Monitores. Tipos de conexões:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Monitores. Tipos de conexões:"

Transcrição

1 Monitores 1-Conexões O primeiro passo para que as informações de um computador irem para uma tela. O processo todo começa quando um sinal de vídeo é enviado para o aparelho. Ele chega até ele por meio de um cabo externo, que pode ser VGA, HDMI, DVI ou qualquer outro dispositivo que permita a transmissão de dados para um monitor. Todos os tipos de conexão possuem a mesma função, porém o que muda entre um e outro é a quantidade de dados que estas conexões são capazes de transmitir em determinado tempo. Quanto mais rápido uma conexão for capaz de transmitir os dados, melhor será a qualidade de vídeo que aquele monitor poderá exibir. Por exemplo, se um filme for exibido através de um dispositivo blu-ray com certeza a melhor escolha neste momento seria uma conexão HDMI Tipos de conexões: VGA O VGA é um padrão de vídeo criado para os gráficos dos computadores. Esse padrão permite que imagens sejam transmitidas em tempo real de um computador para um monitor que tenha essa saída. VGA é a abreviação para Video Graphics Array que significa em português Padrão de Disposição Gráfica, trabalha em modo analógico, ou seja, serve para transmitir apenas imagens. O VGA foi introduzido pela IBM em DVI DVI, do inglês Digital Visual Interface (Interface Visual Digital) é um padrão de interface de vídeo criado por um consórcio de indústrias conhecido como Digital Display Working Group (DDWG) com o intuito de aumentar o máximo possível a qualidade dos dispositivos de vídeo digitais como monitores de LCD e projetores digitais. Esse padrão foi desenvolvido para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo. A conexão DVI é totalmente digital, ao contrário da VGA tradicional que é analógica e traz mais qualidade para a imagem nos monitores de cristal líquido. Com a conexão DVI evita-se o trabalho de ter que converter dados vindos da placa de vídeo para o formato analógico para transmissão e converter novamente para o digital pelo monitor LCD, desta maneira transmite dados mais rapidamente.

2 HDMI HDMI é um acrônimo para High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definifição). O HDMI surgiu como um sistema de conexão de alta tecnologia que é capaz de transmitir áudio e vídeo através de um único cabo, ao invés do que acontecia anteriormente, onde cada tipo de transmissão possuía cabos e entradas exclusivas nos aparelhos. A primeira versão, o HDMI 1.0, além de toda a inovação de transmissão de áudio e vídeo por um único cabo, a uma velocidade de 4,95 Gbps (Gigabytes por segundo), esta versão permitia que seu usuário tivesse até 8 canais de áudio. A primeira revisão, lançada em maio de 2004 e chamada de HDMI 1.1, trouxe o suporte ao padrão DVD-Áudio. Em sua versão HDMI 1.2, lançada em agosto de 2005, o sistema passou a suportar formatos de áudio do tipo One Bit Audio e passava a ser utilizado também em computadores. Apesar de ter havido a versão 12a, o sistema só sofre uma alteração significativa em junho de 2006, com o lançamento do HDMI 1.3. Esta nova versão suportava maior frequência (até 340 Mhz) e numa velocidade de transmissão de 10,2 Gbps. Além disso, ela também ganhava uma inovação quanto a aparelhos utilizando o sistema: agora era possível conectar cabos HDMI a câmeras de vídeo portáteis, eliminando problemas de sincronismo entre áudio e vídeo. Ainda nesta versão, o sistema HDMI passou a suportar novos padrões de cores, de 30, 36 e 48 bits. Depois disso ainda foram realizadas pequenas alterações nas versões 1.3a e 1.3b, lançadas em novembro de 2006 e outubro de 2007 respectivamente.

3 2-Pixels Os pixels são pequenos pontos de imagem que, somados, compõem um quadro inteiro, formando uma imagem. Por exemplo, uma tela com resolução Full HD x1080 pixels. O primeiro número, 1920, corresponde ao número de linhas em que a tela será dividida. Já o segundo, 1080, corresponde ao número de colunas. Dessa forma você pode imaginar milhões de quadrados lado a lado para formar uma imagem. Para ser mais exato, em nosso exemplo da tela com resolução Full HD são exatos quadrados de cor, ou pixels. A resolução de uma imagem é dado em pixels. Uma mesma imagem tem maior resolução quando possui mais pixels, isto é, quanto menor os pixels de uma imagem, maior a resolução da imagem. A quantidade de pixels em uma dada área é referenciada como resolução, a convenção é descrever a resolução em pixels como o conjunto de dois números positivos inteiros, em que o primeiro número é a quantidade de colunas (largura) de pixels e o segundo é número de linhas (altura) de pixels; algo como 640 X 480, por exemplo. Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível. O número de bits utilizados para descrever um pixel é conhecido como sua profundidade em bit (bit depth). Em um bit depth de 24 bits, 8 bits são dedicados para cada uma das 3 cores primárias: vermelho, verde e azul. Este bit depth também é chamado cor verdadeira porque ele pode produzir as 10 milhões de cores que o olho humano é capaz de perceber. Em 16 bits, o monitor só consegue gerar cores. Os monitores passaram de 16 bits para 24 bits por trabalhar com acréscimos de 8 bits facilita a vida dos desenvolvedores e programadores. Em resumo, bit depth se refere ao número de bits utilizados para descrever a cor de um único pixel. O bit depth determina o número de cores que pode ser exibido ao mesmo tempo. A tabela a seguir mostra o número de cores que os diferentes bit depths podem produzir.

4 Tabela de Profundidade de cor Bit-Depth (bits) Número de cores 1 2 (monocromático) 2 4 (CGA) 4 16 (EGA) (VGA) 16 65,536 (High Color, XGA) 24 16,777,216 (True Color, SVGA) 32 16,777,216 (True color + Canal alfa) 3-A evolução dos monitores. As telas evoluíram bem mais lentamente do que os outros aparelhos eletrônicos. Quando os primeiros computadores surgiram e começaram a ser utilizados industrialmente, as telas ainda não eram utilizadas. O resultado do trabalho dos computadores eram mostrados em cartões ou em impressoras que também são periféricos de saída de dados. A transferência de dados para uma tela sempre foi uma tarefa complexa. Nos primeiros computadores pessoais a televisão era utilizada como tela. A palavra monitor é utilizada para nomear a tela do computador pois a função da tela é justamente monitorar o que está acontecendo no computador. 4-Tipos de monitores CRT O primeiro tipo de monitor foi o CRT (Cathode Ray Tube ou Tubo de raios catódicos em português). O monitor de raios catódicos funciona comum feixe de elétrons que é projetado sobre uma tela que possui uma camada revestida com um composto de fósforo. A medida que este composto é estimulado pelo feixe de elétrons, partes do composto se tornam luminosas e mostram as imagens na tela. Eletroímãs posicionados no percurso do feixe de elétrons permitem que a trajetória do feixe seja modificada. A imagem formada é do tipo monocromática. Uma máscara colorida com pontos RGB (Red, Green, Blue) foi adicionada ao monitor de maneira que o feixe de elétrons iluminava os pontos individualmente, tornandose assim a base dos monitores coloridos. O monitor CRT é a tecnologia que ele possui a melhor fidelidade de cor e capacidade de reproduzir bem a escala de cor cinza comparando-se com as outras tecnologias. Por outro

5 lado o monitor do tipo CRT possui uma dificuldade de foco nas bordas das imagens. Eles possuem uma resolução menor que outras tecnologias além de ser pesado e gastar mais energia. Consumo de energia para um monitor de 17 polegadas: 75Watts/hora Plasma A tela de plasma foi criada em 1964 na Universidade Illinois. Um protótipo desta tela foi construído para demonstrar a tecnologia e logo depois patenteado. Porém a tecnologia demorou a ser utilizada em monitores por dificuldades tecnológicas. A empresa Fujitsu lançou em 1997 a primeira TV de plasma no mercado custando US$ 14999,00. O monitor de plasma utiliza a mesma tecnologia de uma lâmpada fluorescente. São células preenchidas com gás que ao serem energizadas emitem luz. Cada célula num monitor de plasma representa um pixel. Estas células são divididas em três tendo cada uma cor de fósforo (RGB), para que a tela se torne colorida. A tecnologia de plasma permitiu a diminuição da profundidade do monitor, além disso ele permite que o monitor seja bem visualizado em qualquer ângulo, ao contrário das tecnologias LCD por exemplo.

6 LCD O acrônimo LCD significa Liquid Cystal Display (Visor de cristal líquido). Foi desenvolvido na década de 70 para equipar monitores de calculadoras. Inicialmente eram monocromáticos também. A tela tem várias camadas, uma delas preenchida com uma substância chamada cristal líquido. Esta substância funciona como líquido e sólido ao mesmo tempo, formando cristais. Sobre cada pixel da tela, vários cristais são sensibilizados por uma corrente elétrica ao mesmo tempo em que um feixe de luz passa por eles. O efeito da luz passando pelos cristais, chamase difração e é o mesmo fenômeno que acontece na formação do arco-íris. Porém neste caso o efeito é controlado de maneira a escolher-se quais são as cores e intensidades que vão aparecer variando-se a iluminação e a corrente elétrica. Esse processo acontece dezenas de vezes por segundo dependendo da frequência do monitor. A tela de LCD comparada a de plasma tem um nível de contraste inferior, devido ao processo de formação de imagem que é ótico e não químico como a tela de plasma que proporciona maior controle. Textos e gráficos (imagens estáticas) apresentam-se mais nítidos e brilhantes em telas LCD do que de plasma. Imagens exibidas à luz do dia, em telas LCD, aparentam-se um pouco melhores do que as exibidas em telas de plasma. Por outro lado, em ambientes de baixa luz as telas de plasma são um pouco mais brilhantes. A durabilidade prevista para telas LCD é maior do que a para telas de plasma ( horas contra horas), em parte devido ao problema da "queima" gradual da tela. Esse tempo corresponde a 13 e 8 anos respectivamente, com uso diário de 10 horas, consideravelmente grande para o uso doméstico. Levando-se em conta a rotatividade dos produtos de consumo, provavelmente antes disso terão surgido aparelhos melhores e mais baratos, incentivando a troca. Consumo de energia para um monitor de 17 polegadas: 35Watts/hora

7 LED As telas de LED, acrônimo para Light Emitting Diode (Diodo emissor de luz), são em sua essência telas de LCD. Comercialmente há uma diferenciação porém na prática as telas são de LCD. A única diferença é que as telas de LED possuem em cada pixel, além de cristal líquido, três LEDs muito pequenos com as cores vermelho, verde e azul (RGB), para reforçar a intensidade das cores. Consumo de energia para um monitor de 17 polegadas: 21Watts/hora OLED OLED significa diodo orgânico que emite luz (organic light-emitting diode) e atualmente é a tecnologia mais avançada para a fabricação de qualquer tipo de tela, seja para TVs, computadores, telefones celulares ou para seu videogame portátil favorito. Diferente do LCD, Plasma ou LED, o OLED consome bem menos energia, é mais leve, fino, oferece ângulos de visão maiores com melhor brilho e contraste, além de reproduzir cores muito mais naturais do que qualquer outra tecnologia. É feito com um Diodo emissor de luz (LED) em que a camada de emissão electroluminescente é um filme orgânico que emite luz em resposta a uma corrente eléctrica. Esta camada de semicondutor orgânico fica situado entre dois eletrodos. Geralmente, pelo menos um destes eletrodos é transparente. Os OLEDs são usados em telas digitais de dispositivos como televisores, monitores de computador, sistemas portáteis, como telefones celulares, consoles de jogos portáteis e PDAs. O consumo de energia de um monitor OLED é cerca de 40% menor que um monitor LCD do mesmo tamanho, porém quando é necessário usar-se muito a cor branca o consumo passa a ser cerca de 300% maior do que um LCD de mesma dimensões.

8

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos.

Evolução dos monitores. Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Monitores Evolução dos monitores Os monitores evoluíram mais devagar que os outros aparelhos eletrônicos. Conexões Uma parte muito importante dos monitores é a sua ligação entre o computador e o monitor.

Leia mais

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Introdução O dispositivo de saída mais utilizado por um computador é o dispositivo

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

OLED _ Como funciona esta tecnologia

OLED _ Como funciona esta tecnologia OLED _ Como funciona esta tecnologia Imagine uma TV de alta definição com 2 metros de largura e menos de 0,60 cm de espessura, que consuma menos energia do que a maioria das TVs comuns e possa ser enrolada

Leia mais

Monitores Vídeos. Hardware de saída padrão em computadores. Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas

Monitores Vídeos. Hardware de saída padrão em computadores. Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas Monitores Vídeos Hardware de saída padrão em computadores Vídeo - Definido a partir de uma matriz de linhas e colunas Pode ser encontrado na forma: - CRT (Catodic Ray Tube - Tubo de Raios Catódicos) -

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

Modelo RGB - Aplicações

Modelo RGB - Aplicações Modelo RGB - Aplicações As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios

Leia mais

Dispositivos e Periféricos de Computador

Dispositivos e Periféricos de Computador Dispositivos e Periféricos de Computador Ecrãs - Visual Display Unit - VDU Píxel picture element (plural em pt. é píxeis) Tamanho: diagonal do ecrã Resolução (número de píxeis no ecrã) VGA: 480 x 640 SVGA:

Leia mais

testamos a obra prima da sony

testamos a obra prima da sony Ano 21 outubro 2016 223 clubedoaudioevideo.com.br Arte em reprodução eletrônica testamos a obra prima da sony sony xbr-75z9d E MAIS teste de áudio CABO qed reference digital audio 40 cabo de força acrolink

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR Arquitetura de Computadores Aula 02 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR 11/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Definições Básicas Hardware: Qualquer equipamento eletrônico,

Leia mais

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues

Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues Prof. Cláudio Henrique Albuquerque Rodrigues LCD (Acrônimo em inglês Liquid Crystal Display ou traduzindo Tela de Cristal Líquido ) é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a

Leia mais

CEFET-RS Curso de Eletrônica

CEFET-RS Curso de Eletrônica CEFET-RS Curso de Eletrônica 7 - Vídeo Profs. Roberta Nobre & Sandro Silva robertacnobre@gmail.com e sandro@cefetrs.tche.br Unidade 07.1 Vídeo Principal periférico de saída desde o final da década de 70;

Leia mais

Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de modelos de televisores. Cada

Atualmente, existe no mercado uma grande variedade de modelos de televisores. Cada O que é tecnologia Plasma, LCD, LED e OLED? Entenda definitivamente qual é a diferença entre televisores produzidos de Plasma, LCD, LED e outras tecnologias. Matéria publicada em 21 de Abril de 2015 Atualmente,

Leia mais

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída Dispositivos de Entrada e Saída Aula baseada no material do prof. Dr. Neil Paiva Dispositivos de Entrada Teclado Scanner Tela Sensível ao Toque (e saída) Mouse Leitores de código de barras automação de

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados

Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados 1. Sintoma: Computador não liga Teste: Verificar se os cabos da fonte de alimentaçaõ estao corretamente ligados Problema: Cabos mal ligados Soluçao: Colocar cabos corretamente Sintoma: Computador não liga

Leia mais

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados

Informática Aplicada à Química. Hardware saída de dados Informática Aplicada à Química Hardware saída de dados Tecnologias de Saída de Dados Tecnologias de Saída de Dados 1ª Geração 2ª Geração 3ª Geração 4ª Geração 5ª Geração Cartões Perfurados Relatórios e

Leia mais

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560 Estação de Trabalho para utilização de Softwares Computador Positivo Premium DR7560 R$: 1.999,00 Processador Intel Core i3-4160 Dual Core 3.6 GHz Cache 3 MB Memória RAM 4 GB Sistema operacional Windows

Leia mais

Manual de Serviço GBA

Manual de Serviço GBA Apêndices Apêndice A: Glossário Cartucho de jogo: O software de aplicação utilizado pelo AGB. Conector de 32 pinos: Local onde os terminais do cartucho de jogo entram em contato com o GBA. CISC: Abreviação

Leia mais

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais set-09

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais  set-09 Sistemas de Cores Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto set-09 Sumário Introdução Cores RGB HSV Referências 4-set-09 Leandro

Leia mais

Comutador de Matriz HDMI, 4 x 2 Portas

Comutador de Matriz HDMI, 4 x 2 Portas Comutador de Matriz HDMI, 4 x 2 Portas MANUAL DS-48300 Obrigado por ter adquirido este produto. Para um desempenho perfeito e completamente seguro, por favor leia cuidadosamente estas instruções antes

Leia mais

TV Monitor Serie M50D M2250D M2350D M2550D. Monitor TV LED LCD

TV Monitor Serie M50D M2250D M2350D M2550D. Monitor TV LED LCD TV Monitor Serie M2250D M2350D M2550D Monitor TV LED LCD Outubro 2011 Introdução de Produto: Conceito TV e Monitor em um único produto: Multifuncional Características Publico Alvo Usuários que valorizam

Leia mais

PLASMA X LCD. Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense

PLASMA X LCD. Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense PLASMA X LCD Marcelo de Souza Freitas Mestrado em Telecomunicações Universidade Federal Fluminense ROTEIRO Introdução Funcionamento do LCD Funcionamento do Plasma Comparação entre as tecnologias Conclusão

Leia mais

Teoria da Cor TI. Elisa Maria Pivetta

Teoria da Cor TI. Elisa Maria Pivetta Teoria da Cor TI Elisa Maria Pivetta A percepção da cor é um processo complexo, resultante da recepção da luz pelo olho e da interpretação desta pelo cérebro. O que de fato determina a cor de um objeto

Leia mais

LED ADDARA. MAIS BRILHO, MAIS EMOÇÃO, MAIS ECONOMIA. DE ENERGIA.

LED ADDARA. MAIS BRILHO, MAIS EMOÇÃO, MAIS ECONOMIA. DE ENERGIA. LED ADDARA. MAIS BRILHO, MAIS EMOÇÃO, MAIS ECONOMIA. DE ENERGIA. BEM-VINDO A UM NOVO MUNDO DE SOM E IMAGEM. O televisor LED ADDARA é mais fino, mais leve, mais bonito. Um novo design que traz para você

Leia mais

A IMAGEM DE TELEVISÃO

A IMAGEM DE TELEVISÃO STV 18 AGO 2008 1 A IMAGEM DE TELEVISÃO a televisão, basicamente, reproduz imagens estáticas a seqüência dessas imagens, em rápida sucessão, nos dá a sensação de movimento cada uma das imagens, ou quadro,

Leia mais

Representação da Informação Imagem e Vídeo

Representação da Informação Imagem e Vídeo Representação da Informação Imagem e Vídeo José Gustavo de Souza Paiva Gráficos Pixels Bitmaps Mídia Imagem 1 Mídia Imagem Cores O olho humano vê uma única cor quando três cores primárias são apresentadas

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

Você pode criar um Home Theater? Claro!

Você pode criar um Home Theater? Claro! Você pode criar um Home Theater? Claro! O que é um Home Theater? Um sistema de home theater reproduz uma experiência de cinema no conforto e na conveniência da sua casa. Os avanços na tecnologia têm dado

Leia mais

Um pouco de história. SketchPad Tese de Doutorado de Ivan Sutherland (MIT) Conceito de comunicação com o computador

Um pouco de história. SketchPad Tese de Doutorado de Ivan Sutherland (MIT) Conceito de comunicação com o computador Um pouco de história 1 SketchPad - 1963 Tese de Doutorado de Ivan Sutherland (MIT) Conceito de comunicação com o computador http://www.youtube.com/watch?v=bkm3cmrqk2o 2 1 Tecnologia de input 1963 Mouse

Leia mais

Extensor HDMI 4K, HDBaseT

Extensor HDMI 4K, HDBaseT Extensor HDMI 4K, HDBaseT Manual DS-55500 Aviso de segurança importante Leia atentamente as instruções de segurança abaixo antes da instalação e da utilização: Preste atenção a todos os avisos e dicas

Leia mais

Como funciona a lâmpada fluorescente

Como funciona a lâmpada fluorescente A TELA DE PLASMA A grande inovação desse tipo de aparelho está na forma como são ativados os pixels, os pequenos pontos luminosos que formam a imagem na tela. Na televisão tradicional, isso é feito por

Leia mais

Cores em Imagens e Vídeo

Cores em Imagens e Vídeo Aula 05 Cores em Imagens e Vídeo Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Ciência das Cores A cor é fundamentada

Leia mais

Projetor Epson PowerLite U42+

Projetor Epson PowerLite U42+ Projetor Epson PowerLite U42+ Projetor Portátil com Qualidade de Imagem Superior e Wi-Fi Integrado O Projetor PowerLite U42+ possui resolução nativa Full HD (1920 x 1200) no formato widescreen para projeções

Leia mais

Engenharia Informática Computação Gráfica

Engenharia Informática Computação Gráfica Computação Gráfica 11569 - Engenharia Informática Gráficos 3D - Evolução Histórica Computação Gráfica 1 Sumário! Criação de Gráficos! Criação de Modelos 3D! Pipeline Gráfico! Hardware Gráfico! Bibliotecas

Leia mais

Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX

Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX Date : 6 de Fevereiro de 2017 Quem gosta de jogar sabe melhor que ninguém da influência que um bom monitor tem na experiência de jogo. As ofertas não param de

Leia mais

Prof. Fernando V. Paulovich 3 de agosto de SCC Computação Gráca

Prof. Fernando V. Paulovich  3 de agosto de SCC Computação Gráca Dispositivos de Saída e SCC0250 - Computação Gráca Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE Fig. 1 - Espectro de Cores Fig. 1.1 - RGB Aditivo Fig. 1.2 - CMY Subtrativo TEORIA BÁSICA DAS CORES É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada

Leia mais

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser

Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz. Uma luz branca pode ser Noções de cores Cor é como o olho dos seres vivos animais interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; Corresponde à parte

Leia mais

Projetor Epson PowerLite W42+

Projetor Epson PowerLite W42+ Projetor Epson PowerLite W42+ Projetor Portátil com Qualidade de Imagem Superior e Wi-Fi integrado O Projetor Powerlite W42+ possui resolução nativa no formato widescreen para projeções de vídeos e imagens

Leia mais

Informática. Professor Renato da Costa HARDWARE: DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

Informática. Professor Renato da Costa HARDWARE: DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA Informática Professor Renato da Costa FCC ADMINISTRADOR DNOCS 1 - O supervisor de um departamento solicitou a um funcionário que ele fizesse uma lista de itens de hardware e de software que estavam em

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Representação da Informação José Gustavo de Souza Paiva Introdução Representação é feita na forma digital Por que? Sistemas Computacionais só manipulam dados digitais Dados digitais são mais fáceis de

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 5 que por sua vez, faz parte do CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES (MÓDULO 5 ao 7).

O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 5 que por sua vez, faz parte do CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES (MÓDULO 5 ao 7). ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 5 que por sua vez, faz parte do CURSO DE TELECOMUNICAÇÕES (MÓDULO 5 ao 7). A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde

Leia mais

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster?

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? Computação Visual A CG (ou CV) tem pelo menos 3 grades divisões: SI (ou CG), AI e PI Inicialmente

Leia mais

Tendência nos Media. Migração para HDTV e Super HD (4k) versus 3DTV

Tendência nos Media. Migração para HDTV e Super HD (4k) versus 3DTV Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Tendência nos Media Migração para HDTV e Super HD (4k) versus 3DTV 1MIEEC05 Pedro Coimbra

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Nova gama de computadores Toshiba Lisboa, 24 de abril de 2014 AToshiba lança no mercado nacional a nova gama de portáteis de consumo das séries Satellite P, S, L e C. Os novos equipamentos destacam-se

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

Monitor Full HD AOC E2270Swn LED

Monitor Full HD AOC E2270Swn LED Monitor Full HD AOC E2270Swn LED O AOC E2270Swn é um monitor full HD LED de 21,5 polegadas widescreen. Este proporciona uma experiência única com imagens mais vivas e em alta resolução com riqueza de detalhes.

Leia mais

SUPERTEC2007 SUPERTEC2007 CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES

SUPERTEC2007 SUPERTEC2007 CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES XV. CIRCUITO HORIZONTAL DOS MONITORES O circuito de deflexão horizontal ou simplesmente circuito horizontal tem a mesma função em relação ao do televisor, ou seja, produzir alta tensão para o tubo e produzir

Leia mais

M237WA. Monitor Multifuncional com opcional de TV Julho 2009

M237WA. Monitor Multifuncional com opcional de TV Julho 2009 Monitor Multifuncional com opcional de TV Julho 2009 Introdução de Produto: Conceito Monitor Multifuncional com opcional de TV Design Scarlet Publico Alvo Usuários que procuram um monitor multifuncional,

Leia mais

LG 42LE5300. LED Full HD 42". A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS

LG 42LE5300. LED Full HD 42. A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS LG 42LE5300 LED 42". A máxima qualidade de imagem para você!painel IPS A LG oferece a você mais uma TV com a máxima qualidade de imagem. Com tecnologia LED e a maior resolução oferecida pelo mercado, o

Leia mais

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE

DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE 1 DIFERENTES SUPORTES DE ARMAZENAMENTO DE INFORMAÇÃO Os dispositivos de armazenamento têm a capacidade de gravar informação e/ou dados para uso posterior. A gravação dessa informação pode ser feita a partir

Leia mais

Análise: Monitor Philips Brilliance 258B com ligação USB Tipo-C

Análise: Monitor Philips Brilliance 258B com ligação USB Tipo-C Análise: Monitor Philips Brilliance 258B com ligação USB Tipo-C Date : 21 de Outubro de 2016 A Philips lançou o seu primeiro monitor a integrar uma ligação USB Tipo-C, que pretende oferecer ligações mais

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

Tecnologia e design de encher os olhos.

Tecnologia e design de encher os olhos. Somente uma marca totalmente comprometida com a qualidade de seus produtos e com a eficiência de seus serviços é capaz de conquistar a preferência de milhões de pessoas ao redor do mundo. A AOC é marca

Leia mais

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01

Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Introdução ao Processamento de Imagens Digitais Aula 01 Douglas Farias Cordeiro Universidade Federal de Goiás 06 de julho de 2015 Mini-currículo Professor do curso Gestão da Informação Formação: Graduação

Leia mais

INTENSAMENTE LED. INCRIVELMENTE INTELIGENTE.

INTENSAMENTE LED. INCRIVELMENTE INTELIGENTE. plificando a vida. INTENSAMENTE LED. INCRIVELMENTE INTELIGENTE. MONITOR LED SÉRIE 70 15,6 18,5 19,5 21,5 23,6 plificando a vida. Textura Hair Line Textura Hair Line Textura de aço escovado na moldura.

Leia mais

MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5

MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5 E2060VWT BASE INCLINÁVEL SMART TOUCH WINDOWS 8 MUDE O SEU MUNDO COM UM TOQUE. NOVO MONITOR AOC SMART TOUCH 19,5 BUSCA ATALHOS AMPLIA E DIMINUI FOTOS TUDO SEM O MOUSE Alia a melhor qualidade de imagem para

Leia mais

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO

SUPERTEC2007 SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO XXVIII. SINCRONISMO DETETOR DE MODOS MICRO Os monitores analógicos usam um CI chamado Detetor de modos e configurador (às vezes é mais de um CI). Este CI recebe os sinais de sincronismo H e V vindos do

Leia mais

Projetor Epson PowerLite Pro Cinema

Projetor Epson PowerLite Pro Cinema Projetor Epson PowerLite Pro Cinema LS10000 A Evolução do Cinema em Casa O Pro Cinema LS10000 utiliza tecnologia de projeção com laser refletor 3LCD para oferecer uma qualidade de imagem e luminosidade

Leia mais

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução

Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. Placas Gráficas. O que é? Para que serve? Resolução (cont.) Resolução O que é? Para que serve? -A função das placas gráficas é a de construir as imagens que são apresentadas nos monitores dos computadores. -O conteúdo dessa memória está sempre a ser actualizado pela placa

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa de Vídeo (VGA)

Leia mais

Placa DMX 108 canais LED (versão 2)

Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Placa DMX 108 canais LED (versão 2) Após ler o manual veja também o exemplo de ligação da placa de 108 canais (este exemplo se refere a versão antiga desta placa, mas as ligações são idênticas). Introdução

Leia mais

Técnico em Informática

Técnico em Informática Técnico em Informática Arquitetura de Microcomputadores Histórico e evolução dos computadores Conceitos de hardware e software Entrada, processamento e saídas de dados. Bit e bytes e seus múltiplos Sistema

Leia mais

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário

Conversor HDMI para VGA + Áudio. Manual do Usuário Conversor HDMI para VGA + Áudio Manual do Usuário Obrigado por comprar um Produto Comtac Você comprou um produto de uma empresa que oferece alta qualidade e valor agregado. Conheça nossa linha completa

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO

Estado do Rio Grande do Sul PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO ANEXO I MODELO DA PROPOSTA FINANCEIRA PREGÃO PRESENCIAL N 8/2018 EMPRESA: 1. 01 APARELHO DE AR CONDICIONADO Capacidade 12.000 BTUs; tipo Split, Climatização Quente e Frio; Unidade Interna e Externa; Operação

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas LIGADORES DE VIDEO: VGA, DVI, S-VIDEO E COMPONENTE VIDEO José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Eletrônica e Sistemas Prática 1: Modulação em Largura de Pulso (PWM) Circuitos de Comunicação Professor: Hélio Magalhães Alberto Rodrigues Vitor Parente

Leia mais

Conjunto Extensor 4K HDMI, HDBaseT

Conjunto Extensor 4K HDMI, HDBaseT Conjunto Extensor 4K HDMI, HDBaseT Manual DS-55501 O kit extensor de 4K Digitus, HDBaseT oferece uma solução de extensão de até 100 m para os mais elevados requisitos, quer para a representação gráfica

Leia mais

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40

Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 Qualidade Radiométrica das Imagens Sensor ADS40 O sensor ADS40 (Airborne Digital Sensor) é um Sensor Digital Linear de alta resolução geométrica e radiométrica desenvolvido pela Leica Geosystems. O sensor

Leia mais

CABOS / ADAPTADORES / CONVERSORES

CABOS / ADAPTADORES / CONVERSORES CABOS / ADAPTADORES / CONVERSORES Produto: ADAPT. VGA x RJ45 Modelo: 001641 Produto: ADAPTADOR DVI (M) x HDMI (F) Modelo: 000800 Produto: ADAPTADOR DVI-I (M) x VGA (F)15 PINOS GELO (+2 PINOS) Modelo: 000799

Leia mais

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF)

Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF) 15 Conectores de Vídeo Existem vários tipos de conexões de vídeo que você pode encontrar no PC e em aparelhos eletrônicos como TVs, aparelhos de DVD e videoprojetores. Apesar de a finalidade geral desses

Leia mais

Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que sucede a popular-d895.

Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que sucede a popular-d895. UP-D897 Impressora gráfica digital A6 Visão geral Impressora gráfica digital monocromática leve e compacta que oferece impressão de alta velocidade. Projetada para aplicações médicas, a UP-D897 é uma impressora

Leia mais

STV 8 SET 2008 2. uma polaridade de sincronismo negativa, com os pulsos de sincronismo na posição para baixo, como mostrado na figura abaixo

STV 8 SET 2008 2. uma polaridade de sincronismo negativa, com os pulsos de sincronismo na posição para baixo, como mostrado na figura abaixo STV 8 SET 2008 1 ANÁLISE DOS SINAIS DE VÍDEO as três partes do sinal composto de vídeo, ilustradas na figura abaixo, são: 1 o sinal da câmera correspondendo às variações de luz na cena 2 os pulsos de sincronismo

Leia mais

05/02/2014. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático.

05/02/2014. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. Prof. Reginaldo Brito Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA Joseph-Nicéphore Niepce * França, (1765-1833) James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. 1826,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENG04061 CIRCUITOS ELETRÔNICOS INTEGRADOS DIODOS EMISSORES DE LUZ (LEDs) Alexandre Bergmann Ypiranga Benevides 152501 Cássio Bortolosso 150383

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES: TV LED Smart com Ambilight Spectra 3 e Pixel Precise HD Philips 127 cm (50") Full HD 3D DGTV

ESPECIFICAÇÕES: TV LED Smart com Ambilight Spectra 3 e Pixel Precise HD Philips 127 cm (50) Full HD 3D DGTV ESPECIFICAÇÕES: Pelas informações oferecidas para cotações acreditamos ser um Televisor de 52 da Marca Philips, caso seja realmente o mesmo está em falta no mercado (Philips PFL8605D) então estamos ofertando

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD STC 5 Formador 1 de 6 O Computador e a Ciência As características dos monitores são: - Dimensão; - Peso; - Brilho; - Contraste; - Definição; - Ângulo de visão; - Consumo. As diferenças entre monitores CRT (cathodic Ray

Leia mais

Simulação visual e entretenimento visual

Simulação visual e entretenimento visual Simulação visual e entretenimento visual Incrível detalhe 4K para simulação e visualização Cada projetor da nossa linha de simulação e visualização proporciona imagens fantásticas em 4K. Numa resolução

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AUTORES: Prof. Anderson Paulo da Cruz Prof. Carlos José Giudice dos Santos Prof. Fábio José Marques Barbosa Gabinetes e Conectores

Leia mais

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga Processamento de Imagens Coloridas Prof. Adilson Gonzaga 1 Aparência de um Objeto A aparência de um objeto é o resultado de uma complexa interação da luz incidente sobre este objeto, suas características

Leia mais

Conjunto de Extensores HDMI Full HD, 130 m

Conjunto de Extensores HDMI Full HD, 130 m Conjunto de Extensores HDMI Full HD, 130 m Manual DS-55101 O Kit extensor Digitus HDMI, Full HD proporciona uma solução de extensão até 130 m para os requisitos mais exigentes. Permite transferir sinais

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

LMD-1530MD. Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas. Visão geral. Recursos

LMD-1530MD. Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas. Visão geral. Recursos LMD-1530MD Monitor médico LCD WXGA 2D de 15 polegadas Visão geral O LMD-1530MD é um monitor de tela panorâmica HD de 15 polegadas certificado para uso médico* com um painel WXGA que fornece resolução de

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO RIO AZUL CNPJ Nº /

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO RIO AZUL CNPJ Nº / CNPJ Nº 93.539.53/000-9 ANEXO II PROPOSTA DE AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS/MATERIAL PERMANENTE PROPOSTA Nº3.735000/60-0 MINISTÉRIO DA SAÚDE - FNS ADMINISTRAÇÃO DESCRIÇÃO ESPECIFICAÇÃO MÍNIMA QUANT 0. Ar Condicionado:

Leia mais

O FWD-S55H2 vem com uma garantia de 3 anos para uso profissional.

O FWD-S55H2 vem com uma garantia de 3 anos para uso profissional. FWD-S55H2 Monitor de LED de 55 polegadas com resolução 1080 Full HD (1920 x 1080) e alto brilho Visão geral Esse elegante monitor de exibição pública de 55 polegadas combina a surpreendente qualidade de

Leia mais

Funcionalidades. Permite ainda diversas opções de relatórios para mensurar resultados.

Funcionalidades. Permite ainda diversas opções de relatórios para mensurar resultados. Qualprox Corporate é uma solução em gestão de atendimento completa, com tecnologia web, que permite monitorar e gerenciar todos os ambientes de atendimento independentemente de estes estarem centralizados

Leia mais

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. PPI - É a abreviatura de 'pixels per inch' (pixeis por polegada). Refere-se

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Tendência nos Media Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Tendência nos Media Etapas da Transição para HDTV e 3DTV 1MIEEC05_01 Armando Marques,

Leia mais

Processamento de Imagens COS756 / COC603

Processamento de Imagens COS756 / COC603 Processamento de Imagens COS756 / COC603 aula 02 - câmeras digitais Antonio Oliveira Ricardo Marroquim 1 / 1 aula de hoje câmera digitais overview modelo de câmera capturando imagens ruído processamento...

Leia mais

COMPLETAR 20 ANOS OFERECENDO INOVAÇÃO E QUALIDADE COM UM PREÇO ACESSÍVEL?

COMPLETAR 20 ANOS OFERECENDO INOVAÇÃO E QUALIDADE COM UM PREÇO ACESSÍVEL? C A T Á L O G O 2 0 1 7 D E T V L I N H A T E L E V I S O R E S COMPLETAR 20 ANOS OFERECENDO INOVAÇÃO E QUALIDADE COM UM PREÇO ACESSÍVEL? Com AOC é possível. Em 2017 a AOC completa 20 anos de operação

Leia mais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais

Enquadramento e Conceitos Fundamentais Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores Computação Gráfica Enquadramento e Conceitos Fundamentais Edward Angel, Cap. 1 Questão 9, exame de 29/06/11 [0.5v] Identifique e descreva os três

Leia mais