Modelos atômicos Dos gregos aos Quânticos Lista de Exercícios
|
|
|
- Fernanda Câmara Marinho
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Modelos atômicos Dos gregos aos Quânticos Lista de Exercícios 01. (UFJF-MG) Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897). II- O átomo é uma esfera maciça (1808). III- O átomo é formado por duas regiões denominadas núcleo e eletrosfera (1911). a) I - Dalton, II - Rutherford, III - Thomson. b) I - Thomson, II - Dalton, III - Rutherford. c) I - Dalton, II - Thomson, III - Rutherford. d) I - Rutherford, II - Thomson, III - Dalton. e) I - Thomson, II - Rutherford, III Dalton 02. Assinale a alternativa que completa melhor os espaços apresentados na frase abaixo: O modelo de Rutherford propõe que o átomo seria composto por um núcleo muito pequeno e de carga elétrica..., que seria equilibrado por, de carga elétrica, que ficavam girando ao redor do núcleo, numa região periférica denominada... a) neutra, prótons, positiva e núcleo. b) positiva, elétrons, positiva, eletrosfera. c) negativa, prótons, negativa, eletrosfera. d) positiva, elétrons, negativa, eletrosfera. e) negativa, prótons, negativa, núcleo. 03. Considere os modelos atômicos de: I. Dalton II. Thomson III. Rutherford a) Qual deles foi proposto baseado nos resultados sa medida da massa dos participantes de reações químicas? b) Qual introduziu a natureza elétrica as matéria? c) Qual apresenta a matéria como sendo descontínua? d) Qual deles é o mais recente? 04. Ao resumir as características de cada um dos sucessivos modelos do átomo de hidrogênio, um estudante elaborou o seguinte resumo: MODELO ATÔMICO: Dalton CARACTERÍSTICAS: átomos maciços e indivisíveis. MODELO ATÔMICO: Thomson CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, incrustado em uma esfera de carga positiva. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera. MODELO ATÔMICO: Rutherford CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Não há restrição quanto aos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron. MODELO ATÔMICO: Bohr CARACTERÍSTICAS: elétron, de carga negativa, em órbita em torno de um núcleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das órbitas e das energias do elétron são possíveis. O número de ERROS cometidos pelo estudante é: a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) A luz amarela emitida por uma lâmpada de sódio é energia liberada pelos átomos do metal, quando elétrons: a) escapam dos átomos para o meio ambiente;
2 b) colidem com os núcleos atômicos; c) retornam a níveis de menor energia; d) passam a ocupar níveis de energia mais externos; e) unem-se a prótons para formar nêutrons. Os testes de 06 e 07 baseiam-se no esquema representando níveis energéticos eletrônicos de um determinado átomo, estando indicados os valores das energias de alguns deles. 06. Na transição do nível E 4 para o nível E 2 : a) haverá emissão de energia; b) haverá absorção de energia; c) não haverá variação de energia; d) haverá absorção de luz de um certo comprimento de onda; e) é impossível ocorrer tal transição. 07. A energia posta em jogo na transição E 1 E 3 equivale a (em kcal/mol): a) 170 b) 130 c) 300 d) 430 e) nenhum valor citado 08. Após a descoberta dos elétrons, prótons e nêutrons, os cientistas perceberam que a quantidade dessas partículas em um determinado átomo serviria para identificá-lo. Considere o íon X 3-, com 36 elétrons e número de massa 75. Assim, pode-se dizer que seu número atômico e o número de nêutrons são, respectivamente: a) 36 e 43 b) 36 e 39 c) 36 e 75 d) 33 e 42 e) 33 e No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). Nesse experimetnos, Thomson observou que: I. a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era idenpendente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo; II. os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, desviavam-se na direção da placa positiva. (Na figura, esse devido é representado pela linha tracejada Y.) Considerando-se essas observações, é correto afirmar que os raios catódicos são constituídos de a) elétrons b) ânions c) prótons d) cátions 10. O modelo do átomo nucleado existe há menos de 100 anos. Ele foi proposto originalmente por Ernest Rutherford e seus colaboradores, em Sobre o modelo do átomo nucleado de Rutherford, considere as seguintes proposições:
3 I. O átomo seria semelhante ao Sistema Solar: o núcleo, carregado positivamente, estaria no centro como o Sol, e os elétrons, com carga negativa, estariam girando em órbitas circulares ao seu redor, como os planetas. II. Rutherford propôs que os núcleos são formados por dois tipos de partículas subatômicas: os prótons e os nêutrons. III. Em seus experimentos, Rutherford obteve evidências de que o núcleo é muito pequeno em relação ao tamanho total do átomo, e que nele se concentra praticamente toda a massa atômica. Assinale a afirmativa correta: a) Apenas a proposição I é correta. b) Apenas as proposições I e II são corretas. c) Apenas as proposições II e III são corretas. d) Apenas as proposições I e III são corretas. e) Todas as proposições são corretas. 11. Por meio de bombardeio de lâminas de ouro com partículas α, Rutherford concluiu que: a) átomos do mesmo elemento, que diferem entre si na massa, são isótopos; b) a massa do elétron é igual a 9,1x10-28 g e a carga é igual à do próton, porém de sinal contrário; c) a energia é emitida descontinuamente pelos átomos sob a forma de fótons; d) os átomos de ouro possuem elétrons desemparelhados; e) no núcleo do átomo estão concentradas sua massa e sua carga positiva. 12. (CEFETMG) O filme Homem de Ferro 2 retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico. Após interpretar informações deixadas por seu pai, Tony projeta um holograma do potencial substituto, cuja imagem se assemelha à figura abaixo. Essa imagem é uma representação do modelo de a) Rutherford. b) Thomson. c) Dalton. d) Bohr. e) Somerfield 13. Observe a figura abaixo, que representa um modelo atômico: O modelo atômico representado na figura foi proposto por: a) Dalton; b) Schrödinger; c) Rutherford; d) Bohr; e) Thomson. 14. O quadro abaixo representa algumas características de modelos atômicos. Com base nos dados apresentados, relacione as características aos respectivos cientistas: Tipo Característica A B C A matéria é formada por átomos indivisíveis. Núcleos positivos, pequenos e densos. Carga negativa dispersa pelo átomo positivo. a) A = Dalton; B = Thomson; C = Rutherford. b) A = Dalton; B = Rutherford; C = Thomson.
4 c) A = Thomson; B = Rutherford; C = Bohr. d) A = Rutherford; B = Thomson; C = Bohr. e) A = Thomson; B = Bohr; C = Rutherford. 15. (UFG) Leia o poema apresentado a seguir. Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes São essas coisas Em química escolar LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei: Editora UFSJ, O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete a) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford. b) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier. c) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar. d) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/ 16. (Upf) No fim do século XIX, o físico neozelandês Ernest Rutherford ( ) foi convencido por J. J. Thomson a trabalhar com o fenômeno então recentemente descoberto: a radioatividade. Seu trabalho permitiu a elaboração de um modelo atômico que possibilitou o entendimento da radiação emitida pelos átomos de urânio, polônio e rádio. Aos 26 anos de idade, Rutherford fez sua maior descoberta. Estudando a emissão de radiação de urânio e do tório, observou que existem dois tipos distintos de radiação: uma que é rapidamente absorvida, que denominamos radiação alfa (α), e uma com maior poder de penetração, que denominamos radiação beta (β). Sobre a descoberta de Rutherford podemos afirmar ainda: I. A radiação alfa é atraída pelo polo negativo de um campo elétrico. II. O baixo poder de penetração das radiações alfa decorre de sua elevada massa. III. A radiação beta é constituída por partículas positivas, pois se desviam para o polo negativo do campo elétrico. IV. As partículas alfa são iguais a átomos de hélio que perderam os elétrons. Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) I, apenas b) I e II c) III, apenas d) I, II e IV e) II e IV 17. (Ufrgs) A partir do século XIX, a concepção da ideia de átomo passou a ser analisada sob uma nova perspectiva: a experimentação. Com base nos dados experimentais disponíveis, os cientistas faziam proposições a respeito da estrutura atômica. Cada nova teoria atômica tornava mais clara a compreensão da estrutura do átomo. Assinale, no quadro a seguir, a alternativa que apresenta a correta associação entre o nome do cientista, a fundamentação de sua proposição e a estrutura atômica que propôs.
5 18. (UFU) Um átomo excitado emite energia, muitas vezes em forma de luz visível, porque a) um dos elétrons decai para níveis de energia mais baixos, aproximando-se do núcleo. b) um dos elétrons foi arrancado do átomo. c) um dos elétrons desloca-se para níveis de energia mais altos, afastando-se do núcleo. d) os elétrons permanecem estacionários em seus níveis de energia 19. Em 1913, Niels Bohr propõe um modelo atômico incompatível com a Física da época, no qual os elétrons devem circular o núcleo atômico em órbitas com energias bem definidas, ou seja, discretas. Em 1923, Louis de Broglie postula a dualidade onda-partícula para corpos microscópicos, admitindo que o movimento do elétron em torno do núcleo atômico, no modelo de Bohr, estivesse associado a ondas estacionárias. Com relação às ondas estacionárias, assinale o que for correto. 01. Elas só ocorrem em condições especiais e discretas, ou seja, não contínuas. 02. Elas surgem da interferência de trens de ondas. 04. A frequência fundamental de uma onda estacionária é dependente da velocidade de propagação da onda no meio. 08. Para uma dada energia da fonte de ondas, o número de ventres de uma onda estacionária não é dependente da densidade do meio de propagação da onda. 16. Elas propiciam a existência das frequências naturais de ressonância em instrumentos sonoros. 20. O elemento hélio foi primeiro descoberto no Sol, e somente depois na Terra (hélios, em grego, quer dizer Sol). Você imagina como essa descoberta foi feita? 21. (URCA) Sendo h = 6, J s a constante de Planck e c = m/s a velocidade da luz (no vácuo), então um quantum de raios X de comprimento de onda igual a possui uma energia igual possui uma energia igual à: a) 2,0 J; b) 3,3 J; c) 6,63 x J; d) 6,62 J; e) 2,24 J. 22. Transições eletrônicas, em que fótons são absorvidos ou emitidos, são responsáveis por muitas das cores que percebemos. Na figura abaixo, vê-se parte do diagrama de energias do átomo de hidrogênio.
6 Na transição indicada (E 3 E 2 ), um fóton de energia a) 1,9 ev é emitido. b) 1,9 ev é absorvido. c) 4,9 ev é emitido. d) 4,9 ev é absorvido. e) 3,4 ev é emitido. 23. Determinar a frequência (em Hz) das ondas de matéria de um elétron que se desloca com velocidade igual a 10 6 m/s. Desconsidere efeitos relativísticos. Dados: h = 6, J s; massa do elétron = 9, kg. 24. Em um átomo, o primeiro nível, ocupado por um elétron, tem energia E 1 = -2,6 x J e o segundo, desocupado, tem energia E 2 = -1,3 x J. Ao ser iluminado com luz monocromática, de determinada frequência, esse átomo absorve um fóton e, com isso, o elétron passa do primeiro nível para o segundo. Sabe-se que o valor da constante de Planck é de 6,6 x Js. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que, na situação descrita, a frequência da luz incidente no átomo é de, aproximadamente, a) 1 x s 1. b) 2 x s 1. c) 3 x s 1. d) 4 x s A tabela mostra alguns dos níveis de energia para o átomo de hidrogênio. Dado: h = 4, e V s De acordo com a teoria de Bohr, quando o elétron passa do nível estacionário excitado 2 para o nível fundamental 1, o fóton é emitido com energia, em ev, e frequência aproximada, em hertz, respectivamente, a) 17 e 4, b) 13,6 e 4, c) 10,2 e 4, d) 10,2 e 2, e) 13,6 e 2, (UFBA) Quando um feixe luminoso passa através de um prisma, ele se decompõe em um espectro de cores que correspondem às luzes de diversos comprimentos de onda que compõem o feixe. Um gás monoatômico rarefeito, contido em uma ampola de vidro, é submetido a uma descarga elétrica e produz uma luz que, ao passar através de um prisma, decompõe-se em um espectro de raias coloridas, cujo padrão é característico do gás. A primeira explicação teórica para esse espectro, com base na teoria atômica, foi dada, em 1913, por Niels Bohr que, partindo do modelo atômico de Rutherford, estabeleceu um conjunto de postulados a partir dos quais era possível explicar, dentre outras coisas, o espectro observado. Esses postulados estabelecem que os elétrons giram ao redor do núcleo, em órbitas circulares estáveis, nas quais eles podem permanecer sem perder energia, que as órbitas são quantizadas, possuindo, cada uma, um valor discreto de energia, e que o elétron, quando é forçado a mudar de uma órbita para outra, absorve ou libera uma determinada quantidade de energia. Com base nos postulados de Bohr, explique a produção das linhas espectrais observadas.
7 27. (UFJF) De acordo com o modelo de Bohr, as energias possíveis dos estados que o elétron pode ocupar no átomo de hidrogênio são, aproximadamente, dadas por, em que E 0 = 13,6eV e n =1,2,3,4,... O elétron faz uma transição do estado excitado n = 2 para o estado fundamental n = 1. Admitindo que a massa do átomo de hidrogênio é igual à massa do próton m p = 1, , faça o que se pede nos itens seguintes. a) Calcule a energia E, em elétrons-volt, do fóton emitido. b) Sabendo que a quantidade de movimento (momento linear) do fóton emitido é dada por Q = E/c considerando que a quantidade de movimento do sistema se conserva, qual é a velocidade v de recuo do átomo? 28. (UFU) Em 1926, Louis de Broglie formula, na sua tese de doutorado, que as partículas deveriam se comportar como ondas, da mesma forma que a luz, considerada primeiramente como de caráter ondulatório, deveria ser descrita como partícula para explicar o comportamento do espectro de radiação de um corpo negro. A hipótese de de Broglie foi confirmada experimentalmente de forma independente por George P. Thomson e Joseph Davisson, em experiências realizadas usando elétrons em que a difração de partículas foi observada pela primeira vez. Nestes experimentos, as partículas incidem em uma rede de difração, que consiste de uma série de fendas do mesmo comprimento localizadas a uma distância igualmente espaçada, conhecida como espaçamento da rede. O comprimento da fenda deve ser comparável com o comprimento da onda incidente. Na tabela 1, são reportados alguns comprimentos de onda, λ, de objetos materiais, todos se movendo com velocidade igual a 100 m/s. Na tabela 2, são reportados o valor de algumas distâncias na natureza. Analise as seguintes afirmações sobre os dados das tabelas. I. O comprimento de onda é inversamente proporcional ao momento linear da partícula, com uma constante de proporcionalidade da ordem de II. Pode-se usar um arranjo de átomos de hidrogênio para estudar a difração de bolas de basebol. III. Lâminas de ouro podem ser usadas como redes de difração em experimentos de difração de elétrons. Usando a tabela e as informações do enunciado, assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas. a) Apenas I. b) Apenas I e III. c) Apenas I e II. d) Apenas III.
8 29. Calcular o módulo da quantidade de movimento de um fóton de raio X de comprimento de onda igual a m. Dado: h = 6, J s 30. Calcular o comprimento de onda de De Broglie de um elétron do átomo de hidrogênio em sua primeira órbita, cuja velocidade é 2, m/s. Dado: h = 6, J s; massa do elétron = 9, kg. 31. Determinar o comprimento de onda de radiação correspondente a segunda linha da série de Balmer. A que cor do espectro visível se corresponde? 32. Determinar o raio, a velocidade e a energia para o segundo nível do íon 2 He +. O íon de Hélio tem número atômico: Z (He) = Determinar a incerteza da quantidade de movimento do elétron de modo que podemos localizá-lo em uma região e x m 1, J.s 34. Uma bala tem velocidade de 400 m/s, medida com precisão de 0,02%. Determine a incerteza na determinação de sua posição. Dado: massa da bala = 50 g e 1, J.s 35. A vida-média de estado excitado do átomo de mercúrio é aproximadamente 10 8 s. Calcular a incerteza na energia desse nível excitado. 36. Descreva a idéia introduzida por Sommerfeld em Em que se baseia o princípio da dualidade? O que propôs De Broglie? 37. Calcule o comprimento de onda do movimento de uma pulga de massa 2 mg saltando a uma velocidade de 18 km/h (você pode trombar com uma por aí!) e prove que ela é uma partícula. 38. Descreva esquematicamente o desdobramento dos níveis energéticos. 39. O que diz o princípio da Incerteza de Heisenberg? 40. Qual foi a contribuição de Schrödinger para o modelo atômico atual? 41. O que é um orbital? Desenhe, esquematicamente, os três orbitais p. 42. (UEG - adaptada) CIENTISTAS MEDEM ENERGIA LIBERADA PELOS ELÉTRONS NOS ÁTOMOS Com a ajuda de feixes laser, os pesquisadores poderão controlar o zigue-zague das partículas entre as diferentes órbitas atômicas. Medir os níveis de energia dos átomos com exatidão e baixo custo já é possível graças aos pesquisadores do Jila, uma "joint venture" entre o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia do Departamento do Comércio e a Universidade de Colorado, em Boulder. Assim como um satélite necessita de impulso para alcançar órbitas terrestres mais elevadas, os elétrons também requerem energia (em dimensões quânticas) para saltarem de uma órbita para outra ao redor do núcleo do átomo. Pesquisadores da Jila utilizaram luz laser para impulsionar os elétrons do átomo de rubídio para os níveis mais altos de energia. Então, detectaram a energia liberada pelos átomos na forma de luz fluorescente assim que eles voltavam ao seu estado natural. Segundo os pesquisadores, a nova técnica permitirá que os cientistas mensurem e controlem as transições entre os níveis atômicos de energia de forma muito mais eficiente. Poderá ter também aplicações práticas em muitos campos, incluindo astrofísica, computação quântica, análise química e síntese química. Disponível em: Acesso em: 11 maio Sobre a eletrosfera, considere as afirmações a seguir: I. A absorção e a emissão de energia pelos átomos, quando os elétrons mudam de níveis de energia, podem ser ampliadas no laser ("Light Amplification by Stimulated emission of Radiation"). II. O modelo atômico atual criado entre 1924 e 1927 por De Broglie, Heisenberg e Schrödinger - denominado modelo da mecânica quântica - não admite mais a existência de órbitas, nem circulares nem elípticas, para os elétrons. III. Os orbitais 2s e 3s são esfericamente simétricos. A probabilidade de se encontrar um elétron num raio que se aproxima do infinito é igual a zero. Marque a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. c) Apenas a afirmação II é verdadeira. d) Apenas a afirmação III é verdadeira.
9 e) Todas as afirmações são verdadeiras. 43. (UFRRJ) Leia o texto a seguir....pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas só não se esqueçam Da rosa da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária... MORAIS, V. de. MATOGROSSO, N. Capturado em 27/07/2003. O trecho do texto citado acima faz referência aos aspectos negativos da energia nuclear, que, juntamente com outras citações, faz com que algumas pessoas se esqueçam dos benefícios que podem ser alcançados, depois que o homem elucidou a estrutura atômica e dominou em várias áreas a tecnologia nuclear. Observando os itens a seguir, assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas sobre a estrutura atômica I - Orbital é a região do átomo mais provável de se encontrar um elétron. II - No máximo dois elétrons podem compartilhar um mesmo orbital. III - Dois elétrons de um mesmo átomo jamais apresentarão os quatro números quânticos iguais. a) Apenas III está correta. b) Apenas I e III estão corretas. c) Apenas II está correta. d) Todas as afirmativas estão corretas. e) Apenas I está correta. 44. (SANTA CASA) Se todos os orbitais p representados abaixo estivessem totalmente preenchidos, haveria nesses orbitais, elétrons em número de a) 3. b) 4. c) 6. d) 8. e) 12.
www.professormazzei.com - ATOMÍSTICA Folha 04 João Roberto Mazzei
Questão 01 Rutherford idealizou um modelo atômico com duas regiões distintas. Esse modelo pode ser comparado a um estádio de futebol com a bola no centro: a proporção entre o tamanho do estádio em relação
Evolução dos Modelos Atômicos
Evolução dos Modelos Atômicos 1. (Puc - RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de a) níveis e subníveis de energia. b) cargas positivas e negativas. c) núcleo e eletrosfera. d) grandes espaços
I O átomo é constituído por duas regiões distintas: o núcleo e a eletrosfera.
Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Como não é possível ver os átomos, Dalton, Thomson e Rutherford elaboraram modelos para ilustrá-los, em função de resultados obtidos em experiências realizadas
Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO
Evolução dos Modelos Atômicos A DESCOBERTA DO ÁTOMO A DESCOBERTA DAS PARTÍCULAS SUBATÔMICAS Após Dalton ter apresentado sua teoria atômica, em 1808, na qual sugeria que os átomos eram indivisíveis, maciços
Atomística (I parte):
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo Histórico do Átomo: Modelo dos gregos - Atomismo; Modelo de 1808 - Dalton Modelo de 1898 Thompson Modelo de 1911 Rutherford Modelo de 1913 Bohr Modelo
A Natureza Elétrica da Matéria
A Natureza Elétrica da Matéria Você já parou para pensar que toda matéria na natureza é eletricamente neutra? Pelo menos no planeta Terra podemos afirmar isso! Talvez tenha sido essa observação que levou
Principais modelos atômicos. Modelo Atômico de Thomson (1898)
Principais modelos atômicos Modelo Atômico de Thomson (1898) Com a descoberta dos prótons e elétrons, Thomson propôs um modelo de átomo no qual os elétrons e os prótons, estariam uniformemente distribuídos,
Teoria Atômica da Matéria
Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 500 d.c.) Iatroquímica.
ESTRUTURA DO ÁTOMO. 3. (G1 - cftmg 2016) Sobre as propriedades do íon sulfeto ( ) verdadeiro ou (F) para falso.
1. (Udesc 2014) O enunciado Em um mesmo átomo, não podem existir dois elétrons com o mesmo conjunto de números quânticos refere-se a(ao): a) Princípio da Exclusão de Pauli. b) Princípio da Conservação
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA
NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA Edição de janeiro de 2009 CAPÍTULO 4 MODELOS ATÔMICOS E VELHA TEORIA QUÂNTICA ÍNDICE 4.1- Primórdios
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 01 TURMA ANUAL. 05. Item A
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS 01. Item B AULA 01 TURMA ANUAL I Correto. Ao passar para um nível mais interno o elétron emite energia na forma de luz. II Falso. Rutherford não propôs um átomo maciço,
Leupico a matéria é discreta ou contínua? - átomos
Estrutura Atômica A descoberta da estrutura atômica Os gregos antigos foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. Thales água Anaxímenes ar Heráclito fogo Empédocles
ESTRUTURA GERAL DO ÁTOMO. NÚCLEO - Prótons: p + - Nêutrons: n o. ELETROSFERA - Elétrons: e - o 3) CARGA ATÔMICA E CARGA IÔNICA
QUÍMICA GERAL ATOMÍSTICA Professor: Ramon Lamar ESTRUTURA GERAL DO ÁTOMO NÚCLEO - Prótons: p + - Nêutrons: n o ELETROSFERA - Elétrons: e - o ) NÚMERO ATÔMICO Corresponde ao número total de prótons presente
Profª.. Carla da Silva Meireles
Estrutura eletrônica dos átomos Profª.. Carla da Silva Meireles O que fazem os elétrons? Como eles se mantém em órbita? As leis da física eram insatisfatórias para descrever movimento de partículas tão
ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS
1. Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897). II- O átomo é uma esfera maciça (1808). III- O átomo é formado por
ATOMÍSTICA. 18- O ânion NO 3 é isoeletrônico do átomo T. Qual o número atômico de T? A) 15 B) 16 C) 31 D) 32 E) 63
MODELOS ATÔMICOS 1- (UFMG) Com relação ao modelo atômico de Bohr, a afirmativa FALSA é A) cada órbita eletrônica corresponde a um estado estacionário de energia. B) o elétron emite energia ao passar de
Capítulo 2 Estrutura Atômica
Capítulo 2 Estrutura Atômica Teoria atômica da matéria John Dalton: Cada elemento é composto de átomos. Todos os átomos de um elemento são idênticos. Nas reações químicas, os átomos não são alterados.
Dalton Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; Os átomos de um mesmo el
Modelos Atômicos Dalton Os átomos são partículas reais, descontínuas e indivisíveis de matéria, e permanecem inalterados nas reações químicas; Os átomos de um mesmo elemento são iguais entre si: Os átomos
OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF
OLIMPÍADA PIAUIENSE DE QUÍMICA - 2014 Modalidade EF INSTRUÇÕES 1 Esta prova contém oito questões no total, sendo duas questões abertas e seis questões de múltipla escolha. 2 Antes de iniciar a prova, confira
FILÓSOFOS GREGOS. Tales de Mileto (625-547) Anaxímenes (séc. VI a.c.) Empédocles (480-430 a.c.) Aristóteles (séc. IV a.c.
FILÓSOFOS GREGOS Tales de Mileto (65-547) A ÁGUA é a essência de tudo. Anaxímenes (séc. VI a.c.) O AR seria o elemento que constituiria O universo. Heráclito (540-480 a.c.) O FOGO é o terceiro elemento
ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS
ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS MECÂNICA QUÂNTICA E OS ORBITAIS ATÔMICOS 1926 Físico austríaco Erwin Schrödinger Equação de onda de Schrödinger Incorpora tanto o comportamento ondulatório como o de partícula
LISTA de FÍSICA MODERNA PROFESSOR ANDRÉ
LISTA de FÍSICA MODERNA PROFESSOR ANDRÉ 14 1. (Fuvest 013) Em uma reação de síntese, induzida por luz vermelha de frequência f igual a 4,3 10 Hz, ocorreu a formação de 10 g de glicose. Determine a) o número
QUANTIZAÇÃO DA ELETRICIDADE, DA LUZ E DA ENERGIA
QUANTIZAÇÃO DA ELETRICIDADE, DA LUZ E DA ENERGIA 1 A DESCOBERTA DO ELÉTRON P ~ 10-3 atm gás ionizado - PLASMA P ~ 10-6 atm RAIOS INVISÍVEIS RAIOS CATÓDICOS Experiência J.J. Thomson - RELAÇÃO (e/m) 2 QUANTIZAÇÃO
FÍSICA RADIOLOGICA. Prof. Emerson Siraqui
FÍSICA RADIOLOGICA Prof. Emerson Siraqui RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Para concluirmos o que é radiações de forma bem simples é um transporte de energia que se propaga a partir de uma fonte em todas direções.
Aula 2: Estrutura Atômica
Aula 2: Estrutura Atômica Histórico u Grécia Antiga: Alquimistas (400 a.c.) - Matéria consiste de partículas distintas indivisíveis (átomos) - Ausência de evidências experimentais u Teoria Atômica dos
FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA. Proº. Lillian Lemos E-mail: [email protected]
FÍSICA APLICADA A RADIOLOGIA Proº. Lillian Lemos E-mail: [email protected] ESTADOS DA MATÉRIA Três tipos: -Estado Fundamental -Estado Excitado -Estado Ionizado ESTADOS DA MATÉRIA Estado Fundamental:
Apostila 1 Física. Capítulo 3. A Natureza das Ondas. Página 302. Gnomo
Apostila 1 Física Capítulo 3 Página 302 A Natureza das Ondas Classificação quanto a natureza Ondas Mecânicas São ondas relacionadas à oscilação das partículas do meio. Portanto, exige a presença de meio
A radioatividade e a idade da Terra
A radioatividade e a idade da Terra Luiz Fernando Mackedanz [email protected] Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS, Brasil L. F. Mackedanz
O mundo do átomo. Era hora do lanche e Maristela foi comer sua. 1/2 maçã... 1/4 de maçã... 1/8 de maçã... 1/16 de maçã...maçã?
A U A UL LA O mundo do átomo Era hora do lanche e Maristela foi comer sua maçã. Pegou uma faquinha e cortou a maçã ao meio. Depois cortou-a ao meio outra vez, e mais outra. De repente, passou-lhe pela
Lista de exercícios de Física / 2 Bimestre Unidades 1, 2 e 3
Nota Lista de exercícios de Física / 2 Bimestre Unidades 1, 2 e 3 Data: 18 de maio de 2012 Curso: Ensino Médio 3 ano A Professora: Luciana M.A. Teixeira Nome: Nº Instruções gerais Para a resolução desta
Professora Sonia Exercícios sobre atomística - Modelos Atômicos
Exercícios sobre atomística - Modelos Atômicos 1. (Cftmg) O filme Homem de Ferro 2 retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico.
Aula II - Tabela Periódica
Aula II - Tabela Periódica Tutora: Marcia Mattos Pintos Rio Grande, 16 agosto de 2014. Revisão Átomo: Unidade fundamental da matéria; Partes do átomo: núcleo e eletrosfera. Carga Elétrica das partículas
Max von Laue sugeriu que se os raios X fossem uma forma de radiação eletromagnética, efeitos de interferência deveriam ser observados.
Unidade - Aula 3 Propriedades da Onda de Matéria* * Tradução e adaptação livre das aulas do Professor Rick Trebino em: www.physics.gatech.edu/frog 3.1 Espalhamento de Raio X 3. Ondas de De Broglie 3.3
Distribuição Eletrônica- Aula Cursinho TRIU- 21/05/12. Elétrons. K (n=1) L(n=2) M(n=3) N(n=4) O(n=4) P(n=5) Q(n=6) 2 8 18 32 32 18 8
Cursinho pré-vestibular- TRIU Prof: Luciana Assis Terra Distribuição Eletrônica- Aula Cursinho TRIU- 21/05/12 Átomo Núcleo Eletrosfera Elétrons Eletrosfera Camadas (níveis) Subcamadas (subníveis) Obs:
Turma: Terça-feira ( ) Quarta-feira diurno ( ) Quarta-feira noturno ( ) Quinta-feira ( ) Sexta-feira ( ) Nome do aluno ID Assinatura
005 Lista de exercícios que deve ser entregue no dia da prova (conteúdo: propriedades da matéria, unidades de medidas, estrutura atômica, propriedades eletrônicas e tabela periódica Química para Engenharia
Teoria Quântica e Estrutura Atómica
Capítulo 7 Teoria Quântica e Estrutura Electrónica dos Átomos Da Física Clássica à Teoria Quântica Efeito Fotoeléctrico Teoria de Bohr do Átomo de Hidrogénio Natureza Dual do Electrão Mecânica Quântica
RAIOS-X. aspectos gerais J.R. Kaschny (2013)
RAIOS-X aspectos gerais J.R. Kaschny (2013) Introdução Os raios X são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante à luz visível. Seu comprimento de onda vai de 0,05 Å até dezenas de angstrons, descobertos
Dualidade onda-corpúsculo para a matéria. Relação de De Broglie Princípio de Incerteza e Mecânica Quântica Física em acção
FÍSICA QUÂNTICA Uma brevíssima introdução 12.º ano Maio de 2010 Marília Peres Introdução à física quântica A quantização da energia de PlancK A teoria dos fotões de Einstein Dualidade onda-corpúsculo para
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQI PROF.: ANTONIO REINALDO CESTARI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA- CCET DEPARTAMENTO DE QUÍMICA - DQI PROF.: ANTONIO REINALDO CESTARI Teoria atômica - Exemplos numéricos 1) A freqüência da radiação
RAIAS ESPECTRAIS. I. Introdução. II. Fórmulas espectrais empíricas
AIAS ESPECTAIS Gil Bazanini Depto. de Engenharia Mecânica -FEJ/UDESC Ivani T Lawall Depto. de Física -FEJ/UDESC Joinville SC I. Introdução Quando a luz emitida por uma fonte luminosa atravessa um prisma
Estrutura Atômica. Química A EVOLUÇÃO ATÔMICA MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE JOHN DALTON (1808) RUTHERFORD (1911) MODELO ATÔMICO DE THOMSON (1897)
MODELOS ATÔMICOS A Primeira Idéia A estrutura da matéria é um dos assuntos inacabados da ciência. Tudo começou na Grécia Antiga quando Demócrito e Leucipo, ambos filósofos, pensavam: se pegássemos algo
Química. Resolução das atividades complementares. Q33 Distribuição eletrônica
Resolução das atividades complementares 3 Química Q33 Distribuição eletrônica p. 6 1 (Uniube-MG) Um átomo cuja configuração eletrônica é 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 tem como número atômico: a) 10 c)
CARGAS ELÉTRICAS. Por Jonathan T. Quartuccio
CARGAS ELÉTRICAS Por Jonathan T. Quartuccio Há muito tempo o homem vem estudando fenômenos relacionados a eletricidade. Na Grécia antiga, o fenômeno de atração entre corpos já era observado quando se atritava
Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina: Química Geral Prof. Me. Thiago Orcelli. Aluno:
1 Faculdade Pitágoras de Londrina Disciplina:. Aluno: Turma: Exercícios de Fixação englobando conteúdos das Aulas 1-4. Orientação: Escolha um livro de Química Geral disponível na biblioteca e resolva os
Física IV. Fótons e Natureza Ondulatória da Luz. Sears capítulo 38-39. Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Física IV Fótons e Natureza Ondulatória da Luz Sears capítulo 38-39 Prof. Nelson Luiz Reyes Marques Corpo Negro Um objeto em qualquer temperatura emite radiação eletromagnética, frequentemente denominada
www.professormazzei.com Classificação Periódica Folha 03 - Prof.: João Roberto Mazzei
Questão 01 Considera-se que quatorze elementos químicos metálicos são essenciais para o correto funcionamento do organismo, portanto indispensáveis para manter a saúde. Os referidos elementos estão listados
FÍSICA MODERNA. Física Quântica
FÍSICA MODERNA Física Quântica Teoria dos Quanta: Proposta por Planck, em 1900. A energia não é continua, mas discreta. As partículas que transportam essa energia bem definida são chamadas de fótons. E=h.
Modelos atômicos. Modelo de Bohr
Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr
Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos
Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (Ufg) Leia o poema apresentado a seguir. 3 Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes
Distribuição Eletrônica Números Quânticos
Distribuição Eletrônica Números Quânticos 01. (UFPR-91) Relativamente à configuração eletrônica 2s 2 2p 6 3s 2, são corretas as afirmações: 01. É uma configuração impossível, já que existem elétrons no
FUNDAÇÃO LUSÍADA UNILUS CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA ANDRÉ LUIZ SILVA DE JESUS SÍNTESE DA MATÉRIA DE FÍSICA APLICADA DO 1º SEMESTRE
FUNDAÇÃO LUSÍADA UNILUS CURSO DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA ANDRÉ LUIZ SILVA DE JESUS SÍNTESE DA MATÉRIA DE FÍSICA APLICADA DO 1º SEMESTRE SANTOS 2012 Matéria, Energias e Interações Para a produção dos raios
Efeito fotoeléctrico Determinação da constante de Planck
Efeito fotoeléctrico Determinação da constante de Planck Objectivos: - Verificação experimental do efeito fotoeléctrico - Determinação da energia cinética dos fotoelectrões em função da frequência da luz
QUÍMICA Aula 4. Leis Naturais da Química e Modelos Atômicos
QUÍMICA Aula 4 Leis Naturais da Química e Modelos Atômicos No final do séc. XVIII, o cientista Antoine Lavoisier realizou uma série de experiências em recipientes fechados e efetuando pesagens com balanças
3 Reações Proibidas por Spin
3 Reações Proibidas por Spin Em reações químicas, elétrons ligantes são redistribuídos quando ligações químicas são quebradas e formadas. Quando alguns dos elétrons dos reagentes ou dos produtos são desemparelhados,
Evolução do Modelo Atômico
Evolução do Modelo Atômico A constituição da matéria que forma o mundo vem intrigando pensadores desde a Grécia Antiga, berço da intelectualidade, com Leucipo e Demócrito, os primeiros a usarem a palavra
16 N. Verifica-se que a menor distância entre duas cristas da onda é igual a 4,0 m. Calcule a freqüência desta onda, em Hz.
1. Considere o gráfico adiante, que representa a grandeza A em função do tempo t (em unidades de 10 s). a) Se a grandeza A representar a amplitude de uma onda sonora, determine sua freqüência. b) Se a
Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica
Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque
Física Elétrica Cargas Elétrica e Eletrização Prof. Marco Simões. Exercícios 1
Física Elétrica Cargas Elétrica e Eletrização Prof. Marco Simões Exercícios 1 1. Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (considere! = 1,6 10!!"!).
O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete
1.(Cftmg) O filme Homem de Ferro 2 retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico. Após interpretar informações deixadas por
FÍSICA. Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 10 3 kg/m 3. Resposta: 29. Justificativa:
FÍSICA Dados: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2 Densidade da água: 10 3 kg/m 3 01. Considere a massa de uma molécula de água igual a 3 10-26 kg. Seja 10 N, a ordem de grandeza do número de moléculas de
Lista de fundamentos em ondulatória Prof. Flávio
1. (Ufmg 1997) Um menino, balançando em uma corda dependurada em uma árvore, faz 20 oscilações em um minuto. Pode-se afirmar que seu movimento tem a) um período de 3,0 segundos. b) um período de 60 segundos.
CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA
CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS E PERIODICIDADE QUÍMICA A tabela periódica é o guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos. Ela está estruturada de forma que os elementos com o mesmo padrão de configurações
Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico Prof. Alex S. Vieira
Tema de Física Eletrostática Força elétrica e campo elétrico 1) Se, após o contato e posterior separação, F 2 é o módulo da força coulombiana entre X e Y, podese afirmar corretamente que o quociente F
Difração. Página 1 de 7
Difração 1. (Ufu 2015) Um feixe de elétrons incide sobre uma superfície, demarcando os lugares onde a atinge. Todavia, há um anteparo com duas aberturas entre a fonte emissora de elétrons e a superfície,
Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco. Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007. Nome: n.º aluno: Turma:
Ficha de Trabalho nº 3 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2006 / 2007 Nome: n.º aluno: Turma: 1. Considera a seguinte imagem: a) O que representa a parte
MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS
MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS LEMBRETES! Olá, galerinha!! (: Eu sou a Lygia, monitora de Química do Descomplica e tenho alguns recadinhos: Dúvidas & material da
LISTA ELETROSTÁTICA 3ª SÉRIE
1. (Pucrj 013) Duas cargas pontuais q1 3,0 μc e q 6,0 μc são colocadas a uma distância de 1,0 m entre si. Calcule a distância, em metros, entre a carga q 1 e a posição, situada entre as cargas, onde o
CARGA ELÉTRICA. Unidade de medida no S.I.: Coulomb (C) 1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25. 10 18 prótons (ou elétrons).
Introdução à Eletrostática DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: NOTA: ASS: INTRODUÇÃO Na Grécia antiga (séc. IV ac) algumas pessoas observaram que um pedaço de âmbar, atritado
ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO,
ELETROSTÁTICA wagnumbers.com.br O UNIVERSO PODE SER CARACTERIZADO POR GRANDEZAS FUNDAMENTAIS: MATÉRIA / MASSA, ENERGIA, ESPAÇO, E TEMPO. A MATÉRIA É CONSTITUÍDA POR PARTÍCULAS MUITO PEQUENAS CHAMADAS DE
FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO
FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 08 ELETRIZAÇÃO E FORÇA ELÉTRICA REVISÃO Fixação 1) (CESGRANRIO) No modelo mais elementar do átomo de hidrogênio (modelo de Bohr), o elétron gira em órbita circular em torno do próton
Qímica Estrutura At mica
Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles
Introdução à Estrutura Atômica. Materiais Elétricos
Introdução à Estrutura Atômica Materiais Elétricos Introdução à Estrutura Atômica 1 - Introdução a Ciências dos Materiais Todo projetista está sempre interessado nos materiais que lhe são disponíveis.
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 03 Modelos atômicos e suas
48 Mergulhando no núcleo do átomo
A U A UL LA Mergulhando no núcleo do átomo Outro dia, Maristela chegou atrasada ao trabalho. Também, não é para menos: estudar de noite e trabalhar de dia não é nada fácil! Ela estava muito cansada e,
Curso Wellington Química Estrutura do Átomo Prof Hilton Franco
2 1. (Uesc 2011) As espécies químicas iônicas 82 Pb + 4 e 82 Pb +, provenientes de isótopos distintos de chumbo encontrados na natureza, apresentam a) massas atômicas iguais. b) número de massa e de nêutrons
Aula 15 Campo Elétrico
1. (Fatec 2010) Leia o texto a seguir. Técnica permite reciclagem de placas de circuito impresso e recuperação de metais Circuitos eletrônicos de computadores, telefones celulares e outros equipamentos
Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus Modelo Quântico da Luz
EF Página 1 of 6 Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Física Laboratório de Física Moderna Roteiro do Experimento Efeito Fotoelétrico Modelo Ondulatório da Luz versus
MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características
QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES
Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no
ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos
ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808
Simulado Ondulatória
Simulado Ondulatória 1-) (ITA/87) Considere os seguintes fenômenos ondulatórios: I-) Luz II-) Som III-) Perturbação propagando-se numa mola helicoidal esticada. Podemos afirmar que: a-) I, II e III necessitam
TEORIA DOS ORBITAIS MOLECULARES -TOM
TEORIA DOS ORBITAIS MOLECULARES -TOM TOM - Importância - Elucidar alguns aspectos da ligação não explicados pelas estruturas de Lewis, pela teoria da RPENV e pela hibridização. - Exemplo: Por que o O 2
Introdução à ondulatória.
Ondulatórios - Exercícios Introdução à ondulatória. 1- Classifique as ondas a seguir de acordo com sua natureza e modo de propagação Ondas FM Ondas em uma mola comprimida e depois liberada Raios-X Som
Os tipos de ligações químicas do ponto de vista energético e estrutural
Os tipos de ligações químicas do ponto de vista energético e estrutural Introdução Numa substância real geralmente há uma forma de ligação química predominante, como por exemplo, a ligação covalente existente
Questão Aula. Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Questão Aula Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos DISCIPLINA: Física e Química Módulo: Q1 2015/2016 10 ºAno de escolaridade Duração: 90 minutos Nome: N.º 8 páginas
Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Prof. Emiliano Chemello
Resolução da Prova de Química Vestibular Inverno UPF 2003 Professor Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano [email protected] Questões Resoluções Os óxidos básicos (Oxigênio ligado a um metal de
mais vapores do vinho. É, portanto, uma mistura homogênea.
Resolução das atividades complementares Química p. I. Falsa. As amostras A e B contêm a mesma substância (naftalina). Essas amostras se fundem, portanto, na mesma temperatura. II. Falsa. A temperatura
Prof. A.F.Guimarães Questões de Eletricidade 1 Carga Elétrica
Questão 1 rof..f.guimarães Questões de Eletricidade 1 Carga Elétrica (UFG) Dadas as afirmações: I. O elétron é uma partícula que apresenta a menor carga elétrica conhecida e repele prótons. II. O próton
Distribuição Eletrônica Tabela Periódica
Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Distribuição Eletrônica Tabela Periódica Orbitais e Números Quânticos N o Quântico Principal Camada Subcamada
CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA
Unidade 2 A matéria 29 Elemento Símbolo alquímico Nome em inglês Dalton Símbolo em inglês Nome em latim Berzelius Símbolo em latim Ouro Gold G Aurum Au Prata Silver S Argentum Ag Ferro Iron I Ferrum Fe
MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR.
MASSA ATÔMICA, MOLECULAR, MOLAR, NÚMERO DE AVOGADRO E VOLUME MOLAR. UNIDADE DE MASSA ATÔMICA Em 1961, na Conferência da União Internacional de Química Pura e Aplicada estabeleceu-se: DEFINIÇÃO DE MASSA
Termômetros de Radiação. Prof. Valner Brusamarello
Termômetros de Radiação Prof. Valner Brusamarello Termômetros de Radiação Todos os corpos na natureza são formados por moléculas, formadas por átomos. Todas as partículas são em essência cargas elétricas.
Tabela Periódica (localização e propriedades)
Tabela Periódica (localização e propriedades Questão 01 Três átomos cujos números atômicos são 8, 11 e 17 estão classificados na tabela periódica, respectivamente, como a um gás nobre, um metal alcalino
RÁPIDA INTRODUÇÃO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES Simone Coutinho Cardoso & Marta Feijó Barroso UNIDADE 2. Radiação: o que é, de onde vem
Radiação: o que é, de onde vem RÁPIDA INTRODUÇÃO À FÍSICA DAS RADIAÇÕES Simone Coutinho Cardoso & Marta Feijó Barroso UNIDADE 2 Objetivos: discutir o que é radiação, como caracterizá-la em função de sua
Fenômenos Ondulatórios
Fenômenos Ondulatórios São fenômenos que ocorrem com as ondas. Exemplos: Reflexão,refração,difração,interferência, polarização e outros. Alguns destes fenômenos ocorrem somente com ondas transversais,
QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.
QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -
LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini
LOGO Modelos Atômicos Profa. Núria Galacini Demócrito: no século IV a.c. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo. John Dalton: em 1808 formulou uma definição acerca dos
CAPÍTULO II O ÁTOMO E A TABELA PERIÓDICA
CAPÍTULO II O ÁTOMO E A TABELA PERIÓDICA 2.1. O ÁTOMO A idéia de átomo como a menor parte da matéria que guarda as propriedades específicas dos materiais não se impôs sem resistência. Somente após o tratamento
