Técnico em Informática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Técnico em Informática"

Transcrição

1 Técnico em Informática Arquitetura de Microcomputadores Histórico e evolução dos computadores Conceitos de hardware e software Entrada, processamento e saídas de dados. Bit e bytes e seus múltiplos Sistema binário de numeração Etc... Por: Henrique Quirino Silva

2 Introdução aos periféricos Periféricos? Não, pera...

3 Introdução aos periféricos Quando pensamos em um computador moderno, diversas características nos vêm à mente: a) Sistema eletrônico preciso e confiável; b) Alta velocidade de processamento de informações que facilita nossa vida; c) Lugar para se armazenar músicas, vídeos, textos, imagens etc. São tantas funções que ficamos assustados ao pensar como uma máquina desse tipo funciona. A princípio, precisamos saber que um computador divide-se em hardware (todos os dispositivos físicos do computador, mouse, teclado, gabinete, processador etc.) e software (tudo que não é físico, como programas, arquivos etc.).

4 Introdução aos periféricos Para entendermos melhor a diferença entre hardware e software, podemos fazer uma analogia com o corpo humano. Toda a parte física (cabeça, braços, pernas, etc.) seria o hardware; enquanto tudo o que não é físico (os pensamentos, ideias etc.) seria o software. É claro que existem diferenças entre os computadores, alguns possuem muito mais dispositivos que outros. Vale a pena perguntar, então, quais são as peças de hardware fundamentais para o funcionamento básico de um computador?

5 Introdução aos periféricos Perceba que na imagem não existem caixas de som, webcam, scanner, somente gabinete, monitor, teclado e mouse. Isso significa que um computador, para funcionar, precisa somente desses elementos, desde que o gabinete esteja com os dispositivos internos necessários para o seu funcionamento adequadamente instalados.

6 Periféricos de entrada/saída Dentro do gabinete fica localizada a CPU, a peça mais importante de um computador, controladora de todo o processamento da máquina. Todas as outras peças são chamadas de periféricos, pois estão na periferia da CPU. Os periféricos são os nossos dispositivos de entrada e saída de informação. Permitem a comunicação do computador com um agente externo, o usuário. Esses periféricos são classificados, quanto ao sentido da comunicação, em dois tipos: a) Periféricos de entrada; b) Periféricos de saída.

7 Periféricos de entrada/saída Os periféricos de entrada são os utilizados pelo usuário para enviar informações para a CPU, os de saída para que o computador responda para o usuário. Em alguns casos, um periférico pode exercer as duas funções, de entrada e saída, enviando em alguns momentos informação para a CPU e em outros momentos recebendo informações vindas da CPU.

8 Periféricos de entrada/saída

9 Periféricos de entrada/saída Como podem ver, os periféricos são fundamentais para a operação de um computador. Com o processador, eles formam toda a parte de hardware de um computador. Podemos dizer que um computador é um dispositivo eletrônico que recebe informações dos usuários, processa essas informações e envia uma resposta para o usuário. Os periféricos trabalham interagindo um com o outro, para que o usuário possa operar o computador com maior velocidade. Eles também têm se tornado peças cada vez mais importantes na execução de trabalhos especializados, possibilitando novas funções como a digitalização de imagem e a interação através de videoconferências.

10 Os componentes do Hardware Para funcionar, um computador é formado por uma série de componentes. Iremos conhecer os principais componentes e a sua função dentro do computador.

11 O Processador Também conhecido com CPU (central process unit), ele é responsável por carregar e realizar operações lógicas e cálculos. Os processadores recebem informações enviadas pelos periféricos de entrada do computador, processa essas informações e as devolve processadas para os periféricos de saída ou memória. É o componentes do computador que necessita maior conhecimento tecnológico para ser desenvolvido e, por isso, atrai os olhares dos fãs de tecnologia. O fato de ser um componente que exige alta tecnologia para ser feito também faz com que seja um dos componentes mais caros de um computador.

12 O Processador Existem no mercado diversos modelos de processadores. Os mais conhecidos são os processadores da Intel e AMD. Podemos citar alguns processadores em ordem crescente de evolução: a) Processadores Intel: Pentium MMX, Pentium II, Celeron, Pentium III, Pentium IV, Pentium M, Core Duo, Core 2, i3, i5, i7, entre outros; b) Processadores AMD: K6, K6 II, Duron, Athlon, Opteron, Phenom, entre outros.

13 O Processador Pentium MMX Pentium II

14 O Processador Intel Core 2 DUO E8500 Intel Core i7 4770k

15 O Processador AMD-K6 AMD Duron

16 O Processador AMD Opteron AMD Phenon X6

17 O Processador Normalmente os processadores, dentro de uma mesma família, são fabricados para serem compatíveis com a maioria das placas-mãe, mas observe a configuração do equipamento antes de decidir substituir o processador para evitar surpresas.

18 A Placa mãe É a espinha dorsal de um computador. É ela quem conecta o processador e demais periféricos. Geralmente cada placa-mãe aceita somente um tipo de processador. O número de terminais (pinos) e o encaixe do processador mudam de família para família, inviabilizando o uso de uma placa genérica. Normalmente existe um casamento entre placa-mãe e família de processador, permitindo que se usem apenas conjuntos compatíveis. As placas-mãe podem ser classificadas em on-board ou off-board.

19 A Placa mãe

20 Conectores A placa-mãe, a espinha dorsal do computador, interliga todas as placas de expansão internas através de conectores. A. Conectores externos para mouse, teclado e áudio etc. B. Slot onde o processador deve ser encaixado. C. Slots onde os pentes de memória RAM são inseridos. D. Conector para disco rígido/cd-rom/dvd do tipo IDE. E. Conectores para disco rígido/cd-rom/dvd do tipo SATA. F. Slots de expansão para conectar placas de vídeo, som, rede etc.

21 Memória RAM As memórias RAM (random access memory), também conhecidas como pentes de memória, são responsáveis pelo armazenamento dos dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. Quando o computador é desligado, as informações que estavam na memória RAM são perdidas, por isso ela é considerada uma memória volátil. O padrão de memória RAM mais utilizado atualmente é o DDR3, mas existem diversas outras como DDR2, DDR e DIMM. As memórias para notebook são menores em relação ao desktop, sendo que algumas vezes podem ser usadas também em desktops, dependendo da placa-mãe.

22 Memória RAM Vejamos os principais tipos de memória a seguir:

23 Memória RAM SODIMM

24 Disco Rígido (HD) O disco rígido armazena informações ou arquivos de forma persistente, ou seja, até que o usuário decida apagá-los. Eles são constituídos por discos, divididos em trilhas que, por sua vez, são formadas por setores, onde as informações são armazenadas. Esses dispositivos conseguem armazenar uma quantidade enorme de bytes. Atualmente, podemos comprar discos rígidos com capacidade de armazenamento na casa dos terabytes (1.024 gigabytes).

25 Disco Rígido (HD) A rotação dos discos varia conforme o modelo. Os padrões mais comuns são rpm (rotações por minuto), rpm e rpm. O disco rígido se conecta ao computador por meio de uma interface de controle, sendo mais comuns as conexões IDE (integrated drive electronics), SCSI (small computer system interface) e SATA (Serial ATA).

26 Disco Rígido (HD)

27 Placa de vídeo É responsável por mostrar dados de vídeo no monitor. Existem placas de vídeo on-board (que já vêm acopladas na placa-mãe) e offboard (as placas são independentes e são conectadas à placa-mãe em encaixes específicos chamados de slots). As placas on-board normalmente são mais baratas que as off-board, porém também possuem um desempenho inferior. Para a utilização de softwares que trabalhem com imagens e jogos, a melhor opção é comprar placas off-board. Antigamente, os slots do tipo PCI e AGP eram o padrão; hoje, o padrão é a tecnologia PCI-Express.

28 Placa de vídeo

29 Drivers São dispositivos que permitem ler e gravar dados em mídias removíveis. Antigamente utilizavam-se disquetes para o armazenamento de dados, mas esse tipo de dispositivo já não é comum nas máquinas modernas. Atualmente, o que encontramos são drives de CD, DVD e Blu-ray. Estes drives podem ser somente leitores, ou também podem ter a capacidade de gravar dados, mas mesmo esse tipo de mídia tem sido substituído por dispositivos de armazenamento de estado sólido como os pen drives com conexão USB.

30 Drivers

31 Drivers

32 Drivers

33 Cooler É um pequeno ventilador que tem a função de refrigerar o processador e outros componentes. Normalmente são de 5 V ou 12 V. Instalado sobre o processador, ele é responsável pela refrigeração desse componente. Devemos tê-lo conectado no local adequado na placa-mãe e sempre funcionando, assim evita-se que o processador queime por superaquecimento.

34 Gabinete Muitas pessoas chamam incorretamente o gabinete de CPU (central process unit). Gabinete é a caixa que tem como função proteger e acomodar os componentes eletrônicos internos do computador, enquanto CPU é o processador que fica conectado à placa-mãe. Atualmente, os três principais tipos de gabinete no mercado são AT, ATX e BTX.

35 Gabinete AT: modelo mais antigo que dificilmente será encontrado para venda. A principal característica é seu formato, que influencia a questão térmica, e o uso de fonte AT, que é acionada diretamente, sem uso da placa-mãe, via botão liga/desliga.

36 Gabinete ATX: teve seu desenho térmico refeito, levando em conta o novo posicionamento de processadores em placas-mãe, bem como a adoção de um novo formato de fonte, o ATX, em que a alimentação é controlada logicamente via placa-mãe.

37 Gabinete BTX: evolução do ATX, em que se leva em conta cada vez mais a integração de componentes on-board e a busca de espaço. Podemos notar a opção de inverter a localização dos slots de expansão na placa-mãe de lado, como mudança mais marcante.

38 Fonte de Alimentação O tipo e formato da fonte de alimentação normalmente se casam com o tipo de gabinete. Converte corrente alternada em corrente contínua, necessária para a alimentação do computador. A fonte geralmente é presa ao gabinete. Gabinete, fonte e placa-mãe precisam ser de um mesmo padrão para funcionarem corretamente. Hoje empregamos o padrão ATX de 20 e 24 pinos para a placamãe e outros conectores para os demais periféricos.

39 Fonte de Alimentação

40 Fonte de Alimentação

41 Fonte de Alimentação Os tipos de conexões do monitor podem fazer toda a diferença na res da imagem que você verá na tela. Vamos entender um pouco mais os conexões de um monitor.

42 Fonte de Alimentação

43 Componentes externos Iremos conhecer agora os principais componentes externos do computador. Esses dispositivos são os mais conhecidos pelos usuários comuns e profissionais de fora da área de TI, como designers, digitadores etc. Vamos conhecê-los?

44 Monitores Hardware de saída de dados, o monitor é fundamental para exibir visualmente as solicitações processadas pelo computador. Tendo como inspiração a TV, os monitores evoluíram lentamente por anos e sua primeira versão era monocromática, emitindo apenas uma cor. Em seguida surgiram os monitores coloridos, que emitiam de 4 a 16 cores. A partir daí surgiram várias versões que melhoraram a resolução, aumentando o número de pixels até a chegada da imagem digital. Hoje eles emitem imagens 3D e até obedecem a comandos pelo toque da mão com tela touch screen. A novidade fica com os monitores holográficos, que podem projetar a imagem dispersa no ar através de uma base. Do CRT inicial, caminhou para tecnologias LCD e LED atualmente.

45 Monitores Os tipos de conexões do monitor podem fazer toda a diferença na resolução da imagem que você verá na tela. Vamos entender um pouco mais os tipos de conexões de um monitor.

46 Monitores VGA (vídeo graphics array) sinal analógico DVI (digital video interface) DVI dispensa conversores, pois preserva os dados em formato digital. Dois modelos podem ser encontrados: DVI-D (somente sinal digital) e DVI-I (permite conectar monitor analógico).

47 Monitores HDMI (high-definition multimedia) HDMI (high-definition multimedia): conexão comum nas TVs de última geração. Envia sinal digital de áudio e vídeo com excelente resolução.

48 Caixas de som Outro hardware de saída de dados, as caixas de som são responsáveis por emitir todo conteúdo sonoro de músicas, vídeos, alertas de , mensagens e animação de sites que você quiser visitar.

49 Impressora Hardware de saída de dados, recebe a solicitação feita pelo usuário e se responsabiliza por imprimir, ou emitir cópias das informações que você pediu. Tipos de conexão de impressoras: podem ser conectadas via USB, serial, wireless ou bluetooth.

50 Tipos de impressora Jato de Tinta: imprime pelo esguicho de pequenas quantidades de tinta sobre a mídia (papel).

51 Tipos de impressora Laser: mais rápidas e com secagem instantânea, é a preferida das empresas.

52 Tipos de impressora Matricial: imprime pelo impacto de agulhas contra uma fita que transfere a tinta para o papel. Hoje, muito usada no processo fiscal, porém tende a desaparecer com a nota fiscal eletrônica.

53 Tipos de impressora Térmica: imprime pelo aquecimento do papel, em rolo, especial. Responsável pela emissão de cupom fiscal ou de cartão de crédito.

54 Scanners Hardware de entrada de dados, tem a função de digitalizar o conteúdo de um livro, revista ou foto, por exemplo, e transformá-lo em dado digital. Também encontrado em algumas impressoras multifuncionais, dispensando a aquisição de mais um equipamento externo.

55 Scanners A qualidade do scanner é medida em dpi (pontos por polegadas) ou pixel (picture element): quanto maior, mais detalhada é a imagem. Os modelos mais simples possuem resolução de 300 dpi x 300 dpi, mas há scanners que podem atingir 2.400, 4.800, dpi ou mais.

56 Teclado Hardware de entrada de dados, possui normalmente conexão PS/2 ou USB. Permite ao usuário digitar textos, e em muitos casos dispensa o uso do mouse, pois permite a configuração de muitos atalhos. Por isso, nada de pânico caso o mouse deixe de funcionar. Iluminado, flexível, ergonômico, escolha o seu.

57 Mouse Hardware de entrada muito conhecido pelos usuários por facilitar a navegação. É possível ainda configurar a velocidade e animação do mouse, e baixar softwares que complementam sua funcionalidade. Sua conexão pode ser PS/2, serial ou USB.

58 Webcam Esse hardware de entrada de dados é muito utilizado em videoconferências. A maioria dos notebooks já vem de fábrica com uma webcam acoplada.

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware)

CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE Disciplina: Informática Básica (Hardware) HARDWARE É a parte física do computador, ou seja, são as peças que compõem um PC; Nesse capítulo iremos aprender a conhecer algumas

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Arquitetura de Computadores Prof. Vilson Heck Junior O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema Operacional

Leia mais

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware.

27/02/2012 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CEV. Prof. OCEAN A. SANTOS. Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. CEV 1 CEV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. OCEAN A. SANTOS Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware. 1 HARDWARE Sistema Binário Bit Byte Sistema Binário; Unidades de Medidas; Hardware: CPU Placa-Mãe

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com ELEMENTOS DE COMPUTADORES Carga horária: 16 horas/aula Competência: Conhecer a arquitetura

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Entrada e Saída Entrada e saída visão do usuário Usuários submetem dados (entrada) ao computador para obter informação (saída)

Leia mais

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores

Componentes de Hardware. Raio X dos Computadores Componentes de Hardware Raio X dos Computadores Resumo da Aula sobre Hardware Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado (parte Física), denomina-se hardware. Alguns

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Processamento de Dados aplicado à Geociências AULA 1: Introdução à Arquitetura de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GEOPROCESSAMENTO

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary

Manutenção de Computadores Composição de um computador. Professor: Francisco Ary Manutenção de Computadores Composição de um computador Professor: Francisco Ary Introdução Composição de um computador: Composto de um conjunto de componentes, em sua maioria eletrônicos; (Hardware) 2

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza

Manutenção Básica de Computadores. Professor: Francisco Ary Alves de Souza Manutenção Básica de Computadores Professor: Francisco Ary Alves de Souza Sumário Introdução Principais componentes: Gabinete, Fonte de Alimentação, Placa Mãe; Processador, Memória RAM, Hard Disk (HD),

Leia mais

Objetivos da aula. Recursos de Sistemas de Informação

Objetivos da aula. Recursos de Sistemas de Informação Recursos de Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Luiz Antonio do Nascimento Anhanguera Taboão da Serra Objetivos da aula Fornecer exemplos de componentes de Sistemas

Leia mais

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho Introdução à Informática Por Edivaldo Laureano Pires Filho Definição de sistema Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Divisão do computador

Divisão do computador Divisão do computador Hardware: todo o equipamento, suas peças, isto é, tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Alguns equipamentos, como monitor, teclado e rato são também chamados de periféricos.

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Alex Santos. Informática Básica. alex.santos@ifrn.edu.br INFORMÁTICA BÁSICA Informática Básica Prof. Alex Santos C a m p u s Pa u d o s Fe r r o s D i s c i p l i n a d e I n f o rm á t i c a B á s i c a alex.santos@ifrn.edu.br INTRODUÇÃO A informática nos dias

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PLACA DE VÍDEO Cabe a placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer no dispositivo de

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti

Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti Professor: M. Sc. Cristiano Mariotti http://www.mscmariotti.pro.br As informações processadas nos computadores são compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, é chamado

Leia mais

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização

Hardware: Componentes Básicos. Sistema de Computador Pessoal. Anatomia de um Teclado. Estrutura do Computador. Arquitetura e Organização Hardware: Componentes Básicos Arquitetura dos Computadores Dispositivos de Entrada Processamento Dispositivos de Saída Armazenamento Marco Antonio Montebello Júnior marco.antonio@aes.edu.br Sistema de

Leia mais

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR Arquitetura de Computadores Aula 02 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR 11/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Definições Básicas Hardware: Qualquer equipamento eletrônico,

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware

Arquitetura de Computadores. Infraestrutura de TI: Hardware Arquitetura de Computadores Infraestrutura de TI: Hardware Computação Informação + Automação Tratamento dos dados em informação por meios automáticos Dispositivos eletrônicos Aplicados em Computadores,

Leia mais

ELEMENTOS DE COMPUTADORES

ELEMENTOS DE COMPUTADORES ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com PLACA DE VÍDEO Cabe a placa de vídeo gerar tudo o que vai aparecer no dispositivo de saída

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA ALISSON CLEITON MÓDULO I 1. A placa-mãe (motherboard) de um computador é o hardware responsável por conectar e interligar todos os componentes. Um componente que já vem instalado

Leia mais

Noções básicas sobre hardware de PCs

Noções básicas sobre hardware de PCs Suporte Técnico - 1 Noções básicas sobre hardware de PCs PC significa Personal Computer ou Computador Pessoal. OS PCs são derivados do IBM PC, criado no início dos anos 80. As peças que formam um PC são

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos

Tecnologias de Informação e Comunicação. Conceitos Básicos Tecnologias de Informação e Comunicação Conceitos Básicos Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Informação Automática Un1 Conceitos Básicos INFORMÁTICA Tratamento ou processamento da informação utilizando

Leia mais

Hardware Central de Cursos Professor Pimentel

Hardware  Central de Cursos Professor Pimentel Hardware Central de Cursos Professor Pimentel Geral Quem perguntou? X X X 1 --- 2, 3, 4, 5 O que é?... é bastante utilizado, principalmente na área de computação, e se aplica à unidade central de processamento,

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

O Sistema de Computação

O Sistema de Computação O Sistema de Computação Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br O Sistema de Computação INTRODUÇÃO Introdução Sistemas Computacionais podem ser divididos em camadas: Aplicativos Sistema

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio

7º ano Ano letivo 2015/2016. Artur Ramísio 7º ano Ano letivo 2015/2016 Artur Ramísio Componentes básicos do computador: hardware e software; unidade de sistema; dispositivos de entrada e saída de dados e informação. Realização de ficha de trabalho

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

Curso Técnico de Nível Médio

Curso Técnico de Nível Médio Curso Técnico de Nível Médio Disciplina: Informática Básica 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Prof. Ronaldo Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade

Leia mais

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO.

Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Aula 05 PLACAS DE EXPANSÃO. IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO. Arquitetura dos PCs Placa Mãe!!! Placa mãe Identificação da Placa Mãe Fabricante: GIGABYTE Modelo: GA-G41MT-S2P 286, 386,

Leia mais

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG

CONTEÚDO INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL * E O QUE VEM A SER FIRMWARE? MARCIO HOLLWEG INFORMÁTICA RECEITA FEDERAL DO BRASIL MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br CONTEÚDO HARDWARE - 2 AULAS 3 QUESTÕES SISTEMA OPERACIONAL - 2 AULAS 3 QUESTÕES APLICATIVOS OFFICE - 3 AULAS 2 QUESTÕES INTERNET

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Aula 03 Prof. Msc Ubirajara Junior biraifba@gmail.com www.ucljunior.com.br Características do computador sistema eletrônico é rápido e

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE

TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Administração TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE Profª Danielle Casillo SUMÁRIO O que é informática? Dispositivos de entrada Dispositivos

Leia mais

Tabela de Compra - REUSO

Tabela de Compra - REUSO Tabela de Compra - REUSO Código PC DESKTOP Nomenclatura Produto Descrição Condição Prazo: 25/07/2018-31/07/2018 Preço valor em KG (peça) 10140 placa mãe 115x gamer A 115x, gamer Linux A R$ 20 R$ 473,33

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO.

INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. INFORMÁTICA BÁSICA HARDWARE: COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO isabeladamke@hotmail.com Componentes de um Sistema de Computador HARDWARE: unidade responsável pelo processamento dos dados, ou seja, o

Leia mais

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues 0770 Dispositivos e Periféricos Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as

Leia mais

O que é um computador?

O que é um computador? O que é um computador? É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem os relógios de forma geral, o ábaco, a régua

Leia mais

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe

Sâmia Rodrigues Gorayeb. Arquitetura de Computadores Placa-mãe Sâmia Rodrigues Gorayeb Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Agenda: 1. Introdução 2. Função 3. Funcionamento 4. Característica 5. Tipos 6. Componentes 7. Itens 8. Modelos 9. Conclusão

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP

COMPUTADORES PC 20/9/2010 CRONOGRAMA INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: MAINFRAME NOTEBOOK PALMTOP INFORMÁTICA PREF. MUNICIPAL DE JAGUARÃO - RS Prof.: MARCIO HOLLWEG Email: mhollweg@terra.com.br MSN: marciohollweg@hotmail.com Twitter: @mhollweg SMS: (041) 8854-3722 Site: www.marciohollweg.com.br CRONOGRAMA

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

4 Sistema Computacional:

4 Sistema Computacional: 4 Sistema Computacional: Hardware: são os componentes e dispositivos eletrônicos que operando em conjunto com outros componentes ou mesmo individualmente realizam uma das funções de um sistema de computação.

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. Adriano Mauro Cansian Prof. Leandro Alves Neves UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré

Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Prof. Alex Pereira Moretti Aymbiré Por quê conhecer a estrutura de um computador? É necessário que o profissional possua noções claras das técnicas de processamento de dados para poder estabelecer um bom

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA

CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA CURSO DE TÉCNICO EM TELECOM DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA Nome: Iuri Pires de Cerqueira E-mail: iuripires@gmail.com QUEM SOU EU? Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. 14

Leia mais

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira

HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO. Wagner de Oliveira HARDWARE COMPONENTES BÁSICOS E FUNCIONAMENTO Wagner de Oliveira SUMÁRIO Hardware Definição de Computador Computador Digital Componentes Básicos CPU Processador Memória Barramento Unidades de Entrada e

Leia mais

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br

HARDWARE INFORMÁTICA. Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br INFORMÁTICA Prof.: MARCIO HOLLWEG mhollweg@terra.com.br HARDWARE O COMPUTADOR, INDEPENDENTE DO TIPO: PARA QUE ISTO POSSA OCORRER TEMOS QUE ALIMENTÁLO COM DADOS E AGUARDAR O RETORNO DESTE PROCESSAMENTO.

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias

i TIC 7/8 Funcionamento de um computador Informação 7 Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias i TIC 7/8 Informação 7 Funcionamento de um computador Unidade 1 A informação, o conhecimento e o mundo das tecnologias BIT Unidades de Informação BI NARY BIT DIG IT A unidade mínima de informação, com

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

Hardware. Informática

Hardware. Informática Hardware Informática l Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores = hardware b) Os programas = software c) Os seres humanos

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01

Noções de Informática INSS. Novo Curso. Aula 01 127767 Noções de Informática INSS Novo Curso Aula 01 http://facebook.com/profricardobeck contato@profricardobeck.com.br Mensurando Dados Sistema de numeração Binário (0 e 1) Fax/Modem 56 Kbps Placa de

Leia mais

Placa Mãe e seus Dispositivos

Placa Mãe e seus Dispositivos Índice Placa Mãe e seus Dispositivos Autor: Bruno Henrique Ventrice Pereira 1 Índice... 1 Placa-mãe - Principais características... 3 Introdução... 3 Item A - processador... 3 Item B - Memória RAM... 4

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Professor : Kleber Manrique Trevisani Aluno: Lourival da Silva Souza 1470302 Orçamento computador de Alta performance Foto Nova imagem Lourival da Silva Souza ME. CNPJ:13.225.708/1000

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

Hardware e Software. Computador 30/03/2016. Informática para Concursos. Hardware e Software. Hardware e Software

Hardware e Software. Computador 30/03/2016. Informática para Concursos. Hardware e Software. Hardware e Software Informática para Concursos Conceitos Básicos e Modos de Utilização de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos Associados ao Uso de Informática no Ambiente de Escritório. Computador É um equipamento

Leia mais

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar

INFORMÁTICA. Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar INFORMÁTICA Questões comentadas pelo professor Cléber Marques, do Cursos Educar 01. (TRE-RN/2005) Memória de alta velocidade, normalmente composta por registradores, que contribui para aumento de velocidade

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA Pregão Presencial Nº 000111/2014 Abertura 11/8/2014 09:00 Processo 009229/2014 00001 - LOTE 01 MICROCOMPUTADOR (TIPO 1) - PADRONIZADO PELA PORTARIA/CGAB/N 207/2013. (Microcomputadores com mínimo dois núcleos

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de computadores, notebook, CPU

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE PROF.ª DANIELLE CASILLO SUMÁRIO Bits e Bytes, como o computador entende

Leia mais

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos

Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Professor Jorge Alonso Módulo I Conceitos Básicos Email: profjorgealonso@gmail.com / Jorge Alonso Ruas 1 Informática O termo Informática significa informação de forma automática. Informação é um conjunto

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 54 QUESTÕES DE PROVAS FAPEMS NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR POR ASSUNTOS COM GABARITOS Caderno de Questões, elaborado por assuntos, segundo o conteúdo programático de Noções de Informática,

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal.

Informática. Hardware e Software. Professor Marcelo Leal. Informática Hardware e Software Professor Marcelo Leal www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Gerais; Dispositivos de entrada e saída de Dados; Unidade de

Leia mais

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA)

ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) ANEXO VI MODELO DE PROPOSTA (PAPEL TIMBRADO DA EMPRESA) Ao, Excelentíssimo Senhor, Prefeito Municipal de Três de Maio Apresentamos abaixo nossa proposta para fornecimento de computadores, notebook, CPU

Leia mais

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018

Objetivo Da Aula 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR 19/11/2018 1- DESLIGAR O COMPUTADOR 2- PEGAR O CADERNO 3- ATENÇÃO 4-3º TRIMESTER PLACA MÃE, DIAGRAMA DE BLOCO E PROCESSADOR Prof. Fabrício Alessi Steinmacher Objetivo Da Aula Identificar os passos para a instalação

Leia mais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais

Sistemas Computacionais e Hardware. Disciplina: Informática Prof. Higor Morais Sistemas Computacionais e Hardware Disciplina: Informática Prof. Higor Morais 1 Agenda Sistema Computacional O Computador e seus componentes Hardware 2 Unidade de entrada Unidade de saída Unidade de Processamento

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software

Princípios de Sistemas de Informação. Infraestrutura de TI: Hardware e Software Princípios de Sistemas de Informação Infraestrutura de TI: Hardware e Software Identificar e descrever os componentes da infraestrutura de TI Identificar e descrever os principais tipos de tecnologia de

Leia mais

CAP. 04 POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11

CAP. 04 POR DENTRO DO COMPUTADOR 1 DE 11 1 DE TRÊS MÓDULOS BÁSICOS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE EXTERNO EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS DE ENTRADA PROCESSADOR MEMÓRIA RAM EQUIPAMENTOS PERIFÉRICOS DE SAIDA ENTRADA DE DADOS TRANSFORMAÇÃO DE DADOS SAIDA DE

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO II ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Pregão Eletrônico RP nº 012/2007 1 - MICROCOMPUTADOR PARA ESPECIALISTA MC1 PLACA PRINCIPAL BIOS INTERFACES PROCESSADOR Placa principal com arquitetura ATX, micro ATX ou

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Tipos de memória n RAM (random access memory) - memória de acesso aleatório, é volátil e permite

Leia mais

2 Arquitetura de Computadores

2 Arquitetura de Computadores 2 Arquitetura de Computadores Definição 1. Um computador é uma máquina composta de um conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas, com capacidade de coletar, armazenar e manipular dados, além de fornecer

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

Aplicativos Informatizados. Introdução à Informática. Como os computadores funcionam

Aplicativos Informatizados. Introdução à Informática. Como os computadores funcionam Aplicativos Informatizados Introdução à Informática Como os computadores funcionam Por dentro da máquina As várias maneiras de usar os computadores mostram como essas máquinas podem ser poderosas. Você

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores um computador digital Objetivos da aula Identificar os componentes mais comuns de um computador

Leia mais

QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC

QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC QUESTÕES COM GABARITOS E COMENTÁRIOS INFORMÁTICA FCC INFORMÁTICA 01. Na placa-mãe alguns componentes já vêm instalados e outros serão conectados na sua placa de circuito. Um exemplo típico de componente

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Placa mãe. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Placa mãe Professor: Wanderson Dantas A INVENÇÃO DA PRIMEIRA PLACA MÃE O coração do seu computador encontra-se em um sistema central que unifica todos os componentes de hardware em uma

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 83 QUESTÕES DE PROVAS DA FAPEMS E FAPEC-MS POR ASSUNTOS COM GABARITOS Edição maio 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer

Leia mais