Linguagem de Programação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagem de Programação"

Transcrição

1 Linguagem de Programação aula 4 Engenharia Elétrica e Engenharia de Automação Introdução à Computação 1.o sem/2013 Profa Suely ( smaoki@yahoo.com)

2 Programas Programas são seqüências de instruções que descrevem as tarefas a serem realizadas para alcançar a solução de um determinado problema, e devem ser escritos em uma linguagem de programação para que possam ser executados em um computador. Portanto, um programa é um algoritmo construído segundo as regras de uma linguagem de programação.

3 Técnicas de Programação Na elaboração de programas é necessário utilizar um método sistemático de programação que permita a obtenção de programas confiáveis, flexíveis e eficientes. Quando existe um problema e utiliza-se um computador para resolvê-lo inevitavelmente tem-se que passar pelas seguintes etapas: Análise do problema Projeto do programa - algoritmo e estruturas de dados Implementação (codificação) e teste do programa

4 Definição de Linguagem de Programação Uma LP é uma linguagem destinada a ser usada por uma pessoa para expressar um processo através do qual um computador pode resolver um problema. Em outras palavras, uma LP faz a ligação entre o pensamento humano (muitas vezes de natureza não estruturada) e a precisão requerida para o processamento pela máquina.

5 Componentes de uma LP Computador: a máquina que executará o processo descrito através do programa; Pessoa: o programador que serve como a origem da comunicação; Processo: a atividade que está sendo descrita através do programa; Problema: o sistema atual ou ambiente onde o problema surgiu.

6 Especificação de uma LP A descrição de uma linguagem de programação envolve dois aspectos:

7 Sintaxe A sintaxe é o conjunto de regras que determina quais construções são corretas para formação dos programas e quais não são. Em outras palavras, preocupa-se com a "forma" dos programas (como expressões, comandos, declarações, etc, são colocados juntos para formar programas).

8 Semântica A semântica é a descrição de como as construções sintaticamente corretas são interpretadas ou executadas. Em outras palavras, preocupa-se com o "significado" dos programas (como o programa vai se comportar quando executado no computador).

9 a = b (em C) Exemplos comando de atribuição correto (sintaxe) substitua valor de a com o valor atual de b (semântica) a := b (em C) comando de atribuição incorreto (erro de sintaxe) a = b (em C), porém com variáveis com tipos diferentes (inteiro ou caracter) substitua valor de a com o valor atual de b (erro de semântica)

10 Tradução de uma LP

11 Interpretação Dados de Entrada Interpretador Dados de Saída Programa

12 Compilação Dados de Entrada Program a Fonte Compilador Program a Objeto Máquina Dados de Saída

13 Do programa fonte ao programa executável A geração de um programa executável a partir de um programa fonte obedece a uma seqüência de operações antes de tornar-se um executável. Depois de escrever o seu programa com o auxílio de um processador de textos no modo não documento, grava-se o programa em disco gerando assim o programa fonte (.c).

14 Do programa fonte ao programa executável O próximo passo é o pré-processador da linguagem, que expande o programa fonte de acordo com os comandos (os comandos do pré-processador são identificados pelo caracter # ). A seguir o arquivo expandido (extensão.c) é traduzido para o nível da linguagem assembly. É neste passo que os erros de sintaxe são notificados pelo compilador. Uma vez corrigidos os erros de sintaxe, é gerado o arquivo com extensão.asm.

15 Do programa fonte ao programa executável O módulo montador (assembly) traduz o arquivo com os comandos em assembly (.ASM) para gerar o módulo objeto (.OBJ) com a respectiva codificação de máquina do computador. Por fim, o módulo ligador ou linkeditor prepara o módulo objeto ligando-o com outros módulos objetos e bibliotecas para gerar o módulo executável (.EXE).

16 Geração do executável a partir do código fonte /* ola.c */ # include <stdio.h> main() { printf("ola!"); } Pré-processador ola.c montador Ola.asm Compilador ola.obj linkeditor ola.exe

17 Ciclo de Desenvolvimento de um Programa IMPORTANTE!!! Determinação e entendimento do problema: construção do algoritmo em pseudocódigo ou do fluxograma

18 1. Codificação Transcrição do programa em uma linguagem e usando regras que o compilador da linguagem entenda, gerando desta maneira um CÓDIGO FONTE.

19 2. Compilação É o processo através do qual um compilador lê o programa inteiro codificado e converte-o em um CÓDIGO OBJETO (arquivo.obj), que é uma tradução do CÓDIGO FONTE do programa em uma forma que o computador possa executar diretamente. O CÓDIGO OBJETO é também conhecido como código binário ou código de máquina.

20 3. Link-Edição Todo compilador C vem com uma biblioteca padrão de funções que realizam as tarefas necessárias mais comuns, como exemplo escrever no vídeo (printf()), ler um caracter do teclado (getch()), entre outras. O padrão ANSI C (American National Standards Institute) especifica o conjunto mínimo de funções que estará contido na biblioteca. No entanto seu compilador provavelmente conterá outras funções que podem não estar incluídas em um compilador de outro fabricante. O processo de link-edição é combinar o CÓDIGO OBJETO gerado pelo compilador que você escreveu, com o código objeto já encontrado na biblioteca padrão quando da chamada de uma função desta biblioteca, por exemplo printf() e getch(). O resultado deste processo é o CÓDIGO EXECUTÁVEL (arquivo.exe, no DOS).

21 4. Depuração e Testes Uma vez gerado o código executável passa-se para a etapa de verificação de funcionamento do programa, entrando em detalhes como valores de variáveis, fluxo dos dados, etc..., isto é na realidade o que chamamos de Depuração, e o ambiente a ser utilizado possui uma ferramenta poderosa para tal, o DEBUG. Uma vez toda que toda a parte lógica do programa está certa, parte-se para os testes. Se nesta etapa qualquer problema é encontrado, devemos iniciar todo o processo, passando novamente pelas etapas 1, 2, 3 e 4.

22 Início Determinação e entendimento do problema Codificação 1 Compilação 2 Link-edição 3 Depuração e testes 4 Programa OK? Não Sim Fim Figura 1- Ciclo de desenvolvimento

23 Linguagem C

24 Operador de Atribuição O operador de atribuição em linguagem C é o símbolo de igualdade = Exemplo: NUM = 3; (a variável NUM recebe o valor 3) NUM = 45 / 5; (a variável NUM recebe o resultado da operação) NUM = NUM1 + NUM2; (a variável NUM recebe o resultado da operação com os conteúdos das variáveis NUM1 e NUM2)

25 printf ( ) Saída de Dados

26 printf() printf ( oi, mundo! ); printf ( tenho %d anos de vida., idade); printf ( tenho %f metros de altura, medida); printf ( não tenho a letra %c no meu nome, letra) printf ( rua %s, nome ); printf ( a %d.a letra do alfabeto e : %c, ordem, letra);

27 Entrada de Dados scanf ( ) gets ( ) getchar ( ) getch ( ) getche ( )

28 scanf ( ) scanf( %d, &idade); scanf( %f, &altura); Obs: cuidado ao usar scanf () para leitura de string, tem que limpar o buffer de entrada antes de chamar esta função utilizando a função fflush ( ).

29 gets ( ) gets(nome); Obs: esta função armazena a string inteira.

30 getchar ( ) sexo = getchar( ); resposta = getchar( ); Obs: esta função armazena somente um único caracter.

31 getch ( ) getch ( ); Obs: esta função retorna imediatamente após qualquer tecla ser pressionada, mas não mostra na tela o valor dessa tecla; ela pode ser usada para não fechar a tela da execução do programa logo após o final dessa execução, ou seja, o programa fica esperando que uma tecla seja pressionada para fechar a tela de execução; tem a mesma utilização do system( pause ).

32 getche ( ) getche ( ); Obs: esta função retorna imediatamente após qualquer tecla ser pressionada, mostrando na tela o valor dessa tecla; ela pode ser usada para não fechar a tela da execução do programa logo após o final dessa execução, ou seja, o programa fica esperando que uma tecla seja pressionada para fechar a tela de execução; tem a mesma utilização do system( pause ).

33 EXEMPLOS DE PROGRAMAS COM ESTRUTURAS LÓGICAS SEQUENCIAIS

34 /* Cabeçalho do programa */ // Programa : Exemplo 1 // Programador : /* Declaração das Bibliotecas */ #include <stdio.h> #include <conio.h> int main ( ) // Aqui começa o programa { int X, Y; Y = 2 ; X = 10 ; X = Y + 2 ; X = ((Y + 3 ) * 4) 5 ; X = (X % 2 ) ; } printf ( O conteudo da variável X eh: %d, X); printf ( O conteudo da variável Y eh: %d, Y);

35 /* Cabeçalho do programa */ // Programa : Exemplo 2 // Programador : /* Declaração das Bibliotecas */ #include <stdio.h> #include <conio.h> int main ( ) // Aqui começa o programa { int ARESTA, AREA printf ( Digite o valor da aresta do quadrado: ); scanf ( %d, &ARESTA); AREA = ARESTA * ARESTA ; } printf ( A área do quadrado eh: %d, AREA);

36 /* Cabeçalho do programa */ // Programa : Exemplo 3 // Programador : /* Declaração das Bibliotecas */ #include <stdio.h> /*Definição das Constantes */ #define MEU_NOME João int main ( ) // Aqui começa o programa { /*Declaração das Variáveis da função principal */ int idade; float altura; char nome[30], sexo; } clrscr( ); // Limpa a tela printf( Oi! Meu nome e %s\n, MEU_NOME); printf( Qual seu nome? ); gets(nome); printf( Qual seu sexo - F (feminino) e M (masculino)? ); sexo = getchar( ); printf( Qual sua idade? ); scanf( %d, &idade); printf( Qual sua altura? ); scanf( %f, &altura); system ( pause );

37 Exercícios

38 Exercício 1 Faça um programa para ler as seguintes informações de uma pessoa: Nome, Idade, Sexo, Peso, Altura, Profissão, Rua, Bairro, Cidade, Estado, CEP, Telefone.

39 Exercício 2 Faça um programa para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, calcule e escreva sua área. Área = ( Base * Altura ) / 2

40 Exercício 3 Escreva um programa que calcule o volume de um cilindro circular, dados o raio e altura desse cilíndro. Exiba o resultado desse cálculo. V = π * r 2 * h Em que: π = r = raio h = altura

41 Exercício 4 Faça um programa para ler a base e a altura de um triângulo. Em seguida, calcule e escreva sua área. Área = ( Base * Altura ) / 2

42 Exercício 5 Escreva um programa que calcule o volume de um cilindro circular, dados o raio e altura desse cilíndro. Exiba o resultado desse cálculo. V = π * r 2 * h Em que: π = 3.14, r = raio, h = altura.

43 Exercício 6 Escreva um programa que calcule a raiz de uma equação do 1.o grau, dados os valores dos coeficientes. a x + b = 0

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I. Introdução

PROGRAMAÇÃO I. Introdução PROGRAMAÇÃO I Introdução Introdução 2 Princípios da Solução de Problemas Problema 1 Fase de Resolução do Problema Solução na forma de Algoritmo Solução como um programa de computador 2 Fase de Implementação

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C Linguagem de Programação C Aula 08 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais 13 de novembro de 2009 Introdução O que é uma linguagem

Leia mais

3. Linguagem de Programação C

3. Linguagem de Programação C Introdução à Computação I IBM1006 3. Linguagem de Programação C Prof. Renato Tinós Departamento de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Linguagem de programação C 3.1. Conceitos

Leia mais

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Aula 1 - Estrutura Sequencial Professores: Vanderlei Bonato (responsável) - vbonato@icmc.usp.br Roberto de M. F. Filho (aluno PAE) - rmdff@icmc.usp.br>

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

ALGORITMOS AULA 01. Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal

ALGORITMOS AULA 01. Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal ALGORITMOS AULA 01 Baseado nas aulas do Prof. Jorgiano Vidal LINGUAGEM C Uma das grandes vantagens do C é que ele possui tanto caracterìsticas de "alto nìvel" quanto de "baixo nìvel". Linguagem de propósito

Leia mais

Linguagem C Entrada/Saída (console)

Linguagem C Entrada/Saída (console) Linguagem C Entrada/Saída (console) Objetivos Nos artigos anteriores foram utilizadas as funções scanf() e printf(), porém não entramos em maiores detalhes. Agora estudaremos essas e outras funções de

Leia mais

GABARITO Questão a b c d e

GABARITO Questão a b c d e Documento gerado por Contato: smarttest@smarttest.com.br Instituto Federal Catarinense Curso: Engenharia Mecânica Turma: 2016/Turma Extra Disciplina: Informática para Engenharia Docente: Ricardo Antonello

Leia mais

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1

Ferramentas Programação. UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Ferramentas Programação UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Índice Seção 1 Linguagens de Programação Seção 2 Interpretador Seção 3 Compilador / Linkeditor Seção 4 Ambientes de Desenvolvimento UDESC - Prof. Juliano

Leia mais

Fundamentos de Programação1

Fundamentos de Programação1 Fundamentos de Programação1 Linguagem C Introdução e elementos principais Aula N. 01 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO 1 Exemplo 2 % código em Octave/Matlab clc; A = 5; A = 4 ; if ( A > B ) printf ( A é maior

Leia mais

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação

Programação em C. Variáveis e Expressões. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Programação em C Variáveis e Expressões DCA0800 Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros Florencio

Leia mais

LINGUAGEM E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO LINGUAGEM E TECNICAS DE PROGRAMAÇÃO Aula 03 Lógica Entrada de dados Lógica Lógica, no seu sentido mais amplo, está presente em todos os passos de nossas vidas, servindo de base para resolução de nossos

Leia mais

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Aula 1 - Estrutura Sequencial Professores: Vanderlei Bonato (responsável) - vbonato@icmc.usp.br Luiz Henrique Kiehn (aluno PAE) - lhkiehn@icmc.usp.br

Leia mais

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza

Introdução à Programação Estruturada Parte 3. Material da Prof. Ana Eliza Introdução à Programação Estruturada Parte 3 Material da Prof. Ana Eliza Arquitetura do Computador Digital MEMÓRIA Armazena dados e comandos UNIDADE DE ENTRADA UNIDADE DE CONTROLE UNIDADE LÓGICA E ARITMÉTICA

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Linguagens de Programação 128 13 129 Linguagens de Programação Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador. Esses programas

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Este documento explica como transformar um algoritmo escrito na forma pseudocódigo

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE

INSTITUTO FEDERAL DE! EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos ANSI C - Introdução Copyright 2014 IFRN Agenda Conceitos básicos ANSI C Hello World Funções em C Exercícios 2 /26 A linguagem

Leia mais

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Aula 2 - Variáveis Tipos de dados Identificadores Aula 3 - Programação

Leia mais

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano

Anhanguera Educacional S.A. Centro Universitário Ibero-Americano O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup durante a década de 1980 com o objetivo de melhorar a linguagem de programação C, mantendo a compatibilidade com esta linguagem. Exemplos de Aplicações

Leia mais

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples

Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples SSC0101 - ICC1 Teórica Introdução à Ciência da Computação I Estrutura de Programas e Tipos de Dados Simples Prof. Vanderlei Bonato: vbonato@icmc.usp.br Prof. Claudio Fabiano Motta Toledo: claudio@icmc.usp.br

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Sumário Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento de software Fases de desenvolvimento Programação modular Abordagem top-down e bottom-up Linguagens de programação: Compilação / Interpretação Aplicação

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções de máquina.

Leia mais

Linguagem C. André Tavares da Silva.

Linguagem C. André Tavares da Silva. Linguagem C André Tavares da Silva dcc2ats@joinville.udesc.br Variáveis Posição nomeada de memória que é usada para guardar um valor que pode ser modificado pelo programa. Todas as variáveis devem ser

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 02 Algoritmos e Ciclo de Desenvolvimento Edirlei Soares de Lima Modelo de um Computador Linguagem de Máquina Um processador executa instruções

Leia mais

Matrizes em C. Lucas Ferrari de Oliveira Professor Adjunto. Universidade Federal do Paraná

Matrizes em C. Lucas Ferrari de Oliveira Professor Adjunto. Universidade Federal do Paraná em C Lucas Ferrari de Oliveira Professor Adjunto Universidade Federal do Paraná Uma matriz é uma coleção de variáveis do mesmo tipo que é referenciada por um nome comum; Em C todas as matrizes consistem

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO Algoritmos Conceitos Iniciais. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO Algoritmos Conceitos Iniciais. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO Algoritmos Conceitos Iniciais Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS lflcampos@machadosobrinho.com.br Compilação/Interpretação Um compilador ao receber como entrada

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores. Aula - Tópico 1 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Introdução à Programação de Computadores Aula - Tópico 1 1 Problema 1 Considere o seguinte problema: Determinar o valor de y = seno(1,5). 2 Definições Para

Leia mais

Conhecendo a Linguagem de Programação C

Conhecendo a Linguagem de Programação C Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Conhecendo a Linguagem de Programação C DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Como

Leia mais

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Algoritmos e Estruturas de Dados I (AED-I) Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Introdução A linguagem C foi inventada por Dennis Ritchie e

Leia mais

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I

Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I Aula 1 - Estrutura Sequencial Professor: Jó Ueyama Estagiário PAE: Bruno S. Faiçal 1 Sumário Estrutura de programas (sequenciais) Tipos de dados simples

Leia mais

Programação de Computadores I Funções Básicas da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Funções Básicas da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Funções Básicas da Linguagem C PROFESSORA CINTIA CAETANO Função Printf() Sintaxe printf( expressão de controle, argumentos); É uma função padrão para exibir uma mensagem na

Leia mais

Introdução à linguagem C

Introdução à linguagem C Introdução à linguagem C Luís Charneca luis.charneca@gmail.com Introdução ao C O C nasceu na década de 70. O seu inventor, Dennis Ritchie, implementou-o pela primeira vez usando um DEC PDP-11 correndo

Leia mais

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes

Introdução à Programação. Introdução a Linguagem C. Prof. José Honorato F. Nunes Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Introdução Variáveis Tipos de dados Operadores e Expressões: Operadores

Leia mais

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Strings. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Strings Prof: Luciano Barbosa Recapitulando: Vetores Representar uma coleção de variáveis de um mesmo tipo em uma dimensão Ex: float notas[5]; ou float notas[5] = {2.5,3.2,1.9,4.1,2.0};

Leia mais

100 Exercícios Teóricos não resolvidos

100 Exercícios Teóricos não resolvidos 1 GUIA DE ESTUDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C++ 100 Exercícios Teóricos não resolvidos Prof. Universitário e Consultor Silva Quiala Msc, Bsc, HND Uso exclusivo para estudantes ( Versão Adaptada) 21 de Setembro

Leia mais

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Paradigma Imperativo

15/03/2018. Professor Ariel da Silva Dias Paradigma Imperativo Professor Ariel da Silva Dias Paradigma Imperativo Imperare Comandar É o mais antigo de todos; Baseado no modo de funcionamento do computador; Caracterizada por três conceitos Variáveis; Atribuições; Sequência;

Leia mais

Conteúdo programático

Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Conteúdo programático Introdução à Linguagem C Estrutura de Programas Variáveis, Constantes Operadores, Entrada e Saída de Dados Estruturas de Desvio Estrutura de Múltipla Escolha

Leia mais

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio)

Módulo 1. Introdução. AEDS I C++ (Rone Ilídio) Módulo 1 Introdução AEDS I C++ (Rone Ilídio) Introdução Linguagens de Programação Fonte Compilador Executável SO I Hardware C++ - Características Evolução do C, ou seja, possui a mesma sintaxe É uma linguagem

Leia mais

Linguagem C Controle do Fluxo de Execução. Lógica de Programação

Linguagem C Controle do Fluxo de Execução. Lógica de Programação Linguagem C Controle do Fluxo de Execução Lógica de Programação Caro(a) aluno(a), Aqui começaremos a escrever os nossos primeiros programas em uma Linguagem de Programação. Divirta-se!!! Estrutura Seqüencial

Leia mais

Conceitos Básicos. Fundamentos de Programação de Computadores

Conceitos Básicos. Fundamentos de Programação de Computadores Conceitos Básicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2018 Unidade 01 Conceitos Básicos 1/15 Curiosidade Ranking das Linguagens

Leia mais

16. Compilação no Linux

16. Compilação no Linux 16. Compilação no Linux 16.1 Compilador X Interpretador Um código fonte pode ser compilado ou interpretado. Compiladores e interpretadores tratam o código de maneira diferente. Interpretador: Lê o código

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C.

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: gemilson Fone:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG UNIDADE DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG UNIDADE DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE VARGINHA CAMPUS VIII 1 Algoritmo, Contexto

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Introdução à Programação Introdução a Linguagem C Construções Básicas Programa em C #include int main ( ) { Palavras Reservadas } float celsius ; float farenheit ; celsius = 30; farenheit = 9.0/5

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: José Martins de Castro Neto Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições

Leia mais

Olimpíadas de Informática

Olimpíadas de Informática Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Fone: (83)8792-7419 Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo):

Leia mais

Introdução a Programação na Linguagem C.

Introdução a Programação na Linguagem C. Introdução a Programação na Linguagem C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: facebook.com/gemilson Fone: (83)8880-2046 Blog: informaticageo.wordpress.com

Leia mais

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação

Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação. Algoritmos e Programação Ederson Luiz da Silva Ciência da Computação Algoritmos e Programação Programação em C Características Criado na década de 70; Possui muitas regras em sintaxe e semântica; Utilizado para programação de

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação CP41F Aula 2 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Conceito de algoritmo. Raciocínio lógico na construção de algoritmos. Estrutura de algoritmos. Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Prof.

Leia mais

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias. Introdução a Linguagem C. GE4 Bio

SSC304 Introdução à Programação Para Engenharias. Introdução a Linguagem C. GE4 Bio Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Introdução à Para Engenharias Introdução a Linguagem C GE4 Bio GE4Bio Grupo de Estudos

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza

Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza Algoritmos e Técnicas de Programação Introdução Givanaldo Rocha de Souza givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceitos Lógica de Programação técnica de encadear pensamentos

Leia mais

Aula 2 Comandos de Decisão

Aula 2 Comandos de Decisão Departamento de Sistemas de Computação Universidade de São Paulo SSC 502 Laboratório de Introdução a Ciência de Computação I Aula 2 Comandos de Decisão Responsável Prof. Seiji Isotani (sisotani@icmc.usp.br)

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Introdução ao C PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Criada em 1972, por Dennis Ritchie; Centro de Pesquisas da Bell Laboratories; Para utilização no S.O. UNIX; C é uma linguagem

Leia mais

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 Arquitetura de Von Neumann CPU Unidade de controle Unidade de entrada Unidade de saída ULA Von Neumann era um gênio. Falava muitos

Leia mais

Introdução à Programação

Introdução à Programação Programação de Computadores Introdução à Programação Prof. Helton Fábio de Matos hfmatos@dcc.ufmg.br Agenda Algoritmo & Programa Variáveis Declaração de tipos Comando de entrada ou de leitura Comando de

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

Introdução à Linguagem C. Adaptado de Deise Saccol

Introdução à Linguagem C. Adaptado de Deise Saccol Introdução à Linguagem C Adaptado de Deise Saccol 1 Tradução CÓDIGO FONTE... LET SOMA = VAR1 + TOTAL... TRADUTOR CÓDIGO OBJETO... 00010110111001011001011010... MONTADOR (assembler) Tradutor para linguagens

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Resumo da Linguagem C. Sérgio Carlos Portari Júnior

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO. Resumo da Linguagem C. Sérgio Carlos Portari Júnior LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Resumo da Linguagem C Sérgio Carlos Portari Júnior Tipos de dados mais usados em C Inteiro int 2 bytes Real float 4 bytes Caractere char 1 byte String não existe* xxxxxxx Booleano

Leia mais

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza COMPILAÇÃO Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br Programas Código-fonte escrito em linguagem de programação de alto nível, ou seja, com um nível de abstração muito grande, mais próximo

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação O estudante estuda muito. Regras: 7 9 12 14. . Regras: 2 4 . Regras: 1 Representar através de uma árvore de derivação. 77 O estudante estuda muito.

Leia mais

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo

Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída. Prof. Alex Camargo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Apresentação da ferramenta de programação. Comandos de entrada e saída Prof. Alex Camargo alexcamargoweb@gmail.com Linguagem C A linguagem

Leia mais

TCC 00308: Programação de Computadores I Organização de programas em Python

TCC 00308: Programação de Computadores I Organização de programas em Python TCC 00308: Programação de Computadores I 2017.1 Organização de programas em Python Vamos programar em Python! Como um programa é organizado? Quais são os tipos de dados disponíveis? Como variáveis podem

Leia mais

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C

Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Aulas preparatórias Introdução a Programação em Linguagem C Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@colegiogeo.com.br Blog: informaticageo.wordpress.com Facebook (Grupo): GEO.OBI AJUDA NOS ESTUDOS br.spoj.com

Leia mais

1.1 Linguagens de Programação

1.1 Linguagens de Programação Fundamentos Procurando fazer com que haja uma melhor compreensão para o estudo e desenvolvimento utilizando linguagens de programação, este capítulo apresenta conceitos básicos sobre como um programa pode

Leia mais

Características fundamentais de codificação de programas

Características fundamentais de codificação de programas Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Lógica de Programação Características fundamentais de codificação de programas Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis Wagner Santos

Leia mais

Linguagem C. Eliane Pozzebon

Linguagem C. Eliane Pozzebon Linguagem C Eliane Pozzebon Material de Apoio de C Site da disciplina: http://www.univasf.edu.br/~eliane.pozzebon Slides de aulas Exercícios Dev-C++: um ambiente de programação interativo e gratuito para

Leia mais

Métodos Computacionais

Métodos Computacionais Métodos Computacionais Objetivos da Disciplina e Introdução a Linguagem C Construções Básicas Objetivos da Disciplina Objetivo Geral Discutir técnicas de programação e estruturação de dados para o desenvolvimento

Leia mais

Para começar... Para começar... Para começar... Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Estruturas condicionais...

Para começar... Para começar... Para começar... Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Estruturas condicionais... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Estrutura Condicional: simples e composta Aula 05 Prof. Piva Estruturas condicionais... Existem comandos que, a partir de uma condição, permitem

Leia mais

Slides trabalhados durante a quinta aula

Slides trabalhados durante a quinta aula Slides trabalhados durante a quinta aula prática Estruturas de Controle de Fluxo 3. Laços de repetição (continuação) Exercício: Construa um algoritmo, representando-o através de um pseudocódigo e de um

Leia mais

Introdução Linguagem C. UDESC - Prof. Juliano Maia 1

Introdução Linguagem C. UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Introdução Linguagem C UDESC - Prof. Juliano Maia 1 Índice Seção 1 A linguagem C Seção 2 Esqueleto Básico Programa em C UDESC - Prof. Juliano Maia 2 A linguagem C Seção 1 História Características Orientação

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Tipos de Dados, Expressões, Operadores e Comandos Básicos Prof.: Julliano Rosa Nascimento julliano.rn@gmail.com Roteiro Tipos de Dados: Revisão Expressões Operadores Comandos Básicos

Leia mais

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C

Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Programação Estruturada Aula - Introdução a Linguagem C Prof. Flávio Barros flavioifma@gmail.com www.flaviobarros.com.br 2 HISTÓRICO DA LINGUAGEM C HISTÓRICO DA LINGUAGEM C Como tudo iniciou... C iniciou

Leia mais

Capítulo 2 Operadores. A função scanf()

Capítulo 2 Operadores. A função scanf() Capítulo 2 Operadores A função scanf() A função scanf() é outra das funções de E/S implementadas em todos os compiladores e nos permite ler dados formatados da entrada padrão (teclado). Sintaxe: scanf(

Leia mais

Introdução à linguagem de programação C. Alexandre Mota

Introdução à linguagem de programação C. Alexandre Mota Introdução à linguagem de programação C Alexandre Mota acm@cin.ufpe.br Do código-fonte ao executável Nossa preocupação maior neste curso está com o código-fonte. Nossa carta de intenções para com o computador!

Leia mais

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++

Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Aula 01 Algoritmos e lógica de programação e introdução ao C++ Autor: Max Rodrigues Marques Carga Horária: 2h 21 de julho de 2015 1 Algoritmo e lógica de programação Ementa do curso 1. Definições de algoritmo

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

3.1 - Funções para manipular dados de entrada e saída padrão

3.1 - Funções para manipular dados de entrada e saída padrão 1616161616161616161616161616161616161616161616161616 3- ENTRADA E SAÍDA EM C Os principais meios para executar operações de entrada e saída (E/S) são: Entrada e saída pelo console (ou padrão): teclado

Leia mais

Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Profa Rosana Braga

Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Profa Rosana Braga Universidade de São Paulo São Carlos Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Profa Rosana Braga 1º semestre de 2010 1 Arquivo-FONTE /*******************************/ /* Primeiro exemplo arq exemplo1.c

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Introdução à Linguagem C

Introdução à Linguagem C Engenharia de CONTROLE e AUTOMAÇÃO Introdução à Linguagem C Aula 02 DPEE 1038 Estrutura de Dados para Automação Curso de Engenharia de Controle e Automação Universidade Federal de Santa Maria beltrame@mail.ufsm.br

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Introdução à Lógica de Programação Programação Tradução de um algoritmo para uma linguagem de programação Cada linguagem de programação possui sua sintaxe

Leia mais

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo

Organização de programas em Python. Vanessa Braganholo Organização de programas em Python Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Vamos programar em Python! Mas... } Como um programa é organizado? } Quais são os tipos de dados disponíveis? } Como variáveis podem

Leia mais

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador

Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador. Resolução de Problemas com Computador Prof. Araken Medeiros araken@ufersa.edu.br O processo de resolução de um problema com um computador leva à escrita de um algoritmo ou programa e à sua execução. Mas o que é um algoritmo? Angicos, RN 15/9/2009

Leia mais

Estrutura do programa

Estrutura do programa Linguagem C Estrutura do programa Exemplo: #include #include main() { printf( Ola, mundo! ); system( pause ); }

Leia mais

Linguagens de Programação

Linguagens de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia Departamento de Computação e Automação Linguagens de Programação Professor Responsável: Luiz Affonso Henderson Guedes de Oliveira Prof.

Leia mais

Sintaxe. Observações: #include <stdio.h> #include <conio.h> void main ( ) { int num, dobro; clrscr ( ); printf ( Digite i um número: );

Sintaxe. Observações: #include <stdio.h> #include <conio.h> void main ( ) { int num, dobro; clrscr ( ); printf ( Digite i um número: ); scanf ( ) 1 Sintaxe scanf ( expr. de controle, lista de argumentos ); Observações: A expressão de controle deve conter a formatação do tipo de variável a ser lida. scanf ( %f f, &num ); A lista de argumentos

Leia mais