Lista de exercícios Aulas 01 e 02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de exercícios Aulas 01 e 02"

Transcrição

1 Lista de exercícios Aulas 01 e 02 Prof. Fernanda Dias 1) (Unicamp) Três frascos não rotulados encontram-se na prateleira de um laboratório. Um contém benzeno; outro, tetracloreto de carbono e o terceiro, metanol. Sabe-se que suas densidades são: 0,87 g/cm 3 (benzeno); 1,59 g/cm 3 (tetracloreto de carbono) e 0,79 g/cm 3 (metanol). Dos três líquidos, apenas o metanol é solúvel em água, cuja a densidade é 1,00 g/cm 3. Com base nessas informações, explique o que você faria para reconhecer os três líquidos. Obs.: Os três líquidos são altamente tóxicos e não devem ser cheirados. 2) Assinale a afirmação correta. a) Sistema constituído de água e 5 cubos de gelo apresenta 2 fases. b) Sistema constituído de água e sal é sempre homogêneo. c) Sistema formado apenas de água é obrigatoriamente homogêneo. d) Uma fase não pode apresentar descontinuidade física. e) Um sistema gasoso pode ser homogêneo ou heterogêneo. 3) (Unicamp) A figura abaixo mostra o esquema de um processo usado para a obtenção de água potável a partir de água salobra (que contém alta concentração de sais). Este aparelho improvisado é usado em regiões desérticas da Austrália. a) Que mudanças de fase ocorrem com a água dentro do aparelho? b) Onde, dentro do aparelho, ocorrem essas mudanças? c) Qual dessas mudanças absorve energia e de onde essa energia provém? 4) (Unicamp) A gasolina comercializada nos postos de serviço contém um teor-padrão de álcool de 22% (volume/volume), permitido por lei. O teste utilizado para verificar esse teor é feito da seguinte maneira: em uma proveta de 100 cm 3 adicionam-se 50 cm 3 de gasolina e 50 cm 3 de água, e agita-se. Formando-se duas fases distintas, ou seja, uma fase superior de gasolina e uma fase inferior de água mais álcool. a) Qual é o volume de cada uma dessas fases?

2 b) Como esse teste indica se a gasolina vendida em determinado posto contém mais álcool que o permitido? 5) (Vunesp) Aquecendo-se continuamente uma substância pura, à pressão constante, quando se observa a passagem do estado sólido para o líquido, a temperatura do sistema: a) é constante e igual ao ponto de ebulição. b) é constante, mesmo depois que todo o sólido tenha desaparecido. c) é constante enquanto há sólido. d) aumenta gradativamente. e) aumenta até acabar todo o sólido. 6) (Fuvest) Ar, iodo, gás carbônico, latão, naftaleno, ouro 18 quilates. Se esses materiais forem classificados em substâncias puras e misturas, pertencerão ao grupo das substâncias puras: a) ar, gás carbônico e latão. b) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno. c) gás carbônico, latão e iodo. d) ar, ouro 18 quilates e naftaleno. e) gás carbônico, iodo e naftaleno. 7) Em um cilindro graduado, com 25 cm 3 de água, foi colocado um objeto com 41 g de massa, supostamente de ouro. O volume do líquido subiu para 27 cm 3. a) Calcule a densidade do objeto. b) A densidade do ouro é 19,3 g/cm 3. O objeto foi fabricado somente com ouro? Por quê? c) A densidade da platina e a do chumbo são, respectivamente, 21,6 g/cm 3 e 11,3 g/cm 3. Qual dessas substâncias teria sido utilizada, com o ouro, na fabricação do objeto? 8) (Unicamp) Em algumas extrações de ouro, sedimentos de fundo de rio e água são colocados em uma bateia, recipiente cônico que se assemelha a um funil sem o buraco. Movimentos circulares da bateia permitem que o ouro metálico se deposite sob o material sólido ali presente. Esse depósito, que contém principalmente ouro, é posto em contato com mercúrio metálico; o amálgama formado é separado e aquecido com um maçarico, separando-se o ouro líquido do mercúrio gasoso. Numa região próxima dali, o mercúrio gasoso se transforma em líquido e acaba indo para o leito dos rios. Os três segmentos acima grifados se referem, respectivamente, às seguintes propriedades: a) peso, temperatura de gaseificação e temperatura de liquefação. b) densidade, temperatura de sublimação e temperatura de fusão. c) peso, temperatura de ebulição e temperatura de fusão. d) densidade, temperatura de ebulição e temperatura de liquefação.

3 9) (Unicamp) Na readequação de alguns estádios de futebol, por conta de uma atitude ecológica coerente, milhares de assentos serão produzidos a partir de garrafas PET. Para cada assento serão necessárias cerca de 100 garrafas PET de capacidade de 600 ml e massa de 18 g cada uma. Pode-se afirmar que a redução de volume do material reaproveitado para a fabricação dos assentos será, aproximadamente, igual a a) 2,3 % b) 33,3 % c) 66,6 % d) 97,7 % Dados: Densidade do PET = 1,3 g cm-3. Considere que no reaproveitamento do PET não ocorre perda de massa, e que o volume externo da garrafa é de 600 ml. 10) (Unicamp) As margarinas, muito usadas como substitutos da manteiga, contêm gorduras vegetais hidrogenadas. A diferença fundamental entre uma margarina light e outra normal está no conteúdo de gordura e de água. Colocou-se em um tubo de ensaio uma certa quantidade de margarina normal e, num outro tubo de ensaio idêntico ao primeiro, colocou-se a mesma quantidade de margarina light. Aqueceu-se em banho-maria os dois tubos contendo as margarinas até que aparecessem duas fases, como esquematizado na figura ao lado. a) Reproduza, na resposta, a figura do tubo correspondente à margarina light, identificando as fases lipídica e aquosa. b) Admitindo que as duas margarinas tenham o mesmo preço e considerando que este preço diz respeito, apenas, ao teor da gordura de cada uma, em qual delas a gordura custa mais e quantas vezes (multiplicação) este preço é maior do que na outra? 11) (ITA) Num experimento, um estudante verificou ser a mesma a temperatura de fusão de várias amostras de um mesmo material no estado sólido e também que esta temperatura se manteve constante até a fusão completa. Considere que o material sólido tenha sido classificado como: I. Substância simples pura II. Substância composta pura III. Mistura homogênea eutética IV. Mistura heterogênea Então, das classificações acima, está(ão) errada(s):

4 a) apenas I e II. b) apenas III e IV. c) apenas II e III. d) apenas IV. e) apenas III. 12) (UFSCar) Em competições esportivas é comum premiar os vencedores com medalhas que hierarquizam a classificação dos três primeiros colocados com ouro, prata e bronze. A medalha que tradicionalmente é conferida ao terceiro colocado é de bronze, que é: a) uma solução sólida de cobre e estanho. b) uma liga metálica formada por prata e iodo. c) uma mistura heterogênea de cobre e estanho. d) a denominação em latim do elemento bromo. e) um amálgama de mercúrio e enxofre. 13) (Mack) Das substâncias abaixo, assinale a única que NÃO é exemplo de solução verdadeira. a) Ar atmosférico filtrado b) Vinagre c) Água e óleo d) Álcool etílico 94o G.L. e) Água mineral engarrafada 14) Uma boa opção para separar uma mistura de cloreto de sódio, areia e iodo é: a) adicionar água, decantar, sifonar, destilar e sublimar. b) adicionar água, sublimar, filtrar e destilar. c) adicionar água, filtrar e destilar. d) sublimar, adicionar água, filtrar e destilar. e) não é possível separar essa mistura. 15) A extração de substâncias químicas - como as que apresentam atividade farmacológica, obtidas a partir de qualquer material de origem natural, seja ele vegetal ou animal - envolve diversas operações de laboratório. Nesse sentido, numere a 2a coluna de acordo com a 1a, relacionando as operações de laboratório com os respectivos equipamentos utilizados. 1. secagem 2. filtração a vácuo 3. destilação 4. medidas de volume de líquidos 5. trituração 6. filtração ( ) funil de Büchner ( ) proveta ( ) estufa ( ) almofariz e pistilo ( ) condensador

5 A seqüência numérica correta é: a) 6, 4,1, 5 e 3 b) 2, 4,1, 5 e 3 c) 1, 5, 3, 2 e 4 d) 1, 5, 3, 6 e 4 e) 6, 4, 3, 5 e 1 Gabarito 1) Adiciona-se cada um dos líquidos em um tubo de ensaio. Em seguida, adiciona-se água a cada um dos tubos. No tubo em que se observar uma mistura homogênea, será o tubo que contém metanol, pois este é solúvel em água. No tubo em que a água constituir a fase superior de uma mistura binária o composto presente será o tetracloreto de carbono, pois é mais denso. Por fim, no tubo em que a água ficar na parte inferior da mistura binária, será o tubo que contém benzeno, menos denso que a água. 2) a. 3) a) Evaporação e liquefação. b) Evaporação na superfície da água salobra e liquefação na superfície do plástico. c) Evaporação. A energia provém da luz solar. 4) a) Volume de álcool em 50 cm 3 de gasolina = 0,22 x 50 cm 3 = 11 cm 3 Volume de água + Volume de álcool (Fase inferior na proveta)= ( ) cm 3 = 61 cm 3. Volume de gasolina (Fase superior) = (100 61) cm 3 = 39 cm 3. b) Se ao misturar 50 cm 3 da gasolina com 50 cm 3 de água, o volume da fase inferior for superior a 61 cm 3, significa que a gasolina foi adulterada. 5) c. 6) e. 7) a) d = m/v = 41 g/ (27-25) cm 3 = 20,5 g/cm 3. b) Não, pois a densidade determinada é diferente da densidade do ouro, logo o objeto não pode ser ouro puro. c) Platina, pois a densidade do objeto é maior do que a do ouro, logo, uma substância utilizada com o ouro teria que aumentar a densidade do objeto, para aumentar a densidade é necessário uma mistura com uma substância mais densa. 8) d. 9) d.

6 10) a) b) A margarina light tem a metade do teor de gordura da normal, portanto a gordura da margarina light custa mais, ou seja, o dobro (duas vezes mais) da gordura da normal. ou Gordura da light = 4 (ml, cm3, %, etc.) Gordura da normal = 8 (ml, cm3, %, etc.) 4 custo L = 8 custo N } custo L = 2 custo N Portanto, a gordura da light custa 2 vezes mais do que a da normal. 11) d. 12) a. 13) c. 14) d. 15) b. Ligas metálicas Quase todos os objetos metálicos à nossa volta resultam de misturas de diferentes metais, as ligas metálicas. Ligas metálicas são misturas de metais e outros elementos, formuladas para ter as propriedades desejadas. Geralmente, uma liga é mais dura e resistente que o material puro, mas tem menor condutividade elétrica. Para obtermos uma liga é necessário que os metais, no estado líquido, sejam miscíveis, isto é, que uma vez fundidos, seja possível misturá-los para que se dissolvam um no outro. O chumbo e o alumínio, por exemplo, não se misturam no estado líquido e, portanto, não formam uma liga. Quando o mercúrio é um dos metais empregados na liga, esta é chamada amálgama. Algumas ligas metálicas são soluções homogêneas de fase única, Os exemplos são latão, bronze e ligas de cunhagem douradas. Outras ligas são misturas heterogêneas de fases cristalinas diferentes, tais como as soldas de estanho-chumbo e os amálgamas de mercúrio usados para tratamento dentário. Na tabela a seguir estão relacionadas algumas ligas, os metais que as formam e em que são utilizadas.

7 Ligas Composição Usos Ferro fundido ferro: 94%, carbono: 3%, Carcaças de máquinas, silício: 2%, manganês: 1% fornos Aço inoxidável Tubulação resistente à ferro: 97%, carbono: 1%, corrosão, partes de silício: 0,07%, cromo 1,93% máquinas Duralumínio Alumínio: 97%, cobre: 2%, magnésio: 1% Aeronaves, foguetes Bronze cobre: 70%, estanho: 30% Sinos, peças de navio, armas, fechaduras Latão cobre: 67%, zinco: 33% Instrumentos de sopro, torneiras, ornamentos Solda chumbo: 67%, estanho: 33% Solda Bibliografia: Nóbrega, O. S.; Silva, E. R.; Silva, R. H. Química. São Paulo, Editora Ática, 2007, 95 p. Atkins, P., Princípios de Química. Porto Alegre, Artmed Editora SA, p.

Tarefa 22 Professor Gustavo

Tarefa 22 Professor Gustavo 6º ano Química Tarefa 22 Professor Gustavo 01. Uma amostra de água do mar contaminada com óleo foi coletada em alto mar. Sobre os procedimentos aplicados para a separação eficiente dos componentes dessa

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / /2014 VELOCIDADE MÉDIA

9º Ano/Turma: Data / /2014 VELOCIDADE MÉDIA Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2014 C. Curricular: Ciências Naturais/ Química 1. O quadro seguinte mostra a velocidade média de corrida de alguns animais. ANIMAIS cavalo coelho

Leia mais

Separação de misturas

Separação de misturas Separação de misturas Filtração: A separação se faz através de uma superfície porosa chamada filtro; o componente sólido ficará retido sobre a sua superfície, separando-se assim do líquido que atravessa.

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

04) (Unicap-PE) Julgue os itens abaixo:

04) (Unicap-PE) Julgue os itens abaixo: 01) (UNB-DF) Julgue os itens abaixo, indicando aqueles que se referem a propriedades químicas das substâncias e, aqueles que se referem a propriedades físicas das substâncias. 1) A glicose é um sólido

Leia mais

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 2 QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES Estudo da matéria: substâncias, misturas, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Métodos de separação de misturas: O método empregado vai depender da mistura, já que esta

Leia mais

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas:

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: 01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. d) I e II são corretas. b) II é correta. e) II e III são corretas. c) III é correta. 05) (UFPE-PE)

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 01) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: Um elemento químico é representado pelo seu..., é identificado pelo número de... e pode apresentar diferentes números

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE

BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE BIMESTRAL QUÍMICA - 1ºBIMESTRE Série: 3ªEM Gabarito Questão 01) O vapor obtido pela ebulição das seguintes soluções: I. água e sal II. água e açúcar III. água e álcool é constituído de água pura apenas:

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº . 1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº Conteúdo: Propriedades da matéria; mudanças de estado físico; transformações de unidades..

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6 anos ETAPA Rec Final 2017 RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PROFESSOR CONTEÚDOS QUÍMICA Claudia Figueiredo Apostila 5 Substâncias puras e misturas. Apostila 6,7 e 8 Separação

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS Uma substância química (ou apenas substância) é um material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independente da

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

1. Estados físicos da matéria Mudanças de estado Substâncias puras Misturas 4 Exercícios Densidade 6 1.

1. Estados físicos da matéria Mudanças de estado Substâncias puras Misturas 4 Exercícios Densidade 6 1. 1. Estados físicos da matéria 3 1.1 Mudanças de estado 3 1.2 Substâncias puras 4 1.3 Misturas 4 Exercícios 5 1.4 Densidade 6 1.5 Transformação da matéria 6 1.6 Alotropia 6 1.7 Diagramas de fases 6 1.8

Leia mais

Unidade São Judas Tadeu

Unidade São Judas Tadeu Unidade São Judas Tadeu Professor: Me. DIOGO LOPES Aluno (a): Ano: 9º Data: / / 2017. Lista de QUÍMICA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente:

1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: 2 1. Para a separação das misturas: gasolina-água e nitrogênio-oxigênio, os processos mais adequados são respectivamente: a) decantação e liquefação. b) sedimentação e destilação. c) filtração e sublimação.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Professor Cassio Pacheco PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Professor Cassio Pacheco SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl.

Ligação iônica = transfere elétrons (um doa outro recebe) 1, 2, 3 e - c.v. 5, 6, 7 e - c.v. Doar e - Receber e - Íon+ Íon - Cl - : NaCl. LIGAÇÕES QUÍMICAS Os gases nobres aparecem isolados na natureza, ou seja, são estáveis na forma atômica. Isso ocorre em razão de possuírem 8 elétrons na última camada (exceção do hélio, que possui 2 elétrons

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 4 O Material aço Índice Características de Aço da Construção Civil Propriedades Modificadas Ligas Metálicas Ligas Ferrosas Ligas Não-Ferrosas Teor de Carbono

Leia mais

TD AULÃO DE QUÍMICA Prof(a): Nádia Portela

TD AULÃO DE QUÍMICA Prof(a): Nádia Portela 01- (ENEM) Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pode observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 9º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Química 1. Observe os fatos abaixo: I) Uma pedra de naftalina deixada no armário. II) Uma vasilha com água deixada no

Leia mais

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D.

1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras A, B, C e D. Química Gabarito Avaliação de Sala 1B 1 os anos Décio mar/12 Nome: Nº: Turma: 1) As substâncias puras benzeno, clorofórmio, hexano e álcool etílico encontram-se em frascos identificados apenas pelas letras

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio

QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio LISTA 02 CENTRO EDUCACIONAL SIGMA QUÍMICA 1ª Série Ensino Médio Materiais Puros e Impuros Método de separação de Misturas Estados de agregação da matéria Números do átomo e distribuição eletrônica Leis

Leia mais

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu)

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENO FÍSICO: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudança de estado Físico); passagem de corrente elétrica por um Fio de cobre;

Leia mais

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa.

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa. Exercícios propostos AULA 1 FRENTE 1 1 Assinale na coluna da esquerda para causa e na coluna da direita para consequência do efeito estufa: I I Queimadas nas florestas II II Degelo das calotas polares

Leia mais

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos

Estados de agregação da matéria. Mudanças de estado. Fenômenos Estados de agregação da matéria sólido líquido gasoso Mudanças de estado Fenômenos físicos químicos Sistemas Interação Aspecto Composição aberto isolado substância mistura fechado homogêneo heterogêneo

Leia mais

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de:

Tarefa 11 Professor Negri. 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: Tarefa 11 Professor Negri 01. O equipamento esquematizado abaixo pode ser utilizado para separar os componentes de: a) um sistema homogêneo líquido/líquido. b) qualquer sistema heterogêneo. c) uma mistura

Leia mais

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por moléculas quimicamente iguais. Substância simples: é constituída de uma molécula formada

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa.

AULA 1 FRENTE 1. Por causa do lançamento, na atmosfera, de grande quantidade de gás carbônico, causador do efeito estufa. Exercícios propostos AULA 1 FRENTE 1 1 Assinale na coluna da esquerda para causa e na coluna da direita para consequência do efeito estufa: I I Queimadas nas florestas II II Degelo das calotas polares

Leia mais

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. a M. a Nayara Lais Boschen QUÍMICA 2 MATÉRIA Tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser na forma sólida,

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO

TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO TAREFA DA SEMANA DE 28 DE ABRIL A 02 DE MAIO QUÍMICA 1ª SÉRIE TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: DADOS: Constante universal dos gases perfeitos: 0,082 atm.l/mol.k Elemento Número Massa atômico atômica H 1 1,0

Leia mais

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA.

Tarefa 09 à 12 Professor Willian. Com base no gráfico, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa CORRETA. 9º ano Química Tarefa 09 à 12 Professor Willian 01. Dois materiais sólidos, A e B, são aquecidos a uma velocidade de 10ºC.min 1. A figura a seguir representa o diagrama de aquecimento desses dois materiais.

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Jeosafá Lima PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Jeosafá Lima Misturas homogêneas e heterogêneas Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias, sejam elas simples ou compostas. https://www.youtube.com/watch?v=6jcxdhovkcm

Leia mais

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que:

1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: 1º ano E.M. APE 1. (Vunesp) Nesta tabela periódica, os algarismos romanos substituem os símbolos dos elementos. Sobre tais elementos, é correto afirmar que: a) I e II são líquidos à temperatura ambiente.

Leia mais

LISTA SOBRE VIDRARIAS. Questão 01 - (UECE)

LISTA SOBRE VIDRARIAS. Questão 01 - (UECE) LISTA SOBRE VIDRARIAS Questão 01 - (UECE) O verbete laboratório deriva da expressão latina labora et ora (trabalha e reza), indicando que ali se realiza trabalho sério e cuidadoso. Apoiando-se nessa premissa,

Leia mais

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia

Cirlei Xavier Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia Sônia Lopes SOLUÇÃO CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9º ANO Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia Maracás Bahia Abril de 2017 Sumário 1 A matéria e suas propriedades 3 1.1 Construir e aplicar..................................

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Assinale como verdadeiras

Leia mais

Sumário. 1 A matéria e suas propriedades Construir e aplicar Fracionamento de misturas Construir e aplicar...

Sumário. 1 A matéria e suas propriedades Construir e aplicar Fracionamento de misturas Construir e aplicar... IEM - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE MARACÁS ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL II DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA NATUREZA PROFESSOR: CIRLEI XAVIER SÉRIE: 9º ANO ANO: 2017 ALUNOS: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx MARACÁS BAHIA Sumário

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1- Considere o sistema e responda as questões: A) Quantos átomos estão representados? B) Quantos elementos químicos há no sistema? C) Quantas moléculas estão representadas

Leia mais

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema?

Lista de Exercício. 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada sistema? Professor: Cassio Pacheco Disciplina: Química 1 Ano Data de entrega: 07/04/2016 Lista de Exercício 1- Observe a representação dos sistemas I, II e III e seus componentes. Qual o número de fases em cada

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 07/05/2018 Nota: Professor(a): Taynara e Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: QUÍMICA Ano: 1º Professora: Maria Luiza ENSINO MÉDIO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Metas. Constituição do Mundo Material

Metas. Constituição do Mundo Material Materiais Metas Constituição do Mundo Material 1. Reconhecer a enorme variedade de materiais com diferentes propriedades e usos, assim como o papel da química na identificação e transformação desses materiais.

Leia mais

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?...

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?... Nº da Prática: 01 Data: / / Título da Prática: Qual o líquido é mais denso: a água líquida ou o álcool? S Comparar as densidades da água líquida, do gelo e do álcool. 2 cubos de gelo; álcool; água. Coloque

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Leia atentamente o texto que

Leia mais

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

9º Ano/Turma: Data / / ) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é: Estudante: Educadora: Daiana Araújo 9º Ano/Turma: Data / /2015 C.Curricular: Ciências/ Química 1) Observe os sistemas onde as esferas representam átomos. Sobre esses sistemas, a afirmação incorreta é:

Leia mais

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Prof. José Valter SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1 Separação de misturas heterogêneas: LEVIGAÇÃO É usada para componentes de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido. Separação do ouro das areias auríferas Separação

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL 2016 INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 9º Ano: Nº Professora: Lúcia Nascimento COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA

Leia mais

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã.

d) Separação Magnética: Esse processo é empregado quando um dos componentes da mistura é atraído por um imã. 8. PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS A natureza comporta uma imensa mistura de substancias. A maioria dos materiais que utilizamos no cotidiano é composta de misturas. Na maioria das vezes o que interessa,

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso

Leia mais

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO

QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Química Avaliação Bimestral 1 o ano Vivian março/ 2011 Nome: Turma: QUESTÕES DISSERTATIVAS - GABARITO RESOLVIDO Substância T. F. (ºC) T.E. (ºC) Densidade a 20ºC (g/cm 3 ) Solubilidade (g/100 g de água)

Leia mais

Gabarito Resolvido de Química (12/03/2008) A tabela abaixo apresenta dados referentes a todas as questões da prova (pressão igual a 1 atm).

Gabarito Resolvido de Química (12/03/2008) A tabela abaixo apresenta dados referentes a todas as questões da prova (pressão igual a 1 atm). Química 1 ano Teste/Prova Rodrigo mar/08 Gabarito Resolvido de Química (12/03/2008) A tabela abaixo apresenta dados referentes a todas as questões da prova (pressão igual a 1 atm). substância densidade

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 1º Trimestre - 2018 Disciplina: Química Série: 1ª série do Ensino Médio Professor(a): Paola Araújo Objetivo: Recuperar o conteúdo referente ao 1º trimestre, mesclando conteúdos

Leia mais

QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA

QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA QiD 1 1ª SÉRIE PARTE 3 FÍSICA 1. (1,0) Estime a ordem de grandeza do numero de passos que um atleta dá durante uma prova de maratona, sabendo que seu deslocamento é cerca de 42km e que um passo de um atleta

Leia mais

Atividades de Propriedades da Matéria

Atividades de Propriedades da Matéria DISCIPLINA: Química DATA: 10/05/2017 Atividades de Propriedades da Matéria 01 - No texto: Um escultor recebe um bloco retangular de mármore e, habilmente, o transforma na estátua de uma celebridade do

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.

Leia mais

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química : 01 São substâncias puras: a) Um copo de água destilada, refrigerante aberto, granito. b) Barra de ouro, refrigerante sem agitar, ar atmosférico puro. c) Água

Leia mais

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço. SISTEMAS QUÍMICOS E SUAS TRANSFORMAÇÕES Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) QUÍMICA: A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. Ela está em nosso cotidiano e, ao

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º C O L É G I O K E N N E D Y / R E D E P I T Á G O R A S PLANO DE ESTUDO TRIMESTRE: 1º PLANO DE ESTUDO Nº 02 PROFESSORA: Rose Barbosa DATA DA AVALIAÇÃO: 14/04/2018 DISCIPLINA : Química ANO/SÉRIE: 1º ANO

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 25/03/2017 Nota: Professor(a): Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 4

Ficha de Avaliação Sumativa 4 Ficha de Avaliação Sumativa 4 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli.

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. SISTEMAS MATERIAIS Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375s Sistemas materiais : conceitos fundamentais, classificação, purificação / Oswaldo Henrique Barolli.

Leia mais

Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2

Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2 Sistemas Químicos e suas Transformações. CAPÍTULO 01 EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARTE 2 16. (ITA-SP) EXPLIQUE por que água pura exposta á atmosfera e sob pressão de 1,0 atm entra em ebulição em uma temperatura

Leia mais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais

TECNOLOGIA MECÂNICA. Aula 02. Introdução ao Estudo dos Materiais Aula 02 Introdução ao Estudo dos Materiais Prof. Me. Dario de Almeida Jané Introdução ao Estudo dos Materiais - Definição - Tipos de Materiais / Classificação - Propriedades dos Materiais Introdução ao

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE QUÍMICA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Paulo Fernando Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas

9 o EF. Jeosafá de P. Lima. Exercícios sobre separação de misturas 9 o EF QUÍMICA Exercícios Jeosafá de P. Lima Exercícios sobre separação de misturas 1) (VUNESP-2006) A preparação de um chá utilizando os já tradicionais saquinhos envolve, em ordem de acontecimento, os

Leia mais

Química B Semiextensivo V. 1

Química B Semiextensivo V. 1 Química B Semiextensivo V. 1 Exercícios 01) A 02) C 03) A 04) E d = m v Densidade e massa são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior a massa da substância, maior será sua densidade. Já o volume

Leia mais

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC

Tabela 1: Solubilidade em água de alguns compostos presentes na água do mar a 25 ºC 1. Enem Devido ao seu alto teor de sais, a água do mar é imprópria para o consumo humano e para a maioria dos usos da água doce. No entanto, para a indústria, a água do mar é de grande interesse, uma vez

Leia mais

Química B Extensivo V. 1

Química B Extensivo V. 1 Química B Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 Aula 3 1.01) O açúcar se divide e preenche os espaços vazios existentes na água. 3.01) C 1.0) Plástico. 1.03) Acidez. Aula.01) C I Condensação II Fusão S III Ebulição

Leia mais

https://edsonnossol.wordpress.com

https://edsonnossol.wordpress.com https://edsonnossol.wordpress.com enossol@ufu.br Classificação da matéria Química Fundamental I Prof. Edson Nossol Uberlândia, 12/04/2017 Matéria: é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa Química: estudo

Leia mais

1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3

1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3 1) Se um corpo tem a massa de 20 g e um volume de 5 cm 3, quanto vale sua densidade? a) 10 g/cm 3 b) 4 g/cm 3 c) 5 g/cm 3 d) 15 g/cm 3 e) 20 g/cm 3 2) Calcule o valor da massa de um objeto constituído

Leia mais

esféricas maciças e indivisíveis.

esféricas maciças e indivisíveis. a) A-I, B-II, C-III b) A-II, B-III, C-I c) A-III, B-I, C-II d) A-III, B-II, C-I e) A-II, B-I, C-III LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA 1º Ano do Ensino Médio Professor: Anderson Paschôa É preciso estudar todos

Leia mais

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias.

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas Separação de Misturas Letícia Silva 1 Linguagem Científica Na ciência se faz necessário o uso de uma linguagem onde o significado das palavras não deixa margem de dúvidas ou interpretações diferentes.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL

LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL LISTA DE EXERCÍCIO PROVA MENSAL Nome: nº: Ano: 3º E.M. Professor: CASSIO PACHECO 1- O DDT, um inseticida largamente utilizado durante décadas e altamente tóxico, possui fórmula molecular C14H9Clx e massa

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO

t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO t RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - o processo I sugere a evaporação (transformação física) dos componentes do medicamento. - a decomposição das substâncias (transformação química) que constituem o princípio

Leia mais

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano

MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. 9º ano MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 9º ano Separações de Misturas são utilizadas para decompor misturas de substâncias em um sistema qualquer nos dois ou mais componentes originais. Podem ser para separar

Leia mais