Sistemas Distribuídos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Distribuídos"

Transcrição

1 Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site:

2 1. Que são sistemas abertos? É um sistema que oferece serviços de acordo com as regras padronizadas que descrevem a sintaxe e a semântica desses serviços. Em geral, os serviços são especificados por meio de Linguagens de Descrição de Interfaces (IDLs- Interface Definition Language). Especificações adequadas de interfaces devem ser completas e neutras.

3 2. Comente as transparências desejáveis em Sistemas Distribuídos. Transparência de Localização Oculta o lugar em que um recurso está localizado Transparência de Acesso Oculta diferenças na representação de dados e no modo de acesso a um recurso Transparência de Falhas Oculta a falha e a recuperação de um recurso Transparência de Tecnologia Oculta tecnologias utilizadas para obter o recurso. Transparência de Concorrência Oculta a disputa pelo recurso.

4 3. Explique o significado de transparência de distribuição. é a capacidade que um sistema tem de ocultar entre os usuários e as diferentes aplicações de ser um sistema único de computador

5 4. Comente as vantagens e desvantagens do endereçamento direto, com identificadores dependentes e independentes de localização e ainda endereçamento usando servidor de nomes. Vantagem: As vezes a localização física é importante. Desvantagem: As vezes o recurso importa mais que sua localização física. No entanto, nem sempre é fácil achar o recurso. Por isso, serviços de nome são importante para ligar o recurso a sua localização de forma transparente ao usuário.

6 5. Qual o papel das interfaces em sistemas distribuídos? Descrever os serviços. Como eles funcionam e como devem ser acessados.

7 6. Considerando o exemplo de Cliente/Servidor usando a API Java para socket em comunicação UDP, apresentado em aula: 6.1. Descreva como o cliente recupera o endereço do servidor, que tipo de mecanismo e que serviço de nomes é utilizado? O cliente precisa saber previamente qual o endereço do servidor. Nenhum serviço de nome é utilizado Como o servidor identifica o cliente que está se comunicando com o mesmo? Através do pacote de chegada. Nele contém todas as informações necessárias ao servidor como IP do cliente e Porta da aplicação requisitante.

8 7. O que significa a Inexistência de relógio global em um sistema distribuído? Em quê isso impacta no desenvolvimento de softwares distribuídos? É consequência do fato do tempo necessário para a troca de mensagens não ser desprezível em sistemas geograficamente dispersos, como os sistemas distribuídos. Desenvolvedores de software distribuídos precisam estar ciente que não há sincronização natural entre esses sistemas, e portanto é preciso desenvolver mecanismos de sincronização, caso esse seja um requisito desejado da aplicação.

9 8. Por que é dito que um sistema distribuído ocorre Falhas independentes? Com a separação física dos sistemas distribuídos, a falha de um componente de um sistema distribuído não compromete o funcionamento dos outros componentes. Porém, essa falha pode afetar a comunicação entre os componentes.

10 9. Exemplifica a transparência de falhas em um sistema distribuído Caso uma mensagem não seja entregue um sistema distribuído tolerante a falhas pode retransmitir a mensagem.

11 10. Por que a heterogeneidade de tecnologia é um desafio em sistemas distribuídos? Porque a cada instante surgem novas tecnologias, novas linguagens de programação, novos sistemas operacionais. Para que o software distribuído não se torne obsoleto ele precisa ser escrito de forma extensível de modo que seja fácil e rápida a inserção de novas tecnologias.

12 11. Qual a diferença entre sistemas distribuídos síncronos e assíncronos. Os síncronos aguardam retorno, bloqueando o processo de requisição. Os assíncronos não aguardam retorno e não bloqueia o processo que fez a requisição.

13 12. O serviço NTP (Network Time Protocol) pode ser usado para sincronizar relógios de computador. Explique por que, mesmo com esse serviço, nenhum limite garantido é dado para a diferença entre dois relógios. Porque as redes não são determinísticas, não é possível garantir o atraso de propagação dos pacotes. O atraso de uma requisição NTP pode afetar a sincronia do relógio alvo.

14 13. Cite e explique vantagens e desvantagens da distribuição no contexto de sistemas distribuídos. Vantagens: Economia, Aumento da Disponibilidade, Aumento do Desempenho, Escalabilidade Desvantagens: mais fontes de falhas, maior necessidade de tratar essas falhas, mais dificuldade em manter a consistência, mais problemas de segurança

15 14. Qual a diferença entre um socket TCP e um socket UDP. A mesma entre o protocolo TCP e UDP.

16 15. O que é um webservice? é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Pode ser Localizado dinamicamente, ter sua interface descoberta automaticamente porque o serviço sabe se descrever (WSDL) e pode ser invocado através da Web

17 O que é um middleware? Camada de software entre o sistema operacional e a aplicação que permite a comunicação entre essas aplicações em uma ambiente distribuído.

18 Quando um cliente invoca um método num objeto servidor quais os principais componentes de software que podem falhar? (Dar um exemplo de uma falha para cada caso) O cliente pode falhar Requisição mal formada, desconexão do ponto de acesso. O servidor pode falhar Desligamento, Sobrecarga. O canal de comunicação pode falhar Congestionamento na rede, queda de link

19 18. Para que servem os stubs? (Considere o stub do cliente e o stub do servidor.) Stub do cliente é responsável por empacotar os parâmetros em uma msg e enviar a msg para a máquina do servidor. Quando a resposta chega, o resultado é copiado para cliente, e controle volta a ele Stub do servidor (skeleton) é responsável, no servidor, por desempacotar parâmetros, chamar o procedimento do servidor e retornar resposta para máquina do cliente

20 19. Qual a principal diferença entre RPC (Remote Procedure Call) e RMI (Remote Method Invocation)? RPC chamada de funções RMI chamada de objetos

21 20. Que são os stubs e os skeletons e como os mesmos são gerados? Respondido na 18. Skeletons são stubs do no servidor. Através de compiladores de linguagens de descrição de interface. Um exemplo desses compiladores é o idlj que compila interfaces descritas em idl para java.

22 21. Como um cliente acha o serviço remoto RMI? Fazendo uma requisição ao servidor de nomes do RMI chamada RMIRegistry.

23 22. Pra que serve Servidor RMI Registry? Para registrar e publicar serviços providos por servidores RMI. Um cliente interessado no serviço pode fazer uma requisição ao RMIRegistry, o mesmo retornará o objeto associado ao serviço requerido pelo cliente.

24 23. Qual a diferença entre um middleware orientado a objetos e um middleware orientado a mensagem? OO: primitiva de interação: invocação de método, comunicação 1 para 1. Comunicação síncrona. OM: primitiva de interação: passagem de mensagem, comunicação 1 para 1 ou 1 para N. Usa fila de mensagens e a comunicação é assíncrona.

25 24. O que é IDL? Qual sua finalidade? Interface Description Language é uma linguagem puramente declarativa para descrever uma interface de um serviço de forma genérica e independente de linguagem de programação. Deste modo, o serviço é fornecido de qualquer linguagem de programação (provedor) para qualquer outra linguagem de programação (consumidor).

26 25. O que você entende por ORB? object request broker ou Agente de Requisição de Objetos é uma parte de um middleware que permite que programadores façam chamadas a programas de um computador para outro através de uma rede de computadores. Portanto, serve como cada de comunicação de um middleware. Após a conexão de um objeto com o ORB, os métodos deste objeto tornam-se acessíveis para invocações remotas

27 26. O que é CORBA? De Common Object Request Broker Architecture é a arquitetura padrão criada pelo Object Management Group (OMG) para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Existem implementações do CORBA para quase todas as linguagens de programação.

28 27. Quais os modelos de comunicação suportados pelos sistemas de middleware vistos em sala. Como cada um funciona? Baseada em RPC, passagem de mensagem e memória compartilhada.

29 28. Quais as camadas de um middleware? Para que servem cada uma dela?

30 29. O que é um serviço? é uma unidade de software que executa uma função de negócio; estabelece um contrato bem definido: entradas, saídas, restrições, premissas, comportamento (lógica de negócio); esconde do seu consumidor todos os detalhes de implementação, incluindo infraestrutura e lógica interna; é auto-contido, independente e modular; pode ser reutilizado em outros contextos; realiza uma função de negócio integralmente, de forma consistente; pode ser disponibilizado e administrado individualmente; pode ser combinado com outros serviços para compor um serviço de mais alto nível ou um processo de negócio;

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/29

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/29 Invocação Remota Prof. Leonardo Barreto Campos 1/29 Sumário Introdução Chamada de Procedimento Remoto Invocação a Método Remoto Leitura Complementar Bibliografia 2/29 Introdução Essa aula trata como os

Leia mais

Principais conceitos de CORBA

Principais conceitos de CORBA Principais conceitos de CORBA Tecgraf PUC-Rio fevereiro de 2011 Common Object Request Broker Architecture Uma arquitetura aberta para o desenvolvimento de aplicações distribuídas em um ambiente multilinguagem

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Orientação a Objetos Encapsulamento: Parte interna (privada) dos objetos Implementação: métodos Estado: atributos, variáveis,

Leia mais

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Ambientes que visam desenvolver aplicações que precisam de um processamento paralelo e distribuído deverão saber lidar com algumas dificuldades. Isto decorre da heterogeneidade

Leia mais

Common Object Request Broker Architecture

Common Object Request Broker Architecture Common Object Request Broker Architecture OMG: Object Management Group. Organização internacional, sem fins lucrativos, fundada em 1989. Mais de 800 membros (incluindo fabricantes de sistemas, produtores

Leia mais

Vamos fazer um pequeno experimento

Vamos fazer um pequeno experimento 1 Vamos fazer um pequeno experimento Dividam-se em dois grupos: Mestre Escravo Projeto de Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos Prof. Msc. Marcelo Iury de Sousa Oliveira marceloiury@gmail.com

Leia mais

Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI

Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI Sistemas Distribuídos: Conceitos e Projeto RPC e RMI Francisco José da Silva e Silva Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD) Departamento de Informática / UFMA http://www.lsd.deinf.ufma.br 15 de abril

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Modelo orientado a objetos: uma pequena revisão Instituto de Informátic ca - UFRGS Sistemas Operacionais II Modelos para programação distribuída (Remote Method Invocation) Aula 14 Programa é visto como

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 10

Sistemas Distribuídos Aula 10 Sistemas Distribuídos Aula 10 Aula passada Arquitetura P2P Bittorrent Distributed Hash Table (DHT) Aula de hoje Modelo computação distribuída RPC Marshalling e stubs Semântica operacional RMI Computação

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

RPC e RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

INTRODUÇÃO. RPC x RMI

INTRODUÇÃO. RPC x RMI 1 INTRODUÇÃO RPC x RMI 2 INTRODUÇÃO RPC Remote procedure call Este termo é utilizado para aplicativos clientes que fazem normalmente chamadas a procedimentos remotos que estão em outro processo e hosts.

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 5ª. Série Programação Distribuída A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido

Leia mais

Comunicação. Carlos A. G. Ferraz 25/6/2003. Sistemas Distribuídos 1. Tópicos. Camadas. Transmissão de dados. Marshalling/Unmarshalling.

Comunicação. Carlos A. G. Ferraz 25/6/2003. Sistemas Distribuídos 1. Tópicos. Camadas. Transmissão de dados. Marshalling/Unmarshalling. Tópicos Comunicação Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Elementos básicos de comunicação Transmissão de dados Endereçamento Sincronismo Enfileiramento (Bufferização) Confiabilidade Portas e sockets UDP RPC:

Leia mais

Comunicação. capítulo

Comunicação. capítulo Comunicação capítulo 4 Camadas de protocolos: Modelo OSI Camadas de protocolos: Mensagem Protocolos de baixo nível Estas camadas implementam as funções básicas que envolvem uma rede de computadores: Física:

Leia mais

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1

Informática UFRGS. Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Programação com Objetos Distribuídos (C. Geyer) Java Comunicação 1 Autor Autor Local Cláudio Geyer Instituto de Informática disciplinas: POD e PDP Versão v4 2010-1 Programação com Objetos Distribuídos

Leia mais

Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA. Aula 3. Especificações OMA Object Web

Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA. Aula 3. Especificações OMA Object Web Arquitetura e Objetos Distribuídos em CORBA Aula 3 Especificações OMA Object Web The Client/Server Evolution O que é a tecnologia CORBA? CORBA Common Object Request Broker Architecture Uma camada de software

Leia mais

Sistemas de Objetos Distribuídos

Sistemas de Objetos Distribuídos Sistemas de Objetos Distribuídos Alex Carneiro Carlos Eduardo Elmadjian Karina Awoki Prof. Fabio Kon POO 2016.1 Agenda Conceitos Histórico CORBA Demos Comparação com SOA Conclusão 1 CONCEITOS Sistemas

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUIDOS

SISTEMAS DISTRIBUIDOS 1 2 Caracterização de Sistemas Distribuídos: Os sistemas distribuídos estão em toda parte. A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização

Leia mais

Objetos Distribuídos - Programação Distribuída Orientado a Objetos. Luiz Affonso Guedes

Objetos Distribuídos - Programação Distribuída Orientado a Objetos. Luiz Affonso Guedes Objetos Distribuídos - Programação Distribuída Orientado a Objetos Luiz Affonso Guedes Introdução Conceitos básicos programação distribuída + programação orientada a objetos = Objetos distribuídos Motivação

Leia mais

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído

Programação Distribuída. Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Programação Distribuída Metas de um Sistema Distribuído Um S.D. deve oferecer: 1. fácil acesso a seus recursos; 2. ocultar onde estão esses recursos,

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS SISTEMAS DISTRIBUÍDOS CUP Disk Memoey CUP Memoey Disk Network CUP Memoey Disk Introdução aos Sistemas Distribuídos 1 Sumário Evolução Problema/Contexto O que é um Sistema Distribuído? Vantagens e Desvantagens

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Tecnologia em Sistemas para Internet Aula 02 Introdução à Introdução A computação entre as décadas de 40 e 80 tinha um custo elevado; Computadores imensos e independentes; Anos 80 dois avanços mudam esse

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 23 de fevereiro de 2011 Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento de programas Usuário ia ao computador

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Caracterização de Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 24 de fevereiro de 2010 Caracterização de Histórico Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote Aumentar a capacidade de processamento

Leia mais

Sistemas Operacionais II

Sistemas Operacionais II Introdução Instituto de Informátic ca - UFRGS Sistemas Operacionais II Remote Procedure Call - RPC Aula 13 Necessidade de desenvolver aplicações distribuídas de forma simples Solução: estender modelos

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Desafios e Características Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Unitri Prof: Carlos Eduardo de Carvalho Dantas Conceitos Sistema Distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.

Leia mais

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo

Java RMI. Sistemas Distribuídos. Mauro Lopes Carvalho Silva. Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos UERN Sistemas Distribuídos Prof. André Gustavo andregustavo@uern.br Sistemas Distribuídos Ementa: Conceitos relacionados com Sistemas Distribuídos. Mecanismos dos Sistemas Operacionais para suporte a distribuição.

Leia mais

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5

Princípios de Sistemas Distribuídos. Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Princípios de Sistemas Distribuídos Tecnologias utilizadas em sistemas distribuídos Aula 5 Conceitos de comunicação entre processos Interprocess Communication (IPC) Sistemas distribuídos são construídos

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

Plataformas de Distribuição de Objetos

Plataformas de Distribuição de Objetos Plataformas de Distribuição de Objetos Denominações Equivalentes: Modelos de Componentes Modelos de Integração de Objetos Motivação: Reuso de objetos Redução do Tempo e do Custo de Desenvolvimento de Software

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas Arquitetura Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Faculdades SENAC Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 de agosto de 2009 Introdução Instructor's Guide for Colouris et al. SDs de diferentes tipos compartilham importantes propriedades fundamentais e

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB e CORBA : EJB e CORBA Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos

Leia mais

Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP. Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior

Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP. Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Programando sistemas distribuídos com objetos distribuídos na rede TCP/IP Prof. Me. Sérgio Carlos Portari Júnior Conteúdo Programático Contextualizando: Aula anterior Camada Middleware Programar para SD

Leia mais

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST.

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST. Web Services Por que os Web Services são atrativos para a integração de sistemas? Pois os Web services são componentes que possibilitam que as aplicações se comuniquem utilizando protocolos padrão da internet

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Características de Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 Tópicos O conceito de Sistemas Distribuídos Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Comunicação entre Processos

Comunicação entre Processos Comunicação entre Processos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Introdução Comunicação entre Processos: Soquetes Comunicação por datagrama UDP Comunicação

Leia mais

Sistemas Operacionais Distribuídos e de Redes

Sistemas Operacionais Distribuídos e de Redes Contextualização Sistemas Operacionais Distribuídos e de Redes Comunicação Interprocessos Aula 04 Aula 04 Aplicação, serviços RMI e RPC Protocolo - (requisição-resposta) marshalling e representaçao externa

Leia mais

Protocolo Request-Reply

Protocolo Request-Reply n n n n Protocolo Request-Reply Modelo de Objeto Remoto Semânticas de Invocação Remota Arquitetura de Invocação Remota Prof a Ana Cristina B. Kochem Vendramin DAINF / UTFPR Introdução Características de

Leia mais

Sistemas Distribuídos Comunicação entre Processos em Sistemas Distribuídos: Middleware de comunicação Aula II Prof. Rosemary Silveira F. Melo Comunicação em sistemas distribuídos é um ponto fundamental

Leia mais

SIST706 Sistemas Distribuídos

SIST706 Sistemas Distribuídos Slide01 Introdução e Conceitos de Sistemas Distribuídos SIST706 Sistemas Distribuídos 2013/1 Prof. Jéfer Benedett Dörr @: prof.jefer@gmail.com profjefer.wordpress.com Sistema Distribuído Definição de Andrew

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com Relembrando... Mecanismos de Comunicação Middleware Cenário em uma rede Local

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Definição Sistema Distribuído é aquele onde os componentes de software e hardware localizados em redes de computadores comunicam-se e coordenam suas ações apenas por passagem de mensagens.

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos Soquetes Um soquete é formado por um endereço IP concatenado com um número de porta. Em geral, os soquetes utilizam uma arquitetura cliente-servidor. O servidor espera por pedidos

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Introdução www.pearson.com.br capítulo 1 slide 1 O que são Sistemas Distribuídos? Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único

Leia mais

Metas de um Sistema Distribuído

Metas de um Sistema Distribuído Metas de um Sistema Distribuído Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do

Leia mais

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos RPC Remote Procedure Call 1 Fonte: Alcides Calsavara e Thais V. Batista Chamada de Procedimentos Remotos (RPC) Motivação: comunicação baseada em operações de entrada/saída Ideal:

Leia mais

O que é um sistema distribuído?

O que é um sistema distribuído? Disciplina: Engenharia de Software 4 Bimestre Aula 1: ENGENHARIA DE SOFTWARE DISTRIBUÍDO O que é um sistema distribuído? Segundo Tanenbaum e Steen (2007) um sistema distribuído é uma coleção de computadores

Leia mais

Tecnologias de Distribuição e Integração. Quais as preocupações a ter com um sistema distribuído?

Tecnologias de Distribuição e Integração. Quais as preocupações a ter com um sistema distribuído? network link: Tecnologias de Distribuição e Integração ISP intranet backbone desktop computer: server: satellite link no interior de uma organização (intranet) clientes externos entre organizações 2 Quais

Leia mais

Processos ca 3 pítulo

Processos ca 3 pítulo Processos capítulo 3 Introdução: Threads Para executar um programa, o sistema operacional cria um determinado números de processos virtuais. O sistema operacional mantém uma tabela de processos que contém

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 2

Sistemas Distribuídos Aula 2 Sistemas Distribuídos Aula 2 Aula passada Logísitica Regras do jogo Definição e características Exemplos Aula de hoje Processos IPC Características Ex. sinais, pipes, sockets Objetivos Processos O que

Leia mais

Arquitetura de sistemas distribuídos

Arquitetura de sistemas distribuídos Arquitetura de sistemas distribuídos 3. Comunicação nos Sistemas Distribuídos 3.1.Introdução aos modelos de comunicação 3.2 Modelo Cliente-Servidor 3.3.Comunicação através de Sockets 3.3 Chamada a procedimento

Leia mais

Java RMI. RMI Remote Method Invocation. Chamadas Remotas de Procedimentos (RPC) RPC - Implementação

Java RMI. RMI Remote Method Invocation. Chamadas Remotas de Procedimentos (RPC) RPC - Implementação Java Remote Method Invocation Java Remote Method Invocation () é um protocolo Java para comunicação entre processos Permite objetos Java invocar transparentemente métodos de outros objetos (que podem estar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE INFORMÁTICA Sistemas Distribuídos Mestrado em Ciência da Computação 1o. Semestre / 2006 Prof. Fábio M. Costa fmc@inf.ufg.br www.inf.ufg.br/~fmc/ds-msc2006 Aula

Leia mais

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos

Programação Distribuída. Tipos de Sistemas Distribuídos Programação Distribuída Tipos de Sistemas Distribuídos Tipos de Sistemas Distribuídos Os diferentes tipos de sistemas distribuídos são: Sistema de Computação Distribuído Sistema de Informação Distribuído

Leia mais

Grupo I [7v] b) [0,3] Em que componente do sistema de RPC será utilizado o campo identificador de operação?

Grupo I [7v] b) [0,3] Em que componente do sistema de RPC será utilizado o campo identificador de operação? Número: Nome: Página 1 de 7 LEIC/LETI 2013/14, 1º Teste de Sistemas Distribuídos, 29 de Março de 2014 Responda no enunciado, apenas no espaço fornecido. Identifique todas as folhas. Duração: 1h30m Grupo

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Arquitetura de Sistemas Distribuídos Cap. 12 Sommerville 8 ed. Introdução: É um software que usa várias máquinas para executar suas tarefas. Praticamente todos os sistemas baseado em grandes computadores

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aspectos de Projeto de SD. Aspectos de Projeto em SD. Transparência 14/03/12. ! Transparência; ! Abertura; !

Sistemas Distribuídos Aspectos de Projeto de SD. Aspectos de Projeto em SD. Transparência 14/03/12. ! Transparência; ! Abertura; ! Sistemas Distribuídos Aspectos de Projeto de SD Prof. Msc. André Luiz Nasserala Pires nassserala@gmail.com Aspectos de Projeto em SD! Transparência;! Abertura;! ;! Heterogeneidade;! Segurança;! Tratamento

Leia mais

STD29006 Sistemas Distribuídos

STD29006 Sistemas Distribuídos STD29006 Sistemas Distribuídos Comunicação II Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/std 05 de setembro

Leia mais

Sistemas Distribuídos CORBA. Edeyson Andrade Gomes.

Sistemas Distribuídos CORBA. Edeyson Andrade Gomes. Sistemas Distribuídos CORBA Edeyson Andrade Gomes www.edeyson.com.br Introdução Middleware Camada de software que abstrai a complexidade e a heterogeneidade do ambiente distribuído Objetivos Facilita a

Leia mais

Infra-Estrutura de Software

Infra-Estrutura de Software Infra-Estrutura de Software Entrada / Saída 2º. EE: 21/06 Próximas Datas http://www.cin.ufpe.br/~cagf/if677/2016-1/ slides/ Revisão de notas: 28/06 FINAL: 30/06 Diversidade de dispositivos Hardware de

Leia mais

Java RMI Remote Method Invocation

Java RMI Remote Method Invocation Java RMI Remote Method Invocation Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro Sistemas Distribuídos - 2006 Conteúdo Passos para implementar um aplicação RMI Executando e compilando uma aplicação RMI Exemplo:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação. Luiz Leão Unidade 5 Camada de Transporte e Aplicação Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 5.1 Protocolo UDP 5.2 Protocolo TCP 5.3 Principias Protocolos de Aplicação 5.3.1 SMTP

Leia mais

APLICAÇÕES EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

APLICAÇÕES EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 5 - PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA COM RMI 1 (Remote Method Invocation) 1. INTRODUÇÃO Sistemas distribuídos necessitam que aplicações, executando em vários espaços de endereçamento, normalmente em diferentes

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

Roteiro... Sistemas Distribuídos Aula 4. Troca de mensagens. Comunicação entre processos. Conceitos de SD, vantagens e desvantagens

Roteiro... Sistemas Distribuídos Aula 4. Troca de mensagens. Comunicação entre processos. Conceitos de SD, vantagens e desvantagens Roteiro... Conceitos de SD, vantagens e desvantagens Infra-estrutura de um SD Considerações de projeto Sistemas Distribuídos Aula 4 Karine de Pinho Peralta Modelos de Comunicação - comunicação entre processos

Leia mais

Padrões Arquitetônicos

Padrões Arquitetônicos Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Visão Geral Expandida

Sistemas Distribuídos. Visão Geral Expandida Sistemas Distribuídos Visão Geral Expandida Visão Geral! Infra-estrutura! Ambientes de execução e de programação! Projeto! Configuração! Simulação! Testes Visão Geral! Infra-estrutura Heterogeneidade Redes!

Leia mais

Estilo: BlackBoard. BlackBoard = repositório de dados compartilhados

Estilo: BlackBoard. BlackBoard = repositório de dados compartilhados Estilo: BlackBoard Útil para problemas no qual não há uma solução determinística Uma coleção de programas independentes que trabalham cooperativamente em uma estrutura de dados comum (blackboard) Vários

Leia mais

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB

Objetos e Componentes Distribuídos: EJB : EJB Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta

Leia mais

Introdução aos Sistemas Distribuídos

Introdução aos Sistemas Distribuídos Introdução aos Sistemas Distribuídos Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos 1/29 Sumário Ementa; Bibliografia Calendário Site Introdução Características http://sites.google.com/sitew/leonardobcampos

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Edy Hayashida

Sistemas Distribuídos. Edy Hayashida Sistemas Distribuídos Edy Hayashida E-mail: edy.hayashida@uol.com.br Evolução 1960s 1980s Processamento de dados 1990s Sistemas de Informação Futuro Tecnologia da Informação Tecnologia dos Negócios 2 30

Leia mais

COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA

COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA COMPUTAÇÃO DISTRIBUÍDA INTRODUÇÃO Carlos Ferraz MOTIVAÇÃO Computação em evolução Antes disso Sistemas de Software (Aplicações) Infraestrutura de Software Infraestrutura de Hardware Infraestrutura

Leia mais

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz

Rede de computadores Cliente- servidor. Professor Carlos Muniz Rede de computadores Professor Carlos Muniz Definição Cliente-servidor é um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores.

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO COM A WEB UTILIZANDO UMA ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇO

INTEGRAÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO COM A WEB UTILIZANDO UMA ARQUITETURA ORIENTADA A SERVIÇO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG INTEGRAÇÃO DE UMA REDE DE SENSORES SEM FIO COM A WEB UTILIZANDO UMA ARQUITETURA

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Arquiteturas Capítulo 2 Sistemas Distribuídos ORGANIZAÇÃO + INTERAÇÃO SOFTWARE ARQUITETURAS DE SISTEMAS ARQUITETURAS DE SOFTWARE + MÁQUINA REAL

Leia mais

RMI e RPC. RPC significou um passo muito grande em direcção à

RMI e RPC. RPC significou um passo muito grande em direcção à Sumário RMI Conceito. Arquitectura de Implementação. Java RMI Características. Interfaces e Objectos Remotos JVM e Java RMI. Passagem de Argumentos e Serialização. Class Downloading. 1 RMI e RPC RPC significou

Leia mais

Redes de Computadores e Aplicações

Redes de Computadores e Aplicações Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Currais Novos Redes de Computadores e Aplicações Aula 13 - Camada de Aplicação Visão Geral Prof. Diego Pereira

Leia mais

TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA

TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA Anuário da Produção Acadêmica Docente Vol. II, Nº. 3, Ano 2008 TECNOLOGIAS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS IMPLEMENTADAS EM JAVA: SOCKETS, RMI, RMI-IIOP E CORBA Pedro Otávio Alves Neto Universidade para o Desenvolvimento

Leia mais

Sumário. 1 Caracterização de Sistemas Distribuídos 1. 2 Modelos de Sistema Redes de Computadores e Interligação em Rede 81

Sumário. 1 Caracterização de Sistemas Distribuídos 1. 2 Modelos de Sistema Redes de Computadores e Interligação em Rede 81 Sumário 1 Caracterização de Sistemas Distribuídos 1 1.1 Introdução 2 1.2 Exemplos de sistemas distribuídos 3 1.3 Tendências em sistemas distribuídos 8 1.4 Enfoque no compartilhamento de recursos 14 1.5

Leia mais

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064

Sistemas Distribuídos. Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Sistemas Distribuídos Professora: Ana Paula Couto DCC 064 Comunicação- Protocolos, Tipos, RPC Capítulo 4 Agenda Protocolos em Camadas Pilhas de Protocolos em Sistemas Distribuídos Tipos de Comunicação

Leia mais

COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS

COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS Comunicação entre processos Memória Compartilhada: os processo compartilham variáveis e trocam informações através do uso dessas variáveis compartilhadas COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS P1 Sem Memória Compartilhada:

Leia mais

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Aula 1- Introdução aos Sistemas Distribuídos

ARQUITETURA DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Aula 1- Introdução aos Sistemas Distribuídos Aula 1- Introdução aos Sistemas Distribuídos OBJETIVOS DA DISCIPLINA: Compreender os conceitos de Sistemas Distribuídos; Conhecer os principais modelos de arquitetura; Entender a importância dos conceitos

Leia mais

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS

PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA AGÊNCIA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Bacharelado em Ciências da Computação Estágio supervisionado de Conclusão de Curso PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE IMPORTAÇÃO PARA UMA

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Tecnologia em Sistemas para Internet Aula 03 Introdução à Objetivos Conhecer características básicas sobre escalabilidade de SDs; Apresentar alguns exemplos de sistemas distribuídos e características de

Leia mais

CORBA. Common Object Request Broker Architecture. Unicamp. Centro de Computação Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br

CORBA. Common Object Request Broker Architecture. Unicamp. Centro de Computação Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br CORBA Common Object Request Broker Architecture Unicamp Centro de Computação Rubens Queiroz de Almeida queiroz@unicamp.br Objetivos Apresentação Tecnologia CORBA Conceitos Básicos e Terminologia Considerações

Leia mais

21108 Sistemas Distribuídos Teste Formativo

21108 Sistemas Distribuídos Teste Formativo 21108 Sistemas Distribuídos Teste Formativo PARA A RESOLUÇÃO DO EXAME, ACONSELHA-SE QUE LEIA ATENTAMENTE O SEGUINTE: 1) Este exame consta de 15 questões, divididas da seguinte forma: 10 de escolha múltipla

Leia mais

15/4/15. Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos. Sistema operacional é a única infraestrutura para interação. Middleware é adicionado

15/4/15. Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos. Sistema operacional é a única infraestrutura para interação. Middleware é adicionado Aplicações distribuídas: interação entre partes Processamento Paralelo Middleware Orientado a Objetos Prof. João Paulo A. Almeida (jpalmeida@inf.ufes.br) Rede A Rede B Rede C 2015/01 - INF02799 Sistema

Leia mais

Implementando Aplicações Distribuídas Utilizando CORBA: Um Estudo de Caso Voltado à Área de Banco de Dados

Implementando Aplicações Distribuídas Utilizando CORBA: Um Estudo de Caso Voltado à Área de Banco de Dados Implementando Aplicações Distribuídas Utilizando CORBA: Um Estudo de Caso Voltado à Área de Banco de Dados ANAMÉLIA CONTENTE DE SOUZA VITÓRIO BRUNO MAZZOLA Centro de Ensino Superior do Pará - CESUPA Área

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Introdução: Comunicação, e Coordenação março de 2015 Comunicação entre Processos troca de mensagens é sempre a primitiva básica sobre essa primitiva podemos construir outras visões da comunicação Mensagens

Leia mais

Comunicação entre processos COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS. Comunicação entre processos - troca de mensagens

Comunicação entre processos COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS. Comunicação entre processos - troca de mensagens Comunicação entre processos Memória Compartilhada: os processo compartilham variáveis e trocam informações através do uso dessas variáveis compartilhadas COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS P1 Sem Memória Compartilhada:

Leia mais