDADOS ESPECIAIS. Danilo Santana

A DESERDAÇÃO DE FILHO DEVE SER PRECEDIDA DE CUIDADOS ESPECIAIS. Danilo Santana A DESERDAÇÃO DE FILHO DEVE SER PRECEDIDA DE CUIDADOS ESPECIAIS Danilo Santana A DESERDAÇÃO DE FILHO DEVE SER PRECEDIDA DE CUIDADOS ESPECIAIS Danilo Santana Advogado, graduado em Direito pela PUC-MG, membro

Leia mais

Direito das Sucessões

Direito das Sucessões Direito das Sucessões 1. Apresentação geral 2. Objetivo geral 3. Programa resumido 4. Bibliografia principal 1. Curso: Solicitadoria Área/ Subárea: Direito / Direito Comum Semestre: 4º Semestre Carga horária:

Leia mais

Profa. Ana Flávia Borges

Profa. Ana Flávia Borges REDE JURIS CARREIRAS JURÍDICAS DIREITO DAS SUCESSÕES A morte sempre chega pontualmente na hora incerta. (Mário Quintana) 1. PRINCÍPIO DA SAISINE (ou direito de saisine) - Em francês se pronuncia cesíni

Leia mais

juiz de paz ministro religiosa

juiz de paz ministro religiosa juiz de paz ministro confissão religiosa Impedimentos matrimoniais Causas de anulabilidade Causas suspensivas Art. 1.521, CC Casamento nulo (art. 1.548, CC) Art. 1.550, CC Casamento anulável Art. 1.523,

Leia mais

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE

SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS DE CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE Christina Gouvêa Pereira MENDINA Elisangela Samila BATISTA Juliene Barbosa MENDES Rayana Camille LOURENÇO SUCESSÃO DOS ASCENDENTES - REGRAS

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DAS SUCESSÕES (CÓD.: ENEX 60141) ETAPA: 8ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES

Sucessão que segue as regras da lei quando: DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM GERAL II. SUCESSÃO LEGÍTIMA III. SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA IV. INVENTÁRIO E PARTILHA SUCESSÃO LEGÍTIMA 1. Conceito 2. Parentesco 3. Sucessão por direito próprio e por

Leia mais

ÍNDICE GERAL. prefácio 5

ÍNDICE GERAL. prefácio 5 prefácio 5 LIÇÃO I HISTÓRIA E FUNDAMENTO DO FENÓMENO JURÍDICO SUCESSÓRIO 7 introdução 9 1. Evolução histórica do direito das sucessões 9 2. O fundamento da sucessão 11 2.1. O fundamento do fenómeno sucessório

Leia mais

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária

Direito das Sucessões. Sucessão testamentária Direito das Sucessões Sucessão testamentária OBJETIVO Conhecer o instituto da Sucessão testamentária e seus elementos constitutivos. ROTEIRO! Direito de acrescer! Das substituições! Redução das disposições

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais DIREITO DAS SUCESSÕES (DA SUCESSÃO EM ESPÉCIE - Legítima e Legitimária) Profa. Dra. Zamira de Assis TÍTULO II Da sucessão legítima CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 2131.º (Abertura da sucessão legítima)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito das Sucessões (turno

Leia mais

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai

DIREITO CIVIL. Direito das Sucessões. Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1. Prof ª. Taíse Sossai DIREITO CIVIL Direito das Sucessões Sucessão Legítima Ordem de Vocação Hereditária Parte 1 Prof ª. Taíse Sossai - Sucessão legítima: opera por força da lei (arts. 1.829 e 1.790) - Impositiva: Havendo herdeiros

Leia mais

INVENTÁRIO E PARTILHA

INVENTÁRIO E PARTILHA INVENTÁRIO E PARTILHA Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Inventariar (invenire) é relacionar; Inventário = descrição e avaliação dos bens deixados a serem partilhados e, ao final, expedindo

Leia mais

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período

Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Professora: Vera Linda Lemos Disciplina: Direito das Sucessões 7º Período Toda a sucessão legítima observará uma ordem de vocação hereditária que, no Código Civil, está prevista no artigo 1.829. Art. 1.829.

Leia mais

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. 2013 by Editora Atlas S.A. 1. ed. 2013; 2. ed. 2015 Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. ",,

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES. (9) ACEITAÇÃO e REPÚDIO DA HERANÇA. Profa. Dra. Zamira de Assis. CHAMAMENTO (vocação) ABERTURA ACEITAÇÃO SOBREVIVÊNCIA REPÚDIO

DIREITO DAS SUCESSÕES. (9) ACEITAÇÃO e REPÚDIO DA HERANÇA. Profa. Dra. Zamira de Assis. CHAMAMENTO (vocação) ABERTURA ACEITAÇÃO SOBREVIVÊNCIA REPÚDIO DIREITO DAS SUCESSÕES (9) ACEITAÇÃO e REPÚDIO DA HERANÇA Profa. Dra. Zamira de Assis herança jacente ABERTURA DELAÇÃO DEVOLUÇÃO CHAMAMENTO (vocação) SOBREVIVÊNCIA REPÚDIO ACEITAÇÃO CAPACIDADE REPRESENTAÇÃO

Leia mais

SUCEDER / SUCESSÃO. (2) Glossário DIREITO DAS SUCESSÕES

SUCEDER / SUCESSÃO. (2) Glossário DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES (2) Glossário Profa. Dra. Zamira de Assis SUCEDER / SUCESSÃO verbo de origem latim - sub+cadere - que significa subentrar numa posição de outrem (Carvalho Fernandes, p. 55, n.2).

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Marcus Kikunaga. Aula dia 22/08/2018. Direito de família e sucessões sob a ótica extrajudicial. Linguagem. Averbação é o ato administrativo de alteração

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS COLEGIADO DE DIREITO

FACULDADE PITÁGORAS COLEGIADO DE DIREITO FACULDADE PITÁGORAS COLEGIADO DE DIREITO DIREITO CIVIL TEIXEIRA DE FREITAS, 09 DE ABRIL DE 2012. 1 FACULDADE PITAGORAS COLEGIADO DE DIREITO ELAN FABIANA S. FREITAS NATALIA BRANDÃO PIRES THAIANE DAVID AMARAL

Leia mais

EXCLUSÃO DO SUCESSOR INDIGNO

EXCLUSÃO DO SUCESSOR INDIGNO EXCLUSÃO DO SUCESSOR INDIGNO Tatiane Ferreira Rodrigues Acadêmica de Direito na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP tfrodrigues@live.com Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o instituto

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda.

STJ Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. SÃO PAULO EDITORA ATLAS SA - 2014 - 2013 by Editora Atlas S.A. Capa: Leonardo Hermano Composição: Formato Serviços de Editoração Ltda. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Renúncia. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 26/03/2018. (Aula 09 de sucessão). Renúncia. Renúncia o herdeiro renunciante é considerado como se nunca

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Direito Civil Internacional: Sucessões: norma reguladora, universidade ou fracionamento da sucessão testamentária e da sucessão legítima. Herança jacente. Professora Raquel

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (21/08/2017) Continuação de ordem vocacional hereditária. Ordem vocacional hereditária. Descendentes; Ascendentes

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Legado. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 23/04/2018. Legado. Espécies de legado. Quanto ao objeto: Alimentos. É deixado no testamento alimentos

Leia mais

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha..

SUMÁRIO I FAMÍLIAS E SUCESSÃO. 2. PARENTESCO 37 2,1 Visão histórica Classificação. 38 2,3 Linha.. SUMÁRIO Apresentação....... 7 1. DIREITO DAS SUCESSÕES. 25 1.1 Origem.... 25 1.2 Aspectos históricos.. 27 1.3 No Brasil 28 1.4 Tentativa conceitual............................".......... 30 1.5 Viés constitucional..

Leia mais

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO:

AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: Universidade do Sul de Santa Catarina Campus Norte Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Professor: MSc. Patrícia Fontanella Acadêmico (a): AVALIAÇÃO 2 1 LEIA COM ATENÇÃO: 1. A PROVA É INDIVIDUAL

Leia mais

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição

Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA. Anotações e Prática DIREITO DAS SUCESSÕES. José Reinaldo Coser. Leme - SP 2015 EDIJUR. 4 a edição José Reinaldo Coser Advogado em Mogi Guaçu-SP DIREITO DAS SUCESSÕES Do INVENfÁRIo E DA PAKI'IIHA Anotações e Prática 4 a edição CL EDIJUR Leme - SP 2015 ISBN 978-85-7754-131-7 2015 by José Reinaldo Coser

Leia mais

3º ano- Direito das Sucessões Dia: turmas A e B. I Grupo (15 valores)

3º ano- Direito das Sucessões Dia: turmas A e B. I Grupo (15 valores) 3º ano- Direito das Sucessões Dia: turmas A e B Frequência de 5/6/2009 Duração: 2h00m I Grupo (15 valores) Anacleto e Bernandina, casados desde 1978 no regime da separação de bens, tiveram 3 filhos: Cláudio,

Leia mais

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária.

Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima, (14/08/2017) Continuação de execução de alimentos, e ordem hereditária. Execução alimentos Artigo 523 do CPC

Leia mais

ITCMD para AFR/SP PARTE 1

ITCMD para AFR/SP PARTE 1 "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais seguro para o sucesso é sempre tentar apenas uma vez mais. (Thomas Edison) ITCMD para AFR/SP PARTE 1 O ITCMD Imposto sobre Transmissão "Causa Mortis"

Leia mais

Sexta da Família: planejamento sucessório

Sexta da Família: planejamento sucessório Sexta da Família: planejamento sucessório LUIZ KIGNEL Advogado militante; Especialista em Direito Privado pela USP; Membro do IBDFam e do IBGC. Planejamento Sucessório Luiz Kignel kignel@plkc.com.br www.plkc.com.br

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Disposições testamentárias. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 09/04/2018. Disposições testamentárias. Formas de instituição de herdeiros ou legatários. Observe os artigos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 26/10/2017). Contrato de Doação. Doação. Fundamentação legal: Artigos 538 a 554 do Código Civil. Conceito:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO I. IDENTIFICAÇÃO Unidade Acadêmica: Unidade Acadêmica Especial de Letras, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Regional Jataí. Curso: Direito Disciplina: Direito das Sucessões Carga

Leia mais