Patrocínio Científico de:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Patrocínio Científico de:"

Transcrição

1

2 Patrocínio Científico de:

3 Programa Científico >>> 8h Pequeno-almoço Conheça os mestres >>> 9h30 Sessão de Abertura Prevenção do suicídio Jan Fawcett, Faculdade de Medicina da Universidade do Novo México Moderador: Nazaré Santos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia >>> 10h45 Coffee-break >>> 11h15 1ª Sessão O papel actual da neuroimagem na psiquiatria prática clínica e investigação Nancy Andreasen, Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa Moderador: Maria Luísa Figueira, Hospital de Santa Maria, Lisboa >>> 12h30 Actualização breve Acetato de Eslicarbazepina dos ensaios clínicos ao desafio do tratamento da epilepsia Henrique Pereira, Hospital Magalhães de Lemos, Porto Moderador: Rui Sousa, Secção de Assuntos Médicos BIAL >>> 13h Almoço >>> 14h30 2ª Sessão Era uma vez... (A história da depressão) Será que temos melhores ou piores classificações? Julio Vallejo Ruiloba, Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona Temos muitos mais antidepressivos mas estamos realmente a tratar melhor os nossos doentes? Manuel Esteves, Hospital de São João, Porto Estará a sexualidade a tornar-se mais importante no tratamento da depressão? Francisco Allen Gomes, Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica Moderador: António Roma Torres, Hospital de São João, Porto >>> 16h15 Controvérsias Benzodiazepinas: Deus ou Diabo? Manuel Guerreiro, Director Clínico da Casa de Saúde de Carnaxide No limbo do tratamento com fármacos antidemenciais Horácio Firmino, Hospitais da Universidade de Coimbra Moderador: Manuel Esteves, Hospital de São João, Porto >>> 17h15 Coffee-Break >>> 17h45 3ª Sessão DSM-5: será que estará à altura das expectativas? Jan Fawcett, Membro do Grupo de trabalho de elaboração do DSM-5 Moderador: Julio Vallejo Ruiloba, Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona >>> 19h Encerramento António Pacheco Palha, Presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. >>> 20h Jantar

4 Nancy Andreasen Directora do Centro de Investigação em Neuroimagem e do Centro de Investigação Clínica em Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade de Iowa. É uma das mais proeminentes neurocientistas e psiquiatras da actualidade. Tem um percurso académico muito interessante e invulgar tendo inicialmente sido professora de Inglês durante 5 anos e tendo obtido o doutoramento em literatura inglesa com especialização em literatura renascentista. Só após esse período efectuou os seus estudos como estudante de medicina iniciando a carreira como psiquiatra e neurocientista. Tem desenvolvido investigação em múltiplos tópicos incluindo a criatividade, a espiritualidade, a neuroimagem, a genómica e a história natural e mecanismos neuronais da esquizofrenia. Tem sido pioneira em várias áreas, tendo efectuado a primeira ressonância magnética quantitativa de estudo da esquizofrenia, desenvolvido as primeiras escalas de medição de sintomas positivos e negativos da esquizofrenia e efectuado o primeiro estudo moderno empírico de criatividade. Participou nos grupos de trabalho de elaboração do DSM-III e DSM-IV e recebeu vários prémios científicos do maior relevo como o President s National Medal of Science in 2000.

5 Jan Fawcett É um dos mais conceituados psiquiatras americanos da actualidade trabalhando no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade do Novo México. Ao longo da sua carreira tem-se destacado na investigação e tratamento das perturbações afectivas e prevenção do suicídio. Recebeu vários prémios como corolário do seu trabalho, nomeadamente na área da prevenção do suicídio. É um dos membros da Task Force de elaboração do DSM-5, sendo o responsável pelo grupo de trabalho das Perturbações do Humor. Julio Vallejo Ruiloba Professor Catedrático de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Barcelona e Chefe de Serviço de Psiquiatria do Hospital da Cidade Universitária de Barcelona. É um dos mais conceituados psiquiatras da actualidade, tendo sido autor ou co-autor de 328 publicações e de 44 livros, alguns dos quais livros de referência para a formação dos psiquiatras portugueses. Tem tido um papel muito relevante em várias sociedades de psiquiatria, sendo actualmente Presidente da Associação Espanhola de Perturbações Obsessivo Compulsivas e Director do Instituto de Estudos Avançados da Fundação de Psiquiatria e Saúde Mental.

6 Maria Luísa Figueira Professora Catedrática de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa e Directora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria. Tem como principais áreas de interesse científico a psicopatologia experimental e clínica, a doença bipolar, o temperamento e a psicofarmacologia clínica. Participou activamente na organização de reuniões científicas internacionais, nomeadamente no International Symposium on Bipolar Disorders, tendo presidido à Comissão Organizadora do 17th EPA European Congress of Psychiatry, do International Review for Bipolar Disorders e do Congresso Internacional de Filosofia e Psiquiatria. Apresentou mais de 400 comunicações científicas em reuniões nacionais e internacionais e tem mais de 200 artigos publicados. Participou ainda em diversos ensaios clínicos na área da psicofarmacologia. É membro de diversas sociedades científicas, nomedamente do Collegium Internationalle Neupsychopharmacologicum, da European Association of Psychiatry e da International Society of Affective Disorders.

7 Maria Nazaré Santos Assistente Hospitalar Graduada de Psiquiatria do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santa Maria - Centro Hospitalar Lisboa Norte, onde coordena desde 2001 o Núcleo de Estudos do Suicídio, unidade especializada, onde, ao longo da sua carreira, tem desenvolvido actividade clínica, formativa, de investigação e prevenção na área da suicidologia com especial atenção aos comportamentos suicidários juvenis, coordenando simultaneamente a Equipa de Ligação (Medicinas e Especialidades Médicas) desde Mais recentemente (2009), integra e coordena a Unidade de Dia da Adolescência, de intervenção especializada em Jovens de Risco. É ainda docente da Faculdade de Medicina de Lisboa. Tem publicado vários artigos científicos e proferido comunicações com particular enfoque na área do suicídio juvenil e da adolescência. É membro fundador e, desde 2008, Presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia.

8 António Pacheco Palha Docente universitário desde 1964 na Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) e Professor Catedrático Jubilado da mesma, tendo sido Regente da disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental. Director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João de 1991 a 1997, tendo passado a presidir à Unidade Autónoma de Gestão de 1997 até à sua Jubilação. Exerce funções clínicas, assistenciais e administrativas na Casa de Saúde do Bom Jesus (Hospital Psiquiátrico de Braga) desde 1969, sendo o Director Clínico desde Trabalha em Sexologia desde 1969, quando fundou o Movimento de Planeamento Familiar do Norte. É Presidente da Federação Europeia de Sexologia e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Psiquiatria Biológica, Associação para o Planeamento da Família e Associação de Saúde Mental de Língua Portuguesa. É ainda membro de várias Associações e Sociedades tais como a Associação Portuguesa de Electroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, a Liga Portuguesa contra a Epilepsia, a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, Educational Sub-Committee of World Federation of Societies of Biological Psychiatry, Societé Francophone de Psychiatrie, World Sexology Association e Human Sexuality of World Psychiatric Association. Tem trabalhos científicos na área da Psicofarmacologia, Toxicodependência, Esquizofrenia, Sexologia Clínica e Organização de Serviços. Foi Director das revistas "Acta Portuguesa de Sexologia" e "Arquivos de Psiquiatria".

9 António Roma Torres Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1986, com uma tese sobre "Anorexia nervosa e perturbações afins do comportamento alimentar". Director do Serviço de Psiquiatria do Hospital de S. João desde Director da Unidade Autónoma de Gestão de Saúde Mental do Hospital de São João desde Membro fundador da Federation of European Psychodrama Training Organizations, Membro Eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy and Group Processes, membro da Direcção do Colégio de Especialidade de Psiquiatria da Ordem dos Médicos entre 1993 e 1996, membro efectivo, formador e supervisor das Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sociedade Portuguesa de Psicodrama. Tem mais de duas dezenas de artigos publicados particularmente sobre Perturbação Obsessivo-Compulsiva, Perturbações do Comportamento Alimentar, Psiquiatria da Adolescência, Parasuicídio, Intervenção em Crise, Hospitais de Dia Psiquiátricos, Psiquiatria de Ligação, Psicodrama e Terapia Sistémica Familiar.

10 Francisco Allen Gomes Médico psiquiatra e chefe de serviço de psiquiatria aposentado dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Foi responsável pela consulta de sexologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra entre 1975 e Entre 1976 e 1985 coordenou, com Carlos de Oliveira (Professor de Ginecologia), um curso anual de Introdução à Sexologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, destinado ao 6º ano médico. É sócio fundador e honorário da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC), de que foi presidente dos primeiros corpos gerentes, sendo actualmente o presidente da Assembleia Geral. Tem sido docente de vários mestrados e pós-graduações na área da Sexologia de que destaca o Curso de terapeutas sexuais da SPSC. É o actual director da Acta Portuguesa de Sexologia, revista da SPSC. É autor de mais de 100 trabalhos científicos e de divulgação. Coordenou em 1987, com Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes, a obra Sexologia em Portugal, em dois volumes e que contou com a colaboração de 52 autores. Em 2003 publicou, com Tereza Coelho, o livro A Sexualidade Traída: Abuso Sexual Infantil e Pedofilia. Em 2004 publicou o livro Paixão, Amor e Sexo.

11 Henrique Pereira Grau de Consultor de Psiquiatria. Sub-especialidade de Neurofisiologia Clínica da Ordem dos Médicos. Competência de Gestão de Unidades de Saúde da Ordem dos Médicos. Membro da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia. Responsável pela Consulta de Epileptologia do Hospital de Magalhães Lemos desde Director de Serviço no Hospital de Magalhães Lemos desde 2005.

12 Horácio Firmino Chefe de Serviço de Psiquiatria no serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra. Coordenador da Consulta Externa de Psiquiatria. Coordenador da Unidade de Gerontopsiquiatria. Coordenador da Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Centro. Membro do Comité Executivo da Associação Internacional de Psicogeriatria. Membro do Board da Associação Europeia de Psiquiatria Geriátrica. Presidente da Associação Cérebro e Mente. Editor do Livro Psicogeriatria. Manuel Esteves Professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Chefe de Serviço no Hospital de S. João, EPE.

13 Manuel Guerreiro Foi Director do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa de 2005 a 2010 e é actualmente o Director Clínico da Casa Saúde de Carnaxide. As suas maiores áreas de interesse científico actuais são a neuropsicofarmacologia da ansiedade e a esquizofrenia. Apresentou mais de 50 comunicações orais e escritas em reuniões nacionais e internacionais. Publicou vários artigos em revistas e livros nacionais. É membro de várias sociedades e organizações nomeadamente da Associação Portuguesa de Electroencefalografia e Neurofisiologia, da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria Social, da Sociedade Portuguesa de Epidemiologia Psiquiátrica, da Associação Portuguesa de Epidemiologia, da Associação Portuguesa de Saúde Mental, da Associação Portuguesa de Medicina da Adicção, da Associação Portuguesa de Psiquiatria de Ligação, da Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial e da European Network for Mental Health Services.

14

15

16

SAÚDE MENTAL 8 JAN A 7 MAIO 2015. Módulo 1 Epidemiologia, Psicopatologia e Neurociências, e Avaliação Neuropsicológica

SAÚDE MENTAL 8 JAN A 7 MAIO 2015. Módulo 1 Epidemiologia, Psicopatologia e Neurociências, e Avaliação Neuropsicológica CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM SAÚDE MENTAL 8 JAN A 7 MAIO 2015 (Programa Previsional) Quintas-feiras: 17:30h-20:30h; Sábados (mensalmente): das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. PROGRAMA Módulo 1 Epidemiologia,

Leia mais

PSIQUIATRIA MODO DE USAR SAÚDE MENTAL CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO

PSIQUIATRIA MODO DE USAR SAÚDE MENTAL CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO 1963 2013 S E R V I Ç O PSIQUIATRIA CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO SAÚDE MENTAL MODO DE USAR 2 COLABORAÇÕES Álvaro de CARVALHO, Director do Programa Nacional de Saúde Mental D. Manuel CLEMENTE, Bispo do

Leia mais

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE

SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE SUMÁRIO DO CURRICULUM VITAE Nome Completo: Lino Manuel Martins Gonçalves. Local e Data de Nascimento: Loulé - Portugal, 23 de Setembro de 1960. Estado civil: Casado Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua

Leia mais

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores.

António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Curriculum Vitae António Barros Veloso António Barros Veloso é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra com a classificação final de 15 valores. Carreira hospitalar Internato Geral

Leia mais

COORDENADOR AUTORES. Lista de Autores

COORDENADOR AUTORES. Lista de Autores Lista de Autores COORDENADOR Pedro Monteiro Psiquiatra da Infância e Adolescência, com formação em Terapia Familiar, Psicodrama e Terapias Cognitivo-comportamentais; Membro do Núcleo de Doenças do Comportamento

Leia mais

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO

A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO A CONTRATUALIZAÇÃO INTERNA FIGUEIRA DA FOZ HOTEL EUROSTARS OASIS PLAZA 19 DE SETEMBRO MODERAÇÃO PEDRO BEJA AFONSO Para além de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital da Figueira

Leia mais

Coordenadores/Autores

Coordenadores/Autores Coordenadores/Autores Horácio Firmino Fundador e Coordenador da Consulta/Unidade de Gerontopsiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE/Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC/HUC)

Leia mais

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da

clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Identificação Isabel Margarida de Figueiredo Silvestre (nome clínico: Margarida Silvestre), nascida a 6 de Outubro de 1965, em Coimbra. Graus Académicos e Profissionais Licenciada em Medicina pela Faculdade

Leia mais

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012)

EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) EQUIPA DE FORMADORES (2011/2012) Adelaide Carreira é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde exerce funções, encontra-se na fase final da elaboração da sua tese

Leia mais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais

Fernando Correia. Principais atividades e funções atuais 1 Fernando Correia Fernando António Pinheiro Correia nasceu em Coimbra em 1942. Jornalista. Docente universitário, com o grau de Professor Associado Convidado. Investigador em Sociologia, História e Socioeconomia

Leia mais

SAÚDE MENTAL 14 JAN A 17 JUN 2013. Módulo 1 Epidemiologia, Psicopatologia e Sistema Nervoso Central

SAÚDE MENTAL 14 JAN A 17 JUN 2013. Módulo 1 Epidemiologia, Psicopatologia e Sistema Nervoso Central CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA EM SAÚDE MENTAL 14 JAN A 17 JUN 2013 Segundas-feiras: 17:30h-20:30h; Sábados (mensalmente): das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30. PROGRAMA Módulo 1 Epidemiologia, Psicopatologia

Leia mais

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS

PROGRAMA. 30 de Maio. Professor na Universidade de Amesterdão e FMUL, Investigador Coordenador do IS PROGRAMA 9:00 Abertura Secretariado 09:45-10:00 Sessão de Abertura 30 de Maio Prof.ª Luísa Figueira, Prof.ª Sílvia Ouakinin, José Barata, Patrícia Câmara 10:00-11:00 Conferência "Doenças dinâmicas: perspectivas

Leia mais

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer "arte de curar a alma"

A palavra Psiquiatria deriva do Grego e quer dizer arte de curar a alma PSIQUIATRIA Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico

Leia mais

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é

Sandra Maria Fevereiro Marnoto Licenciada em Gestão (1994) e Mestre em Finanças (2001) pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e é Célio Alberto Alves Sousa Licenciado em Relações Internacionais, Ramo Ciências Económicas e Políticas, pela Universidade do Minho (1994), pós graduado em Gestão Empresarial (1998) e doutorado em Management

Leia mais

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA

2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA 2 O CICLO MESTRADO PSICOBIOLOGIA DIRECÇÃO DO CURSO Rui OLIVEIRA Vitor ALMADA DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO A parte curricular do curso funciona em horário pós-laboral, excepto no caso dos Seminários Temáticos

Leia mais

2008 - Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a classificação final de Muito Bom Por Unanimidade.

2008 - Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com a classificação final de Muito Bom Por Unanimidade. Dados Pessoais Nome: Ana Luísa de Matos Dias Quinta Gomes Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 24 de Abril de 1980 E-mail: bisagomes@gmail.com Formação Académica 2008/Actualmente - Doutoranda

Leia mais

CURRICULUM VITAE Resumido

CURRICULUM VITAE Resumido Paulo Amado CURRICULUM VITAE Resumido Dr. PAULO AMADO Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto desde 1986 Médico Especialista em Ortopedia e Traumatologia desde 1998 Inscrito na Ordem

Leia mais

XVII PROGRAMA CIENTÍFICO. 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto. Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual

XVII PROGRAMA CIENTÍFICO. 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto. Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual XVII Jornadas Regionais PC A melhor prática clínica para o médico atual 10 e 11. outubro. 2014 Casa do Médico, Porto Presidente de Honra: Prof. Doutor João Barreto Presidente: Dr. José Canas da Silva Secretário

Leia mais

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE.

Centro de Simulação Biomédica. Serviço de Anestesiologia. Bloco Operatório Central. Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Centro de Simulação Biomédica Serviço de Anestesiologia Bloco Operatório Central Hospitais da Universidade de Coimbra CHUC, EPE. Curso Plano de Formação Avançada: Business Intelligence e o Novo Cliente

Leia mais

ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Artigo 1.º (Natureza, Membros)

ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. Artigo 1.º (Natureza, Membros) ESTATUTOS DO CENTRO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Artigo 1.º (Natureza, Membros) 1. O Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, também designado abreviadamente como

Leia mais

Notas Biobibliográficas

Notas Biobibliográficas Guião de educação. Género e cidadania. Notas Biobibliográficas 333 Guião de Educação. Género e Cidadania 3 ciclo 334 Lisboa, CIG, 2009 NOTAS BIOBIBLIOGRÁFICAS Ângela Rodrigues é doutorada em Ciências da

Leia mais

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco

SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco SÚMULA CURRICULAR Jaime da Cunha Branco 1_ DADOS BIOGRÁFICOS E FORMAÇÃO ESCOLAR JAIME DA CUNHA BRANCO, filho de Francisco Rodrigues Branco e de Dorinda Maria da Cunha Claro Branco( ), nasceu em Lisboa,

Leia mais

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço.

Notas curriculares. Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Notas curriculares Aurélio Rodrigues, nasceu a 05/06/1954, no concelho de Melgaço. Licenciado em História, pela Universidade do Porto. Doutorando em Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro. Especialista

Leia mais

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS

NÚCLEO DE MEDICINA INTERNA DOS HOSPITAIS DISTRITAIS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS ESTATUTOS CAPÍTULO I DENOMINAÇÃO, SEDE E OBJECTIVOS Art. 1 - O Núcleo de Medicina Interna dos Hospitais Distritais, também designado abreviadamente por N. M. I. H. D., é uma Associação sem fins lucrativos

Leia mais

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015

CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 LUANDA PROGRAMA AVANÇADO PARA DECISORES CONCURSOS INTERNACIONAIS COMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Skyna Hotel 22 de Junho de 2015 2.ª EDIÇÃO Inscrições e mais informações em: www.ambienteonline.pt/luanda-concursos-internacionais-2015

Leia mais

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM

CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM CANDIDATURA À DIRECÇÃO DA UNIDADE DE INVESTIGAÇÃO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM Pedro Jorge Richheimer Marta de Sequeira Marília Oliveira Inácio Henriques 1 P á g i n a 1. Enquadramento da Candidatura

Leia mais

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual)

CMR Clínica Médica de Cuidados Regulares Rua Raimundo Carvalho 110-4430-184 Vila Nova de Gaia (Desde Fevereiro de 2011 até à data actual) IDENTIFICAÇÃO Nome: Carina Raquel Lemos Coelho Data de nascimento: 27.03.1982 Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Solteira Membro da Ordem dos Médicos Dentista n.º6391 HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Junho

Leia mais

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt

Dados Pessoais. Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA Nascido a 28 de Agosto de 1972 Natural de Lisboa Contactos profissionais: joaomiranda@fd.ul.pt jmiranda@falm.pt 1 II Dados Curriculares 1. Ocupações actuais

Leia mais

Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto.

Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto. Maria Pereira, Dr.ª Dados pessoais e formação académica Maria Raquel Aranda Santos Pereira, solteira, nasceu a 7 de Novembro de 1984, no Porto. Frequentou o ensino pré-escolar e os três ciclos do ensino

Leia mais

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA

DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DEMOCRACIA E GESTÃO AUTÁRQUICA DURAÇÃO / COMPONENTE / DIPLOMA CURSO DE FORMAÇÃO AVANÇADA I Edição 2014 30 Horas lectivas / Teórica / Curso de Formação Avançada COORDENAÇÃO Coordenação Científica Prof.

Leia mais

Manager Survival Workshop

Manager Survival Workshop www.pwcacademy.pt Manager Survival Workshop 19 e 20 de Dezembro de 2011 Programa especial da Academia da PwC para quadros médios e superiores, líderes de equipas e responsáveis de departamentos que irá

Leia mais

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964.

CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA. Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. CURRICULUM VITÆ JOÃO CARLOS ALBUQUERQUE AMARAL E ALMEIDA DADOS PESSOAIS: Nasceu em Mangualde, distrito de Viseu, a 3 de Setembro de 1964. Estado civil: solteiro. Trabalha em Lisboa, com escritório na Rua

Leia mais

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPESM

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPESM Programa Científico VI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASPESM A Pessoa, a Família, a Comunidade e a Saúde Mental Hospital do Divino Espirito Santo de Ponta Delgada, EPE Ponta Delgada, 8, 9 e 10 de Julho de

Leia mais

Lista de participantes

Lista de participantes Lista de participantes Sami Ali (Psicanalista; Professor Catedrático Jubilado na Universidade de Paris VII; Diretor Científico do Centre International de Psychosomatique de Paris (C.I.P.S.); Criador da

Leia mais

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013

SEMINÁRIO. Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian 15:30. 21 de março de 2013 SEMINÁRIO Observatório da Nutrição e Alimentação em Portugal 1ª Edição Fundação Calouste Gulbenkian 15:30 Programa do seminário 15:30 - Receção aos participantes 16:00 - Sessão de Abertura Dr. Helena Ávila

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO PROFESSORA CATEDRÁTICA CONV. CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Biénio 2015-2017. Lista B. Programa de Candidatura

Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Biénio 2015-2017. Lista B. Programa de Candidatura Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar Biénio 2015-2017 Lista B Programa de Candidatura Introdução A presente lista candidata à SPTF é composta por um conjunto de colegas ligados pelas ideias que partilham

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular PERTURBAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais.

(Des)Enlace entre cidadãos e sistemas sociais: em torno dos laços sociais na intervenção dos assistentes sociais. 2013 1ª Conferência 20 de Março, das 14:30 às 17:00 h Cidadania em tempos de crise: Implicações para a intervenção educativa, social e comunitária Isabel Menezes. Professora Associada com Agregação da

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS ASSOCIAÇÃO DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES RELATÓRIO DE CONTAS 2003 RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2003 A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica, doravante denominada

Leia mais

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas

Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas Centro de Ciências Matemáticas Campus Universitário da Penteada P 9000-390 Funchal Tel + 351 291 705181 /Fax+ 351 291 705189 ccm@uma.pt Regulamento do Centro de Ciências Matemáticas I Disposições gerais

Leia mais

NEWSLETTER Nº 2 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

NEWSLETTER Nº 2 ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NEWSLETTER Nº 2 Manteve-se o NEDR em actividade durante os últimos 2 anos. Das suas actividades se reporta resumidamente nesta 2ª Newsletter. Queremos com esta pequena informação estimular uma maior adesão

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais. Nome: Maria Manuela Gonçalves Sousa Peixoto. Nacionalidade: Portuguesa. Data de nascimento: 24 de Maio de 1985

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais. Nome: Maria Manuela Gonçalves Sousa Peixoto. Nacionalidade: Portuguesa. Data de nascimento: 24 de Maio de 1985 CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Maria Manuela Gonçalves Sousa Peixoto Nacionalidade: Portuguesa Data de nascimento: 24 de Maio de 1985 Contacto: nelinha.peixoto@gmail.com Instituição: Universidade

Leia mais

1. (PT) - Jornal de Notícias, 27/09/2012, Linha Saúde 24 passa para a PT mas mantém funcionários 1

1. (PT) - Jornal de Notícias, 27/09/2012, Linha Saúde 24 passa para a PT mas mantém funcionários 1 27-09-2012 Revista de Imprensa 27-09-2012 1. (PT) - Jornal de Notícias, 27/09/2012, Linha Saúde 24 passa para a PT mas mantém funcionários 1 2. (PT) - Primeiro de Janeiro, 27/09/2012, Seminário de dispositivos

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves CARREIRA ACADÉMICA CURRICULUM VITAE Nome usado profissionalmente: Rui Moreira Chaves Domicílio profissional: Rua 14 de Outubro, 629, 4º. Esqº. Tras., 4430-051 Vila Nova de Gaia; Tel.: 223708985; Fax: 223708988. E Mail: rchaves@net.sapo.pt

Leia mais

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC)

O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC) O Instituto Hipócrates de Ensino e Ciência (IHEC) Cronológica e contextualmente as raízes do actual IHEC foram lançadas em 1994, ano em que na Universidade Independente (UnI) se deu início à formação nas

Leia mais

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA

PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA PRÉMIO EMPREENDEDORISMO INOVADOR NA DIÁSPORA PORTUGUESA 2015 CONSTITUIÇÃO DO JÚRI Joaquim Sérvulo Rodrigues Membro da Direcção da COTEC Portugal, Presidente do Júri; Carlos Brazão Director Sénior de Vendas

Leia mais

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores.

Em 1998 - Licenciatura em Gestão Agrária pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro 14 valores. CARMEM TERESA PEREIRA LEAL DADOS PESSOAIS Local de trabalho: Departamento de Economia, Sociologia e Gestão Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Avenida Almeida Lucena, 1 5000-660 Vila Real cleal@utad.pt

Leia mais

Normas: uma ponte para a inovação

Normas: uma ponte para a inovação Normas: uma ponte para a inovação Workshop 12 de novembro de 2014 Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica Rua Luís Reis Santos Polo 2 da Universidade de Coimbra Entrada livre Programa 14:30 14:40

Leia mais

www.pwcacademy.pt Academia da PwC A formação profissional assume particular relevância no sucesso das empresas, a todos os

www.pwcacademy.pt Academia da PwC A formação profissional assume particular relevância no sucesso das empresas, a todos os www.pwcacademy.pt Das obrigações legais, às melhores p ráticas de gestão e oportunidades no seu financiamento Seminári o prático Lisboa, 29 de Junho Academia da PwC A formação profissional assume particular

Leia mais

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto.

NOTAS CURRICULARES. João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. NOTAS CURRICULARES João Manuel Alves da Silveira Ribeiro Nascido a 19 de novembro de 1951, na freguesia de Cedofeita, concelho do Porto. Formação académica: 2007 - Programa de Alta Direção de Instituições

Leia mais

A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM)

A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM) A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM) O Exchange Programme (EP) é um Programa promovido pela Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) que visa

Leia mais

- Critérios- 1. Introdução. 2. Procedimentos da Prova de Discussão Curricular

- Critérios- 1. Introdução. 2. Procedimentos da Prova de Discussão Curricular Avaliação Final do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar - Critérios- 1. Introdução O presente documento tem como finalidade dotar os júris constituídos para a Avaliação Final do Internato Médico

Leia mais

REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPIA DO COMPORTAMENTO

REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPIA DO COMPORTAMENTO REGULAMENTO DE ACREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO EM TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPIA DO COMPORTAMENTO Porto, 2015 ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TERAPIA DO COMPORTAMENTO (APTC) REGULAMENTO

Leia mais

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES SPMA RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2011 A Direção da SPMA, no sentido de alcançar os objetivos propostos e expressos na sua carta de candidatura para este triénio desenvolveu e concretizou diversos projetos.

Leia mais

TERAPIA FAMILIAR. Daniel Sampaio. Faculdade Medicina de Lisboa

TERAPIA FAMILIAR. Daniel Sampaio. Faculdade Medicina de Lisboa TERAPIA FAMILIAR --- uma sínteses Daniel Sampaio Faculdade Medicina de Lisboa 2006 Família lia: rede de relacionamentos interpessoais no contexto psicossocial do indivíduo. duo. Inclui os membros do agregado

Leia mais

02/03/2011 PERSPECTIVA SINDRÔMICA

02/03/2011 PERSPECTIVA SINDRÔMICA PSICOPATOLOGIA CLASSIFICAÇÕES DIAGNÓSTICAS COMPREENSÃO DAS SÍNDROMES Profa. Dra. Marilene Zimmer Psicologia - FURG 2 Embora a psicopatologia psiquiátrica contemporânea tenda, cada vez mais, a priorizar

Leia mais

Human Resources Human Resources. Estudos de Remuneração 2012

Human Resources Human Resources. Estudos de Remuneração 2012 Human Resources Human Resources Estudos de Remuneração 2012 3 Michael Page Page 4 Apresentamos-lhe os Estudos de Remuneração 2012, realizados pela Michael Page. O objectivo dos nossos Estudos de Remuneração

Leia mais

CURRICULUM VITAE PAULA CRISTINA ALVES SILVA TORRES

CURRICULUM VITAE PAULA CRISTINA ALVES SILVA TORRES CURRICULUM VITAE PAULA CRISTINA ALVES SILVA TORRES Índice 1. Objectivos do Curriculum Vitae 2. Dados Biográficos 3. Habilitações Literárias 4. Experiência Profissional 5. Formação Profissional 6. Competências

Leia mais

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA

Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013. Celso Rubens Vieira e Silva- BA Associados Homenageados Concessão Título de Associado Emérito 2013 Carlos Alberto Basílio de Oliveira - RJ Celso Rubens Vieira e Silva- BA Margarida Maria Fernandes da Silva Moraes - SP Marialva Tereza

Leia mais

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO

Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO Outonos da Vida Associação para os Cuidados Paliativos e Dor Crónica do Médio Tejo APRESENTAÇÃO OUTONOS DA VIDA Instituição sem fins lucrativos, candidata a IPSS da área da Saúde com interacção com a Segurança

Leia mais

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução

ÍNDICE [Resumido] 2.Implementação do Sistema de Gestão Ambiental Introdução CONTEÚDOS Este livro escrito em parceria por 9 co-autores, de entre académicos e profissionais de engenharia, fornece uma ajuda preciosa na aquisição de conhecimentos e de competências, tidas como necessárias

Leia mais

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ANEXO 1 INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO De acordo com a alínea b) do n.º 2 do artigo 74.º-A do ECDU, a avaliação dos docentes deve considerar as quatro vertentes de actividade académica: a) Investigação; b) Ensino;

Leia mais

«Afinalvoltei a fazer assinaturas»... Evolução de um caso de neurose obsessivo- 15

«Afinalvoltei a fazer assinaturas»... Evolução de um caso de neurose obsessivo- 15 Editorial 3 Tema de actualização A importância da atribuição nas perturbações emocionais - Adrlano Vaz Serra «Afinalvoltei a fazer assinaturas»... Evolução de um caso de neurose obsessivo- 15 -compulsiva

Leia mais

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014

Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 Anexo da Proposta ao Ponto 1 da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Anual, a realizar a 4 de Abril de 2014 P 1 de 6 António Agostinho Cardoso da Conceição Guedes Nome: António Agostinho Cardoso da Conceição

Leia mais

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas:

Alexandre Ulisses. Habilitações Académicas: Alexandre Ulisses Pós-Graduação em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação do Porto; Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Faculdade de Engenharia da

Leia mais

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES

HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 2011 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES COM O PATROCÍNIO DE: ÍNDICE A NOSSA PROPOSTA DE VALOR 3 HEALTH MANAGEMENT CHALLENGES 4 Estrutura e Coordenação 5 Conteúdos e Corpo Docente 6 Introdução: Health Servuction

Leia mais

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE

CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE CURSO DE TEMAS CLÍNICOS PARA GESTORES DA SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO DE CAPACITAÇÃO 20 novembro a 4 março O diálogo entre gestores e clínicos é fundamental para a implementação das melhores soluções organizacionais

Leia mais

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata PESQUISA REGULAMENTO - 2013

Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata PESQUISA REGULAMENTO - 2013 PESQUISA REGULAMENTO - 2013 REGULAMENTO DA PESQUISA NA FACISB CAPÍTULO I Caracterização Artigo 1º. A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) tem o desenvolvimento científico,

Leia mais

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015

CURRICULUM VITAE. José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá. Lisboa, Fevereiro de 2015 CURRICULUM VITAE DE José Carlos Salgueiro Vasconcelos e Sá Lisboa, Fevereiro de 2015 I - DADOS PESSOAIS NOME - José Carlos Salgueiro de Vasconcelos e Sá MORADA - Rua Prof. Henrique Vilhena 11, 1 - D 1600

Leia mais

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974.

CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO. Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. 1 CURRICULUM VITAE MANUEL JORGE MAYER DE ALMEIDA RIBEIRO ESTUDOS E GRAUS ACADÉMICOS Iniciou o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1973/1974. Concluiu a licenciatura em

Leia mais

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra

Currículos. 1. Membros do Conselho de Administração. 1.1. Administradores Executivos. 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Currículos 1. Membros do Conselho de Administração 1.1. Administradores Executivos 1.1.1. Presidente CA Luís Filipe Ottolini Coimbra Ano de Nascimento: 1944 - Licenciatura em Engenharia Aeronáutica e Mecânica

Leia mais

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6

CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA. Junho de 2013. Página 1 de 6 CURRICULUM VITAE JORGE MANUEL DIAS SEQUEIRA Junho de 2013 Página 1 de 6 Página 2 de 6 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Jorge Manuel Dias Sequeira Data de nascimento 27 de Dezembro de 1966 Morada Rua Dom Jorge da

Leia mais

REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA (CIPsi)

REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA (CIPsi) REGULAMENTO DO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA (CIPsi) Março de 2011 CAPÍTULO I: DEFINIÇÃO E OBJETIVOS Artigo 1º - Definição O Centro de Investigação em Psicologia, adiante designado por Centro, é

Leia mais

Nutrição em Oncologia Formação Avançada

Nutrição em Oncologia Formação Avançada UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Instituto de Ciências da Saúde Nutrição em Oncologia Formação Avançada Enquadramento A Organização Mundial de Saúde prevê, em 2015, o aumento de 75% dos casos de cancro.

Leia mais

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017)

Lista para os Orgãos Sociais do RCP! ( 2015 / 2016 / 2017) Lista para os Orgãos Sociais do RCP Motivações e pressupostos Uma vez mais, concorrer aos Órgãos Sociais do Rottweiler Clube de Portugal é encarado como um ato de paixão, dedicação e respeito pela raça

Leia mais

Comunicação e Feedback

Comunicação e Feedback www.pwc.pt/academy Comunicação e Feedback How to communicate with impact? Lisboa, 5 e 12 de novembro Academia da PwC Participe nesta formação, saiba qual a sua forma de comunicar e dar feedback e melhore

Leia mais

European Curriculum Vitae

European Curriculum Vitae European Curriculum Vitae Informação Pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Paula Alexandra Gonçalves de Oliveira Guimarães Rua de Santa Justa nº 109 5º (Fundação Montepio) 213223170 Fax(es)

Leia mais

TERAPIAS AVANÇADAS: UMA REALIDADE FARMACÊUTICA? - Desafios do Presente e Perspectivas para o Futuro -

TERAPIAS AVANÇADAS: UMA REALIDADE FARMACÊUTICA? - Desafios do Presente e Perspectivas para o Futuro - III Congresso Científico AEFFUL TERAPIAS AVANÇADAS: UMA REALIDADE FARMACÊUTICA? - Desafios do Presente e Perspectivas para o Futuro - 24 e 25 de Novembro de 2011 (Programa Provisório) Coordenação Científica:

Leia mais

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae

Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Como elaborar Memorial e Curriculum Vitae Luciana Pizzani Rosemary Cristina da Silva Memorial Memorial é o relatório circunstanciado que se apresenta à comissão de progressão funcional, o qual inclui a

Leia mais

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços

Gestão Empresarial. Comércio e Serviços Curso de Gestão Empresarial para Comércio e Serviços PROMOÇÃO: COLABORAÇÃO DE: EXECUÇÃO: APRESENTAÇÃO: > A aposta na qualificação dos nossos recursos humanos constitui uma prioridade absoluta para a Confederação

Leia mais

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES

CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES CV RESUMIDO DE LUÍS VALADARES TAVARES Professor Catedrático do IST de Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas Área Científica: Sistemas e Gestão I Dados Pessoais Nasceu em Lisboa, a 28/03/1946

Leia mais

Nuno Miguel Lopes da Silva

Nuno Miguel Lopes da Silva Nuno Miguel Lopes da Silva Data de Nascimento: 08 de Janeiro de 1974 Local de Nascimento: Portimão Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Divorciado H A B I L I T A Ç Õ E S L I T E R Á R I A S Formação

Leia mais

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos

Patient Safety. Diagnóstico da Realidade Nacional. 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica. Susana Ramos Patient Safety 1º Workshop Formativo sobre Segurança Clínica Susana Ramos Junho 2008 : Projectos de Acreditação nos Hospitais 1999 Manual da Qualidade: Normas e Critérios área da Saúde Normas - Gestão

Leia mais

Alexandra Isabel Cabral da Silva Gomes. alexandragomes@gmail.com. Aprovado com Muito Bom por unanimidade. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Alexandra Isabel Cabral da Silva Gomes. alexandragomes@gmail.com. Aprovado com Muito Bom por unanimidade. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais INFORMAÇÕES PESSOAIS Nome Alexandra Isabel Cabral da Silva Gomes Local e data de nascimento Lisboa, 02 de Junho de 1982 Morada Rua António Belchior Junior, Edf. Jardim das Figuras, Nº4, 1º Dto. 8005-328

Leia mais

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA

Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Portfolio FORMAÇÃO CONTÍNUA Elaboramos soluções de formação customizadas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. Os nossos clientes são as empresas, organizações e instituições que pretendem

Leia mais

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal

22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal 22 e 23 de Setembro de 2014 Funchal Apoios Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (IDT) Empresa de Electricidade da Madeira ACIF - Associação Comercial e Industrial

Leia mais

Prémio Banco de Portugal CLAD

Prémio Banco de Portugal CLAD Prémio Banco de Portugal CLAD Regulamento Artigo 1º (Objetivo) 1. O prémio Banco de Portugal CLAD (designado genericamente como Prémio) é promovido por uma parceria entre o Banco de Portugal e a CLAD Associação

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais

CURRICULUM VITAE. Dados Pessoais CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Nuno Ricardo Pereira Branco Data de Nascimento: 21-09-1979 Bilhete de Identidade n.º: 225276909 Estado Civil: Casado Contactos: Residência: Avenida dos Estados Unidos

Leia mais

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006)

Conselho Nacional de Educação. Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Votos de Pesar VOTOS DE PESAR Conselho Nacional de Educação Falecimento Prof. a Doutora Maria Teresa Ambrósio (1937-2006) Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, a Prof. a Doutora Maria Teresa Vieira

Leia mais

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP

PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP PAZ, FRAGILIDADE E SEGURANÇA A AGENDA PÓS-2015 E OS DESAFIOS À CPLP 7 Maio 10 Horas NÚCLEO DE ESTUDANTES DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS ORGANIZAÇÃO: COM A PARTICIPAÇÃO: Paz, Fragilidade e Segurança A A G E

Leia mais

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS - RESPOSTA A PEDIDO DE CREDITAÇÃO Filipe Leonardo De: suporte@sensocomum.pt Enviado: terça-feira, 16 de Outubro de 2012 18:05 Para: mguedes.silva@mjgs.pt ; joanaviveiro@ordemfarmaceuticos.pt; joaomartinho@ordemfarmaceuticos.pt Assunto:

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS 4 www.estesl.ipl.pt COORDENAÇÃO Carla Lança (ESTeSL-IPL) Ana Grilo (ESTeSL-IPL) Gilda Cunha (ESTeSL-IPL) Francisco Gouveia (ACES Arco Ribeirinho) João Lobato (ESTeSL-IPL) Paulo Sousa (ENSP-UNL) Ana Grilo

Leia mais

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ

Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ Descrição de Tarefas para a Posição de Director de Programas, Políticas e Comunicação da AAMOZ ActionAid é uma federação internacional trabalhando para erradicar a pobreza e a injustiça. A ActionAid foi

Leia mais

Regulamento Interno do Centro de Informática e Tecnologias da Informação da Universidade Nova de Lisboa PREÂMBULO

Regulamento Interno do Centro de Informática e Tecnologias da Informação da Universidade Nova de Lisboa PREÂMBULO Regulamento Interno do Centro de Informática e Tecnologias da Informação da Universidade Nova de Lisboa PREÂMBULO Os princípios de orientação do presente regulamento do CITI são os seguintes: 1º Participação

Leia mais

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão

António Garcia Pereira Advogado Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão CURRICULUM VITAE 1. Licenciatura no curso de Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 19 de Fevereiro de 1975,com a informação final de 16 valores. 2. Mestrado em Ciências Jurídicas, em 12 de Novembro

Leia mais

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE CURSO PÓS GRADUADO EM PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE 16 DE ABRIL DE 2016 a 11 DE MARÇO DE 2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO HOSPITALAR TONDELA VISEU, E.P.E. Candidaturas: 10 DE MARÇO A 21 DE MARÇO, 2016

Leia mais

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas Teórico-Práticas 60 h

Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas Teórico-Práticas 60 h UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA F A C U L D A D E D E E NGE N H ARIA Disciplina de DESENHO Contexto da Disciplina Horas de Trabalho do Aluno Curso(s): Licenciaturas em Engenharia Total de horas Aulas

Leia mais

A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM)

A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM) A - REGULAMENTO GERAL DO PROGRAMA EXCHANGE DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM) O Exchange Programme (EP) é um Programa promovido pela Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) que visa

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais