DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE)"

Transcrição

1 DISCIPLINA SIG OFICINA: MODELO NUMÉRICO DE TERRENO (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO KATIA CRISTINA BORTOLETTO EXERCÍCIO 1: MUDANÇA DE SISTEMA DE COORDENADAS (GEOGRÁFICAS LAT/LONG PARA UTM CÓRREGO ALEGRE) A imagem utilizada nessa oficina assim como as demais imagens do Brasil estão disponíveis no site da EMBRAPA através da página: (Dados para Download: a imagem é georeferenciada) Abrir o ARCGIS: a new empty map Habilitar todas as ferramentas do ArcMap (caso ainda não estejam habilitadas no computador) Carregar a imagem SRTM denominada SF-23-Y-A que esta no subdiretorio da pasta da Aula 8 denominado SRTM Para isso selecionar em CUSTOMIZE EXTENSIONS Em seguida habilitar todas as opções

2 Abrir o ArcCatalog window No caso específico das imagens de Radar SRTM, todas são geradas no Sistema de Coordenadas Geográficas (lat/long). Como os mapas com os quais desenvolvemos nossos projetos usualmente estão no Sistema UTM (no caso das Folhas Rio Claro o Datum é Corrego Alegre), há necessidade de se fazer uma conversão de coordenadas. CONVERSÃO DE COORDENADAS GEOGRÁFICAS PARA UTM Para Transformar a projeção e datum de um dado Vetorial ou raster no ArcMap 10, utilize a Ferramenta Project localizada no ArcToolBox Windows (ArcCatalog Toolboxes System Toolboxes) Clicar na ferramenta DATA MANAGEMENT TOOLS PROJECTIONS AND TRANSFORMATION RASTER PROJECT RASTER.

3 Na janela Project Clicar em Input Raster e selecionar SF-23-Y-A.tif clicar em ADD em Output Raster nomear a imagem no diretório adequado da pasta: aula_8_mnt\project_sf-23. Clicar em Output Coordinate System, selecionar Select - Projected Coordinate Systems UTM - South America - Datum Corrego Alegre UTM Zone 23S, clicar em add, clicar em Aplicar e OK.

4 O arquivo recém transformado será inserido no layer do ArcMap. Observe que as coordenadas do layer deverão estar no sistema UTM (canto inferior direito da tela) Agora a imagem SRTM já está pronta para ser trabalhada com o MNT e no sistema de coordenadas adequado.

5 ********************************************************************** EXERCÍCIO 2: EXTRAINDO CURVAS DE NÍVEL DE IMAGEM SRTM Selecione a ferramenta Arctoolbox window Spatial Analyst Tools Surface Contour. Na janela Contour, em Input raster insira a imagem SRTM: Project_SF-23. Em Output polylines features escolha a pasta para salvar o arquivo e digite o nome do arquivo de saída: Contour_Project. Em Contour interval digite o intervalo das curvas de nível, neste caso 100. Clique em OK. De acordo com a EMBRAPA, as informações SRTM disponíveis estão na escala 1:250000, cuja escala apresenta espaçamento de curvas de nível de 100m, daí a escolha deste valor de eqüidistância. Obs. Para visualizar os valores das curvas de nível clique com o botão direito do mouse no arquivo das curvas de nível que acabou de gerar. Clique no layer Contour_Project e com o botão direito do mouse em Properties. Na janela Layer Properties, selecione a paleta Symbology, em Show selecione Categories e, depois um clique em Unique values. Em Value Field selecione CONTOUR e clique em Add All Values. Em Color Ramp selecione uma paleta de cores (das cores frias às quentes), clique em Aplicar e Ok. Desligue o layer da imagem para visualizar as curvas de nível.

6 Esse procedimento mostrará as curvas de nível em diferentes tonalidades de cor, as cores mais próximas do verde são as áreas com altitude mais baixa, enquanto as cores com tonalidade mais próximas do vermelho correspondem a áreas de maior altitude. ******************************************************************************** Gerando TIN a partir de curvas de nível oriundas da Imagem SRTM - Utilize o mapa de curvas de nível gerado a partir da imagem SRTM: Diretório da Aula 8_Aluno, subdiretório shape TIN sf23, arquivo shape Curvas. - Selecione a Ferramenta ArcToolbox window 3D Analyst Tools TIN Management Create TIN.

7 - Na janela TIN, em OUTPUT TIN selecione a pasta de destino onde o projeto será armazenado Aula8 Aluno e nomeie o arquivo como TIN. - Em SPATIAL REFERENCE selecione o DATUM CORREGO ALEGRE UTM 23S. - Em INPUT FEATURE CLASS selecione Contour_Project, clique em OK.

8 Para retirar a visualização das curvas de nível e visualizar apenas o TIN criado abra as propriedades do layer (clicando com o botão direito do mouse no layer TIN) e na Guia Symbology desabilite a opção Edge types e clique em Add All Values. Agora o TIN será visualizado sem a sobreposição das curvas de nível. A partir da criação do TIN é possível realizar visualizações da área de estudo em 3D bem como a produção de mapas derivados, como por exemplo, declividade e exposição de vertentes. ******************************************************************************************************* GERANDO MAPA DE DECLIVIDADE A PARTIR DE IMAGEM SRTM É possível gerar mapa de declividade a partir de uma imagem SRTM (arquivo raster) com facilidade, já que se trata de um documento original com valores altimétricos atribuídos a cada célula. O procedimento é o que segue: - Adicione no ArcMap o arquivo Project_SF-23 gerado anteriormente e já transformado para o Datum Córrego Alegre que consta na pasta da aula. - Abra a ArcToolbox e selecione a opção 3D ANALYST TOOLS RASTER SURFACE SLOPE.

9 - Essa opção irá exibir na tela a janela SLOPE. Alguns parâmetros deverão ser definidos para que a mapa de declividade seja gerada. - Em INPUT RASTER selecione o arquivo da imagem SRTM tratada com o título Project_SF-23, localizada na pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT RASTER selecione o local e o nome que será dado a mapa de declividade gerado. Podemos nomeá-lo como decliv e escolher como pasta de destino a pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT MEASUREMENT (OPTIONAL) podemos selecionar a unidade dos dados que serão apresentados no mapa de declividade, como por exemplo DEGREES (em graus) ou PECENT_RISE (em porcentagens). No caso desta prática faremos a mapa em porcentagens. - Em Z FACTOR deixaremos o valor default de 1. - Em seguida selecione a opção OK para que o mapa de declividade seja criado.

10 - Criado a mapa de declividade agora devemos alterar os parâmetros de classificação dos valores da mapa. - Para isso clique com o botão direito no layer DECLIV, depois em PROPERTIES para editar as classes de declividade, tendo como base o Manual para levantamento utilitário do meio físico e classificação de terras no sistema de capacidade de uso (1983). Os intervalos apresentados neste Manual estão descritos em: CLASSES INTERVALOS DE DECLIVIDADE A dn <2% B 2 dn <5% C 5 dn <10% D 10 dn <15% E 15 dn <45% F 45 dn <70%

11 G 70% dn Em LAYER PROPERTIES selecione a paleta SYMBOLOGY clique em CLASSES selecione o número 7 e depois clique em CLASSIFY - MANUAL e edite os valores com os números: 100, 70, 45, 15, 10, 5, 2 e clique em OK. Ainda em LAYER PROPERTIES clique em LABEL FORMAT LABELS Observe que as classes estão com 10 casas decimais, o que não faz sentido já que estamos tratando de classes de declividade em %. Vamos proceder uma etapa de arredondamento desses valores: Na janela NUMBER FORMAT em ROUNDING selecione o número 1 (local indicado pela seta na figura abaixo) Clique em OK APLICAR OK.

12 - Em continuidade, vamos elaborar a mapa de exposição de vertentes a partir da imagem PROJECT_SF-23. ********************************************************************* GERANDO MAPA DE EXPOSIÇÃO DE VERTENTES DO TIN IMAGEM SRTM - PROJECT_SF-23 (RASTER) Nessa etapa iremos gerar o Mapa de Exposição de Vertentes a partir da imagem SRTM (arquivo raster) utilizada anteriormente. O procedimento é o seguinte: - A partir do arquivo PROJECT_SF-23 gerado anteriormente e transformado para o Datum Córrego Alegre que consta na pasta da aula - Abra a ArcToolbox e selecione a opção 3D ANALYST TOOLS RASTER SURFACE ASPECT.

13 - Em INPUT RASTER selecione o arquivo da imagem SRTM PROJECT_SF-23, localizado na pasta Aula 8 Aluno. - Em OUTPUT RASTER selecione o local e o nome que será dado a mapa de orientação de vertentes. Podemos nomeá-la como aspecto e salvar na pasta de destino Aula 8 Aluno clique OK.

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL

DISCIPLINA SIG EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL DISCIPLINA SIG OFICINA: Modelo Numérico de Terreno (MNT) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO e KATIA CRISITNA BORTOLETTO EXERCÍCIO: GERANDO TIN A PARTIR DE CURVAS DE NIVEL

Leia mais

Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Sistemas de Informações Geográficas Modelos Digitais de Elevação o SRTM o MDE a partir de curvas de nível Geração de Declividade Álgebra de Mapas (Zonal) Elaboração:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas TUTORIAL Determinação: Direção de fluxo, áreas acumuladas,

Leia mais

Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Sistemas de Informações Geográficas Dados de Recursos Minerais Dados de Microrregiões de MG Curvas de nível Rede Triangular Irregular (TIN) Modelo Digital do

Leia mais

Definição do Sistema de Referência (Datum SIRGAS 2000) e do Sistema de Coordenadas (UTM Zona 23S)

Definição do Sistema de Referência (Datum SIRGAS 2000) e do Sistema de Coordenadas (UTM Zona 23S) Oficina PEC Avaliação de Imagem Georeferenciada Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Katia Cristina Bortoletto Iniciar o ArcGIS 1. Inicie o Programa através do ícone ArcMap.

Leia mais

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView

Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas em ArcView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Anexação de tabelas, inserção de pontos, geração de polígonos e cálculo de áreas

Leia mais

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM)

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar

Leia mais

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG

Aula 1 SIG. Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Aula 1 SIG Profa. Dra. Maria Isabel Castreghini de Freitas Bruno Zucherato AULA 1 FAMILIARIZAÇÃO COM O SIG Nessa aula veremos um pouco do funcionamento de um SIG, faremos algumas visualizações básicas

Leia mais

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica

Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Comunicado Técnico Agosto, 52 ISSN 1517-5685 Rio de Janeiro, RJ 2009 Manual para geração de arquivo georreferenciado de pontos e sua transformação geográfica Mário Luiz Diamante Áglio 1 Elaine Cristina

Leia mais

SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY. Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO

SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY. Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO SIG e Banco de Dados OFICINA BUFFER E OVERLAY Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO E BRUNO ZUCHERATO ************************************************************

Leia mais

APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS ENGENHARIA CIVIL II

APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS ENGENHARIA CIVIL II APOSTILA TÓPICOS ESPECIAIS II DETERMINAÇÃO DE BACIAS DE CONTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DO ARCGIS VOLUME 1 Revisão 1 Apostila para fins didáticos baseada no tutorial de Carla Carvalho Delimitação de bacias através

Leia mais

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS

Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS Roteiro de apoio Aula 1 - Introdução ao ArcGIS 1.Objetivos da aula: Aprendizagem dos conceitos básicos necessários para a utilização do ArcGIS; Utilização do ArcCatalog: - Criando um geodatabase; - Criando

Leia mais

APLICAÇÕES EM ARC VIEW

APLICAÇÕES EM ARC VIEW Universidade Federal de Minas Gerais Instituto Geociências Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado) Área de Concentração: Análise Ambiental APLICAÇÕES EM ARC VIEW PRODUÇÃO: CARLA ARÁUJO SIMÕES

Leia mais

Curso Básico de Capacitação em Estudos da Paisagem

Curso Básico de Capacitação em Estudos da Paisagem UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE BACHARELADO EM ECOLOGIA Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento Curso Básico de

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst

PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO-CEDES PROCEDIMENTO PARA INTERPOLAR VALORES NULOS E NEGATIVOS DAS IMAGENS SRTM NO ArcGis v10 EXTENSÃO 3D Analyst José Francisco Ladeira Neto Data 11/2010 1 Introdução:

Leia mais

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas

ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas ROTEIRO DE APOIO Aula 3 Georreferenciamento de Cartas topográficas 1.Objetivos da aula: Georreferenciamento de cartas topográficas com grid de coordenadas; Georreferenciamento de imagens aéreas através

Leia mais

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS

DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS DISCIPLINA GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS OFICINA: APRESENTAÇÃO FINAL DE MAPAS Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: KATIA CRISTINA BORTOLETTO BRUNO ZUCHERATO Para a finalização do

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Oficina - Overlay e Obtenção do Mapa de Suscetibilidade à Erosão O objetivo desta oficina é oferecer aporte à geração de mapa

Leia mais

Tutorial 1. Introdução

Tutorial 1. Introdução Tutorial 1 Introdução Os dados espaciais são codificados em relação a algum Sistema de Coordenadas Geográficas. Neste caso, cada posição sobre o modelo de referência, utilizado para representar a superfície

Leia mais

Semana de Estudos em Geoprocessamento LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO

Semana de Estudos em Geoprocessamento LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO Semana de Estudos em Geoprocessamento LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO Rio Tinto 2016 Módulo II - MNT Modelo Numérico do Terreno (Mapas de Declividade e Hipsometria) QGIS 2.10.1 Autores: Iara

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView. Profa. Ana Clara Mourão Moura

Leia mais

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um

Aula de ArcGIS Criando uma planta de um Aula de ArcGIS Criando uma planta de um topográfico Prof. Frederico D. Bortoloti Introdução No menu Iniciar, vá no grupo de programas ArcGIS e clique em ArcMap No ArcMap, feche a janela inicial. Passo

Leia mais

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG

PREPARAÇÃO DE BASES EM SIG UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instituto de Geociências Departamento de Geologia e Recursos Naturais (DGRN) GE 804 Sistema de Informações Georreferenciadas Prof. Carlos Roberto de Souza Filho PREPARAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (ESTÁGIO DOCÊNCIA - PPGECAM) Mestranda: Isabella Carvalho de Medeiros Orientador: Richarde Marques da Silva TUTORIAL

Leia mais

3.3 ADD DATA. Criciúma, Outubro de 2010. 3.4 BARRA DE FERRAMENTAS

3.3 ADD DATA. Criciúma, Outubro de 2010. 3.4 BARRA DE FERRAMENTAS UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC MINICURSO DE GEOPROCESAMENTO 1. CRIAÇÃO DE UM PROJETO E VISÃO GERAL DO PROGRAMA ARCGIS (10 ) 1. Abra o ArcGis No Menu INICIAR, escolha PROGRAMAS, depois ArcGIS

Leia mais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais

Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais 1/55 Mapeamento do uso do solo para manejo de propriedades rurais Prática Eng. Allan Saddi Arnesen Eng. Frederico Genofre Eng. Marcelo Pedroso Curtarelli 2/55 Conteúdo programático: Capitulo 1: Conceitos

Leia mais

ArcGis Licenciatura em Engenharia Geográfica. CookBook Abril Nota: 1.MODELAÇÃO DE UMA GEODATABASE

ArcGis Licenciatura em Engenharia Geográfica. CookBook Abril Nota: 1.MODELAÇÃO DE UMA GEODATABASE Licenciatura em Engenharia Geográfica ArcGis 10.1 CookBook Abril 2014 Nota: Para evitar problemas no transporte dos ficheiros do projecto deverá activar-se a opção store relative path names Document properties>

Leia mais

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS

Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Georreferenciamento de arquivos Raster em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades.

Com este tutorial, temos por objetivo determinar a distância entre duas localidades. Tutorial 2 Introdução Para determinar a distância entre duas localidades, basta simplesmente selecionar um recurso de medida de distância (Measure tool) e clicar sobre cada uma das localidades. Entretanto,

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional)

SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional) SocialMap - Como unir o Foursquare, ArcGIS Online e o Facebook? - Parte III de III (opcional) Na primeira parte desse Tutorial aprendemos a exibir dinamicamente os nossos Check-ins do Fousquare no ArcGIS

Leia mais

"Uso das Geotecnologias para projetos de estudos iniciais de pequenas Barragens de Terra"

Uso das Geotecnologias para projetos de estudos iniciais de pequenas Barragens de Terra "Uso das Geotecnologias para projetos de estudos iniciais de pequenas Barragens de Terra" Aguinaldo Pires Coelho Engenheiro Civil Bacharel em Direito Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental Especialista

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7

16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 16.4.3 Laboratório opcional: Backup de dados e restauração no Windows 7 Introdução Imprima e complete esse laboratório. Nesse laboratório, você irá fazer backup de dados. Você irá também realizar a restauração

Leia mais

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM

MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM MAPAS HIPSOMÉTRICOS E CURVAS DE NÍVEL A PARTIR DE IMAGENS SRTM 1. Introdução Em ambientes GIS as imagens SRTM podem ser usadas para gerar curvas de nível, mapas hipsométricos, mapas de relevo sombreado,

Leia mais

Tutorial - 5. Introdução. Objetivos. Conteúdo

Tutorial - 5. Introdução. Objetivos. Conteúdo Tutorial - 5 Introdução Mapas em escalas pequenas têm um efeito visual diferente em função da projeção cartográfica que está sendo usada. Algumas projeções são mais adequadas para certos propósitos enquanto

Leia mais

Dados Vetoriais Dados Matriciais Dados Cadastrais. Representação contínua de fenômenos do espaço geográfico

Dados Vetoriais Dados Matriciais Dados Cadastrais. Representação contínua de fenômenos do espaço geográfico Um pouco sobre a NOSSA MISSÃO Processamento Digital é um endereço da Web criado pelo geógrafo Jorge Santos com objetivo de compartilhar dicas sobre Geoprocessamento e Software Livre. O conteúdo do site

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital)

DISCIPLINA: SIG. GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital) DISCIPLINA: SIG GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM Fotografia Aérea Digital) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar o georreferenciamento

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a importar um arquivo DWG no programa. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a importar um arquivo DWG no programa ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras,

Leia mais

Delimitação de bacias via SRTM. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente

Delimitação de bacias via SRTM. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente Delimitação de bacias via SRTM Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente 2014 AULA PRÁTICA Fonte de dados (1) The CGIAR Consortium for Spatial Information

Leia mais

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.

Exercício 1. 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1. Exercício 1 1.Copiar o conteúdo da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\Ex1\ para a sua máquina \Documentos\SIG_Ambiental\Ex1. Abrir o arquivo ex1.qgs Para Adicionar camadas Shape File no QGIS Basta clicar

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP

Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP Aula Delimitação de APPS no ArcGis e produção de um memorial descritivo das situações encontradas dentro e fora das APP 1. Abrir o Arcmap, clicar no ícone Arcmap (seta preta na figura abaixo), que pode

Leia mais

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone

Operações de Vizinhança Proximidade Buffer zone Área de Hidráulica e Irrigação UNESP Ilha Solteira Proximidade é uma medida de distância entre elementos existente em um mapa. Essa distância pode ser medida em outras unidades, que não em comprimento.

Leia mais

Selecione a opção "Novo" -> "Atalho"

Selecione a opção Novo -> Atalho O Programa PHARMACOS Digital deverá ser instalado em um computador escolhido como Principal (ou Servidor) e utilizado nas Estações (ou Terminais) através de um atalho criado para o mesmo. Os computadores

Leia mais

Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief)

Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief) Criação de um Relevo Sombreado (Shaded Relief) 1 Objetivo: transformar um raster de elevação em Relevo Sombreado. SRTM Topodata Relevo Sombreado 2 DOWNLOAD do SRTM Topodata Sobre o SRTM Topodata O projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Procedimentos para a conversão de um shape em UTM para coordenadas geográficas.

Procedimentos para a conversão de um shape em UTM para coordenadas geográficas. Procedimentos para a conversão de um shape em UTM para coordenadas geográficas. Obs: Nos procedimentos para a conversão do shape de um sistema de coordenadas para outro foram utilizados os softwares ARCVIEW

Leia mais

Conhecendo o Delphi 2010

Conhecendo o Delphi 2010 2ª Aula 11 de fevereiro de 2011 Conhecendo o Delphi 2010 Inicie o Delphi clicando no ícone Delphi 2010 que se encontra no menu Iniciar / Todos os Programas / Embarcadero RAD Studio 2010 / Delphi 2010.

Leia mais

AMBIENTE URBANO E TRANSPORTES Sistemas de Informação Geográfica

AMBIENTE URBANO E TRANSPORTES Sistemas de Informação Geográfica 3. AULA 3 SELECÇÃO DE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO Durante esta sessão vamos realizar o seguinte conjunto de tarefas: associar informação de duas tabelas de dados diferentes (join); representar dados quantitativos,

Leia mais

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS.

TUTORIAL. Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD. ArcGIS. TUTORIAL Aprenda a exportar um arquivo Shapefile para DWG do AutoCAD ArcGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais

Leia mais

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs

Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Elaboração de Provas Online usando o Formulário Google Docs Objetivos Elaboração de provas utilizando o recurso Formulários do Google Docs; Compreender as funcionalidades do Formulário; Gerar planilhas

Leia mais

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7

MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 MANUAL DO CLIENTE FINAL ALTERAÇÕES BÁSICAS NO PRODUTO SITE SUMÁRIO ACESSANDO O PAINEL _ 1 EDITANDO TEXTOS _ 2 TROCANDO IMAGENS 4 INSERINDO VIDEOS 7 EDITANDO O BANNER 9 ADICIONANDO UM MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Leia mais

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário

Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário PPaaggi innaa 1 Parte 2 Adicionar uma figura, como um botão Submeter, a um formulário Adicione uma figura a um formulário para usá-la no lugar de um botão Submeter. Após preencher o formulário, o visitante

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro

Mapeamento de APP de declividade e topos de morro 1/61 Mapeamento de APP de declividade e topos de morro Técnicas de mapeamento: exercícios práticos Eng. Allan Saddi Arnesen Mestre em Sensoriamento Remoto - INPE 2/61 Conteúdo programático: Capitulo 1:

Leia mais

TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE

TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE TUTORIAL PARA O PROCESSO DE DESENHO DE CAVA UTILIZANDO O SOFTWARE MICROMINE São Paulo SP 2015 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3. PIT DESIGN... 5 4. CRIANDO O WIREFRAME DO DESENHO DE CAVA...

Leia mais

Consultas a banco de dados no ArcView

Consultas a banco de dados no ArcView UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Grazielle Anjos Carvalho Belo Horizonte, 2007 A consulta ao banco de dados no Arcview

Leia mais

Configurar Thin Client X1 e X1W

Configurar Thin Client X1 e X1W Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS. PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE

TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS. PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE TRANSFORMAÇÃO DE COORDENADAS PT-TM06-ETRS89 para Datum Lisboa IGeoE João Martins - Mário Pereira da Costa joao.martins@afn.min-agricultura.pt - mario.costa@afn.min-agricultura.pt 1. Abrir o ArcMap. Fazer

Leia mais

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8

Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 Manual do Usuário CMS WordPress MU Versão atual: 2.8 1 - Introdução O Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional, CGCO, criou, há um ano, uma equipe para atender à demanda de criação de novos sites

Leia mais

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1. Frederico Damasceno Bortoloti

Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1. Frederico Damasceno Bortoloti Sistema de Informações Geográficas Aplicado a Bacias Hidrográficas Aula 1 Frederico Damasceno Bortoloti Agenda Revisão das funcionalidades do ArcGIS Criação de documentos de mapa Classificação de camadas

Leia mais

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5

=E4/26 F10 =F4 = G4+F5 HISTOGRAMA O histograma é uma forma gráfica de apresentar a distribuição de freqüências de uma variável. O histograma é um gráfico de barras verticais construído com os resultados da tabela de freqüências.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL PRIMEIROS PASSOS: PREPARANDO SEU PC PARA CONSEGUIR DESENVOLVER SEU PRIMEIRO SITE EM WORDPRESS! Parte Um Autoria e

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

Sistemas de Informações Geográficas

Sistemas de Informações Geográficas LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE GEOPROCESSAMENTO Sistemas de Informações Geográficas Matricial para vetorial Importação no AutoCAD Civil 3D Operações espaciais: intersecção, buffer Classificação quantitativa

Leia mais

Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS

Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS Transformação entre o SAD 69 e o SIRGAS2000 no ArcGIS Relatório de pesquisa Como projetar dados em SAD69 para SIRGAS 2000 no ArcGIS. Conteúdo Introdução... 2 Quando usar NTV2 ou GEOCENTRIC TRANSLATION...

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da Shuttle Radar Topography Mission realizada pela NASA.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados da Shuttle Radar Topography Mission realizada pela NASA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do ArcView: utilizando a base de dados

Leia mais

Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel

Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel XIII Seminário Nacional de Gestão e Uso da Água IV Reunião de Estudos Ambientais II Encontro Nacional de Engenharia Hídrica Samuel Beskow Professor, CDTec/Engenharia Hídrica-UFPel hidrográficas usando

Leia mais

Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia I Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas

Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia I Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Tutorial de Análises Básicas de Dados de Citometria de Fluxo através do Abrir o Software. Software Livre Flowing Abrir as caixas nas quais aparecerão os gráficos (Create/ Visualization Tools/ Dot Plot,

Leia mais

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS

Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Vetorização de arquivos georreferenciados em ArcGIS Grazielle Anjos Carvalho Paulo

Leia mais

Sensoriamento Remoto Engenharia Ambiental Prática #1

Sensoriamento Remoto Engenharia Ambiental Prática #1 Sensoriamento Remoto Engenharia Ambiental Prática #1 Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Presidente Prudente 2016 Sobre os relatórios Instruções! 1) Crie uma

Leia mais

Técnica. Circular. Introdução. Autores. Materiais e métodos ISSN

Técnica. Circular. Introdução. Autores. Materiais e métodos ISSN Circular Técnica ISSN 1414-4182 20 Proposta metodológica para a geração de modelo de elevação digital a partir de cartas topográficas: uma abordagem no contexto do projeto GeoDegrade Introdução A proposição

Leia mais

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo.

Caso tenha alguma dificuldade nesta etapa, procure um técnico de informática para auxiliá-lo. Preenchimento da SEFIP para gerar a GFIP e imprimir as guias do INSS e FGTS Você, Microempreendedor Individual que possui empregado, precisa preencher a SEFIP, gerar a GFIP e pagar a guia do FGTS até o

Leia mais

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular

Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Tutorial sobre Activity: Como carregar um fragmento do mapa para a tela do celular Esse tutorial tem por objetivo mostrar como criar uma activity que carrega um fragmento do mapa do google maps para a

Leia mais

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES

INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA PLANAR TUTORIAL HELDER HENRI SILVA E CALDAS LUCIANO CARVALHO GUEDES INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA EM ELETRO-ELETRÔNICA COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA INDUTRIAL ELÉTRICA ENG413 DISPOSITIVOS ELETROMAGNÉTICOS INTRODUÇÃO A MANIPULAÇÃO DO PROGRAMA FEMM PROBLEMA

Leia mais

Blog Coordenadas GIS e Afins

Blog Coordenadas GIS e Afins Blog Coordenadas GIS e Afins Tutorial Convertendo arquivo CAD para o Cadastro Ambiental Rural ajustando o Sistema de Projeção Cartográfica. Agosto/2015 1 01. Introdução Para a execução do processo, iremos

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti

Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Disciplina SIG Profa. Responsável Maria Isabel C. de Freitas Profa. Colaboradora Lucimari Rossetti Georreferenciamento da Carta Topográfica Digitalizada de Rio Claro (Imagem Escaneada ) ArcGIS 10.0 Iniciar

Leia mais

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos

Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Tutorial Tableau: como elaborar gráficos interativos Técnica de Reportagem II (ECO/UFRJ) Paulo César Castro [Criado pela monitora Thamírys Andrade] No presente tutorial, aprenderemos como gerar gráficos

Leia mais

ArcGIS 10.1: Super Análise Hidrológica com Spatial Analyst

ArcGIS 10.1: Super Análise Hidrológica com Spatial Analyst ArcGIS 10.1: Super Análise Hidrológica com Spatial Analyst ArcGIS 10.1: Super Análise Hidrológica com Spatial Analyst Extração de Rede de Drenagem, Álgebra de Mapas e Delimitação de Bacia Hidrográfica

Leia mais

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo

é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo é um software que a medida que as citações são inseridas no texto automaticamente é criada uma respectiva lista de referências de acordo com o estilo selecionado. vantagens organização normalização produtividade

Leia mais

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016

APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Página 1 de 14 APOSTILA AULA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA PARA A AULA DO DIA 07 DE MARÇO DE 2016 Caro estudante, esta apostila destina-se a uma apresentação rápida e elementar com um programa de SIG e seu fácil

Leia mais

Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE.

Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIA Laboratório de Geoprocessamento Rotina para elaboração de MDE com o uso do SPRING/INPE. Profa. Ana Clara Mourão

Leia mais

Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento

Gerência de Tecnologia da Informação e Conhecimento Manual Criação PDF/A O PDF/A, também conhecido como ISO 19005-1, foi o primeiro padrão ISO que aborda a crescente necessidade de manter as informações armazenadas em documentos eletrônicos por longos períodos

Leia mais

Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X

Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X Tutorial de Acesso as Imagens via ArcGIS 10.X Paulo Rafael Alves Goiânia, 2016 Acesso ao Conjunto de Imagens Landsat de 1989 a 2014 via WMS (Web Map Service) no ArcGIS 10.X Inicie o programa através do

Leia mais

ALTERA Quartus II. Manual

ALTERA Quartus II. Manual ALTERA Quartus II Manual 2014 O Quartus II é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development Environment), utilizado para o desenvolvimento de sistemas digitais utilizando FPGAs (Field

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

1 - Crie um novo documento no ArcMap. Com o programa aberto, selecione o Dataframe Layers

1 - Crie um novo documento no ArcMap. Com o programa aberto, selecione o Dataframe Layers Conversão de Raster para Polígono usando o ArcMap Nos posts anteriores, conhecemos uma situação onde uma empresa solicita, além do produto esperado, imagens no canal alfa para geração de polígonos envolventes

Leia mais

Tutorial - 6. Introdução. Objetivos. Conteúdo

Tutorial - 6. Introdução. Objetivos. Conteúdo Tutorial - 6 Introdução Objetivos Com este tutorial, temos por objetivo produzir um mapa que represente as Américas do Norte e do Sul na projeção Vertical Perspective, que é semelhante a projeção ortográfica,

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br

Manual do Usúario Vivo Sync. Manual do Usuário. Versão 1.3.1. Copyright Vivo 2014. http://vivosync.com.br Manual do Usuário Versão 1.3.1 Copyright Vivo 2014 http://vivosync.com.br 1 Vivo Sync... 3 2 Instalação do Vivo Sync... 4 3 Configurações... 7 3.1 Geral... 9 3.2 Fotos... 11 3.2.1 UpLoad:... 11 3.2.2 Download:...

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO UFC11

MANUAL DO USUÁRIO UFC11 MANUAL DO USUÁRIO UFC11 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. TUTORIAL GERAL... 2 2.1. Plug-in UFC 11... 5 2.2. Ponto... 7 2.3. Topodata... 14 2.4. Drenagem... 16 2.5. Bacia... 24 2.6. Nova Bacia... 26 APÊNDICE

Leia mais

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Exportando mapas para KML. Versão 1.0 16/01/2009. Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Exportando mapas para KML Versão 1.0 16/01/2009 Autores: Natalia Estevam, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para exportar os mapas gerados

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores

TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores TUTORIAL SISTEMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Diretores, Articuladores, Mediadores e Facilitadores O Diário de classe tem por objetivo auxiliar no acompanhamento das atividades do Novo Mais Educação na sua escola.

Leia mais