Recursos do Governo à disposição da sociedade. Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recursos do Governo à disposição da sociedade. Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você."

Transcrição

1 Recursos do Governo à disposição da sociedade Espírito Santo - ES Confira os principais recursos disponíveis, gratuitamente, para você. Julho/2013

2 Informações Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso à estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação. Constituição Federal de 1988, artigo 196.

3 CRAI Centro de Referência de Atendimento ao Idoso Oferece atendimento integral em saúde a pessoas a partir de 60 anos e que necessitem de uma intervenção especializada. Para ter acesso aos serviços disponíveis, o idoso precisa ser encaminhado por um médico do serviço de saúde de Vitória. É através da Unidade básica que será agendado a primeira avaliação no CRAI. Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185, Forte São João- Vitória/ES Telefone.: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

4 Centro de Convivência com a Terceira Idade Nos Centros de Convivência para a Terceira Idade são desenvolvidas atividades de formação cidadã, culturais, esportivas e recreativas, que proporcionam o envelhecimento saudável e a defesa de direitos.

5 Centro de Convivência com a Terceira Idade Endereços onde o interessado poderá contatar: Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro Rua Coronel Monjardim, Centro Vitória/ES Fone Atendimento 7h às 17h 30min. Centro de Convivência para a Terceira Idade de Jardim Camburi Rua Dr. João Batista Miranda Amaral, 115 Jd. Camburi Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 18h Nesta unidade tem Hidroginástica.

6 Centro de Convivência com a Terceira Idade Endereços onde o interessado poderá contatar: Centro de Convivência para a Terceira Idade de Maria Ortiz Rua Prof. Expedito Ramos Bogea, 40 Maria Ortiz Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 17h 30min. Centro de Convivência para a Terceira Idade de Jardim da Penha Av. Saturnino Rangel Mauro, 503 Pontal de Camburi Vitória/ES Fone: (27) Atendimento 7h às 17h 30min. Nesta unidade tem Hidroginástica.

7 NISPI Núcleo de Integração Social O Núcleo de Integração Social para Pessoas Idosas (Nispi) oferece atividades artísticas, de estimulação da memória, recreação e de orientação ao exercício físico e ao envelhecimento saudável. O espaço integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas). É um serviço que visa estimular a participação dos idosos, reafirmando a sua autonomia, além de valorizar suas habilidades e potencial artístico.

8 NISPI Núcleo de Integração Social Além de amplo espaço para a prática de jogos de cartas, no Núcleo pessoas idosas podem participar, gratuitamente, de oficinas de memória, de pintura em tecido e de bijuteria. As oficinas têm duração de um a três meses. Também são oferecidas palestras, caminhadas e ginástica localizada. Como participar: Para participar das atividades oferecidas, é necessário se inscrever no próprio Núcleo. Os interessados devem ser moradores de Vitória e ter mais de 60 anos. Rua Horácio Dias dos Santos s/n Santo Antônio (ao lado da Academia Popular) Vitória/ES Fone Atendimento 8h às 17h.

9 CRPD Centro de Referência para Pessoa com Deficiência O Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) integra a rede de Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Vitória. O serviço atende a pessoas com deficiência e seus familiares por meio de encontros, oficinas e cursos profissionalizantes. Como prevê a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), as ações desenvolvidas são voltadas para a valorização, a convivência familiar e comunitária, a inclusão social e o protagonismo dessas pessoas na sociedade. Acompanhados por profissionais de Serviço Social, os usuários participam de encontros de formação mensais sobre inclusão e promoção da pessoa com deficiência. O centro também oferece cursos profissionalizantes e conta com um laboratório de informática com programas que facilitam a leitura de pessoas com deficiência visual.

10 CRPD Centro de Referência para Pessoa com Deficiência Atividades: Atendimento social, orientação e encaminhamento à rede de serviços de atendimento à pessoa com deficiência; Oficinas de cultura e movimento, libras e artesanato; Encaminhamento para o mercado de trabalho; Palestras educativas; Promoção e apoio a eventos, encontros e mobilizações em defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Como participar: O CRPD atende a pessoas com deficiência, moradores de Vitória e seus familiares. Para participar, basta procurar o Centro e agendar um horário de atendimento com a assistente social do espaço. Av. Professor Fernando Duarte Rabelo, 70, Segurança do Lar Vitória/ES Telefone: (27) Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

11 Transporte para Tratamento A Central de Transporte Sanitário realiza a remoção de pacientes que estejam em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço atende somente aos moradores de Vitória e funciona em caráter eletivo, ou seja, com agendamento prévio. A Central conta com 13 equipes, sendo sete ambulâncias de suporte básico, três ambulâncias de transporte e três vans. Quem tem direito ao serviço? Têm direito ao serviço de remoção usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em Vitória, acamados e/ou debilitados e impossibilitados de serem removidos em transporte comum e que necessitem de realizar procedimentos como hemodiálise, câmera hiperbárica, quimioterapia, radioterapia, antibioticoterapia, fisioterapia, consultas especializadas, curativos de grande porte, revisão de cirurgia, tomografia, ressonância, colonoscopia, ultrassom, coletas de exames para análise clínica e patológica, pequena cirurgia e raios X.

12 Transporte para Tratamento Como fazer para utilizar o serviço? Para a remoção em caráter eletivo o usuário ou a família dele deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para solicitar o agendamento do transporte. Ele deve ser realizado, de segunda a sextafeira, com três dias úteis de antecedência. No agendamento, o assistente social ou enfermeiro preenche cadastro, com dados pessoais e clínicos do paciente, e o envia à Central de Transporte, responsável por avaliar os critérios de inclusão.

13 Transporte para Tratamento Urgência Para a remoção em caráter de urgência de pequena complexidade, as solicitações devem ser efetuadas por meio do telefone Além dos atendimentos eletivos e urgências de pequena gravidade, a Central de Transporte Sanitário também atende às seguintes situações: Alta hospitalar. O assistente social do hospital preenche formulário próprio e solicita a remoção pelo telefone. Eventos apoiados pela Prefeitura de Vitória. O pedido deve ser feito por ofício enviado ao gabinete do secretário municipal de Saúde. Transferências para hospitais quando solicitadas pelos prontoatendimentos.

14 Ruas de Lazer Aos domingos e feriados, trechos de movimentadas vias da cidade transformam-se em um espaço livre para a prática de esportes e brincadeiras com o projeto Rua de Lazer. Pedestres podem caminhar, correr, pedalar, andar de patins, skate e outros equipamentos esportivos. Jogos como dominó, dama e xadrez também são opções para os frequentadores. Durante toda a manhã, dois trechos da avenidas Dante Michelini, na Praia de Camburi; e um da avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro; ficam interditados para os carros. Agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) orientam o fluxo de veículos e os pedestres, para garantir a segurança de todos.

15 Ruas de Lazer Confira: Ruas de Lazer em Camburi Avenida Dante Michelini, entre as avenidas Anísio Fernandes Coelho e Adalberto Simão Nader, sentido Jardim Camburi. Domingo, das 7 às 12h. Avenida Dante Michelini, entre as ruas Fortunato de Abreu e José Celso Cláudio, sentido Porto de Tubarão, das 7 às 12 horas. Rua de Lazer no Centro Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, entre as ruas Marcelino Duarte e Desembargador José Vicente, no sentido Centro-Praia do Canto. Domingo, das 7 às 12 h.

16 Academia Popular Quem tem mais de 60 anos se beneficia, na capital, com as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPIs), espaços para a prática de exercícios físicos com aparelhos. Instaladas ao ar livre, as academias são compostas por dez equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

17 Academia Popular Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos. A Academia Popular da Pessoa Idosa se soma a outras iniciativas do município para estimular a prática de exercícios físicos: módulos de orientação ao exercício e academias populares. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que, antes de iniciar qualquer prática de atividades física, todas as pessoas, independentemente da idade, precisam passar por uma avaliação médica.

18 Academia Popular Onde praticar: - Centro - Praça Ubaldo Ramalhete Maia - Centro Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h - Consolação - Rua Desembargador José Batalha Consolação livre - Horto De Maruípe - Avenida Maruípe - Da Penha Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h - Do Quadro - Praça Doutor Athayde - Do Quadro livre - Quadra Poliesportiva - Santa Martha - Praça Doutor Athayde - Do Quadro livre

19 Academia Popular Onde praticar: - Praça Dos Desejos - Avenida Américo Buaiz - Enseada Do Suá livre - Goiabeiras - Praça Darcy José De Sá Filho Goiabeiras livre - Jardim Camburi Praça Mário Elias Da Silva - Jardim Cambu livre - Jardim Camburi - Em Frente Posto Atlântico Av. Dante Michelini JD. Camburi - livre - Praia De Camburi - Em Frente Sorveteria - Avenida Dante Michelini Jd. Da Penha livre - Parque Barreiros Rodovia Serafim Derenzi - Joana D arc Seg 7h às 9h e 17 às 22h e Ter a Dom 8h às 22.

20 Academia Popular Onde praticar: - Jucutuquara - Praça Asdrubal Soares - Jucutuquara - livre - Maria Ortiz - Orla Rua Ciro Vieira Da Cunha - Maria Ortiz livre - Tancredão - Rua Rosilda Falcão Dos Anjos - Mário Cypreste Livre - Ilha De Monte Belo - Rua Augusta Mendes - Monte Belo - livre

21 Academia Popular Onde praticar: - Nova Palestina Orla - Rua Pedro Bandeira - Nova Palestina livre - Parque Moscoso - Avenida Cleto Nunes Seg 5h às 9h e 17h às 22h - Ter a Dom 5h às 22h. - Praia Do Suá - Praça José Francisco Arruela Maio livre - Baía Noroeste - Rua Da Coragem Redenção livre - República - Praça Therezinha Grecchi República livre - Santo Antônio - Praça Estela Coimbra - Santo Antônio - livre

22 Academia Popular tem Musculação As academias populares de Vitória, instaladas em Santo Antônio, no Parque Municipal Horto de Maruípe e em São Pedro, oferecem aulas gratuitas de musculação, proporcionando aos moradores qualidade de vida a partir da adoção de uma política preventiva de saúde.

23 Academia Popular tem Musculação Para participar das atividades, as pessoas maiores de 15 anos têm de submeter a uma avaliação no Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), que possui módulos instalados nas próprias academias. Caso seja considerada apta para fazer exercício, a pessoa pode se matricular na academia popular. Não é preciso nenhum documento, apenas a avaliação positiva dos professores do SOE. Se preferir, o morador pode fazer exercício todos os dias. As academias ficam abertas de segunda a sexta-feira. A academia popular é uma iniciativa conjunta das secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Saúde.

24 Academia Popular tem Musculação Onde praticar: Academia Popular No Horto De Maruípe - Avenida Maruípe - Da Penha Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h. Academia Popular Em Santo Antônio - Praça Estela Coimbra - Santo Antônio Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h. Academia Popular Em São Pedro - Praça Dom João Batista - São Pedro Horários 6h20 às 11h20 e 17h às 22h

25 Núcleo Contra Violência ao Idoso - NUCAVI Serviço de referência de atenção à pessoa idosa vítima de violência em Vitória. O núcleo integra a rede de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único da Assistência Social (Suas) A população pode fazer denúncias de qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual) contra a pessoa idosa por meio do telefone 156. As denúncias podem ser anônimas ou feitas por meio do encaminhamento do idoso ao Nucavi em um dos CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social: CREAS -Rua Aristides Freire,36 Centro-Vitória/ES fone CREAS - BENTO FERREIRA Rua José Carvalho,374 Ilha de Santa Maria - fone

26 Recursos Medicações Farmácia Cidadã O Projeto Farmácia Cidadã surgiu da necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e de aprimorar a qualidade dos serviços ofertados aos usuários de medicamentos de alto custo do estado, pois as condições das farmácias antigas eram deficientes. Atualmente são disponibilizados 229 medicamentos excepcionais diferentes para tratamento de doenças raras e de alto custo. São doenças que podem acarretar sérios danos, perda de qualidade de vida, incapacitação para o trabalho, redução da expectativa de vida e óbitos, como: Osteoporose, Hepatite C, Artrite reumatoide, Esquizofrenia refratária, Asma grave, Doença de Parkinson, Distonias, Espasticidade, Glaucoma, Hipertensão pulmonar, DPOC e Déficit de atenção, entre outras.

27 Recursos Medicações Farmácia Cidadã Acesso: Para ter acesso a medicamentos básicos, a pessoa deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua residência. Caso necessite de algum medicamento de alto custo, o cidadão deve recorrer à Farmácia Cidadã Estadual de referência do seu local de residência, para abrir o processo. Mais informações sobre como obter medicamentos pelo SUS estão disponíveis no site da Sesa ( no ícone Farmácia Cidadã.

28 Recursos Medicações Sistema Único de Saúde oferece, gratuitamente, conforme a Constituição Federal, os medicamentos necessários para o tratamento específico de determinadas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, tuberculose, hanseníase, malária, distúrbios mentais, etc., assim como para qualquer outra doença, inclusive aqueles de alto custo e de uso controlado. Para saber onde obter tais medicamentos, deve-se informar no serviço de saúde onde o paciente é assistido ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde reside, órgão responsável pelo SUS no município. Para os medicamentos excepcionais ou de alto custo, cabe aos estados adquiri-los e fazer a distribuição e ao Ministério da Saúde, por meio de um sistema informatizado de comprovação da aquisição e distribuição fazer a transferência aos estados.

29 Recursos Medicações Farmácias Cidadãs Estaduais Cariacica (Metropolitana) Endereço: BR 262, Km 0, Bairro: Jardim América Telefones: (27) / / (fax) Horário de Atendimento: 7h às 17h

30 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Vila Velha Endereço: Av. Dr. Olívio Lira, 870, Bairro: Centro Telefones: (27) Horário de Atendimento: 7h às 17h Serra Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416, Bairro: Portal de Jacaraípe, Serra/ES Telefone: (27) Horário de Atendimento: 7h - 17h

31 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Cachoeiro de Itapemirim Endereço: Rua Cariri S/N, Bairro: Aquidaban Telefone: (28) Horário de Atendimento: 7h30 às 16h. Colatina Endereço: Rua Aroldo Antoline S/N, Bairro: Vila Nova Telefone: (27) Horário de Atendimento: 7h às 16h

32 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: São Mateus Endereço: Av. Mateus Cunha Fundão, nº 744, Bairro: Boa Vista Telefone: (27) Horário de Atendimento: 8h às 17h Linhares Endereço: Rua João Francisco Calmon, nº 1850, Bairro: Centro Telefone: (27) / (fax) Horário de Atendimento: 8h - 17h

33 Recursos Medicações Endereço e telefone das farmácias estaduais: Venda Nova do Imigrante Endereço: Av. Lourenzo Zandonadi, Bairro: Vila Betânea Telefone: (28) Horário de Atendimento: 8h - 16h Nova Venécia Endereço: Rua Ibiracú, 26, Bairro: Margareth Telefone: (27) Horário de Atendimento: 8h - 17h Site

34 Recursos Medicações Farmácia Popular do Brasil foi criada para ampliar o acesso da população a medicamentos considerados essenciais. Os medicamentos estão disponíveis a preços de custo. Para comprar na farmácia, é preciso apresentar receita médica ou odontológica do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da rede privada, além do CPF do paciente. Onde fica a Farmácia Popular do Brasil: Endereço: Avenida Florentino Avidos, 321 (em frente ao Moinho Buaiz), Parque Moscoso Vitória/ES Telefone: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h, aos sábados, das 8 às 12 h.

35 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas As Farmácias e Drogarias credenciadas no Programa Aqui Tem Farmácia Popular, além de medicamentos também disponibilizam de Fraldas Geriátricas com descontos de 30 a 85% de desconto; dependendo da marca. Para a aquisição de fraldas geriátricas no âmbito deste programa, o paciente ou um representante poderá verificar junto a uma das Farmácias credenciadas ao MS- Ministério da Saúde, como Drogasil, Pague Menos, Drogaria Pacheco e outras. Critérios para medicamentos: Apresentar Receita médica com CRM e assinatura, prescrição do principio ativo, CPF e cartão do SUS.

36 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas Fica dispensada a obrigatoriedade da presença física do paciente, titular da prescrição médica e/ou laudo/atestado médico, quando estiver enquadrado na condição de incapacidade, podendo, nesse caso, o produto ser adquirido mediante a apresentação dos seguintes documentos: I - do paciente, titular da receita: CPF, RG ou certidão de nascimento; e II - do representante legal, o qual assumirá, juntamente com o estabelecimento, as responsabilidades pela efetivação da transação: CPF e RG e uma Procuração do paciente. A quantidade de fraldas disponibilizadas fica limitada a até quatro unidades/dia, podendo ser adquiridas até 40 fraldas geriátricas a cada dez dias.

37 Recursos Medicamentos e Faldas Geriátricas Alguns endereços: DROGARIA PAGUE MENOS Rua Eugenio Ramos, 32 Jd. Da Penha Vitória/ES Fone: (27) DROGARIA MANANCIAL Rodovia Serafim Derenzi, Santa Matha Vitória/ES Fone: (27) DROGASIL Av. Champagnat, 1052 Centro Vila Velha/ES Fone: (27) DROAGARIAS PACHECO S/A - Av. Champagnat, 1040 Centro Vila Velha/ES Fone: (27)

38 CEIMES O CEIMES (Centro de Informação sobre Medicamentos do Espírito Santo) pertence à Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (SESA), sendo um serviço da Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (GEAF). Funciona no horário de 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, sendo que as solicitações de informações poderão ser realizadas através dos telefones: / ; fax: ; geaf.ceimes@saude.es.gov.br; ou através deste site: no link da Assistência Farmacêutica.

39 Saúde Mental Atende pessoas com problemas ligados ao uso de álcool e outras drogas em todas as faixas etárias, com funcionamento das 7 às 16 horas para adultos, e das 16 às 21 horas para crianças e adolescentes. Veja onde encontrar: Centro de Atenção Psicossocial AD (CAPS) Rua Amélia da Cunha Ornelas, 566 Bento Ferreira Vitória/ES Telefone: / Atende pessoas envolvidas em Álcool e drogas Horário das 7 às 19 horas;

40 Saúde Mental Veja onde encontrar: Centro De Prevenção e de Toxicômanos (CPTT) Rua Alvaro Sarlo, S/N, Ilha de Santa Maria Telefone: (27) / CAPSi Infanto Juvenil Avenida Amélia da Cunha Ornelas, 431, Bento Ferreira Telefone: (27) Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Atende a crianças e adolescentes com sofrimento mental graves no horário das 7 às 19 horas.

41 Saúde Mental Para todas as situações o município oferece os medicamentos básicos necessários e em todas as situações o tratamento é feito não só com o usuário direto, mas também com sua família. Assim, ao precisar de atenção em saúde mental, busque a unidade de saúde mais próxima a sua casa.

CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS

CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS CADASTRO ÚNICO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E SEUS DIREITOS SABIA? VOCÊ As pessoas em situação de rua têm direito a estar no Cadastro Único. O que é o Cadastro Único? O Cadastro Único identifica quem são

Leia mais

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde

Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde Conheça o SUS e seus direitos e deveres, como usuário da saúde O Escritório de Projetos de Humanização do ICESP desenvolveu esta cartilha para orientar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre

Leia mais

Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética)

Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética) Endereços das Unidades de Saúde (em ordem alfabética) Andorinhas Unidade Saúde da Família Avenida Leitão da Silva, s/nº, Andorinhas. Tel: (27) 3382 6759. Bairros que atende: Andorinhas Ariovaldo Favalessa

Leia mais

Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social

Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social Experiência no Atendimento Domiciliar ao Paciente Serviço Social Flávia J.Rodrigues de Sá Pinheiro de Melo Assistente Social Especialista em Saúde Mental e Moléstias Infecciosas - Unicamp Serviço Atenção

Leia mais

Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais

Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais Serviços públicos destinados à pessoa idosa em Minas Gerais Serviços instituídos pelo poder público, organizados de acordo com a parte do Estatuto do Idoso à qual estão relacionados. Serviços relacionados

Leia mais

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior

5.1 Nome da iniciativa ou Projeto. Academia Popular da Pessoa idosa. 5.2 Caracterização da Situação Anterior 5.1 Nome da iniciativa ou Projeto Academia Popular da Pessoa idosa 5.2 Caracterização da Situação Anterior O envelhecimento é uma realidade da maioria das sociedades. No Brasil, estima-se que exista, atualmente,

Leia mais

SEspírito Santo possui 646 bairros, sendo que 83

SEspírito Santo possui 646 bairros, sendo que 83 R E S E N H A D E C O N J U N T U R A CENSO DEMOGRÁFICO 2010 - Indicadores dos Bairros do Município de Vitória O município de Vitória é composto por 83 bairros, sendo Jardim Camburi o mais populoso com

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA

O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA O SERVIÇO SOCIAL E A PRÁTICA PROFISSIONAL NA CASA DA ACOLHIDA LEMOS, Josiane (estágio I), e-mail: lemosjosi@hotmail.com SANTOS, Lourdes de Fátima dos (estágio I). e-mail: lurdesfsantos84@hotmail.com SCHEMIGUEL,

Leia mais

Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica Assistência Farmacêutica Farm. Marco Aurélio Pereira Coordenação Geral Gestão / Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS) Secretaria DE Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos Ministério

Leia mais

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM

SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM SEJA BEM-VINDO! AGORA VOCÊ É UM DENTISTA DO BEM Caro dentista, agora você faz parte da Turma do Bem! É com grande satisfação que preparamos esse manual com informações sobre o Projeto DENTISTA DO BEM.

Leia mais

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO

EDITAL N.º01/2015 1. APRESENTAÇÃO EDITAL N.º01/2015 O Conselho Municipal do Idoso CMI, no uso das atribuições legais que lhe confere a Lei Municipal N.º 3.548 de 24 de março de 2009, torna público que está disponibilizando recursos oriundos

Leia mais

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL -Principais serviços que a Assistência Social possui para atendimento de idosos: - Proteção Social Básica (atendimento preventivo) - Centro de Convivência do Idoso - atualmente

Leia mais

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA

PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA PROGRAMA MÃE CORUJA DO IPOJUCA Às gestantes do Ipojuca O Programa Mãe Coruja é uma grande conquista das mulheres de Pernambuco. E no Ipojuca, um avanço da administração municipal em busca de melhor assistir,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI Nº, DE 2012 (Do Sr. Marco Tebaldi) Dispõe sobre o Programa de agendamento de consultas e entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo às pessoas portadoras de necessidades especiais

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DEGABINETE

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS PREFEITURA MUNICIPAL DE TABATINGA SECRETARIA MUNICIPAL DEGABINETE «HEFEIIUIIA DE TflBfITinOII SlecautmÁM^ ntusa àdadt. LEI N" 72L DE 23 DE JUNHO DE 2015. Dispõe sobre criação de academias ao Ar Livre no Município de Tabatinga e dá outras providencias. u o PREFEITO DO

Leia mais

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO

SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DA SECRETARIA DA SAUDE PROJETO DE TRABALHO INTRODUÇÃO O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios à população. Quando usada de maneira saudável e inteligente, auxilia na

Leia mais

Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência ( Orientação para pessoas com deficiência)

Assessoria Especial à Pessoa com Deficiência ( Orientação para pessoas com deficiência) Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento (criança); Cartão do SUS, título de eleitor e CPF; Comprovante de renda de até 3 salários mínimos (individual); Comprovante de residência com CEP (água,

Leia mais

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TERCEIRA IDADE - CONSTRUINDO SABERES SOBRE SEUS DIREITOS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Gabriela Pereira Batista, graduanda em enfermagem (UNESC Faculdades) gabrielabio_gabi@hotmail.com

Leia mais

Introdução. Importante: O Programa não inclui atendimento de urgência/emergência. Nestes casos deverão ser procurados os serviços específicos.

Introdução. Importante: O Programa não inclui atendimento de urgência/emergência. Nestes casos deverão ser procurados os serviços específicos. Introdução A Assistência Domiciliar surge para responder à demanda de individualização da assistência, realizando cuidados na privacidade do domicílio do paciente, possibilitando ao mesmo e à família participarem

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA HOME CARE Elaborado por: Ana Paula de Menezes Assistente Social da CASSIND APRESENTAÇÃO A internação domiciliar ou home care é compreendida como a instalação de uma estrutura

Leia mais

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de

III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de III Mostra Nacional de Produção em Saúde da Família IV Seminário Internacional de Atenção Primária / Saúde da Família Brasília, 05 a 08 de Agosto de 2008 Apoio Matricial em Saúde Mental: a Iniciativa de

Leia mais

Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho. ANS maio/2014

Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho. ANS maio/2014 Promoção da Saúde e Prevenção de Risco e Doenças no Ambiente de Trabalho ANS maio/2014 Perfil da Cemig Maior empresa integrada deutilites do Brasil. Composta por 58 empresas e 15 consórcios. Lucro líquido

Leia mais

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS Bem-vindo(a) ao primeiro módulo do curso! A partir de agora você conhecerá as principais características do sistema HÓRUS. Para iniciar, você saberia dizer por que este sistema

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns!

Colaboradores da Oceanair e Avianca. Prezado Cliente, Parabéns! Colaboradores da Oceanair e Avianca Prezado Cliente, Parabéns! A sua empresa tem contrato com a Unimed Paulistana e isso quer dizer que você é um cliente UNIMED. Significa também que seu plano de saúde

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante do Projeto Fortalecendo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Leia mais

Internação eletiva (Recepção Principal)

Internação eletiva (Recepção Principal) 1 de 8 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar aos pacientes agilidade, segurança e comodidade durante o seu período de internação. 644 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente Assistência Cirúrgica Assistência

Leia mais

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015. - Oficina de artes com Agentes de Saúde PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE AÇÕES PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NO MÊS DO IDOSO OUTUBRO DE 2015 DATA SERVIÇO HORÁRIO LOCAL DE REALIZAÇÃO DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA PÚBLICO ALVO (DESCRIÇÃO E

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº. 1.324/2009

LEI MUNICIPAL Nº. 1.324/2009 LEI MUNICIPAL Nº. 1.324/2009 CRIA PROGRAMAS SOCIAIS PARA ATENDIMENTO À POPULAÇÃO CARENTE DO MUNICÍPIO DE PENEDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE PENEDO, Estado de Alagoas. Faço saber

Leia mais

3. Como acionar o serviço de ambulância em São Mateus? Ligue para 192.

3. Como acionar o serviço de ambulância em São Mateus? Ligue para 192. 1. Abandonei os estudos e gostaria de retomá-los para concluir o ensino fundamental. Como faço? Dirija-se a Superintendência Regional de Educação; ou até mesmo a uma Escola do município. 2. Como acionar

Leia mais

Acompanhamento Familiar Programa Bolsa Família

Acompanhamento Familiar Programa Bolsa Família Acompanhamento Familiar Programa Bolsa Família 3 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Acompanhamento Familiar Programa Bolsa Família Brasília, 2009 2009 Ministério do Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município?

Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município? Saúde Mental passo a passo: como organizar a rede de saúde mental no seu município? 1) Como deve ser a rede de saúde mental no seu município? A rede de saúde mental pode ser constituída por vários dispositivos

Leia mais

LEI Nº. 588/2010. Parágrafo único. Para seleção do beneficiário deste Programa serão considerados e observados os seguintes critérios:

LEI Nº. 588/2010. Parágrafo único. Para seleção do beneficiário deste Programa serão considerados e observados os seguintes critérios: 1 LEI Nº. 588/2010 CRIA PROGRAMAS SOCIAIS PARA ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO CARENTE DO MUNICÍPIO DE NOVO SÃO JOAQUIM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito de Novo São Joaquim, Estado de Mato Grosso Senhor Leonardo

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Seguro de Vida em Grupo

Seguro de Vida em Grupo Seguro de Vida em Grupo 01 Objetivo Visa garantir a continuidade econômica da família na falta do titular ou cônjuge e principalmente após a aposentadoria beneficiar o segurado em vida, nos casos de invalidez

Leia mais

Pesquisa Piloto de Avaliação dos Resultados Sociais da Concessão do Bolsa Família para os beneficiários em Vitória

Pesquisa Piloto de Avaliação dos Resultados Sociais da Concessão do Bolsa Família para os beneficiários em Vitória Pesquisa Piloto de Avaliação dos Resultados Sociais da Concessão do Bolsa Família para os beneficiários em Vitória O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados da Pesquisa piloto de

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

Carta ao cidadão - Prefeitura Municipal de Perimirim

Carta ao cidadão - Prefeitura Municipal de Perimirim A Prefeitura Municipal de Perimirim apresenta a carta ao cidadão que expõe de maneira abrangente, sucinta e objetiva os compromissos de qualidade que orientam o atendimento ao público e a prestação de

Leia mais

LEI N.º 1.852/2014 DATA: 21/05/2014

LEI N.º 1.852/2014 DATA: 21/05/2014 LEI N.º 1.852/2014 DATA: 21/05/2014 SÚMULA: Cria o Programa Remédio em Casa no Município de Pinhão, e dá outras providências. Autoria do vereador: Alain César de Abreu e Eu Prefeito Municipal, sanciono

Leia mais

Linhas e pontos de integração

Linhas e pontos de integração Linhas e pontos de integração Confira as linhas alimentadoras do Integra 012 - Nova Palestina/Grande 016 Santa Luíza/Consolação via Itararé 018 Santa Luíza/São Benedito via Itararé 020 Santa Luíza/Benedito

Leia mais

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO

Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Manual básico para novos servidores SEGURANÇA DO TRABALHO Sorocaba Março de 2014 SEGURANÇA DO TRABALHO É a atividade desenvolvida por profissionais que compõem o SESMT (Serviço Especializado em Segurança

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres

Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Atenção à Saúde e Saúde Mental em Situações de Desastres Desastre: interrupção grave do funcionamento normal de uma comunidade que supera sua capacidade de resposta e recuperação. Principais causas de

Leia mais

O QUE É ACESSO LIVRE?

O QUE É ACESSO LIVRE? O QUE É ACESSO LIVRE? Trata-se da criação de infra-estrutura, serviços e acesso público em uma determinada área urbana para o uso das novas tecnologias e redes telemáticas. O objetivo é criar interfaces

Leia mais

IPTU SÃO ENTREGUES. Carnês do IPTU são entregues. pelos Correios em Canavieiras

IPTU SÃO ENTREGUES. Carnês do IPTU são entregues. pelos Correios em Canavieiras Diário Oficial Ano: 2 Edição: 214 Páginas: 6 IPTU SÃO ENTREGUES Carnês do IPTU são entregues pelos Correios em Canavieiras A Secretaria da Fazenda de Canavieiras já enviou os carnês para o pagamento do

Leia mais

O CUIDADO QUE EU PRECISO

O CUIDADO QUE EU PRECISO O CUIDADO QUE EU PRECISO GOVERNO FEDERAL GOVERNO ESTADUAL GOVERNO MUNICIPAL MOVIMENTOS SOCIAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO O CUIDADO QUE EU PRECISO Serviço Hospitalar de Referência AD CAPS AD III Pronto Atendimento

Leia mais

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade

Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Gerência Executiva de Comunicação Corporativa, Inteligência Competitiva e Sustentabilidade Edital Processo Seletivo Programa Formare Aprendiz Santos Brasil 2016 1 Edital Processo Seletivo Programa Formare

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ONCOLOGIA - CURITIBA Unidade

Leia mais

Para compra do ingresso por meio do site: pagamento somente em cartão de débito e crédito.

Para compra do ingresso por meio do site: pagamento somente em cartão de débito e crédito. Perguntas Frequentes: Em que data será realizada a Feira ABF Brasil Expo Franquia? O evento será realizado entre os dias 04, 05 e 06 de março 2016. Onde acontecerá o evento? O evento irá acontecer no complexo

Leia mais

Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste

Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste Capacifar Saúde Pública 1ª Turma Centro-Oeste DO OBJETIVO Prover os profissionais farmacêuticos de informações, competências e habilidades, tendo em vista o exercício de suas atribuições no âmbito da Saúde

Leia mais

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV

INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL SOBRE MUDANÇAS NO PLANSERV Universidade Estadual de Feira de Santana Autorizada pelo Decreto Federal n.º 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial n.º 874/86 de 19/12/86 INFORMATIVO DA SUBGERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

3.1 Planejar, organizar e realizar oficinas de mapeamento participativo utilizando técnicas de educação popular e promoção da saúde;

3.1 Planejar, organizar e realizar oficinas de mapeamento participativo utilizando técnicas de educação popular e promoção da saúde; EDITAL DO CENTRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE TERMO DE REFERÊNCIA Nº 05/2012 COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇO Nº 05/2012 TIPO: MELHOR TÉCNICA O Centro de Promoção da Saúde, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita

Leia mais

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Proposta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Proteção Social Básica do SUAS BLOCO I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NOME DA ENTIDADE: TIPO DE SERVIÇO: ( ) de convivência para crianças de 3

Leia mais

Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO

Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO Técnicas de Apresentação MANUAL DO CURSO ESPM - Campus Vila Olímpia Rua Gomes de Carvalho, 1195 Vila Olímpia São Paulo/SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta

Leia mais

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC

Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Servico de Acolhimento em Familia acolhedora ISABEL BITTENCOURT ASSISTENTE SOCIAL PODER JUDICIÁRIO SÃO BENTO DO SUL/SC Serviço de Família acolhedora definição Serviço que organiza o acolhimento de crianças

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo.

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU. CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE ITU CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA APAE DE ITU Sede Nova, Sonho Antigo. Projeto 2012 Identificação da Entidade ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON)

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL Nº 21/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo

Leia mais

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) aprovou três projetos do Instituto Saúde e Sustentabilidade para serem

Leia mais

QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR.

QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR. QUANTO ANTES VOCÊ TRATAR, MAIS FÁCIL CURAR. E você, profissional de saúde, precisa estar bem informado para contribuir no controle da tuberculose. ACOLHIMENTO O acolhimento na assistência à saúde diz respeito

Leia mais

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular

Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Manual BitFarmácia Popular Versão 2 Software Autorizador Farmácia Popular Bitshop Informática Ltda Todos os Direitos Reservados www.bitshop.com.br Conteúdo 1. A Quem se Destina o BitFarmácia Popular 2.

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS

FUNCIONÁRIOS EFETIVOS NÚCLEO TANCREDÃO Coordenador: Antônio Eduardo Oliveira Santos Email: dudabrasil4@hotmail.com Endereço: Av Dário Lourenço, s/n Bairro: Mário Cypreste CEP: 29027-198 Telefone: (27) 3322-1846 Horário de funcionamento:

Leia mais

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS

SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS SISTEMA DE REGULAÇÃO E CONTROLE DO ICS FASCÍCULO DO BENEFICIÁRIO VERSÃO 2013 Instituto Curitiba de Saúde ICS - Plano Padrão ÍNDICE APRESENTAÇÃO 03 1. CONSULTA/ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA EM PRONTO ATENDIMENTO

Leia mais

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL

GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA 001/2012 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL NO CUMPRIMENTO DO OBJETO DO CONVENIO nº 2425/2012, CELEBRADO ENTRE O GRUPO SÓCIO CULTURAL CANTA BRASIL E A SECRETARIA DA JUSTIÇA E DE DIREIROS

Leia mais

ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA

ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA CERTIFICADA PELA ABEP/ESOMAR* PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA ELEITORAL EM VITÓRIA IMAGEM DOS CANDIDATOS E ESTUDO DOS APOIOS REGISTRO NO TSE: ES-00016/2012 (EM 23/06/2012) Junho de 2012 * O Certificado de

Leia mais

PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho.

PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho. PROJETO DE LEI /2013, do Vereador André Régis de Carvalho. EMENTA: Dispõe sobre a obrigatoriedade de exame de audiometria e do exame oftalmológico para alunos da rede pública de ensino do Município do

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar)

PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.872, DE 2013 (Do Sr. Ricardo Izar) Altera o 2º, do art. 15, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, para dispensação de fraldas geriátricas por intermédio

Leia mais

O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA

O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA O COMPROMISSO DE CUIDAR BEM DE QUEM MAIS PRECISA DEDICADO AO POVO DE UBERLÂNDIA, AOS SERVIDORES MUNICIPAIS E A TODAS AS PESSOAS QUE TRABALHAM PELO BEM DA NOSSA GENTE. Uberlândia-MG, janeiro de 2012. BemSocial.

Leia mais

Internação de urgência (Recepção Principal)

Internação de urgência (Recepção Principal) 1 de 8 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar aos pacientes agilidade, segurança e comodidade durante o seu período de internação. 643 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente 1. Manual 1. Entregar o "Manual

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS

Leia mais

Envelhecimento Ativo VEREADOR NATALINI

Envelhecimento Ativo VEREADOR NATALINI Envelhecimento Ativo VEREADOR NATALINI Mundo envelhecido, país envelhecido O aumento da proporção de idosos na população é um fenômeno mundial tão profundo que muitos chamam de "revolução demográfica".

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE

GESTÃO DE MARKETING PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE GESTÃO DE MARKETING PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ingresso Julho 2015 Parceria: Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias Gestão de Marketing para Profissionais da Saúde Em curto período,

Leia mais

GRUPO: DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO COM AS FAMILIAS ATENDIDAS NO PAIF Em Parceria com Ação Social São João Evangelista

GRUPO: DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO COM AS FAMILIAS ATENDIDAS NO PAIF Em Parceria com Ação Social São João Evangelista GRUPO: DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO COM AS FAMILIAS ATENDIDAS NO PAIF Em Parceria com Ação Social São João Evangelista CRAS- CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSITÊNCIA SOCIAL Março, 2012 I-IDENTIFICAÇÃO: Nome Projeto:

Leia mais

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento

NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento NÚCLEO DE APOIO AO ACADÊMICO Projeto de Funcionamento Responsável: Psic. Juliana Cohen MANAUS/AM APRESENTAÇÃO O Núcleo de Apoio ao Acadêmico (NAA) da Faculdade La Salle/Manaus-AM, em consonância com a

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIAÍ DO SUL ANEXOII ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS PARA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREGO PÚBLICO Nº. 001/2010 JUNDIAÍ DO SUL PARANÁ 1. Para os cargos do grupo PSF Programa da Saúde da Família, conveniados com o Governo Federal:

Leia mais

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE

www.brasilcard.net CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE MANUAL WEB SITE CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE www.brasilcard.net Solicite agora o seu Cartão! Conheça todas as vantagens de possuir o cartão sem complicação. Clique e confira! Seja um Credenciado!

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil

www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil www.saude.gov.br (Portal da saúde) Farmácia Popular do Brasil O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos.

Leia mais

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente?

2. Quais os objetivos do Programa Nacional de Segurança do Paciente? O tema Segurança do Paciente vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) desde sua criação, cooperando com a missão da Vigilância Sanitária de proteger

Leia mais

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO

NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO NOVIDADES TRANSPORTE COLETIVO Segunda Passagem Integrada Grátis 1) Quando será lançada a segunda passagem gratuita? Será lançada no dia 1 de julho. 2) Como funcionará a segunda passagem gratuita? O passageiro

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição

Manual de Reembolso. Para ter acesso a este benefício, fique atento às dicas a seguir. 2ª edição Manual de Reembolso 2ª edição Você sabia que quando não utiliza os serviços da rede credenciada do Agros, seja por estar fora da área de cobertura do plano de saúde ou por opção, pode solicitar o reembolso

Leia mais

Unimed Brasil. A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil:

Unimed Brasil. A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil: Unimed Brasil A Unimed é a maior experiência cooperativista na área da saúde em todo o mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil: Presente em 83% território nacional; 375 cooperativas

Leia mais

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE

REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE REDUÇÃO DE DANOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE Prevalência do HIV nas Populações mais Vulneráveis População em geral 0,65% Profissionais do sexo 6,6% Presidiários - 20% Usuários de drogas injetáveis 36,5% REDUÇÃO

Leia mais

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de

www.santahelenasuade.com.brmecanismos de 1 www.santahelenasuade.com.brmecanismos de Regulação 2 A CONTRATADA colocará à disposição dos beneficiários do Plano Privado de Assistência à Saúde, a que alude o Contrato, para a cobertura assistencial

Leia mais

Projeto de Decreto. (Criar uma denominação/nome própria para o programa)

Projeto de Decreto. (Criar uma denominação/nome própria para o programa) Projeto de Decreto Dispõe sobre as atribuições e competência do Programa de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, atendendo à Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente,

Leia mais

Projeto Faculdade Para Você

Projeto Faculdade Para Você Projeto Faculdade Para Você O programa de beneficio estudantil ABBES permite ao aluno estar cursando faculdade, em troca de serviços sociais. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, disponibilizando

Leia mais

1) Quais são os planos de assistência à saúde disponibilizados pela CAAPI/UNIMED?

1) Quais são os planos de assistência à saúde disponibilizados pela CAAPI/UNIMED? PERGUNTAS FREQUENTES: 1) Quais são os planos de assistência à saúde disponibilizados pela CAAPI/UNIMED? Nacional Univida e Estadual Unimulti. Preços e faixas etárias você encontra em novas adesões. 1)

Leia mais

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012 CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA

V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA V Simpósio da ARELA-RS sobre Esclerose Lateral Amiotrófica ELA Geneviève Lopes Pedebos Assistente Social Mestre em Serviço Social pela PUCRS Porto Alegre, 08/05/2010 Na área da saúde, o Assistente Social

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE. CAPÍTULO I Da Finalidade. CAPÍTULO II Dos Princípios, Objetivos e Metas Seção I Dos Princípios LEI N. 1.343, DE 21 DE JULHO DE 2000 Institui a Política Estadual do Idoso - PEI e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas:

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas: MORADIA ASSISTIDA OBJETIVO GERAL: Garantir o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua abordadas pelo projeto Centro Legal, servindo de referência como moradia para os em tratamento de saúde

Leia mais

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de:

1. Centro para a Juventude. 199 jovens frequentaram os cursos de: Relatório Despertar 2014 2 Apoiada na crença de que é possível contribuir para o desenvolvimento humano na totalidade dos seus potenciais, a Associação Comunitária Despertar, realiza anualmente ações que

Leia mais

Manual CORP Microlins Dinâmica

Manual CORP Microlins Dinâmica Manual CORP Microlins Dinâmica Índice 1. Acesso ao CORP 2. Cadastro de Colaborador 1. Dados 2. Endereço 3. Telefone 4. E-mail 5. Franquias vinculadas 6. Cursos 7. Permissões 3. Cadastro de Recesso 4. Cadastro

Leia mais

Internação de urgência (Pronto Atendimento)

Internação de urgência (Pronto Atendimento) 1 de 8 RESULTADO ESPERADO: Proporcionar aos pacientes agilidade, segurança e comodidade durante o seu período de internação. 694 PROCESSOS RELACIONADOS: Apoio ao Cliente Assistência Cirúrgica Assistência

Leia mais