COMUNICADO DE PROGRESSO 2015/2016 (COP)PACTO GLOBAL ONU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMUNICADO DE PROGRESSO 2015/2016 (COP)PACTO GLOBAL ONU"

Transcrição

1 COMUNICADO DE PROGRESSO 2015/2016 (COP)PACTO GLOBAL ONU

2 Sumário SUMÁRIO Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 03 Quem Somos 04 Missão e Valores 05 Pacto Global ONU 06 Direitos Humanos 07 Respeito ao Trabalho 09 Meio Ambiente 11 Combate à Corrupção 13

3 Declaração de Apoio Contínuo ao Pacto Global

4 Quem somos A Eletrobras Distribuição Alagoas, de razão social Companhia Energética de Alagoas Ceal, foi criada em 1983, sob a Lei Estadual nº de 05 de julho de Em julho de 1997 a União, por intermédio das Centrais Elétricas do Brasil - Eletrobras passou a exercer o controle acionário da empresa, oportunidade em que passou a ter maioria das ações da empresas, a partir da aquisição de 50% das ações nominativas que se encontravam sob o controle do Estado de Alagoas. Em junho de 2008, foi instalado um novo modelo de gestão para as Empresas Distribuidoras da Eletrobras, estabelecido a partir de uma direção única, trabalhando de forma integrada, buscando unificar procedimentos, aproximar empregados de diferentes culturas e fortalecer a confiança dos clientes atendidos nas diferentes regiões de atuação. Em Julho de 2014, uma nova mudança ocorreu no modelo de gestão: a nomeação de um Diretor-Presidente na Eletrobras Distribuição Alagoas, bem como nas demais distribuidoras. Modelo de gestão este que permanece.

5 Missão e valores Missão Atuar nos mercados de energia de forma integrada, rentável e sustentável. Valores Foco em resultados; Empreendedorismo e inovação; Valorização e comprometimento das pessoas; Ética e transparência.

6 Em 20 de março de 2013 a Eletrobras Distribuição Alagoas tornou-se signatária do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o fim de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de Direitos Humanos, Direitos do Trabalho, Proteção do Meio Ambiente e Combate à Corrupção em todas as suas formas, refletidos em 10 princípios. O objetivo é encorajar as empresas a terem políticas e práticas alinhadas com valores já acordados mundialmente e construir uma economia global mais sustentável e inclusiva.

7 Princípio 1: As empresas devem dar apoio e respeitar a proteção aos direitos humanos proclamados internacionalmente Princípio 2: Certificarem se de que não sejam cúmplices de abusos dos direitos humanos A Eletrobras distribui cartilhas, no Dia da Mulher, sobre a Lei Maria da Penha, com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a violência doméstica - contra as mulheres ou homens. Além disso, em 2014 institucionalizou, por meio de Resolução da Diretoria Executiva, a Declaração de Compromisso no Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

8 Proteção aos Direitos Humanos A SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, realizada anualmente, discute a importância da adoção de equipamentos e procedimentos de segurança nas rotinas de trabalho. No ano de 2015 o evento foi realizado de uma forma diferente com uma programação dinâmica, lúdica e de muita interação. O roteiro do evento, realizado com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), incluiu o repasse de informações sobre saúde do homem, relacionamento interpessoal, educação no trânsito, comunicação para a área de Operação e comportamento no ambiente de trabalho. No ano de 2015 o evento foi descentralizado, abrangendo as unidades da região metropolitana e região Leste, e regionais de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia. Além dos Prédios Sede e Tabuleiro.

9 Princípio 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva Princípio 4: A eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório Princípio 5: A abolição efetiva do trabalho infantil No Acordo Coletivo de Trabalho das Empresas de Distribuição da Eletrobras, tem-se a seguinte cláusula: As empresas reconhecem e garantem a liberdade e autonomia sindical, propiciando o exercício pleno das atividades dos sindicatos. A Eletrobras abomina toda e qualquer forma de trabalho escravo, compulsório ou análogo a estes. Para isso, mantém em todos os seus contratos de trabalho com fornecedores cláusulas que proíbem a prática de trabalho forçado e infantil.

10 Princípio 6: A eliminação da discriminação com relação a emprego e profissão Em 2015 a empresa obteve o Selo do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, um reconhecimento às boas práticas das organizações referentes à igualdade de oportunidades e tratamentos entre homens e mulheres no mundo do trabalho. Também realizou um seminário sobre gênero, raça, ética e assédio moral e sexual para jovens aprendizes e estagiários (as), com a distribuição de cartilha de Equidade de Gênero e Raça e da cartilha de assédio moral e sexual da Empresa.

11 Princípio 7: As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais Princípio 8: Realizar iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental Princípio 9: Encorajar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que não agridem o meio ambiente Consumo Consciente Tem o objetivo de sensibilizar os colaboradores para o combate ao desperdício de água, energia, papel e copos descartáveis. A campanha se mantem desde Responsabilidade Ambiental Em 2015 a empresa realizou uma ação denominada Cine Ambiental com crianças e adolescentes assistidos pela Legião da Boa Vontade. A ação contou com a apresentação de um filme de Maurício de Sousa, sobre cuidados com o meio ambiente. Antes e após o filme, aconteceu um bate-papo com a garotada.

12 Coleta Seletiva Solidária - Tem como objetivo a seleção de papéis de escritório da Eletrobras Distribuição Alagoas, que deverão ser colocados nos coletores próprios, e são encaminhados para a Cooperativa destinada, gerando trabalho e renda e preservando o meio ambiente. Projeto Logística Reversa - Iniciado no segundo semestre de 2014 e tem como objetivo o descarte ambientalmente correto de medidores de energia obsoletos. No ano de 2015 foram destinados medidores para a reciclagem, colaborando para a preservação do meio ambiente e gerando matéria-prima para outras indústrias. Leilão Sustentável Em fevereiro de 2016 a empresa, juntamente com as demais distribuidoras da Eletrobras, realizou leilão de materiais inservíveis, baseado em preceitos de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Este foi o maior leilão de bens inservíveis destinados a empresas recicladoras de todo o país, certificadas pelos órgãos ambientais competentes.

13 Princípio 10: As empresas devem trabalhar contra a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno O Código de Ética das Empresas Eletrobras é uma definição clara dos princípios que norteiam as ações e os compromissos de conduta institucionais presentes nas interações das empresas Eletrobras com seus empregados, colaboradores, fornecedores e demais públicos de relacionamento. Programa de Compliance na Eletrobras Lançado em setembro de 2015, representa um conjunto de ações contínuas que visam identificar, corrigir e prevenir fraudes e corrupções, garantindo o cumprimento das Leis Anticorrupção por parte das empresas, dos colaboradores, de representantes, sócios de joint ventures e outras afiliadas. Desde então, a empresa vem realizando treinamentos, palestras e divulgando material e informativos na intranet e através de para seus colaboradores (as).

14 Ficha Técnica Diretoria Cícero Vladimir de Abreu Cavalcanti - Diretor-Presidente Nelisson Sérgio Hoewell - Diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais Paulo Roberto dos Santos Silveira - Diretor Financeiro Luís Hiroshi Sakamoto - Diretor de Gestão Pedro Mateus de Oliveira - Diretor de Planejamento e Expansão Luiz Armando Crestana - Diretor Comercial Coordenação Jeane Luiz dos Santos [email protected] Fone:

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global SUMÁRIO 03 Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 04 Quem Somos 05 Nossa Missão, Visão e Valores 06 Pacto Global ONU 07 Direitos Humanos 10 Respeito ao Trabalho 17 Meio Ambiente 20 Anticorrupção

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR

MANUAL DO FORNECEDOR MANUAL DO FORNECEDOR ÍNDICE SUSTENTABILIDADE POLÍTICA AMBIENTAL NEW SPACE FORNECEDORES E O MEIO AMBIENTE POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL FORNECEDORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

Leia mais

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global SUMÁRIO 03 Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 04 Quem Somos 05 Nossa Missão, Visão e Valores 06 Pacto Global ONU 07 Direitos Humanos 10 Respeito ao Trabalho 17 Meio Ambiente 20 Anticorrupção

Leia mais

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global

Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global SUMÁRIO 03 Declaração de apoio contínuo ao Pacto Global 04 Quem Somos 05 Nossa Missão, Visão e Valores 06 Pacto Global ONU 07 Direitos Humanos 10 Respeito ao Trabalho 17 Meio Ambiente 20 Anticorrupção

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS. Versão 2.0 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 213/2016, de 02/08/2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITOS... 3 3. REFERÊNCIAS... 4 4. DIRETRIZES...

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Página 1 de 6 Introdução O da Rotta Paletes busca o compromisso de alcançar seus objetivos empresariais com visão sempre na responsabilidade social, valorização do seu relacionamento com clientes, fornecedores

Leia mais

COP- Arrow Serviços de Tecnologia Ltda.

COP- Arrow Serviços de Tecnologia Ltda. COP- Arrow Serviços de Tecnologia Ltda. Período coberto pela sua Comunicação de Progresso (COP) De: 02/02/2016 A: 31/12/2016 Declaração de Apoio 02/02/2015 Aos participantes do Pacto Global: Tenho o prazer

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF

CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF CÓDIGO DE ÉTICA DO GRUPO EDF A energia elétrica não é uma mercadoria como outra qualquer. É por isso que sua geração, transmissão, distribuição e comercialização são assuntos do interesse de todos. Desde

Leia mais

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO SOBRE OS DIREITOS HUMANOS 1. OBJETIVO Este documento expressa respeito da FLEX aos Direitos Humanos. Tem como objetivo estabelecer princípios dos atos e comportamentos junto a

Leia mais

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS CRITÉRIO I - POLÍTICAS INDICADOR 1. RELAÇÕES DE TRABALHO E COMPROMISSO COM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PERGUNTA 1 - A companhia possui uma ou mais políticas corporativas em relação à erradicação do trabalho

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução A Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA ( Política ) estabelece princípios, diretrizes e procedimentos para as práticas socioambientais

Leia mais

PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN Guia Básico do Proponente

PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN Guia Básico do Proponente Resumo das diretrizes e critérios da COSERN/ Grupo Neoenergia para patrocínios aos projetos socioculturais e ambientais. PROGRAMA DE PATROCÍNIOS DA COSERN 2017 FOTO : PROJETO CASA DAS PALAVRAS Índice Introdução

Leia mais

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO

COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICAÇÃO DE PROGRESSO COMUNICATTION ON PROGRESS - COP São Paulo 2016 1.Apresentação Situada em posição estratégica na Vila Guilherme - Zona Norte de São Paulo a A.S. Transportes Ltda. é uma empresa

Leia mais

Índice Declaração CEO A Implus Participações S\A Princípios de Direitos Humanos Princípios do Trabalho Princípios Ambientais

Índice Declaração CEO A Implus Participações S\A Princípios de Direitos Humanos Princípios do Trabalho Princípios Ambientais Índice Declaração CEO A Implus Participações S\A Sobre o Grupo Missão, visão e valores Princípios de Direitos Humanos Princípio 1: As empresas devem dar apoio e respeitar a proteção dos direitos humanos

Leia mais

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A

Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A Política de Sustentabilidade Lojas Renner S.A SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 2 2 A QUEM SE APLICA...2 3 POLÍTICA... 2 3.1 Princípios... 2 3.2 Compromissos... 4 3.3 Diretrizes estratégicas... 4 4 RESPONSABILIDADES...

Leia mais

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank

SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016. As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SOCIOAMBIENTAL VERSÃO 01 CÓDIGO PC-016 06.07.2018 As informações contidas neste documento são de propriedade do C6 Bank SUMÁRIO PARTE I - IDENTIFICAÇÃO 2 1. OBJETIVO 2 2. ABRANGÊNCIA 2 3. ALÇADA DE APROVAÇÃO

Leia mais

Política de Direitos Humanos

Política de Direitos Humanos Política de Direitos Humanos Publicada em 23/11/2016 Resumo do documento: Esta política descreve as regras e diretrizes gerais da atuação dos funcionários do Banco para garantir a proteção e preservação

Leia mais

Pacto Global Comunicação de progresso (COP)

Pacto Global Comunicação de progresso (COP) Pacto Global Comunicação de progresso (COP) Fundada em 1985, a Yerbalatina Phytoactives projeta-se, como um empresa inovadora de soluções e tecnologia em ingredientes naturais da flora brasileira. Missão:

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018

CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR. Janeiro 2018 CÓDIGO DE CONDUTA FORNECEDOR/ PARCEIRO DE NEGÓCIO OR Janeiro 2018 Sumário 1. Considerações Iniciais 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 3 2. DIRETRIZES 4 2.1 QUANTO À INTEGRIDADE NOS NEGÓCIOS 5 2.2 QUANTO À CORRUPÇÃO

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADEE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. PLANOS DE AÇÕES...

Leia mais

Conduta. Código de Ética

Conduta. Código de Ética Conduta Código de Ética Jan/2016 Caros Colaboradores e Fornecedores, Este Código de Ética e Conduta de Colaboradores e Fornecedores busca orientá-lo sobre as diretrizes da relação junto a uconnect Telecom.

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS

POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS POLÍTICA DE LOGÍSTICA E SUPRIMENTOS DAS EMPRESAS ELETROBRAS Versão 2.0 Aprovada por meio da RES nº 261/2017, de 19/09/2017 Deliberação nº 075/2017, de 05/10/2017 Sumário 1. Objetivo... 3 2. Referências...

Leia mais

Código de Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta Código de Ética e Conduta INTRODUÇÃO O Código de Ética e conduta da Damasco Penna é dirigido à todos os colaboradores, estagiários e membros da administração para servir de referência da atuação pessoal

Leia mais

Carta Aberta de Compromisso. Prezado Sr. Secretário Geral,

Carta Aberta de Compromisso. Prezado Sr. Secretário Geral, Carta Aberta de Compromisso Prezado Sr. Secretário Geral, Para a Unimed Jundiaí, a Responsabilidade Socioambiental está pautada nos princípios cooperativistas, fazendo da Cooperativa um agente transformador.

Leia mais

Código de Conduta do Fornecedor da Novelis

Código de Conduta do Fornecedor da Novelis Código de Conduta do Fornecedor da Novelis Introdução A Novelis é o principal produtor mundial de laminados de alumínio e o líder global em reciclagem de alumínio. Ao fornecer uma vantagem material, estimular

Leia mais

1. DECLARAÇÃO DE SUPORTE CONTÍNUO DO DIRETOR EXECUTIVO (PROPRIETÁRIO OU PRESIDENTE NO CASO DE PEQUENAS EMPRESAS)

1. DECLARAÇÃO DE SUPORTE CONTÍNUO DO DIRETOR EXECUTIVO (PROPRIETÁRIO OU PRESIDENTE NO CASO DE PEQUENAS EMPRESAS) H.E. BanKi-moon Secretário Geral Nações Unidas Nova York, NY10017 EUA Referência: COMUNICAÇÃO DO PROGRESSO (COP - Communication on Progress) Período: 07/2015 à 06/2016 1. DECLARAÇÃO DE SUPORTE CONTÍNUO

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE VALOR. Correlações

ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE PROPOSTA DE VALOR. Correlações 93 ESTRATÉGIAS PARA A SUSTENTABILIDADE 7.4.2 - Determinação da direção de uma organização rumo à responsabilidade social Estratégia e Análise G4-1 e G4-2 PROPOSTA DE VALOR 4.2 Accountability, 5.2 Reconhecimento

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR

CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR CÓDIGO DE CONDUTA DO FORNECEDOR 1.ABRANGÊNCIA Este Código de Conduta é aplicável aos fornecedores da Montcalm. Ao aceitar este Código o fornecedor reconhece que todos os acordos, contratos e relações comerciais

Leia mais

Pacto Global Comunicação de Progresso (COP)

Pacto Global Comunicação de Progresso (COP) Pacto Global Comunicação de Progresso (COP) Declaração de Apoio Contínuo Amostra Curitiba, 29 de julho de 2015. Aos nossos participantes: Tenho o prazer de confirmar que Yerbalatina LTDA reafirma o seu

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL Social Econômico Ambiental Responsabilidade de Todos FORTALECIMENTO DA RSE NA CAIXA 2003 A CAIXA aderiu ao Pacto Global da ONU 2004 A CAIXA deu início ao Projeto Corporativo

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES

PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONDUTA EMPRESARIAL NA RELAÇÃO DE FURNAS COM SEUS FORNECEDORES Este documento se aplica às empresas com as quais FURNAS mantém relações comerciais, que devem adotar postura ética

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

GUIA DE RELACIONAMENTO MERCUR

GUIA DE RELACIONAMENTO MERCUR A Mercur S.A., empresa estabelecida desde 1924, se preocupa em conduzir as suas relações de acordo com padrões éticos e comerciais, através do cumprimento da legislação e das referências deste Guia. Seu

Leia mais