Campanha reivindicatória Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Campanha reivindicatória Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização"

Transcrição

1 B O L E T I M intervalo abril/ nº 503 Campanha reivindicatória 2015 Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização Em assembleia da campanha reivindicatória realizada no sábado (18/4), os professores de escolas particulares de Belo Horizonte e região decidiram paralisar as atividades no dia 29 de abril (quarta-feira) para relizar assembleia às 9 horas na Associação Médica de Minas Gerais (avenida João Pinheiro, Centro - Belo Horizonte). Mesmo após vários esforços do Sinpro Minas em fazer avançar as discussões em torno da pauta de reivindicações da categoria, entregue no final do ano passado, o sindicato patronal (Sinep/MG) não apresentou uma proposta condizente com as demandas dos professores, criando assim um impasse nas negociações. Os professores reivindicam, entre outros pontos, reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade, elevação do adicional extraclasse, equiparação dos pisos da educação básica e unificação do piso do ensino superior. A contraproposta apresentada pelo patronal confirmada na última reunião de negociação, ocorrida em 22/04, prevê um reajuste salarial de 8% percentual abaixo da inflação do período pelo INPC (8,42%) e o fracionamento do reajuste para os professores do ensino superior (6,4% a partir de abril, e o restante em setembro). O índice apresentado não recompõe nem mesmo as perdas pela inflação do período e as reivindicações dos professores não são atendidas minimamente. Essa contraproposta não se justifica diante da expansão das escolas privadas e do aumento das mensalidades Assembleia com paralisação das atividades 29 de abril (quarta) 9 horas Local: Associação Médica de Minas Gerais Av. João Pinheiro, 161 Centro - BH escolares. Na assembleia, professores destacaram que a paralisação do dia 29 de abril tem o objetivo de demonstrar a insatisfação com a contraproposta patronal, fazer as negociações avançarem e de ampliar a mobilização da campanha reivindicatória. Eles relataram que há, entre os colegas, um clima favorável para isso, em função dos baixos salários, da sobrecarga de trabalho e da pressão sofrida no cotidiano escolar. A paralisação também pretende chamar a atenção da categoria para os riscos do projeto de lei 4330, cujo texto-base foi aprovado na Câmara no dia 8 de abril. O projeto amplia a terceirização de serviços no país. O texto segue para avaliação no Senado. Vamos paralisar pela valorização da categoria, por melhores condições de trabalho e salários, e contra o projeto de lei da terceirização, que na prática acaba com direitos históricos de todos. Por isso a participação e a mobilização dos professores é fundamental. Só assim conquistaremos avanços, destacou Gilson Reis.

2 B O L E T I M intervalo abril/ nº 503 Campanha reivindicatória 2015 Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização Em assembleia da campanha reivindicatória realizada no sábado (18/4), os professores de escolas particulares de Belo Horizonte e região decidiram paralisar as atividades no dia 29 de abril (quarta-feira) para relizar assembleia às 9 horas na Associação Médica de Minas Gerais (avenida João Pinheiro, Centro - Belo Horizonte). Mesmo após vários esforços do Sinpro Minas em fazer avançar as discussões em torno da pauta de reivindicações da categoria, entregue no final do ano passado, o sindicato patronal (Sinep/MG) não apresentou uma proposta condizente com as demandas dos professores, criando assim um impasse nas negociações. Os professores reivindicam, entre outros pontos, reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade, elevação do adicional extraclasse, equiparação dos pisos da educação básica e unificação do piso do ensino superior. A contraproposta apresentada pelo patronal confirmada na última reunião de negociação, ocorrida em 22/04, prevê um reajuste salarial de 8% percentual abaixo da inflação do período pelo INPC (8,42%) e o fracionamento do reajuste para os professores do ensino superior (6,4% a partir de abril, e o restante em setembro). O índice apresentado não recompõe nem mesmo as perdas pela inflação do período e as reivindicações dos professores não são atendidas minimamente. Essa contraproposta não se justifica diante da expansão das escolas privadas e do aumento das mensalidades Assembleia com paralisação das atividades 29 de abril (quarta) 9 horas Local: Associação Médica de Minas Gerais Av. João Pinheiro, 161 Centro - BH escolares. Na assembleia, professores destacaram que a paralisação do dia 29 de abril tem o objetivo de demonstrar a insatisfação com a contraproposta patronal, fazer as negociações avançarem e de ampliar a mobilização da campanha reivindicatória. Eles relataram que há, entre os colegas, um clima favorável para isso, em função dos baixos salários, da sobrecarga de trabalho e da pressão sofrida no cotidiano escolar. A paralisação também pretende chamar a atenção da categoria para os riscos do projeto de lei 4330, cujo texto-base foi aprovado na Câmara no dia 8 de abril. O projeto amplia a terceirização de serviços no país. O texto segue para avaliação no Senado. Vamos paralisar pela valorização da categoria, por melhores condições de trabalho e salários, e contra o projeto de lei da terceirização, que na prática acaba com direitos históricos de todos. Por isso a participação e a mobilização dos professores é fundamental. Só assim conquistaremos avanços, destacou Gilson Reis.

3 B O L E T I M intervalo abril/ nº 503 Campanha reivindicatória 2015 Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização Em assembleia da campanha reivindicatória realizada no sábado (18/4), os professores de escolas particulares de Belo Horizonte e região decidiram paralisar as atividades no dia 29 de abril (quarta-feira) para relizar assembleia às 9 horas na Associação Médica de Minas Gerais (avenida João Pinheiro, Centro - Belo Horizonte). Mesmo após vários esforços do Sinpro Minas em fazer avançar as discussões em torno da pauta de reivindicações da categoria, entregue no final do ano passado, o sindicato patronal (Sinep/MG) não apresentou uma proposta condizente com as demandas dos professores, criando assim um impasse nas negociações. Os professores reivindicam, entre outros pontos, reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade, elevação do adicional extraclasse, equiparação dos pisos da educação básica e unificação do piso do ensino superior. A contraproposta apresentada pelo patronal confirmada na última reunião de negociação, ocorrida em 22/04, prevê um reajuste salarial de 8% percentual abaixo da inflação do período pelo INPC (8,42%) e o fracionamento do reajuste para os professores do ensino superior (6,4% a partir de abril, e o restante em setembro). O índice apresentado não recompõe nem mesmo as perdas pela inflação do período e as reivindicações dos professores não são atendidas minimamente. Essa contraproposta não se justifica diante da expansão das escolas privadas e do aumento das mensalidades Assembleia com paralisação das atividades 29 de abril (quarta) 9 horas Local: Associação Médica de Minas Gerais Av. João Pinheiro, 161 Centro - BH escolares. Na assembleia, professores destacaram que a paralisação do dia 29 de abril tem o objetivo de demonstrar a insatisfação com a contraproposta patronal, fazer as negociações avançarem e de ampliar a mobilização da campanha reivindicatória. Eles relataram que há, entre os colegas, um clima favorável para isso, em função dos baixos salários, da sobrecarga de trabalho e da pressão sofrida no cotidiano escolar. A paralisação também pretende chamar a atenção da categoria para os riscos do projeto de lei 4330, cujo texto-base foi aprovado na Câmara no dia 8 de abril. O projeto amplia a terceirização de serviços no país. O texto segue para avaliação no Senado. Vamos paralisar pela valorização da categoria, por melhores condições de trabalho e salários, e contra o projeto de lei da terceirização, que na prática acaba com direitos históricos de todos. Por isso a participação e a mobilização dos professores é fundamental. Só assim conquistaremos avanços, destacou Gilson Reis.

4 Terceirização: mais trabalho e menores salários Ameaça aos direitos dos professores Trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais se reuniram no dia 15 de abril, no centro de Belo Horizonte, em um ato contra o projeto de lei Professores da rede privada de ensino também participaram da manifestação, convocada pelas centrais sindicais e realizada em todo o país, com a participação de milhares de trabalhadores. Aprovado por maioria de votos na Câmara, o PL permite que todo o trabalhador brasileiro possa ser terceirizado. Na avaliação de sindicatos, juristas e pesquisadores do assunto, a proposta representa um retrocesso histórico para os trabalhadores e foi aprovada para atender os interesses dos empresários. Se aprovado como está, o PL 4330 trará fortes impactos sobre a vida dos trabalhadores brasileiros. De acordo com levantamentos e estudos, entre eles o feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados recebem menores salários, trabalham, em média, três horas a mais por semana, estão mais sujeitos a acidentes no ambiente profissional, têm menos direitos trabalhistas e piores condições de trabalho, em relação aos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas. De acordo com o texto do PL 4330 aprovado na Câmara no início de abril, todo trabalhador poderá ser terceirizado. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não para a atividade-fim da empresa. Uma escola particular, por exemplo, pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo texto votado na Câmara, essa limitação não existirá mais. Se o PL for aprovado no Senado, os donos de escolas privadas poderão substituir professores e auxiliares administrativos por trabalhadores terceirizados, sem vínculo direto com a instituição de ensino, o que irá precarizar ainda mais as condições de trabalho, reduzir salários e afetar direitos duramente conquistados ao longo de muitos anos de luta. Os professores de qualquer disciplina, como português e matemática, poderão ser terceirizados e deixarão de ser contratados diretamente pela escola onde trabalham. Com isso, perdem direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, como o da isonomia salarial e o da bolsas de estudo, alertou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Muitos professores acreditam que esse projeto não os atinge, mas isso não é verdade. A si- tuação é gravíssima e, caso seja aprovado no Senado, vai afetar todos os trabalhadores do país. O resultado será menores salários e piores condições de tra- balho. A medida é danosa para todos, ressaltou Gilson Reis, ao falar da necessidade de a sociedade pressionar para derrubar o projeto. Direitos e conquistas dos professores do setor privado que poderão ser afetados pelo PL 4330: 1 - Piso salarial/isonomia - há risco de perda dos pisos salariais, principalmente os pisos das escolas. Trabalhadores terceirizados recebem até 25% a menos; 2 Adicional por tempo de serviço - os contratos de terceirização não têm garantias de continuidade além de 5, 10, 15 anos; 3 Adicional extraclasse - a inclusão dessa cláusula terá que 4 Adicional por aluno em classe - não é previsto em lei; a inclusão dessa cláusula terá que 5 Garantia de salários - as empresas de terceirização não têm como referência o calendário escolar; dificilmente irão indenizar salários em demissões ao longo do ano letivo; 6 Bolsas de estudo - a empresa de terceirização não será escola e, portanto, não garantirá as bolsas para professores, filhos e cônjuges; 8 Férias coletivas e recessos - são conquistas convencionadas historicamente, que poderão ser retiradas; 9 Enfraquecimento dos sindicatos de trabalhadores - a aprovação do PL 4330 poderá significar grande perda da base sindical dos professores e desorganização da categoria; 10 Negociação - além da negociação com os sindicatos de proprietários de escolas, o Sinpro Minas terá que negociar com cada uma das várias empresas de terceirização para definir as condições de trabalho dos professores terceirizados. SAIBA MAIS (Programa Extra-Classe sobre a terceirização) Irredutibilidade - não haverá garantia, pois a escola pode contratar profissionais de diversas empresas;

5 Professor, diga NÃO À TERCEIRIZAÇÃO! Conheça os deputados federais mineiros que estão a favor da terceirização sem limites no Brasil. O Sinpro Minas convida os professores a enviar s aos deputados como forma de manifestar nossa indignação com a postura desses parlamentares, que não representam os anseios da maioria da população brasileira, composta por trabalhadores. O PL aprovado na Câmara segue para avaliação do Senado. Esperamos que os senadores tenham consciência e não aprovem o PL 4330, de forma a resguardar os direitos históricos dos trabalhadores. Se houver alteração do projeto no Senado, o texto volta para a Câmara, onde ainda poderá ser mudado, a partir da pressão popular. Somente com a mobilização de todos nas ruas, na internet e nas redes sociais, será possível reverter a votação desse projeto de lei, que tantos danos poderá trazer para a classe trabalhadora brasileira. Envie para os deputados listados abaixo e diga NÃO À TER- CEIRIZAÇÃO! Essa lista também está disponível no site Deputados federais mineiros a favor da terceirização: PSDB Bonifácio de Andrada dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.br Caio Nárcio dep.caionarcio@camara.leg.br Domingos Sávio dep.domingossavio@camara.leg.br Eduardo Barbosa dep.eduardobarbosa@camara.leg.br Marcus Pestana dep.marcuspestana@camara.leg.br Paulo Abi-Ackel dep.pauloabiackel@camara.leg.br Rodrigo de Castro dep.rodrigodecastro@camara.leg.br PMDB Leonardo Quintão dep.leonardoquintao@camara.leg.br Mauro Lopes dep.maurolopes@camara.leg.br Newton Cardoso Jr dep.newtoncardosojr@camara.leg.br Saraiva Felipe dep.saraivafelipe@camara.leg.br Silas Brasileiro dep.silasbrasileiro@camara.leg.br PP Dimas Fabiano dep.dimasfabiano@camara.leg.br Luiz Fernando Faria dep.luizfernandofaria@camara.leg.br Odelmo Leão dep.odelmoleao@camara.leg.br Toninho Pinheiro dep.toninhopinheiro@camara.leg.br PSD Diego Andrade dep.diegoandrade@camara.leg.br Jaime Martins dep.jaimemartins@camara.leg.br Marcos Montes dep.marcosmontes@camara.leg.br PSB Júlio Delgado dep.juliodelgado@camara.leg.br Tenente Lúcio dep.tenentelucio@camara.leg.br PTdoB Luís Tibé dep.luistibe@camara.leg.br Pastor Franklin dep.pastorfranklin@camara.leg.br PR Aelton Freitas dep.aeltonfreitas@camara.leg.br Bilac Pinto dep.bilacpinto@camara.leg.br DEM Carlos Melles dep.carlosmelles@camara.leg.br Misael Varella dep.misaelvarella@camara.leg.br PMN Dâmina Pereira dep.daminapereira@camara.leg.br PTN Delegado Edson Moreira dep.delegadoedsonmoreira@camara.leg.br PV Fabio Ramalho dep.fabioramalho@camara.leg.br PHS Marcelo Aro dep.marceloaro@camara.leg.br PDT Mário Heringer dep.marioheringer@camara.leg.br PSC Raquel Muniz dep.raquelmuniz@camara.leg.br Solidariedade Zé Silva dep.zesilva@camara.leg.br SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Jaime Gomes, Floresta - BH/MG - Fone: (31) F Y /sinpro.minas

6 Terceirização: mais trabalho e menores salários Ameaça aos direitos dos professores Trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais se reuniram no dia 15 de abril, no centro de Belo Horizonte, em um ato contra o projeto de lei Professores da rede privada de ensino também participaram da manifestação, convocada pelas centrais sindicais e realizada em todo o país, com a participação de milhares de trabalhadores. Aprovado por maioria de votos na Câmara, o PL permite que todo o trabalhador brasileiro possa ser terceirizado. Na avaliação de sindicatos, juristas e pesquisadores do assunto, a proposta representa um retrocesso histórico para os trabalhadores e foi aprovada para atender os interesses dos empresários. Se aprovado como está, o PL 4330 trará fortes impactos sobre a vida dos trabalhadores brasileiros. De acordo com levantamentos e estudos, entre eles o feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados recebem menores salários, trabalham, em média, três horas a mais por semana, estão mais sujeitos a acidentes no ambiente profissional, têm menos direitos trabalhistas e piores condições de trabalho, em relação aos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas. De acordo com o texto do PL 4330 aprovado na Câmara no início de abril, todo trabalhador poderá ser terceirizado. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não para a atividade-fim da empresa. Uma escola particular, por exemplo, pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo texto votado na Câmara, essa limitação não existirá mais. Se o PL for aprovado no Senado, os donos de escolas privadas poderão substituir professores e auxiliares administrativos por trabalhadores terceirizados, sem vínculo direto com a instituição de ensino, o que irá precarizar ainda mais as condições de trabalho, reduzir salários e afetar direitos duramente conquistados ao longo de muitos anos de luta. Os professores de qualquer disciplina, como português e matemática, poderão ser terceirizados e deixarão de ser contratados diretamente pela escola onde trabalham. Com isso, perdem direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, como o da isonomia salarial e o da bolsas de estudo, alertou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Muitos professores acreditam que esse projeto não os atinge, mas isso não é verdade. A si- tuação é gravíssima e, caso seja aprovado no Senado, vai afetar todos os trabalhadores do país. O resultado será menores salários e piores condições de tra- balho. A medida é danosa para todos, ressaltou Gilson Reis, ao falar da necessidade de a sociedade pressionar para derrubar o projeto. Direitos e conquistas dos professores do setor privado que poderão ser afetados pelo PL 4330: 1 - Piso salarial/isonomia - há risco de perda dos pisos salariais, principalmente os pisos das escolas. Trabalhadores terceirizados recebem até 25% a menos; 2 Adicional por tempo de serviço - os contratos de terceirização não têm garantias de continuidade além de 5, 10, 15 anos; 3 Adicional extraclasse - a inclusão dessa cláusula terá que 4 Adicional por aluno em classe - não é previsto em lei; a inclusão dessa cláusula terá que 5 Garantia de salários - as empresas de terceirização não têm como referência o calendário escolar; dificilmente irão indenizar salários em demissões ao longo do ano letivo; 6 Bolsas de estudo - a empresa de terceirização não será escola e, portanto, não garantirá as bolsas para professores, filhos e cônjuges; 8 Férias coletivas e recessos - são conquistas convencionadas historicamente, que poderão ser retiradas; 9 Enfraquecimento dos sindicatos de trabalhadores - a aprovação do PL 4330 poderá significar grande perda da base sindical dos professores e desorganização da categoria; 10 Negociação - além da negociação com os sindicatos de proprietários de escolas, o Sinpro Minas terá que negociar com cada uma das várias empresas de terceirização para definir as condições de trabalho dos professores terceirizados. SAIBA MAIS (Programa Extra-Classe sobre a terceirização) Irredutibilidade - não haverá garantia, pois a escola pode contratar profissionais de diversas empresas;

7 Professor, diga NÃO À TERCEIRIZAÇÃO! Conheça os deputados federais mineiros que estão a favor da terceirização sem limites no Brasil. O Sinpro Minas convida os professores a enviar s aos deputados como forma de manifestar nossa indignação com a postura desses parlamentares, que não representam os anseios da maioria da população brasileira, composta por trabalhadores. O PL aprovado na Câmara segue para avaliação do Senado. Esperamos que os senadores tenham consciência e não aprovem o PL 4330, de forma a resguardar os direitos históricos dos trabalhadores. Se houver alteração do projeto no Senado, o texto volta para a Câmara, onde ainda poderá ser mudado, a partir da pressão popular. Somente com a mobilização de todos nas ruas, na internet e nas redes sociais, será possível reverter a votação desse projeto de lei, que tantos danos poderá trazer para a classe trabalhadora brasileira. Envie para os deputados listados abaixo e diga NÃO À TER- CEIRIZAÇÃO! Essa lista também está disponível no site Deputados federais mineiros a favor da terceirização: PSDB Bonifácio de Andrada dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.br Caio Nárcio dep.caionarcio@camara.leg.br Domingos Sávio dep.domingossavio@camara.leg.br Eduardo Barbosa dep.eduardobarbosa@camara.leg.br Marcus Pestana dep.marcuspestana@camara.leg.br Paulo Abi-Ackel dep.pauloabiackel@camara.leg.br Rodrigo de Castro dep.rodrigodecastro@camara.leg.br PMDB Leonardo Quintão dep.leonardoquintao@camara.leg.br Mauro Lopes dep.maurolopes@camara.leg.br Newton Cardoso Jr dep.newtoncardosojr@camara.leg.br Saraiva Felipe dep.saraivafelipe@camara.leg.br Silas Brasileiro dep.silasbrasileiro@camara.leg.br PP Dimas Fabiano dep.dimasfabiano@camara.leg.br Luiz Fernando Faria dep.luizfernandofaria@camara.leg.br Odelmo Leão dep.odelmoleao@camara.leg.br Toninho Pinheiro dep.toninhopinheiro@camara.leg.br PSD Diego Andrade dep.diegoandrade@camara.leg.br Jaime Martins dep.jaimemartins@camara.leg.br Marcos Montes dep.marcosmontes@camara.leg.br PSB Júlio Delgado dep.juliodelgado@camara.leg.br Tenente Lúcio dep.tenentelucio@camara.leg.br PTdoB Luís Tibé dep.luistibe@camara.leg.br Pastor Franklin dep.pastorfranklin@camara.leg.br PR Aelton Freitas dep.aeltonfreitas@camara.leg.br Bilac Pinto dep.bilacpinto@camara.leg.br DEM Carlos Melles dep.carlosmelles@camara.leg.br Misael Varella dep.misaelvarella@camara.leg.br PMN Dâmina Pereira dep.daminapereira@camara.leg.br PTN Delegado Edson Moreira dep.delegadoedsonmoreira@camara.leg.br PV Fabio Ramalho dep.fabioramalho@camara.leg.br PHS Marcelo Aro dep.marceloaro@camara.leg.br PDT Mário Heringer dep.marioheringer@camara.leg.br PSC Raquel Muniz dep.raquelmuniz@camara.leg.br Solidariedade Zé Silva dep.zesilva@camara.leg.br SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Jaime Gomes, Floresta - BH/MG - Fone: (31) F Y /sinpro.minas

8 B O L E T I M intervalo abril/ nº 503 Campanha reivindicatória 2015 Paralisação dos professores dia 29/04 Por valorização docente e contra a terceirização Em assembleia da campanha reivindicatória realizada no sábado (18/4), os professores de escolas particulares de Belo Horizonte e região decidiram paralisar as atividades no dia 29 de abril (quarta-feira) para relizar assembleia às 9 horas na Associação Médica de Minas Gerais (avenida João Pinheiro, Centro - Belo Horizonte). Mesmo após vários esforços do Sinpro Minas em fazer avançar as discussões em torno da pauta de reivindicações da categoria, entregue no final do ano passado, o sindicato patronal (Sinep/MG) não apresentou uma proposta condizente com as demandas dos professores, criando assim um impasse nas negociações. Os professores reivindicam, entre outros pontos, reajuste de acordo com a inflação (INPC) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) e produtividade, elevação do adicional extraclasse, equiparação dos pisos da educação básica e unificação do piso do ensino superior. A contraproposta apresentada pelo patronal confirmada na última reunião de negociação, ocorrida em 22/04, prevê um reajuste salarial de 8% percentual abaixo da inflação do período pelo INPC (8,42%) e o fracionamento do reajuste para os professores do ensino superior (6,4% a partir de abril, e o restante em setembro). O índice apresentado não recompõe nem mesmo as perdas pela inflação do período e as reivindicações dos professores não são atendidas minimamente. Essa contraproposta não se justifica diante da expansão das escolas privadas e do aumento das mensalidades Assembleia com paralisação das atividades 29 de abril (quarta) 9 horas Local: Associação Médica de Minas Gerais Av. João Pinheiro, 161 Centro - BH escolares. Na assembleia, professores destacaram que a paralisação do dia 29 de abril tem o objetivo de demonstrar a insatisfação com a contraproposta patronal, fazer as negociações avançarem e de ampliar a mobilização da campanha reivindicatória. Eles relataram que há, entre os colegas, um clima favorável para isso, em função dos baixos salários, da sobrecarga de trabalho e da pressão sofrida no cotidiano escolar. A paralisação também pretende chamar a atenção da categoria para os riscos do projeto de lei 4330, cujo texto-base foi aprovado na Câmara no dia 8 de abril. O projeto amplia a terceirização de serviços no país. O texto segue para avaliação no Senado. Vamos paralisar pela valorização da categoria, por melhores condições de trabalho e salários, e contra o projeto de lei da terceirização, que na prática acaba com direitos históricos de todos. Por isso a participação e a mobilização dos professores é fundamental. Só assim conquistaremos avanços, destacou Gilson Reis.

9 Terceirização: mais trabalho e menores salários Ameaça aos direitos dos professores Trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais se reuniram no dia 15 de abril, no centro de Belo Horizonte, em um ato contra o projeto de lei Professores da rede privada de ensino também participaram da manifestação, convocada pelas centrais sindicais e realizada em todo o país, com a participação de milhares de trabalhadores. Aprovado por maioria de votos na Câmara, o PL permite que todo o trabalhador brasileiro possa ser terceirizado. Na avaliação de sindicatos, juristas e pesquisadores do assunto, a proposta representa um retrocesso histórico para os trabalhadores e foi aprovada para atender os interesses dos empresários. Se aprovado como está, o PL 4330 trará fortes impactos sobre a vida dos trabalhadores brasileiros. De acordo com levantamentos e estudos, entre eles o feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados recebem menores salários, trabalham, em média, três horas a mais por semana, estão mais sujeitos a acidentes no ambiente profissional, têm menos direitos trabalhistas e piores condições de trabalho, em relação aos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas. De acordo com o texto do PL 4330 aprovado na Câmara no início de abril, todo trabalhador poderá ser terceirizado. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não para a atividade-fim da empresa. Uma escola particular, por exemplo, pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo texto votado na Câmara, essa limitação não existirá mais. Se o PL for aprovado no Senado, os donos de escolas privadas poderão substituir professores e auxiliares administrativos por trabalhadores terceirizados, sem vínculo direto com a instituição de ensino, o que irá precarizar ainda mais as condições de trabalho, reduzir salários e afetar direitos duramente conquistados ao longo de muitos anos de luta. Os professores de qualquer disciplina, como português e matemática, poderão ser terceirizados e deixarão de ser contratados diretamente pela escola onde trabalham. Com isso, perdem direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, como o da isonomia salarial e o da bolsas de estudo, alertou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Muitos professores acreditam que esse projeto não os atinge, mas isso não é verdade. A si- tuação é gravíssima e, caso seja aprovado no Senado, vai afetar todos os trabalhadores do país. O resultado será menores salários e piores condições de tra- balho. A medida é danosa para todos, ressaltou Gilson Reis, ao falar da necessidade de a sociedade pressionar para derrubar o projeto. Direitos e conquistas dos professores do setor privado que poderão ser afetados pelo PL 4330: 1 - Piso salarial/isonomia - há risco de perda dos pisos salariais, principalmente os pisos das escolas. Trabalhadores terceirizados recebem até 25% a menos; 2 Adicional por tempo de serviço - os contratos de terceirização não têm garantias de continuidade além de 5, 10, 15 anos; 3 Adicional extraclasse - a inclusão dessa cláusula terá que 4 Adicional por aluno em classe - não é previsto em lei; a inclusão dessa cláusula terá que 5 Garantia de salários - as empresas de terceirização não têm como referência o calendário escolar; dificilmente irão indenizar salários em demissões ao longo do ano letivo; 6 Bolsas de estudo - a empresa de terceirização não será escola e, portanto, não garantirá as bolsas para professores, filhos e cônjuges; 8 Férias coletivas e recessos - são conquistas convencionadas historicamente, que poderão ser retiradas; 9 Enfraquecimento dos sindicatos de trabalhadores - a aprovação do PL 4330 poderá significar grande perda da base sindical dos professores e desorganização da categoria; 10 Negociação - além da negociação com os sindicatos de proprietários de escolas, o Sinpro Minas terá que negociar com cada uma das várias empresas de terceirização para definir as condições de trabalho dos professores terceirizados. SAIBA MAIS (Programa Extra-Classe sobre a terceirização) Irredutibilidade - não haverá garantia, pois a escola pode contratar profissionais de diversas empresas;

10 Professor, diga NÃO À TERCEIRIZAÇÃO! Conheça os deputados federais mineiros que estão a favor da terceirização sem limites no Brasil. O Sinpro Minas convida os professores a enviar s aos deputados como forma de manifestar nossa indignação com a postura desses parlamentares, que não representam os anseios da maioria da população brasileira, composta por trabalhadores. O PL aprovado na Câmara segue para avaliação do Senado. Esperamos que os senadores tenham consciência e não aprovem o PL 4330, de forma a resguardar os direitos históricos dos trabalhadores. Se houver alteração do projeto no Senado, o texto volta para a Câmara, onde ainda poderá ser mudado, a partir da pressão popular. Somente com a mobilização de todos nas ruas, na internet e nas redes sociais, será possível reverter a votação desse projeto de lei, que tantos danos poderá trazer para a classe trabalhadora brasileira. Envie para os deputados listados abaixo e diga NÃO À TER- CEIRIZAÇÃO! Essa lista também está disponível no site Deputados federais mineiros a favor da terceirização: PSDB Bonifácio de Andrada dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.br Caio Nárcio dep.caionarcio@camara.leg.br Domingos Sávio dep.domingossavio@camara.leg.br Eduardo Barbosa dep.eduardobarbosa@camara.leg.br Marcus Pestana dep.marcuspestana@camara.leg.br Paulo Abi-Ackel dep.pauloabiackel@camara.leg.br Rodrigo de Castro dep.rodrigodecastro@camara.leg.br PMDB Leonardo Quintão dep.leonardoquintao@camara.leg.br Mauro Lopes dep.maurolopes@camara.leg.br Newton Cardoso Jr dep.newtoncardosojr@camara.leg.br Saraiva Felipe dep.saraivafelipe@camara.leg.br Silas Brasileiro dep.silasbrasileiro@camara.leg.br PP Dimas Fabiano dep.dimasfabiano@camara.leg.br Luiz Fernando Faria dep.luizfernandofaria@camara.leg.br Odelmo Leão dep.odelmoleao@camara.leg.br Toninho Pinheiro dep.toninhopinheiro@camara.leg.br PSD Diego Andrade dep.diegoandrade@camara.leg.br Jaime Martins dep.jaimemartins@camara.leg.br Marcos Montes dep.marcosmontes@camara.leg.br PSB Júlio Delgado dep.juliodelgado@camara.leg.br Tenente Lúcio dep.tenentelucio@camara.leg.br PTdoB Luís Tibé dep.luistibe@camara.leg.br Pastor Franklin dep.pastorfranklin@camara.leg.br PR Aelton Freitas dep.aeltonfreitas@camara.leg.br Bilac Pinto dep.bilacpinto@camara.leg.br DEM Carlos Melles dep.carlosmelles@camara.leg.br Misael Varella dep.misaelvarella@camara.leg.br PMN Dâmina Pereira dep.daminapereira@camara.leg.br PTN Delegado Edson Moreira dep.delegadoedsonmoreira@camara.leg.br PV Fabio Ramalho dep.fabioramalho@camara.leg.br PHS Marcelo Aro dep.marceloaro@camara.leg.br PDT Mário Heringer dep.marioheringer@camara.leg.br PSC Raquel Muniz dep.raquelmuniz@camara.leg.br Solidariedade Zé Silva dep.zesilva@camara.leg.br SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Jaime Gomes, Floresta - BH/MG - Fone: (31) F Y /sinpro.minas

11 Terceirização: mais trabalho e menores salários Ameaça aos direitos dos professores Trabalhadores de diversas categorias e movimentos sociais se reuniram no dia 15 de abril, no centro de Belo Horizonte, em um ato contra o projeto de lei Professores da rede privada de ensino também participaram da manifestação, convocada pelas centrais sindicais e realizada em todo o país, com a participação de milhares de trabalhadores. Aprovado por maioria de votos na Câmara, o PL permite que todo o trabalhador brasileiro possa ser terceirizado. Na avaliação de sindicatos, juristas e pesquisadores do assunto, a proposta representa um retrocesso histórico para os trabalhadores e foi aprovada para atender os interesses dos empresários. Se aprovado como está, o PL 4330 trará fortes impactos sobre a vida dos trabalhadores brasileiros. De acordo com levantamentos e estudos, entre eles o feito pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), os terceirizados recebem menores salários, trabalham, em média, três horas a mais por semana, estão mais sujeitos a acidentes no ambiente profissional, têm menos direitos trabalhistas e piores condições de trabalho, em relação aos trabalhadores contratados diretamente pelas empresas. De acordo com o texto do PL 4330 aprovado na Câmara no início de abril, todo trabalhador poderá ser terceirizado. Atualmente, esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não para a atividade-fim da empresa. Uma escola particular, por exemplo, pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo texto votado na Câmara, essa limitação não existirá mais. Se o PL for aprovado no Senado, os donos de escolas privadas poderão substituir professores e auxiliares administrativos por trabalhadores terceirizados, sem vínculo direto com a instituição de ensino, o que irá precarizar ainda mais as condições de trabalho, reduzir salários e afetar direitos duramente conquistados ao longo de muitos anos de luta. Os professores de qualquer disciplina, como português e matemática, poderão ser terceirizados e deixarão de ser contratados diretamente pela escola onde trabalham. Com isso, perdem direitos previstos na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, como o da isonomia salarial e o da bolsas de estudo, alertou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas. Muitos professores acreditam que esse projeto não os atinge, mas isso não é verdade. A si- tuação é gravíssima e, caso seja aprovado no Senado, vai afetar todos os trabalhadores do país. O resultado será menores salários e piores condições de tra- balho. A medida é danosa para todos, ressaltou Gilson Reis, ao falar da necessidade de a sociedade pressionar para derrubar o projeto. Direitos e conquistas dos professores do setor privado que poderão ser afetados pelo PL 4330: 1 - Piso salarial/isonomia - há risco de perda dos pisos salariais, principalmente os pisos das escolas. Trabalhadores terceirizados recebem até 25% a menos; 2 Adicional por tempo de serviço - os contratos de terceirização não têm garantias de continuidade além de 5, 10, 15 anos; 3 Adicional extraclasse - a inclusão dessa cláusula terá que 4 Adicional por aluno em classe - não é previsto em lei; a inclusão dessa cláusula terá que 5 Garantia de salários - as empresas de terceirização não têm como referência o calendário escolar; dificilmente irão indenizar salários em demissões ao longo do ano letivo; 6 Bolsas de estudo - a empresa de terceirização não será escola e, portanto, não garantirá as bolsas para professores, filhos e cônjuges; 8 Férias coletivas e recessos - são conquistas convencionadas historicamente, que poderão ser retiradas; 9 Enfraquecimento dos sindicatos de trabalhadores - a aprovação do PL 4330 poderá significar grande perda da base sindical dos professores e desorganização da categoria; 10 Negociação - além da negociação com os sindicatos de proprietários de escolas, o Sinpro Minas terá que negociar com cada uma das várias empresas de terceirização para definir as condições de trabalho dos professores terceirizados. SAIBA MAIS (Programa Extra-Classe sobre a terceirização) Irredutibilidade - não haverá garantia, pois a escola pode contratar profissionais de diversas empresas;

12 Professor, diga NÃO À TERCEIRIZAÇÃO! Conheça os deputados federais mineiros que estão a favor da terceirização sem limites no Brasil. O Sinpro Minas convida os professores a enviar s aos deputados como forma de manifestar nossa indignação com a postura desses parlamentares, que não representam os anseios da maioria da população brasileira, composta por trabalhadores. O PL aprovado na Câmara segue para avaliação do Senado. Esperamos que os senadores tenham consciência e não aprovem o PL 4330, de forma a resguardar os direitos históricos dos trabalhadores. Se houver alteração do projeto no Senado, o texto volta para a Câmara, onde ainda poderá ser mudado, a partir da pressão popular. Somente com a mobilização de todos nas ruas, na internet e nas redes sociais, será possível reverter a votação desse projeto de lei, que tantos danos poderá trazer para a classe trabalhadora brasileira. Envie para os deputados listados abaixo e diga NÃO À TER- CEIRIZAÇÃO! Essa lista também está disponível no site Deputados federais mineiros a favor da terceirização: PSDB Bonifácio de Andrada dep.bonifaciodeandrada@camara.leg.br Caio Nárcio dep.caionarcio@camara.leg.br Domingos Sávio dep.domingossavio@camara.leg.br Eduardo Barbosa dep.eduardobarbosa@camara.leg.br Marcus Pestana dep.marcuspestana@camara.leg.br Paulo Abi-Ackel dep.pauloabiackel@camara.leg.br Rodrigo de Castro dep.rodrigodecastro@camara.leg.br PMDB Leonardo Quintão dep.leonardoquintao@camara.leg.br Mauro Lopes dep.maurolopes@camara.leg.br Newton Cardoso Jr dep.newtoncardosojr@camara.leg.br Saraiva Felipe dep.saraivafelipe@camara.leg.br Silas Brasileiro dep.silasbrasileiro@camara.leg.br PP Dimas Fabiano dep.dimasfabiano@camara.leg.br Luiz Fernando Faria dep.luizfernandofaria@camara.leg.br Odelmo Leão dep.odelmoleao@camara.leg.br Toninho Pinheiro dep.toninhopinheiro@camara.leg.br PSD Diego Andrade dep.diegoandrade@camara.leg.br Jaime Martins dep.jaimemartins@camara.leg.br Marcos Montes dep.marcosmontes@camara.leg.br PSB Júlio Delgado dep.juliodelgado@camara.leg.br Tenente Lúcio dep.tenentelucio@camara.leg.br PTdoB Luís Tibé dep.luistibe@camara.leg.br Pastor Franklin dep.pastorfranklin@camara.leg.br PR Aelton Freitas dep.aeltonfreitas@camara.leg.br Bilac Pinto dep.bilacpinto@camara.leg.br DEM Carlos Melles dep.carlosmelles@camara.leg.br Misael Varella dep.misaelvarella@camara.leg.br PMN Dâmina Pereira dep.daminapereira@camara.leg.br PTN Delegado Edson Moreira dep.delegadoedsonmoreira@camara.leg.br PV Fabio Ramalho dep.fabioramalho@camara.leg.br PHS Marcelo Aro dep.marceloaro@camara.leg.br PDT Mário Heringer dep.marioheringer@camara.leg.br PSC Raquel Muniz dep.raquelmuniz@camara.leg.br Solidariedade Zé Silva dep.zesilva@camara.leg.br SINDICATO DOS PROFESSORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS Rua Jaime Gomes, Floresta - BH/MG - Fone: (31) F Y /sinpro.minas

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Minas Gerais - vagas 1 Governador 2 53 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as

Leia mais

luta Folha BancariaBraille o pl da terceirização

luta Folha BancariaBraille o pl da terceirização Folha BancariaBraille Sindicato dos Bancários e financiários de São Paulo, osasco e região abril/maio 2015 número 42 luta o pl da terceirização Bancários e integrantes de diversas categorias profissionais

Leia mais

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta!

TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! TERCEIRIZAÇÃO: aprovação da lei é o início dos ataques aos nossos direitos. À luta! À luta para resistir, colegas da TI! Por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções, a Câmara dos Deputados aprovou,

Leia mais

RELAÇÃO DE S E ENDEREÇOS DE DEPUTADOS MINEIROS

RELAÇÃO DE  S E ENDEREÇOS DE DEPUTADOS MINEIROS RELAÇÃO DE E-MAILS E ENDEREÇOS DE DEPUTADOS MINEIROS ADEMIR CAMILO Mais Detalhes Partido/UF: PDT /MG - Gabinete: 744 - Anexo: IV - Fone: 3215-5744 - Fax: 3215-2744 dep.ademircamilo@camara.gov.br AELTON

Leia mais

53 Deputados Federais em exercício no Estado de Minas Gerais

53 Deputados Federais em exercício no Estado de Minas Gerais 53 Deputados Federais em exercício no Estado de Minas Gerais ADEMIR CAMILO o Fone: 3215-5212 - Fax: 3215-2212 o dep.ademircamilo@camara.gov.br AELTON FREITAS o Fone: 3215-5204 - Fax: 3215-2204 o dep.aeltonfreitas@camara.gov.br

Leia mais

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical

Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Desenvolvimento Regional e Desafios para o Movimento Sindical Andreia Ferreira Supervisora Técnica Escritório Regional do DIEESE em Mato Grosso do Sul Bases do Desenvolvimento Regional Economia: agrícola-rural/agronegócio,

Leia mais

Balanço dos pisos salariais negociados no Rio Grande do Sul em 2011

Balanço dos pisos salariais negociados no Rio Grande do Sul em 2011 NOTA À IMPRENSA Balanço dos pisos salariais negociados no Rio Grande do Sul em 2011 Porto Alegre, 11 de julho de 2012 O piso salarial, um dos principais itens de pauta das negociações salariais dos trabalhadores

Leia mais

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização

Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização Campanha salarial dos Radialistas 2018 Dessa vez só com luta e mobilização É com luta e mobilização que os radialistas irão conquistar a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho Com a abertura da campanha

Leia mais

Eleições Candidatos Mais Votados por Coligação ou Partido para Deputado Federal

Eleições Candidatos Mais Votados por Coligação ou Partido para Deputado Federal Eleições 2010 Candidatos Mais Votados por Coligação ou Partido para Deputado Federal Eleitorado: 14.513.934 Apurados: 14.513.934-100,00% Abstenção: 2.675.492-18,43% Nominais: 9.386.082-64,67% Legenda:

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L J A N E I R O D E

S I N O P S E S I N D I C A L J A N E I R O D E S I N O P S E S I N D I C A L J A N E I R O D E 2 0 0 6 AQUAVIÁRIOS. Com data-base em 1º de janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores em Embarcações Comerciais e o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes

Leia mais

Barrados na Câmara, bancários protestam contra PL da terceirização

Barrados na Câmara, bancários protestam contra PL da terceirização Barrados na Câmara, bancários protestam contra PL da terceirização Rendendo-se à vontade dos empresários, que financiaram as campanhas eleitorais, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira 8 o

Leia mais

Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência

Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência Comissão especial da Câmara aprova relatório de reforma da Previdência O PMDB de Michel Temer anunciou voto a favor do relatório. Encaminharam contra PT, PSB, PDT, SD, PCdoB, PHS, Psol, Pros e Rede. Deputada

Leia mais

Vereadores de BH aumentam próprio salário em 9,3% e passam a receber mais de R$ 16 mil

Vereadores de BH aumentam próprio salário em 9,3% e passam a receber mais de R$ 16 mil A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou na tarde desta quarta-feira, 14 de dezembro 2016 aumento do salário dos vereadores da capital. Foram 25 votos favoráveis e sete contrários a nova remuneração

Leia mais

Prognóstico por coligação

Prognóstico por coligação Prognóstico por coligação Acre FRENTE POPULAR DO ACRE II LIBERDADE E PRODUZIR PARA EMPREGAR I Alagoas FRENTE POPULAR POR ALAGOAS I PTB-PRB-PMN-PSL- PHS-PTC FRENTE PELO BEM DE ALAGOAS Tendência eleição

Leia mais

Folha BancariaBraille

Folha BancariaBraille Folha BancariaBraille SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO AGOSTO 2016 NÚMERO 52 SÓ A LUTA TE GARANTE AVANÇOS A luta dos bancários contra demissões, por mais contratações,

Leia mais

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods Boletim 601/14 Ano VI 08/09/2014 Destaques Equipamento de proteção O Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve decisão que condenou a BRF Brasil Foods a pagar adicional de insalubridade para um trabalhador

Leia mais

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019 PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação André Santos ANFIP Março de 2019 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Constituição Justiça e Cidadania Apresentação Verificação de admissibilidade da PEC, ou seja,

Leia mais

PROPAGANDA PARTIDÁRIA 2016 Inserções regionais consulta por partido

PROPAGANDA PARTIDÁRIA 2016 Inserções regionais consulta por partido 1º PROS 16/05/2016 segunda-feira 2 inserções de 60 (Diretório 18/05/2016 quarta-feira 2 inserções de 60 Nacional) 20/05/2016 sexta-feira 2 inserções de 60 13/06/2016 segunda-feira 2 inserções de 60 15/06/2016

Leia mais

Entre os temas graves e preocupantes que nos atingem a todos está a questão das dívidas pública dos estados e municípios.

Entre os temas graves e preocupantes que nos atingem a todos está a questão das dívidas pública dos estados e municípios. Carta Aberta aos Deputados Federais de Minas Gerais: Em defesa dos serviços públicos e contra o PLC 257 Os senhores e as senhoras deputados(as) foram eleitos por nossa gente para defender e preservar as

Leia mais

BRASIL - 1.º TURNO. Presidente

BRASIL - 1.º TURNO. Presidente Justiça Eleitoral - Divulgação de Resultado das Eleições 24 Pág. de Eleições Gerais 24 º Turno - Votação nominal - Presidente.º Turno - BRASIL BRASIL -.º TURNO Presidente Atualizado em 6//24 8:2:6 Seções

Leia mais

Novo Congresso Nacional em Números

Novo Congresso Nacional em Números Novo Congresso Nacional em Números 2019-2023 Análise geral Congresso Maior renovação no Congresso Nacional desde 1990; Fragmentação partidária; Conservador em relação aos valores; Bancadas informais continuam

Leia mais

O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias.

O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias. O PL 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, foi aprovado na CCJ e deve ir a análise no plenário da Câmara nos próximos dias. O Projeto de Lei 5069/13, de autoria do presidente da Câmara, Eduardo

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Piauí - Vagas 1 Governador 2 10 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações

Leia mais

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência

22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência 22 de Setembro: Paralisação Nacional contra as reformas trabalhista e da Previdência Em plenária realizada na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Fetrafi, os representantes no Estado das principais

Leia mais

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA

PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA PROJETO RUMOS DA INDÚSTRIA PAULISTA REFORMA TRABALHISTA Abril/2017 SUMÁRIO Quase todas as indústrias paulistas que participaram da pesquisa (92,6%) afirmaram que têm um conhecimento pelo menos parcial

Leia mais

Com votos favoráveis de Jaime Martins e Domingos Sávio, Câmara aprova reforma trabalhista

Com votos favoráveis de Jaime Martins e Domingos Sávio, Câmara aprova reforma trabalhista Filiado à Divinópolis/MG, 27 de abril de 2017 Com votos favoráveis de Jaime Martins e Domingos Sávio, Câmara aprova reforma trabalhista Mais de 50% dos deputados mineiros foram favoráveis ao projeto do

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL TELEMONT E SINSTAL

ASSEMBLEIA GERAL TELEMONT E SINSTAL ASSEMBLEIA GERAL TELEMONT E SINSTAL SINTTEL - Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicaçãoes de Minas Gerais 30 de abril 2015 SINSTAL O Sinttel-MG convoca todos os empregados que trabalham em empresas

Leia mais

PROJETO ELEIÇÃO. Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?

PROJETO ELEIÇÃO. Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? PROJETO ELEIÇÃO JUSTIFICATIVA: Estamos em ano de eleições Será que os alunos sabem o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que também estão preocupados com os problemas do seu

Leia mais

Sindicato FORTE consegue brigar

Sindicato FORTE consegue brigar BANCÁRIOS EM AÇÃO / MARÇO - 2018 1 Março - 2018 JULHO 2016 Sindicato FORTE consegue brigar por melhores conquistas para todos Fortalecimento e participação nos sindicatos resultam em melhores condições

Leia mais

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014

Democratização do Estado e negociação coletiva. Senador José Pimentel 4/4/2014 Democratização do Estado e negociação coletiva Senador José Pimentel 4/4/2014 Efeitos da DITADURA sobre os trabalhadores As dificuldades de organização Repressão aos movimentos reivindicatórios Perdas

Leia mais

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda Junho de 2017 Maria Lúcia de Santana Braga Doutora em Sociologia pela UnB Objetivo do Estudo q Mapear o comportamento político da

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Sergipe - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

Calendário de Lutas Os Delegados e Delegadas aprovam:

Calendário de Lutas Os Delegados e Delegadas aprovam: Calendário de Lutas Os Delegados e Delegadas aprovam: O Sedin fica autorizado a chamar seus filiados a aderir aos seguintes movimentos: 1 Greve geral em defesa dos direitos 2 Paralisações nacionais 3 Manifestações

Leia mais

Folha BancariaBraille

Folha BancariaBraille Folha BancariaBraille SINDICATO DOS BANCÁRIOS E FINANCIÁRIOS DE SÃO PAULO, OSASCO E REGIÃO JUNHO / JULHO 2016 NÚMERO 51 RESPONDA À CONSULTA DA CAMPANHA 2016 Sócio do Sindicato: 1. ( ) Sim 2. ( ) Não Sexo:

Leia mais

Folha BancariaBraille. Sindicato dos Bancários e financiários de São Paulo, osasco e região agosto/setembro 2015 número 44

Folha BancariaBraille. Sindicato dos Bancários e financiários de São Paulo, osasco e região agosto/setembro 2015 número 44 Folha BancariaBraille Sindicato dos Bancários e financiários de São Paulo, osasco e região agosto/setembro 2015 número 44 2 O Comando Nacional dos Bancários entregou em 11 de agosto à federação dos bancos,

Leia mais

N.º /04/2017. (31)

N.º /04/2017. (31) N.º 156 10/04/2017 sindute@sindutemg.org.br (31) 3481-2020 Trabalhadores/as em educação suspendem temporariamente a greve a partir de 17/04, permanecem em estado de greve e na construção da greve geral

Leia mais

direitos, emprego e bancos públicos

direitos, emprego e bancos públicos 1 Setembro - 2017 JULHO 2016 Campanha Nacional 2017: defesa pelos direitos, emprego e bancos públicos Entenda como será a campanha deste ano e tire suas dúvidas A Campanha Nacional dos Bancários em 2017

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L J U N H O D E

S I N O P S E S I N D I C A L J U N H O D E S I N O P S E S I N D I C A L J U N H O D E 2 0 0 7 ALIMENTAÇÃO. Com data-base em 1º de maio, o Sindicato da Alimentação de Jundiaí renovou o acordo coletivo de trabalho com a Parmalat, mil funcionários,

Leia mais

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES

XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES XIV JORNADA NACIONAL DE DEBATES CAMPANHAS SALARIAIS NO PÓS REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR São Paulo, 27 de julho de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência

Leia mais

GREVE dos trabalhadores da Procempa

GREVE dos trabalhadores da Procempa GREVE dos trabalhadores da Procempa Piquetes diários são montados na frente da empresa. Na segunda-feira (25/06), às 10h, tem ASSEMBLEIA trabalhadores GREVISTAS. Participe! E quem ainda dos não paralisou,

Leia mais

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista

principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista principais pontos da CLT que mudarão com a nova lei trabalhista Acordo coletivo Convenções e acordos coletivos prevalecerão sobre a legislação em pontos como jornada de trabalho, intervalo, plano de carreira,

Leia mais

Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015

Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015 Boletim 743/2015 Ano VII 17/04/2015 1 2 3 4 5 6 Professores deixam a Assembleia Legislativa após quase 24h Docentes pressionaram parlamentares e pediram mais diálogo com o governo estadual; eles ocuparam

Leia mais

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap

Terceirização Debates, projetos e encaminhamentos. Assessoria Técnica do Diap Debates, projetos e encaminhamentos Assessoria Técnica do Diap A terceirização se intensificou no Brasil com a chamada 3º revolução industrial, na década de 70. Com o passar do tempo se tornou uma prática

Leia mais

Trabalhadores da TI se mobilizam contra a TERCEIRIZAÇÃO

Trabalhadores da TI se mobilizam contra a TERCEIRIZAÇÃO Trabalhadores da TI se mobilizam contra a TERCEIRIZAÇÃO Paralisação no Serpro e mobilização na Procergs e na Procempa, em Porto Alegre, marcaram o Dia Nacional de Paralisações contra as Terceirizações.

Leia mais

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista MP 808/207 I Reforma Trabalhista Ementa: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de º de maio de 943. Autor: Poder Executivo Tramitação (CN): aguarda instalação

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017

REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR. XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 REFORMA TRABALHISTA RESISTIR, MUDAR E AVANÇAR XVII CONFUP Salvador, 05 de agosto de 2017 Contextualização Desmonte do papel social do Estado Reforma da Previdência Altera as regras de acesso e remuneração

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Tocantins - vagas 1 Governador 2 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda

Leia mais

BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena!

BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena! BB TECNOLOGIA GREVE dos trabalhadores fecha campanha salarial com avanços. A luta vale a pena! Fotos da assembleia em Porto Alegre (RS) Representantes do sindicatos da FNI do RS e de SC, FENADADOS e a

Leia mais

* ANÁLISE DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROPOSTO PARA PELA PBH PARA CARREIRAS DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS

* ANÁLISE DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROPOSTO PARA PELA PBH PARA CARREIRAS DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS * ANÁLISE DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS PROPOSTO PARA PELA PBH PARA CARREIRAS DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS MUNICIPAIS * PLANO DE CARREIRAS PROPOSTO PELA CATEGORIA DE ENGENHEIROS E ARQUITETOS EM ASSEMBLÉIA

Leia mais

A QUEM INTERESSA A APROVAÇÃO DO PROJETO LEGISLATIVO 4330 QUE LIBERA A TERCEIRIZAÇÃO A TODAS AS ATIVIDADES DAS EMPRESAS

A QUEM INTERESSA A APROVAÇÃO DO PROJETO LEGISLATIVO 4330 QUE LIBERA A TERCEIRIZAÇÃO A TODAS AS ATIVIDADES DAS EMPRESAS CBO, E PRODUTOS GRÁFICOS RELACIONADOS NO CNAE - IBGE - INDÚSTRIA TRANSFORMAÇÃO CONCLA, PRODLIST, INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, IMPRESSÃO E REPRODUÇÃO DE GRAVAÇÕES, ATIVIDES DE IMPRESSÃO, SERVIÇOS DE PRÉ-IMPRESSÃO,

Leia mais

Balanço das Greves em 2008

Balanço das Greves em 2008 1 São Paulo, 23 de julho de 29. NOTA À IMPRENSA Balanço das Greves em 28 Em 28, ocorreram, em todo o Brasil, 411 greves, segundo apurou o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos,

Leia mais

BALANÇO DAS GREVES EM

BALANÇO DAS GREVES EM 1 NOTA Á IMPRENSA São Paulo, 29 de novembro de 2012. BALANÇO DAS GREVES EM 2010-2011 Em 2011, o DIEESE Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos registrou a ocorrência de 554

Leia mais

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização?

Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? Quantas categorias profissionais sobreviverão a terceirização? O projeto de lei que regulamenta e expande a terceirização no país (PL 4330/2004) não foi remetido ao Senado nesta segunda feira (27), ao

Leia mais

Trabalhadores da construção: mobilização e conquistas devido à Copa do Mundo

Trabalhadores da construção: mobilização e conquistas devido à Copa do Mundo Trabalhadores da construção: mobilização e conquistas devido à Copa do Mundo 04 de junho 2014 Entre 2011 e 2014, um grande número de trabalhadores do setor de construção pesada, no Brasil, atuou em obras

Leia mais

Caminhos para o Crescimento. André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais

Caminhos para o Crescimento. André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais Caminhos para o Crescimento André Luis Saraiva Vice-Presidente de Relações do Trabalho e Sindicais Março de 2017 Entidade representativa do complexo eletroeletrônico Missão: Assegurar o desenvolvimento

Leia mais

Terceirizados fazem 7 de cada 10 greves do setor privado

Terceirizados fazem 7 de cada 10 greves do setor privado Boletim 1589/2019 Ano X 08/04/2019 Terceirizados fazem 7 de cada 10 greves do setor privado Por Thais Carrança Os trabalhadores terceirizados de serviços foram responsáveis por 70% das greves do setor

Leia mais

O que é terceirização?

O que é terceirização? TERCEIRIZAÇÃO A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Agora, o projeto será encaminhado diretamente

Leia mais

Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas

Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas Boletim 852/2015 Ano VII 14/10/2015 Centrais unidas contra terceirização em todas as atividades das empresas Debate no Senado alinha CUT e Força Sindical contra projeto aprovado na Câmara dos Deputados

Leia mais

Notícias Bancárias Nº DEZEMBRO 2013

Notícias Bancárias Nº DEZEMBRO 2013 Notícias Bancárias Nº 823 - DEZEMBRO 2013 1 Veja nesta edição especial do Notícias Bancárias fotos do que foi destaque neste ano de 2013. As lutas por melhores condições de trabalho, a Campanha Nacional,

Leia mais

Ao SINDICATO DAS EMPRESAS DE RÁDIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO SERTESP

Ao SINDICATO DAS EMPRESAS DE RÁDIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO SERTESP Ao SINDICATO DAS EMPRESAS DE RÁDIO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO SERTESP A/C DA DIRETORIA REF.: CONTRAPROPOSTA PARA FECHAMENTO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2017/2018 ENTRE SINDICATO DOS JORNALISTAS

Leia mais

Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018

Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018 Apresentação sobre o histórico das negociações do piso regional paranaense 2006 a 2018 Sandro Silva Economista e Supervisor Técnico do Dieese-PR Curitiba-PR 23/01/2019 Criação do piso regional paranaense

Leia mais

NENHUM DIREITO A MENOS!

NENHUM DIREITO A MENOS! NENHUM DIREITO A MENOS! CONSTRUINDO A GREVE GERAL! RESISTÊNCIA PARA GARANTIR DIREITOS O alinhamento dos governos Temer e Sartori, ambos do PMDB, traduz o objetivo do golpe no Brasil: implantar políticas

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Vagas 1 Governador 2 46 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as votações Na divulgação

Leia mais

A perversidade da Terceirização para os trabalhadores

A perversidade da Terceirização para os trabalhadores Boletim Econômico Edição nº 60 maio de 2015 Organização técnica: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A perversidade da Terceirização para os trabalhadores (Subsídios para o debate no Senado

Leia mais

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos

SERPRO Campanha Salarial. praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos SERPRO Campanha Salarial 2019/2020: Empresa quer praticar terceirização nas áreas fim da empresa e tirar mais direitos Fotos da assembleia de 5ª feira (11/04), na Regional Porto Alegre (RS) Esta campanha

Leia mais

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política

Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Opinião dos Vereadores sobre a Reforma Política Resultado da pesquisa sobre Reforma Política com Vereadores presentes na 1ª Mobilização Nacional de Vereadores realizada, em Brasília, nos dias 06 e 07 de

Leia mais

Pesquisa XP Congresso. Fevereiro de 2019

Pesquisa XP Congresso. Fevereiro de 2019 Pesquisa XP Congresso Fevereiro de 2019 Destaques Na segunda rodada da pesquisa XP Investimentos com o Congresso, foram ouvidos 212 deputados e 22 senadores entre os dias 4 e 21 de fevereiro. O clima entre

Leia mais

Engenheiros da Prefeitura de Teresina definem minuta de PCCS para iniciar negociações

Engenheiros da Prefeitura de Teresina definem minuta de PCCS para iniciar negociações EDIÇÃO: DEZEMBRO Engenheiros da Prefeitura de Teresina definem minuta de PCCS para iniciar negociações PÁGINA 05 Profissionais se reuniram na sede do Crea-PI para definir a proposta Assembleia aprova proposta

Leia mais

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC

trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Com luta e resistência, trabalhadores da Procergs mantêm direitos e arrancam INPC Às vésperas da deflagração da greve, cerca de 300 trabalhadores da PROCERGS estiveram presentes na assembleia dessa segunda-feira

Leia mais

REFORMA TRABALHISTAS. André Santos. Resistência: Institucional, Jurídica e Sindical

REFORMA TRABALHISTAS. André Santos. Resistência: Institucional, Jurídica e Sindical REFORMA TRABALHISTAS Resistência: Institucional, Jurídica e Sindical André Santos Jornalista, Analista Político e Especialista em Política e Representação Parlamentar e Sócio-Diretor da Empresa. Histórico

Leia mais

CAMPANHA SALARIAL 2015 Debate sobre carreira

CAMPANHA SALARIAL 2015 Debate sobre carreira CAMPANHA SALARIAL 2015 Debate sobre carreira CONJUNTURA O ano de 2015 começa com uma série de medidas econômicas que afetam diretamente os trabalhadores e a educação pública, com retirada de direitos

Leia mais

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa

A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa A remuneração dos negros também permanece desigual, 12,7% mais baixa Nada de diferente. O não continua sendo a palavra usada pelos banqueiros na hora de negociar as reivindicações dos funcionários da Campanha

Leia mais

BB, CAIXA, PRIVADOS. Página 5 Página 7 Página 7. Avançar juntos na luta. 27/06 a ANO XXXI - Nº 245

BB, CAIXA, PRIVADOS. Página 5 Página 7 Página 7. Avançar juntos na luta. 27/06 a ANO XXXI - Nº 245 Avançar juntos na luta GESTÃO: 2014 / 2017 27/06 a 15.07.2016 ANO XXXI - Nº 245 BB, CAIXA, PRIVADOS Encontro Estadual debateu perspectivas da próxima Campanha Conecef reafirmou a defesa da Caixa 100% pública

Leia mais

Manifestantes contrários ao Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta as atividades

Manifestantes contrários ao Projeto de Lei 4.330/2004, que regulamenta as atividades Protestos contra terceirização afetam ao menos 15 estados e o DF Atos contra a terceirização provocam caos em vários setores do país. No DF, uma concentração está prevista para às 16h, com caminhada até

Leia mais

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL

DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL DEFESA DE INTERESSES DA INDÚSTRIA 2015 CONGRESSO NACIONAL Câmara dos Deputados Nº DE SESSÕES DELIBERATIVAS REALIZADAS (FEVEREIRO A ABRIL) TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS MICHEL TEMER (PMDB/SP) 43 MARCO MAIA

Leia mais

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO

Cartilha CAMPANHA SALARIAL SETOR QUÍMICO 2 expediente Esta é uma publicação da Federeção dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT do Estado de São Paulo - Fetquim. Jornalista responsável: Denise Simeão (Mtb 9167/ RS) Textos: Denise Simeão Arte

Leia mais

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC - Filiado à Fetec SP/CUT e Contraf/CUT

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC - Filiado à Fetec SP/CUT e Contraf/CUT Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro do Grande ABC - Filiado à Fetec SP/CUT e Contraf/CUT Acesse a página do Sindicato: www.bancariosabc.org.br ANO XIX - Nº 806 - JULHO DE 2013 QUEREMOS:

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Pernambuco - vagas 1 Governador 2 25 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para as

Leia mais

1 Governador. Deputados Senadores Federais

1 Governador. Deputados Senadores Federais Rondônia - vagas 1 Governador 3 8 Deputados Senadores Federais Candidaturas nos Estados Legenda Reeleição Não é candidato Concorre a outro cargo Permanece no cargo Verde Vermelho Azul Laranja Legenda para

Leia mais

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Encontro do dia 25 de abril de 2016 5B Leia o texto a seguir. Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Agência Câmara Notícias 25/02/2016 http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/politica/504311-lider-da-minoria-

Leia mais

S I N O P S E S I N D I C A L O U T U B R O D E

S I N O P S E S I N D I C A L O U T U B R O D E S I N O P S E S I N D I C A L O U T U B R O D E 2 0 0 2 EMPRESAS TEATRAIS. Com data-base em 1º de novembro, o Sindicato dos Empregados de Empresas Teatrais e Cinematográficas no Estado de São Paulo renovou

Leia mais

Crédito: Seeb BH Bancários de Belo Horizonte ampliam paralisações e pressionam bancos

Crédito: Seeb BH Bancários de Belo Horizonte ampliam paralisações e pressionam bancos Crédito: Seeb BH Bancários de Belo Horizonte ampliam paralisações e pressionam bancos Subiu para 7.673 o número de agências e centros administrativos de bancos públicos e privados de todo o país fechados

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL

REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) PRINCIPAIS PONTOS TRATADOS NO PL REFORMA TRABALHISTA (PÓS APROVAÇÃO) Em 23 de dezembro de 2016 foi apresentado na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 6787, de autoria do Poder Executivo, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

Partido: Telefone /fax Representante E-mail Partido Comunista Brasileiro - PCB (51) 3224-0716 3062-4141 3209-7785 9969-9459

Partido: Telefone /fax Representante E-mail Partido Comunista Brasileiro - PCB (51) 3224-0716 3062-4141 3209-7785 9969-9459 TELEFONES E E-MAILS DOS PARTIDOS E COLIGAÇÕES CONCORRENTES EM 2014 ATENÇÃO: alguns dados podem não estar atualizados, visto que nem todas as alterações ocorridas são comunicadas ao TRE-RS. Para atualizar

Leia mais

Ref.: Manifestação da FTIGESP e CONATIG sobre o Projeto PLC 38/2017

Ref.: Manifestação da FTIGESP e CONATIG sobre o Projeto PLC 38/2017 Ao Ilustríssimo Senador RICARDO FERRAÇO DD. Relator da Reforma Trabalhista SENADO FEDERAL Ref.: Manifestação da FTIGESP e CONATIG sobre o Projeto PLC 38/2017 Ilustríssimos Senhores Senadores: Tomo a liberdade

Leia mais

O financiamento das eleições em 2018

O financiamento das eleições em 2018 O financiamento das eleições em 2018 07/06/2018 1 O financiamento das eleições em 2018 Nas eleições de 2018 os candidatos poderão utilizar recursos das seguintes fontes: Fundo Partidário; Doações de pessoas

Leia mais

Boletim 763/2015 Ano VII 21/05/2015

Boletim 763/2015 Ano VII 21/05/2015 Boletim 763/2015 Ano VII 21/05/2015 1 (Fonte: Valor Econômico 21-05-2015). 2 STJ autoriza corte de ponto de professores grevistas em SP Governo do Estado indica que pagamento a grevistas em março acarreta

Leia mais

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C

PRÍNCIPE E ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C S I N O P S E S I N D I C A L J U L H O D E 2 0 0 2 BANCÁRIOS (BANCO DO BRASIL). Com data-base em 1º de setembro, os representantes dos funcionários do Banco do Brasil entregaram a pauta de reivindicações

Leia mais

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES 2019 DO SINSEPES

PAUTA DE REINVIDICAÇÕES 2019 DO SINSEPES PAUTA DE REINVIDICAÇÕES 2019 DO SINSEPES I CLÁUSULAS ECONÔMICAS 1.1 - Reposição de 12,20% da inflação e perdas salariais acumuladas. A Inflação calculada com base na média dos índices (IPC-FIPE, IPC-M

Leia mais

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual Pág. 1 de 3 Totalizadas PRA BAHIA AVANÇAR MAIS (Vagas: 30) 31.204 (99,80%) 0001 12333 MARCELO NILO PDT - PP / PDT / PT / PTB / PR / PSD 147.943 2,17 % Não Totalizadas 0002 55444 ROGERIO ANDRADE PSD - PP

Leia mais

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual

BA - 1.º TURNO Deputado Estadual Pág. 1 de 3 Totalizadas PRA BAHIA AVANÇAR MAIS (Vagas: 30) 31.148 (99,62%) 0001 12333 MARCELO NILO PDT - PP / PDT / PT / PTB / PR / PSD 146.438 2,15 % Não Totalizadas 0002 55444 ROGERIO ANDRADE PSD - PP

Leia mais

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS

TEL: FILIADA A CUT/ CNTSS www.fenas.org.br fenas@fenas.org.br TEL: 21-25244263 FILIADA A CUT/ CNTSS RESULTADO DA MOBILIZAÇÃO EM BRASÍLIA, NOS DIAS 16 17 e 18 de junho de 2015 EM DEFESA DOS PROJETOS DE LEIS PL, PARA O/A ASSISTENTE

Leia mais

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de

Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Curitiba, 19 de julho de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no município de Belo Horizonte, com o objetivo de consulta à população sobre a avaliação das

Leia mais

SEMANA DO PRESIDENTE. DE 2 A 6 DE OUTUBRO DE Nº 73 Acesse e curta /MiguelTorresFS 2 DE OUTUBRO

SEMANA DO PRESIDENTE.   DE 2 A 6 DE OUTUBRO DE Nº 73 Acesse e curta /MiguelTorresFS 2 DE OUTUBRO METALÚRGICOS EM Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes WWW.METALURGICOS.ORG.BR DE 2 A 6 DE OUTUBRO DE 2017 - Nº 73 sexta-feira foi intensa de manifestações e encaminhamentos

Leia mais

SEMANA DO PRESIDENTE 21 DE NOVEMBRO

SEMANA DO PRESIDENTE 21 DE NOVEMBRO METALÚRGICOS EM Informativo semanal do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes WWW.METALURGICOS.ORG.BR 21 A 25 DE NOVEMBRO DE 2016 - Nº 32 21 DE NOVEMBRO REUNIÃO DE DIRETORIA DISCUTE

Leia mais

Reproducido en O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos

Reproducido en   O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL. Artur Henrique da Silva Santos Reproducido en www.relats.org O FIM DO IMPOSTO SINDICAL E OS DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL Artur Henrique da Silva Santos Publicado en ALAINET, 30 julio 2018 Vamos colocar os pingos nos is. Que uma grande

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDO - DIREITO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios norteadores do Direito do Trabalho: 1.1 Princípio

Leia mais

Crédito: Jaílton Garcia/ Contraf-CUT Jaílton Garcia/ Contraf-CUTA Fenaban preferiu responder que ainda vai consultar as instituições

Crédito: Jaílton Garcia/ Contraf-CUT Jaílton Garcia/ Contraf-CUTA Fenaban preferiu responder que ainda vai consultar as instituições Crédito: Jaílton Garcia/ Contraf-CUT Jaílton Garcia/ Contraf-CUTA Fenaban preferiu responder que ainda vai consultar as instituições Sem avanços. Foi assim que terminou a quarta rodada de negociação da

Leia mais

REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG

REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG PESQUISA QUANTITATIVA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE - MG SELEÇÃO DA AMOSTRA Município, sexo, idade, escolaridade e renda familiar A pesquisa foi realizada de 15 a 18 de março de 2017 Número de

Leia mais

Boletim Informativo do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região - dezembro/2013. SINPRO-Sorocaba na diretoria da Fepesp

Boletim Informativo do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região - dezembro/2013. SINPRO-Sorocaba na diretoria da Fepesp SINAL Boletim Informativo do Sindicato dos Professores de Sorocaba e Região - dezembro/2013 SINPRO-Sorocaba na diretoria da Fepesp Foto: Nanda Fernandes Secretário Geral do Sindicato assume a diretoria

Leia mais