Colonização Espanhola na América. Módulo 3
|
|
|
- Rafael Maranhão da Silva
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Colonização Espanhola na América Módulo 3
2 Século XVI: América inserida no contexto mundial de europeização. Racionalização da exploração das terras, organizando-a politicamente e administrativamente. Os nativos foram submetidos violentamente, terras ocupadas e culturas desrespeitadas, bem como comunidades desagregadas.
3 O Oceano Atlântico passou a ser uma rota cada vez mais movimentada de produtos como: Pau-brasil; Metais preciosos; Animais; Europeus e africanos (escravos); Populações nativas mortas ou afugentadas para o interior; Circulação de mercadorias em âmbito mundial, enriquecendo os países europeus.
4 A colonização espanhola Organização da exploração em nome do rei e da Igreja Católica. Problemas com a Igreja: Movimentos reformistas: perda de fiéis europeus para os protestantes. As terras na América (anexadas por Espanha e Portugal), serviram para a Igreja substituir as almas perdidas. Fonte de almas novas, principalmente contra os hereges judeus e protestantes. A Coroa recebia a aprovação da Igreja por seus atos e em troca se comprometia a ajudar Roma na expansão católica convertendo almas nativas (União Estado-Igreja).
5 Criação das missões: estabelecer o domínio nas novas terras; Catequização dos indígenas; Fornecimento de mão de obra dócil para os colonizadores; Instalação dos Tribunais de Inquisição para o julgamento dos hereges.
6 1. A Expansão Espanhola e a conquista da América Tardia em relação a Portugal; Objetivos mercantilistas e justificativa católica também presentes; Colombo chega a América em 1492 achando ter chegado às Índias; Colonização inicia-se pelo Haiti (Ilha Hispaniola); Cortés e Pizarro conquistaram o México (Astecas), Peru (Incas); Colonização concentrada nessa região devido aos metais encontrados.
7 2. A Administração do Império Espanhol Sistema de organização político-administrativo que visava ao controle direto sobre a América. Empresa colonizadora desenvolveu-se sob a autoridade real e orientou-se pela política mercantilista. Rei: direção e montagem do processo colonizador; Burguesia: monopólio do comércio colonial; Nobreza: exercício das funções administrativas.
8 Exploração econômica das possessões espanholas: fundouse no aproveitamento intensivo do trabalho compulsório indígena e escravo negro. Relações entre metrópole e colônia eram: diretas e exclusivas (Pacto Colonial). Terras do rei da Espanha. Fase da conquista: grandes faixas de terras foram entregues aos adelantados (chefes conquistadores).
9 Divisão do Império Espanhol em quatro vice-reinos: Nova Espanha,1535 (oeste dos EUA, México e América Central); Nova Granada, 1717 (Equador, Colômbia e Panamá); Peru, 1543 (partes do Peru, e parte da Bolívia); Rio da Prata, 1776 (Argentina, Paraguai, Uruguai e partes do Peru e Bolívia).
10 Capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile. Os vice-reinos representavam o rei na colônia, e os capitãesgerais estavam subordinados a eles. O próprio rei escolhia entre a nobreza metropolitana quem deveria ocupar esses cargos. Nas vilas e nas cidades havia os cabildos (ayuntamientos) (câmaras municipais formadas pelos colonos e seus descendentes), compostos de grandes proprietários e comerciantes. Elegiam os alcaides, maior autoridade local.
11 Ocupação efetiva através da exploração argentífera e aurífera, deixando de lado a agricultura tropical. Administração ficava a cargo do Conselho da Índias (1524), criado por Carlos I que nomeava vice-reis e capitães-gerais. Vice-rei: maior autoridade executiva na América, representante direto da coroa espanhola e responsável pelas funções militares, judiciais, fiscais, administrativas e financeiras. Capitães-gerais: maior autoridade em suas possessões, subordinados aos vice-reis.
12 Objetivo da burocracia: impedir o contrabando e garantir a manutenção do monopólio comercial e da cobrança de impostos para a coroa espanhola. Casa de Contratação (1503): fiscalizar a exploração colonial e impedir o contrabando por meio da contagem e registro das riquezas coloniais. Audiências (1526) similares aos Tribunais de Justiça. Ouvidores: fiscalização dos vice-reis.
13 Tributos Almojarifazgo: imposto sobre o comércio externo e interno por via marítima; Quinto: cobrado sobre a extração mineral; Alcavala: circulação de mercadorias e sobre índios em idade adulta, aptos a trabalhar; Avería: cobrada pela proteção aos galeões que faziam o comércio entre Espanha e América.
14 3. O Trabalho Compulsório (MITA) Exploração das minas de prata e ouro foi realizada através do trabalho compulsório dos indígenas (mita): Aldeias indígenas eram forçadas a entregar uma quantidade de seus membros, aptos para realizar trabalhos durante um prazo determinado. Índios recebiam uma certa quantidade de dinheiro e destinados aos mais variados serviços. Espanhóis se utilizaram da mita, uma instituição já praticada pelos incas e outras civilizações pré-colombianas.
15 Exploração em nível interno e externo. Interno: mão de obra nativa abundante e concentrada nos antigos centros urbanos. Exploravam de duas maneiras essa mão de obra:
16 Base socioeconômica da colonização foi a encomienda: Direito de posse sobre um território e os indígenas que nele se encontravam. Para permanecer na terra, o colonizador tinha direito de receber dos índios um pagamento em trabalho, devendo em troca convertê-los à fé católica. Repartimiento: instituído pela Coroa para a construção de grandes obras públicas ou para a exploração de regiões economicamente ricas (minas e grandes plantações). Consistia no recrutamento de massas indígenas, feito geralmente por meio de sorteios. Em troca do trabalho (temporário) o indígena recebia um salário.
17 Externo: regime de porto único para controlar a entrada e a saída de navios e para evitar o contrabando de ouro, prata, sal. Somente os portos americanos de Vera Cruz (México), Porto Belo (Panamá) e Cartagena (Colômbia) estavam autorizados a enviar navios para a Espanha. O único porto espanhol que podia receber e enviar navios para a América era o de Sevilha (depois Cádiz).
18 Comboios anuais para evitar os frequentes ataques piratas e de corsários ingleses. Casa de Arrecadação: arrecadação de impostos, comércio colonial e fiscalização das minas;
19 Aparelho burocrático: Chapetones (guachupines): espanhóis nascidos na Espanha; Criollos: espanhóis nascidos na América (postos secundários da administração colonial). Índios, negros e mestiços: formavam a maior parte da população. Podiam ser livres ou escravos, mas sofriam igualmente a exploração de sua mão de obra e eram excluídos de qualquer maneira.
20 Os espanhóis encontraram ouro e prata em quantidade jamais imaginada e encontraram em Potosí na Bolívia em 1545 mais minas de ouro e prata, explorando ainda mais a colônia. A Espanha abandonou as atividades econômicas tradicionais, concentrando-se na mineração. O resultado foi uma crise no abastecimento interno, obrigando o país a importar alimentos.
21 O ouro e prata acabou indo das mãos dos espanhóis para outros países em troca de mercadorias e gêneros alimentícios (Inglaterra, França, e Países Baixos). Inflação dos produtos metropolitanos na América incentivando o contrabando realizado pelos ingleses, franceses e norte-americanos. No século XVII, com as minas esgotadas a Espanha ficou endividada com outras potências.
22 Conclusão Milhares de índios massacrados; Sobreviventes foram utilizados como mão de obra desrespeitados em seus direitos mínimos em nome da civilização superior. Muitos fugiram para o interior. Seus descendentes continuam oprimidos até os dias atuais, sendo os mais pobres das sociedades americanas. Suas terras são constantemente invadidas por garimpeiros, grileiros que desrespeitam os limites em busca de ouro, madeira e terra para plantação.
Colonização espanhola na América
Colonização espanhola na América Conquista espanhola O processo de conquista foi extremamente violento, contribuindo para a dizimação das populações nativas. O uso da violência deveu-se à ânsia da descoberta
Colonização da América Espanhola
Colonização da América Espanhola A Conquista dos Astecas Conquistador: Hernán Cortéz Aliou-se a La Malinche. Aliou-se a povos dominados pelos Astecas. Imperador Asteca: Montezuma. 1519: início da conquista.
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA
CONQUISTA E COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA ESPANHOLA 1519 -Hernán Cortez (esposa Malitizin) Império Asteca 500 homens Francisco Pizzaro x Atarruaupa (garroteado) Incas 180 homens e 27 cavalos a superioridade
A colonização da América Espanhola
A colonização da América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais,
Profª Adriana Moraes
Profª Adriana Moraes Definição: um conjunto de atitudes políticas, econômicas e militares que visam a aquisição de territórios coloniais através da conquista e estabelecimento de colonos. Período: séculos
A colonização da América
A colonização da América As capitulações eram contratos em que a Coroa concedia permissão para explorar, conquistar e povoar terras, fixando direitos e deveres recíprocos Os adelantados eram colonizadores
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
História INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA PROFº OTÁVIO Independência da América Espanhola Europa: Formação da América # Formação do Estado Moderno e Antigo Regime # Necessidade de Mercados Consumidores
povoamento da América. Mas também foi utilizada na África e na Ásia.
A Colonização da América Como foi feita a ocupação europeia nas Américas e quais os modelos de dominação implantados pelas grandes potencias do século XVI até o século XVIII. Por Jason J. Guedes Jr. continente
AMÉRICA ESPANHOLA COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA
AMÉRICA ESPANHOLA COLONIZAÇÃO E INDEPENDÊNCIA A CONQUISTA ESPANHOLA NA AMÉRICA Justificativa: evangelização dos indígenas Domínio inicial de S.Domingos e Cuba 1519 conquista do Império Asteca por Hernan
HISTÓRIA. aula Conquista e colonização da América
HISTÓRIA aula Conquista e colonização da América A vez da Espanha Ciclo Ocidental de Navegação Unificação da Espanha Casamento de Isabel e Fernando Fim da Guerra de Reconquista Cristóvão Colombo Cristóvão
Prof David Alexandre
Prof David Alexandre Origens Hipótese 1 : Estreito de Bering Hipótese 2 : Via Marítima Civilizações Astecas Maias Incas Quadro Comparativo Brasil Antes de Cabral Grupos Indígenas Brasil Antes de Cabral
9. COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA. Páginas 02 à 15.
9. COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E INGLESA NA AMÉRICA Páginas 02 à 15. COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA A conquista dos astecas e incas ASTECAS Foram dominados pelo conquistador Hernán Cortez; Acreditavam que
Colonização da América: divisão prévia das terras entre Portugal e Espanha
Colonização da América: divisão prévia das terras entre Portugal e Espanha 1480: Tratado de Toledo: - Espanha ficava com todas as terras ao norte das ilhas Canárias - Portugal ficava com a rota das Índias
Preparatório EsPCEx História Geral. Aula 9 Montagem do sistema colonial na América (Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos)
Preparatório EsPCEx História Geral Aula 9 Montagem do sistema colonial na América (Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos) O significado da colonização Movimento de alguns povos europeus Portugal,
IDADE CONTEMPORÂNEA AMÉRICA NO SÉCULO XIX
1 - Independências das nações latino-americanas: Processo de libertação das colônias espanholas. Quando: Aproximadamente entre 1810 e 1830. Fatores externos: Crise geral do Antigo Regime (enfraquecimento
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX 1 - Independências das nações latino-americanas: Processo de libertação das colônias espanholas. Quando: Aproximadamente entre 1810 e 1830. Fatores externos: Crise geral do Antigo
América: Localização e regionalização
AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades do polo Norte até a Antártida. É separado
Colonização Espanhola
Colonização Espanhola COLONIZAÇÃO ESPANHOLA Processo de ocupação territorial, povoamento e exploração comercial do continente americano pelos europeus iniciado logo após o descobrimento da América. Na
América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas
América Pré-Colombiana América Pré-Colombiana (aula 25) Maias Astecas Incas O império Maia Desenvolveu-se entre séc III e XII. Península de Iucatã (sul do México), atualmente territórios da Guatemala,
AMÉRICA: Dimensão e Regionalização
AMÉRICA: Dimensão e Regionalização AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO América: Localização e regionalização É o segundo continente mais extenso do mundo. Sua terras estende-se desde as proximidades
Ciclo Ocidental e Consequências da Expansão Marítima. Módulo 2
Ciclo Ocidental e Consequências da Expansão Marítima Módulo 2 1. Introdução Portugal como pioneiro; Problemas internos de outros países europeus; 2. Empreendimentos Espanhóis Obstáculo político-militar:
7º Ano do Ensino Fundamental II Volume 01 GABARITOS
7º Ano do Ensino Fundamental II Volume 01 GABARITOS PARTE 1: UNIDADE 6: A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA 01 Os historiadores destacam, de um modo geral, três modelos de sociedade nativas na América pré-colombiana,
29/10/2013. Engenho: Unidade produtiva
1 Engenho: Unidade produtiva 2 3 Capitanias Hereditárias * D. João III passou a doou as terras brasileiras. Objetivos: * tomar posse do Brasil definitivamente; * povoar o território; * impedir que as terras
Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real.
Aula 08 Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. O que foram os movimentos de pré-independência? Séculos XVIII e XIX grandes mudanças afetaram o Brasil... MUNDO... Hegemonia das ideias
HISTÓRIA. Construção do Estado Liberal: Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira
HISTÓRIA Independência das colônias latino-americanas Parte 1 Profª. Eulália Ferreira como construção da lógica liberal na América- Haiti, Brasil e região hispânica Haiti - 1804 Argentina- 1810 Paraguai-
O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I
O IMPÉRIO ULTRAMARINO PORTUGUÊS PROF. FELIPE KLOVAN COLÉGIO JOÃO PAULO I AS CONQUISTAS PORTUGUESAS Prof. Felipe Klovan Maior império colonial europeu entre 1415 1557 Várias formas de relação colonial Relações
Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia;
Espanhóis encontraram comunidades altamente desenvolvidas; monumentos gigantescos em pedra, \escrita, os sistemas matemáticos e a astronomia; calendários mais precisos que o europeu; centros urbanos magníficos;
9. América Latina: lutas pela emancipação política. Páginas 04 à 17.
9. América Latina: lutas pela emancipação política Páginas 04 à 17. Mas por que essa parte da América é denominada latina? TROCA DE IDEIAS LEITURA DO TEXTO PÁGINA 04. QUESTÕES 1 e 2 PÁGINA 05. América
07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA
07 - MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA Mercantilismo Surgimento intervenção das monarquias absolutistas na área econômica expandir o comércio aumentar as reservas financeiras se tornarem governos fortes
Crise no Sistema Colonial na América. Chegada da Família Real. História/ Romney
História/ Romney CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Chegada da Família Real Crise no Sistema Colonial na América Período Napoleônico CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
AMÉRICA COLONIAL AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA A América foi habitada por grupos de caçadores coletores de origem siberiana, que migraram pelo Estreito de Bering durante a última era glacial. Índio, ameríndio
Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA E E E E E E E
Naladi/SH 96 ARGENTINA BOLÍVIA BRASIL CHILE COLÔMBIA CUBA EQUADOR MÉXICO PARAGUAI PERU URUGUAI VENEZUELA 01011100 E 01011910 E E E 01011990 E E E 01012000 E 01021000 E 01029000 E E E 01031000 E 01039100
Conquista e Colonização da América
Conquista e Colonização da América Espanhóis, Ingleses, Franceses e Holandeses Séculos XV, XVI e XVII Prof. Me. Diego Fernandes Custódio A Conquista Espanhola O ouro é maravilhoso! Quem o possui tem tudo
A América antes e depois dos espanhóis
A América antes e depois dos espanhóis https://www.youtube.com/watch?v=jq9pfpdd _Wg O QUE TE DIZEM AS IMAGENS ANTERIORES? Leitura das páginas 06,07,08,09 e 10. 04/02/11 ASTECAS MAIAS INCAS Maias
MÓDULO 02 - PERÍODO PRÉ-COLONIAL E ASPECTOS ADMINISTRATIVOS,ECONÔMICOS E SOCIAIS DA COLONIZAÇÃO
MÓDULO 02 - PERÍODO PRÉ-COLONIAL E ASPECTOS ADMINISTRATIVOS,ECONÔMICOS E SOCIAIS DA COLONIZAÇÃO 2.1- O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Período que antecedeu a colonização. Interesse português:índias.
DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África
DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando
CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO
CONTINENTE AMERICANO FÍSICO, HUMANO E ECONÔMICO CONHECENDO O CONTINENTE MAIOR EXTENSÃO NO SENTIDO NORTE/SUL SÃO CERCA DE 35 PAÍSES. VARIEDADE DE CULTURAS EM FUNÇÃO DA COLONIZAÇÃO ESTRANGEIRA. FORMAS DE
A África foi habitado por comerciantes, ferreiros, ourives, guerreiros, reis e rainhas; Algumas civilizações são conhecidas desde o século IV, como a
A África foi habitado por comerciantes, ferreiros, ourives, guerreiros, reis e rainhas; Algumas civilizações são conhecidas desde o século IV, como a primeira dinastia de Gana; Dentre os primeiros povos
A Formação Territorial do BRASIL
A Formação Territorial do BRASIL Descobrimento da América O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Marítimo Comercial europeia, desencadeado
DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO:
DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR (A): PAULA e AULUS DATA: 19 / 12 / 2017 VALOR: 20,0 Pontos NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7º ANO TURMA: A e B NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo
HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS
HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano
02/04/2018 HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS
HISTÓRIA DA AMÉRICA AMÉRICA PRÉ COLOMBIANA COLONIZAÇÃO ESPANHOLA PROFESSOR MATHEUS 1 1ª - HIPÓTESE: grupo humano começaram a chegar pelo estreito de Bering. 2ª - HIPÓTESE: através da navegação pelo oceano
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL Brasil : Ilha de Vera Cruz e depois Terra de Santa Cruz. Desprezo por três décadas em função dos lucros com as especiarias orientais. Países europeus: contestação ao Tratado
História. As Capitanias Hereditárias. Professor Thiago Scott.
História As Capitanias Hereditárias Professor Thiago Scott www.acasadoconcurseiro.com.br História AS CAPITANIAS HEREDITÁRIAS (1534) A expedição de Martim Afonso de Sousa (1530-1533) marca o início dessa
O CONTINENTE AMERICANO
O CONTINENTE AMERICANO Possuindo uma área de 42.560.270 Km2 o continente americano é o segundo maior continente da Terra ocupando 28 % das terras emersas, ficando atrás apenas do continente asiático. Mapa-múndi
O vasto império colonial Espanhol em 1800
O vasto império colonial Espanhol em 1800 FATORES DA INDEPENDÊNCIA CHAPETONES X CRIOLLOS ESPANHÓIS NASCIDOS NA ESPANHA DETINHAM OS PRINCIPAIS CARGOS DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL GOZAVAM DA CONFIANÇA DA COROA
HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 06 O GOVERNO-GERAL
HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 06 O GOVERNO-GERAL Como pode cair no enem O sistema de capitanias hereditárias, criado no Brasil em 1534, refletia a transição do feudalismo para o capitalismo, na medida em
Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Letícia
Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 7º - Ensino Fundamental Professora: Letícia Atividade para Estudos Autônomos Data: 6 / 11 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: Querido(a) aluno(a), as atividades
A Administração Colonial
A Administração Colonial HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Alan Carlos Ghedini O primeiros 30 anos Até 1530 Desinteresse da Coroa Portuguesa pela nova Colônia Comércio das especiarias ainda era o foco Houve apenas
LISTA DE RECUPERAÇÃO. Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA
Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental II Goiânia, / /2017. 7º ano Turma: Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): GUILHERME PORTO LISTA DE RECUPERAÇÃO Do 3º trimestre - Disciplina: HISTÓRIA
MERCANTILISMO. A política econômica dos Estados Modernos. Prof.: Mercedes Danza Lires Greco
MERCANTILISMO A política econômica dos Estados Modernos Prof.: Mercedes Danza Lires Greco No feudalismo, a riqueza = terra. Entre os séculos XV e XVIII, a riqueza = dinheiro. Principal atividade geradora
Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser
Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data 24/11/17 Nota Professor(a) Élida Valor da Prova: 20 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 10 2) Valor das questões: Fechadas (10) 2,0 pontos cada.
AULA DADA, AULA ESTUDADA!!!
AULA DADA, AULA ESTUDADA!!! Expansão Marítima Embarcaremos em uma longa e perigosa viagem a bordo dos navios lusitanos e espanhóis rumo à terra das especiarias. Você vai saber quais foram os fatores das
REVISÃO I Prof. Fernando.
REVISÃO I Prof. Fernando Brasil Colônia 1500: Descobrimento ou Conquista? Comunidades indígenas do Brasil Características: heterogeneidade e subsistência. Contato: a partir da colonização efetiva, ocorreu
PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS. "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO
PROF. ME. ANDERSON APARECIDO GONÇALVES DE OLIVEIRA HISTÓRIA TÓPICOS ESPECIAIS "Aooooooooos mininoooooo!!!" INÍCIO DA COLONIZAÇÃO / EFETIVA OCUPAÇÃO CAPITANIAS HEREDITÁRIAS CICLO DO AÇUCAR CULTURA E CIVILIZAÇÃO
colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português
colégio Os erros de ortografia serão descontados. 1. Mar Português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas
Lista de exercícios. Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio. Lista de exercícios de História - 3º Bimestre
Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de História - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Romão N.: / /17 Lista de exercícios 1 - Qual o problema da tentativa de expandir a fé cristã
Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data:
Regulação Semestral do Processo Ensino Aprendizagem 4º bimestre Ano: 2º ano Ensino Médio Data: Disciplina: História Professor: Luis Fernando Caro estudante; Ao longo do bimestre desenvolvemos diversas
Orientação de estudo 3º bimestre
Nome: Ano: 8 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Data: Orientação de estudo 3º bimestre Para a realização da regulação o aluno deverá: - Estudar a Unidade 4 sobre As lutas pela independência na
REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO
REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 7 ANO 1) Uns dedicam-se particularmente ao serviço de Deus; outros garantem pelas armas a defesa do Estado; outros ainda a alimentá-lo e a mantê-lo pelos exercícios da paz.
BRASIL DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE
BRASIL DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1 PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ CAVALCANTE FORMAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO BRASILEIRO exploradores europeus. colônia de Portugal.
Mineração- Brasil século XVIII
Mineração- Brasil século XVIII O controle da exploração das minas pela coroa. HISTÓRIA 5º ano Fonte: Gilberto Cotrim História Global Brasil e Geral, ed. saraiva Mineração A exploração do Ouro No século
produtos manufaturados e escravos EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA METRÓPOLE Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata
produtos manufaturados e escravos METRÓPOLE EXCLUSIVO COMERCIAL COLÔNIA Produtos tropicais Matérias primas Produtos agrícolas Ouro Prata O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( 1500-1530 ) Características: - extração
A Economia Mineradora (Século XVIII) O Processo de Independência. 1 A Economia Mineradora do Século XVIII. 2 As Reformas Pombalinas
Aula 13 e 14 A Economia Mineradora (Século XVIII) 1 A Economia Mineradora do Século XVIII Setor 1601 2 As Reformas Pombalinas 3 [email protected] Objetivo da aula Analisar a crise do Antigo Sistema Colonial
SOCIEDADE DO OURO. Prof. Victor Creti Bruzadelli
SOCIEDADE DO OURO Prof. Victor Creti Bruzadelli O Brasil antes do ouro Capitania de São Vicente: Atual cidade de São Paulo; Pequena agricultura: Pobreza generalizada; Considerada a principal entrada para
Geografia Marcelo Saraiva
Geografia Marcelo Saraiva Questões www.concursovirtual.com.br 1 www.concursovirtual.com.br 2 1 O atual território brasileiro é fruto de um longo processo de formação. Seu passado colonial trás a necessidade
PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:
Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)
Planejamento das Aulas de História 2016 7º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula Programada (As Monarquias Absolutistas) Páginas Tarefa 1 A Formação do Estado Moderno 10 e 11 Mapa Mental 3 Teorias em defesa
1. (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que:
2 1. (Cesgranrio) Acerca da expansão marítima comercial implementada pelo Reino Português, podemos afirmar que: a) a conquista de Ceuta marcou o início da expansão, ao possibilitar a acumulação de riquezas
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul
PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO
Prof. Alexandre Goicochea PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO PRÉ-COLONIAL:1500-1530 Prof. Alexandre Goicochea CARACTERIZAÇÃO Período Pré-colonial período da viagem de Cabral até 1530; Nas primeiras décadas de colonização,
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL BASES COMUNS DO SISTEMA COLONIAL PACTO-COLONIAL Dominação Política Monopólio Comercial Sistema de Produção Escravista ESTRUTURA SOCIAL DAS COLONIAS ESPANHOLAS Chapetones
Livro de atividades - páginas 10 e 11
Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 2ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Colonização portuguesa na América (capítulo 21) e Brasil Colonial:
Cópia autorizada. II
II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 8 5 Unidade 8 Nome: Data: 1. Qual(is) da(s) sentença(s) a seguir apresenta(m) corretamente as motivações de Portugal para estabelecer a produção açucareira
PROFESSOR CARLOS ALEX
PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS
AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos
A Eurafrásia A, Afro-Eurásia ou África-Eurásia é formada por: Europa, África e Ásia e estende-se por mais de 84 milhões de km² (quase 60% da superfície sólida da Terra) com uma população de cerca de 5.5
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL. Profº Gustavo Silva de Souza
FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO A DIVISÃO DO CONTINENTE AMERICANO DIVISÃO FISIOGRÁFICA América do Norte, América Central e América do Sul
A América Espanhola.
Aula 14 A América Espanhola. Nesta aula, trataremos da colonização espanhola na América, do processo de independência e da formação dos Estados Nacionais. Colonização espanhola na América. A conquista
A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL
A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL A Formação do Território Brasileiro O surgimento do que denominamos de Brasil foi produto de um processo mais amplo, denominado de Expansão Mercantil europeia, desencadeado
Módulo 19 frente 03 Livro 3 página 132. Continente Americano. Aspectos Gerais
Continente Americano Aspectos Gerais Módulo 19 frente 03 Livro 3 páginas 131 a 132 As diferenças culturais e linguísticas dos povos que colonizaram a América deram origem à divisão do continente americano
Reforço das economias nacionais e tentativas de controlo do comércio. Jorge Penim de Freitas
Reforço das economias nacionais e tentativas de controlo do comércio Jorge Penim de Freitas Nos séculos XVII e XVIII, apenas Portugal, Espanha, Holanda, França e Inglaterra faziam as ligações oceânicas.
OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram
A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras
INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
CAPÍTULO 20 INDEPENDÊNCIA DO HAITI E DA AMÉRICA DE COLONIZAÇÃO ESPANHOLA O Haiti no século XVIII n São Domingos, que corresponde ao atual Haiti, era uma colônia francesa nas Antilhas. n Sua economia dependia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O ANTIGO SISTEMA COLONIAL
1 Expansão Marítima América Espanhola América Inglesa AS GRANDES NAVEGAÇÕES E O ANTIGO SISTEMA COLONIAL 2 Expansão Marítima Conceitos gerais Considerações importantes Pioneirismo português Expansão espanhola
PERÍODO COLONIAL
PERÍODO COLONIAL 1500-1822 1. Características Gerais Colônia de Exploração (fornecimento de matériasprimas para a Europa). Monocultura. Agroexportação. Latifúndio. Escravismo. Pacto Colonial (monopólio
Repúblicas americanas
Repúblicas americanas Herança colonial; Construção dos Estados Nacionais; Grupos políticos: Conservadores: Exército e Igreja; Liberais: Iluministas e Estado laico. Prof. Manoel dos Passos da Silva Costa
Do litoral para o interior do país Séculos XVI e XVII
Do litoral para o interior do país Séculos XVI e XVII As entradas : expedições montadas por pessoas que partiam de vários locais do país e se aventuravam pelo sertão à procura de ouro e pedras preciosas.
Do litoral para o interior do país Séculos XVI e XVII
Do litoral para o interior do país Séculos XVI e XVII As entradas : expedições montadas por pessoas que partiam de vários locais do país e se aventuravam pelo sertão à procura de ouro e pedras preciosas.
HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA
HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 15 A MINERAÇÃO: ECONOMIA Fixação 1) (UFRN) No século XVIII, teve início a exploração da região mineradora no Brasil, provocando transformações importantes na economia colonial,
EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E MERCANTILISMO
CAPÍTULO 11 EXPANSÃO ULTRAMARINA EUROPEIA E MERCANTILISMO Expansão ultramarina n No século XV, alguns Estados europeus passaram a patrocinar viagens marítimas ao Oriente em busca de especiarias e de metais
CHEGADA DA EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUZA 1530 MARTIM AFONSO DE SOUZA FUNDOU A PRIMEIRA VILA NO BRASIL
CHEGADA DA EXPEDIÇÃO COLONIZADORA DE MARTIM AFONSO DE SOUZA 1530 MARTIM AFONSO DE SOUZA FUNDOU A PRIMEIRA VILA NO BRASIL - SÃO VICENTE e deu início ao cultivo da cana-de-açúcar CAPITANIAS HEREDITÁRIAS
Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força
1 Origem O gado foi introduzido, e passou a ser criado nos engenhos do Brasil em meados do século XVI, para apoiar a economia açucareira como força motriz, animais de tração e de transporte (animal de
A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO
A AMERICA LATINA SUA NATUREZA E REGIONALIZAÇÃO O PROCESSO DE COLONIZAÇÃO PORTUGUESES E ESPANHÓIS, LANÇARAM-SE AO MAR E OCUPARAM O CONTINENTE AMERICANO PARA ATENDER OS INTERESSES DA METRÓPOLE; OUTROS POVOS
Comparação dos processos iniciais de colonização e exploração do Brasil, México e Estados Unidos da América.
Desenvolvimento Regional e Territorial Comparação dos processos iniciais de colonização e exploração do Brasil, México e Estados Unidos da América. Wellington Zachytko Vitti 1 Adalberto Dias de Souza 2
- Século XVI estabeleceu o domínio inglês na costa norte da América do Norte fundam Treze Colônias Atual
DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) -Atinge as Índias contornando a costa da África PORTUGAL -1500 supera os obstáculos do Atlântico chega ao Brasil ESPANHA
OBJETIVO DA AULA: - EXPOR AS TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELAS GRANDES NAVEGAÇÕES.
CONTEÚDOS: - CONTEXTO CONTRIBUINTE ÀS GRANDES NAVEGAÇÕES. - O PIONEIRISMO PORTUGUÊS. - AS DISPUTAS ENTRE PORTUGAL E ESPANHA. - CONSEQUÊNCIAS DAS VIAGENS MARÍTIMAS. OBJETIVO DA AULA: - EXPOR AS TRANSFORMAÇÕES
META Levar o aluno a entender como os espanhóis organizaram administrativamente a colonização da América.
A COLONIZAÇÃO DO NOVO MUNDO META Levar o aluno a entender como os espanhóis organizaram administrativamente a colonização da América. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: identifi car quais
