Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP"

Transcrição

1 Aplicação dos Ativos Garantidores em FIP

2 Regulamentação aplicável De acordo com a Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar n 392, de , conforme alterada ( Resolução ANS nº 392/2015 ), aplica-se aos ativos garantidores das operadoras de grande e médio porte* a Resolução CMN nº 3.308, de , conforme alterada ( Resolução CMN nº 3.308/2005 ), ou outra Resolução que venha a substituíla, com exceção das especificidades do setor de saúde suplementar. A Resolução ANS nº 392/2015 prevê, entre as especificidades do setor de saúde suplementar, o fato de que os recursos das operadoras podem ser aplicados em cotas de fundos de investimentos em participações até o limite de 20%, desde que o objeto de investimento do FIP seja exclusivamente a ampliação, reforma, modernização, compra ou construção de imóveis médico-hospitalares e de diagnóstico, bem como de ambulatórios e centros de atenção primária. Ainda, a soma total das aplicações em cotas desses FIPs e em imóveis, nos termos permitidos pela regulação, não pode representar mais do que 28% do valor total dos ativos garantidores. * Consideram-se operadoras de grande porte as operadoras com número de beneficiários a partir de , inclusive, apurados em 31 de dezembro do exercício imediatamente anterior. As operadoras de médio porte, por sua vez, são aquelas com número de beneficiários entre (inclusive) e inferior a , apurados em 31 de dezembro do exercício imediatamente anterior.

3 Regulamentação aplicável Para investimentos em cotas de FIPs com outros objetos, prevalece o limite estabelecido na Resolução CMN nº 3.308/2005, ou seja, até 3% dos recursos, desde que as sociedades de propósito específico ( SPEs ) emissoras dos ativos integrantes da carteira do FIP atendam certos requisitos de governança corporativa. A Resolução CMN nº 3.308/2005 foi revogada totalmente a partir de 22 de maio de 2016, tendo sido substituída pela Resolução CMN nº 4.444, de 13 de novembro de 2015, conforme alterada. No entanto, a Resolução ANS nº 392/2015 estabelece que as eventuais atualizações são aplicáveis aos ativos garantidores das operadoras de grande e médio porte após 90 dias de sua vigência, ressalvada a possibilidade de edição de Resolução Normativa da ANS excepcionando alguma particularidade do setor de saúde suplementar. Sendo assim, a regra da Resolução CMN nº continua prevalecendo para fins de alocação de recursos das operadoras de planos de saúde de grande e médio porte.

4 Características Gerais do FIP Instrução CVM nº 391, de (conforme alterada): disciplina a constituição, o funcionamento e a administração dos Fundos de Investimento em Participações ( FIP ). Fundo para investimentos de private equity. Estruturação bastante flexível: grande parte das regras de funcionamento pode ser estipulada no próprio regulamento do fundo, tais como patrimônio mínimo, política de investimento, chamadas de capital, amortização e prazo do fundo. Restrito a investidores qualificados, nos termos da Instrução CVM nº 554, de (conforme alterada): (i) investidores profissionais; (ii) pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ ,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio; (iii) pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e (iv) clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas, que sejam investidores qualificados.

5 Características Gerais do FIP O FIP pode adquirir ações, debêntures, bônus de subscrição ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias abertas ou fechadas. O FIP não pode operar com derivativos, exceto para fins de proteção patrimonial. O FIP não pode investir recursos no exterior, tampouco em bens imóveis. O FIP deve participar ativamente na definição da política estratégica e na gestão das companhias investidas, inclusive via indicação de membros do Conselho de Administração. O FIP pode (i) deter ações que integrem o respectivo bloco de controle; (ii) celebrar acordo de acionistas; ou (iii) celebrar ajuste diverso que assegure sua influência na definição da política estratégica e na gestão da companhia investida. Companhias fechadas com investimentos de FIP deverão adotar regras mínimas de governança corporativa.

6 Vantagens do FIP Estrutura flexível com relação às regras para o seu funcionamento, de modo a permitir que o cotista estipule contratualmente as regras operacionais e de governança mais compatíveis com o investimento pretendido. A gestão do FIP é necessariamente realizada por um profissional licenciado para o exercício de tal função, geralmente especializado e capacitado tecnicamente para analisar e gerir investimentos com perspectiva diferenciada de risco/retorno, atuando individualmente ou em conjunto com consultores especializados que o FIP pode contratar para cursar investimentos em determinados setores ou indústrias. Efetiva influência na gestão e na definição da política estratégica das companhias investidas, tanto por meio da gestão discricionária de profissionais habilitados para essa atividade como diretamente, seja no âmbito da assembleia geral de cotistas do FIP e/ou de seus órgãos de governança (e.g., comitês de investimento, comitês técnicos e/ou de supervisão etc.). Tratamento fiscal benéfico aplicável tanto ao FIP (condomínio) quanto aos seus cotistas (notadamente os não residentes no país), desde que observadas certas condições.

7 Oferta Pública de Valores Mobiliários Atualmente há dois tipos de registro de Ofertas Públicas: (i) ofertas públicas, regidas pela Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, conforme alterada ( Oferta 400 ), e (ii) ofertas públicas com esforços restritos de colocação, regidas pela Instrução CVM nº 476, de 16 de janeiro de 2009, conforme alterada ( Oferta 476 ): Oferta 400 Oferta 476 Público Alvo Público em geral Investidores profissionais* Nº de investidores Não há limite Procura de, no máximo, 75 investidores com adesão de, no máximo, 50 deles Registro oferta da Pedido de registro de companhia aberta e pedido de registro da oferta perante a CVM (Prospecto, Formulário de Referência, Demonstrações Financeiras, Relatório da Administração, aprovações societárias, entre outros) Dispensa do registro de distribuição, mas a CVM deverá ser informada até 5 dias úteis após a primeira procura de potenciais investidores. Obrigação de encaminhamento à CVM do comunicado de encerramento da distribuição. * Investidores profissionais: I. Instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil II. Companhias seguradoras e sociedades de capitalização III. Entidades abertas e fechadas de previdência complementar IV. Pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a dez milhões de reais, e que atestem por escrito sua condição de investidor profissional V. Fundos de investimento VI. Clubes de investimento VII. Agentes autônomos de investimento administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM VIII. Investidores não residentes

8 Descrição básica da estrutura do FIP Administrador: representante legal do FIP, deve exercer todas as funções relacionadas à administração do FIP, tais como garantir a adequação do FIP à regulamentação vigente, representar o FIP no desempenho de suas atividades e na celebração de contratos e manter o relacionamento do FIP com os cotistas. Gestor: responsável pela gestão da carteira do FIP, possui as funções de selecionar e avaliar os ativos financeiros integrantes da carteira de investimentos do FIP e administrar os recursos do FIP mediante a aplicação em ativos financeiros autorizados. Consultor: possui como funções identificar, investigar, estruturar e propor oportunidades de investimento para o FIP e/ou para as companhias nas quais o FIP realize seus investimentos. Auditor Técnico: responsável pela análise da capacidade técnica dos hospitais, centros de diagnósticos, prontos atendimentos, laboratórios e farmácias. Deve realizar auditorias periódicas nas SPEs. Auditor Fiscal: realiza a auditoria do FIP.

9 Descrição básica da estrutura do FIP Comitê de Investimentos: deve analisar os possíveis investimentos e desinvestimentos a serem efetuados pelo FIP, orientando o Gestor e o Administrador acerca da realização de investimentos em oportunidades que atendam à política de investimentos do FIP. O Comitê de Investimentos pode ser responsável, de maneira geral, pelas operações do FIP, acompanhando o desempenho da carteira de investimentos e supervisionando as atividades do Administrador e do Gestor. Comitê Técnico: responsável por examinar, fazer recomendações, deliberar acerca de matérias referentes à indústria e/ou ao setor de atuação específico das SPEs e opinar acerca dos projetos apresentados pelo Consultor. Conselho de Supervisão: supervisionar as decisões de investimento tomadas pelo Comitê de Investimentos sempre que se verifiquem situações de conflitos de interesse entre cotistas e o Administrador e/ou Gestor do FIP.

10 Investimento da Unimed via FIP O objeto do FIP consistirá exclusivamente na ampliação, reforma, modernização, compra ou construção de imóveis médico-hospitalares e de diagnósticos, bem como de ambulatórios e centros de atenção primária. O FIP não visará tão somente lucratividade, porém notadamente a rentabilização e liberação das reservas técnicas das cooperativas Unimed. Os lucros, no entanto, serão socializados dentro do sistema Unimed para fins comuns e de acordo com regras de governança previamente acordadas entre todos os sócios. A gestão dos recursos será realizada de forma profissional, independente e especializada. O regulamento do FIP e/ou o acordo de cotistas deverá estabelecer quórum qualificado e/ou voto unitário para a deliberação de cotistas acerca de questões essenciais ao FIP.

11 Investimento da Unimed via FIP: Passo a passo 1) A(s) cooperativa(s) do sistema Unimed constitui(em) uma SPE, que tem como ativos ou atua na gestão dos seus eventuais imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios e centros de atenção primária. 2) Uma vez constituído um FIP cujo objeto seja exclusivamente a ampliação, reforma, modernização, compra ou construção de imóveis médicohospitalares, de diagnósticos, de ambulatórios e centros de atenção primária, a(s) cooperativa(s) Unimed aloca(m) até 20% dos recursos das suas reservas técnicas em cotas desse FIP, mediante subscrição e integralização das cotas de emissão do fundo (de acordo com chamadas de capital). SPE Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc. $ Cotas FIP

12 Investimento da Unimed via FIP: Passo a passo 3) O FIP dedicado ao setor de saúde suplementar utiliza os recursos aportados pela(s) cooperativa(s) Unimed para investir prioritariamente na SPE da cotista, conforme deliberado por seu Comitê de Investimentos e/ou demais órgãos internos de governança. $ Cotas FIP SPE Aquisição da SPE pelo FIP $ SPE Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc. Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc.

13 Hipótese 1: FIP constituído no âmbito estadual Caso a cooperativa estadual (federação) tenha um projeto específico (por exemplo, a construção de um hospital) que queira desenvolver por meio da utilização dos recursos das reservas técnicas, ela poderia criar um FIP que tenha como cotista(s) (1) a própria cooperativa estadual (federação) ou (2) as cooperativas singulares que a compõem, conforme abaixo: Alternativa 1: Alternativa 2: $ Cotas FIP Cotas $ Cotas $ FIP Cotas $ $ $ SPE SPE Hospital Hospital

14 Hipótese 2: FIP constituído no âmbito regional ou nacional Caso seja constituído um FIP no âmbito regional (vários estados) ou nacional (confederação Unimed do Brasil), tendo como cotistas a totalidade ou parte das cooperativas Unimed federativas e/ou das singulares que a compõem: SPEs locais, regionais e/ou federativas poderão ser constituídas para adquirir ou gerir os ativos das cooperativas federativas e/ou singulares que a compõem. A Política de Investimento do FIP poderá estabelecer uma ordem de prioridade de investimentos (waterfall) para que os recursos aportados por cada cotista sejam investidos prioritariamente em SPEs municipais, regionais ou federativas, segundo a área de atuação de cada cotista (vide slide 16). O relacionamento entre as inúmeras cooperativas Unimed participantes da estrutura (cotistas do FIP) poderá ser disciplinado por um acordo de cotistas (vide slides 17 e 18).

15 Estrutura do investimento regional ou nacional via FIP $ Cotas 4 $ Cotas $ 3 FIP $ $ $ Cotas SPE 1 SPE 2 SPE 3 Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc. $ $ 5 $ Imóveis médicohospitalares, de diagnóstico, ambulatórios etc. 1. SPEs adquirem e/ou atuam na gestão de ativos das cooperativas, tais como imóveis médico-hospitalares e de diagnósticos, bem como ambulatórios e centros de atenção primária 2. Emissão de Cotas pelo Fundo 3. Subscrição e Integralização das Cotas pelos Cotistas (cooperativas Unimed), conforme chamadas de capital realizadas para custear aquisições por SPEs 4. Investimento dos recursos do Fundo, durante o período de investimento, em valores mobiliários das SPEs 5. Rendimentos da carteira provenientes de pagamentos de dividendos, juros e outras distribuições 6. Amortização das cotas do Fundo, conforme previsto no Regulamento

16 Política de Investimento O capital aportado por cada cotista será alocado prioritariamente para investimentos na SPE, que tem como ativos ou atua na gestão dos seus hospitais, centros de atendimento e de diagnóstico, laboratórios e farmácias ( SPE própria ). Caso a cooperativa não possua ativos próprios no setor de saúde suplementar, os recursos serão aplicados em SPEs com ativos e/ou projetos no município, federação ou região em que a referida cooperativa atua, nessa ordem de preferência. O Comitê de investimentos irá definir com maiores detalhes a proporção e o princípio de alocação prioritária em projetos de interesse e/ou relacionados ao cotista. Sim Investimento na SPE própria Investimento na SPE do município de atuação do cotista Investimento na SPE do federação de atuação do cotista Há SPE própria? Não Há SPE com ativos e/ou projetos no município de atuação do cotista? Sim Sim Não Há SPE com ativos e/ou projetos no estado de atuação do cotista? Não Investimento na SPE da região de atuação do cotista

17 Acordo de Cotistas O eventual acordo de cotistas poderia estabelecer, por exemplo: Mecanismo de deliberação de cotistas que defina quórum qualificado e/ou voto unitário para a deliberação de cotistas acerca de questões essenciais ao FIP. Quórum Matérias do dia-a-dia voto majoritário proporcional à participação detida no FIP Matérias mais relevantes quórum qualificado e/ou voto unitário/por cabeça (independentemente da participação detida no FIP) Exemplos aprovação das contas relativas ao fundo e demonstrações contábeis apresentadas pelo Administrador; aprovação de aplicações a serem realizadas pelo fundo com o saldo de caixa do fundo que não for investido em títulos e valores mobiliários de emissão das SPEs; e deliberação acerca de eventuais despesas do fundo não previstas no Regulamento. alteração do acordo de cotistas; alteração do Regulamento do fundo; fusão, cisão ou incorporação do Fundo; liquidação ou dissolução do fundo, bem como a amortização ou o resgate de suas cotas; e eleição dos membros do Comitê de Investimento.

18 Acordo de Cotistas Direito de preferência na subscrição de novas cotas de emissão do Fundo e/ou na transferência de cotas do FIP a terceiros, de forma proporcional às participações que detiverem no patrimônio líquido do fundo. Estrutura de governança que viabilize a convivência harmoniosa de cooperativas com perfis distintos e, na medida do possível, alinhe interesses em prol do objetivo comum de se desenvolver e aperfeiçoar o sistema, capturando sinergias entre os participantes com ganhos financeiros e de escala alocados pro rata entre todos.

19

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Renda Variável Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações O produto O Fundo de Investimento em Participações (FIP) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 549, DE 24.06.2014 Altera a Instrução CVM nº 409, de 18 de agosto de 2004, que dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº / Proposta à Assembleia Geral Extraordinária

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº / Proposta à Assembleia Geral Extraordinária FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO SHOPPING PÁTIO HIGIENÓPOLIS CNPJ/MF Nº 03.507.519/0001-59 Proposta à Assembleia Geral Extraordinária Prezado Senhor Cotista, A Rio Bravo Investimentos Distribuidora de

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE

INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17.12.2014 Inclui, revoga e altera dispositivos na Instrução CVM nº 155, de 7 de agosto de 1991, na Instrução CVM nº 209, de 25 de março de 1994, na Instrução CVM nº 278, de 8

Leia mais

COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº / ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS

COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº / ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS COWAN FUNDO DE INVESTIMENTO EM PARTICIPAÇÕES CNPJ/MF nº. 10.566.011/0001-97... ATA DE ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS 1. Data, hora e local: Aos 18 dias do mês de maio de 2017, às 10:00 horas, na sede social

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA Conformidade ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento Versão 2018.1 Editada em abril de 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis

Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis Aos São Paulo, 27 de dezembro de 2017. Senhores Cotistas do Fundo de Investimento Imobiliário Shopping Pátio Higienópolis Ref.: Deliberações da Assembleia Geral Extraordinária de Cotistas do Fundo de Investimento

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações FIP

Fundo de Investimento em Participações FIP Fundo de Investimento em Participações FIP SUMÁRIO 1. Aspectos Legais 2. Aprovações Necessárias 3. Requisitos do Portfólio 4. Administração e Gestão 5. Códigos de Auto Regulação 6. Aspectos Fiscais 1.

Leia mais

ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº /

ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº / ATO DO ADMINISTRADOR DO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO MOGNO FUNDO DE FUNDOS CNPJ/ME nº 29.216.463/0001-77 BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DTVM, instituição financeira com sede na Cidade do Rio

Leia mais

BRPP GESTÃO DE PRODUTOS ESTRUTURADOS LTDA

BRPP GESTÃO DE PRODUTOS ESTRUTURADOS LTDA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO BRPP Gestão de Produtos Estruturados Ltda. Fevereiro de 2017 I. Definição e Finalidade 1. A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto

Política de Exercício de Direito de Voto Política de Exercício de Direito de Voto CAPÍTULO I DEFINIÇÃO E FINALIDADE 1.1. A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias ( Política de Voto ), em conformidade com o Código ANBIMA

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14.

INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14. INSTRUÇÃO CVM Nº 539, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2013, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA INSTRUÇÃO CVM Nº 554/14. Dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil

Leia mais

Fundo de Investimento em Participações

Fundo de Investimento em Participações Fundo de Investimento em Participações Antonio Berwanger Bruno Luna Bruno Gomes Superintendência de Desenvolvimento de Mercado SDM Superintendência de Relações com Investidores Institucionais SIN 10 de

Leia mais

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional Habitacional PROPOSTA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS (EM LOTE ÚNICO) E PROPOSTA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS (OFERTA PÚBLICA NORMAL- INSTRUÇÃO 400) O é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a

Leia mais

Índice. 015/1 - Classificação de Investidores versão 1.0 Página 1 de 9

Índice. 015/1 - Classificação de Investidores versão 1.0 Página 1 de 9 Índice 1. Definição... 2 2. Público alvo... 2 3. Segmentação dos Clientes por Tipo de Investidor... 2 3.1. Tipo de Cliente e respectivo faturamento/renda... 2 3.1.1. Pessoa Jurídica... 2 3.1.2. Pessoa

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Maio 2018

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS. Maio 2018 DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS Maio 2018 Esta política é propriedade da É proibida a cópia, distribuição ou uso indevido deste documento sem expressa autorização da ÍNDICE 1 3 2 EXCLUSÕES

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Última data de atualização: Agosto 2016 Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 3 3. Princípios Gerais... 3 4. Exercício da Política de Voto... 3 5. Procedimentos em situações de potencial conflito de

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Última data de atualização: Setembro 2017 Índice 1. Introdução... 2 2. Objetivo... 2 3. Princípios Gerais... 3 4. Exercício da Política de Voto... 3 5. Procedimentos em situações de potencial conflito

Leia mais

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº /

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº / CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CNPJ/MF nº 18.979.895/0001-13 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE COTISTAS REALIZADA EM 03 DE MAIO DE 2018 DATA, HORA E LOCAL: Ao 3º

Leia mais

Manual da Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Manual da Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Manual da Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais Índice 1. Objetivo... 2 2. Princípios Gerais... 2 2.1. Presença Facultativa:... 2 2.2. Exceções... 3 3. Matérias Relevantes Obrigatórias...

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DIRETORIA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM DIRETORIA DE INVESTIMENTOS Sumário 1. OBJETO E APLICAÇÃO DESTA POLÍTICA... 3 2. PRINCÍPIOS GERAIS... 3 3. EXERCÍCIO DA POLÍTICA DE VOTO... 4 4. SITUAÇÕES DE

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS. Garín Investimentos LTDA CAPÍTULO I

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS. Garín Investimentos LTDA CAPÍTULO I POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS Garín Investimentos LTDA CAPÍTULO I Definição e Finalidade Artigo 1º A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Leia mais

BRASIL - BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM - Exercício de Direito de Voto

BRASIL - BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM - Exercício de Direito de Voto BRASIL - BTG - Exercício de Direito de Voto Classificação: Legal, Compliance, Governance & Ethics Objetivo da Política: O objetivo desta política é estabelecer princípios que deverão ser observados pela

Leia mais

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS

ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS ARAMUS GESTORA DE ATIVOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLEIAS JANEIRO /2019 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIA Conformidade ao Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento Versão 2017.1 Editada em abril de 2017 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembléias POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS Sul América Investimentos Gestora de Recursos S.A Elaborado ou Revisado por: Fabio Traldi Próxima Revisão: 16/05/2019 Aprovado por: Gustavo

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FII EM ASSEMBLEIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FII EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FII EM ASSEMBLEIAS PETRA ASSET GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. PETRA CAPITAL GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. Publicação 31/10/2016 - versão 003 Propriedade das Gestoras

Leia mais

MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO )

MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO ) MAUÁ CAPITAL INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS ( POLÍTICA DE VOTO ) MAIO 2016 OBJETO O presente documento tem por objetivo estabelecer os princípios,

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Grupo Vinci

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Grupo Vinci Política de Exercício de Direito de Voto em 1. Objetivo 1.1 Para efeitos desta Política de Exercício de Direito de Voto em, Vinci abrange a Vinci Gestora de Recursos Ltda. ( Vinci Gestora ), Vinci Capital

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CANEPA ASSET MANAGEMENT - CAM BRASIL GESTAO DE RECURSOS LTDA. Versão: Junho/2016 CAPÍTULO I Definição e Finalidade 1.1 A presente Política

Leia mais

POLÍTICA DE SUITABILITY

POLÍTICA DE SUITABILITY POLÍTICA DE SUITABILITY Alterado em: Responsável: Modificações: 15/08/2017 Karoline Silva Criação deste Manual. 04/10/2017 Karoline Silva Atualização. Objetivo Esta política de Suitability ( Política de

Leia mais

SAFRA MULTIDIVIDENDOS PB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

SAFRA MULTIDIVIDENDOS PB FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO EM ASSEMBLÉIAS OURO PRETO GESTÃO DE RECURSOS S.A. (Gestora) CNPJ: 11.916.849/0001-26 março/2015 1 I OBJETIVO E ABRANGÊNCIA

Leia mais

CFO Política de Voto

CFO Política de Voto POLÍTICA DE VOTO ÍNDICE POLÍTICA DE VOTO... 1 1. Introdução e Objetivo... 2 2. Exclusões... 2 3. Princípios Gerais... 2 4. Potencias situações de Conflito de Interesse... 2 5. Da Política de Voto... 3

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017

POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017 POLÍTICA DE VOTO MARÇO 2017 Esta Política é propriedade da Canvas Capital S.A. e não está autorizada a cópia, uso ou distribuição deste documento e seu conteúdo, sob nenhuma hipótese. Rua Professor Atílio

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS A Captalys Gestão Ltda. ( Gestora ), sociedade limitada com sede e foro na Cidade e Estado de São Paulo, na Rua Dr. Renato Paes de Barros, nº 1017,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS ABSOLUTE INVESTIMENTOS AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA, ºANDAR CJ.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS ABSOLUTE INVESTIMENTOS AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA, ºANDAR CJ. ABSOLUTE INVESTIMENTOS AVENIDA BRIGADEIRO FARIA LIMA, 3015 13ºANDAR CJ.131 31/07/2013 1. OBJETO A Absolute Gestão de Ativos aderiu ao Código de Auto-Regulação de Fundos de Investimento da Associação Brasileira

Leia mais

V8 Capital Gestão de Investimentos. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias

V8 Capital Gestão de Investimentos. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Sumário 1. Introdução... 2 2. Regras Gerais... 2 3. O Exercício de Direito de Voto... 3 4. Situações Excepcionais de Não Exercício do Direito de

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS MANUAL

POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS MANUAL POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS MANUAL Versão Julho/2013 2013.01 ÍNDICE I - Introdução...1 II - Princípios Gerais... 2 III - Exercício de Política de Voto... 3 IV - Exceção ao Exercício do Direito de Voto...

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRZ INVESTIMENTOS LTDA. BRZ GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRZ INVESTIMENTOS LTDA. BRZ GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRZ INVESTIMENTOS LTDA. BRZ GESTÃO DE RECURSOS LTDA. JANEIRO 2019 PRINCÍPIOS GERAIS... 3 MATÉRIAS RELEVANTES OBRIGATÓRIAS... 4 CONFLITOS DE

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 3 2. MATÉRIAS FACULTATIVAS 3 3. EXCLUSÕES 4 4. MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS 4 4.1. No caso de ações, seus direitos e

Leia mais

Apresentação Assembleias Instrução CVM 571/2015 FII. Outubro 2016

Apresentação Assembleias Instrução CVM 571/2015 FII. Outubro 2016 Apresentação Assembleias Instrução CVM 571/2015 FII Outubro 2016 REGULAMENTO Exclusão (i) dos fatores de risco; (ii) das remunerações de terceiros; (iii) despesas e encargos; (iv) informações periódicas.

Leia mais

BRIDGE ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA.

BRIDGE ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. BRIDGE ADMINISTRADORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS JUNHO / 2016 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. PRINCÍPIOS GERAIS...3 3. MATÉRIAS RELEVANTES OBRIGATÓRIAS...3 4.

Leia mais

ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII

ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII ATO DA ADMINISTRADORA DO VALORA RE III FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO-FII A BTG PACTUAL SERVIÇOS FINANCEIROS S.A. DISTRIBUIDORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS instituição financeira com sede na cidade

Leia mais

Margem de Solvência. (*) Aumento do Patrimônio Líquido das Operadoras Unimed

Margem de Solvência. (*) Aumento do Patrimônio Líquido das Operadoras Unimed Margem de Solvência (*) Aumento do Patrimônio Líquido das Operadoras A necessidade de aumentar o patrimônio líquido de muitas das Operadoras até 2022, se faz pela necessidade do aumento gradual da Margem

Leia mais

ANEXO (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº

ANEXO (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO. FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº ANEXO 6.16.1 (A.2) AO MANUAL DO EMISSOR PERFIL DO FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - VBI LOGÍSITICO (CNPJ/MF nº 30.629.603/0001-18) PERFIL DO FUNDO (13/11/2018) Código de Negociação LVBI Código

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS PARA FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS PARA FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS PARA FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO Atualização: Novembro 2017 Versão: 2017-01 Este material foi elaborado pelo Grupo Leste e não pode ser copiado,

Leia mais

Agosto de Política de Voto COMPLIANCE MANUAL. Policies and Procedures. Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda.

Agosto de Política de Voto COMPLIANCE MANUAL. Policies and Procedures. Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda. 2014 Agosto de 2014 Política de Voto COMPLIANCE MANUAL Policies and Procedures Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda. POLÍTICA DE VOTO... 3 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. EXCLUSÕES... 3 3. PRINCÍPIOS

Leia mais

Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias

Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias Política de Exercício de voto de Fundos de Investimento Imobiliário em Assembleias XP Gestão de Recursos Ltda. Versão 1.0 Fevereiro / 2015 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO DE FUNDOS I. APLICAÇÃO e OBJETIVO

Leia mais

I. OBJETIVO II. PRINCÍPIOS GERAIS

I. OBJETIVO II. PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE VALORES MOBILIÁRIOS QUE INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS DE INVESTIMENTO GERIDOS SAFARI

Leia mais

Política de Exercício de Voto

Política de Exercício de Voto Política de Exercício de Voto Politica de Exercício de Voto I - Objeto e Aplicação 1.1. Esta política tem por objetivo definir os critérios e princípios a serem utilizados pela Legatus Gestora de Recursos

Leia mais

COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS

COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS 9º Encontro de Previdência Complementar Região Sul COMPLIANCE EM INVESTIMENTOS ASPECTOS JURÍDICOS Guilherme de Castro Barcellos guilherme@castrobarcellos.com.br 1) REGRA MATRIZ: Resolução CMN 3.792/09

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Política de Exercício de Voto

Política de Exercício de Voto Política de Exercício de Voto Atualizado em: Junho/2016 www.cadnc.com.br POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS I. Definição e Finalidade A presente Política de Exercício de Direito

Leia mais

Aos Cotistas do CSHG LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII

Aos Cotistas do CSHG LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII São Paulo, 28 de agosto de 2017. Aos Cotistas do CSHG LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII Ref.: Proposta da Administração acerca das matérias a serem submetidas à Assembleia Geral Extraordinária

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA.

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS BRASIL PLURAL GESTÃO DE RECURSOS LTDA. I - Definição e Finalidade 1. A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Gerais

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto

Política de Exercício de Direito de Voto Política de Exercício de Direito de Voto 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO 3 2. EXCLUSÕES 3 3. PRINCÍPIOS GERAIS 3 4. POTENCIAIS SITUAÇÕES DE CONFLITO DE INTERESSE 3 5. DA POLÍTICA DE VOTO. 4 6. MATÉRIAS

Leia mais

DMIGROUP MANUAL POLITICA DE EXERCICIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS

DMIGROUP MANUAL POLITICA DE EXERCICIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS MANUAL POLITICA DE EXERCICIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS Versão 1.0 Setembro 2011 CAPÍTULO I Definição e Finalidade Artigo 1º - Diamond Mountain Investimentos e Gestão de Recursos Ltda, com sede

Leia mais

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

SAFRA MIX AÇÕES FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES 1. PERIODICIDADE MÍNIMA PARA DUVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA CARTEIRA DO FUNDO: A ADMINISTRADORA colocará mensalmente à disposição dos cotistas as informações relativas à composição e diversificação da CARTEIRA.

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto

Política de Exercício de Direito de Voto Política de Exercício de Direito de Voto Títulos e Valores Mobiliários Área de Compliance Versão 2.3 1 I Controle de Versão... 3 II Sumário Executivo... 4 III Aplicação e Objetivos (RPAV 2, Art. 6º, único,

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM Página 1/7 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: ELABORADOR: EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE NORMA EXECUTIVA Promover as orientações para o exercício do direito de voto em assembleias

Leia mais

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE ATIVOS FINANCEIROS QUE CONTEMPLEM O DIREITO DE VOTO E INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO I APLICAÇÃO, OBJETO E PRINCÍPIOS GERAIS

POLÍTICA DE VOTO I APLICAÇÃO, OBJETO E PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE VOTO I APLICAÇÃO, OBJETO E PRINCÍPIOS GERAIS 1.1. O Modal Asset Management Ltda. ( Gestor ), em conformidade ao Código de Auto- Regulação da ANBIMA para os Fundos de Investimento, vem, através

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 419, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 419, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA RN Nº 419, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016 Altera a Resolução Normativa RN nº 392, de 9 de dezembro de 2015, que dispõe sobre aceitação, registro, vinculação, custódia, movimentação e diversificação

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS DEZEMBRO/2018 1 CAPÍTULO UM - DEFINIÇÃO E FINALIDADE A presente Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias ("Política de Voto"), em

Leia mais

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS

I. OBJETO PRINCÍPIOS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE ATIVOS FINANCEIROS QUE CONTEMPLEM O DIREITO DE VOTO E INTEGREM AS CARTEIRAS DOS FUNDOS

Leia mais

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Sparta Administradora de Recursos Ltda.

Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Sparta Administradora de Recursos Ltda. Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias Sparta Administradora de Recursos Ltda. 1 Controle de Documentos Versão Atual Versão: 2.00 Responsável pela Política: Leonardo Horta (Responsável

Leia mais

BC GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS

BC GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS BC GESTÃO DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS CAPÍTULO I Definição 1.1 A presente Política, adotada em conformidade com o Código de Auto-Regulação da ANBID para os Fundos de Investimento,

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP. CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO

FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP. CNPJ/MF nº / PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII CENESP CNPJ/MF nº 13.551.286/0001-45 PROPOSTA DA ADMINISTRADORA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS DO FUNDO Prezado Sr. Cotista, A BTG Pactual Serviços Financeiros S.A. DTVM,

Leia mais

2. PRESENÇA: representantes legais da Instituição Administradora do Fundo.

2. PRESENÇA: representantes legais da Instituição Administradora do Fundo. Rio de Janeiro, 15 de maio de 2017. TERMO DE APURAÇÃO DE RESULTADO DA CONSULTA FORMAL AOS COTISTAS DO MAXI RENDA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO FII REALIZADA EM 15 DE MAIO DE 2017. 1. DATA, HORA E LOCAL

Leia mais

Brasil AM - Exercício de Direito de Voto

Brasil AM - Exercício de Direito de Voto Brasil AM - Exercício de Direito de Voto Classificação: Legal, Compliance, Governance & Ethics Objetivo da Política: O objetivo desta política é estabelecer princípios que deverão ser observados pela BTG

Leia mais

MOSAICO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS

MOSAICO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS MOSAICO CAPITAL GESTÃO DE RECURSOS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS I. OBJETO Esta Política de Exercício de Direito de Voto em Assembleias ( Política ) tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Safra SUMÁRIO DAS DECISÕES TOMADAS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Safra SUMÁRIO DAS DECISÕES TOMADAS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SUMÁRIO DAS DECISÕES TOMADAS EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA JS REAL ESTATE MULTIGESTÃO FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO CNPJ nº 13.371.132/0001-71 O Banco J. Safra S.A., com sede na Av. Paulista,

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS Fevereiro/2019 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO Esta Política foi elaborada pela ATIVA com fins meramente informativos. É proibida a reprodução total ou parcial

Leia mais

Política de Direito de Voto

Política de Direito de Voto Política de Direito de Voto Julho/2012 1 de 5 POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO E COMPANHIAS EMISSORAS DE VALORES MOBILIÁRIOS QUE INTEGREM AS CARTEIRAS

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM Página 1/6 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: ELABORADOR: APROVAÇÃO: DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS POLÍTICA DE VOTO DTVM NORMA EXECUTIVA Promover as orientações para o exercício do direito

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS (Regras, procedimentos e descrição dos controles internos, elaborados para o cumprimento da Instrução CVM nº 558) Este material foi elaborado pela Hashdex

Leia mais

POLÍTICA DE VOTO O objetivo desta Política de Voto é delinear regras gerais serem observadas pela

POLÍTICA DE VOTO O objetivo desta Política de Voto é delinear regras gerais serem observadas pela POLÍTICA DE VOTO 1 Aplicação, Objeto e Princípios Gerais 1.1. A TERRA NOVA GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS LTDA. ( TERRA NOVA ), em conformidade ao Código de Auto Regulação da ANBIMA para os Fundos

Leia mais

Dentre as inovações trazidas pela Instrução CVM 578, merecem destaque:

Dentre as inovações trazidas pela Instrução CVM 578, merecem destaque: MERCADO DE CAPITAIS 30/8/2016 CVM edita as Instruções n.º 578/2016 e n.º 579/2016, que regulam os Fundos de Investimento em Participações e seu tratamento contábil A Comissão dos Valores Mobiliários (CVM)

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO ( PROXY VOTING ) EM ASSEMBLÉIAS

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO ( PROXY VOTING ) EM ASSEMBLÉIAS POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO ( PROXY VOTING ) EM ASSEMBLÉIAS 1. OBJETO A Rosenberg Investimentos Consultora e Administradora de Carteira de Valores Mobiliários Ltda., daqui para frente denominada

Leia mais

Outubro de 2012 Atualizada em Novembro de Política de Voto. Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda.

Outubro de 2012 Atualizada em Novembro de Política de Voto. Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda. Outubro de 2012 Atualizada em Novembro de 2018 Política de Voto Gávea Investimentos Ltda. Gávea Jus I Ltda. INTRODUÇÃO E OBJETIVO A Gávea Investimentos Ltda. e a Gávea Jus I Ltda. ( GÁVEA ) aderiram ao

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS (POLÍTICA DE VOTO) PARAMIS BR INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade )

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS (POLÍTICA DE VOTO) PARAMIS BR INVESTIMENTOS LTDA. ( Sociedade ) POLÍTICA DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS (POLÍTICA DE VOTO) PARAMIS BR INVESTIMENTOS LTDA. Considerações Iniciais: ( Sociedade ) Versão: Março/2018 A Sociedade está registrada na Comissão

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS UV GESTORA DE ATIVOS FINANCEIROS LTDA. CAPÍTULO I Definição e Finalidade

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS UV GESTORA DE ATIVOS FINANCEIROS LTDA. CAPÍTULO I Definição e Finalidade POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLÉIAS GERAIS UV GESTORA DE ATIVOS FINANCEIROS LTDA. CAPÍTULO I Definição e Finalidade Artigo 1º A presente Política de Exercício de Direito de Voto em

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

O questionário é composto por 12 questões de múltipla escolha para Pessoas Físicas (Anexo I), de tal forma que seja possível definir:

O questionário é composto por 12 questões de múltipla escolha para Pessoas Físicas (Anexo I), de tal forma que seja possível definir: POLÍTICA DE SUITABILITY Alterado em: Responsável: Modificações: 15/08/2017 Karoline Silva Criação deste Manual. Objetivo Esta política de Suitability ( Política de Suitability ), foi elaborada de acordo

Leia mais

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII CNPJ nº /

CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII CNPJ nº / CAPITÂNIA SECURITIES II FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO- FII CNPJ nº 18.979.895/0001-13 ASSEMBLEIA GERAL DE COTISTAS REALIZADA EM 12 DE SETEMBRODE 2016 1. DATA, HORA E LOCAL: Às 11 horas, do dia 12 de

Leia mais

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ORIGINAL ASSET MANAGEMENT

POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ORIGINAL ASSET MANAGEMENT POLÍTICA DE EXERCÍCIO DE DIREITO DE VOTO EM ASSEMBLEIAS GERAIS ORIGINAL ASSET MANAGEMENT Índice A) OBJETIVOS 3 B) APROVAÇÃO 3 C) ABRANGÊNCIA 3 D) DISPOSIÇÕES GERAIS 3 1. EXCLUSÕES 3 2. PRINCÍPIOS 4 3.

Leia mais

Conforme nosso estatuto e atendendo a regulamentação do Banco Central, em. Regras de Governança Corporativa da NYSE para Emissores Norte-Americanos

Conforme nosso estatuto e atendendo a regulamentação do Banco Central, em. Regras de Governança Corporativa da NYSE para Emissores Norte-Americanos 303A.01 Uma companhia listada na NYSE deve ter a maioria de seus membros do Conselho de Administração independente. A Legislação Societária Brasileira determina que somente pessoas naturais podem ser nomeadas

Leia mais

Ref.: Consulta Formal conforme Art. 35 do Regulamento do Vector Queluz Lajes Corporativas I - Fundo de Investimento Imobiliário ( Fundo )

Ref.: Consulta Formal conforme Art. 35 do Regulamento do Vector Queluz Lajes Corporativas I - Fundo de Investimento Imobiliário ( Fundo ) São Paulo, 30 de abril de 2018. Aos COTISTAS Ref.: Consulta Formal conforme Art. 35 do Regulamento do Vector Queluz Lajes Corporativas I - Fundo de Investimento Imobiliário ( Fundo ) Prezado Cotista, Conforme

Leia mais

[Digite aqui] Política de Exercício de Voto em Assembleias

[Digite aqui] Política de Exercício de Voto em Assembleias [Digite aqui] Política de Exercício de Voto em Assembleias 1. OBJETO A em Assembleias ( POLÍTICA ), em conformidade com o Código de Regulação e Melhores Práticas da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades

Leia mais