Direito Civil I Aula 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Civil I Aula 1"

Transcrição

1 Direito Civil I Aula 1 Prof. Leonardo Klimeika Zanutto

2 Leonardo Klimeika Zanutto Advogado e Consultor de Empresas Bacharel em Direito pela Universidade Braz Cubas Especialista em Direito Tributário pela Universidade Mackenzie Especialista em Direito Ambiental pela CETESB Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Paulista Lecionei na FAETEC Faculdade Thereza Porto Marques Lecionei na ETEP Faculdades leonardo@bzconsultoria.com.br

3 Objetivos Analisar e compreender os princípios e regras norteadores do ordenamento jurídico brasileiro. Introduzir os conceitos e elementos básicos do direito privado. Estimular o raciocínio com a apresentação dos conceitos de pessoa e os direitos da personalidade. Compreender as diversas espécies de bens e todas as suas peculiaridades. Introduzir os conceitos e características do fatos jurídicos.

4 Conteúdo Programático Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: conteúdo; objetivo; fontes de direito; lei; integração das normas jurídicas; aplicação e interpretação das normas; conflito e eficácia da lei. Teoria geral do direito civil. Pessoas. Pessoas naturais: personalidade; capacidade e incapacidade; direitos da personalidade; individualização da pessoa natural; extinção da personalidade; ausência. Pessoa jurídica: conceito; natureza jurídica; classificação; desconsideração da personalidade jurídica; responsabilidade da pessoa jurídica; extinção.

5 Conteúdo Programático Bens: conceito e classificação. Fatos jurídicos: conceito e espécies. Negócio jurídico: conceito; finalidade; classificação; requisitos de existência; requisitos de validade. Representação: conceito; espécies; regras.

6 Bibliografia Básica Padrão PLT 836 GONÇALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro. Parte Geral. 12ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014, v.1. Básica Unidade: Faculdade Anhanguera de Jacareí (FIJ) DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro : Teoria Geral do Direito Civil. 28ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011, v.1. VENOSA, Silvio de Salvo. DIREITO CIVIL: PARTE GERAL. 11ª ed. São Paulo: ATLAS, 2011, v.1. Complementar: Faculdade Anhanguera de Jacareí (FIJ) COELHO, Fabio U.. Curso de Direito Civil : Parte Geral. 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010, v.1.

7 Procedimentos Metodológicos Aula expositiva, dinâmicas de grupo, seminários, debates, exercício em classe. Sistema de Avaliação 1ª Avaliação - PESO 4,0 2ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades Avaliativas (Professor) Prova Escrita Oficial Práticas: 3,00 Práticas: 3,00 Teóricas: 7,00 Teóricas: 7,00 Total: 10 Total: 10

8 Introdução As normas são gerais, porque se aplicam a todos, sem distinção, e positivas, pois que se traduzem em um conjunto de leis impostas por vontade superior, como um governo, por exemplo. Mas você já se perguntou qual a origem das normas, da palavra direito ou qual o objetivo do Direito? A palavra direito vem do latim directum, significando aquilo que é reto, que está de acordo com a lei. O objetivo do Direito é a realização da justiça, que para Aristóteles é a vontade de dar a cada um o que é seu, de acordo com o princípio da igualdade.

9 Moral O comportamento e as atitudes do homem são regidos, além das regras de direito, por sua própria consciência, ou seja, pela capacidade que possui de julgar moralmente os atos praticados por ele mesmo e pelos outros. Mas qual a diferença entre moral e Direito, uma vez que esses termos nos remetem à escolha do que é certo ou errado? A MORAL: é o conjunto de valores que cada um de nós tem sobre o bem e o mal, o certo e o errado. Aprendemos sobre esses valores com as nossas famílias, amigos, na escola, nas congregações religiosas e através do consenso geral solidificado em uma determinada sociedade.

10 Norma Moral x Norma Jurídica As normas são princípios, preceitos de regras, que impõem deveres. AS NORMAS MORAIS: baseiam-se na consciência das pessoas em seus princípios orientadores de comportamento, e as normas religiosas baseiam-se na fé revelada por uma religião. AS NORMAS JURÍDICAS: são regras sociais que disciplinam o comportamento social dos homens, porém ainda não é uma definição adequada, considerando que existem outras regras sociais que disciplinam a vida social. Já as normas jurídicas podem ser consideradas como juízos de comportamento obrigatório, em sentido estrito, dotados de imperatividade e atributividade, coercibilidade e sanção, em suma, impõem deveres e atribuem direitos, ao mesmo tempo que obrigam a cumprir a norma através da possibilidade de uma sanção (punição/pena).

11 Moral x Direito A moral é individual, mas devemos nos lembrar de que às vezes existem premissas que se tornam coletivas sobre um mesmo assunto. Ex.: a maioria dos indivíduos pertencentes a diversas civilizações do mundo entende que tirar a vida de alguém é ilegal e foi por meio desse consenso que em determinado momento histórico surgiu a regra do direito que tipificou o crime contra a vida. A moral é unilateral e o Direito é bilateral. A moral indica deveres, mas sem imposição através de uma regra que nos obriga. A pena pelo descumprimento de regra moral é apenas de consciência, ou seja, só diz respeito ao sujeito. Já o descumprimento da regra de direito implica em sanção, ou seja, penalização. O Direito é bilateral, pois impõe deveres e, ao mesmo tempo, atribui direitos.

12 Origem das Normas Quanto à origem, as normas que regulam a conduta humana são a Lei, o Costume, a Jurisprudência e os Princípios Gerais do Direito. 1) A LEI: como fonte formal mais importante do Direito é a norma jurídica escrita e derivada do poder competente. Encontramos a lei na legislação, ou seja, no conjunto das leis vigentes no país. Ex.: Constituição Federal, Código Civil etc 2) O COSTUME JURÍDICO: torna-se fonte quando em uma determinada sociedade existe uma prática geral que ocorre constantemente e se prolonga por muito tempo, não fazendo parte da Legislação, mas que é utilizada por ser um modo constante de agir.

13 Origem das Normas 3) A JURISPRUDÊNCIA: é o conjunto de decisões judiciais repetidas sobre determinadas questões, ou seja, é a reiteração de decisões judiciais num mesmo sentido. Ao longo do tempo torna-se uma tendência nos julgados e vai se adequando às mudanças histórico-sociais. 4) OS PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO: são hipóteses diretoras do Direito Positivo que devem ser aplicadas nos casos em julgamento, quando não existe outra fonte formal; por exemplo, a norma que informa ser crime matar alguém resultou do princípio do direito à vida.

14 Conceito Direito

15 Divisão do Direito Pelo critério romano da divisão do Direito, conforme as institutas de Justiniano, imperador romano que viveu nos anos 500 d.c., dois são os lados: público e privado. DIREITO PÚBLICO: é aquele reservado a disciplinar os interesses gerais de uma coletividade e Direito Privado é aquele que diz respeito aos interesses dos indivíduos em particular. O critério romano é o da utilidade, portanto, onde a utilidade ou interesse da norma for de caráter público, temos o Direito Público e onde a utilidade ou o interesse da norma for de caráter particular, temos o Direito Privado.

16 Divisão do Direito Assim sendo, podemos definir que o Direito Público é o ramo do Direito Objetivo que disciplina em regra, as relações jurídicas de subordinação em que o interesse público seja prevalente e imediato, como a exemplo do Direito Penal. DIREITO PRIVADO: é o ramo do direito objetivo que disciplina em regra, as relações jurídicas de coordenação em que o interesse privado seja prevalente e imediato, como no Direito Civil, por exemplo.

17 Ramos do Direito

18 História do Direito Civil Desde a era medieval, quando identificou-se como Direito Romano, passando pela idade moderna, na qual tomou contornos individuais, tendeu a transformar-se no mais importante ramo do Direito Privado. Tanto o conceito de Direito Civil como a própria doutrina transcenderam o tempo, em Roma já existia o direito da cidade, que regia a vida dos cidadãos em todos os ramos do Direito existentes à época, como, por exemplo, o Direito Penal, Administrativo e Civil. No Brasil, desde a colônia, utilizávamos as Ordenações Filipinas e, um pouco mais tarde, a Legislação Portuguesa, tendo sido apenas na Constituição de 1824 que fizemos referência à sistematização de um Código Civil.

19 História do Direito Civil Durante muitos anos, fizemos algumas tentativas de sistematizá-lo, mas foi apenas após a Proclamação da República que o projeto de Código Civil, elaborado por Clóvis Beviláqua, foi remetido ao Congresso Nacional e aprovado no ano de 1916, para entrada em vigor em 1º de janeiro de O Código Civil Brasileiro, de 1916, continha artigos e era antecedido pela Lei de Introdução ao Código Civil, que veremos na próxima seção, porém com outro nome, mais condizente com os tempos e leis atuais. Em 1972 apresentaram o anteprojeto de um novo código civil, enviado ao Congresso Nacional em 1975 e somente aprovado em 2002, tornando-se o novo Código Civil brasileiro, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003.

20 Estrutura do Código Civil

21 Direito Civil DEFINIÇÃO: é um conjunto de normas jurídicas que regulam as relações entre as pessoas e entre estas e seus bens. É ramo de Direito Privado que se divide em parte geral e especial. A parte geral, que veremos nesta disciplina, trata das pessoas naturais ou físicas e jurídicas, de seus bens e da capacidade.

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito Civil CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

Introdução ao Estudo do Direito

Introdução ao Estudo do Direito Sílvio de Salvo Venosa Introdução ao Estudo do Direito Primeiras Linhas 4ª Edição são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 2004 by Editora Atlas S.A. 1.ed. 2004; 2. ed. 2006;3. ed. 2010;4. ed. 2014 Composição:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 2º Semestre DISCIPLINA: Fatos e Negócios Jurídicos CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fatos jurídicos. A hipótese

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Contratos Civil e Empresarial CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Contratos em espécie.

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s).

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s). CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO I CARGA HORÁRIA: 80h/a CRÉDITOS: 04 AULA: Teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito.

Leia mais

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL

O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 PARTE GERAL O DIREITO CIVIL BRASILEIRO CONFORME O VIGENTE CÓDIGO CIVIL DE 2002 1. Apresentação do Direito Civil: 1.1. Noções básicas; Conceito de Direito: PARTE GERAL Pessoas e Bens Destina-se a regular as relações

Leia mais

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19).

Nesse contexto, assevera Maria Helena Diniz: o direito só pode existir em função do homem (2012, p. 19). 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS AO DIREITO CIVIL 1.1. CONCEITO DE DIREITO Conceituar direito, por incrível que pareça, é uma das tarefas mais tormentosas na doutrina, tendo em vista a dificuldade de sua definição

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria da Empresa CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Teoria da Empresa. Empresa. Empresário.

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s) DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO DIREITO I CH: 80h/a AULA: teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito. Norma Jurídica. Fontes do Direito. Ramos

Leia mais

INSTITUIÇÕES DE DIREITO

INSTITUIÇÕES DE DIREITO Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 1 INSTITUIÇÕES DE DIREITO Conceito de Direito: É o conjunto de regras jurídicas (Leis) que disciplinam as relações do homem que vive em sociedade.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 2º DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Introdução ao Direito II CARGA HORÁRIA: 40h PRÉ-REQUISITO: Introdução

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 2ª. Série Direito Civil I Direito A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Ilicitude e Culpabilidade CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Tipo e tipicidade. Antijuricidade.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Extinção da Punibilidade CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Reabilitação. Medidas de segurança.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 66 horas I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Crime CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Conceito, teorias e correntes

Leia mais

* Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula.

* Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula. * Agradecimento especial ao Prof. Ney Arataú, da AEDB, responsável por parte do roteiro desta aula. 1. Direito Natural 2. Direito Positivo x Consuetudinário 3. Direito Objetivo x Subjetivo Não é escrito

Leia mais

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Profa. Dra Silvia Bertani

LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA. Profa. Dra Silvia Bertani LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Advogada e Empreendedora digital Docente no ensino superior Conteudista e design educacional Doutora em Ciências

Leia mais

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Direito nas Ciências Econômicas. Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Direito nas Ciências Econômicas Profa. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani 2014 1. O Direito 2 Direito é um conjunto de regras que disciplina as diversas dimensões de nossas vidas. Todos nós, na

Leia mais

DIREITO CIVIL I. Pessoas e Bens

DIREITO CIVIL I. Pessoas e Bens DIREITO CIVIL I Pessoas e Bens APRESENTAÇÃO PROF. EDUARDO HOFFMANN Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Toledo Advogado militante no escritório Canan e Poletto Advogados em Toledo Professor das Disciplinas

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: Lislene Ledier Aylon 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Privado 1.3 DISCIPLINA: Direito Civil III - Contratos 1.4 SÉRIE: 3ª TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PLANO DE ENSINO 2017-1º Semestre CURSO: DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO SEMESTRE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURNO: NOTURNO CARGA HORÁRIA: 40 h/a PROFESSOR Me. DANILO CÉSAR SIVIERO RÍPOLI

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 7º Semestre DISCIPLINA: Direitos Reais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos e constitucionais.

Leia mais

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva

Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I. Professor Vilmar A Silva Faculdades Cathedral Curso de Direito DIREITO CIVIL - I Professor Vilmar A Silva NORMA JURÍDICA É a condição garantida pelo poder coercitivo do Estado, tendo como objetivo teórico a garantia da vida em

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Internacional Público CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Evolução histórica do

Leia mais

OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL

OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL OBRIGAÇÕES NO CÓDIGO CIVIL Gabriel Engel DUCATTI¹ RESUMO: O presente artigo visa retratar os princípios que norteiam as relações contratuais no Código Civil Brasileiro, bem como a função social do contrato,

Leia mais

2017 CURSO DE DIREITO

2017 CURSO DE DIREITO Faculdade de Direito de Franca PROGRAMA DE ENSINO 2017 CURSO DE DIREITO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 - DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II 1.2 - SÉRIE : 3 º ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO 1.3 TURMAS A e B 1.4

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Habilidades

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Habilidades UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Campus de Porto Velho Departamento Acadêmico de Ciências Jurídicas PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I ANO LETIVO: 2019.1 SEMESTRE: 1 o PERÍODO:

Leia mais

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º

Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Disciplina: Tópicos Temáticos V Ano Letivo: Carga Horária: 36 h/a Período: 5º Pré-requisito: Tópicos Temáticos IV EMENTA Contrato de prestação de serviços. Contrato de empreitada. Contrato de depósito.

Leia mais

Direito Civil - Pessoas e Bens

Direito Civil - Pessoas e Bens UNIDADE 1 Direito Civil - Pessoas e Bens Direito civil, introdução ao código civil e pessoas Nome do autor 2015 por Editora e Distribuidora Educacional S.A Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta

Leia mais

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro

Unidade I. Instituições de Direito Público e Privado. Profª. Joseane Cauduro Unidade I Instituições de Direito Público e Privado Profª. Joseane Cauduro Estrutura da Disciplina Unidade I Conceitos Gerais de Direito O Direito e suas divisões, orientações e a Lei jurídica Unidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 5º semestre DISCIPLINA: Ação Penal CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas I EMENTA Persecutio criminis. Inquérito policial. Ação

Leia mais

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte

O Direito e o Pensamento Jurídico. Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte O Direito e o Pensamento Jurídico Programa (versão provisória) Rui Pinto Duarte 2011/2012 1. Ideia Geral de Direito 1.1. Sentidos da palavra direito 1.2. Perspectivas sobre o direito; adopção de uma perspectiva

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR311 Direito Civil II - Parte Geral II

Programa Analítico de Disciplina DIR311 Direito Civil II - Parte Geral II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito das Relações de Consumo Código: DIR81 Professor: Frank Land Ribeiro Bastos E-mail: frank.bastos@fasete.edu.br

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates

Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO. Profa. Zélia Prates Aula 01 INTRODUÇÃO AO DIREITO Introdução ao Direito O termo direito deriva do latim directum e significa: Aquilo que é reto de acordo com a Lei Qual é a função do Direito? o Direito? es humanas e dirime

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Me. Ângelo Junqueira Guersoni

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional. Docente (s) Prof. Me. Ângelo Junqueira Guersoni 013 Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código CONTRATOS EM ESPÉCIE 096 Período Turma (s) 6º Período A,B,D Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Civil I - Parte Geral Código: DIR 165 Pré-Requisito: IED I Período Letivo: 2013.2 Professor:

Leia mais

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental PROFESSOR Dr. Maurício Nardini CURSO PERÍODO CARGA HORÁRIA 60 SEMESTRE LETIVO 1º. Semestre 2009 1. EMENTA O Direito é ciência essencialmente ética, sua finalidade

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Profª Marianne Rios Martins NOÇÕES GERAIS O que é o direito? Qual a importância do direito? Direito é justiça?

Leia mais

COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos do Direito Privado CÓDIGO: ADM 160 PRÉ-REQUISITO: ---- PERÍODO LETIVO: PLANO DE CURSO

COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos do Direito Privado CÓDIGO: ADM 160 PRÉ-REQUISITO: ---- PERÍODO LETIVO: PLANO DE CURSO C U R S O D E A D M I N I S T R A Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.399 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 COMPONENTE CURRICULAR: Fundamentos do Direito Privado CÓDIGO: ADM 160 PRÉ-REQUISITO: ---- PERÍODO LETIVO:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Meios de solução dos conflitos

Leia mais

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação)

Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Aula 00 Ética na Administração do Estado e Atribuições p/ ARTESP (Analista de Suporte à Regulação) Professor: Tiago Zanolla 00000000000 - DEMO LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA ARTESP Teoria e questões comentadas

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO Código: CTB-160 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2013.2

Leia mais

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional):

Ordenação dos ramos de Direito (tradicional): Ramos do Direito 1 - Ordem jurídica una / demarcação de sectores) - Ramos de Direito objectivo corpos de regras gerais e abstractas que organizam aspectos da vida em sociedade - Critério de delimitação

Leia mais

. Propiciar conhecimentos teóricos que permitam a compreensão crítica sobre o Direito,

. Propiciar conhecimentos teóricos que permitam a compreensão crítica sobre o Direito, 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: 020009 PERÍODO: 2º CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: INSTITUIÇÃO DE DIREITO NOME DO CURSO: ECONOMIA 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Disciplina: Direito Civil I C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2013 1ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso: 2º C.H.

Leia mais

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL

1 CONCEITO DE DIREITO PENAL RESUMO DA AULA DIREITO PENAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL PARTE 01 1 CONCEITO DE DIREITO PENAL; 2 FONTES DO DIREITO PENAL; 3 LEI PENAL; 4 INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL; 5 APLICAÇÃO DA LEI PENAL; 6 QUESTÕES COMENTADAS.

Leia mais

SOBRE O ABONO DE FALTAS

SOBRE O ABONO DE FALTAS /J UNIVERSIDADE PAULISTA DISCIPLINA: TEORIA DA EMPRESA E DIREITO SOCIETÁRIO TURMA: DR3P$/2P CÓDIGO: 18A1 CARGA HORÁRIA: 3O horas ANO/ SEMESTRE: 2O18/1 PROFESSORA: MEURE RIBEIRO SOBRE O ABONO DE FALTAS

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: DIR34 Carga Horária: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: 7º Ano: 2017.

PLANO DE CURSO.   Código: DIR34 Carga Horária: 80 Créditos: 04 Pré-requisito(s): Período: 7º Ano: 2017. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Civil VI (Família) Professor: Amin Seba Taissun e-mail: amin.taissun@fasete.edu.br Código: DIR34 Carga Horária:

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Abreviaturas e siglas usadas. Apresentação ÍNDICE SISTEMÁTICO Abreviaturas e siglas usadas Apresentação Capítulo 1 Gênese do direito 1. Escola jusnaturalista ou do direito natural 1.1. Origem do jusnaturalismo 2. Escola teológica 2.1. Origem da

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Direito Aplicado à Informática Professor(a): Hélvia Almeida de Lima e-mail: helvia.lima@fasete.edu.br

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 6º Semestre DISCIPLINA: Ação Penal CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Persecutio criminis. Inquérito policial. Ação

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL

SUMÁRIO. Alessandro Sanchez. André Gualtieri. Fabio Tavares ÉTICA PROFISSIONAL SUMÁRIO ÉTICA PROFISSIONAL Alessandro Sanchez 1 Da atividade de advocacia 2 Direitos do advogado 3 Da inscrição na OAB 4 Sociedade de advogados 5 Advogado empregado 6 Honorários advocatícios 7 Incompatibilidades

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: FUNDAMENTOS DO DIREITO PRIVADO Código: CTB-160 Pré-requisito: ------ Período Letivo: 2014.2

Leia mais

Plano de Ensino. DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo Anual Currículo Carga Horária Anual 160 Série 3a Série

Plano de Ensino. DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo Anual Currículo Carga Horária Anual 160 Série 3a Série Página 1 de 5 Faculdade Curso Disciplina Faculdade de Direito Direito DCIVIL3 - Direito Civil III Período Letivo 2013 - Anual Currículo 11952009 Carga Horária Anual 160 Série 3a Série Ementa Estudo dos

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Processo Penal I Código

Leia mais

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES

CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES CONCEITO, FONTES, CARACTERÍSTICAS E FINALIDADES (ITENS 1.1 E 1.2 DO EDITAL) Doutrina referência para esta aula: Guilherme NUCCI Código de Processo Penal

Leia mais

Programa de Unidade Curricular

Programa de Unidade Curricular Programa de Unidade Curricular Faculdade Ciências Económicas e Empresariais Licenciatura Marketing Unidade Curricular Introdução ao Direito Semestre: 1 Nº ECTS: 3,0 Regente José Caramelo Gomes Assistente

Leia mais

Sumário. Capítulo II Direitos dos condenados Punição e direitos gerais Cooperação da comunidade... 16

Sumário. Capítulo II Direitos dos condenados Punição e direitos gerais Cooperação da comunidade... 16 Sumário Capítulo I Noções gerais... 1 1. Fundamentos constitucionais... 1 2. Conceito de execução penal... 3 2.1. Sentença e decisão criminal... 3 3. Natureza jurídica da execução penal... 3 4. Autonomia

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 01. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 01. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 01 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I. Código 62 Curso Graduação. Período 1º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I. Código 62 Curso Graduação. Período 1º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PRIVADO I Código 62 Curso Graduação Período 1º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA

ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA PROFISSIONAL NA PSICOPEDAGOGIA DR. ANGELO BARBOSA ÉTICA: Ética vem do grego ethos que significa modo de ser. É a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A ética pode ser o estudo

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta aula os seguintes assuntos serão abordados: Moral e Ética Ética à brasileira Histórico do Código de Ética Legislação em vigor da Engenharia

Leia mais

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII

ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII SUMÁRIO ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS... XIII Capítulo I GÊNESE DO DIREITO... 1 1. Escola Jusnaturalista ou do Direito Natural... 2 1.1. Origem do jusnaturalismo... 2 2. Escola Teológica... 3 2.1. Origem

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual

Programa Analítico de Disciplina DIR314 Direito Contratual 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 Períodos

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Ciências Econômicas

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Ciências Econômicas e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária 020009 II 04 Semanal Mensal 04 60 Nome da Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO Turma Curso 2009.2 Ciências Econômicas Não Há Noções de Direito; princípios

Leia mais

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010

Aula 3. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n /42 Lei n /2010 Aula 3 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB Dec. Lei n. 4.657/42 Lei n. 12.376/2010 Lei de introdução ao Direito Civil X Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Principais

Leia mais

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/

PLANO DE ENSINO. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: APUCARANA CURSO: ADMINISTRAÇÃO GRAU:

Leia mais

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1

Direito empresarial e. trabalhista. Profa. Dra. Silvia bertani. Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Direito empresarial e Profa. Dra. Silvia bertani trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani 1 Profa. Dra. Silvia Bertani 2 Direito empresarial e trabalhista O que vamos estudar? Empresa empresário estabelecimento

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DISCIPLINA Direito Administrativo I HORÁRIA 80 horas CÓDIGO 22 Noções preliminares sobre o sistema Jurídico Administrativo. Organização da Administração. Administração Direta e Indireta. Figuras da Administração

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Direito Individual do Trabalho CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA

f ÅâÄtwÉ wx IED / V Çv t céä à vt `öüv t cxä áátü INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA 01) Não se enquadra na subdivisão de "Público" o direito: a) Constitucional b) Administrativo. c) Judiciário / processual. d) Penal. e) Comercial. 02) Não

Leia mais

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO

GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO GUSTAVO SALES DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - Aplicada em: 2017 Banca: AOCP Órgão: CODEM PA Prova: Analista Fundiário Advogado A função administrativa do Estado, bem como a atuação daqueles que a desempenham,

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de formação Profissional. Docente Professor Me. Francisco José de Oliveira Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código RESPONSABILIDADE CIVIL 80 Período Turma (s) 4º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de formação Profissional Carga Horária

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. OBJETIVOS GERAIS: Caracterizar o Direito Civil em seus elementos básicos, modalidades, atos, inter-relações e implicações.

PROGRAMA DE DISCIPLINA. OBJETIVOS GERAIS: Caracterizar o Direito Civil em seus elementos básicos, modalidades, atos, inter-relações e implicações. PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO CIVIL I Código da Disciplina: JUR 326 Curso: DIREITO Semestre de Oferta da Disciplina: 2º Faculdade Responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de: 2015

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito Financeiro PERÍODO MINISTRADO: SEMESTRE/ANO: 2/2013 PROFESSOR: Me. Aldemario Araujo Castro CÓD. CURSO: CÓD. CURRÍCULO: 2. EMENTA: Atividade

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com

Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com 1 Direito Empresarial e Trabalhista silviabertani.wordpress.com Uma leitura interessante... 2 Em meio à contemporaneidade das relações de comércio e das implementações comerciais que o mundo globalizado

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 8º Semestre DISCIPLINA: Direito Previdenciário CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 hora/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 33 horas I EMENTA Evolução histórica da previdência

Leia mais

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Título da Monografia: Epistemologia do Processo de Conhecimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA I. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Introdução ao Direito Público e Privado Carga Horária total: 40 h Carga-Horária Semanal: 2 h Curso: Comercio eeejaadministração Professor(a):

Leia mais

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO

LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB - LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB)... 4 Introdução...4 Vigência da Lei...4 2. APLICAÇÃO E

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2.

1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D - 14 PERÍODO: 4 CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO CIVIL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Introdução

Leia mais

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba

FATEB Faculdade de Telêmaco Borba PROGRAMA DE DISCIPLINA Curso: DIREITO Ano: 2016 Período: 4º Disciplina: Direito Empresarial I- Sociedades Empresárias Aulas Teóricas: 36 Aulas Práticas: 0h Carga Horária: 36h Docente: EMENTA DA DISCIPLINA

Leia mais

Direito Civil: Noções Introdutórias

Direito Civil: Noções Introdutórias Direito Civil: Noções Introdutórias A partir do momento em que o ser humano passou a viver em sociedade, normas de conduta foram necessárias para regular a comunidade. Afinal, de maneira geral, não é possível

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO Área de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas DISCIPLINA: Dos Contratos CÓDIGO CRÉDITOS CARGA HORÁRIA H119749 04 80 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EMENTA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL I AULA DIA 06/03/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 7.2 Integração - Enquanto as formas de interpretação partem de textos legais para alcançar,

Leia mais

Premissas iniciais Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira. Premissas iniciais. Sumário 14/02/2019

Premissas iniciais Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira. Premissas iniciais. Sumário 14/02/2019 Premissas iniciais Material para acompanhamento de aulas, Professor Luiz Marcello de Almeida Pereira Formato ABNT, para citação desta apostila em trabalhos acadêmicos: PEREIRA, L. M. A. Premissas iniciais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 6º Semestre DISCIPLINA: Provas Processuais Penais CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Prisão. Liberdade provisória.

Leia mais

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS

PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS 1 AGOSTO PLANO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE (2016) 1 DIREITO CIVIL II - CONTRATOS Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima e Profa. Dra. Cláudia Berbert Campos 03 Quarta-feira 04 Quinta-feira 1 - Apresentação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à vida Profª. Liz Rodrigues - O Título II da CF/88 é dedicado à proteção dos Direitos e Garantias Fundamentais e seu Capítulo I é dedicado aos Direitos

Leia mais

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Observação: A Legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais,

Leia mais