Recuperação de Vapores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recuperação de Vapores"

Transcrição

1 Recuperação de Vapores Paulo R. Bittar

2 RECUPERAÇÃO DE VAPORES DURANTE O CARREGAMENTO DE CAMINHÕES-TANQUES RESUMO Combustíveis voláteis como gasolina e etanol, e em menor grau o diesel, apresentam pressão de vapor elevada, o que implica dizer que a quantidade de vapor emitida durante as operações de transferência de produto são significativas. Durante o carregamento de um caminhão-tanque com gasolina, a perda frequentemente supera 0,1% da massa de combustível transferida. Capturar os vapores é tecnicamente simples, e uma vez capturado, os vapores podem ser ventilados, incinerados ou recuperados. A recuperação é a opção preferida, e em muitos casos o valor do produto recuperado pode pagar os gastos com a implantação do sistema de recuperação em um curto espaço de tempo - muitas vezes em menos de dois anos. Este artigo descreve as Unidades de Recuperação de Vapores (URV), que utilizam refrigeração para condensar os vapores de hidrocarbonetos. COMBUSTÍVEIS E SEUS VAPORES A pressão de vapor dos combustíveis é normalmente expressa como Pressão de Vapor Reid (RVP), medida em condições específicas e a 37,8 C, e é uma indicação da volatilidade do combustível.

3 Valores Típicos de RVP, para alguns combustíveis são mostrados na tabela 1 abaixo. Combustível RVP (kpa) RVP (bar) RVP (Psi) Gasolina ,4-0,6 6 9 Comb. de Aviação ,1-0,2 1 3 Diesel ,15-0,2 2 3 Querosene 1-4 0,01-0,04 0,1-0,5 Tabela 1 - RVP de combustíveis comuns. Pequenas variações na RVP são naturais e ocorrem em função das matérias-primas utilizadas na refinaria bem como por alterações nos processos. A RVP também é ajustada pelas Refinarias com o objetivo de controlar a ignição dos combustíveis, assim, nas gasolinas, a RVP é ajustada para ser mais alta durante o inverno, e mais baixa no verão. A Tabela 1 mostra que a gasolina é, de longe, o mais volátil dos combustíveis derivados de petróleo. Por ser muito volátil e com elevado volume de produção, a gasolina é a maior fonte de emissões de COV Compostos Orgânicos Voláteis, associada aos combustíveis. Este artigo se refere em particular à gasolina, embora a mesma tecnologia se aplique na recuperação de muitos outros vapores de hidrocarbonetos bem como de etanol. A Pressão de Vapor Real é ligeiramente diferente da RVP, principalmente em função da temperatura, como mostrado na Fig. 1. Como exemplo, com base nas leis dos gases ideais, à pressão atmosférica (101 kpa), o ar saturado com vapor de gasolina, mostrado na Figura 1, a 40 C, contém 55% de hidrocarbonetos, em volume.

4 Figura 1: Variação da pressão de vapor da gasolina em função da temperatura. CONCENTRAÇÃO DE VAPORES NOS RESPIROS DOS TANQUES Dentro de um tanque, o vapor imediatamente acima da superfície do líquido se apresentará saturado, todavia, na medida em que os vapores se distanciam da superfície do líquido, dentro do tanque, a mistura de ar e vapor estará ligeiramente abaixo da saturação. Por isso, a concentração do vapor ventilado a partir do topo de um tanque irá variar em função do volume de combustível presente nesse tanque. A concenttração será baixa quando o tanque estiver vazio e estará perto da saturação quando o tanque estiver cheio. A variação de concentração entre o início e o final do carregamento do tanque irá depender do tamanho e forma do tanque bem como estar o tanque limpo ou ter sido previamente usado. Depende também da densidade do vapor de hidrocarboneto em relação ao ar (ou outro vapor utilizado para inertização do tanque) e do método de carregamento aplicado (Botton Load, Top submerso ou Splash). A figura 2, abaixo, mostra uma curva típica.

5 Fig. 2 Variação da concentração de vapor na saída do tanque em diversos níveis de preenchimento do tanque. Curva superior tanque previamente utilizado com o mesmo produto. Curva inferior - tanque limpo. Para um tanque que tenha sido previamente utilizado no mesmo serviço e contenha vapor residual do enchimento prévio, como mostrado na curva superior da figura 2, a concentração média de saída varia de 50-60% da saturação, ou, no caso da gasolina, cerca de 25-35% em volume. GRANDES PERDAS DE VAPOR ENTRE A REFINARIA E OS POSTOS Existem três grandes cenários onde as perdas de vapor entre a refinaria e a distribuição da gasolina nos postos são maiores; Nos terminais, quando os caminhões-tanques estão sendo carregados (Fig. 3). Nos postos, quando os caminhões-tanques estão descarregando o combustível nos _ tanques subterrâneos (Fig. 4). Nos postos, durante o abastecimento dos veículos (Fig.5).

6 Nos três cenários apresentados, a mistura de gasolina e ar é deslocada do tanque à medida que o mesmo é preenchido. Nos três casos, as perdas irão variar com a temperatura, mas um valor médio para climas como o do Brasil é aproximadamente 0,5% do combustível transferido. Esta perda é distribuida em aproximadamente:

7 carregamento do caminhão-tanque no Terminal = 0,15% descarregamento do caminhão-tanque no posto = 0,15% enchimento dos tanques dos veículos nos postos = 0,20% Perda Total = 0,50%. CONTROLE DAS EMISSÕES DE VAPORES DURANTE O CARREGAMENTO Existem três formas de se lidar com os vapores emitidos em cada um dos processos citados, Liberar os vapores para a atmosfera ou para um flare; retornar os vapores para seus tanques de origem; Recuperar os vapores. Liberar os vapores diretamente para a atmosfera é, obviamente, ambientalmente indesejável, além do desperdício do combustível. Há também questões de saúde e segurança nas proximidades do local onde se liberam os vapores. Queimar os vapores em um flare reduz os problemas ambientais e de segurança, mas ainda perde-se o produto. Retornar o vapor gerado durante o descarregamento do caminhão-tanque é uma opção válida e frequentemente utilizada em países da Europa e Estados Unidos. Para tanto, basta conectar o vent do tanque subterrâneo com o caminhão tanque, como mostrado na Figura 4. Esse procedimento é simples, muito eficaz e de baixo custo quando os caminhões tanques e os postos estão equipados com os dispositivos adequados. Outra forma de se controlar as emissões é a aplicação da chamada fase II, nome dado nos Estados Unidos para o procedimento de retornar os vapores dos tanques dos veículos para os tanques subterrâneos dos postos. Esse tipo de controle não é amplamente utilizado devido às dificuldades técnicas para uma vedação eficaz dada a grande diversidade de bocais presentes nsos veículos.

8 Recuperar os vapores é outra forma de se controlar as emissões. Neste caso os vapores dos combustíveis são direcionados para uma URV Unidade de Recuperação de Vapores. TECNOLOGIAS PARA RECUPERAÇÃO DE VAPORES Existem quatro tipos principais de tecnologias para a recuperação de vapores comercialmente em uso atualmente: adsorção em carbono; absorção por solvente; separação por membrana; condensação por refrigeração. A diferença fundamental entre as várias tecnologias referem-se aos diferentes processos de separação da mistura hidrocarbonetos/ar. Diferem também em custos operacionais, manutenção e geração de resíduos. As três primeiras técnicas são amplamente abordadas em outras literaturas, e não serão aqui descritas. A condensação dos vapores por refrigeração é uma técnica antiga que está ressurgindo pela aplicação de novas tecnologias que superaram as antigas limitações dos primeiros sistemas.

9 RECUPERAÇÃO DOS COMPONENTES DA GASOLINA EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA A recuperação das substâncias que compõem a gasolina é função direta da temperatura. Como se pode observar na Figura 6 abaixo, a temperaturas próximas de 0 C, apenas os hidrocarbonetos mais pesados começam a se condensar, como por exemplo o nonano, o tolueno e o etilbenzeno. À medida que a temperatura baixa, os hidrocarbonetos mais leves tornam-se líquidos. A -35 C, quase todas as substâncias já estão condensadas, restando apenas os gases dissolvidos na mistura de hidrocarbonetos, caso do propano e do butano que se condensam somente a temperaturas bem mais baixas, todavia, na gasolina, estão presentes em concentrações muito baixas. O propano está presente em quantidades inferiores a 0,5%. Figura 6: Recuperação das diversas substâncias que compõem a gasolina em função da temperatura.

10 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE VAPORES Um esquema simplificado do processo de recuperação de vapores por refrigeração é mostrado na Figura 7. Fig. 7: Esquema resumido do processo de condensação de vapores por refrigeração. A mistura de hidrocarbonetos e ar é resfriada em três etapas. Num primeiro momento, o resfriamento ocorre desde a temperatura ambiente para cerca de + 3 C. Nesta primeira fase, o vapor de água bem como a maior parte dos hidrocarbonetos pesados presentes na corrente gasosa são condensados. Nesta fase a recuperação varia entre 20-60% do total de hidrocarbonetos, dependendo das condições de entrada da corrente gasosa. Na segunda etapa, o vapor é resfiado até -30 C. Nesta segunda fase a recuperação típica gira em torno de 94-98%.

11 A terceira fase resfria os vapores para cerca de -80 C, e a recuperação total é tipicamente superior a 99%. A temperatura final do processo, após o terceiro estágio, determina a eficiência do sistema na recuperação dos vapores. A concentração final de hidrocarbonetos é definida em projeto e deve atender aos padrões de emissão exigidos pelos órgãos ambientais. Após a terceira fase, o ar frio e limpo retorna para o sistema com o objetivo de melhorar a eficiência da refrigeração e, antes de ser lançado para a atmosfera, é aquecido a +15 C. Os líquidos recuperados são drenados da unidade de recuperação para um separador, onde a pequena quantidade de água condensada é enviada por gravidade, para um tanque. Os hidrocarbonetos, já liquefeitos, são bombeados para um reservatório. À medida que o vapor e o líquido recuperado entram em contato com as superfícies do trocador de calor, o líquido limpo e não contaminado, é enviado diretamente de volta para as linhas de carregamento ou para um tanque de armazenamento. O combustível recuperado não precisa passar por reprocessamentos antes de ser comercializado. A maior parte do vapor de água presente na corrente gasosa condensa na primeira fase de resfriamento, todavia, uma pequena quantidade permanece na corrente e se condensa, formando gelo no segundo e terceiro estágios. É necessário remover todo o gelo formado. Assim, uma vez por dia, os condensadores são aquecidos pouco acima de 0 C até que todo o gelo acumulado derreta. O processo de degelo dura cerca de 30 minutos. A quantidade de água condensada é muito pequena. Considerando-se um processo com recuperação de gasolina numa vazão de 400 m3 / hora num clima de verão, a URV irá condensar cerca de 500 L / h de hidrocarboneto e de 3 a 6 L / hora de água. A água condensada irá conter menos de 0,1% de gasolina. Unidades de Recuperação de Vapores baseadas em refrigeração, recuperam os vapores emitidos convertendo-os a líquido, que pode facilmente ser quantificado para provar valor de recuperação. Outras tecnologias para recuperação de vapores

12 (carbono, membrana e solubilização em solvente) recuperam os hidrocarbonetos na forma de vapor que é então absorvido em outro líquido ou em uma torre de absorvedora. NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS URV POR REFRIGERAÇÃO As novas tecnologias incorporadas nas modernas Unidades de Recuperação de Vapores por refrigeração resultaram em maior confiabilidade, menor consumo de energia, operação mais simples e menor custo de manutenção em comparação a modelos anteriores. Os compressores são industriais, bastante confiáveis. O circuito de refrigeração é totalmente selado, eliminando a possibilidade do sistema ser contaminado. Os condensadores são normalmente refrigerados a ar, embora resfriamento a água também esteja disponível, se necessário. A manutenção desses sistemas resume-se à limpeza ocasional das aletas dos trocadores de calor. Os hidrocarbonetos condensados são excelentes solventes e promovem a limpeza contínua do sistema, principamente das superfícies dos trocadores de calor, mantendo-os em excelentes condições de uso. As antigas URVs não eram capazes de operar com vazões abaixo de 30% da vazão projetada, um problema para os terminais onde as vazões durante o dia, podem variar bastante, podendo ser totalmente interrompida em alguns períodos do dia, dependendo do número de carregamentos e de braços em operação. Com as novas tecnologias, válvulas eletrônicas, digitalmente controladas, equipam as modernas Unidades de Recuperação de Vapores, que podem operar com potência reduzida durantes condições de baixa vazão. Se a vazão for reduzida a zero, o sistema detecta e gerencia os controles da unidade sem qualquer problema. As válvulas de controle eletrônico, aqui mencionadas, são válvulas amplamente utilizadas indústria de refrigeração, adequadas ao uso com substâncias inflamáveis. A recuperação de energia a partir do ar frio e limpo, retornando ao sistema antes de ser lançado para a atmosfera, reduz o consumo de energia, que se situa em

13 aproximadamente 0,15 kwh por metro cúbico de vapor processado. Esse valor é médio, sendo um pouco mais alto no verão e mais baixo no inverno. ECONOMIA Em pequenos sistemas, com capacidade de carregamento inferior a 150 m3/h, e operando menos de 8 h/dia, a análise econômica vai mostrar um baixo retorno sobre o investimento, geralmente superior a 4 anos. No entanto, em sistemas maiores, com mais horas de funcionamento, por exemplo, com carregamento superior a 500 m3 / h, e que operem mais de 18 h/dia, o retorno sobre o investimento é alto e extremamente atraente. Um estudo recente em um terminal petroleiro no Oriente Médio, mostrou os seguintes números: Taxa de carregamento de 800 m3/h, operando 24 h/dia Carga diária de L Recuperação diária de L ou kg (recuperação de 99%) Valor anual de produto recuperado US $ (US $ 600/tonelada, 350 dias/ano) Custo operacional anual (energia + manutenção) = US $ Custo da URV Instalada = US $ Período de retorno 12,1 meses

Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera mais de 90% do COV. Reduz as emissões em mais de 99%. Gera sua própria energia.

Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera mais de 90% do COV. Reduz as emissões em mais de 99%. Gera sua própria energia. Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera mais de 90% do COV. Reduz as emissões em mais de 99%. Gera sua própria energia. Excelente relação custo/benefício Melhorando a Qualidade do Meio Ambiente

Leia mais

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO DESTILAÇÃO ATMOSFÉRICA PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO Esquema Geral 4.b ESQUEMA DE UMA REFINARIA: GÁS COMBUSTÍVEL CAFOR PROPANO GLP(C3 E C4) FGLP BUTANO NAFTA LEVE NAFTA PETROQUÍMICA REFORMA NREF

Leia mais

Cap. 4: Análise de Volume de Controle

Cap. 4: Análise de Volume de Controle Cap. 4: Análise de Volume de Controle AR Ar+Comb. www.mecanicavirtual.org/carburador2.htm Cap. 4: Análise de Volume de Controle Entrada, e Saída, s Conservação da Massa em um Sistema dm dt sist = 0 Conservação

Leia mais

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento

Ar de combustão. Água condensada. Balanço da energia. Câmara de mistura. Convecção. Combustível. Curva de aquecimento Ar de combustão O ar de combustão contém 21% de oxigênio, que é necessário para qualquer combustão. Além disso, 78% de nitrogênio está incorporado no ar. São requeridos aproximadamente 10 metros cúbicos

Leia mais

Problema 1 Problema 2

Problema 1 Problema 2 1 Problema 1 7ª Edição Exercício: 2.42 / 8ª Edição Exercício: 1.44 A área da seção transversal da válvula do cilindro mostrado na figura abaixo é igual a 11cm 2. Determine a força necessária para abrir

Leia mais

Equipamentos Água Gelada Água Torre

Equipamentos Água Gelada Água Torre Água Gelada Água Torre Equipamentos Equipamentos Bombeamento Água Torre Bombeamento Água Gelada Torres de Resfriamento Fancoil de Alvenaria Equipamentos Vista Externa Fancoil de Alvenaria Equipamentos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 3

LISTA DE EXERCÍCIOS 3 LISTA DE EXERCÍCIOS 3 ANÁLISE VOLUME DE CONTROLE 1) Óleo vegetal para cozinha é acondicionado em um tubo cilíndrico equipado com bocal para spray. De acordo com o rótulo, o tubo é capaz de fornecer 560

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Ciclo de Refrigeração Por Absorção Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

7 TORRES DE RESFRIAMENTO E CONDENSADORES EVAPORATIVOS

7 TORRES DE RESFRIAMENTO E CONDENSADORES EVAPORATIVOS 91 7 TORRES DE RESFRIAMENTO E CONDENSADORES EVAPORATIVOS A maioria dos equipamentos dos sistemas de refrigeração rejeita calor para a atmosfera. Embora existam aplicações onde o calor rejeitado do ciclo

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina.

RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL. Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. RECUPERAÇÃO DE INSUMOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL Processo de recuperação do Metanol e da Glicerina. O processo completo de produção de biodiesel partindo-se do óleo degomado é constituído

Leia mais

R2200P. Fluidos Dielétricos

R2200P. Fluidos Dielétricos Fluidos Dielétricos Guia para Reparo de Transformadores com Fluido Envirotemp FR3 Informação de Referência R2200P IMPORTANTE: Este guia de referência aplica-se a reparo de transformadores em geral e não

Leia mais

Lista de Exercícios Solução em Sala

Lista de Exercícios Solução em Sala Lista de Exercícios Solução em Sala 1) Um conjunto pistão-cilindro área de seção transversal igual a 0,01 m². A massa do pistão é 101 kg e ele está apoiado nos batentes mostrado na figura. Se a pressão

Leia mais

Aula 2. # Relembrando alguns conceitos da aula anterior. - Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa

Aula 2. # Relembrando alguns conceitos da aula anterior. - Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa Aula 2 # Relembrando alguns conceitos da aula anterior - Matéria: tudo que ocupa lugar no espaço e tem massa - Estados físicos da matéria e suas transformações - Transformações (químicas e físicas; espontâneas

Leia mais

4 SISTEMAS DE ABSORÇÃO

4 SISTEMAS DE ABSORÇÃO 44 4 SISTEMAS DE ABSORÇÃO O francês Ferdinand Carré inventou o sistema de absorção e tirou uma patente nos Estados Unidos em 1860. O primeiro uso do referido sistema nos Estados Unidos foi provavelmente

Leia mais

Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle.

Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle. Módulo V Balanço de Entropia para Sistemas Fechados. Balanço de Entropia para Volume de Controle. Balanço de Entropia para Sistemas Fechados O balanço de entropia é uma expressão da segunda lei conveniente

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO

1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO Assunto: Descrição de processo na Planta Piloto 1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO PLANTA PILOTO 1.1 INTRODUÇÃO: A obtenção de nitrato orgânico na planta piloto se processa por batelada de acordo com as seguintes

Leia mais

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS

PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS SEMINÁRIO SOBRE GÁS PRINCIPAIS TÓPICOS INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES PRODUÇÃO TRANSPORTE PLANTAS DE PROCESSAMENTO APLICAÇÕES NOVAS TECNOLOGIAS Introdução Consumo Percentual de Energia Primária no Mundo 1974 1998

Leia mais

Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1

Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1 PME2398 Termodinâmica e suas Aplicações 1 o semestre / 2013 Prof. Bruno Carmo Exercícios e exemplos de sala de aula Parte 1 Propriedade das substâncias puras: 1- Um tanque rígido com volume de 1m 3 contém

Leia mais

Curvas de aquecimento e diagrama de fases

Curvas de aquecimento e diagrama de fases Curvas de aquecimento e diagrama de fases PROF : JOSÉ LUCAS FÍSICA B Curvas de aquecimento Curva de aquecimento e resfriamento é o gráfico que mostra a variação de temperatura de uma amostra quando aquecida

Leia mais

Figura 1 Representação esquemática de uma torre de resfriamento de água.

Figura 1 Representação esquemática de uma torre de resfriamento de água. 1. Processo de Umidificação 1.1 Umidificação A umidificação é uma operação inversa a da secagem. Ela pode ser usada para controlar a umidade de um ambiente, ao se promover a evaporação da água para o ar.

Leia mais

Substâncias puras e misturas; análise imediata

Substâncias puras e misturas; análise imediata Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 5 Substâncias puras e misturas; análise imediata 1. C Considerando as ilustrações, temos: I. Mistura

Leia mais

4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética.

4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética. 4 Termoacumulação: alternativa tecnológica para eficiência energética. A crescente necessidade de implantação de medidas de eficiência energética leva cada vez mais a busca por tecnologias alternativas

Leia mais

O petróleo é apenas uma fonte de energia?

O petróleo é apenas uma fonte de energia? O petróleo é apenas uma fonte de energia? Para perfurar um poço, é preciso uma torre que sustente um motor. Este deve fazer girar tubos concêntricos com uma broca na extremidade. O tubo central leva água

Leia mais

Aula 7 Refrigeração e bombeamento de calor

Aula 7 Refrigeração e bombeamento de calor Universidade Federal do ABC P O S M E C Aula 7 Refrigeração e bombeamento de calor MEC202 Refrigeração Transferência de calor a partir de uma região de temperatura mais baixa para uma região com temperatura

Leia mais

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Departamento de Engenharia de Alimentos 1 a Lista de Exercícios (2014) ZEA 0466 TERMODINÂMICA Profa. Alessandra Lopes de Oliveira

Leia mais

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) UTFPR Termodinâmica 1 Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles) Princípios de Termodinâmica para Engenharia Capítulo 4 Parte III Análise de Volumes de Controle em Regime Permanente

Leia mais

3. Revisão bibliográfica

3. Revisão bibliográfica 40 3. Revisão bibliográfica 3.1. O ciclo de refrigeração por compressão de vapor Um dos métodos mais usados para se retirar calor de um ambiente a ser refrigerado é a utilização do sistema de compressão

Leia mais

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas

Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo. Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Disciplina : Máquinas Térmicas e de Fluxo Aula 2 Propriedades Termodinâmicas Prof. Evandro Rodrigo Dário, Dr. Eng. Líquido comprimido Considere-se um dispositivo de cilindropistão contendo água na fase

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Sistemas de Múltiplos Estágios Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade

Leia mais

QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A

QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A QUÍMICA 12.º ANO UNIDADE 2 COMBUSTÍVEIS, ENERGIA E AMBIENTE 12.º A 26 de Janeiro de 2011 2 Destilação fraccionada do petróleo Destilação simples 3 Processo de separação de componentes de uma mistura líquida

Leia mais

-www.megacal.com.br. Fone : (11) 4419-4419 -4419-3348-4419-1161 Megacal Equipamentos Térmicos Ltda

-www.megacal.com.br. Fone : (11) 4419-4419 -4419-3348-4419-1161 Megacal Equipamentos Térmicos Ltda A Megacal é uma empresa voltada para a fabricação de produtos para controle térmico industrial, onde se destacam as Unidades de controle de temperatura, para água gelada em circuito fechado e aberto, e

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo III Aula 04 1 1. Introdução Vamos agora estudar dois tipos de vasos muito utilizados na indústria química e petrolífera: torres e reatores. As

Leia mais

TERMODINÂMICA APLICADA

TERMODINÂMICA APLICADA TERMODINÂMICA APLICADA Livro Texto adotado: Fundamentos da Termodinâmica Claus Borgnakke/ Richard E. Sonntag Editora Blucher. Samuel Sander de Carvalho samuel.carvalho@ifsudestemg.edu.br Juiz de Fora -MG

Leia mais

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior)

O ÓLEO DIESEL FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO DO ÓLEO DIESEL. 500 (nas regiões de diesel metropolitano) 2.000 (nas regiões de diesel interior) O ÓLEO DIESEL Link da pesquisa http://www.br.com.br/wps/portal/portaldeconteudo Combustível derivado do petróleo, constituído basicamente por hidrocarbonetos, o óleo diesel é um composto formado principalmente

Leia mais

TORRES DE RESFRIAMENTO REFERVEDORES CONDENSADORES CALDEIRAS

TORRES DE RESFRIAMENTO REFERVEDORES CONDENSADORES CALDEIRAS TORRES DE RESFRIAMENTO REFERVEDORES CONDENSADORES CALDEIRAS TORRES DE RESFRIAMENTO REFERVEDORES CONDENSADORES CALDEIRAS FINALIDADE: Umatorre de resfriamentooutorre de arrefecimentoé um dispositivo de remoção

Leia mais

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS

MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS MÁQUINAS TÉRMICAS E PROCESSOS CONTÍNUOS AULA 1-3 TERMODINÂMICA APLICADA AS MÁQUINAS TÉRMICAS PROF.: KAIO DUTRA Diagrama de Fases Estado líquido Mistura bifásica líquido-vapor Estado de vapor Conservação

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Condensadores Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia Universidade Federal de

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS E INSTALAÇÕES PROF. RAMÓN SILVA Engenharia de Energia Dourados MS - 2013 EFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE VAPOR 3 2 Há muitos caminhos para otimizar o uso de vapor. Tudo depende

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

Desafios Tecnológicos para o Gás Natural. Newton Reis de Moura Petrobras

Desafios Tecnológicos para o Gás Natural. Newton Reis de Moura Petrobras Desafios Tecnológicos para o Gás Natural Newton Reis de Moura Petrobras Novembro de 2007 Objetivo Apresentar o estado da arte das diversas tecnologias para o segmento Gás Natural, destacando: tecnologias

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade de Engenharia

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação

Física Geral e Experimental III. Exercícios Temperatura e Dilatação Física Geral e Experimental III Exercícios Temperatura e Dilatação 1. Em um dia quando a temperatura alcança 50ºF, qual é a temperatura em graus Celsius e Kelvins? R: 10ºC; 283 K. 2. O ouro tem um ponto

Leia mais

TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO

TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-182 REFRIGERAÇÃO E CLIMATIZAÇÃO Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos REFRIGERAÇÃO SITE DE REFRIGERAÇÃO http://people.ufpr.br/~rudmar/refri/

Leia mais

VZ Chiller series. Resfriador de líquido parafuso a água. A mais alta tecnologia para resfriadores de líquido

VZ Chiller series. Resfriador de líquido parafuso a água. A mais alta tecnologia para resfriadores de líquido VZ Chiller series Resfriador de líquido parafuso a água A mais alta tecnologia para resfriadores de líquido Tecnologia de ponta em resfriadores Série EWWD-VZ A crescente demanda de sistemas de ar condicionado

Leia mais

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013

ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO. Dezembro 2013 ABASTECIMENTO MARKETING & COMERCIALIZAÇÃO Dezembro 2013 Sumario Cenário Especificação da Gasolina S-50 Investimentos e Mercado Atributos e Benefícios da Gasolina S-50 Aspectos Relevantes Aditivação Total

Leia mais

Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2

Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2 Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2 Lista 2 Resolva os seguintes exercícios: 1. Calcule o desempenho (eficiência e back work ratio) de um ciclo simples de turbina a gás, operando nas seguintes

Leia mais

PROCESSOS QUÍMICOS DE SEPARAÇÃO

PROCESSOS QUÍMICOS DE SEPARAÇÃO Unidades de Operação da Indústria Química PROCESSOS QUÍMICOS DE SEPARAÇÃO Prof. Iara Santos Industria Química Matéria Prima Converte Produtos Úteis à Humanidade Celulose (madeira) em Papel Argila e Areia

Leia mais

Soluções em Eficiência Energética

Soluções em Eficiência Energética Soluções em Eficiência Energética CQM Energia, Água e Eficiência ecológica Até 30% de economia de energia em HVAC Até 4% de economia em termoelétricas Significante economia de energia em processos industriais

Leia mais

Dispositivos com escoamento em regime permanente

Dispositivos com escoamento em regime permanente Dispositivos com escoamento em regime permanente Bocais e difusores Os bocais e difusores normalmente são utilizados em motores a jato, foguetes, ônibus espaciais e até mesmo em mangueiras de jardim. Um

Leia mais

SISTEMAS MULTIPRESSÃO

SISTEMAS MULTIPRESSÃO SISTEMAS MULTIPRESSÃO O sistema multipressão é um sistema de refrigeração, por compressão de vapor, que possui dois ou mais níveis de baixa pressão A capacidade e a eficiência de um sistema de refrigeração

Leia mais

Lista 3. Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2. Resolva os seguintes exercícios:

Lista 3. Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2. Resolva os seguintes exercícios: Projeto e Simulação de Sistemas Térmicos 2017/2 Lista 3 Resolva os seguintes exercícios: 1. A temperatura do ar em uma câmara frigorífica deve ser mantida a -23 C, através de um ciclo de compressão de

Leia mais

INTRODUÇÃO À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UNIDADE IV REFINO DE PETRÓLEO

INTRODUÇÃO À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UNIDADE IV REFINO DE PETRÓLEO INTRODUÇÃO À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO UNIDADE IV REFINO DE PETRÓLEO Refino de petróleo O petróleo bruto é uma complexa mistura de hidrocarbonetos que apresenta contaminações variadas de enxofre, nitrogênio,

Leia mais

TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO. Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos

TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO. Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos Universidade Federal do Paraná Setor de Tecnologia Departamento de Engenharia Mecânica TM-182 REFRIGERAÇÃ ÇÃO O E CLIMATIZAÇÃ ÇÃO Prof. Dr. Rudmar Serafim Matos REFRIGERAÇÃO PROGRAMA DE REFRIGERAÇÃO 1.

Leia mais

Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera até 80% do COV reservando 20% para gerar energia. Excelente relação custo/benefício

Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera até 80% do COV reservando 20% para gerar energia. Excelente relação custo/benefício Uma URV Sustentável e Ecologicamente correta. Recupera até 80% do COV reservando 20% para gerar energia. Excelente relação custo/benefício Mínima emissão com máxima eficiência energética e ainda com 20%

Leia mais

Ciclos de Produção de Frio

Ciclos de Produção de Frio Ciclos de Produção de Frio Prof. José R. Simões Moreira EPUSP/PME/SISEA E-mail: jrsimoes@usp.br www.pme.poli.usp.br/sisea Julho/2003 COGEN Cogeração, auto-produção e produção independente Pressão Princípio

Leia mais

Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água.

Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água. Bombas de Calor Oilon A solução mais eficiente para aquecer água. O que é? Como funciona a Bomba de Calor Bomba de Calor ou térmica é um equipamento que potencializa calor residual dos processos através

Leia mais

Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot

Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot Módulo II Processo Reversível e Irreversível, Ciclos (Potência, Refrigeração e Bomba de Calor) de Carnot Processos Reversíveis e Irreversíveis Nenhuma máquina térmica pode ter eficiência 100% de acordo

Leia mais

Refrigeração e Ar Condicionado

Refrigeração e Ar Condicionado Refrigeração e Ar Condicionado Introdução aos Ciclos Refrigeração por Compressão de Vapor Filipe Fernandes de Paula filipe.paula@engenharia.ufjf.br Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica Faculdade

Leia mais

PME 3344 Exercícios - Ciclos

PME 3344 Exercícios - Ciclos PME 3344 Exercícios - Ciclos 13) Exercícios sobre ciclos 1 v. 2.0 Exercício 01 Água é utilizada como fluido de trabalho em um ciclo Rankine no qual vapor superaquecido entra na turbina a 8 MPa e 480 C.

Leia mais

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo

Essa relação se aplica a todo tipo de sistema em qualquer processo Módulo III Primeira Lei da Termodinâmica e em Ciclos de Potência e Refrigeração. Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas

Leia mais

Energia: visão geral e petróleo

Energia: visão geral e petróleo PEA 3496 Energia e Meio Ambiente: Sistemas Energéticos e seus Efeitos Ambientais Prof. Marco Saidel Energia: visão geral e petróleo RECURSOS NATURAIS CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS Não Renováveis Renováveis

Leia mais

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança.

Equilíbrio Físico. Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. Equilíbrio Físico Equilíbrio físico estado no qual duas ou mais fases de uma substância coexistem sem uma tendência a mudança. FASES E TRANSIÇÕES DE FASES SOLUBILIDADE PROPRIEDADES COLIGATIVAS MISTURAS

Leia mais

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão?

b) Qual é a confusão cometida pelo estudante em sua reflexão? 1º B EM Química A Lailson Aval. Trimestral 28/03/11 1. Qual o estado físico (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias da tabela a seguir, quando as mesmas se encontram no Deserto da Arábia, à temperatura

Leia mais

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013)

Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013) Faculdade de Engenharia Química (FEQUI) Operações Unitárias 2 2ª Lista de Exercícios (parte A) Profº Carlos Henrique Ataíde (julho de 2013) 1) Concurso Petrobras: Engenheiro de Processamento Junior (questão

Leia mais

ESZO Fenômenos de Transporte

ESZO Fenômenos de Transporte Universidade Federal do ABC ESZO 001-15 Fenômenos de Transporte Profa. Dra. Ana Maria Pereira Neto ana.neto@ufabc.edu.br Bloco A, torre 1, sala 637 Propriedades Termodinâmicas Propriedades Termodinâmicas

Leia mais

Soluções em. Ar - Condicionado. Tecnologia para a vida ACS 255/651/810. Recicladoras de ar - condicionado

Soluções em. Ar - Condicionado. Tecnologia para a vida ACS 255/651/810. Recicladoras de ar - condicionado Soluções em Ar - Condicionado ACS 255/651/810 Recicladoras de ar - condicionado Tecnologia para a vida Serviço em A/C Bosch Dirigindo com conforto e segurança Atualmente mais de 60% dos veículos comuns

Leia mais

(22) Data do Depósito: 29/07/2013. (43) Data da Publicação: 10/11/2015 (RPI 2340)

(22) Data do Depósito: 29/07/2013. (43) Data da Publicação: 10/11/2015 (RPI 2340) INPI (21) BR 102013019183-3 A2 (22) Data do Depósito: 29/07/2013 *BR102013019183A República Federativa do Brasil Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior Instituto Nacional da Propriedade

Leia mais

TERMODINÂMICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE II PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS

TERMODINÂMICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS UNIDADE II PROPRIEDADES TERMODINÂMICAS 1 TERMODINÂMICA I 1º SEMESTRE DE 2015 Docente: Anderson H.R. Ferreira 2º LISTA DE EXERCÍCIOS Instruções: Tenha sempre em mãos uma Calculadora Científica, pois a mesma será utilizada exaustivamente no curso

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Pág. 1/6 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Agecom NFE 40 Código do produto: PQNF001KG Aplicação química: Surfactante Fornecedor: Agecom Produtos de Petróleo Ltda. Rua Dr. Ulisses

Leia mais

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada

Nota: Campus JK. TMFA Termodinâmica Aplicada TMFA Termodinâmica Aplicada 1) Considere a central de potência simples mostrada na figura a seguir. O fluido de trabalho utilizado no ciclo é água e conhece-se os seguintes dados operacionais: Localização

Leia mais

Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração

Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração Exercícios sugeridos para Ciclos de Refrigeração 11-13 (Cengel 7ºed) - Um ciclo ideal de refrigeração por compressão de vapor que utiliza refrigerante R134a como fluido de trabalho mantém um condensador

Leia mais

TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural.

TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural. TRATAMENTO DE GÁS NATURAL USANDO O TUBO VORTEX Obtenção, Tratamento e Condensados, Compressão e Distribuição do Gás Natural. SOLUÇÃO PARA O MERCADO DE GÁS NATURAL NO BRASIL LUIZ HENRIQUE V. SOUZA Outubro

Leia mais

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin

Química Aplicada. QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Química Aplicada QAP0001 Licenciatura em Química Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br carla.dalmolin@gmail.com Petróleo Petróleo Formação do Petróleo Acúmulo de matéria orgânica Milhões

Leia mais

Prof. MSc. David Roza José 1/26

Prof. MSc. David Roza José 1/26 1/26 Mecanismos Físicos A condensação ocorre quando a temperatura de um vapor é reduzida para abaixo da temperatura de saturação. Em equipamentos industriais o processo normalmente decorre do contato entre

Leia mais

PME 3344 Exercícios - Ciclos

PME 3344 Exercícios - Ciclos PME 3344 Exercícios - Ciclos 13) Exercícios sobre ciclos 1 v. 2.0 Exercício 01 Água é utilizada como fluido de trabalho em um ciclo Rankine no qual vapor superaquecido entra na turbina a 8 MPa e 480 C.

Leia mais

O COZEDOR / BRANQUEADOR TRANSPORTE CONTÍNUO /

O COZEDOR / BRANQUEADOR TRANSPORTE CONTÍNUO / Food Processing Equipment O COZEDOR / BRANQUEADOR TRANSPORTE CONTÍNUO / NEAEN ContiBlanch O cozedor / branqueador transporte contínuo NEAEN ContiBlanch se destina ao tratamento térmico de uma vasta gama

Leia mais

Metalsinter Indúsria e Comércio de Filtros Sinterizados Ltda.

Metalsinter Indúsria e Comércio de Filtros Sinterizados Ltda. Filtros Racor FBO Instalação, Operação e Manutenção Caminhões com combustível de aviação Pontos de abastecimento de aviação Marinas Filtragem de combustível diesel de alta vazão Metalsinter Indúsria e

Leia mais

SEL-0437 Eficiência Energética. Sistemas de Refrigeração Parte II

SEL-0437 Eficiência Energética. Sistemas de Refrigeração Parte II SEL-0437 Eficiência Energética Sistemas de Refrigeração Parte II 1 Tópicos da Aula de Hoje Sistemas de ar condicionado Redução do consumo de energia elétrica Termoacumulação Exercícios 2 Sistemas de Ar

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 11) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

Climatização e Refrigeração EXERCÍCIOS PSICROMETRIA

Climatização e Refrigeração EXERCÍCIOS PSICROMETRIA EXERCÍCIOS PSICROMETRIA Quantidade de vapor de água no ar ambiente 1. Uma sala com 5m x 5m x 3m contém ar a 25ºC e 100kPa com uma humidade relativa de 75%. Determine: a) Pressão parcial do ar seco (97,62kPa).

Leia mais

TORRE DE. Engenharia mecânica. Adriano Beraldo Daniel Alves Danilo Di Lazzaro Diogenes Fernandes Paulo Berbel

TORRE DE. Engenharia mecânica. Adriano Beraldo Daniel Alves Danilo Di Lazzaro Diogenes Fernandes Paulo Berbel TORRE DE RESFRIAMENTO Engenharia mecânica Adriano Beraldo Daniel Alves Danilo Di Lazzaro Diogenes Fernandes Paulo Berbel FIGURA 01: Introdução São equipamentos utilizados para o resfriamento e reaproveitamento

Leia mais

CONCEITUAÇÃO GASES E VAPORES 27/09/2011 GÁS. Substâncias que, em condições normais de pressão e temperatura (25 C e 760 mmhg), estão no estado gasoso.

CONCEITUAÇÃO GASES E VAPORES 27/09/2011 GÁS. Substâncias que, em condições normais de pressão e temperatura (25 C e 760 mmhg), estão no estado gasoso. GASES E VAPORES CONCEITUAÇÃO GÁS Substâncias que, em condições normais de pressão e temperatura (25 C e 760 mmhg), estão no estado gasoso. Exemplos: oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. 1 CONCEITUAÇÃO

Leia mais

26/08/ Agosto/2012

26/08/ Agosto/2012 26/08/2012 1 Agosto/2012 Refrigeração. 26/08/2012 2 Circuito Frigorifico O ciclo de refrigeração ou ciclo frigorífico é um ciclo termodinâmico que constitui o modelo matemático que define o funcionamento

Leia mais

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação.

AutoFilt Type RF3 Exemplos de aplicação. Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos Filtro de retrolavagem automático AutoFilt RF3 para a tecnologia de processos. Para a operação de filtração contínua sem manutenção

Leia mais

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO

PROMOVE NOÇÕES DA CADEIA DE PETRÓLEO 3.c EXTRAÇÃO: 3 EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO Classificam-se em dois tipos: Extrações Onshore Extrações Offshore 3.c EXTRAÇÃO: Extrações Onshore 3 EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO 3.c EXTRAÇÃO: Extrações Offshore 3 EXPLORAÇÃO

Leia mais

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé

Composição. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Composição O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, que, à temperatura ambiente e pressão atmosfé Na natureza, ele é encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo, frequentemente acompanhad

Leia mais

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor.

Liquido saturado é aquele que está numa determinada temperatura e pressão eminente de iniciar a transformação para o estado vapor. Módulo IV Propriedades de Substâncias Puras: Relações P-V-T e Diagramas P-V, P-T e T-V, Título, Propriedades Termodinâmicas, Tabelas Termodinâmicas, Energia Interna, Entalpia, Calores Espercíficos c v

Leia mais

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás

3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3 Regime Permanente de Turbinas a Gás 3.1. Desempenho de Turbinas a Gás em Ponto de Projeto 3.1.1. Introdução O primeiro passo no projeto de uma turbina a gás é o cálculo termodinâmico do ponto de projeto,

Leia mais

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop

Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Nota Técnica sobre centrais de GLP, com operação de sistema Pit Stop Sumário Executivo Esta Nota Técnica tem por finalidade comprovar a existência de sustentação técnica e motivação econômica para estabelecer

Leia mais

Sistema de vácuo ICE Condensation Körting. para aplicações em óleo comestível

Sistema de vácuo ICE Condensation Körting. para aplicações em óleo comestível Sistema de vácuo ICE Condensation Körting para aplicações em óleo comestível Sistema de vácuo ICE Condensation No mercado de hoje em dia, o sistema de vácuo ICE Condensation Körting faz sentido! Como todos

Leia mais

Emissões de Vapor de Combustível na Cadeia de Distribuição e em Postos de Combustíveis. Agosto 2018 Donald Gilson Gilson Environmental

Emissões de Vapor de Combustível na Cadeia de Distribuição e em Postos de Combustíveis. Agosto 2018 Donald Gilson Gilson Environmental Emissões de Vapor de Combustível na Cadeia de Distribuição e em Postos de Combustíveis Agosto 2018 Donald Gilson Gilson Environmental Preocupações Vapor de gasolina, suas fontes e papel na saúde pública

Leia mais

PME 3344 Termodinâmica Aplicada

PME 3344 Termodinâmica Aplicada PME 3344 Termodinâmica Aplicada 10) Ciclos motores a vapor 1 v. 2.0 Por que estudar ciclos? Pergunta: Quanto custa operar uma usina termelétrica de 1000 MW de potência elétrica, queimando combustível fóssil,

Leia mais

Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4

Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4 19/10/2015 Condensação em Processos de Parada e Partida em Plantas de H2SO4 David Michel Baumann 1 Objetivo e Canários de Estudo Ø Fornecer dados para melhor embasar futuras discussões sobre limites e

Leia mais

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO

TURBINAS. Engenharia Elétrica Especializada. Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO 1 TURBINAS Eng. Vlamir Botelho Ferreira 1 INTRODUÇÃO Turbinas são equipamentos mecânicos que transformam energia de algum fluido (água, vento, gás, etc) que se move através dela, convertendo ou a energia

Leia mais

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA

14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA 14 COMBUSTÍVEIS E TEMPERATURA DE CHAMA O calor gerado pela reação de combustão é muito usado industrialmente. Entre inúmeros empregos podemos citar três aplicações mais importantes e frequentes: = Geração

Leia mais

HIDROTRATAMENTO. Prof. Marcos Villela Barcza

HIDROTRATAMENTO. Prof. Marcos Villela Barcza HIDROTRATAMENTO Prof. Marcos Villela Barcza HIDROTRATAMENTO A hidrogenação é empregada especificamente para remoção de compostos de enxofre, nitrogênio, cloretos, saturação de olefinas, entre outras. As

Leia mais

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite. Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho Núcleo de Pós-Graduação Pitágoras Escola Satélite Aula 17 Combustíveis e inflamáveis Núcleo

Leia mais

Introdução à astronomia O Sistema Solar

Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução à astronomia O Sistema Solar Introdução a astronomia A Lua A Terra Viver na Terra Introdução a Astronomia Astronomia é a ciência que estuda os astros e os fenômenos celestes. Universo é o conjunto

Leia mais

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR

2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 3 2. TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR 2.1 DESCRIÇÃO DO TROCADOR DE CALOR FEIXE TUBULAR O trocador de calor feixe tubular [5] instalado na planta piloto da Engenharia de Alimentos da Escola de Engenharia

Leia mais