ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA"

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

2 MISSÃO DA FACULDADE PIO DÉCIMO Ministrar ensino de terceiro grau e de graus posteriores, de modo a formar profissionais capazes de contribuir para acelerar o processo de desenvolvimento econômico, científico e cultural do Estado, da Região e da Nação, bem como realizar pesquisas e estender à comunidade, através dos seus cursos e serviços especiais, suas atividades de ensino e pesquisa.

3 COORDENAÇÃO DO CURSO O Coordenador do Curso de Química é parte integrante do Conselho Superior - CONSUPER da Faculdade Pio Décimo. A coordenação tem por finalidade planejar, acompanhar e avaliar a execução das atividades acadêmicas do curso e interage na organização administrativa, didático científica e de administração de pessoal no que diz respeito ao curso coordenado.

4 APOIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO AOS DOCENTES Para condução de seus trabalhos didáticopedagógicos, os docentes contam com apoio do Coordenador do Curso, da Diretoria Geral e da Secretaria da Faculdade. Encontram, ainda, apoio no Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação e demais organismos administrativos da Faculdade.

5 ORGANIZAÇÃO ACADÊMICO ADMINISTRATIVA A Faculdade Pio Décimo, como IES, particular, goza da autonomia didático-científica nos termos da Lei n de A mantenedora assegura essa autonomia e o regular funcionamento da Faculdade de acordo com o Regimento desta e o seu Estatuto. A administração superior é integrada por dois Colegiados e pela Diretoria. Os Colegiados Superiores são órgãos normativos e deliberativos, a Diretoria, o órgão executivo com as atribuições de supervisionar todas as funções da Faculdade.

6 São atribuições do professor, dentre outras, o registro nos Diários de Classe, ou folhas equivalentes, da freqüência dos alunos e o conteúdo da matéria lecionada; a organização e aplicação dos instrumentos de avaliação do aproveitamento e do rendimento escolar, a aferição dos resultados apresentados pelos alunos e a entrega à Secretaria Geral dos resultados das avaliações do aproveitamento e do rendimento escolar dos alunos, nos prazos fixados, em meios eletrônicos.

7 ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO A Pio Décimo vem implantando desde 2004, um Sistema de Acompanhamento dos Egressos - SAE, de seus cursos de Graduação, pois sabe que dentre os vários indicadores de qualidade de um curso, destacam-se os resultados de investigações empíricas sobre o acompanhamento da vida profissional e educacional de ex-alunos. O Curso de Licenciatura em Química conta hoje com 29 egresso formados em 18/02/2011.

8 8 PROJETO DO CURSO A - DADOS GERAIS DO CURSO 2832

9 B CONCEPÇÃO DO CURSO O projeto do curso de Licenciatura em Química, da Faculdade Pio Décimo, foi elaborado pela Coordenação com a participação dos docentes selecionados para ministrar as disciplinas do 1º ano de funcionamento do curso, e pautou-se na experiência dos envolvidos, que são professores dos Cursos de Engenharia da Faculdade Pio Décimo. Pautou-se, também no Parecer CNE/CES 1.303/2001 e na Res. Nº 8, de , que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química, Bacharelado e Licenciatura, nas Resoluções 01 e 02, de 18 e 19 de fevereiro de 2002, respectivamente, e na Portaria Ministerial 2.252, de 21 de agosto de 2003, que trata da participação dos alunos em Programas de Alfabetização.

10 C OBJETIVOS O Curso de Licenciatura em Química a ser ministrado pela Faculdade Pio Décimo visa proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área da Química.

11 D OBJETIVOS GERAIS DO CURSO O objetivo central do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química da Faculdade Pio Décimo tem como propósito firme, a formação de profissionais eficientes, com espírito crítico e criativo, livres e comprometidos com o bem estar da sociedade.

12 D OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO Formar profissionais (licenciados) para atuação no Ensino Básico (Fundamental e Médio); Formar profissionais capazes de produzir conhecimento na área. Direcionar a formação do aluno para: Atuar em equipes multidisciplinares, destinadas a planejar, coordenar, executar e/ou avaliar atividades relacionadas com a química ou áreas afins;

13 D OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO - Atuar no magistério, em especial no ensino básico, de acordo com a legislação específica; - Desempenhar atividades, para as quais uma sólida formação acadêmica seja um importante fator, tais como: avaliar criticamente materiais didáticos; - Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino e trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Química como recurso de ensino e aprendizagem.

14 F PERFIL PROFISSIONAL O Licenciado em Química da Faculdade Pio Décimo terá uma formação generalista, porém sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, além de uma preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na sua atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

15 G CONTEÚDO CURRICULARES A proposta da estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química é baseada na orientação geral das Diretrizes Curriculares dos cursos de graduação (Parecer CNE/CES 1.303/2001 e Resolução CNE/CES 08/2002, homologada em 11/03/2002).

16 H ADEQUAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO ÀS CARACTERÍSTICAS DO CURSO. Com relação ao ensino de Química, que notadamente deverá compreender atividades teóricas e práticas articuladas, dispensando atenção especial para atividades de experimentação em laboratórios. A Faculdade Pio Décimo entende que, para alcançar o perfil determinado para o egresso, e, conseqüentemente, o objetivo do curso, tão importante quanto a própria efetivação das atividades propostas será a metodologia empregada nessas atividades. Vale ressaltar que a metodologia se torna ainda mais relevante ao pensar que o aluno egresso será professor e, certamente, o jeito como aprende determinará inúmeras características do modo como irá ensinar.

17 I - INTER-RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. Ao se propor o currículo do curso, diversas inter-relações entre as disciplinas foram pensadas. De início, foram concebidas relações entre os Núcleos Comuns, Disciplinas Complementares, Licenciatura, Complementar Químicoeducador e Disciplinas do Núcleo de Estágio, tais como a área de conhecimentos específicos, cujas relações são evidentes quando se pensa no trabalho conjugado da Química com as disciplinas de áreas afins, tais como, Física e Matemática ou no trabalho com a Informática e as estreitas relações que esta mantém com a arte de ensinar.

18 I - INTER-RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. A linha que perpassa todos os conteúdos e que, de certa forma, garante a unidade do curso, mais que a interrelação entre todas as disciplinas, é o trabalho com a docência. Fundamental para que o Curso de Química garanta bons profissionais, este trabalho com a Química, em diversos aspectos, fará com que todas as disciplinas mantenham uma relação entre si e com seu objeto de trabalho.

19 I - INTER-RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. Outra inter-relação extremamente importante concebida para o curso é a concatenação entre as disciplinas teóricas e práticas, a fim de que a relação teoria/práxis possa trazer a melhor formação para aqueles que, além de profissionais que conhecem a química e suas nuances, trabalharão com seu ensino. A partir do momento da execução do currículo, pode-se observar que as interrelações propostas na concepção do curso se realizarão no andamento do mesmo.

20 I - INTER-RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. Além delas, outras se destacaram, entre as quais podemos citar: - a execução de atividades associadas ao ensino, que visam à integração de alguns conteúdos a fim de que sejam realizadas pelos alunos do primeiro ao sexto semestres, trabalhos na área de Química e seu ensino (Práticas Pedagógicas I/VII); - a junção de teoria e prática, que se fará através da utilização de conhecimentos teóricos adquiridos durante todo o curso na prática de disciplinas como Atividades-acadêmico-científicoculturais e o Estágio Supervisionado.

21 J - DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS As disciplinas e os conteúdos selecionados para a formação do licenciado em Química da Faculdade Pio Décimo contemplam um Núcleo dos Conteúdos Básicos e Núcleo de Conteúdos de Licenciatura e Práticas, destacando-se os Estágios Supervisionados com 400 horas, as Atividades Acadêmicocientífico-culturais com 200 horas e as Práticas Pedagógicas 396 horas. A carga horária total do Curso, ora proposta, ficou em horas. A distribuição da carga horária foi estruturada, levando-se em consideração o conteúdo a ser estudado.

22 INTERDISCIPLINARIDADE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. Ao se propor o currículo do curso, diversas inter-relações entre as disciplinas foram pensadas. De início, foram concebidas relações entre os Núcleos Comuns, Disciplinas Complementares, Licenciatura e Complementar, Químico-educador e Disciplinas do Núcleo de Estágio, tais como a área de conhecimentos específicos, cujas relações são evidentes quando se pensa no trabalho conjugado da Química com as disciplinas de áreas afins, tais como, Física e Matemática ou no trabalho com a Informática e as estreitas relações que esta mantém com a arte de ensinar.

23 L - INTERDISCIPLINARIDADE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO. A linha que perpassa todos os conteúdos e que, de certa forma, garante a unidade do curso, mais que a inter-relação entre todas as disciplinas, é o trabalho com a docência. Fundamental para que o Curso de Química garanta bons profissionais, este trabalho com a Química, em diversos aspectos, fará com que todas as disciplinas mantenham uma relação entre si e com seu objeto de trabalho.

24 M - ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS ) Considerando a legislação vigente, que determina o desenvolvimento de atividades complementares como componentes curriculares obrigatórios, cabe disciplinar o registro e o controle acadêmico dessa ação didática. Estas atividades integram o currículo do curso, com 200 horas, permitindo sua flexibilização, e são indispensáveis para o discente integralizá-lo.

25 M- ATIVIDADES COMPLEMENTARES Devem ser realizadas por equipes de alunos, ou individualmente, sob a orientação de docente indicado pela Direção da Faculdade Pio Décimo, e podem corresponder às seguintes atividades: a) Disciplinas extracurriculares, cursos de iniciação ao Teatro com enfoque para o folclore regional; b) Seminários, mesa-redonda, painéis programados pela Faculdade ou outro órgão; c) Feiras científico-culturais promovidas pela Faculdade Pio Décimo;

26 M - ATIVIDADES COMPLEMENTARES d) Atividades de extensão na área de conhecimento do curso: teatro, poesia, música, Historia da América Espanhola, entre outras de interesse da Comunidade; e) Estágio extracurricular, porém vinculado ao curso; f) Atividades de voluntariado em Eventos diversos do curso; g) Projetos de Pesquisa; h) Produção coletiva de novas metodologias de ensino; i) Relatório de estudo de caso; j) Participação em Congressos e similares; k) Apresentações de eventos para o público acadêmico e/ou da Comunidade onde se insere a Faculdade..

27 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS As disciplinas Práticas Pedagógicas objetivam desenvolver uma postura profissional integradora, mediante a efetivação do vínculo faculdade-escola-comunidade e da relação de unidade teoria e prática, por meio de projetos, estudos didáticopedagógicos desenvolvidos ao longo do curso, desde o primeiro semestre, com um total de, no mínimo, 400 horas. Concebem-se as Práticas Pedagógicas como articuladoras e integradoras da Licenciatura, de forma a garantir a relação teoria e prática, necessária na reconstrução do conhecimento exigido pela sociedade contemporânea.

28 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Como conteúdos das Práticas Pedagógicas, optamos por oferecer assuntos interdisciplinares, tais como: Fundamentos Educacionais; Organização da Escola; Trabalho Docente; Informática Educacional; Tecnologias Aplicadas ao Ensino; Instrumentação para o Ensino da Língua Portuguesa e da Língua Espanhola e Projetos Interdisciplinares. Alunos e Colegiado de Curso poderão, no decorrer da aprendizagem apresentar, outros temas a serem estudados. As ementas previstas para cada disciplina encontramse ao longo deste documento. As demais diretrizes para desenvolvimento das Práticas Pedagógicas serão elaboradas antes da implantação do curso, por docentes previamente designados.

29 N - ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Curricular de caráter obrigatório constitui-se de atividades educativas, desenvolvendo-se sob o acompanhamento da Coordenação pedagógica do Curso, com permanente equipe de professores que acompanha de modo especial às atividades relativas ao exercício da prática pedagógica que se divide entre as ações docentes na sala de aula, privilegiando também a execução de projetos educativos importantes no contexto escolar.

30 N - ESTÁGIO SUPERVISIONADO Ressaltamos que a concepção que adotaremos para as programações das ações voltadas para o exercício da prática pedagógica, superando a tradicional noção de estágio curricular realizado no final dos cursos, se desenvolve de modo permanente, articulando-se à realidade das escolas de ensino fundamental e médio desde o início do curso, tornando-as como referência para estudo,observação e intervenções.

31 N - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Construção do trabalho de conclusão de curso, tendo como referência os conteúdos estudados, as atividades desenvolvidas nos Estágios Supervisionado se nas práticas pedagógicas.

32 PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE FINANCIAMENTO DE ESTUDOS PARA ALUNOS CARENTES. A Faculdade Pio Décimo está conveniada ao ProUni - Programa Universidade para Todos que foi criado pela MP nº 213/2004 e institucionalizado pela Lei nº 1.096, de 13 de janeiro de 2005, oferecendo bolsas parciais e integrais para os Cursos de Engenharia Civil e Elétrica, Pedagogia, Psicologia e Medicina Veterinária, Química, Letras, Direito e Segurança no Trabalho. Está conveniada ao FIES - Programa de Financiamento Estudantil destinado a estudantes do Ensino Superior que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas, cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso

Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso AUTO-AVALIAÇAO INSTITUCIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA FACED-UFAM / Alunos Dimensão 1 - Organização Didático-Pedagógica do Curso Indicador Objetivos do Curso 02 - Conheço o Projeto Pedagógico do Curso e os

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2017 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FMB CIÊNCIAS BIOLÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Introdução As finalidades de uma universidade ensino, pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. REGULAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O presente Regulamento das Práticas Pedagógicas tem por finalidade disciplinar os critérios e formas procedimentais que orientam

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 26 DE JANEIRO DE 2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.768, DE 26 DE JANEIRO DE 2016 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Baseando-se no Regulamento dos Cursos de Graduação da UFF e na Instrução de Serviço PROAC n.º 02, o Colegiado do Curso de Ciências

Leia mais

REGULAMENTO DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I

REGULAMENTO DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I 1 REGULAMENTO DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS GERAIS DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES Artigo 1º

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Pedagogia Missão O Curso de Pedagogia tem por missão a formação de profissionais de educação autônomos e cooperativos, capazes de pensar, investigar, decidir, planejar,

Leia mais

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa

A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa A prática como componente curricular na licenciatura em física da Universidade Estadual de Ponta Grossa Da Silva, Silvio Luiz Rutz 1 ; Brinatti, André Maurício 2 ; De Andrade, André Vitor Chaves 3 & Da

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Itatiba, 7 de junho de Prof. Carlos Eduardo Pizzolatto Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 9/2018 APROVA O REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULOS 0001-B1, 0001-B2, 0004-B1 E 0004-B2, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGIMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Patrocínio, junho de 2013 SUMÁRIO Título I - Disposições Preliminares... 02 Título II - Da Caracterização... 02 Capítulo I Dos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES BARRETOS 2018 CAPÍTULO I Das Considerações Preliminares Art 1º. O presente Regulamento disciplina o funcionamento das Atividades Complementares dos Cursos

Leia mais

REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS LICENCIATURAS

REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS LICENCIATURAS REGULAMENTO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DAS LICENCIATURAS CONSIDERANDO o Parecer CNE/CP N.º, 28 aprovado em 02 de outubro de 2001, a Resolução CNE/CP N.º 1 de 18 de fevereiro de 2002, a Resolução CNE/CP N.º

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 033/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis

Leia mais

TÍTULO I Das Disposições Preliminares

TÍTULO I Das Disposições Preliminares TÍTULO I Das Disposições Preliminares As Atividades Complementares permeiam todos os Currículos dos Cursos, dando-lhes maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO - CONSUP Nº 001/2012 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA NATUREZA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco.

RESOLUÇÃO. Complementares do curso de Educação Física, modalidade bacharelado, do câmpus de Bragança Paulista da Universidade São Francisco. RESOLUÇÃO CONSEPE 18/2007 APROVA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES, DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MODALIDADE BACHARELADO DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS

QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS QUÍMICA CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade Positivo

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUIA DO ESTUDANTE DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA São Luís, 2016 Profa. Dra. Nair Portela Silva Coutinho Reitora Prof. Dr. Fernando Carvalho Silva Vice-Reitor Prof.ª Dr.ª Isabel

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) (35) 3690-8900 / 3690-8958 (fax) REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (ANO LETIVO 2014) 1 Caracterização Os cursos de Engenharia de Produção do Brasil são regidos pelas

Leia mais

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES

FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES FACULDADE PAULISTA DE ARTES EDITAL PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO DE LICENCIATURAS EM ARTES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares Atividades Complementares As Atividades Complementares constituem parte obrigatória e essencial da estrutura curricular dos cursos de Graduação. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM RESOLUÇÃO - CONSUP Nº 011/2011 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA NATUREZA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art.1º

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando a Portaria DA n.º 27/2010, de 12 de abril. Curitiba, 22 de janeiro de 2014.

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando a Portaria DA n.º 27/2010, de 12 de abril. Curitiba, 22 de janeiro de 2014. PORTARIA PROEPE N.º 08/2014 ALTERA REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS E INGLÊS, LICENCIATURA, MATRIZ CURRICULAR 2011, DA. O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando as disposições contrárias. Itatiba, 23 de maio de 2013. RESOLUÇÃO CONSEACC/IT 4/2013 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PSICOLOGIA, COMPLEMENTAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DO CAMPUS ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. O Presidente

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS RESOLUÇÃO - CONSUP Nº 001/2012 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA NATUREZA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ANEXO II REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Este regulamento é próprio das Atividades Complementares do Curso de Direito do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC e será regido por essas

Leia mais

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA

O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA 02994 O PIBID DE QUÍMICA E PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: DIÁLOGO ENTRE UNIVERSIDADE, O PROFESSOR E A ESCOLA Maria José Houly Almeida de Oliveira UNEAL Nos últimos anos observa-se um aumento na implementação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 41/2017

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 41/2017 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 41/2017 O Presidente em exercício do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, em atendimento às determinações legais estabelecidas pela

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DIREITO Nova Serrana Novembro de 2017 Curso de Pedagogia - Licenciatura: Autorizado conforme Portaria 601 de 29/10/2014 DOU 210 de 30/10/2014 Seção 1

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE DA ASCES.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE DA ASCES. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE DA ASCES. 1. JUSTIFICATIVA Tomando-se como referência a missão institucional ASCES que visa o favorecimento da qualificação formal,

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Licenciatura EM educação básica intercultural TÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado de que trata este regulamento refere-se à formação de

Leia mais

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte

Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte Integralização de Carga Horária Regulamento Institucional Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte REGULAMENTO: INTEGRALIZAÇÃO DA CARGA HORÁRIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO CAPITULO I DAS CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ PROGRAMA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFRRJ Núcleo de disciplinas de formação pedagógica comum a todas as Licenciaturas (300 h ou 330 h) Período Filosofia da Educação

Leia mais

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação

Sugestões para a melhoria da formação pedagógica nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Sugestões para a melhoria da nos cursos de licenciatura da UFSCar, extraidas dos respectivos relatórios de auto-avaliação Aspecto Valorização da licenciatura e melhor preparo do licenciado Atenção aos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA.

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA. Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas, Licenciatura da Faculdade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO N o 01/2011, DO COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA Regulamenta a composição, as competências

Leia mais

ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO CAPITULO II

ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO CAPITULO II ANEXO A REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAPITULO I DA REGULAMENTACAO Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2010 Página1 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA CARACTERIZAÇÃO... 3 Artigo 1... 3 Artigo 2... 3 Artigo 3... 3 Artigo 4... 3 Artigo 5... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS OBJETIVOS...

Leia mais

Regulamento do Programa de Atividades Complementares PAC

Regulamento do Programa de Atividades Complementares PAC Vigência a partir de 02/02/2009 Regulamento do Programa de Atividades Complementares PAC * cursos de Graduação. Das disposições iniciais Art. 1º - O presente regulamento integra o currículo pleno dos cursos

Leia mais

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade

Prática Acadêmica. A interdisciplinaridade Prática Acadêmica A interdisciplinaridade 1 - A perspectiva interdisciplinar está presente ao longo do curso de Psicologia, começando pela abordagem em Metodologia Científica e Estatística. 2- A vivência

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LETRAS COSTA RICA/MS 2009 I. IDENTIFICAÇÃO Entende-se por Atividades Complementares as atividades extracurriculares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO- ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE PEDAGOGIA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO REGULAMENTO Anápolis, 2 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EAD/UFMS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS CAPÍTULO I DA NATUREZA DO ESTÁGIO Art. 1º - O Estágio Obrigatório, pela sua natureza, é

Leia mais

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017.

Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. Resolução n 275, de 04 de julho de 2017. O Conselho Universitário - CONSUNI, da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no uso de suas atribuições, e em conformidade com decisão unânime registrada

Leia mais

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE ERNESTO RISCALI REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OLÍMPIA 04 ATIVIDADES COMPLEMENTARES Definição De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, as Atividades Complementares se inserem

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UTFPR-DV APROVADO EM REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE)

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) Faculdade de Balsas PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS (PAE) (Aprovado pela Resolução COP 04/2010 de 15 de setembro de 2010) Mantenedora: Unibalsas Educacional Ltda Balsas MA 2010 PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO DISCENTE REGULAMENTO

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO DISCENTE REGULAMENTO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO DISCENTE REGULAMENTO 1 SUMÁRIO TÍTULO I... 3 DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO DISCENTE - PAD... 3 CAPÍTULO I... 3 DO CORPO DISCENTE... 3 TÍTULO II... 3 DOS SERVIÇOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.987, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES Art. 1º - O presente regulamento estabelece as normas para a efetivação

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES FICHA CATALOGRÁFICA MAN Manual de atividades complementares / organização Prof. ATIV Dr. Natanael Átilas Aleva ; revisão Profa.Ma. Giselle 2018 Carreira Fernandes. --

Leia mais

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER) Atividades complementares As atividades complementares permeiam todo o currículo do curso, dando-lhe maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção da interdisciplinaridade.

Leia mais

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas

Apresentação da Proposta Político-Pedagógica do Curso e Grade de Disciplinas Curso de Filosofia-Licenciatura / Campus de Toledo Ester Maria Dreher Heuser (Coordenadora Geral) Nelsi Kistemacher Welter (Coordenador Suplente) ========================================================================

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS

MANUAL DE POLÍTICAS ACADÊMICAS 1 de 6 1. OBJETIVO Definir os critérios para realização das Atividades Complementares para os Cursos da Faculdade Jaguariúna e Faculdade Max Planck. 2. DEFINIÇÃO A Atividade Complementar é uma exigência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO CNE/CES N 4, DE 4 DE OUTUBRO DE 2017 Diário Oficial da União nº 192, de 05 de outubro de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.049, DE 30 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018

RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018 RESOLUÇÃO INTERNA Nº 04/2018, de 09 de maio de 2018 Aprova a Resolução Interna que regulamenta as normas complementares para Estágio Docência no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociologia (PPGS)

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Introdução...3 Capítulo I Das disposições gerais...4 Capítulo II Das atividades complementares...4 Capítulo III Da oferta...5 Capítulo

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Barretos SP 2013 A Atividade Complementar do Curso de Ciências Contábeis da FACULDADE BARRETOS é componente curricular, que visa complementar

Leia mais

Unidade Sede: Rua Marquês do Herval, 701 Centro Caxias do Sul (RS) CEP: Unidade Ana Rech: Avenida Rio Branco, 1595 Bairro Ana Rech Caxias

Unidade Sede: Rua Marquês do Herval, 701 Centro Caxias do Sul (RS) CEP: Unidade Ana Rech: Avenida Rio Branco, 1595 Bairro Ana Rech Caxias OBJETIVO: As Atividades Complementares têm por objetivos: a) desenvolver a autonomia intelectual do acadêmico, favorecendo sua participação em atividades de estudos diversificados que contribuam para a

Leia mais

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR

Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerenciais Alves Fortes MANUAL COORDENADOR MANUAL DO COORDENADOR COLABORADORES Prof.ª Rogéria Aparecida de Souza Oliveira Prof. Allan Lima Ferreira Prof. Roque Hudson da Silveira Resolução Direção/FACE nº 12, de 01 de Janeiro de 2010. Regula o

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018

CONSELHO DE GRADUAÇÃO. Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 CONSELHO DE GRADUAÇÃO Resolução CoG nº. 181, de 18 de setembro de 2018 Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Licenciaturas da UFSCar. O Conselho de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê?

Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Planejamento Problematização inicial: Quais os significados do ensinar à ensinagem? Formação para e sobre o quê? Organização do conhecimento: Saberes docentes; currículo; projeto pedagógico. Aplicação

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2016 Curso de Gestão Comercial

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2016 Curso de Gestão Comercial Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2016 Curso de Gestão Comercial GOIÂNIA, 2017. 2 SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO 2 2 SOBRE O CURSO 3 3 SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 4 4 SOBRE

Leia mais

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas

ANEXO II. Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas ANEXO II Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas Específicas REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ATIVIDADES TEÓRICO PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS. NÚCLEO

Leia mais

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Curso de Pedagogia. Atividades Teórico-Práticas - NORMAS

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Curso de Pedagogia. Atividades Teórico-Práticas - NORMAS Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco Curso de Pedagogia Atividades Teórico-Práticas - NORMAS 2017 Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco / AEDB. Prof. Ms. Antonio

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Aprovado na reunião do Comitê de Gestão em: 31/01/2019 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram a parte flexível dos

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 CEPE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE) REUNIÃO DE 08 DE SETEMBRO DE 2009 INTERESSADO: Diretoria de Ensino ASSUNTO: Regulamentação das Atividades Acadêmicas Complementares RELATOR(a) CONSELHEIRO(a):

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 79, DE 17 DE MAIO DE 2010 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CONSIDERANDO a necessidade de unificação das tabelas de atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º O Diretor da Faculdade Evangélica de Jaraguá - FEJA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, estabelece que os Cursos de Graduação, no que concerne

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TÍTULO I - DEFINIÇÃO Capítulo I Constituição, Conceito e Objetivos Art. 1º - O Estágio Supervisionado do Curso de Engenharia Elétrica

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento das Atividades Complementares Faculdade Afonso Mafrense REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

Avaliação Institucional Professores

Avaliação Institucional Professores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 5 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO EM MEDICINA VETERINÁRIA DO IF GOIANO CAMPUS URUTAÍ CAPÍTULO 1 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS URUTAÍ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA REGULAMENTO

Leia mais

ANEXO III REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PAULO AFONSO - BA

ANEXO III REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PAULO AFONSO - BA ANEXO III REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PAULO AFONSO - BA RESOLUÇÃO-CONSUP Nº 10/2014 REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 7/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O

RESOLUÇÃO CONSEPE 7/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O RESOLUÇÃO CONSEPE 7/2006 APROVA O REGULAMENTO PARA O COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CÂMPUS DE SÃO PAULO, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA

Regulamento das Atividades Complementares. do CURSO DE PEDAGOGIA 1 GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR SETI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR CAMPUS APUCARANA Regulamento das Atividades Complementares do CURSO

Leia mais

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO CAPÍTULO I ANEXO C NORMAS PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO DA OBRIGATORIEDADE E DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACG) Art. 1 o As Atividades Complementares de Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.350, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2012 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Química - Licenciatura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE MATEMÁTICA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CCE/UFES DA

Leia mais

Avaliação Institucional Coodernadores

Avaliação Institucional Coodernadores 01) Conhecimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Muito 02) Cumprimento do Regimento (normas institucionais que asseguram a boa execução das atividades fins da IES, ou seja, qualidade de

Leia mais

DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010

DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010 DECISÃO N 001/2010/COLEGIADO DE CURSO, 25 DE MARÇO DE 2010 Dispõe sobre as Atividades Complementares O Coordenador do Curso de Educação Física, no uso de suas atribuições e tendo em vista o que deliberou

Leia mais